Não pensei que o pessoal se indignasse tanto com a seleção por esta altura….
Estou-me um bocado a borrifar para aquilo. Nesta paragem até vi os 2 jogos porque foi em alturas que tinha jantares com pessoal que meteu mas nem é meu hábito ver fora dos grandes torneios…
E foi +- como ver um clube com que simpatizo perder. Tipo sei lá…o Leeds. Se ganharem, fixe. Se perderem…no passa nada…
E pensei que era a onda de quase toda a gente. Mas vi tanta indignação ontem e hoje que pelos vistos ainda importa à maioria…
Fico fdd porque há lá gajos que jogam bem e que aprecio que não merecem estas merdas. O NM fez um jogo do crlho, o Bruno e o Jota na frente fizeram um bom jogo, o Palhinha e o Mateus deviam de ter ido a jogo e com certeza que mudavam aquilo porque era deles que precisávamos desde o apito inicial. A mim é isso que irrita, isso e a facilidade com que se fazia melhor.
Lá está. Esta é a escolha da FPF. O que aconteceu ontem acontece vezes sem conta…
Por isso…nem isso. É como ver o United treinado pelo Solskaer afundar-se ou as equipas do Mourinho…
O expectável, não me irrita. Vejo, ás vezes dá-me para rir (lá está…como ver ontem o Santos e o Ronaldo aos gritos para a equipa subir como se fosse uma questão de vontade e não de ambos fazerem por isso) e pronto. Acabando…depois não penso nisso 2ª vez. Só estou a falar agora porque aqui e no Wapp e tal, só vejo pessoal irritado com a seleção…
A mim só indigna andarem a passear o símbolo de portugal.
Cantarem o hino.
E serem condecorados por darem uns chutos numa bola.
Se é o suficiente para isso, então devia acompanhar com a responsabilidade que isso acarreta e as consequências por atitudes que não são dignas.
Nomeadamente não cumprirem os objectivos desportivos, terem registo criminal por fuga ao fisco, ou terem sido alvo de escutas em que foram coniventes com serviços de prostituição e cúmplices, no mínimo, de corrupção activa.
Ah e estarem a torrar uma grande geração de grandes jogadores.
Os espanhóis disseram o seguinte:
“Portugal tem mais jogadores que treinador”
“Mentiu, uma vez mais, ao dizer que Portugal ia ser uma equipa valente, que ia jogar para ganhar e dominar a Espanha. A selecção portuguesa tem mais jogadores do que treinador. Um técnico que faz parte da história do país pela sua conquista no Euro-2016, mas que agora é um peso às portas do Mundial. A Espanha juntou-se à história negra de Portugal e foi Fernando Santos quem ‘procurou’ este desfecho”
Se ganham, ganham. Se perdem, perdem.
Não me tira o sono, nem me faz abrir champanhe!
Agora, tenho opinião.
E há muito que não gosto do treinador Fernando Santos – fiquei contente com a vitória no Euro2016 mas critiquei o gajo porque o futebol apresentado foi merdoso. E não esqueço que só meteu o meio campo do Sporting, mais o Cedric, depois de estar à rasca para se apurar, quando toda a gente via, e dizia, que era isso que fazia sentido.
Também não me esqueço que em pleno “apito dourado” perdeu 2 campeonatos no Porto. Isto é obra e diz bem da merda que é para este nível.
Também não me esqueço que NUNCA vi uma equipa sua jogar um bom futebol – inclusive onde teve sucesso, que já o teve em vários lados.
É um daqueles gajos que tem tido estrelinha e que pensam que vale mais do que realmente vale – uma espécie de Zazuz sem o egocentrismo bacoco que o rasca da Amadora tem.
Para não dizer que foi campeão europeu muito graças ao alinhamento das eliminatórias da fase final, a única grande equipa que defrontámos foi a França, que teve um mau dia dessa vez….
Não consigo ficar indiferente à seleção. Às equipas que representam o nosso país. Mesmo que a estrutura (FPF) seja mafiosa. Na seleção, no Sporting. Quero vitórias. Sempre.
A verdade é que neste momento grande parte das pessoas perdeu todo o interesse na selecção. É o resultado da anedota em que se tornaram as convocatórias, a anedota que é muitas vezes o onze titular, a anedota que é a táctica defensiva e as substituições, a anedota em que se tornam as CI do gajo que finge ser o treinador.
Depois de um europeu absolutamente miserável são recebidos pelo presidente da República com palminhas e abraços e grandes elogios, ficamos todos a olhar e a pensar se vivemos numa realidade paralela.
Não há qualquer vergonha na cara neste país, não há ambição, não há responsabilidades e nunca há consequências para nada. Impera a mediocridade e o deixa andar enquanto estás bem. As declarações de ontem espelham essa forma de ser. Tenho contrato, tenho direitos adquiridos, estou me bem a cagar.
“Fundado por Vasco da Gama, dias antes de partir para a India”…
Depois ainda vai passar para:
“Fundado por Egas Moniz. Já levava a corda ao pescoço, a caminho de Castela…sendo o seu ultimo ato antes de se oferecer ao sacrifício. Reza a lenda que ia a caminhar na cidade do Porto, quando deu um pontapé numa pedra redonda…e a partir daí, teve a ideia de criar…o Futebol Clube do Porco…”
“Foi nesta mesma pedra!!! Nesta mesma Praça! Que….Egas Muniz…criou….o Futebol Clube do Porco! E não foi um pontapé qualquer, nesta mesma pedra!! Foi um petardo de força, que lhe deixou…a unha negra!”
Até posso dar de barato ele levar uma jogadora que já acabou a carreira mas que ainda ninguém lhe comunicou. Não levar a titular do clube onde essa jogadora é suplente é que me parece uma merda!
Mas, finalmente, leva a Bruna… Que já lá devia estar há uns anos – é uma espécie de Inácio do feminino!
A verdade a verdade é que o culpado disto tudo é D. João IV….
Se este não tem subido ao trono em 1640, pondo fim a 60 anos de ocupação espanhola, nem tem havido essa revolução, hoje continuaríamos a ser parte de Espanha com todas as vantagens (ordenado mínimo, etc etc etc) e nem teríamos que jogar contra a seleção espanhola o que, convenhamos, dado o banho tático que FS levou ontem (chego a ter pena do velho), teria dado imenso jeito….
Portanto caro D. João IV, a culpa da existência deste país da treta e desta selecção que joga um futebol miserável, é exclusivamente de Vossa Majestade…. 🙂
Ao contrário dos portugueses, que são gente ordeira….
é preferível estar na merda mas não fazer barulho (e não me refiro exclusivamente ao futebol), orgulho patriótico não enche barriga a ninguém, só enche aos mamões que vendem Portugal aos bocados, esses sim, falam muito em orgulho…. pudera….
Então que os espanhóis são muita ricos nem mamoes a xuxar por todo o lado há. Tudo gente séria… A começar pela realeza….
Sabe sempre bem ir ao norte de Espanha e ouvir o que eles acham dos espanhóis….
Estimo bem é que os espanhóis e o “num ti intiendo” e a mania que são melhores que os tugas vão para o caralho. Não sou daqueles malucos de beijar a bandeira e tal mas Foda-se… Ainda bem que não somos espanhóis….
Lá está. Nem os espanhóis querem ser espanhóis… Quanto mais os tugas…
“Sabe sempre bem ir ao norte de Espanha e ouvir o que eles acham dos espanhóis….” Que por sua vez são “espanhóis” também…..
Tens alguma dúvida em como eles vivem melhor que o portuga? Eu cá não tenho nenhuma….
O português é diferente mas isso não quer dizer que seja melhor….
Eu não disse que era pra sermos espanhóis mas sim uma província de Espanha, são coisas diferentes…. lembra-te que a Espanha é uma “sociedade das nações” com diversas províncias muitas delas que gostariam de ser independentes que é o caso por exemplo do País Basco ou da Catalunha
Vivem melhor mas preferiam não ser espanhois…isso diz muito. Heheh
Agora fora de brincadeiras…que isto é meio a gozar, claro…
Gosto muito de ser tuga. PT tem montes de problemas, Espanha tem montes de problemas…não creio que o dinheiro seja o alfa e o omega da vida. Têm muito mais agitação social, têm muito mais fratura, já nem vou voltar aos atentados e à tensão em que viveram, têm muito menos coesão. Para não ir à Monarquia, à violência com que controlam a população, o desprezo do estado central pelas regiões, etc….
Eu gosto muito de ser PT e não trocava ser PT por ser uma província espanhola só porque ficava com um mercado interno muito maior e por isso ficava mais rico…
Eu tenho uma costela grande italiana, tenho um fascínio brutal por tudo o que lá há, é onde me sinto mais “em casa” estando fora…e nem por ser uma província Italiana (bem mais rica que Espanha) eu queria ser….
Com todos os nossos defeitos, adoro Portugal e adoro ser Português…e não trocava por outra nacionalidade qualquer com os defeitos e virtudes que têm….
“não creio que o dinheiro seja o alfa e o omega da vida”
Não é nem nunca foi, nesse ponto estou de acordo, mas toda a gente merece ter uma vida digna (ter o suficiente) coisa que neste desgraçado país infelizmente não acontece e isso tem muito a ver com dinheiro, quer queiramos quer não.
Verdade os espanhóis fazem muito barulho. Aliás diz se que foi isso que os lixou em Aljubarrota, a algazarra era tanta que a 1km de distância os portugueses já sabiam de que lado eles vinham 🙂
Porra, na praia quando há espanhóis ao meu lado, são logo obrigado a mudar de sitio. Que barulheira!!!
“Pepe, anda, vente a comer el bocadillo ya, hombre!!!
Bolas…
E quando um gajo paga palhota e vem um grupo de Espanhois, vê uma zona cheia de chapeus de sol, vê a zona de palhotas vazias de chapeus e pensa:
“Olha-me estes estupidos destes tuga…todos ali encafoados em chapéus uns nos outros e aqui à frente das palhotas sem nenhum chapeu! Vou mesmo espetar o meu chapeu em cima destas palhotas e fico cheio de espaço para a frente sem ninguém!”
No verão, todos os fds há pelo menos 1 grupo de espanhóis com este raciocínio…
E sempre que surge alguma questão, falam contigo na sua língua sem qualquer esforço para sequer pensar que as línguas apesar de serem parecidas, são tambem diferentes
Tenho familiares espanhois, um deles nasceu cá mas é mais espanhol que português… O que é de lá é tudo bom, nós cá não temos nada, a cozinha então nem se fala, mas na hora de cozinhar nada. Curioso é que saem sempre daqui mais gordos não sei porquê lol.
Entre eles e avecs que chegam cá e deixam de saber português e espalham azeite por onde passam não sei o que me irrita mais.
Confesso que acho piada aos comentadores televisivos.
Lembrar os comentários após o jogo com a Chéquia em que a Selecção era candidata a vencer a Liga das Nações, o Mundial, o Europeu e a Liga dos Campeões, e compará-los com os de ontem é delicioso!
Só vi a segunda parte do jogo mas tenho de reconhecer que é de génio substituir um meio de campo de combate por um meio campo criativo e macio quando o resto da equipa já não tem pernas e limita-se a marcar com os olhos.
Outra substituição fabulosa foi Rafael Leão para o lugar do Jota.
Ao número de perdas de bola, passes falhados, duelos perdidos e “conice” no trabalho defensivo, se Leão jogasse no Sporting estava a ser assobiado do primeiro ao último minuto de jogo. Depois do jogo que fez com a Chéquia, como não acreditar que estamos perante uma Selecção de favores?
Foi porreiro para descansarmos os nossos jogadores e preparar o jogo de sexta-feira.
Também positivo é o facto de pouparmos os olhos dos finalistas da Liga das Nações aos nossos equipamentos. As equipas do Mundial não terão a mesma sorte…
O Leão podia e devia ter entrado para o meio, tirando um desgastadíssimo Ronaldo, apostar em duas “motas” na frente, meter ao meio quem soubesse recuperar bolas e esticar o jogo na frente (Palhinha e Matheus Nunes) mas isto é tática a mais para o velho, qualquer dia ainda adormece no banco de suplentes….
A leveza com que o gajo assume que se esqueceu que tinha o Tiago Djaló no banco é uma daquelas coisas que impressiona. E como isto passou completamente tranquilo em toda a CS….
O gajo esqueceu-se de um jogador que tinha no banco!!!
É o “à vontade” com que o gajo admite porque sabe que não vai passar nada…..
Podia ter acontecido e o gajo…ter vergonha na tromba…e dizer tipo…era para experimentar o Palhinha para poder depois fazer melhores escolhas no futuro e coiso e tal…
Não…ele sabe que o pessoal da CS está completamente manipulado e por isso está-se tão a cagar que assume assim uma merda inacreditável…
Nestes 2 jogos Rafael Leão foi incapaz de causar desequilíbrios e defensivamente faz zero.
Contra a Chéquia não conseguiu nem por uma vez ultraoassar o defesa e chegar a linha para centrar.
O.melhor que fez foi o passe atrasado para o golo de Dalot que é uma jogada de continuidade dum primeiro cruzamento defeituoso do lado direito.
Neste jogo, com a equipa já toda rota e receosa em subir, FS estaria a espera que Leão construisse sozinho um golo…
O certo é que a seleção é só mais um exemplo de como certos hábitos e costumes ainda perduram na nossa sociedade a viver ainda com certos vicios do passado, onde por exemplo durante mais de 50 anos tivemos uma população que vivia na miséria e era governada apenas por alguns iluminados e isto ainda numa altura que haviam as colónias que serviriam teoricamente para enriquecer a metrópole, ainda que serviu apenas para alimentar algumas elites.
Então agora o que é que acontece quando um grupo de portugueses se junta? E isto á partida tendo já uma boa ideia e uma boa equipa, logo tem tudo para dar certo.
De seguida, há que instituir uma certa hierarquia, daqueles que realmente sabem da coisa, que vão trazer racionalismo a todas as decisões e acedem ao lugar de topo, sobrando depois todos os outros. Esses que chegam ao lugar do topo, por auto-considerarem-se como os novos privilegiados vão novamente tentar prevalecer sobre todos os outros, implementando um sistema que benefica esses poucos em detrimento de todos os outros.
Seja o BES, seja a PT, seja a seleção etc etc…. o mesmo padrão repete-se!!!
E tenho acompanhado a polémica. E sim já se fala em “supositórios” 🙂
Se é descabido ou não… não te posso dizer. Mas o que posso dizer é o seguinte:
1 – A polémica é entre dois jogadores. O campioníssimo Magnus Carlsen (um dos melhores jogadors de sempre) e um miudo de 19 anos Hans Niemann.
2 – A polémica estalou num torneio presencial nos EUA (Sinquefield Cup). Quando Hans bateu Carlsen na 3ª jornada do torneio, num jogo aparentemente pouco inspirado do Campeão. Quebrando assim uma longa invencibilidade em “jogos clássicos” (ie: de controlo de tempo lento).
3 – No dia seguinte Carlsen não se apresenta a jogo e comunica a desistência do torneio. Isto só por si já seria um escandalo muito grande pois não tem precendentes nos tempos modernos. Mais grave ficou quando Carsen acompanha a mensagem de desistencia (no seu twitter oficial) com um video de (pasme-se) José Mourinho. Podem ver aqui.
4 – Nesse mesmo dia, quando confrontado com a noticia, Hikaru Nakamura (outro jogador de elite e o streamer com mais seguidores no mundo) não presente no tornei revisita a polémica e analisa a análise de Hans ao jogo em que este bateu Carlsen. Hikaru levanta imensas suspeitas como quem já sabe que Hans não é de fiar. Dizendo mesmo que a nalase que Hans faz do jogo não é compativel com o seu Ranking de xadrez. Só faltou mesmo dizer à boca cheia que Hans é um enorme batoteiro.
5 – Após mais um dia Hans é de novo entrevistado no final de mais uma jornada do torneio. Nessa entrevista Hans admite ter feito batoto (usado computadores) em jogos online por duas vezes (aos 12 e aos 16 anos). Tendo sido temporariamente suspenso da plataforma de xadrez online Chess.com (uma das mais populares).
6 – Nos dias semanas seguintes muitas vozes se levantaram contra e a favor de um e de outro jogador.
7 – Dias depois do final do torneio Magnus e Hans calham defrontar-se (na primeira fase) num torneio online transmitido para o mundo inteiro. Magnus desiste deliberadamente antes de fazer a sua segunda jogada! E não faz qualquer comentário. Maguns acaba por ganhar o torneio de forma esmagadora.
9 – No final do torneio Carlsen menciona que “o mentor de Hand Maxime Dlugy” deve estar satisfeito com o progresso do seu pupilo. Até à data não era conhecida uma relação entre Dlugy e Hans. Dlugy também foi banido de sites de xadrez por fazer batota.
8 – Uma analise muito relevante (no meu entender) é tornada publica em que se demonstra com base em factos, que Hans tem sempre resultados positivos em torneios jogados com tabuleiros DGT e resultados negativos em torneios com tabuleiros convencionais. Mais sobre isto no final.
9 – Ian Nepomniachi o actual vice campeão do mundo também foi critico de Hans nos ultimos dias dias, dizendo mesmo que fico desiludido pelo facto de Hans ter convidado de ultima hora neste torneio nos EUA (substituindo outro jogador impedido de viajar).
10 – Carlsen fez ontem (finalmente) um comunicado oficial que podem ver aqui, onde confirma as suspeitas sobre Hans.
Estando elencados os factos principais, a minha opinião:
1 – Carsen tem uma reputação a defender parece-me descabido arrisca-la numa disputa com um miudo se não tiver razão.
2 – Fazer batota num jogo online (em torneios não arbitrados presencialmente) é extremamente fácil (por esta razão os bons jogadores só joam partidas super-rápidas de no maximo 3 minutos). Basta ter ao lado um computador e replicar algumas das jogadas sugeridas. Por esta razão os bons sites de xadrez tem constantemente programas a analisar as partidas disputadas e a procurar correlações entre jogos e jogadas 100% correctas. Já me aconteceu ter pontos devolvidos por ter perdido com “batoteiros”.
3 – Fazer batota num jogo “sobre o tabuleiro” é muito mais complicado. Mas o que é certo é que o ponto 8 demonstra que Hans tem um desempenho melhor (e estatisticamente improvavel, dado o tamanho da amostra) em torneios com tabuleiros DGT. E o que vem a ser isto? Tabuleiros DGT são chamdos “tabuleiros inteligentes” que reconhecem a posição das peças e estando ligados a um computador permitem a um website transmitir o estdo do tabuleiro em directo.
Ora, isto abre a hipotese de alguem poder colocar a posição num computador e procurar a melhor jogada. A pergunta de “um milhão de dolares” é como é que se comunica essa jogada ao jogador. É aqui que entram os supositórios ou as idas à casa de banho…
4 – De acordo com o “statement” do Carlsen, eu acredito que ele tem indicios fortissimos de que Hans faz batota, mas não tem uma prova inequívoca, dai a menção a necessitar de uma autorização para dizer mais.
5 – Para quem não sabe, o Xadrez de elite movimenta muito dinheiro, mesmo muito, prémios, patrocínios, etc… Por isso estar nesta elite é algo muito apetecível.
PS: Isto foi o segundo texto mais longo que escrivi na Tasca/Cacifo… Não imagino como o Miguel deva ter os dedos ao final de cada dia! 🙂
Xadrez é daquelas coisas que eu vejo como mais “básicas” do mundo. Regras simples, um tabuleiro, peças bonitas…e o segredo está todo na mona de cada um. É uma coisa aparentemente tão simples que é de uma complexidade extraordinária.
Já percebi a parte dos tabuleiros…e pronto…vendo de fora não parece muito complicado impedir. Há bloqueadores de sinais, tabuleiros tradicionais…e siga!
Mas porra…não me passava pela cabeça que uma cena destas fosse possivel!
Costumo jogar no winboard, um servidor online onde se joga o jogo pelo jogo, muitas vezes defronto computadores, já ganhei muitas vezes e já perdi muitas, depende do nível do programa que enfrentamos.
É um jogo que adoro e já jogo desde miúdo, é giro jogar online mas uma boa partida num tabuleiro físico é sempre outra coisa.
Único desporto que já joguei federado, embora apenas tenha jogado uma única partida e para a taça de portugal, custou-me uma tarde inteira e principio de noite de um domingo. 🙂
Saudade dos matchs rápidos com o Mestre Alvaro Pereira e das partidas por correspondência que nunca terminei. 🙂
Ver se arranjo disponibilidade para me inscrever num dos sites e experimentar o on line.
Já estive para criar uma conta no lichess, mas talvez o marketing do Chess.com me apanhou primeiro. Não tenho tido grande tempo para jogar este mês, mas quando tiver crio. Foi das coisas boas da pandemia, redescobrir o gosto que tinha pelo xadrez quando era criança.
Bolas anais ahahah foi a teoria mais engraçada que apareceu. A verdade é que o Hans fez batota online, admitiu, mas foi algo mais recorrente do que ele próprio disse. O Magnus, campeão do mundo (apesar de ter renunciado ao mesmo há uns meses), não quer jogar contra ele porque não confia nele. Ponto.
Esta polémica só agora chegou a Portugal? Já se passaram 3 semanas…
Para que se perguntar por que raio ele renunciou ao título após tantos anos (creio que é campeão mundial desde 2013) o Magnus queria uma mudança de formato de tempo da final. Queria que os formatos de tempo blitz (3min+1s) e rápidas (15mins + 1s) fossem incluídos aos encontros de tempo clássico. A FIDE rejeitou a mudança e ele disse “ok, o meu título fica à disposição”
Sim, e seria outra vez contra o Ian. A preparação seria praticamente a mesma de há um ano. Percebi a falta de motivação. Isso, e talvez dar a oportunidade a outros de serem campeões do mundo. Ele até já tinha avisado, (tendo sido interpretado como uma brincadeira ou um bluff) que só jogaria se fosse contra o Alireza Firouzja (que após um torneio dos candidatos que desiludiu, tem tido grandes prestações).
O que este gajo joga é coisa de malucos. Este último torneio que terminou no domingo foi a prova disso. Nada comparado com os “anal beads” do Hans, claro 😉
Tenho para mim que o Nepo vai ganhar ao Ding, a experiência do ultimo Match viu-se no torneio de candidatos, ao passo que o Ding, apesar de muitissimo bom, tem uma estrutura amadora, para não dizer inexistente à sua volta, como também se viu no torneio de candidatos.
estes torneios, até pelo covid eram em formato online
e basicamente o Carlson perdeu uma vez com este americano e desde essa altura que diz que perdeu porque ele fez batota nesse jogo.
e tudo porque o americano que tem agora 21 anos admitiu que quando começou a serio em torneios com 14 ou 15 fez batota em alguns jogos, em que recebia um sinal de alguem exterior em relaçao as jogadas e o Carlson basicamente admitiu publicamente que nao gosta do gajo
e recentemente estavam os 2 num torneio que se fazia online e quando foram jogar 1 contra o outro o carlson fez uma jogada e desligou a camera desistindo do jogo
É o que dá papagaiar por tudo e por nada… Riga não se pode ser perito em tudo…
Se tivesses tido paciencia tinhas lido o meu comentário. O Hans tem 19 anos, eu sei que é um detalhe, mas o que está completamente errado no teu texto é isto: “admitiu que quando começou a serio em torneios com 14 ou 15 fez batota em alguns jogos, em que recebia um sinal de alguem exterior em relaçao as jogadas
Isto é completamente falso. Ele fez batota (segundo ele) em duas fases da sua vida e em torneios online, não supervisionados presencialmente em que obviamente não recebia jogadas porque estava em sua casa com um computador ao lado.
O Nando não é um seleccionador e mto menos um treinador. O Nando é um gestor, pelo menos foi isso que ele disse quando veio à baila que ele recebe os milhões via empresa offshore com o apoio da FPF.
Nando “o gestor”, de vez em quando lá dá uma perninha para fazer um treino, ou perde um fds para se sentar no banco da selecção a fingir que percebe alguma coisa daquilo.
Salariozinho na conta é o que interessa “tenho contrato até 2024!” chupem
Quando foi Campeão Europeu….aposto que estavas a comemerar, e a beber umas cervejolas…e a pensar granda Nando, grande CR7…os tempos mudaram…e o País está acima destes matrecos….
Claro que comemorei, mas percebi na altura que não jogávamos um chavo, passamos com 3 empates, mais 2 empates nos 90min pelo caminho, uma vitória nos 90min se não me engano contra o país de Gales, era bastante óbvio que foi uma fezada. Final contra a França a levar bolada e sai um charuto para o Eder que jogou 3 X na selecção.
Esse título não me tapou os olhos, ao contrário de muitos aqui a minha opinião não é apenas baseada no facto da bola entrar ou não.
Há malta que confunde, no âmbito do desporto, o facto de se festejar uma vitória com o facto da vitória ter mérito do treinador quando são os jogadores que jogam e mais ainda dessa vitória servir para perpetuar alguém na posição de treinador de forma inquestionável.
Há uma coisa no desporto que se chama factor sorte.
Aquilo que aconteceu no Euro foi um milagre.
Festejou-se o milagre embora o pastor Nando não tenha mérito nenhum nesse milagre.
O Nando estava no lugar certo à hora certa.
Querem fazer dele santo?
Eu acho que ele tem mais de pecador do que de santo.
Foi alguém que se aproveitou do problema da Tasca. Agora também não há muito a fazer, de vez em quando gosta de passar por aqui e dizer umas merdas fora de caracter, mas pronto é o que é.
E digo te mais… em relação ao cr7, qualquer gajo com tomates tinha o sentado quando era necessário sentar e não fazer sempre o número do Ronaldo + 10. Gosto muito do Ronaldo, mas porra, às tantas é o gajo que manda nisto tudo, não pode ser.
Alguma vez um gajo era titular num sitio normal depois de uma exibição completamente absurda e desconexa como foi a dele contra a Rep. Checa?!? Ainda por cima numa seleção, que não vai beneficiar nada de manter um gajo naquela forma?! Num clube ainda vá…aguenta um gajo 3 ou 4 jogos muito em baixo até ele ganhar forma porque depois beneficia 2 ou 3 meses desse topo de forma…agora numa seleção?! Que não vai beneficiar quase nada e certamente não vai beneficiar do pico de forma?!
Por isso é que acho que na seleção deve jogar sempre quem está em melhor forma. Não são dois ou três jogos seguidos que vão fazer um jogador explodir na forma
E para além do Engenheiro….ainda vamos levar com o netinho da Dona Dolores Aveiro…. foda-se !!! Digam lá agor se o Mendes não manda nesta merda toda ???
“Dolores promete filho ou neto no Sporting: «Se o Ronaldo não vier, vem o filho…” (Jornal Record)…
Gabriel Silva, um jogador muito promissor dos iniciados e grande marcador de golos, tem 15 anos e é representado por Jorge Mendes desde os 12 anos. Como é que neste país um clube que queira ter resultados na formação pode colocar de parte o dito empresário ? Poder , pode só que os pais já receberam muito dinheiro e o empresário canaliza os jogadores para Onde quer. O futebol infelizmente é isto, qualquer dia até os vão buscar á barriga da mãe. Muitas vezes fala-se aqui em dinheiros mal aplicados e eu dou razão, nessas alturas, nem abro aqui o pior, mas a verdade é que para se ter algum sucesso na formação e no futebol do clube é necessário untar as mãos a está gente muito poderosa, quem não o faz e aniquilado
Miguel , ele não faz do Sporting campeão, mas é capaz de fazer com que não o seja. Ele a cofina e mais alguns poderes, já basta teres o Benfica e o Porto contra, se tiveres ainda mais anticorpos pior, mas muito pior
Epá, Ginha, o Conduto é minimamente isento, e a rapariga que estava a fazer reportagem no relvado também me pareceu sempre com bom senso. O outro gajo, caramba, um vesgo intratável! 😉
Aos 119 minutos há um penalti para o Rangers que passa em claro – dizem os comentadores que foi um grande corte 😀 😀 😀 – e no contra ataque o Benfic@ faz o 2-1.
Vitória justa mas esteve tremido.
Grande jogo do Benfic@ na 1ª parte, intenso, futebol rápido, meio campo muito funcional, a desperdiçarem umas 6 oportunidades claras.
Na 2ª parte foi diferente.
Um futebol mastigado, lento, quase sem ideias… uma sombra do que foi a 1ª parte. Rangers fez um forcing final e teve alguma sorte no golo, que tem alguma culpa da Rute.
No cômputo geral, o Benfic@ é bem melhor que o Rangers e entra na fase de grupos da WCL com todo o mérito – mais 400 mil em caixa que deve pagar entre 1/2 e 1/3 do orçamento – pelo 2º anoa consecutivo.
Preparam-se para descolar do resto dos clubes que estão no FF… e vão ser dominadores nos próximos anos, se ninguém fizer nada para os parar!
Continuo a achar que falta ao Benfic@ um treinador que melhore a equipa e as jogadoras, em vez de só aproveitar a categoria das jogadoras que tem.
28 Setembro, 2022 at 9:43
Vergonha de selecção nacional.
Vergonha de FPF.
Vergonha de país.
28 Setembro, 2022 at 10:32
Subscrevo!
28 Setembro, 2022 at 11:35
Tendo nós a nacionalidade portuguesa, somos também nós uma vergonha? 🙂
28 Setembro, 2022 at 11:51
A grande maioria sim…
Principalmente quando há exemplos como tu.
Come a papinha toda Joana…
28 Setembro, 2022 at 9:50
Bom dia tasca!
Não pensei que o pessoal se indignasse tanto com a seleção por esta altura….
Estou-me um bocado a borrifar para aquilo. Nesta paragem até vi os 2 jogos porque foi em alturas que tinha jantares com pessoal que meteu mas nem é meu hábito ver fora dos grandes torneios…
E foi +- como ver um clube com que simpatizo perder. Tipo sei lá…o Leeds. Se ganharem, fixe. Se perderem…no passa nada…
E pensei que era a onda de quase toda a gente. Mas vi tanta indignação ontem e hoje que pelos vistos ainda importa à maioria…
28 Setembro, 2022 at 9:56
Fico fdd porque há lá gajos que jogam bem e que aprecio que não merecem estas merdas. O NM fez um jogo do crlho, o Bruno e o Jota na frente fizeram um bom jogo, o Palhinha e o Mateus deviam de ter ido a jogo e com certeza que mudavam aquilo porque era deles que precisávamos desde o apito inicial. A mim é isso que irrita, isso e a facilidade com que se fazia melhor.
28 Setembro, 2022 at 10:11
A mim não…
Lá está. Esta é a escolha da FPF. O que aconteceu ontem acontece vezes sem conta…
Por isso…nem isso. É como ver o United treinado pelo Solskaer afundar-se ou as equipas do Mourinho…
O expectável, não me irrita. Vejo, ás vezes dá-me para rir (lá está…como ver ontem o Santos e o Ronaldo aos gritos para a equipa subir como se fosse uma questão de vontade e não de ambos fazerem por isso) e pronto. Acabando…depois não penso nisso 2ª vez. Só estou a falar agora porque aqui e no Wapp e tal, só vejo pessoal irritado com a seleção…
28 Setembro, 2022 at 11:07
A mim só indigna andarem a passear o símbolo de portugal.
Cantarem o hino.
E serem condecorados por darem uns chutos numa bola.
Se é o suficiente para isso, então devia acompanhar com a responsabilidade que isso acarreta e as consequências por atitudes que não são dignas.
Nomeadamente não cumprirem os objectivos desportivos, terem registo criminal por fuga ao fisco, ou terem sido alvo de escutas em que foram coniventes com serviços de prostituição e cúmplices, no mínimo, de corrupção activa.
28 Setembro, 2022 at 11:09
Ah e estarem a torrar uma grande geração de grandes jogadores.
Os espanhóis disseram o seguinte:
“Portugal tem mais jogadores que treinador”
“Mentiu, uma vez mais, ao dizer que Portugal ia ser uma equipa valente, que ia jogar para ganhar e dominar a Espanha. A selecção portuguesa tem mais jogadores do que treinador. Um técnico que faz parte da história do país pela sua conquista no Euro-2016, mas que agora é um peso às portas do Mundial. A Espanha juntou-se à história negra de Portugal e foi Fernando Santos quem ‘procurou’ este desfecho”
28 Setembro, 2022 at 10:39
Eu só tenho pena pelos jogadores.
Se ganham, ganham. Se perdem, perdem.
Não me tira o sono, nem me faz abrir champanhe!
Agora, tenho opinião.
E há muito que não gosto do treinador Fernando Santos – fiquei contente com a vitória no Euro2016 mas critiquei o gajo porque o futebol apresentado foi merdoso. E não esqueço que só meteu o meio campo do Sporting, mais o Cedric, depois de estar à rasca para se apurar, quando toda a gente via, e dizia, que era isso que fazia sentido.
Também não me esqueço que em pleno “apito dourado” perdeu 2 campeonatos no Porto. Isto é obra e diz bem da merda que é para este nível.
Também não me esqueço que NUNCA vi uma equipa sua jogar um bom futebol – inclusive onde teve sucesso, que já o teve em vários lados.
É um daqueles gajos que tem tido estrelinha e que pensam que vale mais do que realmente vale – uma espécie de Zazuz sem o egocentrismo bacoco que o rasca da Amadora tem.
28 Setembro, 2022 at 11:07
Para não dizer que foi campeão europeu muito graças ao alinhamento das eliminatórias da fase final, a única grande equipa que defrontámos foi a França, que teve um mau dia dessa vez….
28 Setembro, 2022 at 12:34
Não consigo ficar indiferente à seleção. Às equipas que representam o nosso país. Mesmo que a estrutura (FPF) seja mafiosa. Na seleção, no Sporting. Quero vitórias. Sempre.
28 Setembro, 2022 at 10:08
Seleção?
Como está o Sporting nas damas e na sueca? Isso interessa!
28 Setembro, 2022 at 10:23
Quero que a seleção se foda,sempre foi assim,quero é saber do Sporting,agora seleção de lampiões e favores ?se foda lá isso
28 Setembro, 2022 at 10:25
A verdade é que neste momento grande parte das pessoas perdeu todo o interesse na selecção. É o resultado da anedota em que se tornaram as convocatórias, a anedota que é muitas vezes o onze titular, a anedota que é a táctica defensiva e as substituições, a anedota em que se tornam as CI do gajo que finge ser o treinador.
Depois de um europeu absolutamente miserável são recebidos pelo presidente da República com palminhas e abraços e grandes elogios, ficamos todos a olhar e a pensar se vivemos numa realidade paralela.
Não há qualquer vergonha na cara neste país, não há ambição, não há responsabilidades e nunca há consequências para nada. Impera a mediocridade e o deixa andar enquanto estás bem. As declarações de ontem espelham essa forma de ser. Tenho contrato, tenho direitos adquiridos, estou me bem a cagar.
28 Setembro, 2022 at 10:37
Também adorei a mensagem do selfies:
“Acontece”
LOL
28 Setembro, 2022 at 10:40
Outro merda que é mais valorizado do que vale.
Um autêntico gajo do sistema toda uma vida, que o povo não consegue perceber!
28 Setembro, 2022 at 10:45
É um propagandista de merda.
É só ver o modus operandi dele quando vai de visita
28 Setembro, 2022 at 10:42
Parece que o Porto festeja hoje uma merda que não aconteceu…
28 Setembro, 2022 at 10:48
Lolol, ya, alguns 180 anos de história ou lá o que é
28 Setembro, 2022 at 10:50
Diz que é 129 anos, mas pode ser que ainda encontrem mais alguns documentos que provem que foi fundado no séc XVI
28 Setembro, 2022 at 10:53
“Fundado por Vasco da Gama, dias antes de partir para a India”…
Depois ainda vai passar para:
“Fundado por Egas Moniz. Já levava a corda ao pescoço, a caminho de Castela…sendo o seu ultimo ato antes de se oferecer ao sacrifício. Reza a lenda que ia a caminhar na cidade do Porto, quando deu um pontapé numa pedra redonda…e a partir daí, teve a ideia de criar…o Futebol Clube do Porco…”
28 Setembro, 2022 at 10:54
Haha, serve perfeitamente, a mim parece me totalmente fidedigno.
28 Setembro, 2022 at 10:57
O azar é que o Saraiva já se finou, se não era:
“Foi nesta mesma pedra!!! Nesta mesma Praça! Que….Egas Muniz…criou….o Futebol Clube do Porco! E não foi um pontapé qualquer, nesta mesma pedra!! Foi um petardo de força, que lhe deixou…a unha negra!”
28 Setembro, 2022 at 11:12
Pensei que tinha sido Deus no momento em que Adão e Eva andaram aos trabolhões, e não, não foi uma serpente, foi um dragão.
Tripeiros e Lampiões até nas datas de nascimento são aldrabões.
28 Setembro, 2022 at 11:00
Seleções e convocatórias.
Seleção de Futebol Feminino.
Ana Seiça titular indiscutível no slb, ao lado de Carole, Sílvia Rebelo suplente do slb.
Convocada para a seleção. Sílvia Rebelo.
Onde fica na FPF a méritocracia?
28 Setembro, 2022 at 18:57
Subscrevo.
Até posso dar de barato ele levar uma jogadora que já acabou a carreira mas que ainda ninguém lhe comunicou. Não levar a titular do clube onde essa jogadora é suplente é que me parece uma merda!
Mas, finalmente, leva a Bruna… Que já lá devia estar há uns anos – é uma espécie de Inácio do feminino!
29 Setembro, 2022 at 2:33
Olá:
A minha vénia para a sequência histórica espectacular!!!!
SL
28 Setembro, 2022 at 11:02
A verdade a verdade é que o culpado disto tudo é D. João IV….
Se este não tem subido ao trono em 1640, pondo fim a 60 anos de ocupação espanhola, nem tem havido essa revolução, hoje continuaríamos a ser parte de Espanha com todas as vantagens (ordenado mínimo, etc etc etc) e nem teríamos que jogar contra a seleção espanhola o que, convenhamos, dado o banho tático que FS levou ontem (chego a ter pena do velho), teria dado imenso jeito….
Portanto caro D. João IV, a culpa da existência deste país da treta e desta selecção que joga um futebol miserável, é exclusivamente de Vossa Majestade…. 🙂
28 Setembro, 2022 at 11:05
Mas nesse caso isot estava cheio de Espanhóis!
Foda-se… Se já fazem barulho como crl e são só turistas, imagina isto cheio de espanhóis!!!
Nem os espanhóis querem ser espanhóis!
Epah não… Não vale a pena! Obrigado João!
28 Setembro, 2022 at 11:10
Ao contrário dos portugueses, que são gente ordeira….
é preferível estar na merda mas não fazer barulho (e não me refiro exclusivamente ao futebol), orgulho patriótico não enche barriga a ninguém, só enche aos mamões que vendem Portugal aos bocados, esses sim, falam muito em orgulho…. pudera….
28 Setembro, 2022 at 11:17
Então que os espanhóis são muita ricos nem mamoes a xuxar por todo o lado há. Tudo gente séria… A começar pela realeza….
Sabe sempre bem ir ao norte de Espanha e ouvir o que eles acham dos espanhóis….
Estimo bem é que os espanhóis e o “num ti intiendo” e a mania que são melhores que os tugas vão para o caralho. Não sou daqueles malucos de beijar a bandeira e tal mas Foda-se… Ainda bem que não somos espanhóis….
Lá está. Nem os espanhóis querem ser espanhóis… Quanto mais os tugas…
28 Setembro, 2022 at 11:19
Adoro Espanha, adoro visitar Espanha, adoro muitos sítios de Espanha… O único defeito daquilo são mesmo os espanhóis…
28 Setembro, 2022 at 11:36
“Sabe sempre bem ir ao norte de Espanha e ouvir o que eles acham dos espanhóis….” Que por sua vez são “espanhóis” também…..
Tens alguma dúvida em como eles vivem melhor que o portuga? Eu cá não tenho nenhuma….
O português é diferente mas isso não quer dizer que seja melhor….
Eu não disse que era pra sermos espanhóis mas sim uma província de Espanha, são coisas diferentes…. lembra-te que a Espanha é uma “sociedade das nações” com diversas províncias muitas delas que gostariam de ser independentes que é o caso por exemplo do País Basco ou da Catalunha
28 Setembro, 2022 at 11:46
Vivem melhor mas preferiam não ser espanhois…isso diz muito. Heheh
Agora fora de brincadeiras…que isto é meio a gozar, claro…
Gosto muito de ser tuga. PT tem montes de problemas, Espanha tem montes de problemas…não creio que o dinheiro seja o alfa e o omega da vida. Têm muito mais agitação social, têm muito mais fratura, já nem vou voltar aos atentados e à tensão em que viveram, têm muito menos coesão. Para não ir à Monarquia, à violência com que controlam a população, o desprezo do estado central pelas regiões, etc….
Eu gosto muito de ser PT e não trocava ser PT por ser uma província espanhola só porque ficava com um mercado interno muito maior e por isso ficava mais rico…
Eu tenho uma costela grande italiana, tenho um fascínio brutal por tudo o que lá há, é onde me sinto mais “em casa” estando fora…e nem por ser uma província Italiana (bem mais rica que Espanha) eu queria ser….
Com todos os nossos defeitos, adoro Portugal e adoro ser Português…e não trocava por outra nacionalidade qualquer com os defeitos e virtudes que têm….
28 Setembro, 2022 at 11:50
“não creio que o dinheiro seja o alfa e o omega da vida”
Não é nem nunca foi, nesse ponto estou de acordo, mas toda a gente merece ter uma vida digna (ter o suficiente) coisa que neste desgraçado país infelizmente não acontece e isso tem muito a ver com dinheiro, quer queiramos quer não.
28 Setembro, 2022 at 11:52
Olha que em Espanha há muitos e muitos sem uma vida digna….
Então imigrantes…nem se fala…
28 Setembro, 2022 at 12:16
É que Espanha tb é a Andaluzia, Galiza e extremadura. Não é só a Catalunha, o país basco e a comunidade de Madrid.
28 Setembro, 2022 at 23:08
Os tugas o que querem é as espanholas…
28 Setembro, 2022 at 11:15
Verdade os espanhóis fazem muito barulho. Aliás diz se que foi isso que os lixou em Aljubarrota, a algazarra era tanta que a 1km de distância os portugueses já sabiam de que lado eles vinham 🙂
28 Setembro, 2022 at 11:18
Hehehe
Exato.
28 Setembro, 2022 at 11:30
Na realidade quem os fodeu nessa célebre batalha foi a padeira….. 🙂
28 Setembro, 2022 at 11:38
Porra, na praia quando há espanhóis ao meu lado, são logo obrigado a mudar de sitio. Que barulheira!!!
“Pepe, anda, vente a comer el bocadillo ya, hombre!!!
Bolas…
28 Setembro, 2022 at 11:51
Heheheh
Foda-se….tão verdade…
E quando um gajo paga palhota e vem um grupo de Espanhois, vê uma zona cheia de chapeus de sol, vê a zona de palhotas vazias de chapeus e pensa:
“Olha-me estes estupidos destes tuga…todos ali encafoados em chapéus uns nos outros e aqui à frente das palhotas sem nenhum chapeu! Vou mesmo espetar o meu chapeu em cima destas palhotas e fico cheio de espaço para a frente sem ninguém!”
No verão, todos os fds há pelo menos 1 grupo de espanhóis com este raciocínio…
28 Setembro, 2022 at 12:07
E sempre que surge alguma questão, falam contigo na sua língua sem qualquer esforço para sequer pensar que as línguas apesar de serem parecidas, são tambem diferentes
28 Setembro, 2022 at 12:45
Estão-se a cagar…
Se falas tuga e bem devagar … Non Tintiedo…..
Mas contigo falam espanhol em ritmo metralhadora e tu que apanhes…
Olha que o “vai para o caralho” já percebi que tintiendem bem….
28 Setembro, 2022 at 12:48
🙂
28 Setembro, 2022 at 12:52
Tenho familiares espanhois, um deles nasceu cá mas é mais espanhol que português… O que é de lá é tudo bom, nós cá não temos nada, a cozinha então nem se fala, mas na hora de cozinhar nada. Curioso é que saem sempre daqui mais gordos não sei porquê lol.
Entre eles e avecs que chegam cá e deixam de saber português e espalham azeite por onde passam não sei o que me irrita mais.
28 Setembro, 2022 at 18:58
Epá, estava cheio de espanholas também…
Ia ser pouco bom! 😀 😀 😀
28 Setembro, 2022 at 19:02
Epahhhhh… Não….. Nem essas…
De repente começam aos gritos…
À ber… Mira fjsovtlwrvmrodjfekee….e preciosa para aqui e guapa… E mabdhksbjfka….
Calhate!! Hehhehehe
28 Setembro, 2022 at 11:08
Bom dia, Tasca.
Confesso que acho piada aos comentadores televisivos.
Lembrar os comentários após o jogo com a Chéquia em que a Selecção era candidata a vencer a Liga das Nações, o Mundial, o Europeu e a Liga dos Campeões, e compará-los com os de ontem é delicioso!
Só vi a segunda parte do jogo mas tenho de reconhecer que é de génio substituir um meio de campo de combate por um meio campo criativo e macio quando o resto da equipa já não tem pernas e limita-se a marcar com os olhos.
Outra substituição fabulosa foi Rafael Leão para o lugar do Jota.
Ao número de perdas de bola, passes falhados, duelos perdidos e “conice” no trabalho defensivo, se Leão jogasse no Sporting estava a ser assobiado do primeiro ao último minuto de jogo. Depois do jogo que fez com a Chéquia, como não acreditar que estamos perante uma Selecção de favores?
Foi porreiro para descansarmos os nossos jogadores e preparar o jogo de sexta-feira.
Também positivo é o facto de pouparmos os olhos dos finalistas da Liga das Nações aos nossos equipamentos. As equipas do Mundial não terão a mesma sorte…
28 Setembro, 2022 at 11:11
O Leão tinha de entrar, mas era para o meio. Jogar ele e o Jota no meio, na frente a explorar as costas deles….
Não fez sentido nenhum foi meter o Leão a jogar a mil km de toda a gente…
Mas isso não podia ser…
28 Setembro, 2022 at 11:13
Mas o nando percebe alguma coisa de bola?
28 Setembro, 2022 at 11:20
Percebe bola…
28 Setembro, 2022 at 11:20
Bem visto 🙂
28 Setembro, 2022 at 11:17
O Leão podia e devia ter entrado para o meio, tirando um desgastadíssimo Ronaldo, apostar em duas “motas” na frente, meter ao meio quem soubesse recuperar bolas e esticar o jogo na frente (Palhinha e Matheus Nunes) mas isto é tática a mais para o velho, qualquer dia ainda adormece no banco de suplentes….
28 Setembro, 2022 at 11:34
A leveza com que o gajo assume que se esqueceu que tinha o Tiago Djaló no banco é uma daquelas coisas que impressiona. E como isto passou completamente tranquilo em toda a CS….
O gajo esqueceu-se de um jogador que tinha no banco!!!
28 Setembro, 2022 at 14:54
Simplesmente inacreditável dizer uma cena destas, que incompetência gritante
28 Setembro, 2022 at 15:16
Nem é só a incompetência
É o “à vontade” com que o gajo admite porque sabe que não vai passar nada…..
Podia ter acontecido e o gajo…ter vergonha na tromba…e dizer tipo…era para experimentar o Palhinha para poder depois fazer melhores escolhas no futuro e coiso e tal…
Não…ele sabe que o pessoal da CS está completamente manipulado e por isso está-se tão a cagar que assume assim uma merda inacreditável…
Incrivel…
28 Setembro, 2022 at 15:10
Opah foi tudo muito confuso.
As luzes na Chéquia estavam mesmo a dar-lhe nos olhos que ele nem o viu.
Mas a culpa também é do jogador que não disse nada.
É o espelho da incompetência que floresce por aí.
Exigência?…Foi campeão europeu e condecorado.
Portanto calem-se seus rústicos.
28 Setembro, 2022 at 11:23
Nestes 2 jogos Rafael Leão foi incapaz de causar desequilíbrios e defensivamente faz zero.
Contra a Chéquia não conseguiu nem por uma vez ultraoassar o defesa e chegar a linha para centrar.
O.melhor que fez foi o passe atrasado para o golo de Dalot que é uma jogada de continuidade dum primeiro cruzamento defeituoso do lado direito.
Neste jogo, com a equipa já toda rota e receosa em subir, FS estaria a espera que Leão construisse sozinho um golo…
28 Setembro, 2022 at 11:48
O certo é que a seleção é só mais um exemplo de como certos hábitos e costumes ainda perduram na nossa sociedade a viver ainda com certos vicios do passado, onde por exemplo durante mais de 50 anos tivemos uma população que vivia na miséria e era governada apenas por alguns iluminados e isto ainda numa altura que haviam as colónias que serviriam teoricamente para enriquecer a metrópole, ainda que serviu apenas para alimentar algumas elites.
Então agora o que é que acontece quando um grupo de portugueses se junta? E isto á partida tendo já uma boa ideia e uma boa equipa, logo tem tudo para dar certo.
De seguida, há que instituir uma certa hierarquia, daqueles que realmente sabem da coisa, que vão trazer racionalismo a todas as decisões e acedem ao lugar de topo, sobrando depois todos os outros. Esses que chegam ao lugar do topo, por auto-considerarem-se como os novos privilegiados vão novamente tentar prevalecer sobre todos os outros, implementando um sistema que benefica esses poucos em detrimento de todos os outros.
Seja o BES, seja a PT, seja a seleção etc etc…. o mesmo padrão repete-se!!!
28 Setembro, 2022 at 12:27
Subscrevo
https://cdn.record.pt/images/2018-09/img_920x518$2018_09_09_20_33_07_1445869.jpg
28 Setembro, 2022 at 15:21
Ainda se vê o jbidé lá ao canto na foto…
28 Setembro, 2022 at 12:11
Epah…li uma coisa que me deixou mesmo intrigado…
Um gajo estava a dizer-me que havia um gajo no xadrez que faz batota.
Como?! O que crl é fazer batota no xadrez?! Eu perguntei ao gajo mas ele não sabia…só que tinha lido e achado graça…
Como é que é possivel fazer batota no xadrez?! Alguém aqui percebe alguma coisa de xadrez?!
28 Setembro, 2022 at 12:17
Teres auxilio de computadores para te ajudar nas jogadas que vais fazer.
28 Setembro, 2022 at 12:19
Como?!
Ele não está lá cara a cara?! Como é que ele recebe o “input” do computador?! Podem levar aparelhos eletronicos para lá?
28 Setembro, 2022 at 12:20
E onde é que os colocam para não serem detectados? :-0
28 Setembro, 2022 at 12:25
É que não é só esconder…tipo…o gajo tem de ter acesso à resposta do computador, certo?! Não pode ser tipo um supositório! heehehe
Digo eu! Sei lá…
28 Setembro, 2022 at 13:06
Têm mecanismos por exemplo nos sapatos com choques eléctricos.
Depois há um conjunto de códigos associados.
Fácil.
28 Setembro, 2022 at 19:01
É nos sapatos é… 😀 😀 😀
O Markl falou disso num “O Homem Que Mordeu O Cão”!
De chorar a rir!
28 Setembro, 2022 at 19:06
Foda-se…
Se o gajo consegue perceber a mensagem para onde tem de jogar com a vibração de merdas que mete no cu…
O gajo merece. Nem imagino como é que o gajo consegue…
28 Setembro, 2022 at 13:09
É o que o Rampante disse. Têm coisas na roupa que enviam sinais como choques ou vibrações para auxiliar nas jogadas.
28 Setembro, 2022 at 13:19
Obrigado a ambos! Já percebi..
Porra…batotice no Xadrez! Nunca pensei…
Que cena….
28 Setembro, 2022 at 14:37
É outro nível! 🙂
28 Setembro, 2022 at 15:07
Hehehehe
Parecias o(a) J agora 😀
Fogeee…
29 Setembro, 2022 at 0:03
Quanto os jogos demoram muito tempo, passam para o dia a seguir …
E aí podem jogar com os computadores e visualizar as jogadas.
28 Setembro, 2022 at 13:04
Eu percebo Tiago! 🙂
E tenho acompanhado a polémica. E sim já se fala em “supositórios” 🙂
Se é descabido ou não… não te posso dizer. Mas o que posso dizer é o seguinte:
1 – A polémica é entre dois jogadores. O campioníssimo Magnus Carlsen (um dos melhores jogadors de sempre) e um miudo de 19 anos Hans Niemann.
2 – A polémica estalou num torneio presencial nos EUA (Sinquefield Cup). Quando Hans bateu Carlsen na 3ª jornada do torneio, num jogo aparentemente pouco inspirado do Campeão. Quebrando assim uma longa invencibilidade em “jogos clássicos” (ie: de controlo de tempo lento).
3 – No dia seguinte Carlsen não se apresenta a jogo e comunica a desistência do torneio. Isto só por si já seria um escandalo muito grande pois não tem precendentes nos tempos modernos. Mais grave ficou quando Carsen acompanha a mensagem de desistencia (no seu twitter oficial) com um video de (pasme-se) José Mourinho. Podem ver aqui.
4 – Nesse mesmo dia, quando confrontado com a noticia, Hikaru Nakamura (outro jogador de elite e o streamer com mais seguidores no mundo) não presente no tornei revisita a polémica e analisa a análise de Hans ao jogo em que este bateu Carlsen. Hikaru levanta imensas suspeitas como quem já sabe que Hans não é de fiar. Dizendo mesmo que a nalase que Hans faz do jogo não é compativel com o seu Ranking de xadrez. Só faltou mesmo dizer à boca cheia que Hans é um enorme batoteiro.
5 – Após mais um dia Hans é de novo entrevistado no final de mais uma jornada do torneio. Nessa entrevista Hans admite ter feito batoto (usado computadores) em jogos online por duas vezes (aos 12 e aos 16 anos). Tendo sido temporariamente suspenso da plataforma de xadrez online Chess.com (uma das mais populares).
6 – Nos dias semanas seguintes muitas vozes se levantaram contra e a favor de um e de outro jogador.
7 – Dias depois do final do torneio Magnus e Hans calham defrontar-se (na primeira fase) num torneio online transmitido para o mundo inteiro. Magnus desiste deliberadamente antes de fazer a sua segunda jogada! E não faz qualquer comentário. Maguns acaba por ganhar o torneio de forma esmagadora.
9 – No final do torneio Carlsen menciona que “o mentor de Hand Maxime Dlugy” deve estar satisfeito com o progresso do seu pupilo. Até à data não era conhecida uma relação entre Dlugy e Hans. Dlugy também foi banido de sites de xadrez por fazer batota.
8 – Uma analise muito relevante (no meu entender) é tornada publica em que se demonstra com base em factos, que Hans tem sempre resultados positivos em torneios jogados com tabuleiros DGT e resultados negativos em torneios com tabuleiros convencionais. Mais sobre isto no final.
9 – Ian Nepomniachi o actual vice campeão do mundo também foi critico de Hans nos ultimos dias dias, dizendo mesmo que fico desiludido pelo facto de Hans ter convidado de ultima hora neste torneio nos EUA (substituindo outro jogador impedido de viajar).
10 – Carlsen fez ontem (finalmente) um comunicado oficial que podem ver aqui, onde confirma as suspeitas sobre Hans.
Estando elencados os factos principais, a minha opinião:
1 – Carsen tem uma reputação a defender parece-me descabido arrisca-la numa disputa com um miudo se não tiver razão.
2 – Fazer batota num jogo online (em torneios não arbitrados presencialmente) é extremamente fácil (por esta razão os bons jogadores só joam partidas super-rápidas de no maximo 3 minutos). Basta ter ao lado um computador e replicar algumas das jogadas sugeridas. Por esta razão os bons sites de xadrez tem constantemente programas a analisar as partidas disputadas e a procurar correlações entre jogos e jogadas 100% correctas. Já me aconteceu ter pontos devolvidos por ter perdido com “batoteiros”.
3 – Fazer batota num jogo “sobre o tabuleiro” é muito mais complicado. Mas o que é certo é que o ponto 8 demonstra que Hans tem um desempenho melhor (e estatisticamente improvavel, dado o tamanho da amostra) em torneios com tabuleiros DGT. E o que vem a ser isto? Tabuleiros DGT são chamdos “tabuleiros inteligentes” que reconhecem a posição das peças e estando ligados a um computador permitem a um website transmitir o estdo do tabuleiro em directo.
Ora, isto abre a hipotese de alguem poder colocar a posição num computador e procurar a melhor jogada. A pergunta de “um milhão de dolares” é como é que se comunica essa jogada ao jogador. É aqui que entram os supositórios ou as idas à casa de banho…
4 – De acordo com o “statement” do Carlsen, eu acredito que ele tem indicios fortissimos de que Hans faz batota, mas não tem uma prova inequívoca, dai a menção a necessitar de uma autorização para dizer mais.
5 – Para quem não sabe, o Xadrez de elite movimenta muito dinheiro, mesmo muito, prémios, patrocínios, etc… Por isso estar nesta elite é algo muito apetecível.
PS: Isto foi o segundo texto mais longo que escrivi na Tasca/Cacifo… Não imagino como o Miguel deva ter os dedos ao final de cada dia! 🙂
Z
28 Setembro, 2022 at 13:25
Z, Se tiveres no lichess, convida me um dia para uma partida. KINGPIN73. Abraço
28 Setembro, 2022 at 13:27
You have mail 😉
Z
28 Setembro, 2022 at 13:30
Foda-se…brutal!
Obrigado!
Estou mesmo pasmado com isto…
Xadrez é daquelas coisas que eu vejo como mais “básicas” do mundo. Regras simples, um tabuleiro, peças bonitas…e o segredo está todo na mona de cada um. É uma coisa aparentemente tão simples que é de uma complexidade extraordinária.
Já percebi a parte dos tabuleiros…e pronto…vendo de fora não parece muito complicado impedir. Há bloqueadores de sinais, tabuleiros tradicionais…e siga!
Mas porra…não me passava pela cabeça que uma cena destas fosse possivel!
28 Setembro, 2022 at 16:25
Costumo jogar no winboard, um servidor online onde se joga o jogo pelo jogo, muitas vezes defronto computadores, já ganhei muitas vezes e já perdi muitas, depende do nível do programa que enfrentamos.
É um jogo que adoro e já jogo desde miúdo, é giro jogar online mas uma boa partida num tabuleiro físico é sempre outra coisa.
28 Setembro, 2022 at 16:46
Olha… há uns meses quando referi que o Ian ia jogar contra o Magnus pelo título mundial, estava longe de saber que havia amantes de xadrez.
Chess.com: GTK16
Não tenho jogado, mas podem adicionar se quiserem
28 Setembro, 2022 at 17:49
Na altura do Match comentei alguma coisa… Mas não me lembro de ter lido mais sobre o assunto… Perdi o teu comentário 😉
Z
28 Setembro, 2022 at 18:22
Único desporto que já joguei federado, embora apenas tenha jogado uma única partida e para a taça de portugal, custou-me uma tarde inteira e principio de noite de um domingo. 🙂
Saudade dos matchs rápidos com o Mestre Alvaro Pereira e das partidas por correspondência que nunca terminei. 🙂
Ver se arranjo disponibilidade para me inscrever num dos sites e experimentar o on line.
28 Setembro, 2022 at 19:19
Vem para o Lichess e fazemos uma liga da Tasca!
Tenho um livro do Alvaro Pereira!
Z
28 Setembro, 2022 at 19:58
Já estive para criar uma conta no lichess, mas talvez o marketing do Chess.com me apanhou primeiro. Não tenho tido grande tempo para jogar este mês, mas quando tiver crio. Foi das coisas boas da pandemia, redescobrir o gosto que tinha pelo xadrez quando era criança.
28 Setembro, 2022 at 20:26
O Lichess é um projecto fantástico… Totalmente gratuito sem modalidades premium (ou seja igual para todos) e sem publicidade!
Mas claro… o marketing do Chess.com é mais poderoso 🙂
Z
28 Setembro, 2022 at 19:09
A minha secretária não se queixa… 🙂
E podia até desenvolver isto mas não me apetece.
Se tu soubesses o que eu escrevo e a quantidade que eu escrevo, até te passavas… E deixavas de ser o parvo que tentas ser com essas bocas.
M
28 Setembro, 2022 at 19:20
Pois é… Quantidade… 😉
Z
28 Setembro, 2022 at 16:41
Bolas anais ahahah foi a teoria mais engraçada que apareceu. A verdade é que o Hans fez batota online, admitiu, mas foi algo mais recorrente do que ele próprio disse. O Magnus, campeão do mundo (apesar de ter renunciado ao mesmo há uns meses), não quer jogar contra ele porque não confia nele. Ponto.
Esta polémica só agora chegou a Portugal? Já se passaram 3 semanas…
28 Setembro, 2022 at 16:43
O pensamento da malta está nos 125 euros…
28 Setembro, 2022 at 16:47
Pois… quando se fala em dinheiro
, mesmo que seja uma esmola, nada mais importa
28 Setembro, 2022 at 16:53
Para que se perguntar por que raio ele renunciou ao título após tantos anos (creio que é campeão mundial desde 2013) o Magnus queria uma mudança de formato de tempo da final. Queria que os formatos de tempo blitz (3min+1s) e rápidas (15mins + 1s) fossem incluídos aos encontros de tempo clássico. A FIDE rejeitou a mudança e ele disse “ok, o meu título fica à disposição”
28 Setembro, 2022 at 17:45
Acima de tudo porque prepara (bem) um match pelo titulo é uma coisa que ocupa meses um jogador. Para o Magnus “Been there, done that (five times)”…
O Prize money é grande, mas também o é noutros torneios com muito menos esforço.
Z
28 Setembro, 2022 at 20:06
Sim, e seria outra vez contra o Ian. A preparação seria praticamente a mesma de há um ano. Percebi a falta de motivação. Isso, e talvez dar a oportunidade a outros de serem campeões do mundo. Ele até já tinha avisado, (tendo sido interpretado como uma brincadeira ou um bluff) que só jogaria se fosse contra o Alireza Firouzja (que após um torneio dos candidatos que desiludiu, tem tido grandes prestações).
O que este gajo joga é coisa de malucos. Este último torneio que terminou no domingo foi a prova disso. Nada comparado com os “anal beads” do Hans, claro 😉
28 Setembro, 2022 at 20:28
Tenho para mim que o Nepo vai ganhar ao Ding, a experiência do ultimo Match viu-se no torneio de candidatos, ao passo que o Ding, apesar de muitissimo bom, tem uma estrutura amadora, para não dizer inexistente à sua volta, como também se viu no torneio de candidatos.
Z
28 Setembro, 2022 at 18:57
Não foi por isso…pelos vistos fazia chantagem com podres sobre a vida dos adversários para ganhar…
28 Setembro, 2022 at 20:14
estes torneios, até pelo covid eram em formato online
e basicamente o Carlson perdeu uma vez com este americano e desde essa altura que diz que perdeu porque ele fez batota nesse jogo.
e tudo porque o americano que tem agora 21 anos admitiu que quando começou a serio em torneios com 14 ou 15 fez batota em alguns jogos, em que recebia um sinal de alguem exterior em relaçao as jogadas e o Carlson basicamente admitiu publicamente que nao gosta do gajo
e recentemente estavam os 2 num torneio que se fazia online e quando foram jogar 1 contra o outro o carlson fez uma jogada e desligou a camera desistindo do jogo
28 Setembro, 2022 at 20:35
É o que dá papagaiar por tudo e por nada… Riga não se pode ser perito em tudo…
Se tivesses tido paciencia tinhas lido o meu comentário. O Hans tem 19 anos, eu sei que é um detalhe, mas o que está completamente errado no teu texto é isto:
“admitiu que quando começou a serio em torneios com 14 ou 15 fez batota em alguns jogos, em que recebia um sinal de alguem exterior em relaçao as jogadas
Isto é completamente falso. Ele fez batota (segundo ele) em duas fases da sua vida e em torneios online, não supervisionados presencialmente em que obviamente não recebia jogadas porque estava em sua casa com um computador ao lado.
Z
28 Setembro, 2022 at 22:13
E não é Carlson pah! É Carlsen!
Z
28 Setembro, 2022 at 12:33
O Nando não é um seleccionador e mto menos um treinador. O Nando é um gestor, pelo menos foi isso que ele disse quando veio à baila que ele recebe os milhões via empresa offshore com o apoio da FPF.
28 Setembro, 2022 at 12:40
Nando “o gestor”, de vez em quando lá dá uma perninha para fazer um treino, ou perde um fds para se sentar no banco da selecção a fingir que percebe alguma coisa daquilo.
Salariozinho na conta é o que interessa “tenho contrato até 2024!” chupem
28 Setembro, 2022 at 12:56
Quando foi Campeão Europeu….aposto que estavas a comemerar, e a beber umas cervejolas…e a pensar granda Nando, grande CR7…os tempos mudaram…e o País está acima destes matrecos….
28 Setembro, 2022 at 13:14
Claro que comemorei, mas percebi na altura que não jogávamos um chavo, passamos com 3 empates, mais 2 empates nos 90min pelo caminho, uma vitória nos 90min se não me engano contra o país de Gales, era bastante óbvio que foi uma fezada. Final contra a França a levar bolada e sai um charuto para o Eder que jogou 3 X na selecção.
Esse título não me tapou os olhos, ao contrário de muitos aqui a minha opinião não é apenas baseada no facto da bola entrar ou não.
28 Setembro, 2022 at 13:17
Basicamente o que eu senti em 2016 e em 2021… 🙂
Z
28 Setembro, 2022 at 14:02
+1 aqui!!!
28 Setembro, 2022 at 13:14
Há malta que confunde, no âmbito do desporto, o facto de se festejar uma vitória com o facto da vitória ter mérito do treinador quando são os jogadores que jogam e mais ainda dessa vitória servir para perpetuar alguém na posição de treinador de forma inquestionável.
Há uma coisa no desporto que se chama factor sorte.
Aquilo que aconteceu no Euro foi um milagre.
Festejou-se o milagre embora o pastor Nando não tenha mérito nenhum nesse milagre.
O Nando estava no lugar certo à hora certa.
Querem fazer dele santo?
Eu acho que ele tem mais de pecador do que de santo.
A Autoridade Tributária que o diga…
28 Setembro, 2022 at 15:20
O clone não sabe separar as coisas, desculpa.
28 Setembro, 2022 at 15:30
Pior que o comentário é o roubo de identidade.
Revelador da falta de confiança na merda que está a dizer e de coragem para assumir o que pensa.
28 Setembro, 2022 at 15:38
Foi alguém que se aproveitou do problema da Tasca. Agora também não há muito a fazer, de vez em quando gosta de passar por aqui e dizer umas merdas fora de caracter, mas pronto é o que é.
28 Setembro, 2022 at 15:52
Disfarça… 🙂
29 Setembro, 2022 at 0:15
Aqui estou em desacordo… o Nado tinha uma santinha no bolso … 3 milagre de Fátima foi gasto nessa final.
28 Setembro, 2022 at 13:19
E digo te mais… em relação ao cr7, qualquer gajo com tomates tinha o sentado quando era necessário sentar e não fazer sempre o número do Ronaldo + 10. Gosto muito do Ronaldo, mas porra, às tantas é o gajo que manda nisto tudo, não pode ser.
28 Setembro, 2022 at 13:34
Alguma vez um gajo era titular num sitio normal depois de uma exibição completamente absurda e desconexa como foi a dele contra a Rep. Checa?!? Ainda por cima numa seleção, que não vai beneficiar nada de manter um gajo naquela forma?! Num clube ainda vá…aguenta um gajo 3 ou 4 jogos muito em baixo até ele ganhar forma porque depois beneficia 2 ou 3 meses desse topo de forma…agora numa seleção?! Que não vai beneficiar quase nada e certamente não vai beneficiar do pico de forma?!
Absurdo…
28 Setembro, 2022 at 15:22
Por isso é que acho que na seleção deve jogar sempre quem está em melhor forma. Não são dois ou três jogos seguidos que vão fazer um jogador explodir na forma
28 Setembro, 2022 at 12:53
E para além do Engenheiro….ainda vamos levar com o netinho da Dona Dolores Aveiro…. foda-se !!! Digam lá agor se o Mendes não manda nesta merda toda ???
“Dolores promete filho ou neto no Sporting: «Se o Ronaldo não vier, vem o filho…” (Jornal Record)…
28 Setembro, 2022 at 15:42
… ainda vamos levar com o Netinho…”
https://www.youtube.com/watch?v=LWVfx_WRpaU
28 Setembro, 2022 at 15:23
https://twitter.com/i/status/1574869183954821122
28 Setembro, 2022 at 15:28
https://twitter.com/i/status/1574775262721482752
28 Setembro, 2022 at 17:31
A surpresa (ou não…)!
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2082121/ja-ha-arbitros-para-o-fc-porto-sp-braga-e-o-sporting-gil-vicente
28 Setembro, 2022 at 18:01
Ainda vão protestar o Hugo Miguel no VAR…
28 Setembro, 2022 at 19:12
Mais depressa protesta tu o Tiago Martins a gamar-te em Alvalade – que é o que o gajo faz sempre que nos apita!
28 Setembro, 2022 at 19:59
Estou mais preocupado com o Luis Godinho no VAR.
28 Setembro, 2022 at 19:55
Tiago MArtins como árbitro principal … E, luis godinho no VAR …
Espectáculo!!!
28 Setembro, 2022 at 19:13
https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/mais-um-jogo-para-esquecer-jovem-defesa-do-sporting-perde-a-cabeca-e-e-expulso-pelos-sub-20-do-mexico?ref=HP_DestaquesPrincipais
Alcántar a fazer merda outra vez…
28 Setembro, 2022 at 20:02
Ê compreensível que os nossos centrais necessitem de acompanhamento psicológico depois de presenciarem a substituição de Coates no Bessa…
28 Setembro, 2022 at 20:07
35 minutos no Seixal e assiste-se a um festival de golos falhados do Benfic@.
28 Setembro, 2022 at 20:19
Rangers sobrevive ao intervalo sem saber muito bem como.
O meio campo do Benfic@ está forte, com a Pauleta, a Faria, a Norton e a Vitória, mas a Faria está uma senhora jogadora.
28 Setembro, 2022 at 20:25
Até fax confusão! As outras quando lá forem, marcam!
P.S – vais levar porrada por estar a falar de futebol feminino do Benfica!
28 Setembro, 2022 at 20:26
Faz e não fax
28 Setembro, 2022 at 20:18
Gabriel Silva, um jogador muito promissor dos iniciados e grande marcador de golos, tem 15 anos e é representado por Jorge Mendes desde os 12 anos. Como é que neste país um clube que queira ter resultados na formação pode colocar de parte o dito empresário ? Poder , pode só que os pais já receberam muito dinheiro e o empresário canaliza os jogadores para Onde quer. O futebol infelizmente é isto, qualquer dia até os vão buscar á barriga da mãe. Muitas vezes fala-se aqui em dinheiros mal aplicados e eu dou razão, nessas alturas, nem abro aqui o pior, mas a verdade é que para se ter algum sucesso na formação e no futebol do clube é necessário untar as mãos a está gente muito poderosa, quem não o faz e aniquilado
28 Setembro, 2022 at 20:21
Vamos ver se o Mendes faz do Varandas campeão no 2o mandato…
28 Setembro, 2022 at 20:43
Miguel , ele não faz do Sporting campeão, mas é capaz de fazer com que não o seja. Ele a cofina e mais alguns poderes, já basta teres o Benfica e o Porto contra, se tiveres ainda mais anticorpos pior, mas muito pior
28 Setembro, 2022 at 21:11
O mais certo é que já não o faça.
Enquanto havia dinheiro éramos interessantes. Agora um têm dinheiro e o outro jogadores apetecíveis.
28 Setembro, 2022 at 21:06
Incrivel
Triplo convertido pelo adversário empata o jogo a 83 pontos
Time out para o Sporting, 8 segundos para o fim
28 Setembro, 2022 at 21:07
Oops sitio errado
28 Setembro, 2022 at 21:15
2a parte diferente.
Jogo equilibrado.
Golo do Rangers a 3 minutos do fim empata a eliminatória.
28 Setembro, 2022 at 21:22
Prolongamento.
Impressionante como não só não ganham o jogo, como o perdem…
28 Setembro, 2022 at 21:34
1-1
28 Setembro, 2022 at 22:05
E neste golo, pareceu me penalty a favor do Rangers
28 Setembro, 2022 at 22:07
Acabou? Grandes penalidades?
28 Setembro, 2022 at 22:44
A mim também, conforme digo abaixo.
Epá, Ginha, o Conduto é minimamente isento, e a rapariga que estava a fazer reportagem no relvado também me pareceu sempre com bom senso. O outro gajo, caramba, um vesgo intratável! 😉
28 Setembro, 2022 at 22:52
Está a correr-vos bem, Ginha.
Depois da Champions do basquetebol, agora a segunda entrada na fase de grupos do Futfem.
28 Setembro, 2022 at 22:12
Aos 119 minutos há um penalti para o Rangers que passa em claro – dizem os comentadores que foi um grande corte 😀 😀 😀 – e no contra ataque o Benfic@ faz o 2-1.
Vitória justa mas esteve tremido.
Grande jogo do Benfic@ na 1ª parte, intenso, futebol rápido, meio campo muito funcional, a desperdiçarem umas 6 oportunidades claras.
Na 2ª parte foi diferente.
Um futebol mastigado, lento, quase sem ideias… uma sombra do que foi a 1ª parte. Rangers fez um forcing final e teve alguma sorte no golo, que tem alguma culpa da Rute.
No cômputo geral, o Benfic@ é bem melhor que o Rangers e entra na fase de grupos da WCL com todo o mérito – mais 400 mil em caixa que deve pagar entre 1/2 e 1/3 do orçamento – pelo 2º anoa consecutivo.
Preparam-se para descolar do resto dos clubes que estão no FF… e vão ser dominadores nos próximos anos, se ninguém fizer nada para os parar!
Continuo a achar que falta ao Benfic@ um treinador que melhore a equipa e as jogadoras, em vez de só aproveitar a categoria das jogadoras que tem.