Bom dia!
Nada preocupado com o que se passa no nosso clube. Fácil, fácil. Ganhar ou perder, tudo é desporto. Gerir bem ou gerir mal faz parte da vida. E o apoio da brigada da estabilidade e do somos diferentes está sempre garantido. No final da época, fazemos os balanços, logo vemos quem apaga a luz, se ainda tivermos a electricidade ligada – embora, muito pessoalmente, eu goste mais de “apagar a Luz”, quando jogamos em cada deles. 😉
– primeiro fugiram os gajos ricos
– depois fugiram todas as empresas estrangeiras
– o petróleo desceu 30% depois da subida no início da guerra
-90% da comunidade internacional não quer nada com eles
– expulsos do sistema swift
– trocas comerciais bloqueadas
– bens congelados no mundo inteiro
– parte significativa do exército destruída e perdida
– gás para a Europa, que valia triliões, passa a zero.
– agora com a mobilização para o exercito foge toda a classe média
Mais 2 anos de Putin e vão voltar a viver em Castelos e retornar ao sistema feudal e não sobra ninguém para reconstruir aquilo. Realmente há gajos que nunca deviam ter nascido.
Ora nem mais, perigosos para todos, sem dúvida. Nós vamos levar de tabela certamente, mas a médio / longo prazo julgo que acabará por ser mais dramático para o povo russo
Fdd fdd é para nós que está tudo caro como crlho e não vai baixar mesmo que a guerra acabe amanhã. Isso é que me preocupa. A guerra da Ucrânia preocupa-me o mesmo que a da Siria ou agora os Turcos a ameaçarem os Arménios outra vez, ou o genocídio no Iémen. Não consigo ser hipócrita o suficiente para me preocupar com uma cena alimentada por russos, americanos e metade da Europa. Tenho pena do povo ucraniano, mas também tenho pena de malta que ganha 700e por mês, tem filhos na escola e acabou de ver o custo de vida subir 20% ou mais.
Fdd Fdd é para eles que estão a morrer e a lutar para viver. Não é para mim que estou a pagar mais 8 ou 10% por bens, a maior parte deles supérfluos.
Eles nem isso têm.
É fdd para eles, para as vitimas da guerra na Siria, para os do Iémen….para esse pessoal todo e para os que passam o que passam a tentar fugir da guerra…para esses é que é fodido.
Tomara eles terem 700 euros por mês com os filhos na escola…
Até para a grande maioria dos Russos é muito mais fdd do que para nós. O que eles estão a sofrer em repressão, em serem mandados para a guerra, vão ter uma crise 30x maior do que a nossa….o pessoal tem tendencia a ignorar mas não é nada, nada fácil estar nos “sapatos” do povo Russo…
Não é fácil? Não. Haverá muita gente com dificuldades em PT e a passar mal? Claro que sim. Mas não ponhas as coisas em comparação porque é incomparável. Vai dar um passeio nos campos de imigrantes na Grécia que aí consegues ver o que é que é mesmo fdd….
E a única sorte que temos é nascer no sitio certo. é um mero acaso que nos coloca nesta geografia e não noutra qualquer, a esmagadora maioria com niveis de vida incomparavelmente piores que a nossa…
Falamos vezes demais de barriga cheia por sermos os mais pobres de uma brutal minoria dos mais ricos…
E eu reconheço essa sorte de ter nascido aqui e não numa cabana na Etiópia, ou mesmo na Russia ou China. Mas o que quero dizer é que estamos aqui com as nossas dificuldades e desafios, a tentar fazer o melhor com o que temos e ainda temos de levar com merdas que para além de terem sido perfeitamente evitáveis e que já podiam ter acabado, não temos nada a ver com isso.
Quando vives em guerra não há nada comparável a isso e tenho pena deles por causa disso. Mas o que eu quero dizer é porque raio é que nós temos de sofrer com isso quando supostamente não devíamos de ter nada a ver com a situação? Nós estamos aqui no nosso canto, não temos obrigações nenhumas para com a Ucrânia porque eles não fazem parte da Nato, tal como não tivemos com a Siria ou não temos com o Iemen. Nós já temos governantes de merda que chegue para termos de levar com as merdas dos outros, mesmo tendo 0 dependência energética para a Rússia.
Martin Niemöller (1892–1984) foi um pastor luterano muito conhecido na Alemanha. Ele emergiu como inimigo público de Adolf Hitler e passou os últimos sete anos de sua vida preso em campos-de-concentração sob “custódia protetora”. Ele é provavelmente mais lembrado pelas suas palavras, emitidas no período pós-Guerra:
“Quando os nazistas vieram buscar os comunistas, eu fiquei em silêncio; eu não era comunista.
Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu fiquei em silêncio; eu não era um social-democrata.
Quando eles vieram buscar os sindicalistas, eu não disse nada; eu não era um sindicalista.
Quando eles buscaram os judeus, eu fiquei em silêncio; eu não era um judeu.
Quando eles me vieram buscar, já não havia ninguém que pudesse protestar.”
Talvez seja por isto que devemos sofrer pelos males dos outros…
O que está em causa na guerra da Ucrânia é que um país (Rússia) decidiu unilateralmente invadir outro, violando o Direito Europeu, cometendo crimes de guerra…
Se o Mundo não se une para combater estas iniciativas, dificilmente teremos Mundo em paz para viver.
Podem vir com as politiquices do costume dos anti russos ou do outro lado anti Nato ou o raio que os parta.
No final da história um país invadiu o outro.
Não foi sequer em modo reacção ou defesa do que quer que seja. Foi um ataque a outro país soberano que pode decidir que rumo quer tomar em relação às suas politicas e os aliados que bem entender.
Quanto a nós….Portugal não está assim tão longe quanto parece….
Mas como dizia o outro:
Pimenta no cu do outro é refresco.
Devemos sempre defender a Justiça, seja na nossa casa, na casa do vizinho ou do outro lado do mundo.
Eu acho que um dos grandes males da sociedade hoje é que só se preocupa com o que lhe toca!
Se há gajos a fazer merda grossa do outro lado do mundo, “não nos diz respeito porque não chega cá”!
Se um gajo se peida aqui ao pé é “um escândalo” porque já nos cheira!
Depois dá-se um efeito borboleta fodido e lá vamos nós com o crl….falando em português rústico.
Acho que o Covid devia ter já aberto a mente das pessoas sobre o efeito da globalização.
Já para não falar do efeito do subprime nos EUA ou outra crise qualquer noutro país qualquer.
Essa coisa do acontece no outro lado do mundo não nos afecta é coisa do passado.
Só sentimos isto em relação à Ucrania porque percebemos as consequências gravíssimas para nós de deixar passar esta à Rússia. E de ter uma superpotência a conquistar países europeus. Não tem a ver só com a proximidade, tem a ver com o poderio que a Rússia poderia passar a ter e pior, a sensação com que ficariam de impunidade…
Não andamos a combater todas as injustiças e a punir todos os governos autocráticos e assassinos no mundo…nem de perto nem de longe.
E nem sequer, como povo, estamos dispostos a esse sacrifício, que custaria brutalmente mais que este…
Nós escolhemos agora “encolher” a barriga. Se vamos cortar e combater tudo o que seja assassinos e países invasores e tudo mais…voltamos à idade da pedra…
“Não andamos a combater todas as injustiças e a punir todos os governos autocráticos e assassinos no mundo…nem de perto nem de longe.”
Não andamos mas devíamos.
O que se passa no continente Africano e no Médio Oriente é uma vergonha.
E ainda temos alguns casos no Resto do Mundo, basicamente em todos os continentes onde os direitos humanos são violados constantemente e sem qualquer responsabilização.
Talvez porque tenhamos tido sempre a mentalidade do deixar andar.
Talvez porque a classe politica que escolhemos para liderar sejam uma valente merda.
Por isso é que não me sinto bem em me preocupar com estas merdas. Porque é que os ucranianos são melhores que os pobres dos iemenitas? Será que é porque os bacanos do Iémen são mortos por americanos e sauditas (que controlam o petrodólar)? Ou os sírios que morreram porque os países do ocidente decidiram criar uma via de gás para a Europa sem que o “Governo” sírio assim o quisesse?
A justiça é um termo relativo. A morte é aceite consoante os objetivos finais, basta ver que os turcos matam curdos todos os anos e agora são bons da fita, porque se fosse do interesse americano e europeu que os ucranianos morressem como estão a morrer aí já seria justo. É por isso que eu me estou literalmente a cagar para isto, é tudo injusto e hipócrita, e são sempre os mesmos a alimentarem-se da ruína das pessoas. Prefiro focar-me no sofrimento do meu país, que é tão insignificante que não tem poder decisivo, do que nos outros que são danos colaterais de interesses estabelecidos.
Mas estás a falar da tua opinião e visão de como lidar com as coisas ou a opinião do mundo e de como o Mundo trata as coisas?
É que se estivermos a falar de como o Mundo tem lidado com os problemas, de facto é tudo uma questão de interesses e retorno.
Se estivermos a falar da nossa opinião individual, quer ucranianos, quer iemenitas, quer as mulheres nos países árabes, quer o povo da Coreia do norte, líbia, síria, república central africana….têm de ter o mesmo tratamento, a mesma preocupação e a mesma reacção na defesa dos direitos humanos.
Agora também digo que o que está na génese dessa hipocrisia começa pelo principio de só nos preocuparmos connosco.
Os EUA se calhar só se preocuparam com eles quando decidiram invadir o Iraque.
A China só se preocuparam com eles quando retornaram a sua politica de expansão no Oriente.
E voltando ao caso em concreto, a Rússia só se preocupou consigo quando decidiu invadir a Ucrânia.
Diz-me quantas vezes ouviste falar da morte dos iemenitas nos últimos 10 anos? Ou dos Uigures na China, dos Curdos na Síria etc. Não ouves, não interessa, mas acontece, e acontece há mais tempo do que o que se passa na Ucrânia, a diferença é que serve um propósito favorável, nem que seja limpar a consciência da merda de erro que foram as politicas energéticas dos países europeus. Ninguém fala dessas merdas, ou de o facto de isto só estar a acontecer porque há uns anos os EUA recusaram a entrada da Ucrânia na Nato.
Eu preferia que como país nós estivéssemos mais preocupados em fazer melhor com o que temos do que andar a dar o cu à Alemanha porque eles fizeram merda.
Independentemente da ideologia que cada um tenha, e respeito-a, faço aqui uma análise ao mundo de ontem, hoje e principalmente amanhã.
E notem bem, que refiro, factos de umas potencias e de outras.
Entre várias revoltas ( ou guerras) no mundo, as mais conhecidas.
Vietnam, revolta dos hippies na altura contra a guerra.
Thianamen, revolta na conhecida praça de milhares de chineses contra o estado chinês.
Mobilização russa, á pouco tempo, e consequente fuga de russos do país, contra.
Irão, agora, revolta contra a morte da iraniana, causando revolta popular.
Isto alguns exemplos, para basear, a minha ordem de pensamentos, em relação a guerras.
Tenho para mim, que as guerras entre países no futuro deixarão de ter o peso de massas humanas militarizadas, serão guerras de botões, as guerras de massas humanas têm, no meu ponto de vista, tendência a desaparecer.
E.
Devido ao aumento demográfico, os povos terão mais dificuldades em ter condições de vida aceitáveis, além de não estarem dispostos em terem que cumprir presenças em guerras.
Daí.
Eu pensar.
Que num futuro, de mais 100 ou 200 anos se tanto, os governos de cada país de todo o mundo, terão que se debater, isso sim, com guerras internas no seus próprios países, porque cada vez, vai ser mais difícil, os governos darem condições de vida aos povos, e como tal, as repressões para domínio das populações, irão aumentar. Alguém á pouco tempo dizia, que o fascismo está a aumentar, e não será só de uma fação, serão ditaduras de direita e de esquerda. Estas serão, penso eu, as guerras do futuro, de povos contra o seu próprios países.
As democracias, são débeis.
E será bom que as democracias, pensem bem nisto.
Que isto é díscutvel, é sim senhor.
“Diz-me quantas vezes ouviste falar da morte dos iemenitas nos últimos 10 anos?”
Tens toda a razão.
Mas uma coisa não invalida a outra.
Não é pelo facto de ser mediático que devemos ignorar só porque é do interesse de uma qualquer super potência mundial.
Assim como não devemos ignorar ou dar mais importância aos acontecimentos, com a mesma ou maior gravidade e que por não serem do interesse de uma grande potência mundial, não têm o mesmo mediatismo.
Tudo importa.
Mas concordo contigo.
A humanidade está a passar por uma fase muito negra.
Principalmente por falta de humanismo.
Mas desistir não é o caminho.
Façamos a nossa parte que já não é pouco.
Nem que seja só mostrar a nossa indignação perante um ataque de um país a outro, com a agravante de ameaça nuclear.
Podes juntar aí o facto de haver cada vez menos trabalho para as pessoas e que, com o desenvolvimento e aplicação da IA, poderemos assistir a um brutal aumento da desigualdade (que já é gigantesca) e ter de lidar uma uma massas gigantescas de descontentes…
É curioso pensar o caminho que leva o mundo e que soluções haverá. Porque haverá. Há sempre. O homem adapta-se, vive, reinventa-se de formas que não conseguimos imaginar a distancias tão grandes…
Concordo Tiago Coração de Leão.
O pormenor, de haver cada menos emprego, tem a ver, com aquela parte, que eu referi, do aumento demográfico.
Pelo menos no meu pensamento estava já lá incluído, esse pormenor.
Mas ok.
Fez bem em referir.
Invalida porque só te preocupas com o que querem que te preocupes. “Todas as vidas são igualmente importantes”, “todos os paises têm direito à liberdade”, “tudo importa” etc – a isso digo: O crlho. Importa o que “eles” querem que importe. Por isso é que não ouves falar dos iemenitas, por isso é que no inicio os israelitas tinham o direito de se defender da extinção e agora (porque quem manda nos EUA é anti-israel) já são os maus da fita.
Eu prefiro viver assim, preocupo-me com o que me influência directamente a mim e aos meus, tento fazer o melhor que posso e ser a melhor influência dentro do meu grupo de pessoas. O resto é um jogo que eu não quero jogar, as pessoas morrem mas no fundo ninguém tem razão porque dos dois lados o que fazem é alimentarem-se dessas mortes.
Tu importares-te com os ucranianos não quer dizer que te estejas a identificar como um “porco capitalista que adora os EUA”.
Assim como importares-te com os russo não faz de ti um “comuna de merda”.
Quer um lado quer o outro têm vitimas causadas por ideias de lideres com falhas básicas de Humanidade.
Basicamente importas-te que um país soberano tenha direito à sua liberdade de escolha e das suas politicas, nunca devia ser motivo de vergonha ou alheamento.
O que não retira que te importas na exacta mesma medida com as outras vitimas no resto do Mundo.
Essa mentalidade de não poderes defender uns porque defendes outros é impulsionada por quem quer que este tipo de regimes se perpetue.
É assim na política, como é na religião.
Crias uma ideia abstracta para juntar um conjunto de pessoas à tua volta.
E assim ficas formatado e refém da ideia.
As direitas, as esquerdas na politica, ou até mesmo a religião cristã, muçulmana, judaica entre outras, é apenas para regimentar as pessoas e rotular.
Que te estejas a cagar para o Mundo porque já não há solução para esta merda é um ponto de vista, que admito possa até partilhar.
Agora, não me importar com os russo ou ucranianos, porque ninguém se importa com os iemanitas ou israelitas, palestianos ou outros, desculpa mas não concordo.
Se me preocupo com uns, preocupo-me com todos.
Tenham ou não destaque na Comunicação Social e seja ou não o que eles querem vender.
“Basicamente importas-te que um país soberano tenha direito à sua liberdade de escolha e das suas politicas, nunca devia ser motivo de vergonha ou alheamento.” isso é que o que tu pensas que está a acontecer e não é. Tal como não é o que acontece nos outros sítios. Liberdade politica e religiosa são apenas desculpas usadas para os países entrarem em sítios que não lhes diz respeito. A Rússia entrou para se livrar dos nazis ucranianos. Os EUA entraram porque lhes deu jeito principalmente para revitalizar a imagem de um dos piores presidentes dos últimos 20 anos. Tudo se resume a dinheiro e interesses, o resto são rótulos que mascaram as coisas para que possamos todos fingir que há um lado certo ou um lado errado quando as linhas são muito mais ténues do que aquilo que parece ser.
Isso do importo-me com uns importo-me com outros é tudo muito bonito de se dizer, na realidade ninguém se importa. Antes da guerra ninguém queria saber, depois da guerra ninguém quer saber. Uma coisa garanto-te, se amanhã os EUA se lembram de usar a perseguição religiosa e o genocídio que o PCC faz aos Uigures para fazerem operação militar na China aposto contigo que ias ver malta aí que nunca quis saber ou ouviu falar a bater no peito, esquecendo-se que é um processo que já leva quase 10 anos.
É tudo um jogo de interesses, não há certo nem errado, e eu não quero entrar nessas merdas, porque o que hoje é certo (como financiar talibãs) amanhã facilmente é errado.
Tirando toda a politiquice que está por trás disto tudo, no final de tudo e para simplificar, importa-me a morte de todos os inocentes e indigno-me quando alguém que foi eleito para defender todo um povo, não tem qualquer pejo em mandar jovens para morrer.
Eu acho que devemos estar sempre do lado que achamos justo, e fazer o que deve ser feito para que haja essa justiça.
Países que atropelam, de forma normal e reiterada, a justiça e os direitos das pessoas, eu sou contra e tento exprimir isso e fazer a minha parte – por exemplo, não comprar produtos desses países.
Mas a injustiça, hoje, é global.
Em quase todos os países governa-se por interesses e não pelo bem do povo – e isso é uma injustiça básica!
Faço o que posso neste aspecto, em Portugal, que é não votar no sistema – que, até ver, são os partidos que sustentaram o sistema até aqui, seja em governos, seja em câmaras!
Agora, meu caro, tu és livre de pensar como quiseres e fazeres aquilo que quiseres.
Não podes é falar por mim! Certo?
Tu sabes o que tu fazes. Eu sei o que eu faço. 😉
Porque vives num mundo global. E um mundo global significa ganhar muito mais em prosperidade mas estando todos os países ligados, sofrermos muito mais com as crises que não temos nada a ver.
O que é que nós temos a ver com o subprime Americano?! Nada. E no entanto…a escassez de capital no mercado provocado por ele levou-nos à troica. No entanto, foi a troica que nos impediu de falir. E também é os turistas Americanos e o capital americano que financia o nosso crescimento….Americano, Asiático, etc…
É isso que é um mundo global. E é essa globalização que impede que estejamos em plena 3ª guerra mundial. Porque se não fosse o interesse global da China e da Turquia e tinhas 2 blocos já muito bem definidos…
Os países africanos, que ainda estão mais longe desta guerra, vão ter milhões e milhões de pessoas a morrer à fome por falta de abastecimento de cereais. E os únicos que os podem ajudar somos nós…ocidente e China.
A globalização é assim. Tal como viver numa união europeia. Temos o bom e o mau.
Resta saber o que pesa mais. Em alturas de crise é muito fácil dizer que o mal vem todo da globalização e da União Europeia. Mas é a globalização que nos faz crescer e ser aquilo que somos hoje…
Só um exemplo, e no nosso país, para não irmos mais longe.
Á pouco tempo li estes números.
Somos cerca de 10 a 12 milhões de habitantes.
E cerca de 2 milhões vivem na pobreza.
E mais 2 milhões no limiar da mesma.
É assustador
“Porque vives num mundo global. E um mundo global significa ganhar muito mais em prosperidade mas estando todos os países ligados, sofrermos muito mais com as crises que não temos nada a ver.”
Podias viver num mundo global sem as injustiças que há!
Uma coisa não obriga à outra.
Aliás, a globalização devia trazer mais prosperidade para a população e não o contrário. Mas o que traz é mais riqueza para uns quantos – os que mandam – e mais dificuldades para o resto, não tirando ninguém da miséria em que vive.
E isto tem a ver, e muito na minha opinião, com a falta de justiça e com a falta de luta pela justiça!
Mas um dia – que será quando já cá não estiver, mas será! – a população vai-se revoltar e vai correr muito sangue.
Sempre foi assim na História!
Nao esquecer por exemplo o enorme mercado que é a rússia por exemplo para os construtores europeus alemaes e fr… acha que não haverá consequências para eles e respectivos assalariados?
Não conseguem não pensar no mercado russo ou no mercado chinês porque isso limitaria a expansão da marca – seja ela qual for. E assim dobram-se aos interesses do dinheiro em vez de defenderem os valores humanos.
É assim que se fode tudo.
A Europa, e os EU, podiam perfeitamente viver bem sem os mercados da China e da Russia – ok, faziam menos uns M€ mas faziam M€ na mesma e viviam bem na mesma! Não mandavam coisas para lá mas também não se enchiam de merdas baratas e sem qualidade que vêm de lá, sendo obrigados a fomentar mais o emprego e o desenvolvimento interno.
Por exemplo, o facto de deslocarem fábricas para a China não faz baixar o preço das coisas. O que faz é essas empresas meterem mais dinheiro ao bolso – a troco de desemprego na Europa e crescimento desses países para mais tarde serem competidores deles próprios. A industria automóvel é um perfeito exemplo disto mas há tantos outros exemplos. A informática até vai muito mais à frente e hoje já é complicado funcionar sem componentes “made in China”!
Os asiáticos, aos poucos, foram transferindo a tecnologia para lá. Como os muçulmanos, aos poucos, vão transferindo a religião para cá.
E a Europa assiste a esta merda impávida e serena.
Mais 100 anos e a Europa como a conhecemos, outrora um centro cultural, tecnológico e de saber fabuloso, já não existirá…
Mas isso ( a não ser que o nosso direito à liberdade seja posto de lado…) não quer dizer que para não termos dificuldades acrescidas…
Fechemos os olhos à acção criminosa de Putin…
E não estou aqui a querer dizer que Putin “ é sozinho o mau da fita”…
E todos os outros “são uns anjos”…
Mas oque estamos a sofrer e o que ainda sofreremos…
“ é o preço da liberdade…”
Se não se tentasse travar o que a Russia fez ( sem recurso a 3ntrarmos directamente em guerra…)…
Nunca mais ninguém estaria seguro…
É claro que há muitas injustiças no mundo…
É claro que há muitos povos a sofrer…
Por exemplo…situações como as que se passam no Irão ou no Afeganistão, são inconcebíveis…
Mas que fazer…?
Mas não podemos “ olhar apenas aos nossos umbigos “ e temos que fazer pelo menos o que nos seja possível…
“No presente Relatório & Contas 2021/2022 – Sporting SAD verifica-se que as atividades operacionais em 2022 geraram um fluxo negativo, traduzido num déficit de cash de 53M€.”
“Para ficar claro, no espaço de apenas um ano os compromissos assumidos e calendarizados com fornecedores e credores aumentaram 98M€. Mais um recorde: dos 267M€ em 2021 passa-se para 365M€ em junho de 2022.”
“Pela análise ao Relatório & Contas 2021/2022 – Sporting SAD ficamos a saber que os Direitos Televisivos até janeiro de 2026 já foram recebidos, antecipadamente.
Neste momento já deve ser claro para todos a falta que vai fazer o fluxo de cash, os cerca de 25M€/ano, que estão inscritos nos Rendimentos Operacionais de cada exercício, mas aos quais não corresponderá qualquer entrada de dinheiro futura.”
Pois, quero ver como se vão safar neste mandato sem o dinheiro dos direitos televisivos todos os anos daqui para a frente – tendo em consideração que as próximas eleições deve ser em Março de 2026.
Mas eu digo isso há mais de 1 ano – bem antes das eleições de Março!
“No que se refere ao Clube e à sua relação com a SAD, há mais um recorde atingido: a dívida de 21,7M€. Era de 20,1M€ em junho de 2021, pelo que teve um aumento de 1,6M€ em 12 meses.”
Obrigado JHC pelo trabalho em descodificar e tentar resumir alguns vértices do ‘poligono’ que é este ReC.
Se os resultados desportivos ajudarem, safam se … Caso contrário vai ser um Deus nos acuda…
A gastarem no presente o que tínhamos para o futuro, os aumentos das dívidas a fornecedores, gastos operacionais, gastos com pessoal, etc, etc … Bom só não vê quem não quer.
O problema é que depois do COVID e agora com esta guerra o ambiente é de incerteza, logo a jogarem na roleta russa como estão a fazer, um dia destes a bala dispara…
Pela análise ao Relatório & Contas 2021/2022 – Sporting SAD ficamos a saber que os Direitos Televisivos até janeiro de 2026 já foram recebidos, antecipadamente.
Cum caraças…
Portanto o Contrato da Nos era de 10 anos a começar na época 2018/2019. Logo termina na época 2028/2029.
Se já antecipamos até 2026 restam-nos 2026/27, 27/28 e 28/29, ou seja 3 anos.
Estando na época de 2022/23 para atingir a época de 2028/2029…temos a época 23/24, 24/25, 25/26, 26/27, 27/28 e 28/29, ou seja 6 épocas.
Conclusão teremos 3 épocas neste momento já a zeros no que a transmissões televisivas dizem respeito, ou seja 25×3= 75M de receitas que já não vamos receber…não contabilizando os juros que esta operação de factoring trouxe aos encargos a pagar.
É isto Malcolm?
Ia perguntar à Joana mas ela só percebe de Activo….
Tens duas épocas para receber, não três. Se são dez anos e começou na época 2018/2019, acaba na época 2027/2028…
Não há problema. Vende-se a SAD… num futuro muito próximo… Vamos lá a ver se chega vender 40%.
Não vejo outra solução, que pode ser ajudada pela venda dos jogadores.
Mas eu tenho ideia que o contrato da NOS era de (cerca de) 40M€ por época.
É que é (cerca) disso que se trata quando se fala nos direitos televisivos do Benfic@ e do Porto… E se andaram a cantar aqui aos sete ventos que o nosso era o maior, como pode ser só 25M€?
25M é para os direitos de transmissão dos jogos, depois tens a parte dos direitos de transmissão da SportingTv e ainda a componente publicitária pois compraram também a publicidade estática durante os jogos e ainda tens o patrocínio das camisolas que até já foi substituído. Tudo junto é que deve dar cerca de 40M.
O contrato celebrado com a Nós e com a Olivedesportes, incluia o seguinte:
10 anos transmissão jogos da Liga (18/19 até 27/28)
12 anos transmissão da SportingTv
12,5 anos de patrocinador principal da camisola
10 anos de publicidade dentro do estadio
e
renegociação do contrato com a Olivedesportos de transmissão de jogos ou seja das épocas 15/16, 16/17 e 17/18
Recebeste as receitas, o problema é que já gastaram estas receitas. Agora tens de pagar juros desta antecipação das receitas.
Não sei o que fazem com o dinheiro que ganharam, mas oxalá ninguém venha a seguir a esta direção, pois têm de ser responsáveis pela destruição do clube.
O caminhar desta gestão é para fechar as portas da sad e não sei se do clube.
Não percebo como nos estatutos do clube não existe uma forma de as direções não poderem antecipar receitas, porque de um momento para o outro deixam de estar a comandar o clube e o que vier a seguir não tem capacidade para gerir o clube.
Quando acabar o dinheiro e venderem todo o património e a sad é que esta gente sai.
No clube existe essa norma o que não existe é na SAD.
E como não existe na SAD, inteligentes antecipam receitas do clube na SAD e com isso não entram em incumprimento no clube (para mim é uma aldrabice, mas tudo bem, come quem quer).
Primeiro assina um contrato que garanta 5 anos daqui para a frente, e depois começa a jogar.
Quantos gajos foram aposta noutros clubes a 1 ou 2 anos do fim do contrato e não renovaram, saindo a custo zero ou sendo vendidos por “um prato de tremoços”?
Se eu mandasse, proibia a palavra “projecto”. Cheira sempre a fracasso.
—
No regresso ao Pavilhão da Luz, agora como técnico adversário do Benfica, Alejandro Domínguez viu o seu Sporting ser vergado a uma derrota pesada por 5-1, num jogo no qual, assume, a reviravolta encarnada acabou por deixar a sua equipa perdida em jogo. Ainda assim, o argentino recorda que este projeto leonino, sob o seu comando, ainda está a começar.
“Tínhamos planeado o jogo de uma forma que resultou bem toda a primeira parte. O golo do empate é uma boa iniciativa de Pablo Álvarez, que escapou bem de Matías Platero. Até ao 3-1, a nossa identidade estava intacta. Depois disso, o Benfica passou a jogar a favor do marcador e aí perdemos a nossa identidade ofensiva, tentámos resolver de forma individual. Houve muitas coisas positivas. Houve outras que não e que temos de melhorar. Estamos tristes, porque perdemos com um rival direto. Jogámos dois jogos com dois rivais diretos (FC Porto e Benfica). Um ganhámos (4-2), outro perdemos. É um projeto que tem cerca de nove semanas. Vamos levantar a cabeça para ganhar no próximo domingo”, frisou.
Sim.
Realmente estive a ler agora, as declarações de RA, e as previsões da equipa que vai apresentar.
E simplesmente estou a tremer.
Oxalá tudo corra bem.
Mas Marsá ?
Vamos ver como corre.
É que eu acho que Marsá não tem futuro no Sporting.
Mas sou eu a dizer.
Que tudo corra pelo melhor.
Para Marsá jogar, preferia antes assim :
Adan
Esgaio (mesmo não gostando) G.Inácio e M.Reis
Pote, Ugarte, Essugo e N. Santos
Trincão, Paulinho e Edwards
E explico :
Esgaio, seria um mal menor.
Essugo é um cavalão que quer mostrar serviço e tem futuro.
Pote nas costas de Trincão para lhe lançar a velocidade que tem, além da combinação técnica.
Do outro lado.
N. Santos e a sua velocidade, sempre protegia as costas do Edwards, na recuperação ao meio campo e ao corredor todo.
O meio campo, com Ugarte e Essugo, dava-me garantias de solidez.
Era o que eu fazia, porque acho que Essugo, está muito mais bem preparado pró meio campo e até já se estreou pela equipa A, do que Marsá para jogar.
Mas isto sou eu a pensar.
Eu prefiro Marsá. Esteve mal na 1a parte com o Villarreal mas fez uma 2a parte muito boa. O Esgaio não tem capacidade para fazer meia parte boa… prefiro alguém que tem potencial, mesmo com erros provaveis do que alguém que enterra sempre pela certa como o Esgaio, seja a lateral como a central.
Pelo que leio no jornal esta semana, parece que st juste é para lidar com pinças, parece também que Porro é para lidar com pinças, o Coates convém não esforçar, o Paulinho veio agora do recobro. O que vale é que temos um plantel com muitas opções. Estamos em Setembro, vai ser bonito vai
O St Juste era sempre para gerir com pinças, o treinador é que como viu que ele fez um bom jogo contra o Estoril decidiu atirar as pinças pela janela fora. Agora volta à estaca 0, é esperar que haja mais paciência desta vez, se não for caruncho pode ser que se aguente o resto do ano.
O Mendes pode ser o que for, mas todos os grandes o vão consultar, é como necessitarem de irem ao médico, querem o que pensam que lhes pode ser mais útil
Há uma diferença em conversas pontuais e dependência. Em PT cria-se dependência do Mendes. Se achas bem porque os outros também fazem, lá é contigo. Eu se 20 gajos se caparem não o vou fazer porque é o que a maioria faz.
Podes fazer o que quiseres, mas os resultados é que vão ditar a lei, sempre foi assim. Para mim se ele desaparecesse de circulação não me fazia falta nenhuma, mas não desapareceu, anda por aí, como o outro
E o que é que o Mendes tem a ver com resultados? Há uma amostra à prova de bala que só ganhas com o Mendes? O que é sabido do Mendes em PT é que entras na merda dele e de lá nunca mais sais. Podes vender como nunca, ter o estádio cheio, bater recordes de merch todos os anos e no fim estás com a corda ao pescoço. Isso é o que sabes do Mendes. Vitórias, ninguém te dá 100% de provas que só consegues ganhar com ele.
Ok. E o que o Sporting ganha com isso? Campeonatos? Sustentabilidade? Enriquecimento?
Qual é a vantagem que o Jorge Mendes dá ao Sporting em relação aos rivais?
Mas isso é a direção que tem de fazer, agora não podes é jogar pela borda fora, um dos homens mais poderosos do mundo. A direção tem que fazer a sua vida com Mendes e sem Mendes , não comprou o Porto, o Fatawu e outros sem o Mendes ? Mas também comprou outros com origem no Mendes. Não é aqui que se fala que ele manda na FPF ? Que ele tem na mão todos os selecionadores de todas as camadas da FPF ? Então por um lado dizem que ele tem poder, por outro querem viver sem ele, não podemos ter o melhor dos mundos. Gabriel Silva e não sei mais uns quantos iniciados já têm como empresário Jorge Mendes, no caso específico do Gabriel desde os 12 anos. Acredita nisto ele controla muito está coisa do futebol. Estás a subir na prospecção e a melhorar as equipes do futebol jovem, porque não estás a hostiliza-lo, senão não estava em Alcochete a bela matéria prima que estás a começar a ter, mas sim no Olival ou no Seixal, como é desde Há muito tempo e que lhes já rendeu Youth league s belos jogadores
Ou seja, não podemos hostilizar Jorge Mendes caso contrário ganharemos menos campeonatos do que os que conquistamos nestes últimos 20 anos ( 🙂 ) e ficaremos mais falidos…
Não deves hostilizar nem Jorge Mendes nem ninguém. Faça tua vida e vai ao banco pedir dinheiro que eles arramjan-to. Estão lá a saltar para to emprestar
O banco já não empresta. Agora é a Sagasta e a Apollo.
Eles ficam com as tuas receitas futuras e dão-te dinheiro fresco para torrares.
De uma coisa tenho certeza, quando chegar a minha hora irei consciente de que nunca aceitei que o Sporting fosse capacho de ninguém, fosse presidente, empresário ou outro fdp qualquer…
Eu não estou preocupado, Novembro está próximo, e aí o grande e ilustre pedagogo da Tasca irá ser o mais elucidativo possível, e mostrará o caminho a quem não acredita.
29 Setembro, 2022 at 7:39
Bom dia Tasca!
Z
29 Setembro, 2022 at 7:49
Bom dia!
Nada preocupado com o que se passa no nosso clube. Fácil, fácil. Ganhar ou perder, tudo é desporto. Gerir bem ou gerir mal faz parte da vida. E o apoio da brigada da estabilidade e do somos diferentes está sempre garantido. No final da época, fazemos os balanços, logo vemos quem apaga a luz, se ainda tivermos a electricidade ligada – embora, muito pessoalmente, eu goste mais de “apagar a Luz”, quando jogamos em cada deles. 😉
29 Setembro, 2022 at 7:50
Correcção: “em casa deles” e não “em cada deles”.
29 Setembro, 2022 at 8:26
O que “passou-se” no hóquei?
Fim de ciclo com a saída do Paulo Freitas? Quem é o novo Rubão?
Z
29 Setembro, 2022 at 8:32
No futsal, o Sporting estava a querer entrar em guerra com o empresário de praticamente todos os jogadores, teve de recuar nessa estratégia
29 Setembro, 2022 at 8:37
Basket bem, apesar da cagada do Ventura a segundos do fim que ia custando a vitória.
Hóquei mal, será que mudámos para pior? Pelo que percebi a equipa não teve reforços, é verdade??
O miudo Mexicano (Alcantar?) vai á selecção e só fez merda, se calhar melhor leva lo ao psicólogo.
29 Setembro, 2022 at 9:29
Tempos difíceis se adivinham para a Russia:
– primeiro fugiram os gajos ricos
– depois fugiram todas as empresas estrangeiras
– o petróleo desceu 30% depois da subida no início da guerra
-90% da comunidade internacional não quer nada com eles
– expulsos do sistema swift
– trocas comerciais bloqueadas
– bens congelados no mundo inteiro
– parte significativa do exército destruída e perdida
– gás para a Europa, que valia triliões, passa a zero.
– agora com a mobilização para o exercito foge toda a classe média
Mais 2 anos de Putin e vão voltar a viver em Castelos e retornar ao sistema feudal e não sobra ninguém para reconstruir aquilo. Realmente há gajos que nunca deviam ter nascido.
29 Setembro, 2022 at 9:47
Tempos difíceis = Tempos perigosos…
Z
29 Setembro, 2022 at 9:51
Ora nem mais, perigosos para todos, sem dúvida. Nós vamos levar de tabela certamente, mas a médio / longo prazo julgo que acabará por ser mais dramático para o povo russo
29 Setembro, 2022 at 10:04
Hummm…
Creio que podemos concordar que não é 1 gajo. O Putin está longe de ser um Oasis na Russia…
Há lá muitos iguais e até piores…
29 Setembro, 2022 at 10:35
Já diz o povo… “Quem atrás de mim vier, bom de mim fará!”…
Nem quero pensar que isto seja verdade com o vagandas! 😛
Z
29 Setembro, 2022 at 10:52
Confesso que me preocupa mais que chegue um gestor de insolvências do que um grande presidente…
29 Setembro, 2022 at 18:42
Medevdev não é flor que se cheire!
29 Setembro, 2022 at 10:59
Fdd fdd é para nós que está tudo caro como crlho e não vai baixar mesmo que a guerra acabe amanhã. Isso é que me preocupa. A guerra da Ucrânia preocupa-me o mesmo que a da Siria ou agora os Turcos a ameaçarem os Arménios outra vez, ou o genocídio no Iémen. Não consigo ser hipócrita o suficiente para me preocupar com uma cena alimentada por russos, americanos e metade da Europa. Tenho pena do povo ucraniano, mas também tenho pena de malta que ganha 700e por mês, tem filhos na escola e acabou de ver o custo de vida subir 20% ou mais.
29 Setembro, 2022 at 11:07
Epah…
Fdd Fdd é para eles que estão a morrer e a lutar para viver. Não é para mim que estou a pagar mais 8 ou 10% por bens, a maior parte deles supérfluos.
Eles nem isso têm.
É fdd para eles, para as vitimas da guerra na Siria, para os do Iémen….para esse pessoal todo e para os que passam o que passam a tentar fugir da guerra…para esses é que é fodido.
Tomara eles terem 700 euros por mês com os filhos na escola…
Até para a grande maioria dos Russos é muito mais fdd do que para nós. O que eles estão a sofrer em repressão, em serem mandados para a guerra, vão ter uma crise 30x maior do que a nossa….o pessoal tem tendencia a ignorar mas não é nada, nada fácil estar nos “sapatos” do povo Russo…
Não é fácil? Não. Haverá muita gente com dificuldades em PT e a passar mal? Claro que sim. Mas não ponhas as coisas em comparação porque é incomparável. Vai dar um passeio nos campos de imigrantes na Grécia que aí consegues ver o que é que é mesmo fdd….
29 Setembro, 2022 at 11:09
Nós, muitas vezes, ignoramos a sorte que temos…
E a única sorte que temos é nascer no sitio certo. é um mero acaso que nos coloca nesta geografia e não noutra qualquer, a esmagadora maioria com niveis de vida incomparavelmente piores que a nossa…
Falamos vezes demais de barriga cheia por sermos os mais pobres de uma brutal minoria dos mais ricos…
29 Setembro, 2022 at 11:26
E eu reconheço essa sorte de ter nascido aqui e não numa cabana na Etiópia, ou mesmo na Russia ou China. Mas o que quero dizer é que estamos aqui com as nossas dificuldades e desafios, a tentar fazer o melhor com o que temos e ainda temos de levar com merdas que para além de terem sido perfeitamente evitáveis e que já podiam ter acabado, não temos nada a ver com isso.
29 Setembro, 2022 at 15:22
Logico. Mas estas a pagar o preço da liberdade…
29 Setembro, 2022 at 16:43
Bem verdade Tiago, eu tento pensar nisso várias vezes.
29 Setembro, 2022 at 11:19
Quando vives em guerra não há nada comparável a isso e tenho pena deles por causa disso. Mas o que eu quero dizer é porque raio é que nós temos de sofrer com isso quando supostamente não devíamos de ter nada a ver com a situação? Nós estamos aqui no nosso canto, não temos obrigações nenhumas para com a Ucrânia porque eles não fazem parte da Nato, tal como não tivemos com a Siria ou não temos com o Iemen. Nós já temos governantes de merda que chegue para termos de levar com as merdas dos outros, mesmo tendo 0 dependência energética para a Rússia.
29 Setembro, 2022 at 11:28
Martin Niemöller (1892–1984) foi um pastor luterano muito conhecido na Alemanha. Ele emergiu como inimigo público de Adolf Hitler e passou os últimos sete anos de sua vida preso em campos-de-concentração sob “custódia protetora”. Ele é provavelmente mais lembrado pelas suas palavras, emitidas no período pós-Guerra:
“Quando os nazistas vieram buscar os comunistas, eu fiquei em silêncio; eu não era comunista.
Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu fiquei em silêncio; eu não era um social-democrata.
Quando eles vieram buscar os sindicalistas, eu não disse nada; eu não era um sindicalista.
Quando eles buscaram os judeus, eu fiquei em silêncio; eu não era um judeu.
Quando eles me vieram buscar, já não havia ninguém que pudesse protestar.”
Talvez seja por isto que devemos sofrer pelos males dos outros…
29 Setembro, 2022 at 11:35
O que está em causa na guerra da Ucrânia é que um país (Rússia) decidiu unilateralmente invadir outro, violando o Direito Europeu, cometendo crimes de guerra…
Se o Mundo não se une para combater estas iniciativas, dificilmente teremos Mundo em paz para viver.
Podem vir com as politiquices do costume dos anti russos ou do outro lado anti Nato ou o raio que os parta.
No final da história um país invadiu o outro.
Não foi sequer em modo reacção ou defesa do que quer que seja. Foi um ataque a outro país soberano que pode decidir que rumo quer tomar em relação às suas politicas e os aliados que bem entender.
Quanto a nós….Portugal não está assim tão longe quanto parece….
Mas como dizia o outro:
Pimenta no cu do outro é refresco.
29 Setembro, 2022 at 11:41
ISTO!!
“No final da história um país invadiu o outro.”
Invasão ao estilo da idade média….
29 Setembro, 2022 at 11:40
Partilho a base desse raciocino.
Devemos sempre defender a Justiça, seja na nossa casa, na casa do vizinho ou do outro lado do mundo.
Eu acho que um dos grandes males da sociedade hoje é que só se preocupa com o que lhe toca!
Se há gajos a fazer merda grossa do outro lado do mundo, “não nos diz respeito porque não chega cá”!
Se um gajo se peida aqui ao pé é “um escândalo” porque já nos cheira!
29 Setembro, 2022 at 11:46
Depois dá-se um efeito borboleta fodido e lá vamos nós com o crl….falando em português rústico.
Acho que o Covid devia ter já aberto a mente das pessoas sobre o efeito da globalização.
Já para não falar do efeito do subprime nos EUA ou outra crise qualquer noutro país qualquer.
Essa coisa do acontece no outro lado do mundo não nos afecta é coisa do passado.
29 Setembro, 2022 at 11:48
Vamos ser honestos….
Só sentimos isto em relação à Ucrania porque percebemos as consequências gravíssimas para nós de deixar passar esta à Rússia. E de ter uma superpotência a conquistar países europeus. Não tem a ver só com a proximidade, tem a ver com o poderio que a Rússia poderia passar a ter e pior, a sensação com que ficariam de impunidade…
Não andamos a combater todas as injustiças e a punir todos os governos autocráticos e assassinos no mundo…nem de perto nem de longe.
E nem sequer, como povo, estamos dispostos a esse sacrifício, que custaria brutalmente mais que este…
Nós escolhemos agora “encolher” a barriga. Se vamos cortar e combater tudo o que seja assassinos e países invasores e tudo mais…voltamos à idade da pedra…
29 Setembro, 2022 at 11:56
“Não andamos a combater todas as injustiças e a punir todos os governos autocráticos e assassinos no mundo…nem de perto nem de longe.”
Não andamos mas devíamos.
O que se passa no continente Africano e no Médio Oriente é uma vergonha.
E ainda temos alguns casos no Resto do Mundo, basicamente em todos os continentes onde os direitos humanos são violados constantemente e sem qualquer responsabilização.
Talvez porque tenhamos tido sempre a mentalidade do deixar andar.
Talvez porque a classe politica que escolhemos para liderar sejam uma valente merda.
29 Setembro, 2022 at 11:59
É só olhar para o universo Sporting 🙂
Quem compactua com este tipo de líder que afunda financeiramente o clube e hipoteca o seu futuro e sustentabilidade?
Tens por aí muita gente…
Agora extrapola para um cenário macro, com as devidas salvaguardas e tens aí a resposta às crises Mundiais 🙂
29 Setembro, 2022 at 12:38
Por isso é que não me sinto bem em me preocupar com estas merdas. Porque é que os ucranianos são melhores que os pobres dos iemenitas? Será que é porque os bacanos do Iémen são mortos por americanos e sauditas (que controlam o petrodólar)? Ou os sírios que morreram porque os países do ocidente decidiram criar uma via de gás para a Europa sem que o “Governo” sírio assim o quisesse?
A justiça é um termo relativo. A morte é aceite consoante os objetivos finais, basta ver que os turcos matam curdos todos os anos e agora são bons da fita, porque se fosse do interesse americano e europeu que os ucranianos morressem como estão a morrer aí já seria justo. É por isso que eu me estou literalmente a cagar para isto, é tudo injusto e hipócrita, e são sempre os mesmos a alimentarem-se da ruína das pessoas. Prefiro focar-me no sofrimento do meu país, que é tão insignificante que não tem poder decisivo, do que nos outros que são danos colaterais de interesses estabelecidos.
29 Setembro, 2022 at 13:09
Mas estás a falar da tua opinião e visão de como lidar com as coisas ou a opinião do mundo e de como o Mundo trata as coisas?
É que se estivermos a falar de como o Mundo tem lidado com os problemas, de facto é tudo uma questão de interesses e retorno.
Se estivermos a falar da nossa opinião individual, quer ucranianos, quer iemenitas, quer as mulheres nos países árabes, quer o povo da Coreia do norte, líbia, síria, república central africana….têm de ter o mesmo tratamento, a mesma preocupação e a mesma reacção na defesa dos direitos humanos.
Agora também digo que o que está na génese dessa hipocrisia começa pelo principio de só nos preocuparmos connosco.
Os EUA se calhar só se preocuparam com eles quando decidiram invadir o Iraque.
A China só se preocuparam com eles quando retornaram a sua politica de expansão no Oriente.
E voltando ao caso em concreto, a Rússia só se preocupou consigo quando decidiu invadir a Ucrânia.
29 Setembro, 2022 at 13:35
Diz-me quantas vezes ouviste falar da morte dos iemenitas nos últimos 10 anos? Ou dos Uigures na China, dos Curdos na Síria etc. Não ouves, não interessa, mas acontece, e acontece há mais tempo do que o que se passa na Ucrânia, a diferença é que serve um propósito favorável, nem que seja limpar a consciência da merda de erro que foram as politicas energéticas dos países europeus. Ninguém fala dessas merdas, ou de o facto de isto só estar a acontecer porque há uns anos os EUA recusaram a entrada da Ucrânia na Nato.
Eu preferia que como país nós estivéssemos mais preocupados em fazer melhor com o que temos do que andar a dar o cu à Alemanha porque eles fizeram merda.
29 Setembro, 2022 at 13:49
Independentemente da ideologia que cada um tenha, e respeito-a, faço aqui uma análise ao mundo de ontem, hoje e principalmente amanhã.
E notem bem, que refiro, factos de umas potencias e de outras.
Entre várias revoltas ( ou guerras) no mundo, as mais conhecidas.
Vietnam, revolta dos hippies na altura contra a guerra.
Thianamen, revolta na conhecida praça de milhares de chineses contra o estado chinês.
Mobilização russa, á pouco tempo, e consequente fuga de russos do país, contra.
Irão, agora, revolta contra a morte da iraniana, causando revolta popular.
Isto alguns exemplos, para basear, a minha ordem de pensamentos, em relação a guerras.
Tenho para mim, que as guerras entre países no futuro deixarão de ter o peso de massas humanas militarizadas, serão guerras de botões, as guerras de massas humanas têm, no meu ponto de vista, tendência a desaparecer.
E.
Devido ao aumento demográfico, os povos terão mais dificuldades em ter condições de vida aceitáveis, além de não estarem dispostos em terem que cumprir presenças em guerras.
Daí.
Eu pensar.
Que num futuro, de mais 100 ou 200 anos se tanto, os governos de cada país de todo o mundo, terão que se debater, isso sim, com guerras internas no seus próprios países, porque cada vez, vai ser mais difícil, os governos darem condições de vida aos povos, e como tal, as repressões para domínio das populações, irão aumentar. Alguém á pouco tempo dizia, que o fascismo está a aumentar, e não será só de uma fação, serão ditaduras de direita e de esquerda. Estas serão, penso eu, as guerras do futuro, de povos contra o seu próprios países.
As democracias, são débeis.
E será bom que as democracias, pensem bem nisto.
Que isto é díscutvel, é sim senhor.
29 Setembro, 2022 at 14:09
Fix:
“Diz-me quantas vezes ouviste falar da morte dos iemenitas nos últimos 10 anos?”
Tens toda a razão.
Mas uma coisa não invalida a outra.
Não é pelo facto de ser mediático que devemos ignorar só porque é do interesse de uma qualquer super potência mundial.
Assim como não devemos ignorar ou dar mais importância aos acontecimentos, com a mesma ou maior gravidade e que por não serem do interesse de uma grande potência mundial, não têm o mesmo mediatismo.
Tudo importa.
Mas concordo contigo.
A humanidade está a passar por uma fase muito negra.
Principalmente por falta de humanismo.
Mas desistir não é o caminho.
Façamos a nossa parte que já não é pouco.
Nem que seja só mostrar a nossa indignação perante um ataque de um país a outro, com a agravante de ameaça nuclear.
29 Setembro, 2022 at 14:13
Opinião:
Podes juntar aí o facto de haver cada vez menos trabalho para as pessoas e que, com o desenvolvimento e aplicação da IA, poderemos assistir a um brutal aumento da desigualdade (que já é gigantesca) e ter de lidar uma uma massas gigantescas de descontentes…
É curioso pensar o caminho que leva o mundo e que soluções haverá. Porque haverá. Há sempre. O homem adapta-se, vive, reinventa-se de formas que não conseguimos imaginar a distancias tão grandes…
29 Setembro, 2022 at 14:21
Com a implementação da IA parece que teremos a realização do filme que se chama Wall-E.
A malta gorda sem trabalho porque é tudo automatizado e a receber uma pensão de sobrevivência.
Talvez seja este o futuro.
29 Setembro, 2022 at 14:22
Concordo Tiago Coração de Leão.
O pormenor, de haver cada menos emprego, tem a ver, com aquela parte, que eu referi, do aumento demográfico.
Pelo menos no meu pensamento estava já lá incluído, esse pormenor.
Mas ok.
Fez bem em referir.
29 Setembro, 2022 at 14:51
Invalida porque só te preocupas com o que querem que te preocupes. “Todas as vidas são igualmente importantes”, “todos os paises têm direito à liberdade”, “tudo importa” etc – a isso digo: O crlho. Importa o que “eles” querem que importe. Por isso é que não ouves falar dos iemenitas, por isso é que no inicio os israelitas tinham o direito de se defender da extinção e agora (porque quem manda nos EUA é anti-israel) já são os maus da fita.
Eu prefiro viver assim, preocupo-me com o que me influência directamente a mim e aos meus, tento fazer o melhor que posso e ser a melhor influência dentro do meu grupo de pessoas. O resto é um jogo que eu não quero jogar, as pessoas morrem mas no fundo ninguém tem razão porque dos dois lados o que fazem é alimentarem-se dessas mortes.
29 Setembro, 2022 at 15:58
FixTix:
Tu importares-te com os ucranianos não quer dizer que te estejas a identificar como um “porco capitalista que adora os EUA”.
Assim como importares-te com os russo não faz de ti um “comuna de merda”.
Quer um lado quer o outro têm vitimas causadas por ideias de lideres com falhas básicas de Humanidade.
Basicamente importas-te que um país soberano tenha direito à sua liberdade de escolha e das suas politicas, nunca devia ser motivo de vergonha ou alheamento.
O que não retira que te importas na exacta mesma medida com as outras vitimas no resto do Mundo.
Essa mentalidade de não poderes defender uns porque defendes outros é impulsionada por quem quer que este tipo de regimes se perpetue.
É assim na política, como é na religião.
Crias uma ideia abstracta para juntar um conjunto de pessoas à tua volta.
E assim ficas formatado e refém da ideia.
As direitas, as esquerdas na politica, ou até mesmo a religião cristã, muçulmana, judaica entre outras, é apenas para regimentar as pessoas e rotular.
Que te estejas a cagar para o Mundo porque já não há solução para esta merda é um ponto de vista, que admito possa até partilhar.
Agora, não me importar com os russo ou ucranianos, porque ninguém se importa com os iemanitas ou israelitas, palestianos ou outros, desculpa mas não concordo.
Se me preocupo com uns, preocupo-me com todos.
Tenham ou não destaque na Comunicação Social e seja ou não o que eles querem vender.
Eu compro o que quero.
Ainda…
29 Setembro, 2022 at 16:18
“Basicamente importas-te que um país soberano tenha direito à sua liberdade de escolha e das suas politicas, nunca devia ser motivo de vergonha ou alheamento.” isso é que o que tu pensas que está a acontecer e não é. Tal como não é o que acontece nos outros sítios. Liberdade politica e religiosa são apenas desculpas usadas para os países entrarem em sítios que não lhes diz respeito. A Rússia entrou para se livrar dos nazis ucranianos. Os EUA entraram porque lhes deu jeito principalmente para revitalizar a imagem de um dos piores presidentes dos últimos 20 anos. Tudo se resume a dinheiro e interesses, o resto são rótulos que mascaram as coisas para que possamos todos fingir que há um lado certo ou um lado errado quando as linhas são muito mais ténues do que aquilo que parece ser.
Isso do importo-me com uns importo-me com outros é tudo muito bonito de se dizer, na realidade ninguém se importa. Antes da guerra ninguém queria saber, depois da guerra ninguém quer saber. Uma coisa garanto-te, se amanhã os EUA se lembram de usar a perseguição religiosa e o genocídio que o PCC faz aos Uigures para fazerem operação militar na China aposto contigo que ias ver malta aí que nunca quis saber ou ouviu falar a bater no peito, esquecendo-se que é um processo que já leva quase 10 anos.
É tudo um jogo de interesses, não há certo nem errado, e eu não quero entrar nessas merdas, porque o que hoje é certo (como financiar talibãs) amanhã facilmente é errado.
29 Setembro, 2022 at 16:36
Percebo inteiramente o que queres dizer.
Tirando toda a politiquice que está por trás disto tudo, no final de tudo e para simplificar, importa-me a morte de todos os inocentes e indigno-me quando alguém que foi eleito para defender todo um povo, não tem qualquer pejo em mandar jovens para morrer.
Basicamente é isto.
29 Setembro, 2022 at 17:15
Tiago, tu defendes a tua opinião.
Eu defendo a minha.
Eu acho que devemos estar sempre do lado que achamos justo, e fazer o que deve ser feito para que haja essa justiça.
Países que atropelam, de forma normal e reiterada, a justiça e os direitos das pessoas, eu sou contra e tento exprimir isso e fazer a minha parte – por exemplo, não comprar produtos desses países.
Mas a injustiça, hoje, é global.
Em quase todos os países governa-se por interesses e não pelo bem do povo – e isso é uma injustiça básica!
Faço o que posso neste aspecto, em Portugal, que é não votar no sistema – que, até ver, são os partidos que sustentaram o sistema até aqui, seja em governos, seja em câmaras!
Agora, meu caro, tu és livre de pensar como quiseres e fazeres aquilo que quiseres.
Não podes é falar por mim! Certo?
Tu sabes o que tu fazes. Eu sei o que eu faço. 😉
29 Setembro, 2022 at 13:25
Muito bem dito. É que é exactamente isso. Estar no meu cantinho só resolve até ao dia em que eles chegarem à tua porta….
29 Setembro, 2022 at 13:29
Porra leão rampante, faço minhas todas as tuas palavras em todas as tuas observações. Hoje nem escrevo mais nada.
29 Setembro, 2022 at 13:55
🙂
Escreve pois.
29 Setembro, 2022 at 17:04
Se tivesse de escrever algo sobre o assunto fazia copy e paste de todos os comentários do LEÃO Rampante , tem lá tudo.
29 Setembro, 2022 at 11:32
Porque vives num mundo global. E um mundo global significa ganhar muito mais em prosperidade mas estando todos os países ligados, sofrermos muito mais com as crises que não temos nada a ver.
O que é que nós temos a ver com o subprime Americano?! Nada. E no entanto…a escassez de capital no mercado provocado por ele levou-nos à troica. No entanto, foi a troica que nos impediu de falir. E também é os turistas Americanos e o capital americano que financia o nosso crescimento….Americano, Asiático, etc…
É isso que é um mundo global. E é essa globalização que impede que estejamos em plena 3ª guerra mundial. Porque se não fosse o interesse global da China e da Turquia e tinhas 2 blocos já muito bem definidos…
Os países africanos, que ainda estão mais longe desta guerra, vão ter milhões e milhões de pessoas a morrer à fome por falta de abastecimento de cereais. E os únicos que os podem ajudar somos nós…ocidente e China.
A globalização é assim. Tal como viver numa união europeia. Temos o bom e o mau.
Resta saber o que pesa mais. Em alturas de crise é muito fácil dizer que o mal vem todo da globalização e da União Europeia. Mas é a globalização que nos faz crescer e ser aquilo que somos hoje…
29 Setembro, 2022 at 14:28
Só um exemplo, e no nosso país, para não irmos mais longe.
Á pouco tempo li estes números.
Somos cerca de 10 a 12 milhões de habitantes.
E cerca de 2 milhões vivem na pobreza.
E mais 2 milhões no limiar da mesma.
É assustador
29 Setembro, 2022 at 17:21
“Porque vives num mundo global. E um mundo global significa ganhar muito mais em prosperidade mas estando todos os países ligados, sofrermos muito mais com as crises que não temos nada a ver.”
Podias viver num mundo global sem as injustiças que há!
Uma coisa não obriga à outra.
Aliás, a globalização devia trazer mais prosperidade para a população e não o contrário. Mas o que traz é mais riqueza para uns quantos – os que mandam – e mais dificuldades para o resto, não tirando ninguém da miséria em que vive.
E isto tem a ver, e muito na minha opinião, com a falta de justiça e com a falta de luta pela justiça!
Mas um dia – que será quando já cá não estiver, mas será! – a população vai-se revoltar e vai correr muito sangue.
Sempre foi assim na História!
29 Setembro, 2022 at 13:16
Concordo absolutamente contigo Tiago
29 Setembro, 2022 at 18:12
Isto mesmo!
29 Setembro, 2022 at 15:20
Nao esquecer por exemplo o enorme mercado que é a rússia por exemplo para os construtores europeus alemaes e fr… acha que não haverá consequências para eles e respectivos assalariados?
29 Setembro, 2022 at 17:31
Esse é o grande problema.
Não conseguem não pensar no mercado russo ou no mercado chinês porque isso limitaria a expansão da marca – seja ela qual for. E assim dobram-se aos interesses do dinheiro em vez de defenderem os valores humanos.
É assim que se fode tudo.
A Europa, e os EU, podiam perfeitamente viver bem sem os mercados da China e da Russia – ok, faziam menos uns M€ mas faziam M€ na mesma e viviam bem na mesma! Não mandavam coisas para lá mas também não se enchiam de merdas baratas e sem qualidade que vêm de lá, sendo obrigados a fomentar mais o emprego e o desenvolvimento interno.
Por exemplo, o facto de deslocarem fábricas para a China não faz baixar o preço das coisas. O que faz é essas empresas meterem mais dinheiro ao bolso – a troco de desemprego na Europa e crescimento desses países para mais tarde serem competidores deles próprios. A industria automóvel é um perfeito exemplo disto mas há tantos outros exemplos. A informática até vai muito mais à frente e hoje já é complicado funcionar sem componentes “made in China”!
Os asiáticos, aos poucos, foram transferindo a tecnologia para lá. Como os muçulmanos, aos poucos, vão transferindo a religião para cá.
E a Europa assiste a esta merda impávida e serena.
Mais 100 anos e a Europa como a conhecemos, outrora um centro cultural, tecnológico e de saber fabuloso, já não existirá…
29 Setembro, 2022 at 18:20
É o ultra liberalismo economico selvagem: só vê lucro constante e curto prazo. Não é sustentável.
29 Setembro, 2022 at 17:35
Certamente haverá consequências…
Mas isso ( a não ser que o nosso direito à liberdade seja posto de lado…) não quer dizer que para não termos dificuldades acrescidas…
Fechemos os olhos à acção criminosa de Putin…
E não estou aqui a querer dizer que Putin “ é sozinho o mau da fita”…
E todos os outros “são uns anjos”…
Mas oque estamos a sofrer e o que ainda sofreremos…
“ é o preço da liberdade…”
Se não se tentasse travar o que a Russia fez ( sem recurso a 3ntrarmos directamente em guerra…)…
Nunca mais ninguém estaria seguro…
É claro que há muitas injustiças no mundo…
É claro que há muitos povos a sofrer…
Por exemplo…situações como as que se passam no Irão ou no Afeganistão, são inconcebíveis…
Mas que fazer…?
Mas não podemos “ olhar apenas aos nossos umbigos “ e temos que fazer pelo menos o que nos seja possível…
29 Setembro, 2022 at 9:48
Pois é …..
29 Setembro, 2022 at 10:36
Bom dia, Tasca!
Análise ao Relatório & Contas 2021/2022 – Sporting SAD (parte 4)
https://pelomeusporting.pt/analise-ao-relatorio-contas-2021-2022-sporting-sad-parte-4
29 Setembro, 2022 at 10:41
“No presente Relatório & Contas 2021/2022 – Sporting SAD verifica-se que as atividades operacionais em 2022 geraram um fluxo negativo, traduzido num déficit de cash de 53M€.”
29 Setembro, 2022 at 10:37
Análise ao Relatório & Contas 2021/2022 – Sporting SAD (parte 5)
https://pelomeusporting.pt/analise-ao-relatorio-contas-2021-2022-sporting-sad-parte-5
29 Setembro, 2022 at 10:42
“Para ficar claro, no espaço de apenas um ano os compromissos assumidos e calendarizados com fornecedores e credores aumentaram 98M€. Mais um recorde: dos 267M€ em 2021 passa-se para 365M€ em junho de 2022.”
29 Setembro, 2022 at 10:38
Análise ao Relatório & Contas 2021/2022 – Sporting SAD (parte 6)
https://pelomeusporting.pt/analise-ao-relatorio-contas-2021-2022-sporting-sad-parte-6
29 Setembro, 2022 at 10:44
“Pela análise ao Relatório & Contas 2021/2022 – Sporting SAD ficamos a saber que os Direitos Televisivos até janeiro de 2026 já foram recebidos, antecipadamente.
Neste momento já deve ser claro para todos a falta que vai fazer o fluxo de cash, os cerca de 25M€/ano, que estão inscritos nos Rendimentos Operacionais de cada exercício, mas aos quais não corresponderá qualquer entrada de dinheiro futura.”
29 Setembro, 2022 at 11:44
Pois, quero ver como se vão safar neste mandato sem o dinheiro dos direitos televisivos todos os anos daqui para a frente – tendo em consideração que as próximas eleições deve ser em Março de 2026.
Mas eu digo isso há mais de 1 ano – bem antes das eleições de Março!
29 Setembro, 2022 at 10:39
Análise ao Relatório & Contas 2021/2022 – Sporting SAD (parte 7)
https://pelomeusporting.pt/analise-ao-relatorio-contas-2021-2022-sporting-sad-parte-7
29 Setembro, 2022 at 10:44
“No que se refere ao Clube e à sua relação com a SAD, há mais um recorde atingido: a dívida de 21,7M€. Era de 20,1M€ em junho de 2021, pelo que teve um aumento de 1,6M€ em 12 meses.”
29 Setembro, 2022 at 10:45
Já tendes o que ler na pausa do café!
29 Setembro, 2022 at 11:06
Obrigado JHC pelo trabalho em descodificar e tentar resumir alguns vértices do ‘poligono’ que é este ReC.
Se os resultados desportivos ajudarem, safam se … Caso contrário vai ser um Deus nos acuda…
A gastarem no presente o que tínhamos para o futuro, os aumentos das dívidas a fornecedores, gastos operacionais, gastos com pessoal, etc, etc … Bom só não vê quem não quer.
O problema é que depois do COVID e agora com esta guerra o ambiente é de incerteza, logo a jogarem na roleta russa como estão a fazer, um dia destes a bala dispara…
29 Setembro, 2022 at 12:34
O meu “trabalho” foi apenas partilhar o trabalho feito pelo “Pelo Meu Sporting”.
As partes 1,2,3 e 4 destas análises já tiveram post na Tasca.
Em conjunto são um excelente resumo do actual estado da “nação”.
29 Setembro, 2022 at 13:18
Não há resultados desportivos que salvem esta hecatombe financeira. Vai bater e vai bater forte, só resta saber exactamente quando
29 Setembro, 2022 at 17:34
Tendo a concordar com isto!
O impacto desportivo vai controlar o descalabro, se for positivo, ou vai exponenciar o descalabro, se for negativo!
Penso que descalabro haverá sempre.
29 Setembro, 2022 at 18:52
Ao ver o estado da equipa e nível do plantel tudo indica que o impacto não será positivo.
29 Setembro, 2022 at 11:24
Pela análise ao Relatório & Contas 2021/2022 – Sporting SAD ficamos a saber que os Direitos Televisivos até janeiro de 2026 já foram recebidos, antecipadamente.
Cum caraças…
Portanto o Contrato da Nos era de 10 anos a começar na época 2018/2019. Logo termina na época 2028/2029.
Se já antecipamos até 2026 restam-nos 2026/27, 27/28 e 28/29, ou seja 3 anos.
Estando na época de 2022/23 para atingir a época de 2028/2029…temos a época 23/24, 24/25, 25/26, 26/27, 27/28 e 28/29, ou seja 6 épocas.
Conclusão teremos 3 épocas neste momento já a zeros no que a transmissões televisivas dizem respeito, ou seja 25×3= 75M de receitas que já não vamos receber…não contabilizando os juros que esta operação de factoring trouxe aos encargos a pagar.
É isto Malcolm?
Ia perguntar à Joana mas ela só percebe de Activo….
29 Setembro, 2022 at 11:42
Tens duas épocas para receber, não três. Se são dez anos e começou na época 2018/2019, acaba na época 2027/2028…
Não há problema. Vende-se a SAD… num futuro muito próximo… Vamos lá a ver se chega vender 40%.
29 Setembro, 2022 at 11:47
Melhor ainda 😀
29 Setembro, 2022 at 11:48
Não vejo outra solução, que pode ser ajudada pela venda dos jogadores.
Mas eu tenho ideia que o contrato da NOS era de (cerca de) 40M€ por época.
É que é (cerca) disso que se trata quando se fala nos direitos televisivos do Benfic@ e do Porto… E se andaram a cantar aqui aos sete ventos que o nosso era o maior, como pode ser só 25M€?
29 Setembro, 2022 at 11:52
Melhor ainda 😀
29 Setembro, 2022 at 13:10
25M é para os direitos de transmissão dos jogos, depois tens a parte dos direitos de transmissão da SportingTv e ainda a componente publicitária pois compraram também a publicidade estática durante os jogos e ainda tens o patrocínio das camisolas que até já foi substituído. Tudo junto é que deve dar cerca de 40M.
29 Setembro, 2022 at 13:20
Mas isso foi a 12 anos salvo erro.
E nas camisolas 12.5…acho.
29 Setembro, 2022 at 15:27
O contrato celebrado com a Nós e com a Olivedesportes, incluia o seguinte:
10 anos transmissão jogos da Liga (18/19 até 27/28)
12 anos transmissão da SportingTv
12,5 anos de patrocinador principal da camisola
10 anos de publicidade dentro do estadio
e
renegociação do contrato com a Olivedesportos de transmissão de jogos ou seja das épocas 15/16, 16/17 e 17/18
Tudo por 515M
29 Setembro, 2022 at 16:00
Era o que me lembrava…
29 Setembro, 2022 at 11:47
Recebeste as receitas, o problema é que já gastaram estas receitas. Agora tens de pagar juros desta antecipação das receitas.
Não sei o que fazem com o dinheiro que ganharam, mas oxalá ninguém venha a seguir a esta direção, pois têm de ser responsáveis pela destruição do clube.
O caminhar desta gestão é para fechar as portas da sad e não sei se do clube.
Não percebo como nos estatutos do clube não existe uma forma de as direções não poderem antecipar receitas, porque de um momento para o outro deixam de estar a comandar o clube e o que vier a seguir não tem capacidade para gerir o clube.
Quando acabar o dinheiro e venderem todo o património e a sad é que esta gente sai.
29 Setembro, 2022 at 11:51
“… mas oxalá ninguém venha a seguir a esta direção… ”
“Quando acabar o dinheiro e venderem todo o património e a sad é que esta gente sai.”
Fiquei na duvida!
Queres que os gajos fiquem e fodam o Clube, para se poder apontar-lhes o dedo?
Ou queres que vão embora quanto antes, e eles não vão fazer isso?
29 Setembro, 2022 at 11:53
A questão é como é que eles se vão embora?
Ou quando?
29 Setembro, 2022 at 13:06
No clube existe essa norma o que não existe é na SAD.
E como não existe na SAD, inteligentes antecipam receitas do clube na SAD e com isso não entram em incumprimento no clube (para mim é uma aldrabice, mas tudo bem, come quem quer).
29 Setembro, 2022 at 12:27
Agora vai começar a entrar na equipa
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sporting/detalhe/mateus-fernandes-vai-renovar-com-sporting?ref=DET_Recomendadas_pb
29 Setembro, 2022 at 17:10
Cá está o porquê de certos jovens promissores jogadores não estarem já a jogar na equipa proncipal …
Só não vê quem não quer …
Esta equipa de BILTRES que ocupa os orgãos sociais leoninos VENDERAM A ALMA AO DIABO … E os demais sportinguistas têm que “comer e calar” …
Atenção que eles disseram … “O outro já foi, a seguir vão vocês” …
E o SCP a definhar … Aguenta LEÃO!!!
29 Setembro, 2022 at 17:38
Nesse aspecto fazem bem.
Primeiro assina um contrato que garanta 5 anos daqui para a frente, e depois começa a jogar.
Quantos gajos foram aposta noutros clubes a 1 ou 2 anos do fim do contrato e não renovaram, saindo a custo zero ou sendo vendidos por “um prato de tremoços”?
Ainda agora se fala num gajo do Bilbau…
29 Setembro, 2022 at 13:04
Se eu mandasse, proibia a palavra “projecto”. Cheira sempre a fracasso.
—
No regresso ao Pavilhão da Luz, agora como técnico adversário do Benfica, Alejandro Domínguez viu o seu Sporting ser vergado a uma derrota pesada por 5-1, num jogo no qual, assume, a reviravolta encarnada acabou por deixar a sua equipa perdida em jogo. Ainda assim, o argentino recorda que este projeto leonino, sob o seu comando, ainda está a começar.
“Tínhamos planeado o jogo de uma forma que resultou bem toda a primeira parte. O golo do empate é uma boa iniciativa de Pablo Álvarez, que escapou bem de Matías Platero. Até ao 3-1, a nossa identidade estava intacta. Depois disso, o Benfica passou a jogar a favor do marcador e aí perdemos a nossa identidade ofensiva, tentámos resolver de forma individual. Houve muitas coisas positivas. Houve outras que não e que temos de melhorar. Estamos tristes, porque perdemos com um rival direto. Jogámos dois jogos com dois rivais diretos (FC Porto e Benfica). Um ganhámos (4-2), outro perdemos. É um projeto que tem cerca de nove semanas. Vamos levantar a cabeça para ganhar no próximo domingo”, frisou.
in jornal Record
29 Setembro, 2022 at 13:19
Neste caso há que dar o beneficio da dúvida.
Veremos quando houver mais tempo, já com mais propriedade, fazer um diagnóstico do que vale o tal projecto.
No que concordo contigo é haver projectos a 4 ou 8 anos.
Mama do crl 🙂
Responsabilidade e consequências…zerinho.
29 Setembro, 2022 at 17:40
O problema não é o projecto.
O problema é estares sempre a começar um projecto novo cada vez que mudas alguma coisa…
Assim não se vai lá e a palavra projecto deixa até de fazer sentido!
29 Setembro, 2022 at 13:47
Marsa titular amanhã?
Porro lesionado, entra Esgaio
Inácio e Matheus Reis centrais titulares
St Juste convocado mas ainda sem puder ser titular.
Resta Marsá.
Seria muito mau levarmos com Esgaio a central e Arthur numa ala.
Amanhã deve ser:
Adan
Inacio – Marsa – Matheus Reis
Esgaio – Ugarte – Pote – Nuno Santos
Edwards – Paulinho – Trincão
29 Setembro, 2022 at 14:02
Marsá titular amanhã ?
Cruzes canhoto.
Seria mais ecatombe.
Não por favor, não.
29 Setembro, 2022 at 14:11
Deve ser mais ou menos isso…
29 Setembro, 2022 at 14:58
Deve ser esta equipa.
Com esta alteração.
G. Inácio no meio da defesa e St. Just na direita.
Anote.
29 Setembro, 2022 at 15:31
O rei das CIs já disse que o St. Juste não joga de início…
Z
29 Setembro, 2022 at 17:32
Sim.
Realmente estive a ler agora, as declarações de RA, e as previsões da equipa que vai apresentar.
E simplesmente estou a tremer.
Oxalá tudo corra bem.
Mas Marsá ?
Vamos ver como corre.
É que eu acho que Marsá não tem futuro no Sporting.
Mas sou eu a dizer.
Que tudo corra pelo melhor.
29 Setembro, 2022 at 17:42
Mas nem era preciso dizer.
Bastava ter cérebro para perceber que NUNCA jogaria de inicio para poder estar apto para Marselha, e porque vem de uma lesão muscular!!!!
29 Setembro, 2022 at 15:01
Renato Veiga a central
Inácio na direita e M.Reis na esquerda
29 Setembro, 2022 at 17:45
Para Marsá jogar, preferia antes assim :
Adan
Esgaio (mesmo não gostando) G.Inácio e M.Reis
Pote, Ugarte, Essugo e N. Santos
Trincão, Paulinho e Edwards
E explico :
Esgaio, seria um mal menor.
Essugo é um cavalão que quer mostrar serviço e tem futuro.
Pote nas costas de Trincão para lhe lançar a velocidade que tem, além da combinação técnica.
Do outro lado.
N. Santos e a sua velocidade, sempre protegia as costas do Edwards, na recuperação ao meio campo e ao corredor todo.
O meio campo, com Ugarte e Essugo, dava-me garantias de solidez.
Era o que eu fazia, porque acho que Essugo, está muito mais bem preparado pró meio campo e até já se estreou pela equipa A, do que Marsá para jogar.
Mas isto sou eu a pensar.
29 Setembro, 2022 at 17:48
E além disso e muito importante.
Desta forma desviava o Pote do meio campo, que não gosto que lá jogue, encostado á linha tudo bem.
29 Setembro, 2022 at 19:46
Pote na Ala direita a fazer o corredor (Defesa direito?)
Erro crasso…..
29 Setembro, 2022 at 20:40
Eu prefiro Marsá. Esteve mal na 1a parte com o Villarreal mas fez uma 2a parte muito boa. O Esgaio não tem capacidade para fazer meia parte boa… prefiro alguém que tem potencial, mesmo com erros provaveis do que alguém que enterra sempre pela certa como o Esgaio, seja a lateral como a central.
29 Setembro, 2022 at 13:58
https://www.zerozero.pt/news.php?id=395029&fbclid=IwAR1AmMF0u-vrdxpVsSMKfwUgAmFZuuuEsygXtu1FQ032e3Ek7Kadm1GKd04
…
29 Setembro, 2022 at 14:12
Para lá caminhamos.
O caos…o apocalipse…
Depois vem a realidade e bate estrondosamente na cara dos positivistas iludidos.
29 Setembro, 2022 at 17:43
Como diria o Varandas, “uma vergonha”!
113M€ é que é de bom gestor!
29 Setembro, 2022 at 18:04
Este presidente da Académica, também era dos que trazia envelopes do clube guardados, foi ele que rebentou com o clube da minha região
https://www.google.com/amp/s/www.jn.pt/arquivo/2006/amp/presidente-da-academica-teria-200-mil-euros-no-carro-536869.html
29 Setembro, 2022 at 17:38
Pelo que leio no jornal esta semana, parece que st juste é para lidar com pinças, parece também que Porro é para lidar com pinças, o Coates convém não esforçar, o Paulinho veio agora do recobro. O que vale é que temos um plantel com muitas opções. Estamos em Setembro, vai ser bonito vai
29 Setembro, 2022 at 18:22
O St Juste era sempre para gerir com pinças, o treinador é que como viu que ele fez um bom jogo contra o Estoril decidiu atirar as pinças pela janela fora. Agora volta à estaca 0, é esperar que haja mais paciência desta vez, se não for caruncho pode ser que se aguente o resto do ano.
29 Setembro, 2022 at 18:27
Temos novembro e dezembro para dormir 8 horinhas e mais uns pozinhos
29 Setembro, 2022 at 19:07
Sim verdade, depois em Dezembro o doutor vai ter de entrar naquela azáfama de despachar jogadores para pagar a luz, convém dormir agora.
29 Setembro, 2022 at 20:38
Pinças é conversa de enfermeiros
29 Setembro, 2022 at 18:25
O Mendes pode ser o que for, mas todos os grandes o vão consultar, é como necessitarem de irem ao médico, querem o que pensam que lhes pode ser mais útil
29 Setembro, 2022 at 18:59
É isso mas o médico torna-te dependente em comprimidos que só ele receita.
29 Setembro, 2022 at 19:08
Lol, boa metáfora
29 Setembro, 2022 at 21:18
https://www.abola.pt/nnh/2022-09-29/inglaterra-revelado-o-clube-que-o-dono-do-chelsea-quer-comprar-em-portugal/958580
Queria pôr isto
29 Setembro, 2022 at 21:36
Há uma diferença em conversas pontuais e dependência. Em PT cria-se dependência do Mendes. Se achas bem porque os outros também fazem, lá é contigo. Eu se 20 gajos se caparem não o vou fazer porque é o que a maioria faz.
29 Setembro, 2022 at 21:44
Podes fazer o que quiseres, mas os resultados é que vão ditar a lei, sempre foi assim. Para mim se ele desaparecesse de circulação não me fazia falta nenhuma, mas não desapareceu, anda por aí, como o outro
29 Setembro, 2022 at 21:52
E o que é que o Mendes tem a ver com resultados? Há uma amostra à prova de bala que só ganhas com o Mendes? O que é sabido do Mendes em PT é que entras na merda dele e de lá nunca mais sais. Podes vender como nunca, ter o estádio cheio, bater recordes de merch todos os anos e no fim estás com a corda ao pescoço. Isso é o que sabes do Mendes. Vitórias, ninguém te dá 100% de provas que só consegues ganhar com ele.
29 Setembro, 2022 at 21:56
Se viesse nim país a sério a influência dele era uma merda, mas neste quintal é muita e não é tanto em fazer ganhar , mas sim em fazer para perder
29 Setembro, 2022 at 22:25
Ok. E o que o Sporting ganha com isso? Campeonatos? Sustentabilidade? Enriquecimento?
Qual é a vantagem que o Jorge Mendes dá ao Sporting em relação aos rivais?
29 Setembro, 2022 at 22:39
Mas isso é a direção que tem de fazer, agora não podes é jogar pela borda fora, um dos homens mais poderosos do mundo. A direção tem que fazer a sua vida com Mendes e sem Mendes , não comprou o Porto, o Fatawu e outros sem o Mendes ? Mas também comprou outros com origem no Mendes. Não é aqui que se fala que ele manda na FPF ? Que ele tem na mão todos os selecionadores de todas as camadas da FPF ? Então por um lado dizem que ele tem poder, por outro querem viver sem ele, não podemos ter o melhor dos mundos. Gabriel Silva e não sei mais uns quantos iniciados já têm como empresário Jorge Mendes, no caso específico do Gabriel desde os 12 anos. Acredita nisto ele controla muito está coisa do futebol. Estás a subir na prospecção e a melhorar as equipes do futebol jovem, porque não estás a hostiliza-lo, senão não estava em Alcochete a bela matéria prima que estás a começar a ter, mas sim no Olival ou no Seixal, como é desde Há muito tempo e que lhes já rendeu Youth league s belos jogadores
29 Setembro, 2022 at 23:11
Ou seja, não podemos hostilizar Jorge Mendes caso contrário ganharemos menos campeonatos do que os que conquistamos nestes últimos 20 anos ( 🙂 ) e ficaremos mais falidos…
29 Setembro, 2022 at 23:25
Não deves hostilizar nem Jorge Mendes nem ninguém. Faça tua vida e vai ao banco pedir dinheiro que eles arramjan-to. Estão lá a saltar para to emprestar
29 Setembro, 2022 at 23:53
O banco já não empresta. Agora é a Sagasta e a Apollo.
Eles ficam com as tuas receitas futuras e dão-te dinheiro fresco para torrares.
De uma coisa tenho certeza, quando chegar a minha hora irei consciente de que nunca aceitei que o Sporting fosse capacho de ninguém, fosse presidente, empresário ou outro fdp qualquer…
30 Setembro, 2022 at 6:40
O mal disto é que a situação está como na NBA. O poder deixou de estar nos clubes, o poder neste momento é dos jogadores
29 Setembro, 2022 at 22:28
“Rafael Leão: Sporting pode receber 15 milhões do Milan”
“Benfica pode perder Rui Pedro Braz ( 🙂 ) para o Chelsea “
29 Setembro, 2022 at 22:51
Eu não estou preocupado, Novembro está próximo, e aí o grande e ilustre pedagogo da Tasca irá ser o mais elucidativo possível, e mostrará o caminho a quem não acredita.
PER ou Venda da SAD?
Neste momento 0% para cada uma das opções