Está a ser a pré-época mais desenxabida de sempre para as nossas cores….
Nem vale a pena discutir futebol com ninguem nas férias.
Pois só recebo palmadinhas nas costas de benfiquistas a pedir-me coragem
fico-me apenas pela velha frase do Markl: ” O futebol já foi mais técnico…”
Pode ser que o Jose Angel seja uma bela surpresa !
Espera sentado.
A primeira depressão dos Roquetes durou quase 20 anos e mal conseguimos tirar de lá os parasitas eles fizeram trinta por uma linha contra o próprio clube para voltarem ao poleiro.
“Pode ser que o Jose Angel seja uma bela surpresa !”
Estava a ler as ultimas, antigo treinador diz que tem características de Sergio Ramos, pode jogar a central ou lateral…” …até tremo quando vêm com estas merdas de jogador que faz 50 posições, mas nenhuma bem.
Uma coisa é certa: o meu amigo acredita! Ou então faz o seu trabalho, dia sim dia sim, sem desfalecer. Temos outro “mestre da táctica” em perspectiva? Só nos calham “duques e cenas tristes”, como se dizia antigamente. Essa é que é essa.
Já tu nao fazes trabalho nenhum. Um gajo comentar aqui uma possivel escolha táctica é por encomenda, mas já tu que escreves a mesma coisa todos os dias, verdadeiros manifestos diários a criticar tudo e todos para depois dizer que já pouco se interessa pelo clube, é por pura independência de julgamento e análise.
Está claro!!! É com cada um que se apanha por aqui!!!
Melhor jogador jovem da Liga em 2019, e 11 da época é ser um jogador a menos? Não concordo que ele deva descer para 8 porque fazem falta os golos dele na frente, mas daí ser um jogador a menos é uma hipérbole daquelas.
Sinceramente não percebo porque chamam logo ao puto Esteves mau profissional.
Vejamos:
Quem o contratou com altas expectativas só para o “roubar” ao porto e depois mesmo com o Esgaio a fazer jogos sofríveis não lhe dá sequer oportunidades de jogar e de evoluir na equipa?
Quem depois de o emprestar dá outro jovem como moeda de troca pelo Arthur?
Acham mesmo que o Estoril ia apostar no Esteves quando tinha o Tiago Santos para valorizar e depois vender para ter retorno financeiro, como veio a acontecer?
Para que é que afinal renovamos com Neto e Coates se afinal queremos no plantel jogadores já feito e super profissionais?
Para que queremos afinal tantos lideres no balneário e jogadores que fazem parte do plantel não tanto por aquilo que dão em campo mas pela experiência e ajuda que podem dar aos nossos jovens?
Depois vemos que afinal os jovens não treinam bem ou que os jovens são maus profissionais…
E desde quando vir com peso a mais é logo motivo para afastar um atleta promissor como o Esteves?
De facto ser gordo neste clube é imperdoável….que diga o outro…
O que critico é a gestão desportiva que o Sporting fez do atleta e sobre a falácia e inutilidade que é renovar com jogadores experientes que acabam por não servirem para nada, já que o que não falta no plantel são jogadores com experiência ou um atestado de fracasso espelho nos casos do fatawu, por exemplo.
E o Esteves entra na renovações dos outros porquê? Eu não percebo o que é que o caso do Esteves, que foi único a época passada, tem em comum com a renovação do Neto ou a utilização do Esgaio.
Tem a ver não especificamente com o caso concreto do Esteves mas pelo simples facto de essa tal valência e capacidade de estimular miúdos fruto da larga experiência que têm ser completamente inútil.
Porque se não tens miúdos, ou os muito poucos que temos treinam mal e não se orientam…onde cai aqui essa necessidade de ter no plantel jogadores como o Neto?
Para dar experiência ao Trincão, Esgaio, Paulinho, Pote, N. Santos, St Juste, Edwards, Adan?
Fiquei mesmo sem entender qual a necessidade de facto de renovar com um jogador como o Neto se a ideia passa por emprestar os miúdos ou encostar…
Diz-se que nesta época esteve abaixo do que já tinha mostrado, fez uma época fraca e teve coisas de mau profissionalismo – só o facto de chegar a Janeiro gordo chega!
Se tu achas que um atleta pode aparecer a meio da época gordo, enfim, está definido o teu padrão… Agora, não queiras que o padrão de toda a gente seja esse.
Ele foi mau profissional e agora ou se redime, ou não, é tudo escolhas dele. Quando tens o talento que o Esteves tem, normalmente o tua carreira é aquilo que fazes dela. Agora ele por ter talento não é mais nem menos que os outros. Se eu for validar a merda que o Esteves fez e ainda o premiar com uma chamada imediata à equipa principal, estou a tirar credito a gajos como o Nuno Mendes, o Essugo, o Fatawu, o Afonso Moreira, etc que têm o mesmo nível de talento ou mais, mas isso não os impede de dar tudo e ter um pensamento positivo das coisas. Mas o que se lê aqui é que a culpa é de toda a gente menos do Esteves, ontem até deu para ler que a culpa é do Amorim que não é nutricionista.
Epah a malta é tão intolerante e exigente com pessoas que não têm sequer oportunidades ou são fodidas com más práticas do clube ao qual pertencem e depois é super tolerante e compreensiva com um treinador (por exemplo) que só tem vindo a decrescer na qualidade fruto das suas opções de merda.
Eu até exigiria do Esteves se lhe de facto lhe fossem dadas oportunidades de forma consistente.
Ao invés disso o clube decidiu foder o empréstimo do Esteves envolvendo o Tiago Santos no negócio Arthur.
E ainda forçar o Estoril a não dar minutos ao Esteves para que este pudesse regressar ao Sporting e cumprisse com os regulamentos.
Quando no plantel tem um jogador como o Esgaio.
Melhor é fazer 30mil adaptações…
Fatawu igual…só não foi emprestado…
Depois fica giro dizer que apostamos nos jovens.
Apostamos é o crl…
O Esteves era dono do lugar. O Esteves perdeu o lugar. O Sporting e bem, decidiu antes do fim do ano que o Esteves não devia de jogar mais para que eventualmente conseguisse jogar na equipa principal. O Esteves chega ao Sporting acima do peso, quando recebe todos os meses, para precisamente estar em forma. Como o Esteves não mostrou estar á altura o Sporting foi buscar o Bellerin emprestado.
Tu estás a juntar uma data de exemplos de má gestão para criticar um de boa gestão. Quanto ao Esgaio, uma coisa que um gajo não pode criticar o Esgaio é de profissionalismo e entrega, se o Esteves tivesse mostrado isso o ano passado talvez tivesse tido minutos na primeira liga.
Então os casos de profissionalismo e entrega passam por ter o peso certo 🙂
Lá está somos muito rápidos a criticar um atleta que não teve sequer oportunidades na equipa principal e exigentes para pedir a um puto que leve na boa determinadas atitudes do clube que o contratou seduzindo-o com altas expectativas que não soube trabalhar mas depois perdoamos tudo a outros que mostram constantemente que não estão a fazer o trabalho de forma competente.
Amorim com a mesma base devia ter sido despachado no meio da época passada…nem que seja pela falta de profissionalismo brutal que demonstrou ao assumir publicamente que tinha amuado com a saída do M. Nunes.
Falhar uma vez não te define, o que te define é se falhas constantemente. O Esteves foi mau profissional o ano passado, isso não significa que seja sempre mau profissional, irá ser se não emendar o comportamento.
Dizem-me amigos portistas que o Gonçalo é uma força da natureza, mas que não é adepto de treinar no duro.
Outro defeito que apontam é o de amuar a primeira contrariedade e “cagar” para os conselhos que dizem que tem de teabalhar mais e melhor.
Mas também já li que cumpriu à risca o plano de treinos depois que regressou do Estoril.
Entre o elogio e a crítica fácil deve haver um meio termo em que o puto perceba que ser bom não é o suficiente e que tem condições para dar muito mais.
E isso também é papel que o tal gabinete de alta performance deve ter, e que aparentemente está a falhar.
Por fim, o falabarato-potenciador-de-jovens-só-que-não tem de se deixar de propaganda e intrujices e começar a fazer aquilo para que é principescamente pago…
“Mas também já li que cumpriu à risca o plano de treinos depois que regressou do Estoril.” É só isto que é preciso. Fez merda, e sim chegar gordo quando é pago para estar em forma é fazer merda, mas parece ter emendado. Foi mau profissional e emendou o comportamento.
Onde está o nosso trabalho nestes aspetos da gestão desportiva?
Já disse em cima.
Por esta ordem de ideias tínhamos despachado o Amorim por ter assumido publicamente que tinha amuado.
O Esteves não sei que não o ouvi, nem vi o amuo, nem lhe olhei para a balança.
O Amorim ouvi-o dizer numa das belíssimas CI’s que nos brindou ultimamente que tinha efetivamente amuado.
Quem é pai de adolescentes, sabe que esta idade entre os 16 e 19 anos é lixada.
Nem sabem onde estão, nem bem o que querem.
Esquecemos que são putos e ainda estão a formar a sua personalidade.
Há àqueles que mais facilmente entendem o que têm de fazer para serem bem sucedidos, e a outros que precisam de ser guides.
Gonçalo Esteves tem tudo para ser um jogador acima da média, mas necessita de acompanhamento e aposta, e quando não estiver bem que lhe expliquem o que fez mal e como corrigir. Quando estiver “desligado” que alguém o ligue à ficha para que mantenha o foco no trabalho.
O potencial está lá. Falta é a mesma paciência com Esteves que têm para com o Trincão…
Continuo a dizer que é normal num jovem, mais acentuado nuns que noutros, este tipo de “desvios”.
E continuo a perguntar: para que raio serve um treinador, uma suposta “estrutura”, Netos que já não são jogadores e renovam pela influência e experiência e até um “centro de performance e acompanhamento” da formação se não para encaminhar e pôr nos trilhos este tipo de talentos?
Ainda por cima num clube que diz e quer formador?
Mal gerido, como muitos outros nestes últimos anos. É o que dá cuspir para o ar com colchões e gaps. Dá a lula em cheio nos olhos, é o que dá.
Eu continuo a dizer que esta malta não quer ter trabalho.
É muito mais fácil emprestar um jogador e esperar que eles façam o trabalho que competia ao clube.
Se der resultado volta e ficamos felizes da vida.
Se der merda foi o jogador que não aproveitou a oportunidade.
Ontem ficámos todos fodidos do proxeneta dizer que os jogadores vieram dos pastilhas e dos andorinhas….e depois andamos a emprestar os jovens e a foder esses empréstimos com transferências para as mesmas posições ou andamos a dizer que os putos treinam mal…
Que a estrutura de pavões engravatados não quer ter trabalho já sabemos há anos, aliás há décadas, não fossem eles todos paridos do mesmo buraco de merda que arruinou este clube. Agora se se alargou a quem está “nas trincheiras” é ainda mais preocupante.
Não conheço o Esteves nem o seu comportamento fora de campo.
Olhando apenas para o histórico, não acham (muito) estranho um miúdo trocar o porto, um clube habituado a ganhar, por outro que ganha um campeonato de 20 em 20 anos?? A mim deixa me sempre de pé atrás.
O Amorim deve ter feito umas das famosas chamadas ao puto a dizer que ir ter minutos na equipa principal.
Depois da contratação estar feita, fodeu-se que jogou o Esgaio que foi muito melhor profissional e tinha o peso certo.
Foi entretanto despachado para o Estoril para o Esgaio ter mais minutos e ainda lhe foderam o empréstimo com a ida do Tiago Santos. Foi expulso e acabou por perder o lugar para um jogador que o estoril tinha o passe na mão.
Entretanto engordou e tornou-se mau profissional de repente…
Tivemos sorte do Chermiti não ter engordado senão também se tinha tornado num mau profissional.
Isto depois dos putos renovarem ou assinarem contrato….é fodido…
Cheira me que a nova teoria de o Pote ser definitivamente um 8(até no número agora) é para o afilhado Paulinho jogar a interior como jogava na altura do Slimani…
Basicamente do meio campo para a frente será morita e pote e depois 4 gajos para 3 lugares que é o sueco no meio,Edwards, Trincão e Paulinho…para 2 lugares.
É o joelho que teve aquela lesão gravíssima e, só por causa disso saiu de Inglaterra…
A lentidão dele é também uma forma de se defender do real problema. Por isso é papado em velocidade, e papado em rotação… Enfim, só no asilo em que o capitão bananas transformou o SCP é que é aceitável um jogador com estas limitações ser titular…
Eu jogaria com o Pote a 10, em 3-5-2, na frente o Gyo com Paulinho/Trincao, que poderia ser transformado no habitual 3-4-3 com a entrada do Edwards, aí já seria possivel jogar com Morita e Braganca atrás, ou um deles com o tal trinco que viria.
Voces tem nocao que o Pedro Barbosa vestia a 8…certo? E era extremo-esquerdo…certo? E o JVP no Benfica vestia a 8 e jogava a 10 ou segundo avancado… E o Morita tem a 5 e joga a 8… E o Quaresma no Porto tinha a 10 e jogava a extremo…
Já tu nao fazes trabalho nenhum. Um gajo comentar aqui uma possivel escolha táctica é por encomenda, mas já tu que escreves a mesma coisa todos os dias, verdadeiros manifestos diários a criticar tudo e todos para depois dizer que já pouco se interessa pelo clube, é por pura independência de julgamento e análise.
Está claro!!! É com cada um que se apanha por aqui….
Ehehehe outro que daqui a 1 ano veio da formação…. E só custou 16 milhões porque o merchandising que comprou entretanto na loja verde amortizou o valor.
É investigar e ver se é daqueles casos excecionais, tipo genetic freak, ou que o próprio corpo produz níveis anormais de testosterona para mulher, ou se é um homem mascarado. Homens competem com homens, mulheres com mulheres, acho que não é um conceito difícil de agarrar, se não vamos ter o LeBron com 60 anos a afundar na cara de gajas e a ser o jogador masculino e feminino com mais pontos na história da basquete americano.
“Homens competem com homens, mulheres com mulheres, acho que não é um conceito difícil de agarrar…”
O problema é que é!
O crescimento do movimento Woke faz com que isso não seja linear.
Quando tanta gente defende coisas como “não sou homem, nem mulher” ou “sinto-me uma mulher”, só porque sim, quando se defende que crianças devem escolher o seu género e até podem ser operadas enquanto menores, quando há toda uma educação neste sentido desde antes da primário, patrocinada por (des)Governos de esquerda, isto é tudo menos um conceito fácil de “agarrar”!
É liberdade como quem diz. Permitir que uma criança defina a sua identidade de género é algo bem mais perverso do que liberdade, isso e ter homens de idade a simular sexo em frente a crianças. Todo o problema deste novo movimento, ao contrário do original LGB, é que soltaram por completo todos os degenerados, e por isso é que atualmente muitos lutam sorrateiramente para normalizar a pedofilia.
«(…) toda uma educação neste sentido desde antes da primário, patrocinada por (des)Governos de esquerda (…)»
Ah… o cheirinho a mofo, bafio e a propaganda populista pela manhã…
Depois os outros é que são grunhos e comem sopa.
Mas vá… já sabemos que tu votas no Cabeça Geleia…
Também há cenas que são só defendidas pela direita que são uma perfeita aberração.
Tem cuidado ao tomares as dores de ideologias politicas.
Podes e vais sair queimado de certeza….
Ou então identificas-te com tudo o que a direita preconiza e aí és tu que és um gajo perigoso…tão perigoso ou mais que os gajos de esquerda.
Mas és gajo para vir falar em fundamentalismos e radicalismos e o crl 🙂
O feminismo não defende as mulheres. Por isso aceita os trans a competir com mulheres, ó idiota!
Vens para aqui com fundamentalismos cegos, e devias era ver o que se passa.
Mas, claro, tal como me vais elucidar dos partidos de direita que defendem o movimento woke, também me vais mostrar que as feministas são contra os trans competirem no desporto feminino…
Fico à espera sentadinho enquanto vasculhas pelo mundo à procura da tua agulha…
Burra seria pior por ser inferior dada a minha condição de mulher?
Lá está o porquê de o feminismo ser uma parvoíce!
Eu quero lá saber se os partidos de direita defendem o movimento que lhes aprouver ou acharem bem defender ou se o movimento Woke ou lá o que lhe quiseres chamar existe ou não.
Eu penso pela minha cabeça e fui educado nos princípios da verdadeira direita democrática e social, reconhecendo a importância da herança judaico-cristã do mundo, dito, civilizado.
Essa herança, aliada aos valores humanistas, liberais (os verdadeiros), republicanos e assentes da importância de um Estado de Direito Democrático levam-me a apreciar e defender valores supremos como: Liverdade, Igualdade e solidariedade.
É uma sociedade assente nesses principios basilares que defendo. Pena é que não haja muitos partidos ou individuos interessados em lutar por isso.
Isto dito, caro Miguel, muito agradedço que consiga manter a elevação argumentativa e que se abstenha de me insultar ou catalogar.
No entanto, atendendo à coerência com os valores que supra expus, jamais tentarei sonegar o seu direito a fazê-lo.
“Eu penso pela minha cabeça e fui educado nos princípios da verdadeira direita democrática e social, reconhecendo a importância da herança judaico-cristã do mundo, dito, civilizado.” Curioso que o mundo moderno nunca esteve tão dividido como agora, altura em que cada vez há menos religião e menos bussola moral.
Lobao mas a religião dá-te uma bussola moral e foi assente na religião ou pelo menos nos valores da religião que se construíram os países do Ocidente. O problema na maioria das vezes nem foi da religião em si, mas das pessoas que usavam a religião para proveito próprio. Mas é como disse, há que olhar para a história, reconhecer os erros e arranjar maneira de melhorar. Agora há que ter bom senso no que toca às melhorias. Liberdade e libertinagem não são a mesma coisa.
Concordo em absoluto, existem muitas licoes e principios que sao partilhados com a maioria das religioes que sao importantes preservar, mas também existem outros que nao fazem sentido nenhum.
A religiao pode fazer sentido desde que seja bem enquadrada e nao vista de forma literal, como muitos fundamentalistas vem.
A religião católica não tem poder nenhum atualmente. Como estão repletos de pedófilos e por alguma razão são incapazes de excomungar e perseguir criminalmente os degenerados têm sido obrigados a apoiar causas que vão contra as suas crenças. Uma das razões porque não vou há Igreja é essa, cambada de protetores de pedófilos.
No entanto, acho que o que está a acontecer ao Mundo é completamente o oposto, está é cada vez mais tribal. O sentimento de nós ou eles, sem qualquer capacidade de tentar reproduzir o mínimo de empatia e compreensão é precisamente o que está a levar a uma sociedade degradada e separada. A noção que tenho é que há 20 anos o Mundo era tão capitalista como agora e não haviam estas crises sociais, pelo contrário.
Explicar que concordo em relação à religião.
A parte do capitalismo não é bem assim.
Neste momento tens um capitalismo mais feroz.
E não tens o contra peso de teres uma classe politica que no passado ainda conseguia equilibrar as forças.
Mas ao que parece o pessoal ainda quer mais liberdade e menos controlo do estado, como se isso fosse sinónimo de melhores condições para todos e não mais ainda só para alguns.
Eu percebo até certo ponto porque os estados são compostos por más pessoas.
Mas insisto.
Não se deve ter menos estado.
Deve-se sim ter menos corruptos e mais estadistas nos lugares de decisão desses estados.
Porque no fim das contas o estado somos todos nós.
Menos estado, menos todos nós.
Mais lei da selva, menos empatia…
O capitalismo é como tudo, tem que ter um equilibrio, mas o facto é que os países mais prosperos sao os capitalistas, e aqui nao falo só nas vertentes economicas, mas tambem na qualidade de vidas das pessoas.
Eu defendo uma sociedade onde a meritócracia deve imperar de forma regulada, sem esquecer as vertentes sociais.
Quanto mais pessoas conseguirem atingir o maximo do seu potencial, melhor será para todos enquanto sociedade.
“Eu defendo uma sociedade onde a meritocracia deve imperar de forma regulada, sem esquecer as vertentes sociais.”
Também eu.
Mas o que muita gente está iludida e a defender cegamente fruto dos governos corruptos que temos tido é o capitalismo puro e duro.
Uma sociedade onde nem sempre a meritocracia impera, onde há desregulação e desequilíbrios sociais.
A malta acha que menos estado vai permitir a cada vez mais pessoas enriquecerem, quando muitas nem fazem ideia de como se chega lá.
A malta acha que por trabalhar por conta de outrem e com redução de impostos para o patrão que pura e simplesmente vai ter os seus salários aumentados, quando o patrão aquilo que quer é aumentar o seu lucro e pagar o mesmo aos seus trabalhadores que fazem parte dos custos.
Depois ouvem o patrão dizer que é preciso o estado abrir mais as portas à imigração porque não têm mão de obra….quando aquilo que querem efetivamente dizer é mão de obra barata.
Anda muita gente iludida.
Quando a realidade lhes bater à porta é que vai ser bonito….
Aliás o resultado vai-se vendo aos poucos.
A mudança não acontece de um ano para o outro mas ao longo de décadas.
Obvio, por isso eu acho que se deveria baixar impostos e por o ordenado minimo em pelo menos 1000€, o problema nao é pelo capitalismo em si, mas na corrupcao e desregulacao que existe!
“mas o facto é que os países mais prosperos sao os capitalistas, e aqui nao falo só nas vertentes economicas, mas tambem na qualidade de vidas das pessoas”.
No dia em que esses países mais prosperos deixarem de explorar e empobrecer os que por via disso são os menos prósperos (3° mundo), como acontece em África, na América do Sul e em alguns pontos da Ásia, verás a “beleza” do capitalismo que não consegue sobreviver sem ser a explorar e em muitos casos a fomentar guerras e a morte de outros!
Pretoriano, isso seria válido á 50 anos, há quanto tempo já nao passou desde o colonialismo?
Tomando o exemplo de Angola, foi um europeu que ficou como “dono” daquilo tudo ou foi o José Eduardo dos Santos e a familia?
No que a ex-colonias portuguesas diz respeito podes culpar a nossa classe politica pela merda de processo de transicao da descolonizacao tendo como consequencia as guerras civis que lhe seguiram. E muito do seu estado actual aos corruptos que tomam conta desses paises.
No caso angola mudou de mãos porque nós já não tínhamos andamento para aquele “filão”… quem financiava a UNITA e quem autorizou a morte de savimbi? Onde estava e com quem José Eduardo dos Santos 48horas depois?
Alteraram-lhe a forma. Mas o colonialismo continua e a todo o vapor!
Não podes querer um colonialismo sem o ter (ou seja teres os europeus preocupados ou a imiscuírem-se nas ex colónias) ou imaginar que há colonialismo quando apenas esses países são corruptos e são coniventes com a exploração do tal capitalismo agressivo e imoral fruto da globalização dos negócios.
Tens o exemplo da India que contraria essa vitimização.
País que supostamente é uma grande potência mundial, com maior número de população e vive nas condições que vive.
A culpa é dos portugueses ou dos ingleses?
A questão é:
Durante quanto tempo mais, o destino desses países será da responsabilidade daqueles que os colonizaram?
Quanto tempo mais precisam esses povos para se responsabilizarem pelos seus próprios actos e pela independência que conseguiram da forma que conseguiram?
No fim, aos dias de hoje, deixa-se explorar quem quer….
O colonialismo é giro para servir de desculpa e faz parte de uma história já muito longínqua…
Precisam, por exemplo, do fim das ingerências externas nos seus assuntos estratégicos, de Estado, das primaveras árabes feitas a preceito com o mundo ocidental todo a bater palminhas e a clamar por direitos humanos… onde estão hoje, 12 anos depois, os direitos humanos dos povos envolvidos nessa bela falácia!?
O que tu tens é resultado das ordens mundiais a fazer os seus negócios usando para o efeito os líderes corruptos desses países que fizeram descolonização às 3 pancadas.
Lá está, a malta acha que é só pedir mais liberdade de escolha sem olhar a fundo quais são as reais alternativas.
Nos países mais corruptos tens é mais exploração.
Parece-me é que confundes exploração com colonização.
“usando para o efeito os líderes corruptos desses países que fizeram descolonização às 3 pancadas.”
Hehehehe tá boa, quando os líderes não são corruptos ou até são mas não a favor dos “nossos” interesses, financiamos um ou vários grupos radicais e instalamos o caos, enquanto calmamente vamos sacando os recursos naturais dos desgraçados. O resto que sa foda… não isto não é uma forma de colonialismo. É empreendedorismo.
Concordo contigo quando dizes que não se trata de colonização e sim exploração, uma vez que não constroem nem desenvolvem nada, pq não é esse o objectivo, apenas destruir e roubar!
Digamos assim um género de colonialismo liberal… hehehehe
Burra seria pior porque defendes uma coisa que não defende a mulher!
É claríssimo!
Por tu não quereres saber de nada é que depois apareces a a dizer as parvoíces que disseste! Devias querer saber das coisas para poderes criticar o que está errado, seja de esquerda, seja de direita, seja sobre homens, seja sobre mulheres.
Negaste evidências claras!
Que a Venezuela já foi um país próspero.
Que hoje o Canadá castra imenso os direitos dos cidadãos e deixou de ser um país justo – como era quando era apontado como o melhor exemplo da Democracia Ocidental.
Vieste aqui só para me atacar pessoalmente!
Porque argumentos para debate, deste zero…
O teu grande “argumento” é eu “voto Varandas”, o que nem é verdade!
Eu acho que ninguem aqui está contra a autodeterminacao de genero, agora há coisas que sao extremas que vao para lá disso.
Por exemplo no Canada queriam que os pronomes chamados fossem algo de obrigatório, onde é que já viste essa merda das pessoas agora terem pronomes inventados e depois legislar a obrigatoriadade de discurso!!?
Discuros compulsivo é dictatorial.
Outra coisa absurda é estarem a doutrinar criancas em relacao as esses temas, deixem as criancas serem inocentes enquanto podem.
Se uma pessoa adulta quiser fazer as cirurgias que quiser tudo de bom para elas, ainda que mesmo assim há estudos que dizem que a nossa identidade sexual só está definida por volta dos 24/25 anos…
Tiveram medo no principio, porque muitas atletas foram ameaçadas de serem afastadas da competição se falassem, mas cada vez há mais. E tanto há que nos USA reverteram a decisão e os trans já não podem competir nas provas femininas.
há muitas feministas a insurgirem-se contra a cultura woke e a verem nos direitos dos trans (homem biológico que transforma o seu corpo em mulher) uma continuação do machismo dominante.
se há área em que o pensamento binário funciona em pleno é nesta questão da identidade de género.
talvez agora, com o despontar do pós-género, se levante a questão da diferença como destino em vez da identidade.
Ares dos tempos….
Uma das jogadoras da seleção do Canadá, é transgénero. Desde 2020 que o assumiu publicamente e nunca deixou a seleção. Por isso, podem ter é suspeita de que esta esteja a tomar testosterona para elevar os níveis.
Não sei o que se passa no Canadá, não sei se aquilo é bem ou mal governado, mas fds chamar um nome, consensualmente odiado, é aquele nível de argumentação de rodapé. Já agora, o Trudeau adora e admira o tipo de governo praticado na China. Talvez ele seja mais pseudo-facho do que o Miguel.
Apenas disse que o Trudeau, PM do Canada admira o governo praticado na China. Claro como não tens resposta para isso, porque iria implicar defenderes um governo ditatorial e genocida, fazes insinuações, e questionas a pessoa em vez de combater a ideia. Sempre é mais fácil falar mal, chamar nomes do que defender algo em que acreditas.
Estou farto de dizer, não ando aqui para fazer inimigos, mas também não ando aqui para fazer amigos. Venho aqui dar a minha opinião, e defender aquilo em que acredito. mais nada.
Quem concorda, concorda. Quem não concorda, não concorda.
Sou do Sporting mas não tenho partido. Nunca tive. Voto em quem me parece que tem as melhores ideias, sabendo que nenhum parido ou pessoa pensar exactamente igual a mim.
Só isso!
O facto de ter aqui na Tasca um grupinho que me odeia e passa os dias a atacar-me, é-me completamente cagativo e só serve para eu saber que são o tipo de pessoa que não me diz nada! É gente sem argumentos, que, por isso mesmo, ataca as pessoas e não as suas ideias/opiniões!
Há que ter paciência porque o mundo está cheio deste tipo de gente. A Tasca nunca seria diferente!
A resposta que o LM deu, negando factos, é uma resposta dum burro sim. Se estudasse, se lesse, se estivesse a par do que eu falei, não tinha dito as merdas que disse.
Para mim, quem nega a evidencia, é burro!
Desculpa se isto te ofende!
Ele podia não ter negado a evidência e argumentado que preferia o actual Canadá a não sei o quê, por exemplo. Aí já era a opinião dele, que eu, mesmo não concordando, tenho de aceitar. É o que ele acha. Não está bem, nem está mal, é a opinião dele!
Ah… o Canadá! Esse país atrasado e subdesenvolvido.
Deus nos livre e guarde (e o seu representante terreno, Cabeça de Geleia) de algum dia seguirmos os passos de uma civilização que se lhes compare!
Sim, o Canadá já foi o exemplo da Democracia no mundo.
Já não é!
Paraste no tempo…
A Venezuela nos anos 60 e 70 era um país desenvolvido e o povo vivia bem – tanto que muitos portugueses iam para lá. Hoje é o que é, e nem vou explicar-te porquê, parede!
Paraste no tempo!
Um país que faz uma lei que permite ao Governo impedir os cidadãos de acederem ao seu dinheiro, é o quê? Democrático?
Tens de te informar um bocadinho melhor, ó parado no tempo!
Mas a Venezuela não era um país desenvolvido onde se vivia bem nos anos 60 e 70?
Era, caralho!
Se tu desconheces isso, é um problema teu!
Hoje é o que é, que toda a gente que quer vê o que é, e sabe porque é o que é.
E isso só mostra que por seres muito fantástico num determinado momento da história, não faz de ti fantástico para sempre.
E o Canadá já foi visto como o exemplo da Democracia no mundo, mas hoje já não é visto assim. E tem a lei que te falei, e que tu desconheces, que faz com que o Governo possa bloquear as contas das pessoas se lhes apetecer – e foi assim que acabaram com a greve dos camionistas no país, bloqueando-lhes as contas e não lhes dando acesso ao SEU dinheiro.
Tal como queriam fazer uma lei que obrigava as pessoas a vacinarem-se ou perdiam os seus direitos – não se podiam deslocar!
Epá, tens de te informar melhor para não vires aqui dizer esses disparates…
E, volto a dizer, quem governa no Canadá é o Partido Liberal…
O Canadá não é uma das democracias mais estabilizadas e prósperas no mundo!?
E longe de mim andar a defender o Chávez ou Maduro, mas temos sempre que ter em conta o embargo econômico criminoso que lhes foi imposto apenas por ser um regime não amigo dos americanos
O Chávez ou o Maduro não foram chamados para a conversa.
A Venezuela que falo é a dos anos 60 e 70, quando era um dos países mais prósperos da América do Sul – para onde milhares de portugueses iam para terem uma vida melhor!
Graças a Deus que não tenho televisão por isso não sigo teorias conspiratórias do governo e mass média instrumentalizados e afins.
Nem quero mudar ninguém…
Digo aquilo que me consta com as referências que tenho, e com os fatos que são relatados.
Inclusive há pouco tempo no parlamento europeu – Pelo filho do pastor (padre) sequestrado pela polícia canadense. Além de muitas outras evidências de atentados á liberdade seja pela censura, seja pela perseguição da justiça / polícia estatal versus a versão oficial. Rumo ao pensamento único. Criminalização da opinião contrária á versão estatal.
Quem não vê isto nos tempos de hoje, não sei mesmo quando verá!!!
Não será estrogénio? É que se é homem, testosterona produz ele naturalmente. Mesmo assim, ele/ela/eles parte com uma vantagem absurda em relação ao resto, é naturalmente mais forte e mais rápido que todas as mulheres contra quem compete. Ouvi dizer que há estudos que comprovam uma vantagem nessas áreas no momento do nascimento, isto sem querer ir aos anos de desenvolvimento que são cruciais, quer para a estrutura óssea quer para a musculatura.
Homens competem com homens, mulheres com mulheres, se há que aceitar uma terceira ou quarta classificação que se crie novas divisões exclusivas, estar a misturar tudo, comprometendo claramente a competitividade entre as mulheres (porque uma mulher que vire homem nunca terá nenhuma vantagem competitiva) não faz sentido. Mas pronto, isto se calhar só lá vai mesmo quando um gajo tipo Mike Tyson matar uma mulher ao soco com a desculpa que é transgénero.
A única coisa que crítico nesta aquisição é o absurdo valor pago pelo SCP…
Como o clube , outrora SCP, actualmente é o New Era 2.0, não comunica com os seus sócios e adeptos, nada sabemos sobre que posições deficitárias do plantel irá o capitão bananas e sua equipa, muito competente e profissional, procurar reforçar neste mercado de transferências…
Obviamente, o que se critica é o valor! Já ia ser caro, mas ainda ficou mais inflacionado pela diarreia mental do imbecil do Dr Fivelas, esse mestre negociador.
Pavão de merda, só serve para fazer figuras tristes e lesar o clube.
Conas de sabão!
Corressem como nós corríamos nas pré-épocas, a dar voltas ao Parque da Cidade no Porto, depois de férias sem fazer nenhum, mas com churrascadas regadas à Superbock…
Até este ainda dá mais dinheiro que metade das contratações com cabeça membros e pernas que saem a custo zero depois de anos sem jogar e a mamar salário de Rei.
Puta da herança é mesmo pesada, nunca mais se livram dela.
O termo woke tornou-se sinónimo de políticas liberais ou de esquerda, que defendem temas como igualdade racial e social, feminismo e o movimento LGBTQIA+.
Como alguém pode ser contra a igualdade racial e social, contra o feminismo e contra os LGBTQIA+ (fiscais de cú), em pleno século XXI, é que ainda me espanta.
Depois vêm com as criancinhas e com o “defende que crianças devem escolher o seu género e até podem ser operadas enquanto menores”. Como se em algum país do mundo um menor tivesse capacidade de autodeterminação para ser operada sem passar por nenhuma junta de médicos, psicólogos e demais especialistas.
Já o outro lançou a fábula da “mamadeira de piroca” e metade das pessoas acreditou!
Fazem infelizmente a criancas, e muitos desses chamados especialistas tem qualificacoes muito dubias!
É preciso ter cuidado com isso, eu nunca autorizaria nenhuma cirurgia, nem com consentimento dos pais e especialistas, que possam limitar/condicionar a vida de uma crianca desta forma.
Se quando adulto a pessoa quiser passar por essa transicao tudo bem, mas numa idade em que nao tem qualquer maturidade para isso para mim chega a ser criminoso.
É preciso ter calma.
Se as criancinhas não tem capacidade de autodeterminação para serem operadas etc porque estão a abordar estas temáticas nestas idades.
Deixem mas é as crianças brincarem e pensarem nas merdas delas.
Não lhes estraguem a infância com problemas de gente “crescida”.
Fazem falta pessoas moderadas.
Fazem falta pessoas que não são de esquerda nem de direita.
Faz falta equilíbrio e noção.
O mundo está a ficar cada vez mais uma merda.
Dizem que já vamos na 4ª civilização no planeta terra.
O mais certo é já estarmos na altura de fazer novo reset porque estamos cada vez mais estúpidos enquanto humanidade….
Porque as figuras mais preponderantes no movimento transgénero eram todas elas defensores da pedofilia. Foucault, Gayle Rubin, malta que defendia ideias como abolir a idade de consentimento, ou normalizar homens que “amam” rapazes. Dar às crianças a capacidade para definirem a sua identidade de género é um passo para eventualmente se defender que já que são autónomos os suficiente para definir o seu sexo, são autónomos o suficiente para definir com quem têm sexo.
Gayle Rubin
“Youth Liberation has argued for some time that young people should have the right to have sex as well as not to have it, and with whom they choose. The statutory structure of the sex laws has been identified as oppressive and insulting to young people. A range of sexual activities are legally defined as molestation, regardless of the quality of the relationship or the amount of consent involved . . .
The recent career of boy-love in the public mind should serve as an alert that the self-interests of the feminist and gay movements are linked to simple justice for stigmatized sexual minorities. … We must not reject all sexual contact between adults and young people as inherently oppressive.”
o termo “boy-love” é usado para descrever pedófilos, sem que descrevas pedófilos.
Michel Foucault nunca defendeu a pedofilia. Um pouco d rigor e leitura exigem-se antes de fazer comentário simplistas erróneos. Vai ler a “história da sexualidade” e a “história da loucura” para perceberes a diferença entre pederastia e pedofilia.
Se quiser ir mais longe, em termos de posições libertárias, há o René Schérer, que vai beber ao falanstério de Fourier que se inspirou no grande pedagogo anarquista Jacotot.
Agora, pedofilia, mesmo que com jovens ou crianças educadas me casa tinhas, sim, um defensor na geração de 68: o Daniel Cohen-Bendit.
Mas é importante não fazer uma leitura anacrónica e descontexualizada, pois tratava-se, então, de tudo abolir. Ele teve de sair de França devido a acusações de pedofilia.
O seu a seu dono: Michel Foucault era gay, morreu de Sida no anos oitenta, seduzia alunos e o o que mais quiseres, agora era um grande filósofo e um pensador de antes do seu tempo, não era nem nunca defendeu a pedofilia. Ponto.
Ele queria reduzir a idade de consentimento. Se tens uma relação com uma criança de 14 anos és pedofilo, mas se mudas a lei para dizer que a idade de consentimento é 13, deixas de ser um pedofilo. Não há muito mais razões para defender que uma criança tem capacidade cognitiva para perceber as diferenças de poder e o que significa ter uma relação com um adulto. Mas pronto se queres fazer essa diferença é difícil de argumentar.
Diz que teve umas boas aventuras com menores na Tunísia também.
Quem nunca teve um(a) colega em criança que se via ao longe que era gay ou tinha nascido no “corpo” errado e que, por isso, sofreu bullying anos e anos a fio com todas as repercussões futuras que isso pode ter?
Há um lado positivo na sensibilização das crianças.
Há formas de combater o Bullying sem ter que introduzir a sexualidade, deixem as criancas brincar, seja com bonecas ou com carrinhos, sem sexualizar as coisas! Deixem as criancas crescer e se descobrirem sem dotrinas sexuais!
E em relação às outras situações de bullying?
São merecedoras de educação especial?
Claramente que não…
Ataquem o bullying sim, mas não compliquem a vida das crianças.
Têm muito tempo para entrar nessas complexidades todas. E aí sim deverão ter todo o apoio para poderem viver livremente com as escolhas que façam…de maneira a que não impliquem com a liberdade dos demais.
Certo, mas o problema está justamente aí: não encaixa no modelo binário… há sempre um padrão ao qual se deve fazer corresponder, por decreto institucional (estado, igreja, família, etc.), uma identidade. Aí reside o problema.
Na comunidade dos índios Tupinambá da Mata Atlântica no Brasil, as crianças muito pequenas (abaixo dos 6 anos), não são baptizadas porque «um nome é demasiado pesado» para seres tão pequenos.
Não são nominalizados nem sexualizados!
São crianças, seres indiferenciados que andam em bandos… Temos muito a aprender com os índios.
Mas para ti o pináculo da civilização agora é uma tribo de índios da mata atlântica?
Honestamente não entendo está referência, como um subconjunto de pessoas dentro daquilo que é a amostra mundial pudesse representar a humanidade e aquilo deve ser a norma ou falta dela!
Mas não deixa de ser curioso como estás contra a etiquetagem binária nas crianças e tudo o que movimento woke faz é só criar n novas etiquetas para utilizar e catalogar as pessoas, eles é que extrapolam muitas vezes curiosidade normal de crianças em impulsos sexuais, porque um menino é mais sensível e gosta de bonecas já está no corpo errado, ou porque uma menina brinca mais com os meninos e gosta de bola já está no corpo errado…
Mas é justamente isso que estou a dizer. O problema está na etiquetagem identitária desde a mais tenra infância. Porque todo o falso discurso libertário woke não passa de um movimento reacionário baseado no contraponto ao modelo binário dominante e reforça justamente as oposições. Pretende apenas ocupar o lugar do discurso, da fala, etc. em vez de transformar o modelo… a coisa é mais complexa e é difícil argumentar por aqui. O caso dos índios Tupi é exemplar para a pequena infância que escapa tanto ao modelo machista quanto ao feminismo reacionário e á novilíngua pretensamente inclusiva da cultura woke.
Mas também ali, chegam aos seis anos e são escolarizados, institucionalizados etc etc
Certo, aí concordo com a completa remoção da etiquetagem nessas idades, apesar de ser virtualmente impossível numa sociedade onde existe tanta interacção e onde a informação aparece ao segundo por todo o lado. Para além de que mais cedo ou mais tarde a questão da sexualidade terá de aparecer, talvez o ideal seja na pre-adolescencia, não sei… Mas no essencial concordo contigo, e que o melhor é focar o menos possível na sexualidade enquanto crianças.
sim, estamos de acordo: ser criança é isso mesmo… brincar, que quer dizer criar, experimentar, imaginar, etc…. em vez de reduzir tudo ao mimetismo…. há muito tempo para isso ao longo da vida. uma infância mais leve de constrangimentos é uma infância mais sã, no sentido da vitalidade.
Belo off-topic hoje.
Sempre nos distrai da miséria de pré-época (digo-o com mais fé do que convicção que ainda assim mais vale uma boa época que sermos campeões da pré).
No entanto tenho de fazer aqui um pedido de desculpas público ao companheiro – às vezes penso que talvez melhor seria fazer uns testes psicotécnicos/de caracter antes de aceitar o ingresso de sócios no clube mas quiçá pudesse representar uma conduta um pouco antidemocrática – tenho de fazer um pedido de desculpas público, dizia, ao Miguel.
Deixo aqui a minha retratação e a assunção de que sou, de facto, um «burro do caralho»; «ou burra, o que ainda é pior» e «um idiota».
Isto porque encetei breves trocas de comentários com o referido compincha, tentando usar de humor, ironia, sarcasmo, fugindo ao insulto, tentando, talvez lírica – e porque não dizê-lo? – Sportinguisticamente, aplacar o seu ressentimento, agressividade e fundamentalismo.
Peço desculpas públicas ao inteligente, culto, informado, moderado, iluminado, excelso, omnisciente, tolerante, progressista, moderno, desempoeirado, evoluído, actualizado e tudo e tudo e tudo, Miguel, extensível a todos vós, membros deste fórum.
É que esqueci-me completamente do facto de que o referido comentadeiro foi daqueles que apoiou e votou na Direção que me impediu de aceder ao meu lugar no Estádio, para apoiar o meu clube por, pasme-se, tentar fazê-lo com sapatos nos pés!
Tentarei que a memória não me atraiçoe tanto no futuro.
Isto, aliás e tal como disse, é uma pedrada no charco de monotonia que é o Sporting.
Gosto deste espaço desde o Cacifo e nunca levei nada a sério.
Se fosse a sério não era sobre grupos e garotada em facções: era sobre o estado deplorável em que está o nosso amor.
O que eu disse, quer do Canadá de 2023, quer da Venezuela dos anos 60 e 70 é factual.
Outros tasqueiros já vieram aqui tecer comentários piores do que o meu sobre o Canadá actual e não te vi ir lá todo ofendidinho dizer que os gajos têm a mania e o caralho.
O único que diz coisas e que tem a mania é o Miguel. Todos os outros podem dizer, o mesmo ou pior, mas aí o grupinho das “putas ofendidas” já não se levanta a chamar-lhes nomes e a dizerem que têm a mania.
Como se viu, a opinião não é só minha, e algumas até são mais criticas do que aquilo que disse. E o que eu disse é factual. A lei existe, e foi aprovada pelo (des)Governo do Trudeau, que também tentou aprovar a lei da obrigação das vacinas – sem as quais as pessoas estavam limitadas nas suas liberdades fundamentais!
O resto foste tu a ser parvo porque paraste no tempo e não percebeste quanto o Canadá mudou a ultima década! E, sim, a Venezuela era dos países mais prósperos nos anos 60 e 70, graças ao poder do petróleo – que ainda tem mas que hoje vais para os bolsos da esquerdalha que manda no país!
Os países, sejam quais forem, são sempre o reflexo de quem os dirige. Há gente boa e má em todo o lado e em todos os quadrantes. São as pessoas que são más ou boas, não a esquerda ou a direita, que têm a suas virtudes e as suas coisas menos boas.
Que queres mais que te diga?
O facto de teres aplausos do Dupont e Dupond, e do prof. Girassol, olha que não é grande coisa! Não te iludas!
Porque eu estou-me a cagar para estas conversas da treta das redes!
Dá -me pena que haja tanto grunho no mundo mas quem sou eu para impedir que existam e emitam opinião.
Ainda não percebeste que estou a gozar o prato e que estou apenas a brincar pá?!
Vai lá brincar sozinho que daqui a um ano volto a comentar um comentário teu que cheire a mofo, bafio e vinho de pacote.
No entretanto aproveita e reflecte sobre os insultos que me dirigiste: melhora. #Mindfullness.
Só uma opinião minha.
Se esta nossa equipa não for buscar um médio defensivo em condições, não um de 18 ou 19, mas um com valor ou de alguma relativa experiência, não é preciso nem aconselhável ter 30 anos, dizia eu, se não formos buscar um médio defensivo em condições, a nossa equipa irá sempre, mas sempre a andar coxa, a equipa irá sofrer muitissimo com isso.
Um médio defensivo, neste momento faz falta como de pão pra boca.
O médio defensivo será aquele que protegerá as costas dos avançados e dos Moritas e Braganças e pretege a frente dos três centrais.
Que tirem da cabecinha que Morita pode fazer o lugar, é mentira, quando muito pode desenrascar um jogo ou dois, por castigo do defensivo titular, quanto muito.
Para mim, a não aquisição deste jogador deixa em causa a época que vai começar.
É tão importante ou mais, que o PdL, que não tínhamos e veremos se vamos ter.
Agora, o Sporting que veja a época que quer ter.
Verdade mas é também verdade que sem o 8 titular o Sporting dificilmente tera capacidade para ser competitivo de forma consistente. E não… Morita e Bragançaa não são solução para titular indiscutíveis e Pore ainda menos.. mais do que no ataque é aqui onde se vai jogar o sucesso da proxima época.
Se eu fosse treinador do Sporting teria dois planos tácticos.
O principal 3x5x2, onde os alas do 5 desceriam, como tem acontecido até agora, mantendo-se os restantes 3 no meio central, podendo jogar nesses 3 o médio defensivo, Morita e Bragança, o 2 da frente com Pote e Gyokeres.
O sistema secundário 3x4x1x2, onde se jogaria como agora com os laterais a fazerem o corredor, no 4 do meio, seria um defensivo outro criativo (Morita), no 1 seria o Pote entre a linha média e os dois PdL, ou seja, nas costas dos PdL.
Resumindo.
Ou 3x5x2
Ou 3x4x1x2
RA que diga de sua justiça.
Com todos os jogadores disponíveis
A minha equipa preferida :
Adan
Just, Coates, G. Inácio
Medio defensivo
LD, Morita, Bragança, N. Santos
Pote e Gyokeres
Fora disto, alterações conforme o adversário e em casa ou fora
Da última vez que vi uma noticia a dizer que St Juste estava com uma forma invejável e a 100% fruto de ter começado a pré época mais cedo….2 dias depois lesionou-se….antes dos testes médicos 🙂
Gyokeres chegou á cerca de 15 minutos a Lisboa.
Que tenhamos todos sorte.
Não vai ser o salvador da pátria, quem tem a obrigação é a equipa.
Um jogador só não faz nada, uma equipa sim.
Vê-se claramente que o jogador estava nervoso, muitos repórteres, câmaras, etc.
Agora, segue-se a adaptação à realidade que vai ter, relativamente à dimensão do clube.
E nesta adaptação, quando for apresentado em Alvalade nos primeiros jogos, amigáveis ou não, temos a obrigação de contribuir pra adaptação, apoiando e incentivando. Para se sentir acarinhado.
Plata, o Sporting em principio irá encaixar mais 2,5 aos 5 que já tinha recebido.
Foram 3 da venda + 2 de ter atingido 20 jogos, e agora, se se concretizar a saida pro Bournemouth + 2,5 por 25% do passe que ainda tem.
Total 7,5 milhões
11 Julho, 2023 at 8:39
Bom dia !
11 Julho, 2023 at 8:45
Está a ser a pré-época mais desenxabida de sempre para as nossas cores….
Nem vale a pena discutir futebol com ninguem nas férias.
Pois só recebo palmadinhas nas costas de benfiquistas a pedir-me coragem
fico-me apenas pela velha frase do Markl: ” O futebol já foi mais técnico…”
Pode ser que o Jose Angel seja uma bela surpresa !
11 Julho, 2023 at 8:50
Faça como eu, é esquecer. Um dia, regressarei. Quando passar a “depressão Varandas”. Até lá, é manter o lume no mínimo.
11 Julho, 2023 at 16:56
Espera sentado.
A primeira depressão dos Roquetes durou quase 20 anos e mal conseguimos tirar de lá os parasitas eles fizeram trinta por uma linha contra o próprio clube para voltarem ao poleiro.
Esta depressão durará ainda mais tempo.
12 Julho, 2023 at 7:35
Sim, ao que parece já nos surpreendeu….
11 Julho, 2023 at 9:07
“Pode ser que o Jose Angel seja uma bela surpresa !”
Estava a ler as ultimas, antigo treinador diz que tem características de Sergio Ramos, pode jogar a central ou lateral…” …até tremo quando vêm com estas merdas de jogador que faz 50 posições, mas nenhuma bem.
Afinal vem para quê? Central ou lateral??
11 Julho, 2023 at 8:42
“Pote muda de camisola e fica com a ‘8’”
Premonição Tática!?
11 Julho, 2023 at 8:49
Uma coisa é certa: o meu amigo acredita! Ou então faz o seu trabalho, dia sim dia sim, sem desfalecer. Temos outro “mestre da táctica” em perspectiva? Só nos calham “duques e cenas tristes”, como se dizia antigamente. Essa é que é essa.
11 Julho, 2023 at 10:06
Já tu nao fazes trabalho nenhum. Um gajo comentar aqui uma possivel escolha táctica é por encomenda, mas já tu que escreves a mesma coisa todos os dias, verdadeiros manifestos diários a criticar tudo e todos para depois dizer que já pouco se interessa pelo clube, é por pura independência de julgamento e análise.
Está claro!!! É com cada um que se apanha por aqui!!!
11 Julho, 2023 at 11:15
“Já tu nao fazes trabalho nenhum.”
Pelo menos já admites que vens para cá trabalhar.
Admissão do problema é o primeiro passo para a recuperação. Força!
11 Julho, 2023 at 11:48
E assim continuarei, até que o Sporting seja grande, outra vez. Votos de saúde!
11 Julho, 2023 at 9:24
Premonição do desastre. Pote é um jogador a menos a 8, sempre foi.
11 Julho, 2023 at 10:07
Melhor jogador jovem da Liga em 2019, e 11 da época é ser um jogador a menos? Não concordo que ele deva descer para 8 porque fazem falta os golos dele na frente, mas daí ser um jogador a menos é uma hipérbole daquelas.
11 Julho, 2023 at 10:05
Ou seja persistir no erro.
11 Julho, 2023 at 9:33
Como se põe o nosso melhor finalizador a 8 (sendo q todos os outros sao aberracoes à frente da baliza) é que nao entendo.
Mas pronto… Temos dos melhores treinadores do mundo.
11 Julho, 2023 at 9:36
Sinceramente não percebo porque chamam logo ao puto Esteves mau profissional.
Vejamos:
Quem o contratou com altas expectativas só para o “roubar” ao porto e depois mesmo com o Esgaio a fazer jogos sofríveis não lhe dá sequer oportunidades de jogar e de evoluir na equipa?
Quem depois de o emprestar dá outro jovem como moeda de troca pelo Arthur?
Acham mesmo que o Estoril ia apostar no Esteves quando tinha o Tiago Santos para valorizar e depois vender para ter retorno financeiro, como veio a acontecer?
Para que é que afinal renovamos com Neto e Coates se afinal queremos no plantel jogadores já feito e super profissionais?
Para que queremos afinal tantos lideres no balneário e jogadores que fazem parte do plantel não tanto por aquilo que dão em campo mas pela experiência e ajuda que podem dar aos nossos jovens?
Depois vemos que afinal os jovens não treinam bem ou que os jovens são maus profissionais…
E desde quando vir com peso a mais é logo motivo para afastar um atleta promissor como o Esteves?
De facto ser gordo neste clube é imperdoável….que diga o outro…
11 Julho, 2023 at 10:18
O que é que terias feito se fosses o Verissimo?
11 Julho, 2023 at 11:24
Não critico o comportamento do Veríssimo.
O que critico é a gestão desportiva que o Sporting fez do atleta e sobre a falácia e inutilidade que é renovar com jogadores experientes que acabam por não servirem para nada, já que o que não falta no plantel são jogadores com experiência ou um atestado de fracasso espelho nos casos do fatawu, por exemplo.
11 Julho, 2023 at 11:59
E o Esteves entra na renovações dos outros porquê? Eu não percebo o que é que o caso do Esteves, que foi único a época passada, tem em comum com a renovação do Neto ou a utilização do Esgaio.
11 Julho, 2023 at 13:06
Tem a ver não especificamente com o caso concreto do Esteves mas pelo simples facto de essa tal valência e capacidade de estimular miúdos fruto da larga experiência que têm ser completamente inútil.
Porque se não tens miúdos, ou os muito poucos que temos treinam mal e não se orientam…onde cai aqui essa necessidade de ter no plantel jogadores como o Neto?
Para dar experiência ao Trincão, Esgaio, Paulinho, Pote, N. Santos, St Juste, Edwards, Adan?
Fiquei mesmo sem entender qual a necessidade de facto de renovar com um jogador como o Neto se a ideia passa por emprestar os miúdos ou encostar…
11 Julho, 2023 at 10:28
Epá, ninguém diz que É mau profissional.
Diz-se que nesta época esteve abaixo do que já tinha mostrado, fez uma época fraca e teve coisas de mau profissionalismo – só o facto de chegar a Janeiro gordo chega!
Se tu achas que um atleta pode aparecer a meio da época gordo, enfim, está definido o teu padrão… Agora, não queiras que o padrão de toda a gente seja esse.
11 Julho, 2023 at 10:44
Ele foi mau profissional e agora ou se redime, ou não, é tudo escolhas dele. Quando tens o talento que o Esteves tem, normalmente o tua carreira é aquilo que fazes dela. Agora ele por ter talento não é mais nem menos que os outros. Se eu for validar a merda que o Esteves fez e ainda o premiar com uma chamada imediata à equipa principal, estou a tirar credito a gajos como o Nuno Mendes, o Essugo, o Fatawu, o Afonso Moreira, etc que têm o mesmo nível de talento ou mais, mas isso não os impede de dar tudo e ter um pensamento positivo das coisas. Mas o que se lê aqui é que a culpa é de toda a gente menos do Esteves, ontem até deu para ler que a culpa é do Amorim que não é nutricionista.
11 Julho, 2023 at 11:49
Epah a malta é tão intolerante e exigente com pessoas que não têm sequer oportunidades ou são fodidas com más práticas do clube ao qual pertencem e depois é super tolerante e compreensiva com um treinador (por exemplo) que só tem vindo a decrescer na qualidade fruto das suas opções de merda.
Eu até exigiria do Esteves se lhe de facto lhe fossem dadas oportunidades de forma consistente.
Ao invés disso o clube decidiu foder o empréstimo do Esteves envolvendo o Tiago Santos no negócio Arthur.
E ainda forçar o Estoril a não dar minutos ao Esteves para que este pudesse regressar ao Sporting e cumprisse com os regulamentos.
Quando no plantel tem um jogador como o Esgaio.
Melhor é fazer 30mil adaptações…
Fatawu igual…só não foi emprestado…
Depois fica giro dizer que apostamos nos jovens.
Apostamos é o crl…
11 Julho, 2023 at 12:04
O Esteves era dono do lugar. O Esteves perdeu o lugar. O Sporting e bem, decidiu antes do fim do ano que o Esteves não devia de jogar mais para que eventualmente conseguisse jogar na equipa principal. O Esteves chega ao Sporting acima do peso, quando recebe todos os meses, para precisamente estar em forma. Como o Esteves não mostrou estar á altura o Sporting foi buscar o Bellerin emprestado.
Tu estás a juntar uma data de exemplos de má gestão para criticar um de boa gestão. Quanto ao Esgaio, uma coisa que um gajo não pode criticar o Esgaio é de profissionalismo e entrega, se o Esteves tivesse mostrado isso o ano passado talvez tivesse tido minutos na primeira liga.
11 Julho, 2023 at 13:11
Então os casos de profissionalismo e entrega passam por ter o peso certo 🙂
Lá está somos muito rápidos a criticar um atleta que não teve sequer oportunidades na equipa principal e exigentes para pedir a um puto que leve na boa determinadas atitudes do clube que o contratou seduzindo-o com altas expectativas que não soube trabalhar mas depois perdoamos tudo a outros que mostram constantemente que não estão a fazer o trabalho de forma competente.
Amorim com a mesma base devia ter sido despachado no meio da época passada…nem que seja pela falta de profissionalismo brutal que demonstrou ao assumir publicamente que tinha amuado com a saída do M. Nunes.
11 Julho, 2023 at 13:33
Ora nem mais !
11 Julho, 2023 at 16:10
subscrevo 😉
11 Julho, 2023 at 11:24
“Epá, ninguém diz que É mau profissional.”
Ninguém? Tens de estar mais atento…
11 Julho, 2023 at 11:25
Ah espera “teve coisas de mau profissionalismo”
Só umas coisas…
Lá está são coisas e cenas 🙂
11 Julho, 2023 at 11:31
Não tomou a medicação…
Temos que dar o desconto…
11 Julho, 2023 at 16:11
o miguelismo do costume: isto e o contrário disto na mesma frase.
11 Julho, 2023 at 16:57
Clássico cata-vento: sim, não, talvez e o seu contrário no mesmo comentário.
11 Julho, 2023 at 11:26
“Ninguém diz que é mau profissional” mas “teve coisas de mau profissionalismo”…
Nem precisas de dizer mais nada.
11 Julho, 2023 at 11:51
Depois são os outros…
Como é que um gajo não leva com o rótulo de hater ou anda toldado com ódio.
Ao ver este tipo de merda é de um gajo ficar mesmo cego 🙂
11 Julho, 2023 at 12:05
Falhar uma vez não te define, o que te define é se falhas constantemente. O Esteves foi mau profissional o ano passado, isso não significa que seja sempre mau profissional, irá ser se não emendar o comportamento.
11 Julho, 2023 at 13:12
Esclarecer:
Mau profissional resume-se ao facto de ter tido excesso de peso é isso?
11 Julho, 2023 at 13:29
https://twitter.com/i/status/1635623457789472768
Dizem-me amigos portistas que o Gonçalo é uma força da natureza, mas que não é adepto de treinar no duro.
Outro defeito que apontam é o de amuar a primeira contrariedade e “cagar” para os conselhos que dizem que tem de teabalhar mais e melhor.
Mas também já li que cumpriu à risca o plano de treinos depois que regressou do Estoril.
Entre o elogio e a crítica fácil deve haver um meio termo em que o puto perceba que ser bom não é o suficiente e que tem condições para dar muito mais.
E isso também é papel que o tal gabinete de alta performance deve ter, e que aparentemente está a falhar.
Por fim, o falabarato-potenciador-de-jovens-só-que-não tem de se deixar de propaganda e intrujices e começar a fazer aquilo para que é principescamente pago…
11 Julho, 2023 at 14:11
“Mas também já li que cumpriu à risca o plano de treinos depois que regressou do Estoril.” É só isto que é preciso. Fez merda, e sim chegar gordo quando é pago para estar em forma é fazer merda, mas parece ter emendado. Foi mau profissional e emendou o comportamento.
11 Julho, 2023 at 14:30
É um puto e tem de ser acompanhado e trabalhado.
Mas queremos só gajos feitos é isso?
Onde está o nosso trabalho nestes aspetos da gestão desportiva?
Já disse em cima.
Por esta ordem de ideias tínhamos despachado o Amorim por ter assumido publicamente que tinha amuado.
O Esteves não sei que não o ouvi, nem vi o amuo, nem lhe olhei para a balança.
O Amorim ouvi-o dizer numa das belíssimas CI’s que nos brindou ultimamente que tinha efetivamente amuado.
11 Julho, 2023 at 16:14
o Amorim está a acrescer…. já o Esteves tem de ser senior por antecipação
11 Julho, 2023 at 17:24
Quem é pai de adolescentes, sabe que esta idade entre os 16 e 19 anos é lixada.
Nem sabem onde estão, nem bem o que querem.
Esquecemos que são putos e ainda estão a formar a sua personalidade.
Há àqueles que mais facilmente entendem o que têm de fazer para serem bem sucedidos, e a outros que precisam de ser guides.
Gonçalo Esteves tem tudo para ser um jogador acima da média, mas necessita de acompanhamento e aposta, e quando não estiver bem que lhe expliquem o que fez mal e como corrigir. Quando estiver “desligado” que alguém o ligue à ficha para que mantenha o foco no trabalho.
O potencial está lá. Falta é a mesma paciência com Esteves que têm para com o Trincão…
11 Julho, 2023 at 10:54
Podes crer.
Bom resumo da situação.
No entanto tens os crentes em esgaio…
11 Julho, 2023 at 11:21
Continuo a dizer que é normal num jovem, mais acentuado nuns que noutros, este tipo de “desvios”.
E continuo a perguntar: para que raio serve um treinador, uma suposta “estrutura”, Netos que já não são jogadores e renovam pela influência e experiência e até um “centro de performance e acompanhamento” da formação se não para encaminhar e pôr nos trilhos este tipo de talentos?
Ainda por cima num clube que diz e quer formador?
Mal gerido, como muitos outros nestes últimos anos. É o que dá cuspir para o ar com colchões e gaps. Dá a lula em cheio nos olhos, é o que dá.
11 Julho, 2023 at 11:25
Na mouche!!!!!
11 Julho, 2023 at 11:54
Eu continuo a dizer que esta malta não quer ter trabalho.
É muito mais fácil emprestar um jogador e esperar que eles façam o trabalho que competia ao clube.
Se der resultado volta e ficamos felizes da vida.
Se der merda foi o jogador que não aproveitou a oportunidade.
Ontem ficámos todos fodidos do proxeneta dizer que os jogadores vieram dos pastilhas e dos andorinhas….e depois andamos a emprestar os jovens e a foder esses empréstimos com transferências para as mesmas posições ou andamos a dizer que os putos treinam mal…
11 Julho, 2023 at 16:59
Que a estrutura de pavões engravatados não quer ter trabalho já sabemos há anos, aliás há décadas, não fossem eles todos paridos do mesmo buraco de merda que arruinou este clube. Agora se se alargou a quem está “nas trincheiras” é ainda mais preocupante.
11 Julho, 2023 at 12:08
Não conheço o Esteves nem o seu comportamento fora de campo.
Olhando apenas para o histórico, não acham (muito) estranho um miúdo trocar o porto, um clube habituado a ganhar, por outro que ganha um campeonato de 20 em 20 anos?? A mim deixa me sempre de pé atrás.
11 Julho, 2023 at 13:16
Não.
O Amorim deve ter feito umas das famosas chamadas ao puto a dizer que ir ter minutos na equipa principal.
Depois da contratação estar feita, fodeu-se que jogou o Esgaio que foi muito melhor profissional e tinha o peso certo.
Foi entretanto despachado para o Estoril para o Esgaio ter mais minutos e ainda lhe foderam o empréstimo com a ida do Tiago Santos. Foi expulso e acabou por perder o lugar para um jogador que o estoril tinha o passe na mão.
Entretanto engordou e tornou-se mau profissional de repente…
Tivemos sorte do Chermiti não ter engordado senão também se tinha tornado num mau profissional.
Isto depois dos putos renovarem ou assinarem contrato….é fodido…
Depois queixem-se…
11 Julho, 2023 at 16:18
#aculpaédoesteves vide #aculpaédogordo
há para aqui muitos gordo-fóbicos
11 Julho, 2023 at 9:47
Cheira me que a nova teoria de o Pote ser definitivamente um 8(até no número agora) é para o afilhado Paulinho jogar a interior como jogava na altura do Slimani…
Basicamente do meio campo para a frente será morita e pote e depois 4 gajos para 3 lugares que é o sueco no meio,Edwards, Trincão e Paulinho…para 2 lugares.
11 Julho, 2023 at 9:50
E quem defende no meio campo? Ninguém… depois vão dizer que a culpa é do Coates ser velho com 32 anos.
11 Julho, 2023 at 10:59
O problema do Coates não são os 32 anos …
É o joelho que teve aquela lesão gravíssima e, só por causa disso saiu de Inglaterra…
A lentidão dele é também uma forma de se defender do real problema. Por isso é papado em velocidade, e papado em rotação… Enfim, só no asilo em que o capitão bananas transformou o SCP é que é aceitável um jogador com estas limitações ser titular…
11 Julho, 2023 at 17:00
Continuo a achar que manter Neto é ridículo, mas Coates faz mais 2 aninhos. Não como titular absoluto, mas bem gerido.
11 Julho, 2023 at 9:56
Eu jogaria com o Pote a 10, em 3-5-2, na frente o Gyo com Paulinho/Trincao, que poderia ser transformado no habitual 3-4-3 com a entrada do Edwards, aí já seria possivel jogar com Morita e Braganca atrás, ou um deles com o tal trinco que viria.
11 Julho, 2023 at 11:01
Também ia mais para isso.
Pote jogaria onde quisesse do meio campo ofensivo para a frente … Seria, como dizem os ingleses, um roaming playmaker…
11 Julho, 2023 at 10:44
Pode ser que ainda venha o Almusrati…
11 Julho, 2023 at 10:47
Todos os anos temos essa “espada de damócles” sobre a nossa cabeça!
Que este ano não seja o ano anterior à sua contratação…
Z
11 Julho, 2023 at 10:49
Não fosse o Salvador pedir 30M e já cá estava, podes apostar nisso.
11 Julho, 2023 at 17:03
Deixa-o lá estar que para nós vinha por um saco de ouro e teria a mesma utilidade que quase tudo que compramos dali.
11 Julho, 2023 at 11:27
Voces tem nocao que o Pedro Barbosa vestia a 8…certo? E era extremo-esquerdo…certo? E o JVP no Benfica vestia a 8 e jogava a 10 ou segundo avancado… E o Morita tem a 5 e joga a 8… E o Quaresma no Porto tinha a 10 e jogava a extremo…
Desde quando o numero significa seja o que for?!
11 Julho, 2023 at 10:05
Já tu nao fazes trabalho nenhum. Um gajo comentar aqui uma possivel escolha táctica é por encomenda, mas já tu que escreves a mesma coisa todos os dias, verdadeiros manifestos diários a criticar tudo e todos para depois dizer que já pouco se interessa pelo clube, é por pura independência de julgamento e análise.
Está claro!!! É com cada um que se apanha por aqui….
11 Julho, 2023 at 11:21
Já tu trabalhas forte oh Joana.
Vai que é tua….
11 Julho, 2023 at 11:23
Calma, o comentário já está mais acima, já conta para a cota mínima diária.
11 Julho, 2023 at 10:08
Gyokeres a chegar!!!
Bora puto…
11 Julho, 2023 at 10:24
“Puto”… Ok… Deve ser mais novo que tu… Mas num contexto de futebol dificilmente é um “puto”…
Ai J, ai J…
Z
11 Julho, 2023 at 11:26
Ehehehe outro que daqui a 1 ano veio da formação…. E só custou 16 milhões porque o merchandising que comprou entretanto na loja verde amortizou o valor.
11 Julho, 2023 at 11:02
Ahahahahahah
Puto com 25-26 anos …
Está gentalha anda a dar forte nos cogumelos alucinogenicos…
11 Julho, 2023 at 11:19
“Come a papa, Joana come a papa…
1,2,3 aos 20 milhões de cada vez…
4,5,6 a canarinha para o Matheus Reis…
7,8,9 rezando para que sueco prove…”
Z
11 Julho, 2023 at 11:55
Especialista a Joana…
Come a papinha toda que é um mimo…
Depois é só triste ver as tentativas que faz de dar aos outros…
11 Julho, 2023 at 10:29
https://www.ojogo.pt/especiais/futebol-feminino/jogadora-vai-ao-mundial-feminino-em-meio-de-suspeitas-pelo-seu-genero-16671234.html
Esta cena vai ser um problema – já é!
11 Julho, 2023 at 10:41
Não é novo, já há muitos anos havia uma corredora sul-africana na mesma situação…
É de facto um problema dificil de resolver ainda por cima à medida que o FF vai começando a gerar mais receitas… Esta situação vai ser mais comum.
Z
11 Julho, 2023 at 10:48
É investigar e ver se é daqueles casos excecionais, tipo genetic freak, ou que o próprio corpo produz níveis anormais de testosterona para mulher, ou se é um homem mascarado. Homens competem com homens, mulheres com mulheres, acho que não é um conceito difícil de agarrar, se não vamos ter o LeBron com 60 anos a afundar na cara de gajas e a ser o jogador masculino e feminino com mais pontos na história da basquete americano.
11 Julho, 2023 at 11:17
“Homens competem com homens, mulheres com mulheres, acho que não é um conceito difícil de agarrar…”
O problema é que é!
O crescimento do movimento Woke faz com que isso não seja linear.
Quando tanta gente defende coisas como “não sou homem, nem mulher” ou “sinto-me uma mulher”, só porque sim, quando se defende que crianças devem escolher o seu género e até podem ser operadas enquanto menores, quando há toda uma educação neste sentido desde antes da primário, patrocinada por (des)Governos de esquerda, isto é tudo menos um conceito fácil de “agarrar”!
11 Julho, 2023 at 11:58
Esta merda não é o questão de sentimentos, mas sim uma questão física.
Há homens e mulheres.
O resto é o resto e tem liberdade de existir também.
Partindo sempre do pressuposto que as liberdades de uns acabam onde começam a liberdade de outros.
Até se podem identificar com unicórnios. Competir de forma injusta só porque acham que tem direito é que não.
11 Julho, 2023 at 12:41
É liberdade como quem diz. Permitir que uma criança defina a sua identidade de género é algo bem mais perverso do que liberdade, isso e ter homens de idade a simular sexo em frente a crianças. Todo o problema deste novo movimento, ao contrário do original LGB, é que soltaram por completo todos os degenerados, e por isso é que atualmente muitos lutam sorrateiramente para normalizar a pedofilia.
11 Julho, 2023 at 13:19
Não disse o contrário.
11 Julho, 2023 at 12:44
Isso neste momento ainda é só um problema dos EUA, nao vamos importar os problemas mentais dos outros!!
Felizmente aqui ainda nao é um problema, e esperemos que nao venha a ser!
11 Julho, 2023 at 12:50
Estás a leste…
Tens essa merda cá, em Portugal!
Nas escolas já tens isso.
Informa-te melhor!
A Europa quase toda já tem este problema.
11 Julho, 2023 at 13:18
Moro no UK, e e problema aqui tambem deixa la.
E tudo se identifica como tupperwares.
11 Julho, 2023 at 13:19
LOL
Tupperwares com ou sem tampa!! 😛
11 Julho, 2023 at 12:46
«(…) toda uma educação neste sentido desde antes da primário, patrocinada por (des)Governos de esquerda (…)»
Ah… o cheirinho a mofo, bafio e a propaganda populista pela manhã…
Depois os outros é que são grunhos e comem sopa.
Mas vá… já sabemos que tu votas no Cabeça Geleia…
11 Julho, 2023 at 12:52
Sabes lá tu em quem eu voto, ó idiota!
Esta cena é defendida pela esquerda.
É factual!
Mas, tu que és inteligente e conhecedor, diz-me um partido de direita que defenda o movimento Woke…
Fico à espera, ó inteligência suprema!
Foda-se, tu gostas é de fazer papel de burro!
11 Julho, 2023 at 12:55
Votas no Varandas que eu bem sei!
E que são as eleições que devem importar neste fórum.
Quanto ao mais: «quem diz é quem é!».
11 Julho, 2023 at 13:23
Também há cenas que são só defendidas pela direita que são uma perfeita aberração.
Tem cuidado ao tomares as dores de ideologias politicas.
Podes e vais sair queimado de certeza….
Ou então identificas-te com tudo o que a direita preconiza e aí és tu que és um gajo perigoso…tão perigoso ou mais que os gajos de esquerda.
Mas és gajo para vir falar em fundamentalismos e radicalismos e o crl 🙂
11 Julho, 2023 at 13:20
Olha… nem de propósito…
https://www.publico.pt/2023/07/11/desporto/noticia/caster-semenya-ganha-recurso-tribunal-europeu-direitos-humanos-2056397
Z
11 Julho, 2023 at 10:52
O feminismo não se importa com isso. Portanto será apoiada pelas fwministas e pela cominidade LGBT
11 Julho, 2023 at 11:14
Curioso este padrão… tão observável na Tasca… 😉
Z
11 Julho, 2023 at 11:21
As feministas apoiarem esta merda é que é hilariante… Só prova a parvoíce do feminismo!
11 Julho, 2023 at 12:48
Ah… a parvoíce que é um movimento que defende a autodeterminação de um género reprimido durante séculos…
Uma estupidez essa coisa da igualdade.
Mas vá… o Dr. Cabeça de Geleia é que defende os valores da família tradicional e é muito fiel à sua santa senhora. Respeita-a muitíssimo.
11 Julho, 2023 at 12:56
Burro!
Ou burra, que ainda será pior, neste caso!
O feminismo não defende as mulheres. Por isso aceita os trans a competir com mulheres, ó idiota!
Vens para aqui com fundamentalismos cegos, e devias era ver o que se passa.
Mas, claro, tal como me vais elucidar dos partidos de direita que defendem o movimento woke, também me vais mostrar que as feministas são contra os trans competirem no desporto feminino…
Fico à espera sentadinho enquanto vasculhas pelo mundo à procura da tua agulha…
Burro do caralho!
11 Julho, 2023 at 13:01
Burra seria pior por ser inferior dada a minha condição de mulher?
Lá está o porquê de o feminismo ser uma parvoíce!
Eu quero lá saber se os partidos de direita defendem o movimento que lhes aprouver ou acharem bem defender ou se o movimento Woke ou lá o que lhe quiseres chamar existe ou não.
Eu penso pela minha cabeça e fui educado nos princípios da verdadeira direita democrática e social, reconhecendo a importância da herança judaico-cristã do mundo, dito, civilizado.
Essa herança, aliada aos valores humanistas, liberais (os verdadeiros), republicanos e assentes da importância de um Estado de Direito Democrático levam-me a apreciar e defender valores supremos como: Liverdade, Igualdade e solidariedade.
É uma sociedade assente nesses principios basilares que defendo. Pena é que não haja muitos partidos ou individuos interessados em lutar por isso.
Isto dito, caro Miguel, muito agradedço que consiga manter a elevação argumentativa e que se abstenha de me insultar ou catalogar.
No entanto, atendendo à coerência com os valores que supra expus, jamais tentarei sonegar o seu direito a fazê-lo.
Será que compreende?
11 Julho, 2023 at 13:10
“Eu penso pela minha cabeça e fui educado nos princípios da verdadeira direita democrática e social, reconhecendo a importância da herança judaico-cristã do mundo, dito, civilizado.” Curioso que o mundo moderno nunca esteve tão dividido como agora, altura em que cada vez há menos religião e menos bussola moral.
11 Julho, 2023 at 13:12
É cíclico.
Tantas divisões e atrocidades foram (e são) cometidas ao longo da história em nome da “religião” ou de uma “conduta moral superior”…
11 Julho, 2023 at 13:14
A moralidade nao tem necessariamente de estar presa á religiao!
Até porque a religiao tambem tem muitos outros problemas…
11 Julho, 2023 at 13:19
A história serve para ser observada e aprender com os erros. Mas é muito mais fácil fazer isso quando a sociedade é mais homogénea do que o contrário.
11 Julho, 2023 at 13:20
Esquece, praí 90% das pessoas nem conhece a história, quanto mais aprender com ela!
11 Julho, 2023 at 13:24
Lobao mas a religião dá-te uma bussola moral e foi assente na religião ou pelo menos nos valores da religião que se construíram os países do Ocidente. O problema na maioria das vezes nem foi da religião em si, mas das pessoas que usavam a religião para proveito próprio. Mas é como disse, há que olhar para a história, reconhecer os erros e arranjar maneira de melhorar. Agora há que ter bom senso no que toca às melhorias. Liberdade e libertinagem não são a mesma coisa.
11 Julho, 2023 at 13:35
Concordo em absoluto, existem muitas licoes e principios que sao partilhados com a maioria das religioes que sao importantes preservar, mas também existem outros que nao fazem sentido nenhum.
A religiao pode fazer sentido desde que seja bem enquadrada e nao vista de forma literal, como muitos fundamentalistas vem.
11 Julho, 2023 at 13:38
A própria religião que não pode ser dissociada das entidades que a “tutelam” tem dados sinais de tudo menos moralidade…
A religião foi dos principais motivos de guerras no mundo inteiro.
O que acontece no mundo moderno é que está cada vez mais individualizado, mais egoísta, mais cada um por si e salve-se quem puder.
O tal capitalismo puro e duro que se rege pela máxima de que se tens engenho e arte para chegar ao topo, fixe para ti, quem não tem que se foda…
Não há santinho nenhum que dê a volta a este pensamento.
11 Julho, 2023 at 13:52
A religião católica não tem poder nenhum atualmente. Como estão repletos de pedófilos e por alguma razão são incapazes de excomungar e perseguir criminalmente os degenerados têm sido obrigados a apoiar causas que vão contra as suas crenças. Uma das razões porque não vou há Igreja é essa, cambada de protetores de pedófilos.
No entanto, acho que o que está a acontecer ao Mundo é completamente o oposto, está é cada vez mais tribal. O sentimento de nós ou eles, sem qualquer capacidade de tentar reproduzir o mínimo de empatia e compreensão é precisamente o que está a levar a uma sociedade degradada e separada. A noção que tenho é que há 20 anos o Mundo era tão capitalista como agora e não haviam estas crises sociais, pelo contrário.
11 Julho, 2023 at 14:40
Concordo.
Eu sou da opinião em que estas politicas liberais e capitalistas estão a levar as pessoas a esse tribalismo que falas.
Uma verdadeira lei da selva.
Quando assim é, não há empatias nem moralismos possíveis.
É o salve-se quem puder…
11 Julho, 2023 at 14:47
Explicar que concordo em relação à religião.
A parte do capitalismo não é bem assim.
Neste momento tens um capitalismo mais feroz.
E não tens o contra peso de teres uma classe politica que no passado ainda conseguia equilibrar as forças.
Mas ao que parece o pessoal ainda quer mais liberdade e menos controlo do estado, como se isso fosse sinónimo de melhores condições para todos e não mais ainda só para alguns.
Eu percebo até certo ponto porque os estados são compostos por más pessoas.
Mas insisto.
Não se deve ter menos estado.
Deve-se sim ter menos corruptos e mais estadistas nos lugares de decisão desses estados.
Porque no fim das contas o estado somos todos nós.
Menos estado, menos todos nós.
Mais lei da selva, menos empatia…
11 Julho, 2023 at 14:53
O capitalismo é como tudo, tem que ter um equilibrio, mas o facto é que os países mais prosperos sao os capitalistas, e aqui nao falo só nas vertentes economicas, mas tambem na qualidade de vidas das pessoas.
Eu defendo uma sociedade onde a meritócracia deve imperar de forma regulada, sem esquecer as vertentes sociais.
Quanto mais pessoas conseguirem atingir o maximo do seu potencial, melhor será para todos enquanto sociedade.
11 Julho, 2023 at 15:22
“Eu defendo uma sociedade onde a meritocracia deve imperar de forma regulada, sem esquecer as vertentes sociais.”
Também eu.
Mas o que muita gente está iludida e a defender cegamente fruto dos governos corruptos que temos tido é o capitalismo puro e duro.
Uma sociedade onde nem sempre a meritocracia impera, onde há desregulação e desequilíbrios sociais.
A malta acha que menos estado vai permitir a cada vez mais pessoas enriquecerem, quando muitas nem fazem ideia de como se chega lá.
A malta acha que por trabalhar por conta de outrem e com redução de impostos para o patrão que pura e simplesmente vai ter os seus salários aumentados, quando o patrão aquilo que quer é aumentar o seu lucro e pagar o mesmo aos seus trabalhadores que fazem parte dos custos.
Depois ouvem o patrão dizer que é preciso o estado abrir mais as portas à imigração porque não têm mão de obra….quando aquilo que querem efetivamente dizer é mão de obra barata.
Anda muita gente iludida.
Quando a realidade lhes bater à porta é que vai ser bonito….
Aliás o resultado vai-se vendo aos poucos.
A mudança não acontece de um ano para o outro mas ao longo de décadas.
11 Julho, 2023 at 15:34
Obvio, por isso eu acho que se deveria baixar impostos e por o ordenado minimo em pelo menos 1000€, o problema nao é pelo capitalismo em si, mas na corrupcao e desregulacao que existe!
11 Julho, 2023 at 15:37
“mas o facto é que os países mais prosperos sao os capitalistas, e aqui nao falo só nas vertentes economicas, mas tambem na qualidade de vidas das pessoas”.
No dia em que esses países mais prosperos deixarem de explorar e empobrecer os que por via disso são os menos prósperos (3° mundo), como acontece em África, na América do Sul e em alguns pontos da Ásia, verás a “beleza” do capitalismo que não consegue sobreviver sem ser a explorar e em muitos casos a fomentar guerras e a morte de outros!
11 Julho, 2023 at 15:52
Pretoriano, isso seria válido á 50 anos, há quanto tempo já nao passou desde o colonialismo?
Tomando o exemplo de Angola, foi um europeu que ficou como “dono” daquilo tudo ou foi o José Eduardo dos Santos e a familia?
No que a ex-colonias portuguesas diz respeito podes culpar a nossa classe politica pela merda de processo de transicao da descolonizacao tendo como consequencia as guerras civis que lhe seguiram. E muito do seu estado actual aos corruptos que tomam conta desses paises.
11 Julho, 2023 at 16:04
Não vejo assim… acho que há aí um engano, o colonialismo nunca acabou, apenas a forma mudou.
11 Julho, 2023 at 16:10
No caso angola mudou de mãos porque nós já não tínhamos andamento para aquele “filão”… quem financiava a UNITA e quem autorizou a morte de savimbi? Onde estava e com quem José Eduardo dos Santos 48horas depois?
Alteraram-lhe a forma. Mas o colonialismo continua e a todo o vapor!
11 Julho, 2023 at 16:17
Não podes querer um colonialismo sem o ter (ou seja teres os europeus preocupados ou a imiscuírem-se nas ex colónias) ou imaginar que há colonialismo quando apenas esses países são corruptos e são coniventes com a exploração do tal capitalismo agressivo e imoral fruto da globalização dos negócios.
Tens o exemplo da India que contraria essa vitimização.
País que supostamente é uma grande potência mundial, com maior número de população e vive nas condições que vive.
A culpa é dos portugueses ou dos ingleses?
A questão é:
Durante quanto tempo mais, o destino desses países será da responsabilidade daqueles que os colonizaram?
Quanto tempo mais precisam esses povos para se responsabilizarem pelos seus próprios actos e pela independência que conseguiram da forma que conseguiram?
No fim, aos dias de hoje, deixa-se explorar quem quer….
O colonialismo é giro para servir de desculpa e faz parte de uma história já muito longínqua…
11 Julho, 2023 at 16:23
Precisam, por exemplo, do fim das ingerências externas nos seus assuntos estratégicos, de Estado, das primaveras árabes feitas a preceito com o mundo ocidental todo a bater palminhas e a clamar por direitos humanos… onde estão hoje, 12 anos depois, os direitos humanos dos povos envolvidos nessa bela falácia!?
11 Julho, 2023 at 16:24
Olha para África hoje e diz-me sem te rires que o colonialismo acabou.
11 Julho, 2023 at 16:41
Sim o colonialismo acabou.
O que tu tens é resultado das ordens mundiais a fazer os seus negócios usando para o efeito os líderes corruptos desses países que fizeram descolonização às 3 pancadas.
Lá está, a malta acha que é só pedir mais liberdade de escolha sem olhar a fundo quais são as reais alternativas.
Nos países mais corruptos tens é mais exploração.
Parece-me é que confundes exploração com colonização.
11 Julho, 2023 at 17:11
“usando para o efeito os líderes corruptos desses países que fizeram descolonização às 3 pancadas.”
Hehehehe tá boa, quando os líderes não são corruptos ou até são mas não a favor dos “nossos” interesses, financiamos um ou vários grupos radicais e instalamos o caos, enquanto calmamente vamos sacando os recursos naturais dos desgraçados. O resto que sa foda… não isto não é uma forma de colonialismo. É empreendedorismo.
11 Julho, 2023 at 17:18
Concordo contigo quando dizes que não se trata de colonização e sim exploração, uma vez que não constroem nem desenvolvem nada, pq não é esse o objectivo, apenas destruir e roubar!
Digamos assim um género de colonialismo liberal… hehehehe
11 Julho, 2023 at 17:58
Burra seria pior porque defendes uma coisa que não defende a mulher!
É claríssimo!
Por tu não quereres saber de nada é que depois apareces a a dizer as parvoíces que disseste! Devias querer saber das coisas para poderes criticar o que está errado, seja de esquerda, seja de direita, seja sobre homens, seja sobre mulheres.
Negaste evidências claras!
Que a Venezuela já foi um país próspero.
Que hoje o Canadá castra imenso os direitos dos cidadãos e deixou de ser um país justo – como era quando era apontado como o melhor exemplo da Democracia Ocidental.
Vieste aqui só para me atacar pessoalmente!
Porque argumentos para debate, deste zero…
O teu grande “argumento” é eu “voto Varandas”, o que nem é verdade!
11 Julho, 2023 at 12:57
Eu acho que ninguem aqui está contra a autodeterminacao de genero, agora há coisas que sao extremas que vao para lá disso.
Por exemplo no Canada queriam que os pronomes chamados fossem algo de obrigatório, onde é que já viste essa merda das pessoas agora terem pronomes inventados e depois legislar a obrigatoriadade de discurso!!?
Discuros compulsivo é dictatorial.
Outra coisa absurda é estarem a doutrinar criancas em relacao as esses temas, deixem as criancas serem inocentes enquanto podem.
Se uma pessoa adulta quiser fazer as cirurgias que quiser tudo de bom para elas, ainda que mesmo assim há estudos que dizem que a nossa identidade sexual só está definida por volta dos 24/25 anos…
11 Julho, 2023 at 13:40
Exactamente.
11 Julho, 2023 at 18:00
Não ataques o actual Canadá porque levas logo do LM que parou no tempo e ainda acha que esse país é um exemplo para o mundo…
11 Julho, 2023 at 12:45
Nao, cada vez há mais moviementos de mulheres contra isso, voces só vem a minoria ruidosa!
11 Julho, 2023 at 12:58
Claro que há!
Tiveram medo no principio, porque muitas atletas foram ameaçadas de serem afastadas da competição se falassem, mas cada vez há mais. E tanto há que nos USA reverteram a decisão e os trans já não podem competir nas provas femininas.
11 Julho, 2023 at 16:34
há muitas feministas a insurgirem-se contra a cultura woke e a verem nos direitos dos trans (homem biológico que transforma o seu corpo em mulher) uma continuação do machismo dominante.
se há área em que o pensamento binário funciona em pleno é nesta questão da identidade de género.
talvez agora, com o despontar do pós-género, se levante a questão da diferença como destino em vez da identidade.
Ares dos tempos….
11 Julho, 2023 at 18:01
Acredito que haja!
Mas quem fala pelo movimento não é isso que diz…
11 Julho, 2023 at 10:59
Uma das jogadoras da seleção do Canadá, é transgénero. Desde 2020 que o assumiu publicamente e nunca deixou a seleção. Por isso, podem ter é suspeita de que esta esteja a tomar testosterona para elevar os níveis.
11 Julho, 2023 at 11:19
Não sabia.
Mas o (des)Governo do Canadá defende isso, pelo que é normal…
Não é normal é a FIFA aceitar isso.
Nos USA já baniram isso – muito à conta do que se passou na natação!
11 Julho, 2023 at 11:39
O “desgoverno do Canadá” a opinião típica do pseudo-facho que treme ao ouvir falar em governos progressistas…
Anda Miguel educa-nos!!!
Z
11 Julho, 2023 at 11:45
Vocês também …
Depois ele vai para a Wikipédia e vem para aqui vomitar aqueles testamentos …
Don t feed the …
11 Julho, 2023 at 11:49
Não resisti… este cheiro a mofo dá cabo de mim…
🙂
Z
11 Julho, 2023 at 12:46
Não sei o que se passa no Canadá, não sei se aquilo é bem ou mal governado, mas fds chamar um nome, consensualmente odiado, é aquele nível de argumentação de rodapé. Já agora, o Trudeau adora e admira o tipo de governo praticado na China. Talvez ele seja mais pseudo-facho do que o Miguel.
11 Julho, 2023 at 12:50
Tu também? Oh que surpresa!…
Z
11 Julho, 2023 at 13:03
Apenas disse que o Trudeau, PM do Canada admira o governo praticado na China. Claro como não tens resposta para isso, porque iria implicar defenderes um governo ditatorial e genocida, fazes insinuações, e questionas a pessoa em vez de combater a ideia. Sempre é mais fácil falar mal, chamar nomes do que defender algo em que acreditas.
11 Julho, 2023 at 13:29
Esse grupinho sempre fez isso.
A mim não me calam.
Estou farto de dizer, não ando aqui para fazer inimigos, mas também não ando aqui para fazer amigos. Venho aqui dar a minha opinião, e defender aquilo em que acredito. mais nada.
Quem concorda, concorda. Quem não concorda, não concorda.
Sou do Sporting mas não tenho partido. Nunca tive. Voto em quem me parece que tem as melhores ideias, sabendo que nenhum parido ou pessoa pensar exactamente igual a mim.
Só isso!
O facto de ter aqui na Tasca um grupinho que me odeia e passa os dias a atacar-me, é-me completamente cagativo e só serve para eu saber que são o tipo de pessoa que não me diz nada! É gente sem argumentos, que, por isso mesmo, ataca as pessoas e não as suas ideias/opiniões!
Há que ter paciência porque o mundo está cheio deste tipo de gente. A Tasca nunca seria diferente!
11 Julho, 2023 at 13:42
“Quem concorda, concorda. Quem não concorda, não concorda.”
Tirando a parte em que começas a chamar idiota e burras às pessoas que não concordam contigo num discurso até bastante civilizado.
Oh Miguel devias deixar de usar esse papel de vitimização que também já enjoa…
11 Julho, 2023 at 18:05
Vai lá ver quem ofendeu primeiro…
A resposta que o LM deu, negando factos, é uma resposta dum burro sim. Se estudasse, se lesse, se estivesse a par do que eu falei, não tinha dito as merdas que disse.
Para mim, quem nega a evidencia, é burro!
Desculpa se isto te ofende!
Ele podia não ter negado a evidência e argumentado que preferia o actual Canadá a não sei o quê, por exemplo. Aí já era a opinião dele, que eu, mesmo não concordando, tenho de aceitar. É o que ele acha. Não está bem, nem está mal, é a opinião dele!
11 Julho, 2023 at 18:24
“Vai lá ver quem ofendeu primeiro”. Pfffffffffffffffff.
Mas quantos anos é que tens pa?!
11 Julho, 2023 at 13:01
É a minha opinião!
Foi o 1º governo Ocidental a fazer uma lei que proíbe as pessoas de acederem às suas contas bancárias – só existia na China antes!
Mas tu, explica-me como isto é um governo em prol dum povo.
E, já agora, o partido no poder é o Partido Liberal, só para te colocares no contexto!
11 Julho, 2023 at 12:50
Ah… o Canadá! Esse país atrasado e subdesenvolvido.
Deus nos livre e guarde (e o seu representante terreno, Cabeça de Geleia) de algum dia seguirmos os passos de uma civilização que se lhes compare!
11 Julho, 2023 at 13:05
Pois, és burro mesmo!
Sim, o Canadá já foi o exemplo da Democracia no mundo.
Já não é!
Paraste no tempo…
A Venezuela nos anos 60 e 70 era um país desenvolvido e o povo vivia bem – tanto que muitos portugueses iam para lá. Hoje é o que é, e nem vou explicar-te porquê, parede!
Paraste no tempo!
Um país que faz uma lei que permite ao Governo impedir os cidadãos de acederem ao seu dinheiro, é o quê? Democrático?
Tens de te informar um bocadinho melhor, ó parado no tempo!
11 Julho, 2023 at 13:10
Consegues comparar Canadá e Venezuela como exemplos de sucesso no mesmo texto e, citando Scolari, “o burro sou eu?”.
Se calhar sou mesmo, para dar conversa a um ressentido, agressivo das redes.
Cada um com os seus defeitos… Farei por melhorar.
11 Julho, 2023 at 13:21
Mas a Venezuela não era um país desenvolvido onde se vivia bem nos anos 60 e 70?
Era, caralho!
Se tu desconheces isso, é um problema teu!
Hoje é o que é, que toda a gente que quer vê o que é, e sabe porque é o que é.
E isso só mostra que por seres muito fantástico num determinado momento da história, não faz de ti fantástico para sempre.
E o Canadá já foi visto como o exemplo da Democracia no mundo, mas hoje já não é visto assim. E tem a lei que te falei, e que tu desconheces, que faz com que o Governo possa bloquear as contas das pessoas se lhes apetecer – e foi assim que acabaram com a greve dos camionistas no país, bloqueando-lhes as contas e não lhes dando acesso ao SEU dinheiro.
Tal como queriam fazer uma lei que obrigava as pessoas a vacinarem-se ou perdiam os seus direitos – não se podiam deslocar!
Epá, tens de te informar melhor para não vires aqui dizer esses disparates…
E, volto a dizer, quem governa no Canadá é o Partido Liberal…
11 Julho, 2023 at 13:33
Estou só a reler Tocqueville e Rousseau – versão néscios – e já te atendo seu – como é que era ? – “burro, ou burra o que ainda é pior”.
11 Julho, 2023 at 13:35
O Canadá não é uma das democracias mais estabilizadas e prósperas no mundo!?
E longe de mim andar a defender o Chávez ou Maduro, mas temos sempre que ter em conta o embargo econômico criminoso que lhes foi imposto apenas por ser um regime não amigo dos americanos
11 Julho, 2023 at 18:08
O Chávez ou o Maduro não foram chamados para a conversa.
A Venezuela que falo é a dos anos 60 e 70, quando era um dos países mais prósperos da América do Sul – para onde milhares de portugueses iam para terem uma vida melhor!
Consegues sempre acertar ao lado do que se fala…
11 Julho, 2023 at 13:34
Canadá hoje é um estado ditatorial.
Mas claro, se estás a espera que isso seja notícia na SIC, TVI, RTP, etc bem que podes esperar sentado.
Democracia hoje? Em Portugal? Deixa me rir
Tens amostras de democracia, para te dar a ilusão que vives no um sistema democrático.
Canadá é um exemplo de atropelos muito sérios da constituição. Trudeau é a personificacao da cultura woke, lgbtq + e outras aberrações.
Em Portugal está coisa está mais avançada do que julgam. Perguntem aos vossos filhos, sobrinhos, netos. E vao ficar surpreendidos.
11 Julho, 2023 at 14:16
Sim, o pessoal ainda não se apercebeu do que aí vem.
11 Julho, 2023 at 18:09
“Canadá hoje é um estado ditatorial.”
Estás fodido!
Já vem aqui o grupinho que parou no tempo nos anos 90 para te explicar o que é o Canadá…
11 Julho, 2023 at 18:27
Normal.
Já estou habituado.
Graças a Deus que não tenho televisão por isso não sigo teorias conspiratórias do governo e mass média instrumentalizados e afins.
Nem quero mudar ninguém…
Digo aquilo que me consta com as referências que tenho, e com os fatos que são relatados.
Inclusive há pouco tempo no parlamento europeu – Pelo filho do pastor (padre) sequestrado pela polícia canadense. Além de muitas outras evidências de atentados á liberdade seja pela censura, seja pela perseguição da justiça / polícia estatal versus a versão oficial. Rumo ao pensamento único. Criminalização da opinião contrária á versão estatal.
Quem não vê isto nos tempos de hoje, não sei mesmo quando verá!!!
11 Julho, 2023 at 18:37
https://twitter.com/ArturPawlowski1/status/1676306080396361728
Posso fornecer centenas de links diferentes para quem quiser tirar a cabeça debaixo da areia.
11 Julho, 2023 at 12:38
Não será estrogénio? É que se é homem, testosterona produz ele naturalmente. Mesmo assim, ele/ela/eles parte com uma vantagem absurda em relação ao resto, é naturalmente mais forte e mais rápido que todas as mulheres contra quem compete. Ouvi dizer que há estudos que comprovam uma vantagem nessas áreas no momento do nascimento, isto sem querer ir aos anos de desenvolvimento que são cruciais, quer para a estrutura óssea quer para a musculatura.
Homens competem com homens, mulheres com mulheres, se há que aceitar uma terceira ou quarta classificação que se crie novas divisões exclusivas, estar a misturar tudo, comprometendo claramente a competitividade entre as mulheres (porque uma mulher que vire homem nunca terá nenhuma vantagem competitiva) não faz sentido. Mas pronto, isto se calhar só lá vai mesmo quando um gajo tipo Mike Tyson matar uma mulher ao soco com a desculpa que é transgénero.
11 Julho, 2023 at 11:09
Gyokeres … 24 M € …
Está a “chigare” …
A única coisa que crítico nesta aquisição é o absurdo valor pago pelo SCP…
Como o clube , outrora SCP, actualmente é o New Era 2.0, não comunica com os seus sócios e adeptos, nada sabemos sobre que posições deficitárias do plantel irá o capitão bananas e sua equipa, muito competente e profissional, procurar reforçar neste mercado de transferências…
Aguenta Leão …
11 Julho, 2023 at 11:15
Não temos posições deficitarias..Só necessitamos de retoques, temo um dos melhores treinadores do mundo!
Z
11 Julho, 2023 at 11:29
Uma direcção que vive e sobrevive barricada dentro do próprio clube.
Fogem dos sócios e adeptos como o diabo da cruz.
Uns autênticos déspotas, uns pedantes, prepotentes. Em suma, uns BILTRES…
Não têm noção que o maior activo de um clube gigante como é o SCP são os seus sócios e adeptos…
11 Julho, 2023 at 17:07
Obviamente, o que se critica é o valor! Já ia ser caro, mas ainda ficou mais inflacionado pela diarreia mental do imbecil do Dr Fivelas, esse mestre negociador.
Pavão de merda, só serve para fazer figuras tristes e lesar o clube.
11 Julho, 2023 at 11:28
Isso, metam o único gajo do plantel que marca mais de 10 golos por época ainda mais longe da baliza.
Agora vai.
11 Julho, 2023 at 11:33
Agora o “puto” Sueco vai marcar os golos, com o joão paulo no lugar do PG!
Z
11 Julho, 2023 at 11:36
Isso vai ser o plano C?!?
11 Julho, 2023 at 17:07
E o Coates joga onde?
11 Julho, 2023 at 11:53
Ainda dizem que o Fatawu trabalha mal
https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/dizem-que-e-o-teste-mais-brutal-da-premier-league-a-cara-dos-jogadores-diz-tudo?ref=HP_1BucketDestaquesPrincipais
O Joker chega hoje ás 17h. Varandas vai estar a essa hora na rotunda do Leão para o apresentar
11 Julho, 2023 at 12:52
Conas de sabão!
Corressem como nós corríamos nas pré-épocas, a dar voltas ao Parque da Cidade no Porto, depois de férias sem fazer nenhum, mas com churrascadas regadas à Superbock…
11 Julho, 2023 at 17:08
Ehehehe tal e qual!
11 Julho, 2023 at 12:40
A herança ainda pesa…
https://www.msn.com/pt-pt/desporto/other/d%C3%ADvida-ao-sporting-por-shikabala-custa-caro-ao-zamalek/ar-AA1dHFbD?ocid=entnewsntp&cvid=35dc578956bf432d9367ef269bcdbc91&ei=31
11 Julho, 2023 at 14:06
Até este ainda dá mais dinheiro que metade das contratações com cabeça membros e pernas que saem a custo zero depois de anos sem jogar e a mamar salário de Rei.
Puta da herança é mesmo pesada, nunca mais se livram dela.
11 Julho, 2023 at 12:59
Contratem mas é um 6 em condições.
Se ficar assim é dar cabo de duas posições com uma paulada e essa do Pote a 8 … .
Brilhante.
Estou mortinho por ver o Gkeres e o José.
Ando fartinho desta merda de paternalismo dos adversários e os deixa lá que esta época já foi.
Que o keres desate a marcar de toda a forma e feitio é o desejo.
Mas falta a PORRA DUM 6 !
11 Julho, 2023 at 13:32
Estou de acordo no 6, mas gostava de ver o Pote a 8.
11 Julho, 2023 at 14:32
O Pote não tem capacidade física nem intensidade para ser um “8”. Pode resultar num ou outro jogo, não semana após semana.
Mais uma vez estamos a falar de opção de recurso, o que já temos demasiado no plantel (se quiserem podem chamar de “invenções”):
esgaio a LD
MR a 3º central
NSantos a LE
Morita a “6”
11 Julho, 2023 at 17:08
Concordo.
11 Julho, 2023 at 15:26
Entao ficas em 3o senao 4o lugar.
11 Julho, 2023 at 13:33
O termo woke tornou-se sinónimo de políticas liberais ou de esquerda, que defendem temas como igualdade racial e social, feminismo e o movimento LGBTQIA+.
Como alguém pode ser contra a igualdade racial e social, contra o feminismo e contra os LGBTQIA+ (fiscais de cú), em pleno século XXI, é que ainda me espanta.
Depois vêm com as criancinhas e com o “defende que crianças devem escolher o seu género e até podem ser operadas enquanto menores”. Como se em algum país do mundo um menor tivesse capacidade de autodeterminação para ser operada sem passar por nenhuma junta de médicos, psicólogos e demais especialistas.
Já o outro lançou a fábula da “mamadeira de piroca” e metade das pessoas acreditou!
11 Julho, 2023 at 13:43
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/01/29/280-criancas-e-adolescentes-trans-fazem-transicao-de-genero-no-hc-da-usp-veja-videos-com-o-que-eles-contam-sobre-esse-processo.ghtml
Fazem infelizmente a criancas, e muitos desses chamados especialistas tem qualificacoes muito dubias!
É preciso ter cuidado com isso, eu nunca autorizaria nenhuma cirurgia, nem com consentimento dos pais e especialistas, que possam limitar/condicionar a vida de uma crianca desta forma.
Se quando adulto a pessoa quiser passar por essa transicao tudo bem, mas numa idade em que nao tem qualquer maturidade para isso para mim chega a ser criminoso.
Por vezes até adultos se arrependem!!
https://veja.abril.com.br/coluna/mundialista/a-destransicao-o-caso-dos-arrependidos-que-fizeram-mudanca-de-sexo/
11 Julho, 2023 at 13:51
É preciso ter calma.
Se as criancinhas não tem capacidade de autodeterminação para serem operadas etc porque estão a abordar estas temáticas nestas idades.
Deixem mas é as crianças brincarem e pensarem nas merdas delas.
Não lhes estraguem a infância com problemas de gente “crescida”.
Fazem falta pessoas moderadas.
Fazem falta pessoas que não são de esquerda nem de direita.
Faz falta equilíbrio e noção.
O mundo está a ficar cada vez mais uma merda.
Dizem que já vamos na 4ª civilização no planeta terra.
O mais certo é já estarmos na altura de fazer novo reset porque estamos cada vez mais estúpidos enquanto humanidade….
11 Julho, 2023 at 13:54
Bom senso precisa-se. Urgentemente.
11 Julho, 2023 at 14:08
Porque as figuras mais preponderantes no movimento transgénero eram todas elas defensores da pedofilia. Foucault, Gayle Rubin, malta que defendia ideias como abolir a idade de consentimento, ou normalizar homens que “amam” rapazes. Dar às crianças a capacidade para definirem a sua identidade de género é um passo para eventualmente se defender que já que são autónomos os suficiente para definir o seu sexo, são autónomos o suficiente para definir com quem têm sexo.
11 Julho, 2023 at 14:16
Exacto, muito deste chamado movimento “woke” surgiu a partir de livros de pedófilos!!
11 Julho, 2023 at 16:05
Foda-se… epah a tasca é mesmo um espaço para falar só de bola!
Se na esfera do desporto um gajo ja lê atrocidades, para algo mais … ficam as palavras do Umberto Ecco!
Realmente só duas coisas no mundo não têm limites.
11 Julho, 2023 at 16:34
Gayle Rubin
“Youth Liberation has argued for some time that young people should have the right to have sex as well as not to have it, and with whom they choose. The statutory structure of the sex laws has been identified as oppressive and insulting to young people. A range of sexual activities are legally defined as molestation, regardless of the quality of the relationship or the amount of consent involved . . .
The recent career of boy-love in the public mind should serve as an alert that the self-interests of the feminist and gay movements are linked to simple justice for stigmatized sexual minorities. … We must not reject all sexual contact between adults and young people as inherently oppressive.”
o termo “boy-love” é usado para descrever pedófilos, sem que descrevas pedófilos.
11 Julho, 2023 at 18:49
E claramente que a cultura woke parte e fundamenta-se dai.
Ganhaste efetivamente o debate!
Alias… Os esquerdistas sempre foram pedofilos e satanistas.
Ja os conservadores e defensores da familia tradicional e dos bons costumes cristaos…
Que debate mais raso.
11 Julho, 2023 at 16:56
Não sejas Miguel oh Lyonne 🙂
11 Julho, 2023 at 19:31
Lê o que A ONU e a OMS querem introduzir como educação sexual para as crianças, desde que nascem até aos 12 anos…
Depois podes vir aqui tentar defender essa conversa, se fores ainda capaz!
11 Julho, 2023 at 16:53
Michel Foucault nunca defendeu a pedofilia. Um pouco d rigor e leitura exigem-se antes de fazer comentário simplistas erróneos. Vai ler a “história da sexualidade” e a “história da loucura” para perceberes a diferença entre pederastia e pedofilia.
Se quiser ir mais longe, em termos de posições libertárias, há o René Schérer, que vai beber ao falanstério de Fourier que se inspirou no grande pedagogo anarquista Jacotot.
Agora, pedofilia, mesmo que com jovens ou crianças educadas me casa tinhas, sim, um defensor na geração de 68: o Daniel Cohen-Bendit.
Mas é importante não fazer uma leitura anacrónica e descontexualizada, pois tratava-se, então, de tudo abolir. Ele teve de sair de França devido a acusações de pedofilia.
O seu a seu dono: Michel Foucault era gay, morreu de Sida no anos oitenta, seduzia alunos e o o que mais quiseres, agora era um grande filósofo e um pensador de antes do seu tempo, não era nem nunca defendeu a pedofilia. Ponto.
11 Julho, 2023 at 17:37
Ele queria reduzir a idade de consentimento. Se tens uma relação com uma criança de 14 anos és pedofilo, mas se mudas a lei para dizer que a idade de consentimento é 13, deixas de ser um pedofilo. Não há muito mais razões para defender que uma criança tem capacidade cognitiva para perceber as diferenças de poder e o que significa ter uma relação com um adulto. Mas pronto se queres fazer essa diferença é difícil de argumentar.
Diz que teve umas boas aventuras com menores na Tunísia também.
11 Julho, 2023 at 14:27
Quem nunca teve um(a) colega em criança que se via ao longe que era gay ou tinha nascido no “corpo” errado e que, por isso, sofreu bullying anos e anos a fio com todas as repercussões futuras que isso pode ter?
Há um lado positivo na sensibilização das crianças.
11 Julho, 2023 at 14:40
Há formas de combater o Bullying sem ter que introduzir a sexualidade, deixem as criancas brincar, seja com bonecas ou com carrinhos, sem sexualizar as coisas! Deixem as criancas crescer e se descobrirem sem dotrinas sexuais!
11 Julho, 2023 at 15:06
E em relação às outras situações de bullying?
São merecedoras de educação especial?
Claramente que não…
Ataquem o bullying sim, mas não compliquem a vida das crianças.
Têm muito tempo para entrar nessas complexidades todas. E aí sim deverão ter todo o apoio para poderem viver livremente com as escolhas que façam…de maneira a que não impliquem com a liberdade dos demais.
11 Julho, 2023 at 16:58
Certo, mas o problema está justamente aí: não encaixa no modelo binário… há sempre um padrão ao qual se deve fazer corresponder, por decreto institucional (estado, igreja, família, etc.), uma identidade. Aí reside o problema.
Na comunidade dos índios Tupinambá da Mata Atlântica no Brasil, as crianças muito pequenas (abaixo dos 6 anos), não são baptizadas porque «um nome é demasiado pesado» para seres tão pequenos.
Não são nominalizados nem sexualizados!
São crianças, seres indiferenciados que andam em bandos… Temos muito a aprender com os índios.
11 Julho, 2023 at 19:28
Mas para ti o pináculo da civilização agora é uma tribo de índios da mata atlântica?
Honestamente não entendo está referência, como um subconjunto de pessoas dentro daquilo que é a amostra mundial pudesse representar a humanidade e aquilo deve ser a norma ou falta dela!
Mas não deixa de ser curioso como estás contra a etiquetagem binária nas crianças e tudo o que movimento woke faz é só criar n novas etiquetas para utilizar e catalogar as pessoas, eles é que extrapolam muitas vezes curiosidade normal de crianças em impulsos sexuais, porque um menino é mais sensível e gosta de bonecas já está no corpo errado, ou porque uma menina brinca mais com os meninos e gosta de bola já está no corpo errado…
11 Julho, 2023 at 20:23
Mas é justamente isso que estou a dizer. O problema está na etiquetagem identitária desde a mais tenra infância. Porque todo o falso discurso libertário woke não passa de um movimento reacionário baseado no contraponto ao modelo binário dominante e reforça justamente as oposições. Pretende apenas ocupar o lugar do discurso, da fala, etc. em vez de transformar o modelo… a coisa é mais complexa e é difícil argumentar por aqui. O caso dos índios Tupi é exemplar para a pequena infância que escapa tanto ao modelo machista quanto ao feminismo reacionário e á novilíngua pretensamente inclusiva da cultura woke.
Mas também ali, chegam aos seis anos e são escolarizados, institucionalizados etc etc
11 Julho, 2023 at 20:38
Certo, aí concordo com a completa remoção da etiquetagem nessas idades, apesar de ser virtualmente impossível numa sociedade onde existe tanta interacção e onde a informação aparece ao segundo por todo o lado. Para além de que mais cedo ou mais tarde a questão da sexualidade terá de aparecer, talvez o ideal seja na pre-adolescencia, não sei… Mas no essencial concordo contigo, e que o melhor é focar o menos possível na sexualidade enquanto crianças.
11 Julho, 2023 at 21:35
sim, estamos de acordo: ser criança é isso mesmo… brincar, que quer dizer criar, experimentar, imaginar, etc…. em vez de reduzir tudo ao mimetismo…. há muito tempo para isso ao longo da vida. uma infância mais leve de constrangimentos é uma infância mais sã, no sentido da vitalidade.
11 Julho, 2023 at 21:26
É uma das vantagens da simplicidade. Foi a leitura que fiz, as coisas mais simples são muitas vezes as que mais sentido fazem.
11 Julho, 2023 at 21:32
isso!
11 Julho, 2023 at 18:12
O Lobão já me poupou tempo…
Ninguém é contra os mesmos direitos para todas as pessoas.
O que muita gente é contra é com direitos excepcionais só para alguns! E isso acontece muito nos dias de hoje. Só não vê quem não quer!
11 Julho, 2023 at 20:46
Sim claro…. Até porque são grupos que sempre tiverem direitos e regalias aos molhos…
11 Julho, 2023 at 13:53
Belo off-topic hoje.
Sempre nos distrai da miséria de pré-época (digo-o com mais fé do que convicção que ainda assim mais vale uma boa época que sermos campeões da pré).
No entanto tenho de fazer aqui um pedido de desculpas público ao companheiro – às vezes penso que talvez melhor seria fazer uns testes psicotécnicos/de caracter antes de aceitar o ingresso de sócios no clube mas quiçá pudesse representar uma conduta um pouco antidemocrática – tenho de fazer um pedido de desculpas público, dizia, ao Miguel.
Deixo aqui a minha retratação e a assunção de que sou, de facto, um «burro do caralho»; «ou burra, o que ainda é pior» e «um idiota».
Isto porque encetei breves trocas de comentários com o referido compincha, tentando usar de humor, ironia, sarcasmo, fugindo ao insulto, tentando, talvez lírica – e porque não dizê-lo? – Sportinguisticamente, aplacar o seu ressentimento, agressividade e fundamentalismo.
Peço desculpas públicas ao inteligente, culto, informado, moderado, iluminado, excelso, omnisciente, tolerante, progressista, moderno, desempoeirado, evoluído, actualizado e tudo e tudo e tudo, Miguel, extensível a todos vós, membros deste fórum.
É que esqueci-me completamente do facto de que o referido comentadeiro foi daqueles que apoiou e votou na Direção que me impediu de aceder ao meu lugar no Estádio, para apoiar o meu clube por, pasme-se, tentar fazê-lo com sapatos nos pés!
Tentarei que a memória não me atraiçoe tanto no futuro.
Viva o Sporting caralho!
11 Julho, 2023 at 14:08
Discordaste dele? É de burro para cima. Já sabes o que a casa gaste.
11 Julho, 2023 at 17:01
Não leves tanto a sério o que se escreve aqui.
11 Julho, 2023 at 18:27
Eu não levo pa.
Isto, aliás e tal como disse, é uma pedrada no charco de monotonia que é o Sporting.
Gosto deste espaço desde o Cacifo e nunca levei nada a sério.
Se fosse a sério não era sobre grupos e garotada em facções: era sobre o estado deplorável em que está o nosso amor.
11 Julho, 2023 at 18:46
Mais conversa da treta?
Comigo não pega! Não dou para esse peditório!
O que eu disse, quer do Canadá de 2023, quer da Venezuela dos anos 60 e 70 é factual.
Outros tasqueiros já vieram aqui tecer comentários piores do que o meu sobre o Canadá actual e não te vi ir lá todo ofendidinho dizer que os gajos têm a mania e o caralho.
O único que diz coisas e que tem a mania é o Miguel. Todos os outros podem dizer, o mesmo ou pior, mas aí o grupinho das “putas ofendidas” já não se levanta a chamar-lhes nomes e a dizerem que têm a mania.
Como se viu, a opinião não é só minha, e algumas até são mais criticas do que aquilo que disse. E o que eu disse é factual. A lei existe, e foi aprovada pelo (des)Governo do Trudeau, que também tentou aprovar a lei da obrigação das vacinas – sem as quais as pessoas estavam limitadas nas suas liberdades fundamentais!
O resto foste tu a ser parvo porque paraste no tempo e não percebeste quanto o Canadá mudou a ultima década! E, sim, a Venezuela era dos países mais prósperos nos anos 60 e 70, graças ao poder do petróleo – que ainda tem mas que hoje vais para os bolsos da esquerdalha que manda no país!
Os países, sejam quais forem, são sempre o reflexo de quem os dirige. Há gente boa e má em todo o lado e em todos os quadrantes. São as pessoas que são más ou boas, não a esquerda ou a direita, que têm a suas virtudes e as suas coisas menos boas.
Que queres mais que te diga?
O facto de teres aplausos do Dupont e Dupond, e do prof. Girassol, olha que não é grande coisa! Não te iludas!
11 Julho, 2023 at 18:59
Porque eu estou-me a cagar para estas conversas da treta das redes!
Dá -me pena que haja tanto grunho no mundo mas quem sou eu para impedir que existam e emitam opinião.
Ainda não percebeste que estou a gozar o prato e que estou apenas a brincar pá?!
Vai lá brincar sozinho que daqui a um ano volto a comentar um comentário teu que cheire a mofo, bafio e vinho de pacote.
No entretanto aproveita e reflecte sobre os insultos que me dirigiste: melhora. #Mindfullness.
11 Julho, 2023 at 19:26
Agora estavas a brincar…
Foda-se, ó Cherba, devias pôr um limite mínimo de idade para aceder à Tasca…
11 Julho, 2023 at 14:51
Só uma opinião minha.
Se esta nossa equipa não for buscar um médio defensivo em condições, não um de 18 ou 19, mas um com valor ou de alguma relativa experiência, não é preciso nem aconselhável ter 30 anos, dizia eu, se não formos buscar um médio defensivo em condições, a nossa equipa irá sempre, mas sempre a andar coxa, a equipa irá sofrer muitissimo com isso.
Um médio defensivo, neste momento faz falta como de pão pra boca.
O médio defensivo será aquele que protegerá as costas dos avançados e dos Moritas e Braganças e pretege a frente dos três centrais.
Que tirem da cabecinha que Morita pode fazer o lugar, é mentira, quando muito pode desenrascar um jogo ou dois, por castigo do defensivo titular, quanto muito.
Para mim, a não aquisição deste jogador deixa em causa a época que vai começar.
É tão importante ou mais, que o PdL, que não tínhamos e veremos se vamos ter.
Agora, o Sporting que veja a época que quer ter.
11 Julho, 2023 at 15:35
Verdade mas é também verdade que sem o 8 titular o Sporting dificilmente tera capacidade para ser competitivo de forma consistente. E não… Morita e Bragançaa não são solução para titular indiscutíveis e Pore ainda menos.. mais do que no ataque é aqui onde se vai jogar o sucesso da proxima época.
11 Julho, 2023 at 17:10
Tão óbvio. Precisamos claramente de um 6.
Esqueçam lá o Morita nessa posição, por favor. É só invenções.
11 Julho, 2023 at 15:03
Se eu fosse treinador do Sporting teria dois planos tácticos.
O principal 3x5x2, onde os alas do 5 desceriam, como tem acontecido até agora, mantendo-se os restantes 3 no meio central, podendo jogar nesses 3 o médio defensivo, Morita e Bragança, o 2 da frente com Pote e Gyokeres.
O sistema secundário 3x4x1x2, onde se jogaria como agora com os laterais a fazerem o corredor, no 4 do meio, seria um defensivo outro criativo (Morita), no 1 seria o Pote entre a linha média e os dois PdL, ou seja, nas costas dos PdL.
Resumindo.
Ou 3x5x2
Ou 3x4x1x2
RA que diga de sua justiça.
11 Julho, 2023 at 15:09
Com todos os jogadores disponíveis
A minha equipa preferida :
Adan
Just, Coates, G. Inácio
Medio defensivo
LD, Morita, Bragança, N. Santos
Pote e Gyokeres
Fora disto, alterações conforme o adversário e em casa ou fora
11 Julho, 2023 at 15:27
Concordo com o 3-5-2 …
O meu plano alternativo seria um 4-2-3-1, com o Pote a médio ofensivo centro…
11 Julho, 2023 at 18:15
Amorim há uns tempos atrás referir-se que o 4-2-3-1, seria um modelo a adoptar
11 Julho, 2023 at 15:32
Gyokeres já está a caminho de Lisboa…
11 Julho, 2023 at 15:33
Lá vai o zenha enganar mais uns Ingleses…
11 Julho, 2023 at 17:11
Depois de dar 23 milhões pelo Paulinho, deu 24 por este para calar as más línguas.
De génio!
11 Julho, 2023 at 15:49
Esta semana é capaz de haver um treino ainda, o resto é folga… Team building no kadoc às 23:00, apareçam para confraternizar.
SL
11 Julho, 2023 at 17:11
Capaz de ser muito tarde para o Neto.
11 Julho, 2023 at 18:52
🙂 o neto tem de por os netos na cama às 21:30.
11 Julho, 2023 at 19:58
O neto é mais novo que o Di Maria
….
11 Julho, 2023 at 19:52
Kadoc… LOL
11 Julho, 2023 at 16:04
só uma dúvida:
quando a estrela sueca da companhia não jogar por castigo ou lesão…caçamos com paulinho e chermiti é isso ?
Não se viu como foi o ano passado ? Não se aprende nada com os anos anteriores ?
Coates já não tem a mesma capacidade goleadore de antes logo quando o sueco não puder jogar, o mais certo é perdermos pontos
11 Julho, 2023 at 16:07
Tens assim tanta certeza que o joao paulo nao sentará o sueco no banco de vez em quando?
Isto é, será que o amorinho vai fazer do joao paulo um suplente crónico?
11 Julho, 2023 at 16:58
Sim, vejo claramente o sueco a sentar o cagueiro no banco porque ainda tem de trabalhar mais para garantir o lugar.
Não é assim de qualquer maneira…
E o estatuto do paulinho?
Calma crl…
11 Julho, 2023 at 17:13
O Chermiti…..para mim esse sim devia ser emprestado.
O Paulinho não quer ir para a Arábia? Melhor, nenhum excêntrico quer o Paulinho lá na Arábia?
11 Julho, 2023 at 16:48
Ainda vai ser o nosso melhor reforço este ano.
Melhor ainda que o Bragança… 😉
https://www.abola.pt/Clubes/2023-07-11/sporting-st-juste-nao-folga-e-trabalha-a-dobrar-em-casa-fotos/995879/147
11 Julho, 2023 at 16:55
Que o digam as clínicas do Dr…
11 Julho, 2023 at 16:59
Da última vez que vi uma noticia a dizer que St Juste estava com uma forma invejável e a 100% fruto de ter começado a pré época mais cedo….2 dias depois lesionou-se….antes dos testes médicos 🙂
11 Julho, 2023 at 17:16
Eheheh…bate na madeira.
11 Julho, 2023 at 17:02
este não é gordo como o Esteves… só que coiso
11 Julho, 2023 at 17:05
Fdx, li agora que o plantel teve folga outra vez?!?
Eeheh, é uma maravilha este clube.
11 Julho, 2023 at 17:48
Gyokeres chegou á cerca de 15 minutos a Lisboa.
Que tenhamos todos sorte.
Não vai ser o salvador da pátria, quem tem a obrigação é a equipa.
Um jogador só não faz nada, uma equipa sim.
11 Julho, 2023 at 18:14
Paulinho o esgaio e o Rochinha e vinha o musrati do braga
11 Julho, 2023 at 18:11
Vê-se claramente que o jogador estava nervoso, muitos repórteres, câmaras, etc.
Agora, segue-se a adaptação à realidade que vai ter, relativamente à dimensão do clube.
E nesta adaptação, quando for apresentado em Alvalade nos primeiros jogos, amigáveis ou não, temos a obrigação de contribuir pra adaptação, apoiando e incentivando. Para se sentir acarinhado.
11 Julho, 2023 at 18:16
O sueco já está em Lisboa…
O espanhol também…
Pior que está não fica, já dizia o Tiririca…
11 Julho, 2023 at 18:22
Otávio vai sair do porto, Inter de Milão bate cláusula de 40 milhões.
11 Julho, 2023 at 21:47
Espero bem que sim
11 Julho, 2023 at 18:26
Porto Contrata poste Phill Fayne campeão na ultima epoca na Polónia.
Ivan almeida de saida do Benfica.
M
11 Julho, 2023 at 18:41
Plata, o Sporting em principio irá encaixar mais 2,5 aos 5 que já tinha recebido.
Foram 3 da venda + 2 de ter atingido 20 jogos, e agora, se se concretizar a saida pro Bournemouth + 2,5 por 25% do passe que ainda tem.
Total 7,5 milhões