Na ordem do dia está esse resultado fantástico das nossas contas.
Há anos que aqui venho defendendo com alguma irracionalidade é certo, de adepto, que me estou literalmente a marimbar para as contas e resultados financeiros.
O Sporting, para mim, na minha irracionalidade é um clube de futebol que movimenta paixões, coisa que nenhum banco ou uma multinacional consegue.
Há muito que me estou a marimbar para lucros/dividas quando isso se sobrepoe ao tema principal que é o futebol e sobretudo quando isso passa a ser um entrave à vertente DESPORTIVA E DE RESULTADOS dentro de campo!!
Depois de resultados aparentemente bons (o malcom já os dissecou) temos uma época desportiva a roçar o mediocre, que a seu tempo afetará provavelmente os próximos exercicios financeiros com o brilhante 4º Lugar na liga e uma não ida à Champions em 23/24.
O Sporting tal como todos os clubes que vivem de resultados e não saldos positivos tem de ganhar, tem de ser competitivo, tem de investir e tem obrigatóriamente ter passivo.
Eu olho para o nosso maior rival e vejo um clube cada vez maior, com cada vez mais pujança que tem prejuizos mas que os tornará “positivos” fruto da maquina ganhadora e de ambição que os comanda.
Já sei que virão aí os magos das contas e dos equilibrios financeiros e que num mundo perfeito é possivel ganhar e ter as contas equilibradas.
Repito: estou-me literalmente a cagar para os relatório e contas, acreditem, e não vou dizer que me importo só para parecer bem nesta tasca.
Eu quero é ganhar ao domigo seja no estádio ou no pavilhão. E acredito que ganhando muitas vezes vamos atrair mais sócios vamos ter estádios e pavilhões cheios a vibrar e ter um Sporting pujante.
Não se vende o Mateus, tens o treinador mais contente, tens o plantel mais equilibrado e tens contas positivas ou a roçar isso… Já viste como é possível teres o melhor de dois mundos? Agora imagina se tens uma taxa de acerto maior nas contratações. Eu acho que ninguém pede Milhões de lucro todos os anos e ao mesmo tempo o campeonato. O que se pede é que se façam as coisas tendo em conta a vertente financeira, e que através da competência se monte uma equipa competitiva. É assim que constróis um clube sustentável e que no futuro é capaz de se bater com qualquer um pelo titulo, mesmo que joguem com 13.
Isto é como um cobertor pequeno. Cobres a cabeça, descobres os pés.
Se um Clube não tem a sustentabilidade financeira como objetivo fica ao sabor dos resultados desportivos e num ano menos bom hipoteca tudo, o equilibrio financeiro, o crescimento desportivo e todo o trabalho feito em anos anteriores…
oh anormal, tens aqui malta que defende que o relatório deveria era ir para o museu e mais uns quantos a cagar-se literalmente para este resultado positivo defendendo e bem que vem na sequencia da delapidação de um plantel e de uma gestão desportiva que falhou em toda a linha…e vens aqui armado em galifão pq pá?
Poe-te andar mazé e lê sem palas, pq se calhar até temos a mesma opinião sobre esta merda!!
Vai ser por obra do Espírito Santo!
Aliás o Sporting anda há 30 anos a inventar soluções para isso (delapidação do património, VMOCS, gasolineiras, venda de terrenos, destruição de equipas de futebol, etc) mas tem tido “azar” só pode.
Em 2013 então é que foi azar, as portas já estavam prontinhas a fechar.
“O Sporting tal como todos os clubes que vivem de resultados e não saldos positivos tem de ganhar, tem de ser competitivo, tem de investir e tem obrigatóriamente ter passivo.”
Lê outra vez se tiveres coragem LionUp.
Um clube tem obrigatoriamente de ter passivo 🙂
Vou citar Zenha na apresentação destes resultados para perceberes como a realidade nem sempre condiz com o “desenho” que fazemos.
“Com a venda de Matheus Nunes, por 45 milhões de euos, o valor das vendas de jogadores a 1 de setembro de 2022 ascende a 78,5 milhões de euros(…). Sem esta venda, a Sporting SAD teria uma receita de 33,5 milhões de euros., valor que COMPROMETERIA o modelo estratégico atualmente em curso.”
Isto depois de irmos uma porrada de vezes a Champions e estourarmos mais de 700 milhões de euros.
Só a título de comparação, apresentamos lucro de 47,5M e os capitais próprios são agora positivos em 31,2 milhões de euros.
O Benfica apresentou um prejuízo de 13,3M e têm actualmente capital próprio positivo de 95,7M. Isto sem contar com as vendas deste exercício (só com Enzo são 121M) mais os milhões da actual época de Champions, bilhética de estádio cheio, merchandising, patrocínios, BTV, etc,etc,etc…
Quem olha só para o lucro apresentado agora juraria que a nossa situação é muito melhor que a deles. E os jornais pintam de dourado essa ideia…
Na minha opinião esqueces algo muito importante, não competimos sozinhos e se houver irracionalidade na gestão um ou dois anos com maus resultados desportivos tornarão difícil para não dizer impossível travar a bola de neve do descalabro financeiro. Claro que, vamos vendendo os anéis e sempre pode aparecer um árabe disposto a perder dinheiro.
E em Portugal temos, por enquanto, 3 galos para dois poleiros e quem fica em terceiro terá de fazer pela vida e jogar com a sorte nos sorteios.
Por outro lado, o que dizes é precisamente aquilo que esta gestão está a fazer, eles próprios assumem no ReC quando informam ter feito o maior investimento de sempre, mas nem precisavam de o dizer é visível no facto das dividas apesar do fantástico resultado pouco terem diminuído.
Serei sempre critico do investimento apenas sustentável no facto de os resultados desportivos acontecerem, pois isso é ficarmos dependentes da bola que bate na trave, no julgamento dos padres e dos salvadores da pátria ou da troika.
Malcom aceito e na minha racionalidade isso faz sentido.
Mas tu sabes e eu tb sei que com Mateus Nunes, Palhinha e Porro as bolas iriam bater menos na trave, ou pelo menos a probabilidade era bem mais remota.
O ideal seria o teu racicinio e acertarmos sempre nas contratações como acertamos com o Porro.
Pegando no ultimo paragrafo, se acertarmos sempre nas contratações o meu raciocínio deixa de fazer sentido.
Dito de outro modo, o raciocínio só faz sentido porque parto do pressuposto que a probabilidade de falhar contratações é sempre alta. Ninguém acerta sempre, já ficaria satisfeito que e em relação ao valor investidos, 50% do mesmo fosse altamente rentabilizado.
A ideia correta está lá um Clube não é um banco nem um fundo de investimento, logo não visa o lucro visa o engrandecimento desportivo, mesmo sacrificando os resultados financeiros…
A execução desse plano é que por aquilo que eu inferi do que disseste não concordo, acho que tem de ser por ciclos de investimento, passas dois ou 3 anos a “poupar” e “acertar” as contas e depois passas 2 anos a investir mesmo que isso signifique aumentares a divida, se desportivamente resultar, tens verbas extra para sustentar o investimento abaixo da “linha de água” se não resultar em campeonatos e entradas na Champions voltas para o ciclo da poupança outra vez…
Isto é defender o SCP, apresentar resultados financeiros excelentes e arrebentar a equipa toda, ou investir á doida quando devias estar a equilibrar as contas é para defender uma direção e não o Clube…
Resultado de receitas extraordinárias nas quais praticamente todos os clubes portugueses se suportam.
Sem as vendas de jogadores não haveria “pão” a mesa.
Resta saber se o resrante trabalho tem sido feito para que a sustentabilidade não dependa exclusivamente de vendermos os nossos principais jogadores consicionando desta forma outras fontes de receita.
Sem ter visto os resultados ou lido nada para além do comentário de ontem do Malcolm, preocupa-me que a dívida e os encargos com a mesma continuem a ser empurrados com a barriga enquanto os proveitos das vendas vão sendo derretidos a velocidade de cruzeiro.
A massa salarial também preocupa-me, mas com o dinheiro fresco das vendas nada faltará aos colaboradores, que não param de aumentar.
“Resta saber se o restante trabalho tem sido feito para que a sustentabilidade não dependa exclusivamente de vendermos os nossos principais jogadores condicionando desta forma outras fontes de receita.”
Basicamente.
Ainda não vi bem o relatório, apenas li algures que as despesas aumentaram.
Logo é giro e tal, fazer um brilharete com receitas extraordinárias com vendas dos melhores ativos do plantel (que não se repetem com regularidade), mas ao mesmo aumentando as dividas a fornecedores e aumentado a carga salarial.
Pergunta para queijinho:
Se não tivermos jogadores para vender. Olhando para o plantel atual é fácil de chegarmos a essa conclusão.
Com o aumento das despesas, comprovadas.
O que acham que vai acontecer?
Estaremos melhor ou pior no futuro?
Acho que até a maltinha que domina o conceito dos Activos perceberá isto…
Falta acrescentar que as receitas da Champions que também entraram….este ano em 4º lugar a 5 pontos do braga, a jogar um futebol entusiasmante, teremos tudo para sermos felizes, ou então não….
Portanto tudo motivos para nos deixar com confiança que o futuro será pujante.
Ou como diz outro boneco no off…em 3/4 anos os maiores da Europa.
O que me interessa é ganhar campeonatos, foi para isso que comprei. Duas game boxes e né baldei a 730 euros, com a miséria de programação que fizeram e de jogo que apresentam, para o ano nem um tusto, pago, apenas as quotas, vão brincar com o Crl . Que alegrias é que me deram este ano ? 0, quem gosta destes espectáculos degradantes que vá ao futebol. Quando vou a um espectáculo gosto de ir ver o que gosto. Sou um apaixonado por cinema, mas não vou ver merda
Aqui está a razão para o clube ter morrido.
Querer ganhar e estar a cargar-se para o clube.
O clube precisa ter estrutura, porque ganhar de vez em quando todos podem, com um pouco de sorte.
Mas que bom ter um clube mediocre mas estar feliz por ganhar um campeonato de 20 em 20 anos.
Se têm tantos lucros para que é que dapauperaram tanto a equipa ? Andam a brincar com os sócios que alugam as gameboxes que custam muito dinheiro.. isto é enganar as pessoas que amam o Sporting, têm que ter uma equipa competitiva, não o monte de retalhos que apresentam
Ninguém aqui os defende até à morte!
NINGUÉM!
existem é alguns, sem palas nos olhos, que defendem, isso sim, estabilidade e apoio à equipa até próximas eleições!!!!
Existem outros, sebastianistas, que odeiam de tal forma a atual direcção, que chega a parecer odiarem o próprio clube!
Eu detesto é a incompetência. Isso e a má-fé. Também não gosto de gente pouco inteligente – mas aceito que exista, faz parte. Já a incompetência gritante e a má-fé não aceito. Se quiser medir sportinguismos, desafio-o quando quiser, onde quiser. Talvez tenha uma surpresa.
As pessoas querem é alguém mais competente que estes.
E considerando ainda os sportinguistas, penso que não será dificil encontrar alguém com mais capacidade, haja é a mesma capacidade da maioria votante e isso é outra coisa.
Se a ideia é trazer o BdC à conversa relembrar que o homem nem sócio é.
O Sporting tem adeptos como qualquer outro clube no mundo: o que importa é a bola entrar.
A parte financeira não importa para alguns e ignoram o facto de que, sem pujança financeira, não há vitórias porque não há jogadores com qualidade suficiente para as obter.
Isto de vender os maiores ativos mas depois colmatar esta perda com a compra de passivos que não vão render um caralho porque pura e simplesmente não têm qualidade, tem muito que se lhe diga.
Se a bola entrar, está tudo bem, se não entrar… é o que se vê neste momento e que afeta tudo o resto… espero estar enganado, mas esta época será um autêntico descalabro desportivo em toda a linha.
Estamos no mau caminho.
Gerir o clube como uma empresa e tratar os sócios e adeptos como meros consumidores ou subscritores de um serviço é a receita perfeita para que estes se afastem do clube. Já não basta sermos um qualquer rato a correr na rodinha nos nossos trabalhos, também somos obrigados a sê-lo nas atividades que escolhemos para efeitos de lazer. Se é para ser assim, admitam de uma vez por todas que querem mudar o sistema do clube para o sistema inglês, sem sócios, apenas adeptos, um dono, investidores com capital estrangeiro e dúbio. Não queiram um clube com um sistema associativo e social, mas ao mesmo tempo sugar a alma e o sangue dos sócios e adeptos. Se todos nós deixarmos de ser do Sporting ou de acreditar na existência do Sporting, o Sporting não existe. É tão simples quanto isto. Quem depende mais de quem no fim de contas?
Já o disse uma vez, este clube não tem qualquer identidade, e por conseguinte ressente-se na sua liderança e no seu carisma institucional. Desta forma, não aguentará muito tempo. A próxima década será determinante para o Sporting. Estamos numa encruzilhada e arriscamos cair na irrelevância se continuarmos a seguir um caminho de desvalorização do maior ativo do clube (e de qualquer clube) os seus sócios (para alguns) e os adeptos (para todos).
A questão é que a bola não entra na baliza por obra do espirito santo.
Está tudo interligado.
A bola entra porque tens bons jogadores.
Tens bons jogadores, podes vender e ter receita extraordinária.
Tens receita podes reequilibrar a equipa e ao mesmo tempo manter equilíbrio nas contas.
É tudo uma questão de equilibrio e ter lá alguém que saiba o que está a fazer, nomeadamente na gestão financeira e desportiva.
Não é obviamente a trocar M. Nunes, N. Mendes e Palhinha por Sotiris, Trincão, Vinagres e Paulinhos….
Nem a aumentar dividas a fornecedores, antecipar receitas de TV ou a aumentar carga salarial….
Eu até aceito a antecipação de receitas e endividamento, pois é uma forma de obter capital para investir. O problema é que estás a investir em merda logo no ponto de partida e só consegues transformar merda em ouro com sucesso desportivo, com uma boa capacidade negocial para te protegeres enquanto vendedor e com uma boa projeção da tua marca para conseguires potenciar tudo o resto ao máximo.
Nada disto acontece. Festejar lucros quando após vender os maiores ativos é no mínimo um atentado a inteligência. Se tivéssemos lucro após vender o paulinho, o esgaio, o jovane, o rochinha, o sotiris e todo o entulho dos outros anos, aí sim, haveria alguma razão para festejar e congratular o trabalho realizado. Desta forma, como está… estão só a dar pedras para os burros do caralho, como o riga, arremessarem e acharem-se muito fortes e inteligentes.
Bastava não vender o Palhinha,em vez de terem 47 milhões de lucro, tinham 27 milhões, só que tínhamos muito mais pontos no campeonato e com a Champions do próximo ano no bolso, e com a valorização de mais activos dentro da equipa. O Palhinha por 20 milhões era sempre vendido este ano. Agora sem a Champions vão ficar pior e possivelmente enterrar o clube.
e também quem achava que ugarte era superior a palhinha e que esse já não fazia falta nenhuma.
teve um pequeno periodo menos bom por causa da lesão e já lhe faziam a cama quando ele foi para mim a peça fundamental na conquista do titulo.
Resta saber se o palhinha ficava contente… Se por azar torcesse um joelho nem palhinha nem guito…
Há milhões de jogadores no mundo, para mim, se há boa proposta, xauzinho…
É preciso é ter sempre hipóteses válidas em carteira…
Eu continuo a achar que o grego é o melhor dos gajos comprados para o meio campo, e já nem calça…
Só esta parte do “se por azar…” é de um autêntico burro vestido.
Por essa ordem de ideias todos vendiam em saldos e rebentavam com as equipas logo no primeiro dia do mercado com medo que lhes caísse uma pedra de granizo no dedo grande a sair de casa.
És um espelho mesmo, de muita massa adepta e dirigente deste clube: total ignorância, falta de noção e inaptidão sobre o que é o futebol e gestão de clube.
E o pior é que são tão presunçosos, vaidosos e arrogantes que acham que percebem alguma coisa quando toda a gente à volta, (adeptos, rivais, imprensa) estão carecas de saber que são uns paspalhos em bicos de pés e que é por isso que ninguém respeita o clube.
“Team Palhinha” aqui também. Acho que onde se nota mais a falta do Matheus Nunes é nos jogos grandes, mas, mesmo assim, o Morita tem sido, na minha opinião, de longe a nossa melhor contratação esta época. Já o Palhinha era um monstro no nosso meio campo. Não só protegia a defesa, como também punha a bola a circular rápido para a frente. Gosto do Ugarte, mas nem de perto nem de longe chega aos pés do João. Vendê-lo por esse valor foi criminoso. Já pelo Matheus Nunes acho que obtivemos um valor justo.
O resultado é bom, ainda entrará aqui o Porro. O Sporting fez 75M de vendas com M. Nunes e Palhinha, destes foram “consumidos” por custos 30M. E ainda resta perceber o que isto faz à solvabilidade e á tesouraria.
O porro não entra, alias nem deve entrar neste exercício pelo comunicado à cmvm, foi emprestado até 30/06 com venda/compra obrigatória por 40M em 01/07, ou seja, já no próximo exercício.
Agosto vamos ter uma ideia se é sustentável ou não, porque muito dificilmente vai haver CL. Vai ser preciso acrescentar uns pós grandes ao Porro e as compras de GB e afins vão refletir um bocado do que vai ser a receita ao longo do ano. Acho que vão restar poucas dúvidas depois do próximo ano sobre a real capacidade deste CD.
Para qualquer clube em Portugal ser sustentável sem vendas de jogadores têm que descer o orçamento 50%. Temos um mercado pequeno, e como tal,nada a fazer.
E esta dependência tem um preço adicional. É que ela é gulosa. Quanto mais dependente disso estás, mais barato vendes. Quanto mais barato vendes, maior é o buraco.
Isto tinha de ser sempre aliado a um plano de reestruturação do clube que permitisse ter os custos operacionais controlados e racionalizados durante 4 ou 5 anos de forma a que lá está…diminuir esta dependência e por isso aumentar o nosso poder de aguentar jogadores ou de negociar melhor as saídas.
Ao fim de 6 anos de presidência do Varandas, continua a ser dificil ver algum tipo de mudança na gestão do clube. Financeiramente o Clube está hoje como estava à 6 anos em termos de dependência. Não mudou nada. Isto para mim é aflitivo. Estamos a um espirro de ter uma crise financeira considerável. Basta não ter para o Sporting se ver a braços com um enorme entalão.
Tínhamos condições para fazer muito mais e melhor.
Apesar disso, é positivo que este ano esteja a ter estes resultados e que já esteja a ser preparado o próximo. Mas lá está…andamos só a sobreviver. Não conseguimos nunca fazer nada “de fundo” e de transformador.
É um equilíbrio manhoso e nunca agradará a ninguém.
Eu sou um formação lover romântico e obviamente que quero ganhar, mas o momento em que talvez me tenha sentido mais realizado com o Sporting nos últimos anos, foi a Época de Leonardo Jardim, no melhor de BdC. Um corte violentíssimo na despesa, uma equipa fraca com muita gente da formação e uma época bastante digna.
Fez-me acreditar que era possível salvar o Sporting e fazer mais com menos, ao ponto de após essa época, ser crítico de BdC por querer investir e colocar em causa a sustentabilidade. Eu estava errado, porque o aumento da despesa foi acompanhado de um grande aumento da receita e foi dado um salto quântico na competitividade ao ponto de lutarmos por títulos. Não foi uma época, obviamente, que vá ficar na nossa memória pelos êxitos, mas sim pela salvação desportiva e financeira depois do descalabro criminoso de Godinho Lopes.
Friamente, não posso deixar de ficar satisfeito por ver o Sporting com contas melhores. Podemos dizer que já vendemos as jóias todas e as que ficam, têm passes partilhados. Temos de ter a frieza também, de valorizar o mérito das vendas desta direção que, com Rúben Amorim, desenvolveu os jogadores vendidos para estes níveis.
Não há aqui qualquer tentativa de comparação, continuo a achar que esta direção está a fazer um processo de learning on job, são fracos, com muito pouca inteligência emocional, arrogantes e condenados à rejeição.
Reforço a parte da realização sportinguista na primeira epoca do Leonardo jardim. Lembro-me muito bem da minha satisfação de ver aquela malta toda na pre epoca no Canadá (acho eu…). Nunca senti o clube tão unido como nessa altura.
Aquilo que foi feito nesse ano, tinha de ter sido feito agora. Eram 2 ou 3 anos de “trabalhos forçados” e o clube tinha dado um salto gingante. Nem devia ser preciso tanto, porque se olhar para aquele 11, com Acuna, com Raphinha, com B. Fernandes…Só aqui estava mais do que feita uma restruturação financeira profunda do clube. E estou a excluir os acordos que foram feitos com os que rescindiram…
Foram muitas as irritações com o Varandas que me fizeram não gostar dele logo no primeiro ano de mandato. Esta é definitivamente uma delas…
“…esta direção está a fazer um processo de learning on job, são fracos, com muito pouca inteligência emocional, arrogantes e condenados à rejeição.”
Nem mais!
Se retirarmos o dinheiro da venda do Mateus e do Tabata teríamos contas negativas, mas teríamos uma equipa mais competitiva e um treinador menos à nora com o que fazer, e um plantel mais equilibrado. Acho que ninguém no seu perfeito juizo acha que o Sporting neste momento tem capacidade de ter saldo ultra positivo como agora e também uma equipa competitiva. Mas acredito ser hoje claro que o Sporting podia ter umas contas razoáveis, e um plantel bem melhor do que o que tem, e aqui tanto o Mateus como o Tabata fariam diferença. O primeiro porque seria titularíssimo de um meio campo que ainda parece andar à procura da sua melhor formula, e outro porque teria impedido a compra de cepos tipo Artur ou Rochinha porque era claramente melhor e muito mais versátil que os dois (nunca pensei vir a ter saudades do Tabata).
Mas pronto, um 3/4 lugar é uma coisa que rapidamente desaparece da memória das pessoas, no entanto recordes atrás de recordes de contas é daquelas coisas que marcam um mandato e eles também não nos vão fazer esquecer. Pelo caminho fode-se o treinador e fodem-se os adeptos/sócios porque perdem um ano. Vamos ver é se estas pequenas coisas não começam a lixar também as receitas. Uma coisa é a equipa vir de um ano em que lutou até muito tarde pelo titulo e que apresentava um futebol de qualidade. Outra é uma equipa vir de um ano como este. Cheira-me que Gameboxs para o ano vai ser diferente, principalmente se cobrarem mais.
Podia não ser tão linear assim, até dou isso de barato, porque continuaríamos a ter uma frente com o Paulinho e Trincão/Edwards (talvez o Tabata sentasse os 2), mas seriamos muito mais competitivos do que somos agora. É impossível olhar para este plantel e achar que o Mateus sozinho não teria grande impacto. O Mateus seria titularíssimo, o Ugarte jogaria ao seu lado como planeado e o Morita seria o suplente de um deles, tal como estava pensado ser. Assim temos 2 gajos que nunca jogaram/treinaram juntos a tentar encaixar o seu futebol, e um bom suplente a ser titular. Pah mas pronto, serve para calar a malta que anda sempre a reclamar das contas. O Amorim? Esse é e sempre será segundo plano.
O clube tem de ser gerido como um todo, todos os anos, com competência e equilibrio.
Claro que é bom ser campeão – mesmo que isso represente um saldo negativo de 30M€”
Claro que é bom ter um saldo (a meio da época) de 47M€ positivos – mesmo que isso represente estar afastado da luta pelo titulo em Agosto, da Taça de Portugal em Novembro, da CL em Novembro e se perca a TL em Janeiro, lutando neste momento desesperadamente por se chegar ao 3º lugar!
A questão é que a coisa não pode funcionar assim – uns anos bons desportivamente e outros bons financeiramente – porque sem um caminho consistente de ambos os lados andamos aos zigue-zagues e não saímos do mesmo sitio!
Com a venda do Porro, que não aparece nestas contas, vamos acabar o ano desportivo com um saldo bem simpático mas com uma equipa bem pior que a da época passada, por exemplo, além de que, neste momento, nem sabemos se podemos disputar o acesso à CL – o acesso directo podem esquecer!
Que custo terá isso?
Para os cegos que, nunca ligando às contas – porque eram negativas – vêm agora como tradicional “chupem brunistas”, tenho a dizer que podiam ter vendido o Nuno Santos (eram mais 10M€), o Ugarte (eram mais 20M€), o Pote (eram mais 20M€) e o Edwards (eram mais 20M€) e apresentado 117M€ de saldo positivo no 1º semestre fazendo um recorde que levaria um século a poder ser batido…
Podiam festejar isso no Marquês, durante 3 dias, e cantar o “chupem brunistas” junto com o “chupa pintinho” e o “chupem lampiões”!
Foi uma oportunidade perdida!
13% de comissões porquê? Esses 3% a mais foram porquê e para quem?
38M€ de massa salarial (no semestre) com uma equipa cada vez pior, como assim?
Onde estão os 15M€ que disseram ter cortado em massa salarial – 7,5M€ no semestre?
Tenho aqui dito que nem tudo o que esta Direcção faz tem sido mau – contrariando a retórica dos haters do Varandas! Mantenho que estão a trabalhar bem no merchandising, que têm melhorado, ainda que pouco, os patrocínios, e acho que a formação vai no bom caminho.
Fizeram a transformação do estádio conforme os sócios há muito desejavam – eu não o teria feito para já – e isso tem de ser visto no lado positivo.
Abaterem passivo é positivo – se bem que ainda não abateram o passivo todo que criaram, portanto, ainda estão no negativo!
Enfim, o que eu vejo, como alguém que tem a sua própria empresa, apesar de não ser um gestor, é que há uma falta de rumo e que é fácil ter resultados positivos quando se vendem os principais activos e se descapitaliza a empresa – seria o mesmo que eu vender o melhor equipamento que hoje me permite ter uma qualidade superior no trabalho e trabalhar menos horas, e passar a fazer tudo como antigamente, sendo menos competitivo e obrigando-me a mais horas de trabalho. Mas os resultados do semestre seriam bem melhores! 🙂
Podem enfiar o lucro num sítio que eu cá sei.
Um vendeu Slimani e logo a seguir trouxe Dost. Outro vendeu Matheus Nunes e trouxe…. Pois.
Pormenores. Ou nao.
Depois de ver o título do post, vou já a correr para casa para ir buscar umas jolas para ir ao Marquês festejar este título que também nos escapava à muitos anos.
Sempre em festa os contabilistas do capitão bananas.
As contas valem o que valem. Eu queria era o Sporting a jogar lindo e a ter o estádio cheio; não há melhores contas do que essas. Eu sou do Sporting porque mesmo quando não ganhavam jogavam bem com o Balakov figo e companhia, com o Douglas Luisinho, Marco Aurélio…
Num mundo ideal, vendíamos o Paulinho no fim da época por 40 milhões ( ahahahahahahaha)
só por terem vendido o Palhinha , ve-se que não percebem nada de futebol , porque o Palhinha valia ( jogava e fazia jogar )por dois ou tres . E ao venderem Palhinha por 20 milhões ( liquidos ??) confirmaram que são uns zeros á esquerda , NAO PERCEBEM NADA DE FUTEBOL . Ainda há dias vi Palhinha em confronto com dois jogadores , que vieram do nosso rival do outro lado da estrada , e perguntei-me como era possivel terem acontecido estas vendas com estes valores tão díspares …. com nosso prejuizo , evidentemente .
A especialidade dele na CNN agora é essa mesmo…especializou-se em Felllatios ao Lampião Mor José Eduardo Moniz. Por 10.000£«€ / mês não há volta a dar, à que chuchar muito e com qualidade !!!
Praticamente não teve influencia na SAD, repara em junho o capital social + vmocs totaliza 194.9M e em 31/12 estão registadas como 198.4M
Portanto aumentaram em 3.5M o capital próprio.
E isto nem deveria acontecer provavelmente resulta de algum acerto contabilístico relativo ao valor inicial inicial de aquisição.
Onde tiveram influencia significativa foi nas contas do clube.
Preocupante, não os resultados, mas como é que chegaram a eles, é preocupante estar a ver de novo uma gestão á lá “soares franco” que foi para mim o pior da linhagem (c)roquete, com o godinho logo a seguir…
O gigantone bêbado também apresentou resultados positivos…Um ano, aquele em que enganou os sócios (também não são muito difíceis de enganar) para vender o património imobiliário e em virtude disso apresentou resultados “record” claro que a seguir foi o que todos nós sabemos….
Isto parece-me aquelas fábricas que estão em dificuldade e vendem as máquinas, safam-se um ano e a seguir como já não têm as máquinas não conseguem fabricar nada e o caminho é sempre a descer até á bancarrota…
Eu até aceitaria esta estratégia se fosse para limpar o passivo, não foi o caso, portanto a pergunta que tenho é e a seguir? Quando acabarem os jogadores com mercado (devemos ter 1, se calhar 2, agora) vendem os sócios para escravatura, o pavilhão? Ou o quê?
Vendem parte do capital social que recompraram em VMOCS através de plano de restruturação financeira da direção anterior com um custo de 30% do que realmente valia em divida aos bancos, com o dinheiro de antecipação de receitas do contrato NOS conseguido pela direção anterior.
Tudo, claro está, fruto do trabalho e esforço desta direção.
Já estamos no ponto em que mesmo com bons resultados financeiros é imperioso vender jogadores, a direção até já fixou a necessidade atual nos 83M anuais. Por isso tivemos um excelente resultado na época passada (25M), estamos com excelente resultado no semestre (47M) e seguramente no final do ano teremos um resultado superior a 20M. E mesmo assim temos que vender. Para a próxima época temos o Porro que já está vendido e que apesar dos milhões da venda não vai valer nas contas mais do que Palhinha, fruto da partilha de mais valias e resta saber quem vai fazer de Matheus Nunes.
Isto acontece, por três motivos, é preciso fazer revolving da divida a fornecedores, injetar capital para cobrir o deficit de exploração e reforçar a equipa para colmatar saídas e eventualmente fazer favores assumidos nas vendas.
E já poderemos ficar satisfeitos se as dividas a fornecedores e comissionistas não aumentarem muito e a perda de competitividade não seja enorme.
Noutras paragens, já tem muita experiencia nisto e até nome já foi dado, carrossel, veremos qual o lugar que nos toca no dito, pois já está em velocidade de cruzeiro será difícil, julgo que impossível, saltar fora.
Dito isto, confesso que já tinha abandonado a ideia de comentar ReC pois só não percebe o que está a acontecer quem não quer mesmo perceber e nada que seja dito fará mudar opiniões e muito mais quando são contextos em que por exemplo uma vitoria na UCL ou o surgimento com uma frequência anual de Palhinhas, Matheus ou NMendes e tudo podem alterar ou no mínimo prolongam a viagem e estadia no carrossel.
No entanto, nunca seria um resultado financeiro positivo mesmo que desta dimensão me faria vacilar e retirar razoabilidade nas criticas à gestão que sempre fiz.
Antes pelo contrario, não me escondo e motivou-me a fazer uma pequena analise critica, sem tempo para grande estudo do relatório pelo que muitas situações ficam para futura avaliação e que enviei para o Cherba, caso entenda, publicar num próximo Hoje Escreves TU.
E desafio aqueles que pensam estarmos no caminho certo a fazer uma analise ao Relatório e enviem para o Cherba, não tenho duvidas que pela pluralidade que sempre existiu na Tasca serão também publicados e poderão contribuir para a discussão. Perante tão bom e apetitoso resultado não deverão ter grandes dificuldades em escrever um Hoje Escreves Tu elogioso para a gestão.
Oi, acho que ontem não me expliquei claramente, o que eu queria saber é se há maneira de distinguirmos os salários dos jogadores + treinadores e os dos outros, directores, gestores e staff não desportivo
Não é possível. Dos 3 grandes apenas o porto faz esse detalhe divide as remunerações por órgãos sociais, técnicos/atletas, e outro pessoal. No Sporting e benfica apenas dividem as remunerações por órgãos sociais e outros.
Há no entanto uma curiosidade que aparece nos relatórios anuais que é a informação do numero de pessoas a quem foram pagas remunerações e aqui sim todos fazem o detalhe por órgãos sociais, técnicos/atletas e outro pessoal.
Falando apenas no outro pessoal pela evolução desde 2017 percebe-se bem que o aumento do gasto em salario não é apenas porque se está a pagar mais aos jogadores. Foi assim:
2017 – 146
2018 – 184
2019 – 244
2020 – 267
2021 – 287
2022 – 314
Isto contrasta com o numero médio de outros colaboradores do benfica que é de 138 e no porto que é de 111.
Com 314 trabalhadores extra atletas/treinadores está explicado porque é que vendem jogadores da forma que vendem…
Era o que eu suspeitava e temia, só quero que se lembrem da análise que fiz no outro dia, cada um destes “reizinhos” tem uma “corte” que tem de sustentar…
Atenção que isto são “funcionários(as)”. E a quantidade de avençados que por aí/aqui andam? E as empresas de propaganda? E fora outros que nem imaginamos.
Parece a máquina pública.
Depois lá terá que vir um maluco para cortar com isto…
Categoria de resultados! Valeu a pena ficar arredado do campeonato e taça em Setembro, fora da Champions, andar a lutar pelo 4° lugar e jogar miseravelmente mal!
Perguntem só aos lampiões que fizeram o contrário a ver se eles não trocavam connosco na hora!!
Para o ano:
-Sem Champions.
– Com os pouquíssimos jogadores de valor todos fatiados em percentagens.
– Um plantel de Esgaios e Paulinhos.
– Dívidas a fornecedores e agentes em números recorde.
– Alvalade ainda MAIS deserto pois com os preços que se praticam, o futebol jogado, o tratamento dado a quem não é “gente elegante e de bem” e a média de 20 mil e pouco deste ano a tendência é descer ainda mais com tudo o que isso vai representar em bilheteira, gamebox e merchandising.
– Adeptos cada vez mais distantes, desiludidos e amorfos.
Como qualquer entendido na matéria sabe, estão pois reunidos todos os ingredientes para ser a época de lançamento que nos vai tornar “os mais potentes da Europa” como disse o Luís Ribeiro “Vieira” na mesa ao lado!
Rir para não chorar 😀 😀 😀
Vai ser como um foguetão como dizia o paspalho com cara de batabene de nome Miguel Cal.
Mais um que foi lá um aninho ganhar o seu sem ninguém saber para fazer o quê.
conclusão disto tudo : O Sporting passa a ter capitais positivos de 31 milhões e o Benfica mesmo com prejuizo de 14 milhões tem capitais positivos de 90que vai dispararpara cerca de 200com venda de Enzo e Champions. com a venda de Porroa entrar nas contas de 23/24 , temos esse ano coberto, não haverá justificação para vendas abaixo da cláusula e um investimento certeiro no reforço da equipa. Vamos fechar o ano com cerca de 40 milhões de lucro, nem tudo é mau, oque é mau foi uma má preparação da época e estruturação do plantelque fodeu um anodesportivo e pode custar caroem termos financeiros, pois se não formos á champions é um retrocesso. É inadmissível a forma como o plantel foi estruturado. A recompra das Vmocs foi feita ao BCP através da antecipação de receitas da TVque terá de ser compensada de alguma maneirae isso vai ter impacto no futuro nas contas da SAD e ainda faltam as que estão na posse do Novo Banco… pode ser que tenham inventado uma máquina de fazer notas em Alvalade. Tanto é preocupante o investimento como as compras , era melhor um resultado positivo menor acompanhado porum investimento adequadopara manter a competividade da equipa, sempre com contas saudáveis. Agora estar a investir milhões em Rochinhas , Tanlongos e Sotiris é que é mau, valia mais investir num só reforço, mas bom. Levar bom dinheiro pelas gameboxes levam eles.
Chico diz que apesar do comentário tens noção que no segundo semestre terás de reconhecer em gastos, entre outras coisas 38M em salários, 18M em serviços, 16M em amortizações, 8M em juros, ou seja bem mais que 80M e como não é suposto reconhecer duas vezes os 35M da UCL e muitos menos os 73M das vendas de Palhinha e MNunes, e os 47M de lucro no semestre já eram, Se tivermos 30 a 40M de rendimentos no semestre já será muito bom e com isso se fecharem o ano com 20M já será ótimo.
Desculpa se te estou a acordar para a realidade com te disser que a venda de Porro que terá como dizes impacto nas contas do próximo ano, quando deduzires a mais valia partilhada, a mais contabilística que ainda existe, o gasto em comissões, nas contas do próximo ano vai valer pouco mais do que valeu o Palhinha e ou dito de outro modo e espero que não se concretize a redução do valor a receber da UEFA. E o resto Chico e pagar aos fornecedores cujas dividas entretanto vão vencendo? A questão é quem do atual plantel pode garantir no próximo verão uma venda ainda melhor do que a de Mayheus Nunes?
Disto percebes tu, eu quero é ver a bola lá dentro e para isso tenho-me baldado a duas gameboxes e é inamissível a estruturação de plantel que esta direção fez.
Malcolm, Com 20 milhões de lucro a cada ano não seria suposto amortizar dívida e diminuir juros?
Sem reduzir custos, não há forma de precisares de fazer menos de 60 milhões ano em vendas para ficar no break-even!
Não há mesmo.
Deveria ser assim, o problema aqui é que estas a investir (leia-se comprar jogadores) muito mais do aquilo que estas a gerar de resultados e para agravar a situação tens um acumulado de dividas dos anos anteriores que tens de pagar.
Por isso o resultado ou vai para uma coisa ou para outra, tem ido para compras de jogadores se bem que neste semestre as dividas a fornecedores tenham reduzido 10M. Na minha opinião muito pouco para um resultado tão elevado e se não pagamos e reduzimos a divida agora vamos reduzir quando?
1 Março, 2023 at 8:53
Na ordem do dia está esse resultado fantástico das nossas contas.
Há anos que aqui venho defendendo com alguma irracionalidade é certo, de adepto, que me estou literalmente a marimbar para as contas e resultados financeiros.
O Sporting, para mim, na minha irracionalidade é um clube de futebol que movimenta paixões, coisa que nenhum banco ou uma multinacional consegue.
Há muito que me estou a marimbar para lucros/dividas quando isso se sobrepoe ao tema principal que é o futebol e sobretudo quando isso passa a ser um entrave à vertente DESPORTIVA E DE RESULTADOS dentro de campo!!
Depois de resultados aparentemente bons (o malcom já os dissecou) temos uma época desportiva a roçar o mediocre, que a seu tempo afetará provavelmente os próximos exercicios financeiros com o brilhante 4º Lugar na liga e uma não ida à Champions em 23/24.
O Sporting tal como todos os clubes que vivem de resultados e não saldos positivos tem de ganhar, tem de ser competitivo, tem de investir e tem obrigatóriamente ter passivo.
Eu olho para o nosso maior rival e vejo um clube cada vez maior, com cada vez mais pujança que tem prejuizos mas que os tornará “positivos” fruto da maquina ganhadora e de ambição que os comanda.
Já sei que virão aí os magos das contas e dos equilibrios financeiros e que num mundo perfeito é possivel ganhar e ter as contas equilibradas.
Repito: estou-me literalmente a cagar para os relatório e contas, acreditem, e não vou dizer que me importo só para parecer bem nesta tasca.
Eu quero é ganhar ao domigo seja no estádio ou no pavilhão. E acredito que ganhando muitas vezes vamos atrair mais sócios vamos ter estádios e pavilhões cheios a vibrar e ter um Sporting pujante.
As contas, essas vão se equilibrar de certeza…
1 Março, 2023 at 9:10
Não se vende o Mateus, tens o treinador mais contente, tens o plantel mais equilibrado e tens contas positivas ou a roçar isso… Já viste como é possível teres o melhor de dois mundos? Agora imagina se tens uma taxa de acerto maior nas contratações. Eu acho que ninguém pede Milhões de lucro todos os anos e ao mesmo tempo o campeonato. O que se pede é que se façam as coisas tendo em conta a vertente financeira, e que através da competência se monte uma equipa competitiva. É assim que constróis um clube sustentável e que no futuro é capaz de se bater com qualquer um pelo titulo, mesmo que joguem com 13.
1 Março, 2023 at 9:48
“As contas, essas vão se equilibrar de certeza”
Isto é como um cobertor pequeno. Cobres a cabeça, descobres os pés.
Se um Clube não tem a sustentabilidade financeira como objetivo fica ao sabor dos resultados desportivos e num ano menos bom hipoteca tudo, o equilibrio financeiro, o crescimento desportivo e todo o trabalho feito em anos anteriores…
1 Março, 2023 at 9:51
Tu é que não tens fé suficiente.
Diria mesmo que és menos sportinguista.
Sportinguista puro tem fé que nunca mais acaba.
1 Março, 2023 at 10:20
Fé que nunca mais acaba, entre outras coisas… 🙂
1 Março, 2023 at 11:04
Também 🙂
1 Março, 2023 at 10:57
Es campeao 4 vezes seguidas.
Vais à CL 4 vezes seguidas e em duas delas até passas aos oitavos de final.
Na 5ª Epoca as coisas correm mal e ficas em 3º e nao entras na CL e vais à LE na 6ª época.
Queres me explicar como uma unica epoca em 5 dá cabo dos 4 anos anteriores?
1 Março, 2023 at 11:05
Ele até explicava mas tu não ias entender…
1 Março, 2023 at 11:11
oh anormal, tens aqui malta que defende que o relatório deveria era ir para o museu e mais uns quantos a cagar-se literalmente para este resultado positivo defendendo e bem que vem na sequencia da delapidação de um plantel e de uma gestão desportiva que falhou em toda a linha…e vens aqui armado em galifão pq pá?
Poe-te andar mazé e lê sem palas, pq se calhar até temos a mesma opinião sobre esta merda!!
1 Março, 2023 at 11:51
Deus me livre de ter uma opinião igual à tua nesta matéria ou noutra qualquer…
Está à vista de todos aqui que não percebes um cú de nada. Andas completamente à nora.
1 Março, 2023 at 14:46
“As contas vão-se equilibrar de certeza” 🙂
Vai ser por obra do Espírito Santo!
Aliás o Sporting anda há 30 anos a inventar soluções para isso (delapidação do património, VMOCS, gasolineiras, venda de terrenos, destruição de equipas de futebol, etc) mas tem tido “azar” só pode.
Em 2013 então é que foi azar, as portas já estavam prontinhas a fechar.
1 Março, 2023 at 15:08
“O Sporting tal como todos os clubes que vivem de resultados e não saldos positivos tem de ganhar, tem de ser competitivo, tem de investir e tem obrigatóriamente ter passivo.”
Lê outra vez se tiveres coragem LionUp.
Um clube tem obrigatoriamente de ter passivo 🙂
E é isto….foda-se!!!!
1 Março, 2023 at 16:15
Eu li 🙂
1 Março, 2023 at 11:40
Vou citar Zenha na apresentação destes resultados para perceberes como a realidade nem sempre condiz com o “desenho” que fazemos.
“Com a venda de Matheus Nunes, por 45 milhões de euos, o valor das vendas de jogadores a 1 de setembro de 2022 ascende a 78,5 milhões de euros(…). Sem esta venda, a Sporting SAD teria uma receita de 33,5 milhões de euros., valor que COMPROMETERIA o modelo estratégico atualmente em curso.”
Isto depois de irmos uma porrada de vezes a Champions e estourarmos mais de 700 milhões de euros.
Só a título de comparação, apresentamos lucro de 47,5M e os capitais próprios são agora positivos em 31,2 milhões de euros.
O Benfica apresentou um prejuízo de 13,3M e têm actualmente capital próprio positivo de 95,7M. Isto sem contar com as vendas deste exercício (só com Enzo são 121M) mais os milhões da actual época de Champions, bilhética de estádio cheio, merchandising, patrocínios, BTV, etc,etc,etc…
Quem olha só para o lucro apresentado agora juraria que a nossa situação é muito melhor que a deles. E os jornais pintam de dourado essa ideia…
1 Março, 2023 at 10:26
Na minha opinião esqueces algo muito importante, não competimos sozinhos e se houver irracionalidade na gestão um ou dois anos com maus resultados desportivos tornarão difícil para não dizer impossível travar a bola de neve do descalabro financeiro. Claro que, vamos vendendo os anéis e sempre pode aparecer um árabe disposto a perder dinheiro.
E em Portugal temos, por enquanto, 3 galos para dois poleiros e quem fica em terceiro terá de fazer pela vida e jogar com a sorte nos sorteios.
Por outro lado, o que dizes é precisamente aquilo que esta gestão está a fazer, eles próprios assumem no ReC quando informam ter feito o maior investimento de sempre, mas nem precisavam de o dizer é visível no facto das dividas apesar do fantástico resultado pouco terem diminuído.
Serei sempre critico do investimento apenas sustentável no facto de os resultados desportivos acontecerem, pois isso é ficarmos dependentes da bola que bate na trave, no julgamento dos padres e dos salvadores da pátria ou da troika.
1 Março, 2023 at 11:00
Malcom aceito e na minha racionalidade isso faz sentido.
Mas tu sabes e eu tb sei que com Mateus Nunes, Palhinha e Porro as bolas iriam bater menos na trave, ou pelo menos a probabilidade era bem mais remota.
O ideal seria o teu racicinio e acertarmos sempre nas contratações como acertamos com o Porro.
1 Março, 2023 at 16:08
Pegando no ultimo paragrafo, se acertarmos sempre nas contratações o meu raciocínio deixa de fazer sentido.
Dito de outro modo, o raciocínio só faz sentido porque parto do pressuposto que a probabilidade de falhar contratações é sempre alta. Ninguém acerta sempre, já ficaria satisfeito que e em relação ao valor investidos, 50% do mesmo fosse altamente rentabilizado.
1 Março, 2023 at 16:12
Gerir negócios com base na esperança que tudo corra bem é de génio.
1 Março, 2023 at 19:40
A ideia correta está lá um Clube não é um banco nem um fundo de investimento, logo não visa o lucro visa o engrandecimento desportivo, mesmo sacrificando os resultados financeiros…
A execução desse plano é que por aquilo que eu inferi do que disseste não concordo, acho que tem de ser por ciclos de investimento, passas dois ou 3 anos a “poupar” e “acertar” as contas e depois passas 2 anos a investir mesmo que isso signifique aumentares a divida, se desportivamente resultar, tens verbas extra para sustentar o investimento abaixo da “linha de água” se não resultar em campeonatos e entradas na Champions voltas para o ciclo da poupança outra vez…
Isto é defender o SCP, apresentar resultados financeiros excelentes e arrebentar a equipa toda, ou investir á doida quando devias estar a equilibrar as contas é para defender uma direção e não o Clube…
1 Março, 2023 at 9:05
Resultado de receitas extraordinárias nas quais praticamente todos os clubes portugueses se suportam.
Sem as vendas de jogadores não haveria “pão” a mesa.
Resta saber se o resrante trabalho tem sido feito para que a sustentabilidade não dependa exclusivamente de vendermos os nossos principais jogadores consicionando desta forma outras fontes de receita.
Sem ter visto os resultados ou lido nada para além do comentário de ontem do Malcolm, preocupa-me que a dívida e os encargos com a mesma continuem a ser empurrados com a barriga enquanto os proveitos das vendas vão sendo derretidos a velocidade de cruzeiro.
A massa salarial também preocupa-me, mas com o dinheiro fresco das vendas nada faltará aos colaboradores, que não param de aumentar.
1 Março, 2023 at 9:29
“Resta saber se o restante trabalho tem sido feito para que a sustentabilidade não dependa exclusivamente de vendermos os nossos principais jogadores condicionando desta forma outras fontes de receita.”
Basicamente.
Ainda não vi bem o relatório, apenas li algures que as despesas aumentaram.
Logo é giro e tal, fazer um brilharete com receitas extraordinárias com vendas dos melhores ativos do plantel (que não se repetem com regularidade), mas ao mesmo aumentando as dividas a fornecedores e aumentado a carga salarial.
Pergunta para queijinho:
Se não tivermos jogadores para vender. Olhando para o plantel atual é fácil de chegarmos a essa conclusão.
Com o aumento das despesas, comprovadas.
O que acham que vai acontecer?
Estaremos melhor ou pior no futuro?
Acho que até a maltinha que domina o conceito dos Activos perceberá isto…
1 Março, 2023 at 9:37
Falta acrescentar que as receitas da Champions que também entraram….este ano em 4º lugar a 5 pontos do braga, a jogar um futebol entusiasmante, teremos tudo para sermos felizes, ou então não….
Portanto tudo motivos para nos deixar com confiança que o futuro será pujante.
Ou como diz outro boneco no off…em 3/4 anos os maiores da Europa.
Rir, para não chorar…
1 Março, 2023 at 9:09
Ponham o relatório no museu do clube. Ia dizer para o colocarem noutro sítio, mas ficava-me mal.
1 Março, 2023 at 9:15
+1906
1 Março, 2023 at 14:48
Ehehehe 🙂
1 Março, 2023 at 9:17
O que me interessa é ganhar campeonatos, foi para isso que comprei. Duas game boxes e né baldei a 730 euros, com a miséria de programação que fizeram e de jogo que apresentam, para o ano nem um tusto, pago, apenas as quotas, vão brincar com o Crl . Que alegrias é que me deram este ano ? 0, quem gosta destes espectáculos degradantes que vá ao futebol. Quando vou a um espectáculo gosto de ir ver o que gosto. Sou um apaixonado por cinema, mas não vou ver merda
1 Março, 2023 at 17:59
Não percebo este comentário.
Campeões de 5 em 5 anos, certo? Mais dois anos e podes começar a falar mal – até lá, há que apoiar sem levantar ondas…
2 Março, 2023 at 8:02
Aqui está a razão para o clube ter morrido.
Querer ganhar e estar a cargar-se para o clube.
O clube precisa ter estrutura, porque ganhar de vez em quando todos podem, com um pouco de sorte.
Mas que bom ter um clube mediocre mas estar feliz por ganhar um campeonato de 20 em 20 anos.
2 Março, 2023 at 14:58
Subscrevo!
2 Março, 2023 at 15:00
Mas olha que é uma grande contradiçao essa.
No cinema é a merda que tem mais assistência…
1 Março, 2023 at 9:30
Hip Hip Hurra !
Lucros fantásticos.
Do clube?
Mais fortes em tudo?
Ou dos donos dos juros fantásticos a pagar pelos adiantamentos de 500m que já eram?
Cenouradas.
1 Março, 2023 at 9:40
Se têm tantos lucros para que é que dapauperaram tanto a equipa ? Andam a brincar com os sócios que alugam as gameboxes que custam muito dinheiro.. isto é enganar as pessoas que amam o Sporting, têm que ter uma equipa competitiva, não o monte de retalhos que apresentam
1 Março, 2023 at 9:44
Claro que sim.
Mas defendam-nos até à morte…
Ah e tal fazem até uma ou outra coisa boa e não se pode estar sempre a malhar nos coitadinhos….
Mas e as claques? Esses bandidos…
1 Março, 2023 at 10:39
Ninguém aqui os defende até à morte!
NINGUÉM!
existem é alguns, sem palas nos olhos, que defendem, isso sim, estabilidade e apoio à equipa até próximas eleições!!!!
Existem outros, sebastianistas, que odeiam de tal forma a atual direcção, que chega a parecer odiarem o próprio clube!
1 Março, 2023 at 10:56
Eu detesto é a incompetência. Isso e a má-fé. Também não gosto de gente pouco inteligente – mas aceito que exista, faz parte. Já a incompetência gritante e a má-fé não aceito. Se quiser medir sportinguismos, desafio-o quando quiser, onde quiser. Talvez tenha uma surpresa.
1 Março, 2023 at 11:10
Outro aqui.
E sebastianismo não acho.
As pessoas querem é alguém mais competente que estes.
E considerando ainda os sportinguistas, penso que não será dificil encontrar alguém com mais capacidade, haja é a mesma capacidade da maioria votante e isso é outra coisa.
Se a ideia é trazer o BdC à conversa relembrar que o homem nem sócio é.
1 Março, 2023 at 9:50
Se não depauperassem a equipa não apresentariam lucros…
1 Março, 2023 at 9:51
tanto lucro, tanto lucro e a besta do treinador e do presidente estão sempre a dizer que não há dinheiro
1 Março, 2023 at 9:52
Está tudo esticadinho….
1 Março, 2023 at 9:51
O Sporting tem adeptos como qualquer outro clube no mundo: o que importa é a bola entrar.
A parte financeira não importa para alguns e ignoram o facto de que, sem pujança financeira, não há vitórias porque não há jogadores com qualidade suficiente para as obter.
Isto de vender os maiores ativos mas depois colmatar esta perda com a compra de passivos que não vão render um caralho porque pura e simplesmente não têm qualidade, tem muito que se lhe diga.
Se a bola entrar, está tudo bem, se não entrar… é o que se vê neste momento e que afeta tudo o resto… espero estar enganado, mas esta época será um autêntico descalabro desportivo em toda a linha.
Estamos no mau caminho.
Gerir o clube como uma empresa e tratar os sócios e adeptos como meros consumidores ou subscritores de um serviço é a receita perfeita para que estes se afastem do clube. Já não basta sermos um qualquer rato a correr na rodinha nos nossos trabalhos, também somos obrigados a sê-lo nas atividades que escolhemos para efeitos de lazer. Se é para ser assim, admitam de uma vez por todas que querem mudar o sistema do clube para o sistema inglês, sem sócios, apenas adeptos, um dono, investidores com capital estrangeiro e dúbio. Não queiram um clube com um sistema associativo e social, mas ao mesmo tempo sugar a alma e o sangue dos sócios e adeptos. Se todos nós deixarmos de ser do Sporting ou de acreditar na existência do Sporting, o Sporting não existe. É tão simples quanto isto. Quem depende mais de quem no fim de contas?
Já o disse uma vez, este clube não tem qualquer identidade, e por conseguinte ressente-se na sua liderança e no seu carisma institucional. Desta forma, não aguentará muito tempo. A próxima década será determinante para o Sporting. Estamos numa encruzilhada e arriscamos cair na irrelevância se continuarmos a seguir um caminho de desvalorização do maior ativo do clube (e de qualquer clube) os seus sócios (para alguns) e os adeptos (para todos).
1 Março, 2023 at 9:55
quem fala assim não é gago
1 Março, 2023 at 9:57
A questão é que a bola não entra na baliza por obra do espirito santo.
Está tudo interligado.
A bola entra porque tens bons jogadores.
Tens bons jogadores, podes vender e ter receita extraordinária.
Tens receita podes reequilibrar a equipa e ao mesmo tempo manter equilíbrio nas contas.
É tudo uma questão de equilibrio e ter lá alguém que saiba o que está a fazer, nomeadamente na gestão financeira e desportiva.
Não é obviamente a trocar M. Nunes, N. Mendes e Palhinha por Sotiris, Trincão, Vinagres e Paulinhos….
Nem a aumentar dividas a fornecedores, antecipar receitas de TV ou a aumentar carga salarial….
1 Março, 2023 at 10:30
Concordo.
Eu até aceito a antecipação de receitas e endividamento, pois é uma forma de obter capital para investir. O problema é que estás a investir em merda logo no ponto de partida e só consegues transformar merda em ouro com sucesso desportivo, com uma boa capacidade negocial para te protegeres enquanto vendedor e com uma boa projeção da tua marca para conseguires potenciar tudo o resto ao máximo.
Nada disto acontece. Festejar lucros quando após vender os maiores ativos é no mínimo um atentado a inteligência. Se tivéssemos lucro após vender o paulinho, o esgaio, o jovane, o rochinha, o sotiris e todo o entulho dos outros anos, aí sim, haveria alguma razão para festejar e congratular o trabalho realizado. Desta forma, como está… estão só a dar pedras para os burros do caralho, como o riga, arremessarem e acharem-se muito fortes e inteligentes.
1 Março, 2023 at 11:13
Ora…
Muito fácil de entender, para alguns…
1 Março, 2023 at 9:59
Bastava não vender o Palhinha,em vez de terem 47 milhões de lucro, tinham 27 milhões, só que tínhamos muito mais pontos no campeonato e com a Champions do próximo ano no bolso, e com a valorização de mais activos dentro da equipa. O Palhinha por 20 milhões era sempre vendido este ano. Agora sem a Champions vão ficar pior e possivelmente enterrar o clube.
1 Março, 2023 at 10:01
E mais ainda estávamos na Champions deste ano, Morita não pode jogar contra o Frankfurt em casa, o empate dava passagem.
1 Março, 2023 at 10:41
pena que muito Sportinguista achasse que o Palinha apenas servia para destruir
1 Março, 2023 at 10:47
e também quem achava que ugarte era superior a palhinha e que esse já não fazia falta nenhuma.
teve um pequeno periodo menos bom por causa da lesão e já lhe faziam a cama quando ele foi para mim a peça fundamental na conquista do titulo.
1 Março, 2023 at 11:45
Ele, João Mário, Adan e Coates…
1 Março, 2023 at 13:07
E agora é vê-lo pela televisão a dar show na Premier…
1 Março, 2023 at 10:43
Resta saber se o palhinha ficava contente… Se por azar torcesse um joelho nem palhinha nem guito…
Há milhões de jogadores no mundo, para mim, se há boa proposta, xauzinho…
É preciso é ter sempre hipóteses válidas em carteira…
Eu continuo a achar que o grego é o melhor dos gajos comprados para o meio campo, e já nem calça…
1 Março, 2023 at 14:51
Este comentário é um espelho da ignorância futebolística que é comum a muito adepto.
É que não acerta em uma que seja.
1 Março, 2023 at 17:09
Se te visses ao espelho…
Logo tu… Haja vergonha…
Para ti é porque sim e porque não…
Bom mas bom era o robertone…
1 Março, 2023 at 18:38
Só esta parte do “se por azar…” é de um autêntico burro vestido.
Por essa ordem de ideias todos vendiam em saldos e rebentavam com as equipas logo no primeiro dia do mercado com medo que lhes caísse uma pedra de granizo no dedo grande a sair de casa.
És um espelho mesmo, de muita massa adepta e dirigente deste clube: total ignorância, falta de noção e inaptidão sobre o que é o futebol e gestão de clube.
E o pior é que são tão presunçosos, vaidosos e arrogantes que acham que percebem alguma coisa quando toda a gente à volta, (adeptos, rivais, imprensa) estão carecas de saber que são uns paspalhos em bicos de pés e que é por isso que ninguém respeita o clube.
Um exército autêntico de Varandas.
2 Março, 2023 at 3:07
Na mouche!
SL
1 Março, 2023 at 23:09
O teu espelho não é um teu amigo, é o teu espelho.
1 Março, 2023 at 13:06
“Team Palhinha” aqui também. Acho que onde se nota mais a falta do Matheus Nunes é nos jogos grandes, mas, mesmo assim, o Morita tem sido, na minha opinião, de longe a nossa melhor contratação esta época. Já o Palhinha era um monstro no nosso meio campo. Não só protegia a defesa, como também punha a bola a circular rápido para a frente. Gosto do Ugarte, mas nem de perto nem de longe chega aos pés do João. Vendê-lo por esse valor foi criminoso. Já pelo Matheus Nunes acho que obtivemos um valor justo.
1 Março, 2023 at 10:03
grande análise
1 Março, 2023 at 10:41
indo directo ao teu segundo parágrafo
▫️ St. Juste: 10M€
▫️ Sotiris: 4M€
▫️ Morita: 3,45M€
▫️ Arthur Gomes: 2,9M€
▫️ Rochinha: 2M€
▫️ Franco Israel: 0,648M€
que retorno vamos ter deste investimento?
1 Março, 2023 at 10:44
St juste sem lesões é óptima aquisição!
Morita e arthur, pelo preço, idem!
1 Março, 2023 at 11:05
neste momento, apenas Morita é uma belíssima contratação na relação valor/qualidade
1 Março, 2023 at 11:16
Ainda bem que não consideraste o paulinho, vinagre e esgaio….
Só aqui estão enterrados 37.9M
1 Março, 2023 at 13:56
Óbvio… E falarem de Sotiris na mesma frase onde está Palhinha, para equivaler os dois… Há esfregões mais baratos!
1 Março, 2023 at 14:52
Mesmo.
1 Março, 2023 at 17:07
Ó ginha preocupa-te com esfregoes na tua agremiação corrupta, até o chiquinho é o novo Zidane. Desaparece mas é daqui, lampião.
1 Março, 2023 at 11:43
E mais se ele ficasse não era necessário o Sotiris, portanto eram só 16 milhões a abater aos 47
1 Março, 2023 at 14:53
25 milhões estourados. E o único com algum valor é o central de cristal que joga uma vez por mês.
Gestão de rooftop!
1 Março, 2023 at 14:50
Comentário do dia.
1 Março, 2023 at 10:12
Vai ficar tudo bem 🙂
https://twitter.com/zenman1906/status/1630857334732775428?s=46&t=Z-xT_9tj4ad5HPe3FH-ueQ
Que sorte do caralho, se não tivesse atento ia fazer este comentário com a assinatura do nosso querido Luís Ribeiro 🙂
1 Março, 2023 at 10:29
Estamos assim há alguns anos.
Esse disclaimer vem em todos os RoC.
Eu tenho vergonha que assim seja.
1 Março, 2023 at 10:36
É isso Fight.
Temos é que ter muita “fé”, apoiar muito, gastar muito dinheiro em quotas e merchandising…
Esta gentalha não têm vergonha de espécie nenhuma. É de BILTRES que estamos a falar.
1 Março, 2023 at 14:55
Rezemos que “as contas acabam por se endireitar”.
É o que faço no dia a dia desde o início desta crise económica 🙂
1 Março, 2023 at 16:16
Vamos ser os “mais potentes da Europa” pá! A poia!
1 Março, 2023 at 10:15
Tenho de ler com tempo e atenção…
O resultado é bom, ainda entrará aqui o Porro. O Sporting fez 75M de vendas com M. Nunes e Palhinha, destes foram “consumidos” por custos 30M. E ainda resta perceber o que isto faz à solvabilidade e á tesouraria.
Mas estou sem tempo para ver isto agora.
1 Março, 2023 at 10:30
O porro não entra, alias nem deve entrar neste exercício pelo comunicado à cmvm, foi emprestado até 30/06 com venda/compra obrigatória por 40M em 01/07, ou seja, já no próximo exercício.
1 Março, 2023 at 10:42
a estratégia é essa. Almofadinha atrás de almofadinha
1 Março, 2023 at 10:47
É mau? Fazem todos isso!
1 Março, 2023 at 10:51
não é sustentável. Estar a contar com uma venda ou com a entrada na champions não é um plano de sustentabilidade
1 Março, 2023 at 10:54
Agosto vamos ter uma ideia se é sustentável ou não, porque muito dificilmente vai haver CL. Vai ser preciso acrescentar uns pós grandes ao Porro e as compras de GB e afins vão refletir um bocado do que vai ser a receita ao longo do ano. Acho que vão restar poucas dúvidas depois do próximo ano sobre a real capacidade deste CD.
1 Março, 2023 at 17:11
Para qualquer clube em Portugal ser sustentável sem vendas de jogadores têm que descer o orçamento 50%. Temos um mercado pequeno, e como tal,nada a fazer.
1 Março, 2023 at 11:34
Olha para esta época e percebe se é sustentável.
E esta dependência tem um preço adicional. É que ela é gulosa. Quanto mais dependente disso estás, mais barato vendes. Quanto mais barato vendes, maior é o buraco.
Isto tinha de ser sempre aliado a um plano de reestruturação do clube que permitisse ter os custos operacionais controlados e racionalizados durante 4 ou 5 anos de forma a que lá está…diminuir esta dependência e por isso aumentar o nosso poder de aguentar jogadores ou de negociar melhor as saídas.
Ao fim de 6 anos de presidência do Varandas, continua a ser dificil ver algum tipo de mudança na gestão do clube. Financeiramente o Clube está hoje como estava à 6 anos em termos de dependência. Não mudou nada. Isto para mim é aflitivo. Estamos a um espirro de ter uma crise financeira considerável. Basta não ter para o Sporting se ver a braços com um enorme entalão.
Tínhamos condições para fazer muito mais e melhor.
Apesar disso, é positivo que este ano esteja a ter estes resultados e que já esteja a ser preparado o próximo. Mas lá está…andamos só a sobreviver. Não conseguimos nunca fazer nada “de fundo” e de transformador.
1 Março, 2023 at 11:56
Concordo com tudo.
É aflitivo ver este nível de gestão, quando supostamente estão lá pessoas com formação na área.
Como dizes, estamos à disposição de um espirro para nos fodermos à grande.
Será um retomar de conversas como Refundação, PER, …
Como é que não conseguimos aprender com o passado?
1 Março, 2023 at 11:07
Ok. Não sabia que tinha sido assim.
Está bem feito!
1 Março, 2023 at 10:20
É um equilíbrio manhoso e nunca agradará a ninguém.
Eu sou um formação lover romântico e obviamente que quero ganhar, mas o momento em que talvez me tenha sentido mais realizado com o Sporting nos últimos anos, foi a Época de Leonardo Jardim, no melhor de BdC. Um corte violentíssimo na despesa, uma equipa fraca com muita gente da formação e uma época bastante digna.
Fez-me acreditar que era possível salvar o Sporting e fazer mais com menos, ao ponto de após essa época, ser crítico de BdC por querer investir e colocar em causa a sustentabilidade. Eu estava errado, porque o aumento da despesa foi acompanhado de um grande aumento da receita e foi dado um salto quântico na competitividade ao ponto de lutarmos por títulos. Não foi uma época, obviamente, que vá ficar na nossa memória pelos êxitos, mas sim pela salvação desportiva e financeira depois do descalabro criminoso de Godinho Lopes.
Friamente, não posso deixar de ficar satisfeito por ver o Sporting com contas melhores. Podemos dizer que já vendemos as jóias todas e as que ficam, têm passes partilhados. Temos de ter a frieza também, de valorizar o mérito das vendas desta direção que, com Rúben Amorim, desenvolveu os jogadores vendidos para estes níveis.
Não há aqui qualquer tentativa de comparação, continuo a achar que esta direção está a fazer um processo de learning on job, são fracos, com muito pouca inteligência emocional, arrogantes e condenados à rejeição.
1 Março, 2023 at 10:42
Concordo com isto a 100%.
Reforço a parte da realização sportinguista na primeira epoca do Leonardo jardim. Lembro-me muito bem da minha satisfação de ver aquela malta toda na pre epoca no Canadá (acho eu…). Nunca senti o clube tão unido como nessa altura.
1 Março, 2023 at 10:50
como diz o miguel
subscrevo ireland
1 Março, 2023 at 11:10
O Miguel subscreve. Nunca o Ireland. E ainda bem! Ahahaha
Abraço fight!
1 Março, 2023 at 11:28
ehehehehe
abraço
1 Março, 2023 at 10:52
e as que ficam, têm passes partilhados.
diria que é preocupante.
1 Março, 2023 at 11:18
Bom comentário, com o qual partilho muitas das ideias.
1 Março, 2023 at 11:21
Eu não sou formação lover.
Sou competente lover.
Queria alguém competente que soubesse manter o equilibrio.
Equilibrio entre finanças e equipa competente.
Para isso precisas de comprar bem e/ou ter olhos para trazer os putos de valor para a nossa academia.
Comprar por comprar, NÃO!!!
Associado a isto há que ter alguém que saiba atrair outro tipo de receitas.
E tenho muita pena, mesmo, mas Varandas e a sua tropa não presta.
1 Março, 2023 at 12:09
Estou como tu.
Aquilo que foi feito nesse ano, tinha de ter sido feito agora. Eram 2 ou 3 anos de “trabalhos forçados” e o clube tinha dado um salto gingante. Nem devia ser preciso tanto, porque se olhar para aquele 11, com Acuna, com Raphinha, com B. Fernandes…Só aqui estava mais do que feita uma restruturação financeira profunda do clube. E estou a excluir os acordos que foram feitos com os que rescindiram…
Foram muitas as irritações com o Varandas que me fizeram não gostar dele logo no primeiro ano de mandato. Esta é definitivamente uma delas…
1 Março, 2023 at 12:40
“…esta direção está a fazer um processo de learning on job, são fracos, com muito pouca inteligência emocional, arrogantes e condenados à rejeição.”
Nem mais!
1 Março, 2023 at 14:57
Concordo, gosto, subscrevo e vou ligar as notificações.
1 Março, 2023 at 20:59
Bom comentário.
1 Março, 2023 at 10:23
Acho que a direção merece ser aumentada !
Mais uma vez voltaram a cumprir com os seus objectivos pessoais !
1 Março, 2023 at 10:33
não te preocupes que vão receber o bonus merecido 🙂
1 Março, 2023 at 11:15
Não se não forem à CL.
1 Março, 2023 at 11:29
sim , pelos resultados financeiros positivos
1 Março, 2023 at 12:11
Não se ficarem abaixo do 2º lugar.
Ganhar prémio ficando de 3º para baixo é um insulto.
E mesmo em 2º, só acho que seja merecedor de prémio se em conjunto com o 2º lugar tivermos resultados financeiros positivos…
1 Março, 2023 at 12:19
Há critérios financeiros e desportivos, julgo que valem 50% cada. Para um bónus correspondente a 75% da remuneração anual.
1 Março, 2023 at 12:53
ainda bem que explicas isso malcom
1 Março, 2023 at 14:23
Pensam que estes meninos não se tratam bem?
1 Março, 2023 at 14:47
Sim eu sei.
Eu não concordo com eles. Eles devem estar integrados e interagir um com o outro. Esta separação para mim é absurda…
1 Março, 2023 at 15:15
Assim dá para ganhar quando se ganha e quando não se perspetiva nada de bom desportivamente, vendendo os anéis, ainda se consegue o bónus.
Genial…
2 Março, 2023 at 3:11
Win win situation
1 Março, 2023 at 10:31
Se retirarmos o dinheiro da venda do Mateus e do Tabata teríamos contas negativas, mas teríamos uma equipa mais competitiva e um treinador menos à nora com o que fazer, e um plantel mais equilibrado. Acho que ninguém no seu perfeito juizo acha que o Sporting neste momento tem capacidade de ter saldo ultra positivo como agora e também uma equipa competitiva. Mas acredito ser hoje claro que o Sporting podia ter umas contas razoáveis, e um plantel bem melhor do que o que tem, e aqui tanto o Mateus como o Tabata fariam diferença. O primeiro porque seria titularíssimo de um meio campo que ainda parece andar à procura da sua melhor formula, e outro porque teria impedido a compra de cepos tipo Artur ou Rochinha porque era claramente melhor e muito mais versátil que os dois (nunca pensei vir a ter saudades do Tabata).
Mas pronto, um 3/4 lugar é uma coisa que rapidamente desaparece da memória das pessoas, no entanto recordes atrás de recordes de contas é daquelas coisas que marcam um mandato e eles também não nos vão fazer esquecer. Pelo caminho fode-se o treinador e fodem-se os adeptos/sócios porque perdem um ano. Vamos ver é se estas pequenas coisas não começam a lixar também as receitas. Uma coisa é a equipa vir de um ano em que lutou até muito tarde pelo titulo e que apresentava um futebol de qualidade. Outra é uma equipa vir de um ano como este. Cheira-me que Gameboxs para o ano vai ser diferente, principalmente se cobrarem mais.
1 Março, 2023 at 11:14
Sem vender o Matheus e o Tabata, até ainda podíamos estar a disputar a CL… Ter ganho a TL… e estar a lutar pelo 2º lugar e não a tentar chegar ao 3º…
Cenas!
1 Março, 2023 at 11:22
Podia não ser tão linear assim, até dou isso de barato, porque continuaríamos a ter uma frente com o Paulinho e Trincão/Edwards (talvez o Tabata sentasse os 2), mas seriamos muito mais competitivos do que somos agora. É impossível olhar para este plantel e achar que o Mateus sozinho não teria grande impacto. O Mateus seria titularíssimo, o Ugarte jogaria ao seu lado como planeado e o Morita seria o suplente de um deles, tal como estava pensado ser. Assim temos 2 gajos que nunca jogaram/treinaram juntos a tentar encaixar o seu futebol, e um bom suplente a ser titular. Pah mas pronto, serve para calar a malta que anda sempre a reclamar das contas. O Amorim? Esse é e sempre será segundo plano.
1 Março, 2023 at 10:51
O que vale isto?
Quão mascarados estão este números?
Se isto fosse linear, com 3 ou 4 exercícios destes e tínhamos dinheiro para montar uma super equipa mas sabemos que tudo isso são falácias.
Quem entende e disseca números que se chegue à frente.
Ou isto são boas notícias?!
1 Março, 2023 at 11:08
outro pormenor curioso: em 6 meses ficámos a dever mais 4 milhões ao Jorge Mendes, a quem já temos a pagar 14 milhões de euros
1 Março, 2023 at 11:13
Do quê?
1 Março, 2023 at 11:23
10kg de batatas 🙂
1 Março, 2023 at 12:43
🙂
1 Março, 2023 at 14:16
Alcacete resquícios?
1 Março, 2023 at 20:59
😀
1 Março, 2023 at 11:32
o mendes é muito paciente ultimamente com o Sporting, mais 14 menos 14, em outros tempos forçava um bocadinho mais 🙂
1 Março, 2023 at 11:09
O clube tem de ser gerido como um todo, todos os anos, com competência e equilibrio.
Claro que é bom ser campeão – mesmo que isso represente um saldo negativo de 30M€”
Claro que é bom ter um saldo (a meio da época) de 47M€ positivos – mesmo que isso represente estar afastado da luta pelo titulo em Agosto, da Taça de Portugal em Novembro, da CL em Novembro e se perca a TL em Janeiro, lutando neste momento desesperadamente por se chegar ao 3º lugar!
A questão é que a coisa não pode funcionar assim – uns anos bons desportivamente e outros bons financeiramente – porque sem um caminho consistente de ambos os lados andamos aos zigue-zagues e não saímos do mesmo sitio!
Com a venda do Porro, que não aparece nestas contas, vamos acabar o ano desportivo com um saldo bem simpático mas com uma equipa bem pior que a da época passada, por exemplo, além de que, neste momento, nem sabemos se podemos disputar o acesso à CL – o acesso directo podem esquecer!
Que custo terá isso?
Para os cegos que, nunca ligando às contas – porque eram negativas – vêm agora como tradicional “chupem brunistas”, tenho a dizer que podiam ter vendido o Nuno Santos (eram mais 10M€), o Ugarte (eram mais 20M€), o Pote (eram mais 20M€) e o Edwards (eram mais 20M€) e apresentado 117M€ de saldo positivo no 1º semestre fazendo um recorde que levaria um século a poder ser batido…
Podiam festejar isso no Marquês, durante 3 dias, e cantar o “chupem brunistas” junto com o “chupa pintinho” e o “chupem lampiões”!
Foi uma oportunidade perdida!
13% de comissões porquê? Esses 3% a mais foram porquê e para quem?
38M€ de massa salarial (no semestre) com uma equipa cada vez pior, como assim?
Onde estão os 15M€ que disseram ter cortado em massa salarial – 7,5M€ no semestre?
Tenho aqui dito que nem tudo o que esta Direcção faz tem sido mau – contrariando a retórica dos haters do Varandas! Mantenho que estão a trabalhar bem no merchandising, que têm melhorado, ainda que pouco, os patrocínios, e acho que a formação vai no bom caminho.
Fizeram a transformação do estádio conforme os sócios há muito desejavam – eu não o teria feito para já – e isso tem de ser visto no lado positivo.
Abaterem passivo é positivo – se bem que ainda não abateram o passivo todo que criaram, portanto, ainda estão no negativo!
Enfim, o que eu vejo, como alguém que tem a sua própria empresa, apesar de não ser um gestor, é que há uma falta de rumo e que é fácil ter resultados positivos quando se vendem os principais activos e se descapitaliza a empresa – seria o mesmo que eu vender o melhor equipamento que hoje me permite ter uma qualidade superior no trabalho e trabalhar menos horas, e passar a fazer tudo como antigamente, sendo menos competitivo e obrigando-me a mais horas de trabalho. Mas os resultados do semestre seriam bem melhores! 🙂
1 Março, 2023 at 13:30
O Porro só vai entrar no exercício seguinte, de 23/24… Só entra no 2º semestre o valor do empréstimo – e sai 0,8M€ de ordenados…
1 Março, 2023 at 11:10
Podem enfiar o lucro num sítio que eu cá sei.
Um vendeu Slimani e logo a seguir trouxe Dost. Outro vendeu Matheus Nunes e trouxe…. Pois.
Pormenores. Ou nao.
1 Março, 2023 at 11:24
Sotiris…
Isto quando já tinhas o M. Fernandes a fazer pré época.
O puto grego vai explodir.
É bom que não exploda ao mesmo tempo que o Trincão senão….
1 Março, 2023 at 23:19
Ainda bem que o puto não é Palestiniano
1 Março, 2023 at 14:34
Dost assistiu à despedida do Sligol…..pormaiores
1 Março, 2023 at 11:17
Depois de ver o título do post, vou já a correr para casa para ir buscar umas jolas para ir ao Marquês festejar este título que também nos escapava à muitos anos.
Sempre em festa os contabilistas do capitão bananas.
1 Março, 2023 at 23:20
Há cinco anos, no tempo do outro Sr, tínhamos capitais positivos e uma equipa avaliada em 500 Milhões
1 Março, 2023 at 11:27
As contas valem o que valem. Eu queria era o Sporting a jogar lindo e a ter o estádio cheio; não há melhores contas do que essas. Eu sou do Sporting porque mesmo quando não ganhavam jogavam bem com o Balakov figo e companhia, com o Douglas Luisinho, Marco Aurélio…
Num mundo ideal, vendíamos o Paulinho no fim da época por 40 milhões ( ahahahahahahaha)
1 Março, 2023 at 11:48
…e não sei como está o R&C, devem ter escrito que “enganamos novamente os ingleses” ao vender o “monstro” do Palhinha por 20/25 M€ …
O Palhinha foi quase de graça para Inglaterra!!!!!
SL
1 Março, 2023 at 14:59
É só ver os comentários nas páginas afectas à Premier League ao falar sobre Palhinha: pechincha e roubo (ao Sporting) são as mais usadas.
Futebol? Fácil, fácil!
1 Março, 2023 at 12:22
Eu nao sei como estão as contas. Mas sei como está o clube…como estão os sócios…as assistências no estádio e pavilhão…o plantel…
1 Março, 2023 at 12:31
Isto tudo!!
1 Março, 2023 at 12:46
Essa é que é essa. É cá uma “pujança”…
1 Março, 2023 at 13:43
Nem me aguento com tanta pujança 🙂
2 Março, 2023 at 3:13
Vamos ser muito potentes…
1 Março, 2023 at 14:20
Ora nem mais Phill
1 Março, 2023 at 14:59
Lá está!
1 Março, 2023 at 12:28
só por terem vendido o Palhinha , ve-se que não percebem nada de futebol , porque o Palhinha valia ( jogava e fazia jogar )por dois ou tres . E ao venderem Palhinha por 20 milhões ( liquidos ??) confirmaram que são uns zeros á esquerda , NAO PERCEBEM NADA DE FUTEBOL . Ainda há dias vi Palhinha em confronto com dois jogadores , que vieram do nosso rival do outro lado da estrada , e perguntei-me como era possivel terem acontecido estas vendas com estes valores tão díspares …. com nosso prejuizo , evidentemente .
1 Março, 2023 at 12:32
O zenha?!?!
Pá, pfff brutal … Brutal…
1 Março, 2023 at 12:34
Acho que esta notícia merece um felatio gigante do “caracolinhos”… Já aconteceu?
Z
1 Março, 2023 at 17:29
A especialidade dele na CNN agora é essa mesmo…especializou-se em Felllatios ao Lampião Mor José Eduardo Moniz. Por 10.000£«€ / mês não há volta a dar, à que chuchar muito e com qualidade !!!
1 Março, 2023 at 17:52
Não aconteceu mas aposto que acontecerá!
1 Março, 2023 at 12:37
Também antevejo “mercidos prémios na SAD”… idexados a este “lucro” com toda a certeza!
Z
1 Março, 2023 at 12:53
Malcolm, uma questão,
Há como quantificar em quanto afetou a operação de recompra dos VMOC no resultado do capital próprio apresentado agora?
1 Março, 2023 at 18:14
Praticamente não teve influencia na SAD, repara em junho o capital social + vmocs totaliza 194.9M e em 31/12 estão registadas como 198.4M
Portanto aumentaram em 3.5M o capital próprio.
E isto nem deveria acontecer provavelmente resulta de algum acerto contabilístico relativo ao valor inicial inicial de aquisição.
Onde tiveram influencia significativa foi nas contas do clube.
1 Março, 2023 at 18:26
Obrigado.
1 Março, 2023 at 14:33
Preocupante, não os resultados, mas como é que chegaram a eles, é preocupante estar a ver de novo uma gestão á lá “soares franco” que foi para mim o pior da linhagem (c)roquete, com o godinho logo a seguir…
O gigantone bêbado também apresentou resultados positivos…Um ano, aquele em que enganou os sócios (também não são muito difíceis de enganar) para vender o património imobiliário e em virtude disso apresentou resultados “record” claro que a seguir foi o que todos nós sabemos….
Isto parece-me aquelas fábricas que estão em dificuldade e vendem as máquinas, safam-se um ano e a seguir como já não têm as máquinas não conseguem fabricar nada e o caminho é sempre a descer até á bancarrota…
Eu até aceitaria esta estratégia se fosse para limpar o passivo, não foi o caso, portanto a pergunta que tenho é e a seguir? Quando acabarem os jogadores com mercado (devemos ter 1, se calhar 2, agora) vendem os sócios para escravatura, o pavilhão? Ou o quê?
1 Março, 2023 at 14:42
Está à vista de todos….mas lá está: “não são muito difíceis de enganar”. Uns por vontade própria outros por ignorância acrescento eu.
1 Março, 2023 at 15:19
Vendem parte do capital social que recompraram em VMOCS através de plano de restruturação financeira da direção anterior com um custo de 30% do que realmente valia em divida aos bancos, com o dinheiro de antecipação de receitas do contrato NOS conseguido pela direção anterior.
Tudo, claro está, fruto do trabalho e esforço desta direção.
1 Março, 2023 at 15:38
Já estamos no ponto em que mesmo com bons resultados financeiros é imperioso vender jogadores, a direção até já fixou a necessidade atual nos 83M anuais. Por isso tivemos um excelente resultado na época passada (25M), estamos com excelente resultado no semestre (47M) e seguramente no final do ano teremos um resultado superior a 20M. E mesmo assim temos que vender. Para a próxima época temos o Porro que já está vendido e que apesar dos milhões da venda não vai valer nas contas mais do que Palhinha, fruto da partilha de mais valias e resta saber quem vai fazer de Matheus Nunes.
Isto acontece, por três motivos, é preciso fazer revolving da divida a fornecedores, injetar capital para cobrir o deficit de exploração e reforçar a equipa para colmatar saídas e eventualmente fazer favores assumidos nas vendas.
E já poderemos ficar satisfeitos se as dividas a fornecedores e comissionistas não aumentarem muito e a perda de competitividade não seja enorme.
Noutras paragens, já tem muita experiencia nisto e até nome já foi dado, carrossel, veremos qual o lugar que nos toca no dito, pois já está em velocidade de cruzeiro será difícil, julgo que impossível, saltar fora.
Dito isto, confesso que já tinha abandonado a ideia de comentar ReC pois só não percebe o que está a acontecer quem não quer mesmo perceber e nada que seja dito fará mudar opiniões e muito mais quando são contextos em que por exemplo uma vitoria na UCL ou o surgimento com uma frequência anual de Palhinhas, Matheus ou NMendes e tudo podem alterar ou no mínimo prolongam a viagem e estadia no carrossel.
No entanto, nunca seria um resultado financeiro positivo mesmo que desta dimensão me faria vacilar e retirar razoabilidade nas criticas à gestão que sempre fiz.
Antes pelo contrario, não me escondo e motivou-me a fazer uma pequena analise critica, sem tempo para grande estudo do relatório pelo que muitas situações ficam para futura avaliação e que enviei para o Cherba, caso entenda, publicar num próximo Hoje Escreves TU.
E desafio aqueles que pensam estarmos no caminho certo a fazer uma analise ao Relatório e enviem para o Cherba, não tenho duvidas que pela pluralidade que sempre existiu na Tasca serão também publicados e poderão contribuir para a discussão. Perante tão bom e apetitoso resultado não deverão ter grandes dificuldades em escrever um Hoje Escreves Tu elogioso para a gestão.
1 Março, 2023 at 16:19
De valor!
1 Março, 2023 at 19:28
Oi, acho que ontem não me expliquei claramente, o que eu queria saber é se há maneira de distinguirmos os salários dos jogadores + treinadores e os dos outros, directores, gestores e staff não desportivo
1 Março, 2023 at 20:26
Não é possível. Dos 3 grandes apenas o porto faz esse detalhe divide as remunerações por órgãos sociais, técnicos/atletas, e outro pessoal. No Sporting e benfica apenas dividem as remunerações por órgãos sociais e outros.
Há no entanto uma curiosidade que aparece nos relatórios anuais que é a informação do numero de pessoas a quem foram pagas remunerações e aqui sim todos fazem o detalhe por órgãos sociais, técnicos/atletas e outro pessoal.
Falando apenas no outro pessoal pela evolução desde 2017 percebe-se bem que o aumento do gasto em salario não é apenas porque se está a pagar mais aos jogadores. Foi assim:
2017 – 146
2018 – 184
2019 – 244
2020 – 267
2021 – 287
2022 – 314
Isto contrasta com o numero médio de outros colaboradores do benfica que é de 138 e no porto que é de 111.
Bem Sporting na luta contra o desemprego.
1 Março, 2023 at 22:47
Cum caray!!
1 Março, 2023 at 23:26
Tira do Porro mete no Porsche
1 Março, 2023 at 23:50
Com 314 trabalhadores extra atletas/treinadores está explicado porque é que vendem jogadores da forma que vendem…
Era o que eu suspeitava e temia, só quero que se lembrem da análise que fiz no outro dia, cada um destes “reizinhos” tem uma “corte” que tem de sustentar…
2 Março, 2023 at 3:17
São os favores a serem pagos…
Afinal o quadro final da GOLPADA está quase completo.
2 Março, 2023 at 0:02
Muita gentalha a mamar! FDXXXX
Atenção que isto são “funcionários(as)”. E a quantidade de avençados que por aí/aqui andam? E as empresas de propaganda? E fora outros que nem imaginamos.
Parece a máquina pública.
Depois lá terá que vir um maluco para cortar com isto…
2 Março, 2023 at 3:20
Como é que alguém pode acreditar numa palavra destes BILTRES???
Aí e tal, a herança é muito pesada … Ai e coiso, não há dinheiro, está tudo esticadinho…
E de 2018 a 2022 quase duplicou o número de funcionários…
Fodasssssss
1 Março, 2023 at 19:36
Como eu te compreendo…
SL
1 Março, 2023 at 14:34
Ok, bem trabalhado…e o resto?
– a parte desportiva?
– o respeito pelos adeptos e sócios;
– trazer publico ao estádio e pavilhão.
não interessa?
1 Março, 2023 at 14:39
Óbvio que não! Isto é para ser uma empresa: dar lucro, empurrar as dívidas com a barriga pra frente e os “clientes” não têm que notar faladura.
1 Março, 2023 at 14:37
Eish! Até o virgem da Letónia saiu da cave! 😀
Categoria de resultados! Valeu a pena ficar arredado do campeonato e taça em Setembro, fora da Champions, andar a lutar pelo 4° lugar e jogar miseravelmente mal!
Perguntem só aos lampiões que fizeram o contrário a ver se eles não trocavam connosco na hora!!
Para o ano:
-Sem Champions.
– Com os pouquíssimos jogadores de valor todos fatiados em percentagens.
– Um plantel de Esgaios e Paulinhos.
– Dívidas a fornecedores e agentes em números recorde.
– Alvalade ainda MAIS deserto pois com os preços que se praticam, o futebol jogado, o tratamento dado a quem não é “gente elegante e de bem” e a média de 20 mil e pouco deste ano a tendência é descer ainda mais com tudo o que isso vai representar em bilheteira, gamebox e merchandising.
– Adeptos cada vez mais distantes, desiludidos e amorfos.
Como qualquer entendido na matéria sabe, estão pois reunidos todos os ingredientes para ser a época de lançamento que nos vai tornar “os mais potentes da Europa” como disse o Luís Ribeiro “Vieira” na mesa ao lado!
Rir para não chorar 😀 😀 😀
1 Março, 2023 at 15:20
Fica a dúvida se vamos explodir ou implodir….
1 Março, 2023 at 19:38
Vou mais para a 2@ opção…
1 Março, 2023 at 22:49
Vai ser como um foguetão como dizia o paspalho com cara de batabene de nome Miguel Cal.
Mais um que foi lá um aninho ganhar o seu sem ninguém saber para fazer o quê.
1 Março, 2023 at 23:07
Foi uma espécie de pagamento pelo “projecto” que o incompetente do Varandas não tinha…
1 Março, 2023 at 15:44
conclusão disto tudo : O Sporting passa a ter capitais positivos de 31 milhões e o Benfica mesmo com prejuizo de 14 milhões tem capitais positivos de 90que vai dispararpara cerca de 200com venda de Enzo e Champions. com a venda de Porroa entrar nas contas de 23/24 , temos esse ano coberto, não haverá justificação para vendas abaixo da cláusula e um investimento certeiro no reforço da equipa. Vamos fechar o ano com cerca de 40 milhões de lucro, nem tudo é mau, oque é mau foi uma má preparação da época e estruturação do plantelque fodeu um anodesportivo e pode custar caroem termos financeiros, pois se não formos á champions é um retrocesso. É inadmissível a forma como o plantel foi estruturado. A recompra das Vmocs foi feita ao BCP através da antecipação de receitas da TVque terá de ser compensada de alguma maneirae isso vai ter impacto no futuro nas contas da SAD e ainda faltam as que estão na posse do Novo Banco… pode ser que tenham inventado uma máquina de fazer notas em Alvalade. Tanto é preocupante o investimento como as compras , era melhor um resultado positivo menor acompanhado porum investimento adequadopara manter a competividade da equipa, sempre com contas saudáveis. Agora estar a investir milhões em Rochinhas , Tanlongos e Sotiris é que é mau, valia mais investir num só reforço, mas bom. Levar bom dinheiro pelas gameboxes levam eles.
1 Março, 2023 at 16:01
Chico diz que apesar do comentário tens noção que no segundo semestre terás de reconhecer em gastos, entre outras coisas 38M em salários, 18M em serviços, 16M em amortizações, 8M em juros, ou seja bem mais que 80M e como não é suposto reconhecer duas vezes os 35M da UCL e muitos menos os 73M das vendas de Palhinha e MNunes, e os 47M de lucro no semestre já eram, Se tivermos 30 a 40M de rendimentos no semestre já será muito bom e com isso se fecharem o ano com 20M já será ótimo.
Desculpa se te estou a acordar para a realidade com te disser que a venda de Porro que terá como dizes impacto nas contas do próximo ano, quando deduzires a mais valia partilhada, a mais contabilística que ainda existe, o gasto em comissões, nas contas do próximo ano vai valer pouco mais do que valeu o Palhinha e ou dito de outro modo e espero que não se concretize a redução do valor a receber da UEFA. E o resto Chico e pagar aos fornecedores cujas dividas entretanto vão vencendo? A questão é quem do atual plantel pode garantir no próximo verão uma venda ainda melhor do que a de Mayheus Nunes?
1 Março, 2023 at 16:15
Disto percebes tu, eu quero é ver a bola lá dentro e para isso tenho-me baldado a duas gameboxes e é inamissível a estruturação de plantel que esta direção fez.
1 Março, 2023 at 17:27
Malcolm, Com 20 milhões de lucro a cada ano não seria suposto amortizar dívida e diminuir juros?
Sem reduzir custos, não há forma de precisares de fazer menos de 60 milhões ano em vendas para ficar no break-even!
Não há mesmo.
1 Março, 2023 at 17:40
Deveria ser assim, o problema aqui é que estas a investir (leia-se comprar jogadores) muito mais do aquilo que estas a gerar de resultados e para agravar a situação tens um acumulado de dividas dos anos anteriores que tens de pagar.
Por isso o resultado ou vai para uma coisa ou para outra, tem ido para compras de jogadores se bem que neste semestre as dividas a fornecedores tenham reduzido 10M. Na minha opinião muito pouco para um resultado tão elevado e se não pagamos e reduzimos a divida agora vamos reduzir quando?