Já agora uma menção super honrosa para o atleta e tricampeão mundial Diogo Ribeiro que elevou a natação portuguesa a patamares nunca vistos !
Que prestação monstruosa !
Absolutamente brilhante! Que ano extraordinário e que evolução desde Abril quando bateu o primeiro recorde de Portugal.
Quatro meses depois, já tirou 8 décimas ao anterior record, já conquistou três ouros no mundial junior, um record mundial do seu escalão, e, atenção, uma medalha de bronze nos europeus séniores. Tudo com 17 anos.
Daqui a dois anos pode fazer coisas bonitas em Paris, e a continuar assim, será um forte candidato às medalhas nos jogos de 2028 em LA.
Estamos todos a tentar ignorar que o problema Inácio era muito mais pequeno que os 2 que estão em pior forma de todos…Adan e Coates. Para além do meio campo, claro, que anda bastante às aranhas. Aliás, estão ligados. O jogo é menos filtrado, o ultimo “reduto” comete mais erros, o GR mais exposto comete mais erros, o GR com mais erros dá menos segurança, a defesa mais intranquilizada…
A unica coisa positiva do jogo de sexta são os 3 pontos e a vitória que pode ser que tranquilize a equipa. Mas amanhã já levamos com o Eintracht…não estou nada confiante…se damos metade das oportunidades que demos de borla ao Estoril, estamos fodidos…
Os erros individuais são consequência do processo colectivo.
Este Sporting fica menos na expectativa, em comparação com os primeiros tempos do Amorim, o que expõe mais a defesa.
Sem jogar nada, porque o Sporting não o permitiu, o Estoril tem duas oportunidades raras para marcar ainda na primeira parte, uma delas sem o Adán na baliza.
Oportunidades de parte a parte são normais, mas a defesa do Sporting tremeu sempre que foi pressionada, mesmo com a equipa claramente por cima do jogo.
St. Juste, vamos ver. Para já, confirma-se que é rápido, alto, agressivo a atacar o espaço. Falta ver com a bola no pé contra equipas mais fortes, porque, na estreia, pareceu-me vagamente trapalhão.
É normal mas as oportunidades do Estoril são flagrantes. Não é aquele remate em que está em aperto e por isso vai ligeiramente ao lado ou um remate de fora da área, ou de bola parada. Não. São jogadas corridas em que a nossa responsabilidade no perigo criado é quase total….
Tens essas 2 na primeira parte e tens pelo menos 3 em que é claramente porque os avançados do Estoril fizeram cócó. Há 1 que ele falha na bola na cara do Adan com a defesa toda comida (uma bola do Geraldes que vai por cima da defesa), há uma pela esquerda que o gajo não arranca porque não percebe que está sozinho e volta para trás…há uma bola do Coates que mete nos pés acho que do Rosier e ficam 5 para 2 mas ele faz merda e embrulha-se todo…foram muitas as ocasiões em que a equipa meteu água…
Concordo contigo, não vejo sair dali nada de jeito. Amorim não lhes deu folga esta semana e isso é um mau sinal, quer dizer. Que viu muita coisa mal e que necessita de ser emendada e trabalhada, talvez o processo destas duas últimas aquisições acelerarem a entrada na equipe. Isto está mau. No entanto continuo com a minha velha máxima :
Direção que não faça do Sporting campeão durante um mandato de 4 anos vai de cona
Muito pessimismo aqui.
Sim, que voltamos a oferecer golos ao adversário, mas falhamos igualmente mais uns 3 ou 4 lances claros de golo.
É certo que comparado com o ano passado, oferecemos mais oportunidades ao adversário, mas também criamos muitas mais.
Por fim, obviamente que neste momento, um meio campo com Ugarte e Morita não dá ainda as garantias que dava o do ano passado.
Mas ainda ficando atrás de muitos aspectos do jogo, acho que para já ajudam muito mais na posse de bola, dominando melhor esse aspecto do jogo que os seus antecessores.
Mas sim, pede-se uma outra estabilidade defensiva. Deve ser esse o aspecto que mais preocupa Amorim neste momento.
Não sinto a equipa sólida. E sinto a equipa mais perdida do que nunca. Lá está…nos 2 ultimos jogos, a melhor parte foi de longe a primeira parte com o Chaves. Daí para cá foi tudo muito atabalhoado, tudo muito tremido. A conceder demasiadas ocasiões demasiado flagrantes a equipas fracas. Acho que estamos a precisar tipo de um conjunto grande de resultados para se solidificar e para acalmar mas também não vejo facilmente conseguirmos com jogos de champions pelo meio.
E lá está…os que acho que têm cometido mais erros são os supostos esteios da equipa…o Coates e o Adan. O meio campo acho que se trabalha mas um meio campo meio tremido e meio perdido e a forma dos 2 esteios da defesa…complicam a coisa…
Vamos ver. Por exemplo ganhando em Frankfurt acho que dava um enorme “bust” de confiança. Depois Portimonense não é nenhum bicho papão…mas lá está. Depois levamos com o Tottenham…passar estes 3 jogos bem (por exemplo com 1 empate na champions e 2 vitórias) poderia meter a equipa nos carris. Estou é a ver isso como muito dificil com os erros que cometemos…
O maior problema são os erros recorrentes, os defensivos e os ofensivos. Continuamos a finalizar pouco para o que se cria, até menos que o ano passado que era um ponto que já precisava de ter sido mudado. Defensivamente não sei o que se passa. Não sei se é mais um inicio de época em que o Coates tem de atinar, se perdeu mesmo qualidade. Há também aquele lado esquerdo que parecem duas baratas tontas principalmente na saída, e um meio campo com dois jogadores que parecem querer fazer exatamente o contrário um do outro. Depois há o Adan, não sei se é da idade se ainda está lesionado, mas tem sido um gajo demasiado lento a sair dos postes e é aí que tem causado mais danos.
O Estoril se tivesse melhores jogadores nos primeiros 15min da segunda parte tinha empatado o jogo
Não acho que seja da idade, acho que é da intranquilidade.
A equipa está intranquila desde a pré-epoca…e nunca mais atinou. Não sei se é do meio campo, se é de andar a querer pressionar demasiado alto e depois a defesa sente-se demasiado exposta…não sei. Creio que o principal trabalho do Amorim agora é esse. Fazer regressar a solidez ao jogo do Sporting. Com tempo e jogos a zero, pode ser que a equipa volte a ganhar confiança e consistência…e depois logo se vê.
Neste jogo com o Estoril a equipa já jogou mais baixo e os erros estiveram lá. Isto é confiança. É hesitação na tomada de decisão, é lentidão, é falta de confiança a executar…
Não é por acaso que o Amorim anda a recorrer ao Neto. É o gajo experiente e certinho que não faz grandes merdas mas que dá estabilidade. É aquilo…sem grandes merdas mas sem grandes falhas. É tipo o “porto seguro” do Amorim.
Não sei o que se passa com o Adan. Ele era um gajo ultra focado, raramente errava. Agora tem sido todos os jogos, mas lá está não sei se foi a idade, se não se consegue concentrar ou se simplesmente está a jogar lesionado tal como o Pote esteve (e é ver a diferença dele no ano passado para este inicio de época).
Não sei se o problema é só confiança ou concentração. Há ali coisas no meio campo que não me parecem funcionar, há coisas na frente que não me parecem estar a funcionar, e atrás ou é falta de forma, ou não sei, porque o Mateus Reis é bom se queremos subir, mas é burro atrás, aliado ao NS que defensivamente está a deixar a desejar a coisa também não parece estar bem.
Eu percebo…mas é verdade que quando perdes o meio campo, e tens os esteios da defesa fora de forma ( Eu acho que o Coates não está assim tão mal, o Inacio sim que desmasiado errático, assim como o Adan) fica mais dificil estabilizar a coisa.
O Sporting que me habituei a seguir durante décadas, nestes momentos de desestabilização vinha logo para abaixo, entrando em crise rapidamente….
Talvez seja isso que nos faça estar tão cépticos, não sei.
É sem dúvida um grande teste para Ruben Amorim
Neste jogo com o Estoril o Coates fez muita merda…
O Inácio não estava em campo e foi muita “água”. Passes fáceis na construção falhados, falhas de posicionamento, dobras que não saíram por ele estar sem saber onde fechar…
Lá está. Se o Sporting consegue meter agora nestes 3 jogos exibições consistentes e pontos (2 vitórias e 1 empate na champions), é possivel que comesse logo a melhorar. Por isso em Frankfurt espero um Sporting inteligente, concentrado e sem grandes “aventuras”. O Frankfurt não é nada de especial mas é muito forte na transição ofensiva. Se dermos espaço para isso….boa noite…se não dermos, o jogo fica em aberto e podemos sair de lá com pontos…numa jogada de génio do P. Gonçalves ou assim…
E se saímos de lá com vitória, acredito que equipa já entra com outra tranquilidade com o Portimonense….
Ter Palhinha e Matheus Nunes, ou Ugarte, é uma coisa. São jogadores físicos, intensos, rápidos, competitivos, até altos. Complementa-se bem. E um Palhinha funciona também como um pilar ali no meio, enquanto o Matheus era um carregador da bola como há poucos em Portugal.
Hoje tens o Ugarte e o Morita.
É completamente diferente.
Perdes físico, perdes intensidade, perdes rapidez, perdes competitividade, perdes altura. Perdes um pouco o pilar porque o Palhinha era melhor que o Ugarte nisso. Perdes transporte de bola porque o Matheus era melhor que o Morita nisso.
É tudo muito diferente.
E a equipa passa a sofrer muito mais, especialmente a defender.
É, para mim, aqui que está a grande diferença.
Um meio campo a 2 funcionava bem internamente com Palhinha e Matheus – lá fora já piava doutra maneira! Com Ugarte e Morita já não funciona tão bem – e imagino como será na CL.
Tendo as caracteristicas dos jogadores mudado, e bastante, não seria do Amorim também mudar o sistema?
O Nunes nem é o caso porque em Braga o Nunes jogou. E os lances que deram os golos do Chaves ou que foram perigosos no Estoril não vejo o Nunes a fazer mesmo diferença.
Mas a verdade é que tivemos uma pré-epoca inteira para trabalhar a equipa para não ter Palhinha…era tempo da equipa já estar ajustada a isso. Ainda por cima uma equipa que joga com 3 centrais.
Não sei…a equipa é um conjunto e parece não estar a filtrar o jogo que chega aos centrais…
O Ugarte pode fazer de “uma espécie” de “Palhinha” mas não é igual, especialmente com o Morita ao lado. Com o Matheus ainda a coisa escapava bem. Com o Morita é bem diferente.
Eu acho o Ugarte muito mais jogador que o Palhinha.
Dito isto, o Palhinha foi dos jogadores que mais gostei de ver a triunfar no Sporting.
Por tudo aquilo que representa.
O Palhinha era importante em jogos grandes onde passamos muito tempo a ver jogar. Ter alguem especialista no desarme, ajudava e muito a equipa.
Mas temos que ter em considereção, tal como o Ugarte já começa a sentir, que o Sporting é penalizado muito por esse futebol de recuperação de bola. E o Palhinha já estava marcado em Portugal pelas arbitragens.
Assim, a sua sua grande capacidade em Portugal já estava “neutralizada” por essas entidades superiores do futubol, o que trazia muita frustação ao próprio jogador. Saiu na hora certa para mim!
Mas o mesmo não se aplica, lá está ao Matheus Nunes. Não é assim que o Amorim trabalha. E se ainda lá estivesse o Bragança poderia perceber. Não estando, acho que é uma grande injustiça para o Morita ter que ser lançado desta forma
São jogadores completamente diferentes para dizeres isso. O Ugarte sempre foi mais Mateus do que Palhinha, com as suas devidas diferenças. A importância do Palhinha estava no facto de ser o único que pensa exclusivamente no que a equipa precisa defensivamente, o Ugarte não tem isso, nem a capacidade de choque (apesar de não perder muitas bolas), nem a leitura, jogo aéreo, nem a capacidade de recuperar a bola do Palhinha. O Palhinha era o gajo que garantia a consistência defensiva da equipa, a sua melhor época foi também a melhor época do Coates, e a melhor época do Sporting.
Foi uma saída que não foi colmatada, agora ou se muda a maneira de jogar ou se arranja alguém que faça o mesmo. E se a primeira parece ser muito díficil a esta altura, a segunda é impossível, porque nem o Morita (que é 8) nem o Sotiris (que é mais Mateus) conseguem apagar a ausência do Palhinha.
100% isso. Hoje, esse é o grande problema. Por isso disse que em vez do grego deveriam ter ido buscar um 6. Se dentro de portas já é assim… Imagine-se a partir se 4a feira. Vai ser um autêntico passador.
Tenho muitas duvidas que o Sporting consiga jogar com 3 a meio campo com os jogadores que tem a meio campo e na frente…
Não temos avançados para jogarem 2 na frente. Uma frente de ataque Edwards e Trincão não faz golos nem por nada nem sequer dá nenhum trabalho à defesa. Se com 3 na frente já somos curtos, quanto mais com 2. Tínhamos de ter 2 avançados centro (com 2 na frente não podem andar abertos 90% do tempo, têm de jogar mesmo no meio), e mesmo depois no meio campo…acho que falta um médio com mais chegada para apoiar o P. Gonçalves. Um meio campo com Ugarte, P. Gonçalves e Bragança eventualmente. Não pode ser o Morita…
E muito menos passar para uma defesa a 4. Se está complicado no sistema que eles se sentem mais confortáveis, imagino do que se sentem menos confortáveis e sem estar trabalhado a fundo…na champions….
A meu ver, a grande diferença está no fator físico, que perdemos neste mercado.
– Palhinha e Matheus corriam, ocupavam espaço e até importunavam só por estar perto. E eram jogadores que sem bola acrescentavam mais, o Palhinha porque é a sua essência, e o Matheus porque tem aquela passada larga.
– Ugarte corre muito, mas tem que desenvolver melhor posicionamento, a correr o que ele corre, se corresse e se posicionasse bem, era uma médio de topo.
– o Morita é um jogador de raio de ação mais curto, não cobre grandes distâncias, mas acrescenta ao circular bem a bola e posicionamento correto.
– acho que perdemos muito no meio campo na capacidade de disputa das 2as bolas, contra o porto foi ridículo. É que com 3 centrais, a probabilidade de ganhar a 1a bola é altíssima. Mas depois a 2a bola era sempre comida pelo adversário, apanhando a defesa de frente e desprotegida. Acho que é aqui que está uma das fraquezas deste ano.
– outra debilidade passa pela perda de estatura, e ainda o facto de o Paulinho estar fora. Parecendo que não o Paulinho, Matheus e Palhinha, nas bolas paradas ajudavam muito, ofensivamente e defensivamente. Quem entrou, acrescenta zero nesse aspecto.
– solução: procurando soluções dentro do plantel, só vejo uma alternativa. Jogos de Champions e contra equipas mais fortes fisicamente, e mesmo naqueles jogos de inverno, não vai chegar os 3 avançados móveis. Vai ter que meter o Paulinho e o Sotiris na equipa, porque são as soluções que vão dar à equipa a estabilidade necessária nestas debilidades. E estou me nas tintas para o Sotiris ter chegado só agora, porque 1 jogador em 11, não importa muito, é trabalhar e com os jogos vai melhorar.
Antigamente havia os tais jogos de Inverno agora é muito raro. Lembro-me Nacional há 2 épocas e o ano passado no Jamor. Os relvados de hoje em dia não têm nada a ver como era antes. Nem o clima, antes em Outubro já tinhas chuva forte agora se tiveres antes de Janeiro já é muito
“Cada ano me preocupa mais a forma como os clubes portugueses, os que têm maiores responsabilidades no ranking europeu, terão condições para competir em 2030. Muito se fala das vendas de jogadores. Se analisarem os relatórios e contas dos três grandes, se não fossem as receitas extraordinárias de vendas, jamais teriam orçamento para competir na Champions”
“Os orçamentos são limitados por condições económicas, num país marginal da Europa, com pouco poder de compra e um regime fiscal altíssimo. No dia em que os grandes não venderem, não haverá capacidade orçamental. Tem sido feito um trabalho extraordinário em potenciar jogadores, formados ou comprados, para serem vendidos por valores elevados”
“As três maiores vendas do Sporting foram nos últimos dois anos. Sete das 10 maiores foram nos últimos quatro. Quando entrámos essa era uma das diferenças para os rivais. Hoje o Sporting é um clube mais estruturado, preparado, sustentável e competitivo.”
Ele está a investir para ganhar a champions?! Isso explica muita coisa…
Porque se ele quer investir para ganhar o campeonato Português, estão todos nas mesmas condições e o facto de as contas estarem todas assentes nas vendas do amigo Mendes é dele, não é de mais ninguém…
É ter o erro escarrapachado na merda do nariz e ele ainda se vir gabar dele….
Eu sou #varandasout que fique bem claro!
Mas há um ponto que não concordo! Se temos um orçamento de 65 milhões? E por exemplo o slb um orçamento de 100 milhões? as condições não são assim muito iguais…
Tem que se fazer mais com menos mas chega uma altura que por muito que faças a discrepância orçamental é inultrapassável
Ou eles estão a insuflar o orçamento, e a breve prazo temos vantagem competitiva sobre eles porque passamos a viver com o que temos, o que significa menor dependência de vendas e muito maior aproveitamento do dinheiro gerado por elas (porque elas continuam a existir…não é por gastarmos mais dinheiro que vendemos mais)…
Ou eles não estão a insuflar e eles pura e simplesmente têm mais dinheiro que nós e nós temos de viver com isso. Fazer o nosso melhor com o que temos disponível. Nem sequer percebo muito bem essa correlação entre gastar mais e ganhar. Não estamos a falar de diferenças de 100M. Estamos a falar de vá…10…20M. É um Vinagre. Ou um Paulinho….para não falar de outros…
Gastar mais do que se tem não é uma inevitabilidade. É uma escolha. O Varandas escolheu este caminho…agora está a queixar-se do quê?
Se os lampiões querem viver de um orçamento completamente desiquilibrado e completamente dependente…é com eles. Nós fazermos o mesmo, é uma escolha nossa…
Eu até acho que se fizéssemos uma correlação, normalmente quanto menos gastamos no mercado mais competitivos somos. Quanto mais dinheiro gastamos mais merda fazemos…
Tiago era perfeitamente possível um orçamento com 20M para depreciações e 5M para juros e teríamos uma vantagem para com os rivais superior a 30M que nestas rubrica tem valores na ordem dos 60M.
Entrando na bolha do mendes e associados passamos estes valores para 45M, ainda assim menos que os rivais (entramos mais tarde e estamos a fazer o caminho) mas a tendência é aumentar até dar o estouro pois já todos percebemos que futuramente será difícil dividir por três quando só houver duas fatias do bolo (UCL)
Era duro? Era. Com certeza. Viver com menos dinheiro, viver da academia, ter de comprar por 5 em vez de compara por 10 metade do passe…é duro!
Pegar no dinheiro e cobrir passivo para não ter juros tão altos nem depender tanto…é complicado. Dá trabalho pa crl.
É preciso ser cirúrgico em tudo o que se faz, especialmente nos primeiros 3 ou 4 anos, ter um plano muito bem traçado, ter algumas costas quentes, etc.
Passando esse periodo … tinhamos uma vantagem competitiva brutal. Mesmo desportiva. Poder manter um jogador num ano crucial e vendê-lo por menos 10M no ano seguinte é um luxo desportivo a que um clube poderia dar-se. E bastava garantir a champions para render. As decisões poderiam ser muito mais desportivas.
Mas… lá está…é muito mais fácil querer o Ugarte (e estou a ir a um bom jogador de proposito) e pagar por 50% o valor do passe inteiro do que andar a esgravatar por um gajo que ande por aí ou ter de fazer uma equipa com um Essugo.
Temos um Paulinho eles têm um Yaremchuk um Weigl. Vinagre é um jogador do carrossel, custa 10 é vendido por 10, claro que as comissões são pagas ao mesmo!
Claro que o dinheiro não ganha mas ajuda
O teu orçamento em relação ao Braga é 3 ou 4 vezes superior. Não lhes ganhaste.
Em relação o Chaves, é mais de 10 vezes superior, e perdeste o jogo.
Quando pagas 23M€ por 70% dum Paulinho, quando pagas 10M€ por meio Vinagre, estás a deitar fora mais de 20M€ de caras, a que depois juntas comissões inflaccionadas e ordenas inflaccionados. Só nestes 2 jogadores deitas fora esses mais de 20M€ na compra dos passes, uns 2 ou 3 M€ em comissões inflaccionadas e depois uns 2M€ por ano em ordenados inflaccionados. Estamos a falar de, à cabeça, no 1º ano, torrares próximo de 30M€ em 2 jogadores que te dão muito pouco – o Vinagre nem te dá nada neste momento…
Um jogo ou outro podes ganhar a orçamentos n vezes superior mas num campeonato de 30 e tal jogos o mais habitual são os orçamentos superiores ficarem mais perto de ganhar, claro que há excepções mas são isso mesmo, excepções!
Se ganhares os jogos a todos que tem orçamentos inferiores, certamente faremos mais do que 85 pontos.
A questão aqui é a sustentabilidade ou falta dela num curto médio prazo. Será que o risco compensa?
Se tivéssemos só a falar da SAD era uma coisa, quando sabemos que o clube e todas as suas modalidades estão completamente dependentes do apoio financeiro da SAD a coisa muda de figura. Repara os rivais não tem este problema, pelo menos na amplitude que existe no Sporting.
Todos sabemos que o porto está com problemas de fair play da uefa, que só não são mais graves porque devido à pandemia a UEFA aliviou as regras e por outro nos ultimos anos arrancaram mais de 120M nas campanhas europeias, imagina como estariam se tivessem falhado na europa …
O benfica com mais ou menos mendilhões (há sempre alguma coisa que realmente entra nas contas) tinha as contas mais equilibradas dos 3 grandes, falharam um play off e aí jesus, imagina agora que tinham falhados os últimos 2, eram menos 100M nas contas e estariam a fazer contas do fair play.
O Sporting precisa para equilibrar as contas no mínimo de mais valias com vendas de 40 a 50M e da entrada na UCL, se falha a UCL tem de fazer pelo menos 70 a 80M em mais valias de vendas, agora vamos pensar se falha objetivo um ano, vendas aqueles que tem valor de mercado e falha apuramento novamente no ano seguinte …. 2013 vai parecer uma brincadeira, não esqueces a dependência do clube bem como que o apuramento de 3 clubes tem os dias contados .e mesmo assim normalmente temos uma sorte do caralho no sorteio de play offs ….
Almocei hoje com um amigo portista que disse isso mesmo.
Pagaram multa relativa ao incumprimento de determinados parâmetros do fairplay, e não puderam avançar para o médio que Conceição queria para não mexer nos aproximadamente 15M necessários para deixar o dito fairplay financeiro.
Uma gestão dependente da entrada da bola na baliza é meio caminho andado para o precipício. No nosso caso ainda pior por estar dependente também da continuidade ou não de um treinador…
Excelente horário para um “banho de Sportinguismo” às crianças…..
MAS….
1) se a criança não for Sócio paga entre 20 € a 50 €
2) se o Pai (a Mãe ou outro adulto com Gamebox) tiver por exemplo lugar para a Bancada B Sul…. nem sequer consegue comprar bilhete para o mesmo sector.
3) Tendo gamebox B Sul (ou outro sector qualquer) se quiser trocar pontualmente a gamebox num jogo a solução é ir pessoalmente à bilheteira em Alvalade fazer a troca. Isto em 2022!!! E o pior é que é assim desde a época 2003/2004…. Fabuloso…..
4) Se não quiser (ou não tiver possibilidade….pela distancia ou outra razão) ir à bilheteira a Alvalade a “solução” é comprar bilhete (apesar de ter a gamebox paga para outro lugar) como Adepto ou então arranjar um cartão de Outro Sócio para comprar bilhete a preço de Sócio. Sim….porque mesmo que seja Sócio há 25 anos e tenha gamebox ininterruptamente desde a 1ª época em que foi lançada (2003/2004) não consegue comprar bilhete como Sócio, porque o sistema informático é uma merda (desde sempre!!!) e diz que o Sócio tem gamebox para outro lugar….
Conclusão:
O horário é excelente para levar crianças, mas depois o Sporting é perito (desde sempre!!) a dificultar o processo de aquisição de bilhetes…… pelo que só um gajo “muito maluco” (onde eu me incluo) segue em frente e acaba por levar as crianças
Não estou a perceber bem a insegurança em relação ao Ugarte. Já não se assumiu a temporada passada? O meu receio é se o Ugarte não estiver. Em termos defensivos até me parece que o Morita tem mais compromisso do que o Matheus Nunes. O problema é mesmo a diferença de corpo e altura para situações especificas como bolas paradas.
As situações de paragem cerebral atrás parecem-me mais relacionadas com momentos de forma dos nossos defesas do que outra coisa.
Urge o Inácio e o Coates atinarem e o St. Juste integrar-se asap.
Já vai com uns dias de atraso, mas como acho q ainda n se falou disto por aqui…
«
Micah Downs, extremo norte-americano de 35 anos, anunciou, esta quinta-feira, que está de saída do Sporting e aproveitou para deixar duras críticas ao clube leonino. «Graças a mim ganharam um campeonato, mas contem a história como quiserem. Usado, abusado, deitado fora e ignorado. O lixo de um homem é o tesouro do outro», lê-se na história publicada pelo norte-americano na sua conta oficial do Instagram, onde anuncia a sua saída. Micah Downs, recorde-se, chegou ao Sporting em 2020 e acabou por ser fundamental na conquista do título de campeão nacional em 2020/21.
»
E eu q, no outro dia, qd andavam a ser “apresentados” os novos jogadores, estava a perguntar-me o q seria feito do MD…
“Haaland recupera uma lei antiga num futebol moderno
Se marca golos, tem de estar onde os golos são marcados. Pep Guardiola recuperou um princípio antigo do futebol – que o próprio tinha abandonado com os ataques mais dinâmicos e menos posicionais –, porque se Haaland é diferente, e é, as soluções têm, também elas, de ser diferentes.”
Diogo Cardoso Oliveira
5 de Setembro de 2022, 18:53, in Público online
Frederico Varandas “preocupado” com o futuro: «No dia em que os grandes não venderem…». Presidente do Sporting falou aos jornalistas à margem do Football Talks, na Cidade do Futebol.
Frederico Varandas foi um dos dirigentes que marcaram presença na Cidade do Futebol para o arranque do Football Talks esta segunda-feira. À saída, o presidente do Sporting abordou a iniciativa em declarações aos jornalistas e mostrou-se “bastante preocupado” com o futuro.
“Cada ano me preocupa mais a forma como os clubes portugueses, os que têm maiores responsabilidades no ranking europeu, terão condições para competir em 2030. Muito se fala das vendas de jogadores. Se analisarem os relatórios e contas dos três grandes, se não fossem as receitas extraordinárias de vendas, jamais teriam orçamento para competir na Champions”, começou por analisar.
“Os orçamentos são limitados por condições económicas, num país marginal da Europa, com pouco poder de compra e um regime fiscal altíssimo. No dia em que os grandes não venderem, não haverá capacidade orçamental. Tem sido feito um trabalho extraordinário em potenciar jogadores, formados ou comprados, para serem vendidos por valores elevados”, acrescentou, abordando ainda a situação particular dos leões: “As três maiores vendas do Sporting foram nos últimos dois anos. Sete das 10 maiores foram nos últimos quatro. Quando entrámos essa era uma das diferenças para os rivais. Hoje o Sporting é um clube mais estruturado, preparado, sustentável e competitivo.”
As maiores vendas infelizmente não correspondem ao dinheiro que entra em caixa.
É por vender dentro do carrossel e pagar comissões tanto nas compras como nas vendas, chegamos ao ponto de vender os melhores para pagar “coisas básicas”.
Este discurso de estruturado/saudável/sustentável,/competitivo, a vendedor da banha da cobra, cheira-me que vai lançar uma operação coração ou novo Empréstimo Obrigacionista. Ou está a preparar a malta para vender a parte da SAD que recuperamos a semanas…
Portanto, agora depois de disputado o último jogo da 5a jornada o SCP está em 8avo lugar. Temos a 3a pior defesa e estamos a 8 pontos (!!!) do 1 lugar.
O que mais me impressiona é o buraco pontual para o 4 lugar, são já 5 pontos.
Isto devia fazer corar de vergonha quem está na direcção do SCP, mas não é isso que observamos. Hoje o gago mental tentou desviar as atenções com umas declarações do domínio do surreal.
Espero e desejo que os sócios do SCP questionem estes BILTRES que estão a destruir o sportinguismo.
Onde anda o dinheiro???
Mas que plantel é este para uma equipa que está na Champions?
Como se admite que o treinador da equipa de futebol profissional tenha feito as declarações que fez nos últimos 15 dias sem existirem consequências?
Mas que vergonha é esta com as modalidades?
Desinvestimento, delapidação dos plantéis etc, etc… Não coincidem com o discurso das melhores vendas …
Que andam a ‘meter ao bolso’, nunca tive dúvidas, agora fazerem isso á cara podre e não serem confrontados nem tão pouco questionados, isso é que não posso aceitar.
5 Setembro, 2022 at 7:52
Assim vai o Sporting: quase 8 da manhã e nem apetece comentar nada, aqui na Tasca.
Saudações leoninas para todas e todos e uma boa semana.
5 Setembro, 2022 at 8:46
é esperar pelo jogo de quarta….
Já agora uma menção super honrosa para o atleta e tricampeão mundial Diogo Ribeiro que elevou a natação portuguesa a patamares nunca vistos !
Que prestação monstruosa !
5 Setembro, 2022 at 9:48
Absolutamente brilhante! Que ano extraordinário e que evolução desde Abril quando bateu o primeiro recorde de Portugal.
Quatro meses depois, já tirou 8 décimas ao anterior record, já conquistou três ouros no mundial junior, um record mundial do seu escalão, e, atenção, uma medalha de bronze nos europeus séniores. Tudo com 17 anos.
Daqui a dois anos pode fazer coisas bonitas em Paris, e a continuar assim, será um forte candidato às medalhas nos jogos de 2028 em LA.
5 Setembro, 2022 at 10:44
o CM de hoje já vem pô-lo no devido lugar: “Nova estrela mergulha na luz”
5 Setembro, 2022 at 11:07
Realmente…
quando são os nossos campeões é preciso procurar bem no texto interior a que clube pertencem e por vezes nem aparece
5 Setembro, 2022 at 11:22
Parabéns ao Diogo! Que este país o consiga apoiar na transição para sénior.
Z
6 Setembro, 2022 at 8:09
O Sporting existe para alimentar os comentários matinais na Tasca?
5 Setembro, 2022 at 8:29
Bom dia e boa semana, Tasca!
5 Setembro, 2022 at 9:33
Bom dia Tasca!
Tanta coisa ouvi e eu achei a primeira parte contra o Chaves bem melhor que a primeira parte contra o Estoril…
E que saiu o Inácio mas os erros continuaram e não foram poucos. O Estoril com avançados mais “a sério” tinha-nos colocado em grandes trabalhos.
Foi muito importante ganhar mas eu confesso que não vejo grande evolução na equipa…pode ser que agora haja…
5 Setembro, 2022 at 9:50
Foi exactamente isso que vi. Mas acho que com o St. Juste mais entrosado a coisa pode melhorar. Vamos ter esperança
5 Setembro, 2022 at 9:56
Estamos todos a tentar ignorar que o problema Inácio era muito mais pequeno que os 2 que estão em pior forma de todos…Adan e Coates. Para além do meio campo, claro, que anda bastante às aranhas. Aliás, estão ligados. O jogo é menos filtrado, o ultimo “reduto” comete mais erros, o GR mais exposto comete mais erros, o GR com mais erros dá menos segurança, a defesa mais intranquilizada…
A unica coisa positiva do jogo de sexta são os 3 pontos e a vitória que pode ser que tranquilize a equipa. Mas amanhã já levamos com o Eintracht…não estou nada confiante…se damos metade das oportunidades que demos de borla ao Estoril, estamos fodidos…
5 Setembro, 2022 at 10:32
Também achei a defesa bastante intranquila.
Os erros individuais são consequência do processo colectivo.
Este Sporting fica menos na expectativa, em comparação com os primeiros tempos do Amorim, o que expõe mais a defesa.
Sem jogar nada, porque o Sporting não o permitiu, o Estoril tem duas oportunidades raras para marcar ainda na primeira parte, uma delas sem o Adán na baliza.
Oportunidades de parte a parte são normais, mas a defesa do Sporting tremeu sempre que foi pressionada, mesmo com a equipa claramente por cima do jogo.
St. Juste, vamos ver. Para já, confirma-se que é rápido, alto, agressivo a atacar o espaço. Falta ver com a bola no pé contra equipas mais fortes, porque, na estreia, pareceu-me vagamente trapalhão.
5 Setembro, 2022 at 10:47
É normal mas as oportunidades do Estoril são flagrantes. Não é aquele remate em que está em aperto e por isso vai ligeiramente ao lado ou um remate de fora da área, ou de bola parada. Não. São jogadas corridas em que a nossa responsabilidade no perigo criado é quase total….
Tens essas 2 na primeira parte e tens pelo menos 3 em que é claramente porque os avançados do Estoril fizeram cócó. Há 1 que ele falha na bola na cara do Adan com a defesa toda comida (uma bola do Geraldes que vai por cima da defesa), há uma pela esquerda que o gajo não arranca porque não percebe que está sozinho e volta para trás…há uma bola do Coates que mete nos pés acho que do Rosier e ficam 5 para 2 mas ele faz merda e embrulha-se todo…foram muitas as ocasiões em que a equipa meteu água…
Houve muitas falhas.
5 Setembro, 2022 at 9:54
Concordo contigo, não vejo sair dali nada de jeito. Amorim não lhes deu folga esta semana e isso é um mau sinal, quer dizer. Que viu muita coisa mal e que necessita de ser emendada e trabalhada, talvez o processo destas duas últimas aquisições acelerarem a entrada na equipe. Isto está mau. No entanto continuo com a minha velha máxima :
Direção que não faça do Sporting campeão durante um mandato de 4 anos vai de cona
5 Setembro, 2022 at 10:21
Muito pessimismo aqui.
Sim, que voltamos a oferecer golos ao adversário, mas falhamos igualmente mais uns 3 ou 4 lances claros de golo.
É certo que comparado com o ano passado, oferecemos mais oportunidades ao adversário, mas também criamos muitas mais.
Por fim, obviamente que neste momento, um meio campo com Ugarte e Morita não dá ainda as garantias que dava o do ano passado.
Mas ainda ficando atrás de muitos aspectos do jogo, acho que para já ajudam muito mais na posse de bola, dominando melhor esse aspecto do jogo que os seus antecessores.
Mas sim, pede-se uma outra estabilidade defensiva. Deve ser esse o aspecto que mais preocupa Amorim neste momento.
5 Setembro, 2022 at 10:40
É verdade que estou…
Não sinto a equipa sólida. E sinto a equipa mais perdida do que nunca. Lá está…nos 2 ultimos jogos, a melhor parte foi de longe a primeira parte com o Chaves. Daí para cá foi tudo muito atabalhoado, tudo muito tremido. A conceder demasiadas ocasiões demasiado flagrantes a equipas fracas. Acho que estamos a precisar tipo de um conjunto grande de resultados para se solidificar e para acalmar mas também não vejo facilmente conseguirmos com jogos de champions pelo meio.
E lá está…os que acho que têm cometido mais erros são os supostos esteios da equipa…o Coates e o Adan. O meio campo acho que se trabalha mas um meio campo meio tremido e meio perdido e a forma dos 2 esteios da defesa…complicam a coisa…
Vamos ver. Por exemplo ganhando em Frankfurt acho que dava um enorme “bust” de confiança. Depois Portimonense não é nenhum bicho papão…mas lá está. Depois levamos com o Tottenham…passar estes 3 jogos bem (por exemplo com 1 empate na champions e 2 vitórias) poderia meter a equipa nos carris. Estou é a ver isso como muito dificil com os erros que cometemos…
Vamos ver.
5 Setembro, 2022 at 10:59
O maior problema são os erros recorrentes, os defensivos e os ofensivos. Continuamos a finalizar pouco para o que se cria, até menos que o ano passado que era um ponto que já precisava de ter sido mudado. Defensivamente não sei o que se passa. Não sei se é mais um inicio de época em que o Coates tem de atinar, se perdeu mesmo qualidade. Há também aquele lado esquerdo que parecem duas baratas tontas principalmente na saída, e um meio campo com dois jogadores que parecem querer fazer exatamente o contrário um do outro. Depois há o Adan, não sei se é da idade se ainda está lesionado, mas tem sido um gajo demasiado lento a sair dos postes e é aí que tem causado mais danos.
O Estoril se tivesse melhores jogadores nos primeiros 15min da segunda parte tinha empatado o jogo
5 Setembro, 2022 at 11:10
Não acho que seja da idade, acho que é da intranquilidade.
A equipa está intranquila desde a pré-epoca…e nunca mais atinou. Não sei se é do meio campo, se é de andar a querer pressionar demasiado alto e depois a defesa sente-se demasiado exposta…não sei. Creio que o principal trabalho do Amorim agora é esse. Fazer regressar a solidez ao jogo do Sporting. Com tempo e jogos a zero, pode ser que a equipa volte a ganhar confiança e consistência…e depois logo se vê.
Neste jogo com o Estoril a equipa já jogou mais baixo e os erros estiveram lá. Isto é confiança. É hesitação na tomada de decisão, é lentidão, é falta de confiança a executar…
Não é por acaso que o Amorim anda a recorrer ao Neto. É o gajo experiente e certinho que não faz grandes merdas mas que dá estabilidade. É aquilo…sem grandes merdas mas sem grandes falhas. É tipo o “porto seguro” do Amorim.
5 Setembro, 2022 at 12:35
Não sei o que se passa com o Adan. Ele era um gajo ultra focado, raramente errava. Agora tem sido todos os jogos, mas lá está não sei se foi a idade, se não se consegue concentrar ou se simplesmente está a jogar lesionado tal como o Pote esteve (e é ver a diferença dele no ano passado para este inicio de época).
Não sei se o problema é só confiança ou concentração. Há ali coisas no meio campo que não me parecem funcionar, há coisas na frente que não me parecem estar a funcionar, e atrás ou é falta de forma, ou não sei, porque o Mateus Reis é bom se queremos subir, mas é burro atrás, aliado ao NS que defensivamente está a deixar a desejar a coisa também não parece estar bem.
5 Setembro, 2022 at 11:05
Eu percebo…mas é verdade que quando perdes o meio campo, e tens os esteios da defesa fora de forma ( Eu acho que o Coates não está assim tão mal, o Inacio sim que desmasiado errático, assim como o Adan) fica mais dificil estabilizar a coisa.
O Sporting que me habituei a seguir durante décadas, nestes momentos de desestabilização vinha logo para abaixo, entrando em crise rapidamente….
Talvez seja isso que nos faça estar tão cépticos, não sei.
É sem dúvida um grande teste para Ruben Amorim
5 Setembro, 2022 at 11:16
Neste jogo com o Estoril o Coates fez muita merda…
O Inácio não estava em campo e foi muita “água”. Passes fáceis na construção falhados, falhas de posicionamento, dobras que não saíram por ele estar sem saber onde fechar…
Lá está. Se o Sporting consegue meter agora nestes 3 jogos exibições consistentes e pontos (2 vitórias e 1 empate na champions), é possivel que comesse logo a melhorar. Por isso em Frankfurt espero um Sporting inteligente, concentrado e sem grandes “aventuras”. O Frankfurt não é nada de especial mas é muito forte na transição ofensiva. Se dermos espaço para isso….boa noite…se não dermos, o jogo fica em aberto e podemos sair de lá com pontos…numa jogada de génio do P. Gonçalves ou assim…
E se saímos de lá com vitória, acredito que equipa já entra com outra tranquilidade com o Portimonense….
5 Setembro, 2022 at 11:24
Ai sim Jotinha? E tu? Estás optimista? Conta lá o que esperas no jogo da Champions…
Z
5 Setembro, 2022 at 11:45
Ter Palhinha e Matheus Nunes, ou Ugarte, é uma coisa. São jogadores físicos, intensos, rápidos, competitivos, até altos. Complementa-se bem. E um Palhinha funciona também como um pilar ali no meio, enquanto o Matheus era um carregador da bola como há poucos em Portugal.
Hoje tens o Ugarte e o Morita.
É completamente diferente.
Perdes físico, perdes intensidade, perdes rapidez, perdes competitividade, perdes altura. Perdes um pouco o pilar porque o Palhinha era melhor que o Ugarte nisso. Perdes transporte de bola porque o Matheus era melhor que o Morita nisso.
É tudo muito diferente.
E a equipa passa a sofrer muito mais, especialmente a defender.
É, para mim, aqui que está a grande diferença.
Um meio campo a 2 funcionava bem internamente com Palhinha e Matheus – lá fora já piava doutra maneira! Com Ugarte e Morita já não funciona tão bem – e imagino como será na CL.
Tendo as caracteristicas dos jogadores mudado, e bastante, não seria do Amorim também mudar o sistema?
5 Setembro, 2022 at 11:49
Sim. O Palhinha faz muita diferença.
O Nunes nem é o caso porque em Braga o Nunes jogou. E os lances que deram os golos do Chaves ou que foram perigosos no Estoril não vejo o Nunes a fazer mesmo diferença.
Mas a verdade é que tivemos uma pré-epoca inteira para trabalhar a equipa para não ter Palhinha…era tempo da equipa já estar ajustada a isso. Ainda por cima uma equipa que joga com 3 centrais.
Não sei…a equipa é um conjunto e parece não estar a filtrar o jogo que chega aos centrais…
5 Setembro, 2022 at 12:27
Não contrataste nenhum “Palhinha”.
O Ugarte pode fazer de “uma espécie” de “Palhinha” mas não é igual, especialmente com o Morita ao lado. Com o Matheus ainda a coisa escapava bem. Com o Morita é bem diferente.
Daí talvez fosse de jogar de outra forma…
5 Setembro, 2022 at 12:35
Eu acho o Ugarte muito mais jogador que o Palhinha.
Dito isto, o Palhinha foi dos jogadores que mais gostei de ver a triunfar no Sporting.
Por tudo aquilo que representa.
O Palhinha era importante em jogos grandes onde passamos muito tempo a ver jogar. Ter alguem especialista no desarme, ajudava e muito a equipa.
Mas temos que ter em considereção, tal como o Ugarte já começa a sentir, que o Sporting é penalizado muito por esse futebol de recuperação de bola. E o Palhinha já estava marcado em Portugal pelas arbitragens.
Assim, a sua sua grande capacidade em Portugal já estava “neutralizada” por essas entidades superiores do futubol, o que trazia muita frustação ao próprio jogador. Saiu na hora certa para mim!
Mas o mesmo não se aplica, lá está ao Matheus Nunes. Não é assim que o Amorim trabalha. E se ainda lá estivesse o Bragança poderia perceber. Não estando, acho que é uma grande injustiça para o Morita ter que ser lançado desta forma
5 Setembro, 2022 at 12:50
São jogadores completamente diferentes para dizeres isso. O Ugarte sempre foi mais Mateus do que Palhinha, com as suas devidas diferenças. A importância do Palhinha estava no facto de ser o único que pensa exclusivamente no que a equipa precisa defensivamente, o Ugarte não tem isso, nem a capacidade de choque (apesar de não perder muitas bolas), nem a leitura, jogo aéreo, nem a capacidade de recuperar a bola do Palhinha. O Palhinha era o gajo que garantia a consistência defensiva da equipa, a sua melhor época foi também a melhor época do Coates, e a melhor época do Sporting.
Foi uma saída que não foi colmatada, agora ou se muda a maneira de jogar ou se arranja alguém que faça o mesmo. E se a primeira parece ser muito díficil a esta altura, a segunda é impossível, porque nem o Morita (que é 8) nem o Sotiris (que é mais Mateus) conseguem apagar a ausência do Palhinha.
5 Setembro, 2022 at 14:39
100% isso. Hoje, esse é o grande problema. Por isso disse que em vez do grego deveriam ter ido buscar um 6. Se dentro de portas já é assim… Imagine-se a partir se 4a feira. Vai ser um autêntico passador.
Só há uma solução. Meio campo a 3.
5 Setembro, 2022 at 17:01
Por isso digo se não será melhor mudar o sistema…
5 Setembro, 2022 at 17:08
Tenho muitas duvidas que o Sporting consiga jogar com 3 a meio campo com os jogadores que tem a meio campo e na frente…
Não temos avançados para jogarem 2 na frente. Uma frente de ataque Edwards e Trincão não faz golos nem por nada nem sequer dá nenhum trabalho à defesa. Se com 3 na frente já somos curtos, quanto mais com 2. Tínhamos de ter 2 avançados centro (com 2 na frente não podem andar abertos 90% do tempo, têm de jogar mesmo no meio), e mesmo depois no meio campo…acho que falta um médio com mais chegada para apoiar o P. Gonçalves. Um meio campo com Ugarte, P. Gonçalves e Bragança eventualmente. Não pode ser o Morita…
E muito menos passar para uma defesa a 4. Se está complicado no sistema que eles se sentem mais confortáveis, imagino do que se sentem menos confortáveis e sem estar trabalhado a fundo…na champions….
5 Setembro, 2022 at 15:05
A meu ver, a grande diferença está no fator físico, que perdemos neste mercado.
– Palhinha e Matheus corriam, ocupavam espaço e até importunavam só por estar perto. E eram jogadores que sem bola acrescentavam mais, o Palhinha porque é a sua essência, e o Matheus porque tem aquela passada larga.
– Ugarte corre muito, mas tem que desenvolver melhor posicionamento, a correr o que ele corre, se corresse e se posicionasse bem, era uma médio de topo.
– o Morita é um jogador de raio de ação mais curto, não cobre grandes distâncias, mas acrescenta ao circular bem a bola e posicionamento correto.
– acho que perdemos muito no meio campo na capacidade de disputa das 2as bolas, contra o porto foi ridículo. É que com 3 centrais, a probabilidade de ganhar a 1a bola é altíssima. Mas depois a 2a bola era sempre comida pelo adversário, apanhando a defesa de frente e desprotegida. Acho que é aqui que está uma das fraquezas deste ano.
– outra debilidade passa pela perda de estatura, e ainda o facto de o Paulinho estar fora. Parecendo que não o Paulinho, Matheus e Palhinha, nas bolas paradas ajudavam muito, ofensivamente e defensivamente. Quem entrou, acrescenta zero nesse aspecto.
– solução: procurando soluções dentro do plantel, só vejo uma alternativa. Jogos de Champions e contra equipas mais fortes fisicamente, e mesmo naqueles jogos de inverno, não vai chegar os 3 avançados móveis. Vai ter que meter o Paulinho e o Sotiris na equipa, porque são as soluções que vão dar à equipa a estabilidade necessária nestas debilidades. E estou me nas tintas para o Sotiris ter chegado só agora, porque 1 jogador em 11, não importa muito, é trabalhar e com os jogos vai melhorar.
SL
5 Setembro, 2022 at 16:30
Antigamente havia os tais jogos de Inverno agora é muito raro. Lembro-me Nacional há 2 épocas e o ano passado no Jamor. Os relvados de hoje em dia não têm nada a ver como era antes. Nem o clima, antes em Outubro já tinhas chuva forte agora se tiveres antes de Janeiro já é muito
5 Setembro, 2022 at 14:23
“Cada ano me preocupa mais a forma como os clubes portugueses, os que têm maiores responsabilidades no ranking europeu, terão condições para competir em 2030. Muito se fala das vendas de jogadores. Se analisarem os relatórios e contas dos três grandes, se não fossem as receitas extraordinárias de vendas, jamais teriam orçamento para competir na Champions”
“Os orçamentos são limitados por condições económicas, num país marginal da Europa, com pouco poder de compra e um regime fiscal altíssimo. No dia em que os grandes não venderem, não haverá capacidade orçamental. Tem sido feito um trabalho extraordinário em potenciar jogadores, formados ou comprados, para serem vendidos por valores elevados”
“As três maiores vendas do Sporting foram nos últimos dois anos. Sete das 10 maiores foram nos últimos quatro. Quando entrámos essa era uma das diferenças para os rivais. Hoje o Sporting é um clube mais estruturado, preparado, sustentável e competitivo.”
Varandas
5 Setembro, 2022 at 14:30
Fdx, que pouca vergonha!
5 Setembro, 2022 at 14:37
Foda-se…é preciso ter lata….
Ele está a investir para ganhar a champions?! Isso explica muita coisa…
Porque se ele quer investir para ganhar o campeonato Português, estão todos nas mesmas condições e o facto de as contas estarem todas assentes nas vendas do amigo Mendes é dele, não é de mais ninguém…
É ter o erro escarrapachado na merda do nariz e ele ainda se vir gabar dele….
5 Setembro, 2022 at 16:38
Eu sou #varandasout que fique bem claro!
Mas há um ponto que não concordo! Se temos um orçamento de 65 milhões? E por exemplo o slb um orçamento de 100 milhões? as condições não são assim muito iguais…
Tem que se fazer mais com menos mas chega uma altura que por muito que faças a discrepância orçamental é inultrapassável
5 Setembro, 2022 at 16:47
Das 2 uma.
Ou eles estão a insuflar o orçamento, e a breve prazo temos vantagem competitiva sobre eles porque passamos a viver com o que temos, o que significa menor dependência de vendas e muito maior aproveitamento do dinheiro gerado por elas (porque elas continuam a existir…não é por gastarmos mais dinheiro que vendemos mais)…
Ou eles não estão a insuflar e eles pura e simplesmente têm mais dinheiro que nós e nós temos de viver com isso. Fazer o nosso melhor com o que temos disponível. Nem sequer percebo muito bem essa correlação entre gastar mais e ganhar. Não estamos a falar de diferenças de 100M. Estamos a falar de vá…10…20M. É um Vinagre. Ou um Paulinho….para não falar de outros…
Gastar mais do que se tem não é uma inevitabilidade. É uma escolha. O Varandas escolheu este caminho…agora está a queixar-se do quê?
5 Setembro, 2022 at 16:49
Se os lampiões querem viver de um orçamento completamente desiquilibrado e completamente dependente…é com eles. Nós fazermos o mesmo, é uma escolha nossa…
Eu até acho que se fizéssemos uma correlação, normalmente quanto menos gastamos no mercado mais competitivos somos. Quanto mais dinheiro gastamos mais merda fazemos…
5 Setembro, 2022 at 17:09
Tiago era perfeitamente possível um orçamento com 20M para depreciações e 5M para juros e teríamos uma vantagem para com os rivais superior a 30M que nestas rubrica tem valores na ordem dos 60M.
Entrando na bolha do mendes e associados passamos estes valores para 45M, ainda assim menos que os rivais (entramos mais tarde e estamos a fazer o caminho) mas a tendência é aumentar até dar o estouro pois já todos percebemos que futuramente será difícil dividir por três quando só houver duas fatias do bolo (UCL)
5 Setembro, 2022 at 17:15
Claro.
Era duro? Era. Com certeza. Viver com menos dinheiro, viver da academia, ter de comprar por 5 em vez de compara por 10 metade do passe…é duro!
Pegar no dinheiro e cobrir passivo para não ter juros tão altos nem depender tanto…é complicado. Dá trabalho pa crl.
É preciso ser cirúrgico em tudo o que se faz, especialmente nos primeiros 3 ou 4 anos, ter um plano muito bem traçado, ter algumas costas quentes, etc.
Passando esse periodo … tinhamos uma vantagem competitiva brutal. Mesmo desportiva. Poder manter um jogador num ano crucial e vendê-lo por menos 10M no ano seguinte é um luxo desportivo a que um clube poderia dar-se. E bastava garantir a champions para render. As decisões poderiam ser muito mais desportivas.
Mas… lá está…é muito mais fácil querer o Ugarte (e estou a ir a um bom jogador de proposito) e pagar por 50% o valor do passe inteiro do que andar a esgravatar por um gajo que ande por aí ou ter de fazer uma equipa com um Essugo.
5 Setembro, 2022 at 17:34
Temos um Paulinho eles têm um Yaremchuk um Weigl. Vinagre é um jogador do carrossel, custa 10 é vendido por 10, claro que as comissões são pagas ao mesmo!
Claro que o dinheiro não ganha mas ajuda
5 Setembro, 2022 at 17:15
O teu orçamento em relação ao Braga é 3 ou 4 vezes superior. Não lhes ganhaste.
Em relação o Chaves, é mais de 10 vezes superior, e perdeste o jogo.
Quando pagas 23M€ por 70% dum Paulinho, quando pagas 10M€ por meio Vinagre, estás a deitar fora mais de 20M€ de caras, a que depois juntas comissões inflaccionadas e ordenas inflaccionados. Só nestes 2 jogadores deitas fora esses mais de 20M€ na compra dos passes, uns 2 ou 3 M€ em comissões inflaccionadas e depois uns 2M€ por ano em ordenados inflaccionados. Estamos a falar de, à cabeça, no 1º ano, torrares próximo de 30M€ em 2 jogadores que te dão muito pouco – o Vinagre nem te dá nada neste momento…
5 Setembro, 2022 at 17:26
Mais que a entrada na LC. E assim estás cada dia mais saudável e sustentável. Um pouco a imagem do País…
5 Setembro, 2022 at 17:39
Um jogo ou outro podes ganhar a orçamentos n vezes superior mas num campeonato de 30 e tal jogos o mais habitual são os orçamentos superiores ficarem mais perto de ganhar, claro que há excepções mas são isso mesmo, excepções!
5 Setembro, 2022 at 20:26
Se ganhares os jogos a todos que tem orçamentos inferiores, certamente faremos mais do que 85 pontos.
A questão aqui é a sustentabilidade ou falta dela num curto médio prazo. Será que o risco compensa?
Se tivéssemos só a falar da SAD era uma coisa, quando sabemos que o clube e todas as suas modalidades estão completamente dependentes do apoio financeiro da SAD a coisa muda de figura. Repara os rivais não tem este problema, pelo menos na amplitude que existe no Sporting.
Todos sabemos que o porto está com problemas de fair play da uefa, que só não são mais graves porque devido à pandemia a UEFA aliviou as regras e por outro nos ultimos anos arrancaram mais de 120M nas campanhas europeias, imagina como estariam se tivessem falhado na europa …
O benfica com mais ou menos mendilhões (há sempre alguma coisa que realmente entra nas contas) tinha as contas mais equilibradas dos 3 grandes, falharam um play off e aí jesus, imagina agora que tinham falhados os últimos 2, eram menos 100M nas contas e estariam a fazer contas do fair play.
O Sporting precisa para equilibrar as contas no mínimo de mais valias com vendas de 40 a 50M e da entrada na UCL, se falha a UCL tem de fazer pelo menos 70 a 80M em mais valias de vendas, agora vamos pensar se falha objetivo um ano, vendas aqueles que tem valor de mercado e falha apuramento novamente no ano seguinte …. 2013 vai parecer uma brincadeira, não esqueces a dependência do clube bem como que o apuramento de 3 clubes tem os dias contados .e mesmo assim normalmente temos uma sorte do caralho no sorteio de play offs ….
Acham que vale a pena? Na minha opinião não …..
5 Setembro, 2022 at 21:50
Almocei hoje com um amigo portista que disse isso mesmo.
Pagaram multa relativa ao incumprimento de determinados parâmetros do fairplay, e não puderam avançar para o médio que Conceição queria para não mexer nos aproximadamente 15M necessários para deixar o dito fairplay financeiro.
Uma gestão dependente da entrada da bola na baliza é meio caminho andado para o precipício. No nosso caso ainda pior por estar dependente também da continuidade ou não de um treinador…
5 Setembro, 2022 at 21:28
“Se ganhares os jogos a todos que tem orçamentos inferiores, certamente faremos mais do que 85 pontos.”
Nem preciso de dizer mais nada…
5 Setembro, 2022 at 14:43
Ahahahaha e vai haver quem pape isto pela goela abaixo sem pestanejar!
5 Setembro, 2022 at 16:00
Porquê razão esta Direção terá pedido a Amorim para mentir aos Sportinguistas e ao País sobre a situação financeira do Sporting?
5 Setembro, 2022 at 17:05
Diz isto o idiota que se fartou de facturar e mesmo assim teve de antecipar receitas e aumentar o passivo do Clube…
Foda-se, esta cena é dar merda a comer aos adeptos às colheradas, mas das bem grandes! Que anormal do caralho!
Como é que ouvem esta merda do presidente, que tem tido o desempenho económico que todos sabemos, e aplaudem e defendem o gajo?
Incompreensível!
Depois a culpa é da CMTV… Está-se mesmo a ver que é!
5 Setembro, 2022 at 14:29
Bom dia e boa semana, sempre com moderação.
https://www.youtube.com/watch?v=SAIeYWcrzVg
5 Setembro, 2022 at 14:58
Indignação do dia:
Sporting – Portimonense -> Sábado dia 10 às 18H
Excelente horário para um “banho de Sportinguismo” às crianças…..
MAS….
1) se a criança não for Sócio paga entre 20 € a 50 €
2) se o Pai (a Mãe ou outro adulto com Gamebox) tiver por exemplo lugar para a Bancada B Sul…. nem sequer consegue comprar bilhete para o mesmo sector.
3) Tendo gamebox B Sul (ou outro sector qualquer) se quiser trocar pontualmente a gamebox num jogo a solução é ir pessoalmente à bilheteira em Alvalade fazer a troca. Isto em 2022!!! E o pior é que é assim desde a época 2003/2004…. Fabuloso…..
4) Se não quiser (ou não tiver possibilidade….pela distancia ou outra razão) ir à bilheteira a Alvalade a “solução” é comprar bilhete (apesar de ter a gamebox paga para outro lugar) como Adepto ou então arranjar um cartão de Outro Sócio para comprar bilhete a preço de Sócio. Sim….porque mesmo que seja Sócio há 25 anos e tenha gamebox ininterruptamente desde a 1ª época em que foi lançada (2003/2004) não consegue comprar bilhete como Sócio, porque o sistema informático é uma merda (desde sempre!!!) e diz que o Sócio tem gamebox para outro lugar….
Conclusão:
O horário é excelente para levar crianças, mas depois o Sporting é perito (desde sempre!!) a dificultar o processo de aquisição de bilhetes…… pelo que só um gajo “muito maluco” (onde eu me incluo) segue em frente e acaba por levar as crianças
Tabela de preços aqui:
https://www.sporting.pt/pt/comprar-bilhetes?EventId=1770
5 Setembro, 2022 at 15:03
Não estou a perceber bem a insegurança em relação ao Ugarte. Já não se assumiu a temporada passada? O meu receio é se o Ugarte não estiver. Em termos defensivos até me parece que o Morita tem mais compromisso do que o Matheus Nunes. O problema é mesmo a diferença de corpo e altura para situações especificas como bolas paradas.
As situações de paragem cerebral atrás parecem-me mais relacionadas com momentos de forma dos nossos defesas do que outra coisa.
Urge o Inácio e o Coates atinarem e o St. Juste integrar-se asap.
5 Setembro, 2022 at 17:08
Não penso que haja qualquer insegurança.
O que se diz é que não dá o que o Palhinha dava – dá outras coisas que o Palhinha não da – e isso afecta o modo de defender da equipa.
Só isso!
5 Setembro, 2022 at 15:52
Já vai com uns dias de atraso, mas como acho q ainda n se falou disto por aqui…
«
Micah Downs, extremo norte-americano de 35 anos, anunciou, esta quinta-feira, que está de saída do Sporting e aproveitou para deixar duras críticas ao clube leonino. «Graças a mim ganharam um campeonato, mas contem a história como quiserem. Usado, abusado, deitado fora e ignorado. O lixo de um homem é o tesouro do outro», lê-se na história publicada pelo norte-americano na sua conta oficial do Instagram, onde anuncia a sua saída. Micah Downs, recorde-se, chegou ao Sporting em 2020 e acabou por ser fundamental na conquista do título de campeão nacional em 2020/21.
»
E eu q, no outro dia, qd andavam a ser “apresentados” os novos jogadores, estava a perguntar-me o q seria feito do MD…
5 Setembro, 2022 at 17:19
“No dia em que os grandes não venderem…”
5 Setembro, 2022 at 17:20
…deixa de haver mama.
5 Setembro, 2022 at 17:20
é só gente honesta.
5 Setembro, 2022 at 17:21
vendem os pequenos.
5 Setembro, 2022 at 19:47
Ó Mister Amorim, venha cá ler isto, por favor:
“Haaland recupera uma lei antiga num futebol moderno
Se marca golos, tem de estar onde os golos são marcados. Pep Guardiola recuperou um princípio antigo do futebol – que o próprio tinha abandonado com os ataques mais dinâmicos e menos posicionais –, porque se Haaland é diferente, e é, as soluções têm, também elas, de ser diferentes.”
Diogo Cardoso Oliveira
5 de Setembro de 2022, 18:53, in Público online
6 Setembro, 2022 at 1:46
Coitadinho…
Na 4@ feira logo veremos qual vai ser a desculpa …
#estamosaaprender
5 Setembro, 2022 at 21:00
Frederico Varandas “preocupado” com o futuro: «No dia em que os grandes não venderem…». Presidente do Sporting falou aos jornalistas à margem do Football Talks, na Cidade do Futebol.
Frederico Varandas foi um dos dirigentes que marcaram presença na Cidade do Futebol para o arranque do Football Talks esta segunda-feira. À saída, o presidente do Sporting abordou a iniciativa em declarações aos jornalistas e mostrou-se “bastante preocupado” com o futuro.
“Cada ano me preocupa mais a forma como os clubes portugueses, os que têm maiores responsabilidades no ranking europeu, terão condições para competir em 2030. Muito se fala das vendas de jogadores. Se analisarem os relatórios e contas dos três grandes, se não fossem as receitas extraordinárias de vendas, jamais teriam orçamento para competir na Champions”, começou por analisar.
“Os orçamentos são limitados por condições económicas, num país marginal da Europa, com pouco poder de compra e um regime fiscal altíssimo. No dia em que os grandes não venderem, não haverá capacidade orçamental. Tem sido feito um trabalho extraordinário em potenciar jogadores, formados ou comprados, para serem vendidos por valores elevados”, acrescentou, abordando ainda a situação particular dos leões: “As três maiores vendas do Sporting foram nos últimos dois anos. Sete das 10 maiores foram nos últimos quatro. Quando entrámos essa era uma das diferenças para os rivais. Hoje o Sporting é um clube mais estruturado, preparado, sustentável e competitivo.”
Por André Antunes Pereira, jornal Record
Comentários?
5 Setembro, 2022 at 21:58
As maiores vendas infelizmente não correspondem ao dinheiro que entra em caixa.
É por vender dentro do carrossel e pagar comissões tanto nas compras como nas vendas, chegamos ao ponto de vender os melhores para pagar “coisas básicas”.
Este discurso de estruturado/saudável/sustentável,/competitivo, a vendedor da banha da cobra, cheira-me que vai lançar uma operação coração ou novo Empréstimo Obrigacionista. Ou está a preparar a malta para vender a parte da SAD que recuperamos a semanas…
5 Setembro, 2022 at 22:52
Tasca
Vocês aqui na tasca estão a discutira o sexo dos anjos !
OS SPORTINGUISTAS VOTARAM neste estado de coisas no SCP !
Mesmo com muitos avisos, muitos …mesmo muitos aqui na Tasca , fizeram MERDA !
Por isso agora não se queixem ; … têm o que MERECEM !
6 Setembro, 2022 at 0:58
Portanto, agora depois de disputado o último jogo da 5a jornada o SCP está em 8avo lugar. Temos a 3a pior defesa e estamos a 8 pontos (!!!) do 1 lugar.
O que mais me impressiona é o buraco pontual para o 4 lugar, são já 5 pontos.
Isto devia fazer corar de vergonha quem está na direcção do SCP, mas não é isso que observamos. Hoje o gago mental tentou desviar as atenções com umas declarações do domínio do surreal.
Espero e desejo que os sócios do SCP questionem estes BILTRES que estão a destruir o sportinguismo.
Onde anda o dinheiro???
Mas que plantel é este para uma equipa que está na Champions?
Como se admite que o treinador da equipa de futebol profissional tenha feito as declarações que fez nos últimos 15 dias sem existirem consequências?
Mas que vergonha é esta com as modalidades?
Desinvestimento, delapidação dos plantéis etc, etc… Não coincidem com o discurso das melhores vendas …
Que andam a ‘meter ao bolso’, nunca tive dúvidas, agora fazerem isso á cara podre e não serem confrontados nem tão pouco questionados, isso é que não posso aceitar.
6 Setembro, 2022 at 1:44
E, para terminar em beleza mais uma jornada na liga da corrupção…
Mais uma roubalheira… Desta feita foi o Chaves que foi gamado…
Esta foi mais uma jornada debruada a letras de “ouro” pelos ladrões do apito…
É só ver quem foram os beneficiários…
E assim vamos, cantando e rindo.
6 Setembro, 2022 at 6:03
Diz que o Paulo pequeno está “recuperado”, mas que vai ser utilizado “com gestão”.
Gestão daqui, gestão dali… O zenha pá… Pffff brutal… O zenha é que os engana a todos …