Na visita à Luz, num dérbi onde só a vitória lhe servia, o Sporting foi aquilo que consegue ser, fruto de uma época pessimamente planeada e de um plantel extremamente desequilibrado, que oferece ao Leão uma manta feita de gente cheia de vontade, mas onde faltam peças que permitam tapar todas as necessidades da equipa
Se o Sporting visitasse a Luz a três ou quatro pontos do rival, podia dizer-se que o empate a 2, ainda com mais de meia volta do campeonato por cumprir, era um bom resultado. Acontece que o Sporting visitava a Luz a uma dúzia de pontos do rival, líder do campeonato, com a agravante de também estar a nove de distância do segundo classificado e a cinco do terceiro, ou seja, apenas a vitória servia os interesses dos verde e brancos (e corremos o risco de cair para quinto, caso o Casa Pia vença no Estoril).
Diga-se em abono da verdade, que o Sporting entrou bem no jogo, fruto de uma pressão consistente, como que convidando o benfica a procurar a bola (coisa que os encarnados não sabem, propriamente) e a abrir espaços, nomeadamente deixando isolados os laterais Bah e Grimaldo, abrindo caminho às subidas de Nuno Santos e do incrível Porro, que ainda foi o primeiro a criar uma situação de perigo, na marcação de um livre directo.
Foi preciso esperar cerca de 15 minutos para que a bola voltasse a rondar uma das áreas de forma efectiva, desta feita a do Sporting, com Adán a dizer presente às tentativas de João Mário e de Rafa, esta última permitindo a Coates sair a jogar com um cabrito dentro da área, que merece ser visto em loop pela categoria. Focado no plano traçado, o Sporting voltou a investir pela direita, onde Porro tem energia suficiente para contagiar Edwards, deixando Grimaldo às aranhas quando o inglês cruza para a pequena área, onde Trincão aparece a emendar a meia com Bah, e a provocar a festa dos três mil Sportinguistas presentes em casa do adversário.
Estavam decorridos quase 30 minutos do primeiro tempo, e o Sporting parecia conseguir anular um benfica que também já teve melhores dias, com Ugarte a engolir o meio campo, parecendo estar em todo o lado e ser capaz de disputar todas as bolas. Depois, aconteceu o que já aconteceu tantas vezes esta época: uma falha de concentração defensiva e golo do adversário. 1-1, resultado com que se chegou ao intervalo.
No recomeço, logo aos cinco minutos, penálti claro sobre Paulinho, mais expedito do que António Silva a atacar a bola, com o defesa encarnado a chegar atrasado e a derrubar o ponta leonino (alguém mostre as imagens ao Schmidt, para ele não fazer tristes figuras nas press). Pote pegou na bola, sorriu e meteu-a lá dentro. Os Leões estavam novamente na frente, mas a capacidade de segurar a vantagem e de ser uma parede defensiva, voltou a durar apenas dez minutos. Gonçalo Ramos foi novamente deixado sozinho, e só teve que encostar para o bis, já na linha de pequena área.
Depois… depois aconteceu o mais normal, tendo em conta o estado das duas equipas. Os lampiões, muito menos vertiginosos a atacar do que há três meses, apenas de bola parada voltaram a criar perigo, pese as diversas soluções que estavam no banco. O Sporting, fruto de uma época pessimamente planeada e de um plantel extremamente desequilibrado, voltou a ser uma manta feita de gente cheia de vontade, mas onde faltam peças que permitam tapar todas as necessidades da equipa sem destapar outras. A saída de dois rapazes para Inglaterra, por exemplo, não foi devidamente acautelada para que a qualidade e a intensidade de mantivesse, e isso ajuda a explicar, muito, a forma como a defesa se mostra mais exposta ou o facto de não termos conseguido segurar as duas vantagens no marcador. Depois, terminar um dérbi com um trio ofensivo composto por Jovane, Arthur e Chermitti, com o extra do puto ser lançado meio à toa (e respondeu bem, tal como Rodrigo Ribeiro havia respondido quando lhe tocou essa prenda), é igualmente sintomático.
Ou, se preferirem, é o que é, e numa altura em que Janeiro vai a meio, o facto de estarmos mais preocupados em garantir que Porro fica, do que em ir ao mercado buscar as soluções que levem a equipa para outro patamar, mostra que o melhor que temos que fazer é respirar fundo e aguentar, que a viagem 22/23 é longa e só termina no final da Maio.
It is what it is, and I know it’s all that we got
It is what it is, and I know it feels like a lot It is what it is, what it is And I’m tired of trying to make it be what it’s not
16 Janeiro, 2023 at 16:24
O problema não foi o empate de ontem … muito grave foram as 4 derrotas com Boavista, Chaves, Arouca e Marítimo …
A equipa ontem jogou bem num contexto muito difícil … a 12 pontos do rival que vai em primeiro lugar … numa luz cheia e barulhenta … mas PARABÉNS aos nossos 3m adeptos que se ouviram e que estiveram top no apoio à nossa equipa!!!!!
UGARTE esteve enorme mas, sublinho novamente, a equipa esteve bem … e com vontade inexcedível…
claro que no primeiro golo COATES talvez pudesse ter feito canto…
e no segundo golo das galinhas a linha defensiva não esteve sincronizada com o PORRO …
Nota positiva, por muito que me custe, para o novo sistema de som e luz e placards do estádio dos lampiões… para quando algo similar (melhor ainda) no nosso ?!?!
SL
16 Janeiro, 2023 at 16:55
Calma. Uma coisa de cada vez.
Já temos um camarote presidencial como os maiores da Europa…
16 Janeiro, 2023 at 17:27
Faz imenso tempo que vejo aqui e eu próprio a falar de iniciativas que o clube poderia e deveria fazer para atrair mais pessoas ao estádio e pavilhão.
Mas pronto é continuar a estoirar 2M em Rochinha mais 5 em Esgaio ou 10M em vinagre e siga…
16 Janeiro, 2023 at 22:48
Os led’s parecem me fácil de implementar.
Mas o nosso estádio “já nasceu torto”.
Com as cadeiras verdes a coisa ficou melhorzita, mas o ambiente no geral é fraquito e ai a direcção passada dava 10-0 a qualquer outra que passou, desde que vejo o Sporting.
16 Janeiro, 2023 at 17:19
Entre 2013 e 2018, alguma vez estivemos em 4.o lugar a 12 pontos do primeiro?
16 Janeiro, 2023 at 17:43
… à 16ª jornada… ou seja, ou fazemos uma 2ª volta impecável, ou avizinha-se mais um recorde no final da época…ou recordes…
… recordes negativos óbvioo…
16 Janeiro, 2023 at 17:52
2013 não foi a época dos 4 treinadores, vercauteren, jesualdo, etc? Ainda foi pior… Embora esta época ainda não tenha acabado.
Z
16 Janeiro, 2023 at 18:06
Entre
Ou seja 13/14 até 17/18
16 Janeiro, 2023 at 21:35
Não é que isso importe muito
16/17
Jornada 18
4o lugar a 10 pontos do líder
Sim, com JJ e com BDC tambem aconteceu.
Anos assim infelizmente tem sido habitual
16 Janeiro, 2023 at 21:57
Bela resposta do gabinete de crise! Voltamos a falar na jornada 18… boa!?
Z
16 Janeiro, 2023 at 22:26
é o melhor que arranjas??… estavamos a menos pontos e já iámos na 2ª volta… no final desse campeonato ficámos à mesma distància que estamos AGORA à 16ª…
… vamos ser os campeões da segunda volta certo??
16 Janeiro, 2023 at 22:45
Ui estávamos a 10 com 2 jogos a mais, coisa linda e íamos tão bem, grande diferença de fato, realmente.
16 Janeiro, 2023 at 23:22
Estávamos bem melhor, acredita!
Tínhamos uma Direção com D bem maiúsculo!
17 Janeiro, 2023 at 10:09
uiii… que a framboesa veio logo defender o indefensável… nesse ano terminámos em TERCEIRO, a 12 pontos…
… esta época vais a DOZE PONTOS, À DÉCIMA SEXTA JORNADA e estás EM 4º…
CONSEGUES VER A DIFERENÇA???????
Claro que nessa cabecinha oca, vamos fazer uma 2ª volta de sonho, e nos próximos 18 JOGOS vamos vencer TODOS, terceiro ou segundo lugar certinho e ficaremos a menos de 12pts…
tu és daqueles que já leva o lubrificante no bolso, a ti já nem te doi nada…
17 Janeiro, 2023 at 11:01
‘estávamos a 10 com 2 jogos a mais’…
e sabes porque é que esse dejecto COLOCOU 18ª jornada??????????
… porque se colocasse 16ª jornada, em 16/17 estavamos a 7 ou 8 pontos…
… já era uma diferença bem menor que 12, então vamos colocar mais duas jornadas para aproximar mais do 12…
a rectidao e honestidade desta gentinha é apenas pra acéfalos sem duvida…
17 Janeiro, 2023 at 9:22
Portanto: Não.
E mesmo nesse ano, À jornada 16 (na que estamos): Primeiro: 41 pontos. Sporting (4º): 33 pontos (os mesmo que o 3º e -2 que o º). +4 pontos que temos agora e menos 3 de distancia para o 1º.
Mesmo nesse ano, péssimo, estávamos bem melhor que hoje…
Os 2 únicos anos que equivalem com este é o do fim do Godinho Lopes e o 2º ano do Varandas…2 anos dos piores 3 de sempre (creio que serão fácilmente de sempre)…têm a marca Varandas.
17 Janeiro, 2023 at 13:15
12 pontos é a pergunta.
Foste perder tempo para dares uma resposta errada.
Tem sido assim a vossa governação.
Perdem tempo e fazem perder tempo.
Só ganham tempo para roubar o clube.
16 Janeiro, 2023 at 22:43
Discussão de merda.
O que interessa o que fizemos nessa altura?
Nos últimos 23 anos, fomos 1 ou 2 vezes campeão e uma foi com este treinador atual.
Porque não fazes tu a pesquisa e vens aqui lançar os dados?
Com JJ no 2º ano, tivemos parecido ou perto disso e nos ultimos 20, é um cenário mais repetido do que ao contrário, não a 12 pontos se calhar até mais…mas poucas as vezes que arranhamos o titulo sequer.
17 Janeiro, 2023 at 13:53
Só que não. Não é verdade. A banalização da merda descomunal que está a ser esta época é absurda:
– No ano do LJ fomos muito melhores do que “isto” (tínhamos mais 8 pontos que agora e estávamos em 2º a 2 pontos do primeiro);
– No ano do MS mesmo assim fomos melhores do que isto (tínhamos mais 4 pontos, estávamos na taça eliminando o porco e na Liga Europa por mérito próprio não tendo passado pelo roubo em Schalke)
– 2015/16 nem se fala (tinhamos mais 22!!!! pontos que agora).
– 2016/17 o tal ano horrível do JJ, tínhamos +4 pontos que agora, tínhamos os mesmos pontos que o 3º, estávamos a 2 do 2º e estávamos a 8 do primeiro
– 17/18, ultimo ano do JJ tínhamos mais 11(!!!!!) pontos que agora
– Mesmo na primeira época do Varandas, que foi uma merda, tínhamos mais 5 pontos que agora!! Com uma parte feita pelo Peseiro e outra pelo Keizer. Juro.
Estamos com os mesmos pontos que tínhamos na época de Keizer e de Pontes e de Silas e que pareceu um inferno…..estamos a fazer uma época do mesmo nivel de quando tínhamos Bolasie e Jesé Rodrigues a titulares. Com Eduardos e Camachos e o diabo a 4…
Nem vou às 2 anteriores porque estávamos obviamente muito melhores e a memória chega bem para perceber isso.
Por isso não! Esta época não está a ser nada de parecido com uma época normal do Sporting e muito menos um cenário repetido. Esta época está a ser ao nivel das piores de sempre do Sporting. Top 3 das piores épocas de sempre…
16 Janeiro, 2023 at 22:43
Quando escrevi aqui antes do início do campeonato que o plantel era curto, que era desiquilibrado, que faltava pelo menos 1 central, 1 avançado, e 1 guarda redes minimamente perto do nível do Adan, que a pré época tinha sido um desastre em planeamento e que o Sporting não estava preparado para lutar pelo título , fui insultado, enxovalhado, era viúvo, traidor, palhaço e monte de merda, no fundo não percebia nada de bola. O que para mim era uma evidência para muitos era só pessimismo e anti sportuinguismo. O Trincão era fenomenal, o Morita ia explodir, o Reis chegava e sobrava, o Israel era um diamante por lapidar, o Amorim é que sabia, era confiar, era apoiar, etc etc. Folgo em saber que afinal me dão razão. Posso perceber muito menos de táctica do que muitos aqui, mas vejo futebol há 40 anos, sei bem como se prepara uma época, um plantel. Isto é simplesmente vergonhoso, tanta incompetência e infantilidade nem num clube das distritais quanto mais num clube com os pergaminhos do Sporting. Agora se querem acreditar que vai ficar tudo bem só porque sim, epá força continuem, eu não vou continuar a insistir que o que nasce torto jamais se endireita. Fico pasmado com as declarações do Amorim que vocês aplaudem, mas lá está, tenho a tendência de pertencer aos 5% que não marcham com a carneirada.
17 Janeiro, 2023 at 10:16
… há aqui alguns que nem à paulada conseguem compreender o TODO…
… e para mim a conclusão é óbvia, gentinha desprovida de raciocinio autónomo (nem sei se entenderão o significado do que escrevi)…
16 Janeiro, 2023 at 23:16
Isso mesmo…
Até parado o relógio está certo duas vezes ao dia…
A probabilidade de correr mal, em Portugal, é sempre maior…
Podes já dizer mal da próxima que até te arriscas a acertar…
Quando se dizia que o que precisávamos era de uma carrada de argentinos de metro e meio para o meio campo…
Sporting sempre, com cocas ou varandas, a jogar bem ou mal, que vire lampião se fizer as figuras que a cambada de judas fazem aqui na tasca…sempre a malhar…nojo…
16 Janeiro, 2023 at 23:46
Eu só falo contigo quando aprenderes a ler e deixares de ser um aldrabão ignorante e vendido. Depois da tua última de ontem que dizias termos 1/3 do orçamento do essiobe e portanto tinha sido um resultado extraordinário, já não dedico mais tempo a refutar as tuas canalhices
16 Janeiro, 2023 at 23:57
Seu atrasado mental, eu disse que tínhamos menos 1/3 do orçamento, isto é, menos 33% que o Benfica.
Vai lá ler, se nem entendes português como queres ser levado a sério…
Vai lá ver!
17 Janeiro, 2023 at 0:01
Jx
15 Janeiro, 2023 at 19:58
A estupidez é deslealdade da maioria daqui Deixa-me perfeitamente desiludido.
Vamos ao campo do adversário que está em primeiro, com um orçamento pelo menos 1/3 superior, quase ganhámos, uma arbitragem inacreditável e estes colunas de lesma atiram-se à equipa com tudo…
Escumalha lampião, temos muitos a escrevinhar aqui.
Já agora ó ginha vai para a puta que te pariu… Vai comentar o nojo do teu clube…
17 Janeiro, 2023 at 0:09
Diz lá quanto é o orçamento do Braga que vai 7 pontos à frente, ou do casa Pia que vai 3 pontos atrás de nós. Já agora fala nos orçamentos do Marítimo, do Varzim, do Boavista e de todas as equipas de merda com quem perdemos este ano. T’as como o Varandas, orçamentos só vem à baila para justificar algumas derrotas quando dá jeito, tangas do caralho.
17 Janeiro, 2023 at 0:18
Para justificar os 12 pontos de atraso vens com a conversa de menos 1/3 do orçamento, já para o Braga com 30% do nosso, ou do Varzim com 1% do nosso, a conversa dos orçamentos desaparece logo. Nas modalidades também é fazer mais com menos, os projectos e outras tangas, depois quando levamos cabazada já é o orçamento, no Futsal já é a competência que vence, é conforme o gosto do freguês. És um hipócrita e um sonso igual ao teu amigo presidente.
17 Janeiro, 2023 at 8:22
Essas equipas todas…e ainda há mais….é que fodem a narrativa dos orçamentos.
Pensei que essa conversa já não servia mas a JoanaXXX foi requentar ao micro ondas…
Que gente estúpida meus senhores…
17 Janeiro, 2023 at 10:19
… não percas tempo Rodrigo, este dejecto a única coisa que sabe fazer é chupar e andar de lub no bolso…
17 Janeiro, 2023 at 7:23
Que aldrabão meus Senhores!!!
Olha lá… já encontraram o grego?!
Z
17 Janeiro, 2023 at 8:52
Não. Os argentinos de meio metro é que eram grandes contratações. Continuo a achar que o grego tem tudo para jogar.
17 Janeiro, 2023 at 11:13
Errado, boas contratações são quando dás valores exorbitantes, algumas que apenas incluem uma percentagem do passe, por jogadores que não jogam
16 Janeiro, 2023 at 23:42
Portanto estar em 4 é bom, porque quando ficou em 4, foi campeão no ano seguinte, ya fezada, muito bom mesmo, estou entusiasmado. Não precisa de avançados porque o chemeti ou lá como se chama fez 20 Min na luz e agora se renovar, atenção apenas se renovar será de repente o nosso avancado junto com o Rodrigo Ribeiro, que diga-se de passagem… tem-se fartado de jogar, isto é tudo absolutamente lógico, organizado e planeado, ou antes o seu contrário . O Sotiris craque que vinha substituir MN, afinal é um puto que tem de evoluir, o ganês é para rodar na B ou sei lá, talvez lançar nas Antas assim num jogo qualquer. Estes 2 jogos eram fundamentais, mas não sei para quem, pela atitude demonstrada na Madeira, só se eram fundamentais para o casa pia. É disparates atrás de disparates, começando pelos elogios ao SLB, ao seu treinador que sabe muito mais que ele, aos adversários que nos querem pela frente, uma desconsideração constante pelo Sporting, já para não falar do brilhantismo táctico, na escolha do 11, ou nas substituições totalmente inconsequentes. Enfim, não percebo como aturam isto assim como o palhaço mor que gere isto tudo com tanto jeito para o trabalho como o Eduardo mãos de tesoura para jogar voleibol. Eu por mim, aguardo serenamente a passagem do circo, quando acabar a mama saem de fininho por certo.
17 Janeiro, 2023 at 10:23
… espero que não saiam de fininho… eu gostava que saissem na horizontal em estado de coma irreversivel… ou sairem na vertical, em direção a umas estacas ao alto e empalá-los… pra fdp, fdp e meio…
17 Janeiro, 2023 at 9:03
Luis Phelype já regressou do Japão.
Já não precisamos contratar um ponta-de-lança…
17 Janeiro, 2023 at 11:37
Shhh que o Chermiti ainda não renovou.
Diz o pai do jogador que é tudo uma questão de dinheiro.
17 Janeiro, 2023 at 11:42
Pois…em principio, é….
Até do ponto de vista negocial, aquela entrada na Luz é uma coisa descabida. Olha o chavalo marcar aquele golo! Nunca mais renovava ou a renovar era por uma guita bem mais valente…
Espero que o puto decida antes de dia 31 de Janeiro…se ele decide não renovar lá para dia 2 de Fevereiro o Amorim ainda diz “então mas…e agora? Não posso ir ao mercado?!?! Olllhhhaa…que pena….”.
17 Janeiro, 2023 at 11:58
… essa só está alcance de quem faz acrobacias na forma de gerir o Clube… nada de novo…
… uns são encostados porque ainda não renovaram… outros na mesma situação, são lançados no jogo de maior visibilidade da época, contra o maior rival…
… lógica ou coerência não existe, então fica fácil entender o CAOS e a BALBÚRDIA que é a gestão de ativos destes golpistas criminosos…
17 Janeiro, 2023 at 12:34
São abordagens conforme o perfil psicológico do jogador.
Se tiverem um perfil mais agressivo, treina no pinhal até renovarem, se tiverem um perfil mais manipulável recebem um “doce” contra um rival.
Devem ter um gabinete de consultores só para isso…