Cherba, espero que não te importes mas faço copy/paste do que escrevi no outro lado.
“Faz-me muita impressão ver tanta gente passar ao lado do que é um clube desportivo e, mesmo assim, comentar.
Perdemos um dos poucos bons jogadores que temos. Quando assim é, que seja por muito dinheiro mas sempre com outro jogador (tão bom ou melhor) já pronto para o substituír.
Tendo em conta a premissa anterior temos que:
Ponto 1 – as clausulas de rescisão devem ser altas para isto mesmo: se é para vender, que seja o Sporting a controlar o valor da venda e, no caso de não querer vender mas ele saír na mesma (porque batem a clausula), que seja por um balúrdio. Infelizmente acho que as clausulas dos nossos jogadores estão, no mercado actual, abaixo dos valores do que deviam estar (todos os jogadores);
Ponto 2 – no caso de saída do Acuña (titular indiscutível enquanto por cá esteve) já tínhamos um gajo melhor do que ele alinhavado para titular (Nuno Mendes) e o suplente continuava a ser de um nível interessante (Nuno Santos). Podíamos ter recebido bem mais dinheiro pelo Acuña, mas desportivamente estávamos protegidos – pena que, daí para a frente, em todas as vendas feitas ficámos sempre pior desportivamente e, financeiramente, nunca chegámos a valores mais altos que podíamos receber nas vendas;
Ponto 3 – juntando ambos (parte desportiva e financeira) este é mais um mau negócio, novamente – porque a clausula é baixa (deveria estar sempre dos 100 milhões para cima para maior controlo por parte do clube) e porque quem o vai substituír é uma incognita (não só não se sabe quem será como provavelmente iremos contratar por contratar, para calar os sócios).
A única coisa “boa” deste negócio é que foi pelo valor da cláusula, que é para isso que existe (controlo do clube maior) – tudo o resto (o valor, a parte desportiva, a parte humana perdida) é novamente mau.
Farto de sanguessugas que mandam e burros que os apoiam no meu clube.”
Penso que a ideia de ir buscar o Tanlongo era precisamente para substituir o Ugarte. Veremos se tem qualidade. Para mim mais grave foi a saída do Matheus Nunes, Morita continua a ser muito curto para titular de um candidato ao título…
Está quase! Ou não que o Ruizinho dos túneis agora é o dono dele e não convém chatear muito os amigos, se o caso ainda fosse com os do Norte ninguém calava o Gago Mental.
Antes demais um abraço de força e melhoras ao nosso amigo Max.
Quanto à venda de Ugarte é a todos os níveis muito boa.
– Compra oportuna, dando-lhe uma época para estar na sombra, jogando muito.
– Comprar 50% do passe e negociar possibilidade de comprar mais percentagem.
– Jogador que esteve 1 época em Portugal e dava nas vistas. Compramos sem precisar de sair para o Braga e para o estrangeiro para percebermos que tinha muita qualidade.
– Clausula interessante.
´- Rendimento desportivo e sai pelo valor da clausula.
Sinceramente quem criticar este negócio é simplesmente que vai sempre dizer mal.
Não vejo Ugarte a ser top mundial, oxalá me engane, porque gosto do gajo. Já o disse que preferia o Palhinha quando saiu ao Ugarte que saiu, mas ainda bem que o PSG não concorda.
Com passivo enorme e dívidas para pagar todo o clube é um entreposto. A importância de controlar minuciosamente as finanças é essa, ter um maior controlo nas vendas e uma menor necessidade de as fazer, mas é sempre preciso vender para equilibrar as contas e por outro lado satisfazer os jogadores. São poucos os gajos que querem fazer 5 ou 6 anos nesta liga de merda, principalmente se forem jovens.
O Sporting é um clube trampolim, não acho vergonhoso reconhece-lo, verdadeiramente vergonhoso é ter um inepto a presidente e a maioria apoia-lo.
Mete-me muita impressão não haver um plano desportivo – ou seja, Ugarte sai (esteja cá 1 ano ou 10 anos) e tem de estar salvaguardado o lugar dele com alguém do mesmo nível ou melhor.
Se é preciso vender, se é escolha própria, se é porque precisamos pagar a luz… no final do dia, a parte desportiva é sempre o mais importante e essa nunca está salvaguardada com esta direcção, independentemente das razões de venda.
Agora, obviamente que ter as contas controladas ajuda a que os negócios sejam melhores. Mas a parte desportiva é sempre a mais importante. Seja clube trampolim ou não.
Não sei se a saída do Ugarte está ou não colmatada. Eu olho para o Morita e vejo-o a fazer a mesma posição com qualidade. Não é o mesmo tipo de jogador, mas é um gajo que quando foi preciso desempenhou bem o papel, e dá outro nível de qualidade a sair. Acho que mais do que substituir o Ugarte, temos ainda de substituir o Mateus Nunes, que na realidade nunca foi substituído.
Discordo, precisamos urgentemente de um médio para o lugar de Ugarte, um 6. Um jogador diferente de Morita e Bragança que são 8 e são quase irmãos gémeos.
Tirando os centrais somos uma equipa de pesos pluma que só quer bola no pé e pouco dados a confronto físico e disputa.
Como não somos o Barcelona do tiki taka isto é meio caminho andado para andarmos em sofrimento.
Palhinha foi o esteio do titulo de há 3 épocas por alguma razão.
O Porto foi campeão com Vitinha e Uribe, o Uribe tem o mesmo corpo que o Morita, pouco mais. O Bragança desempenhou muitas vezes o papel de trinco, o Morita jogou muitas vezes como medio mais defensivo. Uma equipa que controla o jogo como o Sporting quer controlar em 90% dos jogos, precisa muito mais de um médio de transição, e com impacto na criação ofensiva, do que um médio de estanque, que apenas saiba defender. Muitos dos nossos problemas ofensivos, e a incapacidade de bascular o jogo, aconteceram precisamente porque o Ugarte jogava sempre e não o sabia fazer. Num bloco que vai ser muito mais subido do que médio ou baixo, o mais importante é ter um jogador capaz de jogar nos apoios para libertar espaço, e ter capacidade para quebrar linhas com velocidade como fazia o Wendell e depois muito melhor o Mateus. Será ainda mais importante nos jogos em que vamos jogar com o bloco baixo, porque fds o nosso contra ataque era vergonhoso este ano
“do que um médio de estanque, que apenas saiba defender. Muitos dos nossos problemas ofensivos, e a incapacidade de bascular o jogo, aconteceram precisamente porque o Ugarte jogava sempre e não o sabia fazer.”
Ó Fix não precisas de me dizer isso que eu passei uma época a apontar precisamente essas lacunas ofensivas todas ao Ugarte.
Mas eu não disse que temos que ter um jogador que apenas saiba defender, mas temos que ter um jogador que seja bom a defender e que tenha algum á vontade ofensivo, como tinha por exemplo Palhinha!
Palhinha era um monstro defensivamente mas sabia jogar para a frente depois de recuperar a bola, fosse com passes longos e variações de flanco ou fosse usando o físico para galgar alguns metros em posse. Ugarte não sabia fazer isso.
E não compares a capacidade fisica, de luta e de recuperação do Uribe com Morita. São muito diferentes apesar de morfologiamente semelhantes. O Ugarte também não era nenhum bicho largo e alto contudo o que ele fazia defensivamente só ele conseguia.
Continuo a achar que Morita e Bragança são nr 8 para o mesmo lugar e que não jogarão (ou não deviam jogar) muitas vezes simultaneamente.
Precisamos de um 6 de qualidade, tanto defensiva como ofensivamente.
Para não falar que acho Morita curto para titular indiscutivel e Bragança ninguém sabe como vai estar depois de uma lesão daquelas que lhe tirou 1 ano de futebol.
O problema de Varandas está longe de ser as vendas. O Sporting tem vendido nestes últimos anos relativamente bem, diminuindo e muito o fosso anterior para os rivais. E vendendo jogadores que não vinham da sua formação, algo que tirando Slimani não me lembro de outra grande venda extra formação antes de Varandas. As vendas de Matheus Nunes, Porro e Ugarte foram boas. A de Nuno Mendes foi razoável, Palhinha acho que foi pobrezinha, mas a vontade do jogador prevaleceu. Depois as vendas de Wendel, TT, Acuna são vendas interessantes. Ou seja, um clube como o Sporting tem de estar preparado para vender, faz parte. Sempre foi assim. Agora a forma como se contrata é que decide tudo.
Houve boas vendas resultantes de uma consultoria (Antero?Scouting?) que acertou em Pote, Porro, Ugarte e teve a sorte de ter N.Mendes a vir da academia… o problema é que desde 2020/21 não vem ninguém com essa qualidade. Ninguém…
É normal que só te lembres do Slimani porque até 2015 andamos a recuperar da falência, com a prata da casa que viria a sagrar-se campeã da Europa (os Aurelios) e a contar tostões ao mesmo tempo que fazíamos das tripas coração para garantir no mínimo o acesso à LC.
Foi tempo de melhorar as condições da Academia, pôr iluminação decente, recuperar os seus relvados e o de Alvalade que era uma miséria, pagar e reestruturar as dívidas, apresentar resultados positivos para garantir credibilidade, parceiros (NOS) financiamentos e reerguer o Clube com o regresso fulgurante do ecletismo e construção do João Rocha.
Só em 2015 tens as contas equilibradas para poderes contratar acima dos 5M graças a todo o trabalho feito até ali.
E mesmo jogadores como Brian Ruiz e Coates vieram por empréstimo com opção de compra.
Tínhamos uma base de grande qualidade vinda da formação e começamos a contratar qualidade como Bruno Fernandes, Bas Dost e Acuna.
E a outra coisa que não podemos esquecer, apresentávanos resultados financeiros positivos, éramos competitivos (em pleno benfiquistão sem VAR), e não nos apresentávamos a negociar de cócoras aos interesses de Jorge Mendes.
Por alguma razão hoje preferem falar das maiores vendas e não dos maiores encaixes financeiros.
Se formos sérios e olharmos para o dinheiro que entra nos cofres destas vendas “espetaculares” percebemos que as mais valias mal chegam para as contratações “flopadas” e despesas com os salários que ainda estamos a assumir dos primeiros anos da gestão de merda de Varandas. Temos uma divida a fornecedores de 100M que não baixa porque estamos constantemente a renová-la por incapacidade de gerar receitas que não sejam consumidas num piscar de olhos.
Por último dizer que as vendas mais lucrativas (maior mais valia) destes últimos 5 anos, ou são de jogadores da Academia do GAP, ou de jogadores adquiridos com custos controlados e salvaguardados por cláusulas condizentes com o potencial do jogador (Bruno Fernandes-100M).
O problema de Varandas não são as vendas ou as compras. O problema de Varandas é o amadorismo, incompetência, o desconhecimento de futebol e incapacidade negocial e por isso a dependência a Jorge Mendes.
São poucas as vendas por grandes valores de jogadores fora da formação. É verdade.
Grandes mesmo antes destas tivemos a tal de Slimani que falas e também tivemos Rojo que foi por 20 milhões para o United e na altura foi a 2a maior venda de sempre.
Depois tivemos outros negócios de algum valor: Raphinha foi outro da herança pesada que rendeu bom dinheiro. Acuña idem. Wendell idem.
Mas com jogadores comprados por Varandas temos Ugarte e Porro. Matheus sim, mas há quem diga que é formação por isso tem de decidir ou é formação ou não.
Tudo isto para concluir que mesmo incluindo Matheus como NÃO sendo da formação são 3 grandes vendas. Não mais que isso, por isso é uma falácia dizer que tem vendido muito mais jogadores que não são da formação agora. Não é verdade.
LionUp não estou nem de longe nem de perto a elogiar o trabalho de Varandas, mas sim, a dizer que se tudo fosse ao nível das vendas, estaríamos muito bem
O que não é verdade.
Matheus não é da formação como é óbvio.
Mas sim, foi um legado que veio da anterior direção e felizmente Varandas manteve. Negociar com o Sporting e os seus principais ativos já não é o que era quando Ronaldo foi por 17M, ou Moutinho por 10. Felizmente nisso estamos mais perto do Benfica e do Porto
Depende dos jogadores……é que tirando essas grandes vendas, praticamente não fazemos dinheiro com nenhum jogador excendentário ou dispensado.
Temos o plantel para a época, os 3 ou 4 de grande valor e os que não resultaram, os Vinagres, Camachos e Iloris, alguns nem sequer jogaram, saem sempre por valores irrisórios.
È muito dinheiro gasto em jogadores que depois ou saem a custo zero ou com prejuizo.
É que parecendo que não, 10 milhões num Vinagre, 5 milhões num Camacho, 3,5 num Eduardo, 4 num Doumbia, 2,5 num Ilori, 3 num Borja, 2 milhões num Rochinha etc, etc que depois só dão prejuízo e nem jogam, tudo junto dá um orçamento para uma época.
Tenho muitas reservas em relação ao sueco…. Mas é esperar para ver…. duvido muito que valha tanto dinheiro, parece-me bem que com bem menos tinhamos resolvido o assunto avançado e se calhar o assunto médio defensivo.
É esperar para ver
O próximo a sair será o Inácio pelo menos por 45. A ver se ainda conseguem renovar e conseguir uma cláusula maior.
Depois ainda temos o Pote por não menos que isso e adiante…
As próximas vendas já estão de certa forma programadas.
E asseguram assim de certa forma a Saúde financeira do clube.
Assim que não partilho este pessimismo nesta área.
O Sporting neste momento tem é quê se consolidar nos dois primeiros classificados do campeonato.
Um ano sem Champions é muito mau, dois anos fora, será desastroso
Para além disso não há saúde financeira sustentavel sem ambição desportiva. Vendes esses, Pote, Inácio para virem Trincoes? Os 2 estao ligados num clube grande.
Como disse antes, temos mesmo que ir á Champions este ano.
Por mais vendas que faças, são uns 50 milhões que deixam de entrar nos nossos cofres e que vão directamente para os cofres dos rivais
Fazer conjunturas desastrosas com base em futurismos pessimistas é apenas um dos cenários possíveis.
Há outros…
Como reconhecer que a posição 9 foi um Gap no ano passado e fortalecer em força esta posição este ano.
Como ter reforçado antes a posição de central com o Diomande. Outro que valerá em pouco tempo, quatro vezes mais.
Falta agora a posição 6.
Para a direita não estou muito convencido com o espanhol. Preferia o japonês
Fazer conjunturas fabulosas com base em futurismos supra-optimistas de amanhãs que cantam é o melhor a fazer então.
Até porque vivemos todos no mundo encantado da Disney e há 10 anos nem tivemos para fechar portas nem nada.
Assim sim, deve ser como o Varandas olha para isto: o dinheiro não é dele, está bem calçado, tem casas de milhões e Porsches, as dívidas da clínica estão saldadas por isso quem vier a seguir que apague a luz.
O aumento do passivo, o aumento das dividas a fornecedores, ambos na SAD, e o aumento da divida do Clube à SAD passa-lhe completamente ao lado e é por isso que diz estas pérolas…
Chega a ser constrangedor sequer iniciar este tipo de discussão com quem diz ter um certo tipo de análise própria e que diz que não anda a replicar soundbytes
….
Pegar numa rubrica do Passivo que aumentou e dizer “fodasse que isto está tudo lixado” pode dizer alguma coisa, mas está longe de dizer tudo …
Há que saber que existem outros elementos existem num balanço que também sobem ou descem, e tentar ver tendências e evoluções futuras.
O passivo é um valor real. Se diz que no passivo deves 100M€, é porque deves 100M€. Não deves nem 99M€, nem 101M€. Deves 100M€!
O activo, que é aquilo a que te referes, são projecções. São avaliações a um dado momento, que podem um dia ser reais ou não. Não se sabe até transacionares esses activos.
Não passam de projecções para tentar equilibrar as contas e haver algo que vá fazendo uma avaliação da gestão e da própria empresa.
E tanto é assim que quando se diz que um clube “está em falência técnica” ninguém liga muito, nem há consequências disso que sejam realmente relevantes mesmo!
E já nem falo no facto de poderes aldrabar as contas, com activos fictícios, como foi o caso do gajo que se trocou com o Porto e que meteu 11M€ no activo. Ou como o Paulinho (23M€) ou o Vinagre (10M€) que na realidade não valem mais que 25% disso, se é que valem isso!
Portanto, mais uma vez, é evidente como distorces estas cenas, sempre que o tema são contas…
Há coisas que são objectivas. Outras não são.
E subires o passivo, é objectivo! E isso diz muito da gestão do Clube em 5 anos de mandato onde se venderam activos e se fez dinheiro como nunca antes no Sporting – uma parte substancial à conta do trabalho da Direcção anterior!
Não faças perder a paciência entrando na desonestidade…
Pega na tua casa – que imagino estejas a pagar um empréstimo…
Vamos supor…
Ainda deves 200 mil euros.
Pagaste já 100 mil!
A tua casa está avaliada em 350 mil euros neste momento!
O que é factual e objectivo aqui?
2 coisas!
Deves 200 mil ao banco.
Já pagaste 100 mil!
Não deves 199 mil, nem deves 201 mil. Deves, factualmente, 200 mil euros.
O facto da tua casa neste momento estar avaliada no mercado em 350 mil euros é uma projeção do seu eventual valor no mercado. Se a meteres à venda, logo se vê se vale isso, se vale mais ou se vale menos… Não é uma merda objectiva e factual!
Não tens nenhuma garantia que te ofereçam 350 mil pela casa. Mas o banco tem a garantia que tu deves 200 mil!
Ora, muitos dos activos que se falam nos clubes são os jogadores, cujo valor projectado é muito mais volátil do que as projeções que se fazem dos imóveis. Por isso, grande parte do passivo, como te expliquei pelos 3 casos que mencionei, são absolutamente fictícios.
O Paulinho está como um activo de 23M€, que foi o que custou – eventualmente estará pelos 16M€ que foi o comunicado à CMVM . mas não vale nem 5M€… E o mesmo acontece com o Vinagre e com o Gajo que veio do Porto avaliado em 11M€, que nem 10% vale…
E tu bem podes rir, rebolar, fazer o que quiseres, que isto que te estou a dizer também é factual. O Malcolm, por exemplo, já mencionou isso também…
Muita confusão aqui nos termos e mas afirmações.
Uma busca rápida na internet pode ajudar. 5 minutos de leitura e vais melhorar a análise
Dentro de um balanço patrimonial tens 3 grandes elementos: Activo, Passivo e Capitais Próprios.
É ver o que evoluíram estaa 3 grandes rubricas nos últimos 5 anos e tentar já ter uma análise mais real.
Há 5 anos atrás, o Sporting tinha x, y e z.
Quando é que tem agora?
A melhor forma de olhar para isto é ver o recente relatório consolidado:
Ativo: 320M dos quais mais de 180M são equipamentos (estádio, pavilhão, viaturas, ferramentas etc…) que dificilmente são valores realizáveis, ninguém está a ver o estádio ou o pavilhão à venda …
Assim “sobra” no activo 140M do qual cerca de 100M é o valor do plantel. Claro que aqui podemos dizer que vale muito mais. É a questão do … e se corre bem ….
Fica no final cerca de 40M que podem ser mobilizados para despesas corrente e amortização de divida.
No passivo temos mais de 400M e quase todo exigível e da forma como são apresentadas as contas, 170M são correntes e por isso exigíveis no prazo de um ano.
Claro que a situação não é famosa, mas já não o é há muito tempo, temos de acreditar que vai correr bem e que vão aparecendo elevadas vendas sempre que necessário, basicamente é o que tem acontecido e temos uns credores fantásticos que vão aguardando pacientemente.
Obrigado Malcolm. Os factos são uma chatice para quem vive numa realidade alternativa e se esforça para os outros também entrarem nesse mundo alucinado.
Miguel, Miguel, mas tu não sabes que subires o passivo também é subjetivo? É que as dividas não são para ser pagas, são para ser geridas, porque toda a gente sabe que se um dia rebentar o Estado safa, se o Estado não safar, alguém o fará. Agora se te preocupas em ter poder para ajudar a decidir o futuro do clube isso já é outro problema, mas para ti, porque como podes ver pela conversa, isso é preocupação apenas para outras pessoas.
Não foi só o Sócrates, os Lehman Brother quando faliram e causaram uma crise Mundial, supostamente tinham centenas de milhares de milhões de ativos, e faliram na mesma, ninguém pegou naquela merda. O Sporting não será excepção, porque os ativos no futebol são coisas completamente voláteis, o património do Sporting é algo que como tem sido provado ao longo dos anos, é das coisas mais fdds de criar, e se há clube que a generalidade dos Portugueses odeia é o Sporting. Quando um Sportinguista questiona a importância do passivo, é prova provada que o que aconteceu com o Godinho não foi acaso, foi mesmo resultado de anos e anos e desleixo porque lá está, o passivo não interessa e depende sempre de como as pessoas olham para as coisas.
Às vezes penso que voltar a 2013 seria mais que merecido, mas depois lembro-me que até seríamos capaz de sair de novo do buraco, mas a maioria não ia aprender nada, e iriam validar o próximo idiota que gerisse mal e porcamente o clube, tal como o Varandas está a fazer.
Os anos vão passando e o mercado de transferências deste ano já é diferente do anterior.
Temos uma tendência quase natural de achar que nas negociações, o “nosso” clube é o esperto e os outros são todos tolos, no sentido em que, nós temos de comprar sempre barato (e de preferência abaixo do valor que refere o Transfermarket) mas quando é a vender (o valor dessa plataforma já não vale nada), tem de ser pela cláusula de rescisão.
Ou seja, sabendo o Coventry que vendemos muitas vezes caro, porque raio nos haveria de ceder um gajo a qualquer preço? Porque o fariam num mercado inflacionado em que qualquer coxo vai para a Arábia por uns milhões? E especialmente, porque o fariam quando a aventesma do Varandas teve aquela jogada de mestre de revelar que tinha o dinheiro para investir?
Se fosse com o Sporting, diríamos provavelmente “se os ingleses querem que batam a cláusula e levem”. Ou andaríamos a discutir que para vender mal, mais valia ficar com o jogador até ao fim, etc.
Se o negócio do Gyokeres vai ser bom ou não, não podemos dizer. Vamos ver como corre. Espero que daqui a uns meses estejamos aqui a dizer que foi uma excelente compra. Eu tenho as minhas reservas, principalmente sendo um jogador já com 25 anos, o que o obriga a “pegar” já e tem menos margem a falhar. Podemos sempre questionar é o porquê de se insistir só neste jogador e não haver alternativa.
O Sporting ao colocar todas a fichas num único jogador, mostrou que o valor que estava disposto a pagar seria maior que o que o preço que Coventry estaria eventualmente a pedir!
Por norma, o preço é definido por quem vende e o valor é definido por quem compra. Se um e outro estão desencontrados, com “vantagem” para quem vende, não há negócio. A menos que:
1. quem compra se esteja a cagar para o seu dinheiro e o gaste sem querer saber do valor que está a comprar, vulgo dinheiro fácil (petrodólares);
2. Há marosca e dinheiro por baixo da mesa para quem se está a marimbar para o clube que dirige (desconfio que aqui tenhamos exemplos demais para elencar);
3. Incompetência de quem compra;
Como o Sporting não tem petrodólares, só vejo duas hipóteses…se só uma delas ou as duas em simultâneo, não sei!
O mercado de transferências já não é o mesmo de há uns anos. Nem o mesmo do ano passado, especialmente com a entrada em acção dos árabes.
A formação e um bom scouting são e serão cada vez mais importantes.
É cada vez mais difícil fazer negócios por 4 ou 5 Milhões, que há uns anos eram balúrdios e hoje parecem trocos. Menos para aqueles clubes que, como o nosso, são mal geridos e andam sempre com a corda no pescoço. As nossas grandes vendas servem hoje para tapar as asneiras do passado/presente e não permitem acompanhar a evolução do mercado do lado da compra.
Sem rigor, diria que o Sporting tem a mesma (má) condição financeira de quando se comprava por 2 ou 3, numa realidade actual em que se compra maioritariamente (mas não só) por 20 ou 30.
O caminho, além de boa gestão, passa por procurar mais e melhor e antecipar as aquisições (scouting) em mercados menos caros e, formar bem!
A esperança existe. Mas para mim, não mora nesta direcção. Já deu o que tinha a dar e insistir nisto é protelar a mediocridade.
É isso mesmo que muitos nao entendem queando é oara comprar muitos acham que tem que ser pelo valor do Transfermarket quando é oara vender cagam no transfermarket e querem a claysula de rescisão.
Eu tambem queria o melhor dos dois mundos…
O Transfermarket atribui um valor estimativo consoante determinados critérios.
Só o facto de termos pago 24M por Gyokeres provavelmente valorizará o seu valor no Transfermarket, tal como aconteceu com Paulinho.
É por isso que devemos olhar para estes números com alguma cautela.
E é também por isso que não comento termos vendido TT abaixo do valor do Transfermarket e comprado Gyo acima.
Já no caso de Vinagre e Paulinho a história é totalmente diferente pela idade, contexto, valores praticados e percentagens.
São os negócios mais ruinosos da história do Sporting. E não porcausa do Transfermarket…
É um valor de referência.
É um indicativo.
É para se ter uma ideia do que vale o jogador…
O valor dum jogador, ou daquilo que tu quiseres, será sempre o que alguém aceitar pagar por isso.
Porque é que 1kg de laranjas vale 2€? Porque as pessoas aceitam pagar 2€ por 1kg de laranjas…
Quando tu vens aqui dizer que o Gyokeres não vale 20M€, isso tem que valor?
Mas alguém quer saber o que é que tu achas, ou o que é que eu acho, ou o que é que a Tasca no geral acha?
Como é que tu, pessoa com estudos e inteligente, vem dizer que o transfermarkt não interessa mas no mesmo cometário dizes que o jogador não vale X?
Onde é que está escrito que o teu critério – que ninguém sabe qual é – interessa mas o do transfermarkt não interessa?
Percebes?
É que, ao menos, no transfermarkt há um critério igual que é aplicado a todos os jogadores… Coisa que nós não fazemos quando “botamos” aqui as nossas avaliações.
O transfermarkt pode ser visto como ferramenta de trabalho, tal como o FM já é mais do que um jogo, agora se as pessoas usam ou não, isso pronto. Quem o usa terá um trabalho mais facilitado, porque é para isso que as ferramentas servem, para quem não o usa, não só não vai ter um ponto de referência como pode andar ao sabor de alguém que o use e que terá uma vantagem.
O que nos poderá salvar é esse novo mercado árabe que comprará qualquer pino que equilibre uma bola na cabeça por mais de 10 segundos.
Jorge Mendes já estará a esfregar as mãos a pensar nos “reformados” e craques já com anos de carrossel, estilo Ruben Neves, para os quais necessitará de substitutos.
Vamos deixar uma nota preta nas mãos do empresário, mas as vendas de Trincão, Edwards, Pote e Inácio estão asseguradas. Infelizmente continuaremos a comprar para vender no carrossel, e as dívidas continuarão nos 100M.
No entanto continuaremos a ser um clube luxuoso com leds verdes, com cada vez menos escumalha, a espera que o Porto arrebente para conquistar umas Taças ao mesmo tempo que vê o Benfica transformar-se na maior potência desportiva nacional…
Não andará muito longe disso não o plano a médio prazo dos Roquetes: Quando, e SE, o porco implodir primeiro que nós, ficarmos com os restos do Benfiquistão, uma tacita aqui, outra acolá.
Já temos o sueco ou é preciso dar parte do estádio?
O sportinguista Rui Calafate ontem na sua crónica no jornal oficioso Record foi certeiro (e arriscou-se a ser corrido de lá):
“Só um serviçal ou pajem não considera ridícula a ida de Varandas a Inglaterra para voltar de mãos vazias sem um jogador que não conseguem contratar há um mês. E não há substituto para Ugarte (Essugo, Morita e Bragança é curtíssimo) com os trabalhos da equipa já iniciados. Planeamento zero!”
Até Calafate sabe como trabalha este Sportinguezinho: serviçais pagos, pagems, figuras ridículas e amadoras do presidente e ZERO planeamento.
Também deve ser viúva ou maluquinho por constatar o óbvio! Só pode.
Umpresidente que diz que pode dar 20 milhões por um jogador, nem para gerir uma mercearia serve. Até uma criança tem os olhos mais abertos que ele. Estamos bem entregues, estamos.
Para mim desde que ganhem sem ser á maneira do Filipe Vieira e do PC, voto sempre na direção que seja campeã, isso não me impede de me virar contra ela quando quiser. O resto é lulas de caldeirada.
Estava em Arganil, e por isso nunca votei, nunca fui doente do Varandas para vir cá votar de propósito. Agora se conseguisse ganhar um campeonato neste Benfiquistão, até era capaz de vir. Até tu votavas se ganhasse em masculinos e femininos
Tirando a comissão, a % do Fama e o custo de investimento ficam cerca de 30M no Sporting, não é mau negócio. Já paga o prodígio sueco. Só que agora ficamos esticadinhos outra vez. O melhor será vender já o Inácio, não vá não haver dinheiro para a luz e água.
Continuo a dizer, pode vir a ser até um belíssimo joga dor, mas acho que 24 milhões é mau negócio para quem valia no Transfermarkt 13 milhões, eu não o faría, mas pronto está feito.
Assim.
Temos o PdL e o Lat. Direito, e reparem no que eu vou dizer, só nos faltarão mais dois jogadores, o médio defensivo (muito importante mesmo), e……
lá mais pra frente ou de um momento para o outro podemos precisar de um central, só estes dois jogadores, faltarão.
O central, como já aqui disse, Coates só tem “um joelho”, Just sempre problemático durante a época (lesões), Diamonde muito verdinho, resta-nos dois em condições normais, Inácio e M. Reis, mais um central fará falta, a época é grande.
Ainda em relação a médios, não me venham com histórias, nem Bragança nem Morita têm características de recuperador de bolas ou de destruição de jogo dos adversários, não inventem sff.
São dois que ficam a faltar.
Siga.
A propósito desta noticia, e do que tenho aqui defendido para as claques do Sporting…
Isto é EXACTAMENTE aquilo que eu acho inaceitável numa claque dum clube!
A claque dum clube serve para apoiar as equipas. Por isso, é claque do clube. Não é claque do senhor A ou B.
A claque, ENQUANTO CLAQUE, não se deve imiscuir na política eleitoral, ou tomar posição sobre a Direcção! A claque é um grupo de pessoas, e cada pessoa, individualmente, pode poder tomar a sua posição, mas enquanto sócio!
CLAQUE é para apoiar as equipas do Clube. Deve respeitar as regras acordadas com a Direcção, deve respeitar a Direcção enquanto entidade que gere o Clube, e tudo o que for da parte política, deve deixar que sejam os membros individualmente a tomar essas posições!
Dizer que para se pertencer a uma claque tem de se apoiar A e não B ou C, é simplesmente ridículo e inaceitável. E mais ridículo é, porque depois não controlam o que os membros das claques votam…
No caso concreto do Porto, até espero que seja suficientemente burros para votar em massa no gajo que os rouba há mais de 40 anos! Como sabem, a minha opinião é que se o Villas-Boas ganhar, esse clube corrupto dará um enorme passo em frente, como deu o Benfic@ com o Rui Costa, o que nos irá lixar enormemente se mantivermos este caminho.
Em relação a sucessão de Pinto da Costa tenho opinião contrária.
A saída de PdC será o início da queda do FCP. Mesmo com as boas intenções de AVB a estrutura está tão dominada que, ou se adaptará ao que há, ou terá de fazer uma limpeza que abrirá fracturas em todos os lados.
Só o facto dos SD detestarem AVB já fará com que o ambiente seja terrível. Se a isto somarmos o brutal buraco financeiro (que será ao nível do nosso ou pior) não vejo como conseguirá replicar o que Rui Costa está a fazer no Benfica.
Epá, no benfic@ também tinham medo da saída do Orelhas, porque ele tinha tudo controlado…
E foi o que se viu.
No primeiro ano a coisa não correu bem – e eu acho que no Porto também não correrá – porque é preciso mudar muita coisa e o foco estará aí e não na parte desportiva. No Benfic@ bastou um ano para arrumar a casa e mudarem os vicios que tinham. Vamos ver quanto tempo levará no Porto.
Agora, o Villas-Boas é muito mais um adepto normal que o Pinto da Costa, e, como o Rui Costa, fará o que deverá fazer para meter o Clube no bom caminho como o Rui Costa fez!
Fdx, o Rui Costa estava na direção do Vieira. Também vão na cantiga que não estava por dentro das coisas? Não faz sentido a comparação com a hipotética entrada do Vilasboas no frutas.
Até podia estar a par das coisas.
Não é isso que está em questão.
O que está em questão é que o gajo transformou o Benfic@ em 2 anos, porque tem uma maneira de trabalhar muito mais em prol do clube e não dos interesses particulares dele – que era o que fazia o Vieira, e é o que faz o Pinto da Costa.
Já expliquei essa merda no outro dia, já não me lembro a propósito do quê!
Se tu não percebes a transformação que aconteceu na forma do Benfic@ se organizar, bem, aconselho-te a ficares atento porque a coisa só agora começou…
Este ano já limparam a maioria dos campeonatos.
Acredito que para o ano farão melhor do que fizeram este ano…
E, se for assim, vão fazer melhor ainda no ano seguinte…
E, pelo menos nós, vamos assistir a tudo isto e participar, que remédio, nas festas dos lampiões!
E o Porto, em 23/24, vai assistir também, e provavelmente, mesmo que mude para o Villas Boas, vai assistir em 24/25 também, porque, como aconteceu com o Rui Costa, levará pelo menos um ano a organizar-se… Se voltar a ganhar o Pinto da Costa, o Benfic@ terá tempo e espaço para se tornar o Bayern de Portugal em todas as modalidades…
E, colega, se deixam o “balão” do Benfic@ encher, depois quero ver quem é que o vai esvaziar…
“Deve respeitar as regras acordadas com a Direcção, deve respeitar a Direcção enquanto entidade que gere o Clube, e tudo o que for da parte política, deve deixar que sejam os membros individualmente a tomar essas posições!” Pois mas há aqui umas nuances que escapam a esse raciocínio. Primeiro porque não há acordos, e não vamos estar aqui a relembrar a história toda do inicio, porque o que importa é que não há acordos entre as maiores claques e a Direção. Segundo, uma Direção que mente descaradamente, e que não perde uma oportunidade para manchar a imagem das claques não merece qualquer tipo de respeito. Pelo menos eu não respeito ninguém que não me respeita. Terceiro porque era só o que faltava alguém ter o poder de proibir um coletivo de expressar as suas opiniões de desagrado. Quer dizer, a central pode assobiar quem quiser, e as claques não podem demonstrar desagrado, seja com assobios ou tarjas.
As claques são e serão sempre uma mais valia para o Clube, principalmente numa cultura como a nossa, completamente diferente da inglesa onde eles não precisam das claques para fazer notar o apoio ás equipas. Eu acho que se as claques ficassem 1 mês sem irem aos jogos em casa, as pessoas iriam ficar chocadas sobre o que é a realidade do futebol português, e a realidade das bancadas do Sporting.
Mas uma claque que só faz merda também não merece o respeito da Direcção, olha que caralho!
O problema aqui é exactamente andarem em guerras políticas quando se deviam limitar a apoiar o clube.
Eu quero ver o que vai acontecer no Porto, depois desta merda de comunicado dos SD, se o Villas Boas ganhar! Meteram-se na política do clube e vão foder isto.
Agora, faça a Direcção do Porto o que fizer, e fazem muita merda, tanto que o passivo aumenta regularmente, os SD nunca se meteram nisso…
E é preciso eu dizer-te porquê?
Ou tu chegas lá sozinho?
Eu não defendo o que o Madureira fez, até porque roça a intimidação, coisa que me lembro nunca ouvi o Mustafa a fazer. Fazer um paralelismo entre os SD e as claques do Sporting, neste caso é extrapolar demasiado. O maior problema das claques é serem incapazes de responder a direção com o nível desejado e acabam por fazer merda. Mas muito do que acusam as claques, o CD faz 10x pior. Um bacano que paga 3anos de contrato ao Ilori e ao Camacho devia de ter vergonha na p**** da cara para vir mandar vir com as claques porque apanham multas. Até vou mais longe, o maior problema do Sporting nem são as claques, é mesmo termos uma maioria de adeptos e sócios sem o mínimo de amor próprio e amor ao Clube, porque se o tivessem nunca iam nas cantigas de gajos de merda que gerem o clube vergonhosamente.
O paralelismo é só no meterem-se nas política do clube, no geral. Claro que é muito pior o que fez o Madureira e os SD do que a JL mandar o Varandas para o caralho! Mas o principio é o mesmo, não têm de se meter nisso.
Eu não concordo contigo no resto.
Falhar contratações, todos falham.
Concordo que, do meu ponto de vista, contratações como o Ilori ou o Camacho, nunca as faria, e profissionais então, a coisa ainda é pior!
Mas isso nada tem a ver com o resto.
Isso não dá direito às claques fazerem merda TODOS OS FINS DE SEMANA, tal como a merda que fazem não dá o direito, nem serve de desculpa, para contratarem Eduardos e Camachos…
As Claques existem para apoiar as equipas. Ou fazem só isso, ou NUNCA vai funcionar bem, porque à Direcção convém ter claques a apoiar a equipa e assim não tem, e porque às claques convém ter a Direcção a apoiá-las e assim não têm!
Perdem todos, mas quem perde grandemente é o Sporting!
Mesmo que não se dê importânica alguma ao transfermarkt, é á mesma um valor exorbitante, o mercado tem na mesma valores mais baixos e de qualidade, é questão de procurar .
24 milhões é mais que o limite.
É que de um momento para o outro, JM pode deixar de trabalhar com o Sporting e depois ficamos com o menino nos braços.
Já alguém se tinha lembrado disto ?
Ah pois.
Espero estar enganado, mas um Clube que este ano não vai à Champions e rebenta 24M num único jogador só pode ser gerido por um lunático que gosta de brinquedos caros.
Era o mais eaperado o que se passou esta época é inadmissivel. Agrediu um colega depois com os animos mais serenos ameaça o mesmo colega, faz com que ele mude de equipa. Depois na final quando mais precisavamos dele agride um PSP, ainda foi salvo injustamente pela FPB, mas fez um jogo 4 muito abaixo do que sabe fazer ainda tentou ir para cima do Betinho ao que este terá dito qualquer coisa que fez Travante se acalmar e pedir desculpa sempre que fazia falta
Em suma é o nosso melhor jogador mas fe uma miseravel epoca.
De uma forma simplista, vou aqui falar sobre a hipótese de o Sporting poder ou não ganhar outro campeonato a breve trecho.
E então vou perguntando e os meus amigos irão pensando nas possíveis respostas para cada um de vocês, e tirem as conclusões que quiserem.
Vamos então.
Para que JM continue a trabalhar com o Sporting, terá ou não que FV continuar na direção ?
Para que FV continuar na direção, terá ou não que o Sporting ganhar outro campeonato ?
Assim sendo.
Qual será a perspectiva de o Sporting poder ganhar, com a qualidade que tem vindo a apresentar, e se isso interessará para alguma coisa ?
Agora, caros amigos, pensem para si .
Mas nesta altura já devíamos saber de que calibre de jogador são. Se não jogam, nem sequer sabemos se estão a altura de assumir o meio campo do Sporting
É a grande diferença para o Ugarte que aproveitou a lesão de Palhinha para se afirmar na equipa. Quando Palhinha sai é também para não travar a ascensão de Ugarte.
Exatamente JHC.
Outro que só o mantinha mais ano, devido á idade na equipa B, porque ainda nem sequer está em condições de ser emprestado é Mateus Fernandes. Depois de mais este ano que vai começar e com quase 20 anos, penso que terá 18 agora, se não estou em erro, pró ano estaria no ponto para ser emprestado e discutir noutro clube um lugar, regressaría depois com quase 21 ou mesmo 21, no ponto de discutir alguma coisa no Sporting. Agora ? não, é ainda um menininho frágil que ainda não acabou a formação.
Existem etapas que têm que ser cumpridas.
As seleções fazem parte desta evolução como aquisição de ambição, mas o Sporting e RA, neste momento não pensam assim, erradamente
Deve ser graças ao dinheiro todo que roubou ao SCP até aposto que tem casas que valem milhões de euros e porshe a porta…ah não espera esse é o outro o que tu gostas!!!
Se ele começasse a gaguejar tu chamavas pelo Vieira. O Vieira também andou 20 anos a dar palha aos burros do clube de plástico e eles sempre a comer e a bater palminhas. Tudo a zurrar em uníssono até ao dia.
“Gyokeres vai reforçar o Sporting e tem a particularidade de partilhar com a namorada de longa data a mesma profissão. Amanda Nildén joga como central na Juventus e foi este sábado um nome “lançado” como hipótese para seguir as pisadas do companheiro e rumar a Lisboa, para a equipa feminina dos leões. Um cenário que, sabe O JOGO, não se coloca.
Amanda é uma atleta de muita qualidade e com vontade de outra projecão de carreira, não tendo sido, por outro lado, abordada pelo Sporting.
Foi campeã em 2021/22 e representou a equipa de Turim na Liga dos Campeões, onde se ficou pela fase de grupos. Este ano ficou em segundo na Serie A feminina, mas manteve a rota da Champions. Venceu ainda a Taça à Roma, que foi a equipa campeã.
Gyokeres e Nildén conhecem-se desde a adolescência, ainda quando jogavam no clube Brommapojkarna, situado nos subúrbios de Estocolmo. Nildén acompanhou depois Gyokeres no Brighton.
A equipa feminina do Sporting, recorde-se, tem o início da pré-época agendado para dia 13 e na próxima semana serão conhecidas caras novas para o plantel de 2023/24.”
Gyokeres e Angel, são uma incógnita.
Veremos, mas acho Angel barato, embora o Sevilha esteja em dificuldades económicas, mesmo assim, acho barato, prós números que se fazem hoje em dia.
Por isso, apreensão quanto à qualidade.
Não discordo, se há jogadores que correm muito são os laterias devido a fazerem o corredor todo é verdade, mas Angel, é diferente , não é um Porro que gosta de atacar e por isso está sempre com os olhos na frente, Angel é diferente, porque gosta mais de defender e fecha mais ao centro, os espaços são diferentes.
No entanto, pode ser trabalhado, e começar a abrir-se novas perspectivas no jogo dele e nos espaços dele.
Já vi um golo dele, em que ele desceu bem e concretizou, é verdade, mas vamos ver como será o trabalho com ele de RA, se o aceitou, é porque poderá extrair qualquer coisa na forma de trabalhar que tem.
8 Julho, 2023 at 8:31
Cherba, espero que não te importes mas faço copy/paste do que escrevi no outro lado.
“Faz-me muita impressão ver tanta gente passar ao lado do que é um clube desportivo e, mesmo assim, comentar.
Perdemos um dos poucos bons jogadores que temos. Quando assim é, que seja por muito dinheiro mas sempre com outro jogador (tão bom ou melhor) já pronto para o substituír.
Tendo em conta a premissa anterior temos que:
Ponto 1 – as clausulas de rescisão devem ser altas para isto mesmo: se é para vender, que seja o Sporting a controlar o valor da venda e, no caso de não querer vender mas ele saír na mesma (porque batem a clausula), que seja por um balúrdio. Infelizmente acho que as clausulas dos nossos jogadores estão, no mercado actual, abaixo dos valores do que deviam estar (todos os jogadores);
Ponto 2 – no caso de saída do Acuña (titular indiscutível enquanto por cá esteve) já tínhamos um gajo melhor do que ele alinhavado para titular (Nuno Mendes) e o suplente continuava a ser de um nível interessante (Nuno Santos). Podíamos ter recebido bem mais dinheiro pelo Acuña, mas desportivamente estávamos protegidos – pena que, daí para a frente, em todas as vendas feitas ficámos sempre pior desportivamente e, financeiramente, nunca chegámos a valores mais altos que podíamos receber nas vendas;
Ponto 3 – juntando ambos (parte desportiva e financeira) este é mais um mau negócio, novamente – porque a clausula é baixa (deveria estar sempre dos 100 milhões para cima para maior controlo por parte do clube) e porque quem o vai substituír é uma incognita (não só não se sabe quem será como provavelmente iremos contratar por contratar, para calar os sócios).
A única coisa “boa” deste negócio é que foi pelo valor da cláusula, que é para isso que existe (controlo do clube maior) – tudo o resto (o valor, a parte desportiva, a parte humana perdida) é novamente mau.
Farto de sanguessugas que mandam e burros que os apoiam no meu clube.”
8 Julho, 2023 at 8:41
Essa normalidade de gestão desportiva já não existe.
Agora vendes o que tens e compras de preferência no carrocel o que houver disponível.
Foi sem substituto preparado para Ugarte, e tb Mateus Nunes e Nuno Mendes. O ponto de lança não temos. Ou aliás se perdemos o Coates temos só o Sueco.
Saudosismo doutros tempos? Sim eu tb sinto saudades. Mas agora mandam as leis do carrocel dos mendilhoes.
8 Julho, 2023 at 10:35
Penso que a ideia de ir buscar o Tanlongo era precisamente para substituir o Ugarte. Veremos se tem qualidade. Para mim mais grave foi a saída do Matheus Nunes, Morita continua a ser muito curto para titular de um candidato ao título…
8 Julho, 2023 at 20:48
Mas se o talongo supostamente vem para substituir alguém… Tem de jogar pelo menos tempo suficiente para se perceber se é ou não jogador para o futuro.
8 Julho, 2023 at 8:34
Bom dia,
Frederico Varandas: “Vou contar tudo o que vi em 11 anos de futebol”
20 jul 2018
Cinco anos depois (faltam 12 dias para sermos mais exactos)
Acredito que está para breve !
O Varandas não ficaria sem cumprir esta promessa.
8 Julho, 2023 at 8:44
Aliás cherba, este deveria ser o post a comentar no dia 20 de julho.
8 Julho, 2023 at 16:37
Está quase! Ou não que o Ruizinho dos túneis agora é o dono dele e não convém chatear muito os amigos, se o caso ainda fosse com os do Norte ninguém calava o Gago Mental.
8 Julho, 2023 at 9:14
Bom dia a todos.
Antes demais um abraço de força e melhoras ao nosso amigo Max.
Quanto à venda de Ugarte é a todos os níveis muito boa.
– Compra oportuna, dando-lhe uma época para estar na sombra, jogando muito.
– Comprar 50% do passe e negociar possibilidade de comprar mais percentagem.
– Jogador que esteve 1 época em Portugal e dava nas vistas. Compramos sem precisar de sair para o Braga e para o estrangeiro para percebermos que tinha muita qualidade.
– Clausula interessante.
´- Rendimento desportivo e sai pelo valor da clausula.
Sinceramente quem criticar este negócio é simplesmente que vai sempre dizer mal.
Não vejo Ugarte a ser top mundial, oxalá me engane, porque gosto do gajo. Já o disse que preferia o Palhinha quando saiu ao Ugarte que saiu, mas ainda bem que o PSG não concorda.
8 Julho, 2023 at 9:31
“Sinceramente quem criticar este negócio é simplesmente que vai sempre dizer mal.”
E quem concorda que é um bom negócio, vai sempre dizer bem de tudo? É isso?
Isto é um clube de futebol. Não é um entreposto de jogadores.
Mas estou a ver que opiniões contrárias às tuas são devaneios de loucos. Estás apresentado.
8 Julho, 2023 at 9:42
Com passivo enorme e dívidas para pagar todo o clube é um entreposto. A importância de controlar minuciosamente as finanças é essa, ter um maior controlo nas vendas e uma menor necessidade de as fazer, mas é sempre preciso vender para equilibrar as contas e por outro lado satisfazer os jogadores. São poucos os gajos que querem fazer 5 ou 6 anos nesta liga de merda, principalmente se forem jovens.
O Sporting é um clube trampolim, não acho vergonhoso reconhece-lo, verdadeiramente vergonhoso é ter um inepto a presidente e a maioria apoia-lo.
8 Julho, 2023 at 10:21
Mete-me muita impressão não haver um plano desportivo – ou seja, Ugarte sai (esteja cá 1 ano ou 10 anos) e tem de estar salvaguardado o lugar dele com alguém do mesmo nível ou melhor.
Se é preciso vender, se é escolha própria, se é porque precisamos pagar a luz… no final do dia, a parte desportiva é sempre o mais importante e essa nunca está salvaguardada com esta direcção, independentemente das razões de venda.
Agora, obviamente que ter as contas controladas ajuda a que os negócios sejam melhores. Mas a parte desportiva é sempre a mais importante. Seja clube trampolim ou não.
8 Julho, 2023 at 11:15
Não sei se a saída do Ugarte está ou não colmatada. Eu olho para o Morita e vejo-o a fazer a mesma posição com qualidade. Não é o mesmo tipo de jogador, mas é um gajo que quando foi preciso desempenhou bem o papel, e dá outro nível de qualidade a sair. Acho que mais do que substituir o Ugarte, temos ainda de substituir o Mateus Nunes, que na realidade nunca foi substituído.
8 Julho, 2023 at 16:42
Discordo, precisamos urgentemente de um médio para o lugar de Ugarte, um 6. Um jogador diferente de Morita e Bragança que são 8 e são quase irmãos gémeos.
Tirando os centrais somos uma equipa de pesos pluma que só quer bola no pé e pouco dados a confronto físico e disputa.
Como não somos o Barcelona do tiki taka isto é meio caminho andado para andarmos em sofrimento.
Palhinha foi o esteio do titulo de há 3 épocas por alguma razão.
8 Julho, 2023 at 19:39
O Porto foi campeão com Vitinha e Uribe, o Uribe tem o mesmo corpo que o Morita, pouco mais. O Bragança desempenhou muitas vezes o papel de trinco, o Morita jogou muitas vezes como medio mais defensivo. Uma equipa que controla o jogo como o Sporting quer controlar em 90% dos jogos, precisa muito mais de um médio de transição, e com impacto na criação ofensiva, do que um médio de estanque, que apenas saiba defender. Muitos dos nossos problemas ofensivos, e a incapacidade de bascular o jogo, aconteceram precisamente porque o Ugarte jogava sempre e não o sabia fazer. Num bloco que vai ser muito mais subido do que médio ou baixo, o mais importante é ter um jogador capaz de jogar nos apoios para libertar espaço, e ter capacidade para quebrar linhas com velocidade como fazia o Wendell e depois muito melhor o Mateus. Será ainda mais importante nos jogos em que vamos jogar com o bloco baixo, porque fds o nosso contra ataque era vergonhoso este ano
8 Julho, 2023 at 20:41
“do que um médio de estanque, que apenas saiba defender. Muitos dos nossos problemas ofensivos, e a incapacidade de bascular o jogo, aconteceram precisamente porque o Ugarte jogava sempre e não o sabia fazer.”
Ó Fix não precisas de me dizer isso que eu passei uma época a apontar precisamente essas lacunas ofensivas todas ao Ugarte.
Mas eu não disse que temos que ter um jogador que apenas saiba defender, mas temos que ter um jogador que seja bom a defender e que tenha algum á vontade ofensivo, como tinha por exemplo Palhinha!
Palhinha era um monstro defensivamente mas sabia jogar para a frente depois de recuperar a bola, fosse com passes longos e variações de flanco ou fosse usando o físico para galgar alguns metros em posse. Ugarte não sabia fazer isso.
E não compares a capacidade fisica, de luta e de recuperação do Uribe com Morita. São muito diferentes apesar de morfologiamente semelhantes. O Ugarte também não era nenhum bicho largo e alto contudo o que ele fazia defensivamente só ele conseguia.
Continuo a achar que Morita e Bragança são nr 8 para o mesmo lugar e que não jogarão (ou não deviam jogar) muitas vezes simultaneamente.
Precisamos de um 6 de qualidade, tanto defensiva como ofensivamente.
Para não falar que acho Morita curto para titular indiscutivel e Bragança ninguém sabe como vai estar depois de uma lesão daquelas que lhe tirou 1 ano de futebol.
8 Julho, 2023 at 9:15
O problema de Varandas está longe de ser as vendas. O Sporting tem vendido nestes últimos anos relativamente bem, diminuindo e muito o fosso anterior para os rivais. E vendendo jogadores que não vinham da sua formação, algo que tirando Slimani não me lembro de outra grande venda extra formação antes de Varandas. As vendas de Matheus Nunes, Porro e Ugarte foram boas. A de Nuno Mendes foi razoável, Palhinha acho que foi pobrezinha, mas a vontade do jogador prevaleceu. Depois as vendas de Wendel, TT, Acuna são vendas interessantes. Ou seja, um clube como o Sporting tem de estar preparado para vender, faz parte. Sempre foi assim. Agora a forma como se contrata é que decide tudo.
8 Julho, 2023 at 9:39
E a vendavde Rafinha? 16M…
Houve boas vendas resultantes de uma consultoria (Antero?Scouting?) que acertou em Pote, Porro, Ugarte e teve a sorte de ter N.Mendes a vir da academia… o problema é que desde 2020/21 não vem ninguém com essa qualidade. Ninguém…
8 Julho, 2023 at 10:32
Ugarte veio em 21/22
8 Julho, 2023 at 10:21
“Ou seja, um clube como o Sporting tem de estar preparado para vender, faz parte. Sempre foi assim.”
E como sempre foi assim, é para manter?
Isso é que é um clube tão grande como os maiores da Europa…
Pequenez tem limite.
8 Julho, 2023 at 11:06
É normal que só te lembres do Slimani porque até 2015 andamos a recuperar da falência, com a prata da casa que viria a sagrar-se campeã da Europa (os Aurelios) e a contar tostões ao mesmo tempo que fazíamos das tripas coração para garantir no mínimo o acesso à LC.
Foi tempo de melhorar as condições da Academia, pôr iluminação decente, recuperar os seus relvados e o de Alvalade que era uma miséria, pagar e reestruturar as dívidas, apresentar resultados positivos para garantir credibilidade, parceiros (NOS) financiamentos e reerguer o Clube com o regresso fulgurante do ecletismo e construção do João Rocha.
Só em 2015 tens as contas equilibradas para poderes contratar acima dos 5M graças a todo o trabalho feito até ali.
E mesmo jogadores como Brian Ruiz e Coates vieram por empréstimo com opção de compra.
Tínhamos uma base de grande qualidade vinda da formação e começamos a contratar qualidade como Bruno Fernandes, Bas Dost e Acuna.
E a outra coisa que não podemos esquecer, apresentávanos resultados financeiros positivos, éramos competitivos (em pleno benfiquistão sem VAR), e não nos apresentávamos a negociar de cócoras aos interesses de Jorge Mendes.
Por alguma razão hoje preferem falar das maiores vendas e não dos maiores encaixes financeiros.
Se formos sérios e olharmos para o dinheiro que entra nos cofres destas vendas “espetaculares” percebemos que as mais valias mal chegam para as contratações “flopadas” e despesas com os salários que ainda estamos a assumir dos primeiros anos da gestão de merda de Varandas. Temos uma divida a fornecedores de 100M que não baixa porque estamos constantemente a renová-la por incapacidade de gerar receitas que não sejam consumidas num piscar de olhos.
Por último dizer que as vendas mais lucrativas (maior mais valia) destes últimos 5 anos, ou são de jogadores da Academia do GAP, ou de jogadores adquiridos com custos controlados e salvaguardados por cláusulas condizentes com o potencial do jogador (Bruno Fernandes-100M).
O problema de Varandas não são as vendas ou as compras. O problema de Varandas é o amadorismo, incompetência, o desconhecimento de futebol e incapacidade negocial e por isso a dependência a Jorge Mendes.
8 Julho, 2023 at 14:40
Isto
SL
8 Julho, 2023 at 19:20
Eina.
Vale bujas?
8 Julho, 2023 at 20:42
Cá está.
8 Julho, 2023 at 16:50
São poucas as vendas por grandes valores de jogadores fora da formação. É verdade.
Grandes mesmo antes destas tivemos a tal de Slimani que falas e também tivemos Rojo que foi por 20 milhões para o United e na altura foi a 2a maior venda de sempre.
Depois tivemos outros negócios de algum valor: Raphinha foi outro da herança pesada que rendeu bom dinheiro. Acuña idem. Wendell idem.
Mas com jogadores comprados por Varandas temos Ugarte e Porro. Matheus sim, mas há quem diga que é formação por isso tem de decidir ou é formação ou não.
Tudo isto para concluir que mesmo incluindo Matheus como NÃO sendo da formação são 3 grandes vendas. Não mais que isso, por isso é uma falácia dizer que tem vendido muito mais jogadores que não são da formação agora. Não é verdade.
8 Julho, 2023 at 16:54
Ah e Bruno Fernandes claro. Outro da herança pesada….por isso jogadores comprados por Varandas vendidos por um grande valor continuam a ser 3.
8 Julho, 2023 at 18:43
LionUp não estou nem de longe nem de perto a elogiar o trabalho de Varandas, mas sim, a dizer que se tudo fosse ao nível das vendas, estaríamos muito bem
O que não é verdade.
Matheus não é da formação como é óbvio.
Mas sim, foi um legado que veio da anterior direção e felizmente Varandas manteve. Negociar com o Sporting e os seus principais ativos já não é o que era quando Ronaldo foi por 17M, ou Moutinho por 10. Felizmente nisso estamos mais perto do Benfica e do Porto
8 Julho, 2023 at 20:48
Depende dos jogadores……é que tirando essas grandes vendas, praticamente não fazemos dinheiro com nenhum jogador excendentário ou dispensado.
Temos o plantel para a época, os 3 ou 4 de grande valor e os que não resultaram, os Vinagres, Camachos e Iloris, alguns nem sequer jogaram, saem sempre por valores irrisórios.
È muito dinheiro gasto em jogadores que depois ou saem a custo zero ou com prejuizo.
É que parecendo que não, 10 milhões num Vinagre, 5 milhões num Camacho, 3,5 num Eduardo, 4 num Doumbia, 2,5 num Ilori, 3 num Borja, 2 milhões num Rochinha etc, etc que depois só dão prejuízo e nem jogam, tudo junto dá um orçamento para uma época.
Grão a grão….
8 Julho, 2023 at 9:19
Tenho muitas reservas em relação ao sueco…. Mas é esperar para ver…. duvido muito que valha tanto dinheiro, parece-me bem que com bem menos tinhamos resolvido o assunto avançado e se calhar o assunto médio defensivo.
É esperar para ver
8 Julho, 2023 at 9:22
Entrar no clube como o mais caro de sempre vai ajudar a pressionar. Se os golos não saírem, será o Paulinho louro em pouco tempo
8 Julho, 2023 at 9:50
O próximo a sair será o Inácio pelo menos por 45. A ver se ainda conseguem renovar e conseguir uma cláusula maior.
Depois ainda temos o Pote por não menos que isso e adiante…
As próximas vendas já estão de certa forma programadas.
E asseguram assim de certa forma a Saúde financeira do clube.
Assim que não partilho este pessimismo nesta área.
O Sporting neste momento tem é quê se consolidar nos dois primeiros classificados do campeonato.
Um ano sem Champions é muito mau, dois anos fora, será desastroso
8 Julho, 2023 at 9:57
Não sou especialista de finanças, mas essa “saúde financeira” existirá mesmo?
8 Julho, 2023 at 10:00
Para além disso não há saúde financeira sustentavel sem ambição desportiva. Vendes esses, Pote, Inácio para virem Trincoes? Os 2 estao ligados num clube grande.
8 Julho, 2023 at 16:54
Griiii, griiii, griiii
8 Julho, 2023 at 10:05
Como disse antes, temos mesmo que ir á Champions este ano.
Por mais vendas que faças, são uns 50 milhões que deixam de entrar nos nossos cofres e que vão directamente para os cofres dos rivais
8 Julho, 2023 at 10:16
Dois anos sem ir a champions seria desastroso.ok ! Mas o que no traduz esse desastre ? Que implicações terá?
8 Julho, 2023 at 10:39
Fazer conjunturas desastrosas com base em futurismos pessimistas é apenas um dos cenários possíveis.
Há outros…
Como reconhecer que a posição 9 foi um Gap no ano passado e fortalecer em força esta posição este ano.
Como ter reforçado antes a posição de central com o Diomande. Outro que valerá em pouco tempo, quatro vezes mais.
Falta agora a posição 6.
Para a direita não estou muito convencido com o espanhol. Preferia o japonês
8 Julho, 2023 at 17:00
Fazer conjunturas fabulosas com base em futurismos supra-optimistas de amanhãs que cantam é o melhor a fazer então.
Até porque vivemos todos no mundo encantado da Disney e há 10 anos nem tivemos para fechar portas nem nada.
Assim sim, deve ser como o Varandas olha para isto: o dinheiro não é dele, está bem calçado, tem casas de milhões e Porsches, as dívidas da clínica estão saldadas por isso quem vier a seguir que apague a luz.
8 Julho, 2023 at 11:08
“Asseguram assim de certa forma a saúde financeira do clube.”
Ahahahahahahahahahahahaha fds 🙂
8 Julho, 2023 at 11:27
Os comentários dele são de quem está completamente a Leste…
8 Julho, 2023 at 11:48
Completamente!
O aumento do passivo, o aumento das dividas a fornecedores, ambos na SAD, e o aumento da divida do Clube à SAD passa-lhe completamente ao lado e é por isso que diz estas pérolas…
8 Julho, 2023 at 12:34
Chega a ser constrangedor sequer iniciar este tipo de discussão com quem diz ter um certo tipo de análise própria e que diz que não anda a replicar soundbytes
….
Pegar numa rubrica do Passivo que aumentou e dizer “fodasse que isto está tudo lixado” pode dizer alguma coisa, mas está longe de dizer tudo …
Há que saber que existem outros elementos existem num balanço que também sobem ou descem, e tentar ver tendências e evoluções futuras.
8 Julho, 2023 at 14:27
J….
O passivo é um valor real. Se diz que no passivo deves 100M€, é porque deves 100M€. Não deves nem 99M€, nem 101M€. Deves 100M€!
O activo, que é aquilo a que te referes, são projecções. São avaliações a um dado momento, que podem um dia ser reais ou não. Não se sabe até transacionares esses activos.
Não passam de projecções para tentar equilibrar as contas e haver algo que vá fazendo uma avaliação da gestão e da própria empresa.
E tanto é assim que quando se diz que um clube “está em falência técnica” ninguém liga muito, nem há consequências disso que sejam realmente relevantes mesmo!
E já nem falo no facto de poderes aldrabar as contas, com activos fictícios, como foi o caso do gajo que se trocou com o Porto e que meteu 11M€ no activo. Ou como o Paulinho (23M€) ou o Vinagre (10M€) que na realidade não valem mais que 25% disso, se é que valem isso!
Portanto, mais uma vez, é evidente como distorces estas cenas, sempre que o tema são contas…
Há coisas que são objectivas. Outras não são.
E subires o passivo, é objectivo! E isso diz muito da gestão do Clube em 5 anos de mandato onde se venderam activos e se fez dinheiro como nunca antes no Sporting – uma parte substancial à conta do trabalho da Direcção anterior!
8 Julho, 2023 at 14:41
Pumba!
Contra factos não há argumentos, j. Again.
Mas tendo em conta que estamos a falar do mesmo gajo que mente todos os dias sobre o valor do paulinho, os factos não interessam muito…
8 Julho, 2023 at 23:06
Obviamente, ele não está aqui para ser factual.
8 Julho, 2023 at 15:18
Ahah
Siga.. Pumba!!
Projeções… Lol
8 Julho, 2023 at 16:56
Pois…..contra factos as tuas respostas são na base do lol….quando respondes.
Engole em seco e amanhã tentas outra vez.
8 Julho, 2023 at 18:04
Então os activos são o quê?
Não faças perder a paciência entrando na desonestidade…
Pega na tua casa – que imagino estejas a pagar um empréstimo…
Vamos supor…
Ainda deves 200 mil euros.
Pagaste já 100 mil!
A tua casa está avaliada em 350 mil euros neste momento!
O que é factual e objectivo aqui?
2 coisas!
Deves 200 mil ao banco.
Já pagaste 100 mil!
Não deves 199 mil, nem deves 201 mil. Deves, factualmente, 200 mil euros.
O facto da tua casa neste momento estar avaliada no mercado em 350 mil euros é uma projeção do seu eventual valor no mercado. Se a meteres à venda, logo se vê se vale isso, se vale mais ou se vale menos… Não é uma merda objectiva e factual!
Não tens nenhuma garantia que te ofereçam 350 mil pela casa. Mas o banco tem a garantia que tu deves 200 mil!
Ora, muitos dos activos que se falam nos clubes são os jogadores, cujo valor projectado é muito mais volátil do que as projeções que se fazem dos imóveis. Por isso, grande parte do passivo, como te expliquei pelos 3 casos que mencionei, são absolutamente fictícios.
O Paulinho está como um activo de 23M€, que foi o que custou – eventualmente estará pelos 16M€ que foi o comunicado à CMVM . mas não vale nem 5M€… E o mesmo acontece com o Vinagre e com o Gajo que veio do Porto avaliado em 11M€, que nem 10% vale…
E tu bem podes rir, rebolar, fazer o que quiseres, que isto que te estou a dizer também é factual. O Malcolm, por exemplo, já mencionou isso também…
8 Julho, 2023 at 18:08
Muita confusão aqui nos termos e mas afirmações.
Uma busca rápida na internet pode ajudar. 5 minutos de leitura e vais melhorar a análise
Dentro de um balanço patrimonial tens 3 grandes elementos: Activo, Passivo e Capitais Próprios.
É ver o que evoluíram estaa 3 grandes rubricas nos últimos 5 anos e tentar já ter uma análise mais real.
Há 5 anos atrás, o Sporting tinha x, y e z.
Quando é que tem agora?
8 Julho, 2023 at 19:24
Da próxima vez, quando for para lixarem com F assim o J e amigos, sugeria um motel.
Acho que privacidade é bonito, a expor assim as pessoas a serem f…lixadas desta maneira.
8 Julho, 2023 at 20:07
A melhor forma de olhar para isto é ver o recente relatório consolidado:
Ativo: 320M dos quais mais de 180M são equipamentos (estádio, pavilhão, viaturas, ferramentas etc…) que dificilmente são valores realizáveis, ninguém está a ver o estádio ou o pavilhão à venda …
Assim “sobra” no activo 140M do qual cerca de 100M é o valor do plantel. Claro que aqui podemos dizer que vale muito mais. É a questão do … e se corre bem ….
Fica no final cerca de 40M que podem ser mobilizados para despesas corrente e amortização de divida.
No passivo temos mais de 400M e quase todo exigível e da forma como são apresentadas as contas, 170M são correntes e por isso exigíveis no prazo de um ano.
Claro que a situação não é famosa, mas já não o é há muito tempo, temos de acreditar que vai correr bem e que vão aparecendo elevadas vendas sempre que necessário, basicamente é o que tem acontecido e temos uns credores fantásticos que vão aguardando pacientemente.
E se corre bem!
8 Julho, 2023 at 20:18
Já agora se alguém quiser confirmar os valores, o relatório consolidado já é publico pois está publicado no site, e podem utilizar este link direto:
https://scpconteudos.pt/sites/default/files/relatorio_contas_consolidadas_sporting_clube_2021-2022.pdf
Depois e só irem à pagina 28 e podem ver o valor do ativo e o que o constitui e igualmente do passivo.
Se quiserem saber o que está nos ativos fixos tangíveis nos tais cerca de 180M é só descer um bocadinho no documento e vejam a pagina 67.
8 Julho, 2023 at 20:52
Obrigado Malcolm. Os factos são uma chatice para quem vive numa realidade alternativa e se esforça para os outros também entrarem nesse mundo alucinado.
8 Julho, 2023 at 20:55
Obrigado Malcolm.
8 Julho, 2023 at 15:25
Miguel, Miguel, mas tu não sabes que subires o passivo também é subjetivo? É que as dividas não são para ser pagas, são para ser geridas, porque toda a gente sabe que se um dia rebentar o Estado safa, se o Estado não safar, alguém o fará. Agora se te preocupas em ter poder para ajudar a decidir o futuro do clube isso já é outro problema, mas para ti, porque como podes ver pela conversa, isso é preocupação apenas para outras pessoas.
8 Julho, 2023 at 16:57
Senão faz-se um PER ou fecha-se as portas.
São este tipo de Js que nos levaram quase á aniquilação em 2013.
Só passaram 10 anos mas eles fazem de conta que foi há várias décadas.
8 Julho, 2023 at 18:06
🙂
Pois, contas à Sócrates…
8 Julho, 2023 at 19:50
Não foi só o Sócrates, os Lehman Brother quando faliram e causaram uma crise Mundial, supostamente tinham centenas de milhares de milhões de ativos, e faliram na mesma, ninguém pegou naquela merda. O Sporting não será excepção, porque os ativos no futebol são coisas completamente voláteis, o património do Sporting é algo que como tem sido provado ao longo dos anos, é das coisas mais fdds de criar, e se há clube que a generalidade dos Portugueses odeia é o Sporting. Quando um Sportinguista questiona a importância do passivo, é prova provada que o que aconteceu com o Godinho não foi acaso, foi mesmo resultado de anos e anos e desleixo porque lá está, o passivo não interessa e depende sempre de como as pessoas olham para as coisas.
Às vezes penso que voltar a 2013 seria mais que merecido, mas depois lembro-me que até seríamos capaz de sair de novo do buraco, mas a maioria não ia aprender nada, e iriam validar o próximo idiota que gerisse mal e porcamente o clube, tal como o Varandas está a fazer.
8 Julho, 2023 at 20:57
Subscrevo, Fix
8 Julho, 2023 at 11:49
… mas nunca esquece de ir às AGs votar a favor das contas…
8 Julho, 2023 at 11:54
Parece o ministro da propaganda
8 Julho, 2023 at 17:01
Só dá pena e vergonha alheia.
8 Julho, 2023 at 10:26
Os anos vão passando e o mercado de transferências deste ano já é diferente do anterior.
Temos uma tendência quase natural de achar que nas negociações, o “nosso” clube é o esperto e os outros são todos tolos, no sentido em que, nós temos de comprar sempre barato (e de preferência abaixo do valor que refere o Transfermarket) mas quando é a vender (o valor dessa plataforma já não vale nada), tem de ser pela cláusula de rescisão.
Ou seja, sabendo o Coventry que vendemos muitas vezes caro, porque raio nos haveria de ceder um gajo a qualquer preço? Porque o fariam num mercado inflacionado em que qualquer coxo vai para a Arábia por uns milhões? E especialmente, porque o fariam quando a aventesma do Varandas teve aquela jogada de mestre de revelar que tinha o dinheiro para investir?
Se fosse com o Sporting, diríamos provavelmente “se os ingleses querem que batam a cláusula e levem”. Ou andaríamos a discutir que para vender mal, mais valia ficar com o jogador até ao fim, etc.
Se o negócio do Gyokeres vai ser bom ou não, não podemos dizer. Vamos ver como corre. Espero que daqui a uns meses estejamos aqui a dizer que foi uma excelente compra. Eu tenho as minhas reservas, principalmente sendo um jogador já com 25 anos, o que o obriga a “pegar” já e tem menos margem a falhar. Podemos sempre questionar é o porquê de se insistir só neste jogador e não haver alternativa.
O Sporting ao colocar todas a fichas num único jogador, mostrou que o valor que estava disposto a pagar seria maior que o que o preço que Coventry estaria eventualmente a pedir!
Por norma, o preço é definido por quem vende e o valor é definido por quem compra. Se um e outro estão desencontrados, com “vantagem” para quem vende, não há negócio. A menos que:
1. quem compra se esteja a cagar para o seu dinheiro e o gaste sem querer saber do valor que está a comprar, vulgo dinheiro fácil (petrodólares);
2. Há marosca e dinheiro por baixo da mesa para quem se está a marimbar para o clube que dirige (desconfio que aqui tenhamos exemplos demais para elencar);
3. Incompetência de quem compra;
Como o Sporting não tem petrodólares, só vejo duas hipóteses…se só uma delas ou as duas em simultâneo, não sei!
O mercado de transferências já não é o mesmo de há uns anos. Nem o mesmo do ano passado, especialmente com a entrada em acção dos árabes.
A formação e um bom scouting são e serão cada vez mais importantes.
É cada vez mais difícil fazer negócios por 4 ou 5 Milhões, que há uns anos eram balúrdios e hoje parecem trocos. Menos para aqueles clubes que, como o nosso, são mal geridos e andam sempre com a corda no pescoço. As nossas grandes vendas servem hoje para tapar as asneiras do passado/presente e não permitem acompanhar a evolução do mercado do lado da compra.
Sem rigor, diria que o Sporting tem a mesma (má) condição financeira de quando se comprava por 2 ou 3, numa realidade actual em que se compra maioritariamente (mas não só) por 20 ou 30.
O caminho, além de boa gestão, passa por procurar mais e melhor e antecipar as aquisições (scouting) em mercados menos caros e, formar bem!
A esperança existe. Mas para mim, não mora nesta direcção. Já deu o que tinha a dar e insistir nisto é protelar a mediocridade.
8 Julho, 2023 at 10:45
É isso mesmo que muitos nao entendem queando é oara comprar muitos acham que tem que ser pelo valor do Transfermarket quando é oara vender cagam no transfermarket e querem a claysula de rescisão.
Eu tambem queria o melhor dos dois mundos…
8 Julho, 2023 at 11:54
O Transfermarket atribui um valor estimativo consoante determinados critérios.
Só o facto de termos pago 24M por Gyokeres provavelmente valorizará o seu valor no Transfermarket, tal como aconteceu com Paulinho.
É por isso que devemos olhar para estes números com alguma cautela.
E é também por isso que não comento termos vendido TT abaixo do valor do Transfermarket e comprado Gyo acima.
Já no caso de Vinagre e Paulinho a história é totalmente diferente pela idade, contexto, valores praticados e percentagens.
São os negócios mais ruinosos da história do Sporting. E não porcausa do Transfermarket…
8 Julho, 2023 at 14:00
Para mim o transfermarket vale ZERO. não ligo a isso na hora de comprar ou vender.
8 Julho, 2023 at 14:15
Ligas a quê?
Qual é a tua referência?
O Varandas?
O Mendes?
O Viana?
Tu mesmo?
8 Julho, 2023 at 16:06
Felix estava avaliado em 40 milhões no transfermarket, e o Benfica vendeu ele por 120.
Bruno Fernandes estava avaliado em 45 milhões, no transfermarket, e nós vendemos ele por 65.
Dadid Carmo estava avaliado em 4 milhoes, no transfermarket,e o Braga vendeu ele por 20.
Gyokeres estava avaliado em 13 milhoes, no transfermarket, e o Sporting comprou ele, ao que parece por 20.
Entendes agora porque nao ligo ao transfermarket?
8 Julho, 2023 at 18:13
Não!
É um valor de referência.
É um indicativo.
É para se ter uma ideia do que vale o jogador…
O valor dum jogador, ou daquilo que tu quiseres, será sempre o que alguém aceitar pagar por isso.
Porque é que 1kg de laranjas vale 2€? Porque as pessoas aceitam pagar 2€ por 1kg de laranjas…
Quando tu vens aqui dizer que o Gyokeres não vale 20M€, isso tem que valor?
Mas alguém quer saber o que é que tu achas, ou o que é que eu acho, ou o que é que a Tasca no geral acha?
Como é que tu, pessoa com estudos e inteligente, vem dizer que o transfermarkt não interessa mas no mesmo cometário dizes que o jogador não vale X?
Onde é que está escrito que o teu critério – que ninguém sabe qual é – interessa mas o do transfermarkt não interessa?
Percebes?
É que, ao menos, no transfermarkt há um critério igual que é aplicado a todos os jogadores… Coisa que nós não fazemos quando “botamos” aqui as nossas avaliações.
8 Julho, 2023 at 19:54
O transfermarkt pode ser visto como ferramenta de trabalho, tal como o FM já é mais do que um jogo, agora se as pessoas usam ou não, isso pronto. Quem o usa terá um trabalho mais facilitado, porque é para isso que as ferramentas servem, para quem não o usa, não só não vai ter um ponto de referência como pode andar ao sabor de alguém que o use e que terá uma vantagem.
8 Julho, 2023 at 11:26
É muito isso.
O que nos poderá salvar é esse novo mercado árabe que comprará qualquer pino que equilibre uma bola na cabeça por mais de 10 segundos.
Jorge Mendes já estará a esfregar as mãos a pensar nos “reformados” e craques já com anos de carrossel, estilo Ruben Neves, para os quais necessitará de substitutos.
Vamos deixar uma nota preta nas mãos do empresário, mas as vendas de Trincão, Edwards, Pote e Inácio estão asseguradas. Infelizmente continuaremos a comprar para vender no carrossel, e as dívidas continuarão nos 100M.
No entanto continuaremos a ser um clube luxuoso com leds verdes, com cada vez menos escumalha, a espera que o Porto arrebente para conquistar umas Taças ao mesmo tempo que vê o Benfica transformar-se na maior potência desportiva nacional…
8 Julho, 2023 at 17:04
Não andará muito longe disso não o plano a médio prazo dos Roquetes: Quando, e SE, o porco implodir primeiro que nós, ficarmos com os restos do Benfiquistão, uma tacita aqui, outra acolá.
8 Julho, 2023 at 11:54
Bom comentário que subscrevo!
8 Julho, 2023 at 11:15
Já temos o sueco ou é preciso dar parte do estádio?
O sportinguista Rui Calafate ontem na sua crónica no jornal oficioso Record foi certeiro (e arriscou-se a ser corrido de lá):
“Só um serviçal ou pajem não considera ridícula a ida de Varandas a Inglaterra para voltar de mãos vazias sem um jogador que não conseguem contratar há um mês. E não há substituto para Ugarte (Essugo, Morita e Bragança é curtíssimo) com os trabalhos da equipa já iniciados. Planeamento zero!”
Até Calafate sabe como trabalha este Sportinguezinho: serviçais pagos, pagems, figuras ridículas e amadoras do presidente e ZERO planeamento.
Também deve ser viúva ou maluquinho por constatar o óbvio! Só pode.
8 Julho, 2023 at 11:27
Umpresidente que diz que pode dar 20 milhões por um jogador, nem para gerir uma mercearia serve. Até uma criança tem os olhos mais abertos que ele. Estamos bem entregues, estamos.
8 Julho, 2023 at 11:51
Andaste aqui a defendê-lo de TUDO e agora tem os olhos fechados?
E tu, andas de olhos abertos?
Mantém a calma que o homem ainda tem 3 épocas para ser campeão e ganhar o teu voto novamente…
8 Julho, 2023 at 12:29
Eu nunca votei nele, independentemente de defende-lo ou não, mas tu foste lá pôr a cruzinha. Qual é o maior pecador ?
8 Julho, 2023 at 14:14
Foda-se, andaste aqui a dizer que ias votar no gajo, porque tinha cumprido o que exigias, que era ser campeão uma vez por mandato…
Deu-te caganeira no dia das eleições, foi?
Eu votei no Nuno Sousa, depois do Varandas ter sido campeão, porque achei o trabalho dele miserável – coisa que sempre discordaste!
Na 1ª vez, sim, votei nele… Provavelmente também estavas de caganeira nesse dia e não votaste nele, nem em ninguém!
8 Julho, 2023 at 14:51
Para mim desde que ganhem sem ser á maneira do Filipe Vieira e do PC, voto sempre na direção que seja campeã, isso não me impede de me virar contra ela quando quiser. O resto é lulas de caldeirada.
8 Julho, 2023 at 14:59
Estava em Arganil, e por isso nunca votei, nunca fui doente do Varandas para vir cá votar de propósito. Agora se conseguisse ganhar um campeonato neste Benfiquistão, até era capaz de vir. Até tu votavas se ganhasse em masculinos e femininos
8 Julho, 2023 at 18:16
Pronto, isso explica o estado em que o Sporting está…
3 anos a fazer merda e a enterrar o clube, mas ganham o campeonato no 4º ano… e tu votas neles!
Está entendido!
Depois não te esqueças de ir ao funeral também…
8 Julho, 2023 at 12:35
Lá volta o mesmo discurso de sempre… Começaste muito mal o fds!!!
8 Julho, 2023 at 14:10
Por acaso não… 🙂
8 Julho, 2023 at 14:39
🙂
8 Julho, 2023 at 12:10
O Sporting vende Ugarte ao PSG pela cláusula de rescisão e paga 4,6M em comissões…
https://twitter.com/bancadadeleao/status/1677608879205515264?s=20
8 Julho, 2023 at 12:43
Tirando a comissão, a % do Fama e o custo de investimento ficam cerca de 30M no Sporting, não é mau negócio. Já paga o prodígio sueco. Só que agora ficamos esticadinhos outra vez. O melhor será vender já o Inácio, não vá não haver dinheiro para a luz e água.
8 Julho, 2023 at 13:37
Um clube sem Rei nem Roque completamente à deriva e subjugado aos caprichos de um treinador banal!
8 Julho, 2023 at 14:02
Continuo a dizer, pode vir a ser até um belíssimo joga dor, mas acho que 24 milhões é mau negócio para quem valia no Transfermarkt 13 milhões, eu não o faría, mas pronto está feito.
Assim.
Temos o PdL e o Lat. Direito, e reparem no que eu vou dizer, só nos faltarão mais dois jogadores, o médio defensivo (muito importante mesmo), e……
lá mais pra frente ou de um momento para o outro podemos precisar de um central, só estes dois jogadores, faltarão.
O central, como já aqui disse, Coates só tem “um joelho”, Just sempre problemático durante a época (lesões), Diamonde muito verdinho, resta-nos dois em condições normais, Inácio e M. Reis, mais um central fará falta, a época é grande.
Ainda em relação a médios, não me venham com histórias, nem Bragança nem Morita têm características de recuperador de bolas ou de destruição de jogo dos adversários, não inventem sff.
São dois que ficam a faltar.
Siga.
8 Julho, 2023 at 14:09
https://www.abola.pt/nnh/2023-07-07/fc-porto-super-dragoes-ameacam-ou-pinto-da-costa-ou-exclusao-da-claque/995392
A propósito desta noticia, e do que tenho aqui defendido para as claques do Sporting…
Isto é EXACTAMENTE aquilo que eu acho inaceitável numa claque dum clube!
A claque dum clube serve para apoiar as equipas. Por isso, é claque do clube. Não é claque do senhor A ou B.
A claque, ENQUANTO CLAQUE, não se deve imiscuir na política eleitoral, ou tomar posição sobre a Direcção! A claque é um grupo de pessoas, e cada pessoa, individualmente, pode poder tomar a sua posição, mas enquanto sócio!
CLAQUE é para apoiar as equipas do Clube. Deve respeitar as regras acordadas com a Direcção, deve respeitar a Direcção enquanto entidade que gere o Clube, e tudo o que for da parte política, deve deixar que sejam os membros individualmente a tomar essas posições!
Dizer que para se pertencer a uma claque tem de se apoiar A e não B ou C, é simplesmente ridículo e inaceitável. E mais ridículo é, porque depois não controlam o que os membros das claques votam…
No caso concreto do Porto, até espero que seja suficientemente burros para votar em massa no gajo que os rouba há mais de 40 anos! Como sabem, a minha opinião é que se o Villas-Boas ganhar, esse clube corrupto dará um enorme passo em frente, como deu o Benfic@ com o Rui Costa, o que nos irá lixar enormemente se mantivermos este caminho.
8 Julho, 2023 at 14:52
Em relação a sucessão de Pinto da Costa tenho opinião contrária.
A saída de PdC será o início da queda do FCP. Mesmo com as boas intenções de AVB a estrutura está tão dominada que, ou se adaptará ao que há, ou terá de fazer uma limpeza que abrirá fracturas em todos os lados.
Só o facto dos SD detestarem AVB já fará com que o ambiente seja terrível. Se a isto somarmos o brutal buraco financeiro (que será ao nível do nosso ou pior) não vejo como conseguirá replicar o que Rui Costa está a fazer no Benfica.
Mas aguardemos…
8 Julho, 2023 at 18:21
Epá, no benfic@ também tinham medo da saída do Orelhas, porque ele tinha tudo controlado…
E foi o que se viu.
No primeiro ano a coisa não correu bem – e eu acho que no Porto também não correrá – porque é preciso mudar muita coisa e o foco estará aí e não na parte desportiva. No Benfic@ bastou um ano para arrumar a casa e mudarem os vicios que tinham. Vamos ver quanto tempo levará no Porto.
Agora, o Villas-Boas é muito mais um adepto normal que o Pinto da Costa, e, como o Rui Costa, fará o que deverá fazer para meter o Clube no bom caminho como o Rui Costa fez!
8 Julho, 2023 at 20:39
Fdx, o Rui Costa estava na direção do Vieira. Também vão na cantiga que não estava por dentro das coisas? Não faz sentido a comparação com a hipotética entrada do Vilasboas no frutas.
9 Julho, 2023 at 0:37
Até podia estar a par das coisas.
Não é isso que está em questão.
O que está em questão é que o gajo transformou o Benfic@ em 2 anos, porque tem uma maneira de trabalhar muito mais em prol do clube e não dos interesses particulares dele – que era o que fazia o Vieira, e é o que faz o Pinto da Costa.
Já expliquei essa merda no outro dia, já não me lembro a propósito do quê!
Se tu não percebes a transformação que aconteceu na forma do Benfic@ se organizar, bem, aconselho-te a ficares atento porque a coisa só agora começou…
Este ano já limparam a maioria dos campeonatos.
Acredito que para o ano farão melhor do que fizeram este ano…
E, se for assim, vão fazer melhor ainda no ano seguinte…
E, pelo menos nós, vamos assistir a tudo isto e participar, que remédio, nas festas dos lampiões!
E o Porto, em 23/24, vai assistir também, e provavelmente, mesmo que mude para o Villas Boas, vai assistir em 24/25 também, porque, como aconteceu com o Rui Costa, levará pelo menos um ano a organizar-se… Se voltar a ganhar o Pinto da Costa, o Benfic@ terá tempo e espaço para se tornar o Bayern de Portugal em todas as modalidades…
E, colega, se deixam o “balão” do Benfic@ encher, depois quero ver quem é que o vai esvaziar…
8 Julho, 2023 at 15:40
“Deve respeitar as regras acordadas com a Direcção, deve respeitar a Direcção enquanto entidade que gere o Clube, e tudo o que for da parte política, deve deixar que sejam os membros individualmente a tomar essas posições!” Pois mas há aqui umas nuances que escapam a esse raciocínio. Primeiro porque não há acordos, e não vamos estar aqui a relembrar a história toda do inicio, porque o que importa é que não há acordos entre as maiores claques e a Direção. Segundo, uma Direção que mente descaradamente, e que não perde uma oportunidade para manchar a imagem das claques não merece qualquer tipo de respeito. Pelo menos eu não respeito ninguém que não me respeita. Terceiro porque era só o que faltava alguém ter o poder de proibir um coletivo de expressar as suas opiniões de desagrado. Quer dizer, a central pode assobiar quem quiser, e as claques não podem demonstrar desagrado, seja com assobios ou tarjas.
As claques são e serão sempre uma mais valia para o Clube, principalmente numa cultura como a nossa, completamente diferente da inglesa onde eles não precisam das claques para fazer notar o apoio ás equipas. Eu acho que se as claques ficassem 1 mês sem irem aos jogos em casa, as pessoas iriam ficar chocadas sobre o que é a realidade do futebol português, e a realidade das bancadas do Sporting.
8 Julho, 2023 at 18:25
Eu entendo o teu ponto.
Mas uma claque que só faz merda também não merece o respeito da Direcção, olha que caralho!
O problema aqui é exactamente andarem em guerras políticas quando se deviam limitar a apoiar o clube.
Eu quero ver o que vai acontecer no Porto, depois desta merda de comunicado dos SD, se o Villas Boas ganhar! Meteram-se na política do clube e vão foder isto.
Agora, faça a Direcção do Porto o que fizer, e fazem muita merda, tanto que o passivo aumenta regularmente, os SD nunca se meteram nisso…
E é preciso eu dizer-te porquê?
Ou tu chegas lá sozinho?
8 Julho, 2023 at 20:05
Eu não defendo o que o Madureira fez, até porque roça a intimidação, coisa que me lembro nunca ouvi o Mustafa a fazer. Fazer um paralelismo entre os SD e as claques do Sporting, neste caso é extrapolar demasiado. O maior problema das claques é serem incapazes de responder a direção com o nível desejado e acabam por fazer merda. Mas muito do que acusam as claques, o CD faz 10x pior. Um bacano que paga 3anos de contrato ao Ilori e ao Camacho devia de ter vergonha na p**** da cara para vir mandar vir com as claques porque apanham multas. Até vou mais longe, o maior problema do Sporting nem são as claques, é mesmo termos uma maioria de adeptos e sócios sem o mínimo de amor próprio e amor ao Clube, porque se o tivessem nunca iam nas cantigas de gajos de merda que gerem o clube vergonhosamente.
9 Julho, 2023 at 0:28
O paralelismo é só no meterem-se nas política do clube, no geral. Claro que é muito pior o que fez o Madureira e os SD do que a JL mandar o Varandas para o caralho! Mas o principio é o mesmo, não têm de se meter nisso.
Eu não concordo contigo no resto.
Falhar contratações, todos falham.
Concordo que, do meu ponto de vista, contratações como o Ilori ou o Camacho, nunca as faria, e profissionais então, a coisa ainda é pior!
Mas isso nada tem a ver com o resto.
Isso não dá direito às claques fazerem merda TODOS OS FINS DE SEMANA, tal como a merda que fazem não dá o direito, nem serve de desculpa, para contratarem Eduardos e Camachos…
As Claques existem para apoiar as equipas. Ou fazem só isso, ou NUNCA vai funcionar bem, porque à Direcção convém ter claques a apoiar a equipa e assim não tem, e porque às claques convém ter a Direcção a apoiá-las e assim não têm!
Perdem todos, mas quem perde grandemente é o Sporting!
8 Julho, 2023 at 14:10
Mesmo que não se dê importânica alguma ao transfermarkt, é á mesma um valor exorbitante, o mercado tem na mesma valores mais baixos e de qualidade, é questão de procurar .
24 milhões é mais que o limite.
É que de um momento para o outro, JM pode deixar de trabalhar com o Sporting e depois ficamos com o menino nos braços.
Já alguém se tinha lembrado disto ?
Ah pois.
8 Julho, 2023 at 14:34
Ou melhor, dois meninos nos braços.
Paulinho e Gyokeres.
Quase 50 borboletas.
8 Julho, 2023 at 14:35
Espero estar enganado, mas um Clube que este ano não vai à Champions e rebenta 24M num único jogador só pode ser gerido por um lunático que gosta de brinquedos caros.
Minha nossa…
L SL
8 Julho, 2023 at 14:36
Como se a equipa não precisasse de mais nada.
Burro fino.
L SL
8 Julho, 2023 at 17:05
E elegante. Por isso leva votos.
8 Julho, 2023 at 14:47
Parece que o Travante vai embora, espero que consigam um jogador, pelo mesmo, da mesma qualidade.
8 Julho, 2023 at 14:58
Os últimos episódios com Travante fragilizaram a equipa. É pena….
8 Julho, 2023 at 15:22
E mais juízo…
Z
8 Julho, 2023 at 16:29
Era o mais eaperado o que se passou esta época é inadmissivel. Agrediu um colega depois com os animos mais serenos ameaça o mesmo colega, faz com que ele mude de equipa. Depois na final quando mais precisavamos dele agride um PSP, ainda foi salvo injustamente pela FPB, mas fez um jogo 4 muito abaixo do que sabe fazer ainda tentou ir para cima do Betinho ao que este terá dito qualquer coisa que fez Travante se acalmar e pedir desculpa sempre que fazia falta
Em suma é o nosso melhor jogador mas fe uma miseravel epoca.
8 Julho, 2023 at 15:16
De uma forma simplista, vou aqui falar sobre a hipótese de o Sporting poder ou não ganhar outro campeonato a breve trecho.
E então vou perguntando e os meus amigos irão pensando nas possíveis respostas para cada um de vocês, e tirem as conclusões que quiserem.
Vamos então.
Para que JM continue a trabalhar com o Sporting, terá ou não que FV continuar na direção ?
Para que FV continuar na direção, terá ou não que o Sporting ganhar outro campeonato ?
Assim sendo.
Qual será a perspectiva de o Sporting poder ganhar, com a qualidade que tem vindo a apresentar, e se isso interessará para alguma coisa ?
Agora, caros amigos, pensem para si .
8 Julho, 2023 at 15:40
Se o Tanlongo e o Essugo vingarem … Creio que não necessitariamos de ninguém para a posição 6 …
Agora é um SE muito grande …
8 Julho, 2023 at 17:06
É o meu problema também….isso é um SE gigantesco, e se não dão? Ficamos outro ano á espera do Verão?
8 Julho, 2023 at 20:43
Mas nesta altura já devíamos saber de que calibre de jogador são. Se não jogam, nem sequer sabemos se estão a altura de assumir o meio campo do Sporting
8 Julho, 2023 at 21:09
É a grande diferença para o Ugarte que aproveitou a lesão de Palhinha para se afirmar na equipa. Quando Palhinha sai é também para não travar a ascensão de Ugarte.
8 Julho, 2023 at 21:18
Exatamente JHC.
Outro que só o mantinha mais ano, devido á idade na equipa B, porque ainda nem sequer está em condições de ser emprestado é Mateus Fernandes. Depois de mais este ano que vai começar e com quase 20 anos, penso que terá 18 agora, se não estou em erro, pró ano estaria no ponto para ser emprestado e discutir noutro clube um lugar, regressaría depois com quase 21 ou mesmo 21, no ponto de discutir alguma coisa no Sporting. Agora ? não, é ainda um menininho frágil que ainda não acabou a formação.
Existem etapas que têm que ser cumpridas.
As seleções fazem parte desta evolução como aquisição de ambição, mas o Sporting e RA, neste momento não pensam assim, erradamente
8 Julho, 2023 at 16:03
Por outro lado se se confirmarem as entradas do avançado sueco e do defesa direito espanhol ficariam a faltar …
4 contratações …
Um defesa central, um médio ofensivo centro, um extremo que possa jogar preferencialmente da esquerda pro meio e um avançado…
Para estas aquisições sugeria jogadores jovens … 19-21 anos … Internacionais pelos seus paises nas camadas jovens…
Não menciono mais um GR se o Adán ficar …
8 Julho, 2023 at 16:08
Acabei de ver o Rei Sol Coreano agora transformado em DJ e pseudo Rapper na TVi em directo com 2 black live matters…que sonho senhores !!!
8 Julho, 2023 at 16:23
Não me digas que o homem anda a ganhar a vida a trabalhar de forma digna e sem ter de estar minimamente preocupado com a Justiça ou esquemas manhosos…
8 Julho, 2023 at 18:08
Mas ele preocupa-te? Pode fazer mal ao Sporting com o que está a fazer?…
Pior ao Sporting faz o teu patrão pah!
Z
8 Julho, 2023 at 18:09
Sorry Serjão… não era para ti…
Z
8 Julho, 2023 at 16:27
Gostaste?!?
8 Julho, 2023 at 16:30
Devia ter feito como os outros, roubar ate mais nao pra nunca mais ter de trabalhar.
Foi honesto, e burro.
Ja diz o ditado Portuguese, Quem parte e reparte e fica com a menor parte, é burro ou não tem arte!….
Enfim
8 Julho, 2023 at 18:25
Deve ser graças ao dinheiro todo que roubou ao SCP até aposto que tem casas que valem milhões de euros e porshe a porta…ah não espera esse é o outro o que tu gostas!!!
8 Julho, 2023 at 16:09
Agora a seguir vem já o comentário do tareco da gaita a defender o seu Bruninho..
8 Julho, 2023 at 16:28
Javardolas, tu és muito fraco …
Um banana há imagem do presidente que veneras…
8 Julho, 2023 at 16:41
Eu detesto o Varandas e o Brunocas…. alternativas precisam-se ò Ranhoso…Nunca dormes bot velho humano….
8 Julho, 2023 at 16:43
Então?!?
Não me digas que te falhou com o pagamento mensal …?
8 Julho, 2023 at 17:07
Ó clone mas tu enganas alguém com esse paleio? 🙂
O Varandas se te aparecesse agora á frente até escorrias…
8 Julho, 2023 at 19:18
Só escorria se ele começa-se gaguejar…clone do tareco das peles…
8 Julho, 2023 at 20:56
Se ele começasse a gaguejar tu chamavas pelo Vieira. O Vieira também andou 20 anos a dar palha aos burros do clube de plástico e eles sempre a comer e a bater palminhas. Tudo a zurrar em uníssono até ao dia.
8 Julho, 2023 at 16:48
Daqui a 10 minutos vai dar a final do campeonato europeu de sub 21…
Inglaterra x Espanha
Excelente jogo em perspectiva!
8 Julho, 2023 at 17:25
Espanha muito melhor até agora…
Tem aqui uma bela geração, tal como em sub19
8 Julho, 2023 at 18:07
Bons colchões… só pode…
Z
8 Julho, 2023 at 18:09
Injustiça ao intervalo
8 Julho, 2023 at 18:10
De injustiças está o mundo cheio jotinha…
Z
8 Julho, 2023 at 18:34
“Gyokeres vai reforçar o Sporting e tem a particularidade de partilhar com a namorada de longa data a mesma profissão. Amanda Nildén joga como central na Juventus e foi este sábado um nome “lançado” como hipótese para seguir as pisadas do companheiro e rumar a Lisboa, para a equipa feminina dos leões. Um cenário que, sabe O JOGO, não se coloca.
Amanda é uma atleta de muita qualidade e com vontade de outra projecão de carreira, não tendo sido, por outro lado, abordada pelo Sporting.
Foi campeã em 2021/22 e representou a equipa de Turim na Liga dos Campeões, onde se ficou pela fase de grupos. Este ano ficou em segundo na Serie A feminina, mas manteve a rota da Champions. Venceu ainda a Taça à Roma, que foi a equipa campeã.
Gyokeres e Nildén conhecem-se desde a adolescência, ainda quando jogavam no clube Brommapojkarna, situado nos subúrbios de Estocolmo. Nildén acompanhou depois Gyokeres no Brighton.
A equipa feminina do Sporting, recorde-se, tem o início da pré-época agendado para dia 13 e na próxima semana serão conhecidas caras novas para o plantel de 2023/24.”
8 Julho, 2023 at 23:25
Ui faz-me lembrar o irmão do outro…
Z
9 Julho, 2023 at 0:19
🙂
A mulher é mais cotada o que gajo, neste caso…
Aqui era, contratavam a mulher e o Gyokeres vinha de arrasto… 🙂
8 Julho, 2023 at 18:50
Negociações fechadas.
Angel é do Sporting por 3,5 milhões de 80% do passe, is restantes 20% serão do Sevilha.
8 Julho, 2023 at 18:53
Gyokeres e Angel, são uma incógnita.
Veremos, mas acho Angel barato, embora o Sevilha esteja em dificuldades económicas, mesmo assim, acho barato, prós números que se fazem hoje em dia.
Por isso, apreensão quanto à qualidade.
8 Julho, 2023 at 18:53
Bom futebol dos espanhóis, mas falta -lhes sempre um pouco de contundência na frente..18 remates, só 3 foram á baliza
8 Julho, 2023 at 18:56
Tenho uma esperança num aspecto, normalmente os espanhóis são raçudos por natureza, se for o caso, já será alguma coisa.
Veremos o que dá este Angel.
8 Julho, 2023 at 19:06
Mas são raçudos quando há jogos com grandes correrias, o que não é o caso do futebol praticado pelo Sporting de RA, é tudo de posse e pensado.
8 Julho, 2023 at 19:47
Excepto o NUno Mendes o Porro, o Nuno Santos…se há gajos que correm sem fim neste sistema são os laterais…
8 Julho, 2023 at 19:54
Não discordo, se há jogadores que correm muito são os laterias devido a fazerem o corredor todo é verdade, mas Angel, é diferente , não é um Porro que gosta de atacar e por isso está sempre com os olhos na frente, Angel é diferente, porque gosta mais de defender e fecha mais ao centro, os espaços são diferentes.
No entanto, pode ser trabalhado, e começar a abrir-se novas perspectivas no jogo dele e nos espaços dele.
Já vi um golo dele, em que ele desceu bem e concretizou, é verdade, mas vamos ver como será o trabalho com ele de RA, se o aceitou, é porque poderá extrair qualquer coisa na forma de trabalhar que tem.