O Atletismo do Sporting Clube de Portugal fez um pleno histórico, ao vencer colectivamente em todas as categorias dos Campeonatos Nacionais de Estrada.

A manhã começou com a saída das atletas femininas, que ao longo de 10 quilómetros deram o tudo por tudo tanto em seniores como em juniores. No fim os resultados foram dois títulos nacionais colectivos, o sexto consecutivo em seniores, e a nível individual Ana Mafalda Ferreira arrecadou a prata (34,03) pelo segundo ano consecutivo e Sara Catarina Ribeiro colocou o bronze ao peito (34,30). Em juniores Rita Figueiredo (sub-20) foi primeira com o tempo de 35,46s.

“O meu segundo lugar foi um pouco agridoce. Lutei até ao fim pelo título, mas a adversária foi mais forte. Tentei manter-me o mais concentrada possível na prova. Aos cinco quilómetros estávamos as duas isoladas na frente e a partir daí tentei gerir ao máximo, mas a adversária reagiu sempre. Faltou ganhar, mas estou muito feliz pela prata conquistada. Repeti o segundo lugar do ano passado e sou vice-campeã nacional”, disse Ana Mafalda Ferreira no rescaldo da prova.

Em masculinos, os resultados também foram de excelência em seniores e em juniores.

Em seniores, Rui Pinto alcançou o ouro, com o tempo de 29 minutos e 41 segundos, e Lucas da Silva colocou o bronze ao peito, depois de correr os 10 quilómetros em 29,45s, com o título colectivo a ser também alcançado. Em juniores, Lourenço Ferreira (32,26) foi terceiro, Duarte Santos foi segundo classificado com o tempo de 32,21 e o Sporting CP também venceu por equipas.

“É sempre especial competir neste género de provas. Todos sabemos a importância que a mesma tem para o Clube, portanto viemos com o máximo de compromisso para respeitar a camisola do Sporting CP e podermos todos contribuir para um título nacional”, afirmou o medalhado Rui Pinto.

O balanço da prova foi por isso muito positivo. “Vamos desfrutar do momento. Isto era algo que nunca tínhamos conquistado. O Sporting CP nunca tinha conseguido o pleno. Como pessoas ambiciosas que somos, trabalhamos sempre pelo melhor e desta vez conseguimos, claro que com algumas dificuldades porque os adversários também estão cá é para nos dificultar a vida. Conquistámos quatro títulos colectivos, quatro títulos muito saborosos”, disse Paulo Reis, coordenador técnico do atletismo do Sporting CP.