André Bernardo, rapaz a quem foi dada a tarefa de debitar promessas através do que resta do Jornal Sporting, vem, esta semana, numa entrevista (mais uma) sobre o futuro falar em “rebranding”.
ora, não é preciso anunciar documentos em desenvolvimento, para se perceber que há anos que a marca Sporting padece de um problema de identidade. No programa alternativo que foi a votos no início deste ano, tocavam-se em pontos simples e à vista de quem quiser ver, pontos esses devidamente desenvolvidos nesse mesmo programa.
Mas voltemos à entrevista do André Bernardo, para destacar duas passagens
– a que exalta a arte de nada dizer
– a que fala em “rebranding” e que levou alguns Sportinguistas e darem atenção à entrevista
É verdade, André, o Sporting já fez outros rebrandings no passado, e todos estamos lembrados desse rebranding, em 2001, onde a “linhagem” decidiu que era hora de mudar sem consultar os Sócios, e não teve pejo em eliminar o SCP do símbolo
A mudança, feita sem votação em AG, continha outras várias violações aos estatutos, tais como a ausência do “SCP” e o Leão Rampante de cor amarela, mas que se lixe. Afinal, a Reebok até já tinha iniciado a produção das camisolas.
Ora, chegamos a 2022 e surgem promessas de intenção de nova mudança, pegando em dois exemplos sobre os quais tenho sentimentos distintos. Se no caso da Juventus acho uma verdadeira aberração, na qual apenas se olhou para o exercício de design enquanto estética e modernismo, no caso da Peugeot, e embora eu seja um saudosista do Rampante colocado na grelha dos carros com que cresci na década de 80, sinto que não se perdeu identidade, tendo, até, sido reforçado o conceito de “marca do Leão” através de um regresso estilizado ao passado. A questão é que o exemplo escolhido associado a um clube de futebol, me preocupa.
Resta-nos aguardar pelas cenas dos próximos capítulos, que até poderão nem vir a existir, caso todas estas intenções tenham o mesmo destino que as anteriores, onde se inclui, por exemplo, a questão da APP. Mas caso seja efectivamente para avançar, que exista a decência de consultar os sócios, ao contrário do que foi feito em 2001, ou, mais recentemente, aquando da colocação de nomes nas portas do Estádio José Alvalade, ou aquando da mudança do nome da Academia para Cristiano Ronaldo (estando ainda por realizar a cerimónia oficial de inauguração, apesar do CR7 já ter vindo dezenas de vezes a Portugal).
Nos entretantos, e porque a discussão é, na sua génese, uma forma de evolução, foram sendo desenhados e publicados várias propostas de rebranding. A que vos deixo, foi aquela que mais se aproximou de um caminho em que penso que vale a pena pensar.
27 Dezembro, 2022 at 9:56
Sobre o Rebranding….
Todos os que vi…em Inglaterra o do City ou em Itália os diversos…ficaram todos uma merda. Nenhum criou uma imagem melhor ou mais forte…todos ficaram símbolos bem mais feios.
E nenhum deles resultou em grande merda. E ninguém vê grande utilidade…
A Juventus é um bom exemplos…mudou de imagem e o crl…e a imagem do clube raramente foi mais frouxa e o clube raramente foi tão fraco como agora.
E o Sporting faz tão pouco pela marca atual que tem…não vejo porque crl é que mudar de marca vai revolucionar o que quer que seja. É daquelas merdas que quem não quer trabalhar, inventa. Parece uma grande merda, parece de alguém que fez alta trabalho…não é mais do que encomendar isto a uma empresa de design e marketing digital…
Acho uma bela merda de ideia. Que trabalhem a marca do Sporting que existe, que trabalhem o clube e os adeptos, etc…e que se deixem de merdas megalómanas mas sem sentido…
27 Dezembro, 2022 at 12:51
Subscrevo!
28 Dezembro, 2022 at 0:21
Clone Alert!
27 Dezembro, 2022 at 13:04
A Juventus tinha um Estádio com 69mil lugares ou o que era e pista de tartan. Os adeptos foram-se desligando do clube aos poucos, um bocado como nos acontece, porque haviam cada vez mais lugares vazios e a pista afastava demasiado os adeptos dos jogadores. A direção da Juventus decidiu então tirar a pista de tartan (que não era utilizada), aproximar as bancadas do relvado e reduzir em quase 30mil os lugares. Até há pouco tempo tinham sempre casa cheia, bom ambiente no Estádio o que levou a um aumento natural dos preços (a tal lei da procura). Isto é que são decisões de fundo e pensadas, isto é que devia de ser o exemplo da Juve, mas pensar uma merda destas para além do dinheiro, dá trabalho com o caraças.
Assim olha, colas o nome da Juventus que é a par do Milan o maior clube de Itália, dás uma desculpa para mexer no símbolo, fazes uma coisa praticamente igual à que tens e depois já podes vir para a TV dizer que fazes e aconteces tal como o Varandas gosta. No fim resultado prático vai ser nulo porque não é o símbolo que te faz comprar mais ou menos camisolas.
27 Dezembro, 2022 at 14:10
A Roma deve ser o clube mais bem sucedido de Itália em termos de marca. Deve ser o clube pior desportivamente com mais adeptos e mais gente que gosta dele…
Já mudou de símbolo, já voltou ao antigo….e ninguém acha que é pelo símbolo que tem essa projeção. Alguém que a Roma com um símbolo diferente tinha muito mais ou muito menos projeção?
O que o Sporting tem de criar é um ambiente em torno do clube que o torne atrativo. Seja ambiente de estádio, seja de equipamentos, seja de proximidade de adeptos, seja com merchandising a preços que façam as pessoas comprar muitos, seja com pavilhões cheios e com um ambiente que venda…Conseguem fazer isso com qualquer símbolo que seja. O que vende num clube é a paixão. Quanto mais paixão o clube gerar, mais vai vender.
Só que tudo isto dá um trabalho do crl…é muito mais fácil encomendar um símbolo novo a uma consultora e depois dizer que se revolucionou o clube com uma coisa moderna…
Enfim….mais do mesmo…
27 Dezembro, 2022 at 14:52
Não querendo estar a teimar nem a desmentir ninguém, creio que o delle Alpi era Comunale (Municipal).
Foi feito para o Itália 90.
A decisão de construir novo estádio mais pequeno creio que terá sido mais consequência da câmara não querer suportar os custos.
Julgo que o mesmo se passa agora em Milão e que o Meazza (ou San Siro) será também demolido.
Quanto ao «rebranding» parece-me prematuro pensar sequer nisso. O Símbolo foi revisto 2 vezes nos últimos 20 anos…
Tomara que se conseguisse potenciar a marca como está…
27 Dezembro, 2022 at 15:10
Penso que não…até porque o Torino saiu antes da Juve…O Delle Alpi era uma merda…pelo menos os adeptos do Torino sempre odiaram…
Mas a Juve é um clube sem adeptos. É um clube grande de Itália, o mais rico de todos porque é da zona rica de Itália, que é uma luta para encher um estádio de 40.000 lugares.
Se há clube que não é exemplar é a Juventus…a Juventus é um clube de merda, com uma imagem de merda. Ninguém gosta da Juventus.
E quem é que o rapaz do Sporting usa como exemplo? O clube menos atrativo de Itália…
Foda-se….é obra!
27 Dezembro, 2022 at 15:50
Ya o Torino usou o Alpi quando o Olímpico (se não estou em erro) estava em obras, sempre odiou aquela merda. Até os adeptos da Juve odiavam o Alpi, por isso é que fizeram um novo, mais pequeno, porque aquilo assim enche sem dificuldades, e lá está passa uma imagem mais seletiva que no fundo era o que eles queriam. O rebranding da Juventus foi todo esse, ao contrário dos outros, tem um Estádio mais pequeno, mais elitista, que enche sempre, para marketing e coisas assim serve bem o propósito.
Pessoalmente gosto da Juve mas é mais nostalgia pelos grandes jogadores que teve quando eu era miúdo do que outra coisa. Aquilo é grande como o Milan, mas em números de adeptos é o 2o maior da cidade, por isso não tem muita comparação com os outros grandes de Itália. Aquele regresso com o Conte aos grandes palcos e depois com o Alegri foi qualquer coisa de impressionante, muito gajo a custo 0, muito rejeitado, e fizeram uma equipa do caraças, coesa e homogenia. Depois fuderam tudo quando compraram o Ronaldo, se não estou em erro foi o Clube que mais divida criou nos últimos anos.
Resumindo estou como tu, a Juventus é um exemplo se querem fazer do Sporting um clube de elites, se querem tornar o Sporting ainda maior, mais próximo dos adeptos, mais global, a Juventus é tudo aquilo que não devemos de ser.
27 Dezembro, 2022 at 19:18
A Juventus é tudo o que dizes, mas é o clube mais popular de Itália. 1 em cada 3 adeptos de futebol em Itália é da Juventus.
28 Dezembro, 2022 at 9:15
E não conseguem encher um estádio de 40.000 lugares….
Não é verdade que seja 1 em cada 3, nem perto…mas…sim, é supostamente o clube com mais adeptos. Mas depois isso não se traduz em nada.
27 Dezembro, 2022 at 10:19
Escolho o ‘concept’ com que terminas o texto. Para mim, era esse o símbolo. Independentemente dos gostos, que se discutem, mas não se impõem, no Sporting até se encontram elementos que facilitam o trabalho criativo, porque tanto o leão como as linhas do emblema que vigorou entre 1945 e 2001 transmitem força, harmonia e solidez. Claro que é sempre possível asneirar. Basta olhar para o nosso símbolo actual ou pensar no estádio que temos, com vários tons aberrantes de verde à mistura com amarelo, isto num clube em que as cores principais do equipamento são verde, branco e preto.
27 Dezembro, 2022 at 10:35
Mais palha para os asininos enfardarem…
Faltam as favas e as cenouras…
27 Dezembro, 2022 at 10:52
A minha opinião – não me choca uma atualização, se for para melhor. E para quem vive desde 2013 fora de Portugal, ajudaria muito que o nome Sporting ficasse junto do símbolo. Ou seja, não gosto do que está no final do post, por não ter Sporting….
27 Dezembro, 2022 at 11:01
Eu gostava, se tiver que ser, que o símbolo tivesse além da palavra Sporting, também a palavra Portugal. Porque fora de Portugal conhecem-nos por Sporting de Lisboa, e nós somos, Sporting clube de Portugal. De Lisboa é o Steaua.
27 Dezembro, 2022 at 11:22
Para mim essa é a revolução que ninguém consegue fazer. Vamos andar 200 anos a dizer Sporting Clube de Portugal, não Sporting Lisbon! Como nenhum sportinguista quer a mudança, somos um clube com um nome comico para todo o Mundo. Sporting já soa a loja de desporto, não aceitarmos ser só da cidade em que temos estádio eleva a nossa originalidade a pontos que estamos a pedir que ninguém respeite o nome e acabe por ser descrito como “the lisbon lions” ou “sporting lisbon”.
Isto é que era tema para génios de branding, agora andar para trás e para a frente com versões gráficas do símbolo é só para encher o tempo.
Não creio que tenha solução ou em pelo menos nunca a consegui imaginar ou aceitar.
27 Dezembro, 2022 at 11:23
Acho que não consigo não gostar de nenhum, e aceito bem a sugestão que o post deixa no final.
Também acho mais importante que se duscuta outras coisas
Olhem por exemplo o facto de todo o espaço á volta do estádio parecer estar em obras. Será que o clube tira proveito, directo ou indireto disso?
E o antigo espaço da loja verde que estava no pavilhão? O que se quer fazer daquilo? Neste momento parece estar abandonado
A chamada cidade desportiva era um cesto de basquete, uns grafittis e umas linhas no chão?
27 Dezembro, 2022 at 12:49
É impressão minha ou parece que abriste os olhos?
27 Dezembro, 2022 at 15:59
Tens que deixar de ser infantil, rapaz
Ter algum poder de crítica não significa andar sempre com Discurso do bota abaixo do “tá tudo mal” que já nem se usa em muitos grupos de activismo juvenil
27 Dezembro, 2022 at 20:59
Sim sim …
Tu de juvenil tens tudo …
Hoje é uma coisa, amanhã é outra …
Tá bem tá, de atrasados mentais está o mundo cheio …
28 Dezembro, 2022 at 0:22
Clone Alert!
27 Dezembro, 2022 at 11:56
sou o único q fica à beira do vómito qd leva com referências a “ADN”?
27 Dezembro, 2022 at 12:12
Desde o primeiro momento que odeio o símbolo actual, por isso, qualquer regresso ao símbolo antigo ou aproximação ao mesmo (como a proposta apresentada a fechar o post) é bem-vinda e aplaudida.
27 Dezembro, 2022 at 12:41
Não acredito que seja um regresso ao paasado e temo que seja algo diferente de tudo o que tivemos até agora e que só vai servir para criar mais devisões entre sportinguistas como já não bastassem as que já existem.Mas vou esperar para emitir uma opinião e depois decidir qual será o neu voto.
27 Dezembro, 2022 at 12:44
voltando a isto…
só agora reparei nesta parte:
« A questão é que o exemplo escolhido associado a um clube de futebol, me preocupa. »
imagino q seja uma minoria a quantidade de adeptos da juventus q tenha achado brilhante a mudança para o símbolo actual, mas ok…
27 Dezembro, 2022 at 12:45
Volto a dizer, para mim o actual é o mais bonito emblema que o Sporting já teve! E, alguns eram horríveis, como os 3 primeiros…
Não comparo rebranding de marcas com rebranding de clubes. Ninguém é da Peugeot, ou da BMW, ou da Nike, ou do caralho! Mas as pessoas São dos clubes, que tomam como o seu e seguem sendo desse clube a vida toda. Por alguma coisa se diz que “podes mudar de emprego, podes mudar de profissão, podes mudar de mulher, mas não mudas de clube”!
Para mim não faz sentido NENHUM mexer no emblema.
Sim, é verdade que a MARCA SPORTING está muito mal explorada e muito mal trabalhada, mas, foda-se, não é de agora. NUNCA foi bem trabalhada, acho eu. E não é mudar o simbolo, e o que mais seja de visual no clube, que fará que passe a ser melhor trabalhada. Isso virá sempre do trabalho, e não da imagem – ainda que aceite que a imagem ajuda!
Quando se pega no exemplo da Juventus para dar um “bom exemplo”, foda-se, está tudo dito. Nem é preciso dizer nada. É o bater no fundo das ideias, do mau gosto, é a total aberração, é o cérebro a recusar-se a existir! Um gajo que pega no exemplo da Juventus para indicar o caminho que o Sporting devia seguir, devia ser expulso de sócio – e eu sou contra a expulsão se sócios, que só admito em casos extremos!
Esta Direcção caminha para ser a pior Direcção de sempre do clube. Já não é só o enterrar ainda mais o clube economicamente – que do meu ponto de vista é tão grave que devia ser estatutariamente impossível de fazer, responsabilizando os administradores por isso, como acontece, por exemplo, no Paços Ferreira – é também descaracterizar o clube e afastar os adeptos do Clube.
Hoje sinto-me mais distante do Clube.
Já não vou ao estádio – e ia a 95% dos jogos!
Só vejo o FF se calhar ver… Já não procuro pelos jogos!
Acontece o mesmo com o Voleibol feminino, que seguia praticamente com o mesmo interesse do FF.
Vejo menos Hóquei, vejo menos Andebol, vejo menos Basquetebol… Mantenho ainda um interesse similar no Futsal masculino – porque me parece uma modalidade fora da caixa do que se tornou este Sporting! Deixei de ver o Hóquei feminino e deixei de ver o Futsal feminino.
Vejo o FM na TV – todos os jogos que posso – mas sem a emoção que já tive. Claro, fico contente quando ganham, e fico fodido quando perdem, mas sem o peso, para um lado e para outro, salvo raras excepções – como a vitória com o Tottenham – do passado, onde vivia muito mais as vitórias e sofria muito mais as derrotas – mesmo sem sermos campeões. Já dou por mim, em alguns jogos, a achar que estou ali a perder tempo, de tão maus que às vezes – vezes de mais – são!
O que esta gente tem feito economicamente, que é enterrar o Clube, vai condicionar o futuro – sejam eles a lá estar, ou sejam outros! E, parece, pouca gente percebe que sem dinheiro, o sucesso estará sempre mais longe…
27 Dezembro, 2022 at 14:37
O exemplo da Juventus é ótimo para mostrar a absoluta inutilidade de mudar um símbolo e não a marca do clube….
O clube exemplo que ele dá deve ser o clube ou um dos clubes com pior imagem a nivel mundial atualmente. E tem um símbolo novo.
Porquê? Simples…porque a imagem que o clube passa é horrível. E por clube, entenda-se…os seus dirigentes (ou ex dirigentes). Aliás, era um clube com uma boa imagem e com “pinta”, até pela recuperação que fez do tombo depois de descer. Depois veio a sobranceria, a perda de identidade, os negócios absurdos, a perda de classe, as declarações ridículas e os resultados de merda….e ficou com a imagem que tem agora….
Valeu-lhe zero mudar o símbolo. Que, diga-se de passagem, é feio como a merda….
Já nem vou falar do do Inter ou da Fiorentina…que apetece cometer suicídio alheio só de os ver…
28 Dezembro, 2022 at 0:23
Clone Spam Alert!
27 Dezembro, 2022 at 12:53
O que dá trabalho é para os outros, o rebranding paga-se, alguém faz, mudanças de fundo, que aproximem os adeptos do Clube, ou neste caso o Clube dos adeptos é que fica mais fdd porque tem de ser trabalho feito pelo CD. Eu ainda estou para ver como é que o rebranding influência realmente os proveitos do marketing. Na Juventus a maior medida que tiveram para influenciar o que quer que fosse foi há uns anos quando reduziram os lugares no Estádio, o rebranding duvido que algum adepto tenha sequer gostado, até porque opinião pessoal, o escudo da Juve era bem bonito.
Sinceramente coisa para encher chouriços, vamos ver se não dá porcaria.
27 Dezembro, 2022 at 13:09
A Loja Verde já mudou de nome sem ninguém perceber porquê… Vamos ver o que acontece neste caso!
O meu pai (com 68 anos) diz que enquanto o leão no símbolo estiver a andar para trás, não vamos a lado nenhum 🙂
27 Dezembro, 2022 at 13:53
Símbolo mais lindo 1945-2001… simpes, inesquecível, identidade total… dava-lhe um makeupzito pra ficar mais estético… mas o concept seria esse…
Mas volto a frizar… a prioridade número um é escorraçar os fdp que assaltaram o clube – e que gozam, humilham e ofendem os sócios sempre que têm oportunidade -, a andar dali pra fora… até lá será palha pra burro… o pessoal a ‘discutir’ e a ‘opinar’ sobre o assunto ‘rebranding’, que eles acham que vão decidir em AG, e esses criminosos já têm essa alteração definida e decidida… e o tempo que resta até à oficialização desta decisão apenas servirá para eles engendrarem mais uma forma de foder mais uns milhares de euros ao Clube com mais esta cenoura…
27 Dezembro, 2022 at 14:26
Total concordância!
27 Dezembro, 2022 at 21:02
+1906
SL
27 Dezembro, 2022 at 13:58
“continha outras várias violações aos estatutos, tais como a ausência do “SCP” e o Leão Rampante de cor amarela”
Sobre a co do leão confesso a minha ignorância que tal violava os Estatutos, pois lembro-me que na bandeira que o meu irmão me deu no dia que me tornei Sportinguista (tinha 3 anos de idade) o leão era amarelo (cor natural dos leões, apesar de os haver em branco).
27 Dezembro, 2022 at 13:59
*a cor do leão
27 Dezembro, 2022 at 15:55
Sou designer e acho o leão um símbolo fortíssimo! Quase não precisa de mais nada sem ser o SCP.
Escolheria o concept talvez sem o contorno.
27 Dezembro, 2022 at 18:15
Sendo tu designer deves concordar que ter um enquadramento gráfico sólido e bem definido facilita muito aplicações. Principalmente num clube desportivo que as tem muitas e bem diversas.
Adicionando a isto o registo heráldico (passe o palavrão…) que um “escudo” traz ao emblema, o contorno de que falas passava a praticamente fundamental. Não foi à toa q foi evoluindo para isso até que o lá colocaram em 45 …
Eu optaria pela proposta q retira as riscas ao escudo, aumenta a dimensão do rampante e mantém a sigla. Percebo que as palavras Sporting e Portugal tenham estado no emblema ( julgo q era o insuportável Sporting Lisbon que se pretendia combater .. sem sucesso …), mas já se viu q não fazem lá grande coisa para além de ruido como dizia o outro coiso.
Mas se fosse mesmo eu a decidir não se mexia era em rigorosamente nada. Dá bem para trabalhar a marca tal como está. E se há coisas a fazer antes de um rebranding … o se há …
27 Dezembro, 2022 at 18:25
pequena adenda: só em suportes físicos, a substituição de material é um negócio do camandro q já deixou alguém a esfregar as mãos de contente. Vão encher-se uns bolsos à grande…
27 Dezembro, 2022 at 20:48
Subscrevo!
27 Dezembro, 2022 at 16:19
“É daquelas merdas que quem não quer trabalhar, inventa. Parece uma grande merda, parece de alguém que fez alta trabalho…não é mais do que encomendar isto a uma empresa de design e marketing digital”
É tão, mas tão isto!
Estamos perante uma direção de incompetente peneirosos, que não fazem um caralhinho mas preocupam-se em deixar “heranças”!
Pintam o chão de laranja, metem uma tabela de basket e fazem uns grafites e inauguram a “Cidade Sporting” (já tinha sido inaugurada)! Metem placas em todas as portas, balizas, campos de treino! Mudam o nome da academia! Agora é mudar o simbolo!
Foda-se… trabalham pra caralho!
PS. Quem pensa que o novo simbolo terá alguma coisa do simbolo antigo (vigente até 2001) desengane-se! O gordo cocaínomano demonstrou demasiado amor ao simbolo antigo. Como sabemos, esta genta deita e acorda com medo do fantasma do gordo!
27 Dezembro, 2022 at 17:29
Se o exemplo é a juventus, vão para o caralho.
Sendo o Sporting clube de Portugal um clube com 116 anos de história, é uma marca mais que sólida, sendo mais forte ou fraca ao longo do tempo conforme os êxitos e visibilidade que vai tendo.
Os lampiassos por exemplo ainda têm o milhafre a cagar numa roda de bicicleta e funciona, porque o rebranding não passa por mudar o símbolo se este for parte da identidade colectiva.
Também não o nosso poderá dar um salto às versões mais tradicionais, mas a modernização do estádio por exemplo, visto por milhões quando há jogo da champions, seria na minha opinião, mais efectiva.
27 Dezembro, 2022 at 18:05
Acho que cada macaco no seu galho; existem pessoas capacitadas para desenhar um novo símbolo, optimizar conteúdos ,etc; o design gráfico, marketing, etc na6o podem ser decididos por pessoas que continuam a achar o nosso estádio bonito ou que quer que seja. Em ambos os casos (imagem e projeto de marketing) estaria muito mais motivado para uma apresentação de um conjunto de três propostas selecionadas, para evitar a manhosice do Taveira apresentar o melhor projeto (leia-se o melhor preço) de acompanhamento da obra (terá sido zero? euros…) com a premissa que o seu filho forneceria a decoração (os azulejos). Não posso jurar que isto tenha sido assim, mas foi parecido pelo menos, e um desastre.
27 Dezembro, 2022 at 18:13
Espero bem que não matem o original Leão do símbolo ( a forma como foi originalmente desenhado ) e as letras SCP com o dizer em baixo Portugal.
Embora o atual não seja feio, para mim, o anterior antes do atual era o meu preferido. Quanto mais se inventa pior fica, a europa e o mundo tem que conhecer o mesmo símbolo durante uma eternidade, como o Barcelona, Bayern, Real Madrid, Liverpool, emblemas que ficam na memória uma eternidade. Tenho para mim, que um emblema é uma coisa “sagrada” é “quase” como as origens de um clube.
Não concordo com mais alterações, já foram demais.
27 Dezembro, 2022 at 19:35
Voltando ao tema, vou ter de me repetir, como fiz em 2017.
Acho que o emblema actual é fraco ( a nível de comunicação ) , porque não dá destaque ao mais importante, o Nosso Símbolo nem ao anacronismo “Scp”
Pegar em características dos dois últimos emblemas e criar o novo.
Acho bem essa mudança.
Só quero é quem o seu a seu dono.
Porque o que vejo por aí é apenas a repetição do que eu fiz na altura.
PS pena não de poderem por imagens aqui. Vou tentar faze-la chegar ao Cherba.
27 Dezembro, 2022 at 19:39
Enviei a imagem por mensagem para o Cherba Kov no FB
27 Dezembro, 2022 at 19:57
O rebranding vai acontecer, ponto final!
27 Dezembro, 2022 at 21:04
Ahahahahahah
27 Dezembro, 2022 at 21:13
Há tanta coisa que vai acontecer… E bem antes do rebranding!!! Infelizmente, nesse momento não vais aparecer por aqui…
De qualquer das formas, prepara-te porque já faltam poucos dias…
28 Dezembro, 2022 at 8:57
claro que vai acontecer… seja o símbolo que for com a cor que calhar… já está decidido pelos teus donos… dá-me pena é haver tanto ingénuo ou desprovido de cérebro que acha que vai decidir se há alteração ou não em AG… é óbvio que vai acontecer, gostem ou não já está decidido… é agradecer aos fdp que apoiaram estes golpistas dando-lhes com um gato morto nas trombas até ele miar, ou desfazer-se na tromba do fdp…
…eram cabalas…
… o gordo já foi, a seguir vão vocês carneirada… sobrinho dixit