Não faltou emoção aos jogos de Juvenis (sub17) e de Iniciados (sub15), disputados ontem, com destaque para os primeiros, virando o 0-2 para 3-2, num sempre apetecível dérbi.
José João apostou de início em David Ivanov, Mamadu Queta, Francisco Machado, Rafael Mota, Rayhan Momade, Eduardo Felicíssimo, Sérgio Matos, João Simões, Gabriel Silva, Manuel Kissanga e Geovany Quenda.
O SL Benfica entrou bem na partida com os Leões a crescerem a partir dos 10 minutos e foi Gabriel Silva quem teve a primeira grande oportunidade de golo, aos 16, mas o guardião Diogo Ferreira levou a melhor com uma grande defesa.
Sporting CP mais perigoso e a aproximar-me mais da baliza encarnada, mas foi o SL Benfica que abriu o marcador, aos 23 minutos, por André Gomes. Assim, coube à formação Leonina ir atrás do resultado com o 1-1 a estar perto de acontecer aos 40 minutos. O benfiquista Gonçalo Oliveira tentou o corte levando o esférico ao poste, com Gabriel Silva a surgir para a recarga, mas foi agarrado na área. Ficou, por isso, uma grande penalidade por marcar e o intervalo chegou depois com 0-1 no marcador.
José João mexeu para a segunda parte, fazendo entrar Micael Sanhá para o lugar de Sérgio Matos, e, nem cinco minutos depois, mais uma bola no ferro para o Sporting CP: cruzamento do capitão Rayhan Momade para o cabeceamento de Geovany Quenda à barra. Aos 51 minutos, mais uma oportunidade de golo para os Leões, de novo por Geovany Quenda, mas foi o SL Benfica que voltou a marcar outra vez: desatenção defensiva verde e branca, cruzamento desde a esquerda, David Ivanov fora dos postes e André Gomes a bisar.
Na resposta, mais um remate de Gabriel Silva, com Diogo Ferreira a segurar, mas o 1-2 não tardou: já na área Geovany Quenda lançou Manuel Kissanga, que na cara do guarda-redes rematou como pôde à baliza, com Diogo Rocha ainda a tentar desviar o remate, mas sem sucesso. Reduzida a desvantagem, o Sporting CP procurou o empate e esteve perto de o conseguir logo a seguir, mas desta vez a defesa encarnada conseguiu cortar mais um remate de Manuel Kissanga. Pouco depois, mais um corte na hora certa após cruzamento Gabriel Silva, quando Diogo Ferreira estava fixado junto ao poste.
Aos 68 minutos, mais uma bola no ferro, desta feita por Micael Sanhá com Gabriel Silva na recarga ainda a colocar a bola na baliza, mas o golo não foi validado por fora-de-jogo. No minuto seguinte, mais duas mexidas no Sporting CP com as entradas de Daniel Costa e Ivanildo Mendes e as saídas de Mamadu Queta e Eduardo Felicíssimo. Sporting CP renovado e a manter a qualidade e a vontade de conseguir o 2-2, que surgiu logo a seguir: bom trabalho de Geovany Quenda na direita, a fugir a Gonçalo Oliveira e junto ao poste a rematar cruzado para o 2-2.
Aos 84 minutos, as últimas substituições de José João com as entradas de Rodrigo Viola e João Infante, saindo Geovany Quenda e Gabriel Silva, e logo a seguir mais uma oportunidade para o Sporting CP: remate de Daniel Costa a sair junto ao poste. O árbitro Tiago Pinto deu mais seis minutos para jogar e, aos 90+1, o Sporting CP esteve perto da reviravolta, mas o remate cruzado de Micael Sanhá saiu rente ao poste. Não foi nesse momento, foi a seguir: recuperação de Manuel Kissanga a romper pela área e na cara do guarda-redes a servir Micael Sanhá para o 3-2.
Dérbi bem jogado e emocionante do início ao fim, com o Sporting CP a conseguir a reviravolta no marcador. Mais três pontos para os jovens Leões que consolidaram assim a liderança na prova e na próxima jornada jogam em casa do CF “Os Belenenses”.
Já a equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal, venceu a AA Santarém por 1-2 em jogo da quarta jornada da Série D do Campeonato Nacional de Iniciados. Os Leões estiveram a perder até aos minutos finais da partida, depois de a equipa da casa se ter adiantado no marcador aos 17, mas em três minutos deram a volta ao marcador com golos de Chris Grombahi e José Mendes.
O Sporting CP soma assim quatro vitórias em igual número de jogos e na próxima jornada recebe o CADE, na Academia.
5 Setembro, 2022 at 11:04
Tenho ideia q nesse lance do Gabriel Silva (i.e. “a surgir para a recarga, mas foi agarrado na área. Ficou, por isso, uma grande penalidade por marcar”) até seria o 2º amarelo para o defesa q o agarrou.
5 Setembro, 2022 at 12:11
Seria.
5 Setembro, 2022 at 11:26
Ora, cá está o post dos sub-17.
Jogo excelente com uma intensidade invulgar (rasgadinho do início ao fim) e entrega das 2 equipas.
Estivemos quase sempre por cima do jogo e os golos do Benfica são apontados nos períodos de maior domínio do Sporting.
Como refere o Frusciante (RHCP?) mais acima, há uma grande penalidade não assinalada que valeria o segundo amarelo ao jogador benfiquista e uma possibilidade de golo. O árbitro simplesmente não quis assinalá-la.
Na segunda parte as nossas individualidades fizeram a diferença com destaque para Geovany Quenda e Manuel Kissanga. Vitória suada mas inteiramente justa que peca por escassa.
Entretanto tenho o nick e o e-mail do M pereira…
5 Setembro, 2022 at 11:34
Mas por acaso ficou com a impressão que neste jogo,e á parte desse lançce, que o Gabriel Silva já sofreu um bocadinho mais com a diferença fisica dos adversários.
Claramente um aspecto a melhorar se quiser ser um 9 de referência no futuro.
5 Setembro, 2022 at 11:55
É verdade. Concordo. Mas ate me deu um certo jeito. Tenho um miudo (aspirante a jogador) com 8 anos acabadinhos de fazer e que assim ficou a perceber que no novo escalão nao será como estava habituado 😉
5 Setembro, 2022 at 12:10
hehe também o meu!!!
Vai começar hoje os treinos aqui na EAS do bairro
🙂
5 Setembro, 2022 at 12:54
O Gabriel fez 15 anos em Abril, idade de Iniciado, suponho.
Não me parece que venha a ser um pinheiro, mas é capaz de dar mais para um Manuel Fernandes: entroncado e com força para aguentar cargas dos matulões defesas.
Tem qualidade, dêem-lhe tempo e espaço.
5 Setembro, 2022 at 13:02
15 anitos ainda?
Tens toda a razão.Moço ainda tem tudo para crescer!!!
5 Setembro, 2022 at 13:14
« Como refere o Frusciante (RHCP?) mais acima »
Sim, o nick vem daí.
5 Setembro, 2022 at 19:31
🙂
5 Setembro, 2022 at 11:49
Que grande raça têm estes rapazes, foi lindo, aquele Manuel Kissanga é um espectáculo, se tiver metade do querer de CR7 pode vir a ser um fenómeno
5 Setembro, 2022 at 11:50
Putos de fibra!
Que continuem assim…de raça…e que de qualidade melhorem para não terem de remontar.
Este fim de semana só vi a B…
5 Setembro, 2022 at 12:11
E olha que eu gostei muito de ver a B neste jogo contra o Alverca
Já em Setubal, achei que tinham futebol nas pernas, mas lá está muita inocência defensiva.
5 Setembro, 2022 at 12:17
Sim. Muito isso.
A equipa tem muita qualidade para crescer. Vamos ver como crescem os putos, especialmente como cresce o meio campo e a defesa, que me parece o que tem mais potencial e é o que pode crescer mais como equipa.
5 Setembro, 2022 at 11:51
Grande vitoria!
Ha muita qualidade neste plantel.
Destaque, ainda que talvez injusto, para o Manuel Kissanga. O ano passado, como teve pouca utilização nos campeoes sub 17 (“culpa” do trio Brito-Mendonça-Gui), confesso que nao sabia das sua potencialidades. Que craque!!! Oxalá tenha cabeça… o resto está lá tudo!!
5 Setembro, 2022 at 12:02
Falta-lhe apenas estatura. O médio moderno tem de ter alguma capacidade no jogo aéreo. Mas dentro de portas é capaz de chegar.
5 Setembro, 2022 at 12:16
Não precisa de altura se tiver técnica, velocidade e intensidade acima da média.
Altura precisas em certas posições e se te faltam essas 3 características.
Por isso é que falo tanto na altura no FF do Sporting, porque são lentas, pouco velozes e intensidade provavelmente só fora do campo!
5 Setembro, 2022 at 12:24
Tb estou de acordo que a questão da altura não é tão decisiva, mas não pode ser um peso leve tipo André Martins ou aquele Tomás Silva que joga no Vizela.
Na formação, a jogar a 10 destacavam-se mas depois lá está, não podes jogar ali como sénior só assente na qualidade de toque de bola.
Mas há aqui outra coisa a realcar…. se na formação jogam mais ou menos assentes num 4-3-3, num meio campo a 3, há ali um que acaba por jogar mais á frente.
Na equipa B o Matheus Fernandes, joga á frente do Veiga e Diogo Abreu.
Não sei se um 10 se adapta assim tão facilmente a jogar a 8 no sistema do Amorim
5 Setembro, 2022 at 16:57
Comparar o Kissanga com um André Martins – na mesma idade! – é não perceber que não têm nada a ver. O André Martins tinha uns pezinhos bem razoáveis e boa visão de jogo. O Kissanga é um futebolista completo para o que a idade dá. Só podia ser melhor que isto se tivesse outra altura e fizesse tudo isto e ainda fosse bom de cabeça.
A questão que se pode colocar é se o Kissanga é, ou será, sempre isto que se viu neste jogo. Porque se for, o André Martins estava muito atrás disto nesta idade…
5 Setembro, 2022 at 21:16
Se quiserem podem comparar com o Pote. Pequeno, intenso, médio com capacidade para organizar e para aparecer em zonas de finalização.
Não interessa a altura quando tem tudo o resto, para está faixa etária. No futuro, veremos.
SL
5 Setembro, 2022 at 12:23
Jogão do cacete dos miúdos.
Jogo para terem ganho de goleada, tal a diferença evidenciada. Muito mais equipa e também me pareceu que temos melhores jogadores.
O nosso 10, um autentico “rato atómico”, fez uma exibição fantástica. Nos descontos ainda fazia piscinas com total à vontade e o golo da vitória nasce duma arrancada dele que deixa os rabolhos todos a olhar…
Não conhecia o miúdo – não me lembro dele na época passada – mas está ali algo a ter em conta. Que não perca a velocidade e que melhore o resto, e vai ser um jogador a ter em conta para o futuro.
O Benfic@ teve umas 4 oportunidades e 2 meteu-as lá dentro – muito por culpa nossa.
Nós fizemos 3 golos, mandámos 3 ao ferro e falhámos 4 ou 5 golos descarados.
Podíamos ter goleado mas ganhar de remontada como ganhámos dá muito mais gozo! 🙂
5 Setembro, 2022 at 12:57
Assim que aquela bola chegou ao pé do Kissanga, o meu miúdo começou aos gritos. Todos sabíamos como ia acabar. Ficámos fãs do n.º 10. A intensidade, velocidade, pulmão e capacidade de desequilíbrio do Kissanga nada tem a ver com o André Martins ou o Tomás Silva. Estamos a falar de outra coisa.. Este jovem tem ali quase tudo para ser grande… muito grande!!! Num corpo que nunca será de grande estatura. Oxalá que não se lembrem de mandá-lo já para os sub 23!! Ele só tem 16 anos!!!
5 Setembro, 2022 at 16:52
Subscrevo!
5 Setembro, 2022 at 12:50
Parabéns, rapaziada!
5 Setembro, 2022 at 14:35
Já ontem tinha referido. O Manuel Kissanga , se não se estragar, será um fenómeno.
Na posição, em que joga, a altura é o menos importante
5 Setembro, 2022 at 18:13
Será que as nossas equipas estão a treinar a eficácia do remate tendo por alvo os postes e a barra? Pelo menos parece.
A principal acerta todas as jornadas já regista 5/6
Na 6ª f os Júniores acertaram 2
Ontem os Juvenis averbaram mais 3
Se as classificações se fizessem com base nesse
registo seríamos campeões.
5 Setembro, 2022 at 19:37
Treinos a Ronaldinho 🙂
5 Setembro, 2022 at 21:49
Ainda sou do tempo em que dizia reviravolta em bom português.
5 Setembro, 2022 at 22:09
Enquanto não chamamos a nossa academia de cantera…