Ensaio 1
Estou neste blogue há mais de 13 anos, e, portanto, não poderia deixar de começar como se ensina nos movimentos de rua: “today´s the day, comrades”.
Nos últimos anos, o Cherba, que nos anos dourados, sabemo-lo bem, não podia sequer ousar sonhar com posições de destaque no Sporting – quantas palavras se escreveram aqui por não ter o direito de aspirar a algo mais do que a posição de destaque que tinha na blogoespera –, transformou-se em alguém que parece 1) ter vergonha dos míseros 6% que conseguiu; e que 2) não perdeu a esperança de dobrar, triplicar, quadruplicar essa percentagem de votos, agarrando-se a uma caixa de ressonância, profundamente assimétrica, quase corporativista, beligerante para com todos aqueles que saem da norma de pensamento – pouco plural, como se diz no mundo da comunicação de que o Cherba faz parte.
Para tal, e desculpa-me a honestidade, Cherba (antes uma lambada no focinho do que a defesa interessada da tua guarda de sempre), escolhes imiscuir-te nuns assuntos, para explorar sempre outros, em defesa, sempre, de uma tentativa qualquer de isolar esta presidência que, para bem, e para o mal (tem tido muito dos dois lados), ainda dá umas certas.
Ontem saiu a condenação de Varandas, por ter dito aquilo que nenhum outro (inclusive o amigo) se atreveu a dizer, dentro do recinto que provavelmente nos é mais nocivo em Portugal. Saiu uma condenação associada a uma multa. E que fizeste tu nestas horas? Absolutamente nada. Absolutamente nada porque a percepção de poder te tolda o juízo. Tolda-te o juízo de três formas: achares que será assim que terás posição de destaque no mundo sportinguista, que não tens, e as urnas provam-no; achares que a posição que chamaste a ti aquando da criação deste blogue, se desvanece assim que te dê jeito, por profunda incapacidade de perceberes que o teu sentimento para com o Varandas nada tem que ver com a luta que o mesmo, em escassos momentos, lá vai fazendo em prol do clube (o caso Pinto da Costa é por demais evidente da tua postura); e por achares que é muito digno fazeres um apanhado dos assuntos para relevares apenas aqueles que não te tragam grandes complicações na caixa de comentários do teu blogue que é materialização de uma esfera pública em rede composta por mercenários da injúria, ditadores das ideias, gurus de um Sporting de sofá, não comprometido com a sua existência, e que preza unicamente uma espécie de monoteísmo que se estabelece como filtro para qualquer ideia, para qualquer raciocínio. É nisto que se transformou o teu blogue, Cherba, por mais injúrias que a seguir te afaguem essa alma na caixa de comentários – couldn´t care less. My ass, que sabes bem qual é o princípio fundacional do teu blogue. E isto leva-me ao ponto seguinte.
Ensaio 2
Onde é que está o Cherba do humanismo? Ou o Pedro da Nova Zelândia, ou todos os alter-egos que aqui fundaste e que tinham um princípio congregador? Que assunto mais importante, diz-me, existe no mundo sportinguista, neste momento, do que aquele relacionado com o caso Esgaio e com a perseguição que nasce de um modus operandi que, inclusivamente, é muito tentado aqui neste blogue? Onde está a auto-crítica ao “somos diferentes”? Novamente, my ass, que sabes bem qual é o princípio fundacional do teu blogue. E se todos aqueles e aquelas que andam aqui há uns anitos não se importam, importo-me eu e muito provavelmente muitos outros de quem recordarás a ausência em muitos anos.
Era preciso duas dúzias de complexados virem dizer-me para “criar um bloque ou para me candidatar às quartas” para te imiscuíres de um papel que é teu e que chamaste a ti na origem de tudo? É isso que te afaga a alma, ao invés de, por troca com posts absolutamente dispensáveis como esse do gajo dos óculos, adiantares alguma coisa sobre a matéria? Então mas afinal o assunto que te move é um ativismo pelo Sporting ou é um compêndio de jogos palacianos?
Ensaio 3
Li com muito gosto tudo aquilo que se escreveu sobre o Matheus Nunes ontem e é absolutamente revelador, pese embora irmos ao dragão mais enfraquecidos. Desde um “o Ruben está fodido e faz muito bem”, dias depois de este ser um lampião dos sete costados que só faz merda no mercado e come as finanças todas do Sporting; ao “vender o melhor jogador do plantel, a dias do clássico”, quanto na segunda volta da época passada era um gajo que andava para lá, a tirar lugar ao Daniel Bragança, e que tinha lugar cativo no onze do Amorim”; a um “que péssima venda, quando qualquer Fábio Vieira (que é um craque, não me fodam!) é vendido por muito mais”. É, havia de ter sido o Slimani, descoberto lá na Argélia por tuta e meia, e que gerou venda de milhões.
Resultado: amanhã o Sporting poderá conquistar o seu 24º, que só o conseguiu porque os outros dois se descuidaram, e por o Ruben ter pegado no clube (todo). A facilidade com que o dogma do jesuísmo no Sporting é abafado é mesmo diretamente proporcional à capacidade de associar a aposta em Ruben Amorim a geração espontânea. É genial.
Quanto ao Ruben Amorim, por mais que goste dele e por mais que ache que é o homem certo para a posição, tem mais é que amochar. Era o que mais faltava o negócio não se fazer por estes números. Um dia destes terminamos em terceiro, não vamos à champions, e sai por 15 milhões. E aí seria o argumento inverso. Ou aquele que melhor servisse.
É isto. Está completo o ramalhete e foi aceite o desafio. Manda vir agora, bebé. Teste.
ESTE TEXTO É DA AUTORIA DE… Diogo Carvalho
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
18 Agosto, 2022 at 19:58
Hehehehe!!!
Hó Cherba, levas com cada embrulho pelo estabelecimento adentro que até dá dó às pedras da calçada.
Mas prontes, aguente-se, no fim de contas uma tasca é uma tasca, aqui ou em qualquer lugar.
Agora tasqueiro, faxabor dá-me aí uma tacinha de verde branco e um croquete acabadinho de fritar que o da montra já está fora de prazo…
Grande abraço, bem hajas!!!
VELHO ULTRA
18 Agosto, 2022 at 20:48
Ainda pensei que esta merda fosse combinada entre o Cherba e o Diogo, só para o pessoal não andar para aqui a falar do Matheus, Almeida ou Crespo.
Mas não.
Pegando num excerto da resposta do Cherba:
“Acontece que, tanto eu como a equipa que se apresentou a votos, acredita 1) que o Sporting é muito mais do que futebol 2) o efeito Amorim mascara uma incompetência de gestão gritante 3) é possível fazer mais e melhor nas mais variadas áreas.”
De uma forma geral, todos concordam com isto. Quer dizer, há quem lamba tomates e estes 3 pontos não existam.
Mas de facto há bastantes coisas bem feitas, umas melhoradas ao longo do tempo, outras aproveitadas (e até apresentadas por outras listas).
O problema passa pela malta cujo ódio ao Varandas é enorme e em vez destes 3 pontos, entra no ataque pessoal. Os mesmos que criticavam os condenáveis ataques pessoais ao Bruno, por merdas que pouco tinham a ver com o Sporting.
União nunca vai haver, oposição deve sempre haver, mas quero acreditar que chegaremos ao dia em que a larga maioria estará com uma direção, revendo-se numa boa política desportiva, financeira e numa excelente comunicação interna e externa.
Se houve coragem para entrar numas eleições perdidas, nas próximas virão os do costume, com papel e influências… e acabarão por sacar os votos.
O que farão? Para já, ninguém sabe. Mas volto a dizer:
Troco a Tasca (será história) para ver o Cherba a fazer parte de um departamento de comunicação do nosso clube,
18 Agosto, 2022 at 21:27
É fácil unir o Sporting.
Basta fazer o melhor pelo clube.
Basta isto que disseste:
“…maioria estará com uma direção, revendo-se numa boa política desportiva, financeira e numa excelente comunicação interna e externa.”
O que não tens neste momento.
O pior não são os resultados.
O pior é este amadorismo e falta de decência que há em relação aos sócios e adeptos.
Quando tivemos o que falaste, outros interesses falaram mais alto e não houve minima tolerância para aspectos extra futebol.
Depois foi o minar por dentro para atingir os fins.
O resto é politiquice rasteira.
Nada tem a ver com um clube de futebol.
Tudo a ver com o post.
Rasteirinho….
18 Agosto, 2022 at 23:12
Se politicas desportivas e financeiras já tiveram oscilações, a comunicação sempre foi uma valente merda neste clube…
18 Agosto, 2022 at 22:28
“O problema passa pela malta cujo ódio ao Varandas é enorme e em vez destes 3 pontos, entra no ataque pessoal.”
As razões foram referidas pelos tasqueiro TenhamOgulho e Rjp999:
“mas não gosto do estilo do varandas, acho que a forma como ele chegou ao poder tem muitas coisas mal esclarecidas” – TenhamOgulho
“Talvez por um processo para muitos pouco claro da ascensão de Varandas.” – Rjp999
18 Agosto, 2022 at 22:30
Complementado com o comentário do Tadeu:
“Digam quem mandou fazer o “ataque terrorista” e todos enterram os machados de guerra.
Enquanto andarem a navegar em cima de lodo… esqueçam!”
18 Agosto, 2022 at 23:59
Quem não gostava do estilo do Bruno, já valia ataque pessoal?
19 Agosto, 2022 at 0:09
?????
19 Agosto, 2022 at 0:15
“Quem não gostava do estilo do Bruno, já valia ataque pessoal?”
Onde é que eu faço referência a isso?
Eu escrevi / defendi isso? Onde?
Onde é que isso está escrito no meu comentário?
«“O problema passa pela malta cujo ódio ao Varandas é enorme e em vez destes 3 pontos, entra no ataque pessoal.”
As razões foram referidas pelos tasqueiro TenhamOgulho e Rjp999:
“mas não gosto do estilo do varandas, acho que a forma como ele chegou ao poder tem muitas coisas mal esclarecidas” – TenhamOgulho
“Talvez por um processo para muitos pouco claro da ascensão de Varandas.” – Rjp999»
19 Agosto, 2022 at 7:23
Tu? Não. Fui mesmo eu.
O que me passava com os ataques pessoais.
Croquetes, imprensa e rivais.
Qd havia tanto para elogiar…
19 Agosto, 2022 at 11:52
Não percebi.
O que é que isso tem a ver com as razões que eu acho para o pessoal não gostar do Varandas (estar “colado” aos que perpetraram o golpe), transcritas nos comentários de outros tasqueiros?
Enfim… Como escreveu o Cherba mais acima… “Segue pela sombra que o sol está quente.”
19 Agosto, 2022 at 0:13
O “ódio” ao Varandas tem a ver com a desconfiança dele te sido parte activa no complot que resultou nos acontecimentos de 2018 (e sim, BdC teve culpas próprias de ter o feitio que tem, mas é um feitio que já se conhecia do antecedente, não “fritou a pipoca” em 2018 – que assentou como uma luva para a narrativa do “caos”).
19 Agosto, 2022 at 0:15
*TenhamOrgulho
18 Agosto, 2022 at 21:19
Depois da resposta do Cherba e sobretudo da resposta do Diogo deu para ver que quem tem agenda é o Diogo; melhor que se a agenda do Cherba fosse tão inclinada. ( opiniões diferentes são ok) a tasca não seria tão importante para nós. Detesto armadilhas. Escrevi acima que achava bem o post ter sido colocado mas agora queria que tudo isto fosse apagado. Viva o Sporting. Um abraço ao Max que não conheço pessoalmente e viva a tasca do Cherba!!!
18 Agosto, 2022 at 21:23
Um abraço de solidariedade leonina para o Cherba!!!
SL
18 Agosto, 2022 at 21:26
Teste idiota.
Ensaios idiotas.
por um idiota…
SL
um Abraço ao Cherba
(Gabo-te a paciência)
18 Agosto, 2022 at 21:31
Fiquei sem saber quem encomendou o teste.
Ou então o autor do post é ainda mais pretensioso do que se pensa e acha-se professor de toda a gente, inclusive do dono do estabelecimento.
Deve ser daqueles que acha mal ter-se retirado os palcos das salas de aula onde a posição de professor tinha de ser a mais elevada.
Manias….
18 Agosto, 2022 at 21:54
Venho reiterar a minha opinião que a Tasca é o melhor blog para os sportinguistas:
a) deixarem a sua opinião, se for essa a sua vontade
b) não fazerem nenhum comentário, nem se darem ao trabalho de cá vir ler, se não gostarem do blog
Não há outro tão bom nesta dualidade! 😉
18 Agosto, 2022 at 22:11
Vai ao Camarote que vais ver…
🙂
18 Agosto, 2022 at 22:19
Desculpem, apesar do assunto ser sério, estou a escrever este comentário com um sorriso nos lábios. Estão cá tudo! Parece que entrei uma máquina do tempo e viajei ao passado. Um valente pó caralho para vocês todos em jeito de cumprimento.
Para mim Tasca era poder falar de Sporting de peito aberto e coração puro. E é a pureza desse coração que está a ser hoje questionada. Não como pessoa mas como Sportinguista. E esse é um limite que foi ultrapassado. O cherba n pode, ao mesmo tempo, ser um grande Sportinguista e ser humano com iniciativas que nos fazem chorar e exaltar fervor Sportinguista e ser um oportunista que quer ver tudo a arder para chegar ao poleiro. Tremendamente injusto este post.
Da minha parte fica a msg: Cherba, o que tu fizeste aqui foi juntar pessoas. Pessoas diferentes, pessoas parecidas, amizades que durarão uma vida e tudo com uma única coisa em comum à priori: Sporting. Tasca não são os posts que aqui se escrevem ou os comentários que se publicam. É ver a bola com o brave e o MPereira. É apanhar a Maria no futsal. É beber uma nas roulotes com o Assentador ou a bela. São os almoços bem regados com o Orgulho. E mais almoços com o brave, Gregor e Jagaimo. São as cuecas ao Moura na Decathlon. É dar um abraço ao brunovl quando vou lá abaixo ou ao Fight quando vou lá acima…Foda-se, é tanta coisa…certamente muito mais do que todas aa palavras que aqui escrevi. E não foram poucas. E é quando já não podemos fazer tudo isto que vemos a importância que a Tasca tem na nossa vida. A vida tem destas merdas.
18 Agosto, 2022 at 22:36
Olha quem ele é, só por este comentário e apenas por ele, já valeu a pena o post.
Inteiramente subscrito!
Abraço Leão
18 Agosto, 2022 at 23:14
Epá, é capaz de ser o comentário do dia. E da noite.
Até pelo teu avatar…
19 Agosto, 2022 at 0:07
A Tasca é tudo o que referiste e muito mais (incluindo os posts, embora entenda que são o menos importante, comparado com o resto).
19 Agosto, 2022 at 0:59
Abraço e saudade Sa
19 Agosto, 2022 at 1:43
É sempre um prazer de te ler e principalmente de estar contigo.
Grande Leão
19 Agosto, 2022 at 2:35
Confirmo que o orgulho gosta de bem regado mas o assentador não fica atrás 🙂
Bons jantares com o chato do brave e também contigo, boas conversas com brunovl que ainda não nos conhecemos pessoalmente mas que estamos em contacto , boas conversas que tenho com o rutura sobre o Sporting e principalmente sobre música estando nesse nível também o Nihilist, um abraço também para o Lionup que é um bom amigo e para o meu companheiro malcom que encontro todos os dias para não falar do Bancada que é um grande amigo como o Castro e outros que conheci ao longo do tempo e claro um abraço para o Cherba que tenho o prazer de conhecer pessoalmente.
Isto tudo não seria possível sem a Tasca, todos diferentes mas com um só sentido que é o Sporting na mente.
Um dia destes Ireland um dia destes.
Como me podia esquecer do grande João Gaspar .
A Tasca continua a ser o bloq mais democrático da blogosfera Leonina, podemos não simpatizar com determinados comentários ou com certos Tasqueiros o que é normal mas dá coisas muito boas para quem esteja de mente aberta e as queira abraçar.
19 Agosto, 2022 at 2:58
Fdx Iron Horse, um grande grande abraço, grande companheiro
19 Agosto, 2022 at 7:25
Chato é o Malcolm, não me fodas.
Aqueles snacks manhosos no núcleo das Aves só para não gastar dinheiro.
19 Agosto, 2022 at 10:22
tens razão, não te fica atrás 🙂
19 Agosto, 2022 at 16:49
“Aqueles snacks manhosos no núcleo das Aves só para não gastar dinheiro.”
😀
19 Agosto, 2022 at 0:49
No blogue manda o Cherba
No Sporting mandam os sócios
19 Agosto, 2022 at 7:27
Vá… o Mendes manda um bocadinho, com esta direção.
Só assim um bocadinho…
19 Agosto, 2022 at 7:44
É o dinheiro, mon ami, é o dinheiro.Nenhum banco neste momento financia clubes em Portugal.
19 Agosto, 2022 at 7:50
O Mendes é um facilitador… um fdp dum facilitador! Qto mais dependentes, mais na merda estamos…
19 Agosto, 2022 at 14:17
Não queria deixar passar este post sem deixar a minha solidariedade para com o Cherba.
Todos devemos estar sujeitos à crítica (mas construtiva) e o Cherba não será certamente excepção. Mas bolas quando se está perante alguém que ao longo de vários anos mostra uma coerência, consistência e honestidade intelectual incriveis (que é o caso do Cherba no modo como vive o seu Sportinguismo através deste blogue) convém usar esse dever da crítica com algum cuidado, diria até carinho.
Não perceber isto roça a falta de carácter.
Obrigado Cherba e nunca desistas!
Espero tb que não te acanhes a saltar do muro para um dos lados, sempre que achares que faz sentido: mais vale pecar pela acção do que pela omissão.
Forte abraço!
19 Agosto, 2022 at 15:40
Vem um gajo espreitar se há novidades boas e cum crlho… Tanta frase escrita e a quantidade de filha da putice por caracter é de rebentar a escala. Do que leio dos últimos tempos o Diogo é a versão contrária do LionUp, chega aqui reclama com a malta porque a malta reclama e tem 0 comentário construtivo ou sustentado. Este comentário é um espelho disso mesmo, expõe os problemas, que existem, mas soluções bola, e prova ter uma incapacidade gritante de se colocar no lugar do Cherba e perceber onde quer chegar, ou o que quer do blog, e tentar ajudar.
Às vezes ter a garganta ligada ao intestino deve ser difícil. Essa tirada dos 6% então é de se tirar o chapéu. Olha-se para o número, manda-se a piadola porque parece pouco mas depois esquece-se que 6%>0%. Esquece-se que deve dar um trabalho do crlho encontrar pessoas que idealizam um Sporting igual ao nosso, que têm qualidades e qualificações, e mais do que isso que têm a coragem de dar o passo em frente, sair do anonimato, e do sofá de onde todos nós gostamos de estar, e ter disposição e estômago para depois ler destas merdas, apenas porque se quer mais e melhor para o clube.
Pessoalmente gosto de ver pessoas a comentar, quantos mais nicks melhor, mas tal como tem sido um prazer não ler o LionUp, acho que será um prazer deixar de te ler também.
Saúde, e olha não te ofendas tanto com a liberdade das pessoas ok?
FixTix (o verdadeiro), o clone se vier comentar que vá para o crlho também.