O Porro também já aparecia mais por dentro. O Edwards às vezes anda para ali e por isso dá para tudo. Do outro lado já com o Mathiew o Amorim parecia querer que os defesas apoiassem o ataque numa posição mais subida. O Matheus dá a largura que o Inácio não acredito que dê, mas acho que falta poder de fogo para permitir que essa largura seja eficaz, seja na área seja à entrada dela. Temos 0 meia distância e não temos PdL com qualidade de finalização. O Palhinha e o Mateus Nunes tinham mais do que Ugarte e Morita, se bem que o gajo que eu acho que tinha dado muito nesta tática e não teve tempo suficiente era o Wendell por exemplo, ou um jogador nessa linha. Quanto ao PdL já é mais que batido o assunto.
É um caso realmente…
Só de lembrar que há 10 anos atrás, na nossa equipa B já com 19/20 anos era o goleador daquela equipa.
E agora parece que nao sabe o que fazer a uma bola sempre que aparece perto da baliza
Não confundam uma coisa que “por vezes” acontece para aproveitar o espaço ocasional e gerar duvida no Adversário
Com uma coisa constante.
E muito menos confundam o Edwards com o Fatawu. O Edwards tem uma finta muito mais curta que o Fatawu, o que significa que precisa de muito menos espaço que o Fatawu precisa.
O Fatawu precisa de espaço. Não pode estar numa “cabine telefónica”. E isso é uma grande dificulade de jogar na frente no Sporting. Que passa a vida a obrigar os da frente a jogarem em “cabines telefónicas” devido à falta de velocidade nas transições.
Extremo direito….ou defesa esquerdo 🙂
É canhoto e agora está na moda por o pessoal a jogar de pé trocado.
Não percebo muito bem estas tendências…
Mas o certo é que pede minutos, em vez de andar a perder mais tempo com outros jogadores.
Já há algum tempo que não via um puto num jogo de escalões de formação, a mostrar tanta superioridade em relação a todos os outros
O JJ abominava os extremos de pé trocado se me lembro bem, mas gostava de ter um PdL goleador, já nós jogamos sem PdL por isso se calhar dá mais jeito. De qualquer maneira acho que não é moda, tem a ver com a qualidade do jogador e o que oferece. Messi e Ronaldo sempre jogaram de pé trocado. Bale começa a ala esquerdo acaba a extremo direito onde fez as melhores épocas. Robben não há muito que dizer dele. O que não faltam por aí são extremos de qualidade. Tendência da moda é mesmo jogar com um PdL que não o é (o Ten Haag anda a tentar imitar, mas o Wenghorst para além de ser mil vezes melhor que o João Paulo, acaba quase sempre o jogo a 10/segundo avançado).
Não diria que a moda é “atual”. Já é feito há algum tempo, principalmente com jogadores muito fortes a puxar para o centro para rematar com o melhor pé.
O Ronaldo (quando jogava a extremo) e o Robben são talvez os exemplos mais sonantes.
Ala esquerdo teria sido uma boa ideia se houvesse rotatividade, que não há, e como tal o Fatawu nunca será proficiente como ala esquerdo. Joga um jogo lá, desaparece da convocatória no jogo a seguir… sem continuidade não vai a lado nenhum.
Como extremo direito ou avançado interior direito, é o seu habitat natural. Até acredito que como extremo esquerdo renda mais do que trincao, mas como este acabou de fazer um golaço, já tem o lugar marcado no 11 juntamente com o nojinho.
O problema maior nem são os sistemas.
É uma questão de mentalidade e aquilo que o treinador pede para fazer.
Insisto nesta premissa embora digam aqui que o treinador não manda tudo e que os jogadores não são robots.
Argumentos que podem contrariar são:
-O que fazem então nos treinos? Se o treinador não influencia movimentação em campo, posicionamento e quando deve ser colocado o passe longo ou jogar mais curto, o que fazem eles nos treinos? Jogam ao meio e fazem peladinhas à maneira deles?
-Porque há jogadores que depois de virem para o Sporting deixaram de fazer certas coisas que faziam nos clubes de origem? Porque é que os miúdos jogam noutros escalões de uma maneira e conseguem executar e quando jogam na principal deixam de conseguir?
Se os jogadores é que mandam não haverá necessidade de pagar 6M por um treinador que não consegue alterar e corrigir o que está mal na equipa.
E eu sou o primeiro a não conseguir ver o Fatawu metido por dentro a jogar tentando receber entre linhas e em espaços muito curtos e fechados.
Além disso a jogar melhor à direita como avançado há Edwards, Trincão e P. Gonçalves. É provavelmente a posição que temos mais jogadores a jogarem melhor lá…
Por isso mantenho. No sistema do Sporting o Fatawu cabe bem como ala em grande parte dos jogos. Agora, se for um jogo onde há espaço na frente…eventualmente sim. Se o jogo estiver “a jeito”.
E jogando como ala direito com o Edwards canhoto à frente e que joga por dentro a maioria do tempo, fica complicado dar largura. Como acontece com o Artur do outro lado…
O Fatawu tem tempo…tem é de crescer e jogar. Por mim onde tem mais espaço hoje em dia é como ala. De longe. Seja esquerdo seja direito, mas preferencialmente esquerdo já que, como digo, 2 canhotos pela direita afunilam muito o jogo…
Não consigo deixar de pensar que estamos a cortar as pernas a certos jogadores e que não estamos a potenciar a matéria prima que temos porque existe uma pessoa que ganha 6M e quer espetar os jogadores num sistema inadequado.
Parece que não há mais treinadores por aí com outra visão do jogo.
Este jogo para mim está quase ao mesmo nível do Fernando Santos, com algumas exceções.
Enfadonho, aborrecido, com pouco foco na baliza do adversário, com % brutal de posse de bola muito afastado da baliza, gestão de atletas incompreensível….
Não é só os minutos da formação.
Quando Amorim entra no Sporting, apanha uma geração sub21 já muito desgastada e mesmo os sub-19 estavam com pouca capacidade de afirmar-se. Os tais P.Marques, B.Sousa, D.Brás, N.Moreira, T.Silva,…)
Teve que ir aos sub-17 quase para ter putos para apostar (Quaresma, TT, N.Mendes, Joelson,…) e desses para já, apenas o N.Mendes vingou.
Tive pena da politica de emprestimos que se fez para o Quaresma (sempre vi ali uma espécie de R.Carvalho que andou de empréstimo em empréstimo e só se afirmou no Porto aos 24 anos) e nunca não percebo bem o que se quer de TT.
Apartir daí, temos que andar sempre com putos de 17/18 anos na equipa A, com pouca rodagem ainda de futebol sénior.
MAs é um bom tópico de discussão… oxalá fosse sempre assim 🙂
Caixa de comentários do melhor que já se viu nestes ultimos tempos
Quando Amorim entra tinha uma quantidade de mecos comprados por Varandas e socorreu-se na B e nos juniores pois com o campeonato perdido, e entre a falta de qualidade e a inexperiência, não perderia muito mais e pelo contrário, só ganharia.
Foi buscar Matheus Nunes a B, os putos aos juniores, Palhinha ao pinhal, deu-lhes minutos, e (surpresa!) eram bons e a Academia ao abandonou ainda foi capaz de produzir valor (obrigado Aurélio Pereira).
Pelas contas que fiz. Só contei com jogadores com mais de 500 minutos na época, para não dispersar e para ser jogadores com mínimo de regularidade.
Não contei com os primeiros meses do Amorim, só épocas completas…mas é só para ter uma ideia…
Total Da formação:
JJ: 50.780 minutos
Amorim: 29 208 minutos
Total minutos jogadores lançados:
JJ: 17 565 (divididos por Matheus Pereira, Gelson, Ruben Semedo e Esgaio)
Amorim: 21.742 (divididos por Palhinha, N. Mendes, TT, Inácio e Bragança).
No total, JJ tem mais minutos de jogadores de formação mas jogadores lançados pelo Amorim têm mais minutos. E é mais 1 do que os que o JJ lançou.
A diferença não é enorme, como eu achava que não seria.
Sendo que há uma quebra brutal no caso do Amorim esta época. Ainda falta algum tempo mas…
Época 2020/21: 13.529 minutos de jogadores da formação, dos quais 10.314 foram de jogadores lançados pelo Amorim.
Época 2021/22: 11.816 minutos de jogadores da formação, dos quais 8.529 foram de jogadores lançados pelo Amorim.
Época 2022/23: 3.863 minutos de jogadores da formação dos quais 2.899 minutos de jogadores lançados pelo Amorim (que é apenas o Inácio). Como digo ainda falta muitos jogos mas…não se prevê que isto altere muito mais a não ser somar os minutos que o Inácio ainda fará…que não deve chegar a mais 1.000 minutos…
No JJ também há um decréscimo no ultimo ano mas não é tão acentuado como este…
O JJ tem mais minutos porque tinha uma maior base de jogadores da formação que já vinham de trás. O Amorim tem mais minutos de jogadores lançados por ele. Mas não é uma diferença “espetacular”.
Apesar do senso comum dizer que o Amorim aposta muito em jovens e formados no clube e o JJ não aposta nada, a diferença está longe de ser tão grande quanto esse senso comum aparenta…
Jorge Jesus tinha uma base de jogadores imprescindíveis e que jogavam até estoirar. Patrício, William, Adrien Silva e Gelson Martins a que somavam Coates e Mathieu, Bruno Cesar, Bruno Fernandes, Bas Dost, mais Piccini, Acuna e Bryan Ruiz e Batagglia.
Ele até dava minutos aos putos em jogos de Taças, mas se visse que não correspondiam aquilo que pensava para on seu modelo de jogo, voltavam para a B e esquecia-os.
Apostou muito no Podence, mas quando parecia que estava a ganhar espaço, lesionava-se. Ruben Semedo também foi bastante utilizado, e acredito que ele gostava realmente de Rafael Leão.
Acho que JJ foi coerente quando afirmou que para ele não interessava a idade, a nacionalidade, se eram brancos ou amarelos, da Academia ou não. Se encaixassem no que pretendia…
O Amorim este ano aproximou-se irritantemente disso. Com uma diferença ainda mais irritante. Que é…não é definitivo. É tipo vai e vem…jogam um tempo, desaparecem 2 ou 3 meses, voltam a jogar um tempo, voltam a desaparecer…
Apesar de tudo eu acho que o Amorim tem uma pré-disposição natural para pegar em putos e faze-los crescer. Imagina…eu acho que se o Amorim fica-se 2 ou 3 anos mais no Sporting o Essugo, M. Fernades, etc…aqueles que agora começam a dar os primeiros passos…acabariam por vingar na equipa seriamente. E que ele tem isso em mente nesta gestão.
Acho que o JJ tinha menos isso. Muito menos. A cena de pegar num puto e querer trabalhá-lo 1 ou 2 anos até ele estar “no ponto”. Há casos…mas muito pontuais. O JJ era mais de descartar. Via, gostava do que via em treino/empréstimos, tentava. Se não servia não voltava praticamente a jogar.
No entanto, volto ao mesmo. A ideia que o Amorim é muito formador e que apostou imenso na formação e que o JJ foi zero, não é verdadeira.
Eu não contei com a meia época inicial, só com a época em que ele escolheu o plantel. Além disso era muito mais dificil dividir o tempo dado pelo Amorim e pelos outros treinadores todos…
SIm, mas é para contar obviamente, até pq se está a assumir que tem o mesmo numero de jogos que o JJ á frente do Sporting… aliás foi nessa mesma época, que ele assume o compromisso de ter uma equipa á sua imagem e aproveita para lancar uma serie de miudos.
De resto, considerar o Patricio que ja devia ter uns 30 anos como aposta na formação… enfim.
Para mim, há exemplos que são mais que evidentes
E já o disse aqui.
Muita gente fala do Demiral e D.Duarte que foram desperdicados pelo Sporting.
Tinham 19 e 20 anos quando sairam do Sporting B e foram emprestados. Juntos acumulavam 1 minuto de jogo de equipa A. Foi o Demiral que entrou no minuto 90 num jogo para a taça contra o Oleiros. Estava 4-1 na altura.
Sabem quem era a dupla central titular desse jogo?
A.Pinto e Petrovic (adaptado).
No final deste ano, se quiseres atualizo isto com o ano completo. E assim ficam os 2 com 3 anos certos. Garanto-te que não vai mudar muito em relação a isto…
O Quaresma também foi despachado para jogar ao Neto e o Chermiti também é suplente do Paulinho…
Se isto vai por gostos (o A. Pinto vinha de titular do Braga…) depois podemos ir mais fundo…
Eu acho que o Amorim tem pré-disposição boa para apostar nos miúdos. Bem, se não tivesse então eu nunca o defenderia para nada. É das coisas que mais gosto nele, apesar deste ano isso não ser verdade. Aqui o que quero demonstrar mais é que o JJ não é 0 como tu disseste. E que a distancia efetiva não é de um que aposta muito para um que aposta zero….
Sim, mas a diferença é que o Quaresma teve quase 1000 minutos de jogo de equipa principal.
O Demiral teve 1 minuto, o D.Duarte nenhum e eram até mais velhos
Quer queiras quer nao. é uma grande diferença
O Quaresma nestes anos que eu disse não somou sequer 200 minutos. Foi quase tudo na época em que o Amorim não tinha opções porque não escolheu a equipa. Assim que escolheu, descartou completamente o Quaresma.
O que eu acho que faz muita diferença entre JJ e Amorim é nas idades médias.
Se fizer o exercício por idade média em vez de jogadores formados no clube, o Amorim tem uma média muito mais baixa, de certeza. O JJ valorizava a experiencia de uma forma que o Amorim não valoriza. Especialmente no meio campo e centrais.
Esta analise está completamente inquinada pelo facto de com o Zazuz teres jogadores da formação consagradas como o Patrício, o Afrien, o William e o João Mário – todos campeões da Europa em 2016!
Para fazeres uma analise comparativa tens de tirar estes jogadores que já nada tinham a ver com o lançamento de jovens!
Achas que estás a cortas as pernas do Fatawu porquê? Ele não é melhor que o Edwards nem que o Trincão. E seriam sempre eles os extremos direitos do Sporting se jogássemos em 433…
Eu acho o contrário. É o sistema do Sporting que permite usar o Fatawu melhor. Porque assim pode ter 4 posições onde pode jogar. Apesar de eu achar que ele será sempre melhor (neste sistema) como ala, como disse há jogos em que pode jogar na frente…
O Fatawu tem tempo…tem 18 anos. Eu acho que ele podia era ter mais utilização mas o meu problema não é com o sistema, é com ele não ter sido mais vezes alternativa neste sistema…
O que mostrou nos jogos e nas oportunidades que Amorim deu em comparação com aquilo que tem feito num modelo de jogo diferente e numa posição ou pelo menos numa posição com funções diferentes, é bem revelador do que é capaz numa situação em relação à outra.
Que superioridade!!! Parecia um sénior a jogar contra os Iniciados.
Não me lembro de ver uma exibição assim.
E ainda definiu mal uma série de lances, senao podia ter marcado mais uns 2 ou 3.
Aquele potencial tem que ser aproveitado na equipa.
Na sua posiçao natural e a jogar daquela forma.
Mete o Trincão a jogar contra aquele Ajax e depois falamos….
Vais tirar o Edwards? Tirando o Edwards, vais meter o Trincão como suplente do Fatawu? Para não falar do Pote que é onde joga melhor…
Eu acho que o Fatawu tem um potencial do caralho! Sem duvida! Acho é que ele precisa de jogar. E nessa posição é muito dificil jogar e é muito limitativo. Além disso acho que ele vive muito bem como ala…e é como ala que eu acho que ele tem mais espaço (de longe).
Se vamos limitar o Fatawu a avançado pela direita…aí eu deixo de me queixar dos minutos que tem…percebo que tenha poucos…
E tenho sérias dúvidas se Trincão não ia passar ao lado do jogo também ou meter-se em rotundas desnecessárias e a passar para trás.
Aquele lance que teve contra o Estoril não é um oásis só porque correu bem mas também porque não arrisca sequer a fazer.
A irreverência dos miúdos não é só porque jogam no escalão A ou B, ou porque defronta a equipa X ou Z, estão é pouco formatados a treinadores resultadistas e com medo de arriscar e jogar o jogo pelo jogo.
O que não faz sentido é jogadores a arrastar em campo e ter os jogadores como o Fatawu a nunca entrar no jogo. Porque o Trinção é melhor que o fatawu. ^Pode não ser titular, mas devia ter mais tempo de jogo. Jogou sempre bem e depois desaparece. Parece que quando dão nas vistas ele encosta os jogadores para meter os jogadores que ele quer. Por exemplo o Gonçalo Esteves entrou sempre bem e manda emprestar para o Estoril? O Chermiti marca golos deixa de jogar. O Slimani como melhor avançado do mês e desaparece?
Deve ser das poucas vezes que discordo do Tiago.
Para mim Fatawu do lado direito do ataque é o espelho de Jovane no lado esquerdo.
Tentar dar-lhe outros lugares para crescer taticamente e valorizá-lo, compreendo.
Mas onde ele é jogador para o imediato é ali, onde jogou nos sub-19 e onde a sua força e velocidade de execução permitem disparar muitos mísseis para a baliza adversária.
Eu como prefiro os especialistas aos polivalentes peço que paea já não baralhem o moço com muita informação tática e o deixem aproveitar esse lado anárquico do seu futebol que causa estragos. Chegará o tempo em que trocará de ala com os colegas e ajudará na defesa…
A melhor posição para o Fatawu é extremo direito. Isso acho que ninguém tem duvidas.
Mas o Sporting joga sem extremos.
Meter o Fatawu no meio com médios e defesas em cima, como jogam os nossos avançados é que não me parece solução.
Agora por exemplo…jogo contra o Arsenal. Espaço em barda para ele embalar. Epah…aí ok. Tudo bem.
Jogo com o Tondela…com tudo fechado. Aí é dar-lhe espaço para respirar na ala e aparecer vindo de trás. Ir para dentro quando possivel mas ter sempre um espaço na ala para respirar. Problema aqui: à frente dele jogaria um igual. O Edwards. O que podia fechar muito o jogo…
Para além de, como digo… o Fatawu tem de jogar. E a posição de avançado direito é a que tem mais soluções à frente…
Muitas vezes até, neste jogo contra o Estoril vi muito mais vez isso, o Edwards fica como ala puro e o Bellerin jogava por dentro.
Acho que já dá para ver que o Hector não tem a mesma rapidez e explosão que tinha o Porro, mas parece ter boa definição. E até marcou o primeiro golo.
Não percebi se me estás a dar razão e achas que neste caso faz sentido o Fatawu em vez do Bellerin para ir variando dentro/fora com o Edwards e porque tem velocidade, fisico e explosão para fazer a ala toda ou se me estás a dizer que o Edwards devia ter saído para entrar o Fatawu por o Edwards abrir de vez em quando.
Melhor acho que depende do contexto. Por exemplo, derbys e jogos de elevada dificuldade não mudando a tática eu acho que o Fatawu dá mais que o Edwards ou Trincão. No jogo contra o Arsenal eu baixava um pouco as linhas, Pote no meio campo, NS, Chermiti e Fatawu na frente, ou então NS, Edwards e Fatawu. Pessoalmente acho que o Fatawu é mais explosivo, mais rápido e precisa de menos bola, o que nesse tipo de jogos é mais valioso do que contra outro tipo de equipas.
Precisava de ver mais do Fatawu em contexto de primeira equipa para ser assim tão…perentório…mas teoricamente concordo que são esses os jogos para ele jogar como avançado.
Mas lá está. Se vamos esperar por esses jogos para ele jogar, quase não vai jogar. E só vai a jogo em jogos apertados…não me faz muito sentido.
Lá está. Faz-me muito mais sentido ele ter espaço como ala e, se provar que tem qualidade para isso, subir nesses jogos do que estar à espera que apareça a ocasião para ele jogar…
Repara que eu falei também no NS. Acho que é outro gajo que em certos contextos dá mais subido, mas que o Amorim nunca o põe lá. A vantagem de teres um bom jogador versátil é esta, ele pode jogar onde o jogo pede que ele jogue. Acho que é um dos problemas do Amorim, e é o que o tem prejudicado mais esta época, é que ele é demasiado preso e formatado a certas ideias. O Trincão vai funcionar de obriga, o Paulinho vai jogar até marcar mesmo que isso signifique que tenha de passar meses em branco, e os jogadores jogam onde ele preparou para jogar, mesmo que já tenham provado que resultam noutros sitios. A quantidade de vezes em que a equipa pede Mateus Reis a ala e NS subido é impressionante. E tem havido jogos em que a equipa tem pedido mais Fatawu, porque há espaço nas alas, e menos Trincão, e mesmo assim quem entra é o Trincão…
Numa equipa onde possa jogar à vontade e com outro potencial ofensivo, Ugarte assenta que nem uma luva, na minha opinião.
Veremos por quanto será vendido.
As contas têm que se pagar caso não consigamos ir à Champions este ano, porque alguém acha normal basear o pagamento de despesas correntes em receitas extraordinárias.
Só uma pergunta, que ainda nao tive tempo de ir ver, alguém sabe que % é que temos do Ugarte?
Na época passada, dizia-se isto:
Investimento pode atingir 12,5 M€
O Sporting comprou Ugarte por 6,5 milhões de euros ao Famalicão, assegurando, no imediato, 50 por cento do passe do uruguaio. Contudo, a SAD verde e branca garantiu poder adquirir mais 30 por cento do passe do uruguaio, 10% de cada vez, a cada 30 jogos realizados. Os leões já pagaram mais 2 M€ e, daqui a 13 jogos, quando Ugarte fizer 60 partidas pelos são mais 2 M€ a desembolsar. A intenção é chegar aos 80%, com um investimento total de 12,5 M€, para maximizar o lucro. Os restantes 20% são do clube uruguaio Fénix.Investimento pode atingir 12,5 M€
35M tendo em consideração a idade, a posição e os valores praticados hoje em dia, é pouco.
Teria de ser vendido no mínimo por 40M, até porque 20% continuam na mão do Famalicão.
Portanto por 35M, ficávamos com 28M, abatendo os 12.5M ficaríamos limpos com 15.5M. Abatendo salários e comissões…..menos de 10M.
Quanto teríamos de dar para compensar a saída do Ugarte?
Imagina termos de dar mais 12.5M pelo novo Ugarte:
Isso quer dizer que por 35M entraríamos em perda nessa posição especifica.
Já que fizemos limpos 10M e teriamos de dar 12.5M por um novo.
Toda a gente sabe que é pontual, ele só ajuda quando o Sporting precisa muito, mesmo muito, tal como foi com o BF… Mendes está entranhado no Carnide, mas connosco Mendes é samaritano, é só mesmo assim, tipo de vez em quando, o peso dele nas nossas dívidas até é residual não vez?
A propósito da formação e do aproveitamento da formação no tempo de JJ e agora, deixei no Cantinho de ontem uma resposta Miguel em que recordo o trabalho de Aurélio Pereira e da sua equipa no que foi feito em matéria de prospeção e formação da Academia, pelo menos até junho de 2019 quando deixou de ser Coordenador do Departamento de Scouting ( que ajudou a criar ).
Gelson Martins, Matheus Pereira, Podence e Rafael Leão, que já cá não estão, Gonçalo Inácio, Tiago Tomás e Nuno Mendes, e muitos jovens da equipa que venceu ontem o Ajax são trabalho desse Departamento. Mesmo Matheus Nunes foi aconselhado pelo Scouting.
No tempo de Bruno de Carvalho, a equipa B seguia um modelo idêntico ao dos rivais no início. Servia para dar ritmo aos menos utilizados na A, aos regressados de lesões, aos jogadores recém chegados para ganharem rotinas, a jovens promissores que o scouting tinha referenciados em outros paises, e permitir os primeiros passos enquanto seniores aos jovens da Academia. E só interessava estar na 2ª Liga (a 3ª Liga era fraca e no Campeonato de Portugal até em sintéticos jogavam) e para isso era preciso algum investimento para garantir a manutenção. Mesmo assim, quando foi extinta, tinha praticamente toda a equipa formada por jovens da Academia.
Plantel da equipa B no ano em que foi extinta, 2017/2018.
Stojkovic, Pedro Silva, Luis Maximiniano, Mauro Riquicho, Bruno Paz, Ivanildo Fernandes, Kiki Koyaté, Demiral, Tiago Djaló, Tobias Figueiredo, David Sualehe, Abdu Conté, Bubacar Djaló, Edu Pinheiro, Nasyrov, Rafael Barbosa, Pedro Delgado, Miguel Luis, Wallyson, Palhinha, Jovane Cabral, Rafael Leão, Diogo Brás, Iuri Medeiros, Ary Papel, Gelson Dala, Cristian Ponde, Ronaldo Tavares, Pedro Marques.
Os mais “velhos” eram Palhinha e Wallyson, séniores de 4º ano, os mais jovens eram Max, Miguel Luis, Brás e Leão, ainda juniores.
Digo mais… Uma equipa com:
Max
Tiago Djalo, Tobias e Demiral
Rafael Barbosa (adaptação), Palhinha, Pedro Delgado, Abdu Conte
Gelson Dala, Leão, Iuri Medeiros
Não tinha tanta diferença para o nosso 11 actual e rebentava completamente com o nosso banco!
So nessa equipa tinha uns 3 ou 4 melhores que o tamanco do João Paulo!
E o Tiago contou com jogadores como o Palhinha (que até acho que foi o mais utilizado por Amorim) que só é “aposta” na formação em 2020/21 porque houve um intelijumento (Pé0) que não quis contar com ele e outro (apenas jumento) que aproveitou a dica para o oferecer ao trolha por m2 anos no empréstimo com o clausulado mais vergonhoso da história do SCP.
De qualquer modo, acho os dados interessantes e não me parece duvidoso que Amorim até aposte na formação (em parte porque a isso é “obrigado”, mas em boa parte sabendo tirar bom proveito) tal como Jesus provou – no SCP – que também sabia usar “material da formação” (sem “arriscar” muito, é certo) mas porque a matéria prima era muito diferente na REALIDADE do que os jovens de 15 M(end)ilhões que “usou” no fifica (Cavaleiros e afins).
Um abraço e saudações leoninas
Ainda sobreo JJ e a formação, mijei-me a rir quando vi a primeira vez o Guardiola usar o Bernardo Silva a lateral esquerdo. E ainda mais quando insistiu e disse que correu bem…
2 Março, 2023 at 10:38
O Amorim não joga com extremos.
O Amorim joga com alas e Avançados mais ou menos interiores.
2 Março, 2023 at 10:40
Mas olha que por exemplo neste jogo,contra o Estoril ele ja poe o Edwards por fora, e o Bellerin a jogar mais por dentro.
E o Nuno Santos mtas vezes encosta á ala, subido e o Matheus Reis faz aquele lado na defesa
2 Março, 2023 at 10:59
O Porro também já aparecia mais por dentro. O Edwards às vezes anda para ali e por isso dá para tudo. Do outro lado já com o Mathiew o Amorim parecia querer que os defesas apoiassem o ataque numa posição mais subida. O Matheus dá a largura que o Inácio não acredito que dê, mas acho que falta poder de fogo para permitir que essa largura seja eficaz, seja na área seja à entrada dela. Temos 0 meia distância e não temos PdL com qualidade de finalização. O Palhinha e o Mateus Nunes tinham mais do que Ugarte e Morita, se bem que o gajo que eu acho que tinha dado muito nesta tática e não teve tempo suficiente era o Wendell por exemplo, ou um jogador nessa linha. Quanto ao PdL já é mais que batido o assunto.
2 Março, 2023 at 11:11
Até o Esgaio já aparecia e aparece por dentro sendo que é o Edwards que dá linha de passe na ala e vem buscar jogo para progredir no terreno…
Porque Esgaio e progressão na mesma frase é algo incompreensível.
2 Março, 2023 at 11:24
É um caso realmente…
Só de lembrar que há 10 anos atrás, na nossa equipa B já com 19/20 anos era o goleador daquela equipa.
E agora parece que nao sabe o que fazer a uma bola sempre que aparece perto da baliza
2 Março, 2023 at 11:28
A idade não perdoa a ninguém.
Há que encarar as coisas com normalidade.
Mesmo o Coates que foi o jogador que foi, ou até mesmo o Neto, nesta fase acrescentam menos que outros que temos no plantel.
Mas acima de tudo estão os interesses do clube e não dos atletas.
2 Março, 2023 at 11:24
Não confundam uma coisa que “por vezes” acontece para aproveitar o espaço ocasional e gerar duvida no Adversário
Com uma coisa constante.
E muito menos confundam o Edwards com o Fatawu. O Edwards tem uma finta muito mais curta que o Fatawu, o que significa que precisa de muito menos espaço que o Fatawu precisa.
O Fatawu precisa de espaço. Não pode estar numa “cabine telefónica”. E isso é uma grande dificulade de jogar na frente no Sporting. Que passa a vida a obrigar os da frente a jogarem em “cabines telefónicas” devido à falta de velocidade nas transições.
2 Março, 2023 at 11:31
É um facto.
Fatawu precisa de mais espaço que o Edwards.
Embora ontem ele tenha feito o que muitas vezes fez o Porro. Ele próprio criou o seu próprio espaço.
Pura e simplesmente o Gilberto fez passes brutais para o Fatawu cavalgar para cima do adversário.
E na minha opinião o pormenor do passe do Gilberto, desbloqueia muita coisa…
2 Março, 2023 at 10:39
Extremo direito….ou defesa esquerdo 🙂
É canhoto e agora está na moda por o pessoal a jogar de pé trocado.
Não percebo muito bem estas tendências…
Mas o certo é que pede minutos, em vez de andar a perder mais tempo com outros jogadores.
Já há algum tempo que não via um puto num jogo de escalões de formação, a mostrar tanta superioridade em relação a todos os outros
2 Março, 2023 at 10:51
O JJ abominava os extremos de pé trocado se me lembro bem, mas gostava de ter um PdL goleador, já nós jogamos sem PdL por isso se calhar dá mais jeito. De qualquer maneira acho que não é moda, tem a ver com a qualidade do jogador e o que oferece. Messi e Ronaldo sempre jogaram de pé trocado. Bale começa a ala esquerdo acaba a extremo direito onde fez as melhores épocas. Robben não há muito que dizer dele. O que não faltam por aí são extremos de qualidade. Tendência da moda é mesmo jogar com um PdL que não o é (o Ten Haag anda a tentar imitar, mas o Wenghorst para além de ser mil vezes melhor que o João Paulo, acaba quase sempre o jogo a 10/segundo avançado).
2 Março, 2023 at 14:53
Não diria que a moda é “atual”. Já é feito há algum tempo, principalmente com jogadores muito fortes a puxar para o centro para rematar com o melhor pé.
O Ronaldo (quando jogava a extremo) e o Robben são talvez os exemplos mais sonantes.
2 Março, 2023 at 10:40
Temos falado nisso desde que chegou ao Sporting.
Mas como Amorim tem Edwards ali, e para o ano teremos de vendê-lo…
2 Março, 2023 at 10:45
Ala esquerdo teria sido uma boa ideia se houvesse rotatividade, que não há, e como tal o Fatawu nunca será proficiente como ala esquerdo. Joga um jogo lá, desaparece da convocatória no jogo a seguir… sem continuidade não vai a lado nenhum.
Como extremo direito ou avançado interior direito, é o seu habitat natural. Até acredito que como extremo esquerdo renda mais do que trincao, mas como este acabou de fazer um golaço, já tem o lugar marcado no 11 juntamente com o nojinho.
2 Março, 2023 at 10:53
O problema maior nem são os sistemas.
É uma questão de mentalidade e aquilo que o treinador pede para fazer.
Insisto nesta premissa embora digam aqui que o treinador não manda tudo e que os jogadores não são robots.
Argumentos que podem contrariar são:
-O que fazem então nos treinos? Se o treinador não influencia movimentação em campo, posicionamento e quando deve ser colocado o passe longo ou jogar mais curto, o que fazem eles nos treinos? Jogam ao meio e fazem peladinhas à maneira deles?
-Porque há jogadores que depois de virem para o Sporting deixaram de fazer certas coisas que faziam nos clubes de origem? Porque é que os miúdos jogam noutros escalões de uma maneira e conseguem executar e quando jogam na principal deixam de conseguir?
Se os jogadores é que mandam não haverá necessidade de pagar 6M por um treinador que não consegue alterar e corrigir o que está mal na equipa.
2 Março, 2023 at 18:39
Boas questões…
2 Março, 2023 at 11:16
O Sporting não joga com extremos.
E eu sou o primeiro a não conseguir ver o Fatawu metido por dentro a jogar tentando receber entre linhas e em espaços muito curtos e fechados.
Além disso a jogar melhor à direita como avançado há Edwards, Trincão e P. Gonçalves. É provavelmente a posição que temos mais jogadores a jogarem melhor lá…
Por isso mantenho. No sistema do Sporting o Fatawu cabe bem como ala em grande parte dos jogos. Agora, se for um jogo onde há espaço na frente…eventualmente sim. Se o jogo estiver “a jeito”.
E jogando como ala direito com o Edwards canhoto à frente e que joga por dentro a maioria do tempo, fica complicado dar largura. Como acontece com o Artur do outro lado…
O Fatawu tem tempo…tem é de crescer e jogar. Por mim onde tem mais espaço hoje em dia é como ala. De longe. Seja esquerdo seja direito, mas preferencialmente esquerdo já que, como digo, 2 canhotos pela direita afunilam muito o jogo…
2 Março, 2023 at 11:25
Não consigo deixar de pensar que estamos a cortar as pernas a certos jogadores e que não estamos a potenciar a matéria prima que temos porque existe uma pessoa que ganha 6M e quer espetar os jogadores num sistema inadequado.
Depois dizemos que temos um plantel fraco.
Se calhar temos é um treinador fraco.
2 Março, 2023 at 11:29
Já houve outros que eram os maiores, ganhavam isso ou até mais e ganharam quase “bola” no Sporting. E apostavam 0 na formação.
Não deveria ter um salário destes, estou de acordo, mas Amorim neste momento está no sitio certo.
2 Março, 2023 at 11:33
São opiniões.
Eu não acho.
Parece que não há mais treinadores por aí com outra visão do jogo.
Este jogo para mim está quase ao mesmo nível do Fernando Santos, com algumas exceções.
Enfadonho, aborrecido, com pouco foco na baliza do adversário, com % brutal de posse de bola muito afastado da baliza, gestão de atletas incompreensível….
2 Março, 2023 at 11:36
Estás a falar do JJ…
Eu não sei se isso do zero na formação é uma diferença assim tão grande para o Amorim…
Um dia faço contas aos minutos dos formados no Sporting na era JJ e na era Amorim. E dos lançados e quantos minutos fizeram os lançados por eles…
Estou com essa curiosidade…
2 Março, 2023 at 12:04
Digo-te já que em minutos jogados por jogadores da formação nem há comparação…é brutal a diferença a favor do JJ.
A minha duvida é em jogadores lançados por eles. Não sei se é assim uma grande diferença.
Hei-de fazer essas contas. Tiro os jogadores com menos de 500 minutos na época, que são “espasmos”…e vejo…
2 Março, 2023 at 12:13
Não é só os minutos da formação.
Quando Amorim entra no Sporting, apanha uma geração sub21 já muito desgastada e mesmo os sub-19 estavam com pouca capacidade de afirmar-se. Os tais P.Marques, B.Sousa, D.Brás, N.Moreira, T.Silva,…)
Teve que ir aos sub-17 quase para ter putos para apostar (Quaresma, TT, N.Mendes, Joelson,…) e desses para já, apenas o N.Mendes vingou.
Tive pena da politica de emprestimos que se fez para o Quaresma (sempre vi ali uma espécie de R.Carvalho que andou de empréstimo em empréstimo e só se afirmou no Porto aos 24 anos) e nunca não percebo bem o que se quer de TT.
Apartir daí, temos que andar sempre com putos de 17/18 anos na equipa A, com pouca rodagem ainda de futebol sénior.
MAs é um bom tópico de discussão… oxalá fosse sempre assim 🙂
Caixa de comentários do melhor que já se viu nestes ultimos tempos
2 Março, 2023 at 16:02
Quando Amorim entra tinha uma quantidade de mecos comprados por Varandas e socorreu-se na B e nos juniores pois com o campeonato perdido, e entre a falta de qualidade e a inexperiência, não perderia muito mais e pelo contrário, só ganharia.
Foi buscar Matheus Nunes a B, os putos aos juniores, Palhinha ao pinhal, deu-lhes minutos, e (surpresa!) eram bons e a Academia ao abandonou ainda foi capaz de produzir valor (obrigado Aurélio Pereira).
2 Março, 2023 at 14:53
Têm ambos o mesmo número de jogos pelo Sporting!
Saiu há dias a notícia.
Aguardo com curiosidade a análise!
2 Março, 2023 at 15:43
2015/16
Adrien Silva —– 2331
André Martins —– 14
Carlos Mané —– 358
Gelson Martins —– 1204
João Mário —– 2705
Matheus Pereira —– 153
Ricardo Esgaio —– 612
Rúben Semedo —– 1209
Rui Patrício —– 2996
Tobias Figueiredo —– 90
William Carvalho —– 2139
2 Março, 2023 at 15:45
2016/17
Adrien Silva —– 2151
Carlos Mané —– 13
Daniel Podence —– 479
Francisco Geraldes —– 60
Gelson Martins —– 2755
João Mário —– 88
João Palhinha —– 422
Matheus Pereira —– 336
Ricardo Esgaio —– 500
Rúben Semedo —– 2088
Rui Patrício —– 2790
William Carvalho —– 2810
2 Março, 2023 at 15:46
2017/18
Adrien Silva —– 221
Daniel Podence —– 508
Gelson Martins —– 2682
Iuri Medeiros —– 131
João Palhinha —– 18
Rafael Leão —– 103
Rui Patrício —– 3060
William Carvalho —– 2128
2 Março, 2023 at 15:47
2018/19
Carlos Mané —– 18
Francisco Geraldes —– 18
Jovane Cabral —– 616
Miguel Luís —– 326
Nani —– 1344
Tiago Ilori —– 407
2 Março, 2023 at 15:48
2019/20
Francisco Geraldes —– 265
Joelson Fernandes —– 67
Jovane Cabral —– 1046
Luís Maximiano —– 2070
Matheus Nunes —– 718
Miguel Luís —– 180
Nuno Mendes —– 657
Pedro Mendes —– 61
Rodrigo Fernandes —– 48
Thierry Correia —– 360
Tiago Ilori —– 559
Tiago Tomás —– 170
2 Março, 2023 at 15:49
2020/21
André Paulo —– 25
Daniel Bragança —– 689
Dario Essugo —– 7
Gonçalo Inácio —– 1359
João Mário —– 1976
João Palhinha —– 2499
Jovane Cabral —– 689
Luís Maximiano —– 155
Matheus Nunes —– 1272
Nuno Mendes —– 2391
Tiago Tomás —– 1504
Tomás Silva —– 25
2 Março, 2023 at 15:51
2021/22
André Paulo —– 12
Daniel Bragança —– 779
Dario Essugo —– 45
Flávio Nazinho —– 98
Geny Catamo —– 31
Gonçalo Esteves —– 141
Gonçalo Inácio —– 2473
João Palhinha —– 1869
João Virgínia —– 78
Jovane Cabral —– 345
Matheus Nunes —– 2555
Nuno Mendes —– 113
Ricardo Esgaio —– 1466
Rodrigo Duarte —– 43
Tiago Tomás —– 171
2 Março, 2023 at 15:52
2022/23
Chico Lamba —– 45
Dario Essugo —– 133
Flávio Nazinho —– 102
Gonçalo Inácio —– 1691
Jovane Cabral —– 55
Mateus Fernandes —– 90
Matheus Nunes —– 180
Ricardo Esgaio —– 629
Rodrigo Duarte —– 30
Youssef Chermiti —– 332
2 Março, 2023 at 15:41
Olha, fiz as contas:
Época — Minutos Jogados
2015/16 —– 14014
2016/17 —– 14492
2017/18 —– 8851
2018/19 —– 2729
2019/20 —– 6201
2020/21 —– 12591
2021/22 —– 10219
2022/23 —– 3287
Todos os que eram da formação
2 Março, 2023 at 15:53
Nota: Apenas jogos da Liga
2 Março, 2023 at 15:56
Gande trabalho!
2 Março, 2023 at 15:57
Pelas contas que fiz. Só contei com jogadores com mais de 500 minutos na época, para não dispersar e para ser jogadores com mínimo de regularidade.
Não contei com os primeiros meses do Amorim, só épocas completas…mas é só para ter uma ideia…
Total Da formação:
JJ: 50.780 minutos
Amorim: 29 208 minutos
Total minutos jogadores lançados:
JJ: 17 565 (divididos por Matheus Pereira, Gelson, Ruben Semedo e Esgaio)
Amorim: 21.742 (divididos por Palhinha, N. Mendes, TT, Inácio e Bragança).
No total, JJ tem mais minutos de jogadores de formação mas jogadores lançados pelo Amorim têm mais minutos. E é mais 1 do que os que o JJ lançou.
A diferença não é enorme, como eu achava que não seria.
Sendo que há uma quebra brutal no caso do Amorim esta época. Ainda falta algum tempo mas…
Época 2020/21: 13.529 minutos de jogadores da formação, dos quais 10.314 foram de jogadores lançados pelo Amorim.
Época 2021/22: 11.816 minutos de jogadores da formação, dos quais 8.529 foram de jogadores lançados pelo Amorim.
Época 2022/23: 3.863 minutos de jogadores da formação dos quais 2.899 minutos de jogadores lançados pelo Amorim (que é apenas o Inácio). Como digo ainda falta muitos jogos mas…não se prevê que isto altere muito mais a não ser somar os minutos que o Inácio ainda fará…que não deve chegar a mais 1.000 minutos…
No JJ também há um decréscimo no ultimo ano mas não é tão acentuado como este…
2015/16: 19 649 – 4 803
2016/17: 17 368 – 7 341
2017/18: 13 763 – 5 421
2 Março, 2023 at 15:58
Isto são dados do zero zero e tem todas as competições…
Os do Tomás são só da Liga.
2 Março, 2023 at 16:00
O Tomás contou com jogadores como André Paulo ou Virginia e M. Nunes, para mim não são jogadores de formação.
2 Março, 2023 at 16:02
Sim… Estava na dúvida e coloquei. Como adicionei jogador a jogador e ano a ano, é indiferente
2 Março, 2023 at 16:07
Também na minha opinião.
Pela idade são considerados, mas foram comprados seniores directamente para a B.
2 Março, 2023 at 16:00
Portanto:
Jorge Jesus 2015/16-2016/17-2017/18
– 37.357
Amorim 2020/2021-2021/22-2022/23
19/20- Entrou já a 04/03/2020
– 26.097
Diferença positiva para Jorge Jesus de 11.260
2 Março, 2023 at 16:02
A partir dos dados do Tomáš Skuhravý
2 Março, 2023 at 16:05
Atenção para os minutos de William Carvalho, Adrien Silva e Rui Patrício.
2 Março, 2023 at 16:11
Acho que chegamos à mesma conclusão…
O JJ tem mais minutos porque tinha uma maior base de jogadores da formação que já vinham de trás. O Amorim tem mais minutos de jogadores lançados por ele. Mas não é uma diferença “espetacular”.
Apesar do senso comum dizer que o Amorim aposta muito em jovens e formados no clube e o JJ não aposta nada, a diferença está longe de ser tão grande quanto esse senso comum aparenta…
2 Março, 2023 at 16:38
Jorge Jesus tinha uma base de jogadores imprescindíveis e que jogavam até estoirar. Patrício, William, Adrien Silva e Gelson Martins a que somavam Coates e Mathieu, Bruno Cesar, Bruno Fernandes, Bas Dost, mais Piccini, Acuna e Bryan Ruiz e Batagglia.
Ele até dava minutos aos putos em jogos de Taças, mas se visse que não correspondiam aquilo que pensava para on seu modelo de jogo, voltavam para a B e esquecia-os.
Apostou muito no Podence, mas quando parecia que estava a ganhar espaço, lesionava-se. Ruben Semedo também foi bastante utilizado, e acredito que ele gostava realmente de Rafael Leão.
Acho que JJ foi coerente quando afirmou que para ele não interessava a idade, a nacionalidade, se eram brancos ou amarelos, da Academia ou não. Se encaixassem no que pretendia…
2 Março, 2023 at 17:13
Isso…
O Amorim este ano aproximou-se irritantemente disso. Com uma diferença ainda mais irritante. Que é…não é definitivo. É tipo vai e vem…jogam um tempo, desaparecem 2 ou 3 meses, voltam a jogar um tempo, voltam a desaparecer…
Apesar de tudo eu acho que o Amorim tem uma pré-disposição natural para pegar em putos e faze-los crescer. Imagina…eu acho que se o Amorim fica-se 2 ou 3 anos mais no Sporting o Essugo, M. Fernades, etc…aqueles que agora começam a dar os primeiros passos…acabariam por vingar na equipa seriamente. E que ele tem isso em mente nesta gestão.
Acho que o JJ tinha menos isso. Muito menos. A cena de pegar num puto e querer trabalhá-lo 1 ou 2 anos até ele estar “no ponto”. Há casos…mas muito pontuais. O JJ era mais de descartar. Via, gostava do que via em treino/empréstimos, tentava. Se não servia não voltava praticamente a jogar.
No entanto, volto ao mesmo. A ideia que o Amorim é muito formador e que apostou imenso na formação e que o JJ foi zero, não é verdadeira.
2 Março, 2023 at 16:02
Eu não contei com a meia época inicial, só com a época em que ele escolheu o plantel. Além disso era muito mais dificil dividir o tempo dado pelo Amorim e pelos outros treinadores todos…
2 Março, 2023 at 16:57
SIm, mas é para contar obviamente, até pq se está a assumir que tem o mesmo numero de jogos que o JJ á frente do Sporting… aliás foi nessa mesma época, que ele assume o compromisso de ter uma equipa á sua imagem e aproveita para lancar uma serie de miudos.
De resto, considerar o Patricio que ja devia ter uns 30 anos como aposta na formação… enfim.
Para mim, há exemplos que são mais que evidentes
E já o disse aqui.
Muita gente fala do Demiral e D.Duarte que foram desperdicados pelo Sporting.
Tinham 19 e 20 anos quando sairam do Sporting B e foram emprestados. Juntos acumulavam 1 minuto de jogo de equipa A. Foi o Demiral que entrou no minuto 90 num jogo para a taça contra o Oleiros. Estava 4-1 na altura.
Sabem quem era a dupla central titular desse jogo?
A.Pinto e Petrovic (adaptado).
2 Março, 2023 at 17:04
No final deste ano, se quiseres atualizo isto com o ano completo. E assim ficam os 2 com 3 anos certos. Garanto-te que não vai mudar muito em relação a isto…
O Quaresma também foi despachado para jogar ao Neto e o Chermiti também é suplente do Paulinho…
Se isto vai por gostos (o A. Pinto vinha de titular do Braga…) depois podemos ir mais fundo…
Eu acho que o Amorim tem pré-disposição boa para apostar nos miúdos. Bem, se não tivesse então eu nunca o defenderia para nada. É das coisas que mais gosto nele, apesar deste ano isso não ser verdade. Aqui o que quero demonstrar mais é que o JJ não é 0 como tu disseste. E que a distancia efetiva não é de um que aposta muito para um que aposta zero….
2 Março, 2023 at 17:10
Sim, mas a diferença é que o Quaresma teve quase 1000 minutos de jogo de equipa principal.
O Demiral teve 1 minuto, o D.Duarte nenhum e eram até mais velhos
Quer queiras quer nao. é uma grande diferença
2 Março, 2023 at 17:16
Quantos minutos teve o Ruben Semedo?!
O Quaresma nestes anos que eu disse não somou sequer 200 minutos. Foi quase tudo na época em que o Amorim não tinha opções porque não escolheu a equipa. Assim que escolheu, descartou completamente o Quaresma.
Nem sequer é um bom exemplo.
2 Março, 2023 at 17:21
O que eu acho que faz muita diferença entre JJ e Amorim é nas idades médias.
Se fizer o exercício por idade média em vez de jogadores formados no clube, o Amorim tem uma média muito mais baixa, de certeza. O JJ valorizava a experiencia de uma forma que o Amorim não valoriza. Especialmente no meio campo e centrais.
2 Março, 2023 at 16:45
Esta analise está completamente inquinada pelo facto de com o Zazuz teres jogadores da formação consagradas como o Patrício, o Afrien, o William e o João Mário – todos campeões da Europa em 2016!
Para fazeres uma analise comparativa tens de tirar estes jogadores que já nada tinham a ver com o lançamento de jovens!
2 Março, 2023 at 16:51
És capaz de teres razão.
Ideal seria contar os miúdos que jogavam nos escalões inferiores e foram chamados à equipa principal, em cada ano.
Se forem repetentes nos anos seguintes não devem entrar para a contabilidade.
2 Março, 2023 at 16:58
Foi os que considerei miúdos lançados por eles (JJ e Amorim).
2016 já é depois de JJ, sendo que pelo menos no caso do João Mário ele é instrumental para que ele chegue à seleção…
Apesar de tudo não deixa de ser curioso para mim:
JJ chega ao Sporting depois de 2 anos de BdC.
Amorim chega ao Sporting depois de 2 anos de Varandas.
JJ encontra base de formação. Amorim não tem nada.
Mas isto é outra conversa…
2 Março, 2023 at 17:48
Está inquinada no momento em que Amorim chega ao Sporting e Varandas lhe oferece uma palete de pinos obrigando-o a socorrer-se da formação.
Com dinheiro passou a contratar mais e a apostar menos, muito menos.
2022/23 —– 3287 minutos jogados
Causa-me confusão que um clube que se diz formador tenha estes números, sendo que metade são de Gonçalo Inácio.
Para um treinador formador no mínimo a maioria dos suplentes deviriam ser da formação. Isso sim seria formação de topo.
Mas aposto contigo que para a próxima época vamos contratar entre 7 a 10 jogadores. Vou guardar este comentário e faremos depois as contas…
2 Março, 2023 at 18:46
Isto!!!
Custa muito quando se desmonta a narrativa mentirosa e se vê a verdade.
Há pessoas que não se dão bem com a VERDADE.
2 Março, 2023 at 11:31
Achas que estás a cortas as pernas do Fatawu porquê? Ele não é melhor que o Edwards nem que o Trincão. E seriam sempre eles os extremos direitos do Sporting se jogássemos em 433…
Eu acho o contrário. É o sistema do Sporting que permite usar o Fatawu melhor. Porque assim pode ter 4 posições onde pode jogar. Apesar de eu achar que ele será sempre melhor (neste sistema) como ala, como disse há jogos em que pode jogar na frente…
O Fatawu tem tempo…tem 18 anos. Eu acho que ele podia era ter mais utilização mas o meu problema não é com o sistema, é com ele não ter sido mais vezes alternativa neste sistema…
2 Março, 2023 at 11:34
Os jogos que ele tem feito na equipa principal e ontem com os putos demonstram o contrário.
2 Março, 2023 at 11:46
Como assim?!
2 Março, 2023 at 13:02
A nível de desempenho.
O que mostrou nos jogos e nas oportunidades que Amorim deu em comparação com aquilo que tem feito num modelo de jogo diferente e numa posição ou pelo menos numa posição com funções diferentes, é bem revelador do que é capaz numa situação em relação à outra.
2 Março, 2023 at 16:08
Não é porque há um gigantesco universo de diferença entre liga 3 / Youth League vs Primeira equipa do Sporting…
2 Março, 2023 at 16:14
Tenho algumas dúvidas.
Mais ainda depois de ver o jogo entre Sporting e Varzim 🙂
2 Março, 2023 at 11:41
Tiago, viste o jogo ontem?
2 Março, 2023 at 11:46
Vi. Porquê?
2 Março, 2023 at 11:54
Que superioridade!!! Parecia um sénior a jogar contra os Iniciados.
Não me lembro de ver uma exibição assim.
E ainda definiu mal uma série de lances, senao podia ter marcado mais uns 2 ou 3.
Aquele potencial tem que ser aproveitado na equipa.
Na sua posiçao natural e a jogar daquela forma.
2 Março, 2023 at 11:59
Mete o Trincão a jogar contra aquele Ajax e depois falamos….
Vais tirar o Edwards? Tirando o Edwards, vais meter o Trincão como suplente do Fatawu? Para não falar do Pote que é onde joga melhor…
Eu acho que o Fatawu tem um potencial do caralho! Sem duvida! Acho é que ele precisa de jogar. E nessa posição é muito dificil jogar e é muito limitativo. Além disso acho que ele vive muito bem como ala…e é como ala que eu acho que ele tem mais espaço (de longe).
Se vamos limitar o Fatawu a avançado pela direita…aí eu deixo de me queixar dos minutos que tem…percebo que tenha poucos…
2 Março, 2023 at 13:06
Eu pensei nisso que disseste.
E tenho sérias dúvidas se Trincão não ia passar ao lado do jogo também ou meter-se em rotundas desnecessárias e a passar para trás.
Aquele lance que teve contra o Estoril não é um oásis só porque correu bem mas também porque não arrisca sequer a fazer.
A irreverência dos miúdos não é só porque jogam no escalão A ou B, ou porque defronta a equipa X ou Z, estão é pouco formatados a treinadores resultadistas e com medo de arriscar e jogar o jogo pelo jogo.
2 Março, 2023 at 13:07
Agora concordo se pensar pela cabeça do Amorim.
Fatawu só mesmo a ala é que terá oportunidades e isso é uma pena…
3 Março, 2023 at 9:44
O que não faz sentido é jogadores a arrastar em campo e ter os jogadores como o Fatawu a nunca entrar no jogo. Porque o Trinção é melhor que o fatawu. ^Pode não ser titular, mas devia ter mais tempo de jogo. Jogou sempre bem e depois desaparece. Parece que quando dão nas vistas ele encosta os jogadores para meter os jogadores que ele quer. Por exemplo o Gonçalo Esteves entrou sempre bem e manda emprestar para o Estoril? O Chermiti marca golos deixa de jogar. O Slimani como melhor avançado do mês e desaparece?
3 Março, 2023 at 12:26
E o lugar cativo dos amigos Esgaio e Paulinho? Já não conta pra nada?
2 Março, 2023 at 11:42
Deve ser das poucas vezes que discordo do Tiago.
Para mim Fatawu do lado direito do ataque é o espelho de Jovane no lado esquerdo.
Tentar dar-lhe outros lugares para crescer taticamente e valorizá-lo, compreendo.
Mas onde ele é jogador para o imediato é ali, onde jogou nos sub-19 e onde a sua força e velocidade de execução permitem disparar muitos mísseis para a baliza adversária.
Eu como prefiro os especialistas aos polivalentes peço que paea já não baralhem o moço com muita informação tática e o deixem aproveitar esse lado anárquico do seu futebol que causa estragos. Chegará o tempo em que trocará de ala com os colegas e ajudará na defesa…
2 Março, 2023 at 11:44
Olha, e esta vai ser das poucas vezes , que estou de acordo ctg
🙂
2 Março, 2023 at 11:45
🙂
2 Março, 2023 at 11:44
E quando digo espelho não estou a comparar nada mais que o posicionamento em campo. A qualidade é outra conversa…
2 Março, 2023 at 11:45
Exatamente.
Ao querer tornar o puto polivalente porque dá jeito ao sistema de jogo que Amorim tem na cabeça está a matar o futebol do puto.
Pode ser eficaz mas é muito pouco eficiente.
2 Março, 2023 at 11:49
Estou de acordo, e deveria já ser a opção ao Edwards na direita.
Para a esquerda, fica o Trincão ou o pote.
Não podemos andar sempre a por os jogadores a rodar em várias posições.
Descaracteriza a equipa
2 Março, 2023 at 11:55
A melhor posição para o Fatawu é extremo direito. Isso acho que ninguém tem duvidas.
Mas o Sporting joga sem extremos.
Meter o Fatawu no meio com médios e defesas em cima, como jogam os nossos avançados é que não me parece solução.
Agora por exemplo…jogo contra o Arsenal. Espaço em barda para ele embalar. Epah…aí ok. Tudo bem.
Jogo com o Tondela…com tudo fechado. Aí é dar-lhe espaço para respirar na ala e aparecer vindo de trás. Ir para dentro quando possivel mas ter sempre um espaço na ala para respirar. Problema aqui: à frente dele jogaria um igual. O Edwards. O que podia fechar muito o jogo…
Para além de, como digo… o Fatawu tem de jogar. E a posição de avançado direito é a que tem mais soluções à frente…
2 Março, 2023 at 12:01
Concordo que neste momento está tapado. Mas pode sempre ser uma opção para quando Edwards está a render menos.
2 Março, 2023 at 12:02
Mas era o que eu dizia mais acima.
Muitas vezes até, neste jogo contra o Estoril vi muito mais vez isso, o Edwards fica como ala puro e o Bellerin jogava por dentro.
Acho que já dá para ver que o Hector não tem a mesma rapidez e explosão que tinha o Porro, mas parece ter boa definição. E até marcou o primeiro golo.
Nesse caso, o Fatawu justifica-se.
2 Março, 2023 at 12:11
Não percebi se me estás a dar razão e achas que neste caso faz sentido o Fatawu em vez do Bellerin para ir variando dentro/fora com o Edwards e porque tem velocidade, fisico e explosão para fazer a ala toda ou se me estás a dizer que o Edwards devia ter saído para entrar o Fatawu por o Edwards abrir de vez em quando.
2 Março, 2023 at 12:14
Fatawu na direita como ala (tal como Edwards fez no jogo com o Estoril)
Bellerin por dentro
2 Março, 2023 at 12:23
Eu sei…
Estava a ser irónico e tentar provar o meu ponto em como o Fatawu tem espaço como ala…
2 Março, 2023 at 12:27
Melhor acho que depende do contexto. Por exemplo, derbys e jogos de elevada dificuldade não mudando a tática eu acho que o Fatawu dá mais que o Edwards ou Trincão. No jogo contra o Arsenal eu baixava um pouco as linhas, Pote no meio campo, NS, Chermiti e Fatawu na frente, ou então NS, Edwards e Fatawu. Pessoalmente acho que o Fatawu é mais explosivo, mais rápido e precisa de menos bola, o que nesse tipo de jogos é mais valioso do que contra outro tipo de equipas.
2 Março, 2023 at 12:50
Precisava de ver mais do Fatawu em contexto de primeira equipa para ser assim tão…perentório…mas teoricamente concordo que são esses os jogos para ele jogar como avançado.
Mas lá está. Se vamos esperar por esses jogos para ele jogar, quase não vai jogar. E só vai a jogo em jogos apertados…não me faz muito sentido.
Lá está. Faz-me muito mais sentido ele ter espaço como ala e, se provar que tem qualidade para isso, subir nesses jogos do que estar à espera que apareça a ocasião para ele jogar…
2 Março, 2023 at 13:29
Repara que eu falei também no NS. Acho que é outro gajo que em certos contextos dá mais subido, mas que o Amorim nunca o põe lá. A vantagem de teres um bom jogador versátil é esta, ele pode jogar onde o jogo pede que ele jogue. Acho que é um dos problemas do Amorim, e é o que o tem prejudicado mais esta época, é que ele é demasiado preso e formatado a certas ideias. O Trincão vai funcionar de obriga, o Paulinho vai jogar até marcar mesmo que isso signifique que tenha de passar meses em branco, e os jogadores jogam onde ele preparou para jogar, mesmo que já tenham provado que resultam noutros sitios. A quantidade de vezes em que a equipa pede Mateus Reis a ala e NS subido é impressionante. E tem havido jogos em que a equipa tem pedido mais Fatawu, porque há espaço nas alas, e menos Trincão, e mesmo assim quem entra é o Trincão…
2 Março, 2023 at 13:30
É mesmo isso…
2 Março, 2023 at 16:32
Estamos de acordo.
2 Março, 2023 at 11:43
https://www.sport.es/es/noticias/barca/mendes-ofrece-solucion-barca-busquets-83966230
Entretanto…
2 Março, 2023 at 11:48
Numa equipa onde possa jogar à vontade e com outro potencial ofensivo, Ugarte assenta que nem uma luva, na minha opinião.
Veremos por quanto será vendido.
As contas têm que se pagar caso não consigamos ir à Champions este ano, porque alguém acha normal basear o pagamento de despesas correntes em receitas extraordinárias.
2 Março, 2023 at 11:52
Só uma pergunta, que ainda nao tive tempo de ir ver, alguém sabe que % é que temos do Ugarte?
Na época passada, dizia-se isto:
Investimento pode atingir 12,5 M€
O Sporting comprou Ugarte por 6,5 milhões de euros ao Famalicão, assegurando, no imediato, 50 por cento do passe do uruguaio. Contudo, a SAD verde e branca garantiu poder adquirir mais 30 por cento do passe do uruguaio, 10% de cada vez, a cada 30 jogos realizados. Os leões já pagaram mais 2 M€ e, daqui a 13 jogos, quando Ugarte fizer 60 partidas pelos são mais 2 M€ a desembolsar. A intenção é chegar aos 80%, com um investimento total de 12,5 M€, para maximizar o lucro. Os restantes 20% são do clube uruguaio Fénix.Investimento pode atingir 12,5 M€
2 Março, 2023 at 12:01
O Sporting pagou 6,5 milhões de euros por 50% do passe, mas a cada 30 jogos pode comprar mais 10% (até 30%) por mais dois milhões.
Ugarte já reuniu condições para pagarmos 2 tranches de 2M por cada 10%.
Logo 6.5+2+2, total 10.5M e temos 70% do passe.
Quando fizer 90 jogos pelo clube custará 12.5M por 80% do passe.
2 Março, 2023 at 12:03
Pois, mas queria ver primeiro se no relatório de contas aparecia algo.
Bom, a ser assim… na minha opinão, tem que ser no minimo 35 milhões.
2 Março, 2023 at 16:24
35M tendo em consideração a idade, a posição e os valores praticados hoje em dia, é pouco.
Teria de ser vendido no mínimo por 40M, até porque 20% continuam na mão do Famalicão.
Portanto por 35M, ficávamos com 28M, abatendo os 12.5M ficaríamos limpos com 15.5M. Abatendo salários e comissões…..menos de 10M.
Quanto teríamos de dar para compensar a saída do Ugarte?
Imagina termos de dar mais 12.5M pelo novo Ugarte:
Isso quer dizer que por 35M entraríamos em perda nessa posição especifica.
Já que fizemos limpos 10M e teriamos de dar 12.5M por um novo.
Claro que não é assim tão linear, mas se calhar…
Achas que eles fazem estas contas?
Tenho sérias dúvidas.
2 Março, 2023 at 18:53
Tu tens sérias dúvidas… Eu tenho a certeza que não fazem essas nem outras contas…
O que os BILTRES fazem é ligar ao CHULO do mendes e solicitar o catálogo da boutique alcofa… E daí papam o que o CHULO lhes impingir…
2 Março, 2023 at 16:27
Ohhhh…
Não pode ser….
Está o Mendes…
Já juraram tantas vezes que o Sporting não trabalha com ele e até só tem 1 ou 2 jogadores dele…
O Amorim até está em guerra com ele e tudo…
Por isso…é mentira…
2 Março, 2023 at 16:34
Toda a gente sabe que é pontual, ele só ajuda quando o Sporting precisa muito, mesmo muito, tal como foi com o BF… Mendes está entranhado no Carnide, mas connosco Mendes é samaritano, é só mesmo assim, tipo de vez em quando, o peso dele nas nossas dívidas até é residual não vez?
2 Março, 2023 at 12:18
E alguém sabe, se isto é mesmo assim?
https://leonino.pt/sporting-pode-afinal-ficar-com-100-de-fatawu/
2 Março, 2023 at 13:25
O puto é aquilo que o Amorinho quiser.
Assim, será sempre aquilo que não meta em causa o trincao e o João Paulo (em caso de dirivacoes de pote, estilo Messi, para o meio).
Deixa-o competir com o Nuno santos e o Matheus Reis.
2 Março, 2023 at 13:52
Não esquecer que ele tem um andamento superior aos demais nesta competição.
Mas é um Diamante por lapidar.
2 Março, 2023 at 13:54
A propósito da formação e do aproveitamento da formação no tempo de JJ e agora, deixei no Cantinho de ontem uma resposta Miguel em que recordo o trabalho de Aurélio Pereira e da sua equipa no que foi feito em matéria de prospeção e formação da Academia, pelo menos até junho de 2019 quando deixou de ser Coordenador do Departamento de Scouting ( que ajudou a criar ).
Gelson Martins, Matheus Pereira, Podence e Rafael Leão, que já cá não estão, Gonçalo Inácio, Tiago Tomás e Nuno Mendes, e muitos jovens da equipa que venceu ontem o Ajax são trabalho desse Departamento. Mesmo Matheus Nunes foi aconselhado pelo Scouting.
No tempo de Bruno de Carvalho, a equipa B seguia um modelo idêntico ao dos rivais no início. Servia para dar ritmo aos menos utilizados na A, aos regressados de lesões, aos jogadores recém chegados para ganharem rotinas, a jovens promissores que o scouting tinha referenciados em outros paises, e permitir os primeiros passos enquanto seniores aos jovens da Academia. E só interessava estar na 2ª Liga (a 3ª Liga era fraca e no Campeonato de Portugal até em sintéticos jogavam) e para isso era preciso algum investimento para garantir a manutenção. Mesmo assim, quando foi extinta, tinha praticamente toda a equipa formada por jovens da Academia.
Plantel da equipa B no ano em que foi extinta, 2017/2018.
Stojkovic, Pedro Silva, Luis Maximiniano, Mauro Riquicho, Bruno Paz, Ivanildo Fernandes, Kiki Koyaté, Demiral, Tiago Djaló, Tobias Figueiredo, David Sualehe, Abdu Conté, Bubacar Djaló, Edu Pinheiro, Nasyrov, Rafael Barbosa, Pedro Delgado, Miguel Luis, Wallyson, Palhinha, Jovane Cabral, Rafael Leão, Diogo Brás, Iuri Medeiros, Ary Papel, Gelson Dala, Cristian Ponde, Ronaldo Tavares, Pedro Marques.
Os mais “velhos” eram Palhinha e Wallyson, séniores de 4º ano, os mais jovens eram Max, Miguel Luis, Brás e Leão, ainda juniores.
2 Março, 2023 at 14:27
Eram maus?
A rever esses nomes, vejo ali muita qualidade.
Por isso é difícil perceber o que se fazia mal e que agora parece mel.
O Sporting é e sempre foi um clube com jovens de muito talento.
Espero só que continue.
Para isso é preciso não deixar definhar o clube e a alma da academia.
O Sr Aurélio não dura para sempre…
2 Março, 2023 at 15:00
Digo mais… Uma equipa com:
Max
Tiago Djalo, Tobias e Demiral
Rafael Barbosa (adaptação), Palhinha, Pedro Delgado, Abdu Conte
Gelson Dala, Leão, Iuri Medeiros
Não tinha tanta diferença para o nosso 11 actual e rebentava completamente com o nosso banco!
So nessa equipa tinha uns 3 ou 4 melhores que o tamanco do João Paulo!
2 Março, 2023 at 15:03
Até o Max acho que marcaria mais golos se fosse adaptado a PL que o Paulinho…. 🙂
2 Março, 2023 at 16:12
🙂
2 Março, 2023 at 16:55
Pode ser o que quiser, menos ponta de lança. Senão não salta do banco.
2 Março, 2023 at 17:17
E o Tiago contou com jogadores como o Palhinha (que até acho que foi o mais utilizado por Amorim) que só é “aposta” na formação em 2020/21 porque houve um intelijumento (Pé0) que não quis contar com ele e outro (apenas jumento) que aproveitou a dica para o oferecer ao trolha por m2 anos no empréstimo com o clausulado mais vergonhoso da história do SCP.
De qualquer modo, acho os dados interessantes e não me parece duvidoso que Amorim até aposte na formação (em parte porque a isso é “obrigado”, mas em boa parte sabendo tirar bom proveito) tal como Jesus provou – no SCP – que também sabia usar “material da formação” (sem “arriscar” muito, é certo) mas porque a matéria prima era muito diferente na REALIDADE do que os jovens de 15 M(end)ilhões que “usou” no fifica (Cavaleiros e afins).
Um abraço e saudações leoninas
2 Março, 2023 at 17:28
Ainda sobreo JJ e a formação, mijei-me a rir quando vi a primeira vez o Guardiola usar o Bernardo Silva a lateral esquerdo. E ainda mais quando insistiu e disse que correu bem…
Hehheehheeh
3 Março, 2023 at 3:37
De maturidade claro está….xD:
3 Março, 2023 at 3:39
Acorda Viana, Varandas e Zenha !!!