Finda a primeira volta, achei curioso realizar uma análise numérica que tentasse abordar a profundidade do plantel de Sporting em comparação com Porto e Benfica. Irei colher dois tipos de dados relativos à primeira volta da primeira Liga: minutos jogados por cada jogador e o seu desempenho segundo o Safascore (https://www.sofascore.com/news/pontuacoes-estatisticas-sofascore). Muitos não gostarão desde indicador de desempenho, mas não é fácil encontrar um indicador numérico para resumir desempenho de jogadores de campo com funções tão diferentes. Apesar da interpretação destes valores numéricos dever ser cuidadosa, em minha opinião pode lançar pistas relativas aos problemas do plantel.
Sem querer ser muito exaustivo e maçudo, e com as limitações que uma análise simplista como esta tem, parece-me evidente que Sporting e Benfica seguem, grosso modo, um modelo semelhante na distribuição de minutos pelo plantel, enquanto que o Porto, apesar de manter um top 5 com minutos semelhantes aos outros dois grandes, distribui a utilização de uma forma mais homogénea pelos restantes jogadores.
Em seguida analisa-se o desempenho por jogador em cada um dos planteis.
Não sou especialmente talentoso na interpretação destes dados (agradeço a vossa ajuda nos comentários). A mim o que me parece claro é que o Top 5 de mais utilizados pelo Sporting tem um desempenho bastante inferior ao Top 5 de Porto e Benfica. Adicionalmente, enquanto que em Porto e Benfica à medida que os jogadores são menos utilizados o seu desempenho é por regra inferior, no Sporting essa relação não se verifica de forma linear, sendo que em diversos grupos os jogadores menos utilizados tem um desempenho melhor que os mais utilizados. Não sei se isto não coloca um pouco em causa as opções do treinador.
Abraço a todos e que a segunda volta seja bem melhor que a primeira.
ESTE TEXTO É DA AUTORIA DE… Abelixander
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
28 Janeiro, 2023 at 9:19
Bom dia.
Trabalhos de investigação para mim são sempre de louvar. Servem para nos por a pensar. Vou tentar colocar aqui algumas reflexões sobre o teu trabalho.
Da minha parte sempre gostei de tentar traduzir em números as coisas observáveis. Claro que é mais fácil medir a velocidade média em curva lenta de um carro de formula um do que a performance de um jogador de futebol. Acima de tudo a segunda é mais subjectiva… Mesmo que tentemos encontrar uma fórmala mágica para passes, assistências, desarmes, golos, defesas, etc… Essa formula mágica que “cospe” a verdadeira performance de um jogador parece não existir.
Dito isto vejo com estranheza que na pioro época dos ultimos anos as performances dos nossos jogadores sejam aparentemente na linha (ou melhores!?) que as dos rivais. Sincceramente isto faz-me logo desconfiar da formula aplicada.
Virando-me para os minutos de utilização, estes sim uma grandeza definida(*), verificamos o padrão que mencionas, mas no meu ententer ao contarmos apenas os minutos dispendidos na liga ficamos a perder aquilo que realmente acho que deviamos estar a medir aqui – A gestão (de minutos) do plantel.
Sem querer menosprezar o teu trabalho (longe disso) acho que estas análises “simplistas” podem levarnos a inconclusões. Está no entanto aqui um bom ponto de partida para o debate.
(*) – NOTA: Ao dizer “definida” estou propositadamente a evitar o termo “objectiva”, pois embora pareça a forma como este valor nos é apresentado acaba por nos esconder algumas coisas importantes, como o balanço entre tempo de titlar e suplente utilizado que não deve ser desprezado quando se quer analisar a gestão de um plantel.
Agradeço o trabalo realizado pelo Abelixander, e que seja o kick-off para uma boa discussão.
Z
28 Janeiro, 2023 at 9:40
Obrigado Zandinaide.
O TOP 10 de Benfica e Porto tem um desempenho bastante superior aos respectivos do Sporting. Então no TOP 5 essa diferença é muito grande.
28 Janeiro, 2023 at 10:17
Ahhh desculpa não tentendi o gráfico!!! 🙂
Estás a mostrar quantos os pontos obtidos em relação ao Top-5… Comparando assim a performance dentro da equipa, o que pode de facto fazer sentido numa prespectiva de analisar a gestão do plantel!
Portanto isto quer dizer que o segundo grupo de jogadores mais utilizados do Sporting tem melhor performance que os mais utilizados… E olhando ao numeros agora vemos que tirando o Pote os 4 mais utilizados são defesas e GR… Interessante.
Z
28 Janeiro, 2023 at 15:44
Muito se fala do Paulinho, do Trincao e do Pote a médio. Tudo verdade.
Mas onde nós estamos mesmo a falar é na defesa. Começa no Adan e termina nos 3 centrais que estão a fazer uma época bem mediana./fraca.
28 Janeiro, 2023 at 16:59
Verdade e a análise mostra isso.
Para mim infelizmente é simples de ver… Coates não vai para novo… E renovou. Neto não joga e renovou. Inácio cumpre e é mesmo só isso. Adán, não vai melhorar… Reis é um cepo de primeira e completamente “overated” pelos “Amorim lovers”… Porro vai sair. Esta defesa não só é um desastre como vai piorar.
Z
28 Janeiro, 2023 at 17:10
Por exemplo, o Matheus Reis ser o 2º jogador de campo com mais minutos no Sporting… só pode explicado pelas lacunas do plantel pois pelo desempenho não será certamente.
PS: nutro simpatia pelo jogador. Não é com nenhuma satisfação qu eescrevo isto.
28 Janeiro, 2023 at 17:28
O meu maior problema com a defesa é ver que Coates ainda é o garante de alguma qualidade e não termos um único jogador na formação com capacidade para substituí-lo. Basta ver os cortes e desarmes que fez no jogo com o Arouca para perceber da sua importância.
Quando chegar ao fim teremos de abrir os cordões a bolsa e correr o risco de termos mais Ste.Justes.
E isso não acontece só na defesa. Preocupa-me também a baliza…
28 Janeiro, 2023 at 17:40
Certo sr. JHC.
A propósito.
E da venda de Porro.
Aceito a venda, porque são valores aceitáveis e o Sporting, não se pode dar ao luxo de não aproveitar, sinto pena porque é bom jogador e nesta altura o campeonato faz-nos imensa falta, para ainda sonharmos com a champions que estou em crer, que fora do Sporting tudo farão para oferecer essa prenda aos dois lá de cima, e o Porro faz-nos imensa falta.
Mas ainda assim, digo uma coisinha.
Se Porro sair do Sporting, só estará, para mim, MEIO TRABALHO FEITO, e porquê ? porque esta venda só estará bem feita, se houver uma aquisição que venha colmatar esta saída, e aí o trabalho estará 100% concluído, caso contrário, não havendo o colmatar desta saída, só fica 50% do serviço feito.
Espero que me tenham compreendido.
Ir ? tudo bem, os números são bons ? tudo bem. E o resto ? e os outros 50% do trabalhinho que é colmatar a saída ? Á pois.
Porque se não, será mais uma talhada na qualidade do plantel, já de si de pouca qualidade.
28 Janeiro, 2023 at 17:45
Reparem não desejo um jogador igual, porque isso não há, desejo um jogador que dê tranquilidade áquele sector, quem vier terá falhas como qualquer um, mas que dê no geral tranquilidade nas atuações.
Igual é sempre impossível.
Não digam um segundo Porro, não, será o que for, á sua imagem própria, com características diferentes.
28 Janeiro, 2023 at 9:54
A primeira volta do campeonato foi má. A direção não soube substituir o grande meio campo que tínhamos, traiu o seu treinador ao vender um jogador daquele sector. Aquele meio campo deixou-nos sempre á frente do Benfica. Segundo , os reforços falharam, o treinador escolheu mais uma vez um jogador que treinou em Braga, Francisco Trincão, que pensa que tirava rentabilidade dele, não o está a conseguir até agora. Trincão é um cona mole que falha golos como um juvenil á frente da baliza e a defender não é nada de especial, para jogar liberto na frente de ataque, tem que fazer mais a diferença. Também vão buscar um defesa central com um histórico de lesões bastante elevado, o clube não pode aprovar um jogador que passa mais de metade do tempo no estaleiro. O mal do futebol do clube actualmente é que vendeu os seus melhores jogadores, o coração da equipe e os reforços que teve não correspondem às expectativas. Um dia quando este treinador sair ainda vai ser pior, pois não terão um treinador que mal ou bem ainda lhes rentabiliza alguma matéria prima. Aguardo que para o futuro preparem a próxima época com mais competência que esta. O Sporting que vendeu e recebeu muito dinheiro por Palhinha e Mateus Nunes em vez de ir comprar Sotiris para enganar tolos e viu Rui Pedro Brás a ir Argentina para ir buscar Enzo Fernandes e que andou lá enrolado para o trazer, o Sporting tinha-se antecipado e trazido o rapaz, tinham nessa fase dinheiro para o fazer, davam uma machadada no Benfica e no Brás e neste momento estavam muito melhor classificados e possivelmente na Champions. Isto é o que tinha feito o Porto de Pinto da Costa ao Benfica nos velhos tempos quando havia dinheiro, mas aqui no Sporting são uma cambada de contas moles, que não têm visão nenhuma nem percebem nada de futebol. Os Ruis do Benfica percebem mais a dormir que eles acordados. Tenho 2 lugares de game boxes, já disse ao meu filho que a teta acabou comigo. A única coisa que se aproveitou das game boxes é que ele e o afilhado vão a Leiria ver hoje a final, mas devem vir com umas trombas que valia mais ir ao Tromba rija em Marrazes comer um Lauto jantar.
28 Janeiro, 2023 at 9:58
Agora temos um pacto de não agressão com quem nos roubou até ao tutano. Nada de chatices.
28 Janeiro, 2023 at 10:03
O pacto é assim: “vocês perdem e nós ganhamos, pode ser, Frederico?”.
28 Janeiro, 2023 at 10:04
Claro que pode, desde que…
https://twitter.com/SCPPopular/status/1618902341222305794?s=20&t=WlVgdsTkw-An4weH_-lqxg
28 Janeiro, 2023 at 10:02
Desta vez, estamos de acordo, caro Chico. Vender Palhinha e Matheus Nunes na mesma janela, abdicar de pontas-de-lança e apostar em Trincão: como é que podia resultar? O Amorim pensa que inventou o futebol.
28 Janeiro, 2023 at 10:18
Estou louco para ver a carreira deste génio quando for para o wolves…
Aposto que a primeirinha coisa que vai fazer é abdicar dos principios dos quais não abdica no Sporting…
Z
28 Janeiro, 2023 at 11:43
Esta época tão bem planeada resultou na segunda pior primeira volta da nossa história. Pior, só a de 2019/2020.
Felizmente nunca estivemos tão bem, tão desafogados financeiramente e com tão qualificado especialista de futebol como actualmente.
28 Janeiro, 2023 at 12:10
A sério? Sabia que tinha sido horrível, mas não tinha a noção que era a 2.ª pior.
28 Janeiro, 2023 at 10:04
Como todos sabem a minha exigência é um campeonato por mandato é o mínimo, não estou para andar aqui a ver passar os comboios mandatos sobre mandatos, quem não tiver competência para o fazer, salta fora, só posso substituir um campeonato por uma prova europeia
28 Janeiro, 2023 at 11:40
Mesmo que esse campeonato signifique extinção de modalidades e a venda da SAD, Chico?
28 Janeiro, 2023 at 11:55
Não venhas para aqui inventar, para vender a SAD tem que ser uma Assembleia geral de sócios a aprovar, portanto a direção não tem poderes para isso. Isto é um clube grande, ou era. Este clube é feito para ganhar o resto é conversa, quanto às modalidades, não estou a ver elas acabarem
28 Janeiro, 2023 at 12:50
E qual é a dificuldade dos sócios aprovarem a venda se lhe for colocada como opção à insolvência?
Ou como uma opção de tornar o Clube mais competitivo?
E o que não faltam são decisões tomadas por este CD ao arrepio dos estatutos. Falamos de gente cujo respeito pelos sócios é zero.
28 Janeiro, 2023 at 16:00
Idiotas como têm provado ser, os sócios do SCP, não me admirava nada!!!
28 Janeiro, 2023 at 15:59
Estranhamente de acordo….
28 Janeiro, 2023 at 16:57
Só demoraste 5 anos.
Mas quero te dar os meus sinceros parabéns.
28 Janeiro, 2023 at 9:57
Numa palavra: deprimente. Em duas: profundamente deprimente.
28 Janeiro, 2023 at 10:26
Eu acho que a substituição de palhinha e Matheus Nunes teria ficado bem substituído por Ugarte e Morita.
O grande problema foi a opção a estes, já que se lesionaram algumas vezes….sotiris? Os putos? 0 Pote?O tanlongo agora?
Houve muita confusão aqui….
Tal como na frente!
Ataque móvel? Apenas Paulinho? Coates no desespero ? Afinal era Rodrigo Ribeiro? E agora Chermiti?
Muitas questões que nunca foram bem respondidas
28 Janeiro, 2023 at 11:33
Nunca teria ficado bem, porque depois do primeiro ano em que teve de trabalhar com o que tinha, o Amorim nunca contrata para o imediato, mas sim para ser opção passada meia ou uma época inteiro. O Morita nunca foi a primeira opção idealizada pelo Amorim, e não sabemos se seria para o ano, o Morita foi contratado para ir jogando e talvez assumir no próximo ano, tal como foi o Ugarte o ano passado. O Ugarte sim era idealizado para colmatar a perda do Palhinha (mesmo assumindo alguma perda de qualidade), mas nunca para jogar ao lado do Morita.
O ataque móvel já é outra coisa. O ataque móvel não corresponde ao do fim da época passada, porque o Amorim claramente idealiza um Trincão diferente, mais perto da qualidade do Sarabia. Infelizmente o que o Amorim e nós temos é um Trincão mais perto do Bolasie do que o Sarabia.
Em termos de plantel estas parecem as duas falhas claras, uma provocada pelo Amorim e a sua infundada e infindável crença no Trincão e no João Paulo, e a outra provocada pela venda inesperada e impreparada do Mateus.
28 Janeiro, 2023 at 12:20
O problema de se pagar demasiado por parcelas é que a mais valia dificilmente chega para a gestão corrente e conseguir substitutos do mesmo nível ou parecido.
Retira-se uma parte para a gestão de tesouraria e o que sobre vai para soluções low-cost com alguma qualidade mas historial clínico para tornar-se acessível, ou jovens referenciados por milhentos scoutings mas que não estão dispostos a pagar milhões quando têm também milhentos outros putos referenciados.
É uma gestão de fezada, rezando a todos os santinhos que um Ste.Juste deixe de ser cristal e vire um Porro, ou que um Fatawu exploda como um Matheus Nunes.
A Academia é um caso de estudo.
Havia um gap entre Gelson Martins/ Matheus Pereira e Nuno Mendes/Gonçalo Inácio.
No entanto acreditamos no potencial de alguns mas não vemos aposta efectiva de um treinador que a partida seria o “tal” nesse capítulo.
Não vemos um único jovem para ocupar a breve trecho a baliza, as alas e a defesa. No centro temos Essugo e Matheus Fernandes, que aparentemente ainda não está pronto, na frente de ataque tínhamos um Rodrigo Ribeiro que era opção para Paulinho mas que entretanto renovou dando lugar a Chermitti para este também renovar (sempre a inovar).
Depois temos extremos que nunca subirão pois Trincões e Edwards têm de jogar para valorizar, e Artures e Rochinhas que dão mais garantias na óptica do treinador.
E assim constrói-se mais um gap com um treinador da formação. Quando este sair…
28 Janeiro, 2023 at 12:03
O Top 5 dos rivais é superior, porque só temos um jogador de Topo. O Porro.
Jogadores de topo para mim, são jogadores com lugar no plantel nas 3 melhores equipas das 5 melhores ligas.
Benfica tem 3/4 jogadores de Topo
Otamendi sarrafeiro, Enzo, Rafa, João Mário, Gonçalo Ramos e a Coca-Cola António.
Porto tem 2 jogadores de Topo
Otávio da favela, Pepe criminoso, Taremi piscineiro
28 Janeiro, 2023 at 12:05
É uma escolha de nomes obviamente discutível.
Grimaldo também é bom.
28 Janeiro, 2023 at 12:13
Com a época que está a fazer podemos facilmente debater o Nuno Santos com qualquer defesa esquerdo do campeonato. Mesmo o Ugarte luta contra qualquer um no meio campo menos o Enzo. O único sector onde não discutimos nada com ninguém é o ataque. Até o Braga tem melhor ataque que nós. O Iuri está a fazer uma época tão boa como o Trincão, e o Iuri é suplente. Abel, Horta, Banza e Vitinha estão a jogar a um nível que nenhum avançado do Sporting está a jogar.
28 Janeiro, 2023 at 13:25
Concordo com a análise ao Nuno Santos, numa defesa a 5, mas pelo discurso do Amorim, para o ano talvez joguem em 4-4-2, e aí Nuno Santos não tem hipótese com Grimaldo… Se o Benfica perder o Grimaldo, é porque estão a pensar com o dedo mindinho em vez de com a cabeça
28 Janeiro, 2023 at 13:30
Amorim em 4-4-2 só se for no Everton ou Fullham…
28 Janeiro, 2023 at 13:56
Ele que falou nisso numa das últimas CI’s
28 Janeiro, 2023 at 14:04
Eu sei. Já deve estar a planear o sucessor com meia época de antecedência.
28 Janeiro, 2023 at 14:05
Imagino o que será alterar 4 anos de um esquema táctico transversal a formação…
28 Janeiro, 2023 at 14:07
Mas a formação também joga com defesa a 5? Não me parece…
28 Janeiro, 2023 at 15:35
O Grimaldo a defender é um buraco.
28 Janeiro, 2023 at 16:06
É isso. Defensivamente o Grimaldo não para ninguém, é tipo o Telles. No Porto o Telles também parecia bom, só tinha de atacar e cruzar, no ManU foi dos piores gajos que lá passou. O Nuno Santos tem a desculpa da adaptação, mas defensivamente não é pior que o Grimaldo.
28 Janeiro, 2023 at 17:38
Mas Portugal, um lateral que ataque bem, chega e sobra… E este ano com a dinâmica da equipa, até parece que defende melhor… Mas um lateral que marque entre 5 a 10 golos por época e esteja envolvido em 20 a 25% dia golos da equipa, repito, para Portugal, chega e sobra
28 Janeiro, 2023 at 17:56
O problema presentemente do Sporting, FixTix, é precisamente esse, o ataque.
E repare, a diferença de golos marcados nos quatro primeiros, o nosso ataque é o pior, são os menos praticos, enrolam, enrolam, enrolam, e rematar e concretizar, não vão lá.
Não temos jogadores que sejam decisivos, que tenham iniciativa de rematar, que tirem coelhos da cartola, como se diz.
Mastigam demais a bola e o jogo, e quando se lhes aparece alguém, um bocadinho á frente, fazem nova simulação, prendem de novo a bola, e lá vêm outra vez para trás, porque até físicamente não somos rompedores nem pelo físico nem pela técnica.
Querem á força ter a baliza escancarada para marcar, e assim não dá.
28 Janeiro, 2023 at 17:27
O teu critéro é bom… A escolha de nome não 🙂
Desses só vejo Enzo e Rafa numa equipa de Top.
Z
28 Janeiro, 2023 at 12:06
Isso diz muito da qualidade do plantel que temos. Já disse que ao contrário do ano passado este ano o plantel está nivelado por baixo, e temos muitos gajos que seriam bons suplentes a titulares o que explica a diferença das pontuações. Dito isto, acho que o problema do Sporting seria facilmente resolvido se tivesse quem marcasse golo. O Sporting marca a um ritmo muito mais lento que Porto, Benfica, e Braga (e sofre com mais consistência). Para as oportunidades que o Sporting cria, é impensável o nosso melhor marcador ter feito vários jogos a médio e 3 dos 9 golos dele serem de penalti.
Ninguém que quer ser campeão se pode dar ao luxo de ter um PdL titular com 2 golos em 11 jogos. Os do Porto também não são estatisticamente avassaladores mas são 2, por isso é normal terem menores números. Grande parte dos nossos problemas começam na frente. As equipas acreditam até ao fim porque o nosso ataque não mete medo a ninguém e a qualquer minuto podem-se sentir confortáveis e subir no terreno. Quando o Amorim vir que o ataque é um problema e o quiser resolver, o Sporting vai ficar bem melhor como um todo, até lá, os problemas vão continuar a existir.
28 Janeiro, 2023 at 18:00
Eu continuo na minha, o grande problema deste ano está no ataque, e na perda de um jogador como o Palhinha. Acho que são os dois principais problemas.
No ano em que fomos campeões tivemos uma eficácia grande no aproveitamento de oportunidades de golo. Na maioria dos jogos, o Pote fazia golo numa das primeiras oportunidades que tínhamos, e depois a equipa era muito sólida a gerir o resultado em virtude de ter o Palhinha no meio campo que sozinho limpava grande parte dos ataques adversários.
Foi assim que ganhamos em verdadeiras batalhas campais, como no Bessa, Nacional, ou Braga (com menos um).
No ano passado conseguimos ter praticamente a mesma eficácia defensiva, e um aproveitamento no ataque mais ou menos semelhante, em virtude de ter um Sarabia que disfarçava (e muito) a falta de capacidade de finalização do Paulinho.
Este ano a defesa é praticamente a mesma, mas saiu o Palhinha, que dava uma grande consistência defensiva no meio campo (como já alguém aqui disse, por causa do trabalho dele no meio campo, as bolas que chegavam ao Coates ou ao Gonçalo Inácio eram bolas fáceis de defender). Gosto do Ugarte, é bom, mas não é um Palhinha.
E no ataque deixamos de ter gajos com uma taxa de concretizacao alta:
– O Paulinho é o que é
– O Trincão falha golos sozinho uns atrás dos outros em vário jogos seguidos
– O Edwards é mais de fintar e de criar espaço do que de finalizar
– O Pote foi algumas vezes puxado para o meio campo e saiu da zona de finalização
Daí que não há um indice tão grande de aproveitamento das oportunidades que se criam (Chaves, Arouca, Porto, Santa Clara). Não sou eu que o digo, o Amorim já disse isto em várias conferencias de imprensa após os jogos (a parte que me deixa fodido da vida, é que diz, mas depois não faz nada para mudar isso quando pode, ou seja nas janelas de mercado).
Se à falta de aproveitamento das oportunidades juntamos uma maior vulnerabilidade defensiva (muito por causa da perda do Palhinha), temos o cocktail perfeito para uma época de merda. Em vários jogos não conseguimos sair na frente do marcador, e depois é relativamente fácil de levarmos um golo. E quando levamos, não temos capacidade de pressionar e dar a volta ao resultado.
Por isso para mim é absolutamente imprescindível que venha para o ataque um gajo concretizador. Não é ca Rodrigos Ribeiros ou Chermitis, por muito que goste de ter gajos da formação na equipa.
28 Janeiro, 2023 at 18:08
Subscrevo inteiramente.
28 Janeiro, 2023 at 18:14
Já alguém no futebol dizia, ” o ataque é a melhor defesa “.
E concordo.
Quando o ataque produz, a equipa sofre menos.
Depois do adversário ser penalizado, e atenção, por mais de uma vez, o adversário tem menos poder para reagir, o meio campo e a defesa sofrem bem menos.
É a realidade.
28 Janeiro, 2023 at 18:48
Primeira volta miserável, ao nível dos anos dos Vercauterens e Domingos, com 12 pontos perdidos irrecuperavelmente para equipas que lutam para não descer ( Boavista, Chaves, Arouca e Marítimo), se estes jogos tivessem sido ganhos como era obrigação estávamos na frente do campeonato, já o ano passado perdemos o título com derrotas nos Açores e em casa com o Braguilha, em que era obrigatório vencer.
A equipa está ainda mais fraca do que o ano passado, saíram Matheus, Palhinha e Sarabia, se Ugarte e Morita podem disfarçar um bocadinho no meio campo, já o espanhol não teve alternativa, Trincão é um fiasco e Edwards é inconstante, e claro continua a não haver PL, João Paulo tem dois golos no campeonato e os miúdos suplentes não tem andamento nenhum.
Infelizmente e saindo Porro não espero melhoras nenhumas.
28 Janeiro, 2023 at 19:50
No ano do Domingos a equipa entrou em queda quando o Rinaudo se lesionou com gravidade. Até a aí estávamos a fazer um campeonato bastante bom. Ele limpava bem o meio campo.
Depois a partir desse momento perdemos bastantes pontos até ele recuperar.