É um estádio bonito, novo, arejado
Young Boys vs Sporting Clube de Portugal
17h45
Stade de Suisse
Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Em Berna o céu está cor de chumbo, e à hora do jogo a temperatura deve rondar os 8 graus, nada que assuste as centenas de Sportinguistas que estão longe de Portugal e que têm aqui uma oportunidade de ver ao vivo o nosso grande amor, mesmo que seja num campo com relva sintética.
A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
Líder do campeonato helvético, com sete pontos de vantagem sobre o Servette, o Young Boys é uma equipa que chega à Liga Europa depois de despachada da Champions, onde estava no grupo de Manchester City, Leipzig e Estrela Vermelha. Foi precisamente frente aos sérvios, que o YB conseguiu um empate e uma vitória (em casa), que lhe valeram quatro pontos e o terceiro lugar que conduz a este playoff. Nessas partidas, os suíços chegaram a usar um 5-4-1, mas assentam as variantes em 4-3-3, 4-4-2 e 4-1-4-1, algo que também acontece no campeonato com uma mesma imagem de marca: guarda redes a ser o primeiro a sair a jogar, laterais a dar largura, recorrente aposta em cruzamentos e pressão alta, na tentativa de ganhar a bola junto à área adversária. Quando isso não acontece e a primeira linha de pressão é ultrapassada, o Young Boys tem dificuldade em fazer as compensações e em dominar a profundidade.
Este homem é um Mister!
Raphael Wicky prepara-se para ser bicampeão suíço, enquanto sonha em continuar a manter vivo o clube nas competições europeias.
Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
Os avançados, Cedric Itten e Elia Lina, combinam a pujança física do primeiro com a rapidez do segundo.
E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
“O único jogador que ficou em Lisboa por causa do sintético, porque nós conhecemos bem o jogador, o impacto que tem no corpo, foi o Coates. Gostava que fossem vocês a dizer ao Nuno Santos que ele já fez muitos jogos seguidos, tentem dizer isso ao Nuno Santos e vão ver o que ele responde. O Dani está recuperado de lesão. Temos de vencer o jogo e não podemos usar o relvado como desculpa. Azares acontecem em todo o sítio. O importante é perceber como rola a bola no sintético”. Rúben, então, se der, bora lá aproveitar a pressão alta dos gajos e meter a bola redondinha na profundidade. E nem me chateava nada se lançasses um tridente de ataque bem rápido e móvel, com Geny, Trincão e Edwards. Não sei é quem tem coragem de dizer ao Gyo que ele vai começar no banco. SPOOOOOOOOOORTING!
Vamos jogar no totobola
Young Boys vs Sporting Clube de Portugal – 2
15 Fevereiro, 2024 at 14:14
O que me preocupa mais é o “relvado” e as mazelas que eventualmente poderão fazer aos jogadores que não estão habituados a jogar em sintéticos, do que a equipa contrária.
Mas o Sporting europeu costuma ser Sporting e qualquer merda muitas vezes nos consegue ganhar ou complicar as eliminatórias. Que o diga a equipa polaca que jogamos em setembro.
Mas, depois do jogo faço o prognóstico.
SL
15 Fevereiro, 2024 at 14:21
Espero uma vitória nossa…
15 Fevereiro, 2024 at 14:26
Este jogo não me importava nada de rodar a equipa o que vai contra aquilo que eu normalmente penso.
Ou seja entrar com tudo, ganhar margem e depois então gerir ou ir atrás do resultado se alguma coisa correu mal mas sempre de consciência tranquila que não se desperdiçaram oportunidades numa primeira instância.
Mas este momento é especial.
1º porque temos um jogo a seguir muito dificil para o campeonato, contra o Moreirense que ocupa neste momento o 6º lugar;
2º porque é num campo com características especiais que podem deixar mazelas nos nossos jogadores. Os joelhos e tornozelos sofrem mais que o normal e preocupa-me o Gyokeres, Bragança e porque não também o Juste.
O ideal era conseguir rodar a equipa e trazer uma vitória nem que seja pela margem mínima.
15 Fevereiro, 2024 at 14:31
A mim também me preocupa o St.Juste, ele é tão sensível que mesmo tendo ficado em Lisboa temo que se possa lesionar neste jogo no sintético 🙂
15 Fevereiro, 2024 at 14:38
Não sabia ainda que o ST Juste não viajou com a equipa.
Tinha ideia de ter ouvido que já tinha recuperado.
Pelos vistos… 🙂
15 Fevereiro, 2024 at 14:44
🙂
15 Fevereiro, 2024 at 14:29
Muitos poderão dizer que o Sporting necessita de fazer pontos para o ranking e apostar cada vez mais nas competições europeias para fazer crescer o seu nome e a sua dimensão europeia, que sejamos sinceros, não tem. Ou a ter, é a nível de Liga Europa.
Concordo a 100% nessa teoria, mas na minha opinião, este ano poderá servir para tudo, menos para isso. Compreendo a necessidade da aposta na Europa, mas não podemos deixar cair o campeonato por causa da Liga Europa.
Temos uma oportunidade incrível à nossa frente para podermos ser campeões nacionais, entrar na próxima LC e afundar o Porto e obrigar o Benfica a ir a play-offs e correr o risco de ficar de fora dos milhões. Não podemos entrar em todas as batalhas, tendo ainda por cima um plantel com poucas opções.
A equipa é curta mas mesmo assim optaria por rodar a equipa e descansar alguns jogadores-chave para a próxima segunda-feira. Caso de Hjulmand, Gyo, Trincão.
Trazer um bom resultado para Portugal, a vitória!
15 Fevereiro, 2024 at 14:47
“Concordo a 100% nessa teoria, mas na minha opinião, este ano poderá servir para tudo, menos para isso.”
Todos os anos há uma desculpa.
Levo 50 anos – talvez mais mas conscientemente, pelo menos 50 anos – a ver o Sporting e a tentar pensar o Clube, e 95% dos anos há sempre uma desculpa qualquer, muitas vezes bem digna dum Belenenses ou dum Estoril…
Ou bem que queremos ser um Clube grande, ou é tudo faz de conta… e vivemos de aparências!
15 Fevereiro, 2024 at 15:00
Concordo e tem sido “intencional” de uma “classe” que quer de privilegiados que querem ter um Clube para brincar…
Gajos que baralham propositadamente conceitos, como o nosso ADN é a formação (e tudo o que isso implica) quando o nosso ADN é “sermos tão grandes como os maiores da Europa” ou saímos das estruturas de poder associativas e federativas porque não compactuamos com determinadas práticas, na realidade saímos porque os (c)roquetes foram incompetentes e isso (estar lá a denunciar e impedir essas práticas) além de provocar inimigos, dá muito trabalho que eles não querem ter…
15 Fevereiro, 2024 at 15:43
Miguel, não achas que tem de existir uma estratégia para o clube?
O objetivo prioritário não deveria ser conquistar o campeonato com maior regularidade? Esta época o Sporting beneficiaria muito mais de ganhar o campeonato do que propriamente a Liga Europa pelas duas razões que enumerei no meu comentário acima.
Ganhar o campeonato este ano, levaria o Sporting para um patamar incrível. Quer a nível de valorização de jogadores, quer a nível de estatuto em Portugal. De repente quebrávamos a teoria de ser campeão de 20 em 20 anos.
A tua visão, é a minha visão. Eu quero um Sporting sem desculpas, e a ser tão grande como os maiores da Europa, mas a verdade é que não podemos cair em romanticismos quando não temos plantel para isso.
De que vale estarmos a dar tudo na Liga Europa e hipotecarmos o campeonato, para chegarmos a umas meias-finais e sermos eliminados por um clube dos Big5? Porque não acredito que com este plantel e este calendário se consiga dar conta de 2 competições bastante exigentes. Se nós nem sequer uma competição “a sério” conseguimos conquistar por ano, achas que é possível vencer 2?
Repara como no futsal, o facto de nos termos consolidado como a maior força nacional(2010-2018, onde ganhámos 6 em 8 possíveis) nos ajudou a crescer o clube, consequentemente ir buscar melhores jogadores e assim conquistar 2 Champions.
Acho que as coisas têm uma ordem para acontecer. Um objetivo de cada vez, não é ser pessimista ou pequeno. É ser realista.
15 Fevereiro, 2024 at 16:36
Tens razão, mas por outro lado na Europa não tens as habilidades dos árbitros em TODOS os jogos, de vez em quando lá aparece um mais “inclinado” mas na maioria podem ser nabos, mas não são intrinsecamente desonestos…
Ou seja, podes ganhar essa relevância por via da Europa, como o Liverpool fez, sem ser campeão durante 20 anos ganhou duas Champions, ou como tu dizes consolidar internamente e depois partir á conquista da Europa, o que teoricamente está correcto, mas pragmaticamente achas que o “sistema” alguma vez vai permitir que o SCP consolide alguma coisa cá em PT? Pois…
15 Fevereiro, 2024 at 17:35
Eu há muitos anos – final dos anos 80 – que defendia exactamente tentar consolidar-nos na Europa para que fosse mais complicado gamarem-nos cá…
Ora conseguiram não fazer nem uma coisa, nem outra!
15 Fevereiro, 2024 at 17:33
É uma questão de mentalidade.
Nós somos menos clube que o Porto?
Epá, não somos.
Somos é mal geridos e há uma cultura de mentalidade de merda no clube.
O Benfic@ é maior, em dimensão, tem mais dinheiro, faz mais receitas, tem um nome no mundo à conta do Eusébio desde os anos 60…
Aceito estes factos mas não aceito que não se possa lutar com eles internamente – sem colocar aqui o factor APAF!
O Porto não é maior que nós.
Não tem mais dinheiro – e se pontualmente tem, é exactamente pela prestação que tem na Europa que não o impede de ganhar cá também. E tem um nome na Europa à conta da prestação do Clube nas provas europeias, com 3 troféus nos últimos 30 anos!
Em termos de mentalidade, dá-nos goleada!
Nós acagaçamo-nos cada vez que há um jogo europeu, e são pouquíssimas as vezes em que abordamos os jogos com ambição.
Lembro do Porto levar uma coça do City e nós, na eliminatória seguinte, eliminarmos os gajos. Ganhámos na Alemanha a época passada e eliminamos o Arsenal que ia à frente em Inglaterra. E não eliminámos a Juventus por falta de eficácia, pois fomos superiores em ambas as partidas.
É o Young Boys, caralho!
É para ganhar. Tem de ser para ganhar.
O Amorim tem feito um trabalho bem razoável/bom na gestão do plantel esta época e não há razão para estar com medo quando atravessamos a melhor fase do Amorim no Sporting.
Eu tenho criticado muito o gajo mas, neste momento, tenho de reconhecer que estamos num excelente momento e há mérito dele – como achei que houve demérito numa outra fase, com exibições medonhas na Áustria e na Polónia ou até em casa com ambos.
É para ganhar o campeonato – foda-se, temos obrigação de ganhar ao Moreirense, não me fodam! – e é para ir ganhando na Europa até sermos eliminados quando alguém for realmente melhor que nós – que não é o caso do Young Boys se jogarmos ao nosso nível!
Admito, sem espinhas, ser eliminado calhando-nos o Liverpool ou o Leverkusen, até o Benfic@. Não admito ser eliminado, por exemplo, pelo Braga, em pelo Young Boys! Se formos, será por culpa nossa! Não porque são melhores!
15 Fevereiro, 2024 at 17:40
Opah estava a ser um comentário excelente até dizeres que admitias ser eliminado pelo benfic@.
Então íamos perder uma oportunidade tão boa de lhes ganhar numa competição europeia que a limite tem mais visibilidade internacional que o campeonato português?
Isso é que não pah!
SL
15 Fevereiro, 2024 at 14:50
Como disse ontem não estou com bom feeling, é impossível dada a forma como a carreira futebolística do RA acabou que isso não afecte consciente ou inconscientemente o que vai transmitir aos jogadores…
Como ele não é nenhum super homem do Nietzsche, a “correção” automática do cérebro dele vai colocar as coisas ou por excesso ou por defeito, nem uma nem outra são boas…
15 Fevereiro, 2024 at 14:56
Entendo a malta que anda pedir para poupar jogadores, mas o meu orgulho bastante ferido por derrotas em jogos fora para competições europeias com equipas de nome duvidoso não me permite encarar a possibilidade de perder com os “Rapazes jovens” sem ter suores frios…
Isso e porque tenho uma fé desmedida que poderemos chegar longe na Liga Europa sem comprometer o campeonato (uma loucura eu sei, mas gosto de pensar em grande já que somos um clube grande).
Tentar resolver o jogo (não vai ser fácil) primeiro e depois aí sim gerir porque segunda feira será uma batalha muito difícil contra o Moreirense (e contra não sei quem mais).
SL
15 Fevereiro, 2024 at 16:00
Somos um grande clube e um clube grande, mas há que ser realista.
Isto é como estarmos a recuperar de uma gripe e por termos 190cm querermos ir treinar boxe ou qualquer outra atividade exigente. Temos de saber até onde podemos ir.
Acho que o entusiasmo nos está a toldar a visão. Na minha opinião estamos a um pequeno deslize, lesão, suspensão, pênalti, de mandar tudo por água abaixo.
Mas também consigo perceber que este é o Sporting que eu conheço, tendo eu 28 anos. Não conheço outra realidade, a não ser esta, de um Sporting frágil onde vencer qualquer competição é fruto de quase uma sorte por não nos lesionarem jogadores, expulsarem ou conseguirem lixar com roubos dentro e fora de campo.
Simplesmente não queremos o Sporting a sportingar. Que seria chegar longe nas duas competições e morrer na praia.
No entanto aceito que sportinguistas de outras gerações consigam ter outro tipo de esperança e perspectiva.
15 Fevereiro, 2024 at 16:14
🙂
Sporting a sportingar.
Muito bom!!!
No meu tempo, quando viamos a “desgraça” a acontecer ao nosso clube era um:
-“É Sporting a acontecer”
ou
-“Foi este o Sporting que aprendi a amar”
15 Fevereiro, 2024 at 16:44
Infelizmente, é um termo até já usado por pessoas de outros clubes…
15 Fevereiro, 2024 at 16:16
Então sugeres entrar em campo para perder? Devíamos ter abdicado de participar nas competições europeias?
Eu sei que eu, tu e todos nós já vimos o Sporting a “Sportingar” por vários motivos, mas é exactamente por essa mentalidade que ganhamos pouco, porque da mesma forma que o Sporting pode perder o campeonato por disputar a Liga Europa até ao fim, também pode perder sendo já eliminado e aí terás que lidar com dois fracassos e passar de uma época que podia ser memorável para mais um autêntico fracasso.
Sei que o plantel é limitado e concordo com tudo isso e teria feito as coisas de maneira diferente no mercado de Inverno mas continua a ser um plantel competitivo o suficiente e também não podemos entrar em pânico sempre que existe a possibilidade de um jogador nosso se lesionar ou ver um cartão vermelho, sabemos das adversidades sim, mas aquilo que nos torna grandes é ganhar mesmo perante todas as imprevisibilidades e condicionantes e não a ter medo do que possa acontecer.
Noutro comentário deste o exemplo do futsal, é verdade que no futsal só fomos campeões europeus em 2018, mas durante todo esse período que mencionaste de 2010 a 2018, o Sporting não abdicou de tentar ganhar a Champions, tendo inclusive ido a várias final Four e finais nesse período, acabando por infelizmente não ganhar, mas cimentar a sua posição internacional e ganhar experiência para depois mais tarde finalmente ser campeão europeu.
E eu acho que o Sporting tem que cimentar também a sua posição na Europa, pode não ganhar a Liga Europa até mas tem que mostrar que a pode ganhar e isso faz parte do tal caminho que tu queres percorrer e se calhar também faz parte da caminhada chegar às meias finais e perder com um Liverpool ou com um Milan, o que não pode fazer parte da nossa caminhada é entrar numa competição sem ser em pensar em vencê-la e abdicar dela pensando que isso nos fará mais fortes noutra competição, essa mentalidade a meu ver não está certa.
SL
15 Fevereiro, 2024 at 16:43
Entendo o teu ponto de vista, e se formos perguntar aos jogadores, todos eles nos deverão que querem chegar longe nas três competições onde estão inseridos. Até porque a LE não sendo uma Champions, é uma montra europeia já bastante aceitável e isso motiva qualquer jogador.
E mais. Jogando três competições, e ter vários objetivos talvez até possa retirar toda aquela pressão dos jogos do campeonato, pois não seria a única “coisa” que poderíamos ganhar no final.
Não querendo estar sempre a invocar este argumento, mas acho que a descrença de muitos sportinguistas também vem do nosso passado recente.
Vais ao Porto em 2011, e tens uma conquista tripla. Já para não falar de 2004 e algumas vezes que foram aos quartos da LC nos últimas épocas.
Vais ao Benfica em 2013 e em 2014 e apesar do falhanço total que foi em 13, também os adeptos têm noção de que é possível estar em 3 frentes em 2 anos seguidos. Também tiveram o ano passado próximos de juntar ao campeonato, uma ida às meias-finais da LC.
No Sporting precisamos de recuar 20 anos para ver algo semelhante. Em 2012 e 2018 chegámos às meias e quartos de final da LE, mas no campeonato estávamos arrumados.
Quero que o Sporting seja competitivo sempre e faça boa figura seja onde for. Mas se por acaso apanharmos um Milan ou Arsenal nos quartos de final e estivermos simultaneamente em primeiro lugar no campeonato, não faria desse jogo um jogo de all-in, mesmo que o próximo adversário na liga, fosse um Chaves ou Vizela.
15 Fevereiro, 2024 at 17:16
O que meteria pressão na equipa era dizer à equipa para cagar neste jogo e meter a pressão toda no jogo do campeonato, para além que esta equipa vai crescendo com o ciclo de vitórias e ainda treme muito quando vem de um resultado negativo, embora tenha dado uma óptima resposta depois da derrota com o Braga, mas porque a bola entrou cedo e isso fez relaxar a equipa porque se não alguns fantasmas poderiam ter passado pela cabeça de jogadores, treinador e adeptos.
Objectivamente podemos ganhar 3 competições, se vamos ganhar as 3 provavelmente não, mas se me pedires para abdicar de 1 ou 2 em prol de outra eu não consigo, embora todos sabemos o quanto importa o campeonato e sim esse deve ser o nosso maior objetivo mas não o único.
A descrença dos sportinguistas já é algo crónico e algo do qual também sofro, mas para isso já basta as épocas como o ano passado ou outras ainda piores em que não tens razão nenhuma para acreditar, pelo menos nesta equipa vejo algumas razões para acreditar e ter esperança e portanto também vou saborear um pouco isso.
Sabemos que na realidade actual é muito difícil uma equipa portuguesa ter sucesso europeu (mas quero acreditar que não é impossível) e a verdade é que se queres fazer comparações acho que esta equipa é superior a todas aquelas que chegaram mais longe na Europa (embora cada uma tenha tido contextos diferentes).
Ninguém falou em all-in, isso foi o que tu sugeriste basicamente ao dizer para não dar importância à Liga Europa por causa do campeonato, isso sim é que seria fazer all-in. Se calhar o Liverpool ou o Milan daremos o nosso melhor mesmo que isso não seja suficiente, ninguém vai pedir coisas irrealistas, só não aceito é que desistam, que entrem derrotados ou que abdiquem de ganhar qualquer jogo, isso é que não é compatível com uma mentalidade de clube grande.
De resto, entendo tudo o que dizes e percebo os sentimentos pois também os vivi, mas o passado deve servir para aprendermos com ele e não para temer o futuro.
Portanto, vamos ganhar ao Young Boys e ao Moreirense!
SL
15 Fevereiro, 2024 at 15:22
Lembram-se do jogo com o Sturm Graz na Austria ? Vai ser uma cópia com oSporting a tentar controlar e a jogar muito lento, o Sturm Graz é neste momento segundo a dois pontos do Salzburgo. Só que aqui há uma diferença, jogamos no sintético o que vai fazer o jogo mais rápido e podemo-nos lixar.
15 Fevereiro, 2024 at 17:02
Adan
Quaresma. Inácio. Reis
Esgaio. Hulmand. Bragança. Nuno
Edwards. Gyokeres. Pote
Onze para ganhar.
15 Fevereiro, 2024 at 17:03
Que nenhum dos nossos se aleije!
15 Fevereiro, 2024 at 17:09
Felizmente há na Suiça, sportinguistas que amam o clube e não que a sua vida seja montada peo ódio e pelos Dias tristes.
https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/invasao-ao-wankdorf-adeptos-do-sporting-transformam-imediacoes-do-estadio-do-young-boys-num-mini-alvalade?ref=HP_BlocodeVideos
15 Fevereiro, 2024 at 17:44
só agora estou a ver (ou não estou a ver bem?) que o young boys tb usa o nosso “template” nike… (não deixa de ter a sua piada – ou então não)
e é a 1ª vez que isto vai acontecer, certo? (por “isto”, entenda-se: irmos jogar com um adversário que tb usa o nosso “template”)
15 Fevereiro, 2024 at 17:53
afinal parece que é ligeiramente diferente (e o deles, pior que o nosso)
15 Fevereiro, 2024 at 17:53
Bem visto.
15 Fevereiro, 2024 at 17:47
Quase..
15 Fevereiro, 2024 at 17:48
Bola salta muito! Espero que nos adaptemos!
15 Fevereiro, 2024 at 17:49
Alguma Inácio?
15 Fevereiro, 2024 at 17:51
viprow.nu
15 Fevereiro, 2024 at 17:50
Nunca vou entender estes critérios da TV, escolhendo dar um jogo em casa em vez dum jogo fora…
15 Fevereiro, 2024 at 17:55
Sabes se é a UEFA que tem os direitos de TV nestes jogos ou se são os clubes? Comprar na Suiça é capaz de ser demais para a economia local.
PS: tive a oportunidade de escrever enquanto Lionup. Seria uma honra mas passo.
15 Fevereiro, 2024 at 18:03
É a Uefa.
É a TV que tem os direitos, que é a SIC, que escolhe o jogo que quer dar.
Espero ter ajudado.
15 Fevereiro, 2024 at 18:28
Ajudaste, sim.
15 Fevereiro, 2024 at 18:50
Obrigado, Miguel.
15 Fevereiro, 2024 at 17:54
Filhos da puta, é só pau.
15 Fevereiro, 2024 at 17:55
Tinha poupado o Hul e o Gyo…
Este relvado é perigoso..
15 Fevereiro, 2024 at 17:55
Não tens memória de jogos com a Suíça? É sempre duro, durinho.
15 Fevereiro, 2024 at 17:59
Foda-se Matheus, esse centro era para o Gyo….
15 Fevereiro, 2024 at 18:02
Já estão a afrouxar!
15 Fevereiro, 2024 at 18:05
Era ima jogada linda…
15 Fevereiro, 2024 at 18:05
Este Pote coitadinho!
15 Fevereiro, 2024 at 18:05
A liga Europa é para ganhar carvalho, deixem-se de merdas e conversas da treta de poupar para o moreirense.
Para isso é que existem planteis de 25 jogadores e seja quem for que jogar, tem de jogar para ganhar seeeeeeempre
15 Fevereiro, 2024 at 18:06
Que diferença do ultimo jogo.
Tudo desligado.
15 Fevereiro, 2024 at 18:06
Estão todos cagados de medo com o piso…
15 Fevereiro, 2024 at 18:09
Esta merda de plasticaldo não devia ser permitido.
15 Fevereiro, 2024 at 18:12
Vai ser bonito… Só lesões…
15 Fevereiro, 2024 at 18:13
alguém tem link?
15 Fevereiro, 2024 at 18:16
Hesgoal
15 Fevereiro, 2024 at 18:16
GOOOOLOOOOOOO CAAAARAAAALHOOOOO
15 Fevereiro, 2024 at 18:16
Goooolllooooo!