Diogo Abreu tem 29 anos, e está há 21 na ginástica de trampolins do Sporting Clube de Portugal. Ontem, renovou contrato com o emblema de Alvalade.

“O Sporting CP já é a minha segunda casa e sempre me tratou muito bem ao longo de todos estes anos. Estou muito feliz por renovar e por poder continuar a representar o Clube”, começou por dizer Diogo Abreu aos meios de comunicação Leoninos, antes de ser convidado a recordar o momento mais especial que viveu até agora, numa carreira recheada de títulos e medalhas. “O ano passado foi histórico para os trampolins em Portugal e para o Sporting CP, pois tivemos uma equipa apenas com atletas do Clube a ser Campeã do Mundo. Esse foi o melhor título que consegui alcançar, até porque apesar de Portugal sempre ter tido equipas muito competitivas, nunca tinha chegado ao lugar mais alto do pódio. Conseguimo-lo com uma equipa só do Sporting CP e por isso tem uma importância mais especial. Foi o resultado do trabalho de muitos anos”.

Apesar de reconhecer que esta época “será difícil superar” esse feito, o experiente ginasta frisou que tanto ele como os colegas de equipa estão “a treinar para isso” e querem “ser cada vez melhores”. “Este ano o objectivo passa claramente pela qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024. A fase de apuramento para a ginástica de trampolins começa em Junho ou Julho deste ano, por isso agora estou a preparar-me para estar no topo da minha forma nessa altura. Se conseguirmos o acesso, queremos obter o melhor resultado de sempre nos Jogos Olímpicos”.

Para atingir essa meta, Diogo Abreu, que esteve nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, e do Rio de Janeiro, em 2016, além de ter conquistado várias medalhas em Campeonatos Mundiais e Europeus, acredita que será precioso o facto de treinar há muito tempo com “amigos”. “Quando entrei no Sporting CP com oito anos senti logo que a cultura e o ambiente na ginástica eram muito familiares, acolhedores e de amizade. Claro que a competição é sempre importante, mas o Clube sempre teve uma cultura de tratar bem as pessoas e de sermos todos amigos. Isso motivou-me a vir treinar todos os dias durante horas a fio. Se não fosse isso, não atingia os resultados que atingi e não ia treinar todos os dias feliz com os meus melhores amigos”, atirou.

Além dos companheiros de equipa, o atleta deixou também elogios ao investimento que o Clube tem feito na ginástica de trampolins, com a recente inauguração da Academia de Ginástica Sporting, novo espaço de trabalho em Sacavém que oferece todas as ferramentas necessárias. “Só demonstra mais uma vez que o Sporting CP está atento às necessidades das várias disciplinas que oferece. A mudança é sempre um pouco difícil, até porque treinava no Estádio José Alvalade há muitos anos, mas agora temos melhores condições. Além disso, estamos também num ambiente mais competitivo com a junção da ginástica acrobática e do teamgym, o que ajuda todos a serem melhores. Foi uma boa aposta”, referiu Diogo Abreu, ele que por ser um dos mais experientes de toda a equipa sente que tem um papel importante junto dos colegas mais jovens. “Sinto que um dos meus objectivos principais é também incutir um pouco o espírito que me foi passado de amar aquilo que fazemos. Amo fazer trampolins e representar o Sporting CP, e por isso gostava de passar isso aos aletas mais novos porque sinto que isso vai ajudá-los nas suas carreiras futuras. Além disso, estou aqui também para eles me pisarem os calcanhares e continuarem a competir comigo, o que faz com que eu também treine para tentar ser melhor”.

A fechar, Diogo Abreu deixou uma mensagem aos Sportinguistas, a quem quer dar “muitas alegrias”. “É difícil prometer resultados concretos, mas posso garantir que tanto eu como os meus colegas vamos dar sempre tudo para sermos os melhores do Mundo e vamos esforçar-nos ao máximo para atingir os melhores resultados. Posso prometer-vos muito esforço e dedicação”.