Oxalá os 3 se destaquem porque estou farto de ouvir que este treinador aposta na formação. Em vez de estar sempre a meter os mesmos, nos jogos que já estão ganhos tem de ir metendo algum jogador da formação aos poucos.
O Essugo, o Afonso e o Esteves é evidente e não tenho duvidas. Já deviam estar lá.
O Rodrigo…confesso que tenho duvidas.
Eu nem acho que ele esteja muito à vontade na Liga 3. Ao contrário dos outros 3, eu tenho duvidas que o RR tenha espaço onde quer que seja. O Sporting é o melhor sitio para ele crescer. Quando ele estiver completamente à vontade na liga 3 pode subir patamares…
PS: Emprestar Afonso e Essugo vai obrigar a contratar. O plantel fica demasiado curto sem eles.
Nem sei qual foi a ideia de os manter… A pré-época deu mais que tempo a todos, nenhum deles convenceu, e a solução foi ficarem todos num patamar competitivo inferior, ou no caso do Essugo nem ficar em patamar nenhum. Parece que foi preciso o Mateus Fernandes se “cimentar” num clube para eles (Estrutura toda) perceberem que esta merda dos empréstimos até pode dar resultado.
A gestão dos jovens parece que é toda feita a esforço, e o resultado é que pelo menos 3 perderam 6 meses em que podiam estar a desenvolver-se noutra equipa e a evoluírem em vez de estagnarem como aconteceu.
Fico mesmo fodido do M. Fernandes e do A. Moreira não serem já alternativas aos titulares no Sporting e depois ver o Trincão a arrastar-se ou andarmos aqui a pensar quem irá para o meio campo com a saída do Morita para as seleções.
Estes miúdos precisam de estabilidade, de regularidade e de confiança.
No fim de contas dá que pensar para que é que gastamos tantos dinheiro na formação.
Apoio Social?
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando uma varia de acordo com a variação da outra, de maneira proporcional e direta.
Uma grandeza é algo que pode ser medido..
1ª grandeza : Falta dinheiro
2ª grandeza : Aposta na formação
Quanto maior a grandeza de falta de dinheiro….maior a grandeza da aposta na formação.
Quanto menor a grandeza de falta de dinheiro (ou seja dinheiro em abundância)….menor a grandeza da aposta na formação (ou seja aposta na formação poh crl)
Só mais uma achega para dizer que tu também estás correcto mas dito de outra maneira.
Ou seja:
A proporcionalidade entre duas grandezas pode acontecer de duas formas: direta – e as grandezas são chamadas diretamente proporcionais – ou inversa – e as grandezas são chamadas inversamente proporcionais.
Se é para não jogar onde estão, que possam fazê-lo noutro sítio.
A mim parece-me que o Esteves tem o filme queimado com o Amorim e o empréstimo tenha só a ver com a valorização para fazer algum com uma venda.
O Essugo e o Rodrigo Ribeiro parecem-me sofrer do mesmo mal, que é a mentalidade ser fraquinha. Não há ali genica, não obstante a capacidade física do Essugo e a habilidade do RR.
O Afonso Moreira, para mim, será o que pode resultar num retorno desportivo com um empréstimo bem feito.
Seja como for, estas decisões em Novembro só ajudam a reforçar a ideia de um “planeamento” ranhoso do plantel!
Tirando o Esteves que tem 19 anos e já rodou no ano passado com o sucesso que se conhece, todos os outros têm 18 anos ou seja são ainda juniores de segundo ano.
Já deviam ter rodado quando? Neste momento, acho que estão no sitio/patamar certo. Já fizeram vários jogos na equipa B mas ainda não estão preparados para a Equipa A.
Têm tempo…..
Acho que deveriam para já continuar na equipa B este ano, lutar pela subida e para o ano, no seu primeiro ano sénior, talvez rodar noutras equipas da Primeira Liga ou então experimentar uma 2ªLiga
No início da época andavas aqui a fazer propaganda dos putos que ficaram no plantel, quando toda a gente te disse que era só para fazer número. Agora vens com essa conversa.
Basta ler, para alguns sei que é difícil, mas ponho aqui outra vez para a malta perceber melhor….
Tirando o Esteves que tem 19 anos e já rodou no ano passado com o sucesso que se conhece, todos os outros têm 18 anos ou seja são ainda juniores de segundo ano.
Já deviam ter rodado quando? Neste momento, acho que estão no sitio/patamar certo. Já fizeram vários jogos na equipa B mas ainda não estão preparados para a Equipa A.
Têm tempo…..
Acho que deveriam para já continuar na equipa B este ano, lutar pela subida e para o ano, no seu primeiro ano sénior, talvez rodar noutras equipas da Primeira Liga ou então experimentar uma 2ªLiga
Parecem aqueles maluquinhos que lendo que o Zenha disse alto e bom som que o Paulinho custou 23 milhões, continuam a dizer que custou 16 milhões.
São leituras…
Acho piada o pessoal dizer que é uma inovação do crl colocar os putos em escalões mais à frente da idade porque isso os ajuda a desenvolver e depois acharem normal esses mesmos putos terem que aguentar os cavalos.
É uma lógica do crl adiantar a evolução para depois os reter.
Só ao alcance de alguns génios incompreendidos.
Mais ainda levar os putos para a pré época, fechar o plantel a contar com um ou outro e depois no final do ano perceber que ah e tal têm que rodar….
É preciso fazer dinheiro em comissões e tem de vir alguém no mercado de inverno é?
Precisam de bónus de Natal é?
Assumam crl…
Cada vez me convenço mais que os putos vão às pré épocas não porque sejam vistos como apostas válidas ou mesmo para ver se servirão para a época que se está a preparar, mas apenas para fazer número.
Servem sobretudo para fazer de mecos e treinar os que de facto vão ser titulares até à morte, joguem bem ou mal, ou para tapar o buraco de uma contratação que o Viana está a preparar num qualquer jantar em Itália até ao último dia de mercado.
E servem também para enganar os papalvos para depois virem para aqui de boca cheia dizerem que é a grande aposta na formação e que assim que é, e que estes dirigentes é que entendem o ADN, e a Academia estava ao abandono e agora tem colchões e toda essa palha distribuída aqui diariamente.
Previsível, face a falta de aposta e consequente falta de evolução.
Preferível às tangas de aposta na formação e propaganda de inclusão de “milhares” de jovens nos treinos e jogos de pré-época.
Tenho algumas “teorias” sobre as razões para esta ausência de jovens da Academia na equipa principal, passados 5 anos de “estrutura profissional”, dos aspectos financeiros aos desportivos. Provavelmente voltarei a este post mais tarde.
Ontem, enquanto assistia ao “espectáculo” proporcionado pela nossa Seleção, apanhei-me a pensar nos 2 únicos representantes da nossa formação que estiveram em campo.
1 tem 38 anos e em fim de carreira, outro tem 29 anos, entrou nos minutos finais para fazer número. Inácio nem calçou.
Para quem já teve a base duma Seleção Campeã Europeia, é desolador ver que a base hoje é outra e nós andamos a “mendigar” pela convocatória de Pote, Paulinho e Nuno Santos, formados em outras paragens…
É incrível como tudo o que Varandas diz (é os assalariados replicam aqui) sai ao contrário.
Tanto vomitou sobre o antes e depois da formação e é o que se vê. Como de costume.
Nunca vi ninguém com um talento tão natural para cuspir para o ar e cair-lhe no meio dos olhos.
Eu não sei que fornada é essa. Se calhar não comprei o Record dessa época.
Sei é que Tiago Tomás, Inácio e Nuno Mendes entraram na equipa porque tinham mais valor que a merda que Varandas entregou a Amorim.
Se é uma fornada podemos chamá-la de “Fornada de Colchões 2” visto que a geração anterior tinha Max, Jovane, Rafael Leão, Thierry Correia e Bragança.
Agora quando andamos todos a suspirar por um Quenda que ainda agora começou a “gatinhar”, é porque algo se passou com essa geração de “craques” que já treina a 2 anos com os “adultos”…
2º Desde o inicio do ano que digo. Do Afonso, do Esteves e do Essugo. Ou o treinador acredita mesmo neles e conta mesmo com eles…e é para ficarem e irem jogando e irem crescendo…ou se é para fazer numero, estes têm de ser emprestados.
3º Emprestar o Essugo e o Afonso significa contratar 2 jogadores? Ou o Amorim vai fazer a mesma merda ao Abreu, Cruz, Tiago Ferreira, Quenda, Cabral ou outros que o Amorim lhe dê na gana? Ou todos, metendo ocasionalmente 1 deles durante 20 minutos e depois cagando neles….
Eu posso concordar ou não com o Amorim no potencial e do que estes putos podem dar…ele é treinador, para mim ele tem sempre primazia e sabe muito mais disto do que eu…discuto pouco isso.
O que eu não aceito é isto. Estragar a carreira dos putos porque nem acredita nem os liberta. Não fode nem sai de cima.
Tem de se decidir. Ou acredita, fazem parte e é para irem jogando, ou não acredita e deixa sair. Aquilo que aconteceu com o Afonso Moreira, Essugo ou RR não pode acontecer. O Amorim meter os putos à espera que eles entrem e façam maravilhas e se não fizerem, vão para a jarra.
Isso eu não aceito. Se não tem a certeza se acredita nos jogadores…empresta ou deixa sair ou, no caso do RR, deixa-o estar estabilizado na B. O RR está a perder 2 anos nesta gestão completamente idiota…
O mesmo. Mas o Calai tem uma vantagem. O GR pode ir jogando na B e na A, a ligação que precisa de ter à equipa é mais simples de criar do que um médio ou um avançado.
O RR anda completamente à nora. Olhas para ele a jogar na B e vês que o puto está completamente fora do resto da equipa. Não percebe para onde se precisa de movimentar, como deve dar apoios…mesmo a confiança… Ele precisa de estabilidade. Deixem o puto jogar e crescer e estar à vontade na B. Só depois de isso acontece é que poderá fazer sentido ir integrando a A. Enquanto ele não está à vontade nem na liga 3 e enquanto até na liga 3 tem dificuldades em vingar…é deixar na B. Treinar na B, jogar na B e estabilizar. Já devia ser assim…metade do estrago está feito…
Eu lembro-me de uma coisa que tu disseste e corrigi-me se não for bem assim.
Um treinador que apenas trabalha com gajos já feitos e não tem capacidade para trabalhar nos miúdos e tirar o máximo do seu potencial também não vale os 6M por ano.
Ou seja, ou se gasta muito em jogadores ou se gasta muito num treinador.
Já aqui disse que o Amorim não pega num jogador mediano e faz dele bom jogador – coisa que o Conceição faz, que o Zazuz faz, por exemplo.
Não digo que não lhes ensina nada – qualquer treinador acima de mediano ensina sempre algo aos jogadores – mas não os muda – e volto a dizer que a única excepção é o Matheus Nunes, que mudou muito dos Sub23 para a equipa principal com o Amorim.
Ora isto também se vê nos jovens.
O Inácio já era um gajo diferenciado na formação – como eram o TT, o Nuno Mendes, o Bragança, o Quaresma, etc.
O Quaresma não evoluiu anda, antes pelo contrário.
O Inácio tem evoluído, mas joga sempre, e acho que a evolução é normal para um gajo que joga sempre – é dos titulares indiscutíveis do plantel.
O Nuno Mendes era, e é, um jogador diferenciado – não fossem as lesões, e hoje estaria nos 2 ou 3 melhores laterais esquerdos do mundo porque não há muitos com a qualidade e características dele. O Amorim tem zero mérito na qualidade futebolística do jogador – o mérito dele é ter apostado nele, que acho que qualquer Silas também faria!
Há, para mim, uma diferença enorme, entre o que um Zazuz ou um Conceição fazem para ajudar os jogadores a crescerem em termos de qualidade futebolística, e o que se vê no Amorim.
O Amorim é um gajo de ideias fixas, e não desvia 1 mm, a não ser quando reconhece – passados 2 ou 3 anos, que, afinal, está errado. E o caso evidente disso é o Fatawu. E o Geny também um pouco. Um gajo da qualidade do Fatawu, se não se adapta a fazer o papel do Nuno Santos – na esquerda ou na direita – tem potencial para ele o meter a fazer outro papel. Num jogador deste potencial, com estas qualidades, tão jovem, não se pode descartar só porque não o consegues adaptar a uma merda que tens na cabeça. Tens de ter a capacidade para o aproveitar noutro lado – que, só por acaso, é o lado natural do jogador!
O Geny teve a capacidade para se adaptar, porque de outro modo tinha ido de vela também. E basta ver o Geny a jogar a lateral adaptado – ou ala, se quiserem – e ver o gajo a jogar à frente sem ter tanta preocupação defensiva, para perceber uma enorme diferença de produção no jogador. O Geny desenrasca a lateral mas é um gajo a ter sempre em conta a jogar mais à frente.
Enfim, é a minha opinião.
Até nisto eu acho o Amorim limitado…
O gajo é muito casmurro. Não admira nada dizer frases como “posso perder 10 vezes seguidas que não vou mudar”… Um gajo que diz uma merda destas, para mim tem um problema qualquer na cabeça!
Ele trabalha bem os jogadores que jogam mais. Trabalha a fundo no modelo e no que quer deles e esses crescem.
Tudo o que seja putos que precisam de crescer no treino, que precisam de tempo, que precisam de paciência e ir jogando…ele só faz merda. Porque nem os deixa crescer na B no contexto B completo, nem os faz crescer na A porque eles ficam completamente estagnados sem jogar.
Estes putos não precisam de treino nem da mania do Amorim que o treino os faz crescer imenso e coiso e tal… Estes putos precisam de uma estrutura favorável, que lhes dê tempo de jogo, tempo de erro, ritmo de jogo e atenção no treino e que possam aplicar o que treinam e errar em jogo. E é assim que com tempo, eles chegam lá.
A minha maior desilusão com o Amorim foi essa. O mito que Amorim era um gajo que pegava nos putos e os trabalhava e acreditava muito neles…
Esse Amorim morreu no primeiro ano e nunca mais voltou…
No segundo ano ainda deu para acreditar que era um ano de pequenas apostas e que os putos iam crescer nesse ano e vingar a seguir. Ao quarto ano…desse Amorim só sobra o mito, porque a realidade é bem triste para quem gosta de ver os putos vingarem…
Há aí qualquer coisa que não bate certo então quando dizem que Amorim é o treinador do projeto e ao mesmo tempo dizer que o Sporting é um clube formador.
É preciso assumir então que o Sporting forma aqueles que vingam por si só.
E esses não são assim muitos….
Se não é para apostar nos jovens, dar-lhe consistência, trabalhar as suas limitações e acreditar no produto da academia então que se acabe com o mito.
No Sporting vingam os jogadores que sejam fora de série.
Oportunidades de crescer e paciência para evoluírem damos aos de fora e àqueles em que de facto o treinador acredita mesmo.
Vou sempre bater no mesmo obstáculo que são os 6M por ano que se pagam a um treinador que não é assim tão “necessário”.
Destes 4 que falam, o Afonso podia ter algum espaço com um treinador menos estruturado.
Assim, acho bem que sejam emprestados.
O Essugo tem muito que melhorar. Não vejo qualquer evolução nele há 2 anos, continuando a cometer os mesmos erros. Achava o puto com imenso potencial mas vejo o tempo a passar e o potencial a não desenvolver – se na Liga 3 não evolui, como quer ter espaço na 1ª equipa?
O Esteves é uma questão de cabeça.
Continuo a ver muito potencial, menos cabeça.
Era bom o Clube ajudá-lo porque pode estar aqui um jogador interessante.
No Afonso, vejo potencial, com imaturidade e algum défice físico – dura 60 minutos!
É preciso trabalho porque o potencial está lá, parece ter cabeça… Só precisa de ajuda para ser mais exigente.
O Rodrigo Ribeiro, epá…
Está lá qualidade.
Não sei se está potencial porque é um gajo muito pouco competitivo.
Fraco no choque – o que um 9 tem sempre de ter algum – pouco intenso… Muitas vezes parece andar para ali à espera que a bola lhe chegue.
Fosse um gajo mais alto e com um pouco mais de capacidade de choque, e mesmo assim apostava mais nele do que no Zerinho – este, sim, uma nulidade em campo em 90% do tempo… ou mais um bocadinho!
Enfim, acho que todos são uma boa opção para empréstimo, a ver se evoluem no que lhes falta.
Escolham é bem o clube e o treinador que os vai trabalhar!
O pessoal só mete a culpa no Clube e no Amorim, o que acho absolutamente errado.
E os jogadores?
Vocês vêem a equipa B jogar – onde normalmente estes 4 jogam?
Epá, há uma falta de atitude evidente – nuns jogos mais, noutros menos – e isso condiciona muito.
O caso mais flagrante em défice de atitude é o Rodrigo Ribeiro.
Tem jogos que, foda-se, só apetece mandar o gajo para o caralho!
O Essugo é um caso evidente de zero evolução (intelectual no jogo) em 2 épocas completas. Os erros que o gajo fazia em 21/22, faz igualzinho em 23/24!
Deficiente leitura do jogo, maus timings de entrada – que o levam a cometer muitas faltas e a levar amarelos – muito mais passes errados do que é aceitável.
Não chega só ter físico.
Ter físico é bom e é um principio, mas é preciso evoluir o resto – o grande exemplo disso é o Oceano, que quando chegou ao Sporting era um Essugo e fez-se um jogador do caralho, titular indiscutível e depois capitão!
No caso do Afonso, é imaturidade da idade, e, com certeza, vai evoluir.
O Esteves está sem se afirmar, para mim muito por culpa própria. Toda a época em que começou emprestado ao Estoril foi um desastre em termos de atitude, de opções e, acho, até de algum profissionalismo abaixo do aceitável – podem dizer o que quiserem mas um jogador chegar a Janeiro “gordo”, foda-se, não tem desculpa!
Os miúdos, não é por serem miúdos que deixam de ser funcionários do clube.
Ou o Sporting é a Santa Casa da Misericórdia?
Não se adequam àquilo que o clube espera deles, o clube tem bom remédio….toma medidas para tal.
Agora o clube andar com os atletas que nem fode nem sai de cima, um treinador que confia muito, muito, muitooooo mas que depois mete o esgaio ou adapta o paulinho no meio campo, ou anda com um trincão a arrastar-se em campo, isso é que está muito errado.
Em relação ao clube e em relação aos atletas.
Não servem? Xau laura.
Esta gestão de ativos é que é absolutamente ridícula.
Ou é só para dizer que se “aposta” na formação?
Não se pode ser assim simplista quando se têm responsabilidades, caramba.
Isso é conversa de quem não tem qualquer responsabilidade, e tanto pode dizer azul como cor de rosa que vai dar ao mesmo.
O que estariam aqui os Leões Rampantes todos a dizer se o Sporting largasse o Essugo, porque não evoluiu em 2 anos, e o gajo fosse parar ao Benfic@ e 3 anos depois era titular da equipa e jogador da selecção?
O percurso dos jovens não é linear, não é igual para todos, tem altos e baixos, depende muito da cabeça deles, do acompanhamento que têm ou deixam de ter – no clube e em casa – e, portanto, há que ter calma e deixar a coisa evoluir até se ter a certeza que realmente não dão…
O Adrien afirmou-se com 23/24 anos, caramba.
Tinhas largado o gajo aos 20 ou aos 19?
O gajo esteve várias vezes com um pé fora do Sporting, inclusive com o Porto a tentar sacar o gajo, e o Sporting teve sempre a paciência para lhe ir dando alternativas para se desenvolver.
Que dirias tu, com essa conversa do “não fode, nem sai de cima” se têm deixado o Adrien sair e o gajo tem ido para o Porto?
Uma coisa é largares um gajo aos 22, 23 ou 24… e outra é a burrice de achares que um gajo aos 19 ou 20 já vai ser um flop…
Qualquer um dos 4 é novo e pode dar jogador.
Depende é muito da cabeça deles… E deve-se ter sempre a esperança, até uma certa idade, que vão ter a mentalidade certa para crescer!
“O que estariam aqui os Leões Rampantes todos a dizer se o Sporting largasse o Essugo, porque não evoluiu em 2 anos, e o gajo fosse parar ao Benfic@ e 3 anos depois era titular da equipa e jogador da selecção?”
Continuaria a dizer que somos incompentes.
Vai dar tudo ao mesmo.
Quem não quer dizer que é preto ou branco é porque não tem confiança no seu trabalho ou nas suas capacidades.
É muito mais esperto (não inteligente) deixar a dúvida e a porta aberta para se escapar às responsabilidades.
O que eu disse e volto a dizer é que a Academia do Sporting (e não do Ronaldo) tem de ter profissionais competentes que saibam captar e avaliar o talento dos atletas, saber trabalhar com os atletas e evoluir as suas deficiências e ainda saber gerir as suas carreiras se vai para os sub23, B, A ou é emprestado ou simplesmente deixa o atleta ir embora, tudo em beneficio do clube.
Agora responsabilizar os miúdos é muito mais fácil….
Miguel, “venderam-me” um modelo de formação centrado no jogador, com acompanhamento personalizado e específico dos jovens.
É evidente que não poderia ser um acompanhamento igual para 100% dos jovens da Academia, mas para àqueles em que identificam maior potencial.
Se, como dizes e eu concordo, a evolução de Essugo é quase nula, de quem é a culpa?
Apenas do jogador?
E não são capazes de perceber que o jogador não evolui a partir de determinada altura? Porque a insistência?
Porque renovaram com Eduardo Quaresma para “enterrá-lo”?
Se calhar sabemos, mas convém não falar muito nisso, não provocar o Benfica e a perigosa CMTv, e apoiar cegamente a ver se as coisas acabam bem…
Para mim há culpa do Clube, claro.
Aliás, eu venho dizendo que isso passa muito pela falta de exigência, para falta de mentalidade do próprio clube.
Agora, não acho que o problema seja a culpa do Clube, que para mim é mais no geral do que individualmente no acompanhamento dos jogadores – é, como disse, no geral, na mentalidade e na exigência do Clube.
A ideia que tenho é que fazem um acompanhamento bem razoável – não posso dizer mais que isto porque teria de estar mesmo por dentro para poder ser mais especifico. O Tomás Morais é um gajo competente, e o Sporting tem lá mais gente competente, como o João Couto, por exemplo.
Agora, os putos têm de fazer a parte deles, que é darem ao pedal e fazerem-se jogadores. Não é com a atitude que eu vejo, em 90% dos jogos e em 90% do tempo nesses jogos, no Rodrigo Ribeiro.
A atitude que o gajo tem NUNCA fará dele jogador para o Sporting – basta ver que o Pedro Mendes tinha muito mais atitude e não chegou, que o Pedro Marques tinha mais atitude e não chegou, que o TT tinha muito mais atitude e não chegou, que o Chermiti tinha mais atitude e não chegou.
Se o RR não tem inteligência para perceber isso, se calhar alguém em casa dele – e não só no clube – devia tentar perceber isso, porque se pode perfeitamente perder um gajo talentoso – que nem todos têm a sorte de ter à nascença – só porque não se tem atitude, que é uma cena que depende só de quereres ou não quereres!
Não é culpa do Clube mas sim, principalmente, dele!
No caso do Essugo, que acho que não é atitude que lhe falta, é diferente.
Nem toda a gente entende as coisas com a mesma facilidade. Uns putos ensinam-lhe algo e em 2 ou 3 dias já percebem o que têm de fazer. Outros não, e levam mais tempo… O que eu vejo no Essugo é uma falta de entender o jogo e isso não é uma questão de lhe ensinarem – porque tenho a certeza que ensinam e explicam essas cenas aos miúdos.
Não é culpa do Clube.
É principalmente um problema dele.
O caso do Esteves também é diferente.
Não é um caso de não ter atitude, nem é um caso de não entender o jogo.
É um caso de não fazer o que é preciso para poder colocar tudo em campo – é um caso mais extra-futebol, como foi o do Bruno Tavares. Um caso de alguém que não segue os conselhos dos mais velhos e perde-se em merdas extra-futebol.
Não é culpa do Clube.
É culpa dele!
O caso do Afonso, não é disto.
É imaturidade.
Acredito que vai lá com o tempo – mais 1 ano ou 2 – e com uma melhor preparação física, que, aqui sim, é culpa do Clube!
Quem devia ter resolvido o problema?
Eram os funcionários que deviam ter percebido que deveriam ter dado ao chinelo?
Ou ao invés…
O Departamento dos recursos humanos que não soube avaliar o capacidade dos funcionários no momento do recrutamento ou que não soube dar formação adequada?
O Chefe de equipa que não soube perceber que o rendimento apresentado pelos funcionários não era o adequado para a empresa?
O patrão que viu os resultados gerais abaixo do que pretende para a empresa?
Eu estou farto aqui de falar, a propósito do FF, que não culpo de todo as jogadoras, que dão o seu melhor – fazem o que sabem e o que podem.
Portanto, o facto de serem muito curtas para jogarem no Sporting, não é culpa delas, é culpa do clube que escolheu jogadoras fracas para as ambições que o Clube deve ter.
Fazerem o que querem, se o que querem é merdoso, é mais culpa dos jogadores que do Clube, porque além de estarem a foder o Clube, estão a foder as carreiras deles – como foi o caso do Bruno Tavares, do Joelson, do Bernardo Sousa, do Diogo Brás, etc.
O Clube deu-lhes TODAS as chances de evoluírem, de se esforçarem, de conseguirem singrar no futebol, e os gajos não quiseram… porque qualidade e potencial, tinham todos!
A culpa é de quem?
O Essugo não evolui mais na liga 3 porque ele é já demais para a liga 3. Este ano nem joga lá e no ano passado quando jogou estava claramente numa “categoria” à parte. O Essugo sim, está pronto para dar o “salto” para um clube de 1ª liga. Precisa de um patamar competitivo superior que o estimule a crescer. Tal como acontecia com o M. Fernandes. E o Esteves, já agora.
O Afonso, idem. É um jogador que já está completamente à vontade na liga 3, não precisa de durar mais do que 60 minutos porque aquele ritmo já não é o dele. Precisa do patamar seguinte.
O RR nunca o senti “à vontade” sequer na liga 3 e está cada vez pior. Porque está completamente desligado do resto da equipa. Nunca treinou a sério na equipa B, saltou quase dos sub23 para a A, anda sempre a cheirar a A sem se cimentar primeiro na B. Ou ele era aposta a sério na A e tinha de crescer ali e logo se via…ou então nunca devia ter subido tão cedo. O RR é o que mais tem sofrido com uma gestão….erratica….do Amorim. E agora ele tem de para e de se entregar a 100% à B, cimentar a sua posição, ganhar velocidade e choque, compreender o jogo da B….e quando estiver completamente à vontade na B, podem pensar em emprestar. Neste momento emprestar o RR é uma lotaria. A probabilidade dele não ter andamento para isso é gigante.
“O Essugo não evolui mais na liga 3 porque ele é já demais para a liga 3.”
Mas tu vês os jogos?
Um gajo que comete erros atrás de erros, normalmente sempre os mesmos, na Liga 3 já é demais para a Liga 3?
Foda-se!
O Essugo deve ser algum astronauta…
Pois mas é preciso alguém ter paciência e não tirar o M. Fernandes depois de fazer 10min num jogo de merda.
Houvesse alguém que soubesse reconhecer talento. Mas um gajo que acha o paulinho o melhor PL de portugal e que o esgaio é um relógio suíço…é complicado….
Uma coisa é jogar no Estoril, outra coisa é jogar no Sporting!
Agora porque um gajo joga no Estoril, isso quer dizer que pode jogar no Sporting?
É ao contrário: um gajo que joga no Sporting é que, quase de certeza, pode jogar no Estoril! Ou no Arouca. Ou no Vizela. Ou no Moreirense…
Se por um gajo jogar no Estoril pode jogar no Sporting, então um gajo do Braga pode muito mais. Portanto, parem de criticar o Esgaio e o Paulinho, que jogavam no Braga… 😀 😀 😀
O Braga eram o Trincão e mais 10, quando ele lá estava… E entre os 10, estavam o Esgaio e o Paulinho.
Portanto, deixa de dizer disparates…
O que estamos aqui a falar é de vocês acharem que, porque o Mateus Fernandes joga agora no Estoril, então podia estar a jogar no Sporting. O que é uma causa/efeito ridícula, como se vê pelos exemplos do Esgaio e do Paulinho, que jogavam numa equipa abaixo um nível do Sporting – e não 5 ou 6 níveis abaixo – e não têm qualidade para jogar no Sporting!
Se tem intensidade para jogar no Estoril, tem para jogar no Sporting. A questão era a conversa do “só dura 60 minutos” que é sempre a conversa nos putos.
Ou tu achavas mesmo que o M. Fernandes não tinha qualidade técnica?
O problema dos 60 minutos é transversal a TODAS as equipas de futebol do Sporting, sejam masculinas ou femininas, sejam as principais ou as da formação.
Não tem nada a ver com o que estamos a falar.
Eu aceito que tu aches que o Essugo controla o meio campo da equipa B na Liga 3 sozinho…
Agora, eu não acho isso. Acho o Essugo limitado e que comete os mesmos erros há 2 épocas inteiras – 21/22 e 22/23 – mais o que já leva desta. Que são os mesmos erros que cometia em 20/21 quando começou a dar nas vistas.
Tem mais!
Nenhum jogador da equipa B “já é demais para jogar na Liga 3”! Nenhum! Enfim, talvez o Callai mas como é GR escapa.
Em cima disto, acrescento que há muitos jogadores com potencial para, realmente, já serem “demais para a Liga 3” mas como não têm a atitude certa, “são de menos para a 2ª Liga” pelo que estão bem na Liga 3.
E o Essugo é um deles.
E se vão para outro lado e passam a ter outra atitude – porque, para mim, o problema é muito mais de atitude do que de qualidade – isso quer dizer o quê exactamente?
Um pouco de culpa do clube, que não os faz ter outra atitude?
Talvez os gajos jogando com uma cintura eléctrica e levarem choque quando andam a pastar fosse uma boa solução…
Ou então a culpa é mesmo deles, que acham que andarem em campo, na Liga 3, com a camisola do Sporting já faz deles uns craques do caralho…
Há uns tempos saiu aqui um artigo sobre a formação e os jogadores, o qual gostei bastante.
No entanto critiquei, não o conteúdo, mas a questão de alguns jogadores andarem a saltar entre diversas equipas – juniores, sub-23, B e A, coisa que não acho de todo benéfica, quer para a equipa, quer para o jogador.
Falando destes:
Esteves – apareceu com vontade, a vontade de um jovem mostrar serviço. Não sei as razões mas desapareceu.
Essugo – tinha que ter jogado obrigatoriamente mais. Para quem é lançado às feras no Arsenal …
Moreira – quero acreditar que não foi ostracizado após aquele jogo. Falhou em alguns lances, mas arriscou.
Ribeiro – não acho que tenha qualidade/vontade/garra/atitude para ser o avançado do Sporting.
Via muito mais nos Pedro’s – Marques e Mendes.
Os planteis estão mais “estanques” e as mudanças são pontuais, para acrescentar isto ou aquilo ao jogador.
Não é como antes.
Antes tinhas falta de jogadores – já aqui falei à exaustão disso – e era preciso fazer essa rotatividade entre os planteis da formação – Sub17/Sub19, Sub/19/Sub23/Equipa B.
Ainda bem que o Amorim não é treinador de formação.
A um treinador de formação é pedido também que deixe os putos jogar, arriscar, tomar decisões para as melhorar. Saber o momento de soltar a bola ou partir para cima. Saber o limite das suas próprias capacidades.
Com Amorim se perde a bola e se não está no circulo de gajos que lhe caem no goto, nunca mais calça.
E isto para mim está longe de ser o Sporting que aprendi a gostar.
Umas das melhores escolas de extremos por causa disto mesmo, de deixar os miúdos jogarem e arriscarem.
Agora com o robotizado, estruturado, como lhe quiserem chamar, Amorim, o futebol é simplesmente deprimente e aquela merda aborrecida que se vê.
Vocês querem que os miúdos mostrem serviço e aproveitem as oportunidades quando alguns deles resumiram as suas oportunidades de jogar a 30 minutos há 2 anos e nunca mais jogaram, no caso de outros entrar 5 minutos 2 ou 3 partidas seguidas e depois ir para a B ou outros até que jogaram a titular uma vez na taça da Liga quando já não contava para nada e depois foram emprestados.
Aproveitando as boas relações Varandas/Rui Costa, Amorim poderia estagiar com Schmidt para apredender como integrar putos de 18 anos na equipa principal…
Olhem friamente para estes 4 jogadores.
Exactamente para estes 4.
Ainda acreditam neles?
Quais são os números deles este ano, entre todas as equipas?
Pessoalmente, o único em que acredito que possa vingar é o Gonçalo Esteves. Pela posição, pela concorrência e pelo o que pode trazer ao futebol do Sporting.
Nos outros 3 não acredito. Talvez Essugo, se estabilizar o seu futebol e o que é exigível para a posição.
RR está a esvair-se como eterna promessa. Raramente acrescenta o quer que seja.
Afonso Moreira é um extremo habilidoso, mas não chega.
Da última vez que vi para se ser PdL do Sporting só é preciso ter média de 0.3 golos por jogo. Se esses são os números qualquer um deles pode ter hipótese, tem é de jogar.
Os miudos da formação não dão comissões nas transferências, vamos buscar mais um Tanlongo, Sotiris, Vinagre, Fresneda…
Não vou perder tem a argumentar de tão claro que é o que se passa.
Parabéns ao TCdL e ao Miguel por se intrometerem e tentarem acrescentar algum valor à discussão.
De resto, esta caixa de comentários parece uma orgia. Um gajo entra no quarto, apercebe-se do que está a acontecer e sai de fininho para não incomodar ninguém.
“Fico mesmo fodido do M. Fernandes e do A. Moreira não serem já alternativas aos titulares no Sporting e depois ver o Trincão a arrastar-se ou andarmos aqui a pensar quem irá para o meio campo com a saída do Morita para as seleções.
Estes miúdos precisam de estabilidade, de regularidade e de confiança.”
Problema: precisam de estabilidade, de regularidade e de confiança.
Solução: têm que ser já alternativas aos titulares do Sporting.
Primeiro era o estado de decadência da academia, era preciso novas instalações de banho, novos relvados, pinturas exteriores e claro colchões.
Depois era preciso renovar todo o staff por equipas técnicas xpto, com master degrees e numa estrutura profissionalizada.
Depois de tudo isto afinal havia um gap geracional, não havia talento, mas o Varandas estava a construir o futuro.
4 anos depois afinal o gap geracional era mais grave do que se suspeitava e pior o Sporting não conseguia captar os grandes talentos que iam para os rivais
Finalmente depois de investir em infrastructuras, em técnicos top, numa estrutura profissionalizada e ter vários treinadores de projecto cujo foco era a formação, chegámos à conclusão que os miúdos afinal não têm mesmo é qualidade.
No entanto todo o santo ano, temos capa de jornal no início da época com as pérolas e os diamantes da academia que vão formar o plantel e explodir este ano. Ora são 5, ora 7, ora 12, charters de craques prontos para entrar no 11.
Todo o santo ano, chegando ao natal, afinal os miúdos não prestam, houve um equívoco e estes não se conseguem afirmar por uma razão ou outra, mas sempre por culpa própria e por falta de qualidade. Como tal é por a rodar para não cortar as pernas e ganharem traquejo.
Chegamos ao ponto em que jogadores de 19/20/21 anos são muito jovens para ter lugar no plantel e como tal vamos contratar fora de Portugal, gajos da mesmíssima idade, que aparentemente devem estar mais amadurecidos.
Em 5 anos de Varandas e todos os treinadores de projecto que tivemos além do actual, a grande aposta era a formação e somos reconhecidos como tal por toda a comunicação social apesar de nesses 5 anos termos para amostra o Nuno Mendes e o Inácio e talvez Bragança, dos poucos que chegaram efectivamente a fazer parte da equipa e não foram despachados por 7 ou 10M.
Ainda está semana no jornal os 17 jovens lançados por Amorim faziam capa, dos quais tirando 3 ou 4, todo o restante não tinha mais de 400 min todos juntos e muitas vezes lançados às feras em jogos de exigência máxima, para depois desaparecerem.
Com o digo, chega a ser ridículo, mas o que me deixa mais triste ainda é ver tantos Sportinguistas a comer esta palha sem se engasgarem.
“Primeiro era o estado de decadência da academia, era preciso novas instalações de banho, novos relvados, pinturas exteriores e claro colchões.”
Provavelmente a Academia precisava de alguns melhoramentos. E então?
“Depois era preciso renovar todo o staff por equipas técnicas xpto, com master degrees e numa estrutura profissionalizada.”
Não é verdade.
Foi melhorado o Staff sim, e entrou mais gente para ajudar, não só a formação mas todo o futebol. E então? Isto é um problema ou fizeram bem em melhorar?
“Depois de tudo isto afinal havia um gap geracional, não havia talento, mas o Varandas estava a construir o futuro.”
Foda-se, só a desonestidade ainda obriga a falar nisto.
De cerca de 60 jogadores, aproveitaste o Bragança, que é o que é no Sporting – suplente.
Na fornada seguinte, portanto já fora do gap que o Varandas falou, aproveitaste o Quaresma, o Inácio, o TT e o Nuno Mendes, que foram TODOS campeões no Clube.
“4 anos depois afinal o gap geracional era mais grave do que se suspeitava e pior o Sporting não conseguia captar os grandes talentos que iam para os rivais.”
Os que não apanhaste, já é muito difícil de os apanhar.
Custa a perceber isso?
Mesmo assim, 2 ou 3 ainda sacaste ao Benfic@, como o Benfic@ te sacou 1 ou 2…
Acontece sempre, se os putos preferirem jogar do outro lado.
“Finalmente depois de investir em infrastructuras, em técnicos top, numa estrutura profissionalizada e ter vários treinadores de projecto cujo foco era a formação, chegámos à conclusão que os miúdos afinal não têm mesmo é qualidade.”
Mas investires nisso tudo garante-te jogadores de qualidade?
Ou SÓ te dá mais armas para aproveitar melhor os jogadores que tens?
Além disso, ninguém diz que tens jogadores sem qualidade – e basta ver que metes na selecção nos Sub19 e nos Sub 20 muitos jogadores da formação, e um ou outro nos Sub21.
Agora, só qualidade não chega.
É preciso que os putos se esforcem e é muito isso que eu não vejo nos nossos putos – como vejo no António Silva ou no João Neves, que dão tudo em campo – e na equipa principal, como davam na formação.
Os jogadores também têm parte da culpa!
O papel do Sporting é dar-lhes condições e, foda-se, dá! Como dá o Benfic@, como dá o Porto, como dá o Braga, como dá o Famalicão, etc… Eles que façam pela vidinha, também.
Onde eu arraso o Sporting, sem piedade até, é na condição física que as equipas de futebol TODAS têm. Alguma merda ali não está a funcionar, e é há 3 anos – contando com este! Mas se o preparador físico ganha o prémio Stromp, foda-se, o problema devem ser os meus olhos…
O RA já mostrou que, independentemente se vem da formação ou se é contratado, se ele não achar que está pronto para jogar, não vai a jogo.
Perante isto, é como dizia alguém em cima – ou és muito bom e entras na equipa ou então vais rodar até estares pronto.
Não acho mal. Os jogadores atingem a sua maturidade plena em média aos 26 anos. Se vierem para ser opção aos 23 e depois darem o pulo para outros campeonatos aos 26 parece-me uma estratégia adequada.
Veja-se o Palhinha, o Bruno Fernandes, o Adrien, O William Carvalho. São tipos que vingaram no Sporting depois de vários anos como séniores. Tirando o BF neste exemplo, não é por rodarem que deixam de ser produtos da formação.
O Mateus Fernandes parece que está a aproveitar a oportunidade no Estoril. Para mim é deixá-lo lá esta e a próxima época e fazê-lo voltar (ainda novo) ao Sporting para acrescentar valor ao plantel (a titular ou não).
Não vejo mal nenhum em rodar jogadores. Aliás, para quem exige títulos todos os anos como vocês, parece-me um contra-senso querer apostar logo em miúdos acabadinhos de fazer a formação. Salvo raras excecões, seria queimar os miúdos.
Para finalizar, o RA não acabou com a carreira do Quaresma, nem do A. Moreira, nem do Fatawu, nem do Essugo, nem do Rodrigo R. Ele simplesmente não acha que estejam preparados para jogar na equipa. O Quaresma teve este ano a sua oportunidade, foi finalmente integrado no plantel depois de rodar, mas continua a não contar. A certa altura, a responsabilidade tem que ser posta no jogador. E ele até pode ser esforçado, mas se calhar por esta altura fica claro que não tem valor para estar neste nível.
Como treinador cabe-te dar as oportunidades para se mostrarem, mas se não agarrarem não vão ser tratados de forma diferente do Sotiris ou do Vinagre ou do Tanlongo só porque são da formação (sim, eu sei, o Vinagre é da formação).
Eduardo Quaresma teve este ano uma fabulástica oportunidade, 29 minutos, VINTE E NOVE LONGOS MINUTOS, quase meia-hora, para brilhar e não aproveitou essa grande oportunidade para mostrar que é o novo Costacurta português.
Entretanto gostava de saber o que o “vizinho” tem dado aos seus putos que amadurecerem antes dos 26.
É olhar para a Seleção Portuguesa e ver quantos já estão maduros e que clubes representam…
JHC, mas o Quaresma não foi integrado no plantel? Ele não treina com os outros? O RA não está a ver os treinos? Ele não saberá melhor do que nós quem está melhor para jogar? Podes é não concordar com ele mas isso não significa que ele não tenha razão.
Parece-me claro que ele entende que no caso de precisarmos de uma quinta opçao, o Neto dá mais garantias que o Quaresma. Em Janeiro ou em Junho será vendido ou emprestado. A vida é mesmo assim.
O Fresneda também ainda não se conseguiu afirmar. Tendo em conta que o Esgaio é a sua competição directa, eu se fosse o Fresneda estaria muito preocupado. Do que vi dele até agora, e tendo em conta o rendimento do Esgaio, acho que já justificava mais minutos, mas o RA deve preferir os equilíbrios que o Esgaio dá à equipa. Não sei. O próximo jogo era pô-lo a jogar os 90 minutos.
Já o Essugo, o RR e o A. Moreira não me parecem prontos para jogar nesta equipa.
O João Neves tem muita maturidade a jogar. O A. Silva também. O Nuno Mendes também entrou na equipa como se nada fosse. Dizem que o J. Neves lembra o Moutinho. Para mim parece um cruzamento entre o Moutinho e o Gattuso, o sacana é um bulldozer mas joga com a cabeça no ar.
O Quaresma já faz pré-épocas com a equipa principal a pelo menos 3 épocas.
É integrado para assinar, joga 29 minutos, assina e de seguida nunca mais calça. É para render mais uns trocos para aumentos salariais.
É evidente que os jovens não estão preparados. Nem poderiam com â gestão errática a que têm sido sujeitos.
São usados para propaganda, andam a passear entre escalões e atirados sem aviso aos leões em jogos de alta dificuldade.
Cometem um erro e são colocados na prateleira até a reabertura de mercado para serem emprestados.
É esse o reconhecimento e a confiança demonstrada por treinador e estrutura aos jovens da formação e ao próprio trabalho de que são responsáveis.
Se os nossos jovens não estão preparados nem para serem suplentes ao invés de Rochinha e Esgaio, é porque falhamos em toda a linha…
Que pérolas, meus senhores… Querem melhor rubenette que isto?! Oh Stalley estás a ficar para trás…
“O RA já mostrou que, independentemente se vem da formação ou se é contratado, se ele não achar que está pronto para jogar, não vai a jogo.”
Portanto Tanlongo e Sotiris Contratados… Por uma pipa de massa, não estavam protos para ir a jogo… Tanto não estavm, que já cá não estão. Prejuizo… Pagas tu…
Espero que o Fresneda não vá pelo mesmo caminho… Porque ainda foi mais caro… e porque o Esgaio é o jogador titular da posicção… Enfim se “for rodar” é só mais um desastre…
“Não acho mal. Os jogadores atingem a sua maturidade plena em média aos 26 anos. Se vierem para ser opção aos 23 e depois darem o pulo para outros campeonatos aos 26 parece-me uma estratégia adequada.”
Tirando o Matheus Nunes em 4-5 anos não vimos ninguém…
“Veja-se o Palhinha, o Bruno Fernandes, o Adrien, O William Carvalho. São tipos que vingaram no Sporting depois de vários anos como séniores. Tirando o BF neste exemplo, não é por rodarem que deixam de ser produtos da formação.”
Verdade! Mas quem é que está agora a regressar de empréstimos e a render? Zero…
“O Mateus Fernandes parece que está a aproveitar a oportunidade no Estoril. Para mim é deixá-lo lá esta e a próxima época e fazê-lo voltar (ainda novo) ao Sporting para acrescentar valor ao plantel (a titular ou não).”
Pode ser que sim… esperemos. Não sigo o jogador.
“Não vejo mal nenhum em rodar jogadores. Aliás, para quem exige títulos todos os anos como vocês, parece-me um contra-senso querer apostar logo em miúdos acabadinhos de fazer a formação. Salvo raras excecões, seria queimar os miúdos.”
Também acho… Agora a falta de planeamento é gritante… Estes que vão “rodar” não podiam ter ido em AGosto? E aquelas entradas na liga europa?… De facto meteram mais gelo do que queimaram…
“Para finalizar, o RA não acabou com a carreira do Quaresma, nem do A. Moreira, nem do Fatawu, nem do Essugo, nem do Rodrigo R. Ele simplesmente não acha que estejam preparados para jogar na equipa. O Quaresma teve este ano a sua oportunidade, foi finalmente integrado no plantel depois de rodar, mas continua a não contar. A certa altura, a responsabilidade tem que ser posta no jogador. E ele até pode ser esforçado, mas se calhar por esta altura fica claro que não tem valor para estar neste nível.”
Quando há um Esgaio a jogar jogo sim jogo sim e um Neto a entrar… fica no mínimo dificil justificar a renovação do Quaresma… Se ele é mesmo mau… então não tinha ficado no plantel…
Mais… Devo até dizer que no caso do Fatawu o jogador parece ter ganho bastante… Portanto tens razão.. neste caso potencio a carreira do jogador.
“Como treinador cabe-te dar as oportunidades para se mostrarem, mas se não agarrarem não vão ser tratados de forma diferente do Sotiris ou do Vinagre ou do Tanlongo só porque são da formação (sim, eu sei, o Vinagre é da formação).”
O problema é que essas oportunidades não têm seguimento… jogue o jogador bem ou mal… Veja-se os casos do Fatawu e do Esugo.
O RA já mostrou que, independentemente se vem da formação ou se é contratado, se ele não achar que está pronto para jogar, não vai a jogo.
Consegues dizer isto sem te rires? É que eu pelo menos lembro-me de termos o tricao a jogar com uma amigdalite ou o paulinho a jogar sempre independentemente do rendimento…
nunouk – pronto para jogar no sentido de estar apto fisicamente e adaptado à equipa.
Eu também não colocaria o Paulinho a jogar nunca e apesar de ainda dar o benefício da dúvida ao Trincão, não o colocaria a titular neste momento.
Mas estes jogadores estão entrosados com a equipa, o Paulinho já foi inclusivamente campeão, e o RA sobrevaloriza essas coisas.
O RA tem pouca tolerância para jogadores que entrem em campo meio perdidos e que possam criar desequilibrios na organização da equipa. Ele prefere ter um Pote, um Paulinho, ou um Trincão lá dentro completamente desinspirados do que ter alguém que não consegue interpretar o que ele quer ou que não acompanhe os movimentos táticos da equipa.
Ontem jogou pela selecção espanhola um puto de 17 anos… só nós é que temos azar e não conseguimos encontrar alguem de jeito numa academia de alto rendimento com colchões novos e profissionais pagos a peso de ouro…
Já disse e acredito que é nos clubes grandes e jogando com os melhores que os putos crescem e cabe aos treinadores fazer por isso. Os putos tem lugar no barcelona mas nao no sporting…ta bem tá
nunouk, O Essugo está pronto? O A. Moreira? O Rodrigo Ribeiro? O Mateus Fernandes a fazer penálties como fez na madeira, a jogar a medo, meio perdido no campo? A transição directa da formação para o futebol sénior em clubes que jogam sempre para ganhar não acontece todos os anos.
Eu nao sei se estao prontos porque nunca os vi a jogar jogos seguidos e na maioria das vezes mais do que breves minutos…. o Fatawu tb nao estava pronto para o Sporting mas faz jogos seguidos no Leicester e pelos vistos bem…se nao dessem oportunidades ao joao mario no Porto ou ao neves no benfica nao estariam agora na selecção. Os nossos podem ser piores mas nao sei dizer porque nunca jogam
Essa do Mateus Fernandes lembrou -me a cagada do Esgaio a dias em que, cheio de medo, faz um passe (livra-se da bola) do meio campo para o adversário que origina um contra-ataque e golo na nossa baliza.
Nada como a experiência dos 26 anos para garantir titularidades após sucessivos erros…
Na minha maneira de ver as coisas, o RA tem pouca tolerância para jogadores que entrem em campo meio perdidos e que possam criar desequilibrios na organização da equipa. Ele prefere ter um Pote, um Paulinho, ou um Trincão lá dentro completamente desinspirados do que ter alguém que não consegue interpretar o que ele quer ou que não acompanhe os movimentos táticos da equipa.
Ou seja, ele tolera melhor erros técnicos do que táticos.
Eu vejo os comentários e só me lembro do seguinte: o João Neves quando começou a ser aposta na equipa principal do benfica devia estar a ser dos melhores da equipa b…só que não. Se o futebol fosse tão linear assim. A diferença foi que apostaram nele a sério. E nós temos um que só queima jogadores. Gosta mais de pedreiros tipo Paulinho e Esgaio.
Não percebo qual é o problema. Ainda há dias lançou mais um jogador da formação e já temos o Quenda pronto para bater recordes do mais jovem da galáxia.
17 Novembro, 2023 at 9:54
Isto não seria necessário se tivéssemos na 2º liga…
Assim, não subindo de novo este ano á 2º liga, é necessário rodar num patamar mais competitivo.
17 Novembro, 2023 at 9:55
Se emprestam o Essugo e vamos ficar sem o Morita em janeiro, quem fica no banco para o meio campo?
Já agora emprestam também o Fresneda, talvez assim conseguimos o ver a jogar.
17 Novembro, 2023 at 9:59
Paulinho.
Não tens estado atento….
17 Novembro, 2023 at 10:40
🙂
17 Novembro, 2023 at 10:52
Boa
17 Novembro, 2023 at 9:59
Para um treinador estruturado:
Esteves?
É melhor o Esgaio.
Essugo?
É melhor adaptar o Paulinho.
A. Moreira?
É melhor ver o Trincão a arrastar-se
17 Novembro, 2023 at 10:09
Oxalá os 3 se destaquem porque estou farto de ouvir que este treinador aposta na formação. Em vez de estar sempre a meter os mesmos, nos jogos que já estão ganhos tem de ir metendo algum jogador da formação aos poucos.
17 Novembro, 2023 at 11:20
Como é que se podem destacar se estão a ser geridos por gente que não sabe o que está a fazer….
17 Novembro, 2023 at 10:02
Já deviam ter rodado.
O Essugo, o Afonso e o Esteves é evidente e não tenho duvidas. Já deviam estar lá.
O Rodrigo…confesso que tenho duvidas.
Eu nem acho que ele esteja muito à vontade na Liga 3. Ao contrário dos outros 3, eu tenho duvidas que o RR tenha espaço onde quer que seja. O Sporting é o melhor sitio para ele crescer. Quando ele estiver completamente à vontade na liga 3 pode subir patamares…
PS: Emprestar Afonso e Essugo vai obrigar a contratar. O plantel fica demasiado curto sem eles.
17 Novembro, 2023 at 10:35
Nem sei qual foi a ideia de os manter… A pré-época deu mais que tempo a todos, nenhum deles convenceu, e a solução foi ficarem todos num patamar competitivo inferior, ou no caso do Essugo nem ficar em patamar nenhum. Parece que foi preciso o Mateus Fernandes se “cimentar” num clube para eles (Estrutura toda) perceberem que esta merda dos empréstimos até pode dar resultado.
A gestão dos jovens parece que é toda feita a esforço, e o resultado é que pelo menos 3 perderam 6 meses em que podiam estar a desenvolver-se noutra equipa e a evoluírem em vez de estagnarem como aconteceu.
17 Novembro, 2023 at 11:17
Estão a aprender …
O presidente, o director desportivo, o aprendiz de treinador…
Estão todos a aprender …
Há quem adore isto … Com os rivais á cabeça…
17 Novembro, 2023 at 10:04
Juro que não percebo porque é que temos, sequer, escolas.
Um problema que vem de trás, também… não é só deste treinador. A aposta (efectiva) nos putos aparece só e unicamente quando o dinheiro desaparece.
Mas ter à frente do clube o JJ em versão sonso não ajuda.
17 Novembro, 2023 at 10:11
Ainda fizemos um equipa de sub-23 que não faço a mínima para que serve. Comissões.
17 Novembro, 2023 at 10:25
Eu continuo a dizer.
A posta na formação é diretamente proporcional à falta de dinheiro.
17 Novembro, 2023 at 10:39
Infelizmente é verdade…
Não devia…
Devia servir para concentrar o investimento onde é mais crucial…mas pronto…
17 Novembro, 2023 at 11:02
Fico mesmo fodido do M. Fernandes e do A. Moreira não serem já alternativas aos titulares no Sporting e depois ver o Trincão a arrastar-se ou andarmos aqui a pensar quem irá para o meio campo com a saída do Morita para as seleções.
Estes miúdos precisam de estabilidade, de regularidade e de confiança.
No fim de contas dá que pensar para que é que gastamos tantos dinheiro na formação.
Apoio Social?
Mas enfim…é chover no molhado…
17 Novembro, 2023 at 11:19
Ou melhor… A aposta na formação é inversamente proporcional ao dinheiro … Ou seja,
Há dinheiro, vai a formação com os porcos.
Não há dinheiro, aposta se na formação…
17 Novembro, 2023 at 11:35
Foi o que eu disse 🙂
Falta dinheiro, aposta-se na formação.
Diretamente proporcional.
17 Novembro, 2023 at 11:50
Inversamente proporcional…
Não me faças ir buscar os teoremas e postulados…
Fraco a matemática já temos o Miguel Simpson…
SL
17 Novembro, 2023 at 11:57
Ai o crl 🙂
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando uma varia de acordo com a variação da outra, de maneira proporcional e direta.
Uma grandeza é algo que pode ser medido..
1ª grandeza : Falta dinheiro
2ª grandeza : Aposta na formação
Quanto maior a grandeza de falta de dinheiro….maior a grandeza da aposta na formação.
Quanto menor a grandeza de falta de dinheiro (ou seja dinheiro em abundância)….menor a grandeza da aposta na formação (ou seja aposta na formação poh crl)
Acho que mais claro que isto não consigo 🙂
17 Novembro, 2023 at 11:59
Só mais uma achega para dizer que tu também estás correcto mas dito de outra maneira.
Ou seja:
A proporcionalidade entre duas grandezas pode acontecer de duas formas: direta – e as grandezas são chamadas diretamente proporcionais – ou inversa – e as grandezas são chamadas inversamente proporcionais.
Tu foste pela inversa eu fui pela direta.
17 Novembro, 2023 at 12:19
Eheheh hoje que caldeirada semântica que para aqui vai.
17 Novembro, 2023 at 12:59
😀
17 Novembro, 2023 at 20:22
É inversamente proporcional, como diz o Xupa:
Quando o dinheiro aumenta, a aposta na formação diminui;
Quando o dinheiro diminui, a aposta na formação aumenta.
Se fosse directamente proporcional,, quando um aumentava, aumentava também o outro; quando um diminuía, diminuía também o outro.
17 Novembro, 2023 at 20:38
Subscrevo 🙂
17 Novembro, 2023 at 13:17
O Rampante tem razão XaP!
🙂
Z
17 Novembro, 2023 at 13:31
Xupa crl 😀
17 Novembro, 2023 at 16:06
Ele tem razão mas eu também…
É uma win win situation…
17 Novembro, 2023 at 16:11
Tens sim senhor.
17 Novembro, 2023 at 18:51
hahaha aposta da semana!!!
Z
17 Novembro, 2023 at 10:25
Se é para não jogar onde estão, que possam fazê-lo noutro sítio.
A mim parece-me que o Esteves tem o filme queimado com o Amorim e o empréstimo tenha só a ver com a valorização para fazer algum com uma venda.
O Essugo e o Rodrigo Ribeiro parecem-me sofrer do mesmo mal, que é a mentalidade ser fraquinha. Não há ali genica, não obstante a capacidade física do Essugo e a habilidade do RR.
O Afonso Moreira, para mim, será o que pode resultar num retorno desportivo com um empréstimo bem feito.
Seja como for, estas decisões em Novembro só ajudam a reforçar a ideia de um “planeamento” ranhoso do plantel!
17 Novembro, 2023 at 10:35
Tirando o Esteves que tem 19 anos e já rodou no ano passado com o sucesso que se conhece, todos os outros têm 18 anos ou seja são ainda juniores de segundo ano.
Já deviam ter rodado quando? Neste momento, acho que estão no sitio/patamar certo. Já fizeram vários jogos na equipa B mas ainda não estão preparados para a Equipa A.
Têm tempo…..
Acho que deveriam para já continuar na equipa B este ano, lutar pela subida e para o ano, no seu primeiro ano sénior, talvez rodar noutras equipas da Primeira Liga ou então experimentar uma 2ªLiga
17 Novembro, 2023 at 10:58
Este ano. Como o M. Fernandes.
17 Novembro, 2023 at 11:08
Exacto, com 19 anos, primeiro ano de sénior e depois de 2 anos de equipa B.
17 Novembro, 2023 at 12:15
Então mas já deviam ter sido logo no verão. Não é agora a meio da época ás 3 pancadas…
Por isso não. Neste momento não estão no sitio certo.
17 Novembro, 2023 at 11:41
No início da época andavas aqui a fazer propaganda dos putos que ficaram no plantel, quando toda a gente te disse que era só para fazer número. Agora vens com essa conversa.
17 Novembro, 2023 at 11:51
😀 😀 😀
Joana…what else…
17 Novembro, 2023 at 11:55
Eheheh tão fácil…
17 Novembro, 2023 at 13:18
Que paródia 🙂
Z
17 Novembro, 2023 at 16:02
Basta ler, para alguns sei que é difícil, mas ponho aqui outra vez para a malta perceber melhor….
Tirando o Esteves que tem 19 anos e já rodou no ano passado com o sucesso que se conhece, todos os outros têm 18 anos ou seja são ainda juniores de segundo ano.
Já deviam ter rodado quando? Neste momento, acho que estão no sitio/patamar certo. Já fizeram vários jogos na equipa B mas ainda não estão preparados para a Equipa A.
Têm tempo…..
Acho que deveriam para já continuar na equipa B este ano, lutar pela subida e para o ano, no seu primeiro ano sénior, talvez rodar noutras equipas da Primeira Liga ou então experimentar uma 2ªLiga
18 Novembro, 2023 at 8:47
Realmente há gente para quem é dificil ler.
Parecem aqueles maluquinhos que lendo que o Zenha disse alto e bom som que o Paulinho custou 23 milhões, continuam a dizer que custou 16 milhões.
São leituras…
17 Novembro, 2023 at 10:43
Acho piada o pessoal dizer que é uma inovação do crl colocar os putos em escalões mais à frente da idade porque isso os ajuda a desenvolver e depois acharem normal esses mesmos putos terem que aguentar os cavalos.
É uma lógica do crl adiantar a evolução para depois os reter.
Só ao alcance de alguns génios incompreendidos.
Mais ainda levar os putos para a pré época, fechar o plantel a contar com um ou outro e depois no final do ano perceber que ah e tal têm que rodar….
É preciso fazer dinheiro em comissões e tem de vir alguém no mercado de inverno é?
Precisam de bónus de Natal é?
Assumam crl…
17 Novembro, 2023 at 10:55
Não se entende.
O Essugo já vai em quantas pré épocas?
A preparar a época desde Janeiro….
17 Novembro, 2023 at 11:15
Cada vez me convenço mais que os putos vão às pré épocas não porque sejam vistos como apostas válidas ou mesmo para ver se servirão para a época que se está a preparar, mas apenas para fazer número.
Servem sobretudo para fazer de mecos e treinar os que de facto vão ser titulares até à morte, joguem bem ou mal, ou para tapar o buraco de uma contratação que o Viana está a preparar num qualquer jantar em Itália até ao último dia de mercado.
Gestão de activos…..TOP!!
17 Novembro, 2023 at 11:22
É isso mesmo.
Gestão de roof top…
17 Novembro, 2023 at 12:11
E servem também para enganar os papalvos para depois virem para aqui de boca cheia dizerem que é a grande aposta na formação e que assim que é, e que estes dirigentes é que entendem o ADN, e a Academia estava ao abandono e agora tem colchões e toda essa palha distribuída aqui diariamente.
17 Novembro, 2023 at 13:01
Comem a papinha toda…
17 Novembro, 2023 at 18:10
Comem com tanta vontade e sofreguidão que até lhes escorre pelos cantos da boca…
17 Novembro, 2023 at 11:14
Previsível, face a falta de aposta e consequente falta de evolução.
Preferível às tangas de aposta na formação e propaganda de inclusão de “milhares” de jovens nos treinos e jogos de pré-época.
Tenho algumas “teorias” sobre as razões para esta ausência de jovens da Academia na equipa principal, passados 5 anos de “estrutura profissional”, dos aspectos financeiros aos desportivos. Provavelmente voltarei a este post mais tarde.
Ontem, enquanto assistia ao “espectáculo” proporcionado pela nossa Seleção, apanhei-me a pensar nos 2 únicos representantes da nossa formação que estiveram em campo.
1 tem 38 anos e em fim de carreira, outro tem 29 anos, entrou nos minutos finais para fazer número. Inácio nem calçou.
Para quem já teve a base duma Seleção Campeã Europeia, é desolador ver que a base hoje é outra e nós andamos a “mendigar” pela convocatória de Pote, Paulinho e Nuno Santos, formados em outras paragens…
17 Novembro, 2023 at 11:17
A culpa é do GAP e dos colchões.
Ao fim destes anos todos o problema parece que piorou….
Cenas…
17 Novembro, 2023 at 12:16
É incrível como tudo o que Varandas diz (é os assalariados replicam aqui) sai ao contrário.
Tanto vomitou sobre o antes e depois da formação e é o que se vê. Como de costume.
Nunca vi ninguém com um talento tão natural para cuspir para o ar e cair-lhe no meio dos olhos.
17 Novembro, 2023 at 12:30
É que a nossa melhor fornada pós 2016, pouco ou nenhum jogador se afirmou ao mais alto nível.
Geração dos Iuri’s Medeiros, Iloris, Chaves, J. Carlos Teixeira, Betinho, Brumas (que aqui é ali é convocado)…
Vamos ver o que faz esta.
17 Novembro, 2023 at 16:00
Eu não sei que fornada é essa. Se calhar não comprei o Record dessa época.
Sei é que Tiago Tomás, Inácio e Nuno Mendes entraram na equipa porque tinham mais valor que a merda que Varandas entregou a Amorim.
Se é uma fornada podemos chamá-la de “Fornada de Colchões 2” visto que a geração anterior tinha Max, Jovane, Rafael Leão, Thierry Correia e Bragança.
Agora quando andamos todos a suspirar por um Quenda que ainda agora começou a “gatinhar”, é porque algo se passou com essa geração de “craques” que já treina a 2 anos com os “adultos”…
17 Novembro, 2023 at 16:57
Tu falas em cima que já tivemos a base em 2016 e agora nada.
E eu estou a responder que as nossas melhores formadas a seguir isso, poucos que deram jogadores de alto nível.
O nosso melhor jogador que formamos em tempo, Rafael Leão rescindiu.
TT foi vendido.
Max tbm.
E o Mendes pelos valores que sabemos.
Neste momento da formação, factual, não temos tirando o Inácio, ninguém selecionavel.
17 Novembro, 2023 at 18:17
Não temos porque não queremos.
Isto é uma verdade la palisse: se não jogam, nunca se desenvolvem; se não se desenvolvem, são uma merda.
A aposta nos putos pode (ou não) dar certo – a não-aposta garante que nunca irá dar certo.
17 Novembro, 2023 at 19:16
“Neste momento da formação, factual, não temos tirando o Inácio, ninguém selecionavel.”
Exatamente!
17 Novembro, 2023 at 11:17
Normal!
O tal treinador que aposta na formação afinal…
Eu emprestaria Neto, Esgaio, Trincao e Paulinho…ninguém os quer??
17 Novembro, 2023 at 11:19
Bem visto.
São nitidamente gajos que precisam de rodar daqui para fora….
3 deles podiam terminar a carreira no Braga que lucraram largos milhões com eles.
Mas tenho a certeza que não os querem…nem dados…
17 Novembro, 2023 at 11:25
E esqueceram se do Quaresma…
17 Novembro, 2023 at 11:29
5 anos e tal de aldrabices á frente do SCP…
Formação, ahahahahahah…
Herança pesada, ahahahahahah…
São baldes de areia, baldes não, são camionetas de areia para cima dos olhos dos sócios do SCP …
Batam palminhas, apoiem muito e, comprem muito merchandising… Ah, e rezem, rezem muito…
17 Novembro, 2023 at 11:49
Se estes miúdos tiverem 2 dedos de testa abalam assim que puderem. Nenhum conta para nada, só se estão a estragar.
Tem de arranjar espaço para as novas comissões.
17 Novembro, 2023 at 11:50
*contratações
17 Novembro, 2023 at 11:52
Essa correção veio a mais, não 🙂 ?
17 Novembro, 2023 at 13:36
🙂
17 Novembro, 2023 at 11:54
Quando se ouviu o Amorim a dizer que os jovens no Sporting jogam e não é como nos outros clubes aquando dos “roubos” do Esteves e do Abreu ao porto…..
Enfim…tudo isto é mau demais.
De vez em quando lá leva um quenda para o banco e está feito.
17 Novembro, 2023 at 12:22
É fodido trabalhar com um treinador tão estruturado.
Só génios como o esgaio, o joao paulo, o trincao, o neto, o israel conseguem!
Aposta Rúben que tu apostas bem!
17 Novembro, 2023 at 12:22
1º é preciso isto ser verdade. Espero para ver.
2º Desde o inicio do ano que digo. Do Afonso, do Esteves e do Essugo. Ou o treinador acredita mesmo neles e conta mesmo com eles…e é para ficarem e irem jogando e irem crescendo…ou se é para fazer numero, estes têm de ser emprestados.
3º Emprestar o Essugo e o Afonso significa contratar 2 jogadores? Ou o Amorim vai fazer a mesma merda ao Abreu, Cruz, Tiago Ferreira, Quenda, Cabral ou outros que o Amorim lhe dê na gana? Ou todos, metendo ocasionalmente 1 deles durante 20 minutos e depois cagando neles….
17 Novembro, 2023 at 12:26
Eu posso concordar ou não com o Amorim no potencial e do que estes putos podem dar…ele é treinador, para mim ele tem sempre primazia e sabe muito mais disto do que eu…discuto pouco isso.
O que eu não aceito é isto. Estragar a carreira dos putos porque nem acredita nem os liberta. Não fode nem sai de cima.
Tem de se decidir. Ou acredita, fazem parte e é para irem jogando, ou não acredita e deixa sair. Aquilo que aconteceu com o Afonso Moreira, Essugo ou RR não pode acontecer. O Amorim meter os putos à espera que eles entrem e façam maravilhas e se não fizerem, vão para a jarra.
Isso eu não aceito. Se não tem a certeza se acredita nos jogadores…empresta ou deixa sair ou, no caso do RR, deixa-o estar estabilizado na B. O RR está a perder 2 anos nesta gestão completamente idiota…
17 Novembro, 2023 at 12:29
E o Calai? Que por vezes fica mais de um mês sem calcar? Va la que nos anos anteriores foi pior.
17 Novembro, 2023 at 12:34
O mesmo. Mas o Calai tem uma vantagem. O GR pode ir jogando na B e na A, a ligação que precisa de ter à equipa é mais simples de criar do que um médio ou um avançado.
O RR anda completamente à nora. Olhas para ele a jogar na B e vês que o puto está completamente fora do resto da equipa. Não percebe para onde se precisa de movimentar, como deve dar apoios…mesmo a confiança… Ele precisa de estabilidade. Deixem o puto jogar e crescer e estar à vontade na B. Só depois de isso acontece é que poderá fazer sentido ir integrando a A. Enquanto ele não está à vontade nem na liga 3 e enquanto até na liga 3 tem dificuldades em vingar…é deixar na B. Treinar na B, jogar na B e estabilizar. Já devia ser assim…metade do estrago está feito…
17 Novembro, 2023 at 15:36
Mas a equipa B tem treinador?… Não sabia… Da ultima vez que vi acho que é um amigalhaço do rubão…
Z
17 Novembro, 2023 at 15:43
Tem lá um gajo tem…
Treinador nem por isso.
Mas o Amorim tem de achar que tem e tem de tomar as decisões dele com base na ideia que tem lá um treinador…
Já que ele gosta tanto dele…
17 Novembro, 2023 at 13:06
Eu lembro-me de uma coisa que tu disseste e corrigi-me se não for bem assim.
Um treinador que apenas trabalha com gajos já feitos e não tem capacidade para trabalhar nos miúdos e tirar o máximo do seu potencial também não vale os 6M por ano.
Ou seja, ou se gasta muito em jogadores ou se gasta muito num treinador.
17 Novembro, 2023 at 13:40
Especialmente num clube supostamente formador como o Sporting.
Ainda ontem escrevi algo semelhante.
17 Novembro, 2023 at 13:41
Eu tendo a concordar com isso.
Já aqui disse que o Amorim não pega num jogador mediano e faz dele bom jogador – coisa que o Conceição faz, que o Zazuz faz, por exemplo.
Não digo que não lhes ensina nada – qualquer treinador acima de mediano ensina sempre algo aos jogadores – mas não os muda – e volto a dizer que a única excepção é o Matheus Nunes, que mudou muito dos Sub23 para a equipa principal com o Amorim.
Ora isto também se vê nos jovens.
O Inácio já era um gajo diferenciado na formação – como eram o TT, o Nuno Mendes, o Bragança, o Quaresma, etc.
O Quaresma não evoluiu anda, antes pelo contrário.
O Inácio tem evoluído, mas joga sempre, e acho que a evolução é normal para um gajo que joga sempre – é dos titulares indiscutíveis do plantel.
O Nuno Mendes era, e é, um jogador diferenciado – não fossem as lesões, e hoje estaria nos 2 ou 3 melhores laterais esquerdos do mundo porque não há muitos com a qualidade e características dele. O Amorim tem zero mérito na qualidade futebolística do jogador – o mérito dele é ter apostado nele, que acho que qualquer Silas também faria!
Há, para mim, uma diferença enorme, entre o que um Zazuz ou um Conceição fazem para ajudar os jogadores a crescerem em termos de qualidade futebolística, e o que se vê no Amorim.
O Amorim é um gajo de ideias fixas, e não desvia 1 mm, a não ser quando reconhece – passados 2 ou 3 anos, que, afinal, está errado. E o caso evidente disso é o Fatawu. E o Geny também um pouco. Um gajo da qualidade do Fatawu, se não se adapta a fazer o papel do Nuno Santos – na esquerda ou na direita – tem potencial para ele o meter a fazer outro papel. Num jogador deste potencial, com estas qualidades, tão jovem, não se pode descartar só porque não o consegues adaptar a uma merda que tens na cabeça. Tens de ter a capacidade para o aproveitar noutro lado – que, só por acaso, é o lado natural do jogador!
O Geny teve a capacidade para se adaptar, porque de outro modo tinha ido de vela também. E basta ver o Geny a jogar a lateral adaptado – ou ala, se quiserem – e ver o gajo a jogar à frente sem ter tanta preocupação defensiva, para perceber uma enorme diferença de produção no jogador. O Geny desenrasca a lateral mas é um gajo a ter sempre em conta a jogar mais à frente.
Enfim, é a minha opinião.
Até nisto eu acho o Amorim limitado…
O gajo é muito casmurro. Não admira nada dizer frases como “posso perder 10 vezes seguidas que não vou mudar”… Um gajo que diz uma merda destas, para mim tem um problema qualquer na cabeça!
17 Novembro, 2023 at 14:14
É isso…
Ele trabalha bem os jogadores que jogam mais. Trabalha a fundo no modelo e no que quer deles e esses crescem.
Tudo o que seja putos que precisam de crescer no treino, que precisam de tempo, que precisam de paciência e ir jogando…ele só faz merda. Porque nem os deixa crescer na B no contexto B completo, nem os faz crescer na A porque eles ficam completamente estagnados sem jogar.
Estes putos não precisam de treino nem da mania do Amorim que o treino os faz crescer imenso e coiso e tal… Estes putos precisam de uma estrutura favorável, que lhes dê tempo de jogo, tempo de erro, ritmo de jogo e atenção no treino e que possam aplicar o que treinam e errar em jogo. E é assim que com tempo, eles chegam lá.
17 Novembro, 2023 at 14:18
A minha maior desilusão com o Amorim foi essa. O mito que Amorim era um gajo que pegava nos putos e os trabalhava e acreditava muito neles…
Esse Amorim morreu no primeiro ano e nunca mais voltou…
No segundo ano ainda deu para acreditar que era um ano de pequenas apostas e que os putos iam crescer nesse ano e vingar a seguir. Ao quarto ano…desse Amorim só sobra o mito, porque a realidade é bem triste para quem gosta de ver os putos vingarem…
17 Novembro, 2023 at 14:27
Há aí qualquer coisa que não bate certo então quando dizem que Amorim é o treinador do projeto e ao mesmo tempo dizer que o Sporting é um clube formador.
É preciso assumir então que o Sporting forma aqueles que vingam por si só.
E esses não são assim muitos….
Se não é para apostar nos jovens, dar-lhe consistência, trabalhar as suas limitações e acreditar no produto da academia então que se acabe com o mito.
No Sporting vingam os jogadores que sejam fora de série.
Oportunidades de crescer e paciência para evoluírem damos aos de fora e àqueles em que de facto o treinador acredita mesmo.
Vou sempre bater no mesmo obstáculo que são os 6M por ano que se pagam a um treinador que não é assim tão “necessário”.
17 Novembro, 2023 at 14:36
O Amorim é tanto o treinador do projeto como era o Keiser, Pontes, Silas, etc…
Se ganhar e se a maioria dos adeptos acredita que ele pode ganhar, é o treinador do projeto. Se não ganhar deixa de ser.
O projeto é viver e a direção ser eleita.
17 Novembro, 2023 at 15:54
O projecto é ir ganhando… Sempre assim foi e será…
17 Novembro, 2023 at 15:57
Não. O projeto é ser eleito.
Ganhar é apenas uma necessidade para ser re-eleito. Se não ganhar e conseguir ser re-eleito, ele fica encantado da vida…
17 Novembro, 2023 at 16:13
Tal e qual.
Esse é que é o verdadeiro projeto.
Tacho.
17 Novembro, 2023 at 13:41
Não fode nem sai de cima é a expressão ideal para a “aposta na formação” de Amorim.
17 Novembro, 2023 at 13:08
Se isto não for verdade o cenário ainda se torna pior.
17 Novembro, 2023 at 13:05
Destes 4 que falam, o Afonso podia ter algum espaço com um treinador menos estruturado.
Assim, acho bem que sejam emprestados.
O Essugo tem muito que melhorar. Não vejo qualquer evolução nele há 2 anos, continuando a cometer os mesmos erros. Achava o puto com imenso potencial mas vejo o tempo a passar e o potencial a não desenvolver – se na Liga 3 não evolui, como quer ter espaço na 1ª equipa?
O Esteves é uma questão de cabeça.
Continuo a ver muito potencial, menos cabeça.
Era bom o Clube ajudá-lo porque pode estar aqui um jogador interessante.
No Afonso, vejo potencial, com imaturidade e algum défice físico – dura 60 minutos!
É preciso trabalho porque o potencial está lá, parece ter cabeça… Só precisa de ajuda para ser mais exigente.
O Rodrigo Ribeiro, epá…
Está lá qualidade.
Não sei se está potencial porque é um gajo muito pouco competitivo.
Fraco no choque – o que um 9 tem sempre de ter algum – pouco intenso… Muitas vezes parece andar para ali à espera que a bola lhe chegue.
Fosse um gajo mais alto e com um pouco mais de capacidade de choque, e mesmo assim apostava mais nele do que no Zerinho – este, sim, uma nulidade em campo em 90% do tempo… ou mais um bocadinho!
Enfim, acho que todos são uma boa opção para empréstimo, a ver se evoluem no que lhes falta.
Escolham é bem o clube e o treinador que os vai trabalhar!
17 Novembro, 2023 at 13:17
Adenda depois de ler os comentários…
O pessoal só mete a culpa no Clube e no Amorim, o que acho absolutamente errado.
E os jogadores?
Vocês vêem a equipa B jogar – onde normalmente estes 4 jogam?
Epá, há uma falta de atitude evidente – nuns jogos mais, noutros menos – e isso condiciona muito.
O caso mais flagrante em défice de atitude é o Rodrigo Ribeiro.
Tem jogos que, foda-se, só apetece mandar o gajo para o caralho!
O Essugo é um caso evidente de zero evolução (intelectual no jogo) em 2 épocas completas. Os erros que o gajo fazia em 21/22, faz igualzinho em 23/24!
Deficiente leitura do jogo, maus timings de entrada – que o levam a cometer muitas faltas e a levar amarelos – muito mais passes errados do que é aceitável.
Não chega só ter físico.
Ter físico é bom e é um principio, mas é preciso evoluir o resto – o grande exemplo disso é o Oceano, que quando chegou ao Sporting era um Essugo e fez-se um jogador do caralho, titular indiscutível e depois capitão!
No caso do Afonso, é imaturidade da idade, e, com certeza, vai evoluir.
O Esteves está sem se afirmar, para mim muito por culpa própria. Toda a época em que começou emprestado ao Estoril foi um desastre em termos de atitude, de opções e, acho, até de algum profissionalismo abaixo do aceitável – podem dizer o que quiserem mas um jogador chegar a Janeiro “gordo”, foda-se, não tem desculpa!
17 Novembro, 2023 at 13:30
Os miúdos, não é por serem miúdos que deixam de ser funcionários do clube.
Ou o Sporting é a Santa Casa da Misericórdia?
Não se adequam àquilo que o clube espera deles, o clube tem bom remédio….toma medidas para tal.
Agora o clube andar com os atletas que nem fode nem sai de cima, um treinador que confia muito, muito, muitooooo mas que depois mete o esgaio ou adapta o paulinho no meio campo, ou anda com um trincão a arrastar-se em campo, isso é que está muito errado.
Em relação ao clube e em relação aos atletas.
Não servem? Xau laura.
Esta gestão de ativos é que é absolutamente ridícula.
Ou é só para dizer que se “aposta” na formação?
17 Novembro, 2023 at 16:22
Não se pode ser assim simplista quando se têm responsabilidades, caramba.
Isso é conversa de quem não tem qualquer responsabilidade, e tanto pode dizer azul como cor de rosa que vai dar ao mesmo.
O que estariam aqui os Leões Rampantes todos a dizer se o Sporting largasse o Essugo, porque não evoluiu em 2 anos, e o gajo fosse parar ao Benfic@ e 3 anos depois era titular da equipa e jogador da selecção?
O percurso dos jovens não é linear, não é igual para todos, tem altos e baixos, depende muito da cabeça deles, do acompanhamento que têm ou deixam de ter – no clube e em casa – e, portanto, há que ter calma e deixar a coisa evoluir até se ter a certeza que realmente não dão…
O Adrien afirmou-se com 23/24 anos, caramba.
Tinhas largado o gajo aos 20 ou aos 19?
O gajo esteve várias vezes com um pé fora do Sporting, inclusive com o Porto a tentar sacar o gajo, e o Sporting teve sempre a paciência para lhe ir dando alternativas para se desenvolver.
Que dirias tu, com essa conversa do “não fode, nem sai de cima” se têm deixado o Adrien sair e o gajo tem ido para o Porto?
Uma coisa é largares um gajo aos 22, 23 ou 24… e outra é a burrice de achares que um gajo aos 19 ou 20 já vai ser um flop…
Qualquer um dos 4 é novo e pode dar jogador.
Depende é muito da cabeça deles… E deve-se ter sempre a esperança, até uma certa idade, que vão ter a mentalidade certa para crescer!
17 Novembro, 2023 at 16:31
“O que estariam aqui os Leões Rampantes todos a dizer se o Sporting largasse o Essugo, porque não evoluiu em 2 anos, e o gajo fosse parar ao Benfic@ e 3 anos depois era titular da equipa e jogador da selecção?”
Continuaria a dizer que somos incompentes.
Vai dar tudo ao mesmo.
Quem não quer dizer que é preto ou branco é porque não tem confiança no seu trabalho ou nas suas capacidades.
É muito mais esperto (não inteligente) deixar a dúvida e a porta aberta para se escapar às responsabilidades.
O que eu disse e volto a dizer é que a Academia do Sporting (e não do Ronaldo) tem de ter profissionais competentes que saibam captar e avaliar o talento dos atletas, saber trabalhar com os atletas e evoluir as suas deficiências e ainda saber gerir as suas carreiras se vai para os sub23, B, A ou é emprestado ou simplesmente deixa o atleta ir embora, tudo em beneficio do clube.
Agora responsabilizar os miúdos é muito mais fácil….
17 Novembro, 2023 at 16:46
Pois, tu falas como se houvesse um menu, um protocolo, que servisse para todos os putos…
Aos 15 anos isto, aos 16 anos assim, aos 17 anos coiso, aos 18 anos assado, aos 19 anos entra no plantel, aos 20 anos já joga a titular…
Quem não segue isto, despachas!
Tinhas despachado o Adrien aos 20, tinhas despachado o Cedric aos 20… Queres que continue?
17 Novembro, 2023 at 16:58
Não percebeste nada.
Siga…
17 Novembro, 2023 at 13:55
Miguel, “venderam-me” um modelo de formação centrado no jogador, com acompanhamento personalizado e específico dos jovens.
É evidente que não poderia ser um acompanhamento igual para 100% dos jovens da Academia, mas para àqueles em que identificam maior potencial.
Se, como dizes e eu concordo, a evolução de Essugo é quase nula, de quem é a culpa?
Apenas do jogador?
E não são capazes de perceber que o jogador não evolui a partir de determinada altura? Porque a insistência?
Porque renovaram com Eduardo Quaresma para “enterrá-lo”?
Se calhar sabemos, mas convém não falar muito nisso, não provocar o Benfica e a perigosa CMTv, e apoiar cegamente a ver se as coisas acabam bem…
17 Novembro, 2023 at 16:43
Para mim há culpa do Clube, claro.
Aliás, eu venho dizendo que isso passa muito pela falta de exigência, para falta de mentalidade do próprio clube.
Agora, não acho que o problema seja a culpa do Clube, que para mim é mais no geral do que individualmente no acompanhamento dos jogadores – é, como disse, no geral, na mentalidade e na exigência do Clube.
A ideia que tenho é que fazem um acompanhamento bem razoável – não posso dizer mais que isto porque teria de estar mesmo por dentro para poder ser mais especifico. O Tomás Morais é um gajo competente, e o Sporting tem lá mais gente competente, como o João Couto, por exemplo.
Agora, os putos têm de fazer a parte deles, que é darem ao pedal e fazerem-se jogadores. Não é com a atitude que eu vejo, em 90% dos jogos e em 90% do tempo nesses jogos, no Rodrigo Ribeiro.
A atitude que o gajo tem NUNCA fará dele jogador para o Sporting – basta ver que o Pedro Mendes tinha muito mais atitude e não chegou, que o Pedro Marques tinha mais atitude e não chegou, que o TT tinha muito mais atitude e não chegou, que o Chermiti tinha mais atitude e não chegou.
Se o RR não tem inteligência para perceber isso, se calhar alguém em casa dele – e não só no clube – devia tentar perceber isso, porque se pode perfeitamente perder um gajo talentoso – que nem todos têm a sorte de ter à nascença – só porque não se tem atitude, que é uma cena que depende só de quereres ou não quereres!
Não é culpa do Clube mas sim, principalmente, dele!
No caso do Essugo, que acho que não é atitude que lhe falta, é diferente.
Nem toda a gente entende as coisas com a mesma facilidade. Uns putos ensinam-lhe algo e em 2 ou 3 dias já percebem o que têm de fazer. Outros não, e levam mais tempo… O que eu vejo no Essugo é uma falta de entender o jogo e isso não é uma questão de lhe ensinarem – porque tenho a certeza que ensinam e explicam essas cenas aos miúdos.
Não é culpa do Clube.
É principalmente um problema dele.
O caso do Esteves também é diferente.
Não é um caso de não ter atitude, nem é um caso de não entender o jogo.
É um caso de não fazer o que é preciso para poder colocar tudo em campo – é um caso mais extra-futebol, como foi o do Bruno Tavares. Um caso de alguém que não segue os conselhos dos mais velhos e perde-se em merdas extra-futebol.
Não é culpa do Clube.
É culpa dele!
O caso do Afonso, não é disto.
É imaturidade.
Acredito que vai lá com o tempo – mais 1 ano ou 2 – e com uma melhor preparação física, que, aqui sim, é culpa do Clube!
É a minha opinião.
17 Novembro, 2023 at 16:55
És patrão de uma empresa.
Tens funcionários que não rendem.
A empresa não rende.
Quem devia ter resolvido o problema?
Eram os funcionários que deviam ter percebido que deveriam ter dado ao chinelo?
Ou ao invés…
O Departamento dos recursos humanos que não soube avaliar o capacidade dos funcionários no momento do recrutamento ou que não soube dar formação adequada?
O Chefe de equipa que não soube perceber que o rendimento apresentado pelos funcionários não era o adequado para a empresa?
O patrão que viu os resultados gerais abaixo do que pretende para a empresa?
17 Novembro, 2023 at 16:56
Os jogadores estão a fazer o que podem ou sabem ou querem.
Quem tem a responsabilidade de defender os interesses do clube não são eles.
17 Novembro, 2023 at 19:18
Os jogadores fazerem o que podem, é uma coisa.
Fazerem o que sabem, é quase a mesma coisa.
Fazerem o que querem é toda uma outra situação.
Eu estou farto aqui de falar, a propósito do FF, que não culpo de todo as jogadoras, que dão o seu melhor – fazem o que sabem e o que podem.
Portanto, o facto de serem muito curtas para jogarem no Sporting, não é culpa delas, é culpa do clube que escolheu jogadoras fracas para as ambições que o Clube deve ter.
Fazerem o que querem, se o que querem é merdoso, é mais culpa dos jogadores que do Clube, porque além de estarem a foder o Clube, estão a foder as carreiras deles – como foi o caso do Bruno Tavares, do Joelson, do Bernardo Sousa, do Diogo Brás, etc.
O Clube deu-lhes TODAS as chances de evoluírem, de se esforçarem, de conseguirem singrar no futebol, e os gajos não quiseram… porque qualidade e potencial, tinham todos!
A culpa é de quem?
17 Novembro, 2023 at 14:09
O Essugo não evolui mais na liga 3 porque ele é já demais para a liga 3. Este ano nem joga lá e no ano passado quando jogou estava claramente numa “categoria” à parte. O Essugo sim, está pronto para dar o “salto” para um clube de 1ª liga. Precisa de um patamar competitivo superior que o estimule a crescer. Tal como acontecia com o M. Fernandes. E o Esteves, já agora.
O Afonso, idem. É um jogador que já está completamente à vontade na liga 3, não precisa de durar mais do que 60 minutos porque aquele ritmo já não é o dele. Precisa do patamar seguinte.
O RR nunca o senti “à vontade” sequer na liga 3 e está cada vez pior. Porque está completamente desligado do resto da equipa. Nunca treinou a sério na equipa B, saltou quase dos sub23 para a A, anda sempre a cheirar a A sem se cimentar primeiro na B. Ou ele era aposta a sério na A e tinha de crescer ali e logo se via…ou então nunca devia ter subido tão cedo. O RR é o que mais tem sofrido com uma gestão….erratica….do Amorim. E agora ele tem de para e de se entregar a 100% à B, cimentar a sua posição, ganhar velocidade e choque, compreender o jogo da B….e quando estiver completamente à vontade na B, podem pensar em emprestar. Neste momento emprestar o RR é uma lotaria. A probabilidade dele não ter andamento para isso é gigante.
17 Novembro, 2023 at 16:25
“O Essugo não evolui mais na liga 3 porque ele é já demais para a liga 3.”
Mas tu vês os jogos?
Um gajo que comete erros atrás de erros, normalmente sempre os mesmos, na Liga 3 já é demais para a Liga 3?
Foda-se!
O Essugo deve ser algum astronauta…
Eu imagino o Essugo na 2ª Liga! Devia ser lindo…
17 Novembro, 2023 at 16:39
Se não visse, não dizia.
O M. Fernandes não aguentava 60 minutos e olha, guess what? Meia dúzia de jogos e já aguenta 60 minutos a brincar…
Sim, o Essugo sozinho dominava à vontade o meio campo todo da equipa B. A construir, em transporte, etc.
A equipa B sem o Essugo jogava metade no ano passado.
17 Novembro, 2023 at 16:44
Pois mas é preciso alguém ter paciência e não tirar o M. Fernandes depois de fazer 10min num jogo de merda.
Houvesse alguém que soubesse reconhecer talento. Mas um gajo que acha o paulinho o melhor PL de portugal e que o esgaio é um relógio suíço…é complicado….
17 Novembro, 2023 at 16:58
Uma coisa é jogar no Estoril, outra coisa é jogar no Sporting!
Agora porque um gajo joga no Estoril, isso quer dizer que pode jogar no Sporting?
É ao contrário: um gajo que joga no Sporting é que, quase de certeza, pode jogar no Estoril! Ou no Arouca. Ou no Vizela. Ou no Moreirense…
Se por um gajo jogar no Estoril pode jogar no Sporting, então um gajo do Braga pode muito mais. Portanto, parem de criticar o Esgaio e o Paulinho, que jogavam no Braga… 😀 😀 😀
17 Novembro, 2023 at 16:59
A questão é outra.
Se calhar o paulinho, trincão e Esgaio não jogavam no braga.
E esta hein!!!
17 Novembro, 2023 at 19:10
O Braga eram o Trincão e mais 10, quando ele lá estava… E entre os 10, estavam o Esgaio e o Paulinho.
Portanto, deixa de dizer disparates…
O que estamos aqui a falar é de vocês acharem que, porque o Mateus Fernandes joga agora no Estoril, então podia estar a jogar no Sporting. O que é uma causa/efeito ridícula, como se vê pelos exemplos do Esgaio e do Paulinho, que jogavam numa equipa abaixo um nível do Sporting – e não 5 ou 6 níveis abaixo – e não têm qualidade para jogar no Sporting!
17 Novembro, 2023 at 17:03
Se tem intensidade para jogar no Estoril, tem para jogar no Sporting. A questão era a conversa do “só dura 60 minutos” que é sempre a conversa nos putos.
Ou tu achavas mesmo que o M. Fernandes não tinha qualidade técnica?
17 Novembro, 2023 at 19:11
Isso não é verdade!
Ninguém no Sporting, com excepção do Gyokeres, faz mais de 60 minutos intensos.
Logo o problema do Mateus nunca foi esse.
17 Novembro, 2023 at 16:54
O problema dos 60 minutos é transversal a TODAS as equipas de futebol do Sporting, sejam masculinas ou femininas, sejam as principais ou as da formação.
Não tem nada a ver com o que estamos a falar.
Eu aceito que tu aches que o Essugo controla o meio campo da equipa B na Liga 3 sozinho…
Agora, eu não acho isso. Acho o Essugo limitado e que comete os mesmos erros há 2 épocas inteiras – 21/22 e 22/23 – mais o que já leva desta. Que são os mesmos erros que cometia em 20/21 quando começou a dar nas vistas.
Tem mais!
Nenhum jogador da equipa B “já é demais para jogar na Liga 3”! Nenhum! Enfim, talvez o Callai mas como é GR escapa.
Em cima disto, acrescento que há muitos jogadores com potencial para, realmente, já serem “demais para a Liga 3” mas como não têm a atitude certa, “são de menos para a 2ª Liga” pelo que estão bem na Liga 3.
E o Essugo é um deles.
17 Novembro, 2023 at 16:58
Até ao dia que conseguirem um bom empréstimo, consigam meia dúzia de jogos seguidos, ganhem ritmo, e afinal….serviam…..
17 Novembro, 2023 at 19:06
Pois!
E se vão para outro lado e passam a ter outra atitude – porque, para mim, o problema é muito mais de atitude do que de qualidade – isso quer dizer o quê exactamente?
Um pouco de culpa do clube, que não os faz ter outra atitude?
Talvez os gajos jogando com uma cintura eléctrica e levarem choque quando andam a pastar fosse uma boa solução…
Ou então a culpa é mesmo deles, que acham que andarem em campo, na Liga 3, com a camisola do Sporting já faz deles uns craques do caralho…
17 Novembro, 2023 at 13:08
Há uns tempos saiu aqui um artigo sobre a formação e os jogadores, o qual gostei bastante.
No entanto critiquei, não o conteúdo, mas a questão de alguns jogadores andarem a saltar entre diversas equipas – juniores, sub-23, B e A, coisa que não acho de todo benéfica, quer para a equipa, quer para o jogador.
Falando destes:
Esteves – apareceu com vontade, a vontade de um jovem mostrar serviço. Não sei as razões mas desapareceu.
Essugo – tinha que ter jogado obrigatoriamente mais. Para quem é lançado às feras no Arsenal …
Moreira – quero acreditar que não foi ostracizado após aquele jogo. Falhou em alguns lances, mas arriscou.
Ribeiro – não acho que tenha qualidade/vontade/garra/atitude para ser o avançado do Sporting.
Via muito mais nos Pedro’s – Marques e Mendes.
Esta porra está muito nas mãos e gostos do RA.
17 Novembro, 2023 at 13:22
Hoje saltam muito menos.
Os planteis estão mais “estanques” e as mudanças são pontuais, para acrescentar isto ou aquilo ao jogador.
Não é como antes.
Antes tinhas falta de jogadores – já aqui falei à exaustão disso – e era preciso fazer essa rotatividade entre os planteis da formação – Sub17/Sub19, Sub/19/Sub23/Equipa B.
17 Novembro, 2023 at 13:36
Ainda bem que o Amorim não é treinador de formação.
A um treinador de formação é pedido também que deixe os putos jogar, arriscar, tomar decisões para as melhorar. Saber o momento de soltar a bola ou partir para cima. Saber o limite das suas próprias capacidades.
Com Amorim se perde a bola e se não está no circulo de gajos que lhe caem no goto, nunca mais calça.
E isto para mim está longe de ser o Sporting que aprendi a gostar.
Umas das melhores escolas de extremos por causa disto mesmo, de deixar os miúdos jogarem e arriscarem.
Agora com o robotizado, estruturado, como lhe quiserem chamar, Amorim, o futebol é simplesmente deprimente e aquela merda aborrecida que se vê.
17 Novembro, 2023 at 13:49
Vocês querem que os miúdos mostrem serviço e aproveitem as oportunidades quando alguns deles resumiram as suas oportunidades de jogar a 30 minutos há 2 anos e nunca mais jogaram, no caso de outros entrar 5 minutos 2 ou 3 partidas seguidas e depois ir para a B ou outros até que jogaram a titular uma vez na taça da Liga quando já não contava para nada e depois foram emprestados.
Milagres….
17 Novembro, 2023 at 14:01
Nem mostram serviço, nem aproveitam as oportunidades, nem (digo eu) conseguem evoluir….
Enquanto isso vemos gajos que já tiveram as suas oportunidades, não vão passar daquilo e ainda merecem jogar em posições que não são as suas.
17 Novembro, 2023 at 14:08
E os putos é que estão mal ainda.
17 Novembro, 2023 at 14:14
Por essa bitola, o Trincão, o Paulinho ou o Esgaio para mencionar dos piorzinhos tinham feito 1 mês de Sporting e tinham sido recambiados.
17 Novembro, 2023 at 17:00
É outro assunto, e aqui, sim, dou-te razão!
Agora isto não invalida que o Esteves seja curto, o Essugo seja muito curto e o RR seja super curto!
17 Novembro, 2023 at 14:39
Vou repetir.
Não há qualquer projecto.
Há navegação à vista.
O objectivo é manter o tacho.
Daí que tiveram a necessidade de vir dizer que o problema era dos colchões e havia um gap.
Estamos melhor hoje a esse nível?
Os tomates.
Mas lá está, somos viúvas, passamos o tempo a dizer mal, queremos o mal do Sporting. Está tudo bem e há que apoiar e bater palminhas.
Olé
17 Novembro, 2023 at 14:43
Eu acho que nem navegação à vista há.
Isso pressupõe que nos desviaríamos dos obstáculos que fossemos vendo.
Nós simplesmente batemos no iceberg e vamos andando.
O barco vai apresentando furos desses embates mas ainda anda.
Até chegar o dia que mete tanta água que voltaremos a falar de um PER ou refundação.
A maioria dos sportinguistas ou não entenderam nada ao ponto a que chegaram, nem como lá chegaram, ou têm uma memória de merda.
17 Novembro, 2023 at 14:41
Aproveitando as boas relações Varandas/Rui Costa, Amorim poderia estagiar com Schmidt para apredender como integrar putos de 18 anos na equipa principal…
17 Novembro, 2023 at 14:43
Olhem friamente para estes 4 jogadores.
Exactamente para estes 4.
Ainda acreditam neles?
Quais são os números deles este ano, entre todas as equipas?
Pessoalmente, o único em que acredito que possa vingar é o Gonçalo Esteves. Pela posição, pela concorrência e pelo o que pode trazer ao futebol do Sporting.
Nos outros 3 não acredito. Talvez Essugo, se estabilizar o seu futebol e o que é exigível para a posição.
RR está a esvair-se como eterna promessa. Raramente acrescenta o quer que seja.
Afonso Moreira é um extremo habilidoso, mas não chega.
17 Novembro, 2023 at 15:12
Se o Trincão ou o Esgaio chegam para o Amorim, qualquer um desses 2 chegam e sobram.
17 Novembro, 2023 at 16:37
Da última vez que vi para se ser PdL do Sporting só é preciso ter média de 0.3 golos por jogo. Se esses são os números qualquer um deles pode ter hipótese, tem é de jogar.
17 Novembro, 2023 at 15:53
Os miudos da formação não dão comissões nas transferências, vamos buscar mais um Tanlongo, Sotiris, Vinagre, Fresneda…
Não vou perder tem a argumentar de tão claro que é o que se passa.
17 Novembro, 2023 at 20:46
Bingo.
Finalmente alguém acerta no alvo.
17 Novembro, 2023 at 16:38
Eu já desisti de falar sobre este assunto, já se torna só ridículo. No entanto queria desejar um bom fds a todos.
17 Novembro, 2023 at 17:53
Parabéns ao TCdL e ao Miguel por se intrometerem e tentarem acrescentar algum valor à discussão.
De resto, esta caixa de comentários parece uma orgia. Um gajo entra no quarto, apercebe-se do que está a acontecer e sai de fininho para não incomodar ninguém.
17 Novembro, 2023 at 17:56
“Fico mesmo fodido do M. Fernandes e do A. Moreira não serem já alternativas aos titulares no Sporting e depois ver o Trincão a arrastar-se ou andarmos aqui a pensar quem irá para o meio campo com a saída do Morita para as seleções.
Estes miúdos precisam de estabilidade, de regularidade e de confiança.”
Problema: precisam de estabilidade, de regularidade e de confiança.
Solução: têm que ser já alternativas aos titulares do Sporting.
Cabecinha pensadora………..
17 Novembro, 2023 at 18:11
Primeiro era o estado de decadência da academia, era preciso novas instalações de banho, novos relvados, pinturas exteriores e claro colchões.
Depois era preciso renovar todo o staff por equipas técnicas xpto, com master degrees e numa estrutura profissionalizada.
Depois de tudo isto afinal havia um gap geracional, não havia talento, mas o Varandas estava a construir o futuro.
4 anos depois afinal o gap geracional era mais grave do que se suspeitava e pior o Sporting não conseguia captar os grandes talentos que iam para os rivais
Finalmente depois de investir em infrastructuras, em técnicos top, numa estrutura profissionalizada e ter vários treinadores de projecto cujo foco era a formação, chegámos à conclusão que os miúdos afinal não têm mesmo é qualidade.
No entanto todo o santo ano, temos capa de jornal no início da época com as pérolas e os diamantes da academia que vão formar o plantel e explodir este ano. Ora são 5, ora 7, ora 12, charters de craques prontos para entrar no 11.
Todo o santo ano, chegando ao natal, afinal os miúdos não prestam, houve um equívoco e estes não se conseguem afirmar por uma razão ou outra, mas sempre por culpa própria e por falta de qualidade. Como tal é por a rodar para não cortar as pernas e ganharem traquejo.
Chegamos ao ponto em que jogadores de 19/20/21 anos são muito jovens para ter lugar no plantel e como tal vamos contratar fora de Portugal, gajos da mesmíssima idade, que aparentemente devem estar mais amadurecidos.
Em 5 anos de Varandas e todos os treinadores de projecto que tivemos além do actual, a grande aposta era a formação e somos reconhecidos como tal por toda a comunicação social apesar de nesses 5 anos termos para amostra o Nuno Mendes e o Inácio e talvez Bragança, dos poucos que chegaram efectivamente a fazer parte da equipa e não foram despachados por 7 ou 10M.
Ainda está semana no jornal os 17 jovens lançados por Amorim faziam capa, dos quais tirando 3 ou 4, todo o restante não tinha mais de 400 min todos juntos e muitas vezes lançados às feras em jogos de exigência máxima, para depois desaparecerem.
Com o digo, chega a ser ridículo, mas o que me deixa mais triste ainda é ver tantos Sportinguistas a comer esta palha sem se engasgarem.
17 Novembro, 2023 at 18:54
Quando eu digo que o rubão é parte do problema… poucos acreditam…
Z
17 Novembro, 2023 at 19:36
Conversa da treta, ó Rodrigo…
“Primeiro era o estado de decadência da academia, era preciso novas instalações de banho, novos relvados, pinturas exteriores e claro colchões.”
Provavelmente a Academia precisava de alguns melhoramentos. E então?
“Depois era preciso renovar todo o staff por equipas técnicas xpto, com master degrees e numa estrutura profissionalizada.”
Não é verdade.
Foi melhorado o Staff sim, e entrou mais gente para ajudar, não só a formação mas todo o futebol. E então? Isto é um problema ou fizeram bem em melhorar?
“Depois de tudo isto afinal havia um gap geracional, não havia talento, mas o Varandas estava a construir o futuro.”
Foda-se, só a desonestidade ainda obriga a falar nisto.
De cerca de 60 jogadores, aproveitaste o Bragança, que é o que é no Sporting – suplente.
Na fornada seguinte, portanto já fora do gap que o Varandas falou, aproveitaste o Quaresma, o Inácio, o TT e o Nuno Mendes, que foram TODOS campeões no Clube.
“4 anos depois afinal o gap geracional era mais grave do que se suspeitava e pior o Sporting não conseguia captar os grandes talentos que iam para os rivais.”
Os que não apanhaste, já é muito difícil de os apanhar.
Custa a perceber isso?
Mesmo assim, 2 ou 3 ainda sacaste ao Benfic@, como o Benfic@ te sacou 1 ou 2…
Acontece sempre, se os putos preferirem jogar do outro lado.
“Finalmente depois de investir em infrastructuras, em técnicos top, numa estrutura profissionalizada e ter vários treinadores de projecto cujo foco era a formação, chegámos à conclusão que os miúdos afinal não têm mesmo é qualidade.”
Mas investires nisso tudo garante-te jogadores de qualidade?
Ou SÓ te dá mais armas para aproveitar melhor os jogadores que tens?
Além disso, ninguém diz que tens jogadores sem qualidade – e basta ver que metes na selecção nos Sub19 e nos Sub 20 muitos jogadores da formação, e um ou outro nos Sub21.
Agora, só qualidade não chega.
É preciso que os putos se esforcem e é muito isso que eu não vejo nos nossos putos – como vejo no António Silva ou no João Neves, que dão tudo em campo – e na equipa principal, como davam na formação.
Os jogadores também têm parte da culpa!
O papel do Sporting é dar-lhes condições e, foda-se, dá! Como dá o Benfic@, como dá o Porto, como dá o Braga, como dá o Famalicão, etc… Eles que façam pela vidinha, também.
Onde eu arraso o Sporting, sem piedade até, é na condição física que as equipas de futebol TODAS têm. Alguma merda ali não está a funcionar, e é há 3 anos – contando com este! Mas se o preparador físico ganha o prémio Stromp, foda-se, o problema devem ser os meus olhos…
17 Novembro, 2023 at 19:46
100% Miguel (incluindo a tua observação sobre a condição física dos nossos plantéis).
18 Novembro, 2023 at 8:54
Intervenção certeira Rodrigo!
17 Novembro, 2023 at 18:58
O RA já mostrou que, independentemente se vem da formação ou se é contratado, se ele não achar que está pronto para jogar, não vai a jogo.
Perante isto, é como dizia alguém em cima – ou és muito bom e entras na equipa ou então vais rodar até estares pronto.
Não acho mal. Os jogadores atingem a sua maturidade plena em média aos 26 anos. Se vierem para ser opção aos 23 e depois darem o pulo para outros campeonatos aos 26 parece-me uma estratégia adequada.
Veja-se o Palhinha, o Bruno Fernandes, o Adrien, O William Carvalho. São tipos que vingaram no Sporting depois de vários anos como séniores. Tirando o BF neste exemplo, não é por rodarem que deixam de ser produtos da formação.
O Mateus Fernandes parece que está a aproveitar a oportunidade no Estoril. Para mim é deixá-lo lá esta e a próxima época e fazê-lo voltar (ainda novo) ao Sporting para acrescentar valor ao plantel (a titular ou não).
Não vejo mal nenhum em rodar jogadores. Aliás, para quem exige títulos todos os anos como vocês, parece-me um contra-senso querer apostar logo em miúdos acabadinhos de fazer a formação. Salvo raras excecões, seria queimar os miúdos.
Para finalizar, o RA não acabou com a carreira do Quaresma, nem do A. Moreira, nem do Fatawu, nem do Essugo, nem do Rodrigo R. Ele simplesmente não acha que estejam preparados para jogar na equipa. O Quaresma teve este ano a sua oportunidade, foi finalmente integrado no plantel depois de rodar, mas continua a não contar. A certa altura, a responsabilidade tem que ser posta no jogador. E ele até pode ser esforçado, mas se calhar por esta altura fica claro que não tem valor para estar neste nível.
Como treinador cabe-te dar as oportunidades para se mostrarem, mas se não agarrarem não vão ser tratados de forma diferente do Sotiris ou do Vinagre ou do Tanlongo só porque são da formação (sim, eu sei, o Vinagre é da formação).
It is what it is.
17 Novembro, 2023 at 19:50
Eduardo Quaresma teve este ano uma fabulástica oportunidade, 29 minutos, VINTE E NOVE LONGOS MINUTOS, quase meia-hora, para brilhar e não aproveitou essa grande oportunidade para mostrar que é o novo Costacurta português.
Entretanto gostava de saber o que o “vizinho” tem dado aos seus putos que amadurecerem antes dos 26.
É olhar para a Seleção Portuguesa e ver quantos já estão maduros e que clubes representam…
17 Novembro, 2023 at 20:46
JHC, mas o Quaresma não foi integrado no plantel? Ele não treina com os outros? O RA não está a ver os treinos? Ele não saberá melhor do que nós quem está melhor para jogar? Podes é não concordar com ele mas isso não significa que ele não tenha razão.
Parece-me claro que ele entende que no caso de precisarmos de uma quinta opçao, o Neto dá mais garantias que o Quaresma. Em Janeiro ou em Junho será vendido ou emprestado. A vida é mesmo assim.
O Fresneda também ainda não se conseguiu afirmar. Tendo em conta que o Esgaio é a sua competição directa, eu se fosse o Fresneda estaria muito preocupado. Do que vi dele até agora, e tendo em conta o rendimento do Esgaio, acho que já justificava mais minutos, mas o RA deve preferir os equilíbrios que o Esgaio dá à equipa. Não sei. O próximo jogo era pô-lo a jogar os 90 minutos.
Já o Essugo, o RR e o A. Moreira não me parecem prontos para jogar nesta equipa.
O João Neves tem muita maturidade a jogar. O A. Silva também. O Nuno Mendes também entrou na equipa como se nada fosse. Dizem que o J. Neves lembra o Moutinho. Para mim parece um cruzamento entre o Moutinho e o Gattuso, o sacana é um bulldozer mas joga com a cabeça no ar.
17 Novembro, 2023 at 22:09
O Quaresma já faz pré-épocas com a equipa principal a pelo menos 3 épocas.
É integrado para assinar, joga 29 minutos, assina e de seguida nunca mais calça. É para render mais uns trocos para aumentos salariais.
É evidente que os jovens não estão preparados. Nem poderiam com â gestão errática a que têm sido sujeitos.
São usados para propaganda, andam a passear entre escalões e atirados sem aviso aos leões em jogos de alta dificuldade.
Cometem um erro e são colocados na prateleira até a reabertura de mercado para serem emprestados.
É esse o reconhecimento e a confiança demonstrada por treinador e estrutura aos jovens da formação e ao próprio trabalho de que são responsáveis.
Se os nossos jovens não estão preparados nem para serem suplentes ao invés de Rochinha e Esgaio, é porque falhamos em toda a linha…
17 Novembro, 2023 at 19:51
Que pérolas, meus senhores… Querem melhor rubenette que isto?! Oh Stalley estás a ficar para trás…
“O RA já mostrou que, independentemente se vem da formação ou se é contratado, se ele não achar que está pronto para jogar, não vai a jogo.”
Portanto Tanlongo e Sotiris Contratados… Por uma pipa de massa, não estavam protos para ir a jogo… Tanto não estavm, que já cá não estão. Prejuizo… Pagas tu…
Espero que o Fresneda não vá pelo mesmo caminho… Porque ainda foi mais caro… e porque o Esgaio é o jogador titular da posicção… Enfim se “for rodar” é só mais um desastre…
“Não acho mal. Os jogadores atingem a sua maturidade plena em média aos 26 anos. Se vierem para ser opção aos 23 e depois darem o pulo para outros campeonatos aos 26 parece-me uma estratégia adequada.”
Tirando o Matheus Nunes em 4-5 anos não vimos ninguém…
“Veja-se o Palhinha, o Bruno Fernandes, o Adrien, O William Carvalho. São tipos que vingaram no Sporting depois de vários anos como séniores. Tirando o BF neste exemplo, não é por rodarem que deixam de ser produtos da formação.”
Verdade! Mas quem é que está agora a regressar de empréstimos e a render? Zero…
“O Mateus Fernandes parece que está a aproveitar a oportunidade no Estoril. Para mim é deixá-lo lá esta e a próxima época e fazê-lo voltar (ainda novo) ao Sporting para acrescentar valor ao plantel (a titular ou não).”
Pode ser que sim… esperemos. Não sigo o jogador.
“Não vejo mal nenhum em rodar jogadores. Aliás, para quem exige títulos todos os anos como vocês, parece-me um contra-senso querer apostar logo em miúdos acabadinhos de fazer a formação. Salvo raras excecões, seria queimar os miúdos.”
Também acho… Agora a falta de planeamento é gritante… Estes que vão “rodar” não podiam ter ido em AGosto? E aquelas entradas na liga europa?… De facto meteram mais gelo do que queimaram…
“Para finalizar, o RA não acabou com a carreira do Quaresma, nem do A. Moreira, nem do Fatawu, nem do Essugo, nem do Rodrigo R. Ele simplesmente não acha que estejam preparados para jogar na equipa. O Quaresma teve este ano a sua oportunidade, foi finalmente integrado no plantel depois de rodar, mas continua a não contar. A certa altura, a responsabilidade tem que ser posta no jogador. E ele até pode ser esforçado, mas se calhar por esta altura fica claro que não tem valor para estar neste nível.”
Quando há um Esgaio a jogar jogo sim jogo sim e um Neto a entrar… fica no mínimo dificil justificar a renovação do Quaresma… Se ele é mesmo mau… então não tinha ficado no plantel…
Mais… Devo até dizer que no caso do Fatawu o jogador parece ter ganho bastante… Portanto tens razão.. neste caso potencio a carreira do jogador.
“Como treinador cabe-te dar as oportunidades para se mostrarem, mas se não agarrarem não vão ser tratados de forma diferente do Sotiris ou do Vinagre ou do Tanlongo só porque são da formação (sim, eu sei, o Vinagre é da formação).”
O problema é que essas oportunidades não têm seguimento… jogue o jogador bem ou mal… Veja-se os casos do Fatawu e do Esugo.
Bom dia Boston!
Z
17 Novembro, 2023 at 20:28
O RA já mostrou que, independentemente se vem da formação ou se é contratado, se ele não achar que está pronto para jogar, não vai a jogo.
Consegues dizer isto sem te rires? É que eu pelo menos lembro-me de termos o tricao a jogar com uma amigdalite ou o paulinho a jogar sempre independentemente do rendimento…
17 Novembro, 2023 at 20:42
O que ele disse mas por outras palavras é que têm de nascer 10 vezes…
17 Novembro, 2023 at 22:07
nunouk – pronto para jogar no sentido de estar apto fisicamente e adaptado à equipa.
Eu também não colocaria o Paulinho a jogar nunca e apesar de ainda dar o benefício da dúvida ao Trincão, não o colocaria a titular neste momento.
Mas estes jogadores estão entrosados com a equipa, o Paulinho já foi inclusivamente campeão, e o RA sobrevaloriza essas coisas.
O RA tem pouca tolerância para jogadores que entrem em campo meio perdidos e que possam criar desequilibrios na organização da equipa. Ele prefere ter um Pote, um Paulinho, ou um Trincão lá dentro completamente desinspirados do que ter alguém que não consegue interpretar o que ele quer ou que não acompanhe os movimentos táticos da equipa.
É a minha leitura.
17 Novembro, 2023 at 20:32
Ontem jogou pela selecção espanhola um puto de 17 anos… só nós é que temos azar e não conseguimos encontrar alguem de jeito numa academia de alto rendimento com colchões novos e profissionais pagos a peso de ouro…
Já disse e acredito que é nos clubes grandes e jogando com os melhores que os putos crescem e cabe aos treinadores fazer por isso. Os putos tem lugar no barcelona mas nao no sporting…ta bem tá
17 Novembro, 2023 at 20:40
O puto tem 17 mas é nos tomates!
Vê-se claramente que tem 26 ou mais!
17 Novembro, 2023 at 20:51
nunouk, O Essugo está pronto? O A. Moreira? O Rodrigo Ribeiro? O Mateus Fernandes a fazer penálties como fez na madeira, a jogar a medo, meio perdido no campo? A transição directa da formação para o futebol sénior em clubes que jogam sempre para ganhar não acontece todos os anos.
17 Novembro, 2023 at 21:10
Eu nao sei se estao prontos porque nunca os vi a jogar jogos seguidos e na maioria das vezes mais do que breves minutos…. o Fatawu tb nao estava pronto para o Sporting mas faz jogos seguidos no Leicester e pelos vistos bem…se nao dessem oportunidades ao joao mario no Porto ou ao neves no benfica nao estariam agora na selecção. Os nossos podem ser piores mas nao sei dizer porque nunca jogam
17 Novembro, 2023 at 21:48
Essa do Mateus Fernandes lembrou -me a cagada do Esgaio a dias em que, cheio de medo, faz um passe (livra-se da bola) do meio campo para o adversário que origina um contra-ataque e golo na nossa baliza.
Nada como a experiência dos 26 anos para garantir titularidades após sucessivos erros…
17 Novembro, 2023 at 22:09
Repito a opinião que expressei mais acima.
Na minha maneira de ver as coisas, o RA tem pouca tolerância para jogadores que entrem em campo meio perdidos e que possam criar desequilibrios na organização da equipa. Ele prefere ter um Pote, um Paulinho, ou um Trincão lá dentro completamente desinspirados do que ter alguém que não consegue interpretar o que ele quer ou que não acompanhe os movimentos táticos da equipa.
Ou seja, ele tolera melhor erros técnicos do que táticos.
17 Novembro, 2023 at 23:42
Fdx!!!
17 Novembro, 2023 at 22:31
Eu vejo os comentários e só me lembro do seguinte: o João Neves quando começou a ser aposta na equipa principal do benfica devia estar a ser dos melhores da equipa b…só que não. Se o futebol fosse tão linear assim. A diferença foi que apostaram nele a sério. E nós temos um que só queima jogadores. Gosta mais de pedreiros tipo Paulinho e Esgaio.
18 Novembro, 2023 at 9:02
Não percebo qual é o problema. Ainda há dias lançou mais um jogador da formação e já temos o Quenda pronto para bater recordes do mais jovem da galáxia.