A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal disputa hoje, em Leiria, frente ao SL Benfica, a final da Supertaça.
Na antevisão, a treinadora, Mariana Cabral, apontou o coletivo como principal arma das Leoas, espelhando, no fundo, aquilo que é a matriz do plantel. “Contamos com as mesmas armas, somos uma grande equipa. Temos jogadoras de muita qualidade, trabalham muito, e por vezes com grandes adversidades fazem muito. Penso que o grupo é muito unido e isso, aliando à qualidade que têm, mostra que são um coletivo que evoluiu e aumenta a sua própria validade precisamente porque cada uma delas dá muito ao grupo. Por isso, penso que temos todas as armas para conquistar a Supertaça“.
Esta tem sido, afinal, a filosofia de trabalho de Mariana Cabral e da sua equipa técnica: fazer mais com menos, sendo claro que todo o foco de quem, a nível diretivo, gere o futebol feminino, passa pela conquista de troféus a nível interno, colocando no campo do imaginário a vontade de trabalhar no sentido de alcançar uma hegemonia interna e ir trabalhando o plantel para ir dando passos cada vez mais seguros na Europa.
Neste defeso, saíram sete jogadoras. Entre elas, Andreia Jacinto, que tem tudo para ser a próxima referência maior do futebol feminino português, rumou à Real Sociedad, sendo que também Fátima Pinto, Joana Marchão e a redes, Doris Bacic, disseram adeus. Todas elas titulares, todas elas jogadoras bem acima da média.
Como reforços, dois nomes de peso: Cláudia Neto, uma das mais experientes e conceituadas jogadoras portuguesas, que regressa a Portugal depois de várias épocas lá por fora, passando por clubes como Wolfsburgo ou Fiorentina; e Ana Capeta, a avançado que deixou saudades e que regressa para voltar a vestir uma camisola que é a sua segunda pele.
Resumindo e baralhando, e já depois de uma vitória por 3-0, sobre o Famalicão, que deu acesso à final de hoje, partimos para esta época com algumas interrogações e outras tantas esperanças:
– será Hannah Seabert consistente na baliza?
– irá Alícia fazer esquecer Joana Marchão?
– juntar Cláudia Neto a Brenda Perez no miolo, tem tudo para fazer as delícias de quem gosta de ver a bola bem jogada
– um tridente atacante composto por Diana, Chandra e Capeta, é sinónimo de golos, velocidade, imprevisibilidade e intensidade. Será que jogarão juntas?
Em tudo o resto, pouco mudou. Até começámos a época com uma campanha de lançamento dos novos equipamentos onde as protagonistas foram as Leoas, mas cedo se percebeu que essa aposta comunicacional não havia passado de algo momentâneo, seja porque na Loja Verde as camisolas da equipa feminina não estão à venda, seja porque não houve o mínimo acompanhamento do estágio que a equipa fez no Algarve, obrigando mesmo os adeptos interessados a ter que recolher aos sites e páginas do Bétis e do Sevilha para acompanhar o desenrolar dos jogos e os resultados.
A abertura das portas de Alvalade a esta equipa parece também continuar completamente colocada de lado, nada que admire num País onde se ignora todo o crescimento que o futebol feminino tem na Europa e no mundo (ainda há um mês, a final do Europeu feminino de futebol, entre a Inglaterra e a Alemanha, contou com 87.192 espectadores nas bancadas do Estádio de Wembley, Londres, um recorde de assistência em Europeus femininos e masculinos), e onde se continua a achar que uma final da Supertaça entre Sporting e Benfica, merece ser atirada para uma sexta feira à noite, repetindo a desvalorização do espetáculo feita aquando da final da Taça de Portugal, com os bilhetes a serem vendidos a 1€ (se quem promove não acredita…)
Face a tudo isto, resta à nossa equipa avançar para mais uma época de superação, se possível repetindo as conquistas da anterior (Supertaça e Taça de Portugal), e alcançando o tão desejado título.
Boa sorte, Leoas!
26 Agosto, 2022 at 19:54
Podem ganhar a Supertaça?
Podem.
Podem ganhar qualquer jogo em Portugal?
Podem.
Podem ganhar o campeonato?
Duvido muito e nem acredito nisso!
O 11 perdeu qualidade, apesar da mais valia e do que faz jogar a Cláudia Neto – pelo menos enquanto tiver pernas.
O plantel é nitidamente mais fraco e desequilibrado que o da época passada, apresentando segundas linhas bem longe da qualidade das melhores primeiras opções.
“Metade” do plantel não acredito que dê jogadoras de nível de equipa que quer disputar o titulo de campeão de Portugal.
A “aposta na formação”, como está a ser feita, não é mais do que encher o plantel de moças jovens que custam pouco porque não há interesse nenhum em investir no FF a sério. Aliás, é ver a diferença de exigência que há no FM e depois no FF. No FM um Quaresma não chega, um Joelson não chega, um TT não chega, mas no FF entram todas até perfazer o número necessário ao plantel definido. Aposta-se até numa GR de 1,60m que nem chega à barra… É a exigência que há no FF.
E, volto a dizer, nada contra as jogadoras que são SEMPRE o seu melhor e mais não fazem que seguir o seu sonho.
Quanto ao resto, a época passada a equipa apresentou uma intensidade de jogo fraca (no geral) e não vejo que vá melhorar esta época porque tudo, pelo que me parece, se vai manter na mesma base.
O discurso da Mariana Cabral é o mesmo da época passada e ela parece não achar que o plantel é mais fraco. Mas os discursos não ganham ou perdem jogos – nem os dela, nem os meus, nem os de ninguém! Mas só come com a testa quem quer!
Expectativas para o FF esta época: zero.
O titulo não deve fugir ao Benfic@ – mais uma vez – que cada vez mais dominará a modalidade em Portugal porque parece o único clube a interessar-se realmente pelo FF.
Agora, hoje espero que se batam bem, uma partida relativamente equilibrada – o Benfic@ não está a jogar grande coisa e tem resolvido os jogos mais à conta da qualidade das jogadoras do que com a qualidade do seu futebol – e que no fim se traga a Supertaça para o nosso museu – nem que seja para virem aqui uns quantos arrasar a minha opinião! 🙂
26 Agosto, 2022 at 20:20
Não façam faltas à entrada da área que dêem bolas paradas e não tentem sair a jogar para não perder a bola na pressão alta e o jogo fica equilibrado.
26 Agosto, 2022 at 20:33
Obrigado Miguel pelo insight!! Abraço
26 Agosto, 2022 at 20:06
Vamos Leoas!
SPOOOOOOOOOOOOOORTIIIIIIIIIIIING!!!!!!
26 Agosto, 2022 at 20:26
O banco do Sporting é deprimente, com excepção da Melisa. 🙁
26 Agosto, 2022 at 20:29
Se ganharmos até o Diogo vai regressar para massacrar-te o juízo…
26 Agosto, 2022 at 20:30
🙂
26 Agosto, 2022 at 23:27
Que equipa tão fraquinho.
Sai uma das 5/6 que realmente contam para o totobola e….é deprimente.
Querem andar nisto só porque dá pontuação de clube formador 5 estrelas ou para sacar as Norton’s que andam por aí e formar uma equipa como as lampiãs para limpar tudo a nível interno e aprender na Europa?
Miguel, chega-te a frente e pega nesta secção! Please…..
26 Agosto, 2022 at 20:32
Uma freira a apitar esta missa!
26 Agosto, 2022 at 20:49
Falta de velocidade e de capacidade física das nossas jogadoras é evidente…
26 Agosto, 2022 at 21:07
A Chandra está no banco?
26 Agosto, 2022 at 21:09
A Fontemanha tornou-se uma jogadora banalíssima… 🙁
26 Agosto, 2022 at 21:09
Em 3 passes a Cláudia Neto falhou 4 no espaço de 1 minuto.
Ou é impressão minha ou está a acusar o maior andamento das encarnadas.
26 Agosto, 2022 at 21:11
O que corre a Capeta… 🙂
26 Agosto, 2022 at 21:11
Não está fácil…
26 Agosto, 2022 at 21:29
Mas esperavas que estivesse?
26 Agosto, 2022 at 21:14
Por vontade dos comentadores
Já estávamos a levar 3 ou 4
26 Agosto, 2022 at 21:15
Outro passe falhado da Claudia Neto. Sobre pressão não consegue definir um passe…
26 Agosto, 2022 at 21:17
Se a arbitra cumprisse as regras a Lacasse tinha acabado de ir para a rua. Pelas regras aquela bola que ela meteu na baliza depois de seguir com o jogo parado era amarelo.
26 Agosto, 2022 at 21:19
Aliás logo desde o início da partida as jogadoras lampiãs deram porrada que se fartaram
26 Agosto, 2022 at 21:30
Verdade!
Mas as nossas também vão ao chão com um sopro!
26 Agosto, 2022 at 21:20
Só comecei a ver agora. Que grande pau na Ana Borges que vergonha que nem a repetição passaram direito
26 Agosto, 2022 at 21:28
Enfim… Não sou muito adepto do nosso tipo de jogo mas também não vejo que se possa jogar diferente com um plantel destes. Falta-nos muita capacidade física e alguma velocidade, o que se traduz numa equipa pouco intensa.
Não percebo como uma equipa profissional faz um plantel com tanta jogadora lenta, baixa e sem capacidade física! Não arranjavam 2 ou 3 para dar alguma consistência?
Fontemanha é muito soft e fraca. Pouca velocidade, pouco físico, a mostrar porque foi épocas a fio suplente.
Joana Martins não tem estaleca para jogos com equipas físicas e com alguma velocidade. É esforçada, tens bons pés, mas falta-lhe depois corpo e velocidade para que possa fazer a diferença.
Benfic@ mais físico e mais rápido sobre e com a bola está por cima no jogo. Vale que futebol colectivo têm muito menos do que nós.
Um meio campo muito fraco fisicamente, com Brenda, Fontemanha e Joaninha com muita dificuldade no confronto com as benfiquistas.
Capeta uma moura de trabalho, corre para o ataque, corre para a defesa, pressiona, enfim, uma carraça atrás das benfiquistas.
O resultado parece-me justo mas há mais Benfic@!
26 Agosto, 2022 at 21:48
Que pobreza de futebol… 🙁
26 Agosto, 2022 at 21:48
Vou ter que tirar o som a isto…
É que já estou farto de ouvir…
“E vai ser golo do benfica…”
Chiça…
26 Agosto, 2022 at 21:49
E é o homem Sportinguista, a ver se não fosse. Bolas na entrada na área com uma floresta de pernas à frente são quase golo.
26 Agosto, 2022 at 21:51
Esta merda é penalti claro!
26 Agosto, 2022 at 21:53
Penalti!
26 Agosto, 2022 at 21:54
1-0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
26 Agosto, 2022 at 21:53
Inteligente a Capeta em projetar-se a frente da central…
26 Agosto, 2022 at 21:54
Goooooolllllllloooooo
26 Agosto, 2022 at 21:55
Bem cobrada a grande penalidade. Agora é aguentar meia hora…
26 Agosto, 2022 at 21:57
Uma falta transformada em canto contra nós…
26 Agosto, 2022 at 21:57
Falta nitida mas deixa andar que dá canto para as rabolhas…
26 Agosto, 2022 at 22:00
Quase o 2º…
26 Agosto, 2022 at 22:01
Nada. Siga…
26 Agosto, 2022 at 22:05
Se esta Kika marca um golo os comentadores têm um orgasmo
26 Agosto, 2022 at 22:07
Dito e feito…
26 Agosto, 2022 at 22:06
Que tansas…
1-1
26 Agosto, 2022 at 22:06
Somos uma equipa de amadoras…
26 Agosto, 2022 at 22:11
Joana Martins é um assombro de qualidade. Mas o que tem de talento falta-lhe em “cabedal”.
Depois a nível de intensidade estamos alguns furos abaixo. Não conseguimos fazer a mesma pressão sobre a bola.
26 Agosto, 2022 at 22:26
São Batráquias logo são Tansas !!
26 Agosto, 2022 at 22:06
Estes comentadeiros nem disfarçam! Que nojo!
26 Agosto, 2022 at 22:10
Até parece que estou a ver o jogo no canal das galinhas
26 Agosto, 2022 at 22:10
Estamos a ver o Benfic@ jogar…