Koba Koindredi é reforço do Sporting Clube de Portugal e assinou um contrato válido até 2028, tendo ficado com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
O médio, de 22 anos, chega ao Clube proveniente do GD Estoril Praia onde jogou na primeira metade desta temporada, por empréstimo do Valencia CF. Ao serviço da formação canarinha, fez 17 encontros.
“É um orgulho, um prazer e uma felicidade enorme estar aqui. Jogar num clube grande como o Sporting CP era uma dos meus objectivos”, começou por dizer Koba Koindredi aos meios de comunicação Leoninos, após a assinatura do contrato, acrescentando: “Todos nós queremos jogar em diferentes competições, nomeadamente nas europeias, e lutar por títulos e aqui posso fazê-lo”.
NOTAS DA TASCA:
Bem vindo, Koba! Que venhas ajudar a alcançar o que todos desejamos!
Ninguém sabe muito bem quanto é que Koba custou, mas, ao que parece, o Estoril accionou a opção de 3 milhões junto do Valência, e o Sporting pagou 4 milhões ao Estoril.
Estou curioso para ver qual o papel que Amorim tem destinado para o médio nascido no Djibouti, mas com nacionalidade francesa.
Ora, para a posição 6, temos o titularíssimo Hjulmand. Essugo parece nunca ter contado realmente, e foi emprestado ao Chaves (se jogar, perfeito). Como opções ao dinamarquês, surgem Morita, Daniel Bragança (que até fez grande parte da formação nessa posição, onde seria uma espécie de Pirlo) e… Gonçalo Inácio. Resumidamente, tudo ficará bem diferente se acontece alguma coisa ao nosso Morten (batam na madeira mais próxima).
Para a posição 8, se continuar a jogar como está a jogar, Pedro Gonçalves será dono do lugar (e eu sempre defendi o gajo mais à frente, de preferência num 3-5-2). Há Morita. Há Bragança. E, agora, há Koba.
Claro que vale mais ter jogadores a mais do que jogadores a menos, mas se pensarmos que, na próxima época Mateus Fernandes regressa… lá está, fico curioso por descobrir os planos do mister, com um ponto a favor do mesmo: se há posição onde Amorim tem acertado e tem feito evoluir jogadores, é no miolo, ou não tivesse sido ele médio enquanto jogador. Matheus Nunes, Palhinha, Ugarte, Morita, Hjulmand são escolhas para não botar defeito, e todos eles foram crescendo ao longo do tempo.
Esperemos então, para ver o que nos traz Koba. Acredito que não tenha sido à toa que, formado nas camadas jovens do RC Lens, tenha sido chamado à seleção S17, S18 e S19. A qualidade técnica está mais do que identificada, a capacidade física para arrancadas em potência e velocidade, também, o que nos conduz à possibilidade de Amorim estar à procura de um jogador que faça as cavalgadas que Matheus Nunes fazia.
Bem vindo, Koba! Que venhas ajudar a alcançar o que todos desejamos! no escalão de S17, S18 e S19 contando com 24 internacionalizações e 3 golos.
1 Fevereiro, 2024 at 8:45
Bem vindo Koba, a tua felicidade será a nossa. Confiar nas escolhas do mister mais uma vez…
Estou com uma dúvida: porque não surge o nome dele nos informações da liga sobre as inscrições registadas ontem?
Sporting Sempre
1 Fevereiro, 2024 at 8:53
Exacto… são as dúvidas de muitos de nós em relação ao jogador.
Vamos ver….
1 Fevereiro, 2024 at 8:54
A crônica é boa e vamos acreditar na parte positiva dela, mas tenho medo que isto possa ser mais um flop. Desconfio de Jorge Mendes, para mais depois do Ribeiro também estar envolvido numa saída para o Forest. Tudo isto com clubes com ligações ao empresário, não que eu seja contra negociar seja com quem fôr. O Sporting tem que negociar com quem lhe interesse, agora que também não seja prejudicado. Quanto ao Koba que seja muito feliz e nós também, não vou estar aqui a bater no ceguinho, vou fazer como São Tomé, ver para crer.
1 Fevereiro, 2024 at 9:01
Só uma última nota… Também estou de acordo que o lugar do Pote é ali. Tem um impacto brutal no jogo da equipa a jogar ali.
Sendo assim, ficou a faltar o tal extremo para o lado esquerdo
1 Fevereiro, 2024 at 9:03
Quiseram aproveitar a oportunidade, porque o jogador acabaria por ser pescado por um dos três. Mas com um problema sério na baliza, outro na lateral, e uma frente que é tudo com um único homem e nada sem ele, espero que não chorem amargamente os 4 milhões gastos numa posição onde até temos excedente.
1 Fevereiro, 2024 at 9:46
Pescado por um dos três?? Porquê?
1 Fevereiro, 2024 at 10:46
Porque é bom, e é barato. Se vai dar certo, isso é outra coisa. Mas é um risco bastante aceitável.
1 Fevereiro, 2024 at 11:15
Um jogador com eventual potencial é uma coisa… agora dizer que é bom quando não é um titular indiscutível no Estoril… cheira-me a mero biz com JM/Valencia (Vinagre style).
1 Fevereiro, 2024 at 11:31
Pois…
Eu continuo na minha.
Prefiro 4M no bolso a juntar a mais 10 no próximo ano e contratar pela certa 1, do que 4M num, 4M noutro, 4M noutro…sempre numa lógica de risco aceitável e depois logo se vê o que dá.
Se é para pegar em putos de qualidade e fazer crescer com risco aceitável…tem na academia muitos….
Mas isso sou eu. É a forma como eu acho que o Sporting deve posicionar-se. É por isso que gostei do mercado de verão e que não gostei do mercado do ano passado. O mercado do ano passado foi isso…mijinhas atrás de mijinhas a ver se corria bem e deu merda. Este ano a gastar a sério e “pela certa”, está a dar o que dá….
1 Fevereiro, 2024 at 13:47
Genericamente acho q tens razão, o problema é que esse “pela certa” nunca é garantido…
Aliás até julgo q a aquisição do Paulinho era enquadrada nesse “pela certa” e deu no q deu …
1 Fevereiro, 2024 at 14:14
Quando eu digo pela certa não é do ponto de vista do adepto.
É do treinador.
Ou seja…é “O” jogador que o treinador tem a certeza que vai resultar e está disponível para fazer todos os esforços para que resulte.
Ou seja…um Trincão ou um Paulinho…do ponto de vista do adepto pode não ter resultado. Mas é completamente diferente de um Sotiris ou Tanlongo que são descartado com meia dúzia de minutos.
É isso que eu quero dizer. O treinador quer muito e está certo que vai resultar e disposto a tudo para que resulte. É desses que eu digo “pela certa”.
Tenho a certeza que o Amorim não considera o mesmo falhanço o Sotiris ou Rochinha que considera o Paulinho ou o Trincão.
1 Fevereiro, 2024 at 20:13
Eu certezas não tenho. Parece-me q o Paulinho veio como se fosse pela certa. Pagou-se como se fosse pela certa, o treinador pressionou e insistiu como sendo pela certa e resultou nesta bela merda de negócio. Há flops mais baratos.
Mas criticar de fora, no conforto da ausência de corpo e de responsabilidade, é mais fácil que mandar outro rachar a lenha…
1 Fevereiro, 2024 at 20:17
Nota: tu continuas, legitimamente, a achar q o Paulinho está a resultar. Eu cá nem acredito que o treinador voltasse a pagar o q pagou por ele…
1 Fevereiro, 2024 at 9:47
Bom vindo Koba!
Que tenhas toda a sorte do mundo e que acabes a ser o jogador que se projeta que sejas.
É preciso tempo para crescer posicionalmente e de cabeça mas se ele quiser pode ser um excelente jogador.
Basicamente subscrevo o que disse o Cherba, tenho muita dificuldade em encaixar o Koba no plantel do próximo ano, mas que venha por bem!
Deixem-me acrescentar…ontem a ver o Estoril contra o Rio Ave…continuo a gostar imenso de ver o Tanlongo jogar, mesmo que sejam 15 minutos. Cabeça levantada, qualidade de passe, visão…precisa de trabalho? Precisa…mas o Koba também. Quem acha que o Koba vai pegar de estaca não está a ver bem o jogador que ele é…
1 Fevereiro, 2024 at 9:54
O tanlongo foi desvalorizado muito facilmente …. E aquele empréstimo a uma equipa Champions…..tb não ajudou nada!
Mas Era titular indiscutível da Sub-20 Argentina antes de vir para o Sporting. Haja esperança, então? 🙂
Pois acho que na cabeça do Amorim, passa subir pote para a frente e ter o Koba a rodar com os dois do meio campo
A sim de repente, parece -me que é o Bragança que começa a estar sentenciado
1 Fevereiro, 2024 at 9:59
O Bragança é 10x mais jogador que o Koba. Ou mais.
Seria completamente absurdo.
Só se o Bragança pediu para o deixarem sair no Verão mas nem sequer estou a ver o Bragança fazer isso. Ele adora o Sporting, este ano é o ano com mais minutos e mais qualidade mostrada…
1 Fevereiro, 2024 at 10:30
Eu adoro o Bragança. Mas lá está, são já alguns os sinais …..
Para o ano com Morten, Morita, M.Fernandes, Koba e ainda a possibilidade do Pote fazer a posiçao desta forma, acho que acaba por ser o elo mais fraco.
Mas estou de acordo. Um puto de 24 anos (ainda), que veio de uma lesão gravissima (mesmo este ano tem tido algum azar com lesões tb) e com aqueles pézinhos, com aquela classe a jogar futebol… gostava muito que fosse feliz em Alvalade.
1 Fevereiro, 2024 at 10:45
Não contratando para a frente, é porque o Pote está pensado para a frente e é a preferencia para a frente.
O Pote desceu agora porque o Amorim quer ter um médio no banco. Até ele chegar a esta fase, o Pote praticamente nunca voltou ao meio campo a não ser na ausência do Bragança.
E o Bragança tem a clara dianteira face a M. Fernandes. Koba ainda vamos ver mas tenho MUITAS, mas MUITAS MUITAS mesmo duvidas…que vejamos o Koba a tomar a frente do Bragança para jogar…
Houve tempos que achei que o Amorim não confiava nada no Bragança e que o metia porque gostava dele mas não confiava. E por isso ele entrava em situações especificas. Este ano o Amorim acreditou sempre no Bragança. Mesmo quando o jogo parecia não estar para ele, o Amorim meteu o Bragança.
Vamos ver…
1 Fevereiro, 2024 at 10:53
Mas não consegues também considerar o efeito brutal que o Pote tem tido a jogar ali, a segundo médio?
Para mim é o lugar dele. É que mesmo quando está menos bem, mais errático, é capaz de sacar uma assistência ou um golo daqueles que parece que só ele sabe saber.
Mas sim, pelo defeso, parece que Amorim o vê mais na frente. Neste momento, mais na esquerda. O que nos deixaria com 5 opções para os 3 lugares da frente e 4 opções para os dois lugares do meio campo.
Acho que será esta a rotaçao na cabeça de Amorim
1 Fevereiro, 2024 at 11:12
Eu?!
Digo que adoro o Pote a meio campo desde o ano passado e que o único problema do Pote a meio campo é não haver alternativa para a frente.
Na pré-época toda, disse isso. Ou contratam mais 1 médio ou 1 avançado e o Pote passa para o meio campo em definitivo. Discussões eternas sobre se era curto ou não…ele e o Bragança. Eu sempre disse…via na boa o meio campo entregue a 2 duplas: Pote titular com o Bragança suplente dele e Morten ou Morita a titulares e o outro suplente. Mas para isso tinha de haver um avançado pela direita para o lugar dele.
Mas o caminho do treinador é contratar para o meio campo e não para a frente. Por isso, é o sinal que interpreto.
E eu não conto nem o treinador devia contar com o Pote para 2 lugares. Ele não vai fazer 2 lugares ao mesmo tempo e se ele tiver de descansar ou tiver uma micro-lesão, não vai haver quem faça os 2 lugares ao mesmo tempo. Uma coisa é desenrascar. Outra é contar com ele para os 2 lugar como se fosse 2 jogadores. E também se cansa…se tiveres de refrescar a frente de ataque como Pote a jogar a meio campo, não vai ser o Pote a refrescar a frente de ataque mesmo que vá para lá. E vice versa. Se estiver a jogar na frente e precisares de refrescar o meio campo…
1 Fevereiro, 2024 at 11:23
Pote a meio campo só funciona com equipas de bloco baixo e pouco intensas. Arsenal? Correu anormalmente bem…
1 Fevereiro, 2024 at 11:26
É engraçado porque antes a desculpa era que o Pote não dava contra equipas pequenas e que só dava contra equipas maiores porque estava naturalmente concentrado e mais recuado por isso naturalmente mais na sua posição.
Braga também não conta?
1 Fevereiro, 2024 at 11:29
“Uma coisa é desenrascar. Outra é contar com ele para os 2 lugar como se fosse 2 jogadores. E também se cansa…se tiveres de refrescar a frente de ataque como Pote a jogar a meio campo, não vai ser o Pote (…)”
Concordo em absoluto, o Pote a jogar no meio campo um jogo inteiro, está todo roto se for chamado para a frente nos últimos minutos…
1 Fevereiro, 2024 at 11:34
E nem é só estar roto. Aconteceu contra o Vitória.
Estava a jogar na frente, foi chamado ao meio campo. Está com o chip de estar na frente, com o posicionamento da frente na cabeça está cansado demais para cobrir o meio campo e muito pior se está constantemente demasiado na frente por estar formatado para isso…partiu completamente o jogo e deu merda.
É por isso que não gosto de polivalentes e de andar sempre a contar com polivalentes. Na minha cabeça, o plantel tem 20 jogadores (vá…19 porque não precisamos de 6 centrais…). 1 por posição e é esse o lugar deles. Em caso de emergência, lesões, castigos, etc…podemos usar noutros lugares mas o lugar deles é aquele.
1 Fevereiro, 2024 at 11:20
O Bragança não tem qualquer hipotese neste sistema a 2. Precisa de jogar num raio curto e lento, sem grandes responsabilidades defensivas, a 3 médios, sem ter de ganhar duelos, sem grandes correrias… Não o vejo singrar no futebol actual.
1 Fevereiro, 2024 at 11:27
Acho que este ano já desmentiu isso várias vezes mas vamos continuar a ver…
1 Fevereiro, 2024 at 11:42
Desmentiu… Onde? Quando?
Lembro-me de agora contra o Braga, a perdermos, o sprint para ir à linha ir sacar um centro… a uma velocidade aflitiva… lembro-me com o Vizela quando sai Morten fica ele e Pote no meio: um buraco total, equipa partida ao meio, ninguém voltava.
Pote e Bragança são jogadores com pézinhos sim sr mas meio campo joga-se muito sem bola no pé e muito para ganhá-la. Os 2 são fracos nisso.
1 Fevereiro, 2024 at 11:55
Com o Vizela? Claro…a culpa do golo é deles porque o espirito deles entrou pelo Coates a dentro e um lance todo controlado e um burrada de todo o tamanho do central é culpa do meio campo.
Que depois disso dominou completamente o jogo e não deu nenhuma mais ocasião ao Vizela com uma vitória tranquila.
Para mim em todos os jogos que jogou. Jogou sempre bem tirando uma ou outra vez que entrou pior num jogo já em andamento, e o Sporting com ele jogou bem. Para um gajo que vem de um ano parado e que está em crescimento fisico…
Mas também sei que é uma luta perdida até ao dia em que for evidente. É como o Quaresma, é como o Pote a meio campo…nunca dá, é sempre curto, até que eles têm oportunidade de engatar 7 ou 8 jogos e olha…afinal…sempre soube….
Nunca dá. Quando ele ganha a maior parte dos duelos, é porque dá pouco com bola. Quando dá com bola é porque não corre muito. Quando está em campo é sempre culpa dele o que acontece porque o resto é tudo super-homens que recuperam todas as bolas e estão em todo o lado. Lá está…ele entra, o Coates faz uma cagada monumental. De quem é a culpa?! Dele, claro….
1 Fevereiro, 2024 at 12:55
O Bragança, por muito que adore o Sporting, tem mesmo que sair se quiser fazer uma carreira além de mediana. Por aqui, não se vai afirmar, que o Amorim não lhe dá a titularidade. Se mesmo com Morita fora prefere recuar o Pote para fazer o lugar…
Vai, Bragança! Pira-te. Sê feliz.
1 Fevereiro, 2024 at 10:58
Fds a lista de médios que temos nas mesmas condições é tanta que nem sei porque é que ele vem. Entre ele, Tanlongo, Dário e Mateus preferia os que já eram nossos, até porque todos eles precisam de trabalho, e se é para trabalhar sempre se tinham poupado 4M.
Mas pronto, não sou eu que mando, que nos dê felicidades, é o mínimo.
1 Fevereiro, 2024 at 11:25
A minha cena é mesmo essa…
É que temos tantos médios nas mesmas condições…para quê mais 1.
Preferia que fizessem isto para posições deficitárias. Se fizessem isto para um avançado esquerdo, encantado. Um gajo que tem potencial, que se vê que pode ser jogador mas que não está no pico e tal…precisa de minutos e de algum trabalho. Não vejo ninguém na academia para o fazer nem perto de o fazer…Podia dizer o mesmo para ala esquerdo.
Para médio? Temos 4 (Tanlongo, M. Fernandes, Essugo e Sotiris) + agora o Koba nas mesmas condições que ele (contrato, potencial mas a precisar de minutos e de muito crescimento), para não falar de outros que por aí podem vir nos próximos anos (eu continuo a gostar muito de ver o M. Cruz jogar, o Alex. Brito do que vi…atenção ao puto, o Arreiol…).
1 Fevereiro, 2024 at 11:32
Esqueçam o Tanlongo e o Sotiris. Esses vieram não sei bem porquê nem por quem, Amorim viu-os jogar uns minutos e mandou-os logo dar uma volta. Se usto é estranho, é, mas não me parece que voltem a jogar pelo Sporting.
1 Fevereiro, 2024 at 11:38
Como é que é assim tão diferente do Koba?!
É impossivel terem visto muito mais do Koba, o rapaz tem o quê? 700 minutos? 900?! Meia época no Estoril no banco.
É a mesma lógica desses 2. É a ver se pega…
E nestes 3 de repente…está quase um Morten.
1 Fevereiro, 2024 at 11:48
Ele até ser associado ao Sporting acho que nem 300min tinha. Depois é que começou a ser utilizado como o caraças.
1 Fevereiro, 2024 at 11:56
Porque o Holsgrove se lesionou…
1 Fevereiro, 2024 at 11:56
Continuo a acreditar que mais tarde ou mais cedo a bolha vai rebentar, mas, até rebentar, há uma nova realidade no futebol: contratar dinheiro.
Contratar dinheiro é diferente de contratar para reforçar o plantel.
No caso do Koba, o Sporting está a fazer um favor ao Mendes. Ou, então, está a contratar dinheiro. Ou as duas coisas.
O Koba é um jogador que ao mudar de clube tem a função de fazer girar o dinheiro. Provavelmente, até vem com a garantia de que vai fazer girar ainda mais dinheiro na próxima transferência. E nada disto (ou só uma pequena parte disto) tem que ver com o rendimento desportivo.
1 Fevereiro, 2024 at 12:19
Eu também comungo desta opinião.
1 Fevereiro, 2024 at 12:56
Ora!
1 Fevereiro, 2024 at 11:45
Um chavalo chamado Arraial só faz furor em Junho lol.
Lá está, se o Sporting tivesse dado 4M pelo Marques, para ver o que ele podia dar a interior esquerdo, a ver se conseguia dar o salto qualitativo numa equipa mais exigente tudo bem. Se fosse por um gajo tipo o Yussufa ou o austríaco do Guimarães, gajos “jovens” que me parecem interessantes e já têm um lugar na liga, torcia o nariz, porque não acho que seja necessário mais um médio, mas percebia a contratação. O Koba é um gajo que não tem lugar cimentado na liga, e vai precisar de muito, mas muito trabalho. É um reforço para o ano, tal como é o Mateus Fernandes, tal como podiam facilmente ser o Tanlongo e o Essugo, ou até mesmo o Sotiris que parece ser um jogador na mesma linha do Koba.
É o que é, o dinheiro já não é meu, e parece não fazer falta.
1 Fevereiro, 2024 at 12:01
Este tipo de contratações, no mínimo questionáveis, que referes … Sotiris, Tanlongo e agora este koba … Cheira me a pagamentos encapotados ao carrossel do Mendes… Sobretudo depois da venda do Ugarte…
1 Fevereiro, 2024 at 13:02
Eu vejo talento no Tanlongo, e percebo porque é que se foi buscar o Sotiris que numa primeira análise é muito mais parecido com o Mateus do que o Koba. O Koba é que eu sinceramente não vejo nada. Podem dizer que é interessante, mas o que não faltam por aí são gajos interessantes.
1 Fevereiro, 2024 at 12:08
Vamos ver…
Se se fizer jogador, será mérito do Amorim porque não vi nada de especial dele até agora…
1 Fevereiro, 2024 at 13:09
Por acaso parece-me uma boa contratação. É complementar aos médios que tínhamos:
Hjulmand – intenso, excelente recuperador e passes sempre certinhos incluindo de primeira a rasgar qd necessário;
Morita – super versátil, intenso e inteligente; muito perspicaz a subir para finalizar nas costas dos avançados
Bragança – o mais técnico; excelente para a pose mas também nas variações de flanco, combinações pelo meio e aberturas
Pote = Morita + Bragança
Desde a saída de Matheus Nunes que faltava-nos um médio forte nos duelos (Essugo tb é bom nisso) e sobretudo nas transições em progressão com bola -> vai ser o papel do Koba!
Vejo a vida difícil é para Mateus Fernandes pq não tem nenhuma característica que o destinga dos acima referidos.
1 Fevereiro, 2024 at 13:50
Bem-vindo Koba. Sporting sempre!
By Clone
1 Fevereiro, 2024 at 15:01
Planos do mister?
O mister nao vai cá estar. Esta é uma contratação para o clube e nao a pensar no mister.
1 Fevereiro, 2024 at 15:08
Pior ainda….
Compram um jogador sem fazerem puto de quem vai treinar, qual o sistema, qual a preferencia para os médios, que outras necessidades para o sistema podem haver, etc…
1 Fevereiro, 2024 at 15:14
Faz 0 sentido essa afirmação
1 Fevereiro, 2024 at 16:10
Boa sorte, Koba, e que nos tragas muitas alegrias.
1 Fevereiro, 2024 at 16:18
Koba tem duas características que podem dar muito jeito ainda no decurso desta época. Refiro-me à atitude e velocidade com bola no pé. Nenhum dos outros 8 do plantel têm tais qualidades. Falta limar várias coisas (tempo de passe… remate no timing certo… etc..), mas vejo ali potencial…
1 Fevereiro, 2024 at 16:30
Atitude? Como assim?
1 Fevereiro, 2024 at 20:17
Então o vídeo de apresentação do gajo?
Em atitude dá 10-0 ao Edwards (também não é difícil…)
1 Fevereiro, 2024 at 17:41
Toda a sorte do Mundo para o Koba que veio da Nova Caledónia e está registado no Djibuti, com grande video promocional.
Morita faz muita falta mas é no ataque que as coisas estão à justa, para 3 posições há 5 hipóteses, Pote, Edwards, Gyo, João Paulo e Trincão, pode haver Nuno Santos e Geny se avançarem no terreno mas havendo lesôes e cartões fica curto.
Oxalá tudo corra bem e em Maio haja festa.
* Fabio Veríssimo estará de apito na boca em Famalicão para rezar missa, em carnide estará outro corno para o mesmo, como não amar este campeonato cheio de alçapões para caírmos.
1 Fevereiro, 2024 at 18:29
O Kovacevic usa uma expressão que eu nunca li ou ouvi, “contratar dinheiro”!
Não sei se é o caso do Koba, mas não tenho dúvidas de que parte da actual gestão financeira passa primeiro por contratar dinheiro, para aumentar o activo e dourar as contas, e só depois vem o objetivo de reforçar o plantel ou apostar na formação (quando já não resta outra alternativa).
Não duvido que muitas aquisições sejam vistas como mercadoria.
Quanto ao Koba, que venha com ganas e seja mais produtivo que Sotiris e Tanlongo…
1 Fevereiro, 2024 at 21:12
Não desprezando a possibilidade ou não de poder ser uma contratação para adicionar já, porque é isso que o plantel precisa, e podendo estar a ser injusto na minha leitura e só o tempo o dirá, creio que a performance da equipa chegando a esta altura do ano merecia claramente da estrutura uma aposta de reforço sério para atacar o campeonato e chegar longe na uefa.
Estamos no final de Janeiro em primeiro lugar e em três frentes (no inicio de Janeiro em quatro), e contratar um ou dois reforços de maior peso era o mínimo que esta equipa merecia e precisava.
Não fomos felizes muitas vezes nas ultimas décadas, mas de uma maneira ou de outra, o mercado de inverno teve influencia no desfecho daquelas onde por esta altura tínhamos possibilidade de poder chegar ao título.
Acho que desta vez ficámos completamente parados e oxalá não nos venhamos a arrepender por isso tal como nos arrependemos pela inoperância e falta de reação no mercado do verão de 2022.
Acredito na equipa mas não acredito no nosso campeonato e as questões físicas terão muito mais peso do que no nosso concorrente directo.
Saudações leoninas
2 Fevereiro, 2024 at 9:58
O Braga foi buscar o João Marques por 3,5 milhões ao estoril que para mim era uma boa aquisição e fazia bem o lugar do Pedro Gonçalves a meio campo.
2 Fevereiro, 2024 at 10:06
Eu disse ontem…
Percebia muito melhor dar este dinheiro pelo Marques para ver o que dá e é uma posição deficitária para o futuro do que pelo Koba que temos mais soluções.
O estilo é o mesmo (putos com talento mas a precisarem de trabalho) mas avançado esquerdo estamos deficitários.
2 Fevereiro, 2024 at 10:18
Falei do Marques muitas vezes… O Koba e o Marques não são nem de perto nem de longe a mesma coisa. O Marques é mais novo, tem bons números e é titular. Joga no meio campo ou a extremo dos dois lados. O Marques é a definição de jogador interessante, e devia de ser a definição de interessante principalmente para o Amorim que gosta de gajos polivalentes. E depois disto tudo, sendo titular, sendo mais novo, sendo mais interessante, consegue ser ainda mais barato. Era uma transferência que provavelmente ninguém iria questionar, porque faz todo o sentido.
Do ponto de vista do trabalho do treinador o Koba parece-me precisar de bem mais trabalho até porque a sua afirmação na Liga não foi natural.
Pessoalmente já não gostava do negócio, agora fiquei a gostar muito menos.
2 Fevereiro, 2024 at 10:44
Humm…
Mais novo tipo…1 ano. Na verdade, uns meses porque o Marques faz em Fevereiro e o Koba em Outubro.
Acho que estão +- no mesmo patamar. Precisam os 2 de trabalho, são os 2 um risco médio alto de correr mal, são os 2 baratos, os 2 jovens, os 2 com potencial.
Eu gosto muito do Marques, é mais o meu “estilo” de jogador mas pronto…andam os 2 parecidos.
No entanto o que digo do Koba no Sporting, é igualmente verdade para o Marques no Braga…Foram contratar para a posição mais preenchida do plantel. Tiveram de empurrar o Horta para fora dela por excesso de jogadores. Bruma, Horta, Djalo….
2 Fevereiro, 2024 at 11:03
Nem os acho parecidos. O Koba é médio defensivo ou médio centro e o Marques é medio ofensivo ou extremo e joga mais precisamente pelas posições que faz. Já na posição do Koba joga Jordan Holsgrove… o Marques é mais novo 4 meses…
Acho que é uma aquisição bem pensada tendo em conta que o treinador não via, ainda, maturidade no Essugo para ser uma opção para aquela posição que para ser aposta de futuro próximo, precisa de jogar com regularidade.
Vejo no Kobe qualidade e grande margem de progressão.
2 Fevereiro, 2024 at 11:21
São parecidos na medida em que precisam de trabalho do treinador, risco e preço. Coisa que eu discordo, pelo menos no trabalho e risco. O Marques é um jogador estabelecido no 11 do Estoril. É a primeira opção e é um jogador produtivo. 5g4a em 19 jogos, numa equipa como o Estoril são bons números. O Koba não é primeira opção, nem era um dado garantido para o treinador do Estoril. Dentro do mesmo plantel um tinha uma posição no 11 o outro não. Não acho que sejam realmente parecidos.
O Koba pode ter potencial, mas tem potencial numa zona do terreno onde nós também temos potencial, aliás, eu não acho que o Koba tenha o potencial do Essugo ou do Mateus Fernades, esses sim bem mais novos (obrigado pelo reparo nas idades) e um deles muito mais jogador nesta altura, basta ver um dos últimos jogos em que jogaram os dois.
O Marques tem potencial, numa zona do terreno onde não existem opções…
A contratação do Marques faria 100% sentido para nós. A do Koba para nós não faz sentido nenhum. Se em Julho trocassem os 2 eu ficava com um sorriso de orelha a orelha, até porque o mais certo é o Koba em Julho ir rodar, ou preparar-se para fazer os mesmos números de minutos que fez o Essugo este ano.
2 Fevereiro, 2024 at 11:30
É a minha sensação também.
2 Fevereiro, 2024 at 11:32
A aguardar moderação
Concordo em parte… veremos no final de época como foi a prestação do Koba. Vejo muita qualidade técnica e sobretudo estofo fisico, excelente pé esquerdo com grande saída de bola, quase um Matheus Reis mais recuado… acho que com a saída do Essugo a contratação faz todo o sentido, se o Morten tem algum azar como ficamos?… Um jogador que é internacional sub17 e sub19 pela França…
2 Fevereiro, 2024 at 11:35
sub17, sub18 e sub19
2 Fevereiro, 2024 at 11:58
Se o Morten se lesiona jogam os que jogavam á frente do Essugo que são o Pote e o Bragança.
Se querias dizer um Mateus Nunes mais recuado, sinceramente não vejo. Do que vi o Koba corre num sentido, facilmente apanhado fora de posição e vi-o muitas vezes a correr atrás do prejuízo. O Mateus era mais longo e explosivo. O Koba parece-me muito mais mole.
Se o Koba é solução para um problema que tem 6 meses, então a compra ainda menos sentido faz, porque se era para isso estava lá o Essugo. Para o ano regressam Tanlongo e Sotiris, que são tão interessantes como o Koba, e regressa o Mateus Fernandes que era titular no Estoril coisa que o Koba não era.
Do que apresentou este ano, o que não faltam por aí são jogadores mais interessantes e estabelecidos na liga que o Koba aos pontapés. Nós tínhamos jogadores tão interessantes como o Koba.
O Marques é melhor que o Afonso neste momento. O Marques é muito mais interessante desse ponto de vista.
2 Fevereiro, 2024 at 12:12
Eu percebo a comparação com o M. Nunes.
Eu acho que ele é parecido com o M. Nunes que chegou ao Sporting. Vamos ver se dá o salto para ser o M. Nunes que saiu do Sporting.
Tem técnica, transporte, do que vi não tem mau passe longo. Tem muito “à vontade” com a bola.
É mais “aéreo” que o M. Nunes, ao que me dizem não parece ter o grau de empenho que tinha o M. Nunes e não sei se tem a capacidade de passe longo com os 2 pés e o remate do M. Nunes na aproximação à área.
De resto, apesar de lhe ver mais potencial que o Fix, concordo com ele no sentido de que não me parece que vá dar alguma coisa já este ano e se é para o futuro, temos melhor em que apostar e temos outras necessidades mais prementes. É por isso que concordo com ele quando diz (e foi um dos nomes que eu disse logo no inicio do mercado que gostava de ver no Sporting) que o João Marques vai muito mais ao encontro das nossas necessidades que o Koba.
2 Fevereiro, 2024 at 12:18
Sim, Matheus Nunes, obrigado pelo reparo. Não concordo com essa avaliação… se o Morten se lesiona jogam Pote e Bragança!? Só podes estar a brincar. Acho que andámos 6 meses no fio da navalha porque o Essugo nunca contou, estava lá… e a segunda parte da época vai ser muito mais exigente!
Para o ano regressam Sotiris e Tanlongo, para despachar, se Amorim continuar. Acho o Koba muuiitttoo mais jogador. O Mateus Fernandes é um jogador com características um pouco diferentes, é um médio mais ofensivo. Que volte, precisamos de mais opções para essa posição.
2 Fevereiro, 2024 at 13:02
Se o Morten estivesse lesionado seria um problema. Se o Morten se lesionar no próximo jogo é um problema para 1/2 jogos, porque depois regressa o Morita, e o Morita é bom defensivamente. Já foi á um tempo, mas jogámos contra equipas bem superiores ao que o consumo interno oferece e não foi porque jogámos com Morita Pote que o resultado foi pior. Aliás eu nem sei se o Koba não parte atrás do Inácio para jogar como médio mais recuado, e se é um jogo em que o Amorim pode usar o 4-2-4 manhoso dele o Inácio ainda mais opção se torna.
Pessoalmente eu acho que o Koba vem ocupar um espaço que não é dele, ou pelo menos não devia. Emprestámos o Essugo com a esperança de que o empréstimo lhe corra bem… Se em 6 meses, e ao contrário do que eu penso que vá acontecer, o Essugo ganha experiência de jogo e começa a desabrochar no Chaves, perdendo todo o medo que tem quando joga, o que é que vamos fazer em Junho com o Koba e o Essugo?
O problema todo do Koba é médio e longo prazo porque não tem mais potencial do que os “nossos” e o que apresentou até agora nesta época é isso mesmo.
2 Fevereiro, 2024 at 11:32
Excelentes comentários e discussão.
Eu também pensei no João Marques.
Mas Amorim parece ter outras ideias para essa posição…
Agora o que mais me faz confusão é ter-se falado que este era o reforço pretendido e que falhou por ter ido para o Inter…
https://www.zerozero.pt/jogador/tajon-buchanan/694759/jogos
De um defesa direito, para um extremo-ala esquerdo…
2 Fevereiro, 2024 at 12:15
Não o conheço mas tenho MUITAS duvidas que seja isto que o Amorim quer para um investimento mais “pesado”. Ao nivel de posição do jogador…parece ser a ultima das necessidades. Temos 3 opções e apesar de eu não gostar do Esgaio, é bem notório que o Amorim gosta. E acabámos de investir pesado no Fresneda. Mais o Geny….até é a posição que temos mais alternativas, acho eu…
2 Fevereiro, 2024 at 13:03
Não quero acreditar que o Amorim quisesse gastar mais dinheiro no defesa direito. Se fosse verdade era o assumir que acabou de mandar mais 10M ao ar por capricho dele.
2 Fevereiro, 2024 at 13:14
Amorim já explicou a aposta no Koba ainda há pouco na CI.
Koba veio porque tem potencial de ser um jogador que depois de melhorar os aspetos em que não é bom, custaria ao Sporting bem mais que os 4M.
É portanto uma aposta de risco.
2 Fevereiro, 2024 at 13:25
Tal como Matheus Nunes…
2 Fevereiro, 2024 at 13:30
Pessoalmente, acho que o nível de risco é diferente.
O M. Nunes já era mais jogador que o Koba.
Só por aí. Ou seja o grau de risco é muito maior no Koba, embora ache o jogador interessante. Depende acima de tudo dele e da capacidade do Amorim de tirar o melhor do jogador.
2 Fevereiro, 2024 at 14:05
Quando veio para os sub23?
2 Fevereiro, 2024 at 14:40
Rampante, o Matheus Nunes era mais jogador e joga numa posição diferente. A comparação é feita com as devidas diferenças…
Por aí, Tiago…
Se fosse eu a tomar a decisão tinha tentado contratar o Zaydou!
2 Fevereiro, 2024 at 14:48
Não se pode comparar com o Mateus Nunes porque o Mateus foi comprado para os sub23, por isso é que foi barato. O Koba é um tipo de investimento diferente. Tal como o Amorim diz, pelo que custou o Koba comprámos há uns anos o Nuno Santos para ser titular…
2 Fevereiro, 2024 at 14:52
Por uma questão de valores o Rafael é muito mais parecido à compra do Mateus do que o Koba. O Koba tem preço de titular, ou suplente de rotação, duas coisas que não acho que vá ser.
Depois vendo o que ele disse na CI ainda fico com mais duvidas do porquê de se ter comprado o Koba. O Koba, tal como o Pontelo foram comprados para lutarem com os miúdos da formação. Mas se os miúdos da formação estão a sair porque não têm minutos, porque é que o Koba fazem o trajeto oposto? Se vêm para lutar com a formação significa que não são melhores do que quem já cá estava, e se assim é, porque é que se dá 4M por um gajo que pela boca do treinador vai ter de lutar com o Essugo por uma oportunidade?
2 Fevereiro, 2024 at 15:04
Não tenhas duvidas que é isso que para já ele vai ser, Fix. Suplente de rotação, caso não haja lesões ou cartões…
Financeiramente não é o melhor dos negócios mas já estamos habituados… desportivamente veremos. Eu vejo muito potencial ali.
2 Fevereiro, 2024 at 15:31
Estou como o Fix..
Não gosto destas contratações e poucas…muito poucas vezes vi correr bem…
Mas pronto…
2 Fevereiro, 2024 at 15:53
Fix o teu raciocínio faz todo o sentido.
E é por estas e por outras que eu já não vou na tanga do Amorim.
É que pelo histórico, pelos exemplos que ele próprio dá, não faz minimamente sentido a compra do Koba.
O que não invalida que o rapaz comece a jogar e surpreenda tudo e todos.
Que no fim de contas saia barato e que desportivamente e/ou financeiramente renda ao clube.
2 Fevereiro, 2024 at 16:19
As coisas não são mutuamente exclusivas. O negócio pode ser uma merda, o processo do pensamento pode não ser o certo do meu ponto de vista, mas o resultado pode ser bom. Simplesmente não é possivel é fazer sempre negócios da maneira errada e esperar que as coisas corram sempre bem. Prova disto é que o Sporting fatura/vende como nunca vendeu antes, e mesmo assim precisa de vender todos os anos valores a rondar os 50M… Algo não está bem, e talvez a maneira de negociar seja uma delas. Por exemplo o preço referência do Koba eram 800mil, veio por 4M. O preço do Pontelo era de 300mil veio por 700… Comparativamente ao Marques, o preço referência eram 2,5M e ele foi comprado por 3,5M. O Sporting compra mais caro, e ninguém sabe porquê…
2 Fevereiro, 2024 at 16:46
Essa questão é a que mais me incomoda.
Somos dos clubes em que as transferências fogem mais do valor do mercado.
Porquê?
Será que já temos fama de abrir os cordões à bolsa?
2 Fevereiro, 2024 at 16:47
Aí estamos completamente de acordo!
Dizes que o Sporting compra caro e ninguém sabe porquê… mas fazemos uma ideia… o preço do Koba até nem me choca, apesar de saber que está inflacionado, aliás, todos os jogadores que o Sporting compra estão inflacionados!… Mas grave, muito grave mesmo é comprar 50% de um vinagre por 10M e pior ainda, vender um Palhinha por 20M. Claro que depois precisamos sempre de vender para realizar no mínimo os tais 50M. Entretanto há gente direta ou indiretamente ligada ao Clube/SAD a enriquecer.
2 Fevereiro, 2024 at 14:10
O que o Amorim diz sobre os jogadores não é para ser levado a sério. Basta ver o que disse sobre o Vinagre.
2 Fevereiro, 2024 at 14:36
Sim isso é verdade.
Diz o que na altura parece bem.
A malta fica toda contente porque é uma merda que faz sentido quando é dita e até ficamos com a ideia que é tudo muito profissional e competente, mas depois olhamos para todo o histórico e é tiros nos pés, uns atrás dos outros.
Mas estamos em 1º este ano e tudo é perdoado….
2 Fevereiro, 2024 at 18:18
Bom dia malta.
Eu já me dou por contente de não sair nenhum dos titulares para pagar contas. Temos de apostar na conquista do título.