De acordo com o jornal Record, “uma nova operação de antecipação de receitas relativas ao contrato com a NOS permitiu ao Sporting extinguir, na íntegra, a dívida ao Millenium BCP.
A SAD leonina comunicou esta terça-feira à CMVM que a referida operação, realizada com a Sagasta Finance, “teve como objeto a titularização de créditos adicionais decorrentes do contrato de cessão de direitos de transmissão televisiva e multimédia, de exploração da publicidade estática e virtual do Estádio José Alvalade, de distribuição do canal Sporting TV e direitos de patrocinador principal, celebrado a 28 de dezembro de 2015 entre a Sporting SAD, a Sporting Comunicação e Plataformas e a NOS Lusomundo Audiovisuais.”
Segundo a informação prestada ao mercado foi efetuada uma alteração no contrato com a Sagasta que visou “a emissão de obrigações de titularização adicionais, no montante de €11.500.000, a título de acréscimo do preço de compra e venda de créditos relacionados com os direitos de transmissão televisiva e multimédia e com os direitos de distribuição do canal Sporting TV.” O encaixe líquido desta operação permitiu à Sporting SAD reestruturar a sua dívida, extinguindo a dívida originalmente pertencente ao Millennium bcp e alterando a sua exposição bancária para apenas a Sagasta e o Novo Banco”, revela a administração da SAD.
O Sporting revela ainda que, na sequência da resolução da dívida com o Millenium bcp, está nesta altura a negociar a sua dívida com o Novo Banco. “Adicionalmente, em cumprimento das prioridades definidas pelo Conselho de Administração da Sociedade, está em curso a renegociação com o Novo Banco do Acordo de Quadro de Reestruturação Financeira assinado em novembro de 2014 e alterado em outubro de 2019”, pode ler-se no comunicado, assinado pelo representante da SAD para as relações com o mercado, o vice-presidente e administrador Francisco Salgado Zenha.
NOTAS DA TASCA
– um dia depois de encher a boca com as vendas incríveis que fez, percebe-se que esta resolução da dívida com o Millenium não estava incluída nas “coisas básicas” que íamos pagar com o dinheiro recebido pelo Matheus Nunes (as comissões do Jorge Mendes também resolviam este problema num instante)
– ainda bem que a herança foi pesada
– uma nota retirada da net: Jorge Duarte, actual CFO da Sagasta, trabalhou na Ernst & Young de 2009 a 2016, ou seja, o CFO da Sagasta, neste momento o maior creditor do Sporting, veio da EY, o actual auditor do Sporting. Coincidências, por certo
7 Setembro, 2022 at 8:44
Lembrei-me da canção “Os Vampiros” do Zeca Afonso. A vários títulos. Não sei porquê.
7 Setembro, 2022 at 8:46
No meu caso lembrei-me do diogo gaspar ferreira mas sei bem porquê 🙁
SL
7 Setembro, 2022 at 9:53
Sedentos de sangue!
7 Setembro, 2022 at 8:50
Portanto mais uma merda feita com o dinheiro que o papá gordo arranjou.
Herança pesadissima.
É assim que os betinhos gerem a sua vida.
Com o dinheiro dos outros.
São incapazes de arrajar do seu.
Tristes figuras….
7 Setembro, 2022 at 9:03
Bom dia,
Para mim é de facto o exemplo perfeito, o Varandas gere o Sporting como o filho do papá rico que nunca fez nada competentemente na vida, mas tem aquela atitude snob e sobranceira. Espatifou o Porsche, não faz mal o papá compra outro.
7 Setembro, 2022 at 8:53
“uma nota retirada da net: Jorge Duarte, actual CFO da Sagasta, trabalhou na Ernst & Young de 2009 a 2016, ou seja, o CFO da Sagasta, neste momento o maior creditor do Sporting, veio da EY, o actual auditor do Sporting. Coincidências, por certo”
Cabalas.
Continuem com os olhos tapados.
Desta vez nem vai dar tempo para vir um gordo maluco qualquer salvar este clube.
Desta vez os croquetes já aprenderam.
Para vender o clube têm de não dar a mínima hipótese.
7 Setembro, 2022 at 9:28
Vais ser tu a explicar-me…
Qual é o problema disso?
Tens noção que a E&Y tem ex-funcionários em todas as instituições de crédito, certo?
Mas qual é a cabala aqui? Qual é o problema de conflito que encontras?
7 Setembro, 2022 at 9:36
Se não entendes as ligação que permanecem, os chamados connects e o sistema de favores que existem no Mundo e sobretudo em Portugal…
Também não há problema ex-ministros das obras públicas assumirem cargos em empresas de construção, ou do ambiente em empresas de fornecimento de eletricidade.
Somos todos honestos aqui, ou inocentes…
Não interessa ter auditorias sem problemas?
7 Setembro, 2022 at 9:39
Eu acho que tu estás a ver o favor ao contrário e também não me admiro nada de uma mão ter lavado a outra.
O investidor aumenta a sua carteira de investimentos com juros meiguinhos e o auditor faz tudo acontecer ou não…
7 Setembro, 2022 at 9:40
Mas aí o conflito é evidente.
O partido a que pertence e o governo a que pertenceu adjudica obras diretamente a ele.
O auditor não adjudica nada e não ganha nada com quem financia o Sporting. Não há qualquer ligação entre auditor e financiadores. No limite, o facto de conhecer a empresa de auditoria pode dar mais confiança a quem vai financiar por acreditar na revisão que é feita das contas. Apenas isso.
Não me venhas com chavões e com coisas dessas do “são todos os ladrões”. Essa merda é para o Ventura e sus muxaxus.
Qual é o conflito de interesses? O que é que a empresa de auditoria tem a ganhar com ser este ou outro financiador qualquer do Sporting?
7 Setembro, 2022 at 9:44
Não há dizes tu…
Até se pode arranjar um contrato de informática à la benfica e pagar por fora.
Até se pode pagar a mais de juro e depois o financiador distruibuir como bem lhe apetecer numa offshore perto de si qualquer.
Não é uma questão de ser venturas.
Mas que no mundo de futebol estas manobras acontecem disso não há dúvidas.
Não perceber isso não é de Ventura é de anjinho.
7 Setembro, 2022 at 9:45
Mas já agora coloco uma questão.
É possível aldrabar uma auditoria para as contas baterem todas certinhas?
7 Setembro, 2022 at 9:49
Isso é exatamente à Ventura.
Isso não tem nada a ver com o facto de ser ex-funcionário da auditora ou não. Isso é indiferente e vale para qualquer coisa que exista no Sporting ou noutro lado qualquer. Esse argumento serve para tudo…
E a este ponto…eu não discuto…pensei que conseguias ir um pouco mais fundo e explicar qual é o conflito de interesses desta situação expecifica.
Para estar a discutir que o sogro ou ex sogro trabalha na empresa de advogados com que o Sporting trabalhava e que assim andavam a roubar milhões por fora apesar do que está em auditoria….para isso nunca contaram comigo, não vou começar agora…
7 Setembro, 2022 at 9:53
Esse tipo de relações a mim, fazem confusão.
Percebo que para outros não.
Pessoalmente, preferia optar por outros tipo de prestadores de serviços sem este tipo de impedimentos.
Mas é uma preferência minha…
7 Setembro, 2022 at 10:03
Tu achas que é possivel escolher uma instituição financeira que não tenha alguém de um cargo importante um ex-funcionário da empresa de auditoria?
Sem que exista qualquer conflito de interesses evidente (que como se prova pelas tuas respostas…não há…), vamos limitar a nossa busca por financiamento por causa disso, porquê? E quem? Os bancos é dificil…vais conseguir uma empresa de financiamento que não seja um daqueles fundos engraçados sem terem nenhum funcionário da empresa de auditoria?
E depois desta empresa acabar o mandato…também não podemos ter uma auditora que tenha um ex-funcionário dela nessa instituição?
Boa sorte….
7 Setembro, 2022 at 15:21
Grigrigri
Já percebi que o estilo do comentário. É reproduzir bitaites que se escrevem por aí. Junta-se tudo e são só coisas coladas que não fazem sentido.
7 Setembro, 2022 at 15:42
Por falar em sentido esse comentário é vazio dele.
Grigrigri fez o Nalgas.
Mas pelo que se tem escrevido por aí… já o Nalgas é famoso por isso.
Nada de novo.
Apenas mais um comentário aborrecido.
7 Setembro, 2022 at 17:03
Tens a certeza que não és o 7up disfarçado?
Muita parecidos na vossa forma básica de comentar.
7 Setembro, 2022 at 9:44
E se achas que o Sporting não deve ter um financiador onde trabalhe um ex-funcionário da empresa auditora, claro. É isso que achas?
Achas possivel, isso?
E qual a necessidade disso? Qual a vantagem?
7 Setembro, 2022 at 9:49
Não não é um mero trabalhador.
É o CFO.
Não é propriamente o gajo que vai buscar os cafés.
O que eu acho é que deve haver maior transparência.
Este tipo de questões serem discutidas.
Á mulher de César não basta ser séria, também tem que parecer séria.
Estamos a falar de coisas sérias.
E questões sérias deverão ser discutidas por quem realmente ainda manda no clube.
Digo eu…
Mas a malta só porque não entende destes assuntos, entrega estas matérias a quem é doutor ou estagiário de bancos e depois já está, já está.
Depois é fácil de fazer o papel de lesado.
7 Setembro, 2022 at 9:53
Claro que é. É o normal. Quase todas as empresas têm altos cargos financeiros que passaram nas Big 4.
Teoricamente são dos que mais percebem da área.
Mas parecer o quê? É isso que eu gostava que explicasses. O Auditor adjudicou alguma coisa? O auditor decide alguma coisa sobre quem é que financia o Sporting? Porque é que o Auditor muda a sua opinião em função da entidade de crédito que faz o financiamento? A empresa de auditoria tem “interesses” na empresa que faz o financiamento? Tem alguma coisa a ganhar com o financiamento?
Qual é a ligação?
7 Setembro, 2022 at 9:54
Respondo se responderes.
É possível uma auditoria ser aldrabada para mostrar as contas direitinhas ou não?
7 Setembro, 2022 at 10:00
Nesse caso o prejudicado é o financiador, não o beneficiado.
Por isso, qual é a ligação? Eles não revelam as contas estão aldrabadas para o Sporting conseguir financiamento…há uma instituição que acredita e que financia. Daqui a 2 anos percebe-se que as contas do Sporting estavam aldrabadas, o Sporting vai ao charco…achas que o financiador ficou a ganhar? Não…obviamente ficou a perder…
7 Setembro, 2022 at 10:22
Portanto pela tua meia resposta posso deduzir que sim é possível aldrabar auditorias.
Logo o meu raciocinio é:
O Sporting em vez de contratar a instituição financeira X contrata a Y porque tem o CFO que veio da empresa de auditoria que é responsável por auditar as contas do clube.
O CFO da Financeira que tem contactos com a Auditora garante contas perfeitas no sentido de manter esta direcção no cargo e assim conseguir o maior número de contratos possível com o clube.
A financeira cobra mais de juros e partilha com a Auditora e fica a ganhar com uma carteira maior.
Não perde porque o que emprestou está assegurado pelo contrato NOS.
Um pouco como os bancos. Eles emprestam dinheiro para comprares uma casa. Se não pagares o empréstimo total, capital e juros e eles têm o capital assegurado pelo bem, a casa.
Com a financeira ainda é melhor porque o dinheiro vem directamente da NOS. Eles só o antecipam. No pior dos cenários perdem os juros.
A auditora ganha uma fatia dos juros pelo favor.
O clube tem as contas certinhas para ir enganando os sócios.
Pode acontecer?
7 Setembro, 2022 at 10:31
Não Leão.
A empresa financiadora só perde se o Sporting aldraba as contas.
Ganha menos juros, tem mais risco. Não faz nenhum sentido.
Para já não falar da empresa de Auditoria que nesse caso só tem a perder (já que não pode ter nenhuma ligação financeira à Sagasta). Nem imagino uma empresa de auditoria pequena fazer uma argolada dessas, quanto mais uma empresa grande.
A auditora mais depressa “fecha os olhos” para manter o Sporting como cliente do que num esquema desses que não faz qualquer sentido. Uma empresa auditora entrar em conluio com a empresa financiadora para lixar um cliente. Aliás, nem sequer percebo porque é que o Sporting nesse caso haveria de usar uma empresa financeira só porque o CFO teve na empresa de auditoria à 6/7 anos…
7 Setembro, 2022 at 10:34
Chamo atenção que a legislação obriga a rotatividade do auditor, julgo que de 5 em 5 anos temos de trocar de auditor, precisamente para tentar evitar situações de promiscuidade.
7 Setembro, 2022 at 10:43
Sim.
Mas isso é para evitar promiscuidade e dependência entre cliente e auditor. Vem da altura do problema com a Andersson com a Enron. E com a separação entre auditor e consultor.
Se a E&Y fosse consultor e se fizesse consultoria na área financeira relacionada com o financiamento…aí…poderíamos questionar…mas mesmo assim, caberia sempre ao Sporting a decisão. Se é em condições vantajosas para o Sporting, não vejo porque não…
Conflito de interesses era o Zenha sair de lá, ter ações deles, vir para o Sporting e depois fazer esta operação passado pouco tempo. Isso sim!
Conflito de interesses é o Varandas usar a clinica dele e o Sporting pagar…isso sim.
Agora isto…não estou a ver…
7 Setembro, 2022 at 10:45
Há tanta coisa sem sentido a acontecer nos dias de hoje.
Vê lá tu que ninguém consegue acreditar como é que uma instituição de utilidade pública em vez de pagar directamente aos seus funcionários, paga a uma empresa que supostamente gere a carreira desses mesmo funcionários.
Com isto o valor pago em impostos em vez de ser tributado em sede de IRS é em sede de IRC com as condicionantes que daí advém.
E espantemo-nos mais ainda que depois de tudo ser descoberto a instituição que compactuou com clara manobra de fuga aos impostos dos seus funcionários, ainda mantém o carácter de utilidade pública.
Neste caso ninguém quer saber do futuro do clube.
Enquanto der para mamar eles vão mamar.
Mesmo colocando em causa a sobrevicência do clube, deduzo que ainda dê para pagar os juros devidos.
Sporting neste caso haveria de usar uma empresa financeira só porque o CFO teve na empresa de auditoria à 6/7 anos para que a Auditora possa apresentar as contas limpinhas e beneficiar com isso.
Obviamente que a ligação compensatória entre a Auditora e a Financeira não era espelhada nas contas de nenhuma delas.
E depois ninguém está a lixar o cliente.
O cliente é que se está a deixar lixar para se manter no poder.
Há tantos conluios que ninguém sabe…
São tudo cabalas ou cenas de filmes…
7 Setembro, 2022 at 9:13
Agora a sério e sem ironias e segundas intenções, sem referir facções. Extinguir a dívida ao BCP é bom ou mau para o clube? Havia necessidade de o fazer agora? Podia ter sido feito depois? O que é que se ganha ou perde com esta operação ou por fazer isto agora?
Eu que não percebo nada da área da gestão/finanças gostava só de perceber isto. Depois de serem analisados estes pontos, podem colocar tbm a avaliação de que podia ter sido feito melhor ou pior, mas realmente gostava de ver respondido o essencial primeiro.
SL
7 Setembro, 2022 at 9:46
A verdade é que apenas comunicam a operação mas não a detalham. Assim ficamos a saber o mesmo, ou quase…
7 Setembro, 2022 at 9:54
Essencial era perceber o que aconteceu e por enquanto pouco sabemos.
O que sabemos.
Com mais estes 11.5M que é um complemento do adiantamento já feito em março de 38.5M, assim são já 50M adiantados só neste ano.
Com estes 50M foram recompradas as vmocs do BCP por 14.5M e extingue-se a divida bancaria ao BCP da SAD e cujo valor se desconhece assim como se desconhece se inclui a divida ao BCP do clube.
Não sabemos mais podemos conjeturar e fazer as perguntas que importam esclarecer.
Qual o valor da divida bancaria ao BCP? A ideia que tenho é que deve andar na ordem dos 120M incluindo as vmocs, se as vmocs que valiam 84M tiveram um “desconto” de 70M então basicamente a restante divida bancaria é comprada sem desconto, apenas muda de dono, em lugar de se dever ao BCP agora devemos à Sagasta que tem o credito garantido pelas receitas da nós.
Esta operação, caso inclua a divida do clube, acaba por ser similar apenas troca a ordem dos fatores (haircut menor ou inexistente na divida e maior no preço das vmocs) ao plano existente em 2018 e idêntico ao que constava no programa da lista pelo meu Sporting. Há um pormenor, o beneficio do haircut se refletido em corte da divida que aparentemente não aconteceu (o corte parece ter sido apenas no valor das vmocs), deveria ser canalizado para o clube e este ganho em relação à divida da SAD iria permitir financiar precisamente a compra das vmocs.
Há ainda muitas mais questões por esclarecer e que não as vou referir pois estão bem evidenciadas no comentário que o Tiago Coração de Leão fez mais abaixo e que subscrevo.
7 Setembro, 2022 at 10:09
É isso…
Isto aparentemente é apenas o finalizar do acordo com a Sagasta para “limpar” o BCP do Sporting.
Não parece haver nenhum ganho evidente.
Suspeito que a Sagasta, em situação como esta, não deve cobrar menos juros. E ainda temos o contrato da NOS a ser utilizado, mais uma vez….
O beneficio parece ter estado todo na troca das VMOCS. Esta parece apenas o finalizar dessa operação. Provavelmente esta operação até é em condições piores do que o que ainda restava de empréstimo do BCP porque o beneficio para o Sporting está na primeira parte da operação…
7 Setembro, 2022 at 10:28
Há outro pormenor importante, nas contas em 31/03 da SAD, já não aparece a referencia a qualquer divida ao BCP pelo que menos se percebe esta comunicação à cmvm feita agora. Dá ideia que acordo com banco estava concluído e por qualquer motivo que desconhecemos a operação com a Sagasta foi feita em dois momentos distintos.
Curioso para ver o reflexo destas operações nas contas do clube.
Este mês teremos as publicações dos rec anuais e as respetivas AGs para aprovação.
7 Setembro, 2022 at 10:35
Pois, não sei. Este comunicado parece completamente fora de tempo. Dá ideia que a operação foi toda feita mas que não foi feito erradamente comunicado desta parte e agora fez-se porque estão a fechar contas e apanharam o erro. Possivelmente até a empresa de auditoria ou assim…
Mas é estranho…é assim uma coisa um bocado “fora”…
Não sei. Vamos ver o que vem nas contas…mas pelo que percebi (e pouco se percebe mesmo do que se passa), não terá impacto nas contas…
7 Setembro, 2022 at 9:15
A pergunta que fica é ?
Quanto se pagava de juros ao millennium e quanto vamos pagar à Sagasta ?
7 Setembro, 2022 at 9:18
peanuts….
peanuts…
Caro Watson !!
7 Setembro, 2022 at 9:21
Livrar-nos dos bancos é muito positivo, esta operação faz parte do acordo da recompra das vmocs, nada de mais..
Aproveito a ocasião para saudar o Dr. Varandas por recuperar o rugby masculino, modalidade extinta pelo dj.
7 Setembro, 2022 at 9:27
Qual é a diferença entre o BCP e a Sagasta? Porque é que esta ultima é melhor como credor do que o BCP?
7 Setembro, 2022 at 9:46
Se é que é melhor…
7 Setembro, 2022 at 12:28
Porque o acordo com o bcp retira uma porcentagem fixa de cada transferência para abate da dívida e o acordo com a Sagasta não
7 Setembro, 2022 at 12:59
Isso para mim e pior, quer dizer que a divida so sera paga quando estes gestores de topo quiserem, e mais um mandar com a barriga para a frente ate a asfixia total!
Pelo menos antes ia-se pagando com o que sobrava do dizimo ao jm!
7 Setembro, 2022 at 13:52
Mas tens de vender para pagar os juros mais altos que vencem quer tu vendas ou não.
Vantagem brutal…
7 Setembro, 2022 at 9:21
concordo, era importante saber isso
7 Setembro, 2022 at 9:22
renegociar dividas não é importante?
nao vejo cabala nenhuma, alguém que explique sff?
7 Setembro, 2022 at 9:26
“– uma nota retirada da net: Jorge Duarte, actual CFO da Sagasta, trabalhou na Ernst & Young de 2009 a 2016, ou seja, o CFO da Sagasta, neste momento o maior creditor do Sporting, veio da EY, o actual auditor do Sporting. Coincidências, por certo”
Não percebi a ligação. Não percebi qual é o problema de o CFO da Sagasta ter trabalhado no atual auditor. Acham que é a empresa de auditoria que vai ajudar a encontrar o financiador? E se fosse por serem ex-funcionário, acho que podiam ter ido a qualquer instituição de crédito. Eu trabalhei lá…se me quiserem arranjar clientes eu agradeço! Mas nunca me aconteceu…lamentavelmente. E também te digo…se vais por aí, creio que não vais arranjar nenhuma empresa para te financiar…porque todas têm ex-funcionários das Big 4.
E mesmo que tivesse acontecido e mesmo que o Auditor tivesse ajudado a fazer a ligação ao novo financiador, não estou a ver qual é o conflito de interesses, já que isso não interfere nada com a opinião sobre as contas do auditor. É uma situação de gestão corrente, não tem nada a ver com a legalidade das contas. Eu não acredito que o tenham feito nem estou a ver porque raio haviam de o fazer mas mesmo que tivesse havido essa ligação. A empresa de auditoria não tem “interesses” na Sagasta nem pode ter, e vice versa. Isso é que interessa. De resto…
Tudo o resto…ainda não percebi se houve alguma diminuição da divida original. Parece-me que o BCP andava a tentar ver-se livre disto à montes de tempo. Fica por saber o juro que isto paga, o perdão de divida que houve (se houve) quanto ainda falta do contrato da NOS que parece ser pau para toda a obra, porque crl continuamos a fazer isto com vendas dos montantes que fizemos, como é que o clube agora está reestruturado financeiramente, se há algum plano a longo prazo para diminuir mesmo a divida que existe, quanto temos adiantado das vendas dos jogadores e quanto ainda há para receber, etc…
Se alguém vos disser que o Sporting é bem gerido e que está estável…façam estas perguntas (e outras). Se ele souber a resposta a elas podem acreditar nele. Se não souber…é fezada no Zenha. E aí podem perguntar de onde vem essa fé toda em alguém que só mostrou incompetência na tal reestruturação financeira do clube. E com dinheiro a entrar, que ainda é pior…
7 Setembro, 2022 at 9:30
Haver tantas questões por esclarecer deveria ser uma resposta por si só.
7 Setembro, 2022 at 9:34
E é.
7 Setembro, 2022 at 9:34
Pois e, vendemos como nunca, pedimos emprestado e adiantamos receitas como sempre!
As estranhas idiossincrasias de gestores de topo!
7 Setembro, 2022 at 9:36
Não podia ter explicado o que ia fazer na entrevista? É tudo feito sem transparência nenhuma.
7 Setembro, 2022 at 9:40
Dizem eles que é informação classificada.
O zenha diz que o segredo é a alma do negócio.
Para o capitão de kandahar faz todo o sentido.
Em português simples, não se diz nada para ninguém escrutinar a merda que se faz.
7 Setembro, 2022 at 9:49
Não é preciso mais. A poia…
7 Setembro, 2022 at 9:47
Depois de entrar o dinheiro que entrou só estranho ainda se ter de recorrer a crédito para se pagar 11M. O resto devia de fazer parte de um processo natural de recompra das vmocs. Não fossem estes gajos mais opacos que eu sei lá o quê e não havia problema nenhum.
7 Setembro, 2022 at 9:51
Havia um gordo que estava a trabalhar numa reserva para comprar as VMOC.
Outros antecipam receitas a pagar juros de 1M ao mês, pelo que li por aí.
Impecável.
7 Setembro, 2022 at 11:13
Foda-se, não havia dinheiro na conta reserve quando o Bruno saiu… Essa merda foi super falada na altura! Foi uma das criticas que lhe fizeram, que tinha usado esse dinheiro para pagar contas correntes…
Não é preciso distorcer tanto!
7 Setembro, 2022 at 11:16
O que aconteceu entretanto?
O que quis dizer é que deveria ter sido colocado de parte e ir-se trabalhando nessa reserva, mais ainda quando tivemos as maiores vendas de sempre.
Pergunta-se:
Para onde foi o dinheiro?
O RIGA até disse que era para isto…
7 Setembro, 2022 at 11:40
Se o Riga diz, então é porque não é…
Já sabes…aquelas insides não falham. Tens é de “ler” ao contrário…
7 Setembro, 2022 at 11:41
🙂
7 Setembro, 2022 at 13:00
Tens de ir ao Twitter, senao nao estas informado!
7 Setembro, 2022 at 11:48
Pois, não sei.
Nunca mais se ouviu falar nessa conta reserva… A mesma critica que se fez ao Bruno, por não ter dinheiro na conta reserva, deve ser feita ao Varandas!
7 Setembro, 2022 at 11:51
Exacto.
Se ele se gaba das vendas feitas, não era de preparar terreno para a RF, como era a ideia inicial da conta reserva?
Ao invés de estarmos a hipotecar o futuro de receitas de um contrato NOS que é basicamente uma das maiores fontes de receita do clube, pagando taxas de juro altissimas?
Digo eu com os nervos…
7 Setembro, 2022 at 11:55
Não Miguel, essa é mais uma mentira que os comedores da palha da cmtv engoliram sem questionar.
O valor da conta reserva, conforme nota que sempre existiu nos ReC poderia ser utilizado entre outras coisas também para recompra das vmocs. Quais eram as outras coisas? Transcrevo a nota do ReC:
“O valor de depósitos bancários à ordem considerado como restritos diz essencialmente respeito à conta de reserva criada no âmbito da reestruturação financeira, a qual tem como finalidade a aquisição de VMOCs aos Bancos, pagamento de dívida bancária ou de obras de conservação estruturais.”
In pag. 118 do ReC de 2017/2018
CVieira explicou e é comprovado pelo ReC no segundo semestre de 2017/18 os empréstimos bancários reduziram 17M precisamente porque foi utilizada a conta reserva e era uma condição imposta pelos bancos para concluir a reestruturação que estava a ser negociada.
Em 2019 com a alegada reestruturação negociada pelo varandas a possibilidade de utilizar a conta reserva para pagar divida bancaria desaparece, pois a utilização é exclusiva para recompra de vmocs:
Podes ler a nota inserida no ReC de 2020/2021
“O valor de depósitos bancários à ordem considerado como restritos diz essencialmente respeito à conta de reserva criada no âmbito da reestruturação financeira, a qual tem como finalidade exclusiva a aquisição de VMOCs aos Bancos. ”
Pag 132 do Rec 2020/2021
Esta foi uma mentira levantada por Zenha numa AG da SAD prontamente desmentida pelo CVieira que até ameaçou que o iria processar e que a CMTV aproveitou e diga-se com sucesso para divulgar até à exaustão, não contribuas …
7 Setembro, 2022 at 11:58
Mais uma que atesta a honestidade desta direcção.
Mais tranquilos com mais uma operação financeira, portanto…
7 Setembro, 2022 at 15:34
Não devia ser preciso distorcer.
7 Setembro, 2022 at 15:39
Le o Malcom, porque afinal nao e grande distorcao!
7 Setembro, 2022 at 17:12
Estive a ouvir mais de uma hora o Artista do Dia a comentar a atualidade financeira, inclusive esse tema do comunicado recente e que pode ser muito útil para desmistificar alguma palha que por aqui anda.
Subscrevam o Sporting Tático, nem que seja por um mês, ouçam o episódio 9 da temporada 2 do podcast deles e iluminem-se!
Tanta treta por aqui escrita rebatida.
Não é um mar de rosas, mas pelo menos é uma visão mais imparcial que qualquer uma aqui posta na tasca nos últimos largos tempos.
7 Setembro, 2022 at 17:17
Salgas, por que razão não se limita ao tema do post?
E como não é expert na área, deixe a faxina para outros.
7 Setembro, 2022 at 17:26
Sobre o tema do post, o que foi dito por quem sabe, é que isto é uma comunicação tardia de um movimento que já tinha sido consumado há meses atrás, como se pode ver através de consulta de R&C’s anteriores.
Vale o que vale, mas parecem estar a fazer uma tempestade num copo de areia sobre este tema.
7 Setembro, 2022 at 17:34
Uma comunicação tardia que aumenta o valor dos adiantamentos de receitas futuras que toda a gente pensava ser de 38.5M mas afinal foram 50M.
Coisa pouca, andor não há nada para ver aqui …. foi só uma comunicação tardia ….
7 Setembro, 2022 at 17:38
Pois…
7 Setembro, 2022 at 17:29
Salgas, eu ouço o Sporting Tatico, o Spaces, o 160, leio a tasca, o forumscp, imensos tweets e sobretudo leio os documentos oficiais publicados pelo clube e no final exprimo a minha opinião sempre que possível fundamentada em facto. Mesmo assim não apregoou ser p dono da verdade, seguramente há interpretações e analises que podem estar erradas.
Agora vires aqui dizer que temos um padre que emana os dogmas e todos temos de dizer ámen, nem sei que te diga … olha está bem e rio-me.
7 Setembro, 2022 at 16:00
Não só não há distorção como é a pura das verdades por muito que doa aos comedores de cenouras e palha da propaganda,
7 Setembro, 2022 at 17:04
Mais uma entrada em falso…
7 Setembro, 2022 at 9:56
Esta herança pesada continua a pesar como o caray!
Ainda bem que batemos recordes de gameboxes vendidas a um domingo à tarde de chuva, recordes de merchandising de valor entre 0,50 e 1€, recordes de vendas de jogadores em que só entra 50% do valor, etc, etc.
Está óptimo não mexe.
7 Setembro, 2022 at 10:22
Calma, que temos quase 90% da SAD…
7 Setembro, 2022 at 10:28
Sem detalhes da operação só podemos especular.
Na minha opinião a intenção da direcção é apresentar números extraordinários no próximo R&C.
Serão alguns milhões de lucro, a nível da dívida bancária haverá uma redução significativa mesmo que isso implique criar novas obrigações e estender no tempo o seu cumprimento, o aumento da percentagem na SAD, tudo isso para apresentar e obter o voto para o futuro projecto urbanístico junto ao Pavilhão, e ao mesmo tempo disfarçar a espectável época desportiva menos conseguida.
No entretanto secaram a principal fonte de receita (provavelmente para além do mandato).
Assim, estaremos totalmente dependentes da participação na Liga dos Campeões nos próximos 2 anos cujas receitas serão sempre antecipadas junto da Sagasta para ir cumprindo as obrigações salariais e com fornecedores. Outra alternativa será antecipar as prestações em falta das vendas de jogadores como tem acontecido.
Infelizmente só seremos informados das coisas boas. Não acredito que informem quanto anteciparam da NOS, que valores temos disponível das vendas de jogadores e dos prémios das competições europeias, entre outras receitas antecipadas.
Ontem o Malcolm alertou para os efeitos que estas operações estão e podem vir a ter no Clube (não na SAD) que já está ultra-endividado e não tem mais nada para antecipar.
Quer me parecer que as modalidades que não “trabalharem” em regime de carolice têm os dias contados…
7 Setembro, 2022 at 10:31
Basicamente.
7 Setembro, 2022 at 13:53
“Outra alternativa será antecipar as prestações em falta das vendas de jogadores como tem acontecido.”
E fará de facto diferença antecipar umas ou outras?
7 Setembro, 2022 at 14:05
Será a que estiver disponível. Se não estiverem sempre há os terrenos em Alcochete e o Pavilhão João Rocha…
7 Setembro, 2022 at 14:10
Voltar ao 51% da SAD é a coisa mais pacífica para dar de comer.
Veremos quanto tempo vamos esperar pelas tão famosas inevitabilidades…
7 Setembro, 2022 at 16:37
Sem ironia…já percebi que para ti é mau porque foram estes a fazer, mas…se de qualquer maneira teríamos de antecipar receitas (pois é óbvio que o dinheiro das vendas não chega todo junto), porque é que isto é pior do que antecipar o dinheiro das vendas?
7 Setembro, 2022 at 17:15
Não sei se é a melhor, sei que é a única solução desde que Varandas e companhia assumiram a direção.
Se com a entrada dos milhões da LC, as vendas recorde de gameboxes, os milhões de Matheus Nunes, Nuno Mendes, Palhinha e Tabata, ainda te vês obrigado a recorrer ao mealheiro da NOS (aparentemente para além do mandato deste CD) antecipar 38M para recomprar 11M de VMOC, que raio de Sportinguista e de exigência é a minha se não questiono esta gestão…
7 Setembro, 2022 at 17:15
Regra geral e pelo menos até 31/03 todas as vendas são de imediato adiantadas através de factoring, até os 10M da venda fictícia feita com a W52 foi adiantada. É difícil de acreditar que o comportamento agora vá ser diferente.
7 Setembro, 2022 at 14:33
Outra alternativa será encontrar um conselho directivo a sério.
7 Setembro, 2022 at 14:36
Essa deveria ser a principal alternativa, graças a tantas provas dadas de incompetência.
Mas como a maioria dos Sportinguistas é como o Tomé.
É esperar para ver.
7 Setembro, 2022 at 10:35
Como o Malcolm e o Tiago referiram acima. esta antecipação de receitas da NOS para liquidar a dívida ao BCP pode ser um bom acto de gestão ou não, dependendo de muitas informações que carecem de ser dadas.
Só para enumerar 3 aspectos:
– há haircut da dívida?
– qual o custo da operação com a Sagasta vs. os juros da dívida ao BCP?
– qual a estratégia sugjacente em relação à participação do clube na SAD ou seja à dívida bancária vs VMOCs? Como fica a reestruturação financeira depois disto?
7 Setembro, 2022 at 10:40
Como referido, são tantas as incógnitas que tudo o que se diga é apenas especulação.
7 Setembro, 2022 at 10:50
Tiaguinho coração de lampião quando falares do Ventura lava a boca! É por haver poucos como ele que revela os podres todos deste país que Portugal e o Sporting Clube de Portugal estão nesta situação lamentável! Vai pastar cabras seu BURRO!
7 Setembro, 2022 at 10:56
Comentário desnecessário e sem sentido nenhum.
Não é que o TCdL precise de defesa.
Mas ofender o TCdL de lampião para defender um lampião é um bocado alucinado.
Politica à parte…
Que isto é uma tasca para discutir futebol e Sporting.
7 Setembro, 2022 at 10:58
Contradição? Do Ventura ou de apoiante?!
Naaaaaa….não pode!
Não acredito. Penso ser uma impossibilidade física e estatística…
7 Setembro, 2022 at 11:00
Sim.
O meu cérebro deu um nó confesso.
“És um lampião de merda, vê lá como falas (mal) daquele lampião.”
Mais ou menos isto…
7 Setembro, 2022 at 13:04
Lampião cabrão não passas de um aldrabão!
7 Setembro, 2022 at 13:08
Porra eu também já sou lampião.
Já apanhei por tabela oh TCdL.
7 Setembro, 2022 at 13:18
Eishhhhh
Somos todos lampiões menos o Ventura!
Olha bem a nossa sina….
7 Setembro, 2022 at 17:14
Por acaso passas bem por aquele lamp que anda a trolar blogs alheios.
7 Setembro, 2022 at 17:32
Se eu te dissesse por quem tu passas bem…
Vai te encher de moscas oh Nalgas
7 Setembro, 2022 at 13:08
Acertei na mouche não foi??? Aliás é ver os comentários das virgens ofendidas, os xuxalistas chupistas ficaram logo muito ofendidos! Puta que os Pariu!!!
7 Setembro, 2022 at 13:10
Estás apresentado seu acéfalo do caralho. Pior do que um lampião só mesmo um apoiante dessa ganadaria.
7 Setembro, 2022 at 13:32
Cherba, tenho a impressão que isto é um blog sobre o Sporting…será possível remover comentários unicamente de natureza político-partidária, como estes, que nada têm a fazer aqui? Já basta os insultos entre sportinguistas, se começamos também a insultarno-nos em termos políticos mais vale fechar o blog…
7 Setembro, 2022 at 10:56
Hehehehe!
Se alguém conhece os podres todos deste país é ele….
Tem a escolinha toda. Aliás, não tem só a escola, foi e é lá professor….
7 Setembro, 2022 at 13:03
Tenho escola já tu é só bosta de boi doente nessa cabeça de burro!
7 Setembro, 2022 at 13:17
Deus do céu…nem percebeu que quem tem a escola é o Ventura….
Com esta convenceu-me mesmo que é um apoiante do Ventura…
7 Setembro, 2022 at 11:00
LOL
O Ventura que e/era protegido do nojento guerra e amiguinho do vieira!!?
7 Setembro, 2022 at 11:43
Alerta facho.
7 Setembro, 2022 at 12:25
Facho e burro….
7 Setembro, 2022 at 13:01
Facho são as puras que estão vos cagaram seus imbecis nojentos!
7 Setembro, 2022 at 13:00
Facho é a puta que te cagou!
7 Setembro, 2022 at 13:02
Que nivel!!
Ainda bem que tu nao precisas de lavar a boca…
7 Setembro, 2022 at 13:10
Eu preciso sempre, já tu nem sabes o que isso é tal o cheiro a merda!
7 Setembro, 2022 at 13:13
Afinal o chega nao teve so no movimento basta, temos aqui um forte elemento do movimento besta!
7 Setembro, 2022 at 13:15
Besta é quem te cagou acéfalo de merda!
7 Setembro, 2022 at 13:17
Um abraço Adolfo
7 Setembro, 2022 at 13:18
Adolfo Dias….
adolfodias….
7 Setembro, 2022 at 13:53
Sera que e o Adolfo?
Nao sera o Quim, o Quim Becil!
7 Setembro, 2022 at 14:01
Parece-me mais um caso de tascajacking. Tem de ser!
7 Setembro, 2022 at 14:08
Pensei que ias chamar o Jacinto Leito Capelo Rêgo.
Mas foste por outras vias 🙂
7 Setembro, 2022 at 17:20
🙂
7 Setembro, 2022 at 14:32
Chamar facho a uma pessoa que nem conheces também está porreiro… Deve ser um elogio.
7 Setembro, 2022 at 11:03
Só os juros da antecipação das receitas não acredito que seja inferior aos juros da dívida ao BCP, mas claro são peanuts.
7 Setembro, 2022 at 11:10
Coincidência é esta notícia chegar via Record na véspera de uma deslocação a Alemanha onde nunca antes ganhamos…
7 Setembro, 2022 at 11:10
Dúvidas:
Esta restruturação da dívida ao BCP tem alguma coisa a ver com as VMOC’s?
Qual a taxa de juro praticada pelo BCP e qual a praticada agora pela Sagasta Finance?
7 Setembro, 2022 at 11:11
Outra e se houve ou nao o tal haircut?
7 Setembro, 2022 at 11:12
Subscrevo.
7 Setembro, 2022 at 11:15
Sporting já ganha 1-0 na Alemanha. Golo de Rodrigo Ribeiro. Jogo a ser transmitido na SPORTINGTV!
7 Setembro, 2022 at 11:33
Enquanto esta cena não for bem explicada, não dá para entender se foi um bom acto ou mais uma merda à Varandas…
Eu entendo que isto são noticias sensíveis e o segredo é a alma do negócio. Na base, cada um negoceia o melhor que consegue e tenta daí tirar “valias” para a gestão do Clube/Empresa. E a concorrência não tem nada de saber o que se fez.
Isto, para mim, é o que faz sentido e defendo isto desde sempre. É por isso que sou 100% critico do que a Direcção do Bruno fez ao expor o acordo de RF antes dele estar realmente feito – assinado e em execução – o que levou a que houvesse a onde de contestação que houve – no funeral da minha mãe voltei a estar com o familiar que já aqui falei e voltámos a falar no assunto, sendo tudo o que aqui já disse reconfirmado.
Isto, uma falta de detalhes nestes “negócios, é o normal. Nem um lado, nem o outro se quer expor ao que negociou e, com gente séria, como era o caso da anterior Direcção, parte-se do principio que ambos os lados ficaram satisfeitos com o que negociaram.
Infelizmente, para nós, adeptos mas principalmente sócios, é complicado ter confiança nos negócios que esta Direcção actual faz, tantos são os negócios que não fazem sentido, e que levam o Clube a ter cada vez mais divida.
O que seria uma normal defesa das instituições – Clube, BCP e Sagasta – com a falta dos detalhes, só pode levar os sportinguistas a ficarem desconfiados porque o que a Direcção tem feito em termos económicos poucas vezes tem sido benéfico para o Sporting.
Assim, é difícil perceber se o que foi feito é realmente bom para o Clube, se não aquece nem arrefece e é só uma transferência da divida de um credor para outro, ou se vem penalizar mais o Clube.
O que me parece evidente é que com tanto dinheiro feito em vendas de jogadores – delapidou-se o plantel mais uma vez – como é que é preciso recorrer ao contrato da NOS para alavancar 11M€? Para mim não faz sentido nenhum… e são estas merdas que depois levantam suspeitas pela normal “opacidade” da coisa!
7 Setembro, 2022 at 11:41
Portanto:
Houve uma direcção que tinha histórico de ser honesta e que pecou por ser demasiado transparente sem noção do mundo de merda em que vivemos.
No final das contas, a RF não foi concluida, fodeu-se a direcção e os sócios ficaram esclarecidos do que ia ser feito.
Há esta direcção que tem histórico de merda atrás de merda que “protege” informação porque tem noção do mundo de merda em que vivemos.
No final das contas, a RF foi em frente, a direcção mantém-se graças ao dinheiro que a anterior angariou e os sócios não sabem nada do que está a ser feito.
Díficil escolher…
Uma coisa é certa, somos ricos e pobres ao mesmo tempo.
7 Setembro, 2022 at 11:51
Pois, temos 2 situações em que nenhuma é realmente boa, digo eu.
Mas eu não tenho duvida em preferir a honestidade que sempre pautou a Direcção do Bruno de Carvalho ao que existe agora, que não afirmando que é desonestidade, afirmo que pelo menos tem sido incompetente e gabarola!
7 Setembro, 2022 at 11:54
Uma coisa é certa.
Não bate a bota com a perdigota.
Ninguém consegue ser Rico e Pobre ao mesmo tempo.
Quer dizer…
Só mesmo a Floribela.
Rica em sonhos e pobre em ouro…
7 Setembro, 2022 at 12:53
Por acaso a Floribela tambem anda atras de um tal de frederico! 😀
7 Setembro, 2022 at 13:10
Coincidências?!
Está tudo nas estrelas.
O pessoal é que só olha para baixo…
🙂
7 Setembro, 2022 at 11:45
Temos tudo aquilo que merecemos. Os sócios votaram. Tudo o que foi dito na altura da primeira eleição de varandas…confirma-se.
7 Setembro, 2022 at 11:48
Querem lá ver que o gordo maluco que só deixou calotes afinal deixou foi herança para pagar dívidas bancárias?
Montes de m€rd@, deviam beijar o chão que pisa quem serviu o clube em vez de ignorarem, maldizerem e nem dormirem a arranjar formas criativas de os expulsarem de sócios.
Senhores espectadores, a conversa do investidor segue dentro de momentos
7 Setembro, 2022 at 11:49
https://youtu.be/Z6oeAdemFZw
Não sabem , nem querem aprender
7 Setembro, 2022 at 12:08
A minha mulher é sócia maioritária dessa empresa de crédito. E posso dizer-vos que quem gasta é ela e depois culpa-me a mim.
7 Setembro, 2022 at 12:56
Lido algures:
“O Chelsea investiu quase 300 milhões de euros, este Verão, em reforços. Ontem, perdeu para a Liga dos Campeões e o seu treinador, Thomas Tuchel, foi despedido na hora. Problemas de clubes ricos ou problemas de clubes obscenamente ricos, via investidores com bolsos sem fundo? Que o futebol é uma indústria poderosíssima e movida a dinheiro, já todos sabemos. Mas é sempre chocante, pelo menos para alguns de nós, perceber que um metafórico livro de cheques tudo permite. Não há custos afundados, não há custos de oportunidade, não há aflições de tesouraria, não há delicados planos de financiamento, não há negociações com banca e credores. É também uma clara concorrência desleal, no plano desportivo, conduzindo, de facto, a uma Super League: a fase a eliminar da actual Champions League, a partir dos oitavos de final. São sempre os mesmos e serão sempre os mesmos, por este andar. Faz lembrar empresas que não têm que ser solventes. Faz lembrar empresas em mercados protegidos. A falta de “accountability” e de consequências permite-lhes práticas desleais e a criação de vantagens competitivas artificiais, mas que, de facto, produzem vantagem. No futebol moderno, é a mesma coisa. Não gostamos. Podemos não gostar? Obrigado.”
7 Setembro, 2022 at 13:18
Tanto não é assim que o treinador do Chelsea foi despedido por ter perdido um jogo contra um pequeno.
Quando o futebol funciona no seu estado puro, não há livro de cheques que aguente.
Veja-se o caso do PSG.
Quantas champions tem graças ao Catar?
Agora o que me mete confusão é os clubes pequenos se sabotarem a eles próprios.
Colocando-se na mão dos grandes empresários e nas empresas de financiamento.
Seja uma questão de agenda ou não.
Mas o engraçado é que nós somos tão atentos às problemáticas do futebol moderno lá fora e não somos capazes de olhar para dentro de casa e tentar perceber para onde nos leva determinado caminho.
7 Setembro, 2022 at 14:02
Nem mais! Palas seletivas…
7 Setembro, 2022 at 15:28
Não é o meu caso, seguramente.
7 Setembro, 2022 at 16:34
Não me referia a si, caro Sniper.
7 Setembro, 2022 at 15:33
Precisamente ao contrário: não são as excepções que fazem as regras, são as regras que são regras. E as regras são: quanto mais dinheiro, mais probabilidade de sucesso; quanto mais dinheiro, mais sucesso real. Basta cruzar orçamentos vs. prestações na Champios, nos últimos 10 anos.
O tema dos outros clubes é outro tema.
A solução para o Sporting passa por muitas coisas combinadas, mas há uma fundamental: aumentar as receitas, aumentar a capacidade de investimento no futebol e nas modalidades de élite (deveria existir um debate sobre os objectivos de cada uma, como já escrevi “n” vezes) e, claro, aumentar a competência de gestão “overall” do clube e da SAD e desportiva.
Pensar que os pequenos e os médios têm as mesmas hipóteses é “naif”, peço desculpa.
7 Setembro, 2022 at 16:20
O tema dos outros clubes é outro tema.
Não devia ser.
Esses muitas vezes é que se tornam pequenos.
O caminho faz-se caminhando.
Quantas equipas no passado se faziam sem grandes orçamentos.
Que equipas tinha o porto quando ganhou a Champions e a Liga Europa?
Mas depois tens os exemplos negativos.
Que necessidade tinha o Sporting de vender o M.Nunes?
Abaixo da clausula só vende se quiser…
Pois.
Têm as mesmas hipoteses se trabalharem para serem grandes.
O dinheiro não é tudo.
Ajuda e muito, mas não é tudo.
Haja competência a outros níveis para além de ter a carteira carregada.
É só comparares o orçamento entre os grandes.
Compara o orçamento do PSG com aqueles que ganharam os últimos anos a champions.
Não concordo com essa fatalidade.
Fatalidade para mim é ter de levar com um Varandas e saber para onde vamos.
7 Setembro, 2022 at 16:28
“Basta cruzar orçamentos vs. prestações na Champios, nos últimos 10 anos.”
Hummmmm….
Nos ultimos 10 anos quem ganhou a champions foi sempre o clube que gastou mais esse ano?!!?
Tenho sérias duvidas disso. Não me vou dar ao trabalho de confirmar mas tenho MUITAS duvidas…
7 Setembro, 2022 at 16:32
Só consegui tirar isto de 2020:
1 Real Madrid CF Espanha 751 M€
2 FC Barcelona Espanha 692 M€
3 Manchester United Inglaterra 666 M€
4 Bayern de Munique Alemanha 629 M€
5 Manchester City Inglaterra 558 M€
6 PSG França 546 M€
7 Liverpool FC Inglaterra 514 M€
8 Chelsea FC Inglaterra 501 M€
9 Arsenal FC Inglaterra 453 M€
10 Tottenham Hotspurs Inglaterra 430 M€
11 Juventus FC Itália 402 M€
12 Atlético de Madrid Espanha 352 M€
13 Borussia Dortmund Alemanha 317 M€
14 Schalke 04 Alemanha 309 M€
15 Internazionale de Milão Itália 291 M€
7 Setembro, 2022 at 16:38
Vencedores:
2010–11 Barcelona
2011–12 Chelsea
2012–13 Bayern de Munique
2013–14 Real Madrid
2014–15 Barcelona
2015–16 Real Madrid
2016–17 Real Madrid
2017–18 Real Madrid
2018–19 Liverpool
2019–20 Bayern de Munique
2020–21 Chelsea
2021–22 Real Madrid
7 Setembro, 2022 at 16:46
Com base nisto o Liverpool e o Chelsea conseguem ganhar mesmo não tendo os maiores orçamentos.
Por outro lado o Real com maior orçamento consegue manter consistência na conquista.
Percebo o que queres dizer mas não acredito nessa fatalidade.
Um pouco porque olho para o universo Sporting em relação com os nossos rivais.
O porto conseguiu conquistar o troféu e não consta que tenha um orçamento tão fora do nosso alcance.
O que falta é competência.
Sobretudo isso.
7 Setembro, 2022 at 12:56
Mais um “elevador elevado”
7 Setembro, 2022 at 13:12
Em quanto vai ficar o serviço da dívida depois desta operação financeira?
Essa e outras questões deveríam de merecer resposta… Têm a palavra os elementos que compõem esta direcção de BILTRES.
7 Setembro, 2022 at 13:13
O “elevador elevado” é mais um produto dos xuxalistas, aldrabões, ladrões e Corruptos!
7 Setembro, 2022 at 13:55
Vá deixa lá isso da politica.
Falemos de bola ou universo Sporting.
Obrigado
7 Setembro, 2022 at 13:54
“E se corre Mal?”
7 Setembro, 2022 at 13:55
Continuas a pagar e não bufas…
7 Setembro, 2022 at 14:03
Se corre mal tiras e metes o Esgaio…
7 Setembro, 2022 at 14:28
Realmente, menos sobre política por aqui. Muito menos ainda se for sobre o protegido do Orelhas….dass.
7 Setembro, 2022 at 15:47
Portanto oh Salgas depois do comentário feito por ti ao que disse que transcrevo:
“Grigrigri
Já percebi que o estilo do comentário. É reproduzir bitaites que se escrevem por aí. Junta-se tudo e são só coisas coladas que não fazem sentido.”
Corri, freneticamente a barra do browser até ao fim para ler as doutas palavras do carissimo sobre o assunto em debate e apanhei mais um, e apenas um, comentário que transcrevo também:
“Não devia ser preciso distorcer.”
Em relação à sábia opinião do mestre, nada li.
Portanto quanto ao assunto nada tem a dizer.
Ficou claro, se já não o estava antes mesmo de escrever a primeira letra.
Coube-lhe a si a nobre tarefa de Pedro Guerra no debate desta vez?
Triste trabalho o seu…
Boas colheradas…que lhe saibam todas bem.
7 Setembro, 2022 at 16:01
Chamaram o Ventura?
https://youtu.be/LCwjyTg5p2g
7 Setembro, 2022 at 16:35
A questão de uma percentagem do valor das transferências ser directamente canalizado para pagar esta dívida, não poderá ter a ver com esta operação?
Alguém pode esclarecer sobre isso?
7 Setembro, 2022 at 17:21
Até ser feita esta operação, era de facto assim, uma percentagem das vendas deveria estar numa conta restrita. Foi comunicado pelos bancos e confirmado pelo Zenha que no inicio deste ano o incumprimento era total.
Agora anteciparam receitas da transmissão de jogos da SAD e da transmissão da SportingTv do clube, e arrumaram com o problema do BCP.
O incumprimento com Novo Banco em principio mantem-se, deveriam estar a cativar uma percentagem das vendas para regularizar a situação com o Novo Banco e ou fazer um acordo parecido com este feito com BCP. Tenho duvidas é que ainda exista receita futura da nós que permita resolver a situação do Novo Banco.
7 Setembro, 2022 at 17:03
E porque há mais contas, algumas notas do exercício 2021/22 enviado à CMVM pelas toupeiras:
– A queda nas verbas com transferências de jogadores foi notória: “Ascendeu a um valor de 41,6 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 52,5% face aos 87,6 milhões de euros apresentado no período homólogo. Apesar do valor bruto das vendas de direitos de atletas ter superado o montante do exercício transato (em 2021/22, esse valor atingiu os 124,4 milhões de euros, o que compara com o montante de 110,1 milhões de euros registado em 2020/21), os resultados obtidos com as transferências realizadas foram inferiores, uma vez que os principais jogadores transferidos foram adquiridos por valores significativos e não são provenientes da formação”.
Pois é…
– Destaque ainda para o aumento do valor da dívida líquida em 45,8% em relação ao exercício anterior, para 147,1 milhões de euros, “estando esta variação ainda relacionada com os impactos da covid-19, aliado aos investimentos realizados no reforço do plantel de futebol”
Pois…