O Sporting venceu o Gil Vicente por 3-1, numa noite tranquila onde apenas o desperdício consecutivo de oportunidades de golo intranquilizou os Leões e impediu que o marcador atingisse números a dobrar
O Sporting, após paragem de dez dias para assistir a mais um espectáculo de tragicomédia pela companhia Fernando Santos, regressava a Alvalade para tentar lamber as feridas causadas pela derrota no Bessa. O Gil, ao contrário do que seria de esperar, mudou completamente o seu desenho táctico e quis-se adaptar ao adversário, apostando em três centrais e numa linha defensiva muito subida, que meteu água atrás de água na sua intenção de activar a armadilha do fora de jogo.
Cedo o Sporting percebeu qual o caminho para chegar à vitória: aproveitar as costas dessa defesa subida e incapaz. Inácio, Marsà, e Matheus Reis, bem como Morita e Ugarte, não hesitavam em colocar a bola bem medida para lá dos desorientados galos, quase sempre tendo como destinatário Nuno Santos, a fazer mais uma belíssima partida e com Amorim a deixá-lo ser várias vezes um médio ala/extremo para pressionar mais alto, abrindo Matheus como defesa esquerdo e assumindo Marsà (boa estreia do miúdo) e Inácio como dupla de centrais.
Foi de uma recepção irrepreensível de Nuno Santos que nasceu o passe para Paulinho marcar cedo, com a festa a ser interrompida por 49 centímetros de fora de jogo. Foi de uma derivação de Paulinho para a direita, que nasceu um cruzamento que deixou a defesa gilista aos papéis, sobrando a bola para um remate cruzado de Nuno Santos que ia para fora e que Morita, mestre da concentração, transformou em golo. O Sporting chegava ao golo ainda antes dos 20 minutos, Morita começava a desenhar-se como o melhor em campo, dando pincelada artística pouco depois, quando assistiu Pote de calcanhar para o regresso do camisola 28 aos golos.
Esse nem seria o melhor calcanhar no nipónico ao longo da partida (aquele, na segunda parte, a fazer um passe a uns bons 15/20 metros, lançando a equipa em contra ataque…), mas foi um dos muitos momentos em que o camisola 5 jogou e fez jogar, sempre bem acompanhado por Ugarte com ar de quem quer disputar e sacar todas as bolas. Aliás, foi também por aqui que o Sporting ganhou o jogo, na capacidade de reagir à perda de bola.
You did it alone
You did it for fun You did it for everyone who’s on the run You’re not just a friend You’ll be born again We’ll be in this race until the very endA verdade é que ao intervalo o 2-0 era muito pouco para a quantidade de oportunidades criadas, num desperdício que se manteve ao longo do segundo tempo. Pote, Trincão, Nuno Santos, Esgaio, Sotiris, até Inácio, todos eles tiveram a baliza em linha de tiro e desperdiçaram, umas vezes rematando mal, outras definindo mal o último passe no tempo e no espaço. Com tanto falhanço, o Gil lá aproveitou para se espreguiçar e colocar duas vezes Adán à prova, uma vez de bola corrida, outra vez de bola parada, com o espanhol a dizer presente e a evitar que a tremideira se apoderasse das pernas dos de verde e branco. Aliás, não é complicado recuar duas épocas e lembrar a equipa que acreditava sempre em si, mesmo a perder a cinco minutos do fim. Essa confiança só se conquista com vitórias.
Rochinha, entretanto entrado, aproveitou um belíssimo passe de Esgaio (que a partida de ontem tenha colocado um ponto final na triste ideia de o colocar como central à direita) para, com classe e calma, tirar o central do caminho e desviar do redes para dentro da baliza, fazendo o 3-0 que colocava um ponto final na partida. Fran Navarro, o desejado, ainda foi a tempo de marcar o golo de honra para o Gil Vicente, numa altura em que a cabeça dos Leões já estava em Marselha e nas contas que serão feitas ao fecho de uma jornada em que há Porto vs Braga e Guimarães vs Benfica.
1 Outubro, 2022 at 9:07
A equipa cumpriu. Agora foco no Marselha.
1 Outubro, 2022 at 9:42
Bom jogo, seguro na maioria do tempo como muitos no passado, no entanto fico preocupado. E fico preocupado porque tivemos oportunidades para marcar 6 ou 7 e ficámo-nos pelos 3. Preocupado porque se o Fran Navarro marca 15 ou 20min antes e provavelmente não estaríamos aqui de sorriso na cara. Falta claramente um matador a esta equipa. Falta claramente um gajo que aproveite nem que seja 50% das oportunidades criadas, e esta equipa cria bastante. Falta presença na área para responder aos cruzamentos do Nuno Santos (que ontem cruzou bem abaixo da sua qualidade), do Esgaio (quando não manda a bola para o quintal do vizinho) e do Porro. Falta um gajo como o Fran Navarro que se não estou em erro ontem chutou 2x vezes à baliza marcou um golo, mas mesmo que tenha tocado poucas vezes na bola, que está sempre à espera de uma nesga, sempre à procura da oportunidade de fazer um golo.
Defensivamente fomos competentes. Marsá e Inácio sabem sair a jogar e fazem-no com conforto, já o Matheus Reis pronto, não é o gajo mais inteligente a jogar, atrapalha-se muito a sair, mas é um gajo que cumpre, dá aquilo que tem e não tem e faz isso todos os jogos.
Morita encheu o campo, mesmo passando muito tempo despercebido, tem uma técnica muito sólida, o 2o golo demonstra isso. Ugarte vestiu o camuflado e assumiu-se como médio de combate, mas nota-se que ofensivamente tem ali umas lacunas. Sotiris entrou bem e com o espírito certo, podia ter marcado um golito mas tentou chutar com o calcanhar, tem de rever isso.
Boa joga, há muito trabalho a melhorar principalmente na frente, mas no jogo que veio a seguir já deu para ver como vai ser o campeonato para nós. Vamos correr bem por fora porque o Porto já passou 2 testes supostamente difíceis e marcou 7 sofrendo apenas 1 e daqui a 20 dias recebe o Carnide ficando hipoteticamente folgado para o resto da primeira volta.
1 Outubro, 2022 at 10:45
Se… Se… Se… Se…
1 Outubro, 2022 at 10:56
Até parece que não aconteceram os ses… Um gajo vai em primeiro sem derrotas e tudo não é verdade?
1 Outubro, 2022 at 9:52
Bem que houve uns poucos que meteram as mãos no fogo e se bateram pelo Morita. Aos poucos percebe-se que tinham razão nesta. Que grande jogador de futebol.
1 Outubro, 2022 at 10:36
O homem faz um bom jogo e já é um “grande jogador de futebol”…
Parece nós depois de ganhar ao Totenham “que equipa em prespectiva meus senhores!”… Lembras-te?
Já agora se és assim tão reactivo como classificas o Paulinho como jogador de futebol depois da sua enésima participação mediocre na equipa?
Z
1 Outubro, 2022 at 10:55
Lamento Z,
Mas a resposta á tua demanda terá o inevitável… Silêncio dos incompetentes.
SL
1 Outubro, 2022 at 11:59
É o classico. E continuo a achar Morita curto. Bom como tipo de jogador a ter no plantel. Bom na ligação, boa qualidade de passe curto, rapido a pensar e percebe bem o jogo, vai crescer mas falta a dimensão física, intensidade e agressividade nas divididas para ser o 8 alternativo necessário. É um Bragança / João Mario mais intenso e na construção mas light no resto. Poderá evoluir mais mas craque sim… contra o Gil Vicente. Adrien tinha a mesma compleição física, coordenava tacticamente mas físicamente, no choque, nas divididas ele estava lá. Morita não é esse tipo de 8 e num plantel sem um sweeper puro (Palhinha) ficamos com um meio campo muito leve, pouco agressivo, pouca altura e vamos sempre levar mais golos que nas ultimas épocas. Bom jogador, tem crescido e agradável de ver, ideal para rodar em época longa num scp com ambições e se calhar até jogar com 3 médios mas como titular e referência praticamente única a 8 no plantel é curto para um scp candidato a títulos.
1 Outubro, 2022 at 14:35
Relativamente à isso, devo dizer que aparentemente tinhas razão em relação ao Morita, parece bom jogador e pelo preço foi uma excelente compra.
2 Outubro, 2022 at 19:28
Classe
1 Outubro, 2022 at 9:58
Vi os 2 jogos de ontem de rajada e a sensação com que fico é que abordamos os jogos como se estivessemos na pré-época.
Ontem perante um Gil Vicente que fartou-se de entregar a bola aos nossos jogadores em zonas do campo proibitivas, conseguimos a proeza de por vezes nem transformá-las em remates a baliza.
Tanto na definição do último passe como na finalização estamos longe do que os rivais conseguem neste momento e do que já tivemos no passado. Isto sem falar da intensidade com que disputamos o jogo nos 90 e tal minutos de jogo.
A nível individual foi sem dúvida Morita quem esteve em bom plano.
3 pontos importantes para aproveitar o atropelamento do Braga no Dragão.
27.800 espectadores em Alvalade.
1 Outubro, 2022 at 9:58
Bom jogo e bom resultado. Pena pelos golos falhados ou anulados e pelo golo sofrido.
Acho que a nível coletivo e individual, dentro das limitações por lesão, estivemos a bom nível. Depois se preferirem dizer que o Gil é fraco, e nós medíocres, deixo ao vosso critério. Acho que cada equipa só joga o que a outra deixa, e o Sporting foi bastante competente.
Preocupação com os golos falhados e com as oportunidades que eles falharam? Nem por isso. O jogo é o que é, e se vamos ver essas coisas era sempre o e se. É trabalhar em cima disto. Temos que melhorar no ataque e na defesa, óbvio. Mas o e se é válido para o Sporting e para o Benfica que ainda não perdeu. Só ninguém mete o e se no Benfica, porque é líder.
Agora é preparar bem o jogo no nosso terreno favorito, o “jogo à porta fechada”. Vitória mais fácil na fase de grupos.
SL
1 Outubro, 2022 at 10:00
Visto ao vivo o Morita fez uma exibição perfeita todas as ações com a melhor decisão e execução. Na segunda parte tem uma série de passes a um toque a quebrar linhas adversárias nada óbvios e daqueles que de repente criam uma jogada prometedora.
1 Outubro, 2022 at 11:04
Esses passes de primeira, quase sempre milimétricos, dão sem dúvida outra velocidade e qualidade ao nosso jogo.
1 Outubro, 2022 at 11:55
Quase faz pensar num Bragança com mais corpo
SL
1 Outubro, 2022 at 10:09
Esperemos que frente ao Marselha o ataque esteja mais assertivo. A forma como se falharam golos feitos foi desesperante
Cherba, nem uma palavrinha para o “apoio” do público (adeptos)?! Mais um belo velório.
1 Outubro, 2022 at 10:17
Adorei o recital de João Paulo. Desde o fora de jogo patético (depois o outro é que não tem escola), a 300 passes errados, a ser sempre o último a chegar a área, a rececoes de bola que vão parar a 10 metros e a terminar, um brilhante lance na área adversária em que se esquece que existem linhas de fundo.
Força Amorinho! Mete lá o fetichescontra o Marselha. Puxa por ele que tu puxas bem!
Da próxima vez façam o homem entrar em campo com um nariz de palhaço. Pelo menos dá para dar umas gargalhadas.
Gargalhadas damos a ouvir o Vidigal também! Num passe facílimo para por Pote na cara do GR, Paulinho (o associativo) falha. Diz o ex matacão dos relvados: “é verdade que falhou, mas muito bem Paulinho! A intenção estava toda lá” hahahahaha hahahahaha
1 Outubro, 2022 at 10:38
O Vidigal a comentar ainda é pior que o Paulinho a jogar. É confrangedor ouvi-lo…
Z
1 Outubro, 2022 at 10:41
Prefiro o Vidigal a comentar do que 90% do resto. Ao menos não comenta com escarnio quando o Sporting ganha nem fica com uma felicidade extrema quando perde. É o Vidigal, diz umas merdas, mas ao menos tenta ser imparcial.
1 Outubro, 2022 at 12:24
Compreendo o que dizes. Mas é triste na mesma… que um dos poucos gajos que não nos ataca seja tão fraquinho como comentador.
Por falr em comentadores… o que é feito da “namorada do Vietto”? Por falar nisso… O que é feito do Vietto? (Outro negócio ruinoso)
Z
1 Outubro, 2022 at 16:51
Vietto está no Arouca joga com Alan Ruiz. És burro que nem uma porta. Pra frente SPORTING.
1 Outubro, 2022 at 10:41
– Grande primeira parte
– Geriu a segunda parte
1 Outubro, 2022 at 10:47
Muito bom jogo do Inácio, n. Santos, Morita,ugarte…
1 Outubro, 2022 at 10:47
Muito bom jogo do Inácio, n. Santos, Morita,ugarte…
1 Outubro, 2022 at 11:01
E do Paulinho, o que tens a dizer?
Parece que o “trabalho específico” a que foi sujeito está a dar frutos… Ou não.
FLOP caríssimo… Jogador que não só não dá rendimento desportivo como pior, nunca dará retorno financeiro.
Em suma, fácil, fácil…
1 Outubro, 2022 at 11:23
Uma opção ruinosa… desde o dia ero que se sabia que retorno financeiro NUNCA iria dar (o Sporting não se pode dar a esse luxo), quanto ao desportivo foi muito pior do que o esperado.
Z
1 Outubro, 2022 at 14:07
Exactamente, é um luxo absurdo… idem para Vinagre e Esgaio. Recursos deitados ao lixo com jogadores cuja carreira e performance eram conhecidos… sem nexo.
2 Outubro, 2022 at 19:31
Que disparate é este de não se poder elogiar um jogador do Sporting sem se comentar o Paulinho?
1 Outubro, 2022 at 11:16
Sobre o futebol jogado, já tudo se disse. Sobre o público em Alvalade, ainda se aceita só 27000 numa sexta-feira às 19:00. O que é constrangedor, desolador, quase um velório é o topo sul, despido e sem alma ou chama …
Que saudades do antigo estádio, das belas tardes de futebol e obviamente das incríveis prestações que os adeptos davam no topo sul. 12 jogador que carregava a equipa às costas.
Hoje em dia até a claque feminina do Nacional faz mais barulho.
Ainda será do capitão bananas?
SL
1 Outubro, 2022 at 12:01
Não é aceitar nem deixar de aceitar.
Anos em guerra civil é nisto que dá.
A irregularidade da equipa este ano, também contribui certamente.
E temos jogos de liga dos campeões às 18h, ridículo, as pessoas trabalham.
Jogos numa sexta-feira às 19h com a equipa a 11 pontos do 1o em outubro, tbm não me surpreende que não encha.
E jogos no fim de semana às 21h tbm não é de esperar boas casas.
Eu estou lá sempre, não me sinto atingido. Mas o contexto tem pesado bastante, quer nas assistências, quer no ambiente. E ontem nem foi mau. Mas temos que ver que os adeptos tbm não estão lá para festejar vitórias, querem festejar títulos. Tbm há uma mudança na real exigência. Antes era exigir porque é o Sporting. Agora é exigir porque temos plantel para lutar por muito melhores resultados e títulos.
A pessoa que está ao meu lado nem se levanta para festejar golos XD diz que só festeja títulos. Imaginem.
SL
1 Outubro, 2022 at 12:49
Esteve sentado dutante 19 anos. O cù já deve ter calos 🙂
1 Outubro, 2022 at 14:10
A sério que temos plantel para o que você está a dizer? Para lutar por títulos? Talvez uma taça da liga, sim, não mais que isso.
1 Outubro, 2022 at 12:11
Vi o jogo no estádio.
27.000, que pareciam mais.
Jogo entretido, que podia ser 5 ou 6, em vez de 3-1.
Grande exibição de Morita e também de Ugarte.
Mas de quem eu gostei mais foi do Marsa, assumiu sem problemas o centro da defesa, muita qualidade a sair a jogar.
Impressionante a facilidade que os nossos levam amarelos.
O do Pote, foi o único que me pareceu bem mostrado…tudo o resto, foi de uma arbitragem que quis ser a protagonista, num jogo sem qualquer caso.
Resultado positivo para nós ontem no Dragão.
Esperar que o Guimarães consiga sacar um pontinho mais logo.
SL!
1 Outubro, 2022 at 14:56
O Porto ganha e é positivo para nós?
Dass….
Benfica e Braga são 2 lebres, nada mais do que isso.
Para sermos campeões temos de recuperar 7 pontos ao Porto, a menos que aconteça um jogo épico em Alvalade quando recebermos o Porto.
1 Outubro, 2022 at 15:04
É positivo, porque é melhor ser o Sporting e Porto a fazer pressão ao Benf@s…do que o Braga.
1 Outubro, 2022 at 19:07
Não é facilidade é feito com sabedoria e ma intenção, é a alergia ao verde, foi já em jogos anteriores, e irá ser o resto do campeonato.
Que alergia ao verde, alergia ou ódio.
O puxar dos jogos pro lado contrário ao Sporting é constante.
Assim como quem não quer a coisa.
1 Outubro, 2022 at 13:20
O ambiente morno que se vive em Alvalade hoje é o resquício do boicote que algumas claques fizeram á direção que entrou em 2018.
Tal como insistir nas multas quando não tinham os protocolos assinados, fazendo assim o clube responsável de as pagar.
Em termos de apoio das claques hoje em dia, até o Braga nos ganha
1 Outubro, 2022 at 13:31
É mas é o resquício do “estudo” de Miguel Cal que Varandas assambarcou visto que não tinha nafa para apresentar como “projecto” e em que constava a extinção da Juveleo e “domesticação” das restantes…
1 Outubro, 2022 at 13:33
É resultado da descriminação por parte de uma direção e casta de adeptos com tiques de totalitarismo. As pessoas têm direitos, podes não gostar delas ou daquilo que fazem, mas continuam a ter direitos.
Quero te ver a levantar o cu do sofá num jogo em Paços de fereira ou barcelos no alto do inverno ou a chover torrencialmente em bancadas sem cobertura. De repente te passa o teu amor pelo Sporting. A ti e a muitos. Agora aos pé descalço, esse amor não sofre qualquer alteração.
1 Outubro, 2022 at 13:48
Curiosamente, o boicote às claques, a uma em particular, a juve Leo que é a maior, aconteceu após a celebração de um novo protocolo que até melhorava as suas condições.
Mas como à medida que os treinadores iam sendo substuidos os resultados desportivos iam piorando, a palavra de ordem das claques passou a ser “varandas cabrao pede a demissão”… e como já todos sabemos, se há coisa com que Varandas e respectiva entourage lidam mal é com a crítica… vai daí, rasgaram-se protocolos e os até então beneficiados passaram a proscritos, escumalha de pés descalsos.
E ainda assim há otários, como eu, que teimam em fazer vários sacrifícios, como perder horas de trabalho e dinheiro para ir ver a bola. Até quando sinceramente não sei! Ir ver o Sporting a Alvalade com o ambiente que actualmente se vive no estádio é muito triste!
1 Outubro, 2022 at 13:56
curiosamente os “proscristos” da JL neste momento têm protocolo, têm o espaço quase todo da curva sul para eles( os outros 2 que têm protocolo metem meia duzia de pessoas nos jogos e estão na zona que era do cartao do adepto e o directivo pirou-se para a norte e sao os unicos sem protocolo) e deixam enormes clareiras na zona deles, ou seja n aparecem porque n querem
1 Outubro, 2022 at 14:17
Há de facto muita gente que não aparece porque já não querem. Não há democracia nem transparência nem respeito pelo adeptos que pensam diferente. Então para isso eu já não quero. Militância, gastar dinheiro em GB e quotas para isto? Se eu não faço parte do clube porque é que hei de gastar tempo e dinheiro?? Mais vale ser um mero adepto simpatizante do que fazer figura de otário.
1 Outubro, 2022 at 15:04
#ACulpaÉDasClaques
1 Outubro, 2022 at 14:46
É preencher o resto da antiga e magnífica curva Sul, com uma nova claque: “ os varandettes”
1 Outubro, 2022 at 16:46
Já existem, mas não se chamam assim…. São os Bata êtes, discípulos do Bataton
1 Outubro, 2022 at 16:47
*Os Batanetes, porra do corrector
1 Outubro, 2022 at 15:50
Quando cheguei a Alvalade ja tinha perdido 30 minutos de jogo, e não vi os 2 primeiros golos, por causa da hora da marcação do jogo!!!!!! que merda.
Quanto ao resto, podiamos ter ganho por mais! Espero que estejamos de voltas às vitórias cnsequitivas.
1 Outubro, 2022 at 17:38
Este joga devia ter ficado uns 5-0…
Desperdício no ataque e por vezes mal na defesa deu num 3-1.
Não se preocupem com as assistências em Alvalade que não vale a pena…
1 Outubro, 2022 at 17:50
Devíamos estar orgulhosos, vencemos um opositor direito.
Sim, não temos equipa para nos batermos de igual para igual com Porto, Benfica … só assumindo, como na LC, que somos mais fracos e temos de defender o resultado.
1 Outubro, 2022 at 18:54
Surreal! O resultado e a boa exibição não interessam. Só o pouco barulho das claques é importante. Como se tivéssemos conquistado alguma coisa de jeito quando as claques eram a guarda pretoriana do DJ e tinham todos os privilégios… É cada artista por aqui…
1 Outubro, 2022 at 19:15
O “bom” julgador por si se julga….
1 Outubro, 2022 at 19:31
As assistências e ambiente em redor do clube depois de sermos campeões, depois de um trabalho admirável para unir o clube descalçando sócios, presenteando-os com uma transparência, rigor e resultados financeiros assinaláveis… não são indicadores a discutir?
1 Outubro, 2022 at 20:03
Acabamos de ganhar mais um título no futsal e o pavilhão está quase vazio do que se vê na TV….lá dentro um silêncio ensurdecedor….mas não estou preocupados!
1 Outubro, 2022 at 23:15
Infelizmente o Futsal não move pessoal para ver ao vivo, por mim falo.
1 Outubro, 2022 at 20:18
Jogo difícil contra o eléctrico.
Muitas oportunidades, mas sem se marcar.
Excelente réplica do eléctrico, que no ano passado fez um óptimo campeonato.
1 Outubro, 2022 at 20:28
Uma pergunta, os 5M que receberíamos por objetivos na transferência de Matheus Nunes era se o Wolves não fosse despromovido para a segunda Liga Inglesa, certo?
1 Outubro, 2022 at 21:14
Creio que não. Parece me que só recebíamos esse valor se … O Wolverhampton se apurasse para a Champions…
É mais uma do zenha pá… Pfffff brutal. Ele engana os a todos…
1 Outubro, 2022 at 21:21
Intervalo no jogo do Steaua.
0-0
Independentemente de muita coisa, ver este jogo do Steaua e o jogo de ontem do Sporting, é o mesmo que comparar o olho do .. com a feira de borba.
O jogo do Steaua não qualquer qualidade, é sai como sai, ao sabor de cada um, o jogo do Sporting é um jogo coletivo de equipa.
Mas pronto uns têm 20 milhões pra gastar e jogam como equipa, outros têm cento e muitos milhões e é ao sabor de valores individuais.
Isto, puramente sem a ponta de facciosismo.
1 Outubro, 2022 at 21:36
Caro Opinião
Sabe que e utilizando as palavras do Drº Frederico “Sporting SAD arranque a próxima época com o maior investimento de sempre em 55,1 milhões de euros” e não está incluído a opção obrigatória do Trincão casos contrario o investimento desta época é de 65.1M e ainda falta o mercado de inverno.
Já o steaua arranca esta época com um investimento de 65.8M, como vê a diferença é de uns míseros 0.7 milhões.
Não estou aqui para defender o steaua mas não suporto que desresponsabilizem o doutor frederico, há que dar mérito a quem o tem.
1 Outubro, 2022 at 21:23
Resumindo num há trabalho de treinador noutro, escolhe-os e joguem que eu faço as substituições.
Mas é alemão, upa, upa. Vai ser este ano, o grande treinador.
2 Outubro, 2022 at 18:42
Sou do tempo em que a contratação do Meli e do Paulista era visto com exagerado otimismo e a do Morita visto com reticências incompreensíveis. Gente de bem e de espinha vertical, portanto.