Auriol Dongmo e João Coelho, atletas do Sporting Clube de Portugal, estiveram em destaque nos Jogos Europeus Cracóvia’2023.
Auriol conquistou a medalha de ouro no lançamento do peso, com um arremesso a 19,07 metros, em Chorzow, onde decorre o Europeu por seleções.
Dongmo conseguiu novo ouro para Portugal e ajudou à causa da manutenção na primeira divisão do campeonato da Europa, integrado no programa de Cracóvia2023, com o único lançamento acima de 19 metros do dia, deixando a alemã Yemisi Ogunleye em segundo, com 18,85, e a sueca Axelina Johansson em terceiro, com 18,32.
João Coelho conseguiu a medalha de prata nos 400 metros, fixando novo recorde nacional nos 45,05 segundos. Coelho foi segundo em Chorzow, atrás apenas do norueguês Havard Ingvaldsen, que fez recorde do campeonato com 44,88, e à frente do neerlandês Liemarvin Bonevacia, terceiro, em 45,06.
Parabéns, Campeões!
p.s. – nuns campeonatos europeus onde existem quase atletas do Sporting a competir, é deprimente que a comunicação do Clube apenas se lembre deles quando conquistam medalhas
24 Junho, 2023 at 8:32
Parabéns! Fosse o benfiquistão eram capas de jornal destacadas.
24 Junho, 2023 at 9:32
A Dogmo é impressionante. Bom trabalho do João Coelho, normalmente somos mais fortes nas provas de resistência tipo Rui Silva, mas 2o nos 400m é realmente bom.
24 Junho, 2023 at 11:19
Parabéns, Leões!
Ambos verdadeiramente extraordinários!
24 Junho, 2023 at 11:39
Parabens aos dois!!
24 Junho, 2023 at 13:10
1º, Parabéns aos atletas e aos treinadores…
2º, parabéns ao Clube.
3º, para mim, a relevância disto, em termos de prestigio e imagem para o clube não é muita. É alguma, mas não é muita.
Já no outro dia, quando se debateu aqui as modalidades – não me lembro quem lançou o tema mas, dado os poucos títulos e o trabalho que se viu este ano, tem sido um tema sempre actual – eu dei a minha opinião sobre a falta de um critério que se compreenda em termos de investimento do Clube nas modalidades – em cada uma individualmente.
O que me parece, principalmente actualmente com esta Direcção, mas não só, é que o Clube investe de acordo com o gosto de quem dirige. E isso parece-me errado e mostra que há uma ausência de critério e de um plano a longo prazo, ficando tudo nas mãos do que meia dúzia de pessoas decidem.
Já disse e repito, que para um Clube como o Sporting é importante vencer, e é fundamental estar na disputa dos títulos. E quando digo vencer, e até quando digo que é fundamental estar na disputa dos titulos, não me refiro só ao panorama nacional mas também ao panorama internacional. É aparecer na disputa de títulos internacionais, ganhando alguns de preferência, que o nome e o prestigio do Clube vais crescendo na Europa e no Mundo.
Claro que ganhar cá e disputar cá os títulos também dá prestigio ao Clube mas é mais junto dos portugueses. Não passa muito lá para fora.
E uma maneira evidente de se perceber isso é com décadas de uma deprimente prestação do nosso futebol nas provas europeias – ao contrário das prestações, primeiro do Porto, e ultimamente do Benfic@.
Internacionalmente, e no que ao futebol diz respeito, o que depois se reflete no que é o prestigio dos Clubes, Portugal tem 2 bons clubes: Benfic@ e Porto.
O Sporting é mais conhecido por ser o Clube de onde vieram o Figo e o Ronaldo do que pelo seu desempenho futebolístico, que não preocupa quase ninguém, enquanto os rivais são sempre equipas a ter em conta!
Ora, e entrando no ponto propriamente dito, o Atletismo, desde que acabaram com a Taça dos Campeões Europeus de Pista, para mim, perdeu muito do interesse que tinha, porque, aquela sim, era uma prova importante para os Clubes e para os adeptos – especialmente se ganhassem!
A modalidade não é barata – implica ter bons atletas em cada modalidade, e são muitas, e isso custa sempre algum dinheiro.
O que tem o Atletismo de relevante, em termos de clubes, numa época? 2 provas: o campeonato de pista coberta e o campeonato de pista (ao ar livre).
São 2 fins de semana em 52 fins de semana que existem num ano! Para mim é uma cena que não faz muito sentido. Ok, podem argumentar que a TCEA é só mais uma prova – o que faz com que se compita 3 semanas em vez de 2 – o que é verdade, mas sendo um titulo europeu tem outro peso, tem outro prestigio, acrescenta mais algo de peso a uma época que, do ponto de vista do adepto, é muito curta.
Claro que eu gosto de ver atletas do Sporting a ganhar provas espalhadas pelo ano, sejam em Meetings, sejam pelas cores de Portugal, mas, assumo, o peso disso como adepto do Sporting é quase nenhum.
A mim o que me interessa é ver os nossos atletas competirem com a camisola do clube, de preferência com a listada, que é isso a nossa marca! Eu também fico satisfeito se os futebolistas vão à selecção mas não é isso que me motiva. O que me motiva é vê-los a jogar pelo Clube – que ainda por cima é quem lhes paga!
Eu até gosto bastante de Atletismo. Quando era puto/jovem, não perdia as grandes provas que davam na TV – bendita RTP2 na altura – como os Jogos Olimpicos, os Europeus ou os Mundiais… Inclusive as provas de corta-mato.
Gosto.
Agora, ter uma modalidade que custa muito dinheiro para o Clube competir 2 semanas por ano… epá, não sei se vale a pena… É uma cena que me divide – entre o gostar da modalidade e a racionalidade do ver que se gasta tanto dinheiro só por causa de 2 semanas!
Não sei o que vocês acham mas o que eu acho é isto, e estou dividido!
Um post como este, a relevar que 2 atletas nossos ganharam medalhas… epá, é fixezinho! Valorizo a parte dos atletas, porque, como disse ontem, estar a este nível é do caralho, mas a parte do Sporting é muito pequena aqui… para mim!
24 Junho, 2023 at 17:55
Não acredito…
Com o varandas e essa tralha toda não pode haver medalhas… É impossível.
24 Junho, 2023 at 23:58
SL!