Diz que o camisola 9 já jogou hoje, rodeado de putos, no amigável frente ao Farense (ganhámos 2-1, com golos de Geny Catamo e João Muniz), e que quem foi ao Estádio do Algarve à espera de ver o sueco marcar ao Genk… vai ter que esperar.
O jogo começa às 20h30 (obviamente, há que preparar o pessoal) e no banco de suplentes teremos Diego Calai, Daniel Bragança, Jovane Cabral e Tiago Ferreira.
20 Julho, 2023 at 1:45
Depois do primeiro teste que se pode ver continuo sem grandes expectativas para a próxima época.
Os problemas do ano passado parece que continuam lá:
– O Edwards continua sem perceber o timing certo para soltar a bola, mas continua a ter minutos
– Trincão continua a falhar oportunidades em barda, apesar de ter marcado um, mas vai continuar a ter minutos.
– Pote, o nosso melhor finalizador, continua a ir parar ao meio campo.
– Já se fala que o Amorim anda a preparar um sistema para o Paulinho e Gyokeres jogarem juntos. Medo. Cheira a Slimani all over again.
– Nem vale a pena falar do não aproveitamento de talentos como o Fatawu, que já foi mais que debatido aqui.
Enfim, mais uma vez parece que o Amorim não quer aprender com os erros do ano passado. Provavelmente continua a achar que não cometeu erros nenhuns, e que os maus resultados foram só falta de sorte. Se assim for nunca os irá corrigir.
Por isso não auguro nada de bom para este ano. Oxalá me engane.
Finalmente pelos comentários que li aqui na tasca, parece que há malta a continuar a não querer ver os problemas.
Só falta um jogador aqui e ali e fica tudo resolvido, ou estamos na pre-epoca por isso é normal que se cometam erros. Acham mesmo que erros que se cometem em jogos em que não há pressão não vão ser cometidos em jogos onde os jogadores estiverem sob pressão?
Desengane-se quem pensa que com um trinco e um ala direito os nossos problemas vão ficar resolvidos. O nosso principal problema neste momento passa por ter um treinador casmurro que não quer mudar nada ou quase nada na equipa.
Tal como disse no ano em que ganhamos o título, se as coisas funcionam as ideias fixas são geniais, mas quando os resultados não aparecem, as convicções fortes do treinador passam a ser teimosia e casmurrice, e quando assim é, raramente as coisas funcionam ou voltam a funcionar como deve de ser…
20 Julho, 2023 at 8:09
Pior que o treinador insistir nos mesmos erros é ainda acrescentar novos….
20 Julho, 2023 at 9:25
Exacto!
Agora que pensa que é o Guardiola dos pobres ninguém o vai parar!!
20 Julho, 2023 at 9:51
Dos pobres? Se lhe pagam 6 milhões não são assim tão pobres. Pobre sou eu.
20 Julho, 2023 at 10:24
🙂
Mas a malta aqui delira com táticas novas que só vão fazer a equipa jogar pior na prática.
Eu se fosse ao Coates arrumava já as botas para não estar a levar com esta merda.
O mais certo é uma época de merda dele porque vai levar com tudo em cima.
20 Julho, 2023 at 9:23
E tens razão, o problema ali é casmurrice do treinador e não há volta a dar.
20 Julho, 2023 at 4:43
Sobre este jogo do nouvelle scp New Era 2.0 …
Lentidão a construir… Só alterada com os chutoes do Coates para as alas … Que bela forma de acelerar o jogo , o good old chutão pra frente …
Chermiti a correr e pressionar bem … Agora um avançado é para marcar golos, um avançado que não tenha olhos na baliza não é avançado.
Matheus reis simplesmente abjecto. Passes errados, péssimo posicionamento , enfim miserável.
Morita e Edwards muito mal.
Trinconas é agora que vai explodir¿??
20 Julho, 2023 at 8:48
Então não viste aquela explosão de frieza e qualidade no último lance do jogo?
20 Julho, 2023 at 8:15
Gostei do Quaresma e do Moreira…
20 Julho, 2023 at 9:29
E para além dos problemas sobejamente identificados pela maior parte da malta, já li aqui uma coisa a passar os olhos pelas capas dos jornais que me deixou doente… “Gyökeres volta a ser testado à esquerda”, diz ali ao cantinho do jornal do regime. Ou seja, não só jogou aí com o Farense, como pelos vistos é aí que tem jogado nestes jogos à porta fechada.
Parece haver uma obsessão inexplicável por parte do treinador para retirar os jogadores com golo das áreas onde verdadeiramente podem ser decisivos, honestamente não entendo. Na primeira metade da época em que fomos campeões (ou seja, no período em que ganhámos a vantagem pontual que no último terço da época íamos perdendo…), tínhamos na maior parte dos jogos uma tripla de ataque que, sem ser composta por jogadores brilhantes nem especialmente virtuosos, era decisiva, resolvia os jogos nas alturas certas. Sem serem goleadores no verdadeiro sentido da palavra (e mesmo assim um até foi o melhor marcador do campeonato, imagine-se), todos tinham golo. Passado pouco mais de um ano sobre a conquista desse título, para além de outras tristes decisões de desmantelamento dessa equipa, já era possível ver onde andavam esses jogadores, tendência que se mantém até hoje – um (o Nuno), foi para lateral. O outro (Pote), cada vez mais empurrado para o meio-campo, que “é a posição de origem dele” ou lá o que é, que se dizia para justificar. Nunca descortinei uma única vantagem de o ter a jogar ali, mas eu não sou treinador, só tenho a mania que percebo de bola porque jogo FM e vejo uns joguitos há 40 anos. O outro foi para a Alemanha e já não volta.
Ora, se a alternativa fosse algo de ainda melhor que nos estivesse a dar alegrias e bom futebol e títulos, tudo bem. Há que evoluir, e tal. Mas quando andamos há meses a fio a ver Trincões e Edwards a complicar, embrulhar, decidir mal e falhar, falhar, falhar consistentemente, é uma casmurrice que não entendo. “Isto não funciona há dois anos, mas quando der o click, fujam da frente!”, é essa a ideia? E para tocar no assunto do Paulinho, que normalmente evito porque não lhe tenho o ódio que a maior parte já desenvolveu (o que compreendo), acho que podia ser um jogador muito útil caso inserido num sistema onde pudesse exprimir as suas melhores características. Nomeadamente, numa estrutura que contemplasse dois avançados (e não um avançado e um desviado para a esquerda a fingir que é ala, atenção), jogando em cunha um pouco mais atrás de um jogador mais rectilíneo e mais finalizdor. Tanto se fala em que o Paulinho é protegido do treinador, mas quem lhe tem feito mais mal nesta fase da carreira, para mim, é precisamente o treinador, expondo-o repetidamente e cruelmente a uma forma de jogar que não o beneficia em nada.
E agora, pelos vistos, já está tudo montado para rebentar com mais um. E para fazer aqui um último aparte, deixem-me que vos diga – por resultado de uma pancadazita com algumas equipas que estão actualmente no Championship, calhou a ver vários jogos do Coventry durante o ano (não é das que sigo especificamente, mas como esteve regularmente ali nos lugares de play-off, apanhei-os muitas vezes nos jogos que vi), e este rapaz parece-me realmente muito bom. Como comparação mal amanhada mas só para contextualizar um bocado com a nossa realidade, é uma espécie de Liedson – não é pinheiro de área mas é rato, é rápido, é forte e tem instinto de finalização. E agora pelos vistos vamos ter o Liedson a jogar na ala com o Purovic lá plantado no meio.
Muito se fala agora do Guardiola por causa desta utilização tosca do Gonçalo no meio campo, mas para mim as semelhanças já vêm muito de trás, e isto não é um elogio. Bem sei que não é uma opinião popular, mas o Guardiola é isto. Inventar jogadores fora de posição, tácticas que não fazem sentido nenhum, e intransigência total com quem não segue os planos malucos do visionário. Só que o Guardiola anda a brincar com jogadores de topo mundial e com dinheiro infinito – e mesmo assim, depois de ter saído do Barcelona de Messi-Xavi-Iniesta-Villa-Pedro-Henry-etc, só voltou a ganhar a Champions este ano, quando meio a contra-gosto e contra todos os seus princípios habituais teve que inserir um “Jardel” na equipa, e este começou logo a render de tal maneira que não deu para o queimar como fez com o Ibrahimovic, por exemplo.
Olhem, não sei o que vos diga. Só sei que ainda agora é Julho e já estou secretamente a desejar que a época acabe. Bodes well.
20 Julho, 2023 at 9:40
Calma…
Os jornais também têm falado muito no sistema normal e em 3 na frente e pelo que tenho percebido dos 11’s e do que vi ontem…
O Gyokeres pode estar a jogar pela esquerda mas com 2 avançados. Não é a ala.
Ontem o Sporting jogou claramente com 2 avançados. Creio que com Paulinho e com Gyokeres na equipa da manhã aconteceu exatamente o mesmo. Com o Gyo pela esquerda e o Paulinho pela direita. Aliás, não acredito que seja possivel o Sporting estar a fazer uma mudança desta dimensão e não estar sempre a jogar assim. Teve de estar. Não acredito que alguma vez tenhamos jogado no nosso sistema habitual de 3 atrás e 3 à frente…
Há de certeza outro jogador a fazer o papel do Inácio. Só vimos o Inácio e por isso parece unico mas não é de certeza.
20 Julho, 2023 at 10:24
Sim, também pensei nessa possibilidade, e espero mesmo que a ideia passe mais por aí, mas… escaldado, muito escaldado. E com outras teimosias a manterem-se inalteradas a não darem nada bons sinais…
(isto apesar de não achar que está tudo errado e concordar com muita coisa do que escreveste no post abaixo, também mantendo as mesmas reservas mas sabendo ver o potencial que algumas decisões destas podem vir a ter).
20 Julho, 2023 at 9:36
Eu não esperava esta mudança. O Sporting passa para um 442 a defender, que passa para 352 a atacar, com o Inácio a subir para o meio campo. “à Guardiola”.
É uma alteração que procura dar ao Sporting mais capacidade de pressão (porque ficam 2 avançados e 2 alas logo na frente na pressão), mais e melhor reação à perda de bola porque tem mais gente na frente.
Mas…ainda está MUITO verde. Para além dos problemas normais de pré-época de pernas pesadas e passes falhados e tal…ainda há muita descoordenação entre os 4 da linha de meio campo e os 4 defesas. O buraco quando o Inácio desce para a linha de 4 a meio campo ainda é grande demais, ainda há muita indefinição no meio campo em quem é que fecha quem, na perda ainda anda tudo meio perdido em quem salta à pressão e quem recua…os alas ainda não percebem quando têm de defender largo ou por dentro, os centrais/laterais ainda estão muito por dentro demasiado tempo (tornando a linha defensiva vezes de mais de 6)…
Parece ter algumas pernas para andar mas aparentemente precisa de tempo…muito tempo…e nós não temos esse tempo. Dia 1 do campeonato temos de estar a “carborar”. Não podemos perder alguns pontos a afinar isto.
Notas mais positivas:
– Afonso Moreira…para estreia e para quem dizia que o puto não aguentava 50 minutos….não foi mau. Dinâmico, bem a aproveitar o espaço e a profundidade (fez realmente lembrar o Nuno Santos nisso)…faltou algo que ele tem e que quem o vê jogar sabe que ele tem…definição. Com tempo, com o ganhar de velocidade…precisa que acreditem nele e que não vão buscar outro Rochinha ou Artur….
– Quaresma. Sou um fã do Quaresma. Nunca o escondi. Para mim fez um grande jogo. A defender, a atacar…muito capaz. O outro que fará aquela posição é o Esgaio…tenho duvidas que o faça tão bem como fez ontem o Quaresma. E é a posição que mais defende o Esgaio (não tem de fazer o corredor todo).
– Bragança. Foi um gosto voltar a ver-te. Esteve no melhor Sporting.
– Inácio. Apesar de vários passes falhados naturais da mudança de posição, de rotinas e do peso das pernas na pré-época…interpretou já muito bem e com muita facilidade o que aquela posição lhe pede…
– Trincão: Principalmente porque esteve soltinho. O jogo ajudou porque houve muito espaço mas ele foi o que conseguiu jogar melhor e fazer jogar. Como avançado centro ou como ala direito.
Negativo:
– Coates muito exposto. Vezes demais o Coates é apanhado “sem filtro” à frente e ele não é um jogador rápido para conseguir segurar “a coisa”. Se é para jogar assim, quem mais sofre é ele porque se não estiver muito bem coordenada a equipa, fica sozinho vezes demais. Se o adversário apanha as costas do Inácio…é muito dificil. O Ruben Dias aguenta…mas o Coates não é o Ruben Dias.
– Edwards: Foda-se….mau….muito mau. Numa posição que é a dele, ele devia ser dos que tinha mais facilidade em adaptar-se…e foi uma granda merda.
Como digo…do que vi, percebo que tem pernas para andar. Mas falta rotinas e falta também algumas coisas que preciso de ver com outros jogadores.
O Suéco ali no espaço do Chermiti espero que consiga muito mais do que o Chermiti consegue…
Os pés trocados nas alas fecham demasiado o jogo enquanto o lateral fica e por isso torna tudo mais lento…o Nuno Santos na esquerda vai dar outra largura que um pé direito (do Afonso ou do Pote) não dão. Na direita vai ser o Edwards mas tem de fazer muito melhor que isto.
Tenho duvidas no M. Reis. Quem é que pode fazer aquele lugar sem ser o M. Reis? O Inácio mas o Inácio é quem faz o papel hibrido de central/trinco. O Diomande fará bem o papel do Inácio? Tenho duvidas porque pelo que vi ele tem mais dificuldade no passe longo e a variação passe curto passe longo do Inácio e do Coates foi crucial para criar perigo na profundide…
É uma mudança e muita gente pedia mudança. É uma mudança que pode resultar. Percebo que há peças para isto. O Amorim estará também a avaliar como a equipa se sente e quem se sente bem para perceber exatamente o que vai precisar…
O meu maior receio não é “se” vai funcionar ou não porque percebo que temos ali o que é preciso para funcionar…eventualmente com 1 ou outra adição…é se vai funcionar a tempo.
20 Julho, 2023 at 9:49
Tiago,
Como te ateves a dizer o positivo num canal onde só vale dizer mal?
Não vi o jogo e não auguro nada de bom esta época, com sorte gerimos as expectativas do titulo até Novembro? (Mais dois meses que o ano passado.).
Mas neste clima do bota abaixo, seja do Paulinho, trincao, esgaio, Edwards etc….ver alguém que se atreve a dizer o positivo é algo anormal.
Bem vinda anormalidade…
20 Julho, 2023 at 9:54
Bom comentário, como é normal. 🙂
20 Julho, 2023 at 10:22
Não temos malta para defender a 4. O Edwards tem tanta vontade em defender como eu em pagar impostos, o Trincão idem. Se do outro lado colocarmos o Pote a coisa não melhora. E se isto não é problema com uma defesa a 3 porque há Inácio e Diomandé para as dobras, a 4 essa disponibilidade não existe. Depois para atacar temos outro problema, que é a falta de qualidade no ultimo terço dos polivalentes. Sendo que o Mateus é quem vai jogar ali a DE, as suas subidas são do mais inútil que existe, e do outro lado, será o Diomandé que não tem rotinas, ou o Esgaio que não tem qualidade. Acho que estas nuances e mudanças táticas não beneficiam muito a equipa, é certo que há mais gente a atacar, mas nunca me pareceu que o problema estava no número de pessoas que chegava á frente, mas sim na qualidade dos interpretes. Como se viu ontem mais uma vez, não é por termos +5 ou 6 oportunidades flagrantes que isso se traduz em golo, quando os principais finalizadores acabam por ser o Trincão ou o Edwards. Acho que seria muito mais fácil manter o que estava, há muita malta mais que rotinada para o 3-4-3 e se há vontade de dar maior projeção no ataque e manter mais tempo o ataque continuado sobe-se o Inácio e constrói-se num meio campo a 3, deixando Coates (idealmente teria de ser alguém mais rápido) e Diomande para reagir á perda. Assim temos mais gente na frente mas temos muito mais buracos e a qualidade da posse não melhorou pelo contrário, que o jogo do Sporting partia com muita facilidade.
De resto concordo, o Trincão jogou bem, mas mais uma vez isso não chega quando tem oportunidades para aumentar o marcador e não o faz. Acho que tem de haver uma nota positiva para o Chermiti que melhorou na movimentação, foi menos vezes apanhado em fora de jogo, e esteve muito mais vezes disponível para usar o corpo, o que para ele será uma boa adição ao seu jogo.
Apesar de o ter feito, acho que ainda é precoce tirar já conclusões do que isto pode ou não dar, mas se chegarmos a Agosto com os mesmos problemas pode ser muito preocupante, até porque vimos de uma má época. Limar as limitações do plantel e acrescentar uma mudança ao jogo era o caminho que eu escolhia, o Amorim preferiu mudar muita coisa, por isso vamos ver.
20 Julho, 2023 at 10:25
Notas: Fatawu caia que nem ginjas neste modo de jogar na direita como alternativa ao Edwards que esteve péssimo.
Trincão parece estar a melhorar, na segunda parte esteve bastante bem à parte o falhanço na cara do redes, mas perde espaço neste esquem não me parece possível jogar à direita, acho que vai concorrer com Paulinho num dos 2 lugares da frente.
Laterais há poucos no plantel, a jogar assim pouco sobem pelo que abre a possibilidade de jogarem centrais ali, gostei bastante do quaresma, St just também parece adequado aquele lugar e ainda há esgaio. Já na esquerda só Inácio me parece alternativa ao Matheus reis e aí quem joga no meio? Se for para solidificar isto acho que era preciso um jogador para ali. Acho que o 3-5-2 foi pouco vincado o SCP a atacar tevem muitas vezes em 3-2-5 e acho que tem de haver mais gente na zona média até para facilitar as transições. Idealmente eu via um médio contratado a jogar onde o Pote jogou (ou o Bragança) e Pote a jogar onde jogou Trincão. O que deixaria Trincão, Pote, Paulinho, Gyokeres e Chermiti a lutar por 2 lugares.
20 Julho, 2023 at 10:27
Só mais uma nota: Chermiti continua a ser curto mas não desgostei da evolução que mostrou, melhorou claramente na velocidade na capacidade de choque e mesmo tecnicamente e na decisão.
20 Julho, 2023 at 10:34
Eu para mim a dupla da frente seria Trincão e Gyo…..Eu prefiro o Trincão ao Paulinho.
Também preferi bastante ver o Trincão à direita do que o Edwards. Por isso eu acho que o Trincão tem espaço. O que eu não gostei mesmo foi do Edwards. Apesar de achar que um canhoto na direita fecha demasiado o jogo…mas só há canhotos a jogar ali…
Concordo com o Chermiti…por isso é que não meti nem no bom nem no mau. Gosto da evolução mas…mesmo ontem que faz um jogo aceitável…é muito mehh….
Mas no fundo estamos de acordo. E preciso de ver mais…foi 1 jogo…preciso de ver agora o próximo jogo para perceber o que a equipa cresceu e como são outros a jogar assim…
20 Julho, 2023 at 10:45
Atenção que estamos a falar de um puto que fez há pouco tempo 19 anos.
Bem sei que há fenómenos que a essas idades já desequilibram, mas acredito que ainda possa ser um jogador útil ao Sporting no futuro.
20 Julho, 2023 at 10:33
Com todos esses problemas identificados tenho dúvidas só na parte em que dizes que tem pernas para andar.
Ou então é andar para um caminho muito perigoso…
É que o 4o lugar já é mau demais…
20 Julho, 2023 at 11:20
+1. Concordo
O Afonso não aguentaria jogar a ala fazendo o que é necessário fazer como o Porro fazia.
Na posição dele aguentou e bem. É continuar a trabalhar.
20 Julho, 2023 at 11:46
Quem faria o papel que foi do Inácio ontem na perfeicao era o Palhinha, nao econtro melhor hibrido entre 6 e central, mas como o Palhinha já nao está o melhor seria tentar encontrar um no mercado…
Para mim a melhor defesa para isto resultar seria Inácio, Diomande e St. Just (se estiver apto). Centrais com alguma velocidade.
Por isso acho que este ano seria o ideal para ainda capitalizar algum dinheiro com o Coates e deixar ir ganhar a sua reforma para as arábias.
O Quaresma deu boa conta de si ontem e pode ser uma boa opcao, o Matheus Reis cumpre e para banco está bom.
Resumindo, em termos defensivos acho que precisamos de um bom 6 com as caracteristicas do Palhinha para este sistema resultar, com o Inácio ali e o Coates muitas vezes só lá atrás nao tenho a certeza que resulte.
20 Julho, 2023 at 9:46
O Gyo se calhar jogou no jogo de dificuldade Easy/Beginner em vez de no Hard Mode porque o Amorim sabia que assim que o rapaz deixasse fugir uma bola, ia ser de assobios para a frente e a criticar, porque custou 24m, e portanto tem de ser como a Mary Poppins, praticamente perfeito em tudo. Assim, com o Farense, pôde adaptar-se sem ter essa pressão em cima.
20 Julho, 2023 at 10:44
Este Amorim pensa em tudo, que máquina!!!
20 Julho, 2023 at 12:46
É mentira que tratamos os novos assim?
Até o Sarabia me lembro de ver no primeiro jogo que ‘estava perro’, ou algo assim.
20 Julho, 2023 at 10:43
Uma pergunta para os entendidos e do que vi até agora:
Quem faz mais falta a esta equipa? TTomas ou Chermiti?? É que eu não vejo nada de especial em Chermitti e parece me que mesmo assim TT tem mais golo.
20 Julho, 2023 at 10:47
Acho que não tem a ver com números, mas com características.
O Chermiti é mais PL e o TT é mais avançado.
O Sporting precise de um, mais que um até, PL que consiga se fixar ou ser opçao nesse lugar.
Avançados já temos vários…
20 Julho, 2023 at 11:09
Com esta mudança tática o TT tinha mais que espaço para jogar atrás do Gyo ou do Paulinho. O Amorim criou espaço para usar um 2o avançado, e manda embora um rapaz que onde se iria safar melhor, era a 2o avançado.
20 Julho, 2023 at 17:00
Não sei se alguem já comentou… mas foi da minha tv ou o Edwards está mesmo com uns kgs a mais??’
Quanto ao treino… foi isso mesmo. um treino. Podia era ter sido à porta fechada!!