O Sporting apresentou o Relatório e Contas relativo ao exercício 2021/22, que finalizou a 30 de junho. De acordo com o documento disponível na CMVM, os leões apresentaram um resultado positivo líquido de €25 milhões (o terceiro melhor de sempre), e se descontarmos as transações de jogadores, o Sporting apresenta um resultado operacional de €12 milhões, o melhor de sempre nesta categoria (podes consultar o relatório aqui)

Convido quem perceber realmente da área financeira a escrever um “hoje escreves tu”, se assim entender, ou fico a aguardar a leitura de várias opiniões para fazer um post mais “técnico”, deixando, para já a mensagem de Frederico Varandas que acompanha o documento.

______________

 

Caros accionistas,
Findo o exercício de 2021/2022, e decorridas quatro épocas que finalizam o actual mandato de Presidência da Sporting SAD, resumo o caminho até aqui percorrido numa palavra: Sustentabilidade.

O exercício de 2021/2022 constitui um marco histórico na jornada da Sporting SAD, em virtude de apresentar os melhores resultados de sempre de volume de negócios e de resultados operacionais excluindo transacções com jogadores. São resultados que nos devem orgulhar, mais que pela sua natureza excepcional – são os melhores de sempre da nossa história -, por dois motivos principais: o seu carácter estrutural, e o facto de terem sido atingidos num contexto extremamente adverso.

O Relatório e Contas que apresentamos, sendo uma “fotografia” do exercício corrente – como em bom rigor são todos -, é na sua essência um “filme” com início, meio e fim. Estamos neste momento a meio do mesmo, fruto de uma estratégia que iniciámos em Setembro de 2018 e que nos permitiu, não só, chegar até aqui, como também estar mais perto do final desenhado e desejado.

A sua maior relevância consiste na conquista de objectivos estruturais nunca antes alcançados, que nos permitem consolidar os fundamentos críticos para a necessária transformação da SAD, e constituem o retorno da estratégia seguida assente na criação de valor.

Uma estratégia clara, de construção de uma base sólida assente em três eixos: Formação, Transformação Digital e Criação de Valor da Marca Sporting.

Somos hoje uma SAD que tem uma política holística e criteriosa de investimento, em complementaridade com uma rigorosa política de custos. Investimos em todo o universo Sporting, com foco na formação e na excelência da experiência que queremos que todos os que interagem connosco tenham.

E são de mérito exponencial por terem sido atingidos num contexto de extrema complexidade.

Não existe guião escrito ou manual de instruções para superar a situação interna resultante do ataque de Alcochete, atravessando em simultâneo uma pandemia que provocou o contexto externo mais adverso dos últimos 100 anos. Escrevemos nós o guião, à nossa maneira.

Certos que, como em tudo, há sempre espaço a melhorias, apresentámos em quatro anos, à data de Junho de 2022:

1. Seis títulos no futebol masculino sénior, dois dos quais nesta época, pela segunda vez consecutiva qualificámo-nos directamente para a fase de grupos da UEFA Champions League e atingimos, pela segunda vez na nossa história, o acesso aos oitavos-de-final da competição.
2. Dois títulos no futebol feminino sénior.
3. Retoma da equipa B, fundamental para o projecto da formação.
4. O regresso do investimento no património, modernização e marca da organização.
5. O melhor resultado de sempre em termos de volume de negócios, no valor de 181,9 milhões de euros, e de resultado operacional sem transacções de jogadores, em 12 milhões de euros.
6. Melhor resultado de sempre com transacções de jogadores, registando as três melhores vendas de sempre da SAD, e um total de sete vendas do top 10.

 

A Sporting SAD é hoje uma sociedade em melhores condições do que há quatro anos e mais preparada para os quatro anos que tem pela frente. Temos ainda caminho a percorrer na consolidação do trajecto da sustentabilidade, sabendo que teremos mais um período desafiante pela frente resultante da actual conjuntura de guerra, e que esta é uma jornada que na verdade nunca termina. Continuaremos no caminho de construção das bases, sem precipitações, para que, uma vez estas asseguradas nos moldes que desejamos, possamos crescer sustentadamente e avançar para dar o passo seguinte

NOTAS DA TASCA
– fico muito feliz com números positivos, mas seria importante alguém explicar o porquê do passivo e das dívidas a fornecedores continuarem a aumentar
– fico muito feliz com números positivos, mas seria importante perceber quais os caminhos a seguir quando a torneira do acordo com a NOS deixar de pingar
– impressionante como continuamos a falar do ataque à Academia
– é coisa para me deixar realmente irritado, usar o futebol feminino como bandeira, quando tudo o que se faz é dizer à equipa técnica que tem que fazer mais com menos. Investimento? Aproximação aos sócios? Nem a equipamento de treino dos novos tiveram direito, foda-se!
– a sério que há lata para sublinhar a “transformação digital” como um dos eixos?!?
– “o regresso do investimento no património”… a tabela de basquetebol conta?