Agora tem de engolir o sapo nos próximos dias para depois aparecer na CI e dizer que o mercado ditou a sua lei e que estão prontos para não ter o M. Nunes…
Agora, todo o discurso do Amorim é que fizemos tudo para manter o M. Nunes. Depois ver a direção despachá-lo sem ele querer e sem ser o mercado a ditar leis (baterem a clausula)…lá está…deve estar a sentir-se o corno que meteu tudo na relação e passado 3 dias está a ouvir a mulher dizer que o vai deixar por outro, com quem ela tem relação à 2 anos.
O mercado não ditou nada! Quem ditou foi o Jorge mendes a quem esta direcção não pode dizer não!
Não se consegue vender o melhor jogador pelo valor da cláusula e muito menos para um clube de topo… mas parece que toda a gente satisfeita está com os moldes do negócio…
Nem sem o Renato Sanches, o Matheus foi titular da seleção, Renato foi vendido por 15 milhões e vai ser titular no mundial. Oferecem está quantidade de dinheiro e o Sporting não vendia, que ricos gestores que eram. O que eu quero ver agora é o reforço verdadeiro da equipe
O Lille está completamente nas lonas, a vender tudo o que tem para tentar sobrevivier…Se é esse o ponto de comparação que queres…..
Ricos gestores era se o Sporting tivesse de ser gerido de forma a não ter de vender um jogador nesta altura. Um clube como o Sporting, com o dinheiro em vendas que faz, ser forçado a vender agora é que mostra os ricos gestores que temos. Eles ricos são…….e cada vez mais……
Ainda por cima com o treinador a dizer que fez tudo e deu todo o que tinha para não ter de vender o jogador, que ainda por cima não queria sair.
O Peter Lim cagou no Valencia e basicamente só tira dinheiro do Valencia. Entrou sem pagar praticamente nada porque o clube estava mal, meteu um guito para o aguentar e agora cagou naquilo e só tira guito. Vai tirar enquanto o clube existir ou haver alguém a querer comprar, quando o clube der o peido mestre (tipo descer de divisão), ele vai à vida dele…
O Lille tem mais a ver com os direitos televisivos em França e um estoiro financeiro…ou seja eles fizerem um esforço financeiro considerável e depois veio a pandemia e o estoiro dos direitos televisivos em França.
Já disse várias vezes quem vem para substituir…estou farto de saber que isto podia acontecer. O único entrave para acontecer era a vontade do M. Nunes.
A mim nada disto me admira. Devia admirar o pessoal que acha que estamos no caminho certo e que fazemos montes de dinheiro e que a estrutura está muito bem oleada e que o Sporting tem as finanças todas bem organizadas e que não estamos em carrossel nenhum e tal…a esses isto devia admirar. A mim, não admira nada…por isso estou calmo.
Quem sabe que o Sporting é gerido como é, isto é apenas….terça-feira…
“A mim nada disto me admira. Devia admirar o pessoal que acha que estamos no caminho certo e que fazemos montes de dinheiro e que a estrutura está muito bem oleada e que o Sporting tem as finanças todas bem organizadas e que não estamos em carrossel nenhum e tal…a esses isto devia admirar. A mim, não admira nada…por isso estou calmo.”
Esses estão a levar com umas doses de realidade, que bem precisam…
Ainda acham que é brilhante. Vá…com um timming chato mas de resto, tudo perfeito e que faz todo o sentido com a narrativa sobre a gestão do clube do com a narrativa do Amorim sobre a gestão do grupo…
Há dias em que a parte financeira nao te interessa nada, o que interessa é a parte desportiva e ganhar titulos e ser competitivo, e quem se preocupa com as contas é amarguinha e catastrofista, e mais nao sei o quê…
Hoje a parte financeira é espetacular, foram 50 milhoes, e a parte desportiva de se perder um dos melhores jogadores, ainda por cima antes de um dos jogos mais importantes do campeonato, olha que se lixe…
Por muito bom que seja o negócio, acho que até tu percebes que a perda do Matheus Nunes, um jogador que o Ruben Amorim considera como dos mais importantes, por tudo o que andou a dizer nas conferencias de imprensa, imediatamente antes do jogo com o Porto, é um problema do ponto de vista desportivo. Não quer dizer que não se venha do dragão com um resultado positivo, mas que vai dar mais trabalho a preparar a equipa, nao apenas para este jogo como para o resto da epoca, obvio que vai. Basta ouvir o que o Amorim diz no video…
Se tens 2 jogadores que fazem a diferença no meio campo, até podes defender a teoria de que vender um por 50M é boa gestão, mas nesse caso estou curiosíssimo para saber a tua “justificação” para venderes o outro por 20M…
Boa gestão era vender um por 50M e ficar com o outro, isso sim era “boa gestão” mas tal como nas suas vidas particulares os “gestores de elite” não conseguem resistir a qualquer fulaninho que lhes abane umas notas debaixo do focinho e esse sempre foi o problema da dinastia (c)roquete, dinheiro, dinheiro, dinheiro e nada do resto conta, princípios, competitividade, interesse do Clube, é preciso é dinheiro a circular para criar “oportunidades de negócio”
O que é curioso mesmo é que o SCP fica sempre mais pobre e endividado ano após ano, apesar das teorias “geniais” que os “gestores de topo” (c)roquetes aplicam ao Sporting…
Mais, se esta gente valoriza tanto o dinheiro porque é que sistematicamente quando eles estão no poder o Sporting acaba sem nenhum?
Como se a titularidade na selecção fosse barómetro do que quer que seja… mais um negócio para valorizar os jogadores do mesmo de sempre! Aposto que palhinha e Matheus vão passar a titulares!
Por que valor o Renato Sanches saiu de Portugal!? Esse é o valor que conta! Por que valor B Fernandes saiu de Portugal e que valor lhe era atribuído nem 1 ano depois!? Por que valor saiu raphinha e por quanto foi vendido entretanto!? Veremos em breve por que valores serão vendidos palhinha e matheus… estamos fartos de fazer excelentes negócios, basta olhar aos valores das compras e vendas e à qualidade dos respectivos intervenientes!…
Estou mesmo a ver tu a gerires a tua vida e a tua casa…
Fazes um contrato com uma empresa por 5 anos a receber 20 mil liquidos por ano.
Feliz da vida, no 1º ano gastas 30 mil e pedes um andiantamento de 10 mil.
No 2º ano, já habituado a essa vida de lorde, gastas outra vez 30 mil e voltas a pedir 10 mil adiantados.
És o maior da tua rua e compras um clássico descapotável no 3º ano para passear e mostrar às garotas. O carro só anda 2 meses e tens de o arranjar. Pedes mais um adiantamento de 10 mil.
Ao fim do 3º ano, sem dares por isso, ou importares-te, porque o que interessa mesmo é comer marisco e fazer belas churrascadas para os amigos, já mamaste 90 mil e já só tens 10 mil para os 2 anos que faltam do contrato.
A questão que deixo é: Por onde começas a vender tudo o que tens? Pela cozinha, pela sala, pelos quartos?
Entretanto, a tua mulher, que só por acaso é da família do Amorim, já pensa em ir viver para casa do vizinho ou emigrar para um lado qualquer pois já percebeu que vais viver a “esparguete com pão e água”!
Mas tu está feliz, porque foram 3 anos de marisco e churrascadas, e isso já ninguém te tira!
Faz lembrar um dos herdeiros de um império construído a pulso em Portugal. Enquanto a herança deu, explorou um dos hoteis emblemáticos da zona balnear no norte do país, e dizem as más línguas que aos fins de semana ia arranjar “namoradas” em Paris, Londres e outras capitais europeias.
No final vendeu o último anel, o seu querido Hotel.
O final da história é sempre o mesmo mas o pessoal não aprende e há sempre quem se julgue mais esperto para fazer o mesmo mas ter um final diferente… Só que não!
“Plantel está fechado, não quer perder ninguém até ao final (Matheus Nunes) e destacou que se tivermos de arriscar com miudos da formação, o vai fazer.
Obviamente que o mercado ainda é longo e o Sporting não controla os outros clubes (em caso de fazer uma transferência por Matheus Nunes e irmos ao mercado)”
Dia 12 de Agosto escrevi isto após a CI do RA.
O segundo parágrafo parece estar a confirmar-se.
E não poderá o wolves apenas ter melhorado a oferta ao jogador por exemplo?
O que é que seria diferente para o clube vender o jogador agora ou em junho do próximo ano?
O M. Nunes teve de ser convencido a sair. O Sporting queria que ele saísse. Se o M. Nunes tivesse aceite antes, já tinha saído.
Não sei…
Tipo…tinhas 1 ano inteiro para preparar a saída e não tinhas a saída do meio campo completo num ano. Para não estar a dizer que um bom mundial ou uma boa Champions o catapultava facilmente para o valor da clausula e para um clube de topo.
Mas isto são detalhes. Claro.
E o que dizer da gestão financeira que obriga o clube a vender um jogador titular nesta fase contra a vontade do treinador e do jogador depois de ter feito alguns 70M em vendas e num ano de acesso direto à champions?
Não sei que conversas existe entre o Matheus e o Wolves/Mendes, que promessas foram feitas.
Para aceitar ir para o Wolves, quando tem qualidade para algo mais.
Quando não se acredita no valor dos jogadores, sim, é irrecusável …
Mais uns jogos na UCL depois de ter ganho experiencia no ano transato e a mais que provável participação no mundial mal não deveria fazer mas o que dava mesmo jeito era sair das garras do mendes …
O máximo que ouvi foi propostas de 24 com add-ons….
E mesmo este ano cheguei a ouvir perto disso e ele saiu pelos valores que saiu. Por isso não sei se podia…não me parece que fosse possivel.
Até acho que se alguma coisa ficou evidente este ano para mim, é que se tem aparecido uma de 20M no ano passado ele tinha saído como saiu agora o M. Nunes…
“Quando não se acredita no valor dos jogadores, sim, é irrecusável …”
Posso dar vários nomes como Patricio, Adrien, William que podiamos ter vendido bem e recusamos sempre porque não era a altura certa.
Eu não acho de todo que Matheus valerá mais que estes 45+5M.
Vai na minha opinião acima do valor que realmente vale.
Volto a dizer podemos questionar o timing da venda e a comunicação. O valor é bom.
Por exemplo Adrien quando estava bem valorizado, campeão europeu, chegou a forçar a saída se não estou em erro para o Marselha por valor bem inferior ao que vendemos, o mesmo de Slimani quando regressa do mundial e queria sair
O Patrício nunca apareceu ninguem a dar aquilo que ele realmente valia e o mesmo para William, embora o WC acho que poderia ter sido negociado antes da rescisão por valor bem mais simpático.
O M. Nunes não fez pressão para sair nem birra por ficar.
Isso dá-nos uma vantagem negocial considerável. E podendo…continuo a dizer. Preferia arriscar a vender no próximo ano por 40M do que vender agora, nesta altura, por 50. Ou vender no próximo ano por 35 a vender nesta altura por 45.
Para além de achar que o Sporting, nesta fase do processo, tinha mais que obrigação de ter musculo financeiro para isso.
Eu acho que o valor é um valor banal…é o valor normal de saída do Sporting para qualquer lado para um jogador que se mostra a sério no campeonato português. Para valer mais que isto tem de se apresentar a nivel superior ao que o Matheus fez internacionalmente. Acho é que o Sporting neste momento não devia ter necessidade extrema de venda que não permita aguentar 1 ano para ver se ele valoriza e para não vender o meio campo todo no mesmo ano…
Para não falar do que isso faz à “palavra” do Amorim, que a partir de hoje deixou de contar para nada. Ninguém acredita no Amorim a partir deste mercado. O Tabata não foi para manter o M. Nunes. O M. Nunes não ficou apesar do que ele disse e não ficou por uma proposta que teoricamente já tinha chegado igual ao Sporting em Junho….
constrói 1 equipa durante 2, 3 anos, depois quando a equipa atinge maturidade para outras ligas, vende o maximo possivel, e recomeça o processo de reconstruçao durante mais 2, 3 anos
daquela equipa que esteve na meia final da champions, já saiu praticamente todos os jogadores principais
E????o que tem isso a ver com o que ele disse??sim letão,não és só tu que sabe como o Ajax funciona, obviamente. disseste uma mão cheia de nada,mais uma vez.
O que interessa é que quem cá está. No dragão vai ser Morita e Ugarte, Essugo e Mateus Fernandes no banco. Mas isto é curto. Alguém tem chegar para ocupar a vaga, os miúdos ainda estão verdes demais. Temos estes e o Diogo Abreu e o Marco Cruz para a vaga do Matheus, mas ainda tudo não patamar inferior ao que se exige para ser competitivo e garantir presença na Champions no próximo ano.
Posto isto, há que reforçar o plantel no setor mais fustigado, o meio campo.
Espero que não seja com o musrati, ou André Almeida do Vitória, ou o Horta (e descer o pote, acho que acabar com o goleador da equipa seria um tiro nos pés). Ao que parece o melhor médio da Argentina já está no Benfica, o que nos resta procurar no Brasil por um miúdo para valorizar, ou então ir buscar por empréstimo alguém com qualidade inegável por 1 ano para nos dar tempo de identificar o alvo ideal.
Sugestões aceitam se, não jogo FM há muito tempo, não tenho lista de reforços.
SL
É impensável vender os dois médios titulares, ou os dois defesas centro por exemplo e esperar que uma equipa consiga manter a qualidade. Isto vai ser muito complicado. A solução para o jogo com os tripeiros deve ser com o Pote no lugar do Matheus e depois na frente Rochinha, Trincao e Edwards.
A solução vai ser o Ugarte e o Morita. Vamos ver se chega alguém entretanto para estar no banco ou não…é a unica questão…
Não há outra. Não vai jogar o P. Gonçalves de certeza. Ele não o mete a jogar ali contra equipas mais fracas, vai meter contra o meio campo do porco que está a jogar com 4 ali?!
Tenho a ideia que o Morita está mais perto de ser um Eduardo, do que um Manuel Ugarte por exemplo. Não digo isso pelo que fazem em campo nas suas respetivas posições, mas sim pelo facto de o Morita dar uma ideia enorme de flop. A culpa não é dele, mas sim dr quem achou que ele é jogador para o Sporting.
E refiro-me meramente ao aspeto financeiro qundo vejo gajos como Fabio Vieira a sair pelos mesmos valores.
Matheus tem características impares no futebol atual. Não acho que 45M seja o seu valor justo atendendo aos inumeros negócios inflacionados que hoje vemos por essa europa fora.
Desportivamente é lógico que é uma perda irreparável numa equipa como a nossa.
Saibamos nós utilizar os poucos euros que sobraram desta transferencia pq mais de metade vai voar para pagar contas!!!
Se a venda de Tabata era para manter o Matheus, então presumo que seria uma forma de subir o poder negocial e só vender se pagassem a cláusula. Mau negócio.
Se a venda for vista pela ótica dos Mendilhões, parece-me também mau negócio, especialmente se virmos que recentemente o Vitinha saiu por 60M e há uns anos, para o mesmo Wolves, foi um tal de Fábio Silva por 40M!!!!
Se virmos pela perspectiva de um clube financeiramente de rastos como o Sporting, então a venda foi por bons valores.
Ponto comum a todas as perspectivas: fazer isto antes de um jogo de extrema importância, é de um grande grande amadorismo ou dependência!!!!
Os anéis estão quase todos vendidos. Próximo ano sai Pote e Inácio para equilibrar o orçamento mas depois não parece haver muitos mais jogadores capazes de providenciar uma boa venda.
É um valente pontapé nos tomates do amorim depois daquelas declarações de que hoje já nem os jogadores querem sair.
O nosso meio campo atualmente apenas pode contar com Manel a médio defensivo, e a menos que o Pote venha para a posição do Matheus Nunes, não é estou a ver como podemos formar uma dupla capaz de enfrentar jogoa grandes e a champions:
Se a equipa sofria muito para pressionar e defender na CL com a dupla MN / Palhinha como acheis que irá funcionar com Ugarte / Pote? Será Ugarte / Morita e irá sofrer bastante ao longo da época.
Em termos de valor acho que é uma boa venda,sem dúvida…temos de ser sinceros,nenhum clube em Portugal rejeita uma proposta nestes valores..em termos desportivos é uma merda porque perdemos os 2 titulares do meio campo da época passada…
Não sei quem iremos buscar mas apostava no musrati e sinceramente mandava o Pedro Mendes para o rio ave e ia buscar o Guga.
A curto prazo tenho duvidas que arranjemos melhor que Musrati.
Embora ache que teriamos de alterar o nosso figurino, pois com Musrati e Ugarte… Não sei.
Se é para pagar comissões, dívida ao Mendes e torrar em contratações que seguramente não darão à equipa a qualidade do Matheus, porque é que se vendeu!?…
eu acho que o pessoal aqui esquece-se que a vontade do jogador é determinante em qualquer negócio, por isso metam na cabeça de uma vez por todas que o Mateus Nunes quis ir para Inglaterra já! liversprool ou shiteee ou wolfs pouca diferença faz… o que vai ganhar lá num ano equivale se calhar a 4 anos cá.
Na altura também a vontade de Wolfswinkel em rumar ao Norwich era inabalável, do Carriço seguir para o Reading era inquestionável e Liedson era impossível de demover a vontade de ingressar no Corinthians … isto para não pegar na vontade em sair de Quaresma, CR7 ou Moutinho.
A malta esquece que há contratos assinados e que além da vontade dos jogadores há a vontade e o desejo do clube.
Slimani, JMario e Adrien por exemplo, a bem ou mal perceberam bem isso ….
Estes 50M são críticos para o projeto…em principio evitam que tenhamos de vender outro jogador até ao fecho de mercado, a não ser, claro que venha uma proposta decente. Aí nesse caso pronto…
Assim, no próximo mercado só temos de vender pai 60 ou 70 M….
É o projeto…
Pelo menos o Esgaio e o Paulinho, se não aparecer uma proposta que bata a clausula, devemos conseguir manter….
Quando se vende alguém, ele festeja os milhoes que entram.
Sobre os milhoes que a direcção torra, e faz desaparecer, normalmente não se pronuncia, não há problemas, e quem toca no assunto é porque anda ressabiado…
claro, todas as partes contam. Neste caso a concretizar-se o negócio e se por exemplo o RA não bater com a porta então é porque o Mateus Nunes, a direcção e equipa técnica estão todos de acordo quanto à ida do jogador para inglaterra já! …ou será que o Mendes é um gajo que ameaça com um chino à mesa das negociações?!
Que o M. Nunes até rejeitava propostas que lhe mudavam a vida porque queria muito ficar no Sporting. Aliás, é uma grande diferença para o Sporting de antigamente…antigamente queriam muito sair, agora querem muito ficar.
ah ok lol… acho que eles (Sporting e RA) falharam pois deviam ter ficado calados em vez de andarem a tentar “enganar” os sócios com ideias ultrapassadas ainda para mais quando sabiam (todos!) que o negócio podia acontecer agora ou no inverno.
Obviamente que 45 milhões de € para qualquer clube português é sempre um bom negócio. Sendo num ano de Mundial e com o Sporting a entrar directo na Champions, parece me que podiam aguentar… Se o Benfica vender o G Ramos por 40 milhões, vou dizer o mesmo, apesar do Matheus já ter mais consistência jogo a jogo, que o Gonçalo… mas lá está… Não faço a mínima ideia do estado das finanças do Sporting. A única coisa esquisita nisto tudo, foi a forma como RA se atravessou nas CI’s a falar sobre este assunto… Não vai ser fácil a próxima CI de Amorim.
Espero que continue tudo bem com o Sr Max e que a mãe do Miguel continue a melhor.
Nesta janela de mercado Sporting só nas 3 joias Sporting vendeu mais de 120M. Com capacidade para gerar mais umas dezenas de milhões atualmente só vejo GInacio todos os restantes com potencial de mercado tem percentagens elevadas de mais valias partilhadas. Oxalá RAmorim reinvente e rapidamente.
Se estas vendas servirem para retirar oxigénio da bolha obviamente que terão o meu reconhecimento se servirem apenas para dar mais um sopro na bolha, esperam-nos tempos bem difíceis, pois com, vários anos de receitas da nós antecipadas e as dividas a fornecedores e bancos bem acima dos 100M só nos resta acreditar na competência de RA em criar valor e que a fatura de juros não suba ainda mais.
Sempre que vendemos titulares e até ver, perdemos qualidade e não festejo records de vendas e ou excelentes negócios, para isso mudava para o clube do outro lado da circular que até já colocou a fasquia nos 120M …. wait!
Não acredito que jogue no Dragão, ainda por cima ja tendo viajado hoje para Inglaterra para fazer exames fisicos e assinar, como ja vi algures noticiado.
Primeiro porque passa a semana que devia ser de preparação para o jogo, em viagens e em exames noutros clubes, depois porque não estou a ver o Wolverhampton a deixar que isso acontecesse.
Como afirmei ontem, 45M + 5M (se for realmente este o dinheiro a entrar nos cofres) é um valor excelente por Matheus Nunes.
Isso se tivermos em conta a fragilidade causada pelas constantes afirmações de miséria extrema assumidas por Rubem Amorim nas CI, o historial de incompetência negocial de Frederico Varandas que nunca conseguiu transformar em lucro de venda qualquer jogador comprado no seu mandato, e perante a evidente falta de propostas de grandes clubes europeus pelas nossas pérolas.
Todos fizeram o seu papel (mal), Matheus ao dizer que estava bem no Sporting e não pretendia sair do Sporting para de seguida dar um mortal a retaguarda, Rubem Amorim por dizer que havia jogadores que neste momento não trocaríam o Sporting pelo contrato da sua vida para depois ver MN assinar pelo Wolverhampton ( ☹ ), a Direcção pela incapacidade de segurar o jogador por mais uma jornada mostrando uma vez mais negociar de cócoras, com as calças nas mãos.
Agora resta saber quanto entrará destes 45+5 e para onde irão a seguir. De certeza não chegarão intactos a 1 de Setembro…
Vender Palhinha (que deixou Inglaterra rendida com 2 jogos) e Matheus no mesmo mercado por valores muito abaixo da cláusula, sem ter real alternativa e antes de ir ao Ladrão numa semana em que se vendeu o peixe que Tabata ia em saldos para manter Matheus e Amorim disse que ele não queria sair.
Caro Sniper, vou copiar o texto do link que partilhou mais acima:
António Tadeia
O Sporting e o negócio Matheus
A venda de Matheus Nunes parece um erro de gestão, mas qualquer julgamento feito agora pode ser precipitado. Não o analisar à luz do que vai acontecer a seguir, porém, é fechar os olhos à realidade.
O Sporting vendeu Matheus Nunes ao Wolverhampton WFC por 45 milhões de euros, eventualmente com mais cinco milhões por objetivos (Foto: Facebook Sporting Clube de Portugal)
A gestão de mercado por um clube formador numa Liga periférica não é coisa fácil, porque depende de muita coisa. Depende da capacidade para cumprir orçamentos, depende da capacidade de convencer os jogadores a ficar por mais um ano, depende da vontade dos seus agentes fazerem mais um negócio e, no fim, depende ainda da capacidade destes mesmos agentes compensarem esse negócio com outro negócio, agora a compra de um substituto, que pode pôr em causa a capacidade para cumprir orçamentos e reiniciar o círculo vicioso. Ainda assim, a venda de Matheus Nunes por parte do Sporting neste momento parece ser um erro de gestão – e não é pelos valores envolvidos ou por ser ao Wolverhampton WFC, que o dinheiro não tem emblema, nem por acontecer a cinco dias de um clássico no Dragão, ainda que este fator torne a coisa mais suscetível de uma interpretação catastrofista. É por sublinhar a dependência que o Sporting tem hoje de fatores que não pode controlar – neste caso, acima de todos, o fator Jorge Mendes. E o objetivo de qualquer clube formador numa Liga como a nossa tem de ser reduzir essa dependência do que não controla.
Há muitas maneiras de gerir estas variáveis. O Ajax, por exemplo, deixa crescer gerações até elas se tornarem verdadeiramente competitivas (mesmo internacionalmente) e vende nessa altura toda a gente que cresce acima da dimensão da Liga em que joga, assumindo a quebra e o reinício do ciclo. Em Portugal não costuma fazer-se assim – a regra é, geralmente, vender a conta-gotas, tentar criar a ilusão de que só saem jogadores por negócios irrecusáveis e de que, com as mais-valias de uma venda, se reforça a equipa e ainda se equilibram as contas, de forma a manter a competitividade sempre em altas e as finanças acima da linha de água. A nossa regra é mais o que o Benfica fez com Darwin do que o que FC Porto fez com Vitinha e Fábio Vieira ou o que o Sporting fez agora com Palhinha e Matheus Nunes. É por isso que o negócio Matheus Nunes tem de ser visto à luz do que se passou antes com Palhinha, não só na perspetiva do clube, mas também na do jogador. E elas são necessariamente diferentes: o clube provavelmente não sentiria a necessidade de vender os dois no mesmo Verão, mas o jogador pode olhar para o destino do colega – o Fulham FC não será propriamente o sonho de um médio que foi fundamental no título de 2021… – e achar que mais vale destacar-se na Premier League do que estagnar na Liga dos Campeões. Se pensa assim está a pensar mal – que o diga, por exemplo, Rúben Neves – mas o raciocínio não deixa de ser possível. Da mesma forma que é possível que haja no Sporting quem olhe para os 20 milhões que rendeu Palhinha, para a desvalorização do seu passe depois do ano do título, e defenda a venda imediata de Matheus, antes que ele desvalorize também. Quem pensa assim também está a pensar mal, mas o raciocínio também não deixa de ser possível.
O que está aqui em causa é que no mesmo Verão em que perdeu Palhinha para o Fulham FC e Bragança com uma lesão que vai afastá-lo durante meses, o Sporting cedeu Matheus Nunes abaixo da cláusula de rescisão – e se menciono isto não é por achar o valor baixo, mas sim porque este fator pressupõe que, na realidade, o clube podia limitar-se a dizer “não”. Há aqui uma estranha semelhança com Agosto de 2003. Na altura, já tendo vendido Quaresma ao FC Barcelona, um Sporting que tinha sido campeão nacional em duas das últimas quatro épocas, não conseguiu segurar Ronaldo e deixou-o sair para o Manchester United por uma verba que o futuro veio a comprovar que não lhe fez justiça. A diferença é que, então, os dirigentes até tinham chegado a prometer não vender as duas jóias da formação na mesma janela de mercado, enquanto que agora tudo o que o clube fez foi revelar repetidamente que o jogador já recusara uma série de propostas que “podiam mudar-lhe a vida” para ficar em casa mais um ano. O resultado em 2003 foram 19 anos consecutivos sem ganhar campeonatos – o que já passara, mais 18, até ao título de Amorim em 2021. E nem por isso umas contas mais saudáveis, que permitissem acabar com a submissão do Sporting ao mercado e aos seus agentes – que em três destes quatro casos, de 2003 e 2022, foi sempre o mesmo –, e tornassem o clube capaz de dizer “não”.
Vamos colocar as coisas na devida proporção. Palhinha e Matheus Nunes não representam para o futebol nacional e mundial o que representavam naquela altura Quaresma e Ronaldo e por isso os clubes de destino não são tão prestigiantes. Renderam mais dinheiro porque o mercado hoje movimenta mais dinheiro do que há 19 anos. E o facto de estarem colocados em posições estranhamente idênticas no top mundial de transferências de cada uma destas duas épocas diz muita coisa. De acordo com o Transfermarkt, em 2003, a transferência de Ronaldo para o Manchester United, por 19 milhões de euros, foi a 12ª mais valiosa do mundo. Já a saída de Quaresma para o FC Barcelona, por 6,35 milhões de euros, quedou-se pela 39ª posição no ranking. Este ano, embora a transferência ainda não esteja nesta tabela, porque não está oficializada, a venda de Matheus Nunes ao Wolverhampton, por 45 milhões de euros, iguala a passagem de Lewandowski para o FC Barcelona na 13ª posição, dessa forma fazendo cair Palhinha do 44º para o 45º posto. E se vos maço com todos estes números é só por uma razão: para vos explicar que os negócios não foram maus. Os 45 milhões garantidos por Matheus Nunes são a segunda maior venda da história do Sporting, apenas atrás da de Bruno Fernandes (63 milhões, em 2020) e à frente da de João Mário (41 milhões, em 2016). O jogador vai ganhar seis vezes mais do que em Alvalade – e embora ache que ele poderia vir a conseguir no futuro um clube com outras ambições, não deve ser fácil recusar números com esta dimensão.
A questão que importa aqui entender é a que rodeia as razões que levaram o Sporting a deixar sair Matheus Nunes nestas circunstâncias e nesta altura – e a essa só o futuro responderá. Se é porque não consegue explicar a um jovem craque que vale mais ficar outro ano a lutar por ser campeão português, a jogar a Liga dos Campeões e o Mundial antes de se enterrar num clube secundário da Premier League, em Alcochete têm de começar a trabalhar esta vertente, porque esta mensagem depois alastra aos que vêm a seguir e trava quaisquer aspirações de os leões se tornarem realmente competitivo – e, por muitas coisas que tenha feito mal, nisto Bruno de Carvalho dava lições a toda a gente, como as dá agora António Salvador, por exemplo. Se é porque acredita que tem no plantel soluções capazes de superar a perda – como aconteceu quando não lutou por manter João Mário e o deixou assinar pelo Benfica, dessa forma ganhando espaço para o crescimento de Matheus Nunes –, isso vai ver-se nos próximos meses de Liga. Se é porque ainda não tinha o orçamento controlado e lhe fazia falta o dinheiro, certamente não vai gastar boa parte desta verba noutro médio e em mais um avançado, aproveitando antes para abater na dívida ou aprovisionar. Se nenhuma destas variáveis se verificar e os próximos dias forem marcados pela chegada a Alvalade de um par de reforços caros, trocando o certo pelo incerto a troco de coisa nenhuma, é porque o Sporting se deixou enredar na vontade de fazer circular o dinheiro que interessa fundamentalmente ao agente que fizer esses negócios e que mantém os nossos clubes prisioneiros nessa vertigem.
Qualquer julgamento feito nesta altura será precipitado. Mas não o fazer daqui por uns meses é fechar os olhos à realidade.
Estou 2 dias sem rede no telemóvel. Quando regresso a uma zona com rede, deparo-me com a notícia do Matheus Nunes. Fiquei atónito, que só hoje consigo dizer alguma coisa.
André Almeida, produto da cantera vimaranense, internacional em todas as camadas jovens, já internacional sub-21, será o jogador com as características mais aproximadas a Matheus.
No Dragao será Ugarte e Morita, ou a supresa Saint Just.
Deus me livre de comprar o André Almeida. Uma coisa é servir para o Vitória, outra coisa é jogar no Sporting. Neste momento comprar o Almeida seria por valores que ele não vale. Acho que se arranja melhor pelo preço dele, e com mais margem de valorização. Percebo a cena do mercado nacional, mas quem vier até pode ser para ser o 3o médio, alguém para crescer na sombra de Ugarte e Morita.
SL
Da mesma forma que RAmorim valorizou e trabalhou Inácio, Porro, Matheus Nunes, Palhinha, Nuno Mendes, entre outros.
Vai ter que continuar a fazer esse trabalho.
Quando as coisas dão certo, é normal começar a haver interesse nos nossos jogadores, o próximo passo é arranjar alternativas na renovação do plantel.
Neste momento temos Ugarte, Morita, Matheus F., Renato Veiga e Essugo.
Á primeira vista é curto, mas não poderá um Matheus F. (teve minutos na pré-época) ou até um Essugo, começar a ser aposta? Como foi o Matheus Nunes ao poucos na 1º época?
Isto também não invalida ir ao mercado por um médio.
16 Agosto, 2022 at 10:20
Já têm tudo preparado e vai haver surpresas. O pior é estarmos em cima do jogo dos corruptos
16 Agosto, 2022 at 10:22
Por outro lado é melhor do que estar a vender jogadores no dia 31 de Agosto, como já aconteceu ou ir buscar 3 barretes nesse dia como Jeses e outros
16 Agosto, 2022 at 13:54
Mais surpresas?
Assim não aguentamos…
16 Agosto, 2022 at 16:53
Eram bem capazes de pedir o empréstimo de Podence para fechar negócio ahah.
16 Agosto, 2022 at 10:24
E a conversa vai ser que o mercado o levou….
Agora tem de engolir o sapo nos próximos dias para depois aparecer na CI e dizer que o mercado ditou a sua lei e que estão prontos para não ter o M. Nunes…
Agora, todo o discurso do Amorim é que fizemos tudo para manter o M. Nunes. Depois ver a direção despachá-lo sem ele querer e sem ser o mercado a ditar leis (baterem a clausula)…lá está…deve estar a sentir-se o corno que meteu tudo na relação e passado 3 dias está a ouvir a mulher dizer que o vai deixar por outro, com quem ela tem relação à 2 anos.
16 Agosto, 2022 at 10:30
O mercado não ditou nada! Quem ditou foi o Jorge mendes a quem esta direcção não pode dizer não!
Não se consegue vender o melhor jogador pelo valor da cláusula e muito menos para um clube de topo… mas parece que toda a gente satisfeita está com os moldes do negócio…
Guarda esse vídeo, cherba!
16 Agosto, 2022 at 10:30
Está satisfeita
16 Agosto, 2022 at 10:30
E o pior disto tudo é que muito provavelmente vamos dar 20 M por um gajo de 28 anos chamado André Horta…
16 Agosto, 2022 at 10:38
Perdão, referia-me ao Ricardo
16 Agosto, 2022 at 10:37
Nem sem o Renato Sanches, o Matheus foi titular da seleção, Renato foi vendido por 15 milhões e vai ser titular no mundial. Oferecem está quantidade de dinheiro e o Sporting não vendia, que ricos gestores que eram. O que eu quero ver agora é o reforço verdadeiro da equipe
16 Agosto, 2022 at 10:48
O Lille está completamente nas lonas, a vender tudo o que tem para tentar sobrevivier…Se é esse o ponto de comparação que queres…..
Ricos gestores era se o Sporting tivesse de ser gerido de forma a não ter de vender um jogador nesta altura. Um clube como o Sporting, com o dinheiro em vendas que faz, ser forçado a vender agora é que mostra os ricos gestores que temos. Eles ricos são…….e cada vez mais……
Ainda por cima com o treinador a dizer que fez tudo e deu todo o que tinha para não ter de vender o jogador, que ainda por cima não queria sair.
16 Agosto, 2022 at 11:01
Aconteceu o mesmo ao Valencia, certo?
(pergunta honesta, tenho lido algo sobre isso mas não tenho acompanhado a situação)
16 Agosto, 2022 at 14:06
Sim.
Ligeiramente diferente.
O Peter Lim cagou no Valencia e basicamente só tira dinheiro do Valencia. Entrou sem pagar praticamente nada porque o clube estava mal, meteu um guito para o aguentar e agora cagou naquilo e só tira guito. Vai tirar enquanto o clube existir ou haver alguém a querer comprar, quando o clube der o peido mestre (tipo descer de divisão), ele vai à vida dele…
O Lille tem mais a ver com os direitos televisivos em França e um estoiro financeiro…ou seja eles fizerem um esforço financeiro considerável e depois veio a pandemia e o estoiro dos direitos televisivos em França.
16 Agosto, 2022 at 11:02
Tem calma, aguarda
16 Agosto, 2022 at 11:07
Eu estou calmo…
Já disse várias vezes quem vem para substituir…estou farto de saber que isto podia acontecer. O único entrave para acontecer era a vontade do M. Nunes.
A mim nada disto me admira. Devia admirar o pessoal que acha que estamos no caminho certo e que fazemos montes de dinheiro e que a estrutura está muito bem oleada e que o Sporting tem as finanças todas bem organizadas e que não estamos em carrossel nenhum e tal…a esses isto devia admirar. A mim, não admira nada…por isso estou calmo.
Quem sabe que o Sporting é gerido como é, isto é apenas….terça-feira…
16 Agosto, 2022 at 11:12
“A mim nada disto me admira. Devia admirar o pessoal que acha que estamos no caminho certo e que fazemos montes de dinheiro e que a estrutura está muito bem oleada e que o Sporting tem as finanças todas bem organizadas e que não estamos em carrossel nenhum e tal…a esses isto devia admirar. A mim, não admira nada…por isso estou calmo.”
Esses estão a levar com umas doses de realidade, que bem precisam…
16 Agosto, 2022 at 11:25
Pela amostra, não me parece….
Ainda acham que é brilhante. Vá…com um timming chato mas de resto, tudo perfeito e que faz todo o sentido com a narrativa sobre a gestão do clube do com a narrativa do Amorim sobre a gestão do grupo…
16 Agosto, 2022 at 11:40
Como é que um negócio de quase 50 milhões dá para tirar todas estas conclusões catastrofistas?
Não percebo a relação sinceramente….
Quer dizer do Sousa e acólitos sim que percebo, pois ainda parece que estamos em campanha eleitoral, mas do resto da malta….
16 Agosto, 2022 at 11:46
Quais conclusões catastrofistas?
Não vejo nenhuma conclusão catastrofista.
Podes ir aos meus comentários todos e não encontras nenhuma conclusão catastrofista.
Farto de dizer que assim que convencessem o M. Nunes, ele saía. Estou careca de saber que o Sporting estava doido para vendê-lo….
16 Agosto, 2022 at 12:13
Tu decide-te.
Há dias em que a parte financeira nao te interessa nada, o que interessa é a parte desportiva e ganhar titulos e ser competitivo, e quem se preocupa com as contas é amarguinha e catastrofista, e mais nao sei o quê…
Hoje a parte financeira é espetacular, foram 50 milhoes, e a parte desportiva de se perder um dos melhores jogadores, ainda por cima antes de um dos jogos mais importantes do campeonato, olha que se lixe…
Por muito bom que seja o negócio, acho que até tu percebes que a perda do Matheus Nunes, um jogador que o Ruben Amorim considera como dos mais importantes, por tudo o que andou a dizer nas conferencias de imprensa, imediatamente antes do jogo com o Porto, é um problema do ponto de vista desportivo. Não quer dizer que não se venha do dragão com um resultado positivo, mas que vai dar mais trabalho a preparar a equipa, nao apenas para este jogo como para o resto da epoca, obvio que vai. Basta ouvir o que o Amorim diz no video…
16 Agosto, 2022 at 14:54
E esses 50 milhões entram em que cofre?
16 Agosto, 2022 at 19:02
Se tens 2 jogadores que fazem a diferença no meio campo, até podes defender a teoria de que vender um por 50M é boa gestão, mas nesse caso estou curiosíssimo para saber a tua “justificação” para venderes o outro por 20M…
Boa gestão era vender um por 50M e ficar com o outro, isso sim era “boa gestão” mas tal como nas suas vidas particulares os “gestores de elite” não conseguem resistir a qualquer fulaninho que lhes abane umas notas debaixo do focinho e esse sempre foi o problema da dinastia (c)roquete, dinheiro, dinheiro, dinheiro e nada do resto conta, princípios, competitividade, interesse do Clube, é preciso é dinheiro a circular para criar “oportunidades de negócio”
O que é curioso mesmo é que o SCP fica sempre mais pobre e endividado ano após ano, apesar das teorias “geniais” que os “gestores de topo” (c)roquetes aplicam ao Sporting…
Mais, se esta gente valoriza tanto o dinheiro porque é que sistematicamente quando eles estão no poder o Sporting acaba sem nenhum?
16 Agosto, 2022 at 10:54
Como se a titularidade na selecção fosse barómetro do que quer que seja… mais um negócio para valorizar os jogadores do mesmo de sempre! Aposto que palhinha e Matheus vão passar a titulares!
Por que valor o Renato Sanches saiu de Portugal!? Esse é o valor que conta! Por que valor B Fernandes saiu de Portugal e que valor lhe era atribuído nem 1 ano depois!? Por que valor saiu raphinha e por quanto foi vendido entretanto!? Veremos em breve por que valores serão vendidos palhinha e matheus… estamos fartos de fazer excelentes negócios, basta olhar aos valores das compras e vendas e à qualidade dos respectivos intervenientes!…
16 Agosto, 2022 at 13:18
O Renato está no ultimo ano de contrato e não queria renovar…
16 Agosto, 2022 at 13:57
A questão não são os 45+5.
É valor considerável.
A questão é esta palhaçada que agora não saem.
Antes era mau e agora é tudo espectacular e no fim o Nunes vai para o clube e pelos valores que sempre se falou.
E mais.
É nem termos já tratado do substituto se já era uma fatalidade.
Isto é que é gestão de topo…
16 Agosto, 2022 at 19:02
Estou mesmo a ver tu a gerires a tua vida e a tua casa…
Fazes um contrato com uma empresa por 5 anos a receber 20 mil liquidos por ano.
Feliz da vida, no 1º ano gastas 30 mil e pedes um andiantamento de 10 mil.
No 2º ano, já habituado a essa vida de lorde, gastas outra vez 30 mil e voltas a pedir 10 mil adiantados.
És o maior da tua rua e compras um clássico descapotável no 3º ano para passear e mostrar às garotas. O carro só anda 2 meses e tens de o arranjar. Pedes mais um adiantamento de 10 mil.
Ao fim do 3º ano, sem dares por isso, ou importares-te, porque o que interessa mesmo é comer marisco e fazer belas churrascadas para os amigos, já mamaste 90 mil e já só tens 10 mil para os 2 anos que faltam do contrato.
A questão que deixo é: Por onde começas a vender tudo o que tens? Pela cozinha, pela sala, pelos quartos?
Entretanto, a tua mulher, que só por acaso é da família do Amorim, já pensa em ir viver para casa do vizinho ou emigrar para um lado qualquer pois já percebeu que vais viver a “esparguete com pão e água”!
Mas tu está feliz, porque foram 3 anos de marisco e churrascadas, e isso já ninguém te tira!
😉
16 Agosto, 2022 at 19:24
Faz lembrar um dos herdeiros de um império construído a pulso em Portugal. Enquanto a herança deu, explorou um dos hoteis emblemáticos da zona balnear no norte do país, e dizem as más línguas que aos fins de semana ia arranjar “namoradas” em Paris, Londres e outras capitais europeias.
No final vendeu o último anel, o seu querido Hotel.
17 Agosto, 2022 at 8:40
O final da história é sempre o mesmo mas o pessoal não aprende e há sempre quem se julgue mais esperto para fazer o mesmo mas ter um final diferente… Só que não!
16 Agosto, 2022 at 10:49
“Plantel está fechado, não quer perder ninguém até ao final (Matheus Nunes) e destacou que se tivermos de arriscar com miudos da formação, o vai fazer.
Obviamente que o mercado ainda é longo e o Sporting não controla os outros clubes (em caso de fazer uma transferência por Matheus Nunes e irmos ao mercado)”
Dia 12 de Agosto escrevi isto após a CI do RA.
O segundo parágrafo parece estar a confirmar-se.
16 Agosto, 2022 at 10:51
Só se confirmava se o M. Nunes estivesse cheio de vontade de sair o Wolves batesse a clausula.
Nesta caso parece evidente que o Sporting tinha mais vontade de vender o jogador que o jogador de sair.
16 Agosto, 2022 at 10:53
Obvio.
‘Tá” tudo bem mesmo assim.
Z
16 Agosto, 2022 at 11:42
E não poderá o wolves apenas ter melhorado a oferta ao jogador por exemplo?
O que é que seria diferente para o clube vender o jogador agora ou em junho do próximo ano?
16 Agosto, 2022 at 11:50
Melhorou de certeza.
Essa não é a questão.
O M. Nunes teve de ser convencido a sair. O Sporting queria que ele saísse. Se o M. Nunes tivesse aceite antes, já tinha saído.
Não sei…
Tipo…tinhas 1 ano inteiro para preparar a saída e não tinhas a saída do meio campo completo num ano. Para não estar a dizer que um bom mundial ou uma boa Champions o catapultava facilmente para o valor da clausula e para um clube de topo.
Mas isto são detalhes. Claro.
E o que dizer da gestão financeira que obriga o clube a vender um jogador titular nesta fase contra a vontade do treinador e do jogador depois de ter feito alguns 70M em vendas e num ano de acesso direto à champions?
16 Agosto, 2022 at 13:59
Convenceu o quê?
O wolves foi o isco para o Mendes fazer melhor negócio e o jogador ir para um melhor clube.
Como a malta já não anda a dormir, lá teve de ser embandeirado para o do costume.
16 Agosto, 2022 at 12:51
Não sei que conversas existe entre o Matheus e o Wolves/Mendes, que promessas foram feitas.
Para aceitar ir para o Wolves, quando tem qualidade para algo mais.
16 Agosto, 2022 at 19:26
Lol
16 Agosto, 2022 at 10:49
Se o Sporting recusasse vender Matheus Nunes por estes valores, seria um péssimo ato da direção.
Simplesmente não pode recusar.
Enquanto no caso de Palhinha os valores eram obviamente diferentes, neste não.
São 45M+5M.
2º Melhor negócio de sempre do clube.
O timing é que é uma merda. A ver vamos se joga no dragão, embora caso esteja tudo acertado tenho duvidas que jogue,.
16 Agosto, 2022 at 10:54
Claro que pode.
Bastava ter estrutura financeira para isso com as vendas que já estão feitas.
Ainda por cima o jogador não queria sair para o Wolves.
Era só ter um bocadinho de estrutura para isso.
Não é por acaso que os lampiões vendem muito mais caro.
16 Agosto, 2022 at 10:56
!!!
16 Agosto, 2022 at 11:00
Ainda por cima tínhamos o dinheiro do tabata para o segurar…hahaha
Z
16 Agosto, 2022 at 14:58
O dinheiro do Tabata deu para o segurar… por um jogo!
16 Agosto, 2022 at 10:59
“Simplesmente não pode recusar.”
Quando não se acredita no valor dos jogadores, sim, é irrecusável …
Mais uns jogos na UCL depois de ter ganho experiencia no ano transato e a mais que provável participação no mundial mal não deveria fazer mas o que dava mesmo jeito era sair das garras do mendes …
16 Agosto, 2022 at 12:53
O Palhinha em um ano desvalorizou, entre lesões, covid e Ugarte.
Sporting no caso do Palhinha, não desacreditou no potencial do jogador.
Já seguramos vários jogadores no passado e acabaram por estagnar no clube.
16 Agosto, 2022 at 13:47
Desvalorizou?!
Falou-se de 10 à 2 anos, 20/25 no ano passado, este ano foi vendido por quanto?
16 Agosto, 2022 at 13:55
O ano passado não podia sair por mais?
16 Agosto, 2022 at 13:59
Não sei.
Podia?!
O máximo que ouvi foi propostas de 24 com add-ons….
E mesmo este ano cheguei a ouvir perto disso e ele saiu pelos valores que saiu. Por isso não sei se podia…não me parece que fosse possivel.
Até acho que se alguma coisa ficou evidente este ano para mim, é que se tem aparecido uma de 20M no ano passado ele tinha saído como saiu agora o M. Nunes…
16 Agosto, 2022 at 19:31
Se desvalorizou … esperavas pelo Mundial.
Oh espera … isso é um raciocínio à JMendes
16 Agosto, 2022 at 15:30
“Quando não se acredita no valor dos jogadores, sim, é irrecusável …”
Posso dar vários nomes como Patricio, Adrien, William que podiamos ter vendido bem e recusamos sempre porque não era a altura certa.
Eu não acho de todo que Matheus valerá mais que estes 45+5M.
Vai na minha opinião acima do valor que realmente vale.
Volto a dizer podemos questionar o timing da venda e a comunicação. O valor é bom.
16 Agosto, 2022 at 15:47
looooool
Por exemplo Adrien quando estava bem valorizado, campeão europeu, chegou a forçar a saída se não estou em erro para o Marselha por valor bem inferior ao que vendemos, o mesmo de Slimani quando regressa do mundial e queria sair
O Patrício nunca apareceu ninguem a dar aquilo que ele realmente valia e o mesmo para William, embora o WC acho que poderia ter sido negociado antes da rescisão por valor bem mais simpático.
16 Agosto, 2022 at 15:54
Há uma grande diferença.
O M. Nunes não fez pressão para sair nem birra por ficar.
Isso dá-nos uma vantagem negocial considerável. E podendo…continuo a dizer. Preferia arriscar a vender no próximo ano por 40M do que vender agora, nesta altura, por 50. Ou vender no próximo ano por 35 a vender nesta altura por 45.
Para além de achar que o Sporting, nesta fase do processo, tinha mais que obrigação de ter musculo financeiro para isso.
Eu acho que o valor é um valor banal…é o valor normal de saída do Sporting para qualquer lado para um jogador que se mostra a sério no campeonato português. Para valer mais que isto tem de se apresentar a nivel superior ao que o Matheus fez internacionalmente. Acho é que o Sporting neste momento não devia ter necessidade extrema de venda que não permita aguentar 1 ano para ver se ele valoriza e para não vender o meio campo todo no mesmo ano…
Para não falar do que isso faz à “palavra” do Amorim, que a partir de hoje deixou de contar para nada. Ninguém acredita no Amorim a partir deste mercado. O Tabata não foi para manter o M. Nunes. O M. Nunes não ficou apesar do que ele disse e não ficou por uma proposta que teoricamente já tinha chegado igual ao Sporting em Junho….
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sporting/detalhe/wolves-da-50-milhoes-de-euros-por-matheus-nunes
16 Agosto, 2022 at 19:33
Mais 3 meses com o Mundial e pode valor 60/80.
Mas esse biscoito é do Mendes
16 Agosto, 2022 at 13:04
Qual é o clube que a jogar em ligas periféricas como a nossa, tem estrutura financeira para recusar este tipo de valores?
16 Agosto, 2022 at 15:05
https://www.transfermarkt.pt/matthijs-de-ligt/profil/spieler/326031
Saiu por 75 porque a Juventus não quis dar só os 45+5
https://www.transfermarkt.pt/frenkie-de-jong/profil/smpieler/326330
Saiu por85 porque o Barcelona não quis dar só os 45+5
Enfim, retórica de merda…
16 Agosto, 2022 at 20:17
sabes como funciona o ajax?
constrói 1 equipa durante 2, 3 anos, depois quando a equipa atinge maturidade para outras ligas, vende o maximo possivel, e recomeça o processo de reconstruçao durante mais 2, 3 anos
daquela equipa que esteve na meia final da champions, já saiu praticamente todos os jogadores principais
16 Agosto, 2022 at 20:23
E????o que tem isso a ver com o que ele disse??sim letão,não és só tu que sabe como o Ajax funciona, obviamente. disseste uma mão cheia de nada,mais uma vez.
17 Agosto, 2022 at 0:06
Obrigado por reforçares a minha ideia…
16 Agosto, 2022 at 10:51
Wolves? Jurem… hahaha
Z
16 Agosto, 2022 at 10:58
Lá vamos nós ao catálogo do mendes um bocadinho à pressa.
Só espero que não venha o caceteiro do Braga.
Z
16 Agosto, 2022 at 11:24
https://www.transfermarkt.pt/matheus-nunes/profil/spieler/601883
16 Agosto, 2022 at 11:26
https://www.transfermarkt.pt/goncalo-guedes/profil/spieler/225122
16 Agosto, 2022 at 11:27
https://www.ojogo.pt/internacional/portugueses/noticias/oficial-valencia-anuncia-acordo-com-os-wolves-por-goncalo-guedes-15079392.html
16 Agosto, 2022 at 11:31
Outro bom exemplo de clube bem gerido…
O Valencia…
Estás em grande. Lille, Valencia e Sporting no mesmo saco…
16 Agosto, 2022 at 13:33
É ver a carreira do Helder Costa.
Se existe algo de maravilhoso numa carreira é este passeio no Carrossel…
16 Agosto, 2022 at 17:29
Bem geridos são o Porto, o Benfica e o Barcelona
16 Agosto, 2022 at 17:30
Acredito que aches isso…
Estás tão contente com a gestão do Sporting, acredito que aches que esses é que são exemplares….
16 Agosto, 2022 at 18:10
“Os outros não são bem geridos logo nós somos”
#FuckLogic
16 Agosto, 2022 at 11:41
O que interessa é que quem cá está. No dragão vai ser Morita e Ugarte, Essugo e Mateus Fernandes no banco. Mas isto é curto. Alguém tem chegar para ocupar a vaga, os miúdos ainda estão verdes demais. Temos estes e o Diogo Abreu e o Marco Cruz para a vaga do Matheus, mas ainda tudo não patamar inferior ao que se exige para ser competitivo e garantir presença na Champions no próximo ano.
Posto isto, há que reforçar o plantel no setor mais fustigado, o meio campo.
Espero que não seja com o musrati, ou André Almeida do Vitória, ou o Horta (e descer o pote, acho que acabar com o goleador da equipa seria um tiro nos pés). Ao que parece o melhor médio da Argentina já está no Benfica, o que nos resta procurar no Brasil por um miúdo para valorizar, ou então ir buscar por empréstimo alguém com qualidade inegável por 1 ano para nos dar tempo de identificar o alvo ideal.
Sugestões aceitam se, não jogo FM há muito tempo, não tenho lista de reforços.
SL
16 Agosto, 2022 at 16:55
Tudo dito.
100% acordo.
16 Agosto, 2022 at 12:22
Vamos ver quanto dos 45 Milhões do Matheus vão para o Al Musrati e André Gomes.
16 Agosto, 2022 at 12:27
André Gomes? A sério, fala-se nisso?! Foda-se..
16 Agosto, 2022 at 12:30
Não.
Nem o Amorim quer o André Gomes…
É a antítese de tudo o que ele quer no meio campo…
Ele deveria querer dizer André Horta…
16 Agosto, 2022 at 12:47
Era mesmo André Gomes (infelizmente).
Por mim não vinha nenhum nem Adre horta, nem Ricardo horta, nem Al Musrati e muito menos o André Gomes!
Mas é scouting? Temos? Ahhh temos… É o Robertone!
16 Agosto, 2022 at 21:03
Fdx… O André Gomes é o pior jogador da história do futebol mundial. Se há jogador que detesto é esse gajo!
16 Agosto, 2022 at 12:44
Vamos ver… O Mendes tem o gajo encostado no Everton. Nem calça!
Interesse deve ter ele de meter esse crack no Sporting.
16 Agosto, 2022 at 17:12
André Gomes?? Porra isso dá direito a ataque cardiaco!
Nem sei o que é feito desse gajo, mas deixa-o estar lá onde está (seja lá onde for) que está bem.
16 Agosto, 2022 at 12:52
Regresso de Sarabia ou um PL a sério, e um gajo para o meio campo.
Ficar sem Palhinha e sem Matheus Nunes na mesma época é dose!
16 Agosto, 2022 at 14:06
É impensável vender os dois médios titulares, ou os dois defesas centro por exemplo e esperar que uma equipa consiga manter a qualidade. Isto vai ser muito complicado. A solução para o jogo com os tripeiros deve ser com o Pote no lugar do Matheus e depois na frente Rochinha, Trincao e Edwards.
16 Agosto, 2022 at 14:09
A solução vai ser o Ugarte e o Morita. Vamos ver se chega alguém entretanto para estar no banco ou não…é a unica questão…
Não há outra. Não vai jogar o P. Gonçalves de certeza. Ele não o mete a jogar ali contra equipas mais fracas, vai meter contra o meio campo do porco que está a jogar com 4 ali?!
Nunca na vida.
16 Agosto, 2022 at 21:01
Tenho a ideia que o Morita está mais perto de ser um Eduardo, do que um Manuel Ugarte por exemplo. Não digo isso pelo que fazem em campo nas suas respetivas posições, mas sim pelo facto de o Morita dar uma ideia enorme de flop. A culpa não é dele, mas sim dr quem achou que ele é jogador para o Sporting.
16 Agosto, 2022 at 21:06
Tem entrado bem .. fdx, é difícil ser tão mau como o eduardo.
16 Agosto, 2022 at 21:40
O creme estava todo fodido.
16 Agosto, 2022 at 13:25
Na minha opinião péssima venda.
E refiro-me meramente ao aspeto financeiro qundo vejo gajos como Fabio Vieira a sair pelos mesmos valores.
Matheus tem características impares no futebol atual. Não acho que 45M seja o seu valor justo atendendo aos inumeros negócios inflacionados que hoje vemos por essa europa fora.
Desportivamente é lógico que é uma perda irreparável numa equipa como a nossa.
Saibamos nós utilizar os poucos euros que sobraram desta transferencia pq mais de metade vai voar para pagar contas!!!
16 Agosto, 2022 at 13:37
Se a venda de Tabata era para manter o Matheus, então presumo que seria uma forma de subir o poder negocial e só vender se pagassem a cláusula. Mau negócio.
Se a venda for vista pela ótica dos Mendilhões, parece-me também mau negócio, especialmente se virmos que recentemente o Vitinha saiu por 60M e há uns anos, para o mesmo Wolves, foi um tal de Fábio Silva por 40M!!!!
Se virmos pela perspectiva de um clube financeiramente de rastos como o Sporting, então a venda foi por bons valores.
Ponto comum a todas as perspectivas: fazer isto antes de um jogo de extrema importância, é de um grande grande amadorismo ou dependência!!!!
16 Agosto, 2022 at 13:42
Vitinha foi 40M.
16 Agosto, 2022 at 13:52
Era a clausula do Vitinha…
16 Agosto, 2022 at 14:02
Os anéis estão quase todos vendidos. Próximo ano sai Pote e Inácio para equilibrar o orçamento mas depois não parece haver muitos mais jogadores capazes de providenciar uma boa venda.
16 Agosto, 2022 at 13:42
Depois de ver os jogadores do Mendes e os clubes em que ele tem influência, já vi várias hipóteses (não quer dizer que boas ou más):
– Al Musrati;
– Lucas Robertone;
– Samuel Costa;
– Guga;
– André Almeida;
16 Agosto, 2022 at 15:11
Pra lutar pelo título?nao me parece.
16 Agosto, 2022 at 13:59
É um valente pontapé nos tomates do amorim depois daquelas declarações de que hoje já nem os jogadores querem sair.
O nosso meio campo atualmente apenas pode contar com Manel a médio defensivo, e a menos que o Pote venha para a posição do Matheus Nunes, não é estou a ver como podemos formar uma dupla capaz de enfrentar jogoa grandes e a champions:
16 Agosto, 2022 at 23:00
Se a equipa sofria muito para pressionar e defender na CL com a dupla MN / Palhinha como acheis que irá funcionar com Ugarte / Pote? Será Ugarte / Morita e irá sofrer bastante ao longo da época.
16 Agosto, 2022 at 14:06
O Mateus Nunes foi das piores palhaçadas que já vi no mercado de transferências no Sporting.
Mendes lança o isco com o Wolves.
Matheus Nunes “pretende” ir para um clube melhor.
O Sporting estabelece o preço 45+5.
Amorim envolve-se na palhaçada e inventa que o jogador “recusou” e que agora os atletas recusam para ficar no Sporting.
Mendes ainda atira com westham numa última tentativa.
Sporting tem os fornecedores à porta e é preciso vender.
Liverpool não quer o Jogador.
Mendes conforma-se e finaliza o acordo com o wolves.
16 Agosto, 2022 at 14:34
As voltas que os ressabiados dão para aumentar a confusão.
Parece que 50 milhões de repente passou a ser uns trocos
16 Agosto, 2022 at 19:37
45 + 5 se o Wolf for à LC
16 Agosto, 2022 at 14:40
Em termos de valor acho que é uma boa venda,sem dúvida…temos de ser sinceros,nenhum clube em Portugal rejeita uma proposta nestes valores..em termos desportivos é uma merda porque perdemos os 2 titulares do meio campo da época passada…
Não sei quem iremos buscar mas apostava no musrati e sinceramente mandava o Pedro Mendes para o rio ave e ia buscar o Guga.
16 Agosto, 2022 at 14:58
Em Portugal seria uma solução bem low-cost.
Prometeu muito na formação, como tantos, mas teve uma ou duas lesões difíceis.
16 Agosto, 2022 at 15:34
A curto prazo tenho duvidas que arranjemos melhor que Musrati.
Embora ache que teriamos de alterar o nosso figurino, pois com Musrati e Ugarte… Não sei.
16 Agosto, 2022 at 23:03
Ugarte é 8 de origem.
16 Agosto, 2022 at 15:52
Se é para pagar comissões, dívida ao Mendes e torrar em contratações que seguramente não darão à equipa a qualidade do Matheus, porque é que se vendeu!?…
16 Agosto, 2022 at 14:49
eu acho que o pessoal aqui esquece-se que a vontade do jogador é determinante em qualquer negócio, por isso metam na cabeça de uma vez por todas que o Mateus Nunes quis ir para Inglaterra já! liversprool ou shiteee ou wolfs pouca diferença faz… o que vai ganhar lá num ano equivale se calhar a 4 anos cá.
16 Agosto, 2022 at 15:41
Na altura também a vontade de Wolfswinkel em rumar ao Norwich era inabalável, do Carriço seguir para o Reading era inquestionável e Liedson era impossível de demover a vontade de ingressar no Corinthians … isto para não pegar na vontade em sair de Quaresma, CR7 ou Moutinho.
A malta esquece que há contratos assinados e que além da vontade dos jogadores há a vontade e o desejo do clube.
Slimani, JMario e Adrien por exemplo, a bem ou mal perceberam bem isso ….
16 Agosto, 2022 at 15:48
Algum desses saiu por 50 milhões?
Assim de repente a importância dos números certos deixou de ter QQ tipo de importância
16 Agosto, 2022 at 16:04
Desculpa, hoje estou ocupado caso contrario fazia-te companhia nos festejos!
16 Agosto, 2022 at 16:14
É má vontade da tua parte!
Estes 50M são críticos para o projeto…em principio evitam que tenhamos de vender outro jogador até ao fecho de mercado, a não ser, claro que venha uma proposta decente. Aí nesse caso pronto…
Assim, no próximo mercado só temos de vender pai 60 ou 70 M….
É o projeto…
Pelo menos o Esgaio e o Paulinho, se não aparecer uma proposta que bata a clausula, devemos conseguir manter….
16 Agosto, 2022 at 16:41
Talvez agora e sem vender mais ninguém, seja possível:
“Há jogadores que se calhar precisam de um ajuste no ordenado e não têm.”
16 Agosto, 2022 at 16:43
Para baixo ou para cima?
16 Agosto, 2022 at 17:19
Quando se vende alguém, ele festeja os milhoes que entram.
Sobre os milhoes que a direcção torra, e faz desaparecer, normalmente não se pronuncia, não há problemas, e quem toca no assunto é porque anda ressabiado…
16 Agosto, 2022 at 20:15
Bem, o João Mário foi por 40 + 5, sem comissões. O Matheus irá por 45 ( – 4,5 para o JM, no mínimo) + 5 ( – 0,5 para o JM )… Muito diferente?
16 Agosto, 2022 at 23:12
Tempos diferentes, eram Euros reais vs Mendilheuros.
16 Agosto, 2022 at 22:43
claro, todas as partes contam. Neste caso a concretizar-se o negócio e se por exemplo o RA não bater com a porta então é porque o Mateus Nunes, a direcção e equipa técnica estão todos de acordo quanto à ida do jogador para inglaterra já! …ou será que o Mendes é um gajo que ameaça com um chino à mesa das negociações?!
16 Agosto, 2022 at 14:56
Engraçado…
Desta vez esta narrativa é um bocado mais complicado porque choca com a narrativa até ontem mas ainda assim, tentar não custa!
16 Agosto, 2022 at 14:56
Era resposta ao mirko
16 Agosto, 2022 at 15:06
desculpa Tiago, qual era a narrativa de ontem?! tou a leste.
16 Agosto, 2022 at 15:12
Que o M. Nunes até rejeitava propostas que lhe mudavam a vida porque queria muito ficar no Sporting. Aliás, é uma grande diferença para o Sporting de antigamente…antigamente queriam muito sair, agora querem muito ficar.
Não ouviste o Amorim?
16 Agosto, 2022 at 15:23
ah ok lol… acho que eles (Sporting e RA) falharam pois deviam ter ficado calados em vez de andarem a tentar “enganar” os sócios com ideias ultrapassadas ainda para mais quando sabiam (todos!) que o negócio podia acontecer agora ou no inverno.
16 Agosto, 2022 at 16:59
Não resistem a uma “boa” propaganda. O que lhes vale é que a maioria tem memória curta e a palha nem necessita de vir temperada…
16 Agosto, 2022 at 15:14
Obviamente que 45 milhões de € para qualquer clube português é sempre um bom negócio. Sendo num ano de Mundial e com o Sporting a entrar directo na Champions, parece me que podiam aguentar… Se o Benfica vender o G Ramos por 40 milhões, vou dizer o mesmo, apesar do Matheus já ter mais consistência jogo a jogo, que o Gonçalo… mas lá está… Não faço a mínima ideia do estado das finanças do Sporting. A única coisa esquisita nisto tudo, foi a forma como RA se atravessou nas CI’s a falar sobre este assunto… Não vai ser fácil a próxima CI de Amorim.
Espero que continue tudo bem com o Sr Max e que a mãe do Miguel continue a melhor.
16 Agosto, 2022 at 15:28
Nesta janela de mercado Sporting só nas 3 joias Sporting vendeu mais de 120M. Com capacidade para gerar mais umas dezenas de milhões atualmente só vejo GInacio todos os restantes com potencial de mercado tem percentagens elevadas de mais valias partilhadas. Oxalá RAmorim reinvente e rapidamente.
Se estas vendas servirem para retirar oxigénio da bolha obviamente que terão o meu reconhecimento se servirem apenas para dar mais um sopro na bolha, esperam-nos tempos bem difíceis, pois com, vários anos de receitas da nós antecipadas e as dividas a fornecedores e bancos bem acima dos 100M só nos resta acreditar na competência de RA em criar valor e que a fatura de juros não suba ainda mais.
Sempre que vendemos titulares e até ver, perdemos qualidade e não festejo records de vendas e ou excelentes negócios, para isso mudava para o clube do outro lado da circular que até já colocou a fasquia nos 120M …. wait!
16 Agosto, 2022 at 19:20
Eu no meu Clube nem festejo vendas de milhões, quanto mais sabendo que são mendilhões…
16 Agosto, 2022 at 15:24
O Rubão é um bluff do caralho e tudo lhe bate palmas… que puto de charlatão…
Z
16 Agosto, 2022 at 15:41
Não consigo entender a questão das CI do Amorim.
Não está preparado para perder o MN mas, caso o perca, será substituído no minuto seguinte.
Temos Mateus Fernandes, temos essugo.. existem alternativas.
O timing é outra questão. O valor também. Concordo que não foi nada de extraordinário.
16 Agosto, 2022 at 15:56
Estava nas escutas das toupeiras e parece faltar apenas um passinho para estar concluído…
https://pbs.twimg.com/media/FaPFrXoXwAAfT3Z?format=jpg&name=medium
16 Agosto, 2022 at 17:22
Se isto for verdade andam a brincar com esta merda…
16 Agosto, 2022 at 16:44
Fabrizio Romano, no Twitter: 45 milhões + João Moutinho.
Se for verdade, não irei ver um único jogo do nosso clube.
16 Agosto, 2022 at 16:51
Qual Fabrizio Romano?
16 Agosto, 2022 at 16:58
Se for “fake”, as minhas desculpas. Fonte:
https://twitter.com/ViscondeP/status/1559305737913917441/photo/1
16 Agosto, 2022 at 16:59
A conta oficial e não aparece o suposto “tweet”:
https://twitter.com/fabrizioromano
16 Agosto, 2022 at 16:59
É fake….
Não é dele…é montagem…
16 Agosto, 2022 at 17:00
Ufa! Seria mau demais.
16 Agosto, 2022 at 17:01
É gozo. É coisa do Visconde da Pica 🙂
16 Agosto, 2022 at 16:59
O primo afastado da “Napachacha Sellevava”
16 Agosto, 2022 at 17:00
Antes assim.
16 Agosto, 2022 at 16:50
Vale a pena ler, goste-se mais ou goste-se menos do homem:
https://tadeia.substack.com/p/o-sporting-e-o-negocio-matheus?r=720aq&s=w&utm_campaign=post&utm_medium=web
16 Agosto, 2022 at 17:20
Tudo isso!
16 Agosto, 2022 at 17:01
Amorim fez figura de urso na última conferência.
A única hipótese de os adeptos aceitarem isto como um bom negócio é jogar no dragão. Nem é jogador de não meter o pé.
Depois dependerá tudo das contratações.
16 Agosto, 2022 at 17:29
Não acredito que jogue no Dragão, ainda por cima ja tendo viajado hoje para Inglaterra para fazer exames fisicos e assinar, como ja vi algures noticiado.
Primeiro porque passa a semana que devia ser de preparação para o jogo, em viagens e em exames noutros clubes, depois porque não estou a ver o Wolverhampton a deixar que isso acontecesse.
16 Agosto, 2022 at 19:58
Com a viagem… já foi. Não sabia.
Força, Mateus. Fernandes… claro.
O nosso Bragança mas com velocidade. Craque.
16 Agosto, 2022 at 17:06
Como afirmei ontem, 45M + 5M (se for realmente este o dinheiro a entrar nos cofres) é um valor excelente por Matheus Nunes.
Isso se tivermos em conta a fragilidade causada pelas constantes afirmações de miséria extrema assumidas por Rubem Amorim nas CI, o historial de incompetência negocial de Frederico Varandas que nunca conseguiu transformar em lucro de venda qualquer jogador comprado no seu mandato, e perante a evidente falta de propostas de grandes clubes europeus pelas nossas pérolas.
Todos fizeram o seu papel (mal), Matheus ao dizer que estava bem no Sporting e não pretendia sair do Sporting para de seguida dar um mortal a retaguarda, Rubem Amorim por dizer que havia jogadores que neste momento não trocaríam o Sporting pelo contrato da sua vida para depois ver MN assinar pelo Wolverhampton ( ☹ ), a Direcção pela incapacidade de segurar o jogador por mais uma jornada mostrando uma vez mais negociar de cócoras, com as calças nas mãos.
Agora resta saber quanto entrará destes 45+5 e para onde irão a seguir. De certeza não chegarão intactos a 1 de Setembro…
16 Agosto, 2022 at 17:16
Este já não vai ser aposta…
https://pbs.twimg.com/media/FaS073YWAAIBjyJ?format=jpg&name=large
16 Agosto, 2022 at 18:20
Vender Palhinha (que deixou Inglaterra rendida com 2 jogos) e Matheus no mesmo mercado por valores muito abaixo da cláusula, sem ter real alternativa e antes de ir ao Ladrão numa semana em que se vendeu o peixe que Tabata ia em saldos para manter Matheus e Amorim disse que ele não queria sair.
Projecto Roquete vintage! Está óptimo. A poia!
16 Agosto, 2022 at 18:49
Vai ser bonito vai….
16 Agosto, 2022 at 18:50
Uauuuuu…
Já assimilei 🙂
Pronto já passou.
16 Agosto, 2022 at 19:36
Caro Sniper, vou copiar o texto do link que partilhou mais acima:
António Tadeia
O Sporting e o negócio Matheus
A venda de Matheus Nunes parece um erro de gestão, mas qualquer julgamento feito agora pode ser precipitado. Não o analisar à luz do que vai acontecer a seguir, porém, é fechar os olhos à realidade.
O Sporting vendeu Matheus Nunes ao Wolverhampton WFC por 45 milhões de euros, eventualmente com mais cinco milhões por objetivos (Foto: Facebook Sporting Clube de Portugal)
A gestão de mercado por um clube formador numa Liga periférica não é coisa fácil, porque depende de muita coisa. Depende da capacidade para cumprir orçamentos, depende da capacidade de convencer os jogadores a ficar por mais um ano, depende da vontade dos seus agentes fazerem mais um negócio e, no fim, depende ainda da capacidade destes mesmos agentes compensarem esse negócio com outro negócio, agora a compra de um substituto, que pode pôr em causa a capacidade para cumprir orçamentos e reiniciar o círculo vicioso. Ainda assim, a venda de Matheus Nunes por parte do Sporting neste momento parece ser um erro de gestão – e não é pelos valores envolvidos ou por ser ao Wolverhampton WFC, que o dinheiro não tem emblema, nem por acontecer a cinco dias de um clássico no Dragão, ainda que este fator torne a coisa mais suscetível de uma interpretação catastrofista. É por sublinhar a dependência que o Sporting tem hoje de fatores que não pode controlar – neste caso, acima de todos, o fator Jorge Mendes. E o objetivo de qualquer clube formador numa Liga como a nossa tem de ser reduzir essa dependência do que não controla.
Há muitas maneiras de gerir estas variáveis. O Ajax, por exemplo, deixa crescer gerações até elas se tornarem verdadeiramente competitivas (mesmo internacionalmente) e vende nessa altura toda a gente que cresce acima da dimensão da Liga em que joga, assumindo a quebra e o reinício do ciclo. Em Portugal não costuma fazer-se assim – a regra é, geralmente, vender a conta-gotas, tentar criar a ilusão de que só saem jogadores por negócios irrecusáveis e de que, com as mais-valias de uma venda, se reforça a equipa e ainda se equilibram as contas, de forma a manter a competitividade sempre em altas e as finanças acima da linha de água. A nossa regra é mais o que o Benfica fez com Darwin do que o que FC Porto fez com Vitinha e Fábio Vieira ou o que o Sporting fez agora com Palhinha e Matheus Nunes. É por isso que o negócio Matheus Nunes tem de ser visto à luz do que se passou antes com Palhinha, não só na perspetiva do clube, mas também na do jogador. E elas são necessariamente diferentes: o clube provavelmente não sentiria a necessidade de vender os dois no mesmo Verão, mas o jogador pode olhar para o destino do colega – o Fulham FC não será propriamente o sonho de um médio que foi fundamental no título de 2021… – e achar que mais vale destacar-se na Premier League do que estagnar na Liga dos Campeões. Se pensa assim está a pensar mal – que o diga, por exemplo, Rúben Neves – mas o raciocínio não deixa de ser possível. Da mesma forma que é possível que haja no Sporting quem olhe para os 20 milhões que rendeu Palhinha, para a desvalorização do seu passe depois do ano do título, e defenda a venda imediata de Matheus, antes que ele desvalorize também. Quem pensa assim também está a pensar mal, mas o raciocínio também não deixa de ser possível.
O que está aqui em causa é que no mesmo Verão em que perdeu Palhinha para o Fulham FC e Bragança com uma lesão que vai afastá-lo durante meses, o Sporting cedeu Matheus Nunes abaixo da cláusula de rescisão – e se menciono isto não é por achar o valor baixo, mas sim porque este fator pressupõe que, na realidade, o clube podia limitar-se a dizer “não”. Há aqui uma estranha semelhança com Agosto de 2003. Na altura, já tendo vendido Quaresma ao FC Barcelona, um Sporting que tinha sido campeão nacional em duas das últimas quatro épocas, não conseguiu segurar Ronaldo e deixou-o sair para o Manchester United por uma verba que o futuro veio a comprovar que não lhe fez justiça. A diferença é que, então, os dirigentes até tinham chegado a prometer não vender as duas jóias da formação na mesma janela de mercado, enquanto que agora tudo o que o clube fez foi revelar repetidamente que o jogador já recusara uma série de propostas que “podiam mudar-lhe a vida” para ficar em casa mais um ano. O resultado em 2003 foram 19 anos consecutivos sem ganhar campeonatos – o que já passara, mais 18, até ao título de Amorim em 2021. E nem por isso umas contas mais saudáveis, que permitissem acabar com a submissão do Sporting ao mercado e aos seus agentes – que em três destes quatro casos, de 2003 e 2022, foi sempre o mesmo –, e tornassem o clube capaz de dizer “não”.
Vamos colocar as coisas na devida proporção. Palhinha e Matheus Nunes não representam para o futebol nacional e mundial o que representavam naquela altura Quaresma e Ronaldo e por isso os clubes de destino não são tão prestigiantes. Renderam mais dinheiro porque o mercado hoje movimenta mais dinheiro do que há 19 anos. E o facto de estarem colocados em posições estranhamente idênticas no top mundial de transferências de cada uma destas duas épocas diz muita coisa. De acordo com o Transfermarkt, em 2003, a transferência de Ronaldo para o Manchester United, por 19 milhões de euros, foi a 12ª mais valiosa do mundo. Já a saída de Quaresma para o FC Barcelona, por 6,35 milhões de euros, quedou-se pela 39ª posição no ranking. Este ano, embora a transferência ainda não esteja nesta tabela, porque não está oficializada, a venda de Matheus Nunes ao Wolverhampton, por 45 milhões de euros, iguala a passagem de Lewandowski para o FC Barcelona na 13ª posição, dessa forma fazendo cair Palhinha do 44º para o 45º posto. E se vos maço com todos estes números é só por uma razão: para vos explicar que os negócios não foram maus. Os 45 milhões garantidos por Matheus Nunes são a segunda maior venda da história do Sporting, apenas atrás da de Bruno Fernandes (63 milhões, em 2020) e à frente da de João Mário (41 milhões, em 2016). O jogador vai ganhar seis vezes mais do que em Alvalade – e embora ache que ele poderia vir a conseguir no futuro um clube com outras ambições, não deve ser fácil recusar números com esta dimensão.
A questão que importa aqui entender é a que rodeia as razões que levaram o Sporting a deixar sair Matheus Nunes nestas circunstâncias e nesta altura – e a essa só o futuro responderá. Se é porque não consegue explicar a um jovem craque que vale mais ficar outro ano a lutar por ser campeão português, a jogar a Liga dos Campeões e o Mundial antes de se enterrar num clube secundário da Premier League, em Alcochete têm de começar a trabalhar esta vertente, porque esta mensagem depois alastra aos que vêm a seguir e trava quaisquer aspirações de os leões se tornarem realmente competitivo – e, por muitas coisas que tenha feito mal, nisto Bruno de Carvalho dava lições a toda a gente, como as dá agora António Salvador, por exemplo. Se é porque acredita que tem no plantel soluções capazes de superar a perda – como aconteceu quando não lutou por manter João Mário e o deixou assinar pelo Benfica, dessa forma ganhando espaço para o crescimento de Matheus Nunes –, isso vai ver-se nos próximos meses de Liga. Se é porque ainda não tinha o orçamento controlado e lhe fazia falta o dinheiro, certamente não vai gastar boa parte desta verba noutro médio e em mais um avançado, aproveitando antes para abater na dívida ou aprovisionar. Se nenhuma destas variáveis se verificar e os próximos dias forem marcados pela chegada a Alvalade de um par de reforços caros, trocando o certo pelo incerto a troco de coisa nenhuma, é porque o Sporting se deixou enredar na vontade de fazer circular o dinheiro que interessa fundamentalmente ao agente que fizer esses negócios e que mantém os nossos clubes prisioneiros nessa vertigem.
Qualquer julgamento feito nesta altura será precipitado. Mas não o fazer daqui por uns meses é fechar os olhos à realidade.
16 Agosto, 2022 at 20:13
Falou bem de BdC? Vai perder o emprego em breve…
16 Agosto, 2022 at 19:37
Estou 2 dias sem rede no telemóvel. Quando regresso a uma zona com rede, deparo-me com a notícia do Matheus Nunes. Fiquei atónito, que só hoje consigo dizer alguma coisa.
André Almeida, produto da cantera vimaranense, internacional em todas as camadas jovens, já internacional sub-21, será o jogador com as características mais aproximadas a Matheus.
No Dragao será Ugarte e Morita, ou a supresa Saint Just.
16 Agosto, 2022 at 20:17
Deus me livre de comprar o André Almeida. Uma coisa é servir para o Vitória, outra coisa é jogar no Sporting. Neste momento comprar o Almeida seria por valores que ele não vale. Acho que se arranja melhor pelo preço dele, e com mais margem de valorização. Percebo a cena do mercado nacional, mas quem vier até pode ser para ser o 3o médio, alguém para crescer na sombra de Ugarte e Morita.
SL
16 Agosto, 2022 at 21:12
Então dá para ir buscar o Ronaldo?
16 Agosto, 2022 at 21:27
Da mesma forma que RAmorim valorizou e trabalhou Inácio, Porro, Matheus Nunes, Palhinha, Nuno Mendes, entre outros.
Vai ter que continuar a fazer esse trabalho.
Quando as coisas dão certo, é normal começar a haver interesse nos nossos jogadores, o próximo passo é arranjar alternativas na renovação do plantel.
Neste momento temos Ugarte, Morita, Matheus F., Renato Veiga e Essugo.
Á primeira vista é curto, mas não poderá um Matheus F. (teve minutos na pré-época) ou até um Essugo, começar a ser aposta? Como foi o Matheus Nunes ao poucos na 1º época?
Isto também não invalida ir ao mercado por um médio.
17 Agosto, 2022 at 2:46
Com esta brincadeira já ficamos sem os nosso dois do meio campo…
17 Agosto, 2022 at 10:14
3. Bragança