Tivesse ficado com o Fatawu, Essugo e mateus Fernandes e já tinha pessoal para rodar. Mas foram buscar o jogador mais lento do campeonato por 4,25 milhões ao estoril.
Não resolviam? Então para que raio fomos buscar o Koba que ainda antes de ontem foi atirado lá para dentro completamente verde e sem rotinas na equipa?
Um médio resolvia bem a gestão de Morita e Hul. Bragança vai jogando e não há mais opções. Claramente falta 1 médio.
Podia ter sido Essugo, podia ter sido Mateus. Não houve foi confiança e destreza para lhes dar minutos a sério na primeira fase da época de maneira a mais tarde serem opções credíveis.
Se o Hul ou Morita se lesionavam ou lesionam, fazemos jogos de 3 em 3 dias só com 2 médios e um reforço de Janeiro que ainda às aranhas?
Claramente falta 1 médio
Um avançado também ajudaria e muito a cobrir o sub rendimento brutal de Edwards e de Trincão durante a maior parte da época e mais uma vez não andarmos a rezar para o Gyo não se lesionar. Então com Pote sobrecarregado e Paulinho que esteve indisponível era um ai jesus.
Estas duas posições era fundamentais ter mais uma opção.
Guarda redes e lateral direito a seguir.
Mas o Koba já lá está. E está a jogar e eu gostei de o ver. 4 médios para 2 posições.
Eu acho que os médios não estão com excesso de fadiga. Já disse aqui. E acho que temos opções para rodar e tivemos o ano todo. Se o Essugo não jogou mais é exatamente porque o Amorim achou que não tinha necessidade.
Na frente é que sim…mas nenhum desses resolve o problema da falta de um avançado centro ou um avançado esquerdo.
Isto não é brincadeira nenhuma. Foram opções. Uma deu ao Sporting 17M, as outras 2 estão a mostrar uma qualidade e a crescer e precisavam muito de jogar…e lá está, são para uma posição que tivemos sempre bem este ano…
E dizes lateral direito?! Lateral direito?! Para além de não jogarmos com nenhum lateral mas sim com alas, temos 3 alas direitos. É a única posição (com central) que temos excesso de opções.
Quanto a avançado, sim faz falta. Mas isto é uma questão de opinião. Eu prefiro que escolham 1 como deve ser e caro do que andem em remendos. E espero que contratem bem e caro quando houver dinheiro. Mas pronto, isto é opinião…percebo quem queira remendos. Tenho muita dificuldade em perceber como é que acham que com um remendo a avançado suplente passamos para conseguir ganhar tudo mas pronto…
Gosto dos 3 e apesar de até gostar mais do Cristo, quem ia buscar era o Mujica. Têm muita qualidade com a bola, falta saber se têm a intensidade para clube grande.
Acho que o Paulinho pode fazer o lado direito e o Mujica era melhor suplente para o Gyokeres.
Estamos em todas as frentes e acho que devemos desfrutar disso e apoiar e estar a “curtir” isso…
E em vez disso andamos a chorar pelo que não temos….
Acho que os Sportinguistas não sabem curtir o momento. Ou estão com um medo brutal de perder e por isso só olham para o negativo, ou estão em êxtase e é tudo mais lindo que tudo e está ganho…
O pessoal tem de começar a curtir “a batalha”. A gostar de estar na luta e de dar tudo a cada momento…nós enquanto adeptos temos de aprender a estar neste ponto…
Isto tem a ver com muitas lutas perdidas e com muitas desilusões e o nosso karma e o crl…
Isso parece a conversa dos optimistas de serviço da tasca. Apoia e mais nada.
Eu estou feliz por estar na luta nas três frentes, mas nem por isso posso deixar de criticar o que foi menos bem feito.
Isso não significa que esteja com “medo” do que aí vem. Tenho confiança na gestão que está a ser feita (até porque para já os resultados estão a ser bons), só acho que podia ter sido feita de uma forma melhor, como o LionUp indicou, por exemplo.
Mas nesta altura o que está feito, feito está. No final da época logo se fazem contas e se vai ver se as opções foram as melhores ou não. Os resultados é que vão ditar.
Eu também estou a curtir a luta, mas não me impede de pensar que com outro tipo de planeamento e menos dogmas do treinador poderíamos estar com grandes condições ser felizes.
Assim estamos excessivamente dependentes de situações que fogem ao nosso controlo (lesões, castigos, baixas de forma, cansaço).
Isso aliado a termos bloqueado 2 jogos e meio quando tínhamos tudo para sair com pelo menos 1 empate na Luz e Guimarães e vitória em Vila do Conde deixa-me apreensivo para esta recta final.
Saber da falta de qualidade na baliza que pode hipotecar objetivos é um erro complexo?
Para mim é básico chegar à conclusão que a baliza do Sporting não oferece segurança nenhuma.
Mas lá está, estamos sempre na expectativa que vai tudo correr bem.
Só que depois andamos nisto há mais de 40 anos.
Foi quase, foram os árbitros, foi a bola que bateu na barra….
Há coisas que entram pelos olhos adentro na pré-época e não se entende que seja preciso 1 ano para o perceber.
Este ano foi 1 médio, já que todos tínhamos noção que ele não ia dar tempo nenhum que se visse aos putos e um redes decente que está em falta há 1 anos pelo menos.
Os mesmos que falharam por um danoninho são os mesmos que falharam por um balde.
Como será para o outro ano?
Eu não consigo meter as mãos no fogo por eles.
Colocaria se fosse sempre em crescendo.
Era sinal de que as pessoas cometeram erros normais, mas que aprenderam com eles e não os repetiram.
A merda é que começou bem, piorou, piorou ainda mais e hoje estamos nesta fase.
Parece que em vez de aprenderem com os erros ainda insistiram ou agravaram os erros identificados por todos ou quase todos.
Para ano melhora, piora, piora muito?
Tens assim tantas certezas com base neste histórico?
Eu não…
Neste momento, este ano ninguém falhou…estamos em 1º, nos oitavos da LE e nas meias da TP até com vantagem na eliminatória.
E eu ainda sou um dos que não acho forçoso que quem não é campeão é porque falhar. Por isso mesmo não ganhando, para mim não é obrigatório que falhe.
Disse no inicio do ano. Para mim lutar por tudo até ao fim é um ano positivo. Vindo de onde viemos.
E acredito na evolução. E se vejo evolução (e ela é evidente…), detesto a ideia de travar a evolução. Se este ano não ganharmos, é como digo. É evoluir para o próximo o que evoluímos para este…
Independentemente dos resultados que são positivos não posso ignorar que não se foi capaz de resolver problemas graves que tínhamos, nomeadamente na baliza.
Ninguém no seu perfeito juízo pode achar que a nossa baliza está bem estregue.
Já aqui disseram que devemos ter dos piores GR da 1ª Liga toda (Toda!!!)
Não havia dinheiro? Acho estranho para quem bate todos os recordes do mundo em receitas…
E até havia dinheiro para o tal jogador de sonho que acabou por ir para outros ou até mesmo os 5M gastos no Koba e no Pontelo que não contam pelos vistos para este ano.
Não estou com isto a ignorar o que de bom foi feito.
Mas o que não foi feito e podia ter sido pode resultar no sucesso ou insucesso desta época.
E o que deixa mais frustrado é que foi num ano em que acertamos finalmente num avançado como o Gyokeres.
Mais fodido fico quando penso que estaria ao alcance de só termos ido buscar um GR mediano e não de topo, mas que seria um upgrade já de si enorme para o que vale o Adan ou o Israel.
Não havia dinheiro?
Não acredito minimamente nisso.
Até te digo mais, se evoluirmos para o próximo ano o que evoluímos do ano passado para este, seremos campeões de certeza.
O problema é que não acredito que seja assim.
Porque não fomos em crescendo, muito pelo contrário.
Viemos de uma época em que fomos campeões, para uma em que tivemos a lutar e acabámos em 2º até uma época completamente desastrosa em que acabámos em 4º lugar.
Isto não é positivo em lado nenhum.
Isto não é significado de crescendo em lado nenhum.
Este ano estamos muito bem.
Mas alguém tem dúvidas que se deve sobretudo a termos um Gyokeres na frente.
Já aqui alguém disse e eu concordo que sem Gyokeres estarias a praticar o futebol muito próximo do ano anterior, com as devidas exceções.
Quem nos garante de que para ano, sendo o Gyokeres vendido que é muito provável que a direção/treinador acertarão num novo Gyokeres?
Não seria mais provável e frutífero termos contratado um GR e tapado uma lacuna básica que existe no plantel e termos mais probabilidades de sermos campeões este ano com todas as circunstâncias positivas do que estarmos à espera que tudo corra bem para o ano?
Mas tu ligas a evolução só ao resultado. O que é curioso porque este ano desligas totalmente do resultado até agora.
Eu acho que a equipa evoluiu bastante do 1º ano para o segundo, apesar de ter sido campeão no 1º e não ter sido no 2º. A equipa do 2º ano jogava muito mais como equipa grande e era muito mais consistente. Fez os mesmos pontos, foi mais longe na europa e na taça de PT. Era uma equipa que jogava mais como equipa grande e que teve, na minha opinião uma clara evolução.
Falei no resultado porque é a referência da maioria do pessoal e o que falam para demonstrar o sucesso. Aliás o Amorim é o melhor treinador do mundo pela percentagem das vitórias e não pelo planeamento, gestão do plantel ou bloqueios que tem no banco.
Mas não podes ignorar que não é crescendo.
Até partindo do principio que da época de 2020/21 para a 21/22 até jogaram melhor mesmo com resultados piores, ou seja no 1º ano ganharam o campeonato e no segundo acabaram em 2º lugar.
Não podes ignorar que no 3º ano foi a merda que foi e não foi só porque acabámos em 4º. Acabar em 4º foi o resultado de tudo o que se fez, ou não se fez.
Isso não é crescendo.
Isso não é aprender e evoluir.
E nunca me viste aqui a dizer que temos estado a jogar mal este ano.
Muito pelo contrário.
Em muitos blocos de notas só me vez aqui a dizer, que jogamos bem, 3 pontos importantes, bora desfrutar.
O que não quer dizer que não haja situações que podiam ser melhoradas ou evitadas.
Estamos a jogar bem, mesmo com as falhas no planeamento e vamos a ver como no final da época vamos estar com a deficiente gestão que Amorim tem feito do esforço dos melhores jogadores do plantel.
Mas o resultado reflete o jogo jogado.
Como normalmente acontece quando estamos em primeiro.
Não temos a sorte ou os padres dos outros. Portanto normalmente, no caso do Sporting, a 1ª posição no campeonato reflete a qualidade do jogo jogado.
O facto de estares neste momento na posição que estás, nas diferentes competições, mostra já que o que está a ser bem feito supera por larga margem, o que não foi bem feito.
E mais, o que está a ser bem feito, supera igualmente o que está a ser bem feito pelos rivais.
Eu sei que custa reconhecer isso para alguns, pelas histórias do passado, mas é a realidade.
Eu acho que o pessoal está sobretudo com receio de esta ser mais uma época de desilusões E fica mais nervoso.
É normal até.
Mas neste momento vai ter que ser no sofrimento, na luta que podemos ganhar.
Tu que o ano passado passaste uma época inteira que foi miserável sem reconhecer nada de nada de errado vens agora falar que os outros é que tem dificuldade de reconhecimento.
Vai ter que ser no sofrimento porque não fizestes coisas básicas.
Isso é que o pessoal está a falar.
Não é de merdas que racionalmente são o que são, como por exemplo ter de relativizar a Liga Europa porque não temos plantel.
O que não quer dizer que não se possa dizer que não temos plantel porque alguém não soube fazer o seu trabalho.
Tens uma equipa que joga como crl. A que joga melhor…a milhas…em Portugal.
As contratações foram acertadíssimas. Podes ter duvidas no Fresneda (que eu não tenho ou tenho poucas) mas Morten e Gyokeres são jogadores de topo.
Bolas paradas temos dos melhores rácios quer a defender quer a atacar.
Passamos de uma época de 4º lugar muito fraca para estar na frente do campeoanto, em vantagem na taça de PT contra lampiões para acesso à final da taça e nos oitavos da Liga Europa.
Como é que falhámos no básico? O básico é arranjar um PdL ou avançado de qualidade extra, pela certa, para acrescentar muito a este plantel, por 4M?! Em que mundo é que isso é básico?! Foda-se…é a coisa mais dificil no futebol. Está tudo a gozar ou quê?
Porra…é isto que não consigo encaixar.
Como é que alguém acha que o que falta ao Sporting para ser campeão (se não for) é algo de básico…
Se nós falhámos no básico com o dinheiro que temos os outros falharam no quê? O que é que é pré-básico?
É absurdo…
Para o próximo ano só temos de pegar no que fizemos este ano e repetir para melhorar. Vender 1 ou 2 se não der para evitar, ir buscar 3 ou 4 de qualidade clara que venham acrescentar e continuar a crescer no futebol que jogamos. Não há nada de básico nisto.
Para o ano? Nós queremos é vencer este ano.
Para o ano duvido que o Carnide com mais 60 milhões de reforços em cima dê as abebias deste ano e o Porco idem.
E mais importante, se Amorim sair é tábua rasa desse trabalho e evolução todas, por isso não podemos estar a pensar para o ano, temos é de pensar este ano.
E este ano concordo com o Rampante em certas coisas básicas: um guarda redes por exemplo é uma coisa básica num equipa que quer ganhar títulos e o Sporting está há mais de 2 anos com 2 redes de nível baixíssimo para o que se exige.
Um substituto para o Esgalho também é uma coisa básica. É deprimente ele ser sequer uma opção quanto mais titular.
Um bom médio para gerir os outros para mim também é básico. E para o Amorim também, senão não ia buscar o Koba. É capaz é de se ter apercebido disso tarde.
Um substituto para o Esgaio tipo o Geny e o Fresneda?
Ou é preciso um 4º ala?
O médio lá está…está lá. O Koba não existia no inicio do ano. O Sporting tinha o Essugo e praticamente não o utilizou, é porque não sentiu falta até agora.
E não…não é nada básico. Contratando isso tudo era possivel ir buscar o Morten e o Gyokeres?!
Se calhar não. Preferias abdicar deles os 2 em favor de ter um GR melhor?
Se calhar o Koba deu para ir buscar porque vem o dinheiro do Fatawu e por isso no inicio do ano não havia esse dinheiro.
E quanto a estar todo cagado por os lampiões para o próximo ano se calhar acertarem digo exatamente o que disse este ano. Fazer o nosso trabalho bem feito e se for assim faremos montes de pontos e estaremos na luta. Preocupação conosco, não com eles.
E nem vou falar de ser ainda mais curioso o que dizes do Amorim…e isso partilho. Se saí o Amorim estamos fodidos…mas….há aí uma obvia contradição…
TCdL já te respondi em cima o que acho ser básico.
Básico para mim é arrancar com a qualidade na baliza que temos.
Básico para mim é achar que gerir um bom plantel é meter putos a seco na Liga Europa e depois nos queixarmos de falta de alternativas no banco.
Básico para mim é o planeamento que tivemos onde nos faltou ter um GR seguro e faltas de alternativas no banco em cima deste erro básico termos ainda outro erro básico a piorar o 1º que é a gestão do plantel que temos.
Não me interessa viver do quase, do que podia ter sido mas não foi e desfrutar da viagem.
Tu dizes e bem que este ano tivemos 2 contratações excelentes e já confirmadas que foram o Gyokeres e o Hjulmand. E estás a contar com o ovo no cu da galinha de que para o ano farão parte do plantel e que só vai ser preciso contratar mais um ou outro. E estás a partir do principio errado que vais acertar ou então que vendendo o Gyokeres vais arranjar outro melhor? Não tenho essa fé toda…
És contra remendos.
Mas podes estar a hipotecar uma época em que tinhas um Gyokeres ou um Hjulmand e tudo para ser feliz porque não soubeste tapar os buracos básicos que tinhas no plantel.
Seria assim tão caro ir buscar um GR melhor que Adan e Israel?
Depois há a questão da gestão do plantel com que arrancamos para este ano. Já de si com falhas e ainda vamos geri-lo mal.
É o suficiente para perderes um campeonato onde tinhas um Gyokeres e Hjulmand.
Talvez para o ano quando só tiveres um Paulinho ou um Koba no meio campo dê jeito ter um GR melhor ou alternativas prontas para não rebentar o 11….
Não tens fé que com dinheiro e tempo no verão vão substituir bem o Gyokeres mas tens fé que com 4M iam buscar um avançado importante na equipa em que está para ter impacto imediato em Janeiro.
Ok….
Preferias não ter Gyokeres para ires buscar um GR e outro PdL. Pegares no dinheiro do Gyokeres e ires buscar um GR e 2 avançados?
Tu é que achas que não é possível ir buscar alguém, não por 4M, mas pelos supostos 10M que queriam dar pelo Tajon Buchanan para a baliza.
O resto acho que tínhamos plantel se Amorim não tivesse por exemplo embirrado com o Fatawu.
Aí na frente já tinhas para avançados ou alternativas com capacidades ofensivas, na minha opinião, Pote, Trincão, Edwards, Fatawu, Geny, Paulinho e Gyokeres, ou seja, 7 alternativas para 3 posições. No limite ainda tinhas N. Santos ou até mesmo o A. Moreira.
Na ala direita podias jogar com Geny e Fresneda e até com o Fatawu.
Corremos o risco de poder não ser campeões porque não soubemos aproveitar jogadores de qualidade como o Gyokeres e o Hujulmand ao não contratar um GR de qualidade quando estava à vista de todos ou quase todos que não tínhamos no plantel.
Mas para o ano já tu achas que dá para tapar os buracos deste ano.
Partindo de 2 principios errados:
1º que vais continuar a ter o Gyokeres e o Hjulmand ou até mesmo outros também eles cobiçados
2º que com dinheiro das vendas vais acertar nas contratações todas
Resumidamente eu acho que é mais provável acertar numa contratação apenas e conseguir aumentar o nível na baliza que é muito baixo do que com o dinheiro das vendas para o ano conseguir igualar a qualidade que temos num Gyokeres, Hjulmand…..e muitas mais outras posições…
Para mim isto é uma questão de lógica.
Agora se vou para isto com toda a fé do mundo e é cada tiro cada melro, aí sim vai tudo correr bem e kumbaya.
Só que se perdermos o campeonato este ano, vou andar aqui de um lado para o outro a tentar encontrar desculpas….
Ainda não percebi quem é que cortavas para contratar um GR…
Já percebi que achas que o Fatawu resolvia o problema da frente, que eu discordo profundamente porque acho que o Fatawu não encaixa na nossa frente. Não tem o espaço que ele precisa para jogar. Acho assim meio incrível alguém achar que ganhar o titulo e a LE está à distancia de ter o Fatawu a jogar mas pronto…
Quais 10M?! Estás a sonhar com 10M à montes de tempo não sei de onde. O Sporting deu 4M pelo Koba porque é metade do que foi buscar do Fatawu. Não há 10M nenhuns….
Não estou a partir do principio que acertamos. Estou a dizer que temos de fazer o que fizemos este ano. Contratar pouco, ir pela certa e acertar. Se acertamos ou não. E quero ir pela certa e acho que essa certeza só se compra com dinheiro a sério…
Também foi um sonho o Amorim ter dito que estavam interessados num jogador que acabou por ser contratado por outro clube?
Achas mesmo que era um jogador que custava apenas 4M?
Eu não acho que só se pode ir ao mercado pela certa gastando dinheiro.
Eu acho que só se pode ir ao mercado com competência. O valor é o que é.
Tens imensos casos de jogadores top que não foram contratados por esses valores 20M para cima.
Não concordo nada com essa normalização que uma contratação de um atleta só pode resultar se vier por valores altos.
Isso parece aquele pensamento que só se consegue vestir roupa de qualidade se for de marca e cara.
Mas voltando ao que acho e o que estou a dizer é muito simples.
Não se trata de cortar alguém ou deixar de cortar para ter um GR.
Trata-se sim de pegar no tal investimento que Amorim estava para pagar por um jogador que acabou por ir para outro clube e orientar para um GR de qualidade. Mas mesmo partindo do principio que não havia esses 10M achas assim tão dificil ir buscar um GR por 5M (Koba+Pontelo) melhor que Adan e Israel? Eu acho que não.
Tu relativizas essa lacuna no plantel.
Eu não. Acho que pode ser decisivo se ganhas ou perdes um campeonato.
E dou tanto valor a isso porque acho exatamente que é muito dificil encontrarmos um Gyokeres e um Hjulmand. Não aproveitar um ano em que podemos contar com estes jogadores de qualidade que possivelmente para o ano já não estarão é que acho que foi um erro básico não tratar dessa falha no plantel.
Não tenho a fé que tu tens de para o ano termos só que afinar aqui e ali e que a vir alguém será seguramente melhor…bastando para isso meter dinheiro no assunto.
Não nos podemos esquecer que as mesmas pessoas acharam bem investir 23M num jogador como o Paulinho, os mesmos que conseguiram trazer o Gyokeres. Mas com estes dois exemplos tão diferentes não sei como podem estar assim tão tranquilos.
Parece mais um jogo de sorte ou azar.
Agora, acho que é mais provável acertar em apenas 1GR do que acertar em vários jogadores e em posições mais complicadas de reforçar com qualidade.
Um substituto para o Esgaio sim.
O Esgaio nem devia fazer parte do plantel quanto mais ser titular.
E o Geny foi parecido com o Quaresma, caiu ali e graças à qualidade dele agarrou o lugar numa posição que não a dele.
Não sentiu falta de um médio, mas em Janeiro já sentiu? Eheheh é para rir. Por isso é que a equipa está de gatas, foi preciso vê-los a gemer para achar que afinal precisava de outro médio.
Médio esse que anda às aranhas pois não teve tempo para nada e provavelmente só será útil para a próxima época.
Brilhante.
E esquece lá a demagogia do dinheiro que eles gostam é de dar essa desculpa mas depois não tem aderência à realidade.
Se não houvesse dinheiro não tinham ido buscar o Pontelo e o Koba.
Dinheiro a entrar de Fatawu mais à frente não estava previsto no início, mas existem outras parcelas de outras vendas a entrar.
E mesmo que houvesse falta, quem andou a estourar euros em Rochinhas, Tanlongos, Artures, Soitiris e mais não sei quem não pode vir com essa desculpa. Só aí estão praí 10 milhões.
E já agora, nenhum desses médios dava para desenrascar como 4 elemento? Por favor…
Nem falemos dos miúdos.
Como vês, não era preciso dinheiro. É deixar teimosias de lado e trabalhar com pelo menos 1 médio desses que pertencem ou pertenciam ao Sporting na altura.
Não é uma questão de cortar ou não cortar. É questão de saber o que se faz.
Um bom avançado pode custar 20 milhões como o Gyo e render como pode custar 10 ou 7 ou 4 ou até os 300 mil euros do Slimani.
É saber negociar. Até por empréstimo se for preciso como tão bem fizeram com o Sarabia.
Para isso é que eles lá estão.
Nao é só para anunciar recordes invisíveis, lucros espetaculares, dinheiro gasto no estádio e depois no fim nunca há dinheiro para o mais básico.
E não há contradição nenhuma no que digo. Se Amorim sai, começa tudo de novo. Ou vais buscar um clone do Amorim?
Sei que o que defendias era ir buscar um PdL com esse dinheiro e isso eu não acredito que seja possivel.
Ir buscar um avançado por 5M nesta altura que pegasse de estaca e que fosse pela certa.
Agora passou para GR.
O “ir pela certa” exige que seja um jogador muito importante onde está e numa liga de topo. Isto é “ir pela certa”. E isso custa dinheiro especialmente pra a frente.
Por cada exemplo de jogador barato que correu bem nos últimos 5 anos nos 3 grandes dou-te o dobro que correu mal. O risco é obviamente maior. Porque vem de liga periférica, porque não tem a importância e o peso que outros têm, etc…
Eu não relativizo o que falta no plantel. Eu tenho noção que não é fácil de colmatar e que quem lá está tem de fazer escolhas e fazer parecer que é básico, para mim é absurdo porque as escolhas de quem está no futebol nunca são básicas.
Eu sempre falei no GR e também num avançado para o banco.
O FIX já te deu aqui o exemplo do João Marques que seria mais necessário que o Koba. Podendo não funcionar os 2.
Agora o LionUP deu-te o exemplo dos 300mil do Slimani.
GR não seria dificil de encontrar.
Este ano tens o Gyokeres pela certa a titular. Para o banco não conseguias arranjar uma alternativa válida para descansar os 3 da frente? E falei nesta posição porque o Amorim decidiu embirrar com o Fatawu. Esta lacuna no plantel de não teres quem rodar com os avançados que tens na frente deve-se principalmente por causa disto.
Já sei que achas que o Fatawu deve ser é ala. Eu acho que o fisico e potencia dele podem muito bem criar o tal espaço. Assim como faz o Gyokeres que mesmo com DC em cima dele, consegue encontrar o espaço.
Mas para mim a posição que berrava por ser reforçada era a baliza.
Mas não foi.
Não há dinheiro….
Agora já está, já está…
Queres quantos? Perto do Slimani? Jogadores baratos que deram merda? Só no mesmo ano tens Magrão, Vitor, Heldon, Shikabala….no ano a seguir então….
Slimani acontece 1 num milhão…qualquer gajo que trabalhe no Scout te diz que o risco de errar pagando pouco é muito maior. O Slimani foi um caso em que o risco compensou e é exatamente o que eu não quero. Contratar 20 para acertar 2. Não vais buscar nenhum avançado pela certa com estes valores porque a incerteza é sempre gigante.
Ele disse João Marques mas também disse que não era pelo João Marques que ganhávamos o campeonato mais depressa e que era por uma questão de futuro…
Eu já disse várias vezes, eu vejo o Estoril muitas vezes, até porque tenho bilhete de época…não sei como é que alguém pode achar que era o João Marques a entrar agora (assumindo que custava só os 5M para vir já) que ia fazer toda a diferença este ano. Eu também disse…eu preferia que viesse o João Marques ao Koba mas este ano o impacto era mínimo.
Mas mesmo que fossemos buscar o João Marques, não havia dinheiro para o GR.
Pongole – 9M
Vietto – 11M
Vinagre – 10M
Entre outros que não me lembro…
até o Paulinho por 16M…(23 se contarmos todos os activos gastos) e o Trincão por 10M me parecem demasiado para o valor que têm demonstrado.
Claro que não tendo dinheiro tens mais contratações baratas a dar flop do que ao contrário. Mas isso não quer dizer nada.
Dei-te o exemplo do Slimani que o Lion falou para demonstrar que é possível.
É assim tão raro como dizes?
Eu acho que é tudo uma questão de competência.
Olha por exemplo, nós conseguimos ir ao “recreio” da Premier League sacar o Gyokeres.
Para quantas equipas da PL 20M são uma pechincha?
Como é que conseguimos ir lá sacar um jogador destes.
Também aqui é uma questão de competência e não tanto de valores.
O valor entendo que tem mais a ver com o mercado onde vais comprar e o momento em que descobres o jogador. Neste caso o Championship sendo a 2ª divisão inglesa pagas caro por ser o mercado inglês, mas barato para eles porque o jogador ainda não estava nos radares dos tubarões.
Se fores a mercados mais baratos mas o jogador já estiver debaixo do radar nem com 20 ou 30 milhões trazes.
Portanto o ir pela certa baseado no valor que dás não é tão certo como dizes.
Eu acho que a melhor estratégia é explorar novos mercados e analisar talento de forma mais precoce.
O trolha do Braga até explicou isso bem quando disse que o seu principal mercado que era o nacional já está estragado porque os 3 grandes já olham com outros olhos para ele. Antes era o mercado brasileiro.
O slimani representa tudo isto.
Mercado baixo e talento do jogador analisado de forma precoce. Deu no que deu…
O Slimani foi uma fezada que correu bem….mais nada.
Quanto aos mercados, é obvio.
Os que eu digo ir pela certa são os que estão nos melhores campeonatos. E por isso são mais caros. Se vais buscar a campeonatos mais periféricos podes pagar menos mas a probabilidade de erro e de não fazerem o “step up” é muito maior.
Ir pela certa é mesmo isso…ir buscar aos melhores campeonatos.
Curiosamente o campeonato grande que por normal corre mal ir lá é o Alemão…é o unico que não ia.
Um bom jogador no campeonato espanhol, francês, italiano ou inglês…se tiver as características que são precisas e as mostrar onde está (de jogo e mentais)…normalmente não falha muito…
Um jogador de campeonato periférico precisa de dar um salto muito maior e a duvida se ele vai ser capaz de dar esse salto ou não é muito maior.
Para mim, contratar é isto. É aqui. É tiros absolutamente certeiros, em que o treinador tem a certeza que é o que quer. O resto, jogadores a precisarem de tempo para dar o salto e no risco de se ver se dão o salto e tudo mais…são da academia. Salvo raríssimas excepções que possam ser jogadores que quem lá está tem a certeza que vai correr bem mas que ainda não disparou o preço…mas isto é MUITO raro.
O meu modelo de negócio para o Sporting sempre foi este. Sempre foi isto que eu defendi. Comprar caro, comprar bem, comprar pela certa e caro. E depois putos…
O Koba já lá está mas está verde e Amorim além de ter dito que ele ainda tem muito de assimilar foi comprado a pensar na próxima época.
Não está a jogar, fez 45 agora e uns pós no outro jogo.
Temos 2,5 médios e um que chegou agora e está completamente fora dela.
Se Amorim achasse que Essugo não tinha necessidade de jogar, não tinha ido agora buscar o Koba.
Repito: temos tido sorte com lesões, um dos titulares lesionava-se e era um aí jesus.
Para mim é brincadeira.
Foram opções más. O Fatawu vai render 8 milhões e não 17 num dos campeonatos mais endinheirados do mundo. Vendido por amendoins quando fazia tanta falta aqui. É brincadeira mesmo.
Se precisavam de jogar, não havia melhor que a taça, a taça da Liga e jogos resolvidos ou teoricamente mais acessíveis. Não digo os 2 miúdos, mas um deles pelo menos. Emprestar 1 e ficar com o outro e dar-lhe tempo de jogo a sério.
Esgaio e Fresneda são e fizeram a carreira a lateral direito. No sistema do Sporting são alas e percebo o que dizes, mas tu também percebes que dizer que são laterais direitos não é nenhuma afirmação descabida.
Um deles é um não-jogador e o outro ainda é uma incógnita. Sobra o Geny que tem dado muito boa conta do recado, mas se tivéssemos uma real alternativa em vez de Esgalho ou Fresneda, Geny subiria no terreno e colamataria bem o desaparecimento em combate de Trincão e Edwards na maior parte da época.
E aí sim, dava de barato não termos mais nenhum reforço para a frente de ataque.
Claro que o avançado faz falta e não leste em lado nenhum eu a dizer que tinha de ser um remendo.
Aliás, nenhuma contratação deve ser um remendo. Não precisa é de ser da categoria (e preço) de um Gyo.
Fawtau ou Geny seriam boas soluções sem serem remendos, sem gastar dinheiro, sem período de adaptação comparável a um reforço.
Continuo a dizer: falta (ou melhor faltou, agora não há nada a fazer) 1 médio e um avançado prioritariamente.
O lateral direito (ou ala, como quiseres) e o redes logo a seguir na lista.
Não íamos ganhar o campeonato de goleada com estes reforços, mas estaríamos mais perto do sucesso e mais longe da fadiga e cansaço por não termos opções para gerir adequadamente a equipa.
Nós sportinguistas queixamo-nos do azar, mas até agora podemos agradecer aos deuses que os nórdicos, Pote e Morita não tenham tido lesões longas. Era o descalabro, especialmente sem os 2 primeiros.
Vamos ver se a sorte nos continua a acompanhar e se chegará.
Repara que o Essugo claramente não tem andamento para o Sporting. Ainda. E o Mateus está a dar nas vistas porque joga sempre. Algo que no Sporting não iria acontecer. Os dois serão bons reforços para 24/25.
Daria sempre para jogos de taça contra adversários inferiores, para acumular minutos em eliminatórias ou jogos do campeonato resolvidos para dar descanso aos titulares.
Para mim até daria para ser titular na taça da liga, que acho que foi um erro apostar nos titulares nessa competição.
Mas não é de agora. Desde que foi criada que defendo que é a competição ideal para dar jogo às 2as linhas onde se incluem vários jovens.
Se não passássemos a fase grupos não vinha mal ao mundo. É uma competição com pouco valor.
Isso depende sempre do que faz o ala. Acho que o nosso problema pela direita é mesmo o que faz o ala e o que faz o interior. Com o Esgaio o ala pouco faz, com o Geny o ala procura o mesmo espaço que o interior. Acho que o Fatawu ia ser uma opção mas como ele faz movimentos quase iguais aos do Edwards e do Geny, muito do seu impacto seria mais a nível fisico do que propriamente dar algo diferente ao jogo. Neste momento o gajo que pode impactar mais o nosso jogo na frente é o Fresneda, mas é a minha opinião.
Como digo, não acho que o Fatawu fosse resolver o nosso problema agora e acho que teria jogado MUITO MUITO pouco até agora…
E com um ganho de 17M, eu não acho a gestão da questão Fatawu horrível. Achei o ano passado que não havia Geny e que aí sim podia ter jogado muito mais. Este ano, tendo ganho 17M como negócio e tendo muitas alternativas que façam o que ele faz…não acho descabido…
Mas isso é porque só temos metade do passe, é um problema de partida como eu sempre disse. Fosse como fosse íamos sempre ganhar só metade.
Mas não vejo como é que ele ia valorizar mais do que isso na bancada do Sporting porque como digo, ele joga nas posições que temos mais jogadores e não o via a romper nas opções com facilidade.
E não senti falta dele. Senti falta de um avançado ou de um avançado esquerdo. Não de um ala direito…
Eu não só acho que ajudaria muito como poderia acrescentar algumas nuances ao nosso jogo ofensivo pelo seu poderio físico que o diferencia dos lingrinhas (para não dizer borboletas que são o Edwards e o Trincão). Aliás a nossa equipa tirando os centrais tem sido sempre de jogadores pouco atléticos e sem grande pujança física. Mudou este um pouco com os nórdicos.
Além de que Fatawu pode jogar noutras posições da frente que não como faz em Inglaterra.
E mais uma vez estou completamente em desacordo quanto ao “bom negócio”.
O Sporting vai buscar 8 milhões dessa venda a um campeonato carregado de dinheiro e que dá para cima de 20 milhões por qualquer perneta que saiba correr e que tenha pelo menos 1 pé que não seja cego. Especialmente um clube como o Leicester.
Por esse valor, pela idade e potencial tinha ficado e dava rendimento desportivo e mais tarde daria maior rendimento financeiro.
Não é uma boa venda.
Metemos uma clausula de 17M num jogador nosso da equipa B. Não vejo como era possivel meter uma clausula muito maior.
E ia continuar a não jogar. Se já não jogou no ano passado, este ano com tantas opções para o lugar dele…ainda pior.
O melhor do Fatawu é a velocidade e fletir para o meio e rematar. Não o vejo jogar à esquerda perdendo isso, não o vejo fazer isso pelo meio porque não tem espaço. E volto ao mesmo.
O ano passado achei a gestão dele má. O ano passado sim, tinha espaço. Este ano…não vejo esse espaço para jogar muito…
Pois eu via espaço e muito comparado com o rendimento patético de Trincão e Edwards.
Mas o Amorim é de dogmas.
Como quando o Paulinho servia para único avançado.
Como quando o Quaresma não servia e até o Neto e o Esgaio(!!) eram melhores alternativas.
Como quando o Esgaio era titularissimo e se não é o Geny adaptar-se bem a uma posição estranha ainda lá estaria a ser menos um.
São aqueles e qualquer outro que seja alternativa aos meninos queridos tem de ir à lua e vir para poder ser alternativa enquanto os mesmos meninos passam 1 épica inteira a ser horríveis.
Não pode ser. Teimosia é o nome do meio de grande parte dos treinadores, mas tem de haver meio termo.
Eu acho que o espaço que os jogadores têm depende muito do espaço que o treinador lhes quer dar. E como diz o LionUp o Amorim é de dogmas. Quando embirra, só muda por um motivo qq externo a ele (uma lesão ou algo do género).
Se o Coates não se tem lesionado contra o Porto o Quaresma ia ter muito pouco espaço. Não porque não merecesse mas porque o Amorim simplesmente não dava. Idem para o Israel agora com o Adan.
Se o Amorim quisesse podia aproveitar o Fatawu. Podia no ano passado, como podia este ano. Só que não quis.
Foda-se oh TCdL não jogava cá porque Amorim não acreditava nele.
E desde quando é que isso é que dita o que é a realidade do valor dos atletas ou não?
Olha por esse andar o Quaresma se não tem tido a sorte que teve também ia de conas.
E isso é bom para o clube?
Menos seguidismo das merdas de decisões do Amorim também se pede um pouco….
O Fatawu foi nítida má gestão do Amorim que não soube aproveitar o atleta embirrou com o puto e da direção que fruto das merdas de decisões do treinador decide fazer um negócio de merda.
Mas temos 3 jogadores que fazem a ala e 2 na frente.
Não há muito espaço para +1. Sendo que o Fatawu será claramente o que o Amorim gosta menos.
Claro que se o Amorim gostasse dele havia espaço. Mas o Amorim não gostava muito dele e lá está…e não para uma posição que falte muitas opções, não era o Fatawu que resolvia a maior lacuna do plantel (PdL suplente ou avançado pela esquerda).
O que quero dizer é que não é pela falta do Fatawu que a equipa está mais cansada nem é o Fatawu que ia dar descanso aos mais cansados (Gyokeres e Pote). Podemos estar aqui a falar de escolher o Fatawu em vez de outros que estão mas o “buraco” no plantel está do outro lado.
O que estás a falar é de prioridades. Na frente, claramente que a prioridade é no meio, nomeadamente alguém que substitua o Gyokeres.
Se eu tivesse de dar prioridade a reforçar alguma posição na frente teria sido claramente a do meio, que ao fim e ao cabo foi o que foi feito, com o Gyokeres (mas ainda assim falta um subsituto à altura).
Mas isso significa que não ia haver lugar para o Fatawu neste plantel? Eu acho que não.
O Fatawu para mim era para dar descanso ao Trincao ou ao Edwards, ou ao Pote, ou para jogar quando estes nao estivessem a jogar um cu (Trincao no inicio da temporada, Edwards agora).
No fundo tens nas posicoes de “fora” do ataque o mesmo problema que tens no meio campo. 3 jogadores para 2 posições. Tens Pote, Trincão, Edwards. Tudo o resto (Paulinho, Geny, Nuno Santos) são adaptações.
Daí que eu ache curto, como acho que o meio campo está curto, e nesta altura da época em que todos têm mais jogos nas pernas, nota-se.
E tanto num caso como no outro havia opções suficientes dentro de casa para não termos de andar agora sempre com a conversa do cansaço.
No meio campo tinhas o Essugo e o Mateus.
Na frente tinhas o Fatawu (no ano passado) e o Afonso (este ano).
O cansaço e o excesso de jogos que alguns jogadores têm nesta fase é culpa de quem lhes dá jogos a mais, por não ter querido ter no plantel alternativas.
Tenho muitas duvidas que num plantel como o nosso e a jogar como nós jogamos o Fatawu tivesse muito espaço.
O Geny estaria sempre à frente dele porque é muito mais completo e inteligente, o Esgaio em caso de jogos com o N. Santos do outro lado estaria sempre à frente dele (a não ser que o Fatawu crescesse muito a defender como cresceu o Geny…que defende muito melhor agora e que é melhor que o Esgaio em tudo mas teve um crescimento muito grande que tenho duvidas que o Fatawu tivesse porque tem outra cabeça…) e depois o Fresneda tem potencial de dar coisas muito diferentes do que o Fatawu por ser destro.
Na frente, piora um pouco porque acho que o Fatawu não joga bem em espaços curtos. Sou insuspeito de adorar o Edwards ou o Trincão mas esses jogam bem em espaços curtos apesar da má definição do Edwards. O Fatawu tenho muitas duvidas…nem na B achava que ele conseguia jogar em espaços curtos…
Prefiro ter os tais 8M deste lado e investir em coisas que faltem (neste caso até nem foi no que eu mais queria, foi no Koba…mas pronto…) do ter o Fatawu no plantel…
Ou seja…se no ano passado eu achei que ele podia ter jogado mais e que tinha lugar no plantel. Com a chegada do Geny e do Fresneda…muitas duvidas.
Na frente, piora um pouco porque acho que o Fatawu não joga bem em espaços curtos.
acho que o Sporting esta época nem joga assim tanto em espaços curtos com Gyo na frente a não ser com algumas equipas que se fecham muito mas no geral é lançamentos para Gyo e Fatawu até podia jogar bem atrás de Gyo ou perto dele, portanto com Gyo na frente e sendo o jogo feito a medida dele até acho que Fatawu esta época fazia mais sentido, não para extremo obviamente.
Tiago tu achas que o Sporting este ano só joga em espaços curtos no ataque?
O próprio Amorim já veio dizer que a vinda do Gyokeres trouxe mais soluções, porque permite-nos jogar em espaços mais curtos como também permite jogar em transições.
Mesmo que não vejas o Fatawu a jogar em espaços curtos, não o vias a jogar em transição, quando esticamos mais o jogo? Olha eu via…
La está, as preferências do Amorim por uns jogadores e preconceitos em relação a outros limitam o potencial da equipa.
O melhor exemplo que tens disto, nem é o Fatawu, é o Quaresma. Se não fosse a lesão do Coates e o Diomande ter ido para o CAN andava no banco ou já tinha sido corrido…
Ya! no estádio era desesperante ver o tipo a fazer pressão. Sempre naquele ritmo de merda, mal posicionado, lento a libertar a bola e a deixar o Morita, Quaresma e Diomande à beira de ataque de nervos.
Que cagada de reforço!
Eu gostei de ver e até me surpreendeu. Achei que estaria muito mais perdido e falha-se muito mais.
Acho que não falhou 1 passe, por exemplo. E que me lembre só vi uma que foi mais cagada que foi um passe do Israel mais à queima que ele não devolvei logo de primeira e ficou tudo apertado.
Também é difícil não falhar quando não se dá ao jogo. O meu problema com ele foi todo esse. Normalmente um deles joga mais subido, só que com o Koba isso não existiu, primeiro porque a Atalanta também pressionou bem (mas seria indiferente por causa do tipo de marcação que fazem) e segundo porque a cada 10x que o Morita tocava na bola, o Koba tocava 1, e não foi por falta de solicitação.
Ele tem pormenores interessantes, mas é o gajo que vi nos últimos anos que mais se esconde do jogo, que menos procura a bola, e que menos linha de passes dá, e não é o pior que já lá esteve. Muita da dificuldade que a equipa teve a sair foi porque ele raramente procurou dar linha de passe, e lá está, não é por ser trapalhão como é o Essugo, parece ser mesmo falta de vontade/intensidade/ritmo o que queiras chamar.
Precisa de tempo, claro…Nem sei se se escondeu assim tanto.
Mas até te digo mais…revista a primeira parte…acho que o Morita jogou pior que ele e acho que se revires com a atenção ao jogo dele, percebes que ele tem lá o que é preciso…falta entrosamento, falta perceber melhor timmings de tudo, como é normal e como acontece a todos. Quando a Atalanta apertou ele teve mais dificuldades. Mas é normal…acabou de chegar num comboio em movimento e cheio de jogos atrás de jogos que não permitem treinar…
O Morten e o Morita tiveram dificuldade em lidar com a Atalanta nos 3 jogos, é mais do que normal que um puto acabado de chegar também tenha.
Não é que o Sporting da 2ª parte tenha sido muito melhor tirando o puto e metendo o Morten…
Mas tens de ver que o Morita estava a tentar fazer muito mais. O Morita estava a desdobrar-se entre apoiar a criação e depois dar apoios na frente, o Koba nunca apoiou a frente de ataque. Depois há que ver os passes em progressão, essa coisa toda, e o facto de o Koba estar completamente fresco, coisa que sinceramente não parece. Um trabalho que teria de ter vontade e dedicar-me a fazer amanhã, coisa que sendo honesto não acho que o Koba valha a pena.
Até posso estar a ser injusto por ele me ter irritado solenemente quando parou de correr num contra ataque, mas tirando bola no pé, não vi nada de mais nele.
O Morita tem 1 ano e meio de Sporting e deste jogo, o Koba tem 1 mês mal treinado e meia dúzia de minutos…
Nunca me passou sequer remotamente pela cabeça que o Koba tivesse a inteligência tática com e sem bola de qualquer um dos 3 médios do Sporting. é impossivel. Nunca na vida ia pedir ao Koba que soubesse movimentar-se e jogar como sabe o Morita.
Aliás se vires o primeiro mês do Morten (que é um jogador feito) também andou mais ás aranhas que o Morita. E é um jogador feito, vindo de um campeonato italiano e com um ritmo que não tem nada a ver de onde vem o Koba.
Volto a dizer…precisa obviamente de tempo. Mas…eu não estava à espera de já o ver a jogar assim este ano. Já me surpreendeu, isso.
Sim mas o que eu digo é que ele simplesmente não se mexeu para criar linhas de passe. Não precisas de ser um jogador feito para fugir a marcação, ou criar uma linha de passe. É muito isso. Tal como quando contra o Young Boys ele inicia o contra-ataque não precisa de ser um jogador feito para passar a bola e continuar a correr para ser mais um no ataque. E nem foi uma questão de velocidade ou falta dela, porque ele parece ser explosivo. O maior problema que eu vejo nele neste momento, é algo parecido com falta de vontade.
Pois, lá está! O Morita teve que baixar imensas vezes porque a excelência ficava atrás da 1ª e 2ª linha de pressão da atalanta (3+3), não recebia a bola, não ajudava a distribuir e a ultrapassar essas 2 linhas, e das vezes que perdíamos a bola, nunca lá estva para enfrentar e defender o contra-ataque da Atalanta. Para mim, a par do Edwards foi o pior jogador em campo.
Isso é do próprio jogador. Não me parece que vá mudar ali grande coisa….espero que esteja errado.
Eu gostei e acho que apesar do caminho ser grande, que é tudo coisas que ele ganha com treino e jogo.
Vamos ver o que dá.
Como digo, nunca esperei que o Koba desse já o que dá qualquer um dos outros 3 e nunca esperei que o Koba não tivesse meio perdido. Pensei sempre que ia ser muito pior, que ia estar mais nervoso, falhar mais passes, andar mais perdido…e do que vi…não andou.
Também não fiquei muito impressionado com o Koba….
Muito lento, escondido e sob pressão não fez a diferença, até perdeu a bola numa ocasião flagrante da Atalanta, apesar de aqui a culpa ser repartida com Israel.
Pode ser que melhore, mas lá está, não há quase tempo para treinos, a margem de erro tanto em resultados como em desempenho individual é curta e assim só na próxima época se verá o que dá.
E voltamos ao início: a situação do médio devia ter sido precavida antecipadamente, ou dando minutos a sério a quem lá estava na 1a metade da época ou ter contratado alguém no Verão.
Eu que no Verão os nossos médios eram Morita, Hul que era uma incógnita como seria a sua adaptação a contexto (país diferente e clube grande) e…..Bragança vindo de 1 ano de paragem.
Sobrava a descida de Pote que nos tira na frente muito mais do que ele dá atrás e sobravam os miúdos.
Algo falhou…e a prova que falhou é termos ido buscar o Koba que provavelmente só será reforço a sério…..para o ano.
O Amorim já parava de chorar sobre o cansaço em todas as oportunidades que tem.
No acrescenta nada e quem fica mentalmente exausto de o ouvir a bater sempre na mesma tecla são os jogadores e adeptos.
Quem não quis apostar e dar minutos a miúdos e outros jogadores que foram despachados que agora dariam jeito foi ele, não fomos nós nem os adversários.
Não acho nada que o problema da equipa tenha sido falta de energia.
Os únicos que podia estar mais carregados era o Edwards (saiu ao intervalo) e o Morita que ficou porque ele quis. Os que entraram ao intervalo também entraram porque ele quis, se era preciso mais energia podia ter posto outros menos “carregados”.
Mas eu de origem não acho nada que o problema da equipa tenha sido falta de energia e nem acho que ele tenha feito as substituições no sentido apenas de refrescar a energia. A única terá sido o Edwards que possivelmente fosse por falta de energia.
O problema de todos os jogos com a Atalanta é que eles têm melhor rácio intensidade física, força física, qualidade do que nós. E num jogo de duelos constantes isso nota-se…
E nem acho que o jogo tenha sido assim tão desiquilibrado tirando os últimos 20 minutos da primeira parte que a nossa defesa andou mais aos papeis porque eles estavam a perder e carregaram na intensidade…
A Atalanta tem -4 jogos este ano que nós, sendo que principalmente não teve a carga taça da liga e 16 avos da LE nas ultimas 3 semanas.
A sobrecarga de jogos do Sporting nesta fase é evidente e por isso é que falámos tanto quando foi o sorteio que era dificil encaixar isto tudo com descansos de 2 dias entre jogos.
Mas é por isso que a equipa foi rodando (e eu acho que até geriu bem a equipa neste ciclo Lamps, Farense, Atalanta e vamos ver Arouca mas acho que vai com tudo e bem) e se notei muito a fadiga contra o Farense, neste jogo não foi isso que eu notei. E acho que para Arouca temos hipótese de não haver muita fadiga na equipa e fazer um 11 mais descansado com:
A maior parte ou não jogou ou jogou 45 minutos neste jogo, tem 3 dias completos de descanso entre jogos. Se houver Inácio ainda dá para parar um dos centrais. Para depois o Just e esse central jogarem em Bergamo.
Este ciclo de 3 jogos em 6 dias era muito pesado para quem já vinha a gerir tantos jogos. Demasiado pesado para não gerir a equipa.
Com a equipa completa a gestão é mais fácil e acho que não vamos conseguir passar (a Atalanta é forte demais para passarmos a gerir) e isso alivia também o calendário…
Farto tb desse discurso de loser, coitadinho… a preparar o descalabro. A situaçao é esta, em parte por sua responsabilidade, portanto agora é lutar e lidar com o que há para lidar.
O jogo de ontem do Benfica mostrou o quanto eles são beneficiados pela equipa de arbitragem no campeonato português.
Ouve no mínimo 7/8 lances de possível pênalti. Só um e bem foi assinalado. Tudo o mais parecia um show de wrestling mix com mergulho artístico,!
Muitos poucos arbitro português seguiriam este critério. No mínimo dois pênaltis seriam assinalados e no final seria a diferença entre 1 ponto de empate e 3 pontos para a vitoria.
Aliás no campeonato português sou incapaz de ver um jogo dos lampiões, pois já conheço muito bem a inclinação do terreno de jogo; Além das diferenças técnicas e de craveira dos jogadores, surge sempre aquele empurrão inesperado que resulta num cartão vermelho, no penaltyzinho fruto de uma entrada imprudente, etc etc.
Outro aspecto a realçar é o medo e a complacência dos locutores de serviço. Num primeiro momento estava a ver o jogo na sport tv e como era insuportável mudei para a Sic. Enfim, ambos medonhos…e com um medo enorme de porem o Benfica em causa. Todos os 7/8 lances foram duvidosos e sem emitirem opinião dizem sempre que foi assim que o arbitro decidiu deixando no ar a possibilidade de um erro do juiz.
Décadas dessa merda. E depois há quem se admire, ou critique mesmo, os anti corpos criados contra essa merda de grupelho. E como os lá de cima não ficam atrás desses a forma mais confortável de lidar com isto é o sportinguista, genericamente, ser um calimero e só ver cabalas. Joguem à bola dizem…
Ainda por cima vai rendendo troféus e guito. O que verdadeiramente me impressiona é a lampionagem, genericamente, ver a coisa e achar bem (já não falo dos que nem capacidade para ver a coisa têm…) .
“O Estádio José Alvalade, em relação ao último prospeto, perdeu 375 lugares na sequência das obras de remodelação realizadas onde todas as cadeiras foram trocadas, uma operação que custou 1,5 M€. Há três anos, a lotação do recinto desportivo apresentava espaço para 50.478 espectadores, um número que baixou para 50.103. Refira-se que tanto a bancada A como a B perderam lugares para espectadores, uma situação que também se verificou nos camarotes e lugares VIP onde há agora menos 22 vagas.
Esta situação pode inverter-se a médio prazo pois a direção retomou a ideia de tapar o fosso, uma decisão que pode implicar mesmo o rebaixamento do relvado. Avançando para esta obra, o recinto desportivo pode ganhar entre os 2 mil e os 5 mil lugares.”
Acho hilariante o pessoal que culpa exclusivamente o RA pela construção do plantel, esquecendo completamente quem são e o que fazem os gajos que estão acima dele e que são responsáveis por arranjar o dinheiro para o futebol (e restantes modalidades) até parece que nos trabalhos desse pessoal aquilo é só pedir dinheiro para isto e aquilo e os directores CEO e o caralho a 7 simpaticamente assinam os cheques todos….
Surreal!!!!
Mais uma vez acho que o RA não é burro nenhum e identificou as falhas do plantel mas com o dinheiro disponível teve de fazer opções
O que nós não estamos habituados é ele ao contrário da maioria de treinadores não dar essa desculpa e não atirar a culpa para “cima” e andar a chorar nas conferências de imprensa como o Sérgio Conceição fez várias vezes nestes dois últimos anos e treinadores nossos fizeram durante épocas…
Claro que teve, ou pelo menos assumiu-as como se fossem dele que também há algumas dessas
Mas acho que ele põe os interesses do SCP acima dos dele, coisa que eu não vejo o CD do Sporting a fazê-lo e esses sim têm a obrigação de o fazer sempre…
Por exemplo o Matheus, podia ter ficado no plantel? Podia sim, ia jogar alguns minutos? Ia sim, mas para o jogador e para o próprio Sporting não é melhor ele jogar de forma consistente e voltar para o ano com mais rodagem, experiencia e acima de tudo estatuto?
É que este ano se ficasse era suplente do suplente (Bragança) quando voltar vai disputar o lugar com o Bragança em igualdade de circunstancias e isso é bom para todos, claro que sendo nós o SCP se calhar neste ano em que temos mais ou menos os “astros alinhados” o que não é costume se pode dizer que ele até faz falta agora, mas isso são opções estratégicas e aquela que foi tomada pode não agradar a todos, mas defende os interesses do Sporting a médio prazo, ou seja para o ano que vem
Pois claro o malandro devia ter usado o Fresneda mesmo lesionado…Ou ter começado a usar o Koba ainda estava ele no Estoril…
E não, não percebo, o que eu percebo é que lhe tentaram “vender” uns “remendos” e se na segunda e terceira época levou com o embrulho, como todos sabemos, cheira-me dados os factos que agora recusou, por isso gastaste 55M em 3 jogadores e provavelmente os que ele queria para as posições deficitárias redes e avançado deviam custar mais 20 ou 30M e o capitãodoutorpresidente fez-lhe um manguito
Acho é estranhissimo que pessoas que têm de trabalhar com orçamentos e budgets se esqueçam de tudo o que passam na vida profissional e quando chega ao RA “ele só não tem mais porque não quer” como se quem está acima dele fossem gajos cheios de visão e empenho a gerir a marca Sporting, ou seja a SAD, o Clube etc etc etc
A minha critica é factual num ano em que investimos forte, como este e em bons jogadores é estúpido deixar o trabalho a meio, porque a falta de um, o redes por exemplo pode minar o trabalho dos outros todos
Eu não sei o que se passou e passa nas reuniões da SAD, vocês pelos vistos sabem (porque devem ter lá estado certamente) que a culpa é do RA, ok é a vossa opinião baseada em coisas que todos sabemos ser irreais na vida real, mas têm direito a ela como é óbvio e eu tenho o direito de não concordar e achar que andam á procura de coisas que contrariam completamente a realidade porque não gostam do RA e querem-no culpar der por aonde der…
Aliás estou mesmo a ver o filme na preparação da época, o varandas a dizer ao RA “mas ó ruben tens a certeza que não queres mais um avançado e um redes? e ele a dizer não muito obrigado Presidente, agradeço a gentileza mas não preciso de mais jogadores de qualidade…”
Sério?
Já agora diz-me lá quais os jogadores que “ele” comprou este ano que não usou?
Eu não acho que a culpa seja apenas do Amorim, acho que o Amorim com uma estrutura competente teria cometido metade dos erros em termos de organização do plantel que tem cometido. Fazer época e meia com apenas 1 avançado, vender 2 médios titulares na mesma época, apostar em paletes de extremos e não ter trincos, nem laterais, nem médios, são tudo erros infantis que um bom director desportivo nunca deixaria acontecer.
Está é pelo menos a minha perspectiva, como tal na minha opinião muito da culpa é da falta de competência da estrutura por detrás de Amorim. Eu como presidente ou director também sei o que a equipa precisa e não é apenas o treinador que acha ou deixa de achar.
Por isso não concordo totalmente com a tua perspectiva, porque acho que se o Amorim achasse mesmo prioritário um segundo redes competente, ou um segundo avançado em vez do Paulo os teria. Vês as declarações dele e percebes que ele não os tem porque não os quis, o Paulo era o melhor avançado da liga, o Coates era a solução para quando faltasse PL, o Esgaio era um relógio suíço e por aí fora.
Pois eu tbm acho que uma estrutura competente evitava 80% dos problemas porque os outros 20% são dele mesmo…
Aonde acho que estás enganado é no valor factual do que ele diz para fora, o que é que ele ou SCP ganhava do treinador “rasgar publicamente” o Paulinho ou qualquer outro?
Vê o caso do “relógio suíço” o RA defende-o até á morte publicamente, mas ainda não parou de tentar encontrar um lateral para ser titular e quando compra e falha tenta adaptar outro jogador porque ele sabe que o Esgaio é curto para titular, mas de forma inteligente não o diz publicamente para não desmoralizar o jogador que de facto tem
O lema do D.Afonso Henriques era “res non verba” actos e não palavras e acho que é por aí que devemos ir para interpretar o pensamento do RA, inteligentemente ele não queima os seus jogadores publicamente (a não ser que ache que lhes falta compromisso) para descobrir o que ele realmente pensa temos de ver o que ele faz ou tenta fazer….
Claro estúpido do catano o RA, gajos melhores que o Gyo e o Morten há para aí a pontapé…
Aquilo que eu acho é que depois de lhe terem vendido o melhor jogador já o campeonato tinha começado, a estratégia que passou a usar para a compra de jogadores passou a ser completamente diferente e deixou de aceitar “saldos” impingidos pelo Mendes ou amigos do mesmo, acredito inclusive que lhe tenham proposto uns “remendos” para as posições em falta, daqueles tipo “leve agora e pague depois” e ele recusou dado o historial que esse género de jogador tem tido com ele e antes dele no SCP…
Mais, eu não sei se lhe “deram” 60M, 30 ou 40, sei que o morten, o gyo e o fresneda sózinhos custaram perto, se não mais de 55M e eu prefiro investir mais qualidade em menos em quantidade, mas isso é a minha humilde opinião claro
Aquilo que eu sei, é que os “betos” que estão no poder são iguais e formatados da mesma forma que os “artistas” que pululam nas direções das empresas por esse Portugal fora e é nisso que eu baseio as minhas opiniões
A minha experiencia profissional diz-me que é muitissimo provavel que os nossos gestores sejam iguais ou parecidos com a maioria dos gestores Portugueses, gajos com canudos brilhantes mas que não vêm um boi á frente dos cornos e que se algo correr mal gerem a despedir para “cortar custos fixos” e gerir a despedir até o meu sobrinho com 14 anos consegue fazer…
Da mesma forma devem ter lido “n” livros de marketing e gestão e as coisas realmente importantes ficaram ou esquecidas ou ignoradas como por exemplo do “Deus” Philipe o Cotler tantas vezes citado e utilizado, infelizmente esquecem-se das coisas mais importantes que ele disse, como por exemplo (e que se aplica como uma luva a este caso) “Todas as organizações pensam nos custos de fazer alguma coisa, muito poucas calculam os custos de as não fazer”
Como por exemplo arranjar mais 20M ( e é a principal obrigação deles, arranjar dinheiro para sustentar as modalidades do Clube) num ano em que se investiu acima da média, para robustecer o plantel…Em vez disso bateram mais um record de lucros na SAD yeaaaahhh fantástico Mike como dizia o outro…
Eu nunca disse que Amorim era estúpido, apenas não concordo com a perspectiva de inocentar totalmente o treinador dos erros (alguns bem graves) que tem sido cometidos em termos de organização e planeamento.
O “estúpido” foi uma forma de falar e também acho que o RA tem responsabilidades nalgumas asneiras mas a culpa está acima dele, por duas razões
Primeiro não é ele que disponibiliza o dinheiro e segundo numa organização a sério com profissionais competentes protege-se e orienta-se os menos experientes que é o caso dele (cada vez menos claro) viste alguém da estrutura ao lado dele nos momentos críticos? Ou só os vistes nas vitórias?
Nas 2 grandes multinacionais aonde trabalhei havia uma coisa chamada “welcome board” que acompanhavam os novatos durante um ano e vi vários desses “acompanhantes” a assumir culpas e a orientar os novatos…E depois olho para o Sporting….
Nem sequer a merda de um sistema para bater nas arbitragens mais escandalosas conseguiram montar ao fim de 4 anos…
E não quero nem o presidente nem o treinador a falar dessas merdas é a única coisa em que concordo com a abordagem falta ė o resto….
Andamos uma semana a levar com a narrativa do golo anulado por parte da máquina lampeå usando uma lei que já não existe há 5 anos, cinco anos caralho….e nós ? Assobiamos, como eles levaram 5 passou-lhes, mas se tinham empatado ou ganho era até ao fim da temporada….
Não pode ser, porque em PT “quem cala consente” e há uma razão cultural para esse ditado popular….
E estariam a 10 se não nos tivessem roubado em guimarães e a 12 se não nos tivessem gamado em rio ave…
E mais uma gracinha ou duas da arbitragem que até pode ser já no Domingo e estás a 1…E depois vais ao Dragão…
Se nós não tivermos no mínimo 7 pontos de avanço quando lá formos, já fomos, já vi este filme muitas vezes para ter ideias “romanticas” de que em PT quem joga melhor ganha…
Aliás se há critica que eu faço ao RA é a estupidez de dar uma “narrativa de borla” á nossa impoluta CS para eles justificarem o que vem para aí, ou seja a estória dos jogadores cansados, ele devia era ter estado caladinho, porque ele defendeu os jogadores. não tenho dúvida nenhuma, mas dado o pântano que o futebol Português e o que gira á volta dele é, não defendeu o SCP!!!
O Sporting quando perde não é só culpa das “gracinhas” da arbitragem, jogamos mal pa caralho com o Guimarães e na semana passada ainda pior no jogo com o rio Ave. Fomos prejudicados sim em alguns jogos e temos de dar mais que os outros para vencer sim também, mas não vamos por sempre as responsabilidades do que fazemos mal na arbitragem
Tu sabes tão bem como eu que todas as equipas têm flutuações de forma e que em 99% das vezes os campeões só o são porque conseguem ganhar os jogos mesmo a jogar mal…
Quando “retiras” isso a uma equipa só podes ser campeão se fizeres um campeonato “perfeito” digamos de 18 em 18 anos?
Em Guimarães jogamos pouco verdade, agora imagina que não sofrias um pênalti inventado e que os “facadas” ficavam com 10 antes do intervalo consegues projetar o que teria sido aquele jogo?
O rio ave nem vou falar porque é demasiado escandaloso são 3 golos 3!!! Sofres 1 ilegal e perdoam 2 pênaltis aos outros, já para não falarmos dos amarelos etc….Nem o Manchester citty lá passava
Não desculpo nem esqueço os nossos erros, sei perfeitamente que perdemos muitos campeonatos por culpa própria, mas sei exatamente porque é que ganhamos de 18 em 18 anos….E tu também!!!
Pra ajudar o cansaço da nossa equipa, ainda por cima, os campos estão pesadissimos, o que não abona.
Nada ajuda.
Mas continuo na minha, olhos só pró campeonato. Sei e é verdade, que num clube como o nosso, nunca se pode dizer, prescindimos desta ou daquela competição, até ficava mal, mas sem o dizer, podia-se por em prática, também sei que, aparecem sempre críticas a estas opções, mas quem comanda tem que ser imune a isso, e fazer o que tem que ser feito.
Ficar fora da LE, não tem o mesmo peso que perder o campeonato, ainda por cima, como estamos na tabela e a faltar os jogos que faltam.
Continuo na minha.
LE nem trás dinheiro nem o título, por isso, disfarçadamente, borda fora e agora já. Ranking ? Com 100 da champions, na próxima época, poderíamos ter equipa melhor.
Por isso, só o campeonato me interessa.
Ai estes campos inundados pró nosso curto plantel.
Arouca, irá ser uma final.
Estou até muito convencido e olhando pro calendário, que ganhando em Arouca, podemos ir até ao jogo com o rival na liderança.
Se……….
Prescindimos, lá está, da LE.
Mais uma dica caro Amorim.
Com estes terrenos, amanhã St. Just será pra não jogar, regressou à pouco tempo, a recuperação ainda está fresca, e o mais pequeno torção nestes campos enlameados será a morte do artista, e geri-lo com pinças até ao rival era bom.
Resumindo.
Para mim, a seria esta.
Israel
Diamond, Coates e G.Inácio
Esgaio, Hjulmand, Morita e M. Reis
Trincao, Gyokeres e Paulinho
Justifico:
Esgaio e Paulinho, porque irá ser um jogo mais de luta, num campo pesado.
Geny e Pote, mais leves terão mais dificuldades. Ou então, enquanto o campo deixar, poderão jogar Geny e Pote, para depois, com o piorar das condições do campo, entrarem Esgaio e Paulinho.
Vocês confundem tudo, para alguns resume se tudo a estar em primeiro ou não. Portanto se o Sporting perder é o Benfica ganhar eles ficam em primeiro e estão portanto a fazer uma época espectacular. Futebol fácil.
Não entendem uma crítica legitima a um mau planeamento, que com uma taxa de probabilidade muito elevada, causará danos à nossa prestação. Espero ver o Sporting campeão como todos aqui evidentemente, mas tenho a frieza para saber analisar. Para mim futebol não é um acto de fé nem abnegação cega.
7 Março, 2024 at 23:27
Bom dia leões!!!
Hoje ganho eu (?!)
8 Março, 2024 at 5:51
Tivesse ficado com o Fatawu, Essugo e mateus Fernandes e já tinha pessoal para rodar. Mas foram buscar o jogador mais lento do campeonato por 4,25 milhões ao estoril.
8 Março, 2024 at 8:40
Ora nem mais. E existiram vários jogos esta época com resultados feitos em que também não deu minutos a outros.
8 Março, 2024 at 9:32
Uma vez que acho que os que rebentaram foram os 3 da frente, não me parece que nenhum desses resolvesse a equação.
O que nos faltou foi avançados, não foi médios e alas.
8 Março, 2024 at 10:07
Não resolviam? Então para que raio fomos buscar o Koba que ainda antes de ontem foi atirado lá para dentro completamente verde e sem rotinas na equipa?
Um médio resolvia bem a gestão de Morita e Hul. Bragança vai jogando e não há mais opções. Claramente falta 1 médio.
Podia ter sido Essugo, podia ter sido Mateus. Não houve foi confiança e destreza para lhes dar minutos a sério na primeira fase da época de maneira a mais tarde serem opções credíveis.
Se o Hul ou Morita se lesionavam ou lesionam, fazemos jogos de 3 em 3 dias só com 2 médios e um reforço de Janeiro que ainda às aranhas?
Claramente falta 1 médio
Um avançado também ajudaria e muito a cobrir o sub rendimento brutal de Edwards e de Trincão durante a maior parte da época e mais uma vez não andarmos a rezar para o Gyo não se lesionar. Então com Pote sobrecarregado e Paulinho que esteve indisponível era um ai jesus.
Estas duas posições era fundamentais ter mais uma opção.
Guarda redes e lateral direito a seguir.
Ainda vamos pagar caro estas brincadeiras.
8 Março, 2024 at 10:17
Mas o Koba já lá está. E está a jogar e eu gostei de o ver. 4 médios para 2 posições.
Eu acho que os médios não estão com excesso de fadiga. Já disse aqui. E acho que temos opções para rodar e tivemos o ano todo. Se o Essugo não jogou mais é exatamente porque o Amorim achou que não tinha necessidade.
Na frente é que sim…mas nenhum desses resolve o problema da falta de um avançado centro ou um avançado esquerdo.
Isto não é brincadeira nenhuma. Foram opções. Uma deu ao Sporting 17M, as outras 2 estão a mostrar uma qualidade e a crescer e precisavam muito de jogar…e lá está, são para uma posição que tivemos sempre bem este ano…
E dizes lateral direito?! Lateral direito?! Para além de não jogarmos com nenhum lateral mas sim com alas, temos 3 alas direitos. É a única posição (com central) que temos excesso de opções.
Quanto a avançado, sim faz falta. Mas isto é uma questão de opinião. Eu prefiro que escolham 1 como deve ser e caro do que andem em remendos. E espero que contratem bem e caro quando houver dinheiro. Mas pronto, isto é opinião…percebo quem queira remendos. Tenho muita dificuldade em perceber como é que acham que com um remendo a avançado suplente passamos para conseguir ganhar tudo mas pronto…
8 Março, 2024 at 10:19
O que achas dos espanhóis do Arouca?
8 Março, 2024 at 10:35
Gosto dos 3 e apesar de até gostar mais do Cristo, quem ia buscar era o Mujica. Têm muita qualidade com a bola, falta saber se têm a intensidade para clube grande.
Acho que o Paulinho pode fazer o lado direito e o Mujica era melhor suplente para o Gyokeres.
8 Março, 2024 at 12:27
Concordo. Aliás começava já a falar com o Mujica antes deste jogo para vir para nos para o ano que vem.
8 Março, 2024 at 10:28
Estamos em todas as frentes e acho que devemos desfrutar disso e apoiar e estar a “curtir” isso…
E em vez disso andamos a chorar pelo que não temos….
Acho que os Sportinguistas não sabem curtir o momento. Ou estão com um medo brutal de perder e por isso só olham para o negativo, ou estão em êxtase e é tudo mais lindo que tudo e está ganho…
O pessoal tem de começar a curtir “a batalha”. A gostar de estar na luta e de dar tudo a cada momento…nós enquanto adeptos temos de aprender a estar neste ponto…
Isto tem a ver com muitas lutas perdidas e com muitas desilusões e o nosso karma e o crl…
8 Março, 2024 at 10:35
Isso parece a conversa dos optimistas de serviço da tasca. Apoia e mais nada.
Eu estou feliz por estar na luta nas três frentes, mas nem por isso posso deixar de criticar o que foi menos bem feito.
Isso não significa que esteja com “medo” do que aí vem. Tenho confiança na gestão que está a ser feita (até porque para já os resultados estão a ser bons), só acho que podia ter sido feita de uma forma melhor, como o LionUp indicou, por exemplo.
Mas nesta altura o que está feito, feito está. No final da época logo se fazem contas e se vai ver se as opções foram as melhores ou não. Os resultados é que vão ditar.
8 Março, 2024 at 10:40
Epah se parece, parece mal.
Não é isso.
Eu sou o primeiro a dizer coisas que não gosto.
A cena é outra. É que é tudo fácil e todos os erros são capitais. É tudo uma brincadeira de quem não pensa nas coisas e era tão fácil fazer melhor….
E eu acho que isso é em primeiro lugar injusto e em segundo lugar…lá está…mais medo de perder como se fosse o fim do mundo do que curtir a luta.
Eu estou numa de curtir a luta, dizer o que acho que temos de fazer melhor e se perdermos a luta este ano, melhorar para o próximo e voltar à luta.
8 Março, 2024 at 11:48
Eu também estou a curtir a luta, mas não me impede de pensar que com outro tipo de planeamento e menos dogmas do treinador poderíamos estar com grandes condições ser felizes.
Assim estamos excessivamente dependentes de situações que fogem ao nosso controlo (lesões, castigos, baixas de forma, cansaço).
Isso aliado a termos bloqueado 2 jogos e meio quando tínhamos tudo para sair com pelo menos 1 empate na Luz e Guimarães e vitória em Vila do Conde deixa-me apreensivo para esta recta final.
8 Março, 2024 at 11:57
Farto de andar na luta e em alguns anos até a ter as melhores equipas andei eu nestes mais de 40 anos e no fim foi o que foi.
A malta continuar a naturalizar erros básicos e depois quer campeonatos.
Assim é que não vamos lá…
8 Março, 2024 at 12:02
Pois…
Lá está.
Acho que é tudo menos erros básicos…
Mas pronto…
8 Março, 2024 at 12:29
Nesse aspecto estou totalmente de acordo contigo.
Mas acho que há muita malta que tem medo de perder porque sente que se perder no ano que vem não há Gyokeres nem Amorim.
8 Março, 2024 at 13:09
Saber da falta de qualidade na baliza que pode hipotecar objetivos é um erro complexo?
Para mim é básico chegar à conclusão que a baliza do Sporting não oferece segurança nenhuma.
Mas lá está, estamos sempre na expectativa que vai tudo correr bem.
Só que depois andamos nisto há mais de 40 anos.
Foi quase, foram os árbitros, foi a bola que bateu na barra….
Deve ser azar então…
8 Março, 2024 at 14:37
Exacto Rampante. Falta sempre um danoninho….e muitas vezes porque não aprendemos com erros passados.
8 Março, 2024 at 14:42
O ano passado faltou um balde dantesco de iogurte…
Este ano se perdermos é por um danoninho, sim…
E o caminho é continuar neste caminho…de balde dantesco para danoninho, de danoninho para nada.
Não temos o dinheiro dos lampiões, tem de ser assim. Os erros do ano passado custam caro pa crl num clube que não rebenta milhões…
8 Março, 2024 at 14:53
Custaram caro e não foi por falta de aviso.
Há coisas que entram pelos olhos adentro na pré-época e não se entende que seja preciso 1 ano para o perceber.
Este ano foi 1 médio, já que todos tínhamos noção que ele não ia dar tempo nenhum que se visse aos putos e um redes decente que está em falta há 1 anos pelo menos.
8 Março, 2024 at 14:54
TCdL mas isso não é assim tão certo.
Parece que te está a falhar um pormaior.
Os mesmos que falharam por um danoninho são os mesmos que falharam por um balde.
Como será para o outro ano?
Eu não consigo meter as mãos no fogo por eles.
Colocaria se fosse sempre em crescendo.
Era sinal de que as pessoas cometeram erros normais, mas que aprenderam com eles e não os repetiram.
A merda é que começou bem, piorou, piorou ainda mais e hoje estamos nesta fase.
Parece que em vez de aprenderem com os erros ainda insistiram ou agravaram os erros identificados por todos ou quase todos.
Para ano melhora, piora, piora muito?
Tens assim tantas certezas com base neste histórico?
Eu não…
8 Março, 2024 at 15:02
Neste momento, este ano ninguém falhou…estamos em 1º, nos oitavos da LE e nas meias da TP até com vantagem na eliminatória.
E eu ainda sou um dos que não acho forçoso que quem não é campeão é porque falhar. Por isso mesmo não ganhando, para mim não é obrigatório que falhe.
Disse no inicio do ano. Para mim lutar por tudo até ao fim é um ano positivo. Vindo de onde viemos.
E acredito na evolução. E se vejo evolução (e ela é evidente…), detesto a ideia de travar a evolução. Se este ano não ganharmos, é como digo. É evoluir para o próximo o que evoluímos para este…
8 Março, 2024 at 15:11
Não vejo as coisas assim.
Independentemente dos resultados que são positivos não posso ignorar que não se foi capaz de resolver problemas graves que tínhamos, nomeadamente na baliza.
Ninguém no seu perfeito juízo pode achar que a nossa baliza está bem estregue.
Já aqui disseram que devemos ter dos piores GR da 1ª Liga toda (Toda!!!)
Não havia dinheiro? Acho estranho para quem bate todos os recordes do mundo em receitas…
E até havia dinheiro para o tal jogador de sonho que acabou por ir para outros ou até mesmo os 5M gastos no Koba e no Pontelo que não contam pelos vistos para este ano.
Não estou com isto a ignorar o que de bom foi feito.
Mas o que não foi feito e podia ter sido pode resultar no sucesso ou insucesso desta época.
E o que deixa mais frustrado é que foi num ano em que acertamos finalmente num avançado como o Gyokeres.
Mais fodido fico quando penso que estaria ao alcance de só termos ido buscar um GR mediano e não de topo, mas que seria um upgrade já de si enorme para o que vale o Adan ou o Israel.
Não havia dinheiro?
Não acredito minimamente nisso.
8 Março, 2024 at 15:21
Até te digo mais, se evoluirmos para o próximo ano o que evoluímos do ano passado para este, seremos campeões de certeza.
O problema é que não acredito que seja assim.
Porque não fomos em crescendo, muito pelo contrário.
Viemos de uma época em que fomos campeões, para uma em que tivemos a lutar e acabámos em 2º até uma época completamente desastrosa em que acabámos em 4º lugar.
Isto não é positivo em lado nenhum.
Isto não é significado de crescendo em lado nenhum.
Este ano estamos muito bem.
Mas alguém tem dúvidas que se deve sobretudo a termos um Gyokeres na frente.
Já aqui alguém disse e eu concordo que sem Gyokeres estarias a praticar o futebol muito próximo do ano anterior, com as devidas exceções.
Quem nos garante de que para ano, sendo o Gyokeres vendido que é muito provável que a direção/treinador acertarão num novo Gyokeres?
Não seria mais provável e frutífero termos contratado um GR e tapado uma lacuna básica que existe no plantel e termos mais probabilidades de sermos campeões este ano com todas as circunstâncias positivas do que estarmos à espera que tudo corra bem para o ano?
Eu acho que sim…
8 Março, 2024 at 15:37
Mas tu ligas a evolução só ao resultado. O que é curioso porque este ano desligas totalmente do resultado até agora.
Eu acho que a equipa evoluiu bastante do 1º ano para o segundo, apesar de ter sido campeão no 1º e não ter sido no 2º. A equipa do 2º ano jogava muito mais como equipa grande e era muito mais consistente. Fez os mesmos pontos, foi mais longe na europa e na taça de PT. Era uma equipa que jogava mais como equipa grande e que teve, na minha opinião uma clara evolução.
Eu só vejo quebra no ano passado.
8 Março, 2024 at 15:53
Não ligo só ao resultado, muito pelo contrário.
Falei no resultado porque é a referência da maioria do pessoal e o que falam para demonstrar o sucesso. Aliás o Amorim é o melhor treinador do mundo pela percentagem das vitórias e não pelo planeamento, gestão do plantel ou bloqueios que tem no banco.
Mas não podes ignorar que não é crescendo.
Até partindo do principio que da época de 2020/21 para a 21/22 até jogaram melhor mesmo com resultados piores, ou seja no 1º ano ganharam o campeonato e no segundo acabaram em 2º lugar.
Não podes ignorar que no 3º ano foi a merda que foi e não foi só porque acabámos em 4º. Acabar em 4º foi o resultado de tudo o que se fez, ou não se fez.
Isso não é crescendo.
Isso não é aprender e evoluir.
8 Março, 2024 at 15:59
E nunca me viste aqui a dizer que temos estado a jogar mal este ano.
Muito pelo contrário.
Em muitos blocos de notas só me vez aqui a dizer, que jogamos bem, 3 pontos importantes, bora desfrutar.
O que não quer dizer que não haja situações que podiam ser melhoradas ou evitadas.
Estamos a jogar bem, mesmo com as falhas no planeamento e vamos a ver como no final da época vamos estar com a deficiente gestão que Amorim tem feito do esforço dos melhores jogadores do plantel.
Mas o resultado reflete o jogo jogado.
Como normalmente acontece quando estamos em primeiro.
Não temos a sorte ou os padres dos outros. Portanto normalmente, no caso do Sporting, a 1ª posição no campeonato reflete a qualidade do jogo jogado.
8 Março, 2024 at 16:01
Foi o que eu disse.
Eu acho que houve evolução do primeiro para o segundo e depois do terceiro para o quarto.
Só num houve quebra e espero que tenham aprendido com os erros. Este ano faz-me acreditar que sim…
8 Março, 2024 at 10:42
O facto de estares neste momento na posição que estás, nas diferentes competições, mostra já que o que está a ser bem feito supera por larga margem, o que não foi bem feito.
E mais, o que está a ser bem feito, supera igualmente o que está a ser bem feito pelos rivais.
Eu sei que custa reconhecer isso para alguns, pelas histórias do passado, mas é a realidade.
Eu acho que o pessoal está sobretudo com receio de esta ser mais uma época de desilusões E fica mais nervoso.
É normal até.
Mas neste momento vai ter que ser no sofrimento, na luta que podemos ganhar.
8 Março, 2024 at 11:52
Tu que o ano passado passaste uma época inteira que foi miserável sem reconhecer nada de nada de errado vens agora falar que os outros é que tem dificuldade de reconhecimento.
Calado és um poeta.
8 Março, 2024 at 12:00
Vai ter que ser no sofrimento porque não fizestes coisas básicas.
Isso é que o pessoal está a falar.
Não é de merdas que racionalmente são o que são, como por exemplo ter de relativizar a Liga Europa porque não temos plantel.
O que não quer dizer que não se possa dizer que não temos plantel porque alguém não soube fazer o seu trabalho.
8 Março, 2024 at 12:14
COmo não fizemos as coisas básicas?!o
Porra…desculpa lá.
Tens uma equipa que joga como crl. A que joga melhor…a milhas…em Portugal.
As contratações foram acertadíssimas. Podes ter duvidas no Fresneda (que eu não tenho ou tenho poucas) mas Morten e Gyokeres são jogadores de topo.
Bolas paradas temos dos melhores rácios quer a defender quer a atacar.
Passamos de uma época de 4º lugar muito fraca para estar na frente do campeoanto, em vantagem na taça de PT contra lampiões para acesso à final da taça e nos oitavos da Liga Europa.
Como é que falhámos no básico? O básico é arranjar um PdL ou avançado de qualidade extra, pela certa, para acrescentar muito a este plantel, por 4M?! Em que mundo é que isso é básico?! Foda-se…é a coisa mais dificil no futebol. Está tudo a gozar ou quê?
Porra…é isto que não consigo encaixar.
Como é que alguém acha que o que falta ao Sporting para ser campeão (se não for) é algo de básico…
Se nós falhámos no básico com o dinheiro que temos os outros falharam no quê? O que é que é pré-básico?
É absurdo…
Para o próximo ano só temos de pegar no que fizemos este ano e repetir para melhorar. Vender 1 ou 2 se não der para evitar, ir buscar 3 ou 4 de qualidade clara que venham acrescentar e continuar a crescer no futebol que jogamos. Não há nada de básico nisto.
8 Março, 2024 at 12:23
Para o ano? Nós queremos é vencer este ano.
Para o ano duvido que o Carnide com mais 60 milhões de reforços em cima dê as abebias deste ano e o Porco idem.
E mais importante, se Amorim sair é tábua rasa desse trabalho e evolução todas, por isso não podemos estar a pensar para o ano, temos é de pensar este ano.
E este ano concordo com o Rampante em certas coisas básicas: um guarda redes por exemplo é uma coisa básica num equipa que quer ganhar títulos e o Sporting está há mais de 2 anos com 2 redes de nível baixíssimo para o que se exige.
Um substituto para o Esgalho também é uma coisa básica. É deprimente ele ser sequer uma opção quanto mais titular.
Um bom médio para gerir os outros para mim também é básico. E para o Amorim também, senão não ia buscar o Koba. É capaz é de se ter apercebido disso tarde.
8 Março, 2024 at 12:28
Um substituto para o Esgaio tipo o Geny e o Fresneda?
Ou é preciso um 4º ala?
O médio lá está…está lá. O Koba não existia no inicio do ano. O Sporting tinha o Essugo e praticamente não o utilizou, é porque não sentiu falta até agora.
E não…não é nada básico. Contratando isso tudo era possivel ir buscar o Morten e o Gyokeres?!
Se calhar não. Preferias abdicar deles os 2 em favor de ter um GR melhor?
Se calhar o Koba deu para ir buscar porque vem o dinheiro do Fatawu e por isso no inicio do ano não havia esse dinheiro.
8 Março, 2024 at 12:29
Tudo é básico se não tens limites e é só contratar.
Acertamos sempre, o preço é sempre muito barato, é sempre fácil esticar o dinheiro no eter e sem ter mesmo uma parede do “daqui não dá para passar”….
Se tens um orçamento certo, se tens de fazer escolhar e abdicar de coisas…o básico vai se cona….
8 Março, 2024 at 12:33
E quanto a estar todo cagado por os lampiões para o próximo ano se calhar acertarem digo exatamente o que disse este ano. Fazer o nosso trabalho bem feito e se for assim faremos montes de pontos e estaremos na luta. Preocupação conosco, não com eles.
E nem vou falar de ser ainda mais curioso o que dizes do Amorim…e isso partilho. Se saí o Amorim estamos fodidos…mas….há aí uma obvia contradição…
8 Março, 2024 at 13:20
TCdL já te respondi em cima o que acho ser básico.
Básico para mim é arrancar com a qualidade na baliza que temos.
Básico para mim é achar que gerir um bom plantel é meter putos a seco na Liga Europa e depois nos queixarmos de falta de alternativas no banco.
Básico para mim é o planeamento que tivemos onde nos faltou ter um GR seguro e faltas de alternativas no banco em cima deste erro básico termos ainda outro erro básico a piorar o 1º que é a gestão do plantel que temos.
Não me interessa viver do quase, do que podia ter sido mas não foi e desfrutar da viagem.
Tu dizes e bem que este ano tivemos 2 contratações excelentes e já confirmadas que foram o Gyokeres e o Hjulmand. E estás a contar com o ovo no cu da galinha de que para o ano farão parte do plantel e que só vai ser preciso contratar mais um ou outro. E estás a partir do principio errado que vais acertar ou então que vendendo o Gyokeres vais arranjar outro melhor? Não tenho essa fé toda…
És contra remendos.
Mas podes estar a hipotecar uma época em que tinhas um Gyokeres ou um Hjulmand e tudo para ser feliz porque não soubeste tapar os buracos básicos que tinhas no plantel.
Seria assim tão caro ir buscar um GR melhor que Adan e Israel?
Depois há a questão da gestão do plantel com que arrancamos para este ano. Já de si com falhas e ainda vamos geri-lo mal.
É o suficiente para perderes um campeonato onde tinhas um Gyokeres e Hjulmand.
Talvez para o ano quando só tiveres um Paulinho ou um Koba no meio campo dê jeito ter um GR melhor ou alternativas prontas para não rebentar o 11….
8 Março, 2024 at 14:12
Não tens fé que com dinheiro e tempo no verão vão substituir bem o Gyokeres mas tens fé que com 4M iam buscar um avançado importante na equipa em que está para ter impacto imediato em Janeiro.
Ok….
Preferias não ter Gyokeres para ires buscar um GR e outro PdL. Pegares no dinheiro do Gyokeres e ires buscar um GR e 2 avançados?
Não acho isto uma equação nada básica….
8 Março, 2024 at 14:23
É exatamente ao contrário TCdL 🙂
Tu é que achas que não é possível ir buscar alguém, não por 4M, mas pelos supostos 10M que queriam dar pelo Tajon Buchanan para a baliza.
O resto acho que tínhamos plantel se Amorim não tivesse por exemplo embirrado com o Fatawu.
Aí na frente já tinhas para avançados ou alternativas com capacidades ofensivas, na minha opinião, Pote, Trincão, Edwards, Fatawu, Geny, Paulinho e Gyokeres, ou seja, 7 alternativas para 3 posições. No limite ainda tinhas N. Santos ou até mesmo o A. Moreira.
Na ala direita podias jogar com Geny e Fresneda e até com o Fatawu.
Corremos o risco de poder não ser campeões porque não soubemos aproveitar jogadores de qualidade como o Gyokeres e o Hujulmand ao não contratar um GR de qualidade quando estava à vista de todos ou quase todos que não tínhamos no plantel.
Mas para o ano já tu achas que dá para tapar os buracos deste ano.
Partindo de 2 principios errados:
1º que vais continuar a ter o Gyokeres e o Hjulmand ou até mesmo outros também eles cobiçados
2º que com dinheiro das vendas vais acertar nas contratações todas
Resumidamente eu acho que é mais provável acertar numa contratação apenas e conseguir aumentar o nível na baliza que é muito baixo do que com o dinheiro das vendas para o ano conseguir igualar a qualidade que temos num Gyokeres, Hjulmand…..e muitas mais outras posições…
Para mim isto é uma questão de lógica.
Agora se vou para isto com toda a fé do mundo e é cada tiro cada melro, aí sim vai tudo correr bem e kumbaya.
Só que se perdermos o campeonato este ano, vou andar aqui de um lado para o outro a tentar encontrar desculpas….
8 Março, 2024 at 14:31
Ainda não percebi quem é que cortavas para contratar um GR…
Já percebi que achas que o Fatawu resolvia o problema da frente, que eu discordo profundamente porque acho que o Fatawu não encaixa na nossa frente. Não tem o espaço que ele precisa para jogar. Acho assim meio incrível alguém achar que ganhar o titulo e a LE está à distancia de ter o Fatawu a jogar mas pronto…
Quais 10M?! Estás a sonhar com 10M à montes de tempo não sei de onde. O Sporting deu 4M pelo Koba porque é metade do que foi buscar do Fatawu. Não há 10M nenhuns….
Não estou a partir do principio que acertamos. Estou a dizer que temos de fazer o que fizemos este ano. Contratar pouco, ir pela certa e acertar. Se acertamos ou não. E quero ir pela certa e acho que essa certeza só se compra com dinheiro a sério…
8 Março, 2024 at 14:50
Também foi um sonho o Amorim ter dito que estavam interessados num jogador que acabou por ser contratado por outro clube?
Achas mesmo que era um jogador que custava apenas 4M?
Eu não acho que só se pode ir ao mercado pela certa gastando dinheiro.
Eu acho que só se pode ir ao mercado com competência. O valor é o que é.
Tens imensos casos de jogadores top que não foram contratados por esses valores 20M para cima.
Não concordo nada com essa normalização que uma contratação de um atleta só pode resultar se vier por valores altos.
Isso parece aquele pensamento que só se consegue vestir roupa de qualidade se for de marca e cara.
Mas voltando ao que acho e o que estou a dizer é muito simples.
Não se trata de cortar alguém ou deixar de cortar para ter um GR.
Trata-se sim de pegar no tal investimento que Amorim estava para pagar por um jogador que acabou por ir para outro clube e orientar para um GR de qualidade. Mas mesmo partindo do principio que não havia esses 10M achas assim tão dificil ir buscar um GR por 5M (Koba+Pontelo) melhor que Adan e Israel? Eu acho que não.
Tu relativizas essa lacuna no plantel.
Eu não. Acho que pode ser decisivo se ganhas ou perdes um campeonato.
E dou tanto valor a isso porque acho exatamente que é muito dificil encontrarmos um Gyokeres e um Hjulmand. Não aproveitar um ano em que podemos contar com estes jogadores de qualidade que possivelmente para o ano já não estarão é que acho que foi um erro básico não tratar dessa falha no plantel.
Não tenho a fé que tu tens de para o ano termos só que afinar aqui e ali e que a vir alguém será seguramente melhor…bastando para isso meter dinheiro no assunto.
Não nos podemos esquecer que as mesmas pessoas acharam bem investir 23M num jogador como o Paulinho, os mesmos que conseguiram trazer o Gyokeres. Mas com estes dois exemplos tão diferentes não sei como podem estar assim tão tranquilos.
Parece mais um jogo de sorte ou azar.
Agora, acho que é mais provável acertar em apenas 1GR do que acertar em vários jogadores e em posições mais complicadas de reforçar com qualidade.
8 Março, 2024 at 15:20
Um substituto para o Esgaio sim.
O Esgaio nem devia fazer parte do plantel quanto mais ser titular.
E o Geny foi parecido com o Quaresma, caiu ali e graças à qualidade dele agarrou o lugar numa posição que não a dele.
Não sentiu falta de um médio, mas em Janeiro já sentiu? Eheheh é para rir. Por isso é que a equipa está de gatas, foi preciso vê-los a gemer para achar que afinal precisava de outro médio.
Médio esse que anda às aranhas pois não teve tempo para nada e provavelmente só será útil para a próxima época.
Brilhante.
E esquece lá a demagogia do dinheiro que eles gostam é de dar essa desculpa mas depois não tem aderência à realidade.
Se não houvesse dinheiro não tinham ido buscar o Pontelo e o Koba.
Dinheiro a entrar de Fatawu mais à frente não estava previsto no início, mas existem outras parcelas de outras vendas a entrar.
E mesmo que houvesse falta, quem andou a estourar euros em Rochinhas, Tanlongos, Artures, Soitiris e mais não sei quem não pode vir com essa desculpa. Só aí estão praí 10 milhões.
E já agora, nenhum desses médios dava para desenrascar como 4 elemento? Por favor…
Nem falemos dos miúdos.
Como vês, não era preciso dinheiro. É deixar teimosias de lado e trabalhar com pelo menos 1 médio desses que pertencem ou pertenciam ao Sporting na altura.
Não é uma questão de cortar ou não cortar. É questão de saber o que se faz.
Um bom avançado pode custar 20 milhões como o Gyo e render como pode custar 10 ou 7 ou 4 ou até os 300 mil euros do Slimani.
É saber negociar. Até por empréstimo se for preciso como tão bem fizeram com o Sarabia.
Para isso é que eles lá estão.
Nao é só para anunciar recordes invisíveis, lucros espetaculares, dinheiro gasto no estádio e depois no fim nunca há dinheiro para o mais básico.
E não há contradição nenhuma no que digo. Se Amorim sai, começa tudo de novo. Ou vais buscar um clone do Amorim?
8 Março, 2024 at 15:25
Não sei se é possivel, acho que sim.
Sei que o que defendias era ir buscar um PdL com esse dinheiro e isso eu não acredito que seja possivel.
Ir buscar um avançado por 5M nesta altura que pegasse de estaca e que fosse pela certa.
Agora passou para GR.
O “ir pela certa” exige que seja um jogador muito importante onde está e numa liga de topo. Isto é “ir pela certa”. E isso custa dinheiro especialmente pra a frente.
Por cada exemplo de jogador barato que correu bem nos últimos 5 anos nos 3 grandes dou-te o dobro que correu mal. O risco é obviamente maior. Porque vem de liga periférica, porque não tem a importância e o peso que outros têm, etc…
Eu não relativizo o que falta no plantel. Eu tenho noção que não é fácil de colmatar e que quem lá está tem de fazer escolhas e fazer parecer que é básico, para mim é absurdo porque as escolhas de quem está no futebol nunca são básicas.
8 Março, 2024 at 15:45
Eu sempre falei no GR e também num avançado para o banco.
O FIX já te deu aqui o exemplo do João Marques que seria mais necessário que o Koba. Podendo não funcionar os 2.
Agora o LionUP deu-te o exemplo dos 300mil do Slimani.
GR não seria dificil de encontrar.
Este ano tens o Gyokeres pela certa a titular. Para o banco não conseguias arranjar uma alternativa válida para descansar os 3 da frente? E falei nesta posição porque o Amorim decidiu embirrar com o Fatawu. Esta lacuna no plantel de não teres quem rodar com os avançados que tens na frente deve-se principalmente por causa disto.
Já sei que achas que o Fatawu deve ser é ala. Eu acho que o fisico e potencia dele podem muito bem criar o tal espaço. Assim como faz o Gyokeres que mesmo com DC em cima dele, consegue encontrar o espaço.
Mas para mim a posição que berrava por ser reforçada era a baliza.
Mas não foi.
Não há dinheiro….
Agora já está, já está…
8 Março, 2024 at 15:58
Bom…disseste Slimani que acertámos…
Queres quantos? Perto do Slimani? Jogadores baratos que deram merda? Só no mesmo ano tens Magrão, Vitor, Heldon, Shikabala….no ano a seguir então….
Slimani acontece 1 num milhão…qualquer gajo que trabalhe no Scout te diz que o risco de errar pagando pouco é muito maior. O Slimani foi um caso em que o risco compensou e é exatamente o que eu não quero. Contratar 20 para acertar 2. Não vais buscar nenhum avançado pela certa com estes valores porque a incerteza é sempre gigante.
Ele disse João Marques mas também disse que não era pelo João Marques que ganhávamos o campeonato mais depressa e que era por uma questão de futuro…
Eu já disse várias vezes, eu vejo o Estoril muitas vezes, até porque tenho bilhete de época…não sei como é que alguém pode achar que era o João Marques a entrar agora (assumindo que custava só os 5M para vir já) que ia fazer toda a diferença este ano. Eu também disse…eu preferia que viesse o João Marques ao Koba mas este ano o impacto era mínimo.
Mas mesmo que fossemos buscar o João Marques, não havia dinheiro para o GR.
8 Março, 2024 at 16:18
E quantos queres ao contrário? 🙂
Pongole – 9M
Vietto – 11M
Vinagre – 10M
Entre outros que não me lembro…
até o Paulinho por 16M…(23 se contarmos todos os activos gastos) e o Trincão por 10M me parecem demasiado para o valor que têm demonstrado.
Claro que não tendo dinheiro tens mais contratações baratas a dar flop do que ao contrário. Mas isso não quer dizer nada.
Dei-te o exemplo do Slimani que o Lion falou para demonstrar que é possível.
É assim tão raro como dizes?
Eu acho que é tudo uma questão de competência.
Olha por exemplo, nós conseguimos ir ao “recreio” da Premier League sacar o Gyokeres.
Para quantas equipas da PL 20M são uma pechincha?
Como é que conseguimos ir lá sacar um jogador destes.
Também aqui é uma questão de competência e não tanto de valores.
O valor entendo que tem mais a ver com o mercado onde vais comprar e o momento em que descobres o jogador. Neste caso o Championship sendo a 2ª divisão inglesa pagas caro por ser o mercado inglês, mas barato para eles porque o jogador ainda não estava nos radares dos tubarões.
Se fores a mercados mais baratos mas o jogador já estiver debaixo do radar nem com 20 ou 30 milhões trazes.
Portanto o ir pela certa baseado no valor que dás não é tão certo como dizes.
Eu acho que a melhor estratégia é explorar novos mercados e analisar talento de forma mais precoce.
O trolha do Braga até explicou isso bem quando disse que o seu principal mercado que era o nacional já está estragado porque os 3 grandes já olham com outros olhos para ele. Antes era o mercado brasileiro.
O slimani representa tudo isto.
Mercado baixo e talento do jogador analisado de forma precoce. Deu no que deu…
8 Março, 2024 at 16:29
O Slimani foi uma fezada que correu bem….mais nada.
Quanto aos mercados, é obvio.
Os que eu digo ir pela certa são os que estão nos melhores campeonatos. E por isso são mais caros. Se vais buscar a campeonatos mais periféricos podes pagar menos mas a probabilidade de erro e de não fazerem o “step up” é muito maior.
Ir pela certa é mesmo isso…ir buscar aos melhores campeonatos.
Curiosamente o campeonato grande que por normal corre mal ir lá é o Alemão…é o unico que não ia.
Um bom jogador no campeonato espanhol, francês, italiano ou inglês…se tiver as características que são precisas e as mostrar onde está (de jogo e mentais)…normalmente não falha muito…
Um jogador de campeonato periférico precisa de dar um salto muito maior e a duvida se ele vai ser capaz de dar esse salto ou não é muito maior.
Para mim, contratar é isto. É aqui. É tiros absolutamente certeiros, em que o treinador tem a certeza que é o que quer. O resto, jogadores a precisarem de tempo para dar o salto e no risco de se ver se dão o salto e tudo mais…são da academia. Salvo raríssimas excepções que possam ser jogadores que quem lá está tem a certeza que vai correr bem mas que ainda não disparou o preço…mas isto é MUITO raro.
O meu modelo de negócio para o Sporting sempre foi este. Sempre foi isto que eu defendi. Comprar caro, comprar bem, comprar pela certa e caro. E depois putos…
8 Março, 2024 at 11:44
O Koba já lá está mas está verde e Amorim além de ter dito que ele ainda tem muito de assimilar foi comprado a pensar na próxima época.
Não está a jogar, fez 45 agora e uns pós no outro jogo.
Temos 2,5 médios e um que chegou agora e está completamente fora dela.
Se Amorim achasse que Essugo não tinha necessidade de jogar, não tinha ido agora buscar o Koba.
Repito: temos tido sorte com lesões, um dos titulares lesionava-se e era um aí jesus.
Para mim é brincadeira.
Foram opções más. O Fatawu vai render 8 milhões e não 17 num dos campeonatos mais endinheirados do mundo. Vendido por amendoins quando fazia tanta falta aqui. É brincadeira mesmo.
Se precisavam de jogar, não havia melhor que a taça, a taça da Liga e jogos resolvidos ou teoricamente mais acessíveis. Não digo os 2 miúdos, mas um deles pelo menos. Emprestar 1 e ficar com o outro e dar-lhe tempo de jogo a sério.
Esgaio e Fresneda são e fizeram a carreira a lateral direito. No sistema do Sporting são alas e percebo o que dizes, mas tu também percebes que dizer que são laterais direitos não é nenhuma afirmação descabida.
Um deles é um não-jogador e o outro ainda é uma incógnita. Sobra o Geny que tem dado muito boa conta do recado, mas se tivéssemos uma real alternativa em vez de Esgalho ou Fresneda, Geny subiria no terreno e colamataria bem o desaparecimento em combate de Trincão e Edwards na maior parte da época.
E aí sim, dava de barato não termos mais nenhum reforço para a frente de ataque.
Claro que o avançado faz falta e não leste em lado nenhum eu a dizer que tinha de ser um remendo.
Aliás, nenhuma contratação deve ser um remendo. Não precisa é de ser da categoria (e preço) de um Gyo.
Fawtau ou Geny seriam boas soluções sem serem remendos, sem gastar dinheiro, sem período de adaptação comparável a um reforço.
Continuo a dizer: falta (ou melhor faltou, agora não há nada a fazer) 1 médio e um avançado prioritariamente.
O lateral direito (ou ala, como quiseres) e o redes logo a seguir na lista.
Não íamos ganhar o campeonato de goleada com estes reforços, mas estaríamos mais perto do sucesso e mais longe da fadiga e cansaço por não termos opções para gerir adequadamente a equipa.
Nós sportinguistas queixamo-nos do azar, mas até agora podemos agradecer aos deuses que os nórdicos, Pote e Morita não tenham tido lesões longas. Era o descalabro, especialmente sem os 2 primeiros.
Vamos ver se a sorte nos continua a acompanhar e se chegará.
8 Março, 2024 at 11:54
Boas,
Repara que o Essugo claramente não tem andamento para o Sporting. Ainda. E o Mateus está a dar nas vistas porque joga sempre. Algo que no Sporting não iria acontecer. Os dois serão bons reforços para 24/25.
SL
8 Março, 2024 at 12:17
Daria sempre para jogos de taça contra adversários inferiores, para acumular minutos em eliminatórias ou jogos do campeonato resolvidos para dar descanso aos titulares.
Para mim até daria para ser titular na taça da liga, que acho que foi um erro apostar nos titulares nessa competição.
Mas não é de agora. Desde que foi criada que defendo que é a competição ideal para dar jogo às 2as linhas onde se incluem vários jovens.
Se não passássemos a fase grupos não vinha mal ao mundo. É uma competição com pouco valor.
8 Março, 2024 at 13:03
Estou farto de dizer desde Agosto que falta um médio.
8 Março, 2024 at 10:28
E o Fatawu não podia jogar na frente?
O Nuno Santos pode, o Geny pode, mas o Fatawu não podia?
8 Março, 2024 at 10:42
O Nuno Santos joga na frente?
O Geny joga na frente?
Não me parece. Podem eventualmente jogar num ou outro momento pontual mas muito muito pouco.
O Fatawu nem no Leichester joga na frente.
Acho que não. Já achava antes e do que vi no Leichester continuo a achar.
É um jogador de ala. Não é um jogador de meio. E na frente precisamos de jogadores de meio.
8 Março, 2024 at 10:52
https://www.transfermarkt.pt/issahaku-fatawu/leistungsdaten/spieler/864121
Não é embirração acredita xD
8 Março, 2024 at 11:00
Sim, mas pelo menos os jogos que vi ele jogou sempre aberto, sempre na ala. Nunca jogou pelo meio. Muito mais Geny do que Trincão ou Edwards…
8 Março, 2024 at 11:00
Não acho que resolvesse o nosso problema de avançado pela direita ou PdL…
8 Março, 2024 at 11:33
Isso depende sempre do que faz o ala. Acho que o nosso problema pela direita é mesmo o que faz o ala e o que faz o interior. Com o Esgaio o ala pouco faz, com o Geny o ala procura o mesmo espaço que o interior. Acho que o Fatawu ia ser uma opção mas como ele faz movimentos quase iguais aos do Edwards e do Geny, muito do seu impacto seria mais a nível fisico do que propriamente dar algo diferente ao jogo. Neste momento o gajo que pode impactar mais o nosso jogo na frente é o Fresneda, mas é a minha opinião.
8 Março, 2024 at 11:36
Isso.
Como digo, não acho que o Fatawu fosse resolver o nosso problema agora e acho que teria jogado MUITO MUITO pouco até agora…
E com um ganho de 17M, eu não acho a gestão da questão Fatawu horrível. Achei o ano passado que não havia Geny e que aí sim podia ter jogado muito mais. Este ano, tendo ganho 17M como negócio e tendo muitas alternativas que façam o que ele faz…não acho descabido…
8 Março, 2024 at 11:53
só um aparte, insistes nos 17m quando serão 8M
8 Março, 2024 at 11:59
Mas isso é porque só temos metade do passe, é um problema de partida como eu sempre disse. Fosse como fosse íamos sempre ganhar só metade.
Mas não vejo como é que ele ia valorizar mais do que isso na bancada do Sporting porque como digo, ele joga nas posições que temos mais jogadores e não o via a romper nas opções com facilidade.
E não senti falta dele. Senti falta de um avançado ou de um avançado esquerdo. Não de um ala direito…
8 Março, 2024 at 12:10
Eu não só acho que ajudaria muito como poderia acrescentar algumas nuances ao nosso jogo ofensivo pelo seu poderio físico que o diferencia dos lingrinhas (para não dizer borboletas que são o Edwards e o Trincão). Aliás a nossa equipa tirando os centrais tem sido sempre de jogadores pouco atléticos e sem grande pujança física. Mudou este um pouco com os nórdicos.
Além de que Fatawu pode jogar noutras posições da frente que não como faz em Inglaterra.
E mais uma vez estou completamente em desacordo quanto ao “bom negócio”.
O Sporting vai buscar 8 milhões dessa venda a um campeonato carregado de dinheiro e que dá para cima de 20 milhões por qualquer perneta que saiba correr e que tenha pelo menos 1 pé que não seja cego. Especialmente um clube como o Leicester.
Por esse valor, pela idade e potencial tinha ficado e dava rendimento desportivo e mais tarde daria maior rendimento financeiro.
Não é uma boa venda.
8 Março, 2024 at 12:18
Pois, mas ele não jogava cá.
Metemos uma clausula de 17M num jogador nosso da equipa B. Não vejo como era possivel meter uma clausula muito maior.
E ia continuar a não jogar. Se já não jogou no ano passado, este ano com tantas opções para o lugar dele…ainda pior.
O melhor do Fatawu é a velocidade e fletir para o meio e rematar. Não o vejo jogar à esquerda perdendo isso, não o vejo fazer isso pelo meio porque não tem espaço. E volto ao mesmo.
O ano passado achei a gestão dele má. O ano passado sim, tinha espaço. Este ano…não vejo esse espaço para jogar muito…
8 Março, 2024 at 12:30
Pois eu via espaço e muito comparado com o rendimento patético de Trincão e Edwards.
Mas o Amorim é de dogmas.
Como quando o Paulinho servia para único avançado.
Como quando o Quaresma não servia e até o Neto e o Esgaio(!!) eram melhores alternativas.
Como quando o Esgaio era titularissimo e se não é o Geny adaptar-se bem a uma posição estranha ainda lá estaria a ser menos um.
São aqueles e qualquer outro que seja alternativa aos meninos queridos tem de ir à lua e vir para poder ser alternativa enquanto os mesmos meninos passam 1 épica inteira a ser horríveis.
Não pode ser. Teimosia é o nome do meio de grande parte dos treinadores, mas tem de haver meio termo.
8 Março, 2024 at 12:38
Eu acho que o espaço que os jogadores têm depende muito do espaço que o treinador lhes quer dar. E como diz o LionUp o Amorim é de dogmas. Quando embirra, só muda por um motivo qq externo a ele (uma lesão ou algo do género).
Se o Coates não se tem lesionado contra o Porto o Quaresma ia ter muito pouco espaço. Não porque não merecesse mas porque o Amorim simplesmente não dava. Idem para o Israel agora com o Adan.
Se o Amorim quisesse podia aproveitar o Fatawu. Podia no ano passado, como podia este ano. Só que não quis.
8 Março, 2024 at 13:26
Foda-se oh TCdL não jogava cá porque Amorim não acreditava nele.
E desde quando é que isso é que dita o que é a realidade do valor dos atletas ou não?
Olha por esse andar o Quaresma se não tem tido a sorte que teve também ia de conas.
E isso é bom para o clube?
Menos seguidismo das merdas de decisões do Amorim também se pede um pouco….
O Fatawu foi nítida má gestão do Amorim que não soube aproveitar o atleta embirrou com o puto e da direção que fruto das merdas de decisões do treinador decide fazer um negócio de merda.
8 Março, 2024 at 12:32
Mas é um gajo que jogando na ala vem bem para o meio, como o próprio Amorim gosta.
Os golos que fez no Leicester (pelo menos os que eu vi) foram assim.
8 Março, 2024 at 12:45
É.
Mas temos 3 jogadores que fazem a ala e 2 na frente.
Não há muito espaço para +1. Sendo que o Fatawu será claramente o que o Amorim gosta menos.
Claro que se o Amorim gostasse dele havia espaço. Mas o Amorim não gostava muito dele e lá está…e não para uma posição que falte muitas opções, não era o Fatawu que resolvia a maior lacuna do plantel (PdL suplente ou avançado pela esquerda).
O que quero dizer é que não é pela falta do Fatawu que a equipa está mais cansada nem é o Fatawu que ia dar descanso aos mais cansados (Gyokeres e Pote). Podemos estar aqui a falar de escolher o Fatawu em vez de outros que estão mas o “buraco” no plantel está do outro lado.
8 Março, 2024 at 13:30
Mas não há espaço porque Amorim não quer….
Oh o Esgaio é melhor que o Fatawu?
Não sei onde….
Tinhamos tudo para ter no lado direito 4 boas soluções.
Geny, Fresneda, Fatawu, Edwards, sendo que o Edwards seria o único sem competências para ir para ala.
O Geny e o Fatawu poderiam render o Edwards e assim já sobrava o Trincão para render com o Pote e não teres hoje uma equipa toda fodida na frente.
Mas pronto…isto sou eu…
Devem ser merdas muito complexas…
8 Março, 2024 at 13:32
Nesse aspecto concordo.
O que estás a falar é de prioridades. Na frente, claramente que a prioridade é no meio, nomeadamente alguém que substitua o Gyokeres.
Se eu tivesse de dar prioridade a reforçar alguma posição na frente teria sido claramente a do meio, que ao fim e ao cabo foi o que foi feito, com o Gyokeres (mas ainda assim falta um subsituto à altura).
Mas isso significa que não ia haver lugar para o Fatawu neste plantel? Eu acho que não.
O Fatawu para mim era para dar descanso ao Trincao ou ao Edwards, ou ao Pote, ou para jogar quando estes nao estivessem a jogar um cu (Trincao no inicio da temporada, Edwards agora).
No fundo tens nas posicoes de “fora” do ataque o mesmo problema que tens no meio campo. 3 jogadores para 2 posições. Tens Pote, Trincão, Edwards. Tudo o resto (Paulinho, Geny, Nuno Santos) são adaptações.
Daí que eu ache curto, como acho que o meio campo está curto, e nesta altura da época em que todos têm mais jogos nas pernas, nota-se.
E tanto num caso como no outro havia opções suficientes dentro de casa para não termos de andar agora sempre com a conversa do cansaço.
No meio campo tinhas o Essugo e o Mateus.
Na frente tinhas o Fatawu (no ano passado) e o Afonso (este ano).
O cansaço e o excesso de jogos que alguns jogadores têm nesta fase é culpa de quem lhes dá jogos a mais, por não ter querido ter no plantel alternativas.
8 Março, 2024 at 13:45
Exactamente Tanaka.
Agora, o facto de não ter sido assim que o Amorim tenha pensado não quer dizer que seja o melhor para o clube.
8 Março, 2024 at 14:24
Tenho muitas duvidas que num plantel como o nosso e a jogar como nós jogamos o Fatawu tivesse muito espaço.
O Geny estaria sempre à frente dele porque é muito mais completo e inteligente, o Esgaio em caso de jogos com o N. Santos do outro lado estaria sempre à frente dele (a não ser que o Fatawu crescesse muito a defender como cresceu o Geny…que defende muito melhor agora e que é melhor que o Esgaio em tudo mas teve um crescimento muito grande que tenho duvidas que o Fatawu tivesse porque tem outra cabeça…) e depois o Fresneda tem potencial de dar coisas muito diferentes do que o Fatawu por ser destro.
Na frente, piora um pouco porque acho que o Fatawu não joga bem em espaços curtos. Sou insuspeito de adorar o Edwards ou o Trincão mas esses jogam bem em espaços curtos apesar da má definição do Edwards. O Fatawu tenho muitas duvidas…nem na B achava que ele conseguia jogar em espaços curtos…
Prefiro ter os tais 8M deste lado e investir em coisas que faltem (neste caso até nem foi no que eu mais queria, foi no Koba…mas pronto…) do ter o Fatawu no plantel…
Ou seja…se no ano passado eu achei que ele podia ter jogado mais e que tinha lugar no plantel. Com a chegada do Geny e do Fresneda…muitas duvidas.
8 Março, 2024 at 15:16
Na frente, piora um pouco porque acho que o Fatawu não joga bem em espaços curtos.
acho que o Sporting esta época nem joga assim tanto em espaços curtos com Gyo na frente a não ser com algumas equipas que se fecham muito mas no geral é lançamentos para Gyo e Fatawu até podia jogar bem atrás de Gyo ou perto dele, portanto com Gyo na frente e sendo o jogo feito a medida dele até acho que Fatawu esta época fazia mais sentido, não para extremo obviamente.
8 Março, 2024 at 15:47
Fight for your Right mas é que é mesmo isso.
Com Gyokeres todos têm mais espaço.
Para mim foi um desperdício…
8 Março, 2024 at 20:16
Tiago tu achas que o Sporting este ano só joga em espaços curtos no ataque?
O próprio Amorim já veio dizer que a vinda do Gyokeres trouxe mais soluções, porque permite-nos jogar em espaços mais curtos como também permite jogar em transições.
Mesmo que não vejas o Fatawu a jogar em espaços curtos, não o vias a jogar em transição, quando esticamos mais o jogo? Olha eu via…
La está, as preferências do Amorim por uns jogadores e preconceitos em relação a outros limitam o potencial da equipa.
O melhor exemplo que tens disto, nem é o Fatawu, é o Quaresma. Se não fosse a lesão do Coates e o Diomande ter ido para o CAN andava no banco ou já tinha sido corrido…
8 Março, 2024 at 10:19
Ya! no estádio era desesperante ver o tipo a fazer pressão. Sempre naquele ritmo de merda, mal posicionado, lento a libertar a bola e a deixar o Morita, Quaresma e Diomande à beira de ataque de nervos.
Que cagada de reforço!
8 Março, 2024 at 10:44
Não concordo nada com isso…
Eu gostei de ver e até me surpreendeu. Achei que estaria muito mais perdido e falha-se muito mais.
Acho que não falhou 1 passe, por exemplo. E que me lembre só vi uma que foi mais cagada que foi um passe do Israel mais à queima que ele não devolvei logo de primeira e ficou tudo apertado.
8 Março, 2024 at 10:51
Também é difícil não falhar quando não se dá ao jogo. O meu problema com ele foi todo esse. Normalmente um deles joga mais subido, só que com o Koba isso não existiu, primeiro porque a Atalanta também pressionou bem (mas seria indiferente por causa do tipo de marcação que fazem) e segundo porque a cada 10x que o Morita tocava na bola, o Koba tocava 1, e não foi por falta de solicitação.
Ele tem pormenores interessantes, mas é o gajo que vi nos últimos anos que mais se esconde do jogo, que menos procura a bola, e que menos linha de passes dá, e não é o pior que já lá esteve. Muita da dificuldade que a equipa teve a sair foi porque ele raramente procurou dar linha de passe, e lá está, não é por ser trapalhão como é o Essugo, parece ser mesmo falta de vontade/intensidade/ritmo o que queiras chamar.
8 Março, 2024 at 10:56
Precisa de tempo, claro…Nem sei se se escondeu assim tanto.
Mas até te digo mais…revista a primeira parte…acho que o Morita jogou pior que ele e acho que se revires com a atenção ao jogo dele, percebes que ele tem lá o que é preciso…falta entrosamento, falta perceber melhor timmings de tudo, como é normal e como acontece a todos. Quando a Atalanta apertou ele teve mais dificuldades. Mas é normal…acabou de chegar num comboio em movimento e cheio de jogos atrás de jogos que não permitem treinar…
O Morten e o Morita tiveram dificuldade em lidar com a Atalanta nos 3 jogos, é mais do que normal que um puto acabado de chegar também tenha.
Não é que o Sporting da 2ª parte tenha sido muito melhor tirando o puto e metendo o Morten…
8 Março, 2024 at 11:09
Estatísticas de jogo:
Nota que o Koba jogou metade do tempo por isso se andar em numero em torno de metade do Morita não está mau:
Toques bola:
Morita: 41
Koba: 18
Passes certos:
Morita: 28/35
Koba: 15/15
Duelos pelo chão ganhos:
Morita: 3
Koba: 2
Intercepções:
Morita: 0
Koba: 1
Perdas bola:
Morita: 9
Koba: 0
Não me parece que se tenha escondido assim tanto do jogo…
8 Março, 2024 at 11:38
Mas tens de ver que o Morita estava a tentar fazer muito mais. O Morita estava a desdobrar-se entre apoiar a criação e depois dar apoios na frente, o Koba nunca apoiou a frente de ataque. Depois há que ver os passes em progressão, essa coisa toda, e o facto de o Koba estar completamente fresco, coisa que sinceramente não parece. Um trabalho que teria de ter vontade e dedicar-me a fazer amanhã, coisa que sendo honesto não acho que o Koba valha a pena.
Até posso estar a ser injusto por ele me ter irritado solenemente quando parou de correr num contra ataque, mas tirando bola no pé, não vi nada de mais nele.
8 Março, 2024 at 11:49
Claro que estava.
O Morita tem 1 ano e meio de Sporting e deste jogo, o Koba tem 1 mês mal treinado e meia dúzia de minutos…
Nunca me passou sequer remotamente pela cabeça que o Koba tivesse a inteligência tática com e sem bola de qualquer um dos 3 médios do Sporting. é impossivel. Nunca na vida ia pedir ao Koba que soubesse movimentar-se e jogar como sabe o Morita.
Aliás se vires o primeiro mês do Morten (que é um jogador feito) também andou mais ás aranhas que o Morita. E é um jogador feito, vindo de um campeonato italiano e com um ritmo que não tem nada a ver de onde vem o Koba.
Volto a dizer…precisa obviamente de tempo. Mas…eu não estava à espera de já o ver a jogar assim este ano. Já me surpreendeu, isso.
8 Março, 2024 at 12:53
Sim mas o que eu digo é que ele simplesmente não se mexeu para criar linhas de passe. Não precisas de ser um jogador feito para fugir a marcação, ou criar uma linha de passe. É muito isso. Tal como quando contra o Young Boys ele inicia o contra-ataque não precisa de ser um jogador feito para passar a bola e continuar a correr para ser mais um no ataque. E nem foi uma questão de velocidade ou falta dela, porque ele parece ser explosivo. O maior problema que eu vejo nele neste momento, é algo parecido com falta de vontade.
8 Março, 2024 at 11:38
Pois, lá está! O Morita teve que baixar imensas vezes porque a excelência ficava atrás da 1ª e 2ª linha de pressão da atalanta (3+3), não recebia a bola, não ajudava a distribuir e a ultrapassar essas 2 linhas, e das vezes que perdíamos a bola, nunca lá estva para enfrentar e defender o contra-ataque da Atalanta. Para mim, a par do Edwards foi o pior jogador em campo.
Isso é do próprio jogador. Não me parece que vá mudar ali grande coisa….espero que esteja errado.
8 Março, 2024 at 11:52
Vamos ver.
Eu gostei e acho que apesar do caminho ser grande, que é tudo coisas que ele ganha com treino e jogo.
Vamos ver o que dá.
Como digo, nunca esperei que o Koba desse já o que dá qualquer um dos outros 3 e nunca esperei que o Koba não tivesse meio perdido. Pensei sempre que ia ser muito pior, que ia estar mais nervoso, falhar mais passes, andar mais perdido…e do que vi…não andou.
8 Março, 2024 at 14:38
É isso! No fim das contas é jogador do Sporting. Vamos esperar!
8 Março, 2024 at 12:39
Também não fiquei muito impressionado com o Koba….
Muito lento, escondido e sob pressão não fez a diferença, até perdeu a bola numa ocasião flagrante da Atalanta, apesar de aqui a culpa ser repartida com Israel.
Pode ser que melhore, mas lá está, não há quase tempo para treinos, a margem de erro tanto em resultados como em desempenho individual é curta e assim só na próxima época se verá o que dá.
E voltamos ao início: a situação do médio devia ter sido precavida antecipadamente, ou dando minutos a sério a quem lá estava na 1a metade da época ou ter contratado alguém no Verão.
Eu que no Verão os nossos médios eram Morita, Hul que era uma incógnita como seria a sua adaptação a contexto (país diferente e clube grande) e…..Bragança vindo de 1 ano de paragem.
Sobrava a descida de Pote que nos tira na frente muito mais do que ele dá atrás e sobravam os miúdos.
Algo falhou…e a prova que falhou é termos ido buscar o Koba que provavelmente só será reforço a sério…..para o ano.
Andamos aqui aos círculos na rotunda 🙂
8 Março, 2024 at 8:39
O Amorim já parava de chorar sobre o cansaço em todas as oportunidades que tem.
No acrescenta nada e quem fica mentalmente exausto de o ouvir a bater sempre na mesma tecla são os jogadores e adeptos.
Quem não quis apostar e dar minutos a miúdos e outros jogadores que foram despachados que agora dariam jeito foi ele, não fomos nós nem os adversários.
8 Março, 2024 at 9:13
Inácio e Pote disponíveis para Arouca?
Seriam excelentes notícias!!!
8 Março, 2024 at 9:38
Sempre achei que o Pote não vai ao jogo da Atalanta mesmo para ir a Arouca.
O Inácio era muito importante voltar nesta altura.
Com isto ficamos com o plantel completo.
8 Março, 2024 at 10:07
Importante é que a ida a jogo não agudize eventuais lesões .
8 Março, 2024 at 10:12
Até porque sem ser o Matheus Reis, que faz a posição apenas mediamente, não temos centrais de pé esquerdo prontos para entrar.
8 Março, 2024 at 10:19
E não quero o M. Reis a central contra o Arouca…Já vai ser duro o suficiente….
Estamos a jogar pela vida no campeonato e vai ser contra uma das melhores equipas da liga num campo que costumamos penar….
É para ir com tudo…
8 Março, 2024 at 11:15
“Estamos sem energia tivemos sorte”
“Foi mais sobreviver do que jogar”
Epá vai mas é comer na peida mais esse discurso miserabilista, então e as outras equipas que tem tantos jogos como o Sporting?
Se tivesses feito bem o teu trabalho a equipa era capaz de estar fisicamente melhor.
Já me cansa ouvir esta conversa!
8 Março, 2024 at 11:29
Esqueci-me de comentar isso.
Não acho nada que o problema da equipa tenha sido falta de energia.
Os únicos que podia estar mais carregados era o Edwards (saiu ao intervalo) e o Morita que ficou porque ele quis. Os que entraram ao intervalo também entraram porque ele quis, se era preciso mais energia podia ter posto outros menos “carregados”.
Mas eu de origem não acho nada que o problema da equipa tenha sido falta de energia e nem acho que ele tenha feito as substituições no sentido apenas de refrescar a energia. A única terá sido o Edwards que possivelmente fosse por falta de energia.
O problema de todos os jogos com a Atalanta é que eles têm melhor rácio intensidade física, força física, qualidade do que nós. E num jogo de duelos constantes isso nota-se…
E nem acho que o jogo tenha sido assim tão desiquilibrado tirando os últimos 20 minutos da primeira parte que a nossa defesa andou mais aos papeis porque eles estavam a perder e carregaram na intensidade…
8 Março, 2024 at 11:45
E estive a ver a Atalanta…
A Atalanta tem -4 jogos este ano que nós, sendo que principalmente não teve a carga taça da liga e 16 avos da LE nas ultimas 3 semanas.
A sobrecarga de jogos do Sporting nesta fase é evidente e por isso é que falámos tanto quando foi o sorteio que era dificil encaixar isto tudo com descansos de 2 dias entre jogos.
Mas é por isso que a equipa foi rodando (e eu acho que até geriu bem a equipa neste ciclo Lamps, Farense, Atalanta e vamos ver Arouca mas acho que vai com tudo e bem) e se notei muito a fadiga contra o Farense, neste jogo não foi isso que eu notei. E acho que para Arouca temos hipótese de não haver muita fadiga na equipa e fazer um 11 mais descansado com:
Quaresma, Coates, Diomande
Esgaio, Bragança, Morten, Nuno Santos
Trincão, Gyokeres e Pote.
A maior parte ou não jogou ou jogou 45 minutos neste jogo, tem 3 dias completos de descanso entre jogos. Se houver Inácio ainda dá para parar um dos centrais. Para depois o Just e esse central jogarem em Bergamo.
Este ciclo de 3 jogos em 6 dias era muito pesado para quem já vinha a gerir tantos jogos. Demasiado pesado para não gerir a equipa.
Com a equipa completa a gestão é mais fácil e acho que não vamos conseguir passar (a Atalanta é forte demais para passarmos a gerir) e isso alivia também o calendário…
8 Março, 2024 at 13:46
Farto tb desse discurso de loser, coitadinho… a preparar o descalabro. A situaçao é esta, em parte por sua responsabilidade, portanto agora é lutar e lidar com o que há para lidar.
8 Março, 2024 at 11:45
O jogo de ontem do Benfica mostrou o quanto eles são beneficiados pela equipa de arbitragem no campeonato português.
Ouve no mínimo 7/8 lances de possível pênalti. Só um e bem foi assinalado. Tudo o mais parecia um show de wrestling mix com mergulho artístico,!
Muitos poucos arbitro português seguiriam este critério. No mínimo dois pênaltis seriam assinalados e no final seria a diferença entre 1 ponto de empate e 3 pontos para a vitoria.
Aliás no campeonato português sou incapaz de ver um jogo dos lampiões, pois já conheço muito bem a inclinação do terreno de jogo; Além das diferenças técnicas e de craveira dos jogadores, surge sempre aquele empurrão inesperado que resulta num cartão vermelho, no penaltyzinho fruto de uma entrada imprudente, etc etc.
Outro aspecto a realçar é o medo e a complacência dos locutores de serviço. Num primeiro momento estava a ver o jogo na sport tv e como era insuportável mudei para a Sic. Enfim, ambos medonhos…e com um medo enorme de porem o Benfica em causa. Todos os 7/8 lances foram duvidosos e sem emitirem opinião dizem sempre que foi assim que o arbitro decidiu deixando no ar a possibilidade de um erro do juiz.
8 Março, 2024 at 14:16
Décadas dessa merda. E depois há quem se admire, ou critique mesmo, os anti corpos criados contra essa merda de grupelho. E como os lá de cima não ficam atrás desses a forma mais confortável de lidar com isto é o sportinguista, genericamente, ser um calimero e só ver cabalas. Joguem à bola dizem…
8 Março, 2024 at 14:21
Ya…
É muito mais fácil dizer isso e entrar na entropia colectiva nessa espécie de gregarismo conforme do que lutar pela verdade desportiva.
8 Março, 2024 at 15:09
Ainda por cima vai rendendo troféus e guito. O que verdadeiramente me impressiona é a lampionagem, genericamente, ver a coisa e achar bem (já não falo dos que nem capacidade para ver a coisa têm…) .
8 Março, 2024 at 14:34
“O Estádio José Alvalade, em relação ao último prospeto, perdeu 375 lugares na sequência das obras de remodelação realizadas onde todas as cadeiras foram trocadas, uma operação que custou 1,5 M€. Há três anos, a lotação do recinto desportivo apresentava espaço para 50.478 espectadores, um número que baixou para 50.103. Refira-se que tanto a bancada A como a B perderam lugares para espectadores, uma situação que também se verificou nos camarotes e lugares VIP onde há agora menos 22 vagas.
Esta situação pode inverter-se a médio prazo pois a direção retomou a ideia de tapar o fosso, uma decisão que pode implicar mesmo o rebaixamento do relvado. Avançando para esta obra, o recinto desportivo pode ganhar entre os 2 mil e os 5 mil lugares.”
8 Março, 2024 at 14:46
Fechem lá mas é o fosso e não se preocupem com o número lugares que, seja como for, nunca estiveram interessados em encher.
8 Março, 2024 at 14:51
Para a forma como esta direcção trata os adeptos até deviam era baixar mais 5 mil lugares para ver se enchia.
8 Março, 2024 at 14:57
https://www.abola.pt/futebol/noticias/cotacao-de-mercado-afinal-ha-quem-tenha-valorizado-mais-do-que-gyokeres-2024030714342688612
8 Março, 2024 at 15:19
Acho hilariante o pessoal que culpa exclusivamente o RA pela construção do plantel, esquecendo completamente quem são e o que fazem os gajos que estão acima dele e que são responsáveis por arranjar o dinheiro para o futebol (e restantes modalidades) até parece que nos trabalhos desse pessoal aquilo é só pedir dinheiro para isto e aquilo e os directores CEO e o caralho a 7 simpaticamente assinam os cheques todos….
Surreal!!!!
Mais uma vez acho que o RA não é burro nenhum e identificou as falhas do plantel mas com o dinheiro disponível teve de fazer opções
O que nós não estamos habituados é ele ao contrário da maioria de treinadores não dar essa desculpa e não atirar a culpa para “cima” e andar a chorar nas conferências de imprensa como o Sérgio Conceição fez várias vezes nestes dois últimos anos e treinadores nossos fizeram durante épocas…
8 Março, 2024 at 16:35
Obviamente, mas teve as suas falhas, e algumas graves!
8 Março, 2024 at 16:50
Claro que teve, ou pelo menos assumiu-as como se fossem dele que também há algumas dessas
Mas acho que ele põe os interesses do SCP acima dos dele, coisa que eu não vejo o CD do Sporting a fazê-lo e esses sim têm a obrigação de o fazer sempre…
Por exemplo o Matheus, podia ter ficado no plantel? Podia sim, ia jogar alguns minutos? Ia sim, mas para o jogador e para o próprio Sporting não é melhor ele jogar de forma consistente e voltar para o ano com mais rodagem, experiencia e acima de tudo estatuto?
É que este ano se ficasse era suplente do suplente (Bragança) quando voltar vai disputar o lugar com o Bragança em igualdade de circunstancias e isso é bom para todos, claro que sendo nós o SCP se calhar neste ano em que temos mais ou menos os “astros alinhados” o que não é costume se pode dizer que ele até faz falta agora, mas isso são opções estratégicas e aquela que foi tomada pode não agradar a todos, mas defende os interesses do Sporting a médio prazo, ou seja para o ano que vem
8 Março, 2024 at 17:56
Também concordo!
8 Março, 2024 at 18:06
“Mais uma vez acho que o RA não é burro nenhum e identificou as falhas do plantel mas com o dinheiro disponível teve de fazer opções”
E fez. Só que os que escolheu, não usa. Tirando o Gyokeres e o Hujlmand… Daí o meu “mais valia não ter comprado nada”. Percebes agora?
8 Março, 2024 at 20:40
Pois claro o malandro devia ter usado o Fresneda mesmo lesionado…Ou ter começado a usar o Koba ainda estava ele no Estoril…
E não, não percebo, o que eu percebo é que lhe tentaram “vender” uns “remendos” e se na segunda e terceira época levou com o embrulho, como todos sabemos, cheira-me dados os factos que agora recusou, por isso gastaste 55M em 3 jogadores e provavelmente os que ele queria para as posições deficitárias redes e avançado deviam custar mais 20 ou 30M e o capitãodoutorpresidente fez-lhe um manguito
Acho é estranhissimo que pessoas que têm de trabalhar com orçamentos e budgets se esqueçam de tudo o que passam na vida profissional e quando chega ao RA “ele só não tem mais porque não quer” como se quem está acima dele fossem gajos cheios de visão e empenho a gerir a marca Sporting, ou seja a SAD, o Clube etc etc etc
A minha critica é factual num ano em que investimos forte, como este e em bons jogadores é estúpido deixar o trabalho a meio, porque a falta de um, o redes por exemplo pode minar o trabalho dos outros todos
Eu não sei o que se passou e passa nas reuniões da SAD, vocês pelos vistos sabem (porque devem ter lá estado certamente) que a culpa é do RA, ok é a vossa opinião baseada em coisas que todos sabemos ser irreais na vida real, mas têm direito a ela como é óbvio e eu tenho o direito de não concordar e achar que andam á procura de coisas que contrariam completamente a realidade porque não gostam do RA e querem-no culpar der por aonde der…
Aliás estou mesmo a ver o filme na preparação da época, o varandas a dizer ao RA “mas ó ruben tens a certeza que não queres mais um avançado e um redes? e ele a dizer não muito obrigado Presidente, agradeço a gentileza mas não preciso de mais jogadores de qualidade…”
Sério?
Já agora diz-me lá quais os jogadores que “ele” comprou este ano que não usou?
8 Março, 2024 at 21:11
Eu não acho que a culpa seja apenas do Amorim, acho que o Amorim com uma estrutura competente teria cometido metade dos erros em termos de organização do plantel que tem cometido. Fazer época e meia com apenas 1 avançado, vender 2 médios titulares na mesma época, apostar em paletes de extremos e não ter trincos, nem laterais, nem médios, são tudo erros infantis que um bom director desportivo nunca deixaria acontecer.
Está é pelo menos a minha perspectiva, como tal na minha opinião muito da culpa é da falta de competência da estrutura por detrás de Amorim. Eu como presidente ou director também sei o que a equipa precisa e não é apenas o treinador que acha ou deixa de achar.
Por isso não concordo totalmente com a tua perspectiva, porque acho que se o Amorim achasse mesmo prioritário um segundo redes competente, ou um segundo avançado em vez do Paulo os teria. Vês as declarações dele e percebes que ele não os tem porque não os quis, o Paulo era o melhor avançado da liga, o Coates era a solução para quando faltasse PL, o Esgaio era um relógio suíço e por aí fora.
9 Março, 2024 at 0:42
Pois eu tbm acho que uma estrutura competente evitava 80% dos problemas porque os outros 20% são dele mesmo…
Aonde acho que estás enganado é no valor factual do que ele diz para fora, o que é que ele ou SCP ganhava do treinador “rasgar publicamente” o Paulinho ou qualquer outro?
Vê o caso do “relógio suíço” o RA defende-o até á morte publicamente, mas ainda não parou de tentar encontrar um lateral para ser titular e quando compra e falha tenta adaptar outro jogador porque ele sabe que o Esgaio é curto para titular, mas de forma inteligente não o diz publicamente para não desmoralizar o jogador que de facto tem
O lema do D.Afonso Henriques era “res non verba” actos e não palavras e acho que é por aí que devemos ir para interpretar o pensamento do RA, inteligentemente ele não queima os seus jogadores publicamente (a não ser que ache que lhes falta compromisso) para descobrir o que ele realmente pensa temos de ver o que ele faz ou tenta fazer….
8 Março, 2024 at 19:23
“” Mais uma vez acho que o RA não é burro nenhum e identificou as falhas do plantel mas com o dinheiro disponível teve de fazer opções”
Só para que fique claro, o dinheiro que tu dizes apenas disponível, foram cerca de 60M, certo?
Hjul
Gyo
Fresneda
Koba
… Não deu para mais nem melhor
8 Março, 2024 at 21:02
Claro estúpido do catano o RA, gajos melhores que o Gyo e o Morten há para aí a pontapé…
Aquilo que eu acho é que depois de lhe terem vendido o melhor jogador já o campeonato tinha começado, a estratégia que passou a usar para a compra de jogadores passou a ser completamente diferente e deixou de aceitar “saldos” impingidos pelo Mendes ou amigos do mesmo, acredito inclusive que lhe tenham proposto uns “remendos” para as posições em falta, daqueles tipo “leve agora e pague depois” e ele recusou dado o historial que esse género de jogador tem tido com ele e antes dele no SCP…
Mais, eu não sei se lhe “deram” 60M, 30 ou 40, sei que o morten, o gyo e o fresneda sózinhos custaram perto, se não mais de 55M e eu prefiro investir mais qualidade em menos em quantidade, mas isso é a minha humilde opinião claro
Aquilo que eu sei, é que os “betos” que estão no poder são iguais e formatados da mesma forma que os “artistas” que pululam nas direções das empresas por esse Portugal fora e é nisso que eu baseio as minhas opiniões
A minha experiencia profissional diz-me que é muitissimo provavel que os nossos gestores sejam iguais ou parecidos com a maioria dos gestores Portugueses, gajos com canudos brilhantes mas que não vêm um boi á frente dos cornos e que se algo correr mal gerem a despedir para “cortar custos fixos” e gerir a despedir até o meu sobrinho com 14 anos consegue fazer…
Da mesma forma devem ter lido “n” livros de marketing e gestão e as coisas realmente importantes ficaram ou esquecidas ou ignoradas como por exemplo do “Deus” Philipe o Cotler tantas vezes citado e utilizado, infelizmente esquecem-se das coisas mais importantes que ele disse, como por exemplo (e que se aplica como uma luva a este caso) “Todas as organizações pensam nos custos de fazer alguma coisa, muito poucas calculam os custos de as não fazer”
Como por exemplo arranjar mais 20M ( e é a principal obrigação deles, arranjar dinheiro para sustentar as modalidades do Clube) num ano em que se investiu acima da média, para robustecer o plantel…Em vez disso bateram mais um record de lucros na SAD yeaaaahhh fantástico Mike como dizia o outro…
8 Março, 2024 at 21:13
“Claro VIRGULA estúpido do catano o RA,”
Só para clarificar!
8 Março, 2024 at 21:14
Aqui concordo totalmente contigo
8 Março, 2024 at 21:21
Eu nunca disse que Amorim era estúpido, apenas não concordo com a perspectiva de inocentar totalmente o treinador dos erros (alguns bem graves) que tem sido cometidos em termos de organização e planeamento.
9 Março, 2024 at 0:14
O “estúpido” foi uma forma de falar e também acho que o RA tem responsabilidades nalgumas asneiras mas a culpa está acima dele, por duas razões
Primeiro não é ele que disponibiliza o dinheiro e segundo numa organização a sério com profissionais competentes protege-se e orienta-se os menos experientes que é o caso dele (cada vez menos claro) viste alguém da estrutura ao lado dele nos momentos críticos? Ou só os vistes nas vitórias?
Nas 2 grandes multinacionais aonde trabalhei havia uma coisa chamada “welcome board” que acompanhavam os novatos durante um ano e vi vários desses “acompanhantes” a assumir culpas e a orientar os novatos…E depois olho para o Sporting….
9 Março, 2024 at 0:22
Nem sequer a merda de um sistema para bater nas arbitragens mais escandalosas conseguiram montar ao fim de 4 anos…
E não quero nem o presidente nem o treinador a falar dessas merdas é a única coisa em que concordo com a abordagem falta ė o resto….
Andamos uma semana a levar com a narrativa do golo anulado por parte da máquina lampeå usando uma lei que já não existe há 5 anos, cinco anos caralho….e nós ? Assobiamos, como eles levaram 5 passou-lhes, mas se tinham empatado ou ganho era até ao fim da temporada….
Não pode ser, porque em PT “quem cala consente” e há uma razão cultural para esse ditado popular….
8 Março, 2024 at 20:29
Foicomputas já a espetar 0-3 … aos 80′ .
Com o arturito só ares a dias em campo… Com o forcado subserviente e um portimonense que parece a Gina escachada das anedotas do Rocha … Tudo fácil…
8 Março, 2024 at 21:09
Eu avisei…Mas quando disse que preferia o empate entre os roxos caiu-me tudo em cima, agora aguentem-se que eles vêm aí…
8 Março, 2024 at 21:13
Os gajos estão a 7 pontos com um jogo a mais, se a minha preocupação fosse o Porto, nem valia a pena estar a pensar em ser campeão.
8 Março, 2024 at 21:23
E estariam a 10 se não nos tivessem roubado em guimarães e a 12 se não nos tivessem gamado em rio ave…
E mais uma gracinha ou duas da arbitragem que até pode ser já no Domingo e estás a 1…E depois vais ao Dragão…
Se nós não tivermos no mínimo 7 pontos de avanço quando lá formos, já fomos, já vi este filme muitas vezes para ter ideias “romanticas” de que em PT quem joga melhor ganha…
Aliás se há critica que eu faço ao RA é a estupidez de dar uma “narrativa de borla” á nossa impoluta CS para eles justificarem o que vem para aí, ou seja a estória dos jogadores cansados, ele devia era ter estado caladinho, porque ele defendeu os jogadores. não tenho dúvida nenhuma, mas dado o pântano que o futebol Português e o que gira á volta dele é, não defendeu o SCP!!!
8 Março, 2024 at 21:29
O Sporting quando perde não é só culpa das “gracinhas” da arbitragem, jogamos mal pa caralho com o Guimarães e na semana passada ainda pior no jogo com o rio Ave. Fomos prejudicados sim em alguns jogos e temos de dar mais que os outros para vencer sim também, mas não vamos por sempre as responsabilidades do que fazemos mal na arbitragem
8 Março, 2024 at 23:56
Tu sabes tão bem como eu que todas as equipas têm flutuações de forma e que em 99% das vezes os campeões só o são porque conseguem ganhar os jogos mesmo a jogar mal…
Quando “retiras” isso a uma equipa só podes ser campeão se fizeres um campeonato “perfeito” digamos de 18 em 18 anos?
Em Guimarães jogamos pouco verdade, agora imagina que não sofrias um pênalti inventado e que os “facadas” ficavam com 10 antes do intervalo consegues projetar o que teria sido aquele jogo?
O rio ave nem vou falar porque é demasiado escandaloso são 3 golos 3!!! Sofres 1 ilegal e perdoam 2 pênaltis aos outros, já para não falarmos dos amarelos etc….Nem o Manchester citty lá passava
Não desculpo nem esqueço os nossos erros, sei perfeitamente que perdemos muitos campeonatos por culpa própria, mas sei exatamente porque é que ganhamos de 18 em 18 anos….E tu também!!!
8 Março, 2024 at 21:22
Ganham há 19 jogos consecutivos ao Portimonense. É cumprir calendário para eles.
8 Março, 2024 at 21:51
Pra ajudar o cansaço da nossa equipa, ainda por cima, os campos estão pesadissimos, o que não abona.
Nada ajuda.
Mas continuo na minha, olhos só pró campeonato. Sei e é verdade, que num clube como o nosso, nunca se pode dizer, prescindimos desta ou daquela competição, até ficava mal, mas sem o dizer, podia-se por em prática, também sei que, aparecem sempre críticas a estas opções, mas quem comanda tem que ser imune a isso, e fazer o que tem que ser feito.
Ficar fora da LE, não tem o mesmo peso que perder o campeonato, ainda por cima, como estamos na tabela e a faltar os jogos que faltam.
Continuo na minha.
LE nem trás dinheiro nem o título, por isso, disfarçadamente, borda fora e agora já. Ranking ? Com 100 da champions, na próxima época, poderíamos ter equipa melhor.
Por isso, só o campeonato me interessa.
Ai estes campos inundados pró nosso curto plantel.
Arouca, irá ser uma final.
8 Março, 2024 at 21:56
Os jogadores leves,têm sempre mais dificuldade em terrenos pesados.
Será um factor a levar em conta.
Sr. RA, mais um factor pra pensar.
8 Março, 2024 at 22:22
… e ainda por cima temos jogos mais difíceis para fazer nesta 2ª. volta do que os benfas e porcos!!!!
SL
8 Março, 2024 at 22:32
Estou até muito convencido e olhando pro calendário, que ganhando em Arouca, podemos ir até ao jogo com o rival na liderança.
Se……….
Prescindimos, lá está, da LE.
8 Março, 2024 at 22:43
Li por aí, “a culpa do Amorim”. A culpa de estar em primeiro?
8 Março, 2024 at 23:00
Ya ..
O técnico aprendiz, estruturado, etc etc.
Está m* de estarmos em primeiro e na Europa, mais meias finais com o Benfica tem um culpado. De seu nome Amorim.
Amorim out
8 Março, 2024 at 23:05
E a tasca vai abrir a horas amanhã?
Queria tomar um traçado mas não me apetece caminhar e encontrar a porta fechada ….
8 Março, 2024 at 23:16
Mais uma dica caro Amorim.
Com estes terrenos, amanhã St. Just será pra não jogar, regressou à pouco tempo, a recuperação ainda está fresca, e o mais pequeno torção nestes campos enlameados será a morte do artista, e geri-lo com pinças até ao rival era bom.
8 Março, 2024 at 23:16
Amanhã não, quis dizer, domingo.
8 Março, 2024 at 23:23
Resumindo.
Para mim, a seria esta.
Israel
Diamond, Coates e G.Inácio
Esgaio, Hjulmand, Morita e M. Reis
Trincao, Gyokeres e Paulinho
Justifico:
Esgaio e Paulinho, porque irá ser um jogo mais de luta, num campo pesado.
Geny e Pote, mais leves terão mais dificuldades. Ou então, enquanto o campo deixar, poderão jogar Geny e Pote, para depois, com o piorar das condições do campo, entrarem Esgaio e Paulinho.
8 Março, 2024 at 23:37
Vocês confundem tudo, para alguns resume se tudo a estar em primeiro ou não. Portanto se o Sporting perder é o Benfica ganhar eles ficam em primeiro e estão portanto a fazer uma época espectacular. Futebol fácil.
Não entendem uma crítica legitima a um mau planeamento, que com uma taxa de probabilidade muito elevada, causará danos à nossa prestação. Espero ver o Sporting campeão como todos aqui evidentemente, mas tenho a frieza para saber analisar. Para mim futebol não é um acto de fé nem abnegação cega.
8 Março, 2024 at 23:46
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/portimonense/detalhe/paulo-sergio-arrasa-jogadores-do-portimonense-temos-de-erradicar-as-infantilidades-isto-nao-e-os-juniores?ref=HP_DestaquesPrincipais
Nem um treinador sério faz alguma coisa com jogadores que estão comprados pelo adversário. Isto vai aquecer.
9 Março, 2024 at 0:52
Eu quero é a tua “previsão” para domingo… Não te atrases nem te esqueças que a “coisa” está a resultar….
No meu caso a minha mulher já teve de me ir comprar mais 6 boxers e meias verdes….
9 Março, 2024 at 15:41
Foda-se! … pelo Sporting eu cá ia comprar as minhas próprias boxers…
9 Março, 2024 at 1:50
Mestre Bazofeiro Jasus bate recorde mundial de vitórias consecutivas…que asco deste asno !!!
9 Março, 2024 at 1:51
Acorda CR7 !!! andas a dormir fónix.
9 Março, 2024 at 1:56
Quem quer vir andar uma voltinha no meu Frontera 2.5 TDS Longo 97 ?
António Correia
Biscaia (na estrada entre a Malveira da Serra e o Cabo da Roca)