Acho que a maioria dos que acompanham a equipa B do Sporting tem a sensação que a época não correu nada bem. A esperança numa subida à Liga 2 existia e tudo o que não fosse esse desfecho saberia a pouco. Com a limitação da equipa B do Sporting competir na Liga 3 e as equipas B dos rivais competirem na Liga 2, decidi fazer uma breve comparação do desempenho das equipas bem como dos jogadores utilizados.
Classificações:
O Sporting B ficou em 5º lugar da fase regular da série B e foi o primeiro classificado da série 3 de manutenção. Somando as duas fases da competição teve 13 vitórias, 3 empates e 12 derrotas somando 42 pontos (1,5 pontos por jogo), marcou 36 golos (1,29 por jogo) e sofreu 34 golos (1,21 por jogo).
O Benfica B ficou em 14º lugar da 2ª Liga, teve 10 vitórias, 8 empates e 16 derrotas somando 38 pontos (1,1 pontos por jogo), marcou 52 golos (1,53 por jogo) e sofreu 58 golos (1,71 por jogo).
O Porto B ficou em 5º lugar da 2ª Liga, teve 14 vitórias, 9 empates e 11 derrotas somando 51 pontos (1,5 pontos por jogo), marcou 48 golos (1,41 por jogo) e sofreu 40 golos (1,18 por jogo).
Média Idades jogadores utilizados (ajustada aos minutos de utilização):
Sporting 18,9 anos
Benfica 20,4 anos
Porto 22,4 anos
Percentagem de minutos totais por idades:
Sporting:
≤18 anos: 32,0 %
19 anos: 45,4%
20 anos: 19,5%
≥21 anos: 3,0%
Benfica:
≤18 anos: 14,0%
19 anos: 7,2%
20 anos: 31,0%
≥21 anos: 47,8%
Porto:
≤18 anos: 2,9%
19 anos: 1,6%
20 anos: 14,1%
≥21 anos: 81,4%
Conclusões finais (as minhas):
As comparações entre Liga 2 e Liga 3 são difíceis, sendo a Liga 3 menos competitiva. Quando analisamos competições em que participem equipas de ambas as divisões, nomeadamente a Taça de Portugal, nas últimas 32 equipas em competição existiam 7 equipas da Liga 2 e 6 equipas da Liga 3 e, nas últimas 16 equipas em competição, existiam 4 equipas da Liga 2 e 3 equipas da Liga 3. Não estou com isto a dizer que as divisões são de igual qualidade, apenas estou a colocar a hipótese de o salto competitivo da Liga 3 para a Liga 2 não ser gigantesco. Neste sentido, os 1,5 pontos por jogo do Sporting B em comparação com os 1,1 pontos do Benfica B e os 1,5 do Porto B podem não ser um desempenho brilhante, mas talvez não sejam um desempenho horrível.
A verdade é que, seja porque o ambiente menos competitivo o permitiu, seja por convicção, o Sporting B utilizou jogadores bastante mais jovens que os rivais. A esmagadora maioria dos jogadores utilizados tem, à data de hoje (no início da competição a maioria teria cerca de menos um ano), 19 ou menos anos, enquanto os rivais utilizam jogadores mais experientes na Liga 2. Não tenho a ousadia de afirmar que a Liga 3 permite ao Sporting dar minutos a jogadores mais jovens e que isso poderá vir a ser uma vantagem a curto/médio prazo, mas acho que posso afirmar que quando somos críticos em relação ao desempenho desta equipa temos de ter em consideração todas as variáveis, e nestas idades pequenas diferenças significam uma grande variação competitiva.
Um abraço a todos.
ESTE TEXTO É DA AUTORIA DE… Abelixander
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
27 Junho, 2023 at 8:17
Treinador fraquíssimo e um futebol deprimente mas também isso é a imagem de marca do Sportinguinho do Capitão Bananas!
27 Junho, 2023 at 8:22
Amigo do rubão dizem…
É pena é que a super-competencia não se transmita por osmose… Oh wait…
Z
27 Junho, 2023 at 10:55
Equipa B, Sub-23, Iniciados, juvenis, Juniores……que formação senhores!
27 Junho, 2023 at 8:23
Há uma pergunta que se pode fazer, qual o clube que está mais correto em relação á média de idades na equipa B ? O Benfica e o Porto também jogam em escalões acima do do Sporting. A qualidade procura-se logo na captação e depois na qualidade de trabalho que se faz dentro das Academias. Neste momento a captação está muito difícil. Na Academia já é um problema de condições e competência nossa
27 Junho, 2023 at 8:30
Números interessantes e uma boa conclusão (liga2 e liga3 parecidas em termos de competição, apenas diferem na capacidade técnica / táctica) mas o meu problema é só um:
E putos a darem o salto, há algum?
As escolas servem para pôr jogadores nos séniores. Infelizmente o que se vê é um crescimento (bem ou mal feito, é indiferente…) até à equipa B e depois nicles. Nada. Nem um para se aproveitar.
Este clube voltou a ser entreposto comercial.
27 Junho, 2023 at 8:51
Pergunta… Qual é a média de idades de todos os clubes da Liga 2 e 3?
Z
27 Junho, 2023 at 9:15
É surpreendente.
Deveriam os técnicos dos colchões perceber se não é melhor em vez do sistema de molas substituir por uma espuma viscoelástica ou outra merda qualquer.
Seguramente estarão aí os problemas.
Eu diria que deve ser uma questão de ácaros….nomeadamente varandas e companhia….
27 Junho, 2023 at 9:22
A questão das idades é uma nova areia que existe no mercado para atirar aos olhos das pessoas.
Fazem crer às pessoas que só porque os putos mais novos andam a jogar em escalões acima que os faz desenvolver muito mais.
E isso não é assim tão matemático.
Há prós mas também há contras.
Sem um acompanhamento especifico a trabalhar a parte mental, pode até ser contraproducente.
Mas eles é que sabem da casa das máquinas.
Para os outros o futebol é difícil, difícil….
27 Junho, 2023 at 9:32
Exacto.
28 Junho, 2023 at 0:38
Concordo contigo. A idade é apenas uma variável e até pode ser usada para disfarçar lacunas.
Contudo, só o tempo dirá se estamos perante banha da cobra ou algo melhor.
27 Junho, 2023 at 9:20
Por coincidência um dos primeiros comentários que estive a preparar com todo o carinho para o nosso Miguel aborda o mesmo tema, formação.
Muito interessante o post e com números que dão que pensar.
Em tempos, em conversa com um amigo ligado à formação e que conhece alguns dos nossos treinadores, dizia-me que o Sporting nunca teve interesse em subir para a Liga 2 e diziam inclusive que o objectivo era a manutenção. E por 2 razões principais: a menor competitividade da Liga 3, e o investimento que obrigaria jogar na Liga 2 com um mínimo de qualidade. E acrescentou que assumiram a Liga 3 como a ideal devido a baixa média de idades do plantel.
Por acaso acompanhei vários jogos das 2 ligas e a ideia com que fico é de que acontece o mesmo que na Primeira Liga, 3, 4 equipas melhor apetrechadas a lutarem por títulos ou pela subida e restantes pela manutenção.
Dos jogos que vi a Liga 2 é incomparavelmente superior em termos de qualidade do futebol jogado mesmo que os números dêm ideia que a combatividade da Liga2 possa equivaler as 2.
27 Junho, 2023 at 9:24
Da maneira que falas até parece que foi fácil manter na liga 3….
Parece mesmo que até tivemos de perder uns pontos de propósito para não subir à liga 2 🙂
27 Junho, 2023 at 12:49
🙂
27 Junho, 2023 at 9:23
Por mais competitiva que seja a liga 3, e ainda que os nossos jogadores tenham a menor média de idade, a nossa equipa B deveria no minimo estar na decisao de subida.
Nao podemos ter no nosso plantel, seja em que escalao for, jogadores (e treinadores) de qualidade mediana para a realidade portuguesa.
Eu veria com bons olhos o Neto a liderar (em campo) a equipa B este ano, assim já me faria bem mais sentido a sua renovacao, e ajudar os miudos a crescer.
28 Junho, 2023 at 0:40
Sem nenhuma dúvida, devíamos ter lutado pela subida.
27 Junho, 2023 at 9:34
Justificar a incompetência é, de facto, um exercício complexo…
Mas, gabo a paciência do autor…
27 Junho, 2023 at 9:51
A idade da equipa diz-me pouco…
A Liga 3 é muito mais fraca que a Liga 2. E a idade da equipa é uma escolha do Sporting.
Eu acho que estes jogadores são capazes de muito mais…e acho que o que a equipa B fez é culpa da péssima gestão dos jogadores feita pela equipa A e por um treinador de merda…
Qualidade os jogadores têm. Na minha opinião. Por isso é que fizeram uma boa primeira parte do ano. O que faltou o ano todo foi ter uma equipa e por isso quando os jogadores vieram a baixo e desmotivaram um bocado mais…nunca mais apanharam novamente o pé. Porque aquilo não é uma equipa, é apenas um conjunto de jogadores…
27 Junho, 2023 at 10:01
Diz-te pouco, mas devia dizer bem mais….
Ter a maioria do plantel com mais de 21 anos para uma equipa B, a meu ver, faz pouco sentido e só se explica, como quase tudo que é feito em Portugal, pela lógica resultadista que existe nos adeptos em geral.
Em teoria a equipa B do Porto foi a que apresenteu melhores resultados no ano passado. Digam-me 1 jogador que será lançado este ano, na equipa principal?
O filtro deve ser feito antes, em miudos de 18/19 anos, terem rodagem em equipa sénior. Foi isso que o Sporting fez.Por exemplo na Youth League, onde a equipa sub19 do Sporting apresentava uma rodagem superior á maioria das equipas.
Não só este ano, que chegamos pela primeira vez a uma final four, mas tb no ano passado quando chegamos aos quartos.
Este ano, vai uma mão cheia de jogadores sub-19 para a pré-temporada da equipa prinicpal e para mim fazia sentido perguntar essencialmente 2 coisas:
1) Tendo já rodagem de equipa sénior (na equipa A e B) será que jogadores como Essugo, M.Fernandes, etc estarão já preparados para ter mais minuitos na equipa principal?
2) Sendo a equipa B, uma rampa de lançamento e de rodagem de jogadores, porque não jogamos na mesma tática que R.Amorim tem definida para a equipa principal?
27 Junho, 2023 at 10:53
É o que eu digo, mais um pouco e o ideal era mesmo ter descido.
27 Junho, 2023 at 11:15
A Youth League foi bem gerida (a única da formação) até o RA foder aquela merda toda, ele como treinador da equipa A não tem de pensar nisso, mas se for o gestor de todo o futebol, como parece, é OBRIGATÓRIO que perceba a importância para a marca Sporting ganhar uma competição dessas…
E se não percebe ou não liga então tem de haver um gajo, director, secretário técnico que lhe meta travões e o impeça de utilizar o melhor jogador da YL por 4min e consequentemente esse jogador ficar impossibilitado de dar o contributo a uma equipa que na sua máxima força ganhava aquilo a brincar, porque os interesses do SCP são superiores aos do treinador do SCP, caso estes anormais que nos dirigem não tenham percebido!!!
E quanto ao “ai e tal na formação os títulos não são o principal objectivo” é conversa de fiambre, porque ganhar a YL não é “um titulo” ganhar a YL é uma certificação da formação de qualidade Internacional e se não percebem o alcance disso para um Clube formador como o nosso, então não estão a fazer nada no SCP, ou antes estão a fazer sim, estão a fazer uma cagada monumental!!!
27 Junho, 2023 at 11:21
Totalmente de acordo neste ponto.
E mostramos contra o AZ, que era a par de nós a melhor equipa da competição, que com mais uns pózinhos (Essugo e Fatawu por exemplo) podiamos ter ganho essa jogo.
Tb perdemos por penalties, azar, mais ainda assim….
Eu percebi o argumento do Amorim pós-jogo do Arsenal, na questão Fatawu, mas já o que aconteceu depois disso
27 Junho, 2023 at 11:47
É aí que bate o ponto, percebeste o argumento do RA e o do SCP? Não percebeste, nem eu, porque não houve…
E eu, só para esclarecer, não sou anti-RA, acho que ele tem errado, principalmente por teimosia e inexperiência, mas não acho que com os jogadores que tem esteja a fazer um mau trabalho (também não é excelente, note-se) e muitos dos erros podiam ser evitados por quem os devia evitar, ou seja a estrutura do Futebol profissional que deveria ter ao menos um gajo experiente e batido que lhe metesse juízo na cabeça em determinadas situações
27 Junho, 2023 at 11:49
Sim, tb acho que esse é um dos problemas.
Que ele seja teimoso e inexperiente, são caracteristicas de cada um. Ninguém tem só qualidades.
Mas a falta de alguém na estrutura, que possa servir de contraponto e que não sejam apenas “Yes man” ou pessoas de consenso.
Tem e deveria haver algum contraditório, dentro do clube.
27 Junho, 2023 at 12:05
A história do contraditório é filosófica e muito importante em qualquer lado País, Empresa, Cidadania, Clube, mas não era a isso que eu me estava a referir o que eu me estava a referir é que tem de haver um gajo que diga “OK compreendo a tua posição Ruben mas os interesses do SCP neste caso são outros e é isso que tem de ser feito quer queiras quer não queiras” tem de existir uma voz do “Patrão” com poder real que lhe exija certas coisas e lhe coloque limites a outras…
PS Como vês se não entrares na senda propagandista e revisionista é perfeitamente possível estabelecermos um dialogo civilizado…
27 Junho, 2023 at 12:12
Aconteceu isso no caso do Matheus Nunes e veja-se o que aconteceu… 🙂
A minha propaganda foi igual á que fiz com BdC.
A malta é que gosta muito do binomio: nos vs os outros!!!
27 Junho, 2023 at 12:23
Epah pois….
Tenho duvidas que isso funcione…
Ele deve ter contraditório dentro da equipa dele. A equipa técnica.
Depois, com a direção, devem encontrar consensos e caminhos comuns. Não creio que contratar um PdL ou um jogador que o treinador não queira seja o caminho….
Depois vão obrigá-lo também a meter o gajo a jogar?! Não me parece o caminho. O caminho deve ser os 2 trabalharem em conjunto. Com tensão mas em conjunto. Qualquer coisa que haja unilateral de qualquer um dos lados dá merda…sempre…
27 Junho, 2023 at 12:38
J se reparaste eu disse os “interesses do SCP” e a venda do Mateus Nunes não defendeu os interesses do Sporting, defendeu os interesses de alguém mas não do SCP…
Tiago compreendo o que estás a dizer, mas não foi isso que eu disse, com um exemplo fica mais claro alguém tinha de dizer ao RA que o SCP NUNCA iria pagar 23M pelo Paulinho e que ele RA era pago para arranjar soluções e não problemas ou alguém tinha de dizer NÃO PODES convocar o Fatawu antes da final da YL…
Isto é básico em qualquer clube que tenha uma estrutura verdadeiramente profissional, o treinador deve ter inteira liberdade dentro de certos parâmetros o problema é que na estrutura do futebol e no resto também (excepção ao dep de imagem) nós temos amadores (alguns muito maus) pagos como profissionais de topo!!!
27 Junho, 2023 at 14:04
O negócio do Matheus Nunes por aqueles valores, era sempre de aceitar. Nem percebo muito bem qual é a questão aqui….
O problema, a meu ver, foi ter andado demasiado tempo a chorar a sua saida, em vez de estar focados no seu substituto.
27 Junho, 2023 at 14:07
Isso sim Orgulho…
Ou seja…claro que alguém na direção tinha de dizer que o Paulinho por 20M não dava. E que tinham de encontrar todos alternativas.
Também podia dizer isso…que o Fatawu tinha de ir jogar a YL e que queria muito ganhar e tal. Isso também me parece normal e nem acho que o RA levasse isso a mal…
É isso que é procurar e encontrar um caminho comum a todos…
Não acho é que seja possivel uma direção dizer “não queres este jogador mas nós queremos e por isso está aqui”. Isto não me parece que funcione…
27 Junho, 2023 at 14:10
O Paulinho foi 16 , por 70% do passe, mas 16 ainda assim Para o outro lado mandamos o Borja por 3.
27 Junho, 2023 at 15:03
Paulinho teve um custo de 22,9 milhões de euros. Dito pelo teu magnânimo Zenha.
Já te disse, podes mentir as vezes que tu quiseres que aqui não tens hipótese. Cá estaremos para repor a verdade.
27 Junho, 2023 at 18:36
J os valores do Mateus Nunes não têm nada a ver com isso, se o SCP disse-se não vendo agora (e o jogador não me parecia estar com muita pressa de sair) 3 coisas podiam acontecer a cotação dele baixar (muito duvidoso) a cotação ficar igual e provavelmente não acabavas em 4º lugar, portanto a permanência dele era como ter dinheiro a render, vendias pelo mesmo mas tinhas o dinheiro da Champions a somar ou a cotação dele subia ainda mais, vendias por mais e somavas na mesma o dinheiro da Champions e mais importante passavas a mensagem que o SCP tinha capacidade para dizer NÃO e isso ia-se reflectir na venda dele e noutras posteriores…
Mas conforme estou farto de dizer os “valores” e pedigre desta gente que nos dirige têm um Deus que é verde mas não é Sporting e veste cifrões em vez da listada, se lhes abanarem dinheiro á frente eles deixam de pensar e fazem-no tanto no SCP como na sua vida privada porque essa é a educação da “elite”
27 Junho, 2023 at 11:36
É melhor para os putos uma equipa cheia de putos de 18 anos que não conseguem ligação ou haver uns quantos mais experientes que enquadrem os putos? Como achas que os putos crescem melhor? Com mais velhos que ajudem a construir uma equipa ou só com putos?
Eu não me importo nada que a média de idades seja 21 anos…se tiver isso servir para enquadrar os putos.
Não precisam de jogar na mesma tática. Nem devem. Parte da formação é a compreensão do jogo como um todo, não é a construção de uma tática ganhadora.
Não sei quem será lançado na equipa principal. O Folha já teve minutos, o Borges tem mais do que qualidade para ser…já está lá o Namaso…também sei que o Ceição torcesse todo para lançar putos, não creio que seja o exemplo. O Vitinha e o F. Vieira foi um filme para jogarem e era jogadores de top mundial do seu escalão.
Uma mão cheia já foi no ano passado…ninguém se fixou na equipa A. Essa de irem uma mão cheia de putos não me diz nada.
Os putos têm qualidade. E têm qualidade para mais do que o que fez a equipa B. Por isso é que digo que o problema foi a gestão que a equipa A fez de metade da equipa B (o sobe e desce absurdo e volta a subir e joga, e vai para para a bancada, e joga, e vai para a B) e ter um treinador de merda…se tivesse um treinador como deve ser eu acho que a equipa tinha qualidade para subir….
27 Junho, 2023 at 11:47
O Afonso Moreira era extremo esquerdo na equipa B.
Dizem que está pronto para ser lançado para defesa direito, num sistema de 3 centrais.
Faz sentido, ter feito uma epoca na B a jogar a extremo, quando o vem como ala direito?
Com 2 centrais, faz sentido passar para defesa direito, qdo o sistema de Amorim pede coisas diferentes?
Não tenho certezas, claro, mas não me faz tanto sentido.
E depois a grande questão, não é discutir quantos é que foram lançados e se isso é importante ou nao.
Para mim, quase todos os que foram lançados no ano passado, não corresponderam. E era importante perceber porquê, na minha óptica
27 Junho, 2023 at 11:50
Colchões?!?
27 Junho, 2023 at 11:56
Faz todo o sentido!
Se vires o que eu disse ao longo do ano todo, sempre disse que via na boa o A. Moreira a ser o suplente do Porro.
Estás a fixar-te na posição em si. Não no movimento e dinâmica.
Quem é o jogador da B que achas mais parecido com o Nuno Santos ou com o Porro?! Para mim é claramente o A. Moreira. Rápido, bom a abrir o jogo ou a entrar para finalizar, intenso, joga à esquerda ou à direita…
Para mim sempre foi evidente que ele podia jogar na ala na principal. Contra o porco? Bom…possivelmente aí ainda não? Contra 90% das equipas, a ser lançado com cabeça, tronco e membros? Sim.
Eles na B têm é de adquirir todos os princípios de jogo. Para mim era um crime jogar com 3 centrais na B. É uma moleta para a equipa que não faz sentido. Se eles jogam a 4 na defesa, depois a transição para jogar com 3 centrais na A é facílima. Desde que…tenham os princípios de jogos enraizados. O maior problema da B é o meio campo jogar a 3. Aquilo que eu mudava na B era ir rodando o sistema entre o 433 e o 442 para dar aos jogadores exatamente diferentes abordagens e os forçar a crescer.
Quanto aos que foram lançados não corresponderam…para mim é evidente. É ver a consistência e a forma como foram lançados para perceber porque é que não corresponderam.
27 Junho, 2023 at 11:58
Dependendo do que o jogo pedir, o AM pode jogar em 4 posições. Nos 2 atrás do PdL e na ala. Depende depois do enquadramento da equipa.
Esqueçam aquela coisa do lateral ter de ser o jogador que faz X ou Y. O lateral ou o ala pode ser tudo, desde que devidamente enquadrado.
27 Junho, 2023 at 12:07
Para mim, tanto o M.Fernandes como o Essugo foram lançados como deve ser. Mas não corresponderam…. enfim, já discutimos antes sobre isso e discordamos.
O meio campo a 3 é outra questão.
O que se pede ao meio campo no sistema de Amorim é totalmente diferente daquilo que faz a equipa B e restantes equipas de formação. E é aqui que se deve testar este tipo de escolhas.
A equipa A não deveria ser por norma, para fazer experiências ou testar jogadores.
Para ser jogador da equipa A, tem que haver já a convição de que determinado jogador já teve a rodagem e tem a estaleca suficiente, para assumir esse espaço competitivo
27 Junho, 2023 at 12:13
Tenho dificuldade em enquadrar os 2 raciocinios. Os putos foram lançados como deve ser e “A equipa A não deveria ser por norma, para fazer experiências ou testar jogadores.”.
Porque me parece evidente que foi isso que aconteceu.
Eu concordo com a ultima parte. E por isso o Amorim tem de escolher de vez o plantel da A e ficar com esse plantel. E os jogadores que fizerem parte desse plantel não andam para cima e para baixo. Os da B jogam na B a não ser em caso extremo de ausência de qualquer alternativa, os da A são para ser utilizados na A.
Isto é que para mim é lançar como deve ser. Falta 1 médio, o treinador da A acredita no médio que está na B, sobe o médio para a equipa A e a partir daí passa a ter utilização regular. Em vez de andar em experiencias. Experiencias foi o que aconteceu com os putos todos. Entram 1 jogo, jogam o 2º a titular…desaparecem. Nunca mais se vêem até entrarem mais 1 jogos dali a 2 meses uns minutos…e desaparecem novamente para a B.
Não consigo perceber como é que podes defender ao mesmo tempo que os putos foram lançados como deve ser e depois dizeres que a A não é para experiencias (que foi claramente o que aconteceu com os putos)…
27 Junho, 2023 at 12:24
Isso não são experiências.
O Essugo e o M.Fernandes jogam a meio campo na equipa B.
Jogam é em modelos diferentes. E isso na minha opinião, não ajuda.
Jogar na A, quando têm uma oportunidade, ou jogar na B, para ganharem rodagem e experiência não é fazer experimentismo. Pegar no Afonso Moreiro que joga a extremo na B, e pô-lo a jogar a ala direito na equipa principal, sim é.
27 Junho, 2023 at 12:45
Nem por isso, a diferença entre o papel de extremo na B e ala na A não é muita, por isso é que o NS se safa muito bem. O ala vai ter sempre um pendor muito mais ofensivo que defensivo, e vai ser ele a dar largura. Acho muito mais diferente o papel do extremo da A com o extremo da B, que tem de jogar muito mais por dentro e nos apoios, sem muito espaço para decidir.
27 Junho, 2023 at 12:25
Estás a partir do principio que temos um bom treinador…
Z
27 Junho, 2023 at 11:00
Momento chave da época. A saída do Veiga. À 14 jornada, tinhas 25 pontos, estavas em terceiro a 2 pontos do primeiro. Sem ele em 8 jogos, fazes 9 pontos. Contra Leiria e Belenenses, as duas equipas que subiram, o Sporting nunca foi inferior. Agora com 45 jogadores, com jogadores a saltitar, acho que nem o Guardiola faria milagres. Afinal de contas, este foi o treinador que há duas épocas atrás no Campeonato de Portugal, não disputou a subida à Liga 2 por causa de um jogo de má memória na Amadora. E aí o futebol do Sporting B era uma maravilha, mas aí os ovos para se fazer a omelete eram outros.
27 Junho, 2023 at 11:09
MAs o Veiga foi, e bem, rodar para a Bundesliga.
Muito mais importante para o jogador e para a sua evolução.
Mesmo que não dê para ser jogador do clube, sempre rende uns milhões para o clube.
27 Junho, 2023 at 11:23
Então não rendem. O Quaresma e o TT com a rodagem na Bundesliga já renderam umas boas dezenas de milhões..
27 Junho, 2023 at 10:51
“Acho que a maioria dos que acompanham a equipa B do Sporting tem a sensação que a época não correu nada bem.”
Estivemos rés vés para descer de divisão, achas que é só uma sensação?
Mais um pouco e o melhor que podia ter acontecido era ter descido não?
28 Junho, 2023 at 0:44
Terminamos a época regular em 5o lugar. Só mesmo na Liga 3 é que o 5o classificado pode descer…
27 Junho, 2023 at 11:23
Média de idades de 19 anos…Eu pensava que a revelação era para estes putos enquanto as equipas B seriam para lançar miudos prontos a subir para a A e rodar jogadores da A quando recuperam de lesão, para ganhar ritmo, etc
Desta equipa B quantos jogadores vão estar prontos para jogar na A se necessário? Por outro lado, dos rivais quantos já subiram? Acho que isto é que nos permite medir ou não o sucesso das equipas B…
27 Junho, 2023 at 12:02
Caros amigos, só para esclarecer: nada tenho a ver com o Sporting para além da minha paixão pelo clube. Não procuro com este pequeno texto justificar nada: a época foi de facto horrível e partilho de quase todas as críticas aqui feitas. Apenas estou a colocar mais uma variável na mesa: a nossa equipa B é mais jovem que as rivais. Se isso vai servir de alguma coisa? Não faço ideia.
27 Junho, 2023 at 13:06
Até ver não serviu para nada.
É até vir um gajo armado em esperto para presidente dizer que houve um GAP do crl dos anos anteriores e em que se investiram em obras a pensar que iam dar jogadores…
27 Junho, 2023 at 13:23
Pois…..duvido que faça grande diferença.
27 Junho, 2023 at 12:26
Obrigado pela análise revela alguns dados interessantes.
A avaliação por esses dados estatísticos da competitividade da liga 2 com a 3 não me parece no entanto muito fidedigna, pois certamente que existem diferenças significativas. Na liga 1 também podes dizer que a segunda metade da tabela luta para não descer e como tal são equivalentes à liga 2, no entanto por alguma razão subiram de escalão e genericamente se pusesses esses clubes na liga 2 seriam os mais bem preparados para subir de novo.
Não acho que disputar ligas mais fracas possa ser benéfico, mas o que penso essencialmente é que estás equipas devem servir para municiar a equipa principal e dar aos jovens oportunidades continuas para se revelarem ou não como soluções válidas. A partir daí é libertar quem não serve, ter equipas só para encher chouriços não me faz sentido nenhum.
28 Junho, 2023 at 0:46
Rodrigo, obviamente que a Liga 3 é mais fraca que a Liga 2. Isso é inegável. A questão que se pode colocar é quão pior é.
27 Junho, 2023 at 12:34
Para mim para a equipa ter andamento é presico subir para Liga2 o mais rápido possível.
A liga3 começa a ser um retrocesso para a nossa formação.
Acabar com os sub-23 para ontem.
Quem não tem sequência nos A, desce aos B, para ganhar ritmo e ajudar os mais jovens.
O modelo da Liga 3 é complicado.
Tivemos diversas vezes na zona de subida e acabamos a “suar” no playoff de manutenção.
27 Junho, 2023 at 12:39
Sim, a questão da Sub-23 para mim tb precisaria de ser melhor explicada.
28 Junho, 2023 at 0:50
Os sub 23 são vistos pelo Sporting como um sistema de amigáveis, nada mais.
Não digo que seja inútil. Não me choca que sirva para ir utilizando alguns miúdos de 16/17 anos para os quais os juniores sejam pouco, principalmente na fase regular, mas a B ainda seja demais.
Contudo, genericamente, eu que já fui um grande defensor dos sub 23 vs equipa B mudei completamente de opinião, e não me chocaria nada terminar com os sub 23.
27 Junho, 2023 at 13:37
Acima de tudo, é preciso saber para que serve a equipa B. Nos últimos 10 anos, uma dezena de jogadores chegaram à equipa principal e desses, três (Esgaio, 126, João Mário 126 e Palhinha 105) jogaram com regularidade outros três (Gelson, 140, Podence 40 e Leão 5) poderiam ter sido referências no clube, assim o quisessem. E depois temos, Tobias 30, Wilson 24, Iuri 11, Geraldes 15 e Rúben Semedo 48. Depois houve aqueles tipo Fokobo, Zezinho entre outros que nem na memória ficam e outros tipo Demiral ou Dier que fizeram história por outros lados. Portanto, qual o objetivo de ter equipa B?
27 Junho, 2023 at 13:46
Os sub-23 devem dar para lavar algum caso contrário já teriam acabado, afinal foi uma ideia do “maluco”…
Z
27 Junho, 2023 at 13:48
Liga-me ou vai ao twitter. Urgente.
27 Junho, 2023 at 13:53
Vejo aí muita discussão à volta da qualidade das ligas 2 ou 3, qual é mais competitiva, se a média de idades é X ou Y.
Para mim tudo se resume a uma coisa… mentalidade dos jogadores.
Parto do princípio que salvo raras exceções (algumas estão na equipa A) os jogadores já saibam parar uma bola, passar, cruzar e rematas. Detalhes técnicos, portanto.
Assumo que taticamente estarão sempre incompletos, até porque cada treinador tem as suas ideias e há sempre adaptação a fazer. Mas também é importante que haja uma linha a seguir, coisa que este Celikkaya (ou lá como se escreve) parece não ter percebido.
Qualquer que seja o jogo, a liga, a competição, penso que o que importa é ter miúdos que encarem qualquer jogo com a mentalidade que se quer. Querer ganhar sempre, nunca desistir, não desacelerar, etc.
O que há em comum nos gajos que, não sendo naturalmente uns craques, são jogadores que todos gostam, como Nuno Santos, Palhinha, Ugarte, Porro (este é bom tecnicamente, mas não fosse a sua mentalidade e se calhar era nada)?? Uma mentalidade do caralho, sempre faca nos dentes! Isto tem de se ensinar aos miúdos, sejam os sub23, os juniores, os da Liga 3, Liga 2 e até na A.
De conas moles está o Sporting cheio. Há miúdos que andam em campo como se de uma passerelle se tratasse. O Bernardo Sousa foi um bom exemplo disso, por exemplo. Virou cona mole.
Depois também há os que são cheios de garra mas não valem mais que isso – como temos o Esgaio e o Paulinho por exemplo.
Resumo: qualidade muitos têm (não todos) mas a parte mental, essa sim é que permitirá separar o trigo do joio. Independentemente da competição onde estão, é preciso é ter o mindset correto.
27 Junho, 2023 at 13:56
E já agora um treinador da equipa principal que não passe a imagem de que anda a gozar com os miúdos!!
27 Junho, 2023 at 14:07
E a gozar connosco também…
Z
27 Junho, 2023 at 15:04
Isto.
27 Junho, 2023 at 14:11
Muito bom post, que revela trabalho e que acaba por ajudar a perceber que muito do que se foi aqui repetindo semana após semana, pelo grupo dos “haters” e pelo grupo das “focas”, que mesmo com estes dados, voltam a repetir que está tudo uma merda, não era o correcto!
Só é ignorante quem quer, e só insiste no erro que é cego ou fundamentalista doente!
Há quem acuse o Amorinho de ser casmurro, de não ver o óbvio, mas fazem igual… Cenas!
Na Liga 2 e na Liga 3, tirando as equipas B, por razões óbvias, nenhuma outra equipa está preocupada com a idade do plantel ser jovem.
Tentam fazer planteis com experiência e qualidade, sendo que a experiência vem de jogadores de 25 anos para cima, e a qualidade não tem idade mas é mais consistente em jogadores também de 25 anos para cima.
Nas idades de formação que aqui se falam – dos 17 aos 22 anos – cada ano a mais acrescenta consistência, acrescenta qualidade, acrescenta perceber melhor o jogo, acrescenta poder físico, etc..
Dizer que é irrelevante ter uma média de idades de 18 anos ou de 22 anos, desculpem, é não perceber do que se fala. É, exagerando, dizer que tanto faz os jogadores terem 2 pernas ou uma só! É esse o nível do disparate!
Uma coisa que não foi focada no texto foi o tempo de trabalho que as equipas B levam, e o tempo de processo que os clubes levam no seu projecto de formação.
O Sporting mudou a sua maneira de abordar a formação em 19/20 – 1ª época onde se começou esta fase da formação. Quer o Benfic@, quer o Porto, nessa época já levavam mais de 10 anos no seu método de formação – que, como se sabe, são diferentes!
Temos 4 anos desta nova abordagem à formação.
4 anos onde se varreram cerca de 60 jogadores dos Sub19 e Sub23 de 18/19, e onde foi preciso meter cerca de 75 jogadores no conjunto de 3 equipas – Sub19, sub23 e equipa B. É um processo e leva tempo – foi o que aconteceu. Em 22/23, o 4º ano, já ninguém restava desses 60 jogadores – levou 3 anos a limpar os planteis, a uma média de 20 jogadores por ano – o que são muitos! Mas mais difícil que a limpeza – que não é fácil, porque há contratos, é depois preencher 3 planteis – 25 ou mais jogadores por plantel – do nada, sendo que uns quantos vêm dos Sub17, mas são isso mesmo, uns quantos, que nem 1 plantel completo é!
Quer “haters”, quer “focas”, ignoram tudo isto. Esta merda não interessa para nada, porque no mundo onde vivem tudo se resolve com o toque da sua “varinha mágica” e é instantâneo. É pessoal que vive no mundo do instantâneo e das maravilhas… Amigos da Alice, portanto!
Em 22/23, para mim, ainda não era possível ter boas equipas em todos os escalões mais altos – equipa B, Sub23 e Sub19. E isso é fácil de ver quando se tem uma equipa B cheia de Sub19. Equipa B, Sub23 e Sub19 jogam com jovens Suba19, Sub18 e Sub17… porque não há mais velhos para meter.
Sim, é opção do Sporting, como diz o Tiago, mas é opção porque os que lá andavam com 20, 21 e 22 anos, já se tinha percebido que não eram nada de especial, que não teriam futuro no Clube, e decidiu-se prescindir deles – e na minha opinião, muito bem.
Eu compreendo que é questionável este caminho.
Há quem goste. Há quem discorde.
Não se pode é dizer que não presta, porque é isto que o Ajax faz há décadas, com sucesso, e é isto que o Benfic@ faz há quase 2 décadas, também com sucesso. Portanto funciona. Tem vantagens, terá desvantagens também, porque nada é perfeito.
O Benfic@ demorou 5 a 6 anos a estabilizar a formação neste padrão de formação. Nós vamos levar o mesmo, pelo que só em 24/25 teremos a formação já com tempo de estar estabilizada e todas as equipas equilibradas a a trabalhar no projecto como se quer – com planteis mais fixos e uma rotação de alguns jogadores mais pontual. A partir daí logo se vê se há evolução ou não.
O treinador dos Sub23 da época passada sempre me pareceu fraco.
O da equipa B, o gajo do nome esquisito, não me parece fraco, mas também não sei se é muito bom. Não tenho grande opinião do seu trabalho, mas reconheço que tem sempre muita dificuldade em ter um plantel estável, que dê para trabalhar em profundidade e com tempo.
Era um treinador com algum nome na formação antes de vir para o Sporting. Com certeza não passou a ser mau porque veio para cá… a não ser para “haters” e “focas”, claro! Tudo o que é Sporting do Varandas é uma merda. Já se sabe isso!
A época passada (21/22) ganhámos 2 dos 3 campeonatos da formação. E com uma limpeza tal que quer o Porto Canal, quer, incrivelmente, a BTV assumiram a nossa superioridade e a qualidade dessas nossas 2 equipas.
Não éramos os maiores por causa disso – nem para os “haters” e para as “focas”, que ignoraram o assunto com um singelo “parabéns”. Também não somos os piores agora, por muito que esses grupinhos lancem essa propaganda!
Não foi uma boa época da formação, porque na realidade não estivemos envolvidos na luta pelos campeonatos – que na minha opinião não é o principal da formação – mas também não foi uma má época.
Aliás, se alguma coisa escapou à má época do Futebol, foi a formação.
Finalmente, e para acabar, o facto de se trabalhar bem na formação não mete obrigatoriamente jogadores no plantel principal, porque há factores como a “qualidade do jogador” e como o “desempenho do jogador” que estão muito mais dependentes dos próprios jogadores do que do trabalho que se faz na Academia.
E um exemplo claro disso, para mim, é o Rodrigo Ribeiro, a quem toda a gente aponta potencial, muito boas qualidades, e depois o que se tem visto é que o gajo falta-lhe completamente a competitividade necessária para se poder afirmar inequivocamente.
Vão dizer alguns que, isso compete ao Sporting dar-lhe, transformar-lo, trabalhá-lo, etc… Pois, vocês não querem perceber algumas coisas que me parecem óbvias mas os outros, porque lhes explicam que precisam de ser mais competitivos, mudam logo… Muda quem quer, aprende quem quer, é exigente quem quer, esforça-se quem quer, é honesto quem quer. Há cenas que, ou queremos, ou não é muito relevante se nos dizem a toda a hora. Tudo isto, requer compromisso, principalmente consigo próprio, e dá trabalho, e requer disciplina. E há quem não esteja disposto a isso, e não é o Sporting, o Benfic@, o Porto, eu ou vocês, que os vamos mudar!
27 Junho, 2023 at 14:15
Boa Miguel.
Algumas coisas que não concordo, mas no global estou de acordo.
27 Junho, 2023 at 14:36
“Pois, reconhecer a verdade é fodido para quem vive uma realidade paralela!
Meu caro, o “para mim” vale bola.
Porque eu chego aqui e boto “para mim” em tudo o que escrevo e passa a ser verdade?”
“Em 22/23, para mim, ainda não era possível ter boas equipas em todos os escalões mais altos –”
Vou citar o que disseste ontem que serve na perfeição.
Hoje podes meter o para mim no mesmo sitio onde disseste para colocar o meu.
Usas os teus próprios critérios para definir uma má época ou uma boa época.
O que tu dizes são achismos.
Achismos e incoerências.
Tudo espremido o que dizes é uma mão cheia de nada.
Tu dizes uma coisa e o seu contrário.
“Eu compreendo que é questionável este caminho.
Há quem goste. Há quem discorde.”
Mas depois acusas os outros de haters.
Também os outros te podem acusar do mesmo.
Dá mesmo a entender que tu começas a escrever uma merda, vais lanchar e depois voltas ao assunto e quando se vai a dar por ela nada do que escreves faz sentido.
É muito complicado debater uma ideia contigo quando tu próprio não a tens…
É uma mixórdia de coisas incoerentes…
Isto serve na perfeição para quem disse o que está citado no início do meu comentário.
Falta de respeito pelas opiniões dos outros.
Espero que gostes da desconsideração…
27 Junho, 2023 at 19:18
Claro, Rampante, quando digo “para mim”, saliento exactamente isso, é a minha opinião, não é um facto que não se pode discutir.
Eu aceito que haja quem pense que ao fim de 3 anos já se podia ter equipas fantásticas nos Sub19, nos Sub23 e na equipa B. “EU” não vejo como, a não ser que investisses vários M€ a ir bucar 10 ou 15 gajos muito bons de 19, 20, 21 e 22 anos…
O que eu digo tem por base os números que o autor do post colocou aqui à disposição de todos. O que eu digo vem na consequência do que venho dizendo da formação há 2 ou 3 anos. O que eu digo tem um raciocínio lógico por trás, concorde-se com ele ou não. O que eu digo tem também base no que o Benfic@ fez, quando iniciou o mesmo processo que nós agora passamos.
O que eu digo, tem também base no facto de termos ganho 2 em 3 o ano passado e isso valer zero para pessoas como tu, e para todas as focas que te acompanham.
O que tu dizes não é desconsideração nenhuma, Rampante.
Se era isso que tinhas em mente, olha, falhaste redondamente.
O que tu dizes é só uma justificação para teres razão e para eu não ter razão, baseada em coisa nenhuma porque nem percebeste algumas coisas – como o “para mim”, que não fale de nada quando se fala de factos, e que vale tudo quando se fala de opinião.
Por isso, Rampante, o que te dá a entender, eu até compreendo… Não dominando o entendimento do português, fica complicado – e não falo do facto de uma pessoa se precipitar e ler interpretando mal a coisa, que pode acontecer a toda a gente, especialmente se vem aqui num saltinho responder a alguma coisa. Falo de coisas básicas como a que expliquei acima, onde num caso o “para mim” é irrelevante, e noutro o “para mim” é absolutamente relevante e dá todo um contexto diferente ao que se está a exprimir!
Tu dizeres “para mim o céu é verde”, faz do “para mim” um zero, porque o facto é que é azul! Para ti ser verde, é um problema teu!
Tu dizeres “para mim o Bragança é melhor que o Ugarte”, faz o “para mim” ser relevante, porque estás a mostrar que é a tua opinião numa situação que é discutível.
E o facto de tu, e muita boa alminha aqui ter dificuldade com a interpretação da própria língua, o português, é um problema vosso. Estudassem.
Há uma diferença substancial entre discutir factos e discutir opiniões.
E como vocês dão opiniões como quem fala de factos – que é um erro básico de interpretação! – acham que eu dou opiniões como quem fala de factos, igual a vocês – e eu não faço isso porque sei distinguir uma coisa da outra – por muito que esteja convicto da minha opinião, é sempre uma opinião!
27 Junho, 2023 at 19:48
Quero deixar aqui bem claro que quando comento a tua dificuldade em entender algumas nuances do português não o faço com o sentido de te rebaixar ou de te chamar estúpido, ou lá o que seja.
Faço no sentido que me parece isso, e que vejo isso em muita gente, incluindo muita gente que me é próxima. Para mim é um facto que há muita gente que é limitada na língua, e nem sequer digo que eu não sou, porque ao pé de outras pessoas, também sou.
Quero que fique bem claro que não há qualquer intenção de te rebaixar, ou algo do género
28 Junho, 2023 at 8:55
Esse é o teu maior problema.
É achares que o problema está apenas nos outros.
O que tu falas em raciocínio lógico e boa expressão em português é imediatamente contrariado nas tuas incoerências gritantes.
É como digo.
Até parece que escreves um parágrafo antes do almoço e outro depois.
Um almoço bem regado diga-se….
27 Junho, 2023 at 15:28
Desculpa a minha ignorância mas podes explicar o que é que fazíamos tão mal antes de 2019 e passamos a fazer bem? Para mim é estranho porque formamos sempre tantos belíssimos jogadores e agora sou informado que afinal fazíamos tudo mal.
“O Sporting mudou a sua maneira de abordar a formação em 19/20 – 1ª época onde se começou esta fase da formação.”
“Não se pode é dizer que não presta, porque é isto que o Ajax faz há décadas, com sucesso, e é isto que o Benfic@ faz há quase 2 décadas, também com sucesso. Portanto funciona. Tem vantagens, terá desvantagens também, porque nada é perfeito.”
27 Junho, 2023 at 15:36
Porra, para já começaste a ter uma equipa B. Antes andavas a competir apenas com os sub-23…. numa competição que nem sabemos para que serve muito bem.
Depois há todo um processo. Joga tudo acima do escalão que lhe corresponde, ficando os mais promissores sub-19 e sub-20 no máximo a jogar na Equipa B, sendo que em média teria uns 4/5 que vão tendo oportunidades na equipa principal.
Há muito mais putos com 17/18/19 anos a ter minutos na equipa principal. O principal filtro estará aqui.
Tudo o que tem idades de 21 anos para cima, já não joga no Sporting.
Antes tinhas puto promissores com 19/20 anos (olha o Demiral e o Domingos Duarte, por exemplo) que nem 1 minuto tinham na equipa principal.
Agora, se me disserem, se houve grandes diferenças por exemplo no ano passado. Aqui tinha que reconhecer que não houve.
Todos os putos a quem demos oportunidades, não estavam preparados para as assumir. Talvez por ainda serem muito putos, não sei.
Mas este ano esta aposta tem que trazer resultados visiveis
27 Junho, 2023 at 15:44
“Todos os putos a quem demos oportunidades, não estavam preparados para as assumir. ” Depende do que queiras dizer com oportunidades. Sabes que por o Mateus Fernandes e o Essugo a jogar na Taça da Liga não é propriamente uma oportunidade, jogaram porque os titulares estavam no Mundial e não havia mais ninguém. Oportunidade, para mim (porque é um conceito diferente para todos), é ser opção todos os jogos para substituir um titular quando o jogo já não exija que o titular esteja em campo ou em caso de lesão… Queres que te diga quem é que teve as maiores oportunidades para jogar a médio quando o Morita ou o Ugarte saiam? O Pote… Por isso dizer que tiveram oportunidades e não se assumiram por falta de preparação ou qualidade, parece um bocado injusto, quando nunca eram 2as escolhas, eram sempre 3a ou 4as, o que para putos com qualidade é cortar um bocado as pernas.
É o mesmo que dizer que o Mattheus Oliveira teve oportunidades com o JJ, joga 45min contra o Porto e depois só volta a calçar passado 3/4 meses… Isso não é nada.
27 Junho, 2023 at 15:50
Matheus Pereira…
Sim, talvez houve ali alguma intermitência, até pq foi preciso garantir a manutenção da Equipa B a uma certa altura.
Mas eu não encontro em muitos clubes, incluido o Sporting, putos com 17-18 anos a terem 400/500 minutos de equipa sénior principal (Mesmo sendo a maioria numa Taça da Liga) e mais não sei quantos numa equipa B (que não deixa de ser competição sénior). Estes minutos não podem ser desvalorizados.
E daquilo que vi, não foi uma evolução ou prestação individual que mostrasse grande coisa….
27 Junho, 2023 at 16:03
Mas quem é que tem 400min no Sporting com 17/18 anos? O Mateus Fernandes nem 300min tem. O Essugo, teve a lesão mas nunca devia de ter jogado nos B sequer. O meu problema este ano, é o contexto. O Sporting tinha um vazio enorme de qualidade no meio campo. Haviam 2 titulares e não havia mais ninguém. Naturalmente apareceu espaço para subir 1 ou 2 jovens e encurtar a sua “formação”. O que foi feito? Foi-se buscar o Sotiris, deu merda, e sempre que houve oportunidade para que um deles assumisse esse espaço era tapado pelo Pote que fazia muito mais falta lá à frente.
Parte do problema é achar que um puto de 18 anos para ter reais oportunidades precisa de fazer 45min de alto nível sem erros, mas depois temos o esterco ambulante do Artur a não fazer nada durante 5 jogos seguidos e mesmo assim a ser sempre opção, muitas vezes em detrimento de alguém com mais qualidade.
Lá está, se a bitola de formação é o Ajax então temos de comer muita sopinha, porque eles lidam bem em ficar em 3º ou 4º mas a porem constantemente putos de 20 anos e darem-lhes 20/30 jogos para eles crescerem.
27 Junho, 2023 at 19:52
O contexto este ano foi mau a partir do momento em que venderam o Matheus e não era suposto ter vendido.
Daí para a frente foi só trabalhar sobre o joelho, quer da parte da Direcção, quer da parte do Amorim, e ambos fizeram muito mais merda do que tomaram opções correctas.
E isto já vem, na minha opinião, no facto de num clube sério, estariam preparados para substituir o Matheus ou quem fosse, em 1 ou 2 dias, ou no próprio dia. E tinham zero feito sobre isso, o que é absolutamente inaceitável e inconcebível!
27 Junho, 2023 at 16:52
500 minutos….Outra vez o mentiroso encartado a ser apanhado.
E o Tanlongo e o Soitirius também se enquadram nas oportunidades aos jogadores da Academia?
Esfrega com mais força…
27 Junho, 2023 at 15:36
Provavelmente a prospeção é feita mais cedo. Ou seja, em vez de teres gajos como o Tomás Silva a ir para a B com 20 anos, tens gajos tipo o Afonso Moreira que vai para a B com 17/18. Parece pouca a diferença, mas é muito provavelmente crucial nestas alturas.
Se isto por si só é algo revolucionário, não é, aliás para mim não é grande coisa, o mau é não ter acontecido antes. Mas esta mudança de paradigma levanta outro problema que é a existência dos sub23. Se antes os sub23 serviam para os jogadores de 17/18, e os de 20 iam para a B, agora que se começa já a utilizar 17/18 na B, não faz sentido ter sobras nos sub23.
27 Junho, 2023 at 19:43
Percebo o teu raciocínio mas não estou de acordo.
Pega no caso do Muniz, que começou 22/23 no plantel Sub23 – é Sub19 – e que mudou para a Equipa B a meio da época.
O Muniz era um gajo certinho mas pouco mais que isso. Alguma qualidade. Podia jogar perfeitamente nos Sub19 mas eu acho que não o ia puxar no que lhe faltava. Portanto, era um gajo para jogar acima dos Sub19, para poder evoluir mais rápido.
Mas não acho que estivesse pronto para entrar na Equipa B, onde o jogo tem mais físico e é mais rápido, e requer mais matreirice. Acho que na B se ia espalhar, e espalhando-se na B podia quebrar a sua evolução.
Assim, fez o que tinha a fazer nos Sub23, em 6 meses, e depois foi acabar essa parte da evolução na Equipa B, num contexto mais complicado.
Sem os Sub23, a evolução do Muniz – que para mim foi muito assinalável – este ano não teria sido tão boa, na minha opinião!
27 Junho, 2023 at 15:40
Acredita que não estou a ser irónico, mas tenho dificuldade em perceber o que faziamos tão mal quando formamos 2 gerações da espinha da selecção nacional, quando formamos dezenas de grandes jogadores que jogaram nas melhores ligas do mundo
O que mudou em 2019 que fazíamos tão mal e que passamos a fazer bem como o ajax e o SLB faziam há 20 anos? Agora dão Metefetamina? Treinam com coletes digitais?
Mais uma vez desculpa a minha ignorância se existe uma fórmula incrível que eu desconhecia e que mudou radicalmente tudo, porque o que eu vejo é exactamente o contrário do que tu afirmas. Durante anos pusemos dezenas de jogadores da nossa formação na selecção e hoje em dia não tens quase nenhum e já passaram 4 anos desde essa grande epifania.
27 Junho, 2023 at 15:44
E é assim, acredito que pela Direção da altura talvez não houvesse essa intenção… de deixar apostar na formação.
Mas ao escolher o treinador de então primeiro por duas épocas e dps ao renovar por mais 1 ano, já todos sabiamos que a prioridade nesses 3 anos não iria ser a formação.
27 Junho, 2023 at 15:53
Pah faz assim, vais ao ZeroZero, vês a equipa do Ajax, escolhes uns 4 ou 5 gajos a rondar os 20 anos e tens mais ou menos uma ideia geral de como trabalham. Têm 20/30 jogos na B, se têm qualidade sobem para a A, são integrados com jogos, muitos fazem 10/20 jogos na época de subida (oportunidade) e no ano seguinte a sua utilização dispara. Foi assim com o Timber, De Ligt, Rensch, agora com o Taylor…
Se o Sporting faz isto? Não, acho que nem perto, mas parece estar a dar os paços para. Se funciona sempre? Claro que não, é ver o que o Ajax fez esta época. Mas a longo prazo trás muito mais frutos do que a subida esporádica com base em fezada que se tem feito no Sporting onde só putos realmente bons calçam (tipo Nuno Mendes e Inácio) ou depois de retardarmos o crescimento com empréstimos sucessivos.
27 Junho, 2023 at 16:50
Mas então foi isso que se passou a fazer desde 2019? Jogam na B e saltam para a A depois de 30/40 jogos?
Esta pergunta é sem malícia, apenas perceber que conceito é esse tão radical que foi adoptado em 2019.
27 Junho, 2023 at 16:52
Nenhum. Foi areia e uns chavões atirados para o ar.
O resultado está à vista.
27 Junho, 2023 at 22:35
Mais merda… 🙁
27 Junho, 2023 at 22:47
Rodrigo, o Porto faz como sempre fez, e como nós faziamos antes de 2019. O Benfic@ faz diferente, não me lembro desde quando, mas há mais de 10 anos, e nós agora fazemos como eles.
O Porto tem os putos, na generalidade, a competir na idade certa. Um ou outro mais talentosos, como sempre aconteceu neste tipo de método, joga acima do escalão – mas são as excepções.
O Benfic@ e o Sporting, especialmente a partir dos Sub17, já mete os putos a competir nos escalões acima.
Nos Sub17 já tens muitos Sub15, nos Sub19 tens muita gente Sub17 e na equipa B e Sub23 tens quase tudo Sub19 mas até tens um ou outro Sub17.
No sistema do Porto, dão mais tempo aos miúdos maturarem, digamos assim, em cada escalão.
No sistema do Benfic@, puxam pelos miúdos ao colocá-los a competir em contextos mais complicados, contra jogadores mais velhos e mais fortes fisicamente.
Principalmente no nosso meio competitivo da formação, onde a primeira fase é uma brincadeira, tal a diferença de nível dos melhores clubes para os outros, eu gosto mais como Benfic@ e Sporting fazem – que é do género do que o Ajax faz há décadas e é por isso que aparecem tantos gajos de 18 e 19 anos a dar cartas na equipa principal! Mas o Ajax leva décadas disto… Não leva 4 anos nem 10 ou 15!
Agora, ambos os sistemas funcionam. Num aceleram-se umas valências e no outro cimentam-se outras.
Depois há todo o resto de factores, como se treinam com intensidade, se são fortes nos treinos especificos de cada posição, se trabalham a parte física como deve ser, etc.
Não é só escolher um sistema de desenvolvimento. Há todo um trabalho que está associado, quer num sistema, quer no outro!
27 Junho, 2023 at 19:27
Cum caralho…
Mas alguém disse qua faziamos mal?
Leste aqui eu a dizer que antes era uma merda e que agora é que está bem?
Já não disse aqui, à exaustão, que na minha opinião tanto o método do Benfic@ serve para a formação, como o método do Porto serve para a formação.
Ambos têm coisas positivas e outras menos positivas. Um método valoriza mais umas coisas e o outro valoriza mais outras.
Eu, porque sou um fã do Ajax desde o final dos anos 70, e tenho acompanhado o que fazem, gosto mais do método que adoptámos em 2019! Mas não digo que o outro é mau.
E isto é uma merda que repito aqui constantemente, e vocês insistem na mesma merda a toda a hora.
Não é factual que o método que o Benfic@ usa em relação ao Porto, seja melhor e dê mais resultado. Mas é minha opinião que eu prefiro esse ao do Porto, que é o que tínhamos antes.
27 Junho, 2023 at 22:42
“Mas alguém disse qua faziamos mal?”
“Temos 4 anos desta nova abordagem à formação.
4 anos onde se VARRERAM cerca de 60 jogadores dos Sub19 e Sub23 de 18/19, e onde foi preciso meter cerca de 75 jogadores no conjunto de 3 equipas – Sub19, sub23 e equipa B. É um processo e leva tempo – foi o que aconteceu. Em 22/23, o 4º ano, já ninguém restava desses 60 jogadores – levou 3 anos a LIMPAR os planteis, a uma média de 20 jogadores por ano – o que são muitos! Mas mais difícil que a LIMPEZA”
Se o assunto não fossem jogadores pensaria que estávamos a falar de lixo.
Aquilo que chamas limpeza é a orden natural das coisas, avaliar os jogadores que chegam a seniores, emprestar, vender ou dispensar jogadores e promover os jogadores que vêm a seguir como Luis Maximiniano, Nuno Mendes, Quaresma, Tiago Tomás, Afonso Moreira, Diogo Travassos, Dario Essugo e Mateus Fernandes.
Esta malta já estava na Academia e no caso dos primeiros a VERDADEIRA PÁZADA foi feito por Amorim aos “craques” contratados pelo especialista que eram muito melhor que o Palhinha, que por Varandas ainda estaria a correr no pinhal.
O projecto do Miguel Cal e do Farinha foi uma análise feita à outras equipas expoentes na formação como as holandesas.
Outra treta é o formar com ADN de leão. ADN de leão têm Joelson e Isnabá Mané que ainda o doutor fazia massagens, já traziam prémios de melhores jogadores do Torneio da Pontinha.
O que hoje temos são jovens sub-18 que vêm para o Sporting oriundos do Belenenses, Estoril, Famalicão, Porto, Benfica, Gil Vicente, dos Palope e paises africanos, tal como acontece nos rivais. Gonçalo Esteves e Marco Cruz terão tanto ADN de leão quanto o Pinto da Costa…
Por último dizer que se daqui a alguns anos dos 75 jogadores que hoje compõem os juniores, os sub-19 e a B não surgirem nenhum Gelson Martins, Palhinha, Nuno Mendes ou Rafael Leão, isso não significa que o actual processo não resultou e foi um falhanço pois existem outros fatores determinantes na fase final e de transição de um jogador para senior como a qualidade dos mesmos e capacidade mental, a qualidade dos treinadores da formação, as oportunidades na equipa principal, a análise cuidada dos empréstimos para não termos putos com oportunidades zero, a desmotivar e a desvalorizar em clubes a lutar pela manutenção, etc, etc.
No fundo o que era feito antes mas com uma “embalagem” moderna e um carimbo de “projeto”…
27 Junho, 2023 at 23:00
“Se o assunto não fossem jogadores pensaria que estávamos a falar de lixo.”
Tu interpretas como quiseres. Eu sei o que quis dizer, e o que quis dizer é que tens de “limpar” o espaço onde estão jogadores que não te interessam, para que possas lá colocar jogadores que te interessam.
É simples.
Ler as coisas sem merdas pré-concebidas na cabeça ajuda a que se entenda melhor um debate de ideias assim, escrito na net. Se não, só falando pessoalmente, e tu estás no Porto e eu em Lisboa…
Não vou mais entrar no debate, porque tu foges sempre da questão, e a questão eram SÓ os Sub19 e Sub23 da época 18/19, nomeadamente os que lá estavam em Outubro – porque, por exemplo, o Matheus Nunes acabou a época nos Sub23 mas entrou no Sporting em Janeiro de 2019, pelo que em Outubro de 2018 não estava lá!
Como eu digo, não é só o sistema de formação que conta.
Isso está explicado numa resposta a uma pergunta do Rodrigo, que quis perceber algo que gajos como os Xupas e os 10up estão a cagar!
O Sporting tem 4 anos deste sistema.
Antes trabalhava na formação com o sistema que o Porto mantém. Não formou bons jogadores na mesma? Claro que formou.
Mas eu defendo este método porque, por exemplo, acho que um gajo como o Adrien poderia ter sido aproveitado logo na equipa A aos 20/21 em vez de só na época em que fez 24 ter sido aproveitado!
E eu acho que isto é uma grande mais valia para o Clube, porque permite ter 2 ou 3 anos de bom rendimento desportivo e vender os gajos aos 23, 24, em vez de aos 26 ou 27.
Mas, como digo, não é só isto que conta!
28 Junho, 2023 at 9:23
Adrien foi aproveitado mais tarde no Sporting pela mesma razão de Palhinha e de muitos no presente e futuro: falta de aposta.
Aquilo que vais ter são mais jogadores preparados mas não necessariamente craques. Até pode suceder de nenhum nunca chegar a ser titular na equipa principal e ser vendido após uns “testes” com percentagem do passe.
Pouco interessa se o leque de escolhas for hoje maior se apenas quando entra um novo treinador a promoção é feita porque só encontra cepos no plantel, e até ter dinheiro para gastar em aquisições.
E verdadeiramente não vejo hoje craques como Quaresma, Ronaldo, Nani, Figo, Palhinha, ou Nuno Mendes que foram “criados” pelo “método dos colchões” de Aurélio Pereira.
Vão surgir bons jogadores como surgiram sempre.
28 Junho, 2023 at 1:03
Não estar na luta por nenhum título nacional na formação, incluindo uma equipa B que não conseguiu lutar pela subida, levanta, obviamente, muitas dívidas se este processo chegará a bom porto.
Vamos todos acreditar que pelo facto de miúdos com talento serem sujeitos a um estímulo competitivo maior, tem maiores hipóteses de chegar aos A e acrescentar. É que o reverso da medalha é o Sporting estar a desinvestir da formação e a forma encontrada de mascarar isso é a desculpa da idade.
Os tempo o dirá. Espero obviamente que isto resulte.
27 Junho, 2023 at 15:13
Ainda não percebi qual a lógica dos sub 23 senão para ganhar comissões. A B tem de dar jogadores para a A. Se estes jogadores com esta idade não conseguem entrar na A é porque não são bons, mas no caso do Sporting tem muita a ver como o RA gere a formação. Ele completamente despreza a formação. Está a dar cabo dos rapazes. Aposta é como ele fez com o Matheus Nunes, que foi entrando aos poucos até ser capaz de ser titular e não meter a jogar a titular em jogos da liga dos campeões. Quando um joga bem nunca mais o chama para não ter que tirar os “seus” jogadores.
27 Junho, 2023 at 19:35
Gajos como o Adrien ou o Cedric, ou o William, que entraram mais tarde, nunca teriam hipótese com o que dizes…
A época em que o Adrien se afirma, na Académica, é com 23 anos.
A fazer o que dizes, tinhas descartado o gajo pelo menos 2 épocas antes, aos 21, porque ainda não se tinha afirmado.
Tinhas prescindido de um jogador acima da média – não fabuloso mas acima da média – que provavelmente teria ido parar ao Porto, que bem tentaram contratá-lo várias vezes!
27 Junho, 2023 at 20:49
Pois hoje despacharam o Lamarana Jallow que quando chegou a Academia vinha rotulado de promissor e diferenciado.
O mesmo com Renato Veiga e Tiago Santos.
Não esperaram até os jogadores yerem 23 anos, não deram oportunidades na equipa principal, usaram-nos como moeda de troca ou para mais alguns milhões para o próximo Sotiris e Rochinhas…
27 Junho, 2023 at 22:34
Pois, há esse problema.
Acho que tentam minorar isso com partilha dos passes a 50% e um valor de recompra!
27 Junho, 2023 at 20:33
Eu não sou da opinião que se fazia tudo mal na formação na anterior direção.
Houve alguns retrocessos sim ou então mau planeamento do futebol do clube, do processo de passagem dos Juniores para o futebol sénior.
A descida da equipa B.
Os vários jogadores duvidosos que chegaram para essa mesma equipa.
O mercado com MS, o 2º ano de JJ, foram um retrocesso em muitas carreiras promissoras que por ali andavam.
Domingos Duarte, Iuri, Matheus P., Geraldes, Palhinha, o próprio Esgaio que carregava a equipa B, Rafael Leão e entre outros num degrau mais abaixo, foram se perdendo em faltas de oportunidades/empréstimos consecutivos.
Isto vai bater sempre na estadia de JJ, que a partir do 2º ano, foi secando tudo á sua volta.
Mas da mesma maneira que o que enumerei em cima foi um “retrocesso”, esta 3º época do Amorim não foge muito.
Um retrocesso no excelente trabalho que vinha sendo feito.
Muitos equívocos e apostas falhadas.
A formação está bem viva e recomenda-se neste momento, continuamos a ter boas perspetivas para subir ao plantel e esta pré-época espero já ver uma volta á normalidade da estrutura montada por RA.
João Muniz e Afonso Moreira, serão os primeiros.
Mas para mim o Chermiti vai se destacar esta época.
Como sempre é esperar para ver.
27 Junho, 2023 at 20:59
Não subscrevendo 100%, subscrevo a generalidade.
Onde me parece que falharás redondamente é no Chermiti… Ou tu, ou eu! 😀 😀 😀
27 Junho, 2023 at 21:16
É uma aposta pessoal no Chermiti
27 Junho, 2023 at 21:20
Eu também acredito que Chermitti possa vor a ser importante se tiver oportunidades.
O que acredito menos é nessas oportunidades com Paulinho, Gyoqueres e Trincão…
27 Junho, 2023 at 21:33
Ora aí está.
Se Gyokeres vier, Chermiti não vai ter oportunidades.
Porque a luta vai ser , Paulinho e Gyokeres.
Chermiti vai ver ou ter oportunidades por um binóculo.
Chermiti é aproveitar para mostrar serviço na B, e mentalizar-se para isso, porque se se mentalizar para isso, o seu rendimento na B será maior, até porque com a idade que tem, está bem a tempo de evoluir.
Deve estar motivado, mesmo que a opção seja a B, se não estiver, será pior para ele. Tem uma idade muito boa para ter calma com desilusões. Além disso, acho que terá que fazer um trabalho de aumento de volume muscular, precisa disso, e este tempo, pode-o ajudar.
28 Junho, 2023 at 0:08
Tantos números pomposos para justificar a falta de investimento na formação.
Não tocamos no bilas em escalão nenhum de formação!
A equipa B está onde está porque o investimento numa liga 2 e 4x mais elevado do que na liga dos últimos, liga 3.
A par com o que se passa na equipa A, trata-se de um planeamento deprimente da direção do clube no que toca ao futebol.
Não são só jogadores que é necessário, existe uma estrutura de apoio que tem de ser bem remunerada para ter os melhores.
Deixo um exemplo.
Um observador de miúdos na zona de Lisboa, ganha a gasolina que gasta nos fim-de-semana que observa e 2 convites para assistir aos jogos em casa da equipa principal.
Querem o quê? Xuxas?
A mesma função nos lampilhas , é compensada em termos monetários pelo nível que o jogador possa ter com os anos que vai passando na formação, roupa alusiva ao clube e 4 bilhetes para o futebol e modalidades.
Na base já começamos mal e á medida que vai avançando nos escalões até a B é a mesma merda.
A liga 3 é fraca e não dá andamento aos putos.
A Liga 2 devia ser uma realidade para ter miúdos mais bem preparados para entrar na liga 1.
Deveriam investir mais para colher mais.
SL
28 Junho, 2023 at 0:44
Comentário interessante!
Se é assim no Sporting, como dizes, que tratam os olheiros, estou de acordo contigo.
Acho é que tu não entendes que tendo sempre o estádio lotado, fica difícil oferecer bilhetes… 😉
O facto da Liga 2 implicar 4 x o investimento da Liga 3, para nós é irrelevante, porque vamos a jogo com quem estiver na formação. Não andamos a contratar gajos de 25 ou 28 anos para termos uma boa equipa.
Parece-me que este argumento não tem muito cabimento aqui, para dizer mal!
O planeamento da equipa A é uma coisa.
O que estão a fazer na formação segue uma lógica, com a qual podes não concordar, e leva o seu tempo a ter estabilidade – e não me vou repetir quanto a isso, porque é procurares um dos meus comentários onde digo o que penso.
Do meu ponto de vista, concorde-se ou não com o modelo, há uma linha e estão a seguir essa linha.
Se falta gente mais competente, ou se falta mais gente, não sei dizer. Só posso opinar que acho que têm demonstrado alguma preocupação aqui e que parece-me, é a minha opinião, que procuram melhorar.
Se o fazem bem, não sei.
Aceito na boa que possas ter razão.
Concordo que a Liga 3 é mais fraca que a Liga 2 – estranho era que não fosse!
Não concordo que não dê andamento aos putos. Claro que dá andamento, porque se estivessem nos Sub19, que é a idade deles, o andamento que precisavam era inferior. Na Liga 3 têm de dar muito mais “ao pedal” e um dos problemas que este ano tiveram, que os fez perder muitos pontos, foi exactamente falta “de pedalagem”. Agora imagina o que seria esta equipa na Liga 2!
Portanto, aqui, discordo de ti.
Mas concordo que o objectivo tem de ser a Liga 2, e para isso precisam subir o nível um bom pedaço!
Para mim, o investir mais resume-se a 2 coisas:
a) trazer os melhores talentos em Portugal, e alguns estrangeiros.
b) ter gente capaz ao serviço da formação – os melhores possíveis!
28 Junho, 2023 at 1:09
A questão do desinvestimento é central aqui. A idade não pode ser usada para mascarar desinvestimento.
Quanto ao facto da liga 3 não ser adequada… Não tenho as mesmas certezas. Há muitos anos o Sporting teve uma super equipa na 2aB e não veio mal nenhum ao mundo, alguns foram até dos melhores jogadores Portugueses.