… sem dúvida… indo mais além, a culpa é de quem lá pôs esse ”patrão’…
Adoro a Ana Borges… por mim eram todas como ela… ou seja, a referência nas contratações… raçuda, combativa, resiliente e depois ela tem este amor ao Clube… priceless…
Eu que a conheço desde sempre sei bem que é tão Sportinguista como eu…e esse é o problema. Não dela, mas de quem manda.
Não deve tardar muito a ser convidada a ir para outro lado. É este o Sporting que temos. É uma merda?é. Mas é o que os sócios querem.
Também o conheço e não há gajo mais sportinguista que ele.
Representa tudo o que é o Sporting mas não lhe dão o reconhecimento (mesmo q financeiro) do seu profissionalismo, competência e sportinguismo.
A falha é da Direcção que se está a cagar para o FF e para vocês.
Sejas tu, seja uma Mariana Rosa, a culpa não é vossa, que dão tudo o que têm para dar ao Clube. A falha é de quem não dá o que devia, de quem não tem visão, de quem não é competente e não vos dá condições. A culpa é de quem tornou o FF num passeio para o Benfic@ que vai limpar os títulos todos do FF esta época e, pelo caminho, vai ser assim nos próximos anos!
Daqui a 2 ou 3 anos, qualquer boa jogadora portuguesa vai querer jogar é no Benfic@, seja lá adepta do Sporting, do Porto ou de quem for!
A culpa também é um pouco nossa, sócios do Sporting, porque somos coniventes com esta merda! Não temos brio, não temos exigência, e muitas vezes nem temos cérebro…
Sou sincero e não gosto de ver FF. Já tentei várias vezes e acabo sempre por desligar passado pouco tempo.
Dito isto, este é mais um exemplo da falta de capacidade desta direção em cativar os sócios e adeptos. Numa modalidade que está em crescimento no mundo todo, não seria preciso grande investimento para termos uma equipa para brilhar, tanto cá como lá fora. A imagem que isso daria ao Sporting compensaria, e muito, o investimento. Basta ver o que fizeram os lampiões.
A falta de visão e estratégia desta malta que gere o clube roça o amadorismo. Basta ver os números das assistências em Alvalade. Só isso devia fazer soar todos os alarmes e mais alguns mas para esta direção está tudo bem. Pouca gente e pouco barulho…
No futebol feminino não somos competitivos e a responsabilidade é de quem comanda. vou ser mais uma vez polémico mas é a minha ideia,não quer dizer que seja a certa.
Agora muitos que andam por aqui sabem exigir mas não pagam as quotas.
O Sporting é um clube mais pequeno que o Benfica, pode durante dois ,três anos aguentar-se com eles , mas eles têm muitos mais adeptos e pagantes que o Sporting.
Sabemos que o clube está mal gerido, as pessoas não estão a ir ao estádio nem ao pavilhão e isso é da responsabilida da Direção. É necessário trabalhar muito melhor o contacto com os adeptos e sócios, ao mesmo tempo efetuar opções desportivas. É preciso muito trabalho e ambição queé aquilo que se não está a ver esta Direção.
A única coisa que realmente vemos subir a qualidade é a formação do futebol e é um dos fatores mais importantes, aliás o mais significativo, pois é daí que vem a base de maior da sustentabilidade do clube.
o maior factor de galvanização dos adeptos é ter uma boa equipe de futebol o que neste momento não acontece pois estamos a 12 pontos do primeiro e a lutar pelo quarto lugar. Adireção tem obrigação de dar a volta a isto.
Além disso, o Varandas está farto de dizer que batemos o recorde de quotização todos os anos. Virem com a desculpa de não se pagar quotas é ir contra o que o Varandas diz. Ou há um problema em não pagar quotas, ou se batem recordes de quotização. Não podem ser as duas coisas. Com um problema em não pagar quotas, nunca se bateria um recorde de quotização. Quem não paga quotas acaba por ser uma minoria residual que, de qualquer maneira, não tem nada a ver com o FF e a falta de investimento que existe na modalidade!
Mais uma vez, Chico, tu demonstras não só um desconhecimento de como as coisas funcionam, como uma total falta de visão da coisa!
Além disso, meu caro, tu até podes ver subir a qualidade da formação. Mas é porque estás a leste da realidade.
Da formação veio uma jogadora de qualidade em 6 ou 7 anos: Andreia Jacinto.
Veio outra que é interessante: Alícia.
Não veio mais ninguém.
Não venhas com conversa para encher chouriços que pode pegar para quem não vê um boi do que é o FF mas para quem segue a modalidade não pega de modo nenhum.
Jóia, Mariana Rosa, Joaninha, Vera Cid, Andreia Bravo, Inês Gonçalves neste caminho NUNCA serão jogadoras do nível da Andreia Jacinto, que é uma jogadora um pouco acima da média – suplente na Real Sociedad a maior parte das vezes e com um défice de intensidade já evidente para o que é o futebol espanhol!
Outro exemplo é a Marta Ferreira. Interessante para o Damaiense, nunca uma mais valia para o Sporting.
Tens depois 2 jogadoras mais jovens com potencial: a Maria Ferreira e a Maísa. Mas, mais uma vez, são pequeninas, sem corpo, jogam mal de cabeça, não têm grande remate. Vão ter dificuldades quando forem opção ao nível dum futebol mais exigente – já se viu isso neste jogo com o Benfic@ com a Maísa, que não fez uma jogada!
Apostar na formação é necessário e obrigatório mas também requer que tenhas jogadoras com condições para a pratica da modalidade – que há poucas em Portugal, pelo que é fundamental não deixares escapar nenhuma, o que é difícil, porque nem todas vão dar jogadoras!
A sustentabilidade da SAD vem da boa gestão, algo que não temos.
Olhamos ao dinheiro que entra mas andamos distraídos com o avolumar das dívidas. Será herança de futuras direções e por isso estão pouco preocupados em pagá-las.
Espero que os sócios rejeitem em AG qualquer tipo de propostas de investimentos megalómanos em cidades desportivas sem que as dívidas estejam no máximo na casa das 3 dezenas de milhões (40M era um escandalo no tempo do maluco).
JHC, temos de dividir em duas perspetivas, a sustentabilidade do clube e a sustentabilidade da SAD.
O clube precisa de ter na sua administração quem defenda os seus interesses nomeadamente na relação com a SAD. Sabemos que por regra é a mesma pessoa (mas não quer dizer que tenha de ser sempre assim*), mas é diferente existir quem faça a gestão preocupando-se sempre a salvaguardar os interesses do clube em detrimento do interesse da SAD pois nem sempre são ou serão coincidentes.
A direção anterior sempre teve esta visão e preocupou-se em encontrar receitas (SportingTV, aumento de sócios, 100% das quotas p/ clube …) que além de permitir a sustentabilidade do clube deu para aumentar o património.
A atual tem-se limitado a aumentar as despesas nomeadamente salários e novas modalidades caras e extinguiu outras, suportando tudo com a injeção de capital pela SAD, aumentando sobremaneira a dependência do clube da SAD. Neste ultimo ano criaram uma nova receita que é o direito de utilização de marca, que nunca foi devidamente explicada e é manifestamente insuficiente para as necessidades atuais.
Já da sustentabilidade da SAD, com adiantamento de receitas e a enorme divida a fornecedores, diz o que há a dizer sobre o rumo tomado.
*Julgo que na altura do Duque, o presidente da SAD não era o presidente do clube.
Olá Malcolm,
Li algures que a dívida do Clube à SAD e à Plataformas, ou já está ou aproxima-se dos 30M de euros fruto da antecipação de receitas futuras. E isto é apenas o Clube.
A SAD já teve dívidas a superar os 100M. Desconheço a situação actual.
Mas faz bem em corrigir-me pois as situações do Clube e SAD têm de ser vistas e analisadas em separado e com o mesmo rigor antes dos sócios validarem o que quer que seja.
No entanto como endividam-nos e antecipam como se não houvesse amanhã (e o arrepio dos estatutos), temo que decidam novos endividamentos sem consultar ninguém.
Também ainda estarão a preparar as contas consolidadas que prometeram apresentar há alguns meses atrás. Lá para 2026, com sorte…
Nas contas da SAD em Junho 2022 a situação era esta:
o Clube deve à SAD 21.748M
A SAD deve à Plataformas 10.038M (adiantamentos que a SAD fez dos direitos de transmissão da SportingTv)
Nas contas do Clube na mesma data podemos verificar que
O clube deve à SAD 21.646M
E também já deve à Plataformas 8.883M ( de notar que no ano anterior era a Plataformas quem devia ao clube 12.287M
Ou seja entre o clube e a SAD a Plataformas tem a receber 18.9M que são direitos de transmissão da Sportingtv antecipados.
A divida acumulada do clube à SAD e Plataformas já é de 33.933M
Ou seja entre o clube e a SAD a Plataformas tem a receber 18.9M que são direitos de transmissão da Sportingtv antecipados, uma parte pela SAD (10.038M) e outra parte pelo clube (8.883M)
E as receitas de transmissão da SportingTV logo a seguir à cotização são a mais importante receita do clube nos seus orçamentos anuais e estão antecipadas.
Boa questão, por acaso não me lembrei de fazer essa avaliação.
Então vejamos,
O clube registava que a SAD lhe devia 1.931M e a Plataformas devia ao Clube 4.361M.
Portanto dos 6.292M que o Sporting clube tinha a receber em 2018, passamos para estar a dever 33.933M em 2022.
Estes artistas conseguiram, além de gastar os 6M da herança ainda conseguiram aumentar o endividamento em 34M. São 40M quase 10M por ano ….. que senhores, meus caros, que senhores.
PS: Antes que alguém venha falar no pavilhão e tal, as contas e a auditoria são claras, em 2018 o pavilhão estava pago integralmente, alias, ainda colocamos um processo para receber alguns milhões da construtora por causa do atraso na entrega da obra. Nem sabemos como anda este processo … alias, agora não sabemos quase nada.
Ao ver estes números, até a mim que tenho estado atento me custa acreditar, como foi possível o clube aumentar tanto e em tão pouco tempo as dividas às empresas relacionadas.
Este ultimo link obriga a entrar na área reservada só acessível a quem tenha as quotas em dia. Apesar de ser uma obrigação legal a publicação no site em área publica na verdade é que talvez pela vergonha de contas ainda não tiveram coragem de as colocar na área publica.
Tenho de começar a guardar estes teus comentários, Malcolm.
Já não tenho a mesma memória de outros tempos e continuo a pensar que sim.
Só olhamos para os números quando da aprovação dos orçamentos e ReC, e com as AGs transformadas em salas de voto poucos serão aqueles com disposição de apontar os riscos actuais para cadeiras vazias.
Este Clube está uma vergonha e é a cara de alguns tasqueiros que por aqui aparecem para aplaudir, “lavar” e defender o actual estado de coisas.
Com esta Direcção, a SAD é favorecida em relação ao Clube.
Se virmos bem, aliás como no país, nesta Direcção é tudo feito sobre o joelho, as trocas de dinheiro entre Clube e SAD são conforme interessa e é preciso, não duma forma pensada e justa. Basta pensar que fazem o que querem na SAD, sem pedir contas aos sócios que sendo os donos do Clube são, obviamente, os donos da SAD!
Começas a falar do FF, que é o tema do post, e depois teces uma série de comentários que tanto dão para o FF como para o FM, mas respondes ao meu comentário dizendo que falavas do FM, que não era o tema. E ainda metes quotas ao barulho quando o Futebol tem zero a ver com quotas.
Um exemplo perfeito do que são os teus comentários, a tua visão e o teu raciocínio…
Desculpa, Chico, mas tu és a perfeita bandeira do sócio que não entende grande coisa do que se passa… a não ser se a bola entra ou não!
Claro que não entendo grande coisa, ainda na Sexta feira fui com os meus dois netos ver o jogo com o Vizela um com 7 anos festejou o golo da vitória até rebentar (devia aparecer aqui na tasca a maneira como ele festejou e eu tenho gravado no meu telemóvel ), o outro com 4 adormeceu ao meu colo e mijou-me as calças e as pernas, quando cheguei a casa tive que tomar banho. Este é o merda de sportinguista que eu sou. Se o Cherba quiser envio-lhe o filme dele a festejar a vitória , tem que ser pelo Whattsap.
Meu caro, ires ver um jogo com os netos é sinal de que percebes o que se passa no Clube?
Lá está, Chico, tu não entendes do que se fala.
Ninguém disse que não és sportinguista, ninguém disse que não vives o clube ou que não sentes o clube, ninguém disse que eras uma merda de sportinguista.
O que eu digo é que não te focas no mais importante, mostras que dominas mal como o clube funciona, como isso é um problema para o clube e como isso hipoteca o futuro do Clube.
Só isso.
És tão sportinguista como eu, queres tanto que ganhe como eu, mas tens uma maneira diferente de ver o Clube – o que, para mim, é um dos grandes problemas do Sporting, esse tipo de adepto! Mas é só a minha opinião. Não é a verdade universal!
E fazes bem, Chico. Ninguém pode criticar-te por transmitires esse amor pelo Clube.
Os meus filhos são do Sporting mas hoje nem os jogos das modalidades na SportingTV acompanham. É minha culpa? É!
Não puxo por eles, não falo do Sporting como antes porque não acredito neste rumo e não consigo defender aquilo em que não acredito.
Já aqui o disse que o Sporting é para mim mais do que um clube desportivo, é um modelo de valores em que me revejo. Ou revia, até recentemente.
Tenho 2 convicções (e não passarão disso mesmo) em relação ao Sporting.
A primeira é de que tivemos imensa sorte em Bruno de Carvalho ter surgido em 2011 e principalmente em voltar a concorrer e ganhar a presidência do Sporting em 2013.
Não fosse a energia, determinação, acutilância, empreendedorismo e mesmo arrogância de BdC, e a competência de Carlos Vieira, Luis Gestas e Alexandre Godinho entre outros, o Sporting nunca teria saído do miserável atoleiro desportivo e financeiro em que décadas de direções incompetentes o atiraram, com modalidades extintas, um associativismo moribundo, com o dinheiro existente canibalizado pelo futebol (e não só) na esperança de uma gracinha numa taça para se manterem importantes nos camarotes, um clube falido e em morte lenta.
A segunda é de que se todos os sócios fossem como o Chico e apenas olhassem para o futebol e para as bolas no fundo da baliza, ignorando o empobrecimento desportivo, o descalabro financeiro, validando os actos dos sangue-sugas que presidiriram o Sporting desde a saída de João Rocha, e não tivessem acordado em 2013, hoje ao invés de ter vídeos do seu neto a celebrar os golos no Estádio, provavelmente estaria a folhear um livro de cromos de velhas glórias para os seus netos, ou um álbum de recordações como os adeptos do O Elvas e do Carcavelinhos.
Felizmente existem muitos Sportinguistas com visões diferentes. Se seremos suficientes é outra história…
O Bruno não foi nunca perfeito. Mesmo no 1º mandato fartou-se de fazer merda mas nunca foi nada muito grave. Foram mais pequenas merdas. Mas fez muita coisa boa. Muita coisa muito boa mesmo. Teve um mérito enorme.
No 2º mandato subiu-lhe um bocado o poder à cabeça. Achou que teria carta branca para tudo e achou que a oposição nem dava luta – muito na base da celebre frase “os adversários têm de começar a dar luta”!
Fodeu-se porque perdeu a noção, perdeu o rumo, quis fazer tudo ao mesmo tempo e cometeu erros graves e absolutamente inaceitáveis para uma pessoa responsável. Para mim, e é a minha opinião, porque pensou que podia fazer tudo… Quando viu que não podia, baralhou-se todo, perdeu a noção e cometeu erro atrás de erro.
Mesmo assim, acho que foi super mal tratado e não merecia o que os Sportinguistas lhe fizeram. Ninguém fez mais e tanto pelo Clube desde o tempo do João Rocha, como ele.
Sim, merecia um “puxão de orelhas”, para colocar os pés no chão novamente, mas nunca o que lhe fizeram que foi algo que só pode ser visto como ingratidão – para mim foi isso!
Expulsar o gajo de sócio foi a maior merda que já se fez no Clube – que raio de clube expulsa de sócio o presidente que mais fez pelo Clube em 40 anos, e que, comprovadamente, nunca gamou o Clube, ao contrário de tantos outros?
O Varandas não lhe chega ao joelho!
E haver sócios a colocar o Varandas à frente do Bruno é das merdas mais incompreensíveis deste país. Mas, para um país que elege o nº 2 do Sócrates para 1º Ministro, isto é perfeitamente compreensível!
Subscrevo tudo, inclusive a opinião sobre Bruno de Carvalho.
Não soube gerir os ataques e provocações que lhe foram feitas, não ouviu os conselhos de quem lhe era próximo, não soube manter o silêncio e deu atenção mediática a bostas como Rui Santos, e por último subestimou o sentido de gratidão dos sportinguistas.
No entanto nada poderia justificar a forma mesquinha e covarde com que foi tratado.
Dirigentes que reergueram o Clube desportiva e financeiramente, construíram património e criaram riqueza, colocaram o Sporting entre os Clubes mais titulados da Europa e novamente como Maior Potência Desportiva Nacional, deixaram muito mais do que aquilo que receberam, escorraçados como bandidos.
Queria dizer que merecíamos mais do que isto que agora temos, mas não consigo. Temos Varandas, não merecemos mais…
Miguel, concordo imenso contigo, apenas discordo num pormenor da tua análise. Não acho que o Bruno lhe tenha subido o poder à cabeça, não é de todo o feitio dele, nem foi um problema de sobranceria. O que aconteceu é que ele levantou muitas lebres e muitos podres e houve uma acção concertada para o descredebilizar e um ataque constante e permanente à sua pessoa de modo a aniquila-lo e desviar atenções de tudo o resto. Aliás duvido que algum ser humano aguentasse o que ele aguentou. O que os Sportinguistas lhe fizeram é talvez uma das páginas mais vergonhosas smda nossa história.
De resto subscrevo o teu comentário
Acrescentar apenas que apesar de não querer o Bruno de volta a presidente neste momento, acho que os Sportinguistas lhe devem uma homenagem e um pedido de desculpas formal. É simplesmente vergonhoso o terem demitido de sócio
Tb concordo, mesmo tendo odiado o estilo do Bruno de Carvalho, uma coisa é certa, em relação ao futebol feminino com o boost da Raquel Sampaio foram pioneiros no desenvolvimento da modalidade a nível nacional.
Solução para este e muitos problemas no Sporting;
Futebol feminino, bastavam os 6 milhões de euros do grego cepo Sotiris. Veio porque o atrasado mental quis dar um reforço para inglês ver, ( neste caso para os sócios croquetes verem), depois de matheus Nunes sair ao desbarato e em vésperas de um clássico. Típico das direções lideradas por atrasados mentais.
Voleibol masculino e feminino,
Bastavam 10 milhões de euros que torraram em 50 por cento no melhor defesa esquerdo do mundo e quiçá do universo, Rúben vinagre.
Andebol para competir principalmente com os Andrades, bastava os 20 e tal milhões que deram pelo melhor avançado português de todos os tempos , o nosso João Paulo, o gajo que tem 2 golos em meio campeonato.
Hóquei masculino e feminino,
Bastavam os 10 milhões de euros que deram por 50 por cento do melhor extremo do mundo, Trincao . Melhorava e muito ambas as equipas de hóquei.
Basquetebol. Bastavam 2 milhões de euros que enterraram nesse portentoso jogador que é Rochinha. Ajudava e muito a secção de basquetebol do clube.
Futsal masculino e feminino.
Bastavam os 10 milhões de euros que deram pelo eterno aleijado e lesionado Juste. Dava para conseguir aguentar os melhores jogadores no futsal e reforçar a equipa feminina.
E estes são só exemplos deste ano. Se fosse a dar os últimos 30 anos, não tínhamos passivo.
De qualquer forma, qualquer exemplo anterior dava para pagar e melhorar numa época o tênis de mesa, natação, atletismo, modalidades de artes marciais, goalboal, etc, etc, etc…
Capitão bananas sempre em altas graças aos totós croquetes que lhe deram um cheque em branco desde Maio de 2021.
SL
Não contratar o Vinagre e ficar com 10M€ na mão não ia fazer nada às modalidades do Clube. Podia fazer ao FF, mas duvido que fosse essa a opção.
Não gastavam no (meio) Vinagre, gastavam noutro cepo qualquer.
A questão não são as opções.
A questão é a incompetência e a falta de visão!
23 Janeiro, 2023 at 12:07
A falha não é tua, Ana. Nem das tuas colegas. Obrigada por teres “cometido o erro”. E obrigada por persistires nele, ficando.
23 Janeiro, 2023 at 12:25
A falha é do teu patrão, pah.
23 Janeiro, 2023 at 12:30
… sem dúvida… indo mais além, a culpa é de quem lá pôs esse ”patrão’…
Adoro a Ana Borges… por mim eram todas como ela… ou seja, a referência nas contratações… raçuda, combativa, resiliente e depois ela tem este amor ao Clube… priceless…
23 Janeiro, 2023 at 12:31
Eu que a conheço desde sempre sei bem que é tão Sportinguista como eu…e esse é o problema. Não dela, mas de quem manda.
Não deve tardar muito a ser convidada a ir para outro lado. É este o Sporting que temos. É uma merda?é. Mas é o que os sócios querem.
23 Janeiro, 2023 at 14:13
E exactamente como o Erick.
Também o conheço e não há gajo mais sportinguista que ele.
Representa tudo o que é o Sporting mas não lhe dão o reconhecimento (mesmo q financeiro) do seu profissionalismo, competência e sportinguismo.
SL
Enfim
23 Janeiro, 2023 at 14:44
Até um carro verde esse gajo tem
23 Janeiro, 2023 at 12:34
A falha é da Direcção que se está a cagar para o FF e para vocês.
Sejas tu, seja uma Mariana Rosa, a culpa não é vossa, que dão tudo o que têm para dar ao Clube. A falha é de quem não dá o que devia, de quem não tem visão, de quem não é competente e não vos dá condições. A culpa é de quem tornou o FF num passeio para o Benfic@ que vai limpar os títulos todos do FF esta época e, pelo caminho, vai ser assim nos próximos anos!
Daqui a 2 ou 3 anos, qualquer boa jogadora portuguesa vai querer jogar é no Benfic@, seja lá adepta do Sporting, do Porto ou de quem for!
A culpa também é um pouco nossa, sócios do Sporting, porque somos coniventes com esta merda! Não temos brio, não temos exigência, e muitas vezes nem temos cérebro…
23 Janeiro, 2023 at 13:47
Subscrevo, embora não pague cotas desde 1994. É deprimente o que se está a passar.
23 Janeiro, 2023 at 23:09
também escrevi cotas aqui lol é quotas!
23 Janeiro, 2023 at 12:50
Sou sincero e não gosto de ver FF. Já tentei várias vezes e acabo sempre por desligar passado pouco tempo.
Dito isto, este é mais um exemplo da falta de capacidade desta direção em cativar os sócios e adeptos. Numa modalidade que está em crescimento no mundo todo, não seria preciso grande investimento para termos uma equipa para brilhar, tanto cá como lá fora. A imagem que isso daria ao Sporting compensaria, e muito, o investimento. Basta ver o que fizeram os lampiões.
A falta de visão e estratégia desta malta que gere o clube roça o amadorismo. Basta ver os números das assistências em Alvalade. Só isso devia fazer soar todos os alarmes e mais alguns mas para esta direção está tudo bem. Pouca gente e pouco barulho…
23 Janeiro, 2023 at 13:02
Oh Ana espera aí que as Joanas aqui da Tasca já vêm dizer que está tudo muito melhor assim…
23 Janeiro, 2023 at 13:09
No futebol feminino não somos competitivos e a responsabilidade é de quem comanda. vou ser mais uma vez polémico mas é a minha ideia,não quer dizer que seja a certa.
Agora muitos que andam por aqui sabem exigir mas não pagam as quotas.
O Sporting é um clube mais pequeno que o Benfica, pode durante dois ,três anos aguentar-se com eles , mas eles têm muitos mais adeptos e pagantes que o Sporting.
Sabemos que o clube está mal gerido, as pessoas não estão a ir ao estádio nem ao pavilhão e isso é da responsabilida da Direção. É necessário trabalhar muito melhor o contacto com os adeptos e sócios, ao mesmo tempo efetuar opções desportivas. É preciso muito trabalho e ambição queé aquilo que se não está a ver esta Direção.
A única coisa que realmente vemos subir a qualidade é a formação do futebol e é um dos fatores mais importantes, aliás o mais significativo, pois é daí que vem a base de maior da sustentabilidade do clube.
o maior factor de galvanização dos adeptos é ter uma boa equipe de futebol o que neste momento não acontece pois estamos a 12 pontos do primeiro e a lutar pelo quarto lugar. Adireção tem obrigação de dar a volta a isto.
23 Janeiro, 2023 at 13:15
O exemplo vem de cima.
Querer sol na eira e chuva no nabal é para gente iludida.
Vai na cantiga quem quer….
23 Janeiro, 2023 at 13:38
O FF está na SAD.
Não tem nada a ver com quotas.
Além disso, o Varandas está farto de dizer que batemos o recorde de quotização todos os anos. Virem com a desculpa de não se pagar quotas é ir contra o que o Varandas diz. Ou há um problema em não pagar quotas, ou se batem recordes de quotização. Não podem ser as duas coisas. Com um problema em não pagar quotas, nunca se bateria um recorde de quotização. Quem não paga quotas acaba por ser uma minoria residual que, de qualquer maneira, não tem nada a ver com o FF e a falta de investimento que existe na modalidade!
Mais uma vez, Chico, tu demonstras não só um desconhecimento de como as coisas funcionam, como uma total falta de visão da coisa!
23 Janeiro, 2023 at 13:47
Além disso, meu caro, tu até podes ver subir a qualidade da formação. Mas é porque estás a leste da realidade.
Da formação veio uma jogadora de qualidade em 6 ou 7 anos: Andreia Jacinto.
Veio outra que é interessante: Alícia.
Não veio mais ninguém.
Não venhas com conversa para encher chouriços que pode pegar para quem não vê um boi do que é o FF mas para quem segue a modalidade não pega de modo nenhum.
Jóia, Mariana Rosa, Joaninha, Vera Cid, Andreia Bravo, Inês Gonçalves neste caminho NUNCA serão jogadoras do nível da Andreia Jacinto, que é uma jogadora um pouco acima da média – suplente na Real Sociedad a maior parte das vezes e com um défice de intensidade já evidente para o que é o futebol espanhol!
Outro exemplo é a Marta Ferreira. Interessante para o Damaiense, nunca uma mais valia para o Sporting.
Tens depois 2 jogadoras mais jovens com potencial: a Maria Ferreira e a Maísa. Mas, mais uma vez, são pequeninas, sem corpo, jogam mal de cabeça, não têm grande remate. Vão ter dificuldades quando forem opção ao nível dum futebol mais exigente – já se viu isso neste jogo com o Benfic@ com a Maísa, que não fez uma jogada!
Apostar na formação é necessário e obrigatório mas também requer que tenhas jogadoras com condições para a pratica da modalidade – que há poucas em Portugal, pelo que é fundamental não deixares escapar nenhuma, o que é difícil, porque nem todas vão dar jogadoras!
23 Janeiro, 2023 at 14:21
Miguel estava-me a referir á formação do futebol masculino.
23 Janeiro, 2023 at 14:23
Até porque a sustentabilidade do clubevem do futebol masculino
23 Janeiro, 2023 at 14:43
A sustentabilidade da SAD vem da boa gestão, algo que não temos.
Olhamos ao dinheiro que entra mas andamos distraídos com o avolumar das dívidas. Será herança de futuras direções e por isso estão pouco preocupados em pagá-las.
Espero que os sócios rejeitem em AG qualquer tipo de propostas de investimentos megalómanos em cidades desportivas sem que as dívidas estejam no máximo na casa das 3 dezenas de milhões (40M era um escandalo no tempo do maluco).
23 Janeiro, 2023 at 15:46
JHC, temos de dividir em duas perspetivas, a sustentabilidade do clube e a sustentabilidade da SAD.
O clube precisa de ter na sua administração quem defenda os seus interesses nomeadamente na relação com a SAD. Sabemos que por regra é a mesma pessoa (mas não quer dizer que tenha de ser sempre assim*), mas é diferente existir quem faça a gestão preocupando-se sempre a salvaguardar os interesses do clube em detrimento do interesse da SAD pois nem sempre são ou serão coincidentes.
A direção anterior sempre teve esta visão e preocupou-se em encontrar receitas (SportingTV, aumento de sócios, 100% das quotas p/ clube …) que além de permitir a sustentabilidade do clube deu para aumentar o património.
A atual tem-se limitado a aumentar as despesas nomeadamente salários e novas modalidades caras e extinguiu outras, suportando tudo com a injeção de capital pela SAD, aumentando sobremaneira a dependência do clube da SAD. Neste ultimo ano criaram uma nova receita que é o direito de utilização de marca, que nunca foi devidamente explicada e é manifestamente insuficiente para as necessidades atuais.
Já da sustentabilidade da SAD, com adiantamento de receitas e a enorme divida a fornecedores, diz o que há a dizer sobre o rumo tomado.
*Julgo que na altura do Duque, o presidente da SAD não era o presidente do clube.
23 Janeiro, 2023 at 16:38
Olá Malcolm,
Li algures que a dívida do Clube à SAD e à Plataformas, ou já está ou aproxima-se dos 30M de euros fruto da antecipação de receitas futuras. E isto é apenas o Clube.
A SAD já teve dívidas a superar os 100M. Desconheço a situação actual.
Mas faz bem em corrigir-me pois as situações do Clube e SAD têm de ser vistas e analisadas em separado e com o mesmo rigor antes dos sócios validarem o que quer que seja.
No entanto como endividam-nos e antecipam como se não houvesse amanhã (e o arrepio dos estatutos), temo que decidam novos endividamentos sem consultar ninguém.
Também ainda estarão a preparar as contas consolidadas que prometeram apresentar há alguns meses atrás. Lá para 2026, com sorte…
23 Janeiro, 2023 at 17:22
Nas contas da SAD em Junho 2022 a situação era esta:
o Clube deve à SAD 21.748M
A SAD deve à Plataformas 10.038M (adiantamentos que a SAD fez dos direitos de transmissão da SportingTv)
Nas contas do Clube na mesma data podemos verificar que
O clube deve à SAD 21.646M
E também já deve à Plataformas 8.883M ( de notar que no ano anterior era a Plataformas quem devia ao clube 12.287M
Ou seja entre o clube e a SAD a Plataformas tem a receber 18.9M que são direitos de transmissão da Sportingtv antecipados.
A divida acumulada do clube à SAD e Plataformas já é de 33.933M
23 Janeiro, 2023 at 17:28
Acrescentar para que se perceba bem:
Ou seja entre o clube e a SAD a Plataformas tem a receber 18.9M que são direitos de transmissão da Sportingtv antecipados, uma parte pela SAD (10.038M) e outra parte pelo clube (8.883M)
E as receitas de transmissão da SportingTV logo a seguir à cotização são a mais importante receita do clube nos seus orçamentos anuais e estão antecipadas.
23 Janeiro, 2023 at 17:39
Obrigado Malcolm.
Estou a especular mas, não vendo vontade desta Direção em apresentar as contas consolidadas do Grupo, imagino as “surpresas” que nos aguardarão…
Um abraço.
23 Janeiro, 2023 at 18:05
Malcolm pára por favor… contas não é a minha área, mas f#$%ss… já vai assim…
…há 5 anos a dívida do Clube à SAD era de meio milhão certo (+/-)??… e tinha alguma dívida para com a Plataformas?
… se me puderes esclarecer, agradeço….
23 Janeiro, 2023 at 21:56
Boa questão, por acaso não me lembrei de fazer essa avaliação.
Então vejamos,
O clube registava que a SAD lhe devia 1.931M e a Plataformas devia ao Clube 4.361M.
Portanto dos 6.292M que o Sporting clube tinha a receber em 2018, passamos para estar a dever 33.933M em 2022.
Estes artistas conseguiram, além de gastar os 6M da herança ainda conseguiram aumentar o endividamento em 34M. São 40M quase 10M por ano ….. que senhores, meus caros, que senhores.
PS: Antes que alguém venha falar no pavilhão e tal, as contas e a auditoria são claras, em 2018 o pavilhão estava pago integralmente, alias, ainda colocamos um processo para receber alguns milhões da construtora por causa do atraso na entrega da obra. Nem sabemos como anda este processo … alias, agora não sabemos quase nada.
23 Janeiro, 2023 at 22:15
Ao ver estes números, até a mim que tenho estado atento me custa acreditar, como foi possível o clube aumentar tanto e em tão pouco tempo as dividas às empresas relacionadas.
Para quem tenha duvidas convido a verem o gráfico com os saldos com entidades relacionadas na pagina 83 do ReC do clube de 2018, podem ver neste link:
https://scpconteudos.pt/sites/default/files/rc_contas_individuais_jun18_vf.pdf
E o gráfico com os saldos em 2022 podem ver na pagina 91 do ReC de 2022, que podem encontrar neste link:
https://documentosassembleiageral.sporting.pt/Document/Contas
Este ultimo link obriga a entrar na área reservada só acessível a quem tenha as quotas em dia. Apesar de ser uma obrigação legal a publicação no site em área publica na verdade é que talvez pela vergonha de contas ainda não tiveram coragem de as colocar na área publica.
23 Janeiro, 2023 at 23:28
Tenho de começar a guardar estes teus comentários, Malcolm.
Já não tenho a mesma memória de outros tempos e continuo a pensar que sim.
Só olhamos para os números quando da aprovação dos orçamentos e ReC, e com as AGs transformadas em salas de voto poucos serão aqueles com disposição de apontar os riscos actuais para cadeiras vazias.
Este Clube está uma vergonha e é a cara de alguns tasqueiros que por aqui aparecem para aplaudir, “lavar” e defender o actual estado de coisas.
23 Janeiro, 2023 at 16:39
Com esta Direcção, a SAD é favorecida em relação ao Clube.
Se virmos bem, aliás como no país, nesta Direcção é tudo feito sobre o joelho, as trocas de dinheiro entre Clube e SAD são conforme interessa e é preciso, não duma forma pensada e justa. Basta pensar que fazem o que querem na SAD, sem pedir contas aos sócios que sendo os donos do Clube são, obviamente, os donos da SAD!
23 Janeiro, 2023 at 15:36
Começas a falar do FF, que é o tema do post, e depois teces uma série de comentários que tanto dão para o FF como para o FM, mas respondes ao meu comentário dizendo que falavas do FM, que não era o tema. E ainda metes quotas ao barulho quando o Futebol tem zero a ver com quotas.
Um exemplo perfeito do que são os teus comentários, a tua visão e o teu raciocínio…
Desculpa, Chico, mas tu és a perfeita bandeira do sócio que não entende grande coisa do que se passa… a não ser se a bola entra ou não!
23 Janeiro, 2023 at 17:17
Claro que não entendo grande coisa, ainda na Sexta feira fui com os meus dois netos ver o jogo com o Vizela um com 7 anos festejou o golo da vitória até rebentar (devia aparecer aqui na tasca a maneira como ele festejou e eu tenho gravado no meu telemóvel ), o outro com 4 adormeceu ao meu colo e mijou-me as calças e as pernas, quando cheguei a casa tive que tomar banho. Este é o merda de sportinguista que eu sou. Se o Cherba quiser envio-lhe o filme dele a festejar a vitória , tem que ser pelo Whattsap.
23 Janeiro, 2023 at 21:50
Meu caro, ires ver um jogo com os netos é sinal de que percebes o que se passa no Clube?
Lá está, Chico, tu não entendes do que se fala.
Ninguém disse que não és sportinguista, ninguém disse que não vives o clube ou que não sentes o clube, ninguém disse que eras uma merda de sportinguista.
O que eu digo é que não te focas no mais importante, mostras que dominas mal como o clube funciona, como isso é um problema para o clube e como isso hipoteca o futuro do Clube.
Só isso.
És tão sportinguista como eu, queres tanto que ganhe como eu, mas tens uma maneira diferente de ver o Clube – o que, para mim, é um dos grandes problemas do Sporting, esse tipo de adepto! Mas é só a minha opinião. Não é a verdade universal!
23 Janeiro, 2023 at 21:55
E fazes bem, Chico. Ninguém pode criticar-te por transmitires esse amor pelo Clube.
Os meus filhos são do Sporting mas hoje nem os jogos das modalidades na SportingTV acompanham. É minha culpa? É!
Não puxo por eles, não falo do Sporting como antes porque não acredito neste rumo e não consigo defender aquilo em que não acredito.
Já aqui o disse que o Sporting é para mim mais do que um clube desportivo, é um modelo de valores em que me revejo. Ou revia, até recentemente.
Tenho 2 convicções (e não passarão disso mesmo) em relação ao Sporting.
A primeira é de que tivemos imensa sorte em Bruno de Carvalho ter surgido em 2011 e principalmente em voltar a concorrer e ganhar a presidência do Sporting em 2013.
Não fosse a energia, determinação, acutilância, empreendedorismo e mesmo arrogância de BdC, e a competência de Carlos Vieira, Luis Gestas e Alexandre Godinho entre outros, o Sporting nunca teria saído do miserável atoleiro desportivo e financeiro em que décadas de direções incompetentes o atiraram, com modalidades extintas, um associativismo moribundo, com o dinheiro existente canibalizado pelo futebol (e não só) na esperança de uma gracinha numa taça para se manterem importantes nos camarotes, um clube falido e em morte lenta.
A segunda é de que se todos os sócios fossem como o Chico e apenas olhassem para o futebol e para as bolas no fundo da baliza, ignorando o empobrecimento desportivo, o descalabro financeiro, validando os actos dos sangue-sugas que presidiriram o Sporting desde a saída de João Rocha, e não tivessem acordado em 2013, hoje ao invés de ter vídeos do seu neto a celebrar os golos no Estádio, provavelmente estaria a folhear um livro de cromos de velhas glórias para os seus netos, ou um álbum de recordações como os adeptos do O Elvas e do Carcavelinhos.
Felizmente existem muitos Sportinguistas com visões diferentes. Se seremos suficientes é outra história…
23 Janeiro, 2023 at 22:15
Partilho dessa maneira de pensar.
O Bruno não foi nunca perfeito. Mesmo no 1º mandato fartou-se de fazer merda mas nunca foi nada muito grave. Foram mais pequenas merdas. Mas fez muita coisa boa. Muita coisa muito boa mesmo. Teve um mérito enorme.
No 2º mandato subiu-lhe um bocado o poder à cabeça. Achou que teria carta branca para tudo e achou que a oposição nem dava luta – muito na base da celebre frase “os adversários têm de começar a dar luta”!
Fodeu-se porque perdeu a noção, perdeu o rumo, quis fazer tudo ao mesmo tempo e cometeu erros graves e absolutamente inaceitáveis para uma pessoa responsável. Para mim, e é a minha opinião, porque pensou que podia fazer tudo… Quando viu que não podia, baralhou-se todo, perdeu a noção e cometeu erro atrás de erro.
Mesmo assim, acho que foi super mal tratado e não merecia o que os Sportinguistas lhe fizeram. Ninguém fez mais e tanto pelo Clube desde o tempo do João Rocha, como ele.
Sim, merecia um “puxão de orelhas”, para colocar os pés no chão novamente, mas nunca o que lhe fizeram que foi algo que só pode ser visto como ingratidão – para mim foi isso!
Expulsar o gajo de sócio foi a maior merda que já se fez no Clube – que raio de clube expulsa de sócio o presidente que mais fez pelo Clube em 40 anos, e que, comprovadamente, nunca gamou o Clube, ao contrário de tantos outros?
O Varandas não lhe chega ao joelho!
E haver sócios a colocar o Varandas à frente do Bruno é das merdas mais incompreensíveis deste país. Mas, para um país que elege o nº 2 do Sócrates para 1º Ministro, isto é perfeitamente compreensível!
23 Janeiro, 2023 at 22:45
Subscrevo tudo, inclusive a opinião sobre Bruno de Carvalho.
Não soube gerir os ataques e provocações que lhe foram feitas, não ouviu os conselhos de quem lhe era próximo, não soube manter o silêncio e deu atenção mediática a bostas como Rui Santos, e por último subestimou o sentido de gratidão dos sportinguistas.
No entanto nada poderia justificar a forma mesquinha e covarde com que foi tratado.
Dirigentes que reergueram o Clube desportiva e financeiramente, construíram património e criaram riqueza, colocaram o Sporting entre os Clubes mais titulados da Europa e novamente como Maior Potência Desportiva Nacional, deixaram muito mais do que aquilo que receberam, escorraçados como bandidos.
Queria dizer que merecíamos mais do que isto que agora temos, mas não consigo. Temos Varandas, não merecemos mais…
23 Janeiro, 2023 at 22:53
Miguel, concordo imenso contigo, apenas discordo num pormenor da tua análise. Não acho que o Bruno lhe tenha subido o poder à cabeça, não é de todo o feitio dele, nem foi um problema de sobranceria. O que aconteceu é que ele levantou muitas lebres e muitos podres e houve uma acção concertada para o descredebilizar e um ataque constante e permanente à sua pessoa de modo a aniquila-lo e desviar atenções de tudo o resto. Aliás duvido que algum ser humano aguentasse o que ele aguentou. O que os Sportinguistas lhe fizeram é talvez uma das páginas mais vergonhosas smda nossa história.
De resto subscrevo o teu comentário
23 Janeiro, 2023 at 23:00
Acrescentar apenas que apesar de não querer o Bruno de volta a presidente neste momento, acho que os Sportinguistas lhe devem uma homenagem e um pedido de desculpas formal. É simplesmente vergonhoso o terem demitido de sócio
23 Janeiro, 2023 at 23:10
“… lhe fizeram é talvez … ”
talvez!!!! eu não tenho duvidas.
23 Janeiro, 2023 at 23:15
Rodrigo, uma homenagem e um pedido de desculpas a ele e aos dirigentes que também sofreram um castigo totalmente desproporcionado.
23 Janeiro, 2023 at 23:26
Tb concordo, mesmo tendo odiado o estilo do Bruno de Carvalho, uma coisa é certa, em relação ao futebol feminino com o boost da Raquel Sampaio foram pioneiros no desenvolvimento da modalidade a nível nacional.
23 Janeiro, 2023 at 23:34
Bruno de Carvalho valorizou o Futebol Feminino e as modalidades amadoras, tratou-as com respeito e obrigou a concorrência a investir.
O período em que o Sporting e Portugal dominam o Futsal Mundial também não é coincidência.
23 Janeiro, 2023 at 13:54
eu defendo um clube sem cotas.
23 Janeiro, 2023 at 15:30
Só gente jovem, assim é que é! 😀 😀 😀
23 Janeiro, 2023 at 17:11
opá não era isso que queria dizer… acredito mesmo que seria possível um clube com sócios mas sem haver pagamentos de quotas assim é que é!
23 Janeiro, 2023 at 20:18
Eu sei! Era uma piada! 😀 😀 😀
23 Janeiro, 2023 at 23:30
🙂
23 Janeiro, 2023 at 13:59
Tu não és polémico. És outra coisa…
Z
23 Janeiro, 2023 at 14:30
É escandaloso 🙂
23 Janeiro, 2023 at 23:29
conta lá papi.
23 Janeiro, 2023 at 15:27
Varandas, a destruir paulatinamente o que custou tanto a construir…
Até à alienação da SAD, com o Clube afogado em dívidas à mesma.
L SL
23 Janeiro, 2023 at 21:19
Solução para este e muitos problemas no Sporting;
Futebol feminino, bastavam os 6 milhões de euros do grego cepo Sotiris. Veio porque o atrasado mental quis dar um reforço para inglês ver, ( neste caso para os sócios croquetes verem), depois de matheus Nunes sair ao desbarato e em vésperas de um clássico. Típico das direções lideradas por atrasados mentais.
Voleibol masculino e feminino,
Bastavam 10 milhões de euros que torraram em 50 por cento no melhor defesa esquerdo do mundo e quiçá do universo, Rúben vinagre.
Andebol para competir principalmente com os Andrades, bastava os 20 e tal milhões que deram pelo melhor avançado português de todos os tempos , o nosso João Paulo, o gajo que tem 2 golos em meio campeonato.
Hóquei masculino e feminino,
Bastavam os 10 milhões de euros que deram por 50 por cento do melhor extremo do mundo, Trincao . Melhorava e muito ambas as equipas de hóquei.
Basquetebol. Bastavam 2 milhões de euros que enterraram nesse portentoso jogador que é Rochinha. Ajudava e muito a secção de basquetebol do clube.
Futsal masculino e feminino.
Bastavam os 10 milhões de euros que deram pelo eterno aleijado e lesionado Juste. Dava para conseguir aguentar os melhores jogadores no futsal e reforçar a equipa feminina.
E estes são só exemplos deste ano. Se fosse a dar os últimos 30 anos, não tínhamos passivo.
De qualquer forma, qualquer exemplo anterior dava para pagar e melhorar numa época o tênis de mesa, natação, atletismo, modalidades de artes marciais, goalboal, etc, etc, etc…
Capitão bananas sempre em altas graças aos totós croquetes que lhe deram um cheque em branco desde Maio de 2021.
SL
23 Janeiro, 2023 at 21:44
Tens de saber separar o que é SAD do que é Clube.
Não contratar o Vinagre e ficar com 10M€ na mão não ia fazer nada às modalidades do Clube. Podia fazer ao FF, mas duvido que fosse essa a opção.
Não gastavam no (meio) Vinagre, gastavam noutro cepo qualquer.
A questão não são as opções.
A questão é a incompetência e a falta de visão!
23 Janeiro, 2023 at 21:57
Nem mais…
23 Janeiro, 2023 at 22:22
https://www.youtube.com/watch?v=O5WqN9-IVjY
25 Janeiro, 2023 at 12:12
Tasca
As “Anas” a da Tasca e a jogadora Borges, são excelentes pessoas e grandes LEOAS !
Independentemente da beleza física delas !
PARABÉNS ÁS DUAS !
BEIJOS meninas