O Andebol é praticado no Sporting Clube de Portugal desde 1932, por influência de Salazar Carreira que introduziu a modalidade no Clube. Foi a 10 de Abril que uma equipa do Sporting realizou o seu primeiro jogo na modalidade, então na variante de onze, a única que se praticava na altura, com o Sporting a vencer o Centro de Armas por 1-0. Curiosamente o primeiro jogo oficial seria um mês depois frente ao mesmo adversário, mais concretamente em 15 de Maio de 1932.

O Andebol de Sala que mais tarde ficou conhecido por Andebol de Sete foi aprovado pela Federação Internacional da modalidade em 1937, mas a primeira demonstração desta variante em Portugal, só aconteceu a 12 de Setembro de 1949 no recinto de patinagem de Cascais, tendo uma equipa do Sporting defrontado e vencido outra do Dramático de Cascais por 25-5, estava dado o mote para aquela que se viria a tornar numa das mais emblemáticas modalidades leoninas, essa primeira equipa foi constituída por: Evaristo Ribeiro; Artur Mira e Rui Lanceiro; Fernando Nunes; Pereira de Sousa; Domingos Vicente e Joaquim Chagas, com Pinto dos Santos a suplente.

Em termos oficiais o Sporting arrancou com o Andebol de Sete em 1950/51 e desde logo a modalidade criou raízes profundas no Clube, com a conquista, na época seguinte, do primeiro Campeonato Nacional realizado em Portugal. Inicialmente a temporada do Andebol de 7 começava no Verão depois de terminadas as competições do Andebol de 11, o que se justificava pelo facto dos jogadores serem praticamente os mesmos.

O Sporting tornou-se na grande potência do Andebol português, particularmente nas décadas de sessenta e setenta e mesmo na de oitenta, com destaque para o período de 1966 a 1973, em que foram conquistados sete Campeonatos Nacionais em oito possíveis, cinco dos quais consecutivos, com uma equipa mítica que ficou conhecida como Os Sete Magníficos, havendo ainda a registar um tetracampeonato ganho entre 1977 e 1981.