Com a cabeça em Arouca e as pernas cansadas, o Sporting contou com a ajuda dos postes para empatar 1-1 e sair vivo da primeira mão dos quartos da Liga Europa, frente a uma Atalanta que confirmou ser um dos piores adversários que nos podia ter calhado
“Obviamente que a questão física preocupa, a equipa sente muito. E uma coisa são ciclos de três dias entre jogos, outra são dois dias, mesmo rolando sente-se a equipa cansada. Mas estamos nas competições todas, o que estamos a fazer é rodar toda a gente, jogar toda a gente. Hoje no jogo senti que era mais sobreviver do que jogar e dividir a eliminatória”.
No final, Rúben Amorim não podia ter sido mais transparente, não escondendo aqui que tem sido visível: os melhores têm jogado quase sempre e estão completamente esticados, por isso, e porque é para isso que serve um plantel, joga quem não tem as pernas à beira da falência.
Por isso jogou Koba, uma estreia a titular para dar descanso a Hjulmand. Por isso jogou Paulinho, para dar descanso a Gyokeres. Por isso Pote nem no banco esteve, deixando as despesas das alas para Edwards e para Trincão. Porque, parece-me, a estratégia era clara: recuperar fisicamente jogadores, não perder nenhum para a visita a Arouca, e tentar manter a eliminatória em aberto para a visita a Itália.
No fundo, o Sporting jogava os quartos de final da LE, sabendo que, no domingo, tem uma final em Arouca, e neste momento pouco importa berrar que o plantel é desequilibrado, que falta uma opção para aqui e outra para ali. São estes que terão que lutar por nós dentro de campo!
E lutaram, obviamente que sim, começando bem na tarefa de trazer a Atalanta para o nosso meio campo, de forma a tentar desmontar a teia em que os italianos se movimentam de olhos fechados (é uma equipa de autor, não é à toa que Amorim diz que, ao fim de quatro anos, sente que esta é a sua melhor versão do Sporting). Quando o conseguiu, Trincão teve todo o espaço do mundo e meteu redonda para uma surpreendente velocidade de Paulinho, que embalou quase meio campo para marcar um golo à Gyokeres!
O Sporting tinha entrado bem, e aqueles primeiros 20 minutos, com uma jogada de craque de Edwards pelo meio, não faziam prever o que se seguiria, a partir do momento em que a Atalanta assentou o seu futebol, prendeu os movimentos do incrível samurai Morita (joga tanto), deixou de dar espaço às mudanças de direcção de Koba (muito interessante, enquanto esteve ligado), e foi metendo o Sporting cada vez mais lá atrás, com uma pressão a todo o campo, homem a homem, que transformou o resto do primeiro tempo num tormento. Valeram os postes, por duas vezes, e o jovem Israel, que na baliza ia safando o que podia (enorme defesa, a negar o segundo a Scamacca), pese a dificuldade em controlar a profundidade e saber quando deve estar mais subido para jogar como uma espécie de libero.
Foi dessa falta de calo que nasceu o golo do empate, depois de um passe meio à queima de Quaresma a que o redes demorou a reagir. 1-1, com toda a justiça.
Ao intervalo, Amorim lançou St Juste, Hjulmand e Gyokeres para os lugares de Diomande, Koba e Edwards, mas o jogo pouco mudou, com o Sporting a ter enormes dificuldades em chegar à área adversária e sempre com aquele sentimento de que, quando apertava, a Atalanta estava perto de fazer o 1-2 (esteve quase a fazê-lo, por Lookman, numa jogada individual brutal, e quase a terminar, na sequência de uma bola parada), ao que o Sporting respondeu com uma arrancada de Geny, que rematou em vez de colocar no isolado Gyokeres, e com uma cabeçada de Coates ao poste.
Dentro de uma semana há mais, em Bérgamo, e a verdade é que o Sporting viaja para Itália com tudo em aberto, depois de se ter agarrado à vontade de sobreviver. Pedir mais, neste momento, é uma utopia.
7 Março, 2024 at 10:47
Para quê resolver jogos em casa (Benfica e Atalanta) ?
mais vale não cansar e esperar pela segunda mão em casa do adversário.
Nunca vou perceber esta lógica…..
Venha lá o Arouca para perceber se a gestão foi bem feita ou não
7 Março, 2024 at 11:39
Com o Benfic@ não resolveram porque falaram imensas oportunidades. É um jogo totalmente diferente do jogo de ontem…
7 Março, 2024 at 11:50
Onde é que viste gerir contra o benfica?!??!
7 Março, 2024 at 10:50
Boa crónica Cherba. Tudo dito. Nada a acrescentar.
É ir a Bérgamo ganhar com frieza!
7 Março, 2024 at 13:07
Exactamente a minha opinião.
7 Março, 2024 at 10:57
O pior que nos calha sempre é mesmo a maneira como encaramos estes jogos. Mentalidades. Muita sorte tivemos nós termos empatado. Espero muito sinceramente que algo mude para a semana. Bom bom, seria que mudasse daqui para a frente, para todos os jogos, mas é pedir demais. Mais ainda quando oiço tanto adepto do meu clube apoiar as “prioridades”. Nunca passaremos de um clube mediano. Bruta? Sou, sim senhora. E inconformada.
Siga
7 Março, 2024 at 10:59
Bom bom foi assobios para a equipa porque estava com dificuldades na construção…
Isso é que foi bom…mentalidade forte! Exigência máxima!
Não vi nenhum outro problema de mentalidade da equipa. Não vi ninguém a jogar mais devagar, não vi ninguém correr menos, vi uma equipa sempre a lutar….
7 Março, 2024 at 11:15
Não é à mentalidade dos jogadores que me refiro… Os que lá estiveram, deram o que conseguiram.
7 Março, 2024 at 11:16
A mentalidade devia ser “resolver, gerir”, nunca “gerir, ver se ainda vamos a tempo de resolver”
7 Março, 2024 at 11:48
Não sei bem que é que consegue achar que íamos dar um cabaz tal à Atalanta na primeira parte que aos 60 minutos dava para gerir os que aos 40 minutos contra o Farense estavam a gerir esforço…
Eu até digo mais…
A jogar com o melhor 11 sem olhar a condição física tínhamos menos probabilidade de ganhar do que como fizemos ontem.
E o jogo de ontem ainda teve outra curiosidade. A altura do jogo em que tivemos mais dificuldade em jogar foi exatamente quando entrou os titulares habituais.
7 Março, 2024 at 13:23
Os habituais titulares que ja estao todos rotos? Nem para 45′ de alta rotação servem neste momento.
7 Março, 2024 at 14:19
Mas tu achas que 45 de alta rotação resolviam a eliminatória contra a Atalanta?!?
Aliás…viu-se, na segunda parte…
Não sei bem quando é que o pessoal passou a achar que a Atalanta é a Casa Pia…
7 Março, 2024 at 15:28
Não pensei que dessemos um cabaz à Atalanta (empatar com o Young Boys também foi coisa que, confesso, nunca me passou pela cabeça, e olha…). Mas achei que poderíamos fazer bem melhor figura. Não foste goleado porque não calhou. Os deuses deviam estar a dormir a sesta, que é sabido que não simpatizam connosco por aí além. Se achas que o Bragança e o Nuno Santos estão por arames… Agora, colocar o moço que veio há dias do Estoril, o Edwars e o Trincão, com o Morita (esse, sim, está cansado, se é pelos cansaços que constróis equipas) com as despesas todas. Ele defendia, ele compensava, ele atacava… um meio campo tão macio com Edwards, que não anda a jogar um peido, e Trincão, supostamente, na frente… do Paulinho, nem falo. Marcou um golo e não fez mais nada. Se os nossos jogadores se cansam, os da Atalanta também se cansariam, se enfrentassem os nossos melhores. O treinador deles fez o que defendo que tem que ser feito quando se tem ambição: pôs os melhores, e quando viu que o resultado era gerível na segunda mão, refrescou. Nós fazemos tudo ao contrário. pomos os menos utilizados, na esperança de que se aguentem à bronca ou até que façam um brilharete, e depois, quando a coisa não corre bem, põe-se os melhores, para ver se conseguem emendar a mão. Quatro dias para recuperar após este jogo. Quatro dias entre o jogo com o Arouca e a segunda mão com a Atalanta… mas os nossos jogadores estão muito cansados e não conseguiriam recuperar. Acho que isso diz muito mal dos nossos preparadores físicos e fisiatras e o diabo a sete. Fizesse o Amorim as gestões em todas as competições, não apenas em algumas, e se calhar não se notaria tanta diferença no desempenho da equipa. Agora, dizerem-me que o plantel é curto… ele não é curto, que tens muitos jogadores. Supostamente escolhidos por ele. Logo… devia apostar neles. O problema é que o treinador utiliza sempre os mesmos. Os mecanismos existem entre aquele onze. Quando mete algum que joga quando o rei faz anos… anda ali aos papéis.
7 Março, 2024 at 15:46
O treinador da Atalanta pôs os melhores?! Olha lá melhor novamente…
Na segunda parte com os melhores e com eles supostamente cansados achas que fizemos muito melhor figura?! Onde?! Achas mesmo que foi uma diferença enorme?!
Olha…eu já disse. Eu acho que metendo tudo de inicio o resultado tinha sido pior. E bastou ver esta 2ª parte e o jogo com o Farense para saber. Eu acho que neste jogo ter jogadores frescos e prontos para correr era muito mais importante do que escolher os melhores mesmo que tivessem a 60%. E para além de achar que não mudava grande coisa e mesmo achando que piorava, para Arouca ainda era pior.
E se os melhores são sempre para jogar, então o que é que é gerir a equipa?!
É que…o Amorim geriu a equipa para este e com o Farense. Dividiu a equipa. Acho que todos achamos o Geny, Quaresma, Coates, Diomande, Morita e Trincão titulares. Não foram os Juniores a jogo. Tu querias jogar com os suplentes com o Farense e com tudo agora? Foi fácil com o que fomos, querias ir com os suplentes? Ou achas que dá para tudo?! É jogar sempre com os mesmos que os outros apanham ritmo por obra e graça do espirito santo e aguentam só porque tem de ser?! E se rebentar o Gyokeres e o Morten neste jogo…satisfeita com isso?!
7 Março, 2024 at 15:54
“E se os melhores são sempre para jogar, então o que é que é gerir a equipa?!”
Se variasses mais na escolha dos onzes desde o início da época, os “melhores” não seriam tão poucos. Ou seja, os valores andariam mais ou menos ela por ela, e a diferença na performance não se notaria tanto. Claro que tens (e todas as equipas têm) dois, três, acima da média, mas se o resto do plantel estiver entrosado, não notas tanta diferença quando algum dos fora de série sair da equipa num jogo. O que tens é… o que vemos. Como é que podes dizer que jogámos melhor com os que não costumam jogar, quando podias ter ido para o intervalo com quatro golos contra…
Não faço ideia de como são os treinos, mas pelo que se vê em campo, dá a sensação que até aí são os onze de sempre contra outros quaisquer para lhes dar luta…
7 Março, 2024 at 16:03
Então o tinha era de rodar mais a equipa mesmo quando não tinha necessidade?!
Isto no ano em que os tempos de utilização do plantel são dos mais equilibrados de sempre. A diferença entre o mais utilizado e o Quaresma (17º mais utilizado) é 1.500 minutos. Os nossos médios é o Morten com 2.600 minutos, Morita com 2.000 e Bragança com 1.300.
O Paulinho e o Gyokeres têm diferença de 1.000 minutos. Com o Paulinho a estar 1 mês de fora ou mais. Para terem tempos mais equilibrados tinha o Gyokeres que sair para jogar o Paulinho…é fazer isso sem ter necessidade de o fazer?!?!
O Edwards e o Trincão dividem o tempo…
O Geny, Esgaio, Nuno Santos e M. Reis idem…
Não sei muito bem como é que é possivel gerir melhor os jogadores que existem de forma a que os suplentes estejam ao nivel dos titulares…
Ainda por cima sendo a origem desta conversa….a irritação por o Amorim fazer rotação da equipa…
7 Março, 2024 at 16:21
“Então o tinha era de rodar mais a equipa mesmo quando não tinha necessidade?!”
Sim! É que nem li mais. Vou acabar agora.
7 Março, 2024 at 16:29
Eich grande confusão que vai para aí Ana:
Primeiro o RA já rodou e bem quando ficou sem o morita, diomonde, genny e edwards que era titular e a jogar razoavelmente antes de se lesionar…
É extraordinariamente irreal e injusto dizeres que só 11 é que estão entrosados, porque saíram 4 “titulares” de uma vez só, ou seja 40% da equipa e não só não se notou como continuaste a jogar bem e até a golear…
A realidade é que há 4/5 jogadores na nossa equipa que não têm nem substituto, nem nada que se pareça com isso e se não jogam, aí sim estás coberta de razão, nota-se e muito!!!
E esses jogadores são Coates ou Inácio, Huljman, Gyo e acima de todos Pote que é o gajo mais responsável pela coerência do nosso futebol
O que podes criticar é que a nossa equipa tem demasiados “insubstituiveis” o normal são 2 ou 3 vá, mas 4 ou 5 como no nosso caso é muito e tem que ver aí sim com falta de planeamento, ou de falta de orçamento…
É normal em todas as equipas existirem 1, 2 jogadores que não têm ninguém á altura de os substituir, no nosso caso são demasiados…
Não haver “gémeos” do Gyo e do Pote, é normal, nenhuma equipa do Mundo tem “gémeos” dos 2 melhores jogadores, o que está mal é que no nosso caso são 4 ou 5….
O nosso problema não é rodar a equipa, o nosso problema é rodar esses 5 jogadores, porque se esses 5 estiverem bem, até podes lá meter os juniores que continuamos a jogar bem, é impossível conseguir ter suplentes para determinados jogadores, já não é normal que os jogadores “insubstituíveis” sejam tantos e esse é que é o nosso problema que não tem nada a ver com entrosamentos, ou rotações, tem única e exclusivamente a ver com dependência, excessiva, por falta de opções, para metade da equipa titular
E esta é a realidade apoiada nos factos que conhecemos e vimos no campo, ao vivo e a cores, o resto é só patati, patata, patatu, ou gosto do Amorim ou acho que ele é uma grande merda, ou seja achismos altamente subjectivos…
7 Março, 2024 at 16:33
Não estava à espera de ler que o problema era o Gyokeres jogar demais e que o Paulinho devia ter sido titular mais vezes em detrimento do Gyokeres porque assim a diferença entre eles seria mais pequena…
Ou que o Morten devia jogar menos porque se o Bragança jogasse mais (e a diferença de minutos não é assim tão grande) a diferença entre eles era mais pequena (curiosamente no melhor momento do Bragança, depois do melhor dele do ano)…
Ou que o Trincão quando estava a jogar mal como a merda tinha de ter jogado mais no lugar do Pote…
7 Março, 2024 at 16:38
Eh pá… se achas “miles” minutos uma diferença pequena, talvez seja mesmo melhor dar a discussão por encerrada… Ficamos assim, pronto. O Bragança ter menos 700 minutos de utilização do que o Morita, que até esteve no campeonato sei-lá-eu-do-quê e falhou uma porrada de jogos… e esses 700 minutos incluírem as migalhas que o Amorim lhe dá quando o Morita cá está… O Geny, que só há pouco tempo entrou na equipa à conta da cada vez maior contestação ao Esgaio (a sério que têm quase o mesmo tempo de utilização?). O Hjulmand, coitado, não tem quem o substitua. Culpa de quem? Do treinador, não me lixem.
Mais do que um plantel desequilibrado, temos um treinador que não faz muita questão de arranjar soluções. Menos compreensível se é ele quem escolhe os jogadores. Mais vale não comprar nenhum. A não ser que lhos impinjam e ele finque pé e não os utilize.
E a discussão é que a rotatividade/gestão é acontecer sempre. Desde que se criem condições para isso. O treinador não as cria.
Imagina (va de retro) que o Pote, o Hujlmand e o Gyokeres se lesionam… acabou a época, não?
7 Março, 2024 at 16:41
E até pode ser nos treinos… as lesões. Um treinador tem que gerir um plantel. Tantos quantos tenha à disposição. Todos quantos escolheu. Não gosto do Varandas, mas não acredito que ele imponha jogadores ao Amorim.
7 Março, 2024 at 17:25
O Bragança teve lesionado este ano, vem de 1 ano parado que praticamente o impede de fazer jogos seguidos e quando o Morita não esteve foi o Pote a jogar lá e jogou de caralho.
Sim, 700 minutos entre o titular e o suplente não é nada. É muito pouco.
Nuno Santos e Reis têm 100 minutos de diferença.
Geny e Esgaio menos de 500 com o Geny a estar fora na CAN (e ao contrário do Bragança, quem jogou sempre foi o Esgaio).
Os únicos jogadores que têm rodado pouco são os 3 da frente e foi pela lesão do Paulinho e depois do Trincão e por falta 1 suplente. Não há quem faça e esse sim é o erro.
O resto da equipa tem sido sempre bem gerida.
7 Março, 2024 at 18:33
Esquece estás a discutir com factos e racionalidade, isso não importa besugo, a Ana odeia ou não gosta nada do RA e está no seu direito, portanto desvaloriza tudo, inclusive factos indesmentíveis, se alguns desses factos apontarem para a “não culpa” do RA!!!
Inclusive ela até esteve presente nas reuniões da SAD e do departamento de futebol e sabe perfeitamente o que o RA pediu, ou deixou de pedir ao Presidente da sad…
Está mesmo a um “danoninho” de dizer “coitadinho do varandas que não tem culpa nenhuma e está a ser engando pelo malandro do Amorim…”
7 Março, 2024 at 19:43
Tenham orgulho… És mesmo tu ou é mais um uso indevido de credenciais de outrém? É só isso que retiras dos meus comentários? A sério? O Amorim está no Sporting agora. Há quatro anos. Esta merda vem de há muito. Além de que o varandas seria a última pessoa a quem eu chamaria coitadinho ou de quem tivesse pena. Acho que é bem conhecida a minha simpatia pelo personagem pelos frequentadores deste espaço. Cumcatano…
7 Março, 2024 at 21:08
Sou mesmo eu, a questão é que todos temos os nossos “herois” e os nossos “vilões” de estimação, por isso é que eu disse que tinhas todo o direito a isso mesmo e no teu caso o RA é claramente o “vilão”
O que eu disse é que os argumentos que tu apresentas são altamente subjectivos e dos quais se podem extrair todas as interpretações que quiseres, como quando tu dizes que “Mais do que um plantel desequilibrado, temos um treinador que não faz muita questão de arranjar soluções” estás a implicitamente dizer que tudo o que o RA pediu a SAD deu, já eu que passei metade da minha vida a gerir orçamentos e a fazer opções, acho o contrário acho que ele não é burro nenhum que identificou as falhas do plantel e as apresentou á SAD e que lhe responderam o que os quadros superiores respondem em PT “não há dinheiro para tudo, faça opções, o que é que é crucial?” aliás como era mesmo o mote deste CD? Eu relembro, fazer mais com menos…
Toda a gente fala do Esgaio isto e aquilo e que o RA aposta nele em detrimento dos outros etc e tal, se as pessoas prestassem realmente atenção viam que o RA desde que o Porro saiu que anda á procura de um lateral com as mesmas características, TODOS OS ANOS, ou seja ele sabe (e age em conformidade) que o Esgaio pode ser suplente, mas na equipa que ele idealiza nunca será titular…
E isto é um de muitos exemplos, acho que a SAD dá-lhe apenas o necessário para que a qualidade da equipa seja suficiente para os manter no tacho (apanhei tantos e tantos directores assim) mas se os altos interesses financeiros do SCP??? assim o exigirem também são meninos para lhe arrebentarem com a equipa toda, inclusive com as provas já a decorrerem e o mercado fechado para nós e isto é um facto, não é um “suponhamos”
Acho que o RA tem a imagem desgastada em relação a alguns Sportinguistas porque muitas vezes ele “atira-se para cima da granada” e assume responsabilidades de defender o patrão, a SAD/SCP como poucas vezes vimos no Sporting e isso custa a certa gente que ainda o vê como “lampião” e não gosta deste CD (eu também não gosto, mas sei separar as coisas)
Porque aquilo a que infelizmente estamos habituados, no SCP é o treinador, alguns inclusive Sportinguistas, a fazerem birra (ou a darem desculpas) por não lhes darem isto ou aquilo e de seguida irem publicamente “rasgar de alto a baixo o Sporting” eu não posso criticar, como critiquei o Marco Silva por ele não ter um pingo de “senso de estado” e depois ir criticar o RA por o ter, até em excesso, infelizmente, na minha opinião, em relação ao CD errado, mas isso é outra conversa…
Por último a gestão, o teu erro é que achas que a “gestão” tem de ser feita de forma igual para todos os jogadores, falso, uns precisam de jogar o jogo todo até ficarem de língua de fora para ganhar ritmo (morita, diomande) outros de esticarem as pernas durante meia hora ou 45 min para manterem o ritmo (morten, Gyo) porque aquilo que vi foi que com exceção do Genny, todos os outros vieram das seleções com ritmos de merda.
Em relação á rotação é a estória do ovo ou da galinha, se nós ontem por entrarmos com segundas linhas tivéssemos aguentado e ganho o jogo e o RA tivesse conseguido poupar toda a 1ª linha, como é que ficávamos, também era má rotação?
O facto de não ter conseguido não prova absolutamente nada (nesta situação de eliminatórias) em relação á história de meter os melhores e depois de resolvido trocar ou fazer o contrário, apenas prova que o outro rapaz estava certo quando disse aquela coisa do gato dentro do quarto que está vivo e morto ao mesmo tempo…(só estou a utilizar isto porque estou a falar contigo e sei que percebes a referencia)
Sl
7 Março, 2024 at 18:24
Foda-se é só das coisas mais idiotas que alguma vez vi, não é a primeira nem a última, querem assobiar porque acham que a equipa está a fazer cagada? Esperem pelo fim do jogo, durante o jogo é só para dar moral aos adversários e enervar a nossa equipa…
Uma das razões pela qual troquei o meu lugar na central, além do meu sogro ter deixado de ir por causa da idade, é que na central quando é para apoiar estão a maior parte das vezes calados, mas quando é para deitar abaixo, ler assobiar, são sempre os primeiros…
Raça de gente aquela que nunca mais desampara a loja!!!
7 Março, 2024 at 12:18
Ana, essa carapuça das “prioridades” cabe-me a mim. Mas deixa-me dizer-te que o que penso para a equipa não é diferente do que pensas, em condições normais! Eu não quero que o Sporting seja um clube mediano. Eu defendo que devemos entrar sempre e em qualquer jogo, seja contra quem for, para ganhar.
O que entendo é que na realidade actual do plantel, é preferível gerir e dar prioridade ao que nos dá maiores probabilidades de ganhar. E repito que isto é uma sensação de merda! E tem responsáveis. Seja o Amorim, seja o Director Desportivo, seja quem for…
Uma certeza tenho eu : não são os adeptos que constroem os planteis. Não são os adeptos que têm de perceber se uma equipa é suficientemente extensa ou competente para ir a todas! E tenho muita pena que por causa de más decisões de quem gere a equipa, tenhamos de andar aqui à “pedrada” por causa de uma coisa que todos queremos. GANHAR TUDO!
Infelizmente, face ao que tenho visto, não acredito que dê. O que mais gostaria era de estar enganado. Mas prefiro chegar ao fim da época a dizer “ganhei algo” do que “lutei por tudo e não ganhei nada”. E se este ano é importante que ganhemos…
7 Março, 2024 at 12:23
Concordo.
Eu já disse e repito.
Colocaram os adeptos razoáveis a dizer que há prioridades.
É uma merda frustrante? É.
Mas é o que é e não há volta a dar agora.
Havia no momento em que se planeou o plantel e no limite até terminar o mercado de inverno.
Agora…é jogar com o que temos.
Prioridades….claro que há.
7 Março, 2024 at 12:30
Há sempre prioridades.
Sempre. Todas as equipas definem prioridades porque nenhuma equipa consegue que o melhor 11 jogue todos os jogos.
Só se consegue disputar tudo em 2 condições:
– Campeonato praticamente ganho;
– Super-plantel.
Não temos nenhum deles nem tínhamos hipótese de ter porque não temos dinheiro para o 2º nem pais par ao 1º.
7 Março, 2024 at 15:56
Com o clero que impera cá no burgo tuga, no que toca a campeonato, não sei se não temos mais hipóteses de ganhar lá fora… desde que não seja contra os tubarões, que na UEFA a padraria e as missas também estão enraizadas.
7 Março, 2024 at 16:04
Basta contar quantos títulos temos em PT e na Europa para isso ser fácil de perceber…
7 Março, 2024 at 16:20
E com “gestões cagativas” nas competições europeias… é que ainda me lembro de o Jesus todo chateado por termos passado uma eliminatória.
7 Março, 2024 at 16:24
É por isso então…não tem nada a ver com a dificuldade das equipas que defrontamos…
7 Março, 2024 at 16:43
Eh pá, fónix… Videotons? Young Boys? Lasks? Olha para o FCP. Mentalidades. Eles podem ser regionalistas. Nós somos “poucochinhos”. Nem sei o que é que vamos fazer às competições europeias, então. Não se pode pedir escusa?
7 Março, 2024 at 17:10
O Porto está farto de ganhar competições europeias nos últimos 10 anos…
Especialmente quando ganha campeonatos…
O Porto ganhou competições europeias quando tinha o campeonato mais que resolvido…quando tem de penar no campeonato é como os outros…
7 Março, 2024 at 17:26
Ah, OK… conquistaram troféus europeus porque tinham o campeonatozinho tuga garantido. Até porque foram diretos para as finais europeias. Não jogaram eliminatórias pelo meio dos campeonatos nacionais.
Mas pronto, fazemos assim: ganhar jogos europeus… Se quiseres comparar os pontos do fcp com os do Sporting na Europa… Eles estarão SEMPRE mais próximos de conquistar alguma coisa na Europa do que nós. Que já conquistaram, de resto. Temos uma Taça das Taças da altura em que não havia cá essa modernice das “prioridades”.
7 Março, 2024 at 17:41
Tinham aos 15 pontos de vantagem nesta altura (pelo menos). E não te vou pedir para ouvires as escutas do apito dourado que são precisamente sobre garantir vitórias mesmo quando estavam nas eliminatórias…
Têm porque falham menos na fase de grupos. Não é nesta fase. Onde eles falham menos é nas fases de grupo e na primeira fase (para além da nossa época ausentes que foi…quando ganhámos o titulo). Eles caem normalmente é nesta fase.
7 Março, 2024 at 13:42
Tudo dito.
7 Março, 2024 at 10:58
Estamos num período critico…
Se sobrevivermos a esta fase…a partir do jogo com o Boavista teremos jogos mais espaçados e o plantel mais completo que tivemos nesta fase. E por isso será tudo mais simples.
Mas precisamos de sobreviver a esta fase. Não podemos matar os jogadores agora que depois tenham tempo de paragem grande e não podemos perder pontos. E não podemos passar esta eliminatória. A passar, tudo será mais complicado…mas não acredito que consigamos passar sem meter a carne toda no assador e se metermos…estamos entalados…
7 Março, 2024 at 11:07
Completamente de acordo.
O que só prova que este plantel é uma merda.
7 Março, 2024 at 13:33
Para um clube ambicioso que quer disputar 4 frentes é obvio que é uma merda.
Sempre disse desde o início da época que ter 2,25 médios é brutalmente insuficiente para se tentar ser campeão e tentar ir longe na europa. Temos 3 que num todo, neste sistema, não valem 3, nao teem a rotacao, intensidade física e combatividade para mantermos minimamente o ritmo com substituicoes ou para trancar um resultado e devias ter 4… É Koba esse jogador intenso? Capacidade de transporte a passo e sem grande capacidade ou eficiencia na pressao, duelos, recup de bola, saber jogar sem bola nao serve de muito.
Sempre o disse… plantel curtissimo.
7 Março, 2024 at 13:36
Podem falar no dinheiro… respondo: paulinho, esgaio, vinagre, kobe, trincao etc…
E nao estamos sempre a bater recordes de lucro?
(E de divida a fornecedores recorde também)
7 Março, 2024 at 14:25
Pois…mas estamos totalmente em desacordo com o principio…
Tu achas que é curto de qualidade.
Eu acho que é curto de quantidade para tentar ganhar tudo.
Eu não acho que o plantel é curto de qualidade e por isso chegamos aqui em 1º, a disputar com a Atalanta a passagem aos 4os da liga Europa e em vantagem na meia final da taça.
Mas é o que temos agora e é com isso que temos de lidar.
Também espero que isto seja um caminho e que o Sporting esteja no caminho de poder adicionar mais 2 ou 3 jogadores de qualidade no próximo ano que permitam ter um plantel completo.
7 Março, 2024 at 15:04
Concordamos mas no mc é claramente curto nao tanto em qualidade mas na diversidade das qualidades. É tudo jogador com bom toque mas é tudo light, pouca fisicalidade, endurance etc
Quando ha desgaste ou quando o adversario torna o jogo intenso, pressiona, enrijece… as vezes a nossa posse nao é tao boa… entao temos de reagir, ter resposta. E não ninguem para poder lançar no jogo assim, manter rotaçao… um box to box, capaz de pressionar na recuperaçao, capaz de lançar, capaz de ganhar duelos. Hjulmand é o único mais parecido com esse perfil mas não é um ganhador de duelos, recuperador realmente. É mais um jogador de ligação e é o único. Morita e Bragança pensam bem o jogo, bons pés mas é curto na parte física.
7 Março, 2024 at 15:49
Eu acho que não e acho que Morita e Bragança chegam e sobram para o nosso meio campo. Acho que temos um meio campo bem completo, acho que temos um meio campo que tem jogado como crl em qualquer configuração e ainda te digo mais….
Achei bem interessante o que jogou o Koba.
Eu acho que estamos curtos é de quantidade. Como disse no outro dia, precisamos de 20 jogadores de campo prontos a jogar e temos pai 16. Não é trocar metade de quem está, é aos que há acrescentar 2 jogadores de qualidade.
7 Março, 2024 at 14:05
O Sporting precisava de um médio diferente do que o que tinha. O Essugo podia ter sido trabalhado para ser esse médio, nunca foi. Não sendo solução tinha-se de ir buscar um médio de transição, coisa que o Koba não é. Neste momento temos o Morten que faz tudo, o Morita que tudo faz, e o Bragança que é mais um médio para ter bola no pé e conduzir o jogo. O Koba parece ser um gajo igual ao Bragança, do que vi, a ser melhor que o Bragança, será por causa do físico, porque neste momento não é nem perto nem longe igual ao Bragança. O Sporting precisa de 4 médios minimamente diferentes, mas todos prontos para jogar e rodar entre eles sem que a qualidade caia muito. Se para o ano ninguém sair, o mais natural é o Mateus ser o 4o médio, mas o Amorim terá de arranjar muito mais vontade em rodar os médios do que tem agora.
7 Março, 2024 at 14:27
Eu acho que o meio campo está bem arrumado, acho que o Koba está a surpreender-me pela velocidade com que está a entrar bem e acho que se vamos ter problema no próximo ano é de excesso de opções e não de qualidade.
7 Março, 2024 at 15:02
Vamos ver… Eu o ano passado também achava que o Tanlongo estava a encontrar o seu espaço num contexto muito mais difícil e depois foi de vela. Aliás disse-o em resposta á tua crónica, que muito do que vejo no Koba via no Tanlongo, a facilidade com que recebe e vira, e que está confortável no passe longo, mas falta-lhe demasiada agressividade e intensidade para ser algo diferente. O Koba faz do Bragança um jogador intenso.
O problema é que o Koba para o ano vai a caminho dos 24, e o Mateus Fernandes dos 21, por isso se há um que tem de ter prioridade não será o Koba com certeza, o mesmo para o Dário. Eu com as opções que tenho nunca daria prioridade ao Koba, nunca porque a longo prazo os outros têm mais potencial e precisam do mesmo nível de trabalho. Ou o Koba se transforma nestes 8 meses, ou tem de sair, o que não é justo para um gajo que acabou de chegar e custou o que custou, mas foi assim que quiseram.
7 Março, 2024 at 15:53
Do que vi até agora acho o Koba muito mais rápido e completo que o Tanlongo. Do que vi dele no Estoril e agora e do que tenho visto do Tanlongo.
O Tanlongo tem um raio de acção curtissimo, é fraquissimo defensivamente, anda sempre meio perdido. O Koba é o contrário. O que falta ao Koba é rotinas e intensidade a jogar (que acontece com rotinas). E ontem surpreendeu-me muito porque já o vi muito mais à vontade do que esperava.
Ainda te digo mais…acho o Koba muito mais proximo do Essugo e do que o Essugo tem feito em Chaves do que do Tanlongo…
7 Março, 2024 at 16:18
Não tenho visto o Tanlongo no Rio Ave, o facto de não ter agarrado o lugar diz muito do que se está a passar. Mas o Tanlongo teve uma chegada muito mais ingrata do que o Koba. O Tanlongo chega para ser o 3o médio, com tudo o que isso implica a nível de pressão. Acho que o Tanlongo tinha problemas de posicionamento, mas acho que o Koba também os tem. O Koba tem a vantagem de fisicamente ser mais forte, mas do que me lembro do Tanlongo ele era mais agressivo, por isso também fazia mais faltas. O Koba ontem escondeu-se demasiado do jogo. Do qeu me lembro tem uma boa passagem pelo Ederson e ficou-se por isso. A equipa precisou muitas vezes que ele fugisse á marcação para criar linha de passe e ele a jogar a espaço. Vi-o a marcar muito com os olhos. Mas lá está também vi a forma como recebe a bola e quer jogar de frente para o jogo, que é algo que gosto, mas o Tanlongo também o fazia.
Pois o teu último paragrafo é a minha maior preocupação em relação ao Koba e é por isso que digo que não só não o devíamos de ter comprado como acho que para o ano tem de ir rodar. Se o Koba está mais próximo do Essugo, e o Essugo tem menos 3 ou 4 anos, pah obrigado, um beijo e um queijo, porque o Essugo tem muito mais potencial, muito mais explosão, muito mais fisico, e pode ser muito mais jogador. O Essugo precisava de confiança e minutos no Sporting, precisava do mesmo que o Quaresma precisou, porque o Essugo mentalmente é fraco, e isso notava-se sempre que ele entrava em campo.
7 Março, 2024 at 15:18
É muito isto… porque quando perdemos o controlo do meio campo (cansaço, jogo agressivo, pressao, substituicoes etc) passamos de dominadores a completamente dominados se for um adversário competitivo e pressionante. Assim fica dificil reagir às adversidades que vao naturalmente aparecendo ao longo dos jogos, da epoca. Isto era previsivel desde o inicio da epoca daí que sempre disse que nao dava para lutar pelo título com este meio campo, mesmo com Morten e Gyo.
7 Março, 2024 at 16:06
Eu acho que não temos perdido o controlo do jogo pelo meio campo mas sim pela frente de ataque.
Os da frente pressionam muito menos e fecham menos, os adversários têm mais espaço para decidir isso é que torna a equipa muito menos eficaz a defender…
7 Março, 2024 at 16:47
É parte do problema… mas achas que TT, Paulinho, Pote era jogadores que pressionavam tremendamente na época 2020/21? Tivemos um Sporting mais eficiente defensivamente do que esse? Com Tabata, Bragança, Mateus Nunes, Joao Mario E Palhinha tinhas solucoes para rodar nas taças e uma intensidd brutal na recuperacao e qualidade de posse, como um todo que nao tens hoje. A posse hoje é boa e as vezes muito boa mas levas golos com muita facilidade e começa com lançamentos nas costas da nossa defesa, subida, sem qualquer pressao, oposiçao. Quando o jogo acelera e enrijece Morita e Bragança sao comidos e/ou rebentam aos 50’s (Morita) ou fazem uma pressao ineficaz no espaço (Bragança)… ambos pouco intensos e Morten nao é Palhinha, nem Ugarte nos duelos.
Ha um Sporting com bola e jogo de baixa rotaçao e ha outro nas condicoes opostas, na minha opiniao.
7 Março, 2024 at 17:16
Estás a comparar o incomparável.
O Sporting dessa altura não pressionava e estar todo baseado em defender muito fechado atrás. Beneficiando de ter 3 centrais muito altos e muito fortes em espaço curto + Palhinha.
O Sporting deste ano pressiona alto. Metes praticamente todos os centrais do Sporting a defender demasiado curto e vais vê-los a cometer muitos erros. Porque são quase todos jogadores de duelos em velocidade e bola pelo chão sendo o Quaresma o maior exemplo disso. Para nem falar do meio campo que é meio campo de campo inteiro e não de fechar bem a defesa.
Além de que, como joga sempre assim não tem as rotinas que esse tinha…e por isso, lá está…fará muito mais erros (e faz e é notório que faz cada vez que tem de defender mais atrás).
O Sporting atual não consegue defender como esse defendia. Como esse não conseguia defender como este defende.
7 Março, 2024 at 11:40
Concordo!
7 Março, 2024 at 12:24
A paragem para as seleções pode ser fundamental.
A merda maior é que Gyokeres, Hjulmand e Morita se calhar não terão descanso.
7 Março, 2024 at 11:24
Tudo dito e, bem dito.
Foi esse o jogo que eu também vi.
Agora é recuperar bem e entrar em Arouca de faca nos dentes para resolver na 1@ parte e gerir na 2@ parte.
Depois em Bergamo logo se verá.
Foco total em Arouca.
7 Março, 2024 at 11:36
Além do mau estado físico, jogámos sem Inácio, Santos e Goncalves, tres titulares. Coates mvp, talvez Israel se faca. Que repitam o desfecho do Emirates na época passada, agora há que ganhar o próximo jogo.
7 Março, 2024 at 11:49
Ñão foi um mau jogo da nossa parte. Deu o que deu para jogar com o que havia. O plano era o certo, mas as peças deixavam a desejar, nomeadamente os destros que tiveram de jogar á esquerda. Isso empenava a saída, e a falta de disposição do Koba e entrega ao jogo dificultava a criação de espaços. Mesmo assim eles apareceram, e o Sporting soube aproveitar quando pode. Houve Edwards para tudo, para o melhor e para o pior. Talvez quando se deixar de atirar para o chão volte á forma do ano passado. Paulinho deu o que pode, finalizou bem o que é uma raridade. Israel deu para o gasto, mas nota-se bastante que coloca outro tipo de pressão na defesa, acho que ainda mais que o Adan. A defesa não pode errar e isso nota-se bastante principalmente no Quaresma e no Diomande.
O Sporting consegue gerir minimamente, e sair vivo. Não é bom, nem é mau, é o que é, nas circunstâncias em que é. Vamos a Itália prontos para discutir a eliminatória o que é bom.
7 Março, 2024 at 12:27
Reparei que o Edwards nos primeiros momentos da 1ª parte teve muita preocupação que o Amorim deu a dica….não perder a bola no 1º toque. Foi a altura em que tudo lhe correu bem.
Depois parece que se esqueceu.
Tem de ter muito trabalho mental e permanente. Tem de ter um treinador mais em cima dele. Caso contrário o que tem de mau torna-se pior.
7 Março, 2024 at 13:21
Ele tem ali uns problemas em que sabe que a coisa não vai sair e então procura o contacto, e ao mais leve sopro cai. Isto já acontecia antes, mas como estava em melhor forma, as coisas saiam, agora pronto é impressionante. Mas ele perde muito com o Geny atrás dele. São os dois o mesmo jogador, e isso tira muito mais ao Edwards porque joga mais subido, mais marcado e o Geny tem mais espaço. Com um lateral tradicional o Edwards melhora.
No entanto, cada vez acho que a minha vontade de o ter vendido no fim do ano passado era a acertada.
7 Março, 2024 at 11:50
Não pude ver o jogo mas pelo que li, depois na Tasca, e o pelo que ouvi na CS, foi muito positivo termos a eliminatória em aberto para a jogar em Bergamo.
Agora é fundamental ganhar em Arouca – jogo onde será preciso jogar intenso e controlar bem os ataques rápidos deles, mas que temos a obrigação de ganhar, como tínhamos quando fomos ao Moreirense – e temos 5ª, 6ª e sábado para recuperar, pelo que não deve haver problema de maior em ter a equipa com os índices físicos normais.
Depois temos 2ª, 3ª e 4ª para recuperar para disputar a eliminatória em Itália, que vai ser uma autêntica final – e estou convicto que tudo faremos para seguir em frente!
É realmente uma pena não ter mais 2 ou 3 jogadores de evidente qualidade, que isso colocar-nos-ia um patamar superior e com mais facilidade em gerir estas fases – e não os temos porque deitámos 50/60 M€ fora nos 2 primeiros anos do Varandas, mais quase outro tanto já com o Amorim à frente da equipa. Quando o dinheiro é limitado, não se pode errar dessa maneira, e a coisa tem de ser sempre como se fez este ano – 3 contratações, 2 certas para o imediato e uma a pensar mais no futuro!
7 Março, 2024 at 12:19
Como disse no bloco não me peçam para debater muito sobre o resultado.
Quem pede para cagar na Liga Europa, como eu pedi, não pode agora vir falar do resultado.
Agora, posso falar na má gestão, novamente, do plantel por parte do Amorim.
Fiquei fodido, porque me senti enganado.
Enganado porque tudo apontava para gerir o esforço da equipa e depois vejo jogadores chave a serem utilizados de forma estúpida.
Só mais um aparte. O erro do golo não é do Israel mas sim do Quaresma.
Bem sei que o Israel é o patinho feio e o Quaresma o novo menino bonito de Alvalade, mas já razoabilidade.
Eu tenho batido nos GR’s do Sporting. Não temos nenhum digno de ser o titular da baliza do Sporting. Tenho gostado imenso da evolução do Quaresma.
Mas ontem quem cometeu o erro foi o Quaresma.
E sinceramente é só isto que me apetece falar do jogo de ontem.
Espero bem que entrem com tudo contra o Arouca.
7 Março, 2024 at 12:28
*mas há que ter razoabilidade*
7 Março, 2024 at 18:28
Eu que ando aqui a defender o Quaresma há meses, concordo na tua avaliação do lance. O Quaresma mede mal o passe, ponto final. Não é o Israel que tem de estar mais subido, é o defesa que tem de medir melhor o passe.
O Israel depois faz o que pode para tentar evitar que o gajo da Atalanta chegue à bola primeiro, infelizmente acaba por a colocar nos pés de um adversário, mas nada disso teria acontecido se o passe do Quaresma tivesse sido bem medido.
7 Março, 2024 at 12:34
Crónica imaculada, subscrevo na íntegra tudo.
Não aconteceu Sporting, se tivesse sido assim teríamos perdido 1-4, até nisso esta época tem sido diferente.
Estamos empatados em golos e postes, na fase de grupos também enviámos 3 bolas aos ditos, duas na mesma jogada.
Eu acredito nesta equipa.
* Grande recordação musical com Pantera, Phil Anselmo rules e R.I.P Dimebag Darrell.
7 Março, 2024 at 12:34
Muito bem Ruben
7 Março, 2024 at 13:11
Bilhetes a preço de champions e onze de gestão de plantel.
Nada a criticar ao treinador neste momento por apostar no campeonato.
Os supostos 28 mil espectadores foram inflacionados e com distribuição de muitos convites mas para não variar os camarotes estavam todos ocupados.
Sobre o jogo, desta vez tivemos a sorte e os postes do nosso lado na maioria das vezes.
7 Março, 2024 at 13:17
Entrámos razovelmente bem no jogo. Aposta clara em tudo o que dava para pôr (dentro da gestão física) com maior capacidade de transporte no 1*1 (Quaresma, Geny, Edwards, Koba), estratégicamente para tentar sair da pressão. Inicialmente correu razoavelmente e a jogada do golo mostra como é que se fere este tipo de organização que a Atalanta usa, criamos no ínicio mais uma ou outra saida perigosa no mesmo registo.
A Atalanta joga de uma maneira muito sui generis. Se é verdade que cada vez mais em pressão alta se arrisca o homem a homem a campo todo, a Atalanta fá-lo sempre em todas as fases do jogo. Há uma razão para serem poucas as equipas a fazê-lo, para resultar tem de se ter 11 jogadores muito fortes no duelo defensivo, atacantes incluídos, e mesmo assim para uma equipa com qualidade, com jogadores com conforto com bola no pé e decisão rápida , é mais fácil desmontar um esquema destes do que um zonal a fechar bem os espaços. O Homem a homem desmonta-se com arrastamentos e procura do espaço libertado, saltanto uma primeira pressão usando um terceiro homem para tabelar e semore que um jogador consegue um drible fica criado um desquilibrio para dar jogada perigosa. Alguns treinadores utlimamente têm apostado outra vez nisto pelo fator diferença, há poucas equipas a fazê-lo o que faz com que os adversários normalmente estejam mais rotinados com as rotinas de encontrar espaço numa defesa zonal e não tanto com as (mais simples) de demosntar um HxH. Isto faz com que tendo uma equipa física e forte nos duelos isto cause alguma dificuldade em encaixar pelos adversários.
O SCP até é bastante bom a sair da pressão, os centrais e os médios são bons nisso , mas joga 90% dos jogos com equipas que após a primeira pressão baixam linhas e preenchem o espaço o que faz com que os jogadores estejam muito mais rotinados com o jogo de troca de bola, de atração e manipulação do adversário do que com o desmontar de equipas a defender HxH.
Dito isto a Atalanta com a nossa equipa mais fresca ( e aqui só o facto de haverem 3 dias completos em vez de 2 de descanso faz uma diferença enorme) é possível de ferir , com jogadas até bastante simples (como a do nosso golo) mas que exigem rapidez de execução e raciocínio que ontem sou houve a espaços e mais no ínicio do jogo. É preciso muita movimentação para os arrastamentos mais do que até físicalidade para os duelos.
O jogo ontem apesar de tudo manteve-se equilibrado mas com mais capacidade da Atalanta de criar perigo e sempre mais próxima do golo conosco na segunda parte a ter muita dificuldade em sair da pressão.
Dois comentários para os mais estreantes:
Israel teve bem e joga bastante bem com os pés, ontem era muito díficil encontrar os caminhos e dai alguns erros mas sinceramente parece-me um dos pontos fortes dele. Revela alguns problemas na decisão a controlar a profundidade mas isso talvez melhore com jogos, no lance do golo o grande erro é que tem de voltar mais para perto da baliza parou cedo de mais e muito à frente se recua mais dois três metros para trás o remate tinha de ser muito mais colocado para entrar porque ele tem mais tempo de viagem da bola pelo ar para dar um passo ao lado e defender. É ai que lhe vejo ainda alguma crueza nos movimentos para se colocar no sítio certo consoante a jogada, de resto duas belas defesas, uma delas mesmo muito boa.
Koba esteve bem inicialmente, as caracterisiticas de drible e transporte era mel para o tipo de jogo da Atalanta, mas rapidamente foi engolido pelo ritmo a que não está habituado.
7 Março, 2024 at 13:29
Eu sempre tenho defendido o Amorim, o que não implica aceitar todas as suas opções.
Já me tinha interrogado se não era precipitado ficarmos sem o Esugo para a segunda fase do campeonato. O Mateus foi rodar a época inteira e vai entrar na equipa para o próximo ano. Ambos, muita falta fariam nesta fase do campeonato.
No entanto, o que mais me incomoda é nao saber o real valor dos jovens emergentes do Sporting, porque na verdade o Amorim nao dá tempo real aos mesmos para jogar e a partir daí podermos depreender o valor destes jovens jogadores.
Ontem o Israel disse presente com P grande. Grandes defesas e fez nos esquecer o Adam (o que já é fácil, por sinal). Mas ficámos a saber que eventualmente temos guarda redes.
O fato dos jogadores jovens jogarem muito pouco tempo, ao que não é alheio o fato do Amorim não os pôr a jogar em jogos secundários, tipo o Young Boys e jogos já decididos.
Sobre o jogo de ontem.
Quenda em vez de Edwards. Porque nao ? dificilmente o Quenda faz pior que o Edwards.
Notem que as apostas em Eduardo Quaresma e Israel, foram apostas de sucesso mas ambas forçadas, e não opções de risco do Amorim.
7 Março, 2024 at 14:02
Partilho de grande parte das observações.
É pôr de uma vez por todas, isto na cabeça, Rúben Amorim é o homem certo para conduzir o nosso futebol. Comete erros? Quem não os comete?
6 M ano, é barato.
O ano em que não competimos, foi pq a retaguarda (será que existe?) falhou redondamente, MNunes e Tabata…..
Uma pergunta para aTasca, imaginem que o passe do Edu foi efetuado pelo Esgaio….isto estava em estado de sítio.
7 Março, 2024 at 14:17
Provavelmente não estaria, até porque o erro não é exclusivo. No entanto há atenuantes gigantes do lado do Quaresma que não há do lado do Esgaio. O Quaresma tem 68 jogos de sénior, o Esgaio tem 358… Só por aí a margem de aceitação do erro é muito inferior porque estamos a falar de gajos que estão numa fase de carreira completamente diferente. O Esgaio é um jogador completamente feito.
7 Março, 2024 at 14:34
O Ruben Amorim é o melhor treinador que vi no Sporting.
Por isso…para mim é claramente o homem certo no lugar certo…
7 Março, 2024 at 16:43
Isto Tiago.
Sinceramente com uma larga margem.
7 Março, 2024 at 18:52
O melhor não digo que eu vi o Robson e o Alison e o “show de domingo á tarde” by Marinho Peres, mas é certamente dos melhores!!!
Claro que tem defeitos como todos e alguma inexperiência (cada vez menos) e só tem um sistema…
Mas é muito inteligente e isso ajuda, montar uma equipa para o SCP ou para os roxos é completamente diferente, nos roxos podes inventar á vontade se a coisa correr mal aparece sempre um “apito amigo” no Sporting se deres abébias ninguém te mete a mão por baixo e isso faz toda a diferença e se há coisa que o RA sabe, até porque jogou do “outro lado” e é impossível não ver a diferença de tratamento, é do campeonato Português como funciona e quais as “minas” que estão por ai espalhadas, se calhar por isso é que ele insiste até á exaustão em treinar os mesmos movimentos, para evitar ao máximo erros, substituindo-os por mecanização…
7 Março, 2024 at 17:03
O quaresma errou mas tem margem para aprender. O esgaio já é um jogador feito e não dá mais que aquilo.
7 Março, 2024 at 14:05
Sem querer ofender ninguém somos um clube de Calimeros.
Os adeptos de Carnide depois de duas lições que levaram, na sua maioria refere que a saída da liderança é meramente temporária….a maioria dos nossos no lugar deles, diria apenas é FINITO
7 Março, 2024 at 15:23
Esses gajos são uns arrogantes boçais, sabem lá eles o que estão a dizer quando se poem com essas alarvidades. Isso é conversa para encher uns copos de tinto e bolçar meita…
7 Março, 2024 at 14:18
Algumas considerações sobre a jogatina de ontem
– O plantel é curto
Mao planeamento da época? A direcção sabia que o Sporting se ia apresentar em 4 competições, Liga Portuguesa, Liga Europa, Taça de Portugal, Taça da Liga. Se o plano é que o Sporting, como grande português, dispute cada troféu com o objectivo de o ganhar, então estava na cara que o plantel era curto. Mesmo que tenhamos melhorado da noite para o dia com os reforços Hjulmand e, principalmente, Gyokeres.
– Não há dinheiro para contratar para um plantel mais extenso
Bem, se calhar não é bem assim. Com menos Vinagres, Rochinhas, Arthures, Tanlongos ou Alexandropoulos, e recpectivas comissões, talvez desse… Ou então fazer destes segundas linhas, mas para realmente contarem.
– Aposta na formação
Entronca na questão anterior, despachar um Essugo ou um Mateus Fernandes para ir buscar um Koba, ou os já referidos Tanlongo ou Alexandroupoulos. Despachar um Fatawu e não ter mais ninguém… A aposta na formação, um trunfo que é apresentado a esta direcção e ao Amorim em particular, é uma propaganda e pouco mais. Quando se mete um puto em campo porque não se tem mais ninguém, não é aposta. É desespero. É lançar aos lobos, como aconteceu em ocasiões e com jogadores que todos sabemos.
– Liga Europa
É sabido que aquilo é um entretém e pouco mais, nem dinheiro nem prestígio, a não ser que se alcance a final várias vezes como o Sevilla. É desgaste desnecessário. Mais ainda para quem tem um plantel curto como nós. Eu, como adepto, acho que agora é ir a Itália ganhar uma vitória moral e concentrar no campeonato. Obviamente eu posso dizer isto, sou adepto tenho este direito, mas o Amorim também o sabe, embora não o possa dizer, e a prova é a rotação que fez. Que fique por lá o benfica a perder energias, desde que não ganhe a final.
– Campeonato
Ganhar já em Arouca por meio a zero. São estes jogos que ganham ou perdem campeonatos. Carne toda no assador e faca na liga. Descansa-se depois. E aqui dou graças a não convocarem os nossos jogadores para a selecção do Mendes.
Temos que ir à Liga dos Campeões. Temos que ser campeões. E para o ano fazer uma aposta num plantel que pague dividendos nessa competição, passando a fase de grupos, ganhando jogos, rendendo dinheiro.
Se formos à LC, porque jogadores como o Gyokeres ou o treinador Amorim não quereriam permanecer no Sporting?
– Taça de Portugal
Acho que até esta competição é mais importante que a Liga Europa. Até porque temos a oportunidade de colocar a rabolhagem no lugar já na segunda mão que está perfeitamente ao nosso alcance. Poderíamos acabar a época com uma dobradinha. O prestígio de um clube não se faz só de competições externas.
7 Março, 2024 at 14:19
Pedindo perdão pelos typos.
7 Março, 2024 at 17:16
Concordo e sublinho o que referes sobre a aposta na formação… Ou falta dela…
7 Março, 2024 at 17:16
Ya
Oxala o Sporting seja eliminado.
Oxala que o Benfica passe….mas que corram muito hoje e para a semana..
7 Março, 2024 at 17:21
1000% de acordo!!!
7 Março, 2024 at 15:07
Não há clube nenhum que tenha flops. E muitas vezes, maior o investimento, maior o flop. O que não falta por aí são exemplos destes, em quase todos os clube que gastam á séria.
Comprar o Morten e o Gyokeres, não foi só gastar dinheiro.
Porto e Benfica gastaram tanto ou mais que nós este ano e não têm lá disto.
Trazer os nôrdicos para alvalade foi um enorme trabalho de scouting e de negociação, onde todos os departamentos em Alvalade funcionaram muito bem.
Agora, não se pode agora assumir que esse mérito e competência, seja algo já fácil e assumido e rotinario e que é só “apenas” uma questão de reforçar sempre desta forma, como sendo algo sem qualquer risco.
É so investir mais uns 10/20 e vamos sempre encontrar Mortens e Gyokeres por aí.
Envolve muito mais que isto.
Por isso também há que ter sempre cautela, até pelos exemplos do passado que alguns ai enumeram.
7 Março, 2024 at 15:34
Obviamente nem todos os investimentos vão dar Gyokeres. Qualquer mamífero sabe disso.
Mas o meu ponto não era esse.
Se há investimento em jogadores, têm que ser geridos de melhor forma. Têm que acrescentar. Nem todos podem dar craques, mas podem jogar em certos jogos e poupar titulares.
Vamos analisar o negócio Vinagre. Obviamente um negócio obscuro com o Mendes, caríssimo. Mas tinha certo potencial, ainda que nunca vá valer o que demos por ele. Porque não colocar a jogar?
Só há dois caminhos, ou abdicar de competições, colocando reservas em campo, ou ter um plantel mais alargado para competir em todas elas. Ambos caminhos passam por ter um plantel maior e mais gente a jogar. Ia exigir mais gestão por parte do treinador? Claro.
7 Março, 2024 at 15:43
O negócio Vinagre dou-te toda a razão.
E atenção que eu até achava que desportivamente fazia sentido o negócio.
Tinha feito uma boa metade de época no Famalicão e ainda estava em tenra idade.
Mas era um negócio que nunca poderia ser feito por aqueles valores…..
Nunca na vida!!!
7 Março, 2024 at 15:51
A nível de negócios, tanto aponto o do Vinagre como o Varandas vir para os jornais oficiais do regime dizer que tinha 20M para gastar. Sem surpresa, o Coventry não desceu um tostão abaixo de 20M e ainda uns pozinhos.
Mas agora era rentabilizar o Vinagre, e os outros. Jogarem.
7 Março, 2024 at 15:54
O do Gykeres foi um negocio tremendo…. dos melhores da nossa historia.
Nada a apontar
7 Março, 2024 at 15:58
Vais ao mercado comprar peixe. Vês um pargo ao mais alto nível. Até já sabes como o vais cozinhar.
– olhe desculpe, esse pargo quanto custa, tenho 20€ para gastar.
– olhe, amigo, não é que é precisamente esse o preço?
Logicamente. Podias ter trazido por 15€. Nunca saberemos.
7 Março, 2024 at 16:24
Qual peixe pá…..
Era o Gyokeres, 20 milhões? Pechincha…. compro já.
E se quiser, posso por ai mais uns extras que fica baratissimo na mesma!
Que craque o nosso Viktor
https://x.com/renascenca/status/1765719429604692007?s=48&t=g1LP7Ba7zoWhO3rJilTkTg
7 Março, 2024 at 15:36
A equipa estourou, está finita, vai ficar no terceiro lugar da liga portuguesa. Preparem a equipa com cabeça, tronco e membros. Para o ano há mais.
7 Março, 2024 at 17:34
Tu é arroz seco todos os dias…
Um dia vais mesmo acertar! Não percas a esperança!
7 Março, 2024 at 18:32
Porra mas espero que não acerte com estas previsões…
7 Março, 2024 at 18:58
Não ligues a esses detractores Chico, continua que está a resultar…
7 Março, 2024 at 15:43
Confesso que ao ler o título, esperava Survivor, e não uma faixa-bónus obscura de Pantera!!
7 Março, 2024 at 16:23
Depois de tanto ouvir nas conferencias de imprensa o treinador do Sporting, na comunicação social e repetido neste forum até à exaustão o assunto do cansaço que se apoderou da equipa do Sporting…
Confesso que até eu começo a sentir-me cansado… 🙂
7 Março, 2024 at 16:56
Pede a substituição.
7 Março, 2024 at 17:27
Olha, eu estou exausta…
7 Março, 2024 at 17:33
Ó Cherba, a gestão da Tasca está a um nível que nem idiota do Varandas consegue atingir… Vê lá isso.
Compreendo que andes sem tempo mas programar os Off Topics da semana é uma sena perfeitamente possível e ocupa-te (só) 5 minutos numa semana – para a semana toda!
É só uma questão de vontade.
https://www.record.pt/futebol/futebol-feminino/detalhe/liga-feminina-reduzida-a-10-equipas-em-202526-e-criada-quarta-divisao?ref=HP_DestaquesPrincipais
Já vão baixar mais até do que eu defendi – 12 equipas a 2 voltas mais 2 séries de 6 a 2 voltas, sempre a somar pontos! Vamos ver que raio de campeonato vão fazer com 10 equipas…
E se usam o argumento que usam para a Liga feminina, não podem usar o mesmo para a Liga masculina e baixarem para 16 ou para 14? É que o calendário masculino é que não tem espaço nenhum extra. O Feminino tem bastante e querem reduzi-lo!
7 Março, 2024 at 17:36
“cena”
7 Março, 2024 at 17:34
a aguardar moderação?!… Why??
7 Março, 2024 at 17:38
Esta plataforma funciona muito mal…
7 Março, 2024 at 17:37
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/cmvm-confirma-o-emprestimo-obrigacionista-da-sporting-sad-conheca-todos-os-detalhes?ref=HP_DestaquesPrincipais
Isto é um EO novo ou é para pagar um antigo? Alguém está a par disto?
7 Março, 2024 at 17:39
Já vi, é para reembolsar outro!
Fixe!
7 Março, 2024 at 18:19
Tenho andado ausente nestes dias e como não há cantinho do off-topic só queria deixar aqui o desabafo sobre o futsal do Sporting.
O ciclo acabou. Em 5 jogos frente ao Assholebê esta época, só conseguimos ganhar 4. A culpa é do Varandas.
Grande Sporting! Estamos a 7 de Março, bem lançados no campeonato (com clara superioridade aos adversários em futebol jogado), meio pé na final do Jamor e vivos na liga Europa. Esta época vai entrar directamente para o Top 3 das últimas 42 épocas do clube.
Desculpem a interrupção. As carpideiras voltam já, já!
7 Março, 2024 at 18:24
Vergonha. !!!
Ganhar 4 vezes em 5.
Líderes do campeonato de futebol 11 só com um ponto de avanço.
🙂
7 Março, 2024 at 18:37
Com o Braga empataste no João Rocha e perdeste claramente em Braga, no Futsal.
Além disso tens de entender que o Benfic@ também perdeu com o Braga e que vai em 3º no campeonato, bem longe dos 2 da frente. ganharam a Supertaça, fruto dum erro estúpido que o Nuno Dias já admitiu que fez, e de resto estão bem abaixo do seu normal!
Não percebo onde vês superioridade aqui… Mas de um vesgo é de esperar tudo!
7 Março, 2024 at 18:58
JMO
8 Fevereiro, 2018 at 19:38
“Este post é muito bom e devia ser um ponto de partida para uma reflexão do que pode levar este Sporting a ser aquilo q todos ambicionamos. Se no caso do Jorge Jesus se pode falar em qualidades e defeitos, no de Bruno dever-se-á falar em qualidades e oportunidades visto q ainda tem muitos anos de carreira profissional pela frente. Oportunidades q podem e devem ser trabalhadas. A ele falta-lhe perspectiva q a experiência pode trazer e também flexibilidade. A capacidade de ver e operar no cinzento visto q poucas coisas na vida são realmente preto e branco. Falta-lhe inteligência emocional e isso, ao contrário da cognitiva, pode-se trabalhar e moldar. Fruto de esforço deliberado e da experiência. Quanto às suas qualidades e oportunidades, tá tudo no texto do Placebo”
JMO
2 Novembro, 2023 at 17:34
“Querem vender as coisas de pernas para o ar. Então quem acha o trabalho tem sido bem feito, pelo menos que esteja a ser levado na direção certa, é que está preso no tempo e tem mentalidade fixa.
Os chamados conceitos de fixed and growth mindset. Então vocês são tão cegos que lêem os comentários durante e pós-jogo e acham que vocês é que têm um growth mindset? Vocês é que são os velhos do Restelo, desculpa que te diga. Os eternos miseráveis.
Metam na cabeça que Sporting que vocês querem não existiu nos últimos 40 anos. E este Sporting, com muito trabalha ainda pela frente e muitos erros à mistura, é o que mais se aproxima do Sporting que vocês idealizam. Mas se calhar por causa do 4 lugar no ano passado, nem se apercebem disso.”
Uma simples busca pelo sr.Google.
7 Março, 2024 at 21:38
Valdemar, não vejo incongruência entre os dois textos. Sempre fui transparente e já por várias vezes disse aqui que era apoiante do Bruno de Carvalho e quando houve eleições queria que ganhasse o Benedito.
Na altura detestava o Varandas e partilhava da mesma ideia de vocês aqui que tinha pouco carisma e cometeu erros atrás de erros até ter contratado o RA. Já admiti aqui também que achei a contratação do RAiutro ato de puro amadorismo e incompetência mas pouco tempo depois percebi que foi a melhor decisão do mandato dele.
Logo na época seguinte se começou a sentir que o ambiente no clube é nos jogadores estava diferente para melhor e desde aí que tenho apoiado esta direção e treinador por reconhecer que o clube neste momento está incomparavelmente melhor do que estava quando o Varandas primeiro tomou o poder.
Não querer ver ou perceber isso é que é ser fixed mindset como vocês, os velhos do Restelo e carpideiras da tasca. As histéricas do fim do mundo.
Como é que se pode dizer de consciência tranquila que o clube está pior agora do que estava em 2018?
7 Março, 2024 at 19:08
E no dia em que o carnide abandonar o futsal, então a nossa superioridade frente aos lampiões vai ser avassaladora, vai passar a ser 5 em 5, já agora porque é que não metes aí os resultados contra a equipa que é líder isolada do campeonato? Só um lamiré, não é o carnide…
A mim ganhar aos lampiões, no futsal, sem reflexo em títulos não me diz grande coisa (fico satisfeito mas não é grande feito, é até normal) em jogos com influencia direta em títulos ganhamos um e eles outro, vamos já todos a correr para o Marquês!!!
É uma tristeza a tua falta de visão e ambição…Porque eu quero que o SCP continue a ser dominador no futsal por mais 10 anos, tu queres fazer uns fogachos, umas gracinhas e isso para mim, no futsal, não chega!!!
7 Março, 2024 at 21:56
Na época passada, no Futsal Masculino ganhamos 1 título em 4, e esta época eles já contam com uma Supertaça e nós olhamos para cima na classificação.
No Futsal Feminino nem as fases finais chegamos.
Depois é ter a noção, apesar de acreditarmos vencer o campeonato, aonde se situa o Sporting a nível nacional e internacional, no futebol, e quantos campeonatos temos de ganhar para igualar os rivais.
Por isso quando ganhamos aos rivais ou eliminamos o vice-campeão inglês nas grandes penalidades, temos festa rija em Boston…
7 Março, 2024 at 19:01
Poupança, gestão física, rotação.
Gostava de saber o tempo de jogo efectuado ao longo da época dos nossos jogadores mais utilizados e comparar com os adversários.
Se calhar a diferença não será assim tão grande.
Ainda que aceite algum cansaço, que tenha que haver gestão, quer-me parecer que algo falha na parte física/resistência dos nossos atletas.
Foi algo já aqui falado várias vezes.
A questão é: Porquê?
7 Março, 2024 at 19:06
Ontem falavam nisso…
O Benfic@ tem uns 7 ou 8 jogadores com 2.900 minutos ou mais, coisa que nem o Sporting, nem o Porto têm. É a equipa com o maior numero de jogadores com maior número de minutos jogados até agora – e falta o jogo desta semana!
7 Março, 2024 at 19:07
Só para acrescentar que a parte física está bem melhor do que estava nas ultimas duas épocas mas ainda não a acho no nível que devia estar – ainda que não seja má!
7 Março, 2024 at 20:02
O Sporting também joga de maneira diferente. Por exemplo achas que o Rafa tem mais ou menos desgaste que o Gyo? Os minutos são parecidos, mas a intensidade é diferente. Igual se comprares o Morten com o João Mário ou assim. Depois tens a diferença tática. Os 3 defesas dão outra segurança atrás, mas depois tudo o que acontece na frente é feito com -1, e isso nota-se no desgaste, no tipo de apoios, nas triangulações. Se fores ver as grandes equipas que já ganharam títulos e jogavam em 3-5-1 ou 3-4-3 todas sem exceção tinham um gajo que corria por dois, as do Conte e Allegri tinham sempre um Vidal um Kante, eram mais fisicas que a nossa, mas não eram tão dominantes na posse. São essas diferenças que causam um desgaste extra. E depois tens vários jogos em que o Amorim mete o Paulinho numa ala, e isso implica que o ala o médio e o central daquele lado tenham de correr bem mais, o que mais uma vez desgasta bastante.
Por isso é que é preciso uma maior rotatividade, e é preciso que o Amorim escolha 18 gajos e use os 18 e não 15 porque do meio campo para a frente existe demasiado desgaste.
É a minha opinião, mas pode bem ser porque a preparação física da equipa é uma merda, e porque os jogadores não conseguem corresponder fisicamente .
7 Março, 2024 at 21:11
Não rebato os teus argumentos, que compreendo e aceito
Mas eu acho que com melhor preparação física a coisa fazia-se.
Com mais um bom jogador, médio, melhor ainda.
Com os 18 que falas, bons, já tínhamos uma mão no campeonato!
Agora, destas 3 melhorias, a mais fácil e mais barata era melhor preparação física!
7 Março, 2024 at 20:25
rabolhos boca de piano a serem esmagados e completamente dominados na pocilga da luz….
7 Março, 2024 at 22:16
Vê se dominas é um nick para ti pacóvio.
7 Março, 2024 at 20:41
Em Portugal já tinham recebido três penaltis dos padres de serviço.
Continuom a correr rabolhos ….
7 Março, 2024 at 20:44
O nosso Benfica tá a ser roubado, 40 min e ainda não expulsaram ninguém do rangers, pelo menos 4 penaltys por marcar sobre o Di Maria, 3 deles ainda fora da area e 7 amarelos perdoados aos escoceses.
Estes árbitros têm de aprender quem manda no futebol
7 Março, 2024 at 20:57
Que roubalheira….
Marcam as faltas como deve ser …
E não anularam o golo legal do Rangers.
Que treta de missa !
7 Março, 2024 at 22:16
🙂
7 Março, 2024 at 20:48
Penalty pá, tava a ver que não
7 Março, 2024 at 20:49
Goolooo
Bora benfica