Já apareço um pouco tarde na semana, por isso pouco sentido faz olhar para trás. Vamos olhar para a frente! Vou partilhar, esta semana, quais são os pontos que estarei mais atento neste próximo fim de semana. Não se esperam grandes surpresas em termos de dificuldade, por isso pode ser uma boa oportunidade de olhar para alguns detalhes:

 

– Tendência de passe do Gelinski:

Há claramente algo a passar-se entre o Svars e o distribuidor. A bola não chega lá em jogos mais complicados. Veremos se se mantém este comportamento. A prestação com a AJ Fonte do Bastardo ao nível do centro de rede foi muito fraca e será necessário melhorar drasticamente. De reparar, também, na quantidade de bolas para o Masso porque passou-se alguma coisa nos Açores também. Uma equipa que faz 14 (!) pontos no primeiro set e o oposto, normalmente o pontuador da equipa, só faz 3 ataques…

 

– Eficácia de bloco e atenção ao triplo da equipa masculina

O bloco tem tido problemas sérios. Na pré-época fomos cheios de força com blocos triplos, mas no campeonato já não usamos. Estou curioso para ver a decisão para este jogo.

 

– Desempenho defensivo da equipa masculina

Porventura, muito por culpa do bloco, a defesa não esteve nada bem nos primeiros dois jogos do ano. Será necessário ver se existe voz de comando por parte do Gil Meireles também para começarmos a ver acontecer mais momentos defensivos.

 

– Desempenho da Rafaela e da Bárbara

Se a Bruzza tem feito jogos bons, a outra posição tem tido uma rotação pouco esperada. As boas atuações da Rafaela, juntando às menos boas atuações da Bárbara têm gerado incerteza em quem joga. A Rafaela é a surpresa deste início de época. Ainda assim, e pela qualidade das outras equipas, fica claro que uma zona 4 pontuadora de bola alta é precisa com urgência.

 

– Desempenho da Fernanda Rodríguez

Entre chegada, adaptação ao país, gripes e coisas, ainda não deu para ver a real mais-valia da Fernanda Rodríguez. Quero muito perceber o potencial da jogadora em ajudar-nos.

 

– Garcez ou Daniela

A lesão da Daniela tem dado espaço à jovem Garcez para se mostrar. Sem saber o tempo de paragem da capitã, fica a incerteza se já joga o próximo jogo. Será assim até, efetivamente, jogar.

 

– Greta ou Figueiras

Acho que a tónica está dada: joga a que estiver melhor no jogo. O treinador Rui Costa tem feito algo que não estamos habituados no voleibol do Sporting CP (excetuando a época na 2ª divisão). A rotação é constante dependendo de quem está a dar mais à equipa. Não consigo, ainda, perceber quem está em vantagem. A verdade é que pode nunca haver vantagem.

 

Venham os jogos!

 

*quando vê uma aberta no meio campo adversário, o Adrien S. puxa a bola bem alto e prega-lhe uma sapatada para ponto directo.