Este relatório e contas tinha tudo para ser perfeito, tinha tudo para me desfazer em elogios, tem muito daquilo que defendia e defendo como necessário para promover a sustentabilidade.
Despachando numa penada as coisas muito boas, vemos, como nunca tínhamos visto um resultado líquido positivo de 13M, vemos reconhecida a recompra das vmocs do BCP por 14.1M e que permitem um controlo maior da SAD, vemos que a divida ao BCP foi regularizada e com uma elevada mais-valia de 12M, que basicamente contribuiu para o lucro registado, vemos pela primeira vez em muitos anos o debito à SAD de 2M em royalties pela utilização da marca.
Só que há coisas que enquanto associado não abdico, transparência, comunicação, respeito pelos sócios e pelos estatutos e por isso nunca poderia fazer elogios e esquecer de fazer referência à opacidade, ao pântano em que se transformou a gestão do clube.
A única coisa que nesta altura podemos dar por adquirida é que estamos completamente reféns da SAD e dependentes do adiantamento de receitas.
Não há, não houve e nem vai haver explicação sobre o processo de aquisição das vmocs e liquidação da divida bancaria, mas ficamos a saber que a Plataformas devia ao clube 8.8M mas agora é o clube deve à Plataformas 12.2M. Uma brutal variação de 21M e sabendo que as principais receitas da Plataformas é a distribuição da SportingTv facilmente se percebe porque houve necessidade de antecipar o contrato nós e mais facilmente se deduz a necessidade destas receitas e que agora não existem num futuro próximo.
A divida à sad, apesar do debito de 2M em royalties também aumentou 1.5M, sendo agora de 21.6M.
Só aqui, entre a Plataformas e a SAD são já mais de 33M em divida que resultam em grande parte do adiamento de receitas futuras e ao arrepio da obrigação estatutária de obter autorização dos sócios. Acho que agora nem sequer se vão atrever a justificar a falta de comunicação e autorização dos sócios com a desculpa da compensação entre contas do grupo.
Como vai o clube sobreviver tendo já importantes receitas adiantadas? Haaa… já sei, vai extinguir modalidades pois o valor dos salários de colaboradores continua a crescer …
Não há, não houve e nem vai haver explicação sobre os critérios e eventual protocolo feito com a SAD que possa alavancar e sobretudo fundamentar para futuro o debito de royalties. Lembro que nem sequer estavam mencionados no orçamento da época 2021/22 e que agora aparecem assim como caídas do céu e pela necessidade de não amplificar ainda mais a dependência de financiamento para manutenção das atividades correntes, tornando ainda mais claro o deficit de tesouraria existente.
Agora não posso deixar de referir e deixei para segundo plano para não dizerem, até com isto este gajo implica: é inadmissível que não tenha sido comunicado a disponibilização das contas para consulta, apenas por acaso soube que o link enviado em julho para consulta do orçamento agora também funcionava para consulta das contas, entretanto, não sei já enviaram mail com a informação, pelo menos eu não o recebi.
Por outro lado, o formato e qualidade, do documento é de tal forma que mesmo com uma boa placa gráfica rapidamente se perde a vontade de o analisar com atenção, pelo que, apenas fiz uma leitura muito transversal seguramente muita coisa mais fica por dizer.
Não só inadmissível, mas também inconcebível que as AG continuem a permitir a votação sem a apresentação e discussão previa ainda por cima com assuntos tão importantes como os que relatei, mas tenho a certeza de que muitos mais haveria para esclarecer e que poderiam condicionar o sentido de voto de quem queira votar conscientemente.
Em conclusão a ideia que fica nesta altura é que estando reféns da SAD e com receitas futuras adiantadas, se e quando a SAD, voluntaria e ou involuntariamente secar a fonte, o clube não terá alternativa que não seja, desfazer-se do seu praticamente único ativo valioso (excluindo o PJR), as ações da SAD de forma a financiar a sua atividade corrente e ou reembolsar os seus credores que nesta altura além das dividas de 33M às entidades do grupo tem uma divida de 35M ao novo banco e o resto das vmocs por comprar. Os astros alinham-se.
Não poderia rejeitar umas contas em que tanta coisa importante foi feita, mas por outro lado a falta de transferência, o desrespeito pelos sócios e pelas obrigações estatutárias, o desconhecimento da estratégia, o rumo para o abismo que parece cada vez mais sem retorno nunca as poderia aprovar sem explicações convincentes. Como sei que as explicações não vão ser dadas e ou se dadas serão com um atropelo enorme à verdade, caso tivesse presente na AG, em sinal de protesto optava pelo abandono e ou voto branco ou nulo.
Tal como a maioria dos sócios gostava mesmo era de aguardar mais calmo ou mais ansioso pelo início dos jogos, mas depois do susto de 2012 não consigo enterrar a cabeça na areia e adquiri o estranho hábito de ler e avaliar estes chatos documentos que transmitem uma ideia do estado da gestão do clube. E com isso tentar projetar as dificuldades e os desafios do futuro mais próximo. Sempre com a perspetiva, não direi pessimista, mas moderada e acreditando que a sorte é coisa que a gestão não deve incluir na mensuração de estratégias e objetivos. Prefiro que a base seja o trabalho, o rigor, a competência e a transparência, todo o resto vêm por acréscimo até porque já vi acontecer Sporting demasiadas vezes (leia-se banhos
de água fria).
Não sou, não quero ser ou melhor prefiro não ser masoquista e prometo que vou combater esta estranha adição e deixar de importunar com estas reflexões que percebo interessam a poucos e acabam apenas por cultivar antipatias e ódios de estimação. Afinal já está, já está e não há nada que se possa fazer para contrariar a declaração pragmática que nos informa «O que não tem remédio, remediado está».
ESTE TEXTO É DA AUTORIA DE… Malcolm
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
15 Outubro, 2022 at 8:34
Tá fácil, fácil. Melhor resultado (com asterisco) de sempre!!!! Rumo ao topo!!
15 Outubro, 2022 at 8:45
Eu não entendo nada destas matérias e quando no mesmo texto e a propósito do mesmo orçamento leio isto :
– Este relatório e contas tinha tudo para ser perfeito…..tem muito daquilo que defendia e defendo como necessário para promover a sustentabilidade .
E mais isto :
– Despachando numa penada as coisas muito boas , vemos como nunca tinhamos visto um resultado positivo de 13 M , maior controlo da sad , divida ao BCP regularizada….
Junto com isto :
-Não poderia rejeitar umas contas em que tanta coisa importante foi feita, mas por outro lado a falta de transparência , o desrespeito pelos sócios ……..o rumo para o abismo que parece cada vez mais sem retorno , nunca as poderia aprovar sem explicações convincente.
Peço desculpa mas fiquei mais baralhado ainda .
o
15 Outubro, 2022 at 9:11
É normal que fiques baralhado… o texto está clarinho e há tb aí uma explicação, em 8 partes BEM detalhada (vê lá uns 3 posta para baixo).
Mas como para alguns só vêm o número contabilistico… em 2025, quando sair o R&C de 2024, vais perceber melhor o impacto da coisa…
ou em 2024, se porventura não houverem 60 milhões de Liga dos Campeões a entrar como houve nos últimos 2 anos, em 2023…
15 Outubro, 2022 at 9:15
as 8 partes parciais feitas pela “oposiçao” e tal como explicam no fim que apenas iriam referir as partes más.
pelo menos esta analise do malcolm mesmo “parcial” é minimamente objctiva e tem as partes boas e más na opiniao dele
15 Outubro, 2022 at 9:46
Como era aquela do “vintém”?…
Z
15 Outubro, 2022 at 12:01
Certeiro!
15 Outubro, 2022 at 10:31
As 8 partes explicam perfeitamente oi q está por detrás dos 13M€ positivos.
A análise do Malcom (como aliás as 8 partes…) anotam algumas coisas positivas… e sim, as negativas q ele refere… q surpresa, são as mesmas detalhadas em 8 capítulos…
15 Outubro, 2022 at 11:19
Não há contradição.
Numa metáfora:
Há uns anos estava tentado a comprar o carro e o avião dos meus sonhos, infelizmente o negocio não se concretizou.
Entretanto e nas conversas em família estou sempre a chatear com o facto de não ter concretizado o negocio.
A minha mulher fez-me uma surpresa e resolveu parte do sonho quando utilizando o meu cartão de credito colocou o carro na porta de casa.
– É o carro que eu queria? É sem duvida, fica apenas a faltar o avião.
– Foi comprado por um preço que estou disposto a pagar? Duvido muito e preciso de muita mais informação para ter uma opinião consciente e esclarecida.
– Deveria ter sido previamente consultado? Sem duvida alguma, até pela obrigação legal.
Com base nisto e até porque é uma parte do sonho tornado realidade não consigo rejeitar, mas tão pouco posso aprovar e por isso a posição neutra. Quanto ao resto, num comentário mais abaixo dou nota de mais algum detalhe, mas digo-te já, desconsiderando este “negocio” é para mim claro que as contas são para chumbar, obviamente! Apenas continuam a empurrar problemas e a acrescentar passivo.
Incrível que com 13.6M de lucro, conseguem aumentar o passivo de 268.295M passou para 269.034M. Mais grave ainda, o passivo correntes exigível nos próximos 12 meses passa de 36.521M para 53.952M um brutal aumento superior a 17M.
15 Outubro, 2022 at 9:27
Excelente análise Malcolm.
As manobras contabilisticas estão perfeitamente explicadas.
O Clube está cada vez mais dependente , para fazer face às dívidas, tanto para com as empresas do grupo como para o exterior, da venda do seu património. Património esse que, infelizmente, se reduz ao PJR, e às acções que detém na SAD.
A não ser que aconteça um milagre , com receitas fabulosas, angariadas pelo Clube, o caminho que , provavelmente, irá ser seguido , terá a ver com a alienação das acções.
E , depois , voltamos ao ponto de partida, ou seja, perdemos o Clube e consequente a SAD
15 Outubro, 2022 at 9:42
Gosto sempre de recordes, adoro ainda mais quando mesmo com recordes se fecham modalidades orçamentadas em 70mil euros e que supostamente através de patrocínios conseguem-se a bem ou a mal sustentarem-se. Pessoalmente preferia ter um resultado positivo de 1M e ter mais e melhores modalidades do que ter um resultado positivo de 13M e andar a fechar umas e a secar recursos de outras com as desculpas mais esfarrapadas de sempre e colocando de lado todos os desígnios do clube.
15 Outubro, 2022 at 9:54
Estes recordes sabem a pouco quando temos que vender o melhor jogador para pagar coisas básicas. Cada vez percebo menos desta merda.
15 Outubro, 2022 at 10:09
A malta menos informada festeja o melhor resultado operacional de sempre, de nada serve eu mostrar os gráficos de um aumento das dívidas acima de 100M. Se dizem que o resultado é óptimo, é por que é. Triste mundo em que vivemos, em que as pessoas são enganadas de forma tão simples.
15 Outubro, 2022 at 10:31
Enquanto o novo Sporting lança foguetes para festejar o melhor resultado operacional de sempre (em dia de AG), esquece-se convenientemente do record de 336M€, que é tão só o maior passivo de sempre!
15 Outubro, 2022 at 10:35
E a nota q vem a cavalo de “meros” 400 milhões de receitas NOS em 4 anos e déficit operacional cada vez maior, 145 milhões de dívidas a pagar ou renegociar a menos de 1 ano, e passes de jogadores q já não andam longe do q era no tempo do Gordinho (aliás… sem 400 milhões da NOS, como dizia o outro… é fazer contas.
15 Outubro, 2022 at 10:58
Para quem não quiser o texto todo, posso resumir numa frase:
Se ou melhor quando, a SAD tiver que apertar o cinto, o clube está tão mas tão fodido.
Já agora permitam acrescentar o seguinte:
– A recompra das vmocs por 14.M e o pagamento da divida ao BCP por 10M, num total de 24M foi efetuada com recurso aos empréstimos da Sporting Comunicação e Plataformas que nestas contas já valem de 8.8M e da SAD que já acumulam 21.6M, ou seja um acumulado de 30.4M que está confortado com as receitas dos próximos anos do clube relativas ao direito de transmissão da SportingTv.
Em resumo para pagar 24M endividamos o clube em 30.4M, são só, mais de 6M de aumento das dividas.
– Este resultado positivo de 13.6M é fruto e não há que ter medo da palavra do perdão de divida do BCP, a anterior gestão chamava-lhe “haircut” no valor de 12.3M , que somado à reversão do imposto diferido no valor 1.1M, tem um impacto positivo nas contas de 13.4M, sem isto as contas apresentariam um resultado positivo de apenas 200 mil euros e isto leva-nos para a nova receita de royalties no valor de 2M, que parece ter sido criada à medida da necessidade de salvar as contas pois sem ela estas contas seriam negativas em 1.8M e com isso e se os estatutos fossem respeitados havia destituição imediata.
– Que me lembre apenas no tempo da Puma, a SAD pagava ao clube 15% das receitas pagas pela Puma a titulo de royalties, custava muito ter atempadamente divulgado um protocolo do género, que garanta futuramente ao clube a receita e que afastasse a suspeição que é apenas criada à medida da necessidade de salvar as contas e uma qualquer direção.
Por fim, e para que não ficam com a ideia que estas interpretações são alucinações minhas, recomendo que leiam o parecer do conselho fiscal que textualmente e apesar dos 13.6M de resultado positivo:
“alerta para o facto desta situação não ser sustentável.”
Ou do Revisor de Contas que na certificação das contas afirma clara e textualmente:
“Neste contexto, a exigibilidade de cumprir com as responsabilidades CORRENTES dependerá da capacidade do Sporting Clube de Portugal em manter o apoio das entidades financiadoras”
15 Outubro, 2022 at 11:12
Obrigado Malcom, PER ou venda da SAD o que esperas que vá acontecer?
15 Outubro, 2022 at 11:43
Vamos ver, sem entrar em teorias de conspiração, as duas situações complementam-se.
No PER o que o administrador judicial faz é vender os ativos para pagar aos credores, logo vendes as ações da SAD.
Deixando de lado o problema do Novo Banco, enquanto a SAD tiver capacidade para financiar as atividades correntes do clube a situação vai-se mantendo.
Na SAD e porque praticamente já não há receitas para adiantar resta apostar no sucesso desportivo que possibilite bons negócios com a venda de jogadores e com isso possa empurrar obrigações e disponibilizar algum financiamento ao clube.
O que causa mais impressão é a falta de vontade ou estratégia ou de competência para resolver definitivamente o deficit de cash que há muito sabemos existir e que nestas contas e apesar da nova receita em royalties percebemos que vai agravar-se.
Depois a incoerência total pois por um lado para “resolver” o deficit de cash extinguem secções/modalidades que financeiramente pouco representam e por outro lado apresentam no orçamento para esta época uma duplicação de salários aos colaboradores que passam dos 1.5M gastos em 21/22 para os 3M orçamentados para a época 22/23. Incompreensível ….
15 Outubro, 2022 at 16:53
Malcolm, com o devido respeito, só uma correcção: a lógica associada ao PER não é exactamente a venda dos activos para pagar as dívidas, mas sim a implementação de um plano de pagamentos aos credores, sempre prestacional, que pode sim, envolver operações de venda de activos caso haja acordo nesse sentudo. Mas a lógica de venda, pelo menos num sentido de liquidação total), é própria da insolvência.
Obrigado pelas explicações.
E por fala em PER, o do Vitória de Setúbal, entre capital e juros tem 34 (ou 37, é algures por aqui) de créditos reclamados e julgo que também reconhecidos. Coisa pouca…
15 Outubro, 2022 at 17:13
Certo, certo.
Estou a partir do principio que se as receitas não chegam para a atividade operacional para pagar as dividas só recorrendo à venda dos ativos.
Mas sim, tens toda a razão no comentário que fizeste.
15 Outubro, 2022 at 12:28
Obrigado Malcolm.
15 Outubro, 2022 at 11:01
Obrigado pelos esclarecimentos, Malcolm .
Em linha com a 1a página do rascord de hoje…
15 Outubro, 2022 at 11:35
Outro fator deveras diferenciador:
A reestruturação preconizada pelo Koreano, tinha implícito passivo a Zero para o Clube na conclusão dessa mesma reestruturação.
João Rocha, já bastante debilitado foi a uma reunião do CL alertar para o que aconteceu, foi enxotado…..passados uns anos outro tentou mas acabou novamente enxotado….triste a nossa sina.
15 Outubro, 2022 at 12:01
Estão a foder o Clube e, continuo a dizer, este mandato, 22-26, vai ser negro chumbo!
Continuem a aplaudir estes merdas – não há outro nome – que tentam enganar as pessoas – e conseguem enganar os menos atentos – com toda esta ginástica nas contas que o Malcolm explicou bem melhor do que eu conseguiria.
Estes gajos estão a enterrar o Clube, com conversa de vendedor de banha da cobra, e os sócios são coniventes com isto, como aliás sempre foram – deixaram o Sporting, Clube e SAD chegar a este passivo por culpa própria, e ainda hoje dão mais ouvidos aos filhos da puta que o enterraram do que a quem alerta para as merdas que andam a fazer.
Como tenho dito, não pode ser surpreendente, porque em Portugal passa-se o mesmo, e nos outros grandes clubes portugueses o igual! Um povo burro, irresponsável, que faz do chico-espertismo um modo de vida, tem sempre o que merece!
15 Outubro, 2022 at 12:15
Hoje é aprovar as contas com 90%, e 1000 sócios a votar e logo a seguir encher as páginas da Tasca, com chupem, embrulhem viuvos , montes de merda e afins. Confesso que já não tenho muita paciência.
15 Outubro, 2022 at 22:13
Eu vim agora espreitar, e estou a ler devagarinho, a preparar-me mentalmente para o que vou ler quando chegar lá abaixo. Tu já não tens paciência, eu já não tenho nenhuma. Desde que estes foram reeleitos. Vencida pelo cansaço me confesso. Estou numa de “queçafosa”.
15 Outubro, 2022 at 22:14
Já não tens MUITA paciência, queria eu escrever.
15 Outubro, 2022 at 22:30
Bom, eu só apanhei alguém a chamar burros de merda aos sócios do Sporting. Deve ser para esse tipo de insultos q te falta a paciência…
15 Outubro, 2022 at 12:16
Bom dia Malcolm, agradeço e penso que todos agradecemos o trabalho que fazes para expor a tua perspectiva sobre os documentos.
Os tasqueiros que não concordam como o Malcolm, é hoje o dia de levantar o cu e ir votar contra em vez de andar aqui a chatear o juízo aos moderados!
Se não, caladinhos e bora apoiar o Sporting.
15 Outubro, 2022 at 12:18
Vá lá um comentário minimamente saudável da tua parte, confesso que fiquei surpreendido
15 Outubro, 2022 at 17:53
Caro, quando não me fodem a cabeça…
Não venho aqui fazer cartilha, mas tenho opinião, como tu, mas diferente da maioria dos que comentam.
Não tenho dúvidas que eu e tu queremos o mesmo, o bem do Sporting.
Não tenho é paciência para ódios cegos…
Saudações leoninas.
15 Outubro, 2022 at 12:59
Não conheço o Malcolm, não percebo muito de contas de Sad”s, muito menos tenho que saber das do Sporting, mas fdx, gostava de ter alguém no meu Clube, que explicasse as contas assim… Um gajo destes não ser aproveitado, é só ridículo!
15 Outubro, 2022 at 13:08
Completamente de acordo Ginha. Subscrevo :-). Olha e obrigado por participares das nossas conversas sempre de forma saudável e respeitosa, da forma como a rivalidade devia sempre ser.
Saudações desportivas
15 Outubro, 2022 at 13:11
Subscrevo!
15 Outubro, 2022 at 13:40
Os meus melhores amigos, 2 que considero mesmo o top, são do Sporting, o meu puto jogga tênis que é desporto de fair play, a minha filha mais nova é ginasta no Sporting, pago as cotas de sócia, e principalmente, já me passou a fase da estupidez, que também já a tive… Obviamente que quero que percam sempre, mas nisso, somos todos iguais…
15 Outubro, 2022 at 15:09
Epá, obrigado mas não é tanto assim.
Há e em todos clubes adeptos que se quiserem e tiverem tempo fazem boas analises. Aqui por exemplo, já li excelentes artigos com avaliações feitas pelo Tiago Coração de Leão e pelo Nuno Sousa.
Como disse no texto desde 2013 que comecei a olhar com atenção para o relatórios e a tentar perceber a evolução das contas de onde vimos, onde estamos e onde é aconselhável ou previsível chegar.
Na verdade para fazer uma avaliação justa e isso falta a muitos adeptos é necessário retirar os óculos da cor clubística.
Para difundir os highlights destacados pela direção existe a propaganda e os “jornalistas” isentos, não precisam dos adeptos para comentar, por exemplo que o passivo é elevado mas nos outros é pior, os juros são altos mas somos os que pagamos menos e tomem uns gráficos para provar que os outros estão piores. E esquecem os dados maus com a ideia que falar neles vai promover a instabilidade e diminuir as capacidades de sucesso das equipas. Tipo, só podemos destacar e falar nas boas coisas do nosso clube, as más são para varrer para debaixo do tapete ou dizer que nos rivais a situação é pior … tento não fazer isso.
Mas como disse, retirando os óculos não falta em todos os clubes adeptos que se quiserem são capazes de fazer avaliações justas.
15 Outubro, 2022 at 13:18
Muito preocupante. Malcom a presidente!
15 Outubro, 2022 at 13:22
Mesmo que a venda da SAD fosse aceitavel (sou contra), qual é a probabilidade de aparecer um comprador decente com estas contas?
15 Outubro, 2022 at 13:51
O futebol é uma mina de lavagem de dinheiro. Compradores haverá sempre.
15 Outubro, 2022 at 14:05
O detalhe do “decente” passa-te sempre ao lado… 🙁
15 Outubro, 2022 at 14:58
🙂
15 Outubro, 2022 at 22:00
Define “comprador decente” e depois falamos do resto…
16 Outubro, 2022 at 0:13
Se preciso de te definir “decente”, estás apresentado.
“Comprador” tenho a certeza que sabes o que é!
15 Outubro, 2022 at 14:44
É como o Rf disse, haverá sempre um comprador porque o futebol é uma mina de dinheiro, agora na parte do “decente” já estamos a entrar no território do wishful thinking
15 Outubro, 2022 at 14:45
mina de lavagem* de dinheiro
15 Outubro, 2022 at 15:21
Neste altura o problema já não é só um comprador decente mas um comprador que não seja como o Sobrinho e que não apareça para reclamar dos desvios de dinheiros da sad para o clube.
Atualmente o clube e o seu ecletismo só pode contar com as receitas da quotização, patrocínios, inscrições e bilhética, todas juntas se ultrapassaram os 12M já será bom. Sem a ajuda da SAD será impossível manter o ecletismo e a competitividade e sobretudo pagar os gastos estruturais que aumentam cada ano que passa e que só em salários de colaboradores na corrente época estão estimados em 3M.
15 Outubro, 2022 at 19:53
o Textor veio confirmar a proposta, mas tambem disse que foi antes das eleiçoes e nem sequer quiseram reunir com ele
John Textor ★彡
@JohnTextor
Unfortunately
@Record_Portugal
did not seek confirmation. The story is substantially false. I offered a €150 million solution to buy majority rights from banks, prevent a loss by banks, return majority control to the Club. With election imminent, the Club did not want a meeting.
Infelizmente
@Record_Portugal
não buscou confirmação. A história é substancialmente falsa. Eu ofereci uma solução de € 150 milhões para comprar direitos majoritários de bancos, evitar uma perda por parte dos bancos, devolver o controle majoritário ao Clube. Com a eleição iminente, o Clube não quis uma reunião.
15 Outubro, 2022 at 15:09
lool
15 Outubro, 2022 at 15:09
🙂
15 Outubro, 2022 at 15:10
Fdx, agora no sitio certo:
🙂
15 Outubro, 2022 at 15:11
Afinal já estava na escada certa, duplo 🙂 🙂
15 Outubro, 2022 at 16:00
Voto realizado. Agora é uma tristeza, esta as moscas, umas 50 no maximo e a puzar para cima.
15 Outubro, 2022 at 17:23
Mas anda tudo doido … varandas faz declarações a falar em sucesso financeiro.
O homem entra na SAD com passivo de 282M e no clube de 202M, um acumulado de 484M em 2018 e apresenta agora um passivo de respetivamente 336M e 269M, um acumulado de 605M.
No mandato e com perdões de divida nas contas aumenta o passivo global em 120M e tem coragem de falar em sucesso financeiro, já coragem para apresentar contas consolidadas não existe.
Só para terem uma ideia o passivo global do porto é de 530.1M e nas ultimas contas consolidadas do benfica era de 500.7M, é só mais um record absoluto de varandas.
Um gajo tem de levar isto a rir para não parar de chorar.
15 Outubro, 2022 at 18:14
Não, não anda tudo doido.
É o efeito das cenouras perlimpimpim.
15 Outubro, 2022 at 18:25
Atendendo às condições que tinham um e outro (Varandas e Godinho) quando chegaram ao Sporting, estes números são muito piores…
Estamos a ser assaltados à vista de todos e poucos se preocupam!!!
15 Outubro, 2022 at 18:58
A maioria esmagadora dos sócios – e falo dos sócios porque são quem realmente interessa e pode controlar a Direcção – não liga às contas e nem passa os olhos pelos R&C, nem na diagonal.
Limitam-se a ouvir o que a Direcção diz e a ler e ouvir a CS.
Se o que vem na CS, lido ou ouvido, coincidir com o que a Direcção diz, dão como correcto o assunto. ora, na CS, NUNCA analisam as contas dos clubes de forma independente e profissional. Limitam-se a dar eco à retórica das Direcções – isto acontece no Sporting, como acontece no Benfic@ ou no Porto.
Portanto, o que passa para as ovelhas, chamem-se J., Chico, Oliveira, Tomás, Ribeiro, Faria, Luís, Sérgio, Frederico ou o que for, é a frase do presidente “sucesso financeiro”, até porque arranjam maneira de meter o R&C a fazer de conta que se teve um lucro de 13M€ – nunca antes alcançado!
A SAD deve cada vez mais, aumenta o passivo quase todos os anos, contrariando até a tendência da Direcção anterior e voltando à tendência que houve especialmente deste século!
E esta gente anda toda contente com a Direcção e muitos, que não todos, ainda arrasam a Direcção anterior que foi a UNICA desde o João Rocha, a ter contas positivas e acrescentar património ao Clube pagando-o no seu mandato!
Depois ficam escandalizados quando um gajo qualquer os chama de burros, como se não fosse demasiado evidente que é isso que são quando aparecem a defender quem cria divida atrás de divida e a atacar quem teve contas positivas e diminuiu o passivo!
Mas queriam que vos chamassem exactamente o quê? Inteligentes?
15 Outubro, 2022 at 19:02
E eu não consigo levar isto a rir!
Sorry!
Esta merda irrita-me de uma maneira que seria quase absurda se não estivesse em perigo o futuro – neste caso do Sporting, que é o meu Clube, mas também quando se trata do país, porque tenho a perfeita consciência que a vida dos meus filhos será mais complicada do que a minha, uma vez que o país que a minha geração lhes deixa é muito pior que o país que a geração dos meus pais nos deixou a nós, mesmo tendo de levar com o Salazarismo!
15 Outubro, 2022 at 19:28
Fui cumprir a minha obrigação moral, chumbar as contas e é a única coisa que trouxe de lá…
Minto trouxe também uma mágoa, um pesar…
Não havia ninguém dentro do JR, quer dizer além dos 11 sócios que estavam lá sentados, dos 20 ou 30 membros da AG todos lá sentadinhos, dos 30 ou 40 funcionários, igual numero de seguranças e duas carrinhas de policias…
Não havia ninguém fora do JR, 8 gajos num café, 4 no outro, ninguém a discutir o Clube, ninguém a trocar ideias, ninguém a apoiar, ninguém a contestar….
Um clube seja lá ele qual for é emoção, depois se essa emoção é transmitida correctamente ou não é outra conversa, no SCP já não há emoções, nem a favor, nem contra, nem sequer mais ou menos…
O SCP é hoje um Clube indiferente, os oposicionistas cansaram-se, os situacionistas já começaram a perceber o barrete que enfiaram, mas ainda não dão o braço a torcer (por enquanto) os que só apoiam o Sporting começam a ficar sem nada para apoiar, é uma verdadeira tragédia o que se está a passar…
O SCP é hoje um Clube indiferente e isso está-me a matar por dentro, sinto-me amputado de uma parte da minha personalidade, da minha vida, daquilo que sou e que defendo, não há vibração, não há comunhão, não há sentimento de pertença…Nada, um deixa andar apocalíptico
O SCP é hoje um Clube indiferente e isso vai-nos matar a todos…
SL, tristes mas SL
15 Outubro, 2022 at 19:54
Resignação meu caro amigo
15 Outubro, 2022 at 20:17
Tristeza…
Infelizmente é algo que era esperado quando se começou a traçar este caminho e a forma como se permite que estas AGs se desenrolem só leva a que isso aconteça e é das piores coisas que têm acontecido no nosso clube.
15 Outubro, 2022 at 19:34
Foi para tentar evitar esta merda que lutei em 2018, nao pelo Bruno de Carvalho em si, mas para que esta escumalha nao voltasse a ter poiso no clube.
Falhei. Falhamos.
Mas tenho a consciência tranquila.
15 Outubro, 2022 at 19:54
+1
Igualmente aqui
16 Outubro, 2022 at 1:08
Eu também tenho a minha tranquila, também lutei contra estes “artistas” votei no gajo mais votado, participei das manif, mas sabe-me a pouco, como dizia o trovador (grande Sportinguista by the way)
15 Outubro, 2022 at 21:29
Bom resultado, o clube está mais estável do que nunca!
15 Outubro, 2022 at 23:12
Yeep e se mandarmos o JR abaixo e construirmos lá um casino ficamos iguaizinhos ao Monaco…
15 Outubro, 2022 at 23:46
O que conta é a percepção que os sócios e adeptos têm do Clube e essa, como diz o Miguel, está bem “trabalhada” e divulgada pela CS, pelos promotores desta direcção, e pelos situacionistas que como diz o TenhamOrgulho não dão o braço a torcer, provavelmente na esperança que isto tudo não passe de um sonho mau e que Varandas amanhã acorde a
parecer um presidente de verdade.
Quando é dado destaque apenas a uma parte dos resultados (a que interessa a quem não quer que se conheça o todo), e da parte dos Sportinguistas existe total desinteresse em perceber e questionar os números que não estão visíveis na propaganda, pouco ou nada há a fazer.
Mais que relevar ou desvalorizar cenários de venda da SAD, PER, entradas na Champions ou vendas milionárias dos nossos “craques”, é importante que quem realmente gosta do Sporting tenha a noção de que em 4 anos foram gastos mais de 700 milhões de euros em receitas presentes e futuras para chegarmos a Outubro de 2022 com uma dívida a fornecedores e um passivo como nunca antes tivemos na nossa história, com um plantel de futebol desequilibrado e composto por jogadores cujos passes não detemos na totalidade e com apenas um produto da nossa Academia a titular, com um ambiente deprimente no Estádio, com modalidades a fechar e outras a serem copiosamente derrotadas por adversários que nem rivais são, com o Pavilhão João Rocha as moscas a maior parte da época e AGs que passaram a ser apenas assembleias de voto em que já não se discute e vive o Sporting.
Triste perceber que para alguns Sportinguistas assim é que está bem, que o Sporting é isto…
16 Outubro, 2022 at 0:49
Eu não culpo a CS!
A ignorância que a CS mostra às contas do Sporting, sobre as contas do Sporting, e a indiferença às mentiras que são ditas pela Direcção, acontece exactamente igual em relação ao Porto – roubado descaradamente há 40 anos, adulterando resultados com a complacência da CS no mesmo período – e ao Benfic@ – roubado descaradamente há 20 anos, adulterando resultados com a complacência da CS, pelo menos, desde que me conheço!
Isto é fruto dum país sem espinha e sem valores, e que tem uma CS dobrada a interesses e sem valor, ou com pouco valor – ainda há meia duzia de jornalistas que fogem à “normalidade” mas mesmo esses têm, por vezes, de se submeter a outros interesses ou não sobrevivem!
A culpa é das pessoas.
De cada um de nós.
Da nossa falta de cultura no mérito. Do chico-espertismo português, que dá sempre um jeitinho, que arranja sempre forma de contornar o problema, que tem sempre um “amigo” pronto a ajudar, que até sabe que ser correcto é ser tótó!
1261 pessoas, sócios, foram votar!
Esta Direção “entra na SAD com passivo de 282M e no clube de 202M, um acumulado de 484M em 2018 e apresenta agora um passivo de respetivamente 336M e 269M, um acumulado de 605M”. (tirado dum comentário do Malcolm)
Cerca de 120M€ de passivo a mais em 4 anos!
985 sócios aprovam isto!
262 sócios NÃO aprovam isto!
É preciso comentar alguma coisa?
A culpa é da CS que não informa?
Ou a CS informa o Malcolm, ou a mim e outros, e não informa o J, o rigaboss, o Chico Faria, o Rf, o Sérgio Tomás, o Luís Ribeiro, o Pacheco, o Jx, o José Oliveira e tantos outros?
Sabe quem quer e se interessa.
Não sabe quem não se interessa e não quer.
Eu não tenho os conhecimentos do Malcolm. Sei o básico.
Mas chega o básico para perceber a catastrofe que é a gestão financeira do Clube neste periodo entre 2018 e 2022. Tal como chega o básico para perceber a diferença que foi a gestão financeira entre 2013 e 2018 – mesmo cheia de erros estratégicos, na minha opinião, da Direcção de então!
Não é preciso ser contabilista para perceber o que se passa – ainda que isso ajude muito a perceber detalhes, quase todos maus, que passam despercebidos a quem só sabe o básico. E é assim porque as partes boas vêm evidenciadas e evidentes para todos, e as partes más são escondidas em pormenores que só pessoas com mais capacidade conseguem perceber – é assim no Sporting, como é assim em todas as empresas!
Portanto, JHC, é por isto que EU ACHO que a culpa é nossa, individualmente, seja aqui no Sporting, seja no país, seja onde for – outros clubes ou empresas – quando deixamos passar as merdas feitas por medíocres e/ou desonestos!
E a MINHA OPINIÃO é que esta gente é burra porque vota contra o interesse daquilo que amam, seja o Sporting, o Benfic@, o Porto, seja Portugal!
É, repito, a MINHA OPINIÃO. Não a verdade universal!
Só um burro vota na continuidade do estado e do caminho que Portugal leva, porque isso vai tornar o país cada vez pior e vai lixar a vida aos nossos filhos e aos filhos deles – por quantas gerações?
E estou super à vontade para expor a minha opinião, porque eu também já fui uma pessoa que não queria saber. Sou sócio do Sporting desde metade dos anos 90, quando fiz os meus primeiros filhos sócios, e só me comecei a interessar pelas contas – na realidade por tudo no Clube – uns 10/15 anos mais tarde. Não ligava às contas, não lia os relatórios, não me interessava se ganhava A ou B…
No país, voto desde os anos 80 mas nem sempre fui votar no inicio. Mas nunca votei em qualquer político ligado a algum “escândalo”. Há muitos anos, 2 décadas, talvez, que não voto nos partidos que têm mandado sempre. Mas voto sempre desde meio dos anos 90, nem que seja ir lá votar em branco – hoje já não voto em branco e escolho sempre algum outro partido para deixar o meu voto, seja de esquerda ou de direita!
Ninguém é perfeito.
Ninguém acerta sempre, logo, ninguém vota sempre no correcto. Mas a nossa obrigação é saber o mínimo e votar com a consciência que estamos a fazer o que nos parece melhor!
Agora, na MINHA OPINIÃO, quem vota em que tem cavado um buraco para o Sporting (mais 120M€ de passivo) – que é o nosso clube – ou para Portugal – que é o nosso país e o país onde naturalmente viverão os nossos filhos, não pode dizer que está a votar com a consciência de que está a fazer o melhor porque quem cavou o buraco, seja no Sporting, seja no país, não é, de certeza, quem nos vai tirar dele! A história mostra isso e só não aprende quem não quer!
16 Outubro, 2022 at 1:13
Clap, clap, clap de pé!!!!
16 Outubro, 2022 at 1:57
O emu comentário também não teve o objetivo de culpar a CS pelo estado actual do Sporting mas pela forma como pernite ser instrumentalizada, seja por que razão for.
E para nós não é novidade nenhuma. Basta recordar o que fizeram na altura da invasão a Alcochete.
Concordo com todo o teu comentário. A culpa é dos Sportinguistas e de mais ninguém.
Quantos dos que hoje votaram favoravelmente o orçamento perderam algum tempo a ler o relatório?
Quantos terão a noção de que rapidamente nos aproximamos do nível de endividamento que nos fez colapsar em 2013 e necessitar de reestruturar a dívida, e que agora que os credores já não são só os bancos não há “solução VMOC” para ninguém?
E quantos como o Chico, que já confessou nada perceber de contas, votaram favoravelmente um relatório por que fomos Campeões?
Falta massa crítica, falta inteligência. E em alguns casos amor próprio…
16 Outubro, 2022 at 0:06
Falam em ausência de emoções e mais um par de botas!
Graças a Deus, mas graças a Deus mesmo que a AG não foi como no tempo do dj cocaína, onde quem dissesse o que quer que fosse que lhes parecesse ligeiramente subversivo era ofendido pela matilha das claques e ceguinhos.
Lembro-me de uma a que fui em que tive de ajudar a defender o madeira Rodrigues – goste-se ou não, eu não gosto mas não tem de ser agredido cobardemente – de levar um enxerto… Na dos estatutos então foi surreal… Uma horda de atrasados a ofenderem e insultarem e cuspirem quem ousasse sequer discutir…
Gostavam disso, acabou-se, espero que de vez!
16 Outubro, 2022 at 0:35
Continuas a dar mais relevo a quem já nem tem qualquer ligação presente com o Sporting do que a quem e como está a gerir o Sporting.
Vais buscar AGs específicas para generalizar e validar a falta de debates, de associativismo, de Sportinguismo que hoje existe. Situações dessas acontecem em todos os clubes.
Mas o Jx alguma vez viu aqui algum tasqueiro a defender o impedimento de sócios expressarem livremente as suas opinões ou agressões a quem não concorda com alguma direção?
Quando seguranças deram mata-leões a sócios que contestavam a actual direção o Jx também se indignou por tentarem impedí-lo de se expressar?
16 Outubro, 2022 at 14:37
Obviamente se presenciasse tal coisa, tentaria defender o sócio em causa.
Mas curiosamente, não vi nada disso.
Pode ser azar, mas…
E sim, pela maioria dos que aqui comentam sinto respeito, por 2 ou 3 alarves cegos, acho que um debate presencial acabava mal.
16 Outubro, 2022 at 0:51
120M€ de passivo a mais…
Claro, o que é importante são o que uns anormais faziam e fazem nas AGs!
Qu’éssa merda de mais 120M€ de passivo se não fizermos barulho?
16 Outubro, 2022 at 1:01
Estás a esquecer a AG que os teus amigos e os do teu patrão, boicotaram completamente, criando focos de violência orquestrados para mandar a AG abaixo, porque será? Falta de memória certamente…
A única dúvida que tenho é se és um revisionista “amador” ou se alguém te paga para o seres…
Então é assim, fui eu que falei de falta de emoção, ou de emoções, fi-lo num enquadramento especifico que tentaste deturpar* fiz inclusive a ressalva de que ás vezes essas emoções são mal expressas, acrescentei que essa falta de emoção é visível dos dois lados, o que como conclusão, faz perigar mais o futuro do Clube que 200 AG que terminem á batatada, porque quando há discussão e havia discussão, mesmo com alguns problemas pelo meio, tal como no tempo do JR ou do Bigodes, do Cintra (curiosamente a discussão “desaparece” quando as “elites” bafientas ou os meninos copo de leite tomam conta do Clube) quer dizer que as pessoas se importam, estás a perceber?
E neste momento os Sportinguistas já não se importam, ou começam a não se importar e se não testemunhas publicamente a gravidade disso, ou és um assalariado sem consciência ou um idiota chapado!!!
Numa coisa tens razão o pessoal que utiliza a violência como estratégia deveria ser corrido do Clube, olha podemos começar pelo gajo que oferece estaladas em público ao Presidente em exercício do SCP, ou ao gajo que andava a mostrar a coleção de metralhadoras e espingardas de assalto que tinha em casa como medida de coação e que mandava o irmão e uma grupeta de amigos ameaçar de grandes enxertos de porrada todos os que não votassem a favor da destituição, ou pior o gajo que na net andou a incentivar os idiotas que invadiram a Academia, ou estes não contam porque são TODOS apoiantes do teu dono?
*Dialética da treta, sofismas e revisionismo é imagem de marca de quem não tem nem argumentos, nem nada para dizer de construtivo, assenta-te como uma luva…
16 Outubro, 2022 at 1:09
Estás a gastar o teu latim com assalariados.
16 Outubro, 2022 at 14:42
Quando defendes um presidente que numa AG goza com sócios a mandar beijinhos… Só por aí já não devia haver moral para falar de outras AGs…
16 Outubro, 2022 at 2:19
Mata – Leão … quem?
16 Outubro, 2022 at 10:49
“Jx
15 Outubro, 2022 at 17:53
Caro, quando não me fodem a cabeça…
Não venho aqui fazer cartilha, mas tenho opinião, como tu, mas diferente da maioria dos que comentam.
Não tenho dúvidas que eu e tu queremos o mesmo, o bem do Sporting.
Não tenho é paciência para ódios cegos…
Saudações leoninas.”
PAHAHAHAHAHAHA
Opá, isto é muito bom, a tua hipocrisia é do tamanho de Júpiter HAHAHAHAHA
16 Outubro, 2022 at 0:38
Lá vem este com o dj na boca.
Largue o osso.
Pense no Sporting.
Faça qq coisa pelo Clube.
Embora, já uma vez tenha deixado de ser sócio, sou-o agora há quase 30 anos.
Pago sempre as minhas quotas.
Comprei sempre o bilhete de época no antigo estádio.
Comprei , por 20 anos, dois lugares de Leão na bancada central do novo estádio.
Contribuí para a missão pavilhão.
Tenho duas gamebox , desde que existem.
Vou a todos os jogos no estádio.
E o senhor, o que é que já fez pelo Clube?
Bate palmas a estes escroques, que estão a destruir o Sporting?
Gosta de um clube sem alma?
Gosta de ir ver jogos a pavilhões vazios?
Gosta de ir ao estádio, que mais parece um cemitério?
Esse não é o meu Sporting.
Claro que votei contra o RC.
16 Outubro, 2022 at 14:44
Os meus parabéns. Nada contra.
Fez o que achou melhor respeitando as formalidades. Sem formalidades estamos na selva.
O varandas mal ou bem foi eleito para mandato de 4 anos. Quando houver eleições pronunciar-nos-emos.
Nada contra opinião diferente, tem é que ser transmitida como pessoas e não como chimpanzés em esteróides.
Não tenho dúvidas que varandas é sportinguista, gostando ou não.
16 Outubro, 2022 at 9:49
O Malcolm a elogiar a gestão desta Direção? Macacos me mordam! Alguém me belisque, que devo estar a sonhar.
Tudo certo, agradeço o tempo dispensado no suspiro e quero só deixar uma nota que me parece relevante.
“ Não poderia rejeitar umas contas em que tanta coisa importante foi feita (…)”
Esta pequena frase é a chave de todo este texto. Essas coisas importantes julgaram-se impossíveis de realizar por esta Direção. Segundo muitos, por serem incompetentes, ou desonestos, etc, etc
Quem lesse aqui o blog nos últimos 4 anos, jamais julgaria possível que esta Direção fosse capaz de fazer coisas importantes…
E portanto voltamos sempre ao mesmo, que é perceber até que ponto é que as previsões mais negras se aplicam ou se não passam disso mesmo, previsões.
Esta Direção pode ter muitos defeitos, que os tem, contudo, fazendo fé em comentários de tasqueiros, jamais em tempo algum alguém previu que pudesse fazer “coisas importantes”, que fez!
A malta fala aqui muito, mas o que a realidade nos diz é que a credibilidade da Tasca está abaixo dos 20%. Nos últimos 4 anos tem sido um lugar de oposição e que utiliza os truques baixos outrora apontados a outros, como dar highlight a publicações do jornal O Jogo, desde que dê para alimentar a causa, está tudo bem. É pelo Sporting, dizem eles! “Atacamos agora para tirar de lá aqueles biltres porque comigo lá é que vai ser bom.”
Para isto ganhar credibilidade, tinha que haver equilíbrio. Que não há. Enfim. Vou deixar-me estar quieto e deixar quem lá está trabalhar. E sim, dá para estar atento e acompanhar a vida de clube sem ter que fazer oposição a toda a hora.
16 Outubro, 2022 at 9:54
nao leste o resto dos comentários pois não?( nem do proprio texto)
é que o malcolm diz que nunca votaria a favor e portanto como n conseguia votar a 100% contra, iria se abster ou votar em branco
16 Outubro, 2022 at 9:57
Li tudo. Parece-me tudo acessório face àquilo que destaco. Não digo que não seja importante, mas para aquilo que estou a falar, é acessório.
Um elogio do Malcolm a esta gestão. Depois disto, há esperança para o Sporting eheh
16 Outubro, 2022 at 10:59
Leste mas não entendeste. Lê novamente…
16 Outubro, 2022 at 9:59
ontem o que li sobre estes resultados: no tal dia dos 3000 e tal votantes, foi um boicote organizado e amplamente divulgado nas redes sociais de pessoal da organizar-se para ir lá votar contra, porque acharam que era uma forma engenhosa de o varandas se demitir( foi logo num dos primeiros Orçamentos).
olhando para estes resultados e com tanta critica e com os numeros habituais na historia do clube em termos de numero de votantes em AGs deste genero, ou quem anda pelas redes sociais e blogues sempre contra tudo, ou não foi votar, ou não tem as quotas em dia ou basicamente fala muito, barafusta muito, mas na realidade nos momentos certos nem sequer pode entrar no pavilhão porque nem sequer socio é
16 Outubro, 2022 at 11:02
Concerteza é assim!
Para que ser sócio e votar quando o resultado pode ser alterado dias depois caso não seja favorável aos interesses da direção?
É isso que defendes?
16 Outubro, 2022 at 13:09
Tentativa bacoca de reescrever a historia.
Todos nos lembramos das enormes manifestações varandasout, da forte contestação no estádio e pavilhões no inicio de 2020 e que foi interrompida pela pandemia.
Em setembro de 2020 realiza a AG e leva com um chumbo monumental patrocinado pelos mais de 3000 sócios votantes que tinham bem presentes o descalabro da gestão economica e desportiva, só volta a ter coragem de realizar nova AG um ano depois em setembro de 21 e agora foram pouco mais de 700 sócios que voltam a chumbar os documentos, e é aqui que aparece a conversa do bloqueio aproveitando o facto do sucesso desportivo, marca a AG umas semanas depois em dia de jogo apelando aos adeptos da bola para irem votar não nas contas mas no sucesso desportivo pois foi nisso que ele transformou a votação.
16 Outubro, 2022 at 13:17
onde é que reescrevi a historia? essa dos 3000 foi na altura das manifs, e foi a tal do boicote organizado nas redes sociais, onde se andava a promover o chumbo do Orçamento para ver se assim o varandas se demitia, pk ele tinha cagado do alto para as manifs.
ainda ontem coloquei aqui o grafico das medias de socios votantes por presidentes em ags e o varandas é quem tem a media maior( fora a ag destituitiva) até um pouco empolada por ter começado a colocar ags em dias de jogo, porque de resto ninguem tinha ags com medias acima de 2000 votantes
16 Outubro, 2022 at 14:06
Tradicionalmente as AG de aprovações de contas e em todos os clubes tem umas poucas centenas de participantes basicamente aqueles que perdem tempo e se preocupam com a gestão económica dos clubes e não apenas com a vertente desportiva.
Nas alturas de contestação desportiva tendem a ter mais participantes, que aproveitam as AGs para expressar o desagrado e se possível mudar o rumo.
No inicio de 2020 e sobretudo pela insatisfação desportiva eram muitas as manifestações genuínas de desagrado dos adeptos visíveis não só nas manifestações mas também no estádio e pavilhões.
Interrompidas pela pandemia e varandas sabendo disso e ao contrario de muitos clubes apenas realiza a AG no ultimo dia do prazo extraordinário para realização de AGs permitido pelo governo, pensando que com o inicio da nova época a contestação tivesse acalmado. Teve azar os adeptos da bola tinham memoria e compareceram em força para um enorme cartão vermelho que só a falta de vergonha e sei lá que mais, olha um língua de prata a ajudar, permitiu que ele continuasse no cargo.
Foi uma votação genuína, sem boicote nenhum apenas expressava o descontentamento dos sócios que se preocupam com as contas aliados aos que apenas se preocupam com o sucesso desportivo, que na altura era inexistente.
Corajoso como ele é só faz a nova AG (que nem deveria acontecer) um ano depois tentando navegar o sucesso do futebol e aqui sim podes falar em boicote organizado, pois era uma AG para ter 300 ou 400 sócios e compareceram o dobro e mais uma vez aplicam um enorme cartão vermelho.
Sabendo que o sucesso desportivo era uma arma, a falta de caracter do fisiatra marca uma AG semanas depois em dia de jogo apelando à comparência dos adeptos da bola e transformando uma votação de contas num escrutínio ao sucesso desportivo e esse era inegável.
16 Outubro, 2022 at 14:17
na dos 3000, eram inumeros os pedidos de adesao e a organizar um boicote massivo e um apelo a votar contra apenas para ver se ao chumbar aquilo ele se demitia.
nessa altura sim apareceram os 3000 porque foi na altura das manifs e existiu essa organizaçao de boicote via redes sociais e blogues , que era a forma que achavam de mostrar um cartão amarelo/ vermelho a direcçao porque eles se tinham cagado para as manifs
16 Outubro, 2022 at 14:47
E consegues perceber porque tem as médias maior? As AGs deixaram de ser AGs e passaram a ser simplesmente votações… Em que entras quando queres e de preferência antes de um jogo…
Antes para votares entravas às 13h ouvidas tudo o que havia para ouvir e discutir e com sorte às 19h estava-se a votar…
16 Outubro, 2022 at 15:43
agora nao ouves e nao discutes se nao quiseres.
nao podes é obrigar ninguem a ficar lá horas a ouvir intervençoes que em 10 aproveitas 1, e teres de la ficar 5 ou 6 h so porque sim quando provavelmente 90% de quem vai votar já sabe o que vai votar e como vai votar e não é por ficar lá 5 ou 6 h que vai mudar de ideias.
nada de te impede de intervir nem discutir nem de ficares lá a tarde ou o dia todo se quiseres, agora cada 1 é livre de o fazer ou não
16 Outubro, 2022 at 16:07
Poder podes (e até deves), mas não queres porque não interessa que as pessoas lá estejam.
E essa do não mudarem de ideias é palha para burros.
Era lindo de se ver se as empresas também começassem a fazer AGs assim.
E então se alguém levantar um ponto que inviabilize ou ponha em causa algo que se vá votar?
Ah esquece, já estamos a votar…
16 Outubro, 2022 at 16:12
E isto é saudável para a vida de uma associação. Isto é defensável num Clube como o Sporting?
É isto que querem para o futuro do Clube, um associativismo amorfo em que não se discute e vive o Sporting?
É isto o liderar pelo exemplo e a imagem que o Sporting deve transmitir ao Mundo?
Conheces algum Clube em que os sócios não discutam o presente e o futuro antes de votar?
Não te causa repulsa e vergonha que esta direcção promova isto?
16 Outubro, 2022 at 16:25
hoje em dia o tempo é algo precioso e tudo o que se possa fazer com que as coisas sejam feitas com maior rapidez é bem vindo
mas cm disse nada te impede de intervires, perguntares o que quiseres, discutires, estares la o dia todo , não podes é “obrigar” quem queira votar e seguir com a sua vida de o fazer
lembro-me que na ag destituitiva se queria seguir os procedimentos todos. ler atas, discutir, etc e foi pressao de quem estava contra aquela ag que fez com que a votaçao abrisse antes do tempo.
então desde ai dá-se essa liberdade de quem quiser apenas votar de o poder fazer
16 Outubro, 2022 at 16:39
Epa… tempo precioso… deixa te de merdas. Precioso é discutirmos a vida do clube, por isso é que era um dia que não havia jogos, para haver dedicação naquilo que era essencial.
AG destituitiva seguir todos os procedimentos… E depois tinhas o actual presidente e seus muchachos a gritar “destituição” e a não deixarem prosseguir… Ou não viste essa bela atitude?
E sim podes “obrigar” a ouvirem se querem votar… Tinham as coisas é de ser feitas como deve de ser. Agora entrar à hora que se quer e andar ali a passear é só e apenas não se respeitar algo que devia ser do mais importante do clube.
16 Outubro, 2022 at 16:42
continuo a dizer n discutem porque nao querem
e é mesmo porque nao querem , porque teres 1 ou 2 intervençoes e depois teres intervalos de meia hora porque ninguem quer intervir
16 Outubro, 2022 at 16:58
Mais uma vez a reescrever historia
Não, na AG da destituição com ou sem pressão os procedimentos foram todos seguidos. Alias, desde que me conheço sempre houve AG com pressão no Sporting e sempre se sobreviveu.
A partir dessa é que o língua de prata tomou conta dos destinos do clube e decidia em nome dos sócios, terminou com a leitura e aprovação da ata anterior porque segundo ele não concordava, nunca mais aceitou requerimentos de sócios e eliminou das agendas os outros assuntos de interesse.
Depois, há regras e horários para cumprir, como por exemplo se tens uma hora para a discussão e sessenta inscritos, tens um minuto por cada um, se forem trinta inscritos então tens 2 mnts por cada um …. não não vais ficar 5 ou 6 horas a ouvir.
Tens um horário para cumprir e só quando o pmag é um banana como era o marta soares que permitia que a agenda das AGs fosse manipulada com os requerimentos que eram pedidos pelos sócios.
Depois no tempo que te for atribuído podes falar no que quiseres caso o pmag não te interrompa se estiveres a desviar do tema, mas uma coisa é falares outra é discutires o assunto obtendo feed back daquilo que pretendes esclarecido.
Por algum motivo as convocatórias referem, “Discutir e votar” … agora apenas referem “Deliberar …”
16 Outubro, 2022 at 17:04
Porque será que agora ninguém quer intervir ….
Não é preciso ser muito esperto para perceber os motivos … o associativismo está ferido de morte, mas há quem aplauda e ache piada ao aparecer para votar e não perder o precioso tempo a discutir, ouvindo e sendo ouvido, assuntos do interesse coletivo.
16 Outubro, 2022 at 17:06
eu nessa ag devo ter sido das primeiras pessoas a entrar no altice
e estava o marta soares a tentar ler a ata quando nao o deixaram que ja se estava tudo a amontoar para querer votar, tanto que ele abriu a votaçao pouco depois do inicio e definiu que ia votar ao mesmo tempo das intervençoes
16 Outubro, 2022 at 17:10
E volto a perguntar… Entraste logo e não viste o Varandas aos berros como uma pita histérica?
E ele nem foi dos primeiros a entrar, pois quis fazer aquela entrada que parecia uma imagem saída de um qualquer filme de gangsters…
16 Outubro, 2022 at 17:11
Ah e se entraste quando o Marta Soares estava a ler a acta já muito se tinha passado…
Pois se não sabes antes de se ler a acta, no mínimo já tinha havido 30 mins de espera em relação à hora de início.
16 Outubro, 2022 at 17:20
tas a ver quando abriram as portas e deixaram começar a entrar quem estava na fila?
eu devia estar nos 10 primeiros dessa fila
16 Outubro, 2022 at 17:26
Não confundas as coisas.
Primeiro nessa AG não houve necessidade de leitura de ata da anterior pois a ata foi aprovada no final da AG de 17/02. É uma prerrogativa do pmag que foi aplicada em 17/02aprovar a ata no final de cada AG.
Segundo a AG da destituição no seu ponto 2 previa apenas a votação (deliberação) como é obvio a deliberação começou de imediato e havendo sócios inscritos para falar, foram falando enquanto decorria a votação.
É uma agenda muito diferente quando tens Discutir e votar ou quando tens apenas votar e permites que os sócios que pretendam usem da palavra.
Os procedimentos foram seguidos, começa com a leitura da agenda, segue-se a analise e decisão dos requerimentos, foi anunciado que a discussão do ponto 1 ficava sem efeito e a votação do ponto 2 marcada para as 15.30 (posteriormente antecipada a abertura das urnas em 15 minutos).
Entretanto é lida a nota de culpa entre vaias, no final são anunciados o numero de inscritos para falar, são atribuidos 2 minutos a cada e o pmag antecipa em 15 ou 20 munutos a abertura das urnas para votar o ponto 2.
Os procedimentos foram cumpridos, agora concordar com eles é outra coisa diferente.
16 Outubro, 2022 at 17:37
Diga-se que é uma prerrogativa do pmag votar a aprovação da ata na própria reunião e que é normal quando se trata de estatutos como foi o caso e ou temas que não podem esperar pela próxima ag para ver a ata aprovada.
Foi o que aconteceu na AG de 17/02 que antecedeu a de 23/06.
16 Outubro, 2022 at 14:43
Ou então fartaram-se e deixam o clube para palhaços como tu…
16 Outubro, 2022 at 14:11
Só podia ser do Malcolm… Nem que tivéssemos ganhado a Champions e apresentado lucros de 100 milhões o Malcolm estaria satisfeito. Todo o direito. Mas não cola.
16 Outubro, 2022 at 15:34
Calma Jéjé, agora não temos obrigação de ganhar nada pá, nem 100 M nem LC , nem nada.
Não te arrelies