Quem não entende isso Cherba não percebe um caralho.
Já lá fora no ponto de encontro no café inox ambiente espectacular.
Por nós e sempre por nós que somos a alma do clube, os adeptos.
Meu caro, pertenci à velha guarda da Juve Leo durante muitos anos e jogos (ainda tenho bem fresco na memória os 2 tiros de caçadeira que o nosso autocarro levou quando chegamos a Guimarães) , se alguém atirasse tochas a meio do jogo ao nosso guarda redes…..fazia o caminho de regresso porto-lisboa ao pontapé!
Estavas sim, e eu também , embora com a confusão que estava na bancada nem tinha ângulo para ver isto.
Organização da liga/Boavista para receber os adeptos visitantes foi lamentável
Foi vergonhoso, tudo em cima uns dos outros, podia ter acontecido um grave acidente.
A saída foi outra vergonha, como se fôssemos criminosos.
A direção que de certeza que nos vem defender num comunicado.
“Acabem com as tochas, com as claques, com essa bandidagem toda que isso não interessa a ninguém”. Mas quando chove e neva e faz calor e frio são eles que lá estão. Há que ter capacidade de legislar isso
Infelizmente, só nos jogos fora é que se tem ambientes espectaculares, à moda antiga e principalmente no antigo Alvalade.
No velório 2.0, só entram os meninos de bem, os dinossauros e tiocos do CDS, os sabujos que vendem as próprias mães por umas borlas, e só por fim, bem no fim e graças aos novos torniquetes que só funcionam mal para a malta pé descalço, é que entram os chamados letais, segundo os seguidores e lambe botas do capitão Bananas.
É graças a esta, minha, escumalha que faça chuva ou sol, frio ou calor, a nevar ou a ter que levar com os bananinhas da vida, que já fiz milhares de KMS e vi centenas de jogos do nosso grande amor.
Que este sentimento, que estas emoções e vivências se transmitam às novas gerações que não sabem o que é o verdadeiro espírito ultra.
Querem exemplos actuais do que era o ambiente à moda antiga? Vejam os resumos do campeonato argentino na SportTV. Lá, ser escumalha, é amar e seguir incondicionalmente o clube, coisa que os croquetes nunca saberão.
SL
Viva o futebol…
Viva as claques…
Camarotes deviam ser abolidos do futebol.
Libertem os varandetes desta vida na loucura de não cantar, não gritar, não festejar efusivamente…
Pobres homo sapiens
Noutros tempos eu que estava na Torcida…
Delirava com “ a loucura “ da festa das claques…
Aquilo “ mexia” connosco…
Era uma “ festa louca” que “ pegava fogo” a um estádio todo…
Tudo “ era “ Sporting…!
Tudo era entusiasmo…!
Não se perdia um segundo de apoio…!
Mas já “ se tinha medo “ de algumas acções de certos elementos da claque da Juve…
Sempre prontos a agredir quem apanhassem a jeito…
Lembro-me bem como era no topo norte…
Antes de passarem todos para o topo sul…
Portugal não percebe:
“O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) publicou esta quinta-feira os castigos referentes à mais recente jornada do campeonato, com o Sporting a ser multado em mais de 10 mil euros devido às incidências na receção ao Arouca, no Estádio José Alvalade. No total, tal montante da sanção deveu-se ao comportamento do público, além da utilização de engenhos pirotécnicos por parte dos adeptos sportinguistas.”
A UEFA não percebe:
“UEFA multa Sporting em 20.250 euros. Mão pesada devido a pirotecnia em Alvalade no jogo com a Atalanta; relatório preliminar da UEFA do jogo com o Raków também faz referência ao uso de engenhos pirotécnicos pelos adeptos leoninos”
Eu também devo confessar que não percebo o facto de para querer criar um grande ambiente no estádio se tenha que mandar tochas para o campo, para cima da baliza do nosso próprio Guarda-Redes, no momento em que estamos em cima do adversário e a preparar-nos para marcar um canto na baliza contrária.
Realmente, uns não percebem, outros fazem de conta que não percebem e nem abrem um pio sobre isto. Vai da coluna vertebral de cada um:
—-O Sporting foi multado em 4.560 euros pelo Conselho de Disciplina da Federação de Patinagem de Portugal devido à falta de policiamento num jogo da equipa B frente ao Candelária.
—-Frederico Varandas foi suspenso por 60 dias e multado em 15.300 euros na sequência de declarações no final do jogo do Sporting em Famalicão em que criticou de forma aberta a arbitragem de Luís Godinho.
—-Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol suspendeu esta terça-feira o presidente do Sporting, Frederico Varandas, por 70 dias e aplicar-lhe uma multa de 13.260 euros por ter chamado “corruptor ativo” a Pinto da Costa.
—-Hugo Viana, diretor desportivo do Sporting, foi multado em 640 euros por presença na zona técnica sem credencial ou braçadeira durante o período de compensação no encontro de sábado frente ao Chaves. A pena foi agravada pelo facto de Hugo Viana ser reincidente.
—–O Conselho de Disciplina da FPF decidiu multar Hugo Viana em 1.275 euros por “inobservância de outros deveres”, em resultado do processo aberto na sequência do Sporting-Gil Vicente, realizado a 30 de setembro e que envolvia ainda a equipa de arbitragem liderada por Tiago Martins.
—-Diretor para o futebol do Sporting, Hugo Viana, foi suspenso por 45 dias e multado em quase nove mil euros pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), informou esta terça-feira o órgão federativo.
—–Hugo Viana, diretor desportivo do Sporting, e Paulo Magalhães, segurança do Benfica, conheceram esta terça-feira os castigos na sequência da confusão no túnel da Luz, após o dérbi lisboeta de janeiro, a contar para a 16.ª jornada da Liga Bwin.
Se o segurança das águias foi multado em “apenas” 306 euros, o dirigente do Sporting terá de pagar 2 040 euros, “atenta a agravação pela reincidência”, de acordo com o comunicado do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
Fácil demais, é como quem limpa o rabinho a croquete.
Para além do facto de que por eu ser contra uma certa lei ou regra, vou então estar constantemente a infringir essa mesma lei e regra por alegados argumentos próprios, mas já a multa mando para outros pagarem.
Fantástico!!!
O Sporting é que não reconhece as claques como GOA. Aliás, o primeiro petardo do jogo até veio da parte de cima, onde está a única claque reconhecida pela direção, que interessante já viste? Afinal não são só os meninos maus a usarem artefactos proibidos.
Estamos constantemente a infrigir regras consciente ou inconscientemente. Essa mentalidade do “sou infalível” chama-se hipocrisia. Se queremos menos pessoas a infrigir regras, que se criem condições para que isso não aconteça. Não é através de perseguições e segregação que se conseguem os resultados pretendidos… quer dizer, até poderá ser, dependendo do resultado que queres obter. Claramente a direção do SCP não está muito interessada no resultado mais justo para todos.
Eu só fiquei aziado porque pararam o jogo num canto a nosso favor. Não atirem para o relvado…
De resto, que apoio do caralho! Aliás, como acontece sempre que se sai da ópera de Alvalade.
Incha a multa. Provavelmente será assim até voltarem a dar condições dignas a quem mais faz tudo pelo Sporting e se legalizar o uso da pirotecnia em determinadas alturas do jogo, como na entrada em campo das equipas, por exemplo.
Escusado, mas no resto (apoio, ambiente, deslocações, etc) é isto a verdadeira alma do Sporting e que mantem este clube como um grande com campeonatos de 20 em 20 anos.
Não são os tachistas que só são do Sporting quando há poleiro para eles, não são os lampiões verdes que só aparecem nas vitórias, não são os punhos de renda que só vão a jogos em casa com convite e se for para camarotes, não são os betinhos que vêm o jogo de perna alçada a olhar para o telemovel, não são os elegantes que aplaudem a policia a bater nos nossos em pleno Alvalade, não são os “nojáveis” em bicos de pés nas Tvs, não são os papagaios pagos para andar por aqui a varrer merda para debaixo do tapete.
São estes, de Norte a Sul, chuva ou Sol, na vitória e na derrota, nos maus e nos bons momentos.
Multas destas podem vir todos os jogos, quando pagamos milhares por o Hugo Viana não querer usar braçadeira identificativa porque lhe estraga o aprumo do dia, outros milhares porque o Vagangas decidiu abrir a boca para dizer estupidez, ou ainda porque um Tito qualquer desta vida decidiu usar xenofobia contra um adversário, isto são amendoins. Não confundir com cenouras, essas são sempre bem entregues e tem muita procura.
Desde que Varandas lá entrou deu o mote: a escumalha, as víuvas, as malvadas claques que não o deixam mandar nelas a seu belo prazer, os pés descalços para entrar no estádio, menos na central, a gala só para a nata da sociedade, etc.
Quando era novo ia às vezes para o pé da Juve outras vezes no meio da Torcida Verde pq conhecia uns quantos do liceu …
Nunca fui de nenhuma claque e hoje quando das poucas vezes que vou ao estádio com um dos meus 4 filhos, ficamos sempre na insípida lateral. Actualmente ligo pouco ao que se passa no sector das claques mas … já os meus miúdos têm tanta curiosidade pelo que se passa nas claques como com o q se passa dentro das 4 linhas. E eu olho para eles e penso:
“Rapazes, se voçês soubessem como era um jogo do Sporting na Superior Sul do velhinho Alvalade nos saudosos 80s ou 90s!!!!”
Quer se goste quer não, as claques tal como os camarotes fazem parte do jogo. Tentar amputar uma parte vital do fenómeno do futebol só pq pessoalmente não se gosta é ridículo e até desrespeitoso para quem está no outro extremo.
No Sporting, tem de haver espaço e respeito pelos velhinos da central, as famílias na lateral, os croquetes no camarote e os ultras no sector das claques. Quem não percebe isto não percebe um caralho de futebol!!!!
Obviamente que as claques não devem mandar tochas para o relvado, mas usar esses erros para justificar a total falta de apoio e encorojamento às claques é tb errado e má gestão.
Repito: tem de haver lugar para todos!
Futebol sem claques perde metade da graça (dizem os meus filhos e eu concordo)!
Óbvio que as claques têm de ser geridas. Mas a forma de gerí-las passa pelo apoio financeiro e logístico da direcção do clube em troca do cumprimento de regras de segurança e conduta básicas.
Proibir e/ou virar costas não é gerir!!!
A Juve foi pioneira das claques em Portugal! O SCP teve (tem) 4 claques altamente bem organizadas, editando CDs, merchandising próprio, organizando viagens a lugares longinquos para apoiar diferente modalidades etc, etc! -> A direcção do Sporting (qq q seja (mais popular ou mais “croquete”)) tem de aceitar a RESPONSABILIDADE de saber gerir este legado histórico e tem a “obrigação” de o fazer!!! Demitir-se dessa responsabilidade é defraudar o Sportinguismo (até dos que como eu não têm nenhuma ligação às claques) e, sobretudo, empobrecer o Sporting e até o desporto em Portugal!
No momento do lançamento das tochas para o relvado estava um sénior atrás de mim que gritou:
Isto é culpa do Bruno.
Para verem ao ridículo que isto chega e a razão da direção manter este status quo.
31 Outubro, 2023 at 18:10
Sim o homem a levar com as tochas em cima é bonito é
31 Outubro, 2023 at 18:22
entendedores entenderão (e olha que isto foi tirado da conta do próprio Adan)
31 Outubro, 2023 at 18:35
Quem não entende isso Cherba não percebe um caralho.
Já lá fora no ponto de encontro no café inox ambiente espectacular.
Por nós e sempre por nós que somos a alma do clube, os adeptos.
31 Outubro, 2023 at 19:08
Café, espero que não vendam álcool para que os malvados das claques nao fiquem bêbados. Então aí será o fim.
Álcool só no camarote (bem bom!)
1 Novembro, 2023 at 11:33
Meu caro, pertenci à velha guarda da Juve Leo durante muitos anos e jogos (ainda tenho bem fresco na memória os 2 tiros de caçadeira que o nosso autocarro levou quando chegamos a Guimarães) , se alguém atirasse tochas a meio do jogo ao nosso guarda redes…..fazia o caminho de regresso porto-lisboa ao pontapé!
1 Novembro, 2023 at 14:34
Então já somos 2 da velha guarda mas o rugido lá em baixo explica isso bem explicadinho
1 Novembro, 2023 at 18:28
Saudade da Juve desse tempo…!
SL
31 Outubro, 2023 at 20:32
https://vm.tiktok.com/ZGJEkchqB/
31 Outubro, 2023 at 18:29
Estava lá mais o meu filho, espectáculo.
Foi um ambiente á antiga
1 Novembro, 2023 at 11:25
Estavas sim, e eu também , embora com a confusão que estava na bancada nem tinha ângulo para ver isto.
Organização da liga/Boavista para receber os adeptos visitantes foi lamentável
Abraço e até à próxima fight
1 Novembro, 2023 at 12:00
Terrível. Tudo para não abrirem a bancada de cima por completo. E à saída foi outro momento lamentável.
1 Novembro, 2023 at 14:14
Foi vergonhoso, tudo em cima uns dos outros, podia ter acontecido um grave acidente.
A saída foi outra vergonha, como se fôssemos criminosos.
A direção que de certeza que nos vem defender num comunicado.
1 Novembro, 2023 at 15:37
Pois…..comunicados é só para atacar os próprios adeptos.
1 Novembro, 2023 at 14:12
Abraço Vitor, sempre um prazer
31 Outubro, 2023 at 18:30
Espetacular!
“Acabem com as tochas, com as claques, com essa bandidagem toda que isso não interessa a ninguém”. Mas quando chove e neva e faz calor e frio são eles que lá estão. Há que ter capacidade de legislar isso
31 Outubro, 2023 at 19:16
O pessoal de Viana do Castelo já deve ter ficado marcado pelo bando do vagabandas.
31 Outubro, 2023 at 22:18
Hahahaha
31 Outubro, 2023 at 19:43
Infelizmente, só nos jogos fora é que se tem ambientes espectaculares, à moda antiga e principalmente no antigo Alvalade.
No velório 2.0, só entram os meninos de bem, os dinossauros e tiocos do CDS, os sabujos que vendem as próprias mães por umas borlas, e só por fim, bem no fim e graças aos novos torniquetes que só funcionam mal para a malta pé descalço, é que entram os chamados letais, segundo os seguidores e lambe botas do capitão Bananas.
É graças a esta, minha, escumalha que faça chuva ou sol, frio ou calor, a nevar ou a ter que levar com os bananinhas da vida, que já fiz milhares de KMS e vi centenas de jogos do nosso grande amor.
Que este sentimento, que estas emoções e vivências se transmitam às novas gerações que não sabem o que é o verdadeiro espírito ultra.
Querem exemplos actuais do que era o ambiente à moda antiga? Vejam os resumos do campeonato argentino na SportTV. Lá, ser escumalha, é amar e seguir incondicionalmente o clube, coisa que os croquetes nunca saberão.
SL
31 Outubro, 2023 at 22:21
Nem mais.
Tão bom rever velhas amizades de outros tempos.
Foi mesmo á antiga e do que se vive isso hoje atualmente é fora de Alvalade.
31 Outubro, 2023 at 20:23
https://vm.tiktok.com/ZGJEkV1y4/
Claques ?
Gritam muito e fazem muita poeira.
E dizem muitas asneiras.
O fumo….incomoda me muito
Misturado com o cheiro do meu charuto cubano fica um mofo insuportável.
VarandasIn
31 Outubro, 2023 at 20:39
Viva o futebol…
Viva as claques…
Camarotes deviam ser abolidos do futebol.
Libertem os varandetes desta vida na loucura de não cantar, não gritar, não festejar efusivamente…
Pobres homo sapiens
https://vm.tiktok.com/ZGJEkxNvS/
VarandasOut
31 Outubro, 2023 at 21:29
Só vi um bocado da segunda parte, mas fiquei a pensar que essa rapaziada foi o MVP do jogo!
Talvez seja a minha costela ultra, mas isto sim, é ambiente de estádio e não de ópera.
Parabéns
1 Novembro, 2023 at 18:13
Lá fora cada vez mais, aqui em Portugal vamos na direcção oposta: da ópera como dizes.
31 Outubro, 2023 at 21:31
É esta merda que é bom ?
A pirotécnico é para ser posta por quem sabe e que tem respeito pelos outros e pela vida humana
https://www.jn.pt/1193781569/adeptos-do-sporting-atacam-apoiante-do-proprio-clube-por-engano/
31 Outubro, 2023 at 22:25
Confundes mais uma vez casulas com ultras na tua ignorância como da maior parte dos croquetes.
31 Outubro, 2023 at 22:30
Eu disso não percebo nada, só de cozido á portuguesa
31 Outubro, 2023 at 22:41
e de ovelhas negras percebes ?
Se calhar consegues identificar te
1 Novembro, 2023 at 18:38
Noutros tempos eu que estava na Torcida…
Delirava com “ a loucura “ da festa das claques…
Aquilo “ mexia” connosco…
Era uma “ festa louca” que “ pegava fogo” a um estádio todo…
Tudo “ era “ Sporting…!
Tudo era entusiasmo…!
Não se perdia um segundo de apoio…!
Mas já “ se tinha medo “ de algumas acções de certos elementos da claque da Juve…
Sempre prontos a agredir quem apanhassem a jeito…
Lembro-me bem como era no topo norte…
Antes de passarem todos para o topo sul…
Pena “‘ter-se perdido aquele carisma…”
SL
1 Novembro, 2023 at 9:41
Por muito “espetacular” que seja, não posso concordar com atirar tochas para o relvado.
Z
1 Novembro, 2023 at 11:49
Mil vezes isso que a assepcia.
1 Novembro, 2023 at 9:46
Portugal não percebe:
“O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) publicou esta quinta-feira os castigos referentes à mais recente jornada do campeonato, com o Sporting a ser multado em mais de 10 mil euros devido às incidências na receção ao Arouca, no Estádio José Alvalade. No total, tal montante da sanção deveu-se ao comportamento do público, além da utilização de engenhos pirotécnicos por parte dos adeptos sportinguistas.”
A UEFA não percebe:
“UEFA multa Sporting em 20.250 euros. Mão pesada devido a pirotecnia em Alvalade no jogo com a Atalanta; relatório preliminar da UEFA do jogo com o Raków também faz referência ao uso de engenhos pirotécnicos pelos adeptos leoninos”
Eu também devo confessar que não percebo o facto de para querer criar um grande ambiente no estádio se tenha que mandar tochas para o campo, para cima da baliza do nosso próprio Guarda-Redes, no momento em que estamos em cima do adversário e a preparar-nos para marcar um canto na baliza contrária.
Mas pronto, haja quem perceba, ainda bem….
1 Novembro, 2023 at 11:27
Quando um momento dispensável se transforma numa das fotos do ano
Ainda não chegaste lá , normal
1 Novembro, 2023 at 13:00
Realmente, uns não percebem, outros fazem de conta que não percebem e nem abrem um pio sobre isto. Vai da coluna vertebral de cada um:
—-O Sporting foi multado em 4.560 euros pelo Conselho de Disciplina da Federação de Patinagem de Portugal devido à falta de policiamento num jogo da equipa B frente ao Candelária.
—-Frederico Varandas foi suspenso por 60 dias e multado em 15.300 euros na sequência de declarações no final do jogo do Sporting em Famalicão em que criticou de forma aberta a arbitragem de Luís Godinho.
—-Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol suspendeu esta terça-feira o presidente do Sporting, Frederico Varandas, por 70 dias e aplicar-lhe uma multa de 13.260 euros por ter chamado “corruptor ativo” a Pinto da Costa.
—-Hugo Viana, diretor desportivo do Sporting, foi multado em 640 euros por presença na zona técnica sem credencial ou braçadeira durante o período de compensação no encontro de sábado frente ao Chaves. A pena foi agravada pelo facto de Hugo Viana ser reincidente.
—–O Conselho de Disciplina da FPF decidiu multar Hugo Viana em 1.275 euros por “inobservância de outros deveres”, em resultado do processo aberto na sequência do Sporting-Gil Vicente, realizado a 30 de setembro e que envolvia ainda a equipa de arbitragem liderada por Tiago Martins.
—-Diretor para o futebol do Sporting, Hugo Viana, foi suspenso por 45 dias e multado em quase nove mil euros pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), informou esta terça-feira o órgão federativo.
—–Hugo Viana, diretor desportivo do Sporting, e Paulo Magalhães, segurança do Benfica, conheceram esta terça-feira os castigos na sequência da confusão no túnel da Luz, após o dérbi lisboeta de janeiro, a contar para a 16.ª jornada da Liga Bwin.
Se o segurança das águias foi multado em “apenas” 306 euros, o dirigente do Sporting terá de pagar 2 040 euros, “atenta a agravação pela reincidência”, de acordo com o comunicado do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
Fácil demais, é como quem limpa o rabinho a croquete.
#ProstituiçãoIntelectual
1 Novembro, 2023 at 18:56
Que falta de classe!
1 Novembro, 2023 at 12:00
Para além do facto de que por eu ser contra uma certa lei ou regra, vou então estar constantemente a infringir essa mesma lei e regra por alegados argumentos próprios, mas já a multa mando para outros pagarem.
Fantástico!!!
1 Novembro, 2023 at 12:19
Não chegas lá , normal
1 Novembro, 2023 at 12:20
O Sporting é que não reconhece as claques como GOA. Aliás, o primeiro petardo do jogo até veio da parte de cima, onde está a única claque reconhecida pela direção, que interessante já viste? Afinal não são só os meninos maus a usarem artefactos proibidos.
Estamos constantemente a infrigir regras consciente ou inconscientemente. Essa mentalidade do “sou infalível” chama-se hipocrisia. Se queremos menos pessoas a infrigir regras, que se criem condições para que isso não aconteça. Não é através de perseguições e segregação que se conseguem os resultados pretendidos… quer dizer, até poderá ser, dependendo do resultado que queres obter. Claramente a direção do SCP não está muito interessada no resultado mais justo para todos.
1 Novembro, 2023 at 12:11
Eu só fiquei aziado porque pararam o jogo num canto a nosso favor. Não atirem para o relvado…
De resto, que apoio do caralho! Aliás, como acontece sempre que se sai da ópera de Alvalade.
Incha a multa. Provavelmente será assim até voltarem a dar condições dignas a quem mais faz tudo pelo Sporting e se legalizar o uso da pirotecnia em determinadas alturas do jogo, como na entrada em campo das equipas, por exemplo.
1 Novembro, 2023 at 12:49
Escusado, mas no resto (apoio, ambiente, deslocações, etc) é isto a verdadeira alma do Sporting e que mantem este clube como um grande com campeonatos de 20 em 20 anos.
Não são os tachistas que só são do Sporting quando há poleiro para eles, não são os lampiões verdes que só aparecem nas vitórias, não são os punhos de renda que só vão a jogos em casa com convite e se for para camarotes, não são os betinhos que vêm o jogo de perna alçada a olhar para o telemovel, não são os elegantes que aplaudem a policia a bater nos nossos em pleno Alvalade, não são os “nojáveis” em bicos de pés nas Tvs, não são os papagaios pagos para andar por aqui a varrer merda para debaixo do tapete.
São estes, de Norte a Sul, chuva ou Sol, na vitória e na derrota, nos maus e nos bons momentos.
Multas destas podem vir todos os jogos, quando pagamos milhares por o Hugo Viana não querer usar braçadeira identificativa porque lhe estraga o aprumo do dia, outros milhares porque o Vagangas decidiu abrir a boca para dizer estupidez, ou ainda porque um Tito qualquer desta vida decidiu usar xenofobia contra um adversário, isto são amendoins. Não confundir com cenouras, essas são sempre bem entregues e tem muita procura.
1 Novembro, 2023 at 12:54
Tudo dito e bem dito.
1 Novembro, 2023 at 13:05
Os bons Sportinguistas e os maus.
1 Novembro, 2023 at 13:17
Desde que Varandas lá entrou deu o mote: a escumalha, as víuvas, as malvadas claques que não o deixam mandar nelas a seu belo prazer, os pés descalços para entrar no estádio, menos na central, a gala só para a nata da sociedade, etc.
Tens de prestar mais atenção ao Sporting.
1 Novembro, 2023 at 13:23
E vamos negar que existe o lado bom e mau?
Ridículo num clube que tem uma nata de gente de merd@
1 Novembro, 2023 at 13:39
Quando era novo ia às vezes para o pé da Juve outras vezes no meio da Torcida Verde pq conhecia uns quantos do liceu …
Nunca fui de nenhuma claque e hoje quando das poucas vezes que vou ao estádio com um dos meus 4 filhos, ficamos sempre na insípida lateral. Actualmente ligo pouco ao que se passa no sector das claques mas … já os meus miúdos têm tanta curiosidade pelo que se passa nas claques como com o q se passa dentro das 4 linhas. E eu olho para eles e penso:
“Rapazes, se voçês soubessem como era um jogo do Sporting na Superior Sul do velhinho Alvalade nos saudosos 80s ou 90s!!!!”
Quer se goste quer não, as claques tal como os camarotes fazem parte do jogo. Tentar amputar uma parte vital do fenómeno do futebol só pq pessoalmente não se gosta é ridículo e até desrespeitoso para quem está no outro extremo.
No Sporting, tem de haver espaço e respeito pelos velhinos da central, as famílias na lateral, os croquetes no camarote e os ultras no sector das claques. Quem não percebe isto não percebe um caralho de futebol!!!!
Obviamente que as claques não devem mandar tochas para o relvado, mas usar esses erros para justificar a total falta de apoio e encorojamento às claques é tb errado e má gestão.
Repito: tem de haver lugar para todos!
Futebol sem claques perde metade da graça (dizem os meus filhos e eu concordo)!
Óbvio que as claques têm de ser geridas. Mas a forma de gerí-las passa pelo apoio financeiro e logístico da direcção do clube em troca do cumprimento de regras de segurança e conduta básicas.
Proibir e/ou virar costas não é gerir!!!
A Juve foi pioneira das claques em Portugal! O SCP teve (tem) 4 claques altamente bem organizadas, editando CDs, merchandising próprio, organizando viagens a lugares longinquos para apoiar diferente modalidades etc, etc! -> A direcção do Sporting (qq q seja (mais popular ou mais “croquete”)) tem de aceitar a RESPONSABILIDADE de saber gerir este legado histórico e tem a “obrigação” de o fazer!!! Demitir-se dessa responsabilidade é defraudar o Sportinguismo (até dos que como eu não têm nenhuma ligação às claques) e, sobretudo, empobrecer o Sporting e até o desporto em Portugal!
1 Novembro, 2023 at 13:55
Tudo dito!
Post que merece DESTAQUE
1 Novembro, 2023 at 14:02
+1906
1 Novembro, 2023 at 14:06
Isso tudo!
Como diz o Ricardo mais acima, merece destaque!
1 Novembro, 2023 at 14:19
Tudo bem explicadinho rugido, pode ser que alguns possam perceber.
1 Novembro, 2023 at 14:29
Igualmente subscrevo, bom post.
1 Novembro, 2023 at 15:00
No momento do lançamento das tochas para o relvado estava um sénior atrás de mim que gritou:
Isto é culpa do Bruno.
Para verem ao ridículo que isto chega e a razão da direção manter este status quo.
1 Novembro, 2023 at 15:02
Bravo.
1 Novembro, 2023 at 17:02
Futebol sem claques é como ir ao circo e não haver palhaços.
1 Novembro, 2023 at 17:03
Eh eh
E eu adoro claques …
E palhaços tb
E estou a falar sem ironias.
1 Novembro, 2023 at 18:14
Teremos sempre o Varandas na tribuna.
1 Novembro, 2023 at 22:01
Ya ..
Um palhaço rico é sempre preciso.
..