Sou super a favor das claques – ainda me lembro quando a JL foi formada e o impacto que teve – e acho que devia haver uma reformulação das regras das claques, se não em termos nacionais – é difícil reformular o que quer que seja em Portugal contra o poder instalado, que neste caso está no Benfic@ – pelo menos em termos do nosso Clube.
Há muitos anos que defendo que haja uma limpeza nas claques e que as regras sejam claras e transparentes, de modo a trazer mais juventude “limpa” para elas e para os jogos!
Primeiro há que ter capacidade de sentar á mesa sem complexos e sentimento de superioridade. A malta que dirige as claques são muitos deles criminosos, ou ex-criminosos, mas não são sub-humanos. Normalmente são pessoas que entendem e valorizam o respeito. Olhando para o perfil do Presidente claramente que isto seria perto do impossível.
Depois há que diferenciar o que o Clube pode controlar e não pode. Os assuntos de policia são assuntos de policia, mas o Clube pode influenciar diretamente os comportamentos das claques. Pareceu-me que o CD queria tirar o Musta da JL á força, foi um tiro ao lado. O CD apenas precisava de juntamente com o Musta e restantes lideres das claques chegar a um consenso do que são comportamentos aceitáveis ou não. A partir daquele momento, seria imperativo proibir qualquer tipo de atividade ilegal, e expurgar toda a gente que, após consenso, violasse a lei.
Como em muita coisa, as claques davam trabalho e requeriam paciência por parte do CD a limar. As claques serão sempre adversas a controlo extremo, até porque são compostas por diferentes tipos de pessoas, e pessoas voláteis. Se hoje há um problema de claques, é porque o CD nunca soube a melhor maneira chegar a diálogo, e depois acabou por fazer birra. Tu melhor que ninguém, que vais às AG’s sabes qual a postura do Varandas quando é confrontado com critica, e por isso também sabes perfeitamente que o diálogo seria quase sempre impossível chegar a bom porto porque o Presidente não tem capacidade de encaixe quando acha que a critica vem “debaixo”.
Boa resposta ao meu comentário – o que não quer dizer que concorde a 100%.
Qual é mesmo o objectivo duma claque?
Apoiar a/s equipa/s.
Não estou a ver outro objectivo! Há mais algum?
O Clube tem TODO o interesse em ter claques – pode ser 1, podem ser mais!
As claque têm interesse em ter benefícios dados pelo clube, para poderem dar apoio no maior número de jogos possíveis.
Logo, do meu ponto de vista, há aqui interesses mútuos o que faz pensar que será fácil haver uma plataforma de entendimento.
Isto para pessoas normais, digamos assim.
Quando metes gajos marginais, como o Macaco, como tanto gajo da claque do Porto, como o Mustafá, como tanto gajo da claque do Sporting, como tanto gajo das claques do Benfic@, que vivem muito à base dos negócios que fazem com a claque, na claque, e protegidos pela claque, fica tudo complicado!
O Varandas pode ser parvo, mau carácter, mentiroso, mas é uma pessoa normal na sociedade, dentro da lei. Como qualquer gajo da Direcção! Os gajos da direcção da claque são, muitos deles, marginais com cadastro, criminosos no activo.
Como é que achas que é fácil sentarem-se estas pessoas umas com as outras e debaterem em consciência para o bem do Clube e da Claque?
Eu acho muito complicado.
E acho que isto é transversal a Sporting, Porto e Benfic@, pelo menos!
As claques, hoje, são dominadas por marginais. Ponto. Seja no Sporting, seja no Benfic@, seja no Porto. Nos outros clubes não faço ideia mas porque razão será diferente se esta gente vive muito à base disto?
É preciso limpar as claque e isso faz-se com regras definidas para ser membro duma claque. É a minha opinião!
O clube tem de controlar os adeptos que tem no estádio. Sejam eles pertencentes a claques ou não.
Tem um sistema de videovigilância no estádio.
Tem segurança privada no estádio.
Tem o poder de estipular as regras para quem frequenta os recintos do clube.
Tem o poder de elaborar protocolos com as claques e definir as regras e assim no limite condicionar a maneira como agem no dia a dia.
Tudo o resto é com a policia, com a justiça, mas mais importante responsabilidade do poder politico que nunca se preocupou em legislar convenientemente esta matéria nem tão pouco as organizações como FPF e Liga que nada fazem também.
Marginais são marginais.
Colocar o poder e responsabilidade neles para as coisas mudarem é só ridículo.
O Clube pode definir as regras para que uma claque seja considerada oficial pelo próprio clube.
Pode haver depois outras claques, que não cumpram as premissas que o clube define, que serão claques na mesma mas sem serem oficiais.
Obviamente o clube dará apoio e benesses às claques oficiais, e não dará às outras.
Se eu mandasse no clube, era isto que faria e tentaria que as regras fossem o mais abrangentes e dentro do bom senso possíveis.
Acho muita piada vocês virem para aqui dizer que o Clube não tem nada com isso quando é o clube que suporta toda a merda que as claques fazem e que lhes custa para cima de meio M€ por ano…
Eu faria assim, porque é esta a minha opinião.
E, sim, meus caros, uma merda que eu implementaria no estádio era vigilância apertada sobre os adeptos, em especial sobre as claques. E, tendo multas por actos de pessoas identificadas em imagens, colocaria em tribunal essas pessoas para serem elas a pagá-las!
Pedir cadastro para quem quer ser sócio e só aceitar sem cadastro?!
No clube fazem isso?! Vamos só aceitar sócios com “folha limpa” no cadastro? E depois, temos de mandar todos os meses e expulsar quem passou a ter?
E para vender bilhetes em geral…o mesmo?
A claque deve fazer o seu caminho. Não cabe ao clube controlar os destinos da claque. Deve impor à claque uma série de regras a cumprir dentro do estádio e sanções pelo não cumprimento. Na minha opinião, estas regras não podem passar por cima da liberdade de expressão e eu colocava regras (não proibições) na utilização de pirotecnia.
Quase que parece que o Miguel acha que as claques devem ser organizações controladas pelo clube. Daqui a nada vai dizer que quer um modelo tipo Super Dragões 🙂
Qualquer grupo de adeptos pode constituir uma claque e aderir aos protocolos que o clube disponibiliza a todos e nas mesmas condições.
Quem não cumprir com as regras não tem direito aos benefícios que o clube dá em troca do apoio que as claques dão.
E aqui faço o mesmo aparte que o TCdL, garantindo a liberdade de expressão de cada um.
O clube imiscuir-se na gestão das claques é no mínimo abusivo.
Nunca te pediram o registo criminal para te candidatares a algum sitio?
É que a mim já… e aos meus filhos também!
Nenhum de nós morreu por causa disso.
Não vejo onde é que está o problema em pedir o registo criminal a uma pessoa para, por exemplo, pertencer a uma claque – quando se sabe que as claques são um meio cheio de criminosos no activo, e que normalmente são esses que fazem merda! !
Discordamos logo do ponto principal que é o objectivo das claques. As claques não servem só para apoiar o Clube, achar isso é redutor do papel fundamental que as claques têm no que é o produto do futebol. Em Portugal o espetáculo é uma merda dentro do campo e nas bancadas. As claques têm de apoiar a equipa, mas também motivar e puxar pelas bancadas. As claques têm de ser ponto de atração dos clubes, e na minha opinião as claques na Alemanha, em Itália, Turquia e noutros países são um ponto de atração, quer a turistas que procuram ver um jogo de futebol, quer a puxar sócios/adeptos ao Estádio. Acho que parte do problema que temos é exatamente o que espelhas no inicio do teu comentário, um desconhecimento, ou um olhar sobre as claques do ponto de vista completamente acessório.
“Como é que achas que é fácil sentarem-se estas pessoas umas com as outras e debaterem em consciência para o bem do Clube e da Claque?” Era simplesmente não serem preconceituosos. Achas que uma porteira não merece o mesmo respeito que um doutor? Ou as pessoas devem mesmo ser julgadas pela classe que ocupam na sociedade? Eu pessoalmente sempre tratei os desconhecidos com o máximo respeito, e sim inclusive malta que esteve várias vezes na cadeia. O facto de o Varandas não se conseguir sentar à mesa com malta que vive à margem da lei, mesmo que isso signifique unir a maioria dos Sportinguistas, apenas demonstra o quão inepto ele é para o cargo que tem, já para não falar do nível de preconceito.
O Sporting é grande, e só não é maior porque gente da “laia” do Varandas sempre procurou servir-se ao máximo do Clube, enquanto gente menos instruída, com menos posses, deu sempre o que pode pelo Clube. Felizmente o Sporting nunca será homogéneo.
O Raja Casablanca oferece um espetáculo nas bancadas a verde e branco bem mais apelativo que o Sporting. Isso é que te devia tirar o sono, não o cadastro dos membros da claque.
O que me tira o sono é a merda que as claques fazem… Sejam do Sporting, do Benfic@ ou do Porto, como me tira o sono a corrupção, seja na politica, no desporto, nos negócios, na Justiça… ou tudo o que seja bandidagem ou criminosos!
O Raja Casablanca oferecer um espectáculo não me tira o sono, como o Sporting não o oferecer também não tira, apesar de achar que devia oferecer e fazerem muito mais pelo ambiente do estádio e pelos sócios.
A segurança merece de mim muito mais atenção e preocupação do que o espectáculo, o que não quer dizer que não valorize o espectáculo. Estão é em níveis diferentes.
O objectivo das claques é apoiar as equipas o que não impede de que o façam com espectáculo.
O objectivo primeiro é apoiar, que é daí que vem o termo claque. Claro que o resto vem por arrasto e é fácil perceber isso.
O facto do objectivo ser apoiar a equipa não impede de dar espectáculo ou de puxar pelo resto do estádio. Está tudo ligado.
O que não tem nada a ver é fazerem negócio com bilhetes – fazendo alguns enriquecerem à conta disso – com droga, não é ameaçar pessoas, etc.
Aceito perfeitamente que as claques tenham o seu merchandising e façam o seu negócio com isso – seja ou não claques oficiais!
Já sei que pouca gente defende o que eu defendo, mas estou a cagar para isso. Esta é a minha opinião e é por isso que eu não sou contra as claques, que acho que podem existir e fazerem o seu papel, sem estarem sempre a fazer merda…
Actualmente, só em jogos fora. E pirotecnia, só no estrangeiro. Na tugalandia, as tochas fazem os bofias ficarem doentes e porem baixas.
Está explicado o complô contra o jogo Famalicão – Sporting. A escumalha levava carradas de tochas e os meninos de azul acharam se todos.
Tenho esperança de que apesar da possível difícil digestão do tartar de salmão escoçês, o nosso querido Varandas terá tido ainda a capacidade para se aperceber de como o apoio das claques faz diferença. Certamente que depois do regresso hoje a Portugal, não tardará a um a chegar a um acordo rápido com JL, DUXXI, Torcida …
Já é a segunda vez nesta semana que vou concordar com o Miguel.
Mau!!!
As claques são super importantes no futebol, e durante muitos anos foram também o orgulho do nosso clube.
Mas não podemos ignorar que por serem grupos organizados, muitas vezes são permeáveis a influências que pouco têm a ver com futebol.
Basta ver o que aconteceu com os Super Dragões e também com as nossas claques.
Foi ontem ou anteotem que o lider da principal claque do SPorting se teve que entregar á policia por ter sido condenado por crimes violentos.
Há não muito tempo tinhamos aquele Mario Machado a querer ser tb lider de claque etc etc
O problema das claques é basicamente um problema de policia, de justiça e de falta de capacidade em gerir determinados assuntos pelas direções dos clubes.
Claro, porque responsabilizar as pessoas pelos seus comportamentos é para outros países. Aqui a culpa é sempre dos outros. É a polícia, a justiça, os clubes, a chuva, a caspa, etc…
Dizes isso porque achas que eles pensam que estão a fazer algo de errado. É impossível responsabilizar alguém quando esse alguém acha que não comete erros, ou que o que faz faz a favor do Clube. Nesse ponto, tanto as claques como quem preside o Clube são iguais.
Para muita gente, vender droga ou viver á margem da lei não é algo criminoso, é algo natural, sob o qual cresceram e foram educados. O Sporting tem de ter um papel ativo se quer atenuar as coisas, mas nunca bater de frente. Bater de frente é para a policia.
Estás aqui estás a defender gajos que se acham gajas… 😀 😀 😀 Que mal faz esses gajos que se acham gajas competirem com mulheres ou usarem as casas de banho das mulheres? Cresceram e foram educados assim, logo podem…
Está a dizer que há malta que pensa muita merda mas não deve ser tido em consideração e que para isso devem existir instituições que estabelecem o bom funcionamento da “coisa”.
Se vamos confiar no discernimento de cada um e ter a fé de que no momento certo vão saber comportar-se, é a merda que se vê.
Nem de perto nem de longe. Um é produto da sociedade, de como cresces, das dificuldades, e do apelo que o dinheiro fácil trás. A mentalidade de só ser criminoso quem é apanhado é algo que leva décadas se não centenas de anos.
A dismorfia corporal é um transtorno psicológico que deve ser olhado e tratado como tal, não validado.
A única coisa que têm em comum é a procura do dinheiro fácil. A diferença é que o marginal toma todas as decisões com perfeita consciência. A sua moralidade é destorcida pelo ambiente em que viveu e vive, mas a sua capacidade cognitiva é perfeita. No caso da doença mental quem procura dinheiro fácil é o médico, que se aproveita de um distúrbio mental para ganhar um cliente para a vida. É por isso que forçam cada vez mais a transição e cada vez mais em crianças, porque são mais anos em que podem sugar dinheiro.
Eu tenho perfeitamente noção de como as duas coisas são completamente diferentes, pensei que também tivesses.
Mas alguma vez eu vou aceitar que um gajo me diga que não pensava que roubar fosse errado?
Foda-se!
Estou a cagar para quem quer enriquecer rapidamente e, para isso, escolhe o caminho do crime… Nunca aceitarei desculpa nenhuma para isso!
Tal como não aceito que um gajo me diga que se sente mulher e que, por isso, pode competir com mulheres ou ir ao wc feminino…
E se decidirem que é possível as pessoas sentirem o que quiserem e viverem de acordo com isso, tudo bem, porque nessa altura eu sentir-me-ei um milionário reformado e quero receber da SS 100 mil todos os meses…
A moralidade e os valores não somos nós que nos damos a nós próprios. Tu e eu somos um produto da educação que recebemos em casa e fora dela. Pensa assim, achas que os alemães um dia acordaram e acharam que matar judeus era normal? Ou achas que foram normalizados a fazê-lo? E estamos a falar de adultos… Em criança ainda é mais fácil normalizar alguém para a vida de crime e o dinheiro fácil.
O que acontece com os transexuais é completamente diferente. São pessoas transtornadas, que até podem ser normalizadas para se sentirem assim, mas ao fim do dia, quem decide é sempre o médico, e o médico tem de saber melhor do que uma criança, ou um doente. Um gajo achar que é gaja não é problema nenhum. Tal como as matrafonas nunca foram problema. O problema é quando um médico valida uma doença mental quando fez um juramento pelo contrário. Quando um médico chega ao pé de uma criança e diz que apesar de ter nascido homem afinal é mulher. O problema é quando um médico toma a liberdade de retirar genitais, glândulas mamárias etc.
Não são coisas nada parecidas umas com as outras. Acho que mais uma vez estás a analisar as coisas de um ponto de vista muito superficial.
Para isso está lá a policia e a justiça para colocar gente que foge da ordem, na ordem.
Para responsabilizar quem não tem responsabilidade.
Em relação aos clubes a sua função é um pouco mais limitada e na maioria das situações condicionada à dos outros dois que falei, mas também se consegue fazer algo.
Ou vives no mundo da fantasia em que é possível vivermos todos em comunidade e felizes a cantar o kumbaya?
Em que o meu bom senso é igual ao teu e de todos os outros?
Em que não há criminosos, marginais, gente que vive fora da lei?
Um bocadinho de noção é preciso para falar das coisas….
Só para dar um pequeno exemplo, nos bancos estão, senão dos maiores, pelos menos muitos dos valentes criminosos. Com esses já não há direcção que não dialogue…
Certo! Mas não é confundindo a árvore pela floresta nem enterrando a cabeça na areia que se resolve o problema. Virando as costas às claques e/ou ignorando-as não se resolvem (nem sequer se eliminam) nenhum dos problemas ou dificuldades inerentes – pelo contário, ficam ali latentes sem ninguém saber quando o barril de pólvora poderá explodir.
Ainda há uma semana, no seguimento dos desacatos em Famalicão, defendia um antropólogo (ou sociólogo?) que estudou o fenómeno das claques que é muito melhor ter claques legalizadas e bem enquadradas pelos respectivos clubes. A sua tese é que quando os clubes não gerem as suas claques os indivíduos problemáticos têm tendência em organizar-se em pequenas células de “Casuals” que esses sim são completamente imprevisíveis, incontroláveis e não trazem nada de bom ao fenómeno desportivo apenas buscam a violência. Aliás, os únicos que conseguem ter algum controlo sobre os grupos Casuals são os membros das claques organizadas.
Portanto, eu sou 100% a favor de uma relação adulta e civilizada entre a direcção e as claques! Sem negócio de bilhetes, controlado consumos, apoiando financeiramente deslocações das claques, autorizando adereços (inclusivé tochas) mas proibindo o seu arremesso, etc, etc.
Terminar com as claques é parte da solução fácil, que leva a um futebol sem este espectáculo de cor e entusiasmo. Basta olhar para o camarote para pré visualizar o que é um futebol sem vida, sem cantigas e sem fumos e bandeiras.
MUITO BOM COMENTÁRIO!
Este é um assunto que deveria ser merecedor de uma reflexão e de um debate interno MUITO SÉRIO, DE PRINCÍPIOS , mas ABERTO e SEM PRECONCEITOS.
Apenas hostilizar claques ou os seus dirigentes é abrir caminho aos Casuals, que são um cancro e muito incontrolável, pois não identificas onde já se espalha as metástases.
Saudações leoninas
Toda a gente que está no futebol devia fazer tudo para que as claques fossem parte integrante do espetáculo. Era preciso alguém com os colhões no sitio e com vontade de trabalhar pelo bem do futebol…coisa que em PT não existe.
As claques são parte da essência do jogo. Há alguma merda mais bonita do que uma entrada de uma equipa com uma coreografia de claque “a sério”?! O caminho devia ser incentivar isto, legalizar e legislar isso, não andar com merdas plásticas organizada pelo clube com luzinhas e lasers e DJ e o crl…isso é para os Oscares e tal, não é para o futebol…
Já disse aqui montes de medidas que deviam ser implementadas, não vou dar mais para o peditório…
É olhar para a Alemanha….
Mas também sei que eu sou minoritário. Está tudo preocupado com multas e o crl…preocupam-se mais com as multas do que em apoiar o clube e em tornar Alvalade num estádio que seja mesmo dificil para o adversário…
A maior parte dos adeptos em Alvalade são uns conas…é por isso que a experiencia de ir a Alvalade é uma cagada (porque somos mal servidos de tudo e comemos e calamos) e quem devia de tentar valorizar o espetáculo quer é o dinheiro da TV e mais nada.
Dá trabalho e requer paciência. Quem legisla finge que trabalha e que quer mudança, inventa uma lei que no fundo a única coisa que faz é ficar mais caro ser ou pertencer a uma claque, e distribuem palminhas nas costas. Os clubes fazem o que lhes dá mais jeito. O Benfica e Porto, vista grossa, o Sporting guerras internas porque pronto.
O espetáculo? Esse nunca importou, por isso é que ainda ontem disse que se paga muito em Portugal para se ver futebol.
A cena é que esta gente toda que decide sobre isto vai aos estádios para comer, beber e fazer contatos. Nem sabem bem o que é fazer um esforço grande para comprar bilhetes, porque só vão se for à borla…
Não compreende a essência de um adepto de futebol que vai pelo espetáculo. Não compreende nem quer compreender, está-se positivamente a cagar para isso…
Não é nada fodasse….. vocês também com estes exageros.
Ir á bola é ainda um grande prazer e que tento tb fazer um momento de família.
Mesmo no João Rocha a ver um jogo do Sporting é um grande prazer.
E a parte final então de ficar ali á conversa com os jogadores, é um grande momento de sportinguismo.
Só te estou a dizer que isso ainda acontece.
Que ainda há ambiente, que ainda há emoção, que aínda há sentimento….. Nada disso morreu!!!
Que pode ser tudo melhorado, sim claro que sim, mas o que ainda existe e acontece é já muito bom.
Pelo menos para mim, não consigo ainda arranjar experiência e satisfação semelhante
Este ano está melhor do que nos últimos anos, mas estando melhor é bem pior do que já foi…e está cada vez a ser mais castrado. A Juve este ano está com muito mais força que nos ultimos anos mas há um caminho gigante que devia ser feito para melhorar o ambiente e a experiencia do estádio.
E o caminho não é uma cena plástica criada pelo clube…lá está. Isso é coisa de seleções…
Isto eratudo muito bonitoquando há 50 anos saiamos do café do meu pai em Campolide un14 ou 15 viaturas e íamos ver o Sporting a todo o lado civilizadamente, mais idosos e mais novos todos juntos, agora o que vemos ? Só vejo juventude , o nome assim o diz JUve leo e a juventude é muito boa em muitas coisas e muito má em outras, todos juntos fazem besteiras que são muito desagradáveis e isto é comum a todas as claques e é precisamente a Torcida verde a que tem algumas pessoas com mais idade aquela que faz menos coisas más. Eu deixei de vera bola no topo sul porque já não me sentia confortável lá. A minha liberdade acaba, quando começa a do outro. Isto é muito dificil de ser gerido por alguém, têm que ser os própros que são a claque a fazer os seus comportamentos. Se formam uma claque eles é que t~em de ser os responsáveis dela, não é a direção, a policia ou outra qualquer organização que vai ser responsável por isto, se eu convocar um grupo de amigos para ir ver o Sporting jogar e já o fiz aluguei uma camionete e tratei de tudo. Agora só porque uma claque tem 300 elementos por exemplo , tem que ter bilhetes e os outros sportinguistas não, estou em desacordo os outros serem prejudicados.
Isto das claques é um falso problema, o SCP só tem de dizer quais as condições (realisticas e não subjectivas) que são necessárias para que as claques colaborem e sejam apoiadas pelo Clube e não se deve de forma nenhuma imiscuir nem na organização, nem na direção das claques, ou seja dar a César o que é de César e dar a Deus o que é de Deus…
Condições tal, tal, tal e tal
Organização não temos nada a ver com isso
Ò ginha, não queres comentar isto?
Os jbidés (todos) não se indignam dos diregentes do SPORTING não virem defender os interesses do clube? Ou isto envolve os seu próprios interesses? HUM?
A defesa dos interesses do Sporting é feita pela comunicação do fêcêpê, para incomodo do CD liderado pelo fisiatra, pois torna cada vez mais evidente aquilo que sempre foi óbvio, para alguns… e que envergonha qualquer sportinguista que se preze!!
Vinha focar exatamente isso, é assim que se “faz” a cabeça das pessoas, isto não é jornalismo nenhum, é lavagem cerebral usando as técnicas do Goebbels associadas a neuro-linguística vejam o grafismo:
“FPF não vê ligação Benfica-Boaventura. Casos de aliciamento arquivados
Organismo também não encontrou “indícios suficientes” de um alegado pagamento do Sporting ao plantel do Marítimo.”
Primeiro dá a impressão que é a mesma situação, não é!!!
As acusações eram diferentes no carnide estavam a corromper para o adversário directo perder propositadamente contra eles, a acusação ao SCP era a de corromper para ganhar, ou seja dificultar a vida dos adversários do SCP ao máximo…
Segundo é mais uma “demão” na velha conversa que é a mantra do “jornalismo” desportivo Português “no fim entre ganhos e perdas fica tudo igual” ou a versão alternativa “todos fazem o mesmo” e isto não é informação, é propaganda falaciosa e lavagem cerebral o Goebbels ficaria orgulhoso…
A direção do Sporting está calada porque vai em primeiro e se não for campeão o segundo lugar também dá muito jeito, por isso é melhor estar de bico calado, além de não querer mexer em nada que tenha a haver com o gordo, simples.
O fato de tratarem o assunto simultaneamente e divulgarem igualmente o mesmo desta forma….mostra uma clara intencionalidade por parte da FPF
Notem outra coisa nos comentadores benfiquistas. Sempre que vem á baila alguma questão incomoda dos lampiões, automaticamente começam a falar do cashball. Assim, como que por acaso.
A comunicação do Sporting nada pode fazer contra o seu maior veículo de propaganda.
O que pode fazer é colocar algumas cláusulas a proibir estas confusões quando da renovação do “contrato”…
Mas vocês sentavam-se com o Macaco ou com o Mustafá – ou com os gajos do Benfic@ – a pensar que iam chegar a um acordo e que as claques passavam a portar-se bem e a só dar espectáculo?
Epá, o vosso nível de alucinação é gigantemente maior do que eu já imaginava…
Sentar á mesa com Frederico Varandas, Pinto da Costa, Vieira da Silva, Fernando Gomes, Pedro Proença, etc etc.
Qual a diferença destes para o mustafa ou o macaco ?
Uns se deixam manchar com as próprias mãos, outros mandam terceiros sujar em seu nome …
Entendes o poder dos catálogos bons e catálogos maus ….
Por mim e para mim será sempre longe de ambos estes dois pólos …
Estás a comparar um gajo que assalta casas e vende droga, ou outro que vende droga, produtos roubados e dá porrada em quem lhe mandam dar, com um idiota como o Varandas?
Tem juízo!
Que crime cometeu o Varandas, diz lá… que eu desconheço!
alguém viu ou viu está a ver o noticiário da RTP1?
notícias de desporto no final do telejornal:
natação + futebol (Liga Europa) e por fim ciclismo.
Sobre o futebol: resumo dos jogos do benfica e do braga.
Nem sequer mencionaram o Sporting. Nada! Zero! Como se não tivesse existido!
RTP!!! canal público.
vergonha nacional. indecente! estou incrédulo!
SL
Sem os estar a defender, provavelmente passaram o jogo do Sporting no telejornal de ontem já que o jogo foi antes. Braga e Benfic@ acabaram depois do telejornal de ontem…
É uma questão de puxares a box para o telejornal de ontem e confirmar isso, ou não! Se deram ontem, não tinham de repetir hoje…
Até apostaria que deram isso para aí às 20h57… 😀 😀 😀
Eventualmente. Mas os jogos ocorreram os 3 ontem. Ou seja, não são notícia hoje. Nenhum deles. Ao trazerem o resumo da jornada dos clubes português têm obrigatoriamente de mencionar os 3 clubes nacionais. É elementar no alinhamento editorial de qualquer noticiário nacional.
Vejo televisão como leio jornais para me manter informado e por razões profissionais (casos trabalhados com alunos de jornalismo). Mas o que me chamou a atenção neste caso foi mesmo a ausência de qualquer referência ao clube no alinhamento da editoria de desporto. É jornalisticamente incongruente. Aquilo que se recomenda quando a coisa não é notícia (já não está na orla temporal do acontecimento noticioso) é algo do género: “na tarde de ontem, para a mesma competição, os leões venceram fora por 3-1 etc e tal”.
Mas não me choro. Isto é recorrente. Apenas protesto aqui, também.
16 Fevereiro, 2024 at 10:26
Rumo a dublin! Oxalá!
Sonhar é grátis!
16 Fevereiro, 2024 at 10:35
Sou super a favor das claques – ainda me lembro quando a JL foi formada e o impacto que teve – e acho que devia haver uma reformulação das regras das claques, se não em termos nacionais – é difícil reformular o que quer que seja em Portugal contra o poder instalado, que neste caso está no Benfic@ – pelo menos em termos do nosso Clube.
Há muitos anos que defendo que haja uma limpeza nas claques e que as regras sejam claras e transparentes, de modo a trazer mais juventude “limpa” para elas e para os jogos!
16 Fevereiro, 2024 at 11:50
Primeiro há que ter capacidade de sentar á mesa sem complexos e sentimento de superioridade. A malta que dirige as claques são muitos deles criminosos, ou ex-criminosos, mas não são sub-humanos. Normalmente são pessoas que entendem e valorizam o respeito. Olhando para o perfil do Presidente claramente que isto seria perto do impossível.
Depois há que diferenciar o que o Clube pode controlar e não pode. Os assuntos de policia são assuntos de policia, mas o Clube pode influenciar diretamente os comportamentos das claques. Pareceu-me que o CD queria tirar o Musta da JL á força, foi um tiro ao lado. O CD apenas precisava de juntamente com o Musta e restantes lideres das claques chegar a um consenso do que são comportamentos aceitáveis ou não. A partir daquele momento, seria imperativo proibir qualquer tipo de atividade ilegal, e expurgar toda a gente que, após consenso, violasse a lei.
Como em muita coisa, as claques davam trabalho e requeriam paciência por parte do CD a limar. As claques serão sempre adversas a controlo extremo, até porque são compostas por diferentes tipos de pessoas, e pessoas voláteis. Se hoje há um problema de claques, é porque o CD nunca soube a melhor maneira chegar a diálogo, e depois acabou por fazer birra. Tu melhor que ninguém, que vais às AG’s sabes qual a postura do Varandas quando é confrontado com critica, e por isso também sabes perfeitamente que o diálogo seria quase sempre impossível chegar a bom porto porque o Presidente não tem capacidade de encaixe quando acha que a critica vem “debaixo”.
16 Fevereiro, 2024 at 13:28
Boa resposta ao meu comentário – o que não quer dizer que concorde a 100%.
Qual é mesmo o objectivo duma claque?
Apoiar a/s equipa/s.
Não estou a ver outro objectivo! Há mais algum?
O Clube tem TODO o interesse em ter claques – pode ser 1, podem ser mais!
As claque têm interesse em ter benefícios dados pelo clube, para poderem dar apoio no maior número de jogos possíveis.
Logo, do meu ponto de vista, há aqui interesses mútuos o que faz pensar que será fácil haver uma plataforma de entendimento.
Isto para pessoas normais, digamos assim.
Quando metes gajos marginais, como o Macaco, como tanto gajo da claque do Porto, como o Mustafá, como tanto gajo da claque do Sporting, como tanto gajo das claques do Benfic@, que vivem muito à base dos negócios que fazem com a claque, na claque, e protegidos pela claque, fica tudo complicado!
O Varandas pode ser parvo, mau carácter, mentiroso, mas é uma pessoa normal na sociedade, dentro da lei. Como qualquer gajo da Direcção! Os gajos da direcção da claque são, muitos deles, marginais com cadastro, criminosos no activo.
Como é que achas que é fácil sentarem-se estas pessoas umas com as outras e debaterem em consciência para o bem do Clube e da Claque?
Eu acho muito complicado.
E acho que isto é transversal a Sporting, Porto e Benfic@, pelo menos!
As claques, hoje, são dominadas por marginais. Ponto. Seja no Sporting, seja no Benfic@, seja no Porto. Nos outros clubes não faço ideia mas porque razão será diferente se esta gente vive muito à base disto?
É preciso limpar as claque e isso faz-se com regras definidas para ser membro duma claque. É a minha opinião!
16 Fevereiro, 2024 at 14:08
O clube não tem que limpar claques.
O clube tem de controlar os adeptos que tem no estádio. Sejam eles pertencentes a claques ou não.
Tem um sistema de videovigilância no estádio.
Tem segurança privada no estádio.
Tem o poder de estipular as regras para quem frequenta os recintos do clube.
Tem o poder de elaborar protocolos com as claques e definir as regras e assim no limite condicionar a maneira como agem no dia a dia.
Tudo o resto é com a policia, com a justiça, mas mais importante responsabilidade do poder politico que nunca se preocupou em legislar convenientemente esta matéria nem tão pouco as organizações como FPF e Liga que nada fazem também.
Marginais são marginais.
Colocar o poder e responsabilidade neles para as coisas mudarem é só ridículo.
16 Fevereiro, 2024 at 19:27
O Clube pode definir as regras para que uma claque seja considerada oficial pelo próprio clube.
Pode haver depois outras claques, que não cumpram as premissas que o clube define, que serão claques na mesma mas sem serem oficiais.
Obviamente o clube dará apoio e benesses às claques oficiais, e não dará às outras.
Se eu mandasse no clube, era isto que faria e tentaria que as regras fossem o mais abrangentes e dentro do bom senso possíveis.
Acho muita piada vocês virem para aqui dizer que o Clube não tem nada com isso quando é o clube que suporta toda a merda que as claques fazem e que lhes custa para cima de meio M€ por ano…
Eu faria assim, porque é esta a minha opinião.
E, sim, meus caros, uma merda que eu implementaria no estádio era vigilância apertada sobre os adeptos, em especial sobre as claques. E, tendo multas por actos de pessoas identificadas em imagens, colocaria em tribunal essas pessoas para serem elas a pagá-las!
16 Fevereiro, 2024 at 14:17
O que é limpar a claque?
Pedir cadastro para quem quer ser sócio e só aceitar sem cadastro?!
No clube fazem isso?! Vamos só aceitar sócios com “folha limpa” no cadastro? E depois, temos de mandar todos os meses e expulsar quem passou a ter?
E para vender bilhetes em geral…o mesmo?
A claque deve fazer o seu caminho. Não cabe ao clube controlar os destinos da claque. Deve impor à claque uma série de regras a cumprir dentro do estádio e sanções pelo não cumprimento. Na minha opinião, estas regras não podem passar por cima da liberdade de expressão e eu colocava regras (não proibições) na utilização de pirotecnia.
Depois o resto…é com eles…
16 Fevereiro, 2024 at 14:23
Quase que parece que o Miguel acha que as claques devem ser organizações controladas pelo clube. Daqui a nada vai dizer que quer um modelo tipo Super Dragões 🙂
Qualquer grupo de adeptos pode constituir uma claque e aderir aos protocolos que o clube disponibiliza a todos e nas mesmas condições.
Quem não cumprir com as regras não tem direito aos benefícios que o clube dá em troca do apoio que as claques dão.
E aqui faço o mesmo aparte que o TCdL, garantindo a liberdade de expressão de cada um.
O clube imiscuir-se na gestão das claques é no mínimo abusivo.
16 Fevereiro, 2024 at 14:26
Cortar apoios a uma claque porque elas assobiam a equipa ou porque estão contra a direção para mim é uma coisa que cheira a bafio, salazarenta…
16 Fevereiro, 2024 at 14:31
Foi o que aconteceu, por mais que tentem fingir que não.
16 Fevereiro, 2024 at 15:01
Concordo com os 2.
16 Fevereiro, 2024 at 19:30
Nunca te pediram o registo criminal para te candidatares a algum sitio?
É que a mim já… e aos meus filhos também!
Nenhum de nós morreu por causa disso.
Não vejo onde é que está o problema em pedir o registo criminal a uma pessoa para, por exemplo, pertencer a uma claque – quando se sabe que as claques são um meio cheio de criminosos no activo, e que normalmente são esses que fazem merda! !
16 Fevereiro, 2024 at 14:48
Discordamos logo do ponto principal que é o objectivo das claques. As claques não servem só para apoiar o Clube, achar isso é redutor do papel fundamental que as claques têm no que é o produto do futebol. Em Portugal o espetáculo é uma merda dentro do campo e nas bancadas. As claques têm de apoiar a equipa, mas também motivar e puxar pelas bancadas. As claques têm de ser ponto de atração dos clubes, e na minha opinião as claques na Alemanha, em Itália, Turquia e noutros países são um ponto de atração, quer a turistas que procuram ver um jogo de futebol, quer a puxar sócios/adeptos ao Estádio. Acho que parte do problema que temos é exatamente o que espelhas no inicio do teu comentário, um desconhecimento, ou um olhar sobre as claques do ponto de vista completamente acessório.
“Como é que achas que é fácil sentarem-se estas pessoas umas com as outras e debaterem em consciência para o bem do Clube e da Claque?” Era simplesmente não serem preconceituosos. Achas que uma porteira não merece o mesmo respeito que um doutor? Ou as pessoas devem mesmo ser julgadas pela classe que ocupam na sociedade? Eu pessoalmente sempre tratei os desconhecidos com o máximo respeito, e sim inclusive malta que esteve várias vezes na cadeia. O facto de o Varandas não se conseguir sentar à mesa com malta que vive à margem da lei, mesmo que isso signifique unir a maioria dos Sportinguistas, apenas demonstra o quão inepto ele é para o cargo que tem, já para não falar do nível de preconceito.
O Sporting é grande, e só não é maior porque gente da “laia” do Varandas sempre procurou servir-se ao máximo do Clube, enquanto gente menos instruída, com menos posses, deu sempre o que pode pelo Clube. Felizmente o Sporting nunca será homogéneo.
16 Fevereiro, 2024 at 14:55
O Raja Casablanca oferece um espetáculo nas bancadas a verde e branco bem mais apelativo que o Sporting. Isso é que te devia tirar o sono, não o cadastro dos membros da claque.
16 Fevereiro, 2024 at 19:42
O que me tira o sono é a merda que as claques fazem… Sejam do Sporting, do Benfic@ ou do Porto, como me tira o sono a corrupção, seja na politica, no desporto, nos negócios, na Justiça… ou tudo o que seja bandidagem ou criminosos!
O Raja Casablanca oferecer um espectáculo não me tira o sono, como o Sporting não o oferecer também não tira, apesar de achar que devia oferecer e fazerem muito mais pelo ambiente do estádio e pelos sócios.
A segurança merece de mim muito mais atenção e preocupação do que o espectáculo, o que não quer dizer que não valorize o espectáculo. Estão é em níveis diferentes.
16 Fevereiro, 2024 at 22:28
Para mim o que falta mesmo é o wi-fi…
16 Fevereiro, 2024 at 19:37
O objectivo das claques é apoiar as equipas o que não impede de que o façam com espectáculo.
O objectivo primeiro é apoiar, que é daí que vem o termo claque. Claro que o resto vem por arrasto e é fácil perceber isso.
O facto do objectivo ser apoiar a equipa não impede de dar espectáculo ou de puxar pelo resto do estádio. Está tudo ligado.
O que não tem nada a ver é fazerem negócio com bilhetes – fazendo alguns enriquecerem à conta disso – com droga, não é ameaçar pessoas, etc.
Aceito perfeitamente que as claques tenham o seu merchandising e façam o seu negócio com isso – seja ou não claques oficiais!
Já sei que pouca gente defende o que eu defendo, mas estou a cagar para isso. Esta é a minha opinião e é por isso que eu não sou contra as claques, que acho que podem existir e fazerem o seu papel, sem estarem sempre a fazer merda…
16 Fevereiro, 2024 at 10:49
Actualmente, só em jogos fora. E pirotecnia, só no estrangeiro. Na tugalandia, as tochas fazem os bofias ficarem doentes e porem baixas.
Está explicado o complô contra o jogo Famalicão – Sporting. A escumalha levava carradas de tochas e os meninos de azul acharam se todos.
16 Fevereiro, 2024 at 10:50
Cagaram se todos.
16 Fevereiro, 2024 at 11:01
Era isto que me referia no comentário ao jogo do Braga…nem uma bandeira no nosso estádio!!
Que diferença não é?!
Pena não consegui ver o jogo ontem…parece que estamos no melhor momento da era Amorim, vamos ver se dará em títulos!!!
16 Fevereiro, 2024 at 22:31
No ano passado ainda contrataram uns gajos para agitarem bandeiras junto ao relvado, antes do jogo e no intervalo.
Deve ter acabado o carcanhol…
17 Fevereiro, 2024 at 11:24
Falso, a claque Brigada, é legal e levou bandeiras.
16 Fevereiro, 2024 at 11:07
Tenho esperança de que apesar da possível difícil digestão do tartar de salmão escoçês, o nosso querido Varandas terá tido ainda a capacidade para se aperceber de como o apoio das claques faz diferença. Certamente que depois do regresso hoje a Portugal, não tardará a um a chegar a um acordo rápido com JL, DUXXI, Torcida …
16 Fevereiro, 2024 at 11:13
Já é a segunda vez nesta semana que vou concordar com o Miguel.
Mau!!!
As claques são super importantes no futebol, e durante muitos anos foram também o orgulho do nosso clube.
Mas não podemos ignorar que por serem grupos organizados, muitas vezes são permeáveis a influências que pouco têm a ver com futebol.
Basta ver o que aconteceu com os Super Dragões e também com as nossas claques.
Foi ontem ou anteotem que o lider da principal claque do SPorting se teve que entregar á policia por ter sido condenado por crimes violentos.
Há não muito tempo tinhamos aquele Mario Machado a querer ser tb lider de claque etc etc
16 Fevereiro, 2024 at 11:18
O problema das claques é basicamente um problema de policia, de justiça e de falta de capacidade em gerir determinados assuntos pelas direções dos clubes.
16 Fevereiro, 2024 at 11:48
Claro, porque responsabilizar as pessoas pelos seus comportamentos é para outros países. Aqui a culpa é sempre dos outros. É a polícia, a justiça, os clubes, a chuva, a caspa, etc…
16 Fevereiro, 2024 at 11:54
Dizes isso porque achas que eles pensam que estão a fazer algo de errado. É impossível responsabilizar alguém quando esse alguém acha que não comete erros, ou que o que faz faz a favor do Clube. Nesse ponto, tanto as claques como quem preside o Clube são iguais.
Para muita gente, vender droga ou viver á margem da lei não é algo criminoso, é algo natural, sob o qual cresceram e foram educados. O Sporting tem de ter um papel ativo se quer atenuar as coisas, mas nunca bater de frente. Bater de frente é para a policia.
16 Fevereiro, 2024 at 13:31
Obviamente.
Acho que nem era preciso explicar.
Mas lá está as pessoas não são todas como nós gostaríamos que fossem.
16 Fevereiro, 2024 at 13:32
Estás aqui estás a defender gajos que se acham gajas… 😀 😀 😀 Que mal faz esses gajos que se acham gajas competirem com mulheres ou usarem as casas de banho das mulheres? Cresceram e foram educados assim, logo podem…
Epá, FixTix, isto nem parece teu!
16 Fevereiro, 2024 at 13:45
Não está, muito pelo contrário.
Está a dizer que há malta que pensa muita merda mas não deve ser tido em consideração e que para isso devem existir instituições que estabelecem o bom funcionamento da “coisa”.
Se vamos confiar no discernimento de cada um e ter a fé de que no momento certo vão saber comportar-se, é a merda que se vê.
16 Fevereiro, 2024 at 15:10
Nem de perto nem de longe. Um é produto da sociedade, de como cresces, das dificuldades, e do apelo que o dinheiro fácil trás. A mentalidade de só ser criminoso quem é apanhado é algo que leva décadas se não centenas de anos.
A dismorfia corporal é um transtorno psicológico que deve ser olhado e tratado como tal, não validado.
A única coisa que têm em comum é a procura do dinheiro fácil. A diferença é que o marginal toma todas as decisões com perfeita consciência. A sua moralidade é destorcida pelo ambiente em que viveu e vive, mas a sua capacidade cognitiva é perfeita. No caso da doença mental quem procura dinheiro fácil é o médico, que se aproveita de um distúrbio mental para ganhar um cliente para a vida. É por isso que forçam cada vez mais a transição e cada vez mais em crianças, porque são mais anos em que podem sugar dinheiro.
Eu tenho perfeitamente noção de como as duas coisas são completamente diferentes, pensei que também tivesses.
16 Fevereiro, 2024 at 19:49
Não concordo contigo!
Desculpas uma coisa e não desculpas a outra?
Mas alguma vez eu vou aceitar que um gajo me diga que não pensava que roubar fosse errado?
Foda-se!
Estou a cagar para quem quer enriquecer rapidamente e, para isso, escolhe o caminho do crime… Nunca aceitarei desculpa nenhuma para isso!
Tal como não aceito que um gajo me diga que se sente mulher e que, por isso, pode competir com mulheres ou ir ao wc feminino…
E se decidirem que é possível as pessoas sentirem o que quiserem e viverem de acordo com isso, tudo bem, porque nessa altura eu sentir-me-ei um milionário reformado e quero receber da SS 100 mil todos os meses…
16 Fevereiro, 2024 at 20:47
A moralidade e os valores não somos nós que nos damos a nós próprios. Tu e eu somos um produto da educação que recebemos em casa e fora dela. Pensa assim, achas que os alemães um dia acordaram e acharam que matar judeus era normal? Ou achas que foram normalizados a fazê-lo? E estamos a falar de adultos… Em criança ainda é mais fácil normalizar alguém para a vida de crime e o dinheiro fácil.
O que acontece com os transexuais é completamente diferente. São pessoas transtornadas, que até podem ser normalizadas para se sentirem assim, mas ao fim do dia, quem decide é sempre o médico, e o médico tem de saber melhor do que uma criança, ou um doente. Um gajo achar que é gaja não é problema nenhum. Tal como as matrafonas nunca foram problema. O problema é quando um médico valida uma doença mental quando fez um juramento pelo contrário. Quando um médico chega ao pé de uma criança e diz que apesar de ter nascido homem afinal é mulher. O problema é quando um médico toma a liberdade de retirar genitais, glândulas mamárias etc.
Não são coisas nada parecidas umas com as outras. Acho que mais uma vez estás a analisar as coisas de um ponto de vista muito superficial.
16 Fevereiro, 2024 at 13:30
Para isso está lá a policia e a justiça para colocar gente que foge da ordem, na ordem.
Para responsabilizar quem não tem responsabilidade.
Em relação aos clubes a sua função é um pouco mais limitada e na maioria das situações condicionada à dos outros dois que falei, mas também se consegue fazer algo.
Ou vives no mundo da fantasia em que é possível vivermos todos em comunidade e felizes a cantar o kumbaya?
Em que o meu bom senso é igual ao teu e de todos os outros?
Em que não há criminosos, marginais, gente que vive fora da lei?
Um bocadinho de noção é preciso para falar das coisas….
16 Fevereiro, 2024 at 13:36
Só para dar um pequeno exemplo, nos bancos estão, senão dos maiores, pelos menos muitos dos valentes criminosos. Com esses já não há direcção que não dialogue…
16 Fevereiro, 2024 at 11:33
Certo! Mas não é confundindo a árvore pela floresta nem enterrando a cabeça na areia que se resolve o problema. Virando as costas às claques e/ou ignorando-as não se resolvem (nem sequer se eliminam) nenhum dos problemas ou dificuldades inerentes – pelo contário, ficam ali latentes sem ninguém saber quando o barril de pólvora poderá explodir.
Ainda há uma semana, no seguimento dos desacatos em Famalicão, defendia um antropólogo (ou sociólogo?) que estudou o fenómeno das claques que é muito melhor ter claques legalizadas e bem enquadradas pelos respectivos clubes. A sua tese é que quando os clubes não gerem as suas claques os indivíduos problemáticos têm tendência em organizar-se em pequenas células de “Casuals” que esses sim são completamente imprevisíveis, incontroláveis e não trazem nada de bom ao fenómeno desportivo apenas buscam a violência. Aliás, os únicos que conseguem ter algum controlo sobre os grupos Casuals são os membros das claques organizadas.
Portanto, eu sou 100% a favor de uma relação adulta e civilizada entre a direcção e as claques! Sem negócio de bilhetes, controlado consumos, apoiando financeiramente deslocações das claques, autorizando adereços (inclusivé tochas) mas proibindo o seu arremesso, etc, etc.
16 Fevereiro, 2024 at 12:15
Evidentemente.
As claques são parte do atrativo do futebol.
Terminar com as claques é parte da solução fácil, que leva a um futebol sem este espectáculo de cor e entusiasmo. Basta olhar para o camarote para pré visualizar o que é um futebol sem vida, sem cantigas e sem fumos e bandeiras.
16 Fevereiro, 2024 at 12:22
MUITO BOM COMENTÁRIO!
Este é um assunto que deveria ser merecedor de uma reflexão e de um debate interno MUITO SÉRIO, DE PRINCÍPIOS , mas ABERTO e SEM PRECONCEITOS.
Apenas hostilizar claques ou os seus dirigentes é abrir caminho aos Casuals, que são um cancro e muito incontrolável, pois não identificas onde já se espalha as metástases.
Saudações leoninas
16 Fevereiro, 2024 at 12:30
Toda a gente que está no futebol devia fazer tudo para que as claques fossem parte integrante do espetáculo. Era preciso alguém com os colhões no sitio e com vontade de trabalhar pelo bem do futebol…coisa que em PT não existe.
As claques são parte da essência do jogo. Há alguma merda mais bonita do que uma entrada de uma equipa com uma coreografia de claque “a sério”?! O caminho devia ser incentivar isto, legalizar e legislar isso, não andar com merdas plásticas organizada pelo clube com luzinhas e lasers e DJ e o crl…isso é para os Oscares e tal, não é para o futebol…
Já disse aqui montes de medidas que deviam ser implementadas, não vou dar mais para o peditório…
É olhar para a Alemanha….
Mas também sei que eu sou minoritário. Está tudo preocupado com multas e o crl…preocupam-se mais com as multas do que em apoiar o clube e em tornar Alvalade num estádio que seja mesmo dificil para o adversário…
A maior parte dos adeptos em Alvalade são uns conas…é por isso que a experiencia de ir a Alvalade é uma cagada (porque somos mal servidos de tudo e comemos e calamos) e quem devia de tentar valorizar o espetáculo quer é o dinheiro da TV e mais nada.
16 Fevereiro, 2024 at 12:31
Obviamente que quando menos acordos e parcerias há com as claques, pior…
Não é preciso ser um génio…
16 Fevereiro, 2024 at 12:50
Dá trabalho e requer paciência. Quem legisla finge que trabalha e que quer mudança, inventa uma lei que no fundo a única coisa que faz é ficar mais caro ser ou pertencer a uma claque, e distribuem palminhas nas costas. Os clubes fazem o que lhes dá mais jeito. O Benfica e Porto, vista grossa, o Sporting guerras internas porque pronto.
O espetáculo? Esse nunca importou, por isso é que ainda ontem disse que se paga muito em Portugal para se ver futebol.
16 Fevereiro, 2024 at 13:39
Resumo perfeito.
16 Fevereiro, 2024 at 13:39
Devem ser poucas as pessoas que vão aos estádios simplesmente pelo jogo em si.
O jogo em si pode ser visto pela TV, de forma mais económica, com melhor qualidade e mais conforto.
As pessoas vão aos estádios pelo ambiente.
Esse ambiente é criado pelos adeptos onde as claques se incluem e assumem um papel principal.
Ignorar isto….
16 Fevereiro, 2024 at 13:50
Pois claro.
Só quem nunca viveu esses ambientes pode olhar para esse assunto com essa falta de noção.
16 Fevereiro, 2024 at 13:57
A cena é que esta gente toda que decide sobre isto vai aos estádios para comer, beber e fazer contatos. Nem sabem bem o que é fazer um esforço grande para comprar bilhetes, porque só vão se for à borla…
Não compreende a essência de um adepto de futebol que vai pelo espetáculo. Não compreende nem quer compreender, está-se positivamente a cagar para isso…
16 Fevereiro, 2024 at 14:08
Tal e qual.
16 Fevereiro, 2024 at 14:17
Não é nada fodasse….. vocês também com estes exageros.
Ir á bola é ainda um grande prazer e que tento tb fazer um momento de família.
Mesmo no João Rocha a ver um jogo do Sporting é um grande prazer.
E a parte final então de ficar ali á conversa com os jogadores, é um grande momento de sportinguismo.
16 Fevereiro, 2024 at 14:23
Estás a tentar convencer-me que te é completamente indiferente o ambiente no estádio quando vais a um jogo?
Que te é completamente indiferente se vais ao bar e não há nada ao fim de 20 minutos na fila ou se tens um serviço impecável.
Que te é completamente indiferente se estás 2 horas na fila para entrar ou 15 minutos.
Que não sentes muito mais empolgado com um estádio cheio e a cantar e a vibrar com o jogo ou um estádio semi-vazio.
Que te é completamente indiferente veres uma entrada de uma equipa com alta coreografia da claque ou se não houver nada?
Porra……
Eu adoro futebol…mas parte muito significativa do gozo de ir ao estádio é o ambiente. MUITO significativa.
16 Fevereiro, 2024 at 14:33
Só te estou a dizer que isso ainda acontece.
Que ainda há ambiente, que ainda há emoção, que aínda há sentimento….. Nada disso morreu!!!
Que pode ser tudo melhorado, sim claro que sim, mas o que ainda existe e acontece é já muito bom.
Pelo menos para mim, não consigo ainda arranjar experiência e satisfação semelhante
16 Fevereiro, 2024 at 14:41
E no pavilhão então…. Dou te o exemplo do jogo europeu do andebol na passada terça feira. Uma emoção enorme!!!
Já só tento evitar os derbies pois o pessoal fica bastante alterado e a linguagem é muito mais agressiva. Já não consigo levar a família
16 Fevereiro, 2024 at 14:43
Este ano está melhor do que nos últimos anos, mas estando melhor é bem pior do que já foi…e está cada vez a ser mais castrado. A Juve este ano está com muito mais força que nos ultimos anos mas há um caminho gigante que devia ser feito para melhorar o ambiente e a experiencia do estádio.
E o caminho não é uma cena plástica criada pelo clube…lá está. Isso é coisa de seleções…
16 Fevereiro, 2024 at 12:12
Onde está a equipa de comunicação do Sporting?
Está direção, realmente é o cúmulo da apatia.
Acções formais, o informais, criativas, (a)criativas…. Etc etc
Universo leonino dá o exemplo….
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/teve-o-grande-atrativo-de-sabermos-o-que-e-jogar-a-benficacontra-10-universo-leonino-reage-a-vitoria-na-suica
16 Fevereiro, 2024 at 12:23
Eish, tarjas e bandeiras gigantes, pirotecnia com fartura… isso é em Alvalade, Cherba? 🙂
Muito bom, Grande apoio!
Em noite inspirada esta equipa pode vencer qualquer um dos adversários em prova. Qualquer um!
Sem ambição nada se consegue e não exijo mais a Amorim, equipa técnica e jogadores, do que o campeonato e a liga europa, apenas isso!
16 Fevereiro, 2024 at 13:43
isto sim é o Sporting, esta força , a garra, o apoio, a beleza.
estamos no melhor momento da época, e a continuar assim tudo séra possivel.
eu quero ir a Dublin.
16 Fevereiro, 2024 at 14:48
Isto eratudo muito bonitoquando há 50 anos saiamos do café do meu pai em Campolide un14 ou 15 viaturas e íamos ver o Sporting a todo o lado civilizadamente, mais idosos e mais novos todos juntos, agora o que vemos ? Só vejo juventude , o nome assim o diz JUve leo e a juventude é muito boa em muitas coisas e muito má em outras, todos juntos fazem besteiras que são muito desagradáveis e isto é comum a todas as claques e é precisamente a Torcida verde a que tem algumas pessoas com mais idade aquela que faz menos coisas más. Eu deixei de vera bola no topo sul porque já não me sentia confortável lá. A minha liberdade acaba, quando começa a do outro. Isto é muito dificil de ser gerido por alguém, têm que ser os própros que são a claque a fazer os seus comportamentos. Se formam uma claque eles é que t~em de ser os responsáveis dela, não é a direção, a policia ou outra qualquer organização que vai ser responsável por isto, se eu convocar um grupo de amigos para ir ver o Sporting jogar e já o fiz aluguei uma camionete e tratei de tudo. Agora só porque uma claque tem 300 elementos por exemplo , tem que ter bilhetes e os outros sportinguistas não, estou em desacordo os outros serem prejudicados.
16 Fevereiro, 2024 at 14:54
Isto das claques é um falso problema, o SCP só tem de dizer quais as condições (realisticas e não subjectivas) que são necessárias para que as claques colaborem e sejam apoiadas pelo Clube e não se deve de forma nenhuma imiscuir nem na organização, nem na direção das claques, ou seja dar a César o que é de César e dar a Deus o que é de Deus…
Condições tal, tal, tal e tal
Organização não temos nada a ver com isso
E está o problema resolvido!!!
16 Fevereiro, 2024 at 16:59
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2503352/fpf-nao-ve-ligacao-benfica-boaventura-casos-de-aliciamento-arquivados
Rabolhistão no seu apogeu
Ò ginha, não queres comentar isto?
Os jbidés (todos) não se indignam dos diregentes do SPORTING não virem defender os interesses do clube? Ou isto envolve os seu próprios interesses? HUM?
16 Fevereiro, 2024 at 17:18
A defesa dos interesses do Sporting é feita pela comunicação do fêcêpê, para incomodo do CD liderado pelo fisiatra, pois torna cada vez mais evidente aquilo que sempre foi óbvio, para alguns… e que envergonha qualquer sportinguista que se preze!!
16 Fevereiro, 2024 at 17:19
*S
16 Fevereiro, 2024 at 17:19
Nunca os vagabandaristas mexerão um dedo para argumentar 3 segundos a favor de um campeonato ganho pelo Gordo. NUNCA!
16 Fevereiro, 2024 at 18:57
Gandas malucos
16 Fevereiro, 2024 at 17:43
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/detalhe/conselho-disciplina-arquiva-processos-de-aliciamento-e-desresponsabiliza-benfica-e-sporting
Grande descaramento.
Misturam a notícia do Benfica com o Sporting….
Assim, para branquear, baralhar e confundir
Comunicacao do Sporting sempre calada. Passividade e cumplicidade quase total. O não quase é somente para não serem acusados de não fazerem nada.
16 Fevereiro, 2024 at 19:12
Vinha focar exatamente isso, é assim que se “faz” a cabeça das pessoas, isto não é jornalismo nenhum, é lavagem cerebral usando as técnicas do Goebbels associadas a neuro-linguística vejam o grafismo:
“FPF não vê ligação Benfica-Boaventura. Casos de aliciamento arquivados
Organismo também não encontrou “indícios suficientes” de um alegado pagamento do Sporting ao plantel do Marítimo.”
Primeiro dá a impressão que é a mesma situação, não é!!!
As acusações eram diferentes no carnide estavam a corromper para o adversário directo perder propositadamente contra eles, a acusação ao SCP era a de corromper para ganhar, ou seja dificultar a vida dos adversários do SCP ao máximo…
Segundo é mais uma “demão” na velha conversa que é a mantra do “jornalismo” desportivo Português “no fim entre ganhos e perdas fica tudo igual” ou a versão alternativa “todos fazem o mesmo” e isto não é informação, é propaganda falaciosa e lavagem cerebral o Goebbels ficaria orgulhoso…
16 Fevereiro, 2024 at 19:28
Exactamente.
Por isso me deixa perplexo o silêncio do Sporting.
Desleixo ?
Incompetência?
Indiferença ?
Cumplicidade ?
Outra razão….
16 Fevereiro, 2024 at 19:43
A direção do Sporting está calada porque vai em primeiro e se não for campeão o segundo lugar também dá muito jeito, por isso é melhor estar de bico calado, além de não querer mexer em nada que tenha a haver com o gordo, simples.
16 Fevereiro, 2024 at 20:09
Sim…
Acima de tudo querem garantir o poleiro e agradar aos padrinhos. Isso dá um bom jackpot.
Se além disso. .o Sporting ganhar recebem o gordo.
16 Fevereiro, 2024 at 19:33
O fato de tratarem o assunto simultaneamente e divulgarem igualmente o mesmo desta forma….mostra uma clara intencionalidade por parte da FPF
Notem outra coisa nos comentadores benfiquistas. Sempre que vem á baila alguma questão incomoda dos lampiões, automaticamente começam a falar do cashball. Assim, como que por acaso.
16 Fevereiro, 2024 at 19:29
A comunicação do Sporting nada pode fazer contra o seu maior veículo de propaganda.
O que pode fazer é colocar algumas cláusulas a proibir estas confusões quando da renovação do “contrato”…
16 Fevereiro, 2024 at 19:53
Mas vocês sentavam-se com o Macaco ou com o Mustafá – ou com os gajos do Benfic@ – a pensar que iam chegar a um acordo e que as claques passavam a portar-se bem e a só dar espectáculo?
Epá, o vosso nível de alucinação é gigantemente maior do que eu já imaginava…
Que falta de noção da realidade, Santa Engrácia!
16 Fevereiro, 2024 at 20:03
Fonix…
Sentar á mesa com Frederico Varandas, Pinto da Costa, Vieira da Silva, Fernando Gomes, Pedro Proença, etc etc.
Qual a diferença destes para o mustafa ou o macaco ?
Uns se deixam manchar com as próprias mãos, outros mandam terceiros sujar em seu nome …
Entendes o poder dos catálogos bons e catálogos maus ….
Por mim e para mim será sempre longe de ambos estes dois pólos …
16 Fevereiro, 2024 at 20:36
Epá!
Foda-se!
Estás a comparar um gajo que assalta casas e vende droga, ou outro que vende droga, produtos roubados e dá porrada em quem lhe mandam dar, com um idiota como o Varandas?
Tem juízo!
Que crime cometeu o Varandas, diz lá… que eu desconheço!
16 Fevereiro, 2024 at 21:07
Tudo gente nada confiável.
Para mim estão todos no mesmo saco, com diferentes níveis de densidade.
16 Fevereiro, 2024 at 21:31
Todos eles destroem vidas de pessoas, só muda a forma como o fazem. Se desse para colocar numa balança e pesar a falta de escrúpulos, não sei…
16 Fevereiro, 2024 at 22:21
Nisso estou de acordo contigo, Miguel.
A incompetência, a mentira e a falta de carácter não são crimes…
16 Fevereiro, 2024 at 20:44
alguém viu ou viu está a ver o noticiário da RTP1?
notícias de desporto no final do telejornal:
natação + futebol (Liga Europa) e por fim ciclismo.
Sobre o futebol: resumo dos jogos do benfica e do braga.
Nem sequer mencionaram o Sporting. Nada! Zero! Como se não tivesse existido!
RTP!!! canal público.
vergonha nacional. indecente! estou incrédulo!
SL
16 Fevereiro, 2024 at 22:27
Sem os estar a defender, provavelmente passaram o jogo do Sporting no telejornal de ontem já que o jogo foi antes. Braga e Benfic@ acabaram depois do telejornal de ontem…
É uma questão de puxares a box para o telejornal de ontem e confirmar isso, ou não! Se deram ontem, não tinham de repetir hoje…
Até apostaria que deram isso para aí às 20h57… 😀 😀 😀
16 Fevereiro, 2024 at 23:36
Eventualmente. Mas os jogos ocorreram os 3 ontem. Ou seja, não são notícia hoje. Nenhum deles. Ao trazerem o resumo da jornada dos clubes português têm obrigatoriamente de mencionar os 3 clubes nacionais. É elementar no alinhamento editorial de qualquer noticiário nacional.
16 Fevereiro, 2024 at 23:44
Não concordo.
Falaram ontem do que já tinham noticias e imagens.
Falaram hoje dos que ontem não puderam falar.
Para mim é normal e tu estás só a ser Calimero… 😉
Mas, olha, eu nem vejo televisão. Se calhar é por isso que não dou o mesmo valor que tu…
SL
17 Fevereiro, 2024 at 0:05
Vejo televisão como leio jornais para me manter informado e por razões profissionais (casos trabalhados com alunos de jornalismo). Mas o que me chamou a atenção neste caso foi mesmo a ausência de qualquer referência ao clube no alinhamento da editoria de desporto. É jornalisticamente incongruente. Aquilo que se recomenda quando a coisa não é notícia (já não está na orla temporal do acontecimento noticioso) é algo do género: “na tarde de ontem, para a mesma competição, os leões venceram fora por 3-1 etc e tal”.
Mas não me choro. Isto é recorrente. Apenas protesto aqui, também.