Foi um belíssimo sábado para o Sporting Clube de Portugal, em particular para quem leva a sério as modalidades disputadas no feminino.
À tarde, a conquista do Campeonato Nacional de Rugby, frente ao eterno rival, Benfica.
Disputado no Campo A do Centro de Alto Rendimento do Jamor, com muito público nas bancadas, o duelo teve uma primeira parte muito disputada. O SL Benfica colocou-se na frente com um ensaio e uma conversão (7-0), mas as Leoas conseguiram a cambalhota no marcador ainda antes do intervalo, com ensaios da autoria de Adelina da Costa e Leonor Amaral (7-10).
Na segunda metade, voltou a assistir-se a um encontro discutido taco a taco entre as duas equipas. Desta feita, o Sporting CP pontuou primeiro, com um ensaio convertido por Carolina Palazzini Bastos (7-15), sendo que as encarnadas ainda reduziram com novo ensaio (12-15), mas já não conseguiram evitar a revalidação do título nacional por parte da turma de Alvalade.
Este foi o sétimo troféu consecutivo conquistado pelas Leoas, que continuam assim a deter a hegemonia da modalidade a nível nacional (o terceiro em rugby de XV, antes esta competição tinha sido disputada nas variantes de XIII (2020) e também sevens (2017 a 2019)).
“Sabe bem conquistar mais um Campeonato Nacional para esta equipa. As jogadoras têm imensa vontade de ganhar e isto significa muito, não só por ser o culminar de tantos jogos, mas também porque significa que nos qualificámos para a Taça Ibérica do próximo ano, que é uma competição pela qual elas têm muito carinho e querem disputar todos os anos”, começou por afirmar o técnico, Francisco Sande e Castro, à Sporting TV.
“Sabíamos que seria um jogo duro tendo em conta o que as equipas têm feito este ano. Focámo-nos muito na defesa, porque pensámos que seria um aspecto importante, e as jogadoras foram exemplares. Mesmo sofrendo o primeiro ensaio, que nasceu de um erro no nosso ataque, conseguimos manter a cabeça levantada, ir para cima e voltar a ganhar o controlo. As jogadoras têm muita experiência e vontade de ganhar, o que é fundamental nos momentos-chave”, frisou, antes de direccionar desde logo o foco para o próximo objectivo da equipa: a Taça de Portugal.
“Começamos a disputar a Taça de Portugal já para a semana com o jogo dos quartos-de-final, contra a AEES Agrária de Coimbra aqui no Jamor, e convido os Sportinguistas a virem apoiar”.
Já a capitã Maria Teixeira, mostrou-se feliz pela conquista do segundo troféu da época, depois da Supertaça. “Não há palavras. Não dá para dizer a que é que sabe, isto é o Sporting CP. É mais uma vitória para o Clube e esta tem um sabor muito especial porque apesar de já ganharmos há uns anos, foi uma época de muitos desafios e que nos levou a crescer. Temos uma equipa renovada e isso é muito positivo para o Sporting CP e para o rugby”, disse, antes de prosseguir.
“É neste caminho que queremos continuar, subimos apenas mais um degrau. É verdade que contávamos com isto, mas porque trabalhamos muito todos os dias para este objectivo. Acabou parte do campeonato, mas ainda há muito para conquistar e é para isso que vamos trabalhar”, garantiu, destacando a juventude do plantel. “A nossa equipa tem um grande potencial, as jovens estão a demonstrar isso. Temos muito orgulho no que estamos a construir para o futuro e o sentimento que fica é a união entre todas nós. Estamos a crescer muito enquanto equipa”.
À noite, 37 anos depois, a equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal voltou a conquistar a Taça de Portugal, batendo a AJM/FC Porto por 3-2, em mais um jogo impróprio para cardíacos.
25-22 para nós no primeiro set, 23-25 para elas no segundo, 23-25 para elas outra vez no terceiro, 25-17 para nós, e tudo para decidir na negra. No quinto set foram as Leoas a abrir a contagem, conseguindo logo uma vantagem de 0-3. Vantagem essa que se revelou fundamental para o desenrolar do set, ainda que a AJM/FC Porto ainda tenha conseguido reduzir e, quando o Sporting CP estava a dois pontos de fechar (8-12), ainda empatou (12-12). Os minutos finais foram por isso muito intensos, com as Leoas a poderem fechar novamente (12-14), mas as azuis e brancas adiaram até aos 13-15 finais, após duas horas e meia de voleibol!
No final, o mister Rui Pedro falou em ” sentimento de dever cumprido e de justiça para com estas atletas e para com todo o grupo. Elas mereciam isto e merecem esta festa. O Sporting CP não ganhava o troféu há 37 anos, porque também esteve 25 fora e só regressou há seis. Nós temos consciência de onde estamos e estamos cá para a ganhar. Ganhar e respeitar todos os adversários e foi isso que hoje também fizemos frente a um adversário muito forte e com um orçamento elevado. Sofremos muito, tivemos de defender, recuperar bolas e gerir bem o nosso erro e, no final, merecemos esta Taça de Portugal. É um troféu muito merecido”.
Já a capitã, Daniela Loureiro, dizia que “isto é tão bom que eu ainda nem consigo encontrar palavras para descrever o que sinto e o que esta conquista representa. Este grupo é fantástico, trabalha muito e merece este troféu. Viemos focadas, demos tudo e, felizmente, conseguimos conquistar o troféu que o Sporting CP não vencia há 37 anos. Este jogo mostrou como o voleibol feminino é competitivo e, felizmente, hoje caiu para nós. Merecíamos isto. Obrigada a todos os Sportinguistas e, sobretudo, aqueles que aqui estiveram hoje e que foram fantásticos”.
Ficamos agora à espera das crónicas do Escondidinho e do Adrien, se bem que o nosso senhor voleibol é capaz de só recuperar da festa lá para o final da semana.
12 Março, 2023 at 8:05
Tão grandes como AS maiores da Europa!
12 Março, 2023 at 9:04
Parabéns às atletas e à direção que alimenta este projeto.
12 Março, 2023 at 9:30
Define “alimenta” otário…
É a tradicional sandes de coirato e um Sumol?
12 Março, 2023 at 9:52
O caro amigo devia aprender a usar as vírgulas porque elas podem-lhe ajudar a insultar de forma mais correcta.. eu ajudo com esta primeira frase mas depois recorra à escola para dar seguimento à instrução.
Aqui vai:
Define “alimenta”, otário
12 Março, 2023 at 11:35
Na escola, também ensinam a usar pontuação…
Define “alimenta”, otário!
12 Março, 2023 at 12:13
Ó Ribeiro, tu és Brasileiro? É que essa do “podem-lhe ajudar” não é de Português da Europa! Seria “podem ajudá-lo”! Esta é de borla!
cuida-te, amigo! Ah! E já agora responde à pergunta que te fizeram!
12 Março, 2023 at 9:50
Caro Luís, olhe que podemos ser parvos a ainda assim sermos inteligentes. O meu amigo abusa de ser só parvo. Não levo a mal, sei que lhe pagam para escrever estas coisas. Pagam em dinheiro de monopólio ou em croquetes?
12 Março, 2023 at 17:54
Prato de lentilhas! Pelo menos foi oq ue se queixava um dos serviçais quando pedia um aumento ao Agostinho numas mensagens que cairam na net.
Se calhar é o mesmo lambe botas.
12 Março, 2023 at 14:35
Alimenta…. Ahahahaha boa Riacho, já que desapareceste dos post do futebol, tenta qualquer coisa nestes.
#TrabalhaBot
13 Março, 2023 at 0:12
Uau isso quer dizer que já arranjaram jerseys todas da mesma marca e da mesma cor para as miúdas do rugby? Parabéns á direção, por esse “feito” estratosférico…Sabujo!!!
12 Março, 2023 at 9:37
Bom dia, imperdíveis as imagens do abraço do Presidente ao Mister e à nossa DANI
12 Março, 2023 at 9:47
Fantástico!!!
Muitos parabéns as leoas
12 Março, 2023 at 10:07
Tanto no Rugby quanto no Voleibol foi fabuloso o que estas Leoas conseguiram este sábado.
No Rugby talvez tenha sido o Campeonato mais díficil dos últimos anos. Continuamos a manter a hegemonia e a limpar campeonatos mesmo após a saída da nossa capitã Isabel Osório. É um feito notável, atendendo os apoios que recebem e o sacrifício que fazem todas as semanas, conquistar mais um campeonato perante um rival que pelo contrário tem investido forte nas modalidades femininas e que tem aqui o primeiro revés da época. Bravo Leoas!
No Voleibol o caminho é de crescimento desde que a modalidade arrancou em 2017/2018. Começaram nos escalões secundários e cresceram consistentemente de época para época, até ao escalão maior.
Um trabalho notável do Mister Rui Pedro e da sua equipa em que mesmo após a perda de jogadoras nucleares como a Fernanda e a Ju Carrijo, continuamos a ver crescimento e competitividade. Há muito conhecimento e qualidade no trabalho feito.
Tanto o Rugby Feminino como o Voleibol Feminino são neste momento para mim o expoente máximo do mote Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Por isso mesmo
mereciam outro cuidado e respeito por parte de quem dirige as modalidades.
Terão provavelmente uma capa no Jornal Sporting fruto do trofeus conquistados (e porque merecem!) mas onde estão a promoção aos jogos e o televisionamento?
Alguém sabe em que posição estamos no Campeonato de Voleibol ou os últimos resultados? Vi mais jogos na SportingTV quando estavam nos escalões secundários que agora na primeira divisão.
Parabéns a ambas as equipas técnicas e jogadoras pelas merecidas conquistas deste fim de semana! Agora é trabalhar pois ainda há títulos a conquistar.
12 Março, 2023 at 10:36
Parabéns Leoas
SL
12 Março, 2023 at 11:00
Só uma palavra ENORMES
12 Março, 2023 at 11:03
Bravo Leoas!
Sporting!!!
12 Março, 2023 at 11:22
Fantástico!
2 jogos super disputados, ganhos no detalhe, na raça, no esforço, e isso, sim, define muito os atletas de gabarito.
Numa vertente, a feminina, tão maltratada por esta Direcção, é sempre muito bom e um sinal de esperança ver que treinadores e atletas fazem das tripas coração para poderem lutar pelos títulos e têm a raça necessário para os ganharem!
Parabéns a todos, em especial às atletas, com um foco muito grande na Dani, que é a imagem da raça de uma leoa!
12 Março, 2023 at 11:25
Ontem não houve Off Topic, hoje ainda não apareceu…
Epá, Cherba, penso que dá para deixares os Off Topics programados para a semana toda, não? 😉 Mas não te sintas pressionado… 😀 😀 😀
12 Março, 2023 at 11:37
🙂
Capeta faz 1-0. Bom passe da Teles.
12 Março, 2023 at 12:09
Tudo muito pobre…
12 Março, 2023 at 12:13
Próximos 2 jogos, vamos a Braga, obrigados a ganhar, e à Luz.
12 Março, 2023 at 12:33
Fantástico!
Parabéns, leoas! 😀
12 Março, 2023 at 12:42
Seja feita a sua vontade.
Entraram as miúdas e mais um golo.
12 Março, 2023 at 12:43
Conta o Amora é suficiente.
Não têm é condições para jogos a doer!
12 Março, 2023 at 12:44
Tem bom cabedal. Se tiver os pésinhos da Joaninha…
12 Março, 2023 at 13:27
Temos um conceito de “bom cabedal” diferente! 🙂
Bom cabedal tem a Maiara, que até é bem mais alta.
12 Março, 2023 at 12:54
Spooooorting 😉
12 Março, 2023 at 13:03
Tens agora o Benfica-Famalicão 😉
12 Março, 2023 at 13:25
Esse jogo não ficou 5-0?
12 Março, 2023 at 15:57
O de hoje também…
12 Março, 2023 at 13:16
O que aconteceu à Brenda, possivelmente não deveria ter entrado no jogo da taça onde já se perdia 0-4 e certamente ressentir-se.
12 Março, 2023 at 13:31
,10 por cento da mais valia
12 Março, 2023 at 14:02
Bem, se o venderem por 30M€, sempre ganhamos 1M€…
Negócios à Varandas!
12 Março, 2023 at 14:01
Acho que tem 16 anos.
Será, para mim, o grande talento que está na formação, porque tem uma caracteristica acima da média, que é a velocidade!
A Maria Ferreira também é muito boa jogadora, para a realidade da formação em Portugal, e não só, mas vai ter muita dificuldade ao nível sénior porque não tem nenhuma caracteristica que se evidencie acima da média. Bem razoável tecnicamente, falta-lhe corpo, falta-lhe velocidade, falta-lhe remate, enfim, é demasiado franzina para entrar no FF profissional e fazer alguma diferença.
E, se vires bem, a esmagadora maioria das miúdas da formação do Sporting são assim: baixas, lentas, sem remate. Boas nos meiinhos, mas mito aquém de serem competitivas no futebol de 11.
12 Março, 2023 at 14:42
Parabéns hás atletas e aquém alimente este projeto…ou sej elaz mesmas.
12 Março, 2023 at 14:42
Peço desculpa pelos erros, prof. Luis.
12 Março, 2023 at 15:36
Parabéns às Campeãs
12 Março, 2023 at 18:53
Muitos parabéns a estas grandes mulheres e leoas de raça. Maravilhosas! Levam o lema do clube a sério. Respect!
12 Março, 2023 at 22:05
Nāo vejo a hora de ganharmos a terceira Taça Ibérica de Rugby. Esta equips tem poucas que se lhe equivalham na história do Sporting.
Quanto às voleibolistas, tardou, sem que as jogadoras possam ser por isso culpadas, mas chegou. Espero que esta seja a primeira de várias vitórias e que consolidemos a modalidade também nesta vertente.
SL
13 Março, 2023 at 0:09
Isto é a verdadeira GLÓRIA de duas equipas gémeas no esforço, na devoção e na dedicação…
Muito bem miúdas, perdão Mulheres com M grande!!!