Fala-se muito do Tónio do benfica que está muito bem posicionado no ranking das melhores promessas do futebol.
Dizer que Chermiti também está referenciado.
Talvez isto diga muito sobre quem vê, analisa, e rankeia o talento dos jogadores.
Entretanto a malta gosta do Jean Lucas.
O Sotiris no YouTube também era máquina.
Já estou como o Tanaka.
Não acredito minimamente nesta gente, comprem o que quiserem, vendam o que quiserem….
Outro aparte.
Não é que o City é gajo para limpar tudo este ano.
Quem diria….
Guardiola é de facto um dos melhores treinadores do mundo.
Tanto joga com um tiki taka como é gajo para perceber que precisa de mudar e colocar um cavalo na frente e que marque golos….essa merda que faz ganhar jogos.
Pode jogar pior para alguns…
Para mim jogar bem é marcar golos e ganhar jogos.
Estes indivíduos conseguiram o que mais ninguém conseguiu – e Deus sabe que não faltaram motivos, ao longo destas décadas mais recentes: anestesiar o meu sportinguismo, retirar entusiasmo, passar a estado de hibernação. Não conseguem matar, porque não tem capacidade para isso, nem eu lhes darei esse prazer mórbido, mas conseguiram criar em mim uma certa indiferença. É como diz o meu amigo: façam o que quiserem, não acredito em nada, nem nada me motiva. Não me revejo na visão, na estratégia, no projecto, no tom, na forma – zero de zero. Um urso hiberna. Quando acorda, continua a ser urso. Assim será o nosso clube e muitos como eu: aguardando por melhores dias, por melhores líderes, por ideias que nos mobilizem, por emoção. Nesse dia, ganhando mais ou ganhando menos, teremos, outra vez, o nosso amor de volta.
Eu escolhi o Sporting numa altura em que me identificava com os valores e ideais que estiveram por trás da sua criação. E assim fiquei.
Alguns desses valores ainda persistem, principalmente em modalidades onde não há interesse, mas outros morreram com este tipo de gente que lidera o clube e que definitivamente perdeu a vergonha na cara. Veja-se os aumentos salariais…
Mas não me vejo a deixar de ser do Sporting. Não contem é com o meu apoio.
Assim como nos partidos políticos existem os jotinhas, burros, incompetentes e interesseiros, que se tornam militantes porque é o partido que está a dar, também no Sporting existem os jotinhas que são do Sporting, não porque se identificam com os valores mas porque ambicionam um dia ganhar do clube algo para a sua esfera pessoal de interesses. Tanto podiam ser do benfica, porto ou outro…
São estes os croquetes que nos fazem ganhar 4 campeonatos em 40 anos.
4 CAMPEONATOS EM 40 ANOS.
Dito isto, voltando ao inicio, eu sou do Sporting mas não sou o Sporting. O Sporting pode acabar, que a minha personalidade e os meus valores continuam inalterados. Consigo me desprender de um clube que não me representa. Quando voltar a representar-me então podem contar comigo.
Neste momento contam com a minha critica. É a minha forma de luta. Pode ser que voltem um dia a ter pessoas que representem os valores da sua fundação e que me fizeram um dia escolher este clube para me representar.
Apoiar incondicionalmente mostra acima de tudo, falta de identidade própria, falta de personalidade, falta de capacidade de lutar por aquilo em que se acredita.
Isto não é ser Sportinguista.
Pelo menos o Sporting que um dia escolhi…
Só não digo mais um porque continuo a ser sócio (acho que é um erro deixar de o ser e eu já o cometi no tempo do gigantone bêbado) e continuo a ter GB porque não vou abandonar os amigos de anos que estão á minha volta…
Essa é a parte “física” da coisa porque na parte racional/emocional estou exactamente como foi descrito acima…EXACTAMENTE!!!
No dia em que o City contratou o Haaland acho que todos diziam que era para ganhar tudo e que ia ser imbatível.
O máximo que aconteceu com alguns (comigo incluído) foi o inesperado de o City jogar pior a grande maioria da época do que jogou antes. Aliás, aquilo que sempre disse e muitos disseram foi que podiam e provavelmente iam acabar a ganhar tudo mas que o futebol jogado…eu gosto menos de ver. Agora no ultimo mês e pouco está bem melhor, está a jogar bem melhor que jogou o ano todo. Aliás, isto não sou só eu a dizer, o Guardiola durante muitos meses disse que não estava a gostar de ver a equipa jogar.
Agora, se era esperado que o City ganhasse tudo? Era. No inicio do ano acho que era claramente o candidato mais forte a ganhar tudo…
Mas estás a falar da melhor equipa do mundo (que já era a melhor equipa do mundo) contratar o melhor PdL do mundo. Não foi o Haaland que chegou e transformou o City numa grande equipa. O Haaland entrou numa grande equipa.
Para além do campeonato, que ganha com a regularidade que ganha (5 nos últimos 6 se contar com este) e deve ganhar +- com os mesmos pontos do ano passado e certamente com menos que à 4 anos), pode ganhar a champions como podia ganhar no ano passado que perde nas meias meio por acaso e à 2 anos que perdeu a final…
Digo aquilo que disse no dia em que começamos esta conversa. Eu acho que usares o exemplo do City é o pior exemplo que podes usar porque é uma equipa que claramente sempre viveu lindamente sem PdL. O que arrisca a mais do que nos últimos 2 anos é a ganhar a champions, champions essa que perdeu na meia final no ano passado e na final à 2 anos…e mesmo que ganhe é discutível se, com as equipas adversárias como estão este ano, se não ganharia com e sem Haaland. Não é propriamente uma transformação…
Olha….maior transformação teve o Liverpool na altura que contratou Van Dijk na altura.
E tens outro exemplo bem melhor. Tens o Bayern sem PdL este ano e com PdL nos ultimos não sei quantos anos…
O City, desculpa mas acho que é o pior exemplo que podes imaginar…
Convenhamos que ter um gajo que bate os recordes de golos marcados, ajuda um bocadinho mais…
Era bom que posse de bola e passes feitos valesse para ganhar jogos.
Talvez assim não estivéssemos no lugar que estamos.
Mas ainda são os golos que fazem ganhar jogos…
Falta de objetividade e perda de tempo em tentar marcar golos, para mim, nunca será futebol bom de ver.
Por isso nunca vi o Sporting jogar tão mal como agora.
Mesmo quando tínhamos piores jogadores.
Independentemente de ser o City ou o Sporting, faz falta objetividade neste futebol moderno.
Parece que os golos e quem os marque, começaram a assumir um papel secundário.
Dá-se mais importância ao controlo do jogo do que propriamente àquilo que faz ganhar jogos que é meter a bola dentro da baliza do adversário.
Sarabia veio recentemente falar da diferença do futebol português para o inglês.
Há menos controlo do jogo lá do que em Portugal.
Isso exige mais aos jogadores e aos treinadores, mas o jogo oferecido aos adeptos é muito melhor.
Não é à toa que é o melhor campeonato do mundo.
Foda-se…vai ver quem criava mais oportunidades, as melhores oportunidades, quem fazia mais golos…
Porra, o City é eliminado pelo Real porque falha golos e o Real ganha porque vai lá 2 ou 3 e marca. Não é por o Real ser mais objectivo. É por ser mais eficaz. E já aconteceu muitas outras vezes. O City nunca foi conhecido por ter muita bola e poucas oportunidades. Antes pelo contrário. Cria MUITAS oportunidades.
Não sei muito bem que City é que vocês andaram a ver nos últimos 3 ou 4 anos…fazem uma mistura entre o City ou as equipas do Guardiola e as equipas que andam a passear bola, que tenho duvidas se viam mesmo o City (ou o Bayern, por exemplo), jogar.
Uma coisa é o City e o Guardiola. Outra é o Lopetegui. São coisas radicalmente diferentes.
Se eu gosto do futebol do Lopetegui (ou agora do Amorim)?! Não. Detesto. Acima de tudo é chato. Se eu gosto do do City dos anos anteriores. Sim! Muito. É que…o cu não tem nada a ver com as calças. Alguém achar que o modelo de jogo e a forma de jogar do Sporting e do Amorim tem alguma semelhança na objectividade e dinamica da do City…está mesmo a sonhar…
E essa de controlar o jogo…gostava de ouvir 1 treinador da PL que não goste de controlar o jogo. Só pai o Bielsa é que não era muito disso…de resto todos querem controlar o jogo. A questão é sempre o “como”.
Então lá no fundo tás a dar razão,o real vai lá 2 ou 3 x e marca porque tens um Benzema que faz a diferença e no city não tinhas o tal finalizador que agora tens e os números não mentem…
E dizer que o city viveu muitos anos sem pl não é verdade,o Agüero é ponta de lança,sempre foi e o Gabriel Jesus é o quê??
“Então lá no fundo tás a dar razão,o real vai lá 2 ou 3 x e marca porque tens um Benzema que faz a diferença e no city não tinhas o tal finalizador que agora tens e os números não mentem…
E dizer que o city viveu muitos anos sem pl não é verdade,o Agüero é ponta de lança,sempre foi e o Gabriel Jesus é o quê??”
Também fiquei com essa sensação.
Criar oportunidades também o Sporting cria e muitas…
A questão da objetividade tem a ver com os rendilhados que a bola leva antes de colocar a jeito de meter lá dentro.
Vai para a esquerda, vai para a direita….
Objetividade não é só intenção de atacar.
Para mim é meter a bola a jeito para finalizar.
O Gabriel Jesus é um PdL clássico como é o Halland? O Aguero…já mal jogava no City. Jogou os 2 primeiros anos do Guardiola, de resto estava mais lesionado do que a jogar…
O City pode ganhar tudo este ano como podia ter ganho no ano passado, como podia ter ganho à 2 anos.
Com o Halland está mais perto de ganhar? Talvez…nunca disse que não. É possivel. Agora…eu digo é que gostava mais de ver jogar durante a maior parte do tempo no ano passado do que gostei este ano. O futebol deste ano é mais mecanizado do que era no ano passado e por isso gosto menos.
E não tem nada a ver com o andar a engonhar jogo. Achas mesmo que o City antes andava a engonhar jogo e a demorar 30 minutos a chegar à baliza adversária e que este ano não? Porra…não vias o City jogar….
Pode ganhar tudo? Claro que pode. O Sporting foi campeão e nunca gostei de o ver jogar. O Real ganhou a champions no ano passado e nunca gostei de o ver jogar. É eficaz? É.
O ser ponta de lança clássico é outra coisa mas os factos é que o city este ano tem 2 pontas de lança,o halaand e Álvarez,por isso o próprio Guardiola deve ter assumido que era isso que faltava á equipa e lá está,eu acho que este ano eles vão limpar tudo e talvez por isso mesmo,deram aquele passo que faltava ao encontrarem um bom finalizador o argentino e o fora de série norueguês…
Eu não acho o Gabiel Jesus nem o Alvarez o PdL clássico.
Só para meter em contexto, isto vem no seguimento do que dizem que é essencial para o Sporting. Eu digo que um Gabriel Jesus ou Alvarez, capazes de jogar em qualquer posição das 3 da frente, que não são PdL classicos de target man mas que têm uma ótima capacidade de finalização e de jogar na área mas que saem da área e jogam com a equipa. Outros dizem que o Sporting precisa é de um PdL clássico, taget man, como é o Haaland.
É daí que vem esta conversa.
Eu acho que o Guardiola “substituiu” o Gabriel Jesus pelo Alvarez. O Haaland é outra coisa.
Acredito que sim…que o Guardiola decidiu tentar uma equipa mais eficaz a uma que jogue mais bonito.
Porque teres uma ideia de jogo não chega.
Tens de ter executantes para isso.
A questão que se fala é que no nosso contexto, tendo em consideração que 90% das equipas portuguesas joga em bloco baixo contra nós, se calhar o target man seja mais eficaz e mais barato em relação ao investimento.
Sai mais barato investir no target man do que investir em 2 ou 3 avançados para fazer a bola girar com qualidade e ainda ter poder de fogo para chutar de fora da área.
Pior ainda quando tens um Amorim a achar que o paulinho é o melhor 9 de portugal ou que a alternativa sobre palavra de honra é o Chermiti.
Para mim a questão do PdL não tem a ver com ser clássico, ou não ser clássico.
Já vencemos campeonatos com PdL “classicos” (Jardel) e com outros menos “classicos” (Acosta).
O que acho importante é que tens de ter lá na frente gajos com golo. Gajos que se saibam mexer na área, fugir às marcações, com facilidade de remate com qq dos pés, e com a cabeça. Jardel era um PdL clássico e caía nesta descrição, mas por exemplo o Liedson tambem cai nestas descrição, e não era um PdL clássico.
O problema actual do ataque do Sporting é que não há gajos que tenham estas características. Qq um gos gajos do ataque tem de ter a bola em condições perfeitas e com espaço para rematar, e fazer golos. Ora nós sabemos que essas “condições perfeitas” não acontecem na maior parte dos casos, e que no campeonato tuga não há nem nunca vai haver muito espaço na maioria dos jogos.
Portanto temos de ter um gajo que tanto seja capaz de colocar uma bola se tem espaço para isso, como de rematar de primeira se não tem. O golo que o Sarabia marca na Luz no ano passado, por exemplo, em que manda uma raquetada na bola de primeira, se fosse o Trincao, ou o Edwards, tinham de parar a bola, e ajeitar para o melhor pé. Entretanto o defesa chegava, e ia-se a oportunidade.
Mais do que ser um “classico” ou nao, o gajo do ataque tem de ter objectividade que, para mim é aquilo que mais falta ao futebol do Sporting nesta altura. Isso e simplificar processos, mas acaba por ser mais ou menos o mesmo.
“Há quem ache que jogar bonito é a equipa demorar o mínimo tempo possível a criar perigo na baliza adversária.”
Eu sou defensor deste futebol. Simples e objectivo. Fintinhas e o crl nao me servem de nada se nao for para a meter la dentro. É giro, dá uns videos porreiros para o youtube, mas pouco mais que isso.
“Estranho ou não é este City que vai acabar por limpar tudo e ganhar uma Champions que nunca ganhou.”
Nunca, mas nunca, mas nunca mesmo, desvalorizar ou subestimar o Real Madrid na Champions. Especialmente este Real do Ancelotti. O City é favorito, mas…
“Nunca, mas nunca, mas nunca mesmo, desvalorizar ou subestimar o Real Madrid na Champions. Especialmente este Real do Ancelotti. O City é favorito, mas…”
Completamente.
Parecem que estão formatados para essa competição especifica.
É ver o jogo que fizeram contra o Girona. Parecem duas equipas distintas.
O que se viu este ano é que…o aprendiz aprendeu bem mas o mestre continua a ser o mestre.
Se o Arteta quiser ultrapassar o mestre, não pode limitar-se a copiar. Tem de inovar, tem de criar novo. Se for copiar por copiar, vai ser sempre competitivo mas enquanto o mestre lá estiver, não vai conseguir ganhar…
O próprio Guardiola todos os anos tem mudado e inovado. O Arteta vai ter de fazer o mesmo e vai ter de procurar diferente…não pode limitar-se a tentar replicar o City de à uns anos…
Seria mais equilibrado e mais decidido nos detalhes. Ainda assim diria que muito provavelmente sim, ganharia…
Se trocasses o Guardiola agora pelo Arteta, tenho poucas duvidas que daqui a 3/4 anos, o Arsenal ganhava ao City. A não ser que o Arteta inove. Se o Arteta mantiver apenas copiar o Guardiola…não tenho duvidas…
O Arteta está no Arsenal à 4 anos. O Arsenal gastou net muito mais do que o City nestes 4 anos. Se a diferença é enorme, ao Arteta também se deve.
Eu não estou a dizer que o Arteta é mau. Antes pelo contrário. Tem feito um optimo trabalho. Mas para ganhar ao City em confronto direto, vai ter de ser diferente. Tem de inovar. O Klopp ou o Tuchel ganharam ao City em confronto direto várias vezes e eram equipas mais fracas. Só que…ganharam a jogar de forma diferente do City. O problema do Arteta é ainda ser muito uma cópia do City, e aí ganha vantagem o original, até porque é a cabeça que concebeu o modelo.
É por isso que nos jogos entre os 2, o City parece sempre uma equipa MUITO mais adulta e muito mais confortável que o Arsenal.
O Liverpool conseguiu, demorou 4 anos a fazer a equipa campeã. Contra o City. Além disso, em confrontos diretos foi sempre um rival sério do City durante os 4 anos em que construiu a equipa. O Arsenal foi sempre mais fraco claramente que o City em confronto direto.
O Arteta pode fazer o mesmo. O que eu estou a dizer é que para ganhar ao City do Guardiola, em jogo direto, vai precisar de mais do que de copiar o sistema e modelo Guardiola. Vai precisar de mais do que isso. Se não, entra no campeonato com 6 pontos a menos que o City…o que contra uma equipa com a regularidade do City, é brutal…
Além disso, não é por estarem lá à muitos anos que são melhores. O que não faltam são exemplos de equipas que variam pouco os jogadores e que de repente deixam de render. Deixam de ter “a fome” de quem chega.
É como o Amorim, todos os anos aprende e evolui, este ano não só tivemos um central a ponta de lança, como tivemos um LD a fazer de central, médio ala e extremo esquerdo, temos alas a jogar a LD também, e temos um LE como um dos melhores centrais.
Temos um redes que não sabe jogar com os pés a iniciar jogadas desde a baliza, temos finalizadores natos recuados para médios e médios a pontas de lança.
Querem mais inovação, fogo não sabem ver o potencial do Multiverso que Amorim descobriu depois de ver os filmes da Marvel.
O dinheiro é que manda em tudo. E o futebol é um grande exemplo desse facto.
O que eram PSG e Manchester city antes dos petrodolares dos árabes? Quantos títulos tinham?
Guardiola só é bom treinador, porque desde que é treinador só treinou, Barcelona, Bayer muniche e Man. City.
Tudo equipas com grande história e historial como com muito dinheiro.
Quando vir Guardiola fazer o que spaletti está a fazer em Nápoles, por exemplo, então sim, será um grande treinador.
Até lá, é um gajo que dá se ao luxo de dra 50 milhões por um lateral, ou 80 por um avançado.
Sim e não.
Dinheiro ajuda muito mas não é apenas e só o dinheiro.
Mesmo com esse dinheiro todo quantas ligas dos campeões têm PSG e City?
A referência ao Nápoles é na mouche em relação ao que é ser treinador. Embora Guardiola já tenha demonstrado várias vezes que sabe o que faz.
Mas mostra também que não é apenas e só o dinheiro.
É preciso acima de tudo competência.
Que interessa ter dinheiro se não se sabe o que fazer com ele?
Bom eu não tomo isso como verdade porque não acredito que o City só tenha pago 51M de libras pelo Haaland. Aliás acho que está mais perto o Haaland ter custado tanto como o que o Arsenal gastou este ano do que propriamente os 51M.
É possivel…mas são os dados que existem. Só o Zinchenko e o Gabriel Jesus devem ter ganho um prémio de assinatura pequenino…..
Não creio que tenham pago 200M Libras acima dos 51M, por isso continua a ser válido.
Posso adiantar que nos últimos 10 anos (dados de Fevereiro de 2022, ou seja ainda diminuiu a diferença desde lá):
Net spent City: 985M
Net spent Arsenal: 583M.
Em 10 anos, nem ao dobro chega. Sendo que, lá está…nos últimos 5 o City está claramente abaixo do gasto do Arsenal. Podem sempre achar que em 5 anos a gastar isto não é possivel fazer uma equipa……
Não digo isso, mas acredito que a transferência total do Halaand tenha sido á volta dos 150M, prémio de assinatura para ele e para mais uma data de malta, tudo por fora, só aí mete-os mais perto do top5. É o City, os gajos gastam centenas de milhões por fora todos os anos, o PSG faz igual, a Uefa finge que isso não acontece e a malta na maioria finge que tal coisa não é possível.
Mas isso é pouco relevante. Eles gastam muito mas gastam bem. O ManU gasta muito e tem lá muito sapateiro caro, Maguire e Antony à cabeça por exemplo.
De qualquer maneira, acho que a critica ao Guardiola é mais que legitima. Ele começa no Barça que tinha ganho um triplete 2 anos antes talvez. Aperfeiçoa o seu estilo de jogo, mas ele tinha tudo lá. Vai para o Bayern que pronto, o difícil lá é não ganhar. De lá salta para o City que tem fundos infinitos, um dono disposto a perder dinheiro (exatamente o contrario da maioria dos donos da EPL) e também já tinha lá muita qualidade. Ele vai ganhar mais títulos que o Ferguson, provavelmente vai ser o mais titulado da história por uma larga margem, mas o contexto do Guardiola sempre foi o mais favorável possível, nenhum treinador tem o trajeto dele.
É exatamente esse o meu ponto. Não é só o dinheiro gasto. É a qualidade do trabalho.
O Arteta tem feito um excelente trabalho. Mas se quer ganhar ao City, em principio precisa de fazer diferente nos confrontos diretos. Não pode jogar “o jogo do City”. Não é esperar para gastar mais dinheiro que o City para ganhar.
Sempre achei que o maior problema era a profundidade. O futebol resulta, e na EPL todos os jogos contam não é só o confronto direto. Acho que para o ano é que vai ser o derradeiro teste do Arteta e do seu estilo de jogo. Este ano tiveram apenas um adversário, o que jogando um futebol parecido, com jogadores jovens e com fome explica um pouco o sucesso. O problema é que para o ano pelo menos duas equipas vão estar melhor. Acho que o Ten Haag vai gastar mais uns 200M, mas acho que vai correr com muita merda que o ManU lá tem, quero acreditar que estarão melhor, e irão fazer melhor época que esta. Depois acho que o Klopp não vai querer fazer outro ano igual, nem o irá fazer, porque parte do problema do Liverpool foram todas as lesões que tiveram. Acho que se vão reforçar e bem, mesmo que não gastem rios de dinheiro.
O City é o alvo a abater na EPL, mas as preocupações do Arteta serão muitas mais do que só o City.
Mas o Arsenal sobreviveu bem ás ausências o ano todo.
Não sei…acho que o Arsenal cedeu psicologicamente. Mais do que fisicamente. Perder o Saliba foi muito importante mas acho que o Arsenal deu o estoiro mentalmente. E acho que deu o estoiro com o Liverpool. A equipa deixou de ter força mental para ter cabeça para lidar com contrariedades. Até é capaz de entrar no jogo bem e marcar e tal mas quando o adversário cresce e quando tudo explode…deixou de ter cabeça para continuar a jogar.
Se calhar faltou só experiencia. É uma equipa muito jovem, vai ter tempo. Nunca jogou a este nivel, nunca teve estes desafios…mais soluções é sempre melhor mas já com esta experiencia, pode ser que ajude logo a não ter este momento final.
Mas nem é disso que eu estou a falar. Eu estou a falar do confronto direto. Se o Arsenal não der o salto para lutar a sério no confronto direto com o City (e para isso, lá está…precisa de rever o modelo…) começa logo 6 pontos atrás. 6 Pontos logo de atraso para o City…é foda.
De resto estou contigo. Pelo menos o Man. United tenho a certeza que vai subir patamar. O Liverpool…tenho mais duvidas…parece-me mais longe…a equipa parece mais…quebrada. Enquanto o United parece faltar ali um ou outro jogo qualquer coisa, o Liverpool parece uma coisa mais estrutural….
Ao ManU falta um bom central, um bom ala esquerdo, um bom avançado e um gajo que encaixe bem com o Casemiro, tipo, Mateus Nunes ou alguém do género (se bem que acho que ele vai para o Liverpool quando der o salto). E quase que aposto que vêm dar no mínimo 40M pelo Diogo Costa. São muitas contratações mas acho que com o dinheiro que os gajos fazem todos os anos é aceitável.
O Liverpool também precisa de contratar muita gente, mas acho que têm o 2o melhor treinador da EPL é mais por isso.
O dinheiro, hoje em dia, é tudo. Se há ou não, como é que é distribuído, como altera os equilíbrios nos balneários, etc.
E não são só as falhas nos pagamentos dos salários ou prémios de jogo. Um clube rico, que pague principescamente, poderá ter problemas graves se existir uma diferença grande na folha de pagamentos.
O Chelsea é um exemplo perfeito. Após a entrada no plantel de Enzo, foi a derrocada total. O balneário não aceitou que um puto de 21 ou 22 anos, fosse o mais caro e mais bem pago do plantel.
Parece que no verão vamos ter de vender e o nome de Ugarte é o mais falado para sair.
Num cenário em que o Sporting consiga vender por 60 milhões e considerando as informações que circulam sobre os negócios entre Fénix (clube formador), Famalicão e Sporting, teríamos algo como:
– Fénix, recebeu 3 milhões aquando da venda ao Famalicão. Acresce 10% da mais valia da venda do Famalicão que creio ser 2,55 milhões, ou seja, 10% de 25,5 Milhões (6,5 + 2 + 2 + 18 milhões – 3 milhões). Ignorando que existem naturalmente custos de formação e intermediação, etc., consideremos que o Fénix tem rentabilidade de 100%
– Famalicão, como indicado acima, paga ao Fénix, já com mais valias do negócio de venda ao Sporting, 5,55 milhões (3 da compra + 10% da mais valia). Recebe 28,5 milhões (6,5+2+2+ 30% de 60 milhões). Descontando o que há a pagar ao Fénix e uma vez mais ignorando salários, custos com empresários, etc., fica com 22,95 milhões, o que seria uma rentabilidade de 413,5%
– Sporting, pagou 6,5 milhões na compra (metade do passe) + 4 milhões (2+2) referentes a mais 20% do passe. Vende por 60 milhões e fica com 70% que são 42 milhões. Retirando os 10,5 milhões que custaram os 70% do passe, mais os 30% que são ainda devidos ao Famalicão e ignorando salários, empresários, etc., fica com 31,5 milhões. Rentabilidade de 110,5%
Creio que não me estou a enganar. Talvez um expert das contas como o Malcom possa ter outra visão do negócio.
Não sei como ficariam os resultados contando com todas as despesas com salários, intermediação, etc. Mas o que dá para perceber pelo exemplo é que formar bem e ter um bom scouting é essencial para se ganhar dinheiro. E que nos metermos nesta posição negocial de partilhas de passes, só nos vamos enterrar e fortalecer equipas que competem na mesma liga que nós!
O Braga além de ser gerido sem loucuras, já tem por trás um fundo riquíssimo. O Famalicão tem feito excelentes negócios, muito à conta do Sporting (só de pensar no negócio do Pote, até me dá suores frios). Se continuamos nesta loucura de negócios, vamos acabar atrás destes clubes, não em termos de grandeza, massa adepta e tal. Mas o dinheiro fala mais alto e faz diferença dentro do campo.
60M – 6M (comissão)= 54M, dos quais 37,8M para o Sporting 16,2M para Famalicão e Fenix.
Destes 37,8M retiramos o investimento de 10,5M e ficamos com um lucro de 27,3M.
No entanto não acredito numa oferta destas por Ugarte…
Eu comecei por “Num cenário em que o Sporting consiga vender por 60 milhões”.
Até pode ser bem menos. Os resultados variam em função do negócio que se faça. O que quis que sobressaísse, mais que os valores, são os negócios que temos vindo a fazer.
Com formação e um bom scouting, estamos muito mais próximo de evitar negócios de merda como os que temos feito, principalmente com o Famalicão. Claro que tudo isto são negociatas do antro do Mendes, nas quais estamos enterrados até às orelhas. O prejudicado será sempre sempre sempre o Sporting, porque o Mendes não faz nada que não seja para se beneficiar a si próprio. E se pelo caminho puder foder o Sporting, não hesita um segundo!
Tanto quanto correr com os bananas que dirigem o clube em seu proveito, importa correr com o Mendes e regressar aos principíos básicos, que é apostar na formação e num scouting a sério! Pela sustentabilidade do clubte…se é que há!
O melhor trabalho do Guardiola, para mim, continua a ser o do Barcelona.
Auge do Tiki-Taka bem jogado e consolidado e a partir dai vemos uma série de mini-Guardiola a aparecer, é um antes e depois de Guardiola-Barcelona no futebol mundial.
É um fato que ele teve um Messi que colocava o Barcelona sempre num patamar mais elevado, mas a ideia de jogo sempre teve lá.
Também é um fato que dispões nos últimos anos de condições e orçamentos que permite trabalhar, criar e inovar a cada ano.
Ele não se adapta aos jogadores, são os jogadores que se adaptam a ele e a sua maneira de jogar.
Se um não “serve”, vem outro no mercado.
Ontem o City deu uma aula…pareciam Juniores o Arsenal.
Nada tira a boa época do Arteta, mas além de estar ainda no inicio de carreira de treinador, o plantel precisa de mais e melhores soluções, gastaram muito dinheiro mal gasto nos últimos anos e hoje pagam um pouco o preço.
A chegada de Ramsdale, Saliba (depois de empréstimos) White, Zinchenko, Odegaard (um dos MVP’s da temporada) e o ponta de lança Gabriel Jesus, elevaram o Arsenal.
Mas já se nota a pressão e o muito jogos nas pernas.
Do outro lado um City consolidado e renovado, será sempre um adversário que parte á frente dos demais, por tudo.
Estava pelo o Arsenal e até achei que o titulo já não fugia, mas depois de ontem, só uma catástrofe tira o titulo do City.
Li acima alguem dizer que um dia escolheu ser do Sporting pelos valores com que se identificava e defendia então deduzo que ficou sportinguista já bem crescido pois a maior parte das pessoas ou é dum clube desde o berço ou então é influenciado de pequnino por alguém ou por alguma vitoria que o marca, o que quero dizer é que a escolha de um clube é uma coisa irracional e não pensada o que para nós Sportinguistas ainda faz mais sentido pelo amor que sentimos com tão poucas vitórias pelo menos no futebol.
Tens os amores jovens e outros mais maturados.
Irracionais e Racionais.
Inconscientes e Conscientes.
Tudo muda com as experiências de vida e com a consciência do que tens no Mundo.
Se continuas com o mesmo pensamento de quando tinhas 5 anos ou é preocupante ou então é de enaltecer porque tinhas uma mente super evoluída e já conhecedora do Mundo envolvente.
Eu definitivamente escolhi apoiar o Sporting depois de perceber o que este representava.
Mas respeito quem não pense igual e que goste porque o pai ou o tio ou o irmão gostavam…
A minha personalidade mais racional não me permitiria dizer que gosto de algo sem de facto me identificar com isso mas porque outros se identificavam.
Dizer que se gosta só porque sim é um vazio de sentimentos….
Por isso digo que apoiar/amar incondicionalmente mostra acima de tudo, falta de identidade própria, falta de personalidade, falta de capacidade de lutar por aquilo em que se acredita.
Recuso-me a ir, só porque sim…
Tenho pouco jeito para ir com a carneirada.
A escolha de um partido poltico ou a decisão em quem vais votar numa eleição é que é uma escolha de valores ou de pensamentos ou maneira de estar no mundo ou no país, a escolha do clube que amamos não me parece que tenha nada a ver com isso.Compreedo que não gostemos de quem o preside momentaneamente mas não é por isso que vou deixar de amar o clube temos é que lutar para que os valores que ele representa não se sebroponham aos valores do Clube o que as vezes é difícil como é agora o caso.
Eu acho que é um empresa que gere muito dinheiro e mexe com a paixão das pessoas. Algumas até se baseiam nos clubes para lhes trazerem algumas alegrias na vida.
Fiquei foi confuso.
“Compreedo que não gostemos de quem o preside momentaneamente mas não é por isso que vou deixar de amar o clube temos é que lutar para que os valores que ele representa não se sebroponham aos valores do Clube.”
Existem ou não valores nos clubes de futebol? Não é só na politica?
Eu acho que é em tudo na vida e até nas coisas mais insignificantes…
Identificares-te com os valores do clube é ou não importante?
Os valores do clube são os valores de quem lidera.
Assim como uma empresa segue os principios do patrão que é quem toma decisões.
O rumo do clube é assumido por quem o lidera.
Ou valores tem só a ver com o passado?
Que interessa o clube ter sido fundado na base do desportivismo, justiça e integridade e depois tens um pinto da costa envolvido em corrupção?
Que valores achas que estão a ser transmitidos?
Dou razão quando diz que os valores do Pinto da Costa são os valores do Porto pois 40 anos de mandato com os mesmo só podem ser os valores deles, mas os valores do Varandas que são na minha opinião os de dividir para reinar num clube em que a exigência dos adeptos é muito pouca.Mas não é um Varandas qualquer que afecta o meu sportinguismo e quando jogamos quero que se ganhe e quando posso vou ver os jogos e quando for a altura vou ajudar a correr com ele da presidência.
O clube ou as empresas ou o que seja misturam-se com quem dirige.
As instituições não têm personalidade nem tomam decisões.
Vejam o caso da cerveja Bud.
Bastou uma gaja woke assumir o marketing e com uma decisão associou logo a marca a uma corrente social levando a quebras de vendas incríveis.
27 Abril, 2023 at 8:40
Bom dia Tasca.
Bim dia Max.
Um abraço e SL
27 Abril, 2023 at 9:21
Fala-se muito do Tónio do benfica que está muito bem posicionado no ranking das melhores promessas do futebol.
Dizer que Chermiti também está referenciado.
Talvez isto diga muito sobre quem vê, analisa, e rankeia o talento dos jogadores.
Entretanto a malta gosta do Jean Lucas.
O Sotiris no YouTube também era máquina.
Já estou como o Tanaka.
Não acredito minimamente nesta gente, comprem o que quiserem, vendam o que quiserem….
Outro aparte.
Não é que o City é gajo para limpar tudo este ano.
Quem diria….
Guardiola é de facto um dos melhores treinadores do mundo.
Tanto joga com um tiki taka como é gajo para perceber que precisa de mudar e colocar um cavalo na frente e que marque golos….essa merda que faz ganhar jogos.
Pode jogar pior para alguns…
Para mim jogar bem é marcar golos e ganhar jogos.
27 Abril, 2023 at 9:36
Estes indivíduos conseguiram o que mais ninguém conseguiu – e Deus sabe que não faltaram motivos, ao longo destas décadas mais recentes: anestesiar o meu sportinguismo, retirar entusiasmo, passar a estado de hibernação. Não conseguem matar, porque não tem capacidade para isso, nem eu lhes darei esse prazer mórbido, mas conseguiram criar em mim uma certa indiferença. É como diz o meu amigo: façam o que quiserem, não acredito em nada, nem nada me motiva. Não me revejo na visão, na estratégia, no projecto, no tom, na forma – zero de zero. Um urso hiberna. Quando acorda, continua a ser urso. Assim será o nosso clube e muitos como eu: aguardando por melhores dias, por melhores líderes, por ideias que nos mobilizem, por emoção. Nesse dia, ganhando mais ou ganhando menos, teremos, outra vez, o nosso amor de volta.
27 Abril, 2023 at 9:56
Eu sou do Sporting mas não sou o Sporting.
Eu escolhi o Sporting numa altura em que me identificava com os valores e ideais que estiveram por trás da sua criação. E assim fiquei.
Alguns desses valores ainda persistem, principalmente em modalidades onde não há interesse, mas outros morreram com este tipo de gente que lidera o clube e que definitivamente perdeu a vergonha na cara. Veja-se os aumentos salariais…
Mas não me vejo a deixar de ser do Sporting. Não contem é com o meu apoio.
Assim como nos partidos políticos existem os jotinhas, burros, incompetentes e interesseiros, que se tornam militantes porque é o partido que está a dar, também no Sporting existem os jotinhas que são do Sporting, não porque se identificam com os valores mas porque ambicionam um dia ganhar do clube algo para a sua esfera pessoal de interesses. Tanto podiam ser do benfica, porto ou outro…
São estes os croquetes que nos fazem ganhar 4 campeonatos em 40 anos.
4 CAMPEONATOS EM 40 ANOS.
Dito isto, voltando ao inicio, eu sou do Sporting mas não sou o Sporting. O Sporting pode acabar, que a minha personalidade e os meus valores continuam inalterados. Consigo me desprender de um clube que não me representa. Quando voltar a representar-me então podem contar comigo.
Neste momento contam com a minha critica. É a minha forma de luta. Pode ser que voltem um dia a ter pessoas que representem os valores da sua fundação e que me fizeram um dia escolher este clube para me representar.
Apoiar incondicionalmente mostra acima de tudo, falta de identidade própria, falta de personalidade, falta de capacidade de lutar por aquilo em que se acredita.
Isto não é ser Sportinguista.
Pelo menos o Sporting que um dia escolhi…
27 Abril, 2023 at 12:31
Subscrevo e sinto exactamente a mesma coisa que vocês os dois tão bem explanaram numa prosa directa, objectiva e assertiva …
Só não entende isto quem não quiser. . .
SL
27 Abril, 2023 at 13:40
Mais 1 aqui.
27 Abril, 2023 at 19:28
Só não digo mais um porque continuo a ser sócio (acho que é um erro deixar de o ser e eu já o cometi no tempo do gigantone bêbado) e continuo a ter GB porque não vou abandonar os amigos de anos que estão á minha volta…
Essa é a parte “física” da coisa porque na parte racional/emocional estou exactamente como foi descrito acima…EXACTAMENTE!!!
27 Abril, 2023 at 23:45
Estou exactamente como tu TenhamOrgulho, sem game box, mas sócio. Para nunca perder o meu direito de votar em algo em que acredite.
28 Abril, 2023 at 3:13
Exacto e para no mínimo ter uma hipótese de votar contra o que não concordo…
27 Abril, 2023 at 10:02
Quem diria?
No dia em que o City contratou o Haaland acho que todos diziam que era para ganhar tudo e que ia ser imbatível.
O máximo que aconteceu com alguns (comigo incluído) foi o inesperado de o City jogar pior a grande maioria da época do que jogou antes. Aliás, aquilo que sempre disse e muitos disseram foi que podiam e provavelmente iam acabar a ganhar tudo mas que o futebol jogado…eu gosto menos de ver. Agora no ultimo mês e pouco está bem melhor, está a jogar bem melhor que jogou o ano todo. Aliás, isto não sou só eu a dizer, o Guardiola durante muitos meses disse que não estava a gostar de ver a equipa jogar.
Agora, se era esperado que o City ganhasse tudo? Era. No inicio do ano acho que era claramente o candidato mais forte a ganhar tudo…
Mas estás a falar da melhor equipa do mundo (que já era a melhor equipa do mundo) contratar o melhor PdL do mundo. Não foi o Haaland que chegou e transformou o City numa grande equipa. O Haaland entrou numa grande equipa.
Para além do campeonato, que ganha com a regularidade que ganha (5 nos últimos 6 se contar com este) e deve ganhar +- com os mesmos pontos do ano passado e certamente com menos que à 4 anos), pode ganhar a champions como podia ganhar no ano passado que perde nas meias meio por acaso e à 2 anos que perdeu a final…
Digo aquilo que disse no dia em que começamos esta conversa. Eu acho que usares o exemplo do City é o pior exemplo que podes usar porque é uma equipa que claramente sempre viveu lindamente sem PdL. O que arrisca a mais do que nos últimos 2 anos é a ganhar a champions, champions essa que perdeu na meia final no ano passado e na final à 2 anos…e mesmo que ganhe é discutível se, com as equipas adversárias como estão este ano, se não ganharia com e sem Haaland. Não é propriamente uma transformação…
Olha….maior transformação teve o Liverpool na altura que contratou Van Dijk na altura.
E tens outro exemplo bem melhor. Tens o Bayern sem PdL este ano e com PdL nos ultimos não sei quantos anos…
O City, desculpa mas acho que é o pior exemplo que podes imaginar…
27 Abril, 2023 at 10:12
Jogar melhor ou pior é subjetivo.
Há quem ache que jogar bonito é a bola demorar 30minutos e passar por todos os elementos da equipa sem que o adversário toque na bola.
Há quem ache que jogar bonito é a equipa demorar o mínimo tempo possível a criar perigo na baliza adversária.
Eu prefiro este City.
Estranho ou não é este City que vai acabar por limpar tudo e ganhar uma Champions que nunca ganhou.
27 Abril, 2023 at 10:18
Não é estranho. Como não tinha sido estranho ganhar no ano passado, como não era estranho ter ganho à 2 anos.
Aliás, eventualmente mais estranho foi não ter ganho nenhum dos 2 anos anteriores.
27 Abril, 2023 at 10:42
Convenhamos que ter um gajo que bate os recordes de golos marcados, ajuda um bocadinho mais…
Era bom que posse de bola e passes feitos valesse para ganhar jogos.
Talvez assim não estivéssemos no lugar que estamos.
Mas ainda são os golos que fazem ganhar jogos…
Falta de objetividade e perda de tempo em tentar marcar golos, para mim, nunca será futebol bom de ver.
Por isso nunca vi o Sporting jogar tão mal como agora.
Mesmo quando tínhamos piores jogadores.
27 Abril, 2023 at 10:58
Estás a falar do City ou do Sporting?
É que eu acho que é esse o teu erro…estás a misturar 2 discussões que são completamente diferentes…
Fazia uma falta doida ao City um PdL como o Halland? Para mim não.
Faz muita falta ao Sporting um avançado que faça muitos golos? Faz.
Achas mesmo que o City marcava poucos golos antes, fazia poucos pontos antes, ganhava poucos jogos antes?
27 Abril, 2023 at 11:23
Falo de um ideia de jogo.
Independentemente de ser o City ou o Sporting, faz falta objetividade neste futebol moderno.
Parece que os golos e quem os marque, começaram a assumir um papel secundário.
Dá-se mais importância ao controlo do jogo do que propriamente àquilo que faz ganhar jogos que é meter a bola dentro da baliza do adversário.
Sarabia veio recentemente falar da diferença do futebol português para o inglês.
Há menos controlo do jogo lá do que em Portugal.
Isso exige mais aos jogadores e aos treinadores, mas o jogo oferecido aos adeptos é muito melhor.
Não é à toa que é o melhor campeonato do mundo.
27 Abril, 2023 at 12:03
O City era pouco objetivo?
Foda-se…vai ver quem criava mais oportunidades, as melhores oportunidades, quem fazia mais golos…
Porra, o City é eliminado pelo Real porque falha golos e o Real ganha porque vai lá 2 ou 3 e marca. Não é por o Real ser mais objectivo. É por ser mais eficaz. E já aconteceu muitas outras vezes. O City nunca foi conhecido por ter muita bola e poucas oportunidades. Antes pelo contrário. Cria MUITAS oportunidades.
Não sei muito bem que City é que vocês andaram a ver nos últimos 3 ou 4 anos…fazem uma mistura entre o City ou as equipas do Guardiola e as equipas que andam a passear bola, que tenho duvidas se viam mesmo o City (ou o Bayern, por exemplo), jogar.
Uma coisa é o City e o Guardiola. Outra é o Lopetegui. São coisas radicalmente diferentes.
Se eu gosto do futebol do Lopetegui (ou agora do Amorim)?! Não. Detesto. Acima de tudo é chato. Se eu gosto do do City dos anos anteriores. Sim! Muito. É que…o cu não tem nada a ver com as calças. Alguém achar que o modelo de jogo e a forma de jogar do Sporting e do Amorim tem alguma semelhança na objectividade e dinamica da do City…está mesmo a sonhar…
E essa de controlar o jogo…gostava de ouvir 1 treinador da PL que não goste de controlar o jogo. Só pai o Bielsa é que não era muito disso…de resto todos querem controlar o jogo. A questão é sempre o “como”.
27 Abril, 2023 at 12:51
Então lá no fundo tás a dar razão,o real vai lá 2 ou 3 x e marca porque tens um Benzema que faz a diferença e no city não tinhas o tal finalizador que agora tens e os números não mentem…
E dizer que o city viveu muitos anos sem pl não é verdade,o Agüero é ponta de lança,sempre foi e o Gabriel Jesus é o quê??
27 Abril, 2023 at 13:13
“Então lá no fundo tás a dar razão,o real vai lá 2 ou 3 x e marca porque tens um Benzema que faz a diferença e no city não tinhas o tal finalizador que agora tens e os números não mentem…
E dizer que o city viveu muitos anos sem pl não é verdade,o Agüero é ponta de lança,sempre foi e o Gabriel Jesus é o quê??”
Também fiquei com essa sensação.
Criar oportunidades também o Sporting cria e muitas…
A questão da objetividade tem a ver com os rendilhados que a bola leva antes de colocar a jeito de meter lá dentro.
Vai para a esquerda, vai para a direita….
Objetividade não é só intenção de atacar.
Para mim é meter a bola a jeito para finalizar.
27 Abril, 2023 at 14:46
O Gabriel Jesus é um PdL clássico como é o Halland? O Aguero…já mal jogava no City. Jogou os 2 primeiros anos do Guardiola, de resto estava mais lesionado do que a jogar…
O City pode ganhar tudo este ano como podia ter ganho no ano passado, como podia ter ganho à 2 anos.
Com o Halland está mais perto de ganhar? Talvez…nunca disse que não. É possivel. Agora…eu digo é que gostava mais de ver jogar durante a maior parte do tempo no ano passado do que gostei este ano. O futebol deste ano é mais mecanizado do que era no ano passado e por isso gosto menos.
E não tem nada a ver com o andar a engonhar jogo. Achas mesmo que o City antes andava a engonhar jogo e a demorar 30 minutos a chegar à baliza adversária e que este ano não? Porra…não vias o City jogar….
Pode ganhar tudo? Claro que pode. O Sporting foi campeão e nunca gostei de o ver jogar. O Real ganhou a champions no ano passado e nunca gostei de o ver jogar. É eficaz? É.
27 Abril, 2023 at 15:35
O ser ponta de lança clássico é outra coisa mas os factos é que o city este ano tem 2 pontas de lança,o halaand e Álvarez,por isso o próprio Guardiola deve ter assumido que era isso que faltava á equipa e lá está,eu acho que este ano eles vão limpar tudo e talvez por isso mesmo,deram aquele passo que faltava ao encontrarem um bom finalizador o argentino e o fora de série norueguês…
27 Abril, 2023 at 15:47
Eu não acho o Gabiel Jesus nem o Alvarez o PdL clássico.
Só para meter em contexto, isto vem no seguimento do que dizem que é essencial para o Sporting. Eu digo que um Gabriel Jesus ou Alvarez, capazes de jogar em qualquer posição das 3 da frente, que não são PdL classicos de target man mas que têm uma ótima capacidade de finalização e de jogar na área mas que saem da área e jogam com a equipa. Outros dizem que o Sporting precisa é de um PdL clássico, taget man, como é o Haaland.
É daí que vem esta conversa.
Eu acho que o Guardiola “substituiu” o Gabriel Jesus pelo Alvarez. O Haaland é outra coisa.
Acredito que sim…que o Guardiola decidiu tentar uma equipa mais eficaz a uma que jogue mais bonito.
27 Abril, 2023 at 16:14
No Sporting não temos nenhum desses modelos.
Porque teres uma ideia de jogo não chega.
Tens de ter executantes para isso.
A questão que se fala é que no nosso contexto, tendo em consideração que 90% das equipas portuguesas joga em bloco baixo contra nós, se calhar o target man seja mais eficaz e mais barato em relação ao investimento.
Sai mais barato investir no target man do que investir em 2 ou 3 avançados para fazer a bola girar com qualidade e ainda ter poder de fogo para chutar de fora da área.
Pior ainda quando tens um Amorim a achar que o paulinho é o melhor 9 de portugal ou que a alternativa sobre palavra de honra é o Chermiti.
27 Abril, 2023 at 17:49
Para mim a questão do PdL não tem a ver com ser clássico, ou não ser clássico.
Já vencemos campeonatos com PdL “classicos” (Jardel) e com outros menos “classicos” (Acosta).
O que acho importante é que tens de ter lá na frente gajos com golo. Gajos que se saibam mexer na área, fugir às marcações, com facilidade de remate com qq dos pés, e com a cabeça. Jardel era um PdL clássico e caía nesta descrição, mas por exemplo o Liedson tambem cai nestas descrição, e não era um PdL clássico.
O problema actual do ataque do Sporting é que não há gajos que tenham estas características. Qq um gos gajos do ataque tem de ter a bola em condições perfeitas e com espaço para rematar, e fazer golos. Ora nós sabemos que essas “condições perfeitas” não acontecem na maior parte dos casos, e que no campeonato tuga não há nem nunca vai haver muito espaço na maioria dos jogos.
Portanto temos de ter um gajo que tanto seja capaz de colocar uma bola se tem espaço para isso, como de rematar de primeira se não tem. O golo que o Sarabia marca na Luz no ano passado, por exemplo, em que manda uma raquetada na bola de primeira, se fosse o Trincao, ou o Edwards, tinham de parar a bola, e ajeitar para o melhor pé. Entretanto o defesa chegava, e ia-se a oportunidade.
Mais do que ser um “classico” ou nao, o gajo do ataque tem de ter objectividade que, para mim é aquilo que mais falta ao futebol do Sporting nesta altura. Isso e simplificar processos, mas acaba por ser mais ou menos o mesmo.
27 Abril, 2023 at 20:34
Exactamente.
Somos inexistentes na área adversária.
27 Abril, 2023 at 11:15
“Há quem ache que jogar bonito é a equipa demorar o mínimo tempo possível a criar perigo na baliza adversária.”
Eu sou defensor deste futebol. Simples e objectivo. Fintinhas e o crl nao me servem de nada se nao for para a meter la dentro. É giro, dá uns videos porreiros para o youtube, mas pouco mais que isso.
“Estranho ou não é este City que vai acabar por limpar tudo e ganhar uma Champions que nunca ganhou.”
Nunca, mas nunca, mas nunca mesmo, desvalorizar ou subestimar o Real Madrid na Champions. Especialmente este Real do Ancelotti. O City é favorito, mas…
27 Abril, 2023 at 11:25
“Nunca, mas nunca, mas nunca mesmo, desvalorizar ou subestimar o Real Madrid na Champions. Especialmente este Real do Ancelotti. O City é favorito, mas…”
Completamente.
Parecem que estão formatados para essa competição especifica.
É ver o jogo que fizeram contra o Girona. Parecem duas equipas distintas.
Já agora que jogaço do Girona….
27 Abril, 2023 at 17:28
Aquele avançado (ou outro) dava jeito…
Mas se calhar treina mal…
28 Abril, 2023 at 8:56
Muito por culpa de um Arsenal em queda livre….. nos últimos 4 jogos, em 12 pontos possíveis ganhou 3…. 3 empates e uma derrota.
27 Abril, 2023 at 10:07
O que se viu este ano é que…o aprendiz aprendeu bem mas o mestre continua a ser o mestre.
Se o Arteta quiser ultrapassar o mestre, não pode limitar-se a copiar. Tem de inovar, tem de criar novo. Se for copiar por copiar, vai ser sempre competitivo mas enquanto o mestre lá estiver, não vai conseguir ganhar…
O próprio Guardiola todos os anos tem mudado e inovado. O Arteta vai ter de fazer o mesmo e vai ter de procurar diferente…não pode limitar-se a tentar replicar o City de à uns anos…
27 Abril, 2023 at 10:39
A qualidade dos jogadores também faz a diferença, pelo menos alguma.
O Arteta no City e o Guardiola no Arsenal, seria o Guardiola a ganhar?
27 Abril, 2023 at 10:52
Seria mais equilibrado e mais decidido nos detalhes. Ainda assim diria que muito provavelmente sim, ganharia…
Se trocasses o Guardiola agora pelo Arteta, tenho poucas duvidas que daqui a 3/4 anos, o Arsenal ganhava ao City. A não ser que o Arteta inove. Se o Arteta mantiver apenas copiar o Guardiola…não tenho duvidas…
27 Abril, 2023 at 10:53
É tão injusto dizer isso. A diferença entre as equipas é enorme.
27 Abril, 2023 at 11:34
Também acho.
27 Abril, 2023 at 11:53
O Arteta está no Arsenal à 4 anos. O Arsenal gastou net muito mais do que o City nestes 4 anos. Se a diferença é enorme, ao Arteta também se deve.
Eu não estou a dizer que o Arteta é mau. Antes pelo contrário. Tem feito um optimo trabalho. Mas para ganhar ao City em confronto direto, vai ter de ser diferente. Tem de inovar. O Klopp ou o Tuchel ganharam ao City em confronto direto várias vezes e eram equipas mais fracas. Só que…ganharam a jogar de forma diferente do City. O problema do Arteta é ainda ser muito uma cópia do City, e aí ganha vantagem o original, até porque é a cabeça que concebeu o modelo.
É por isso que nos jogos entre os 2, o City parece sempre uma equipa MUITO mais adulta e muito mais confortável que o Arsenal.
27 Abril, 2023 at 12:32
E os craques do City estão lá a quantos anos? É uma equipa consolidada, com os melhores do mundo.
27 Abril, 2023 at 14:33
O Liverpool conseguiu, demorou 4 anos a fazer a equipa campeã. Contra o City. Além disso, em confrontos diretos foi sempre um rival sério do City durante os 4 anos em que construiu a equipa. O Arsenal foi sempre mais fraco claramente que o City em confronto direto.
O Arteta pode fazer o mesmo. O que eu estou a dizer é que para ganhar ao City do Guardiola, em jogo direto, vai precisar de mais do que de copiar o sistema e modelo Guardiola. Vai precisar de mais do que isso. Se não, entra no campeonato com 6 pontos a menos que o City…o que contra uma equipa com a regularidade do City, é brutal…
Além disso, não é por estarem lá à muitos anos que são melhores. O que não faltam são exemplos de equipas que variam pouco os jogadores e que de repente deixam de render. Deixam de ter “a fome” de quem chega.
27 Abril, 2023 at 10:55
Queria tanto dizer que eliminamos da Liga Europa o Campeão Inglês…
27 Abril, 2023 at 11:02
Podemos sempre acreditar que somos responsáveis pela queda do Arsenal!
27 Abril, 2023 at 11:47
Eu acho isso…
Até porque foi conosco que o Saliba deu o peido…
27 Abril, 2023 at 13:51
A queda do segundo ou terceiro colocado,de que não reza a história…
27 Abril, 2023 at 11:35
Nem essa alegria nos dão 🙂
27 Abril, 2023 at 13:54
🙂
A Juventus também conseguiu a sua época horribilis. Ontem eliminado da Taça de Itália pelo Inter.
Já não se fazem tubarões como antigamente…
27 Abril, 2023 at 14:57
O problema é que ficamos todos cheios de tesão porque jogamos muito contra estes tubarões.
O problema é que são tubarões na teoria.
Na prática são peixinhos de aquário que estavam perfeitamente ao nosso alcance.
Houvesse competência…
Não havendo competências, há as desculpas dos tubaralhos….
27 Abril, 2023 at 13:48
É como o Amorim, todos os anos aprende e evolui, este ano não só tivemos um central a ponta de lança, como tivemos um LD a fazer de central, médio ala e extremo esquerdo, temos alas a jogar a LD também, e temos um LE como um dos melhores centrais.
Temos um redes que não sabe jogar com os pés a iniciar jogadas desde a baliza, temos finalizadores natos recuados para médios e médios a pontas de lança.
Querem mais inovação, fogo não sabem ver o potencial do Multiverso que Amorim descobriu depois de ver os filmes da Marvel.
27 Abril, 2023 at 11:27
O dinheiro é que manda em tudo. E o futebol é um grande exemplo desse facto.
O que eram PSG e Manchester city antes dos petrodolares dos árabes? Quantos títulos tinham?
Guardiola só é bom treinador, porque desde que é treinador só treinou, Barcelona, Bayer muniche e Man. City.
Tudo equipas com grande história e historial como com muito dinheiro.
Quando vir Guardiola fazer o que spaletti está a fazer em Nápoles, por exemplo, então sim, será um grande treinador.
Até lá, é um gajo que dá se ao luxo de dra 50 milhões por um lateral, ou 80 por um avançado.
27 Abril, 2023 at 11:34
Sim e não.
Dinheiro ajuda muito mas não é apenas e só o dinheiro.
Mesmo com esse dinheiro todo quantas ligas dos campeões têm PSG e City?
A referência ao Nápoles é na mouche em relação ao que é ser treinador. Embora Guardiola já tenha demonstrado várias vezes que sabe o que faz.
Mas mostra também que não é apenas e só o dinheiro.
É preciso acima de tudo competência.
Que interessa ter dinheiro se não se sabe o que fazer com ele?
27 Abril, 2023 at 11:46
Clubes mais gastadores em valor liquido da PL dos últimos 5 anos:
1 – Chelsea: 654,21 libras
2 – Man. United: 540,23 libras
3 – Arsenal: 485,64 libras
4 – West Ham: 356,50 libras
5 – Mewcastle: 351,89 libras
6 – Tottenham: 332,48 libras
7 – Wolves: 276,55 libras
8 – Aston Vila: 271,24 libras
9 – Liverpool: 254,19 libras
10 – Man. City: 224,97 libras
27 Abril, 2023 at 12:39
Desde 16/17 até agora, o City foi o segundo maior gastador. Só o Chelsea gastou mais.
27 Abril, 2023 at 12:40
E se fizeres nos últimos 10 anos isso não varia?? é que o city tem uma equipa consolidada a muito tempo,ao contrário do arsenal,por exemplo.
27 Abril, 2023 at 12:43
Bom eu não tomo isso como verdade porque não acredito que o City só tenha pago 51M de libras pelo Haaland. Aliás acho que está mais perto o Haaland ter custado tanto como o que o Arsenal gastou este ano do que propriamente os 51M.
27 Abril, 2023 at 12:48
Ps: Ninguém gasta dinheiro em merda com o Manchester é impressionante, conseguem comprar tão mal como nós.
27 Abril, 2023 at 13:14
Verdade.
27 Abril, 2023 at 17:31
Para mim o melhor é o Maguire. 80 milhoes por um tronco com pernas.
Vai ser muito dificil de bater este negócio, no que diz respeito a ser um dos piores de sempre do futebol, se não for mesmo o pior.
27 Abril, 2023 at 14:26
É possivel…mas são os dados que existem. Só o Zinchenko e o Gabriel Jesus devem ter ganho um prémio de assinatura pequenino…..
Não creio que tenham pago 200M Libras acima dos 51M, por isso continua a ser válido.
Posso adiantar que nos últimos 10 anos (dados de Fevereiro de 2022, ou seja ainda diminuiu a diferença desde lá):
Net spent City: 985M
Net spent Arsenal: 583M.
Em 10 anos, nem ao dobro chega. Sendo que, lá está…nos últimos 5 o City está claramente abaixo do gasto do Arsenal. Podem sempre achar que em 5 anos a gastar isto não é possivel fazer uma equipa……
27 Abril, 2023 at 14:43
Não digo isso, mas acredito que a transferência total do Halaand tenha sido á volta dos 150M, prémio de assinatura para ele e para mais uma data de malta, tudo por fora, só aí mete-os mais perto do top5. É o City, os gajos gastam centenas de milhões por fora todos os anos, o PSG faz igual, a Uefa finge que isso não acontece e a malta na maioria finge que tal coisa não é possível.
Mas isso é pouco relevante. Eles gastam muito mas gastam bem. O ManU gasta muito e tem lá muito sapateiro caro, Maguire e Antony à cabeça por exemplo.
De qualquer maneira, acho que a critica ao Guardiola é mais que legitima. Ele começa no Barça que tinha ganho um triplete 2 anos antes talvez. Aperfeiçoa o seu estilo de jogo, mas ele tinha tudo lá. Vai para o Bayern que pronto, o difícil lá é não ganhar. De lá salta para o City que tem fundos infinitos, um dono disposto a perder dinheiro (exatamente o contrario da maioria dos donos da EPL) e também já tinha lá muita qualidade. Ele vai ganhar mais títulos que o Ferguson, provavelmente vai ser o mais titulado da história por uma larga margem, mas o contexto do Guardiola sempre foi o mais favorável possível, nenhum treinador tem o trajeto dele.
27 Abril, 2023 at 15:32
É exatamente esse o meu ponto. Não é só o dinheiro gasto. É a qualidade do trabalho.
O Arteta tem feito um excelente trabalho. Mas se quer ganhar ao City, em principio precisa de fazer diferente nos confrontos diretos. Não pode jogar “o jogo do City”. Não é esperar para gastar mais dinheiro que o City para ganhar.
27 Abril, 2023 at 16:15
Sempre achei que o maior problema era a profundidade. O futebol resulta, e na EPL todos os jogos contam não é só o confronto direto. Acho que para o ano é que vai ser o derradeiro teste do Arteta e do seu estilo de jogo. Este ano tiveram apenas um adversário, o que jogando um futebol parecido, com jogadores jovens e com fome explica um pouco o sucesso. O problema é que para o ano pelo menos duas equipas vão estar melhor. Acho que o Ten Haag vai gastar mais uns 200M, mas acho que vai correr com muita merda que o ManU lá tem, quero acreditar que estarão melhor, e irão fazer melhor época que esta. Depois acho que o Klopp não vai querer fazer outro ano igual, nem o irá fazer, porque parte do problema do Liverpool foram todas as lesões que tiveram. Acho que se vão reforçar e bem, mesmo que não gastem rios de dinheiro.
O City é o alvo a abater na EPL, mas as preocupações do Arteta serão muitas mais do que só o City.
27 Abril, 2023 at 16:32
Concordo.
Utd e Liverpool tenho uma fezada que vão reforçar-se melhor para o próximo ano.
Ao contrário do Sporting 🙂
27 Abril, 2023 at 17:01
Eu ao principio achei que ia ser esse o problema.
Mas o Arsenal sobreviveu bem ás ausências o ano todo.
Não sei…acho que o Arsenal cedeu psicologicamente. Mais do que fisicamente. Perder o Saliba foi muito importante mas acho que o Arsenal deu o estoiro mentalmente. E acho que deu o estoiro com o Liverpool. A equipa deixou de ter força mental para ter cabeça para lidar com contrariedades. Até é capaz de entrar no jogo bem e marcar e tal mas quando o adversário cresce e quando tudo explode…deixou de ter cabeça para continuar a jogar.
Se calhar faltou só experiencia. É uma equipa muito jovem, vai ter tempo. Nunca jogou a este nivel, nunca teve estes desafios…mais soluções é sempre melhor mas já com esta experiencia, pode ser que ajude logo a não ter este momento final.
Mas nem é disso que eu estou a falar. Eu estou a falar do confronto direto. Se o Arsenal não der o salto para lutar a sério no confronto direto com o City (e para isso, lá está…precisa de rever o modelo…) começa logo 6 pontos atrás. 6 Pontos logo de atraso para o City…é foda.
De resto estou contigo. Pelo menos o Man. United tenho a certeza que vai subir patamar. O Liverpool…tenho mais duvidas…parece-me mais longe…a equipa parece mais…quebrada. Enquanto o United parece faltar ali um ou outro jogo qualquer coisa, o Liverpool parece uma coisa mais estrutural….
27 Abril, 2023 at 20:24
Ao ManU falta um bom central, um bom ala esquerdo, um bom avançado e um gajo que encaixe bem com o Casemiro, tipo, Mateus Nunes ou alguém do género (se bem que acho que ele vai para o Liverpool quando der o salto). E quase que aposto que vêm dar no mínimo 40M pelo Diogo Costa. São muitas contratações mas acho que com o dinheiro que os gajos fazem todos os anos é aceitável.
O Liverpool também precisa de contratar muita gente, mas acho que têm o 2o melhor treinador da EPL é mais por isso.
27 Abril, 2023 at 12:55
O dinheiro, hoje em dia, é tudo. Se há ou não, como é que é distribuído, como altera os equilíbrios nos balneários, etc.
E não são só as falhas nos pagamentos dos salários ou prémios de jogo. Um clube rico, que pague principescamente, poderá ter problemas graves se existir uma diferença grande na folha de pagamentos.
O Chelsea é um exemplo perfeito. Após a entrada no plantel de Enzo, foi a derrocada total. O balneário não aceitou que um puto de 21 ou 22 anos, fosse o mais caro e mais bem pago do plantel.
27 Abril, 2023 at 14:06
Parece que no verão vamos ter de vender e o nome de Ugarte é o mais falado para sair.
Num cenário em que o Sporting consiga vender por 60 milhões e considerando as informações que circulam sobre os negócios entre Fénix (clube formador), Famalicão e Sporting, teríamos algo como:
– Fénix, recebeu 3 milhões aquando da venda ao Famalicão. Acresce 10% da mais valia da venda do Famalicão que creio ser 2,55 milhões, ou seja, 10% de 25,5 Milhões (6,5 + 2 + 2 + 18 milhões – 3 milhões). Ignorando que existem naturalmente custos de formação e intermediação, etc., consideremos que o Fénix tem rentabilidade de 100%
– Famalicão, como indicado acima, paga ao Fénix, já com mais valias do negócio de venda ao Sporting, 5,55 milhões (3 da compra + 10% da mais valia). Recebe 28,5 milhões (6,5+2+2+ 30% de 60 milhões). Descontando o que há a pagar ao Fénix e uma vez mais ignorando salários, custos com empresários, etc., fica com 22,95 milhões, o que seria uma rentabilidade de 413,5%
– Sporting, pagou 6,5 milhões na compra (metade do passe) + 4 milhões (2+2) referentes a mais 20% do passe. Vende por 60 milhões e fica com 70% que são 42 milhões. Retirando os 10,5 milhões que custaram os 70% do passe, mais os 30% que são ainda devidos ao Famalicão e ignorando salários, empresários, etc., fica com 31,5 milhões. Rentabilidade de 110,5%
Creio que não me estou a enganar. Talvez um expert das contas como o Malcom possa ter outra visão do negócio.
Não sei como ficariam os resultados contando com todas as despesas com salários, intermediação, etc. Mas o que dá para perceber pelo exemplo é que formar bem e ter um bom scouting é essencial para se ganhar dinheiro. E que nos metermos nesta posição negocial de partilhas de passes, só nos vamos enterrar e fortalecer equipas que competem na mesma liga que nós!
O Braga além de ser gerido sem loucuras, já tem por trás um fundo riquíssimo. O Famalicão tem feito excelentes negócios, muito à conta do Sporting (só de pensar no negócio do Pote, até me dá suores frios). Se continuamos nesta loucura de negócios, vamos acabar atrás destes clubes, não em termos de grandeza, massa adepta e tal. Mas o dinheiro fala mais alto e faz diferença dentro do campo.
27 Abril, 2023 at 14:36
Fiz contas mais simples
60M – 6M (comissão)= 54M, dos quais 37,8M para o Sporting 16,2M para Famalicão e Fenix.
Destes 37,8M retiramos o investimento de 10,5M e ficamos com um lucro de 27,3M.
No entanto não acredito numa oferta destas por Ugarte…
27 Abril, 2023 at 15:00
60M pelo Ugarte?
Isso é que é ter fé no viana e companhia…
Se conseguirmos vender por 30M….
E ainda temos que dividir por todos claro….
27 Abril, 2023 at 15:21
60M€?!
Mas está tudo tolo?!
Cá para mim hoje foi copo de 9… 🙂
Z
27 Abril, 2023 at 16:25
Monsieur Zandonaide,
Eu comecei por “Num cenário em que o Sporting consiga vender por 60 milhões”.
Até pode ser bem menos. Os resultados variam em função do negócio que se faça. O que quis que sobressaísse, mais que os valores, são os negócios que temos vindo a fazer.
Com formação e um bom scouting, estamos muito mais próximo de evitar negócios de merda como os que temos feito, principalmente com o Famalicão. Claro que tudo isto são negociatas do antro do Mendes, nas quais estamos enterrados até às orelhas. O prejudicado será sempre sempre sempre o Sporting, porque o Mendes não faz nada que não seja para se beneficiar a si próprio. E se pelo caminho puder foder o Sporting, não hesita um segundo!
Tanto quanto correr com os bananas que dirigem o clube em seu proveito, importa correr com o Mendes e regressar aos principíos básicos, que é apostar na formação e num scouting a sério! Pela sustentabilidade do clubte…se é que há!
27 Abril, 2023 at 17:20
AH era um exercício… Ok, ok
Sugestão… para a proxima “vende” por 100M€… Entendem-se melhors as fatias do bolo assim 😉
Z
27 Abril, 2023 at 21:07
São tão rasteirinhos 🙂
Muito vão ter de inventar até 31 de Agosto.
O Longo Deserto de 2023
27 Abril, 2023 at 14:47
O melhor trabalho do Guardiola, para mim, continua a ser o do Barcelona.
Auge do Tiki-Taka bem jogado e consolidado e a partir dai vemos uma série de mini-Guardiola a aparecer, é um antes e depois de Guardiola-Barcelona no futebol mundial.
É um fato que ele teve um Messi que colocava o Barcelona sempre num patamar mais elevado, mas a ideia de jogo sempre teve lá.
Também é um fato que dispões nos últimos anos de condições e orçamentos que permite trabalhar, criar e inovar a cada ano.
Ele não se adapta aos jogadores, são os jogadores que se adaptam a ele e a sua maneira de jogar.
Se um não “serve”, vem outro no mercado.
Ontem o City deu uma aula…pareciam Juniores o Arsenal.
Nada tira a boa época do Arteta, mas além de estar ainda no inicio de carreira de treinador, o plantel precisa de mais e melhores soluções, gastaram muito dinheiro mal gasto nos últimos anos e hoje pagam um pouco o preço.
A chegada de Ramsdale, Saliba (depois de empréstimos) White, Zinchenko, Odegaard (um dos MVP’s da temporada) e o ponta de lança Gabriel Jesus, elevaram o Arsenal.
Mas já se nota a pressão e o muito jogos nas pernas.
Do outro lado um City consolidado e renovado, será sempre um adversário que parte á frente dos demais, por tudo.
Estava pelo o Arsenal e até achei que o titulo já não fugia, mas depois de ontem, só uma catástrofe tira o titulo do City.
27 Abril, 2023 at 14:51
E a Champions fica com o AC Milan, Rafa Leão vai se encarregar disso.
27 Abril, 2023 at 17:04
Espero que não.
27 Abril, 2023 at 16:07
Li acima alguem dizer que um dia escolheu ser do Sporting pelos valores com que se identificava e defendia então deduzo que ficou sportinguista já bem crescido pois a maior parte das pessoas ou é dum clube desde o berço ou então é influenciado de pequnino por alguém ou por alguma vitoria que o marca, o que quero dizer é que a escolha de um clube é uma coisa irracional e não pensada o que para nós Sportinguistas ainda faz mais sentido pelo amor que sentimos com tão poucas vitórias pelo menos no futebol.
27 Abril, 2023 at 16:28
Tens os amores jovens e outros mais maturados.
Irracionais e Racionais.
Inconscientes e Conscientes.
Tudo muda com as experiências de vida e com a consciência do que tens no Mundo.
Se continuas com o mesmo pensamento de quando tinhas 5 anos ou é preocupante ou então é de enaltecer porque tinhas uma mente super evoluída e já conhecedora do Mundo envolvente.
Eu definitivamente escolhi apoiar o Sporting depois de perceber o que este representava.
Mas respeito quem não pense igual e que goste porque o pai ou o tio ou o irmão gostavam…
A minha personalidade mais racional não me permitiria dizer que gosto de algo sem de facto me identificar com isso mas porque outros se identificavam.
Dizer que se gosta só porque sim é um vazio de sentimentos….
Por isso digo que apoiar/amar incondicionalmente mostra acima de tudo, falta de identidade própria, falta de personalidade, falta de capacidade de lutar por aquilo em que se acredita.
Recuso-me a ir, só porque sim…
Tenho pouco jeito para ir com a carneirada.
27 Abril, 2023 at 19:46
A escolha de um partido poltico ou a decisão em quem vais votar numa eleição é que é uma escolha de valores ou de pensamentos ou maneira de estar no mundo ou no país, a escolha do clube que amamos não me parece que tenha nada a ver com isso.Compreedo que não gostemos de quem o preside momentaneamente mas não é por isso que vou deixar de amar o clube temos é que lutar para que os valores que ele representa não se sebroponham aos valores do Clube o que as vezes é difícil como é agora o caso.
27 Abril, 2023 at 20:46
É a tua opinião.
Se calhar é assim em quem lidera o clube.
É apenas uma merda sem grande importância.
Eu acho que é um empresa que gere muito dinheiro e mexe com a paixão das pessoas. Algumas até se baseiam nos clubes para lhes trazerem algumas alegrias na vida.
Fiquei foi confuso.
“Compreedo que não gostemos de quem o preside momentaneamente mas não é por isso que vou deixar de amar o clube temos é que lutar para que os valores que ele representa não se sebroponham aos valores do Clube.”
Existem ou não valores nos clubes de futebol? Não é só na politica?
Eu acho que é em tudo na vida e até nas coisas mais insignificantes…
Identificares-te com os valores do clube é ou não importante?
Os valores do clube são os valores de quem lidera.
Assim como uma empresa segue os principios do patrão que é quem toma decisões.
O rumo do clube é assumido por quem o lidera.
Ou valores tem só a ver com o passado?
Que interessa o clube ter sido fundado na base do desportivismo, justiça e integridade e depois tens um pinto da costa envolvido em corrupção?
Que valores achas que estão a ser transmitidos?
Temos opiniões diferentes….
27 Abril, 2023 at 21:42
Dou razão quando diz que os valores do Pinto da Costa são os valores do Porto pois 40 anos de mandato com os mesmo só podem ser os valores deles, mas os valores do Varandas que são na minha opinião os de dividir para reinar num clube em que a exigência dos adeptos é muito pouca.Mas não é um Varandas qualquer que afecta o meu sportinguismo e quando jogamos quero que se ganhe e quando posso vou ver os jogos e quando for a altura vou ajudar a correr com ele da presidência.
28 Abril, 2023 at 9:34
Tudo bem.
Eu tenho sérias dúvidas que o voto conte efectivamente.
Eu ainda me lembro do famoso churrasquinho.
A malta acha que são tudo cabalas.
Mas há tanto que as pessoas desconhecem que se passa nos bastidores.
A falta de vergonha e a indecência existem mesmo…
27 Abril, 2023 at 23:07
Tendo a concordar contigo Leão, os valores são os de quem lá está e não os de 1948
28 Abril, 2023 at 9:36
Exactamente.
O clube ou as empresas ou o que seja misturam-se com quem dirige.
As instituições não têm personalidade nem tomam decisões.
Vejam o caso da cerveja Bud.
Bastou uma gaja woke assumir o marketing e com uma decisão associou logo a marca a uma corrente social levando a quebras de vendas incríveis.
27 Abril, 2023 at 19:41
FF… WCL!
Barcelona empata em casa com o Chelsea e fica apurado para a final – agregado de 2-1!
Eliminatória bem equilibrada – mais do que eu esperava!
27 Abril, 2023 at 21:13
E depois ainda por cima és um Spoiler … dassse para o miúdo.
27 Abril, 2023 at 23:07
Olha, já que o pai não veio, eis que o filho já assinou.
Lucas da Cunha é do Sporting! O pai, Nani, deve estar feliz