1978/79 foi a melhor época de sempre para a secção de Lutas Amadoras do Sporting Clube de Portugal. O Sporting era o expoente incontestado da modalidade em Portugal, pentacampeão em título, e com o treinador-lutador Luís Grilo a dispor dos melhores lutadores de Portugal, como o também olímpico Joaquim Vieira.

Nesta época a Federação Portuguesa de Lutas Amadoras mudou totalmente o figurino das competições. Em particular, organizou pela primeira vez a Taça de Portugal de Luta a 12 de maio de 1979, na variante Greco-Romana para Seniores e Esperanças, e em Livre Olímpica para Juniores. O modelo da competição era baseado nos resultados individuais dos lutadores de cada equipa.

A equipa Sénior do Sporting apresentada à Taça de Portugal era constituída por Vitorino Gaspar, Luís Grilo, Orlando Mendes, Américo Rocha, João Grilo, José Carlos Reis e João Silva. Gaspar, Luís Grilo e João Silva venceram nas categorias de 57, 62 e 82 kg, e os restantes lutadores leoninos também ficaram bem classificados, fazendo com que o Sporting vencesse, com 17 pontos, contra 7 do 2º classificado, o Ateneu. Assim, o Sporting venceu a primeira Taça de Portugal de Lutas Amadoras disputada. E não se ficou por aí, já que também venceu em Esperanças e em Juniores.

E faltava ainda disputar o Campeonato Nacional que, até então, tinha sempre sido disputado em regime de todos contra todos, opondo as equipas participantes entre si em jornadas sucessivas. Nesta época, foi decidido apurar a equipa campeã através de uma competição individual, pontuando em cada categoria o melhor classificado de cada clube. Para estimular a quantidade de atletas inscritos, cada um contava ainda um ponto. Isto era uma forma de tentar abalar a hegemonia verde e branca, visto que inevitavelmente os lutadores leoninos ficavam nos lugares cimeiros. Clubes como o Runa estavam em condições de apresentar muitos lutadores, e com isso tinham uma chance.

A equipa foi bastante diferente da que combateu na Taça: José Pedro Biscoito, Armando Fernandes, Luís Grilo, João Grilo, Orlando Mendes, João Silva, António Maia e Manuel Batuca.

O Campeonato Nacional de equipas Seniores e Juniores decorreu a 26 de maio no ginásio do Liceu Pedro Nunes em Lisboa. O Runa, contrariamente ao esperado, não participou com os seus lutadores, que seriam os mais diretos competidores dos lutadores leoninos. Armando Fernandes, Luís Grilo, João Silva, António Maia e Manuel Batuca venceram em 57, 62, 74, 82 e 90 kg, com boas classificações dos restantes membros da equipa. O Sporting venceu folgadamente com 19 pontos contra 10 do Ateneu e 10 do Benfica, sagrando-se hexacampeão nacional. Para além disso, também venceu em Juniores.

Assim, o Sporting conquistou uma dupla dobradinha: em Seniores, e em Juniores.