O Sporting ainda está para perceber como foi possível perder, o Braga já marcou excursão ao Bom Jesus, para agradecer o amparo numa noite em que merecia ser goleado e acabou a celebrar a passagem à final da Taça da Liga
Olhando para os onzes iniciais, ficava relativamente claro: Amorim tinha Pote disponível, mas mantinha-o no meio campo, juntando Edwards a Trincão e Gyokeres na frente; Artur Jorge abdicava de referências ofensivas e apostava num ataque móvel, com Djaló e Horta, numa clara perspectiva de baixar as linhas para não dar profundidade a Gyokeres, apostando nas transições para chegar à nossa baliza.
Na prática, confirmou-se a teoria: um Braga enfiado no seu meio campo, a jogar pequeno, pequenino, incapaz de ter bola, incapaz de sair a jogar, despejando bolas na frente para respirar, fazendo tantas faltas e queimando tanto tempo (só em pontapés de baliza…) quanto Nuno Ferrari permitia; um Sporting a carregar e a desperdiçar, a desperdiçar, a desperdiçar.
O primeiro bruá, pouco depois dos dez minutos, deu o mote para o que se seguiria: Pote, fazendo provavelmente a melhor exibição da época, arrancou uma bomba do meio da rua que esbarrou com estrondo no poste do batidíssimo Matheus.
Foi o redes a negar a oportunidade seguinte, num remate de Trincão após grande jogada colectiva, com a recarga do inenarrável Esgaio a acertar em cheio no lombo de um adversário. Pote rematava ao lado, Nuno Santos rematava cruzado, também ao lado, antes de encher o pé, num remate de ressaca, para uma das defesas do ano desviando a bola para o estrondo na barra! Depois, Quaresma, rodopiando como Zidane, transformando um central num criativo que queimava linhas e rematava cruzado para mais mãos na cabeça (grande jogo do Edu e do Inácio). A fechar, a nova candidatura de Nuno Santos ao prémio Puskas, numa trivela artística que acabou no poste. Inacreditável.
Ao intervalo, os 62% de posse de bola e os 11 remates leoninos encontravam um rotundo zero do lado adversário, mas… zero era também o que assinalava o marcador, algo que se manteve no recomeço. Gyokeres foi por ali fora como só ele sabe ir, mas a puta da bola teimou em passar um palmo para o lado errado. O sueco teve, logo a seguir, um momento de altruísmo, tentando deixar de calcanhar aquilo que normalmente costuma rematar, antes de Pote combinar com Trincão e ficar na tromba do redes, acabando a rematar ao lado! Não, não acabou, porque o deus do trovão acelerou pela direita e cruzou direitinho para o lado contrário, pedindo a entrada em fúria de Nuno Santos, mas a bomba foi com tanta raiva que acabou no País de Gales!
Se vocês sentem desespero ao ler isto, imaginem o que eu sinto ao escrevê-lo, depois de tê-lo visto ao vivo… depois… bem, depois, mais de uma hora após a partida ter começado, o Braga resolveu chegar à baliza do Sporting, e marcou, pelo entrado Ruiz.
E se há muito que não via o Braga ser feito chinelo velho como foi feito durante mais de uma hora, também há muito não via os jogadores do Sporting acusarem tanto um golo como acusaram este, incrédulos perante a partida que os deuses do futebol estavam a pregar-lhes. O espírito manteve-se, mas o discernimento foi-se, e quase que o 0-2 era oferecido numa trapalhada de Israel, que acabaria por brilhar quando o Braga teve a sua segunda oportunidade de golo.
No final, O Sporting ainda está para perceber como foi possível perder, o Braga já marcou excursão ao Bom Jesus, para agradecer o amparo numa noite em que merecia ser goleado e acabou a celebrar a passagem à final da Taça da Liga. E eu? Eu fiquei à espera que a equipa viesse agradecer à bancada que não se calou um minuto que fosse, aplaudindo quem deixou a camisola alagada e fez tudo para golear o adversário, menos meter a bola na baliza. Há noites assim e, a tê-la, que tenha sido na Taça da Liga que o Sporting visitou a terra do desperdício na época 23/24.
24 Janeiro, 2024 at 16:34
Repito: no plantel, o primeiro jogador a mais, aquele mesmo mau, que não dá nada à equipa, ou raramente dá, é o Paulinho…
Depois, sim, o Esgaio, que desenrasca a suplente contra qualquer mija na escada do 6º classificado para baixo.
24 Janeiro, 2024 at 16:39
Também te podem dizer que o paulinho já valeu pontos este ano ao marcar o golo decisivo.
E que o Esgaio pelo contrário….
Dá para todos os gostos.
Eu rescindia contrato com os 2.
Não têm qualidade para jogarem num clube como o Sporting.
Acho que isso devia ser claro para todos que ambicionem ter um clube competitivo internamente. Já nem falo nas competições europeias.
24 Janeiro, 2024 at 17:42
Qualquer gajo mediano estando lá também marcava golos…
O Paulinho anda para ali, não faz grande coisa, e esconde-se do jogo.
Viste o gajo em campo ontem?
24 Janeiro, 2024 at 18:06
Não, no máximo empatados. Não há nada pior que o Esgaio. Nada mesmo.
24 Janeiro, 2024 at 23:27
🙂
Eu acho que não há nada mais inconsequente que o Paulinho… Nada, nem ninguém! Só igual…
24 Janeiro, 2024 at 17:04
2 feira, casa cheia e bilhetes esgotados, presumo que estejam a contar com os habituais 35 mil, é isso ?
24 Janeiro, 2024 at 17:38
Só faço uma pergunta…como é possível dar 6M pelo passe de um esgaio?? Fdx!!!!
24 Janeiro, 2024 at 17:42
É mais escandaloso aceitar um custo de 23M€ para trazer o Paulinho…
24 Janeiro, 2024 at 17:52
Se eu fosse adepto do Coventry diria….
Como é possível venderem o Gyokeres por 20 milhões….
Fazes bons e maus negócios.
O problema é outro. São os negócios pagos em mendilhoes….entendes ?
24 Janeiro, 2024 at 17:56
O Pote tem 25 anos, no SCP tem 158J 68G 43A e apenas 2 internacionalizações.
O Inácio tem 22 anos, no SCP tem 150J 14G 8 A e apenas 5 internacionalizaçõe 2G.
O Nuno Santos tem 28 anos, no SCP tem 166J 30G 39A e zero internacionalizações
Fantástico!!!
24 Janeiro, 2024 at 18:08
E isso tem a ver o quê com este post e o jogo de ontem?
Não me digas que há jogo da seleção neste fim de semana e por termos sido eliminados da Taça já podem ser convocados.
24 Janeiro, 2024 at 23:25
O único gajo desses que eu acho que devia ter muito mais internacionalizações é o Inácio.
O Pote tem muitos gajos à frente dele.
Por acaso agora está numa forma bastante razoável e tem feito bons jogos mas tem tido longos períodos em que é um cona de sabão autêntico!
O Nuno Santos podia ser chamado de vez em quando mas aquela cena do pé direito só servir para correr – o que o limita imenso – é uma cena que depois pesa quando há opções como o Nuno Mendes, o Rafael Guerreiro e até o Mário Rui…
24 Janeiro, 2024 at 18:26
Ter o Goykaeres em Portugal é uma benção…se como ontem, os defesas se concentram nele, sobra espaço e tempo para os outros (apesar de tudo, do que vi, o Paulo Oliveira esteve muito bem na marcação ao Sueco)…o problema é que tens Nuno Santos, Trincão e Edwards que são bastante perdulários e jogas com Pote numa posição em que não pode fazer tanta diferença na finalização.
Podemos até criar mais oportunidades mas são “consentidas” sendo que precisas de muito mais para marcar um golo em comparação com a possibilidade de ser o sueco a faze-lo…
Com clubes mais pequenos, esta estratégia até pode ir resultando, mas com jogadores melhores em que um basta para condicionar o goyk, vais ter sempre dificuldades porque o resto chega e sobra para o que este sporting tem a oferecer….
Será que custa muito a um treinador de 6M pensar em estratégias alternativas de jogo em que o Sueco fica mais fixo na àrea à espera que produzam para ele ou com 2 defesas e mais um jogador a criar no meio campo ou avançado (curioso que temos 3 centrais mas era o esgaio a marcar o ponta de lança deles…)
24 Janeiro, 2024 at 18:46
A estratégia parece ser a correcta. O Gyo produz a um ritmo superior do que o ano passado.
O Amorim estava com um problema que era: o Edwards era o titular e adoeceu, e o Trincao vinha a fazer bons jogos, na minha opinião razoáveis. E então com os dois aptos o Amorim achou melhor por os dois em campo baixando o Pote. Ora com o Gyo a jogar como joga, é importante ter alguém que não só se saiba mexer como também saiba finalizar com qualidade, coisa que só o Pote sabe fazer. Ontem por exemplo o Trincao falha dois penaltis em andamento, com duas finalizações muito deficientes. E ninguém fala nisto. O Sporting falhou, mas estes dois lances são quase escandalosos. A bola vem bem colocada para o pé esquerdo, e o remate é feito sem pressão, infelizmente a direção do mesmo é sempre a mesma, meio da baliza.
O que o Amorim tem de perceber é que a melhor equipa do Sporting tem Pote Gyo e Edwards na frente, com Trincao a entrar. Tudo o que seja diferente disto é tirar golo ao Sporting. O Sporting tem 3 médios sem o Morita, e não é por o Bragança jogar a titular que o Sporting vai sofrer mais golos ou atacar pior. Pode atacar de maneira diferente mas a coisa vai-se fazer. Na frente é que muda tudo por completo.
Outra coisa que ele tem de perceber é que o Paulinho serve para jogos com relativa facilidade, tudo o que seja acima do 5o lugar não serve.
24 Janeiro, 2024 at 19:03
Não gosto muito de criticar até porque estamos a fazer uma época que corresponde ou até supera as expectativas nem de comparar com os rivais, mas…
4 centrais no banco? Quando Diomande voltar serão 8 jogadores que poderão actuar como centrais…
Para as três posições do ataque tínhamos no banco Paulinho e no limite Afonso Moreira que não é verdadeira opção…
Entretanto olha se para o banco do rival e vê-se que caso as coisas estejam a correr mal contra o Estoril há 5(!) jogadores no banco que podem fazer as posições de ataque para tentar virar o jogo…
Verdade que o ataque tem sido o nosso ponto forte esta época mas não propriamente pela abundância de opções mas sim porque sempre os mesmos têm rendido…
Podem falar em questões de orçamento e como é óbvio não peço nem que se entre em loucuras nem que se iguale o investimento feito noutro lado, mas penso que não seria pedir muito a um clube da grandeza do Sporting Clube de Portugal que tenha um banco de suplentes mais condizente e equilibrado e nem a CAN nem a a Taça Asiática podem servir de desculpa, uma vez que no máximo poderíamos utilizar o Geny nos 3 da frente, mas só tem sido opção como lateral…
Como as coisas têm corrido bem não tem havido problemas, mas em jogos como o de ontem em que a bola não entra já sabemos que olhamos para o banco e não acreditamos em ninguém para dar a volta ao resultado…
Já nem comento sujeitarmo nos a ficar mais de um mês limitados (mesmo muito) a Ricardo Esgaio para lateral direito enquanto não perdemos tempo em ir buscar mais um central e termos decidido encarar a época sem uma opção que dê verdadeira segurança na baliza, estes detalhes podem valer a perda de títulos insignificantes como a Taça da Liga mas podem também deitar por terra as poucas possibilidades que temos de ser campeões este ano e eu acredito muito que é possível, mas com tantos factores a jogarem contra nós, seria bom que mais uma vez o Sporting não fosse o seu próprio adversário e fizesse a sua parte para que possamos ser felizes no final da época.
Se não fizermos nada agora estaremos sujeitos a que jogos como o do ontem voltem a acontecer.
SL
24 Janeiro, 2024 at 20:30
O Eduardo Quaresma no lugar no Esgaio… não era perfeitamente exequível??? Eu acho que sim…
Deve cruzar tão bem com o Esgaio….
Deve fazer melhor as dobras com o Esgaio
Tem mais pulmão que o Esgaio
Tem mais coração que o Esgaio
O que é que o lampiãozeco está á espera…. Puta que o,pariu mais os seus fetiches, se tivesses mais uns neurónios ó Ruben, eras um grande treinador… mas não o sangue de burro lampião anda nas tuas veias….. burro que até dói, é que nos fode ciclicamente
ACORDA BURRO !!!!!
24 Janeiro, 2024 at 20:41
“O Eduardo Quaresma no lugar no Esgaio… não era perfeitamente exequível??? Eu acho que sim… ”
Também acho!
24 Janeiro, 2024 at 20:58
Tem lá um lance á Zidane, absolutamente maravilhoso
24 Janeiro, 2024 at 23:43
Final da Taça da Liga sem grandes.
Estoril-Braga.
A equipa a quem demos cinco há duas semanas acaba de eliminar aquela que era muito melhor que nós porque gastava mais. Depois de ter eliminado a outra que tinha os melhores avançados da galáxia.
Pois.
24 Janeiro, 2024 at 23:46
Tema já aqui bastante discutido, mas a cada jogo que passa fico com a sensação que alguém nao anda a fazer bem o trabalho de casa. Eu olho para este plantel e vejo, e não é preciso ter curso de treinador:
– Falta nos um LD para não dizer 2!! O Tiago Santos era nosso, tinha feito uma boa época no Estoril…não foi equacionado por?? Gastaram 9M pelo Fresneda pra ter o mesmo destino que um Vinagre, provavelmente. ERRO!!
– Falta nos um MC, um gajo mais físico e que trate bem a bola!! Não percebo o porque de Mateus Fernandes estar a jogar no Estoril e não no Sporting!! Isto quando sabíamos que íamos perder Morita e que Bragança estava há um ano sem competir (para além de não ser jogador de um meio campo a 2, desculpem mas é a verdade!)
– Falta nos solução na frente!! Desculpem insistir mas pau linho é fraco que dói!! E olhar pra o banco e ter quase sempre 3 centrais e apenas 2 gajos que pisam terrenos mais ofensivos é tipo patético! Tiago Tomás era nosso e ia dar jeito!!
Não percebo!!
24 Janeiro, 2024 at 23:51
Espero que os que não têm visto o Estoril tenham hoje percebido que o M. Fernandes é, de longe, o melhor médio do Estoril. Mas de longe mesmo…..
25 Janeiro, 2024 at 8:38
Acho que fácil perceber…
24 Janeiro, 2024 at 23:47
https://portugalanos90.blogs.sapo.pt/saidas-ao-sabado-os-primeiros-385442
Oi??
24 Janeiro, 2024 at 23:48
Comentário anterior é pata eliminar, queria linkar era isto:
https://leonino.pt/sera-mesmo-adrien-silva-ex-capitao-do-sporting-pode-estar-de-regresso-a-casa-sete-anos-depois-negociacoes-ja-decorrem/