É um estádio bonito, novo, arejado
Sporting Clube de Portugal vs Atalanta
17h45
Estádio José Alvalade
Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Cerca de 12 graus à hora de início da partida, a uma hora estúpida (gostava de saber o porquê deste horário nos jogos da Liga Europa), e com o extra de quem gere o Sporting não entender que um jogo destes (não nos calhou o Liverpool, foda-se!) era para tentar levar o máximo de adeptos a Alvalade, em vez de fazer disparar preços e “castigar” quem já tem gamebox. Falaremos disto depois, mas a equipa não merecia ter apenas cerca de 30 mil a apoiá-la (é a minha previsão)
A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
A Atalanta foi a única equipa, em 23/24, a conseguir ganhar em Alvalade. Sexto classificado da primeira liga italiana, ainda a sonhar em apanhar o Bolonha, que segue em quarto, com mais cinco pontos, e que na última jornada foi a Bérgamo ganhar por 1-2 (aliás, nas últimas duas jornadas, duas derrotas, uma delas pesada, 4-0, em casa do Inter de Milão), a Atalanta tem claras aspirações a seguir em frente na Liga Europa, enquanto internamente mantém a possibilidade de vencer a Coppa d’Italia. Recuperando o que vimos em Alvalade, então em jogo a contar para a fase de grupos, Charles De Ketelaere e Marten de Roon lixaram-nos completamente na primeira parte, lançando a velocidade de Lookman, num ai jesus constante para a nossa defesa, mas o segundo tempo mostrou que era possível colocar em causa a régua e esquadro dos italianos, muito por culpa da velocidade de Geny e de Edwards, que vieram do banco para quase provocarem a cambalhota no marcador. O 3-4-3 altamente mutável, tipo carrossel, é imagem de marca.
Este homem é um Mister!
Um dia que Amorim deixe o Sporting, eu ficaria feliz se o substituto fosse Gian Piero Gasperini. O resto é o trabalho enorme feito por este treinador.
Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
Não faltam jogadores acima da média na Atalanta: Lookman, Koopmeiners, De Ketelaere, Scalvini, De Roon, Scamacca…
E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Rúben, concordo plenamente quando dizes que, hoje, somos muito mais equipa do que éramos quando defrontamos a Atalanta, na fase de grupos. Diria mesmo que somos mais crescidos, mais confiantes, quase como se isto fosse um escalar de degraus: primeira parte em que levámos um banho de bola; segunda parte em que merecíamos ter avançado o empate; empate em Itália. Hoje, acredito que vamos ganhar, e se estivesse no teu lugar dava descanso a Hjulmand e a Gyokeres e lançava de início os gajos que podem confundir a teia da “deusa”: Geny, Edwards e Trincão. Sim, domingo há jogo em Arouca, sim, eu quero o Sporting campeão, mas, sim, também quero ganhar hoje! Vamos! SPOOOOOOOOOORTING!
Vamos jogar no totobola
Sporting Clube de Portugal vs Atalanta – 1
6 Março, 2024 at 19:42
Que vergonha de exibição! Estão cansados, é um facto, mas se os conas moles que entraram de início tivessem vontade e jeito, tínhamos ido para o intervalo em vantagem. Meter Hjulmand, Gyökeres para isto, mais valia tar quieto. Eu acho que estas exibições e está atitude desmotivam mais do que motivam. E são mais 45 minutos nas pernas para quem está desgastado.
6 Março, 2024 at 19:43
Bom resultado tendo em conta a exibição demasiado sofrível e sofrida.
Não faltaram os jogadores, faltou tudo o resto contra uma equipa madura e que joga com intensidade.
Tenho impressão que lá vai ser um jogo semelhante, isto caso não sejam dadas as mesmas abébias na defesa.
Descansem muito e bem.
Venha o Arouca.
6 Março, 2024 at 19:44
A Atalanta demonstrou neste jogo ser claramente superior.
Esperamos que a 2ª mão corra melhor
6 Março, 2024 at 19:51
Claramente.
6 Março, 2024 at 19:45
Lá se foi a liga Europa. Atalanta foi provavelmente o melhor adversário a por os pés em Alvalade este ano mas não deixa de ser irritante o quão fácil foi para eles destruir por completo a 2ª parte do Sporting. Quando foi preciso ter bola no pé e construir- nada. É só saídas de trás mal amanhadas e que se dão em alguma coisa, é chances para os outros. Da nossa parte, cheta.
Razão para perguntar, é por ser embarrilado tacticamente desta maneira que o Amorim anda a ser entrevistado por equipas da Premier? Ou foi esta a maneira mais simples de dizer que o Sporting não tem argumentos para atacar o campeonato e a LE ao mesmo tempo?
6 Março, 2024 at 19:46
À pouco apareceram me os dados do Paulo, agora foram os do Fix. Vê lá o que se passa com isto Cherba.
Ps- tenho o mesmo sobrenome que tu fix
6 Março, 2024 at 20:12
Bom sobrenome… Eu acho que é por andar no telemóvel. Acredito que metade dos problemas tem haver com a utilização no telemóvel, e ninguém me tira isso da cabeça porque no PC, pelo menos a usar o Opera estas coisas não acontecem, mas aqui no telemóvel é recorrente
Bom sobrenome
6 Março, 2024 at 20:17
Eu acho que é por guardar os dados. Se não guardarmos isso não acontece.
O melhor sobrenome
6 Março, 2024 at 19:46
O Sportinguista é uma raça que tem de ser estudada. Estava tudo a pedir para haver mudanças e gestão de esforço. Estavam à espera de golear???
A eliminatória está em aberto e isso é o que interessa!
Ganhar ao Arouca, entrar bem, ver se conseguimos poupar alguma coisa caso esteja a correr bem e depois pensar na Atalanta.
6 Março, 2024 at 19:55
🙂
“Sportinguista é uma raça que tem de ser estudada. Estava tudo a pedir para haver mudanças e gestão de esforço. Estavam à espera de golear???”
Agora é que dissestes tudo, Ah pois é!
6 Março, 2024 at 22:43
Evidentemente…
7 Março, 2024 at 8:50
E se não ganhamos em Arouca vamos todos culpar a falta de rotação no jogo de ontem. SL
6 Março, 2024 at 19:51
Hoje ganhamos um guarda redes !
Oxala !
6 Março, 2024 at 20:14
Não sei. Acho que ainda tem que evoluir muito.
6 Março, 2024 at 20:23
Teve duas boas defesas, mas a repor a bola com os pés parece perdido. No golo anulado foi um anjinho.
6 Março, 2024 at 21:18
Pareceu-me bastante razoável entre os postes… fez uma defesa a cabeceamento à entrada da pequena área, simplesmente estrondosa!
6 Março, 2024 at 20:05
Bom resultado para a merda de jogo que foi. Tal como muitos têm dito, tirem o Gyokeres da equipa e voltamos ao futebolzinho de merda do ano passado. A Atalanta joga à bola, mas mesmo assim, que joguinho mais sofrível…
O Israel vai ser um novo Adan. Vai defender mais bolas porque pelo menos atira-se e não fica a olhar para elas, mas também tem momentos de decisão que nossa senhora, o gajo erra que é uma loucura.
O Quaresma hoje teve ali uma altura a meio da segunda parte que também entrou em modo parafuso. Mudou para o lado esquerdo para longe do Lookman e lá endireitou outra vez.
O Morita por norma nunca consegue fazer 90min consistentes, neste momento anda de gatas, mas mesmo assim só sai aos 83min. Ainda por cima o Bragança fez um grande jogo no fim de semana. Com jeitinho contra o Arouca o Bragança continua no banco.
Por último, dói ver malta a dizer que o Trincão é o nosso reforço de inverno. Eu sei que o termo de comparação é o Trincão de antes (ou de sempre), mas se acham que o de agora é suficiente, estamos muito mal. Parecem os comentadores a desfazerem-se em elogios depois de o ver em corrida a pressionar o GR que se atrapalha e manda a bola para fora. Tipo, ele só correu, mais nada. Acho que é o mínimo dos mínimos que se pode pedir a um jogador de futebol (é escusado responder “diz isso ao Edwards”).
6 Março, 2024 at 20:17
Concordo totalmente com tudo.
7 Março, 2024 at 9:12
Concordo com a maioria do que dizes.
Em relação ao Israel, desde que se atire e defenda algumas, já é um upgrade em relação ao Adan que praticamente só defende as que vão à figura.
6 Março, 2024 at 20:11
Sobrevivemos.
Este empate sabe quase a vitória.
Para fazer esta ” brincadeira” de tentar ser campeão e chegar à final de uma prova europeia seria preciso ter no plantel mais um Porro, um Ugarte, um Sarabia e um clone de Gyokeres só assim lá íamos.
Domingo em Arouca joga-se a 1° das 10 finais que temos pela frente no campeonato.
6 Março, 2024 at 20:16
Vi a espaços, no computador e no celular, no “Meus Resultados”.
Apesar das excelentes defesas, Israel não me transmite confiança, nem a jogar com os pés, nem debaixo dos postes, nem a sair da baliza. É algo que irá ganhar com mais tempo e jogos, ou não.
Quanto ao golo da Atalanta, Quaresma mediu mal o passe que sai com pouca força. Ainda assim Israel chega antes à bola e não é capaz de chutar a bola para a terra de ninguém. Ambos podiam ter feito melhor.
Num resumo rápido, fizemos um bom golo e passamos o resto do jogo a ver a Atalanta jogar e falhar golos por pontaria a mais.
As estatísticas do jogo não deixam dúvidas quanto a nossa fraca prestação hoje.
Mas já é passado. Descansar e preparar o Arouca.
Se ganharmos ao Arouca já ninguém nos tira o campeonato…
6 Março, 2024 at 20:30
Acho disparatado e irrealista estar a comparar o empenho das duas equipas nesta competição….
Se os italianos estivessem a disputar o título em Itália apresentavam-se com esta frescura e vontade? Tenho sérias dúvidas…
Outra coisa que acho surreal é acharem que as rotações não deviam afetar o nível de jogo da equipa….Na realidade todas as equipas tèm jogadores que não têm “substituto” e todas as equipas têm titulares e suplentes e não há profundidade de plantel que resolva isso.
No entanto um plantel com qualidade na profundidade disfarça essas situações muito melhor que outra, como é o nosso caso que as não tem
E a propósito a quebra nota-se mais do que tudo no meio campo (o que implica uma carga maior na defesa) se calhar irem buscar um médio em janeiro nem foi mal pensado pena não terem trazido um redes também….
7 Março, 2024 at 0:13
Epa mas que médio trouxeram? Era esse perfil mole que precisávamos?
7 Março, 2024 at 9:21
Se calhar era um gajo raçudo, com muita força….tipo sei lá…Essugo?
7 Março, 2024 at 9:18
Nem a Atalanta nem nenhuma outra equipa está a disputar o título em Itália porque ninguém consegue disputar o título com o Inter que já vai com 12 pontos de avanço sobre o segundo classificado.
Mas está a disputar lugares de acesso à Champions com Milan, Juventus, e Bolonha, e neste momento é uma luta bem mais renhida que a do título, porque já ninguém chega ao Inter.
Não se pode dar a desculpa do calendário quando jogas contra uma equipa que tem os mesmos jogos que nós, e que ainda por cima nas ultimas jornadas jogou com 2 ou 3 equipas das que vão à frente no campeonato deles (ou seja foram jogos bastante exigentes).
Eles simplesmente estão melhor preparados fisicamente do que nós.
7 Março, 2024 at 19:19
Se os jogadores fossem “contabilistas” tinhas toda a razão, mas o ímpeto e o cansaço nomeadamente psicológico de quem luta por ser campeão, não se compara com o desgaste de quem compete por milhões e apenas isso…”ah e tal mas a Champions tem uma exposição brutal”, pois tem, para o clube, individualmente para um jogador não tem assim tanto peso, o que tem peso é jogar a competição, jogar o apuramento para a época seguinte, é outra conversa, o jogador pode nem estar lá no ano a seguir…
Fora isso nem tenho a mínima dúvida que os Italianos estão muito melhor preparados fisicamente do que nós…
Aliás toda a gente fala do campeonato do Inácio, mas na realidade deviam falar do campeonato do Inácio/Materazzi porque se não fosse aquela preparação física alucinante do italiano, no inicio da época era outro campeonato que vias por um canudo…
6 Março, 2024 at 20:32
Empate em Itália e passamos nos penaltys…
Leram aqui primeiro
6 Março, 2024 at 21:49
Assino já por baixo!
6 Março, 2024 at 22:12
Epá não, isso obriga a prolongamento…
6 Março, 2024 at 20:33
Foi para o que deu.
Acho que podíamos ter evitado pelo menos que um dos nórdicos fosse a jogo e Bragança podia ter ocupado o lugar de Morita mais cedo ou mesmo ser titular.
Num plantel destes tão curto ainda temos de lidar com o facto de as poucas opções que temos serem autênticas nulidades (Edwards ou Esgaio) ou serem nivelados por baixo como Israel, Paulinho ou Trincão. Sim Trincão, não é por correr a defender que faz um grande jogo, é o mínimo que se exige. Tem de render muito mais ou então é que estamos mesmo fodidos.
Como dizia o Rampante hoje, é triste ter de dizer que não vale a pena lutar pela Liga Europa mas foi nesta posição que colocaram Sportinguistas minimamente conscientes da realidade.
Quem quis um plantel tão curto em opções e qualidade e quem arrota recordes invisíveis e lucros com rabos de palha mas não arranja dinheiro para 1 ou 2 posições em que é clara a insuficiência.
Vamos ver se só nos custa a Liga Europa esta brincadeira.
Este “tudo em aberto” é uma frase feita que se aplica a um resultado como o de hoje mas na realidade, no futebol jogado, será uma missão quase impossível passar. Basta ver que a Atalanta fez o quis deste Sporting e só por manifesto azar (3 no poste e mais umas perdidas in extremis) não venceu. Não temos nem forma física nem futebol para eles. Ainda por cima a 2a mão será encavalitada entre clássicos importantes.
Que tenha valido a pena se Domingo não borregarmos.
Eu sei que os situacionistas de olhos vendados e valores amarrados a outras coisas que não o Sporting não gostam de ler mas é absurdo a forma como a corja dirigente trata o maior património Sporting Clube de Portugal: os sportinguistas.
Preços de empresa para cliente, que sa foda o estádio cheio a apoiar equipa. Patéticos.
PS: hoje ao ver que não temos um jogador que faça metade do trabalho inteligente e “invisível’ que Pote faz entre linhas (que explica muito da nossa nulidade tanto ofensiva como em posse, especialmente na 2a parte) dei por mim a suspirar….Faz muita falta a esta equipa!
6 Março, 2024 at 20:51
O SCP tem 4 “insubstituíveis” Coates, Gyo, huljman e…Pote que é para mim o gajo que faz mexer aquilo tudo e se não jogam 3….
7 Março, 2024 at 9:19
Olha eu vi o jogo a dar por mim só à espera que acabasse e que ninguém se aleijasse.
A meio da 2ª parte fiquei fodido de ver que Amorim não assumiu que realmente era para poupar a equipa neste jogo.
Senti-me enganado. Não fui com grandes expectativas para o jogo de ontem porque o retorno era o descanso da equipa para Arouca e depois Amorim gere a equipa de forma que não entendo.
Enfim. Veremos como a equipa aparece em Arouca.
6 Março, 2024 at 20:34
Boa Noite
Os jogadores do Sporting CP só de ouvir o treinador a falar já ficam cansados FISICAMENTE !
O Liverpool podia o vir buscar este treinador maravilha do Ruben Amorim e deixar alguma nota para comprar um treinador de jeito !
É o treinador da SOBREVIVÊNCIA que mete os jogadores em campo já derrotados !
CANSAÇO FÍSICO E SOBRETUDO PSICOLÓGICO !
MERDA PARA ISTO TUDO !
6 Março, 2024 at 20:39
JÁ AGORA ARRANJEM UM PREPARADOR FÍSICO QUE PERCEBA ALGUMA COISA DO ASSUNTO !!!!!
6 Março, 2024 at 21:52
Já falo nisso há mais de 2 anos …
É o que dá ao fim de 4 anos ainda estarem a aprender…
6 Março, 2024 at 20:45
Há suplentes da Atalante que eram INDISCUTÍVEIS no Sporting CP DURANTE TODA A ÉPOCA… PORCA MISÉRIA !
6 Março, 2024 at 20:48
E ATENÇÃO !!!
Vamos perder o campeonato e nem à Liga dos campeões vamos !
Com jogadores esgotados física e psicologicamente, vamos acabar de rastos !
6 Março, 2024 at 20:59
Jogo paupérrimo, se a Atlanta está em dia sim levávamos 5 como as Toupeiras
6 Março, 2024 at 21:05
O Ultimo Preparador Físico Italiano que esteve no Sporting CP fez uma Pré-época que fez a equipa aguentar a época toda e tinham um andamento incomparável no Ano do Inácio !
A Escola de preparação física Italiana é de TOP há muitas décadas !
6 Março, 2024 at 21:53
Verdade
6 Março, 2024 at 21:10
E o GÊNIO DA COMUNICAÇÃO Ruben Amorim acha que o treinador dos italianos não ouviu a conferencia de imprensa que ele deu e não sabia que o Sporting estava de rastos segundo as suas próprias palavras .
Mas que aprendiz de merda !
O LIVERPOOL QUE O LEVE POR AMOR DE DEUS !
6 Março, 2024 at 21:26
E vais para lá tu ? Se contínuas a debitar Merda, levas comigo
6 Março, 2024 at 21:53
Continua com as tuas previsões oh zandinga…
7 Março, 2024 at 7:05
Zandinga é o outro… e estar a dar eco dos comentários de alguém evidentemente perturbado, que já nem entre os mais ortodoxos dos Puros encontra a desejada ressonância… Vergonha alheia.
Vamos ver o que dá para fazer em Bergamo, mas prioridade total no jogo de domingo.
7 Março, 2024 at 6:17
Oh Pá vai-te catar !… imagina tu ….estou cheiinho de medo; cagão de MERDA ! Ah…Ah….Ah…
Não tens noção nenhuma do ridículo que tu és !!!!
6 Março, 2024 at 22:01
Bom, jogo fraco.
Começámos bem, surgiu o golo … Depois a Atalanta subiu a velocidade e … Bem valeram as defesas de Israel e os postes…
Não há qualidade nos suplentes deste desiquilibrado plantel… O que nos tem válido é que os BILTRES já estavam a preparar o mesmo há c’anos…
Enfim, salvou se o facto de não termos perdido. Agora é recuperar bem e ir sacar os 3 pontos em Arouca. Depois, bem depois em Bergamo logo se vê.
Quanto ao golo da Atalanta e, em minha opinião, a culpa é repartida 25% entre o passe fraco do Quaresma e 75% do Israel, pois estava mal posicionado, vai tarde á bola e alivia mal entregando a bola ao adversário.
6 Março, 2024 at 22:21
Também atirámos bolas à trave e ao poste.
6 Março, 2024 at 22:12
Não percebo o Amorim a dizer que os jogadores estão nas lonas fisicamente …. ou isto é “bluff” ou outra coisa qualquer, ou é verdade???!!!!
SL
6 Março, 2024 at 22:52
É de facto um discurso de merda de facto.
6 Março, 2024 at 22:17
Espero que repitamos aquilo que fizemos no Emirates, no ano passado. Israel é preferível ao espanhol. Quem nos dera ter um Gasperini.
6 Março, 2024 at 23:14
Sem Inácio , pote, Huljman e Gyokeres no 11 inicial, queriam o quê?
Custa, mas temos que nos render às evidencias com a disparidade de valores de uma para outra equipa!
Não invalida que sejamos competitivos, obvio!
Equipa que já leva 8 anos com o mesmo treinador, nos últimos anos fez boas campanhas europeias!
Ainda temos muita sopa para comer!
Vamos com tudo para Arouca!
7 Março, 2024 at 1:29
Ō malhão , malhão….
7 Março, 2024 at 2:32
Hoje estão em força…
7 Março, 2024 at 7:23
Não foi mau de todo, creio que todos concordam que o plantel tem pouca profundidade. Estamos vivos e é tentar fazer melhor
7 Março, 2024 at 9:12
Bem, em relação ao jogo de ontem não comentar o resultado.
Não podemos andar aqui a dizer que se lixe a Liga Europa e depois chorar porque não ganhamos confortavelmente.
Mas sendo assim, também não gostei do excesso de minutos dados ao Morita que foi substituído apenas aos 84min pelo Bragança. Quem faz 6 min não pode fazer 20? Sinceramente não percebi…
Também não percebi tirar o Paulinho para entrar o Esgaio e fazer subir o Geny que fez os 90min. O Fresneda foi para o banco fazer o quê mesmo? Não devia ter minutos, lá está, para, se for preciso, ter minutos nas pernas?
Não entendo.
Estamos rotos e não poupamos ou poupamos assim, assim.
Esta merda de não ser carne nem peixe….
Em relação ao golo sofrido, vejo muita gente aqui e no estádio também se sentiu isso a sacar as culpas ao Israel quando a culpa foi toda do Quaresma. Foi um atraso de merda.
O puto fez lá duas defesas praticamente impossíveis. Merece o reconhecimento também. Continuo a achar que precisamos de um GR titular mas também não é bater só porque sim.
7 Março, 2024 at 9:30
Estou de acordo praticamente com tudo.
Há coisas nesta “poupança” que não se entendem. E não é de agora, já vem de trás.
Essa do Morita, e a do Geny, dei por mim a pensar também nelas durante o jogo.
E no jogo do Young Boys, em que a eliminatória estava mais que decidida, que necessidade tinha o Gyokeres de jogar 90 minutos? É para se andarem agora a queixar que contra o Farense estava de rastos, e para só jogar 45 minutos com a Atalanta?
Há certas decisões, que desafiam um bocado a lógica.
Bom, mas ainda estamos vivos na eliminatória. E não é impossível vencer lá. A sorte que tivemos ontem com as bolas nos postes, teve a Atalanta no jogo lá, em que também falhámos golos feitos e mandámos bolas aos postes. Acredito que com a equipa mais fresca seja possível, mas de qq forma o foco principal tem de estar em Arouca, aí é que vai ser preciso dar tudo o que têm.
7 Março, 2024 at 9:38
Tal e qual.
É das principais falhas que aponto ao Amorim. A gestão do plantel que entronca na outra falha que é o mau planeamento do mesmo.
Em relação à eliminatória, lembro-me que tivemos mais oportunidades lá do que cá. Só o Pote falhou 2 golos claros que talvez nos valesse o 1º lugar e ter descansado na eliminatória contra o Young Boys. Só aqui eram menos 180min nas pernas, viagens, tempo de preparação…. É das tais coisas…
Para lá até podia ir com melhor equipa e dar um pouco mais, porque a seguir recebemos o Boavista e acho que é mais fácil do que ir a casa do Arouca. Mas…nunca fiando…
7 Março, 2024 at 10:12
Acho que nenhum dos 2 será titular em Arouca.
Deve jogar Esgaio/Nuno Santos e Bragança/Morten.
Gyokeres contra a Young Boys, partilho…ultrapassa-me….
Nunca vamos lá com a equipa fresca. Eu acho que se o Amorim fizer diferente do que fez cá (ou seja rodar a equipa praticamente toda), faz mal. Boavista também pode não ser pera doce….
7 Março, 2024 at 10:41
Apesar de tudo há muita diferença entre 3 dias completos de intervalo (jogar de 4 em 4 dias) para 2 ( jogar de 3 em 3 dias). O Geny por exemplo com 4 dias entre os jogos joga na boa em Arouca. Com 4 dias joga-se o ano todo em Inglaterra com 3 é que a porca começa a torcer o rabo e mesmo lá começa a haver problemas, e nós tivemos 4-5 jogos com 3 dias só.
7 Março, 2024 at 10:49
Sim, mas suspeito que não vai jogar…
O Morita por exemplo tem mais dificuldades mesmo com 4 dias…
7 Março, 2024 at 10:05
Bom dia tasca!
Jogo muito dificil, mas para mim que tinha dito que abdicava disto para ter tudo fresco no campeonato, saímos vivos.
A Atalanta é uma equipa muito dificil para nós. O modelo encaixa no nosso mas eles jogam homem a homem tendo uma equipa fisicamente MUITO forte e muito intensa e rápida. Para os batermos tem de ser pela velocidade e mobilidade, temos que ser ainda mais rápidos que eles e mais móveis. O que é naturalmente muito complicado para nós e pior ainda nesta fase.
As alterações eram as que eu pedia. Muita gente nova, uma revolução para o 11 do ultimo jogo. Fiquei surpreendido por jogar o Koba, não estava à espera que jogasse de inicio tão cedo. A equipa foi jogando bem, com calma foi “chamando” a equipa da Atalanta para tentar criar espaço na frente para tentar ganhar o 1×1 ou encontrar o espaço vazio. Foi assim o primeiro golo, foi assim algumas jogadas de perigo que conseguimos. A parte pior desta equação é que o risco é grande quando chamamos uma equipa fisicamente muito forte…o erro atrás é caro. Mas pontapé para a frente não é solução de certeza.
E aqui faço uma pausa para dizer…eu sou o gajo que menos critica os adeptos…mas foda-se! Há gajos burros que doi! À minha volta estavam as mesmas pessoas a reclamar que andávamos a fazer passes atrás à parva para perder a bola e depois a queixarem-se quando havia o pontapé para a frente que nunca ganhávamos a bola. Foda-se…oh gente…vamos lá ter meio…vá…1/4 de dedo de testa. É exatamente porque não somos equipa de bater na frente e porque eles atrás são fortíssimos a ganhar a bola que temos de trocar a bola atrás e tentar depois aproveitar o espaço entre a defesa e a pressão. Podemos perder a bola? Claro que sim. Pode custar golos? Claro que sim. Mas parte do problema da primeira parte no jogo em casa da outra vez foi andar ao chutão para o Gyokeres e Paulinho e eles sempre de cadeirinha e a dominarem 100% do jogo. Com chutão é que não chegamos a lado nenhum de certeza. Temos mesmo de tentar chamar a Atalanta e depois tentar meter entre-linhas. Só assim é que é possível criarmos perigo. Como ficou evidente cada vez que aconteceu chutão….
Voltando ao jogo…lá está. A equipa sentiu muitas dificuldades com a fisicalidade da Atalanta, o jogo foi muito partido, muito tatico, muito dificil para ambas…não foi um bom jogo. De qualquer forma saímos vivos por causa dos postes e do Israel. Apesar disso…lá ia outra vez com meia ou toda a equipa suplente…
Individualmente:
Israel: Boas defesas…dificuldades na construção mas isso era sempre dificil porque ele tinha de meter a bola em espaços muito apertados e depressa. De qualquer forma, exibição interessante e que deixa a pensar “será que…com tempo e jogos…ele se faz?”. Não é um GR de topo mas…pode provar ser melhor que o Adan. No golo reparte culpas para mim com Quaresma e Coates.
O Trio de centrais sofreu muito…lá está. Missão muito dificil para construir em espaços muito curtos e a ter de construir depressa quando apertados para conseguir aproveitar o espaço que mal existia. Para além disso, do outro lado jogadores tecnicamente muito fortes, fisicamente muito fortes…foi uma batalha. Mas foi uma batalha ainda assim, equilibrada. O pior para mim foi claramente o Diomande mas isso já é habito desde a CAN. O resto esteve médio/bem. Apesar de tudo ganharam a esmagadora maioria dos duelos e apesar de tudo conseguiram ter bola e sair a jogar a maior parte das vezes. No golo o passe do Quaresma parece indefinido (se era para o Israel que devia estar mais adiantado e se foi mal feito, se o passe era para o Coates e foi mal feito…e por isso…mal feito foi de certeza), e o Coates que demorou 2 anos a reagir ao passe que era obviamente curto (e aconteceu mais vezes o Coates demorar muito a reagir a uma bola que estava curta ou que precisava de sprint).
Nas alas o Geny para mim foi o homem do jogo. Tinha uma ala dificil, mas jogou muito. Excelente 1×1, conseguiu passar muitas vezes, podia ter criados muitos mais desequilíbrios não fosse o pouco acompanhamento dos da frente. Do outro lado, o Reis foi o Reis…muita entrega, mediano…pouca “uva”. Não foi mau nem bom, bem pelo contrário. Faz o lugar um bocado melhor que o Esgaio, vá…
No meio campo, a maior surpresa. Koba. E….eu gostei. Não percebi porque é que saiu ao intervalo. Claro que tem ainda muita dificuldade em receber e decidir rápido em espaços muito curtos (todos os médios têm quando chegam), mas…deu luta, bom transporte, conseguiu sair uma ou outra vez e sempre com qualidade. Eu gostei. Gostei mais do que estava à espera num jogo ultra-exigente. Na segunda parte entrou o Morten e a verdade é que o jogo não mudou assim tanto. Estava à espera que o Morita saísse mais cedo (ou que saísse pelo Morten ali aos 55 ou que saísse ali aos 70 pelo Bragança. Calculo que o Bragança será titular em Arouca. Foi o maior sinal que tive que o Amorim quer ganhar a eliminatória a tentar o menos possível. Eu preferia tentar menos e por isso ser praticamente impossivel ganhar.
Na frente…o Edwards tira-me do sério. Mas…ontem até não desgostei…Ele tentou, conseguiu algumas vezes…mas aquela coisa de se atirar para o chão por tudo e por nada dá-me cabo dos nervos. Isso e o timing da decisão que foda-se….ahhhhhh….enfim. O Trincão esteve razoável…forte no 1×1, conseguiu algumas saídas que acabaram em falta mas volto ao mesmo…à esquerda joga metade do que pode jogar à direita. Define muito pior, perde muito mais jogo…o melhor que conseguiu foi quando partiu do meio e não da esquerda. Se é para jogar ali mais vezes (ou ainda mais vezes) alguém o tem de ensinar a jogar ali e a fazer as coisas de maneira diferente porque ele tem claramente dificuldade em perceber para onde ir com e sem bola.
O Paulinho marcou 1 golo, combinou algumas vezes bem…tenderia a dizer mal de outras vezes mas se revir os jogos do Gyokeres contra a Atalanta percebe-se a dificuldade que é ganhar os duelos a estes centrais. O Gyokeres entrou para tentar dar luta mas era tão dificil a bola chegar lá em condições… e mesmo ele sozinho não conseguiu…
Saímos vivos, saímos vivos por sorte…mas eu fiquei com um travo amargo por termos metido os vikings ao intervalo. Não era jogo para isso…era jogo para eles descansarem muito mais. Arouca vai ser…mesmo mesmo mesmo duro. E temos de estar a 200% para jogar esse jogo. E fiquei com vontade de ver mais do Koba. Saí com a sensação que mesmo com o 11 titular…não tinha sido radicalmente diferente o jogo. Possivelmente ligeiramente melhor mas teria sido sempre o que foi…
7 Março, 2024 at 10:38
Entrámos razovelmente bem no jogo. Aposta clara em tudo o que dava para pôr (dentro da gestão física) com maior capacidade de transporte no 1*1 (Quaresma, Geny, Edwards, Koba), estratégicamente para tentar sair da pressão. Inicialmente correu razoavelmente e a jogada do golo mostra como é que se fere este tipo de organização que a Atalanta usa, criamos no ínicio mais uma ou outra saida perigosa no mesmo registo.
A Atalanta joga de uma maneira muito sui generis. Se é verdade que cada vez mais em pressão alta se arrisca o homem a homem a campo todo, a Atalanta fá-lo sempre em todas as fases do jogo. Há uma razão para serem poucas as equipas a fazê-lo, para resultar tem de se ter 11 jogadores muito fortes no duelo defensivo, atacantes incluídos, e mesmo assim para uma equipa com qualidade, com jogadores com conforto com bola no pé e decisão rápida , é mais fácil desmontar um esquema destes do que um zonal a fechar bem os espaços. O Homem a homem desmonta-se com arrastamentos e procura do espaço libertado, saltanto uma primeira pressão usando um terceiro homem para tabelar e semore que um jogador consegue um drible fica criado um desquilibrio para dar jogada perigosa. Alguns treinadores utlimamente têm apostado outra vez nisto pelo fator diferença, há poucas equipas a fazê-lo o que faz com que os adversários normalmente estejam mais rotinados com as rotinas de encontrar espaço numa defesa zonal e não tanto com as (mais simples) de demosntar um HxH. Isto faz com que tendo uma equipa física e forte nos duelos isto cause alguma dificuldade em encaixar pelos adversários.
O SCP até é bastante bom a sair da pressão, os centrais e os médios são bons nisso , mas joga 90% dos jogos com equipas que após a primeira pressão baixam linhas e preenchem o espaço o que faz com que os jogadores estejam muito mais rotinados com o jogo de troca de bola, de atração e manipulação do adversário do que com o desmontar de equipas a defender HxH.
Dito isto a Atalanta com a nossa equipa mais fresca ( e aqui só o facto de haverem 3 dias completos em vez de 2 de descanso faz uma diferença enorme) é possível de ferir , com jogadas até bastante simples (como a do nosso golo) mas que exigem rapidez de execução e raciocínio que ontem sou houve a espaços e mais no ínicio do jogo. É preciso muita movimentação para os arrastamentos mais do que até físicalidade para os duelos.
O jogo ontem apesar de tudo manteve-se equilibrado mas com mais capacidade da Atalanta de criar perigo e sempre mais próxima do golo conosco na segunda parte a ter muita dificuldade em sair da pressão.
Dois comentários para os mais estreantes:
Israel teve bem e joga bastante bem com os pés, ontem era muito díficil encontrar os caminhos e dai alguns erros mas sinceramente parece-me um dos pontos fortes dele. Revela alguns problemas na decisão a controlar a profundidade mas isso talvez melhore com jogos, no lance do golo o grande erro é que tem de voltar mais para perto da baliza parou cedo de mais e muito à frente se recua mais dois três metros para trás o remate tinha de ser muito mais colocado para entrar porque ele tem mais tempo de viagem da bola pelo ar para dar um passo ao lado e defender. É ai que lhe vejo ainda alguma crueza nos movimentos para se colocar no sítio certo consoante a jogada, de resto duas belas defesas, uma delas mesmo muito boa.
Koba esteve bem inicialmente, as caracterisiticas de drible e transporte era mel para o tipo de jogo da Atalanta, mas rapidamente foi engolido pelo ritmo a que não está habituado.
7 Março, 2024 at 10:54
É isso tudo.
Nós precisávamos de desmontar o HxH pela velocidade e foi muito dificil de conseguir, especialmente à medida que os erros na construção cresceram e nós perdemos confiança…
E curiosamente estou como tu…a equipa pareceu ainda com mais dificuldades na segunda parte…curiosamente foi quando entraram os vikings…motivo pelo qual eu digo que acho que rodando a equipa ou não, ia dar isto. Com a agravante de achar que metade da equipa estava de rastos para a segunda parte e por isso a 2ª parte seria ainda mais complicada do que foi.
7 Março, 2024 at 11:08
Foi muito do que vi, excetuando uma coisa mas já lá vou. A equipa tem de jogar assim, circular cá atrás bem e rápido para atrair e criar espaços na frente, e aproveitando as transições e jogo entre linhas. É o que tem de ser feito mas que fica muito difícil de fazer sem o Inácio e com um central esquerdo de pé trocado.
A equipa correspondeu bem dada a conjuntura, mas de facto não é um jogo quqe nos favoreça. Como dizes, os italianos são todos muito mais físicos, e com uma filosofia de jogo parecida á nossa. O meio campo deles é forte, e o nosso de força só tem o Morten, e apesar do Morita ter capacidade de choque não é a mesma coisa.
O Paulinho jogou bem, mas também apanhou várias vezes o central mais fraco. O Scalvini tem quase o mesmo físico mas é muito mais rápido, dá outra consistência á defesa e acresce uma preocupação quando a equipa começa a defender porque é mais um a criar. Mas o João Paulo fez o que tinha a fazer, foi combativo dentro dos limites dele, e surpreendentemente finalizou bem a única oportunidade que teve. Foi para a direita e morreu para o jogo e matou a nossa ala.
Quanto ao Koba, é impossível eu dizer o ano passado que gostava de certos pormenores do Tanlongo, e depois vir aqui e dizer que não gosto da maneira como o Koba se vira e encara o jogo de frente. Acho que é um movimento essencial para os médios e é uma coisa que gosto de ver. Mas lá está o problema do Koba, eu estou a comparar o Koba com um gajo que veio e não era o suficiente, e era 3 anos mais novo que o Koba é agora. O maior problema do Koba é todo este, vai fazer 23 anos, e tem muita coisa ainda para ganhar. Neste momento parece o Bragança com 18 anos, bom jogo de pés, e depois tem a intensidade e agressividade de um bloco de cimento. Escondeu-se demasiadas vezes do jogo. Muito preso nos movimentos, muito preso a dar linhas de passe, e a equipa empenou muitas vezes na saída porque ele raramente abriu. A marcação do Ederson não foi fácil, mas ele poucas vezes tentou fazer algo também, e curiosamente quando tentou conseguiu. O Koba claramente sofre do mesmo que muita gente acusa os putos da academia de sofrerem, tem de ir rodar também, e se tem de ir rodar, mais valia ter preenchido o espaço com quem cá estava. A nível de potencial, e apesar de ter feito um jogo morno, não está no mesmo patamar que o Essugo ou o Mateus Fernandes. Olho para o Koba como olhava para o Tanlongo o ano passado, com a vantagem de o Argentino ter sido muito mais barato e mais novo (e sou da opinião que é muito mais agressivo).
7 Março, 2024 at 10:46
Para quê resolver jogos em casa (Benfica e Atalanta) ?
mais vale não cansar e esperar pela segunda mão em casa do adversário.
Nunca vou perceber esta lógica…..
Venha lá o Arouca para perceber se a gestão foi bem feita ou não
7 Março, 2024 at 10:50
Pareceu-te que o Sporting poupou jogadores contra os lampiões?!?!?!