O presidente do Sporting, Frederico Varandas, mostrou-se esta segunda-feira preocupado com o presente e futuro do futebol profissional em Portugal, lamentando os orçamentos dos clubes atualmente «limitados pelas condições económicas do país».
«Sinto-me bastante preocupado com o futuro dos clubes, nomeadamente dos portugueses, que são responsáveis por manter Portugal no ranking da Europa, e estou muito preocupado com as condições que temos para competir», transmitiu, sem reservas, o dirigente máximo pelo Sporting, perante a imprensa presente no fórum Football Talks, realizado na Cidade do Futebol, em Oeiras. Frederico Varandas integrou a assistência dos debates realizados no evento e abordou as crescentes dificuldades em produzir orçamentos competitivos em comparação com outras realidades europeias, outro problema que deixa intranquilo o presidente sportinguista. «Muito se falou sobre a venda de jogadores e eu convido todas as pessoas que analisem com cuidado os relatórios e contas dos três grandes, e vão constatar que se não fossem as receitas extraordinárias com a venda dos jogadores, jamais estas três equipas [Sporting, Benfica e FC Porto] teriam condições para ter orçamento para competir numa competição como a Liga dos Campeões», salientou.
De acordo com o líder leonino, os orçamentos são «limitados pelas condições económicas do país. Temos um país, infelizmente, cada vez mais marginal na Europa, com pouco poder de compra, com um regime fiscal altíssimo e no qual a soma de todas as receitas serão sempre um valor muito inferior comparado com as outras Ligas», lamentou, resignado com as condições económicas no futebol e no país na sua generalidade, que considera parcas.
Frederico Varandas enalteceu, ainda, a atual situação vivida pelo Clube de Alvalade. “As três maiores vendas do Sporting foram nos últimos dois anos. Sete das 10 maiores foram nos últimos quatro. Quando entrámos essa era uma das diferenças para os rivais. Hoje o Sporting é um clube mais estruturado, preparado, sustentável e competitivo.”
5 Setembro, 2022 at 21:48
Sustentável ou temos de vender jogadores para despesas básicas???
5 Setembro, 2022 at 21:54
«limitados pelas condições económicas do país».
Não sei se acho mais piada a isto do que ao ministro ou secretario que pediu para os portugueses não entupirem as urgências com almoços de bacalhau.
FDX
Que o futebol português vive acima das suas possibilidade é uma evidencia mas isto dito pelo boss que depois de vender mais de 120M tem o treinador a dizer que não dinheiro para reforços que tudo está esticadinho, ganha outra clarividência.
A culpa é do estado e dos impostos quando ao valores das vendas pagas 10% ao agita e gastas outro tanta para antecipar a receita.
A culpa é da situação económica e do pais marginal quando gastas 10M num jogador para de seguida emprestares.
A culpa é do orçamento competitivo quando registas um dos valores mais altos de sempre pagos por um treinador e já nem falo no Paulinho.
A culpa é das condições para competir quando triplicas o gasto em juros e mais do que duplicas as amortizações e dividas a fornecedores.
Faço minhas as preocupações deste artista e convido todos a verem os ReC e verificarem como em tão pouco tempo foi possível tornar o clube e as suas modalidades numa completa dependência do financiamento efetuado pela SAD, que quando (questão de tempo e da bola não entrar) vamos verificar que o sucedido em 2013 foi apenas uma brincadeira.
Será que ainda há quem coma isto? :
“Hoje o Sporting é um clube mais estruturado, preparado, sustentável e competitivo.”
By Palhaço!
5 Setembro, 2022 at 23:09
Podes crer.
Se a desfaçatez matasse amanhã íamos ao funeral deste … Biltre.
SL
6 Setembro, 2022 at 9:24
Toda a razão!!
Z
6 Setembro, 2022 at 9:45
Foda-se….este gajo tem uma lata……
6 Setembro, 2022 at 10:16
Mas alguém lhe pergunta essas coisas?
6 Setembro, 2022 at 13:08
Amorim entrou na segunda metade da época 19/20.
Entretanto terminámos a temporada no 4º posto e preparámos a época do título de 20/21.
Saíram: Wendel (20.3M), Acuña (11.25M), Matheus Pereira (8.25M), Vietto (3.5M), Borja (3M), Ristovsky (1M) e Gelson Dala (0.375M), um total de 47.675M.
Fomos campeões e entretanto preparamos a época 21/22 do ataque ao Bicampeonato.
Saíram: Nuno Mendes (45M), Max (5.5M) e Misic (2M), um total de 52.5M.
Chegamos ao Verão atual, quando preparamos a nova temporada de 22/23, a 3ª iniciada por Rúben Amorim.
Saíram: Matheus Nunes (45M), João Palhinha (20M), Tabata (5M), Rosier (4.8M), Sporar (3,5M), Plata (3M) e Pedro Mendes (0.5M), um total de 81,8M.
Em suma, desde o primeiro Verão já com Amorim no comando, o Sporting transferiu jogadores no valor total de 181.975M, para um gasto total de 102,9M no mesmo período (dados todos retirados do portal transfermarkt).
Para além das receitas dos jogadores, os clubes costumam ir buscar dinheiro à Liga dos Campeões. Ora o ano passado o Sporting arrecadou cerca de 45M, aos quais se juntam pelo menos 30M da prova deste ano. Falamos de um bolo de 75M que ainda pode crescer.
Portanto, neste período de Amorim, podemos somar estes 75M da Champions aos 181.975M em transferências, um total de 256.975M de receita.
Esses mais de 250M têm muito dedo do Amorim, pelo que é algo absurdo estar a trazer o valor despendido no treinador.
Também a questão das comissões me parece um assunto que, sendo pertinente, é algo sensaborão. E digo isto porque por vezes se evocam comissões e bichos papões como o Jorge Mendes, que parece que somos o único clube do mundo que paga comissões ou trabalha com jogadores agenciados pelo Mendes. A última vez que vi algo sobre o tema, o Sporting até era dos grandes aquele que paga menos em comissões… E mais, são tantos aqueles que apregoam aos sete ventos o músculo financeiro do rival da 2ª circular, o gabam, tecem loas, etc, que eu fico a duvidar se a malta está recordada quem foi o agente responsável pela atual situação financeira do slb… Goste-se ou não da personagem, a verdade é que tem uma influência ímpar no futebol e ajuda muito os clubes a terem grandes receitas e sim, é muito bem remunerado por isso. Se me perguntarem, para mim, acho que nenhum clube deve ficar refém das vontades de um agente e o que não falta por aí são exemplos de clubes que a coisa correu muito mal depois de se envolverem nas negociatas do Mendes.
Posto isto, não sou contabilista. Não sou financeiro. Não trabalho propriamente com números. No entanto, até mesmo para um leigo na matéria será óbvio que alguma coisa está a ser bem feita. E sinceramente diria mesmo que é uma palhaçada esse comentário! Naturalmente que o Sporting hoje está mais estruturado, preparado, competitivo e quanto à sustentabilidade não me atravesso, pois para mim nenhum clube em Portugal é sustentável ao dia de hoje!
Malcolm… nós andámos aqui a conversar e a desconversar porque eu te expliquei a minha visão do projeto e tu ridicularizaste. Eu não tenho agora oportunidade de recuperar os comentários que fiz, mas tenho memória, tu também a terás, mas a internet não me deixa mentir. Quando profetizaste o caos no verão do ano do título, eu argumentei que o projeto passa por ter um plantel competitivo, com jogadores vendáveis, bem como entrada na Champions. O básico portanto, mas que claro, está sempre dependente do sucesso desportivo. Ora, enquanto uns basearam as suas análises na catástrofe eminente, na falta de crença, recorrendo ao negativismo puro para fazer previsões, eu apenas procurei fazer uma análise mais racional. E nessa análise cabia um “e se corre bem?”. E é precisamente aí que muita malta, calejada por anos de derrotas, entra em espirais negativas e espera o pior, tal como já está de novo a acontecer este ano. E isso tolda o discernimento e com isso lá vai o racional todo ao ar.
Enquanto alguns já profetizam um 4º lugar, eu continuo a olhar para este plantel e vejo que tem condições, por comparação com os rivais, de batalhar por uma posição final nos 3 primeiros. Enquanto uns continuam a perder tempo no negócio falhado no imediato que foi o Vinagre, eu prefiro olhar para os bons ativos que temos hoje e farei questão de os enumerar aqui as vezes que forem precisas: Gonçalo Inácio (23M), Pedro Porro (25M), Manuel Ugarte (15M), Pedro Gonçalves (30M), Francisco Trincão (20M), Marcus Edwards (15M). O jogador mais velho desta lista é também o mais valioso, Pedro Gonçalves, com 24 anos. Mais uma vez os dados são do portal transfermarkt e são subjetivos.
Concluindo, o Sporting tem um excelente plantel, na minha opinião, com condições para ser competitivo internamente e garantir um lugar na Champions no próximo ano, seja por via direta ou indireta. Isto é aquilo que eu como, é um exercício pouco rebatível com teorias contabilísticas a meu ver… Podemos entrar em discussões sobre se o plantel poderia ter outro avançado ou outro médio, ou lá o que cada um achar que seria melhor, contudo é inegável que há um plano, um projeto, um caminho. Percebo Malcolm, que tu e outros tenham determinadas revoltas contra este CD, contudo, atirar ao futebol neste momento, se não se tiver uma agenda por detrás, ou se for um hater básico do Varandas, é muito estranho.
Vem aí mais um exercício, as cartas estão lançadas, a maior parte dos tasqueiros face ao arranque em falso já jogou a toalha ao chão e prevê um caos nunca antes visto! Se voltarmos a garantir a Champions novamente, lá se vai ter que adiar o discurso da previsão do caos por mais um Verão. Quem quiser ligar o modo racional, pode aproveitar para passar os olhos pelas nossas camadas jovens e logo se descansa, pois há material para no curto prazo estar na primeira equipa. Chamam-lhe a geração do colchão. Quando bater a próxima transferência milionária de um desses miúdos, ficará terminada a piada. Até lá, é estar atento.
6 Setembro, 2022 at 13:45
Mais um dia … Mais uma faxina por parte de uma das faxineiras de serviço.
Vê lá se com tanto contorcionismo não acabas a comer directo do orifício por onde evacuas…
6 Setembro, 2022 at 15:01
A categoria hater básico do varandas bem representada.
6 Setembro, 2022 at 15:05
Categoriza, categoriza que tu categorizas bem.
Vai limpar as beiças que tens os excrementos na focinheira.
6 Setembro, 2022 at 15:24
Obrigado. É básico, na verdade.
6 Setembro, 2022 at 13:47
Comentario enviezado como de costume para defender o varandas, agora que ja mandaste o sal(receitas) falta-te o outro tempero, a pimenta(despesas).
Desses 254 milhoes quanto tiveste de pagar em comissoes?
Facamos tambem as contas ao dinheiro gasto em contratacoes por percentagens de passe?
Eu nao tenho esses dados aqui comigo, nem tenho tempo de momento para fazer esses exercicio, mas fica o desafio aqui para os tasqueiros que o queiram fazer.
6 Setembro, 2022 at 15:22
Enviesado porquê? O Varandas precisa de defensores? Estamos em 2022, ele para já deu uma chapada de luva branca a muito boa gente, que lhe fez a cama cedo demais. A defesa dele é feita pelo próprio. É ir ver quantos votos recolheu nas últimas eleições, que ficamos logo esclarecidos. É alucinado em 2022, na minha opinião, continuar a insistir neste binómio BdC vs FV. O Sporting continuou, já foi campeão, anda na Champions, ganha títulos internamente, tem jogadores nas seleções dos seus países, transaciona ativos por montantes consideráveis. É seguir em frente. O Sporting continuará certamente depois do Varandas.
O teu 2º parágrafo remeto para esta parte do comentário que poderá ter passado ao lado:
“Também a questão das comissões me parece um assunto que, sendo pertinente, é algo sensaborão. E digo isto porque por vezes se evocam comissões e bichos papões como o Jorge Mendes, que parece que somos o único clube do mundo que paga comissões ou trabalha com jogadores agenciados pelo Mendes. A última vez que vi algo sobre o tema, o Sporting até era dos grandes aquele que paga menos em comissões… E mais, são tantos aqueles que apregoam aos sete ventos o músculo financeiro do rival da 2ª circular, o gabam, tecem loas, etc, que eu fico a duvidar se a malta está recordada quem foi o agente responsável pela atual situação financeira do slb… Goste-se ou não da personagem, a verdade é que tem uma influência ímpar no futebol e ajuda muito os clubes a terem grandes receitas e sim, é muito bem remunerado por isso. Se me perguntarem, para mim, acho que nenhum clube deve ficar refém das vontades de um agente e o que não falta por aí são exemplos de clubes que a coisa correu muito mal depois de se envolverem nas negociatas do Mendes.”
O que tem o dinheiro gasto em % dos passes? Isso vale o que vale. Para já, nem nós sabemos qual a % do passe que o clube vai ter do jogador quando o transacionar. Logo por aí é um exercício especulativo. Depois, para este comentário trouxe os dados do transfermarkt, que tem a atenção à questão da %. Exemplo: O passe do Darwin foi transacionado para o slb por 24M, ficando o Almeria com % das mais valias. Aquando da transferência para o Liverpool, o slb teve que entregar 10M dos 75M, referentes a essas mais valias. Ao dia de hoje, o transfermarkt indica que o slb pagou 34M ao Almeria. Significa que quando chegar a altura de vender % do passe de algum jogador, isso irá estar refletido também em exercícios futuros desta índole que façamos.
Ao dia de hoje, os números são esses. Ninguém aqui que eu saiba tem uma bola de cristal, para podermos adivinhar o que vai acontecer no futuro, logo será prematuro falar em problemas advindos pela questão da % dos passes, que por si só não é ideal.
Agora, aos meus olhos, foi muito pela % do passe do Pedro Gonçalves, pela % do passe do Ugarte, pela % do passe do Paulinho, pela % do passe do Nuno Santos, que conseguiste depois vender Nuno Mendes ou Matheus Nunes por 45M cada, de quem tinhas 100%.
6 Setembro, 2022 at 15:42
Entao estas satisfeito por fazer parte do carrocel? (e nao me venhas com as tretas dos outros tambem fazem, ou agora tambem queres padres, e kits eusebio?)
Fazes bons negocios (tuas palavras, nao minhas) nas vendas, mas ainda nao falaste nas compras, tambem sao bons negocios?
Ja agora nao sentes curiosidade para onde foi o dinheiro todo, ja que vendemos tao bem e andamos a vender um jogador que o treinador acha essencial para pagar “coisas basicas”?
6 Setembro, 2022 at 15:48
Essa é a merda que ninguém quer falar.
Vendeu-se M.Nunes depois de vender todos os outros para o segurar e no fim vende-se o rapaz abaixo da clausula de rescisão e o motivo são despesas básicas do clube e não há como fugir.
Isto foi o que a direcção disse ao Amorim.
Dito pelo próprio em CI.
Alguém veio dar o dito por não dito.
O clube teve as maiores vendas de sempre.
O clube está com dificuldades em pagar despesas básicas.
Quer uma frase quer a outra foram ditas e assumidas pela direcção/Amorim.
Isto faz sentido a alguém?
O Sporting está a ser gerido por gente incompetente.
Isto está óbvio ao olhos de quem é minimamente sério.
6 Setembro, 2022 at 16:27
“Aturo 100 anos o maior filho da mãe do Mundo se ele for útil ao Sporting”, Bruno de Carvalho
Os clubes deverão estar o menos reféns de agentes possível, é uma realidade. Essa dependência ao dia de hoje existe, porque os clubes precisam do dinheiro das transferências para alavancar todo o negócio. Não concordo com carrosséis. No entanto, não concordo em não trabalharmos com o agente mais influente do mundo, quando claramente também podemos tirar benefícios disso.
Estou a falar desde que chegou o Amorim. Sim, tudo boas compras, a exceção é o Vinagre, completamente ao lado e a representar o que de mau também traz o Mendes no pacote.
6 Setembro, 2022 at 16:35
…se ele for útil ao Sporting.
Paulinho…total 22.9
Esgaio…8M
Vinagre 10M 50%
Já para não falar de compras de passes partilhados e sem garantir opção de compra do remanescente.
Comprar um grego quando temos o M.Fernandes que não vai jogar por estar tapado por eles…
6 Setembro, 2022 at 18:25
Esgaio é agenciado pela proeleven do Carlos Gonçalves e o Paulinho pela MNM Sports. De que falas?
Quanto ao grego, não percebo o choque em trazer um jogador referenciado pelo scouting do clube antes de o ver jogar. Penso que este tipo de investimentos são os que fazem sentido do ponto de vista do projeto, de modo a ter ativos para valorizar. O Mateus Fernandes jogar só vai depender dele. Amorim conta com todos. Ou diz que conta.
6 Setembro, 2022 at 13:59
“Concluindo, o Sporting tem um excelente plantel, na minha opinião, com condições para ser competitivo internamente e garantir um lugar na Champions no próximo ano, seja por via direta ou indireta. Isto é aquilo que eu como, é um exercício pouco rebatível com teorias contabilísticas a meu ver…”
Há um pequeno pormenor…
1-Quem assumiu falha no planeamento foi o Amorim. A partir disto temos de assumir e partir do pressuposto que está tudo melhor que nunca?
2-Amorim assumiu que M.Nunes foi vendido para pagar necessidades básicas, sem ser desmentido pela direcção.
A partir disto temos que assumir e partir do pressuposto que a situação financeira está pujante?
3-Amorim disse que entre a direcção e ele, não é ele que é o incoerente no processo da venda do M.Nunes.
A partir disto temos que assumir e partir do pressuposto que a relação entre treinador e direcção está mais em sintonia e unida que nunca?
São as chamadas lógicas do CRL…
Ou o Amorim é despedido por ser mentiroso e colocar em causa a direcção, ou a direcção está enfiada no buraco e caladinha por ser tudo verdade e assumir que o Amorim foi o melhor que lhes aconteceu…
6 Setembro, 2022 at 15:01
Claro que esta direcção de BILTRES está refém do treinador.
Senão, como poderiam engolir as declarações do rabolho amendoim e … Nada fazer, a não ser “elogia lo”???
Quem não se dá ao respeito não merece respeito nenhum.
6 Setembro, 2022 at 15:48
1. Amorim assumiu que não esperava pela venda do Matheus Nunes, que não foi preparada como por exemplo aconteceu com a do Palhinha (com Ugarte e Morita) ou de Sarabia (com Edwards e Trincão). Isso significa que os outros 22 escolhidos a dedo por ele para comporem o plantel, são maus? Que não servem? A partir disto segues em frente com o plantel que tens e vais à luta. Se tu achas que está melhor que nunca é contigo, podes ser novo. É o que é, convém é saber olhar para as coisas.
2. O conceito de básico será vasto. O que é básico à subsistência de um clube? As pessoas? Os seus salários? A manutenção do estádio? Da academia? Tudo isto será básico num clube? É claro que o clube precisa desta receita para ajudar a pagar tudo isto. Situação financeira pujante? Não deves ouvir conferências de imprensa. Desde o primeiro Verão que o Amorim diz que a nossa realidade é ter pouco dinheiro. Vivemos com isso. Até hoje a UEFA ainda não nos bateu à porta, no entanto também ainda não demos 20M por um passe de um jogador. O que deves pressupor fica ao teu critério. O que eu pressuponho, é que se a equipa continuar a ser competitiva, vai continuar a fazer vendas milionárias e garantir a entrada na Champions. E que se o clube consecutivamente garantir exercícios assim ao longo dos anos, consegue-se recuperar a situação financeira do clube, eventualmente estabilizar. Daí ser importante que Portugal continue a meter 3 na Liga dos Campeões, o que pelo andar da carruagem a partir de 23/24 já fomos.
3. O que eu ouvi do Amorim, foi que pode ser acusado de várias coisas, mas não de ser incoerente. Depois, muito sinceramente, essa questão da sintonia veremos o que vale, pois o Amorim também sabe bem como é que funciona o futebol e diz que está preparado para perder jogadores. Também já vi o Conceição a questionar publicamente a política de transferências do clube, para logo a seguir entregar uma “dobradinha”. Amorim tem contrato até 2024, logo vemos se até lá coloca o lugar à disposição.
A forma como interpretaste o comentário, não se enquadra bem num hater básico do Varandas, mas também não vejo que tenhas uma agenda. Portanto, o que é que te incomoda realmente?
Despedir o Amorim por ser mentiroso? Alguém aqui ficou em causa? Isso é uma telenovela muita boa, entretanto a equipa já venceu 2-0 no Estoril e a vida continuou.
Quanto ao Amorim ser a melhor coisa que aconteceu a Varandas, mas tu não vês os backstage? A quantidade de vezes que o homem aparece a olhar para o Amorim com um ar de felicidade e a abraçá-lo, fala por si. Também te digo que o Amorim pode pensar que ter vindo para o Sporting foi a melhor coisa que lhe aconteceu. Aquilo que descreves como algum motivo de embaraço é uma situação de win-win-win. Varandas ganhou porque contratou um grande treinador que vence e valoriza os ativos. O Amorim ganhou porque foi campeão num clube que historicamente não é favorito e que portanto confere uma notoriedade ímpar, tendo ficado já imortalizado na história do Sporting. O Sporting ganhou porque tem um grande treinador de futebol, que aglomera e lidera, devolvendo a equipa aos grandes palcos.
6 Setembro, 2022 at 16:04
1- Não sou eu que digo.
É O AMORIIIIMMMM.
É ele que diz que falhou rendondamente no planeamento do plantel.
Que se nota nos treinos, na falta de capacidade que os atletas têm em relação aos anos anteriores.
É o que é…os tomates.
Isso é tipico de gente mediocre, irresponsável e inconsequente.
Andamos a brincar com um clube que gere Milhões?
Estão ao nível da palhaçada que é.
É o que é.
2- Não sou eu que digo.
É O VARANDAS.
Fizemos as melhores vendas de sempre.
Antes dava para pagar despesas básicas e agora com as melhores vendas de sempre já não dá?
Esta merda faz sentido para ti?
OK….
Se calhar se não andares a brincar às estruturas talvez sejas capaz de tornar o clube sustentável e saber canalizar as receitas extraordinárias para conseguir ter atletas com maior talento e ter ainda mais receitas extraordinárias.
Como estás só estás à espera que esta merda rebente quando já não tiveres M.Nunes para vender e a dívida sempre a aumentar…
3. “O que eu ouvi do Amorim, foi que pode ser acusado de várias coisas, mas não de ser incoerente.”
Então puxa a box atrás porque não foi nada disso que ele disse.
Que tu queiras limpar a cagada e ser desonesto intelectualmente com as pessoas é contigo.
O que ele disse foi que Tabata ia ser vendido para segurar M.Nunes e que se alguém não era coerente não era ele.
Quem lhe disse que o Tabata ia ser vendido para segurar o M.Nunes, foi o BODA?
Andamos aqui a brincar?
Portanto a tua noção de sintonia do clube vem do backstage em que eles sorriem para a câmara e cagas completamente em o Amorim chama incoerentes a quem lhe prometeu segurar o M.Nunes.
O que me incomoda realmente é este amadorismo, este fantasiar com palavras vazias, é o acreditar sem fundamentos e enquanto isso o clube afunda-se a um nível que atingirá qualquer dia um ponto sem retorno.
O que me incomoda realmente é partilhar um clube com sócios e adeptos que não são capazes de ligar o que o Amorim vem dizendo, o que o Varandas vem dizendo, o que o Zenha vem dizendo, o que o R&C vem dizendo, o que a falta de adeptos no estádio vai dizendo, o que a falta de competitividade das modalidades e falta de presença no pavilhão JR e perceber que não estamos no rumo certo.
Ninguém aqui fica em causa.
Fica em causa o futuro do Sporting Clube de Portugal.
E para alguns sócios, adeptos, Amorim, Varandas, Zenha… é o que menos interessa.
6 Setembro, 2022 at 16:14
Lamento mas se depois de te rebentar ponto a ponto de uma forma muita simples tu não percebeste, é porque temos menos sintonia que o Amorim e o Varandas…
Eu vou manter a minha postura de pré-época como tenho feito nos Verões passados, ver primeiro e comentar/avaliar depois. Previu-se o caos na época de 18/19. Dois troféus, sem campeonato. Previu-se o caos em 19/20, acertou-se! Chegou Amorim. Previu-se o caos em 20/21. Dois troféus, com campeonato. Previu-se o caos em 21/22. Mais dois troféus, sem campeonato. Prevê-se o caos em 22/23. Nota dominante é prever o caos.
Até agora têm falhado, e muito… Estes dois últimos anos então, coitados… Agora vem aí mais caos. E isto conhecendo o Amorim! Pelos vistos ainda há malta que duvida da qualidade do treinador.
6 Setembro, 2022 at 16:17
Errata: É rebater, não rebentar.
6 Setembro, 2022 at 16:20
Sim.
Tu só acreditas quando as previsões se concretizarem.
Só não rebentaste ainda porque houve um gordo que arranjou 500M para rebentar pelo Varandas.
E agora com as VMOC a 30% ainda têm mais um balão de oxigénio, portanto nada temas para já.
Nota dominante é varrer para debaixo do tapete os problemas e continuar a antecipar as receitas até a merda acertar na ventoinha.
Aí o clube que se agarre ao Salgas desta vida.
Ou então não.
6 Setembro, 2022 at 17:35
Nada melhor do que este comentário para confirmar a teoria de:
José Sócrates: “Pagar a dívida é ideia de criança”
E o Varandas ainda acrescentou outra:
“todas as receitas futuras são para adiantar e gastar já”
Só que não …..
6 Setembro, 2022 at 15:32
Ou seja três anos e 200M depois o Amorim vem dizer que o Mateus é vendido para que o clube satisfaça necessidades básicas, e que está tudo esticadinho. Isto não é diz que disse, nem projecções ou actos de fé, são palavras do treinador, por isso algo se passa, porque o que tu dizes não se parece transpor para a realidade.
6 Setembro, 2022 at 16:06
O trabalho ainda agora começou. Só alguém muito inocente podia achar que depois da trapalhada das rescisões, o clube se levantava logo. Sousa Cintra e grande parte das contratações de Varandas/Viana antes de Amorim não ajudaram a resolver a situação. Pelo contrário. Acertou-se com Amorim, com ele chegou a coerência nas contratações, chegaram as vitórias, chegaram as grandes vendas, etc.
Agora, isto arrancou em 2018, fez agora 4 anos! O Amorim inicia agora o seu 3º ano completo, está a ser uma peça importante nessa recuperação, que pode demorar outros 4 anos para se começar a notar alguma coisa, e é se o clube continuar nesta senda de ser competitivo e com receitas da Champions.
A recuperação jamais aconteceria em 4 anos. Tem é que haver um caminho, que ao dia de hoje há, um treinador para seguir esse caminho, que ao dia de hoje tem contrato para mais 2 anos, tem que haver equipa competente, que eu julgo ser!
A realidade é que tem de se continuar a vender os Matheus Nunes e os Nunos Mendes, ao mesmo tempo que se tem equipa para entrar na Champions no ano seguinte, confiando que quem lá está vai canalizar o dinheiro para continuar a evoluir o clube.
6 Setembro, 2022 at 16:17
Ainda agora começou?
4 anos é pouco?
8 anos depois para se começar a notar alguma coisa?
E é se o clube continuar nesta senda de ser competitivo.
Mas afinal o clube é gerido por quem afinal?
Matheus Nunes?
Nuno Mendes?
Compramos Gregos de 20 anos e metes o miúdo M.Fernandes a fazer um jogão na B e queres o quê?
Isto é a sério ou é a brincar?
6 Setembro, 2022 at 16:22
Ou seja o que tu dizes é que 400M adiantados da NOS não tapam o buraco das rescisões? 400M são mais de 4 anos de Orçamento da Sad. Mas pronto os outros é que são inocentes, porque no Sporting o dinheiro esfuma-se e é natural da conjetura em que estamos inseridos.
6 Setembro, 2022 at 16:32
Em pouco mais que isso houve alguém que até um pavilhão construiu e depois de sair do clima de PER ou Refundação que toda a gente falava.
Isso é que era uma puta de uma herança pesada.
Agora colchões?
Esta malta brinca com esta merda…
Já estou como alguns aqui…certos Sportinguistas merecem estas merdas.
6 Setembro, 2022 at 20:50
Aquilo que se vai notar daqui a 4 anos é um Clube brutalmente individado, com as receitas e passes de jogadores nas mãos de fundos para continuar com as portas abertas, modalidades fechadas, uma participação e um associativismo ainda mais pobre e detrimente que aquele que vivemos actualmente.
Esse olhar simplista e iludido foi aquilo que vi em muitos Sportinguistas quando Eduardo Bettencourt foi eleito, e depois Godinho Lopes. Os projectos eram excelentes, as equipas teriam como base a formação, e o Sporting seria competitivo e pujante.
Com Godinho Lopes passamos a deter apenas parte dos passes dos “craques” (tal como agora), e a formação serviu para obter financiamento para SAD através de Álvaro Sobrinho.
Hoje não é a Holdimo é a Sagasta a ficar com as vendas de Nuno Mendes e as receitas da LC(cobrando mais de 1M de euros de juros mensalmente!), para chegarmos a última semana de mercado e termos que pedir a Jorge Mendes para nos comprar a maior jóia do plantel para não entrarmos em incumprimento com os credores.
Um Clube que vende que se farta e que deve quase 100M a fornecedores.
Um Clube que se apresenta no início da época com o plantel mais desiquilibrado dos últimos 3 anos.
Um Clube que não detem na totalidade o passe dos melhores jogadores e que entra em campo na jornada passada sem um único jogador da formação.
Isto parece realmente um conto de fadas. Bayerns e Ajaxes , roam-se de inveja!
7 Setembro, 2022 at 7:25
Boas,
Partes dos passes dos jogadores da formação. É diferente de agora. Não digo que goste mas é uma engenharia financeira que te permite ter bons jogadores. E também me parece que foram aprendendo porque já se têm acautelado com a possibilidade de comprar o restante passe com valores fixados à partida.
Saudações Leoninas
7 Setembro, 2022 at 9:09
Bom dia, Ah pois é!
Verdade. Mas hâ um senão (há sempre um senão), mesmo tendo que compremos o passe desses jogadores, o que raramente acontece pois a expectativa do clube vendedor é vir a ganhar mais numa futura venda do jogador, pagamos sempre muito acima do valor de referência do jogador obrigando desta forma a que o jogador tenha uma supervalorização e mesmo assim o lucro é residual.
Isso para além do facto de estarmos sempre dependentes de implorar a Mendes/carrossel para comprá-los o que implica às chorudas comissões.
SL
6 Setembro, 2022 at 16:50
Para já só vou pegar num dos pedaços de palha que tentas dar a comer (a quem quiser comer)…
O normal para Portugal, ao longo destas décadas de CL, tem sido ter 2 equipas com possível acesso à competição: uma com entrada directa por ser o campeão, e outra com a possibilidade de entrar através das pré-eliminatórias.
Alguns anos temos tido a possibilidade determos 3 equipas, por estarmos melhor classificados, num 2+1 em vez do normal 1+1.
Com o Amorim temos tido mérito em ir à CL. 2 vezes com entradas directas, uma até por sermos campeões logo no pote 1.
Vamos ver o que acontece este ano…
Ficar em 3º lugar já condiciona e, apesar de poder dar entrada, já é uma situação pontual pois poucas vezes o 3º classificado do campeonato tem acesso à CL.
Se este ano existe essa possibilidade, para a próxima época isso provavelmente já acabou…
Portanto, esse teu à vontade com as entradas na CL e com 30 ou mais M€ em caixa, tem muito que se lhe diga e, na minha opinião, de à vontade não tem nada!
A mim, a lógica diz-me que dificilmente ficaremos num dos 2 lugares de acesso directo à CL. Claro, é achismo, porque estamos a 9 meses do fim da época, com um Mundial pelo meio! Mas é a minha opinião, pelo que vi antes de começar o campeonato, pelo que vi até agora do campeonato, e pelo que vejo do que foi feito nos 4 principais clubes em Portugal. Porque, meu caro, o futebol por vezes não tem lógica mas são muitos mais vezes as ocasiões onde a lógica impera… se a APAF deixar!
7 Setembro, 2022 at 9:27
Chama-lhe o que tu quiseres companheiro. Muita palha espalhas por aqui também, assim como tantos outros. Como dizes, come quem quer!
Feito este ponto prévio, Amorim nas duas épocas completas que leva de Sporting tem um 1º lugar e um 2º lugar, pelo que para já tem o benefício da dúvida para a sua 3ª.
Vocês lestos a matar a equipa e a fazerem previsões com base em cinco jornadas, volto a dizer que é prematuro…
Difícil é sempre. Recordo que ficámos à frente do fcp dos 20 penáltis e do slb dos 100 milhões de investimento. Costuma valorizar-se pouco.
7 Setembro, 2022 at 9:35
Bom dia,
Salgas, este post é sobre o Rúben Amorim?
6 Setembro, 2022 at 17:14
Salgas, varias coisas:
– Todas as contratações podem dar certos ou revelarem-se um flop, apenas chamei ao assunto a questão do treinador devido ao factos do varandas estar a mencionar que o futebol vive acima das possibilidades, que a culpa é do estado e dos impostos e esquece que a contratação do treinador está no top das maiores contratações de treinadores do mundo. O absurdo é o varandas estar com este discurso.
Alias, já o disse por aqui e vou repetir, RA foi a 2ª melhor coisa que aconteceu ao Sporting neste seculo.
– Se tens como diz varandas um clube preparado, estruturado, sustentável e competitivo, para vender não precisas de um agiota que come de imediato 10% da venda e muito menos de gastar mais uns 7 ou 8% no factoring para antecipar a receita. Se tens de pagar comissão pelo menos paga para vender aqueles que não precisas e não pelo motor da equipa que se correr mal te pode custar uma época.
– Também não vou procurar discussões antigas mas não tenho por habito ridiculizar opiniões, não quer dizer que não o faça mais o mais provável é ter expresso os meus argumentos mas se o fiz, desculpa.
– Quem me acompanha sabe que em 2019/2020/2021 e até hoje, a minha principal preocupação é o clube e não a SAD, sempre disse que a SAD pode tal como fez em 2013, despedir funcionários, vender ativos, rescindir contratos e adequar-se e em ultimo caso entra num programa de revitalização e resolve os seus problemas, já no clube as coisas nunca serão assim tão simples.
– Claro que também abordo os números da SAD e no ultimo ano são mesmos caóticos, e não preciso de buscar argumentos como por exemplo as dividas a fornecedores ou o prejuízo de trinta e tal milhões que nos colocou à bica da intervenção da uefa basta ouvir o treinador a dizer que depois de mais de 120M em vendas incluindo o motor da equipa não sobra nem um euro para reforçar a equipa.
– Seguramente em termos de contas as deste anos vão revelar uma melhoria desde logo com um substancial lucro, no entanto nada justifica o risco em que nos colocamos. sobretudo quando tens o doutor a dizer que estamos melhor mais estruturados, este mercado dá um banho de realidade para quem quiser ver a foto toda.
Precisas de 40 a 50M em mais valias (diferente do valor de venda) e mais 30M da participação na UCL para ter um ano equilibrado em termos de tesouraria. Este ano tivemos e volto a dizer porque é relevante à custa da venda do motor da equipa e se não mudas o paradigma e não mudou, no próximo ano precisas de novas vendas que ocasionam mais valia liquida de mínima de 40M e de entrar na UCL, e nem sempres vais encontrar Nuno Mendes e Matheus no plantel e ainda por cima agora até tens passes partilhados e a participação na UCL não está garantida por decreto. E se falhas objetivo da UCL aos 40M em mais valias necessários juntas a necessidade de realizar mais 30M.
E no ano a seguir recomeças e apanhas um ano ou dois que corra mal e chamas um administrador judicial e lá está, quem se vai foder é o clube e as suas modalidades e o Varandas devia estar a trabalhar precisamente para proteger o interesse do clube por isso é que ele foi nomeado presidente da SAD.
6 Setembro, 2022 at 21:09
Malcolm, é isso tudo e mais um par de botas. Mas eles não querem saber , ou melhor, não querem que se fale a verdade.
SL
5 Setembro, 2022 at 22:04
As maiores vendas infelizmente não correspondem ao dinheiro que entra em caixa.
É por vender dentro do carrossel e pagar comissões tanto nas compras como nas vendas, chegamos ao ponto de vender os melhores para pagar “coisas básicas”.
Este discurso de estruturado/saudável/sustentável,/competitivo, a vendedor da banha da cobra, cheira-me que vai lançar uma operação coração ou novo Empréstimo Obrigacionista. Ou está a preparar a malta para vender a parte da SAD que recuperamos a semanas…
5 Setembro, 2022 at 22:08
Sete das dez maiores vendas , nos últimos 4 anos e, estamos todos esticadinhod.
Follow the money
5 Setembro, 2022 at 22:14
Hoje sinto-me marginal mas não estou nada preocupado fiz as melhores vendas de sempre, fácil, fácil…
A escumalha bem viva na marginalidade europeia, não é por nada que os mando descalçar assim ninguém esconde nada nos sapatinhos de vela.
SL
5 Setembro, 2022 at 22:47
Este gajo não existe.. Uma completa anedota
5 Setembro, 2022 at 22:58
Follow the money.
Se ele existe…
PJ caralho! Onde andam? A investigar terrorismo?
5 Setembro, 2022 at 23:14
Prendam me estes BILTRES…
Oh da guarda!!!!!!!!!!!!!
5 Setembro, 2022 at 23:42
“Massificou-se uma cultura de impunidade transversal aos vários clubes, e que se explica em parte pela legislação insuficiente, incapacidade das autoridades de supervisão e investigação criminal, e apatia de sócios e adeptos que apenas procuram respostas em momentos de crise.”
https://twitter.com/RuiPinto_FL/status/1565425038639173638
6 Setembro, 2022 at 0:59
Nem mais.
222 milhões de euros (duzentos e vinte e dois!!!) de lucro nas compras e vendas de jogadores desde que esta direcção está lá.
Volto a repetir.
222 milhões de euros de lucro, depois de vender e comprar paulinhos, vinagres, nuno mendes, matheus nunes, etc..
Onde está e o que é feito deste dinheiro?
Criminoso o que têm feito ao clube. Criminoso.
Espero que a próxima direcção ponha estes gajos todos em tribunal.
6 Setembro, 2022 at 7:11
Os sócios preocupados pq não houve reinvestimento sério do encaixe que fizemos, assustados pq o treinador disse que vendemos MN para “coisas básicas”, apreensivos pela cada vez maior influência do Mendes na nossa política desportiva, fodidos porque tudo isso está a ter impacto nos resultados desportivos onde já estamos a 8 pontos da liderança, evidentes conflitos entre treinador e CD e este fantoche primeiro faz um voto de confiança ao treinador (que é só o único garante do seu poleiro) como se o problema fosse Amorim e agora vangloria-se pelo encaixe financeiro. Isto é triste para não dizer ridículo.
6 Setembro, 2022 at 7:19
País de pobres que gastam mais energia a querer parecer ricos que a enriquecer.
Se o homem estivesse realmente preocupado, poderia levantar a discussão sobre:
– Qual o valor acrescentado da figura do empresário, no negócio de compra e venda entre dois clubes (empresas) e o porquê de absorverem tanto dinheiro das transacções?
– Porque não se cria um mecanismo de transparência nas verbas envolvidas nas transferências entre clubes?
– Porque é que os estádios neste país estão (em grande parte) às moscas, com as perdas de receitas que isso tem?
– Porque é que se gasta tanto dinheiro em algumas aquisições de jogadores pouco fiáveis, em vez de se ousar o (suposto) departamento de scouting?
-…
6 Setembro, 2022 at 8:27
O problema é que tu mesmo és bastante limitado.
6 Setembro, 2022 at 8:34
Isto e tao ridiculo que se nao fosse tao tragico chegava a ser comico!
6 Setembro, 2022 at 8:52
Penso que as obras na Academia, que vai fazer com que tenhamos mais formação e praticantes vai fazer com que o clube não necessite de ir buscar muitos jogadores para o seu plantel principal. É aí que as fichas têm que ser apostadas
6 Setembro, 2022 at 9:42
Oi?!
Z
6 Setembro, 2022 at 9:49
Está beeeemmmmm….
Ouvi isso quando foi para fazer a academia…não foi um alargamento da academia…foi “A” academia…
E ainda hoje, formação só quando o Sporting está aflito. Quando há uns trocos vêm os Sotiris, Arthures, etc….
E foi feita uma Academia inteira.
Mas não….agora sim! Vão fazer mais um campito e mais uns muros na Academia, agora sim! Vamos começar a ter jogadores como crl da formação….
6 Setembro, 2022 at 9:56
Já dizia a rainha santa Isabel a D. Diniz:
São colchões meu senhor, são colchões!
6 Setembro, 2022 at 10:29
😀
6 Setembro, 2022 at 10:35
Hehehehe!
Exato…..
6 Setembro, 2022 at 10:00
Tu gostas mesmo de fazer este papel ou obrigam-te?
6 Setembro, 2022 at 11:42
Acredito na formação, se podes trabalhar com 250 rapazes em vez de 125, as possibilidades de sucesso são maiores, isto é normal, para o futebol feminino a mesma coisa, mas que mal é que eu disse ? Nem sequer falei no Varandas porra, só disse que o aumento de formação na Academia é bom. Lógicamente que têm vindo poucos jogadores da formação, mas podem passar a ser o dobro o que é bom. Isto tem alguma coisa de mal ?
6 Setembro, 2022 at 11:49
Não tem nada de mal.
Eu, da minha parte, acho piada e até enternecedor nesta fase do campeonato acreditares que teres mais jogadores no plantel principal depende de teres mais meia dúzia de putos na Academia e não da vontade real (e não apenas de conversa fiada) das direções.
Se quiserem ter mais jogadores da formação no plantel têm. Mas isso não paga comissão.
Ao invés, fazer obras na Academia dá dinheiro.
Nem a comissão é para o Sporting nem o dá dinheiro das obras, mas pronto.
Só uma nota. À equipa principal pode chegar a elite e só a elite. Para não dizer a elite da elite. O que aumenta quando passas para 250 não é a elite, é a “classe média” que têm uma probabilidade ínfima de chegar à equipa principal.
Enfim…
Mas é engraçado acreditares que isto é que vai revolucionar o Sporting e estares a assistir aos putos a serem substituídos por Arthures num ano em que vendemos o M. Nunes para “despesas básicas”.
6 Setembro, 2022 at 16:53
Bom comentário…
Espero que o Chico tenha percebido o desenho!
6 Setembro, 2022 at 17:43
O periodo de desenvolvimento de um miúdo não é igual para todos, podes não aceitar um miúdo na Academia aos 13 anos porque te parece que não vai dar e não tens lugar para ele e aos 15 estar noutro clube com um rendimento elevado. Isto do desenho fazemos como o queremos, quando estamos bem dispostos pomo-lo alegre, quando estamos tristes a chorar.
Miguel sinceramente vejo-te aqui há anos e estás uma desilusão, porque me parecias um independente a ver as coisas, agora não.
6 Setembro, 2022 at 17:49
Quanto ao Tiago é um independente, tens as suas ideias, gosto dele, mas não sabe tudo como é evidente
6 Setembro, 2022 at 18:00
Quando eu estou a dizer independente é não pertencer ao grupo do malhão. Aqui ao grupo do malhão
6 Setembro, 2022 at 18:07
https://www.transfermarkt.pt/carlos-borges/profil/spieler/742451
Este infelizmente em 2015 saiu do Sporting.
6 Setembro, 2022 at 18:09
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2067656/a-nova-perola-portuguesa-no-man-city-carlos-borges-deu-show-em-sevilha?utm_medium=email&utm_source=gekko&utm_campaign=afternoon
6 Setembro, 2022 at 22:12
Não percebeu …
6 Setembro, 2022 at 11:55
Isso não é assim.
Era bom.
Tudo bem que podes aumentar as probabilidades.
Mas se aumentas no atletas a formar, também aumentas as despesas inerentes a elas.
Isso dos atletas da formação terem custo 0 é uma treta.
Depois se tiveres uma politica de 0 aproveitamento dos miudos da formação para virem paletes de gregos tens o seguinte resultado:
Gastou-se dinheiro a investir no aumento das condições da Academia.
Gastou-se mais na manutenção dessa infraestrutura.
Gastou-se mais em despesas correntes porque tens mais atletas.
Receitas=0 porque mandas vir os gregos na mesma…
Logo:
O problema não está nas condições.
O problema esta na politica de gestão desportiva.
6 Setembro, 2022 at 12:54
Sim, o ideal é teres plantéis de 60 putos em cada escalão.
Assim para que todos joguem crias torneios dentro de portas ou convences a FPF a criar um campeonato paralelo para cada escalão.
Serias uma mais valia na estrutura do Varandas, Chico.
6 Setembro, 2022 at 13:37
Tens tanta vontade de dizer mal que nem sabes o que dizes, mas apesar de ter mais que fazer na minha firma do que estar aqui a responder a odiosos de meia tigela vou-te dizer. I Sporting pode inscrever mais equipas no organigrama da federação, não podem é jogar no mesmo escalão, uns têm que jogar na primeira divisão e outros em divisões inferiores. Neste momento tens miúdos com 16/17 anos a jogar na equipe B e na sub 23, podes ter mais jovens dessa idade a evoluir no seu escalão ou nos superiores. Na Academia os jovens só entram com 13 anos, o Ajax trabalha jovens desde os 5 anos, pois tem condições para isso, não quer dizer que seja em regime de internato, pois isso não convém, mas tem condições de trabalho na sua Academia para o fazer.
6 Setembro, 2022 at 13:45
O que tu tens que tens é gajos com melhores olhinhos que identifiquem potencial.
Mas depois levas com um catálogo nas trombas e templates e o crl e pronto…a academia e tal…
Onde se puder roubar, seja em derrapagens de orçamentos de obras seja em comissões, é sempre a aviar.
Tudo se resume a quem está a gerir as coisas.
Podes lá ter 60 ou 200 putos a treinar.
Se depois é para despachar demiral e outros por tuta e meia, no final tens um déficit no balanço entre deve e haver.
Depois culpas o Covid, o governo, os impostos, a guerra na ucrania e o putin…
Mas nunca os miseráveis que lá estão a tomar decisões todos os dias.
6 Setembro, 2022 at 9:40
É melhor rir, para não chorar.
Imaginem só o cenário, Rúben Amorim bem respaldado num backoffice a sério, e um conselho directivo com dirigentes preocupados com o futuro e a sustentabilidade do Clube e da SAD.
Mas na realidade, primeiro os colchões e depois as obras na Academia, temos o futuro assegurado já ao virar da esquina.
6 Setembro, 2022 at 9:46
O verdadeiro grande problema é que existe quem vá atrás desta micro cenoura podre sem pestanejar.
Puta de lata.
6 Setembro, 2022 at 9:55
O futebol português produz talento a uma velocidade e qualidade impressionante.
O problema é que não produz dirigentes e os clubes são geridos com base nos interesses dos dirigentes e dos seus bolsos e com base no dia de ontem em vez de serem geridos como clubes de futebol com a responsabilidade social que têm.
Todo o futebol tuga é uma rede do pior que Portugal produz em termos de gestão. E depois, a nivel do campo…de jogadores e treinadores…é provavelmente o que Portugal melhor produz. Aquilo que era o BES e a gestão do BES…tudo o que se sabe…é uma pequena fração da forma como os clubes são geridos em PT…
E com este artista à cabeça. Este artista é uma das coisas mais tristes de todas. É ter um gajo que vem de fora da gestão, um gajo novo que podia representar toda uma nova forma de gerir um clube, que podia ser uma lufada de ar fresco…a trazer o mesmo cheiro a merda e bafiento de todos os outros que cá andam à 20 ou 30 anos. Pode ter outro aspeto, mas a merda é a mesma…
6 Setembro, 2022 at 9:59
Nem mais.
6 Setembro, 2022 at 10:02
Tudo dito, Tiago!
Subscrevo e aplaudo de pé!
6 Setembro, 2022 at 10:45
Subscrevo. Infelizmente assim é…
6 Setembro, 2022 at 13:50
Correcto Tiago.
Mas, como é que este gago mental podia trazer algo de novo se não é ele que manda. O capitão bananas é só um boneco, um testa de ferro de quem manda realmente no SCP.
SL
6 Setembro, 2022 at 10:02
Diz que em casa de ferreiro espeto de pau. Não tem muito a ver, mas o Varandas conjuga as duas matérias primas da expressão: um testa de ferro com uma ganda cara de pau. Fénix…
6 Setembro, 2022 at 12:55
Testa de ferro de ?
6 Setembro, 2022 at 13:21
Mendes!
6 Setembro, 2022 at 16:55
Epá, menos… Não vos enjoa comer cabalas a toda a hora?
6 Setembro, 2022 at 13:52
Não sabias?
6 Setembro, 2022 at 16:47
eh eh eh… deves pensar que o Varandas decidiu concorrer a presidente do Sporting porque achava que tinha jeito para a gestão. É que nem das clínicas dele, quanto mais… O problema é que os que manobram os cordéis do capitão são os que há muto se acham donos do clube e que tanto mal lhe têm feito em benefício dos compadrios de sempre mais as suas negociatas. Ó Jx… vá lá.
6 Setembro, 2022 at 10:06
Coitado do Varandas!
Coitadas das pessoas.
A culpa é da CS.
A CS é que condiciona o pensamento das pessoas.
O Varandas é só mais um infeliz condicionado…
😀 😀 😀
Um país que vota num Sócrates, num Costa (nº 2 do Sócrates), num Isaltino, numa Felgueiras, e em tantos outros similares ou do mesmo género, queriam o quê?
6 Setembro, 2022 at 10:08
Que vergonha, que enorme vergonha. Que roubo. Que assalto. Que desfasatez…
Z
6 Setembro, 2022 at 10:09
Eu também estou muito preocupado com o futuro.. mas é do meu clube, o grande Sporting Clube de Portugal.
Aliás, os nossos rivais todos os dias nos mostram quão preocupados estão com o futuro da indústria, com a credibilidade, a competitividade e a qualidade das competições, com os problemas dos clubes médios e pequenos e, cereja no topo de bolo, com os seus outros dois rivais.
Dizer banalidades é o que dá, para agradar a audiências em “Football Talks” da treta (passadeiras de egos).
Um país de medíocres, com excepções; um clube com demasiados sócios e adeptos medíocres, liderado por medíocres, com poucas excepções.
O primeiro a mandar-me mudar de país e/ou de clube leva um tiro. 🙂
6 Setembro, 2022 at 10:42
Subscrevo.
6 Setembro, 2022 at 11:49
Idem
6 Setembro, 2022 at 13:13
De Sniper ou à queima roupa?
Agora com a segunda fornada de colchões, e as obras na Academia, isto só pode melhorar.
6 Setembro, 2022 at 13:53
Certeiro, como é costume.
6 Setembro, 2022 at 10:36
agora que o dinheiro está acabar mostra-se preocupado, tinha tudo controlado dizia ele, pois as dividas aos fornecedores aumentaram drasticamente e está na hora de começar a pagar, começa a ficar complicado eu sei, é chato.
40 milhões era herança pesada mas 100 milhões são contas controladas e isso fazendo vendas de 300 milhões, facil facil.
Fuderico, o verdadeiro Abutre.
6 Setembro, 2022 at 10:49
É mesmo isso.
Haver gente burra, que se diz Sportinguista, que não percebe as incoerências desta direcção é impressionate.
Até o Amorim que é benfiquista já percebeu a incoerência desta gente.
6 Setembro, 2022 at 11:14
Sei que este, não queria ser insultuoso, por isso vou utilizar a palavra Encantador de Asnos, quando fala em clubes está a falar das SADs. Esquece que é executivo da SAD porque primeiro é Presidente do SCP e como tal em primeiro lugar deveria estar preocupado precisamente com o futuro do clube, do eclético e maior potencia desportiva nacional chamado Sporting Clube de Portugal.
As SADs com mais ou menos problemas, acabam por arranjar forma de ultrapassar os seus problemas quantos mais não sejam fazem reset e reiniciam a atividade já o clube enquanto entidade centenária e com estatuto de utilidade publica se não tiver quem se preocupe e cuide da sua gestão pode assinar a sentença de morte e tornar-se numa memoria cada vez mais distante das gerações futuras.
Para que percebam a real dimensão do problema comparem a situação do Sporting com o Porto, já que devido ao facto do benfica pelo menos publicamente não apresenta contas individuais do clube e por isso a comparação é difícil mas acredito que a sua situação não seja muito diferente do porto.
No porto temos um passivo total de 33M dos quais 20M são dividas a empresas do grupo e não regista qualquer divida a entidades bancarias.
No Sporting temos um passivo total de 236M, não há engano são mesmo 236 milhões, dos quais 25M são dividas a empresas do grupo criadas nos anos mais recentes e regista uma divida bancaria de 51M.
Podem argumentar, ha.. e tal mas o ativos … os ativos são constituídos pelo património que está cedido até 2063 e cujos rendimentos associados, leia-se rendas pela utilização do património, há muito tempo que foram recebidos e gastos. Para além deste activo temos também as participações financeiras em entidades falidas e ou que não geram qualquer dividendo.
A completa dependência do clube da sua subsidiaria, a SAD, foi maquiavelicamente construída. Todos temos a noção que dois ou três anos de insucesso desportivo e de más praticas na gestão da SAD, dados os elevados gastos estruturais, podem conduzir a SAD para uma situação de insolvência e será nessa altura que vamos pensar, então e o clube …….
Por tudo isto é efetivamente doloroso ouvir este Encantador de Asnos a dizer que: “Hoje o Sporting é um clube mais estruturado, preparado, sustentável e competitivo.” a vontade é mesmo, esquecer toda esta trampa e sem stress esperar pelos dias de jogo e apoiar as equipas, tudo o resto será aquilo que os asnos encantados quiserem.
Já vimos este filme!
6 Setembro, 2022 at 11:29
Já vimos sim senhor.
É esperar que os asnos depois se façam de desentendidos.
É tipico desta gente…
6 Setembro, 2022 at 13:05
Normalmente até leio com atenção o que escreves… Mas… O Porto tem passivo de 33 M???? Como consegues dizer tal coisa de ânimo leve.
Segundo a imprensa no ano passado tinha 497,3 milhões, mais do dobro dos 236 que referes para o Sporting.
Podes explicar?
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/passivo-dos-tres-grandes-ascende-a-um-total-de-12-mil-milhoes-de-euros
6 Setembro, 2022 at 13:47
Acho que ele já o fez.
É só ler melhor…
6 Setembro, 2022 at 13:48
Mas eu dou uma dica:
Uma coisa é o clube, outra coisa é a SAD….
6 Setembro, 2022 at 13:49
Uma coisa são os clubes e as suas modalidades outra coisas são as suas subsidiarias como por exemplo as SADs.
As SADs podem ficar insolventes e os clubes continuam e se quiserem criam nova SAD para o projeto de futebol, já se os clubes ficarem insolventes … morreu. Só fundando um clube/associação nova.
O Sporting é aquele que tem o clube menos protegido pois como referi a dependência da SAD é total.
Os números que coloquei estão corretos, passivo do porto clube é de 33M e do Sporting é de 236M.
Nas SADs o passivo do porto é em 2021 de 507M e do Sporting era de 310M.
As consolidadas que juntam as contas do clube e das subsidiarias, o Sporting já não publica contas consolidadas desde 2019 altura que o passivo consolidado era de 421M, na mesma data o passivo consolidado do porto era de 408M e aumentou imenso nos últimos 3 anos é agora de 515M. Do Sporting não sabemos como evoluiu.
Mas como disse no texto as SADs não me preocupa muito preocupa-me o clube, e o clube dos 3 grandes é aquele que mais desprotegido está.
6 Setembro, 2022 at 14:33
Obrigado pela explicação.
Pode mudar-se a dívida para a sad suponho… Ou não?
6 Setembro, 2022 at 14:38
Hehehehehehehe
Esta malta não existe.
Sim o sobrinho ia adorar ter % de uma SAD afundada em dívidas.
6 Setembro, 2022 at 15:45
Mesmo isso sendo uma possibilidade, o que deverias questionar e: porque e que se fez essa divida ao clube e nao a SAD para comecar?
6 Setembro, 2022 at 16:04
Não, as transações entre entidades tem de ser criteriosas e justificadas sob pena de serem consideradas liberalidades e podem ser anuladas a pedidos de outros credores, acionistas, reguladores e ou de uma eventual administração judicial. Quando são entre entidades do mesmo grupo existe uma atenção especial que até merecem notas especificas e obrigatórias no relatório a descriminar minimamente as transações.
Por exemplo, no caso da divida bancaria está contratualizada uma obrigação solidaria, neste caso a SAD tem pago alguma divida do clube e o clube em lugar de dever aos bancos fica a dever à SAD (justifica uma pequena parte do aumento da divida à SAD).
Estou curioso para ver se a recente operação da compra de vmocs também incluiu divida bancaria.
O problema aqui, e é isso que chamo a atenção, se as coisas correrem mal na SAD e seja necessário um administrador judicial, das primeiras coisas que vai fazer é reclamar os créditos e pouco importa para ele, se créditos são do maior acionista.
Como resolver, já nem falando em adequar os gastos do clube aos seus rendimentos, seria de encontrar fontes de receita alternativas.
Neste ultimo orçamento, algo foi feito pela primeira vez, que foi o debito à SAD do direito de utilização da marca, embora claramente insuficiente para as necessidades seria algo de elogiar só não o faço com veemência devido à falta de informação sobre a transação. Foi contratualizada, quais os critérios, durante quanto tempo, qual o valor anual, possibilidades de reavaliação e lá está como disse o valor é insuficiente para as necessidades.
6 Setembro, 2022 at 16:58
Mas vocês pensam?
Achas realmente possível mandar o passivo do Clube para a SAD porque “apetece”?
6 Setembro, 2022 at 13:51
Clube e nao sad!
Ja se percebe quem e que o varandas encanta…
6 Setembro, 2022 at 14:02
As Joanas da Tasca são muito distraídas 🙂
6 Setembro, 2022 at 14:00
Olha, mais um “asno encantado” …
Coitado, nem sabe o que diz nem diz o sabe …
E depois vem para aqui com os tais tiques de uma pseudo superioridade auto infligida…
6 Setembro, 2022 at 14:32
És ressabiado…
Os teus pais são primos direitos?
Com esse temperamento irascível se calhar é esquizofrenia consanguinea…
6 Setembro, 2022 at 14:35
Ficaste assim por passares horas em frente ao espelho a auto convencer te ???
6 Setembro, 2022 at 11:32
Duas frases que me vêm à cabeça quando leio esta merda:
-Que putedo sr Alfredo.
-Estou farto das tuas merdas Filomena Fodasse.
6 Setembro, 2022 at 11:35
Hehehehe
6 Setembro, 2022 at 12:47
Preparação para o especial de stand-up comedy que provalvelmente irá fazer dentro de umas semanas.
Tresa, Tresa, Tresa, negra, negra, negra….e colchões!
6 Setembro, 2022 at 14:03
Eheheh
Será que vai voltar a fingir que está a beber água de um copo vazio…
6 Setembro, 2022 at 14:29
Que personagem…
Acabou a chacota…
6 Setembro, 2022 at 17:26
Essa parte já é um marco incontornável do espectáculo.
Não tem como não voltar a fazer, seria uma desilusão para os fãs do comediante gago.
6 Setembro, 2022 at 14:08
O nojo em pessoa.