A mesma é oficiosa, – para o futebol eu uso outra – mas informativa: verifiquem qual é o clube português que aparece em todas as modalidades (ténis de mesa incluído)), bem como em quais destas poderemos subir este ano. Nós já somos um dos maiores clubes da Europa, (poderíamos acrescentar o Atletismo e o Judo e os seus vários títulos continentais) e seria útil que também o futebol assim pensasse.
Penso que com o aparecimento de outra competição europeia para o FF, acho que em 25/26, isso irá puxar o FF para cima e criar mais atenção e mais aposta na modalidade!
Em 25/26,teremos três clubes. Resta saber se é um direto e dois nas eliminatórias. Ou um direto, outro nas eliminatórias e o terceiro na nova competição. Depende se ficamos acima ou abaixo do oitavo lugar. Esta época devemos passar a Dinamarca. Mandamos fora os dois pontos do Sporting e eles mandam 5,5. A diferença atual é 1,75 a favor da Dinamarca. Que já não tem ninguém a pontuar
Este ano as modalidades masculinas, a par do futebol masculino e até do feminino, até agora tem corrido muito bem.
Estamos em primeiro em quase todas e mesmo no voleibol acredito que o fosso em relação ao Benfica será cada vez menor.
Jogou muito bem. Mais uma vez, a bola passa por ele e saí sempre limpinha. Para além disso, na luta de meio campo não tem nenhuma dificuldade.
A frente de ataque do Estoril é muito “vistosa” (Guitane, Marques e mesmo o H. Tavares) e abafa muito o meio campo muito bom que tem e que é essencial à equipa. E o M. Fernandes para mim é claramente e disparado o melhor dele (do meio campo).
E estavam empatados. Aliás, o gajo lesiona-se (quem ele substitui) no lance em que o Porco marca o 1-1.
A contribuição de gajos como o Nico Gonzalez, Grujic, Ivan Jaime, Verón, Fran Navarro entre outros é praticamente zero.
Só estes devem pagar o Viktor e o Morten e ainda sobra um Fresneda
E depois jogam os do costume, apanhamos um “bom” árbitro, o Amorim comete os erros do costume, o Porto vence em Alvalade e vocês acordam desse sonho lindo!
Eu percebi a intenção e não é nenhuma mentira. Mas o que interessa isso, a não ser para os prejuízos deles, que num país sério e a sério, já lhes teria fechado as portas?
“Mas depois faz-se noite e o sol desaparece…” é a sina do Sporting com Amorim, após a conquista do campeonato.
Mas o porto tem sempre uma grande vantagem face a qualquer rival em Portugal.
Independente do número de flops que tenha, e da qualidade do onze que apresente, quando entra em campo está sempre em vantagem numerica
O que o pessoal valoriza do Porto é a pura verdade, que é os gajos serem muito competitivos e darem tudo em campo – muito pela cultura e grau de exigência do clube que o Conceição trouxe de volta.
Se havia duvidas disso – que acho que ninguém tem – este ano está à vista: o Porto esta época é só mesmo esforço porque qualidade há muito pouca!
Não, porque o Porto é o nosso verdadeiro “inimigo”…
O Carnide é nosso “amego”, estava em crise, precisava daquele “boost” moral para se motivar… e como nós somos elegantes, lá cedemos a vitória aos nossos “amegos”…
Eu não acredito nisso, acho que foi mesmo incompetência do Amorim.
A partir do momento em que se chega aos descontos a vencer, não entravam mais na área, nem que fossem todos corridos a amarelos e alguém expulso. Era esse espírito que gostava de ver na equipa.
Já viste ficarmos isolados no primeiro lugar com 6 potos de diferença (hoje eram 8) e afundarmos ainda mais os nossos “amegos”? E desperdiçarmos a hipótese de humilharmos mais uma vez os adeptos leoninos quando a vitória estava tão perto e de repente deitou-se tudo a perder em 5 minutos?
Nunca pensei que o David do Carmo fosse ter esta miserável prestação no Porto – quando estava em Braga considerava o gajo um bom central. Eu, se estivesse no Braga, nunca o venderia por menos dos 20M€ que o Porto teve de pagar. E, afinal, saiu dali mais um Paulinho…
Há quem não conviva bem com a ingratidão, com a opacidade, com a mentira, com a incompetência.
Há quem olhe para o Sporting como mais do que uma instituição desportiva com jogos da bola ao fim de semana.
Há quem não perceba o porquê da luta pela verdade no desporto não passar pelo e-toupeira, mala-ciao, vouchers, cashball, que tanto tiraram aos sportinguistas tanto em títulos como a nível financeiro.
Felizmente são uma minoria e com o tempo ficarão só os que interessam, para sustentar o status quo vigente, sem levantar ondas. Depois vai ficar tudo bem…
Tudo bem, tens toda a razão….Mas a vida continua e o Sporting está sempre acima de quem o serve. Vai dizer isso às crianças. Por exemplo aquelas que assistem todos os jogos, mas todos os jogos ao desempenho do seu grande Amor
As pessoas idealizam um Sporting diferente, e há pessoas que são intransigentes nessa diferença. Há que perceber que o Sporting de uns não é o mesmo do Sporting de outros e que o Sporting estar acima de tudo significa coisas diferentes para pessoas diferentes. São todos Sportinguistas, é isto que este CD não percebe, é isto que divide o Sporting, e enquanto não houver capacidade de ouvir a critica dos mais renegados é isto que vai continuar a dividir o Clube.
O porco fez hoje o que preconizo para o Sporting (há anos) deixa as taças irem às urtigas, o campeonato é que interessa, ainda por cima a LC só entra o Campeão e o 2º. tem de passar o playoff (ou 3ª. pré-elim e playoff, não sei ao certo); não falando da massa que quem for à fase de grupos!!!
O Porto fez ontem o que a equipa sem grande qualidade que tem dita… Perdeu o jogo.
Não fossem arbitragens manhosas, já estava arredado do titulo há muito tempo, como nos aconteceu a nós a época passada. Hoje só jogava mesmo para tentar ganhar uma tacita…
Eu acho o Ceição um belíssimo treinador. Sem ser nada de extraordinário, acho um belíssimo treinador.
Mas é muito dificil para mim compreender a gestão da equipa que ele faz e a contribuição que tem nos mercados…
Eu acho que o Porco beneficia de ficar sem taça da liga. A final 4 é killer para qualquer equipa grande e quem ganha a taça da liga está um passo mais perto de perder tudo.
Mas…
O porco ontem não abdicou da taça da liga. Isso é mentira. Da equipa titular do Porco ontem faltou o Evanilson, Varela e João Mário. E o Diogo Costa, claro. De resto o Porco jogou com tudo o que tem (contando que tem o Pepe para 20/25% dos jogos do ano…).
Não consigo perceber como é que o Jaime ou o Franco não jogam num jogo destes da taça da liga. O Navarro nem cheira o banco.
O Estoril rodou tanto ou mais a equipa que o Porco.
Mais uma palavra para o M. Fernandes…meio campo a 2, uma equipa duríssima de se jogar contra…e ele joga como se fosse a praia dele. Ano muito bom e importante para ele.
TCdL fui ver os números do Vinagre e pós jogo fatídico contra o Ajax em 30 jogos que o Sporting fez no total após esse jogo, Vinagre jogou 13 jogos o que dá participação em 43%, mas vamos ao concreto:
Apenas 2 jogos os 90 min (15%).
Os 2 para a Taça de Portugal. Os Belenenses e Leça ambos por 4-0.
Apenas 2 jogos acima dos 60 min (15%)
62min contra o Estoril e 69min contra o Famalicão.
Apenas 3 jogos acima dos 30 min (23%)
58min contra o Marítimo, 32min BSad e 45min contra o Arouca.
Abaixo dos 30 min foram 6 (seis) jogos (46%)
18min Besiktas, 9min Santa Clara, 10min Marítimo, 18min Tondela, 22min Boavista e 24min Gil Vicente. 4 em 6 foram abaixo dos 20 min.
1% em arredondamentos porque seria desonesto atribuir a algum parâmetro, mas dá para ter uma ideia global.
Antes do jogo contra o Ajax, jogou 4 jogos em 6 ou seja 67% dos jogos do Sporting, todos, acima dos 60min, e metade deles jogos muito difíceis, nomeadamente 78min Vizela, 62min Braga, 66min BSad e 70min Porto.
E para mim se isto não é encostar um jogador após um jogo que de facto lhe correu mal, mas que custou 10M e em quem Amorim acreditava não sei o que é. Mais ainda quando virmos a quantidade de minutos que jogou no parâmetro dos jogos em que fez menos de 30 min.
Só para compararmos num ano em que o Porro era o titular do lado direito o Esgaio fez 2579min
O Vinagre, que volto a dizer custou 10M, jogou 868 min ou seja 33% dos minutos que fez o Esgaio quando Porro era titularíssimo.
Como é que podes dizer que ele foi claramente encostado depois do jogo com o Ajax?
Foda-se…encostado foi o M Fernandes depois de fazer penalti na Madeira que praticamente não cheirou mais. Ser titular nos 2 jogos seguintes e jogar 40% dos jogos depois desse não é ser encostado. É perder a titularidade. E perdeu a titularidade por falta de qualidade e porque havia 2 alternativas melhores do que ele. E nem mesmo a titularidade perdeu com esse jogo, já que foi titular nos 2 jogos seguintes.
Pah…enganaste-te. Pensavas que ele tinha saído depois desse jogo e mal tinha voltado. E afinal não. Não custa assumir….
Eu digo-te.
Nos 5 jogos seguintes jogou contra os Belenenses para a Taça de Portugal. Nos outros nem 1 min.
Em relação ao M. Fernandes estou completamente de acordo contigo.
De repente virou jogador no Estoril.
E ainda dizem que é dos minutos.
Mas para se ter minutos é preciso ter um treinador que de facto acredite e saiba ver onde está o talento. E o Seabra não é nenhum fora de série…
Só que um consegue aproveitar o M. Fernandes e o outro não.
É mais fácil puxar o pote para o meio e dar mais minutos aos amigos paulinho e trincão…
Ele não era capaz de fazer passes de 2 metros! O Nuno Santos deixou de jogar no lugar do Pote, entretanto vem o Diomande e os espasmos do St. Just e por isso o M. Reis também começa a deixar de jogar no meio….
Ele perde o lugar, não é “encostado” e muito menos é “encostado” depois do jogo do Ajax como tu disseste.
Lá está…o M. Fernandes é encostado. Tínhamos necessidade de médio (só tínhamos 2 médios) e mesmo assim ele nunca mais calçou. Isso sim é ser encostado. Continuar a ser titular e depois perder o lugar por ser pior do que 2 jogadores da mesma posição e mesmo assim ainda ir jogando….não é ser encostado. É ser pior que os outros…ser pior que o titular e ser pior que o suplente…
O Mateus Fernandes o ano passado faz pouco mais de 100min, faz um golo e uma assistência e até faz um bom jogo para a Taça da Liga se não estou em erro. O Vinagre fez praticamente 900min, acaba a época com 2 assistências e sem nenhuma exibição de bom nível.
O Vinagre depois do BSad até tem bons minutos, e tem 0 produtividade. O Esgaio por exemplo nessa época tem 8 assistências, o Porro 6 assistências 5 golos, e o NS, depois de baixar no terreno faz 7 golos e 6 assistências. A forma do Vinagre não tem sequer comparação com o resto dos alas que eram muito mais produtivos do que ele, e que sinceramente jogavam melhor.
O Vinagre desse ano jogava bem pior que o Esgaio de hoje.
Porque o Porro passou muito tempo lesionado não sei se te lembras, mas quando estavam os dois aptos a escolha era sempre o Porro. É essa a definição do titular, tudo apto quem é a primeira escolha? Era o Porro, sempre foi o Porro.
O Vinagre também começa com esse estatuto, depois perde o estatuto para o NS e para o Mateus Reis, culpa dele que nunca jogou um crlho.
A única critica que eu aceito é o facto de o Amorim nunca ter feito o mesmo com o Trincão e o Paulinho, mas infelizmente para mim nem o Trincão nem o Paulinho tinham 3 opções para a posição que ocupam e têm um padrinho melhor que o Vinagre.
O Mateus Fernandes não foi encostado depois da Madeira porque já não jogava regularmente antes desse jogo.
Um gajo que aparece num jogo quando há um eclipse lunar e volta a desaparecer, nunca se pode dizer que foi encostado.
O caso do Vinagre é completamente diferente. O gajo era o titular… Fez merda, faz 2 jogos a seguir a titular para não se dizer que lhe cortaram as pernas, e depois deixa de contar… Comparar isto com o Mateus Fernandes, foda-se, não faz sentido nenhum!
M. Fernandes entra em Londres aos 62 (dia 26 Outubro), Dia 30 de Novembro entra com o Farense aos 70, dia 13 de Dezembro faz os 90 contra o Marítimo na Taça da Liga, dia 29 de Dezembro entra aos 79 conta o Paços…ou seja…ele está a ganhar “espaço” no final de Novembro e Dezembro…e depois é titular a 08 de Janeiro na Madeira.
A partir daí entre uns minutos contra o Mitihelaajfajland já com o jogo resolvido a 23 de Fevereiro e acabou.
E lá está. Espaço tinha ele porque só tínhamos 2 médios para 2 lugares e por isso tínhamos uma necessidade extrema de médios…e mesmo assim o M. Fernandes entrou 1 jogo depois de ser encostado e já estava resolvido esse jogo.
O Vinagre faz uma cagada MONUMENTAL num jogo e mesmo assim mantem a titularidade e vai continuando a ir jogando. Depois de perder a titularidade e tendo 2 gajos à frente dele para 1 lugar e ainda entra 10 jogos.
O que estás a dizer do Vinagre é absurdo. Achas mesmo que o Amorim meteu o Vinagre 2 jogos depois do Ajax só para disfarçar que o ia encostar?!!? Percebes o absurdo desta afirmação, certo?
São situações completamente diferentes. O M. Fernandes estava a ganhar o seu espaço e à primeira merda foi encostado para sempre mesmo estando o Sporting muito deficitário para a posição. O Vinagre mesmo depois da cagada ainda é titular 2 jogos e participa em mais 10 até ao final do ano, numa posição que estava completa (tinha 3 jogadores para 1 lugar em que o Vinagre era claramente o pior dos 3).
Não encostar imediatamente o Vinagre que custou 10M tem semelhanças com o facto de não contratar mais nenhum PL porque o paulinho custou 23M….como meter o Trincão à pancada no 11 porque também custou 10M….
Para mim encostar é passar de titular, 1ª opção para 3ª opção e andar a jogar de vez em quando 10 a 20 minutos quando o rei faz anos.
Eu acho que entendo a tua perceção do que é encostar.
Para ti tem a ver com a qualidade e isso influencia a tua análise.
Por isso tens uma perceção no caso do Vinagre e outra no caso do M. Fernandes.
Mas para mim foram ambos encostados.
Um mais facilmente que outro.
Um era puto e vinha da formação, o outro custou 10M e tinha sido pedido pelo Amorim para substituir N. Mendes e vinha diretamente do carrossel. Achas que iam encostar um menino do Mendes assim tão fácil?
Pois, deve ser usarmos o termo de forma diferente!
Para mim, não podes encostar um gajo que raramente joga. Essa gajo já não é opção logo à partida – era o caso do Mateus.
Encostar é teres um gajo titular, ou que joga regularmente, e passa a jogar pouco, ou praticamente desaparece – foi o caso do Vinagre.
É assim que eu vejo a coisa.
Um Essugo não é encostado. Anda para ali a fazer número, nunca foi real opção, logo não é encostado.
E quem diz o Essugo diz o Moreira, e outros, como o Rodrigo Ribeiro.
Um gajo que nunca jogou – ou joga raramente – como é que é encostado?
Uma cena que tu nunca comeste, como é que dizes “deixei de comer isso”?
Se o Matheus Fernandes tem agora 19 anos feitos há uns meses atrás, quer dizer que há ano ou ano e meio atrás, andava com 17/18 anos.
É claro que já há prodigios as estas idades que com o seu talento e qualidade afirmam-se nas suas equipas.
Mas são a excepção!!! Não podemos ver isso como a regra.
Para mim, o percurso e o trajeto do Matheus Fernandes foi exemplarmente gerido pelo Sporting.
Com idade de júnior já faz duas épocas na equipa B do Sporting, tendo inclusivê algumas oportunidades na equipa A.
Com 19 anos é emprestado a uma equipa da zona, que joga bom futebol, onde tem oportunidade de fazer uma época completa no nosso principal escalão.
Para o ano, volta para o Sporting e veremos se terá evoluído para conseguir lutar pela posição com o Morita.
Fenómenos.
ou
Ocasião. Não há alternativas e eles jogam.
E muitas vezes andam de mãos dadas.
O M. Fernandes tinha ocasião. Não havia mais médios. Devia ter jogado muito mais no ano passado.
O M. Fernandes foi crescendo e foi encostado ao primeiro erro. Não tem nada a ver com ser ou não fenómeno. Qualquer fenómeno comete erros. Se encostares o puto ao primeiro erro, não há fenómeno que resista. Especialmente no lado defensivo do jogo.
Não vejo onde um puto com 20 anos, já com experiência de equipa A do Sporting e com um ano a competir no principal escalao do nosso futebo, possa ter sido mal gerido pelo clube.
Para mim, é o momento ideal para se afirmar num clube como o Sporting. Aliás, seguindo um modelo que tinhamos antes até. O William, o João Mário, Adrien, Cédric, R.Semedo, etc etc
Ambos estamos de acordo que não eram foras de série, mas foram jogadores que tiveram o seu espaço no Sporting.
É este o modelo que acho que o Sporting deveria resgatar aqui.
E para mim, neste momento, na formação do Sporting apenas temos um fora de série….. o Quenda! Mas há muitos outros jogadores que com paciência e uma gestão correcta da sua carreira, podem ser utéis ao Sporting.
Mas o modelo de formação não se deve sobrepor à necessidade.
E como digo, o Sporting teve muita necessidade de um médio e a ausência do M. Fernandes para mim foi um absurdo. Primeiro está a necessidade da equipa principal. Só depois é que vem o “modelo de formação”, que para mim nem existe. Cada caso é sempre 1 caso…
Para mim o Mateus não estava preparado para jogar na equipa do Sporting. Meter o gajo era arriscar a queimar o jogador e hipotecar que um dia pudesse vir a ser jogador para o Sporting – exactamente o que penso do Essugo neste momento, que devia ter sido emprestado esta época – na realidade, já o devia ter sido na época passada.
Vocês querem meter os putos à força, estejam ou não preparados.
Eu discordo disso.
Exacto,totalmente de acordo. Até parece mentira 🙂
Tb acho que neste mercado de inverno deveria ser emprestado, por nao estar (ainda) preparado para a equipa A e por não fazer sentido pô-lo a jogar na equipa B outra vez.
O que reforça mais a ideia de termos que ir buscar um médio.
Bragança está novamente com problemas fisicos e o Morita vai estar 1 mês e tal fora.
Passado 5 meses do jogo do Ajax em Fevereiro e Março, o Amorim ainda dizia que acreditava muito no jogador.
Passado 3 meses é dispensado….
Não se percebe!!!
Alías, como também não se perceber a valorização dos 50% por 10 milhões.
E como não se percebe, tb não se consegue desmontar o argumento que foi mais uma jogada do carrossel.
Neste caso especídico, eu não consigo perceber nada deste processo.
Faço a equiparação com o João Neves, por exemplo.
Mesma posição, mesma idade.
Antes do Neves jogar na equipa principal do Benfica, tive a oportunidade de ver um jogo da sub19, onde tb jogavam de inicio o Essugo e o M.Fernandes. Suécia!? tenho que ir ver…. mas nesse jogo, o puto lampião (que eu nem conhecia) mostrou logo que estava noutro nível. Era o melhor daquela equipa e com diferença.
Tinha já tido uma certa rodagem na equipa sub23 e equipa B, mas quando teve a oportunidade na equipa A mostrou logo que estava preparado e agorrou a oportunidade.
A meu ver, o Matheus no ano passado não estava preparado. E por mais errática que tenha sido o planeamento da nossa época, não acho correcto mandar os putos para a fogueira e pronto…
Aliás, como acho este ano que tanto o Essugo como o Afonso Moreira não estão ainda preparados. E nos minutos que tiveram da equipa A, acho que ficou visivel isso mesmo.
Mas ambos têm 18 anos e gerindo bem as suas carreiras, podem ainda ser utéis ao Sporting daqui a uma ou duas épocas.
O Neves tem muita semelhança com o Moutinho, em tudo.
O Moutinho quando apareceu, pegou logo de estaca, tal como o Neves. Mas são gajos que têm uma maturidade muito acima do normal para a idade, coisa que o Mateus nunca mostrou – e não tem.
O Nuno Mendes também tinha essa maturidade, a que aliava uma condição atlética e qualidade que o colocou logo num patamar para ser titular.
Depois diz-me se achas que o M. Fernandes não é um jogador maduro e diz-me porquê. O que é que vês no futebol do M. Fernandes que te diga que é imaturo.
O que eu vi no Sporting, e é isso que me interessa porque estamos a falar na decisão dele ficar no plante ou de o deixar ir rodar para outro lado, é que não tinha estaleca para jogar o futebol que o Sporting tem de jogar – e jogar hoje no Estoril continua a ser diferente de jogar no Sporting porque o Matheus Oliveira também era bom no Estoril mas NUNCA lhe reconheci qualidade para jogar no Sporting e isso depois viu-se!
Para mim, a opção correcta foi meter o gajo a rodar no Estoril.
Cabe a ele aproveitar este ano!
Uma coisa é ter intensidade ou velocidade que o Sporting precisa…eu acho que tinha e que precisava só de tempo e de largar alguma pressão que sentia mas tudo bem…
Só disse que o problema do M. Fernandes não era nem nunca foi a maturidade. Ele sempre foi muito maduro para a idade. E isso mostras no Sporting ou no Estoril.
O Essugo sim… é mais imaturo no seu jogo. Sempre foi mais imaturo do que o M. Fernandes. O Essugo sim precisa de ganhar maturidade….por isso é que eu dizia no início que preferia o empréstimo do Essugo ao do M. Fernandes.
Olha…eu conheço os 3 de à um tempo e sempre achei o M. Fernandes melhor que ele…e bem melhor. Diferentes…o Neves era um gajo intenso, certinho, um 8 clássico que faz tudo bem sem fazer nada extraordinário. O M. Fernandes sempre o vi fazer coisas extraordinárias.
E não acho nada….de todo…o Neves um fenomeno. Acho um excelente jogador mas longe de ser um fenomeno.
E tenho pena desiludir-te…
O João Neves começou a jogar na equipa principal a 30 de Dezembro. Ganha a titularidade a 23 de Abril. Pelo meio entra em 14 jogos. 14 jogos…
Por isso…não. Ele não entrou e agarrou logo a oportunidade. Ele foi entrando, foi ambientando, foi pertencendo à equipa, foi sempre somando minutos….e quando foi titular era jogador evidente e claro da equipa A e jogou como tal. A gestão dele e do M. Fernandes não tem nenhuma comparação.
Ah…e numa equipa que tinha muito mais soluções para jogar naquela zona do terreno do que o Sporting. O Sporting tinha necessidade de médios. Os lampiões não. Tinham João Mário, Aursners, Florentino, Enzo meio ano, Chiquinho. Nós tínhamos Ugarte e Morita.
Fui ver de novo e sim, era a qualificação sub-19.
O João Neves era já o melhor jogador dessa seleção, muito acima do Essugo e M.Fernandes que jogavam ao lado dele nessa equipa.
E dps, quantos minutos teve João Neves nesses 14 jogos, antes de assumir a titularidade no Benfica?
E não vejo os jogos dos lampiões, mas estou certo que mostrou muito mais nesses minutos que o M.Fernandes mostrou qdo jogou no Sporting.
Aliás, como é muito mais jogador hoje em dia que o Matheus.
Sinceramente, nem percebo a discussão.
Ás vezes insistes em ter razão sempre.
Mas isto nao é uma corrida a 2, nem o Matheus tem que se comparar com ninguém. Tem que fazer o seu caminho.
Tem 19 anos ainda, e está a ter uma época positiva.
Para o ano, terá muito mais condições para se afirmar no Sporting.
Esperemos que sim!!!
Eu não insisto em ter razão. Tenho a minha opinião….
A questão do Neves não é ter muitos ou poucos minutos. É que foi-se ambientando. Foi jogando. Em 10 ou 15 minutos não dá para grandes erros…dá para ir sentindo o pulso à equipa, dá para ir pertencendo ao grupo, etc.
Seja o M. Fernandes, seja quem for…a forma como o Amorim está a trabalhar a entrada dos jovens na equipa é errada. É por isso que ninguém se fixa. Porque a forma errática e sem sentido como são utilizados e descartados dá cabo deles. Os exemplos são tantos que nem me vou dar ao trabalho…
Quando um puto entra na equipa principal tem de ser por convicção. O treinador tem de acreditar naquele jogador e trabalhar a sua entrada. Não pode ser atirado uns jogos e se fizer merda uma vez vai de vela até lhe dar na mona fazer novamente a mesma coisa e descartar de vez. Isso é uma coisa à JJ. Não podes ter em 2 anos RR, Esteves, Essugo, Afonso, Fatawu, Nazinho, M Fernandes, Marsa…ninguém presta, ninguém está pronto mas tudo foi aparecendo à vez. Isto não é nada.
Se há espaço para algum é preciso pegar nesse algum, trabalhá-lo e ir dando espaço e tempo. Acreditar neles e ter um plano de “acção” para ele com tempo. Não é chamar e descartar como quem muda de pastilha….
Parece-me claro que desse leque que enumeras, nenhum tinha nível para assumir JÁ um papel de destaque no Sporting.
E isto é o ponto central desta discussão.
Alguns até nunca virão a ter esse nivel (Marsá, Nazinho, Esteves), outros talvez poderão ter no futuro pq têm ainda 18/19 anos e ainda há algumas esperanças neles (Essugo, Moreira, RR, M.Fernandes) e outro (Fatawu) que só não teve maior protagonismo pq claramente houve incompatibilidade com o treinador.
Se não têm, porque raio é que são hipótese para a equipa A e porque é que não crescem com calma na B ou emprestados?!
Eu até percebia (discordando em alguns casos) que o treinador empreste ou deixe na B por não estarem prontos.
Mas não. Treinam com a A e com a B, vão para a A, jogam, voltam para B a treinar com a A, para verem outros passar à frente na A, para voltarem a ir para o banco na A e largarem a B, voltam à B…..
Também concordo que o Amorim poderia aproveitar os jovens talentos de outra forma.
Não é nos jogos decisivos que se faz a introdução deste tipo de atletas, é na verdade como tu disseste, tem de ser aos poucos de forma gradual e não entrarem num jogo propicio ao infurtunio e nunca mais jogarem.
Há uma coisa que não percebi ainda, que é o tal “Modelo centrado no jogador”. Se alguém puder elucidar, agradecia.
Mas vou partir de uma suposição. Se isto tem relação com o desenvolvimento de jogadores da formação, pelo que se vê hoje, parece-me mais um “Modelo centrado no treinador” ou “Modelo centrado na tática do treinador”.
O treinador da equipa A será sempre soberano entre quem coloca a jogar ou não na sua equipa. No entanto, se o clube tem uma estrutura da formação (treinadores, etc.) que acreditam no potencial de um jogador, não deve o seu desenvolvimento ficar condicionado ou até ser travado pela vontade de um só treinador. Ou seja, se de facto não conta para o treinador principal – dentro de uma forma de aposta que tem de ser estruturada (com base no tal modelo) e não errática – então que fique a cargo de outros treinadores, sejam eles dos escalões inferiores, sejam eles de outros clubes onde se possa desenvolver por empréstimo (mais uma vez, com base no tal modelo).
O que se tem visto é só incoerências e não me parece nada uma aposta firme e lógica. São apenas experiências conforme calha.
Quero acreditar que se o Amorim sai no fim do ano o Varandas vai tentar ao máximo ir buscar o Abel e que o Abel está disposto a não ir para as arábias já para vir para o Sporting. Será um 180º do que é o Amorim.
A historia do Botafogo este ano é de um gajo se suicidar…..
É das coisas mais inacreditáveis que eu já vi. Não sei o que é mais fora de tudo, se a forma como o Botafogo perdeu este campeonato se o Leicester ter ganho a Premier League…
Concordo.
A maneira como o Botafogo perde o campeonato, depois de ter 13 pontos de avanço, é uma coisa fora do normal.
Mas, na minha opinião, mostra bem a importância dum treinador! Com o Castro acho nunca perderiam o campeonato!
E não acho que a culpa seja do Textor, que fez tudo para o clube ganhar!
O grande problema do Abel é não ser estruturado e conseguir adaptar a equipa aos jogadores, em vez de adaptar os jogadores à equipa.
No Sporting 2.0 entreposto de Portugal, tenho dúvidas que possa funcionar, pois temos de comprar e vender constantemente para manter o carrossel a andar.
O Palmeiras tem só dos maiores orçamentos do Brasileirão.
Para dar ao Abel o que ele quereria teríamos de vender o meio plantel que temos com valor de mercado…
O Abel é um bom treinador, e já se percebia isso quando o gajo estava à frente do Sporting B. É um gajo motivador mas muito exigente – basta lembrar que o João Mário foi para o Setúbal porque não fazia o que o gajo queria defensivamente. Muita gente criticou o Abel mas, na minha opinião, o gajo tinha razão. O João Mário sempre foi muito mais próximo dum cona de sabão do que dum gajo esforçado…
Saindo o Amorim, que eu acho que sai no fim desta época – espero que como campeão e alguém a pagar 30M€ por ele – espero que seja o Abel a vir, mesmo que só venha em Dezembro de 2024 e meta um adjunto interino até ele chegar. Era um risco, mas eu arriscava!
Acho que um gajo como o Abel é o que o Clube precisa – o Amorim teve a sua utilidade, fez o seu trabalho, criou uma estabilidade, e agora é preciso subir para outro patamar!
6 Dezembro, 2023 at 18:04
Estamos afazer um bom jogo europeu em Basquetebol lá fora – Sporting tv
6 Dezembro, 2023 at 18:17
Excelente vantagem para o quarto período.
6 Dezembro, 2023 at 18:48
E grande Vitória na Lituânia, país de Eurobasket a sério. Bravíssimos Leões e, até ver, somente o voleibol foi eliminado.
PS- Hoje deparei-me com esta página:
http://www.eurotopteam.com/basketball/EN/club.php
A mesma é oficiosa, – para o futebol eu uso outra – mas informativa: verifiquem qual é o clube português que aparece em todas as modalidades (ténis de mesa incluído)), bem como em quais destas poderemos subir este ano. Nós já somos um dos maiores clubes da Europa, (poderíamos acrescentar o Atletismo e o Judo e os seus vários títulos continentais) e seria útil que também o futebol assim pensasse.
6 Dezembro, 2023 at 19:07
Andebol:
Sporting, 16º
Benfic@, 19º
Porto, 21º
Basquetebol:
Benfic@, 59º
Porto, 84º
Sporting, 87º
Futsal:
Sporting, 1º
Benfic@, 3º
Porto – não sabe o que é futsal
Voleibol:
Fonte Bastardo, 26º
Benfic@, 30º
Sporting, 48º
Hóquei em Patins:
Porto, 1º
Valongo, 2º
Oliveirense, 4º
Benfic@, 7º
Sporting, 9º
OC Barcelos, 10º
Ténis de Mesa:
Sporting, 17º
GDCS do Centro, 30º
GD Toledos, 65º
Futebol:
Benfic@, 15º
Porto, 16º
Sporting, 26º
Braga, 36º
E das modalidades que lá estão, é isto…
6 Dezembro, 2023 at 19:23
No feminino…
Futebol:
Benfic@, 10º
Sporting, 153º
Futsal:
Não tem ranking feminino, coitado do Benfic@!
Andebol:
Madeira Andebol, 36º
Benfic@, 47º
São Pedro do Sul, 106º
Basquetebol:
Benfic@, 59º
Sportiva/AzorisHotels, 78º
Olivais Coimbra, 186º
Hóquei em Patins:
Benfic@, 3º
Stuart, 15º
Académico da Feira, 16º
Sanjoanense, 22º
Campo Ourique, 32º
Académica Coimbra, 35º
Carvalhos, 42º
Vila Boa do Bispo, 49º
Infante Sagres, 50º
Sporting, 58º
Ténis de mesa:
Juncal, 28º
União Sebastienense, 35º
Boa Hora, 52º
GD dos Toledos, 61º
Sporting, 65º
6 Dezembro, 2023 at 20:03
Segundo a UEFA, Benfica 15, Sporting, sem posição em ranking. Na época passada, o Sporting era 63.
6 Dezembro, 2023 at 21:15
Penso que com o aparecimento de outra competição europeia para o FF, acho que em 25/26, isso irá puxar o FF para cima e criar mais atenção e mais aposta na modalidade!
Deviam era ter pensado nisso há mais tempo!
6 Dezembro, 2023 at 23:04
Em 25/26,teremos três clubes. Resta saber se é um direto e dois nas eliminatórias. Ou um direto, outro nas eliminatórias e o terceiro na nova competição. Depende se ficamos acima ou abaixo do oitavo lugar. Esta época devemos passar a Dinamarca. Mandamos fora os dois pontos do Sporting e eles mandam 5,5. A diferença atual é 1,75 a favor da Dinamarca. Que já não tem ninguém a pontuar
6 Dezembro, 2023 at 19:04
Este ano as modalidades masculinas, a par do futebol masculino e até do feminino, até agora tem corrido muito bem.
Estamos em primeiro em quase todas e mesmo no voleibol acredito que o fosso em relação ao Benfica será cada vez menor.
6 Dezembro, 2023 at 19:24
Melhorámos em relação à época 22/23.
Vamos ver no que se traduz esta melhoria no fim, em títulos.
6 Dezembro, 2023 at 19:55
Porto a perder no Estoril…
6 Dezembro, 2023 at 20:04
Eliminados da Taça da Liga!
6 Dezembro, 2023 at 20:21
Com a sorte que temos tido nos sorteios, vamos calhar com o Estoril nas meias 🙂
6 Dezembro, 2023 at 20:54
O puto Matheus jogou bem?
6 Dezembro, 2023 at 20:57
Entrou aos 35 minutos, quando perdiam 0-1.
É só o que sei. Mas diz que o Estoril jogou bem.
7 Dezembro, 2023 at 9:37
Jogou muito bem. Mais uma vez, a bola passa por ele e saí sempre limpinha. Para além disso, na luta de meio campo não tem nenhuma dificuldade.
A frente de ataque do Estoril é muito “vistosa” (Guitane, Marques e mesmo o H. Tavares) e abafa muito o meio campo muito bom que tem e que é essencial à equipa. E o M. Fernandes para mim é claramente e disparado o melhor dele (do meio campo).
E estavam empatados. Aliás, o gajo lesiona-se (quem ele substitui) no lance em que o Porco marca o 1-1.
6 Dezembro, 2023 at 21:07
A contribuição de gajos como o Nico Gonzalez, Grujic, Ivan Jaime, Verón, Fran Navarro entre outros é praticamente zero.
Só estes devem pagar o Viktor e o Morten e ainda sobra um Fresneda
6 Dezembro, 2023 at 21:13
Esses 2 pagam de certeza.
O Veron foram uns 15M€, o Nico uns 8M€, o Ivan Jaime uns 10M€, o Navarro uns 6/7 M€… Mesmo que estejam uns 10% ou 15% a mais, ainda falta o Grujic…
6 Dezembro, 2023 at 21:18
O Grujic foi uns 10..mas acho que o Verón foi 10 tb. E podíamos buscar mais exemplos no plantel deles.
Excelente o Sporting este ano a concentrar as fichas em dois craques.
Pena o espanhol ainda não ter mostrado, mas ainda tem tempo
6 Dezembro, 2023 at 21:31
E depois jogam os do costume, apanhamos um “bom” árbitro, o Amorim comete os erros do costume, o Porto vence em Alvalade e vocês acordam desse sonho lindo!
6 Dezembro, 2023 at 21:34
Isso nada tem a ver com o facto daqueles jogadores terem custado o que custaram os nossos 2… E era só disso que se falava.
Mas depois faz-se noite e o sol desaparece…
6 Dezembro, 2023 at 21:40
Eu percebi a intenção e não é nenhuma mentira. Mas o que interessa isso, a não ser para os prejuízos deles, que num país sério e a sério, já lhes teria fechado as portas?
“Mas depois faz-se noite e o sol desaparece…” é a sina do Sporting com Amorim, após a conquista do campeonato.
6 Dezembro, 2023 at 21:42
A troop tripeira aqui do sítio até espuma….
Mas o porto tem sempre uma grande vantagem face a qualquer rival em Portugal.
Independente do número de flops que tenha, e da qualidade do onze que apresente, quando entra em campo está sempre em vantagem numerica
6 Dezembro, 2023 at 21:48
Essa da troop tripeira é comigo? E mesmo assim o resto do comentário vem de encontro ao que escrevi.
7 Dezembro, 2023 at 10:17
Tu também… Qual troop tripeira?
O que o pessoal valoriza do Porto é a pura verdade, que é os gajos serem muito competitivos e darem tudo em campo – muito pela cultura e grau de exigência do clube que o Conceição trouxe de volta.
Se havia duvidas disso – que acho que ninguém tem – este ano está à vista: o Porto esta época é só mesmo esforço porque qualidade há muito pouca!
6 Dezembro, 2023 at 21:40
Não, porque o Porto é o nosso verdadeiro “inimigo”…
O Carnide é nosso “amego”, estava em crise, precisava daquele “boost” moral para se motivar… e como nós somos elegantes, lá cedemos a vitória aos nossos “amegos”…
6 Dezembro, 2023 at 21:46
Eu não acredito nisso, acho que foi mesmo incompetência do Amorim.
A partir do momento em que se chega aos descontos a vencer, não entravam mais na área, nem que fossem todos corridos a amarelos e alguém expulso. Era esse espírito que gostava de ver na equipa.
6 Dezembro, 2023 at 21:50
Isso não tinha piada nenhuma.
Já viste ficarmos isolados no primeiro lugar com 6 potos de diferença (hoje eram 8) e afundarmos ainda mais os nossos “amegos”? E desperdiçarmos a hipótese de humilharmos mais uma vez os adeptos leoninos quando a vitória estava tão perto e de repente deitou-se tudo a perder em 5 minutos?
Nããããã!…
6 Dezembro, 2023 at 21:50
*pontos
6 Dezembro, 2023 at 21:53
Boa ironia, top!
7 Dezembro, 2023 at 11:53
🙂
6 Dezembro, 2023 at 21:52
Essa da troop tripeira é comigo? E mesmo assim o resto do comentário vem de encontro ao que escrevi.
6 Dezembro, 2023 at 22:02
Minha nossa, que exibição do David Carmo…. Mais 20 milhões ali.
Este parece ser interessante
https://www.zerozero.pt/jogador/rafik-guitane/511837
6 Dezembro, 2023 at 22:03
Esse um flop.
6 Dezembro, 2023 at 22:04
O Carmo, claro.
7 Dezembro, 2023 at 10:20
Verdade.
Nunca pensei que o David do Carmo fosse ter esta miserável prestação no Porto – quando estava em Braga considerava o gajo um bom central. Eu, se estivesse no Braga, nunca o venderia por menos dos 20M€ que o Porto teve de pagar. E, afinal, saiu dali mais um Paulinho…
6 Dezembro, 2023 at 22:29
O Sporting neste momento e a vida é o momento não tem problema desportivo. O problema do clube é a divisão da sua família leonina
7 Dezembro, 2023 at 1:03
Há quem não conviva bem com a ingratidão, com a opacidade, com a mentira, com a incompetência.
Há quem olhe para o Sporting como mais do que uma instituição desportiva com jogos da bola ao fim de semana.
Há quem não perceba o porquê da luta pela verdade no desporto não passar pelo e-toupeira, mala-ciao, vouchers, cashball, que tanto tiraram aos sportinguistas tanto em títulos como a nível financeiro.
Felizmente são uma minoria e com o tempo ficarão só os que interessam, para sustentar o status quo vigente, sem levantar ondas. Depois vai ficar tudo bem…
7 Dezembro, 2023 at 6:33
Tudo bem, tens toda a razão….Mas a vida continua e o Sporting está sempre acima de quem o serve. Vai dizer isso às crianças. Por exemplo aquelas que assistem todos os jogos, mas todos os jogos ao desempenho do seu grande Amor
7 Dezembro, 2023 at 9:36
As pessoas idealizam um Sporting diferente, e há pessoas que são intransigentes nessa diferença. Há que perceber que o Sporting de uns não é o mesmo do Sporting de outros e que o Sporting estar acima de tudo significa coisas diferentes para pessoas diferentes. São todos Sportinguistas, é isto que este CD não percebe, é isto que divide o Sporting, e enquanto não houver capacidade de ouvir a critica dos mais renegados é isto que vai continuar a dividir o Clube.
7 Dezembro, 2023 at 10:22
Concordo.
6 Dezembro, 2023 at 22:48
O porco fez hoje o que preconizo para o Sporting (há anos) deixa as taças irem às urtigas, o campeonato é que interessa, ainda por cima a LC só entra o Campeão e o 2º. tem de passar o playoff (ou 3ª. pré-elim e playoff, não sei ao certo); não falando da massa que quem for à fase de grupos!!!
SL
7 Dezembro, 2023 at 10:24
O Porto fez ontem o que a equipa sem grande qualidade que tem dita… Perdeu o jogo.
Não fossem arbitragens manhosas, já estava arredado do titulo há muito tempo, como nos aconteceu a nós a época passada. Hoje só jogava mesmo para tentar ganhar uma tacita…
7 Dezembro, 2023 at 0:44
Tenho a certeza que a eliminação do fcporko da taça da liga não prenuncia nada de bom para o nosso lado…
7 Dezembro, 2023 at 7:17
Verdão campeão. É sempre bom ver uma festa verde e branca.
7 Dezembro, 2023 at 9:28
Eu acho o Ceição um belíssimo treinador. Sem ser nada de extraordinário, acho um belíssimo treinador.
Mas é muito dificil para mim compreender a gestão da equipa que ele faz e a contribuição que tem nos mercados…
Eu acho que o Porco beneficia de ficar sem taça da liga. A final 4 é killer para qualquer equipa grande e quem ganha a taça da liga está um passo mais perto de perder tudo.
Mas…
O porco ontem não abdicou da taça da liga. Isso é mentira. Da equipa titular do Porco ontem faltou o Evanilson, Varela e João Mário. E o Diogo Costa, claro. De resto o Porco jogou com tudo o que tem (contando que tem o Pepe para 20/25% dos jogos do ano…).
Não consigo perceber como é que o Jaime ou o Franco não jogam num jogo destes da taça da liga. O Navarro nem cheira o banco.
O Estoril rodou tanto ou mais a equipa que o Porco.
Mais uma palavra para o M. Fernandes…meio campo a 2, uma equipa duríssima de se jogar contra…e ele joga como se fosse a praia dele. Ano muito bom e importante para ele.
7 Dezembro, 2023 at 10:25
Concordo.
7 Dezembro, 2023 at 9:38
TCdL fui ver os números do Vinagre e pós jogo fatídico contra o Ajax em 30 jogos que o Sporting fez no total após esse jogo, Vinagre jogou 13 jogos o que dá participação em 43%, mas vamos ao concreto:
Apenas 2 jogos os 90 min (15%).
Os 2 para a Taça de Portugal. Os Belenenses e Leça ambos por 4-0.
Apenas 2 jogos acima dos 60 min (15%)
62min contra o Estoril e 69min contra o Famalicão.
Apenas 3 jogos acima dos 30 min (23%)
58min contra o Marítimo, 32min BSad e 45min contra o Arouca.
Abaixo dos 30 min foram 6 (seis) jogos (46%)
18min Besiktas, 9min Santa Clara, 10min Marítimo, 18min Tondela, 22min Boavista e 24min Gil Vicente. 4 em 6 foram abaixo dos 20 min.
1% em arredondamentos porque seria desonesto atribuir a algum parâmetro, mas dá para ter uma ideia global.
Antes do jogo contra o Ajax, jogou 4 jogos em 6 ou seja 67% dos jogos do Sporting, todos, acima dos 60min, e metade deles jogos muito difíceis, nomeadamente 78min Vizela, 62min Braga, 66min BSad e 70min Porto.
E para mim se isto não é encostar um jogador após um jogo que de facto lhe correu mal, mas que custou 10M e em quem Amorim acreditava não sei o que é. Mais ainda quando virmos a quantidade de minutos que jogou no parâmetro dos jogos em que fez menos de 30 min.
Só para compararmos num ano em que o Porro era o titular do lado direito o Esgaio fez 2579min
O Vinagre, que volto a dizer custou 10M, jogou 868 min ou seja 33% dos minutos que fez o Esgaio quando Porro era titularíssimo.
7 Dezembro, 2023 at 9:45
O Vinagre é titular nos 2 jogos depois do Ajax.
Como é que podes dizer que ele foi claramente encostado depois do jogo com o Ajax?
Foda-se…encostado foi o M Fernandes depois de fazer penalti na Madeira que praticamente não cheirou mais. Ser titular nos 2 jogos seguintes e jogar 40% dos jogos depois desse não é ser encostado. É perder a titularidade. E perdeu a titularidade por falta de qualidade e porque havia 2 alternativas melhores do que ele. E nem mesmo a titularidade perdeu com esse jogo, já que foi titular nos 2 jogos seguintes.
Pah…enganaste-te. Pensavas que ele tinha saído depois desse jogo e mal tinha voltado. E afinal não. Não custa assumir….
7 Dezembro, 2023 at 9:50
E depois desses 2 jogos quantos jogou?
Eu digo-te.
Nos 5 jogos seguintes jogou contra os Belenenses para a Taça de Portugal. Nos outros nem 1 min.
Em relação ao M. Fernandes estou completamente de acordo contigo.
De repente virou jogador no Estoril.
E ainda dizem que é dos minutos.
Mas para se ter minutos é preciso ter um treinador que de facto acredite e saiba ver onde está o talento. E o Seabra não é nenhum fora de série…
Só que um consegue aproveitar o M. Fernandes e o outro não.
É mais fácil puxar o pote para o meio e dar mais minutos aos amigos paulinho e trincão…
7 Dezembro, 2023 at 9:58
Perdeu o lugar.
Ele não era capaz de fazer passes de 2 metros! O Nuno Santos deixou de jogar no lugar do Pote, entretanto vem o Diomande e os espasmos do St. Just e por isso o M. Reis também começa a deixar de jogar no meio….
Ele perde o lugar, não é “encostado” e muito menos é “encostado” depois do jogo do Ajax como tu disseste.
Lá está…o M. Fernandes é encostado. Tínhamos necessidade de médio (só tínhamos 2 médios) e mesmo assim ele nunca mais calçou. Isso sim é ser encostado. Continuar a ser titular e depois perder o lugar por ser pior do que 2 jogadores da mesma posição e mesmo assim ainda ir jogando….não é ser encostado. É ser pior que os outros…ser pior que o titular e ser pior que o suplente…
7 Dezembro, 2023 at 10:06
O Mateus Fernandes o ano passado faz pouco mais de 100min, faz um golo e uma assistência e até faz um bom jogo para a Taça da Liga se não estou em erro. O Vinagre fez praticamente 900min, acaba a época com 2 assistências e sem nenhuma exibição de bom nível.
7 Dezembro, 2023 at 10:04
O Vinagre depois do BSad até tem bons minutos, e tem 0 produtividade. O Esgaio por exemplo nessa época tem 8 assistências, o Porro 6 assistências 5 golos, e o NS, depois de baixar no terreno faz 7 golos e 6 assistências. A forma do Vinagre não tem sequer comparação com o resto dos alas que eram muito mais produtivos do que ele, e que sinceramente jogavam melhor.
O Vinagre desse ano jogava bem pior que o Esgaio de hoje.
7 Dezembro, 2023 at 10:39
O Esgaio nesse ano a ser suplente do Porro fez 44 jogos.
O Vinagre fez 18!!!! 2 jogos completos….868 minutos…
Fez 2 assistências.
Não são vocês que são adeptos que os jogadores para mostrar o seu valor precisam de minutos?
Como é que queriam que o rapaz fizesse bons jogos se não jogava 🙂 ?
7 Dezembro, 2023 at 10:47
900 minutos para a 3ª opção para um lugar é pouco?!!?
Foda-se….
7 Dezembro, 2023 at 10:49
Vinagre antes do Ajax era 3ª opção?
Mais me ajudas no sentido de que foi encostado….
E de que maneira…
É que nem para 2ª opção foi.
Foi mesmo encostado lá nos confins do inferno 🙂
7 Dezembro, 2023 at 11:08
Antes do jogo do Ajax o M. Reis tinha de jogar como central e o N. Santos na frente por ausencia do Pote.
Quando os 2 ficam “livres” para jogar na ala e o Vinagre tem jogos de merda em catadupla, passa a 3ª opção.
E mesmo como 3ª opção faz montes de minutos. Normalmente não faria quase minutos nenhuns…
7 Dezembro, 2023 at 11:09
Porque o Porro passou muito tempo lesionado não sei se te lembras, mas quando estavam os dois aptos a escolha era sempre o Porro. É essa a definição do titular, tudo apto quem é a primeira escolha? Era o Porro, sempre foi o Porro.
O Vinagre também começa com esse estatuto, depois perde o estatuto para o NS e para o Mateus Reis, culpa dele que nunca jogou um crlho.
A única critica que eu aceito é o facto de o Amorim nunca ter feito o mesmo com o Trincão e o Paulinho, mas infelizmente para mim nem o Trincão nem o Paulinho tinham 3 opções para a posição que ocupam e têm um padrinho melhor que o Vinagre.
7 Dezembro, 2023 at 10:29
O Mateus Fernandes não foi encostado depois da Madeira porque já não jogava regularmente antes desse jogo.
Um gajo que aparece num jogo quando há um eclipse lunar e volta a desaparecer, nunca se pode dizer que foi encostado.
O caso do Vinagre é completamente diferente. O gajo era o titular… Fez merda, faz 2 jogos a seguir a titular para não se dizer que lhe cortaram as pernas, e depois deixa de contar… Comparar isto com o Mateus Fernandes, foda-se, não faz sentido nenhum!
7 Dezembro, 2023 at 10:46
São bem diferentes.
M. Fernandes entra em Londres aos 62 (dia 26 Outubro), Dia 30 de Novembro entra com o Farense aos 70, dia 13 de Dezembro faz os 90 contra o Marítimo na Taça da Liga, dia 29 de Dezembro entra aos 79 conta o Paços…ou seja…ele está a ganhar “espaço” no final de Novembro e Dezembro…e depois é titular a 08 de Janeiro na Madeira.
A partir daí entre uns minutos contra o Mitihelaajfajland já com o jogo resolvido a 23 de Fevereiro e acabou.
E lá está. Espaço tinha ele porque só tínhamos 2 médios para 2 lugares e por isso tínhamos uma necessidade extrema de médios…e mesmo assim o M. Fernandes entrou 1 jogo depois de ser encostado e já estava resolvido esse jogo.
O Vinagre faz uma cagada MONUMENTAL num jogo e mesmo assim mantem a titularidade e vai continuando a ir jogando. Depois de perder a titularidade e tendo 2 gajos à frente dele para 1 lugar e ainda entra 10 jogos.
O que estás a dizer do Vinagre é absurdo. Achas mesmo que o Amorim meteu o Vinagre 2 jogos depois do Ajax só para disfarçar que o ia encostar?!!? Percebes o absurdo desta afirmação, certo?
São situações completamente diferentes. O M. Fernandes estava a ganhar o seu espaço e à primeira merda foi encostado para sempre mesmo estando o Sporting muito deficitário para a posição. O Vinagre mesmo depois da cagada ainda é titular 2 jogos e participa em mais 10 até ao final do ano, numa posição que estava completa (tinha 3 jogadores para 1 lugar em que o Vinagre era claramente o pior dos 3).
7 Dezembro, 2023 at 10:52
Não encostar imediatamente o Vinagre que custou 10M tem semelhanças com o facto de não contratar mais nenhum PL porque o paulinho custou 23M….como meter o Trincão à pancada no 11 porque também custou 10M….
Não é fácil justificar….
7 Dezembro, 2023 at 10:53
Encostar putos é fácil para o Amorim.
É ver o que se passa com M. Fernandes, A. Moreira, Fatawu…até o Fresneda que custou 9M…
7 Dezembro, 2023 at 10:55
Isso é tu a dizeres….
7 Dezembro, 2023 at 10:59
Jura…
7 Dezembro, 2023 at 10:58
Evidentemente….
Por isso é que eu estou a dizer isto.
Porque encostados são os putos. O Vinagre não foi encostado.
E isso irrita-me….
7 Dezembro, 2023 at 11:00
Mas eu também acho que os putos foram encostados e ninguém te está a tirar a razão disso.
E a mim também me irrita e muito.
Agora o Vinagre foi encostado….de forma mais subtil….mas foi.
7 Dezembro, 2023 at 11:03
Temos noções muito diferentes do que é ser encostado.
Encostado é encostar e não jogar mais.
Ir jogando não é ser encostado.
7 Dezembro, 2023 at 11:09
Ok.
Para mim encostar é passar de titular, 1ª opção para 3ª opção e andar a jogar de vez em quando 10 a 20 minutos quando o rei faz anos.
Eu acho que entendo a tua perceção do que é encostar.
Para ti tem a ver com a qualidade e isso influencia a tua análise.
Por isso tens uma perceção no caso do Vinagre e outra no caso do M. Fernandes.
Mas para mim foram ambos encostados.
Um mais facilmente que outro.
Um era puto e vinha da formação, o outro custou 10M e tinha sido pedido pelo Amorim para substituir N. Mendes e vinha diretamente do carrossel. Achas que iam encostar um menino do Mendes assim tão fácil?
7 Dezembro, 2023 at 11:20
Pois, deve ser usarmos o termo de forma diferente!
Para mim, não podes encostar um gajo que raramente joga. Essa gajo já não é opção logo à partida – era o caso do Mateus.
Encostar é teres um gajo titular, ou que joga regularmente, e passa a jogar pouco, ou praticamente desaparece – foi o caso do Vinagre.
É assim que eu vejo a coisa.
Um Essugo não é encostado. Anda para ali a fazer número, nunca foi real opção, logo não é encostado.
E quem diz o Essugo diz o Moreira, e outros, como o Rodrigo Ribeiro.
Um gajo que nunca jogou – ou joga raramente – como é que é encostado?
Uma cena que tu nunca comeste, como é que dizes “deixei de comer isso”?
É assim que vejo a coisa.
7 Dezembro, 2023 at 10:53
Se o Matheus Fernandes tem agora 19 anos feitos há uns meses atrás, quer dizer que há ano ou ano e meio atrás, andava com 17/18 anos.
É claro que já há prodigios as estas idades que com o seu talento e qualidade afirmam-se nas suas equipas.
Mas são a excepção!!! Não podemos ver isso como a regra.
Para mim, o percurso e o trajeto do Matheus Fernandes foi exemplarmente gerido pelo Sporting.
Com idade de júnior já faz duas épocas na equipa B do Sporting, tendo inclusivê algumas oportunidades na equipa A.
Com 19 anos é emprestado a uma equipa da zona, que joga bom futebol, onde tem oportunidade de fazer uma época completa no nosso principal escalão.
Para o ano, volta para o Sporting e veremos se terá evoluído para conseguir lutar pela posição com o Morita.
7 Dezembro, 2023 at 11:01
Há 2 casos que se afirmam.
Fenómenos.
ou
Ocasião. Não há alternativas e eles jogam.
E muitas vezes andam de mãos dadas.
O M. Fernandes tinha ocasião. Não havia mais médios. Devia ter jogado muito mais no ano passado.
O M. Fernandes foi crescendo e foi encostado ao primeiro erro. Não tem nada a ver com ser ou não fenómeno. Qualquer fenómeno comete erros. Se encostares o puto ao primeiro erro, não há fenómeno que resista. Especialmente no lado defensivo do jogo.
7 Dezembro, 2023 at 11:10
Não vejo onde um puto com 20 anos, já com experiência de equipa A do Sporting e com um ano a competir no principal escalao do nosso futebo, possa ter sido mal gerido pelo clube.
Para mim, é o momento ideal para se afirmar num clube como o Sporting. Aliás, seguindo um modelo que tinhamos antes até. O William, o João Mário, Adrien, Cédric, R.Semedo, etc etc
Ambos estamos de acordo que não eram foras de série, mas foram jogadores que tiveram o seu espaço no Sporting.
É este o modelo que acho que o Sporting deveria resgatar aqui.
E para mim, neste momento, na formação do Sporting apenas temos um fora de série….. o Quenda! Mas há muitos outros jogadores que com paciência e uma gestão correcta da sua carreira, podem ser utéis ao Sporting.
7 Dezembro, 2023 at 11:20
Mas o modelo de formação não se deve sobrepor à necessidade.
E como digo, o Sporting teve muita necessidade de um médio e a ausência do M. Fernandes para mim foi um absurdo. Primeiro está a necessidade da equipa principal. Só depois é que vem o “modelo de formação”, que para mim nem existe. Cada caso é sempre 1 caso…
7 Dezembro, 2023 at 11:24
Para mim o Mateus não estava preparado para jogar na equipa do Sporting. Meter o gajo era arriscar a queimar o jogador e hipotecar que um dia pudesse vir a ser jogador para o Sporting – exactamente o que penso do Essugo neste momento, que devia ter sido emprestado esta época – na realidade, já o devia ter sido na época passada.
Vocês querem meter os putos à força, estejam ou não preparados.
Eu discordo disso.
7 Dezembro, 2023 at 11:33
Quando a alternativa não existe, sim. Acho que devemos escolher o melhor puto e meter a jogar e dar-lhe tempo…
7 Dezembro, 2023 at 11:33
Exacto,totalmente de acordo. Até parece mentira 🙂
Tb acho que neste mercado de inverno deveria ser emprestado, por nao estar (ainda) preparado para a equipa A e por não fazer sentido pô-lo a jogar na equipa B outra vez.
O que reforça mais a ideia de termos que ir buscar um médio.
Bragança está novamente com problemas fisicos e o Morita vai estar 1 mês e tal fora.
7 Dezembro, 2023 at 11:41
Mas eu concordo em emprestar. Se o Amorim não quer usar, claro que tem de emprestar.
A questão é sempre o treinador. O Treinador quer usar ou não. Se não quer, é emprestar. Se quer, tem de usar.
E não reforça nada a necessidade de ir contratar outro. Se ele não joga não é a saída dele que reforça a necessidade de contratar outro.
7 Dezembro, 2023 at 11:00
Passado 5 meses do jogo do Ajax em Fevereiro e Março, o Amorim ainda dizia que acreditava muito no jogador.
Passado 3 meses é dispensado….
Não se percebe!!!
Alías, como também não se perceber a valorização dos 50% por 10 milhões.
E como não se percebe, tb não se consegue desmontar o argumento que foi mais uma jogada do carrossel.
Neste caso especídico, eu não consigo perceber nada deste processo.
7 Dezembro, 2023 at 11:05
No outro tópico falas de competência e perseverança.
Neste caso do Vinagre foi 100% perseverança e 0% competência.
Não se pode ter tudo…
Os mesmos gajos que geriram exemplarmente o M. Fernandes estavam de férias quando geriram o Vinagre.
7 Dezembro, 2023 at 11:19
Faço a equiparação com o João Neves, por exemplo.
Mesma posição, mesma idade.
Antes do Neves jogar na equipa principal do Benfica, tive a oportunidade de ver um jogo da sub19, onde tb jogavam de inicio o Essugo e o M.Fernandes. Suécia!? tenho que ir ver…. mas nesse jogo, o puto lampião (que eu nem conhecia) mostrou logo que estava noutro nível. Era o melhor daquela equipa e com diferença.
Tinha já tido uma certa rodagem na equipa sub23 e equipa B, mas quando teve a oportunidade na equipa A mostrou logo que estava preparado e agorrou a oportunidade.
A meu ver, o Matheus no ano passado não estava preparado. E por mais errática que tenha sido o planeamento da nossa época, não acho correcto mandar os putos para a fogueira e pronto…
Aliás, como acho este ano que tanto o Essugo como o Afonso Moreira não estão ainda preparados. E nos minutos que tiveram da equipa A, acho que ficou visivel isso mesmo.
Mas ambos têm 18 anos e gerindo bem as suas carreiras, podem ainda ser utéis ao Sporting daqui a uma ou duas épocas.
7 Dezembro, 2023 at 11:31
O Neves tem muita semelhança com o Moutinho, em tudo.
O Moutinho quando apareceu, pegou logo de estaca, tal como o Neves. Mas são gajos que têm uma maturidade muito acima do normal para a idade, coisa que o Mateus nunca mostrou – e não tem.
O Nuno Mendes também tinha essa maturidade, a que aliava uma condição atlética e qualidade que o colocou logo num patamar para ser titular.
7 Dezembro, 2023 at 12:09
Não sei se tens visto o Estoril mas vê…..
Depois diz-me se achas que o M. Fernandes não é um jogador maduro e diz-me porquê. O que é que vês no futebol do M. Fernandes que te diga que é imaturo.
Num meio campo a 2….
7 Dezembro, 2023 at 15:42
Se calhar precisava de jogar e ganhar confiança…
O que eu vi no Sporting, e é isso que me interessa porque estamos a falar na decisão dele ficar no plante ou de o deixar ir rodar para outro lado, é que não tinha estaleca para jogar o futebol que o Sporting tem de jogar – e jogar hoje no Estoril continua a ser diferente de jogar no Sporting porque o Matheus Oliveira também era bom no Estoril mas NUNCA lhe reconheci qualidade para jogar no Sporting e isso depois viu-se!
Para mim, a opção correcta foi meter o gajo a rodar no Estoril.
Cabe a ele aproveitar este ano!
7 Dezembro, 2023 at 19:05
Eu não concordo mas percebo.
Uma coisa é ter intensidade ou velocidade que o Sporting precisa…eu acho que tinha e que precisava só de tempo e de largar alguma pressão que sentia mas tudo bem…
Só disse que o problema do M. Fernandes não era nem nunca foi a maturidade. Ele sempre foi muito maduro para a idade. E isso mostras no Sporting ou no Estoril.
O Essugo sim… é mais imaturo no seu jogo. Sempre foi mais imaturo do que o M. Fernandes. O Essugo sim precisa de ganhar maturidade….por isso é que eu dizia no início que preferia o empréstimo do Essugo ao do M. Fernandes.
7 Dezembro, 2023 at 11:31
Olha…eu conheço os 3 de à um tempo e sempre achei o M. Fernandes melhor que ele…e bem melhor. Diferentes…o Neves era um gajo intenso, certinho, um 8 clássico que faz tudo bem sem fazer nada extraordinário. O M. Fernandes sempre o vi fazer coisas extraordinárias.
E não acho nada….de todo…o Neves um fenomeno. Acho um excelente jogador mas longe de ser um fenomeno.
E tenho pena desiludir-te…
O João Neves começou a jogar na equipa principal a 30 de Dezembro. Ganha a titularidade a 23 de Abril. Pelo meio entra em 14 jogos. 14 jogos…
Por isso…não. Ele não entrou e agarrou logo a oportunidade. Ele foi entrando, foi ambientando, foi pertencendo à equipa, foi sempre somando minutos….e quando foi titular era jogador evidente e claro da equipa A e jogou como tal. A gestão dele e do M. Fernandes não tem nenhuma comparação.
Ah…e numa equipa que tinha muito mais soluções para jogar naquela zona do terreno do que o Sporting. O Sporting tinha necessidade de médios. Os lampiões não. Tinham João Mário, Aursners, Florentino, Enzo meio ano, Chiquinho. Nós tínhamos Ugarte e Morita.
7 Dezembro, 2023 at 11:39
Fui ver de novo e sim, era a qualificação sub-19.
O João Neves era já o melhor jogador dessa seleção, muito acima do Essugo e M.Fernandes que jogavam ao lado dele nessa equipa.
E dps, quantos minutos teve João Neves nesses 14 jogos, antes de assumir a titularidade no Benfica?
E não vejo os jogos dos lampiões, mas estou certo que mostrou muito mais nesses minutos que o M.Fernandes mostrou qdo jogou no Sporting.
Aliás, como é muito mais jogador hoje em dia que o Matheus.
Sinceramente, nem percebo a discussão.
Ás vezes insistes em ter razão sempre.
Mas isto nao é uma corrida a 2, nem o Matheus tem que se comparar com ninguém. Tem que fazer o seu caminho.
Tem 19 anos ainda, e está a ter uma época positiva.
Para o ano, terá muito mais condições para se afirmar no Sporting.
Esperemos que sim!!!
7 Dezembro, 2023 at 12:03
Eu não insisto em ter razão. Tenho a minha opinião….
A questão do Neves não é ter muitos ou poucos minutos. É que foi-se ambientando. Foi jogando. Em 10 ou 15 minutos não dá para grandes erros…dá para ir sentindo o pulso à equipa, dá para ir pertencendo ao grupo, etc.
Seja o M. Fernandes, seja quem for…a forma como o Amorim está a trabalhar a entrada dos jovens na equipa é errada. É por isso que ninguém se fixa. Porque a forma errática e sem sentido como são utilizados e descartados dá cabo deles. Os exemplos são tantos que nem me vou dar ao trabalho…
Quando um puto entra na equipa principal tem de ser por convicção. O treinador tem de acreditar naquele jogador e trabalhar a sua entrada. Não pode ser atirado uns jogos e se fizer merda uma vez vai de vela até lhe dar na mona fazer novamente a mesma coisa e descartar de vez. Isso é uma coisa à JJ. Não podes ter em 2 anos RR, Esteves, Essugo, Afonso, Fatawu, Nazinho, M Fernandes, Marsa…ninguém presta, ninguém está pronto mas tudo foi aparecendo à vez. Isto não é nada.
Se há espaço para algum é preciso pegar nesse algum, trabalhá-lo e ir dando espaço e tempo. Acreditar neles e ter um plano de “acção” para ele com tempo. Não é chamar e descartar como quem muda de pastilha….
7 Dezembro, 2023 at 12:18
Parece-me claro que desse leque que enumeras, nenhum tinha nível para assumir JÁ um papel de destaque no Sporting.
E isto é o ponto central desta discussão.
Alguns até nunca virão a ter esse nivel (Marsá, Nazinho, Esteves), outros talvez poderão ter no futuro pq têm ainda 18/19 anos e ainda há algumas esperanças neles (Essugo, Moreira, RR, M.Fernandes) e outro (Fatawu) que só não teve maior protagonismo pq claramente houve incompatibilidade com o treinador.
7 Dezembro, 2023 at 12:21
Se não têm, porque raio é que são hipótese para a equipa A e porque é que não crescem com calma na B ou emprestados?!
Eu até percebia (discordando em alguns casos) que o treinador empreste ou deixe na B por não estarem prontos.
Mas não. Treinam com a A e com a B, vão para a A, jogam, voltam para B a treinar com a A, para verem outros passar à frente na A, para voltarem a ir para o banco na A e largarem a B, voltam à B…..
Isto não é nada e está a dar cabo de jogadores.
7 Dezembro, 2023 at 18:30
É o resumo perfeito do que está a ser feito.
Que alguém acredite que isso traz estabilidade e crescimento aos jovens…
7 Dezembro, 2023 at 12:21
Também concordo que o Amorim poderia aproveitar os jovens talentos de outra forma.
Não é nos jogos decisivos que se faz a introdução deste tipo de atletas, é na verdade como tu disseste, tem de ser aos poucos de forma gradual e não entrarem num jogo propicio ao infurtunio e nunca mais jogarem.
7 Dezembro, 2023 at 13:30
Pois mas o Amorim acha que é num jogo da Champions a melhor altura para meter um puto a seco.
Cenas de génio…
7 Dezembro, 2023 at 14:53
O melhor jogo que o Rodrigo Ribeiro fez pela equipa A foi num jogo Europeu.
O mesmo para o Essugo.
É um vai, diverte-te, realiza o teu sonho. É isto que tens de aspirar.
7 Dezembro, 2023 at 14:00
Tenho de concordar com o Tiago.
Há uma coisa que não percebi ainda, que é o tal “Modelo centrado no jogador”. Se alguém puder elucidar, agradecia.
Mas vou partir de uma suposição. Se isto tem relação com o desenvolvimento de jogadores da formação, pelo que se vê hoje, parece-me mais um “Modelo centrado no treinador” ou “Modelo centrado na tática do treinador”.
O treinador da equipa A será sempre soberano entre quem coloca a jogar ou não na sua equipa. No entanto, se o clube tem uma estrutura da formação (treinadores, etc.) que acreditam no potencial de um jogador, não deve o seu desenvolvimento ficar condicionado ou até ser travado pela vontade de um só treinador. Ou seja, se de facto não conta para o treinador principal – dentro de uma forma de aposta que tem de ser estruturada (com base no tal modelo) e não errática – então que fique a cargo de outros treinadores, sejam eles dos escalões inferiores, sejam eles de outros clubes onde se possa desenvolver por empréstimo (mais uma vez, com base no tal modelo).
O que se tem visto é só incoerências e não me parece nada uma aposta firme e lógica. São apenas experiências conforme calha.
7 Dezembro, 2023 at 15:38
https://www.youtube.com/watch?v=ZG5A2DQshIo
Lampião, dizem vocês…
7 Dezembro, 2023 at 15:55
Quero acreditar que se o Amorim sai no fim do ano o Varandas vai tentar ao máximo ir buscar o Abel e que o Abel está disposto a não ir para as arábias já para vir para o Sporting. Será um 180º do que é o Amorim.
7 Dezembro, 2023 at 16:02
Só porque ele disse que gostava da cor verde?
7 Dezembro, 2023 at 18:48
Porque sempre disse que era do Sporting e confirmou que gosta é do verde…
Não é só porque disse que gosta do verde!
7 Dezembro, 2023 at 16:52
Tenho que dar os parabéns ao Abel.
Apesar de tudo é um Homem com H grande. É um excelente ser humano e, revelou se um excelente condutor de homens.
Percebe a cultura do clube, estabelece laços fortes com os jogadores, tem um discurso agregador para dentro e fora do balneário.
Se fosse para substituir o aprendiz de treinador eu mudo a minha opinião e recebia o de braços abertos.
Muitos parabéns Abel. O mundo precisa de mais gente boa como tu nos lugares certos.
7 Dezembro, 2023 at 17:20
A historia do Botafogo este ano é de um gajo se suicidar…..
É das coisas mais inacreditáveis que eu já vi. Não sei o que é mais fora de tudo, se a forma como o Botafogo perdeu este campeonato se o Leicester ter ganho a Premier League…
7 Dezembro, 2023 at 17:45
Sobre o Botafogo… para quem ainda não viu, vale a pena esta imagem:
https://s01.video.glbimg.com/640×360/12169832.jpg
7 Dezembro, 2023 at 17:47
e note-se que não é “coisa de internet” e sim imagem real (eu acompanhei a transmissão desse jogo e reparei quando mostraram isto)
7 Dezembro, 2023 at 18:51
Concordo.
A maneira como o Botafogo perde o campeonato, depois de ter 13 pontos de avanço, é uma coisa fora do normal.
Mas, na minha opinião, mostra bem a importância dum treinador! Com o Castro acho nunca perderiam o campeonato!
E não acho que a culpa seja do Textor, que fez tudo para o clube ganhar!
7 Dezembro, 2023 at 17:58
O grande problema do Abel é não ser estruturado e conseguir adaptar a equipa aos jogadores, em vez de adaptar os jogadores à equipa.
No Sporting 2.0 entreposto de Portugal, tenho dúvidas que possa funcionar, pois temos de comprar e vender constantemente para manter o carrossel a andar.
7 Dezembro, 2023 at 18:10
Se é assim é que é bom. Estrura a equipa ao que vem
7 Dezembro, 2023 at 18:17
O Palmeiras tem só dos maiores orçamentos do Brasileirão.
Para dar ao Abel o que ele quereria teríamos de vender o meio plantel que temos com valor de mercado…
7 Dezembro, 2023 at 18:18
E continuar a aumentar a dívida à fornecedores para quem viesse a seguir…
7 Dezembro, 2023 at 18:24
Ahah
7 Dezembro, 2023 at 18:52
O Palmeiras também vende todos os anos…
7 Dezembro, 2023 at 19:00
O Abel é um bom treinador, e já se percebia isso quando o gajo estava à frente do Sporting B. É um gajo motivador mas muito exigente – basta lembrar que o João Mário foi para o Setúbal porque não fazia o que o gajo queria defensivamente. Muita gente criticou o Abel mas, na minha opinião, o gajo tinha razão. O João Mário sempre foi muito mais próximo dum cona de sabão do que dum gajo esforçado…
Saindo o Amorim, que eu acho que sai no fim desta época – espero que como campeão e alguém a pagar 30M€ por ele – espero que seja o Abel a vir, mesmo que só venha em Dezembro de 2024 e meta um adjunto interino até ele chegar. Era um risco, mas eu arriscava!
Acho que um gajo como o Abel é o que o Clube precisa – o Amorim teve a sua utilidade, fez o seu trabalho, criou uma estabilidade, e agora é preciso subir para outro patamar!
7 Dezembro, 2023 at 21:58
Já não percebo o que é que é importante para o Sporting…
Ser campeão?
Amorim sair?
Amorim sair por 30M€?
Vir Abel?
7 Dezembro, 2023 at 22:11
O importante é ir melhorando…
Títulos são importantes também.
Contas são importantes também.
Pagar o passivo é importante também…
E para ti, o que é importante?
7 Dezembro, 2023 at 22:29
O que é que anda este Rato e Brunista Cadastrado do Nuno Saraiva a fazer de filtro ou seja escudo de políticos corruptos?
Agora virou especialista em Fellatios ?