Nomeadamente quando a equipa B é aquele que absorve praticamente todos os miúdos a partir dos 17/18 anos?
Faz sentido continuar a obrigar os miúdos mais novos a perder jogo sim, jogo sim? E, não, conviver consecutivamente com a derrota não é processo para um clube que se quer ganhador.
8 Novembro, 2022 at 13:40
Pelo que ouvi dizer a nossa formação estava a ser muito bem gerida como nunca….
Portanto perder assim faz parte da nova metodologia para inspirar os jovens e evoluir talento.
Assim já sabem o que custa.
9 Novembro, 2022 at 11:52
Também não gosto de perder e estar sempre a perder.
Podemos ter sempre mais do que uma visão para o mesmo assunto, ou seja podemos encarar a equipa B, revelação e sub.19 só como competições a vencer forçosamente ou espaço competitivo para todos ganharem ritmo e competição contra jogadores mais velhos e focarmo-nos na evolução individual de cada jogador para escolheres aqueles com mais capacidade para serem parte da equipa principal.
Assim tens um Pedro Muniz com idade de junior de 1º ano a jogar nas 3 equipas, quando pela sua idade devia ser suplente na equipa de juniores.
O modelo focado no jogador que o SPORTING adoptou é este, e podemos discordar mas temos que respeitar.
Se gosto de perder? NÃO! mas percebo a ideia que nos faz jogar com miudos de 17 anos contra outros miudos de 22/23 anos ou mais, como na equipa B.
Talvez se jogassemos com os jogadores das idades correctas, as equipas teriam melhores resultados globais, mas e os joagadores? estariam melhor preparados?
8 Novembro, 2022 at 13:52
mas a diferença da nossa equipa para as outras é assim tão evidente que se ponha em causa a continuidade do escalão?
8 Novembro, 2022 at 16:48
É
8 Novembro, 2022 at 17:34
É com cada humilhação..
8 Novembro, 2022 at 13:53
A equipa B e esta poderiam ser muito mais bem geridas. Estamos a perder o comboio da formação para o benfica e porto (mesmo o Braga aqui no norte já é uma referência nesta àrea) e a não conseguir atrair os jovens mais promissores. Afinal de contas, quem quer vir jogar num clube onde os jovens tem como expetativa primeiro nascer 3 x e agora, jogar 10 minutos no final de um jogo para sentar na bancada nos seguintes?
E era tão fácil. Basta olhar exatamente para o Estoril por exemplo que vai buscar jogadores jovens a outros países quando os seus preços ainda são bastante aceitáveis para municiar a equipa principal ou ir vendendo.
Mas para isso, era preciso 1) um projecto na formação que inclua também o marketing e promoção da marca sporting 2) um departamento de scouting que não se limite a ir buscar um Fatawi de quando em vez ou um St Juste todo partido a cada ano
8 Novembro, 2022 at 15:06
Já dentro no novo modelo de formação que o Varandas adoptou, a época passada limpaste com brilhantismo os campeonatos de Sub15 e Sub17 – fomos de longe a melhor equipa e com os jogadores mais talentosos.
E vens dizer que estamos a perder o comboio para Porto, Braga e Benfic@?
A Equipa B do Benfic@, e muitos dos jovens que nesta altura já vão aparecendo na equipa principal são fruto do caminho que o Benfic@ faz há cerca de 15 anos. E queres comparar isso com 4 anos nossos?
Enfim…
8 Novembro, 2022 at 14:10
A malta da Agriloja deve andar lixada com isto…
Z
8 Novembro, 2022 at 14:21
Achas?
Pelo contrário.
Sporting a cagar buracos desde 2018, para agricultura é um espetáculo…com alto patrocínio de Agriloja.
Soluções em Agricultura, Jardim, Pecuária, Animais de Estimação, Bricolage e Casa. Maior rede de lojas do país para animais e plantas.
Queres maior animal e planta que o varandas?
8 Novembro, 2022 at 17:35
Ehehehe rir para não chorar 🙂
8 Novembro, 2022 at 14:37
Eu vi parte do jogo. E a coisa não se explica só por ser o refugo de outras equipas.
Os centrais foram campeões daquela equipa magnífica de sub-17 que tivemos no ano passado. Á frente deles, estava o Alexandre Brito que foi também o trinco dessa equipa, no ano passado. Na frente tinhamos também o puto de 17 anos que fomos buscar ao Real Madrid,.
Será efectivamete o espaço para jogar com putos de 17 anos?
Se muito dos sub-19 (pelo menos os mais promissores) jogam na equipa B, quem joga então na equipa dos Juniores?
8 Novembro, 2022 at 15:01
E não prestam?
Eram bons nos Sub17, foram campeões com todo o mérito, são internacionais, e rodam entre os Sub19, Sub23 e Equipa B. Treinam nos 3 escalões porque é isso que é o processo centrado no jogador num determinado momento – interessa mais o seu desenvolvimento individual que o da equipa (Sub23).
Nos Juniores (Sub19) tens Juvenis (Sub17) e Juniores de 1º ano.
Nos Sub 23 jogam Sub19 e um ou outro Sub17 de vez em quando.
Na Equipa B jogam seniores e os melhores Sub19 e Sub17 (um ou outro).
Se recordarem o que tem sido a formação nos últimos 3 anos (já incluindo este), é evidente que todos os anos estamos melhores que no ano anterior, o que mostra que o processo está a ser feito e a dar resultados. Agora, o que vocês – a maioria aqui na Tasca – espera é uma merda absolutamente irrealista!
Vejam a quantidade de jogadores que saíram das equipas de formação do Sporting Sub23 e Equipa B nos 2 últimos anos – para cima de 40 jogadores! E ainda faltam sair mais alguns. Mas só podes ir mandando embora à medida que os vais repondo, com mais qualidade!
8 Novembro, 2022 at 17:35
O horror, o caos, o agoiro! Tsss, tsss, apoia Jotinha.
8 Novembro, 2022 at 20:54
quem joga nos juniores? os melhores juniores de primeiro ano e ja alguns juvenis, nestes sub 23 quem está é a malta que ainda n saltou para a equipa b, mas parte deles ja sao juniores de segundo ano, logo pelo processo já nao faz sentido andarem na equipa de sub 19
os sub 23 serve para aqueles que estão no limbo, entre o ja nao fazerem nada nos sub 19 e ainda nao terem capacidade para a equipa b
tanto que esta equipa é aquela que leva maior “limpeza” no fim de cada temporada, porque quem n conseguiu dar o salto para a equipa b no espaço de temporada e meia, 2, n tem qualidade para ficar no clube.
o que sao muito bons saltam logo dos juvenis/juniores para a equipa b, os outros têm esta equipa para ganhar a maturidade e conseguir saltar para a equipa b
alias tens aqui gente neste plantel de sub 23 que é preciso ver se evoluem ou nao seja em termos de jogo, seja em termos de mentalidade, porque ja existem ali alguns sinais com alguns jogadores
8 Novembro, 2022 at 14:43
Desde que se acabou com a B e começou os sub23 que eu digo que isto não fez sentido e até agora nunca fez. Foi dos maiores disparates e das coisas com menos sentido que o BdC fez a nivel desportivo.
A competição da equipa B é muito melhor do que a dos sub23. Muito melhor. Por isso os melhores onde encontram o espaço para crescer é na B. Os juniores de qualidade estão na B.
Nos sub23 estão…os putos que não têm qualidade para a B. Se não têm qualidade para a B, nunca na vida terão para a A. Por isso…sinceramente não vejo nenhuma utilidade para os sub23. Nunca vi e havendo B…menos ainda.
Devemos apostar tudo numa equipa B. Dos Juniores para a B. Quem precisa de um passo intermédio, não pertence à elite que pode aspirar a chegar à A. E se é assim…é só desperdiçar recursos.
8 Novembro, 2022 at 14:48
Totalmente de acordo.
Apenas só acrescentar no que disse mais acima, pelo menos uns 4 tinham 17 anos.
E são putos que tinham mostrado potencial antes.
É este o espaço para evoluirem?
8 Novembro, 2022 at 14:50
Com essa conversa nunca terias um Adrien, um William, um Cédric, por exemplo…
Há quem esteja preparado aos 17, quem esteja preparado aos 18, quem esteja preparado aos 19, quem esteja preparado aos 20, quem esteja preparado aos 21…
Essa merda de ou estão preparados aos 17 para X e aos 19 para Y ou nunca serão bons jogadores não existe!
8 Novembro, 2022 at 15:08
Antes pelo contrário. Deste 3 exemplos dos jogadores de elite que claro que fariam parte de uma equipa B. E foi por não haver equipa B que foram emprestados. São 3 jogadores que estavam nos melhores da sua geração no Sporting.
Nenhum desses passaria nuns sub23 caso houvesse sub23 e equipa B.
Qual foi o jogador que chegou à equipa principal que não estivesse entre os melhores da sua geração no clube? Nenhum…todos eram dos melhores. Todos os que chegam estão nos melhores da sua geração e a maioria dos melhores da sua geração não chega à equipa principal.
Na equipa de sub23 andam os que não têm qualidade para a equipa B. Não são os melhores.
8 Novembro, 2022 at 15:30
Depois se o jogador está pronto para dar o salto para a principal aos 17/19/29, se tem de rodar 1 ano no primeira liga…é outra história…
Agora…quem não for dos melhores da sua geração e está tão abaixo que os melhores estão na B e ele precisa de ir para sub23…não tem hipótese de chegar à A.
8 Novembro, 2022 at 15:37
Aliás, acho que isso deve ser parte da explicação
Gajos como o Skoglund, Rafael Besugo, Rodrigo Marquês, Kiko Felix etc etc que já estão com 19 anos ou perto disso, e que jogam apenas na sub-23, e que não são opção nem na equipa B, já devem ter percebido que o seu futuro como futebolista não será o esperado…..
8 Novembro, 2022 at 18:28
O Ajax faz isso há 30/40 anos e os resultados têm sido evidentes.
Agora, não podes esperar que com 3/4 anos tenhas os mesmos resultados. Quer dizer, podes, mas é parvo!
8 Novembro, 2022 at 18:14
O Cedric jogou na equipa B com o João Mário, com o Ilori, com o Dier, com o Tobias, com o Esgaio, com o André Martins, com o Geraldes, com o Pereirinha, com o Iuri, com o Mané, com o Betinho…
O Adrien e o William, sim, são anteriores ao aparecimento das equipas B.
Por isso o Adrien só passou a ser opção com 23/24 anos, e o William com 22 porque houve um “maluco” que não o deixou sair do Clube quando já estava com guia de marcha para ir à vida dele.
Hoje há muito mais condições para os jogadores singrarem, seja mais cedo, seja um pouco mais tarde, e isso TAMBÉM tem a ver com haver equipa Sub23 e Equipa B, como com esta maneira de fazer a formação que o Benfic@ e o Sporting utilizam.
No Porto é mais complicado aparecer cedo mas acabam por aparecer na mesma mais tarde – vejam-se os casos do Vitinha, do Fábio Vieira e do João Mário, que fizeram 2 anos na equipa B mais 1 ano a serem pouco utilizados na equipa A até finalmente serem lançados e jogarem regularmente. Podiam ter aparecido mais cedo (pelo menos 1 ano), porque qualidade não lhes falta.
No Benfic@ são muitos os exemplos. O último é o António Silva que sempre competiu acima da sua idade e é isso que aliado à sua qualidade o fez aparecer na equipa principal e não tremer porque estava preparado para ser competitivo – que é basicamente o que se procura neste processo, o ser competitivo mais cedo.
Mas, pronto, eu aceito que pensem de outra maneira.
Eu concordo com o que o Sporting e Benfic@ estão a fazer. E sei que é mais caro ter formação com equipa Sub23, como têm, do que não ter, como o Porto. Mas, para mim, é um preço que vale a pena pagar! Uma equipa de Sub23 não te custa mais que 0,5M€, que são trocos para clubes como estes!
8 Novembro, 2022 at 18:26
Nos Sub23 jogam os centrais da equipa de Sub17 da época passada (Muniz e Pedro Silva), que são jogadores de selecção e são os melhores da sua idade. Joga o trinco dessa equipa também, outro jogador de selecção – Alexandre Brito.
Joga o Lucas Dias, joga o Marco Cruz (ex-Porto) e joga o Canário que tinha jogado no dia antes em Leiria. Tudo bons jogadores.
São só exemplos para perceberes que o que dizes não é assim!
Os jogadores dos Sub23 rodam bastante.
Vão jogar aos Sub19 – treinam também aí – e vão jogar à equipa A – e treinam também aí. É natural que a equipa se ressente mais porque os jogadores rodam mais que a equipa base dos Sub19 e que a equipa base B.
Vocês é que não têm isso em conta.
Acredito que os responsáveis gostassem de ter as equipas mais estanques, que rodassem de vez em quando, mas sabem que nesta fase é preciso ser assim e, para mim, é normal que seja a equipa Sub23 a pagar este preço – porque o campeonato é o menos interessante e não há consequências em ficar mal classificado, o que não acontece nos Sub19 e Equipa A.
8 Novembro, 2022 at 20:56
o Inacio basicamente ninguem o conhecia e era utilizado a lateral quando estava na formaçao, o nuno mendes era o defesa esquerdo suplente na formaçao
8 Novembro, 2022 at 15:09
Pode ser que sim, que até faça sentido.
Mas tenta ver um bocadinho do jogo (passou no canal 11) e aquilo dá aflição só de ver. Até começamos a ganhar, mas eles rapidamente deram a volta o resultado. Ao intervalo estava já 4-1.
É constrangedor ver uma equipa de futebol do Sporting a passar por aquilo e não acho que seja um factor de crescimento para ninguém.
8 Novembro, 2022 at 18:30
Eu entendo o que dizes. 🙂
Mas não vou perder tempo a ver os Sub23.
Se calhar a apanhá-los, vejo. Mas não vou ver de propósito!
Tenho merdas atrasadas para ver no PornHub! 😀 😀 😀
8 Novembro, 2022 at 20:58
o estoril é provavelmente em Portugal a equipa que melhor utiliza os sub 23, alias foram campeoes ja 1 ou 2 vezes e é ver a quantidade de jogadores dessas equipas que estao na equipa principal, todos os anos eles sobre 4 ou 5 para a equipa principal
8 Novembro, 2022 at 17:48
A questão não é tão simples como o Tiago a coloca.
A modelo e objectivos da equipa B no Sporting é diferente daquele idealizado no Porto, por exemplo, onde a equipa B é mais do que um patamar para os jovens.
No Porto serve para dar ritmo a jogadores vindo de lesões e para dar rotina a jogadores recem-chegados, e por essa razão é feito um investimento considerável para que se mantenha na Segunda Liga que é muito mais competitiva e exigente que a Liga 3.
Para o Sporting a Liga3 é a ideal para os nossos jovens visto que não é necessário grande investimento com a utilização quase na totalidade de produtos da Academia.
No caso do Benfica, que também tem sub-23 (ao contrário do Porto), o modelo também é diferente tratando a equipaB e os sub-23 como patamares complementares da formação.
Neste momento nos sub-23 somos os últimos colocados do nosso grupo com 3 pontos fruto de 4 derrotas em 5 jogos.
O Benfica é primeiro com 15 pontos nos mesmos 5 jogos.
Na Liga 2 Benfica é terceiro e Porto é quarto.
Nós somos quintos na Liga3, posição de luta pela manutenção.
Ainda procuro entender qual a ideia dos sub-23 no Sporting. Se os outros conseguem aproveitamento, o mal não estará na competição em si, digo eu…
8 Novembro, 2022 at 14:47
Insistem nisto… 🙁
Isto é um processo que requer tempo, meus amigos!
Tempo para ir limpando a formação dos pinos que lá andam – e a maioria já saiu!
Tempo para ir enchendo a formação de mais talento e qualidade – e é óbvio que hoje estamos bem melhores que há 3 e 2 anos, por exemplo.
Não há, AINDA, qualidade suficiente para encher os escalões todos – Sub15, Sub17, Sub19, Sub23 e Equipa B!
Eu disse aqui – era a minha opinião – que na época passada nos Sub19, Sub23 e Equipa B só havia qualidade para fazer uma equipa de jeito, pelo que essa qualidade estava dividida pelas 3 equipas, o que fazia com que fossem 3 equipas fracas, no geral.
Este ano a coisa está melhor e nessas 3 equipas há mais qualidade, sendo possível já fazer 2 equipas bem razoáveis – que são os Sub19 e a equipa B. Quem joga menos, ou não joga nesse fim de semana, joga na equipa Sub23, que por isso é a menos competitiva delas todas.
Além disso, a equipa B tem jogadores de 20 anos para baixo.
Os Sub23 também, sendo que muitos são até juniores.
Os Sub19 jogam com alguns Juvenis e muitos Juniores de 1º ano.
Não querer ver que isto é um processo, que isto leva tempo até estabilizar, que isto leva tempo até termos TODAS as equipas competitivas, como se fosse possível mudar o paradigma num ano ou dois – só mesmo na cabeça de quem não percebe um boi disto! – é uma pura embirração e falta de noção do que se está a fazer.
Claro que é triste ver uma equipa do Sporting a ter o desempenho que os Sub23 têm tido, mas percebam que isso é o menos importante nesta fase e, principalmente, nessa equipa. Essa equipa serve para dar competição, minutos nas pernas, a quem não joga nesse fim de semana, ou nos Sub19, ou na Equipa B.
Agora, podem vir aqui TODAS as semanas bater no (não) assunto que isso não muda o que está a ser feito.
O Benfic@ tem todos estes escalões, tem cerca de 15 anos do processo, tudo já funciona em velocidade de cruzeiro, e as equipas são todas competitivas. A equipa B, está na 2ª Liga, os Sub23 lideram o escalão, os outros 3 escalões estão entre os primeiros lugares e serão naturalmente apurados para a próxima fase. Ninguém questiona se devia haver ou não Sub23. Mas também já questionaram, é bom que se lembrem!
O Porto não tem Sub23 e segue um processo diferente, que também resulta se for bem trabalhado – na minha opinião obriga a mais tempo na equipa B e a chegar mais tarde à equipa A, se não se tratar dum fora de série!
A opção do Sporting foi seguir o modelo do Benfic@ – e na minha opinião fez bem!
Agora é deixar isto seguir o seu rumo normal – como o Benfic@ deixou – e ter paciência porque até isto estar estabilizado ainda demora mais 1 ano ou dois, pelo menos!
8 Novembro, 2022 at 14:48
Não.
Equipa B subir á 2° liga, estabilizar por lá e chega.
8 Novembro, 2022 at 16:24
Todas as equipas Bs tem dificuldades para estabilizar por lá e acabam por ser um sorvedouro se a quiseres manter competitiva pois só com sub23 não vais estabilizar por lá.
8 Novembro, 2022 at 16:47
Pode perfeitamente estar na entre a Liga 3 e a Liga 2…
O importante é o salto competitivo. É os putos apanharem mais qualidade pela frente e crescerem.
E preferia mil vezes pegar em tudo o que gastamos nos sub23 e fazer então o que é preciso na equipa B para se manter…sendo que parte importante é um treinador, que é o mais complicado.
E tenho muitas duvidas desse “sorvedouro”…porque é que é um sorvedouro? Quais os jogadores do Porto B e Benfica B que custam assim tanto dinheiro e que não são da formação que os mantem lá estes anos todos?
8 Novembro, 2022 at 17:26
Não acompanho as contas dos rivais para saber o que gastam em comissões, prémios de assinatura, passes, salarios dos gajos que vêm para equipa B, mas numa consulta rápida ao transfermarkt é facil ver o numero de jogadores que anualmente vão entrando … no porto este ano, marcelo, ailton, wendel, kone, mota, marcus, diaz, no benfica – lacroix, teixeira, maestro, simmons, felix, melro, dris, momed.
Isto só esta época, se for ver as anteriores é sempre a somar ….
8 Novembro, 2022 at 18:35
O Benfic@ tem o seu modelo estabilizado com cerca de 15 anos de trabalho.
O Porto, sendo um modelo diferente, também está estabilizado com mais ou menos o mesmo tempo.
O nosso modelo tem 4 anos desde que mudou. Levará PELO MENOS mais 2 anos a estabilizar. Depois sim, entrará em velocidade de cruzeiro, como estão os outros 2, e terá anos melhores e menos bons, como os outros têm, mas estará mais próximo do do Benfic@ do que do do Porto! E os objectivos também serão mais parecidos com os do Benfic@ que com os do Porto!
8 Novembro, 2022 at 15:18
Quem se atreve a vaticinar o resultado do derby do próximo sábado?
Para quem precisar de ver a classificação:
SLB 15 pts (5 jogos) (golos: 19-3)
Estoril 9 pts (6 jogos) (golos: 11-7)
Est. Amadora 9 pts (6 jogos) (golos: 7-8)
Farense 8 pts (6 jogos) (golos: 6-11)
Portimonense 7 pts (6 jogos) (golos: 9-11)
Mafra 5 pts (6 jogos) (golos: 6-10)
SCP 3 pts (5 jogos) (golos: 6-14)
8 Novembro, 2022 at 18:36
Vais levar uma cabazada… Qual é a duvida?
8 Novembro, 2022 at 17:38
É esperar que devido a pandemia a fornada de colchões Pikolin ficou retida na China.
Quando chegarem vai ser…….vai ser qualquer coisa.
8 Novembro, 2022 at 22:09
Pois …
Vêm de barco … Demora mais tempo … Parece que o zenha (pfff pá, brutal) enganou mais uns quantos e como vão desalfandegar no porto de Valência vão poupar uns milhões …
É uma gestão de Roof Top…
8 Novembro, 2022 at 18:07
Não faz sentido nenhum. Equipa B só, para lançar os jovens no futebol a serio e dar ritmo a não convocados.
8 Novembro, 2022 at 19:14
Deve ser extremamente motivaste andar a levar cabazes todas as semanas!! Vão ficar uns Homens!
8 Novembro, 2022 at 22:11
Sempre a menorizar o SCP . . .
Que direcção senhores e senhoras …
11 Novembro, 2022 at 3:17
Eu faço parte daquele clube de loucos que diz que os jogadores com qualidade devem ter minutos na equipa A..
Acho as equipas B/sub 23 uma perda de tempo, ou pelo menos, nenhum jogador com potencial de equipe A deve passar lá muito tempo.
Sub 23? Não passa de um campeonato de jogos amigáveis.