Mas era preciso reportar o que? Se as imagens estão aí à vista de todos, porque é que se coloca toda a decisão de punir ou não punir nos ombros de um pobre árbitro, com todas as consequências que podem daí resultar para a sua vida pessoal? Estamos na era do video-arbitro, e estes regulamentos são completamente anacrónicos.
Sim, mas do que se passou em campo há imagens e isso deveria chegar para punir e bem. O caso do Pepe, que já quando fui expulso em Alvalade se pôes a aplaudir o árbitro, e do kikinho, o empurrão que o Wendell dá num dos fiscais, só isso deveria chegar.
Expulsou 3 jogadores do Porto e reverteu um penalti que podia perfeitamente não ter revertido…..
Tomara eu que muitos tivessem 1/10 da coragem dele.
Percebo que não quisesse “castigar” ainda mais o Porto.
Concordo com o que dizem em tempo de vídeos por todo o lado…
O Arbitro não quis expulsar logo o xavalo Ceição porque tinha acabado de expulsar 1 gajo e reverter um penalti e teve receio de perder completamente a mão no jogo…quis ser compreensivo. Mas se houvesse colhões na FPF, os insultos do Ceição não passavam sem castigo.
Nem os dele nem os de ninguém.
Era isso e as simulações. Acabar com isso é uma questão de vontade…agora com todo o vídeo que há…
Além disso, se fosse com o Sporting já tinham vindo defender o arbitro com unhas e dentes….
Há regras que têm que ser cumpridas, ponto final.
Não lhe compete decidir quando e contra quem deve aplicar a lei.
Deve aplicar a lei, sempre e com todos de forma igual.
Não tem condições para as aplicar não seja árbitro.
Até parece que foi para a guerra da Ucrânia ou obrigado para desempenhar este papel.
Mas há o bom senso também e o compreender o momento e tentar moderar o momento.
Eu percebo porque é que não expulsou o Ceição quando ele fez aquilo. Acho que esteve mal e devia ter expulsado mas percebo que naquele momento não o tenha feito. Quis ver se o jogo acalmava e se os jogadores do porco acalmavam. À segunda, deu o vermelho respetivo.
Eu peço tantas vezes bom senso aos árbitros nos nossos jogos…e que tantas vezes falha.
Claro que a busca por esse bom senso depois provoca erros mas nem acho que seja por falta de coragem…lá está…se não tivesse coragem nem tinha feito o que fez que é o que normalmente os árbitros não fazem. O que ele tentou foi ter bom senso e ver se conseguia acabar o jogo…e sair dali vivo, claro.
É muito fácil estar no sofá a pedir coragem aos outros e aplicação à letra da lei…mas é preciso muitas vezes ir para além disso….
Não consigo perceber como não se expulsa o Otávio.
Ah e tal já tinha 2 expulsos…e depois?
A partir do segundo expulso vale tudo?
Não consigo perceber como não coloca no relatório a confusão que houve com o Pêpe ou o Wendel.
Tem que o fazer.
Porque não reportou as peitadas que os jogadores do porto deram quer a ele quer aos fiscais de linha?
Porque não reportou mais uma vez um comportamento de merda do cão de fila do Luís Gonçalves?
Pior ainda quando o jogo já acabou e pode estar na sua tranquilidade a fazer o SEU trabalho que é reportar as incidências do jogo.
Aquilo que aconteceu no final do jogo ele tem de pôr em relatório.
Dou de barato o que o Tiago diz de durante o jogo tentar um pouco de senso e não expulsar tudo. Já agora esse bom senso é o que falta ao boi do ASD sempre que vê o Inácio à frente. Esperemos logo não estar aqui a falar outra vez do mesmo.
Agora, as palmas, e o que aconteceu no fim tem de estar em relatório. É escabroso como não está.
Se não o faz, não serve para isto.
Isto não é nenhuma brincadeira ele não está lá nem de graça, nem obrigado.
O árbitro tem família e vida social e já sabemos que todos os clubes têm certa malta que não se importa de “importunar”, principalmente esses gajos (e eu sou dos que defende que a JL de vês em quando distribua lamparinas para nos por em pé de igualdade, mas não quer dizer que não me consiga por na situação do homem). Agora, fds com vídeos, com áudios, com mil e um delegados ainda precisam de um relatório para ver o que está á frente dos olhos? Nem sei o que é pior, se a falta de noção dos gajos do Porto, se do CA ou quem quer que “precise” do relatório.
Mas claro que havendo imagens a punição não fica por aplicar por causa disso. Embora haja situações que aconteceram no túnel que não foram visíveis na tv. O que não quer dizer que não haja camaras de segurança a captar as situações. Vamos ver….
No entanto deve-se apurar o porque de não estar no relatório quando foi nas barbas do árbitro.
Não são só os comportamentos dos jogadores e outros agentes que estão a ser analisados. O do árbitro também.
Mas isto até é geral. Estou a usar o puto Ceição como exemplo mas defendo isto para todos.
Mão pesada para reclamações com arbitro, comportamentos no banco e simulações. Isto para mim era tudo coisas que deviam ser castigadas nem que fosse depois do jogo. A merda disto é que os árbitros vão borrar a cueca e depois nunca fazem nada no próprio jogo…
É isso, se querem mudar os comportamentos a maneira mais fácil de o fazer é através de castigo. Na realidade as pessoas mudam muito pouco quando crescem. Um miúdo se faz merda um gajo tira-lhe os brinquedos e depois ele pensa duas vezes. Os adultos são iguais. Se fazes merda e levares 1/4 do salário de multa a seguir já pensas duas vezes. Agora se castigas um adulto como castigas um miúdo, o adulto vai continuar a fazer a mesma coisa. Por isso é que o comportamento dos bancos em Portugal passa por “cultural”, porque na realidade nunca ninguém fez nada, fingem que castigam, passam multas de 100e a gajos que ganham milhões e anda tudo a fingir. Igual para as simulações e faltinhas em campo. Cá fazem porque marcam, chegam á EPL (os que chegam) e já ficam de pé 90% das vezes.
Expuspou 2 jogadores e não expulsou mais porque teve medo…o Otávio tinha que ser expulso,para não falar da pouca vergonha que fez o Wendell e o Pepe no fim do jogo..
Não foi este árbitro que vou 2 faltas do diomande contra o Arouca onde numa delas estava de costas?isso é que foi coragem..
Ora bem!
Seja como for na salganhada do relvado ( e eventualmente lá dentro se houver videos) eram os responsáveis pela “disciplina” de ligas e federações que se deviam jogar ao assunto e não carregar mais no a´rbitro. O árbitro, de facto, já tem muita merda para ver … e até era bom que padralhada não fosse responsável por muita coisa …
Mas não é por causa disso que vou ignorar que não fez tudo o que devia.
Como disse ao TCdL, lá em cima, não percebo o conceito da meia coragem.
Ou se cumpre as regras ou não.
Se calhar nem devíamos estar a falar de coragem mas de seriedade no cumprimento da sua função. Não tem condições, não seja árbitro.
Tinha que ter expulsado o Otávio também.
Tinha que ter expulsado logo ali o Francisco Conceição por causa da postura recorrente do jogador que mesmo depois de ser castigado ainda insistiu no mesmo comportamento.
Tinha que ter colocado no relatório o que se passou, durante o jogo, no fim do jogo e ainda dentro do túnel.
Havia de ser alguém do Sporting…
Até quando adeptos dizem que o benfica é merda somos castigados.
Também não me lembro. E isso é que está mal.
Perde o que depois de 2 expulsos e o Penalty revertido aquilo lhe pese.
Mas não há desculpa para as cenas que todos assistimos não estejam no relatório.
Impossível não ter ouvido ou não ter visto, pelo que omitir isso é falta de carácter e falta de coragem. Sim, expulsou 2 jogadores do Porto, mas não expulsou um outro que devia ter expulsado, e reverteu muito bem um penalti, porque o Tiago Martins lhe disse para reverter.
Um merdas, como aliás se viu em vários jogos nossos esta época, onde nos prejudicou claramente sempre!
Mas oh TCdL e porque é que o árbitro não o faz?
Não precisa dos homens de gravata.
Olha este teve a tal coragem….
“João Ferreira recusa arbitrar Beira-Mar-Sporting
Árbitro de Setúbal pediu escusa, por causa das críticas que o clube leonino tem lançado à arbitragem”.
E num jogo dificílimo como aquele que ele teve, ninguém o defender sabe no que dá.
O próximo que tiver naquela situação, caga-se todo porque não é protegido e o porco continua na mesma merda.
Se este teve coragem para ir até aqui é deixado a queimar, o próximo vai fazer muito menos.
É por isso que os árbitros sempre se sentiram à vontade para roubar o Sporting e sempre se cagaram contra lamps e porcos. Porque depois sempre foram protegidos quando foi com o Sporting e abandonados quando não foi…
E porque o arbitro tem de gerir o jogo e as emoções e tem de sair vivo do estádio e vai ter de entrar no estádio outras vezes….
Mas o problema é que para os “senhores de gravata” fazerem alguma coisa, as situações têm de constar nos relatórios dos árbitros. E se o árbitro não escreve nada no relatório, podem sempre escudar-se no “não está no relatório, não podemos agir”.
É uma estupidez? É. Nos dias que correm em que tudo está à vista de todos, não faz sentido, mas são as regras que existem, e não há vontade de as mudar, porque quem as pode mudar são os clubes, e não estou a ver os clubes, em particular alguns que beneficiam mais com isto, e os seus “clubes satelites” a quererem mudar alguma coisa.
Por isso a única forma de garantir que os tais “senhores de gravata” agem realmente é colocar as coisas nos relatórios.
os senhores de gavata só podem fazer isto (ou pior) ao Porto se aparecer no relatório.
O árbitro foi incompetente (porque é uma obrigação escrever no relatório o que acontece) e burro (porque, ao não escrever, fica com o ónus da responsabilidade de não haver consequências para os acontecimentos).
Se houvesse relatório e não acontecesse nada aí sim, seria falta de coragem dos senhores de gravata – sendo assim, é apenas mais um dia neste país de brincadeira.
Hoje precisam porquê?!? Não viram? Não viu toda a gente? Se isto acontecesse em Inglaterra mesmo sem expulsões, achas que não era tudo castigado?!? Era tudo!
Porque são cobardes. Porque preferem atirar tudo para cima do arbitro…
Ele burro não foi. Já ficou com o peso todo do que fez, não quis piorar a situação dele…tem família, vai arbitrar novamente….o macaco está preso mas há muitos macacos…
Foda-se oh TCdL parece mesmo que o gajo foi obrigado a ser árbitro de futebol senão matavam a família ao rapaz.
Só quem nunca viu futebol em Portugal é que desconhece aos dias de hoje o que significa ser árbitro.
A coragem de ser árbitro e fazer cumprir as leis de jogo e com os regulamentos, nomeadamente escrever no relatório (Todas) as ocorrências, ocorre no momento em que decidem ser árbitros.
A partir daí devem cumprir com a sua função, caso contrário estão inclusive a promover o contrário daquilo que deviam, verdade desportiva.
Lutar na frente numa guerra, como os ucranianos, é que se pode equacionar mais ou menos coragem.
Para ser árbitro só vai quem quer. Ir na mesma para não desempenhar a sua função é só medíocre, não é ser-se corajoso.
Mas se queremos caminhar para melhor, temos muito que evoluir e uma parte dantesca dessa evolução é a estrutura acima dos árbitros. Como os forma, como os treina…e como os protege e defende.
Porque é que achas que na PL o comportamento dos jogadores e clubes com a arbitragem é completamente diferente da nossa?! É por haver menos erros?! Foda-se….nem por sombras! Ainda ontem o penalti que dá o empate ao Chelsea e de mijar a rir. E este ano os erros foram….garrafais!
Mas se alguém reclama mais com o arbitro, se há mais conversas durante a semana, etc…levam com uma coça que da próxima pensam 10 vezes antes disso. E não é o arbitro em si…esses fazem como cá. É de quem está acima….
E os de cá sabem…quando é o Sporting a fazer 1/10 do que estes fizeram….eles mostram que sabem….
Os adeptos ingleses não são menos ferrenhos que nós. Os árbitros ingleses não erram muito menos. Só que quem está acima dos árbitros protege-os muito mais. Para além de os conseguir fazer todos bem mais homogéneos na gestão do jogo (lá está…).
Isso é outra conversa.
E nesse aspecto concordo totalmente contigo.
As entidades que deviam gerir melhor o futebol português estão-se a cagar para as coisas porque isso iria levar a uma mudança que eles não querem promover.
Agora não me digam que os árbitros são uns coitadinhos e já têm muita coragem quanto apitam algumas coisas contra benfica e porto.
Haverá muita gente que quer ir para árbitros e que porventura terá mais condições mentais de cumprir com a função.
Não têm condições mentais para cumprir com a função não vão para árbitros.
Corrijeme se estou errado, Tiago, mas nos 90s os árbitros talvez não fossem profissionais, agora são! ganha graveto para assumir responsabilidades. Se neste momento tem q assumir responsabilidades q deviam ser de outros o problema é dele! quando recebe a massa, recebe por inteiro. Se tem problemas com a família não se mete nisto. Se se mete nisto não há cá histórias da fam´lia. Está com obrigaç~es q deviam ser de outros, mas aceitou-as.
Precisam do relatório porque faz parte das regras.
Os conselhos disciplinares baseiam-se em leis de Estado, com advogados nelas, que se regem por códigos deotológicos existentes.
Ou seja, para apresentares uma queixa tens de escrever a queixa; para te defenderes dessa queixa tens de o fazer também por escrito (primeiro) e depois presencialmente, usando outro tipo de provas como argumento (seja vídeo, testemunhas, etc.) – se não escreves nada no princípio, é como se não existisse.
E concordo.
Nem que seja porque, escrevendo qualquer coisa, essa coisa já não muda… é final, é imutável. É a base do resto. É como se a pessoa que o escreve estivesse, fisicamente, a relatar a coisa. Tudo o que não seja escrito é como se fosse um boato, um rumor, uma opinião e não tem fundamento jurídico / legal.
Os jogadores, treinadores e dirigentes devem concentrar-se em jogar à bola e fazer um bom trabalho e não estar dependente de um penalti mal marcado.
O que depois deve ser feito em relação à arbitragem não é reclamar com o arbitro X ou Y, a decisão X ou Y e andar a dizer que perdemos por causa de um erro. É em criar as melhores condições possíveis para os árbitros tomarem as melhores decisões possíveis o menos pressionados possivel.
O meu problema com a arbitragem não é com um penalti não marcado ou um amarelo mal dado. É muito mais profundo do que isso.
O meu também é mais profundo que isso do penalty. E mesmo por isso, como as arbitragens estão e percebendo que o Spporting é um mexilhão há décadas, pedir q se “jogue à bola” neste lamaçal à vista de todos é absolutamente injusto para os jogadores (e público) do SCP, tipo: poiis é pá, mas olha Joga à bola …
Á moda do Porto, bates até ganhares. Se estás a perder podes bater mais. Não é só no 11 de futebol. desde a AG deles que aquilo tomou uns caminhos … Até de Espanha vinham “ataques”. Todos os caso são da autoria e responsabilidade de pessoas muito leais a PdC. A estratégia é ser ofendido enquanto ganhas derbies e apresentas progressos financeiros.
A imprensa não lhe mexer é sinal de que também tem uma estratégia. Começou com o BdC. Depois foi o LFV. Agora chegou a hora do PdC. É preciso renovar elevando. A bola do mundo tiktok. Mais fotogenia.
No tópico: pedir lisura a um arbitro no Benfiquistao é lírico. O homem foi ate onde aguentou no jogo com a equipa do porto com ordens para avacalhar total. Quem quiser agora mandar uma multa que mande. Mas o árbitro, a sua família e o futuro de todos eles não está adequadamente protegido na nossa sociedade. Primeiro apanhas e depois processas. É baixa confiança, tens de ser esperto, e neste caso não falar em nada no relatório. O meu nome é Nobre mas sei onde estou.
no pais das framboesas , silencio total sobre schimt e no tunel , o ruizinho dos tuneis foi um ever se te avias , mas tambem não houve nada nos relatorios . Vamos perder este campeonato porque temos uma merda de presidente , comissionista e covarde , que se esconde atras de Amorim , que ja esta farto e vai bater com a porta , porque entende que ja pagou a divida de gratidão que tinha com o varangay e esta a ver que tão depressa não ha covid
Ainda hoje, acho que ASD, no jogo da primeira volta, expulsa G. Inácio muito à força, à força para mim, para ele foi fácil.
E com muita fita do jogador encarnado à mistura.
Sem isso, não teríamos perdido aquele jogo, de certeza.
Foi mais um, entre muitos jogos, a puxar pra cima os de vermelho e a puxar pra baixo outros os de verde.
É evidente, que eu e todo o mundo sportinguista, gostava de ganhar amanhã.
Mas amanhã, acima de tudo, gostava que ganhassem pelo Sporting (óbvio), mas também porque este plantel do Sporting merece ser feliz, porquê ?
Porque têm sido amigos, têm sido profissionais, têm sido ambiciosos, têm sido um grupo honesto, e nós adeptos, gostávamos que fossem felizes.
É evidente que a alegria deles, será também a nossa, mas eles, merecem muito, e inclusive têm respeitado as escolhas do seu treinador em prol da unidade e do objectivo final.
Por isso, apelei aqui, à dias, para o apoio incondicional à equipa durante 90 minutos, independentemente do resultado que se vá verificando.
Eles merecem.
E nós também.
5 Abril, 2024 at 9:37
Eu acrescentava o incompetente, para não chamar desonesto ou cobarde.
5 Abril, 2024 at 17:12
… ou ladrão …
5 Abril, 2024 at 9:40
Mas era preciso reportar o que? Se as imagens estão aí à vista de todos, porque é que se coloca toda a decisão de punir ou não punir nos ombros de um pobre árbitro, com todas as consequências que podem daí resultar para a sua vida pessoal? Estamos na era do video-arbitro, e estes regulamentos são completamente anacrónicos.
5 Abril, 2024 at 9:51
Dentro do túnel também se passaram merdas.
Dessas atitudes de merda, habituais nos gajos do porto quando perdem, não há imagens.
5 Abril, 2024 at 13:33
Sim, mas do que se passou em campo há imagens e isso deveria chegar para punir e bem. O caso do Pepe, que já quando fui expulso em Alvalade se pôes a aplaudir o árbitro, e do kikinho, o empurrão que o Wendell dá num dos fiscais, só isso deveria chegar.
5 Abril, 2024 at 13:43
Claramente.
Só que faz tudo parte do mesmo processo disciplinar.
5 Abril, 2024 at 13:45
O Francisco Conceição ao que parece para além da merda que fez em campo ainda andou aos pontapés às portas e o crl a 7.
Tem de ser punido por tudo.
5 Abril, 2024 at 9:40
Muita coragem teve ele…a esmagadora maioria dos árbitros não tinham coragem de fazer metade do que ele fez…
5 Abril, 2024 at 9:51
Eu falo na falta de coragem de escrever no relatório.
Se viu é obrigado a colocar em relatório.
E como não ver quando as coisas acontecem mesmo à frente dele e muitos até entraram em contacto com ele.
É falta de coragem, sim.
5 Abril, 2024 at 10:03
Expulsou 3 jogadores do Porto e reverteu um penalti que podia perfeitamente não ter revertido…..
Tomara eu que muitos tivessem 1/10 da coragem dele.
Percebo que não quisesse “castigar” ainda mais o Porto.
Concordo com o que dizem em tempo de vídeos por todo o lado…
O Arbitro não quis expulsar logo o xavalo Ceição porque tinha acabado de expulsar 1 gajo e reverter um penalti e teve receio de perder completamente a mão no jogo…quis ser compreensivo. Mas se houvesse colhões na FPF, os insultos do Ceição não passavam sem castigo.
Nem os dele nem os de ninguém.
Era isso e as simulações. Acabar com isso é uma questão de vontade…agora com todo o vídeo que há…
Além disso, se fosse com o Sporting já tinham vindo defender o arbitro com unhas e dentes….
5 Abril, 2024 at 10:26
Para mim não há meias coragens…
5 Abril, 2024 at 10:33
Claro que há…
Todos nós temos graus de coragem.
Não somos todos ou medricas que não fazem nada ou uns rambos com uma coragem ilimitada.
Ele foi para o que achou inevitável e tentou moderar o que achou que podia moderar…é um ser humano.
5 Abril, 2024 at 10:40
Há regras que têm que ser cumpridas, ponto final.
Não lhe compete decidir quando e contra quem deve aplicar a lei.
Deve aplicar a lei, sempre e com todos de forma igual.
Não tem condições para as aplicar não seja árbitro.
Até parece que foi para a guerra da Ucrânia ou obrigado para desempenhar este papel.
5 Abril, 2024 at 10:46
Sim…
Mas há o bom senso também e o compreender o momento e tentar moderar o momento.
Eu percebo porque é que não expulsou o Ceição quando ele fez aquilo. Acho que esteve mal e devia ter expulsado mas percebo que naquele momento não o tenha feito. Quis ver se o jogo acalmava e se os jogadores do porco acalmavam. À segunda, deu o vermelho respetivo.
Eu peço tantas vezes bom senso aos árbitros nos nossos jogos…e que tantas vezes falha.
Claro que a busca por esse bom senso depois provoca erros mas nem acho que seja por falta de coragem…lá está…se não tivesse coragem nem tinha feito o que fez que é o que normalmente os árbitros não fazem. O que ele tentou foi ter bom senso e ver se conseguia acabar o jogo…e sair dali vivo, claro.
É muito fácil estar no sofá a pedir coragem aos outros e aplicação à letra da lei…mas é preciso muitas vezes ir para além disso….
5 Abril, 2024 at 10:52
Até posso dar de barato essa do Conceição.
Não consigo perceber como não se expulsa o Otávio.
Ah e tal já tinha 2 expulsos…e depois?
A partir do segundo expulso vale tudo?
Não consigo perceber como não coloca no relatório a confusão que houve com o Pêpe ou o Wendel.
Tem que o fazer.
Porque não reportou as peitadas que os jogadores do porto deram quer a ele quer aos fiscais de linha?
Porque não reportou mais uma vez um comportamento de merda do cão de fila do Luís Gonçalves?
Pior ainda quando o jogo já acabou e pode estar na sua tranquilidade a fazer o SEU trabalho que é reportar as incidências do jogo.
Não entendo esta “falta de coragem”….
5 Abril, 2024 at 17:15
Para quê as aspas?
6 Abril, 2024 at 16:57
Sem dúvida.
Aquilo que aconteceu no final do jogo ele tem de pôr em relatório.
Dou de barato o que o Tiago diz de durante o jogo tentar um pouco de senso e não expulsar tudo. Já agora esse bom senso é o que falta ao boi do ASD sempre que vê o Inácio à frente. Esperemos logo não estar aqui a falar outra vez do mesmo.
Agora, as palmas, e o que aconteceu no fim tem de estar em relatório. É escabroso como não está.
Se não o faz, não serve para isto.
Isto não é nenhuma brincadeira ele não está lá nem de graça, nem obrigado.
5 Abril, 2024 at 10:29
O árbitro tem família e vida social e já sabemos que todos os clubes têm certa malta que não se importa de “importunar”, principalmente esses gajos (e eu sou dos que defende que a JL de vês em quando distribua lamparinas para nos por em pé de igualdade, mas não quer dizer que não me consiga por na situação do homem). Agora, fds com vídeos, com áudios, com mil e um delegados ainda precisam de um relatório para ver o que está á frente dos olhos? Nem sei o que é pior, se a falta de noção dos gajos do Porto, se do CA ou quem quer que “precise” do relatório.
5 Abril, 2024 at 10:35
São questões procedimentais.
Mas claro que havendo imagens a punição não fica por aplicar por causa disso. Embora haja situações que aconteceram no túnel que não foram visíveis na tv. O que não quer dizer que não haja camaras de segurança a captar as situações. Vamos ver….
No entanto deve-se apurar o porque de não estar no relatório quando foi nas barbas do árbitro.
Não são só os comportamentos dos jogadores e outros agentes que estão a ser analisados. O do árbitro também.
5 Abril, 2024 at 13:46
Processuais, acho que procedimentais não existe…
5 Abril, 2024 at 13:47
É o que dá escrever no telemóvel e não ler o que se escreveu.
Toda a razão.
Questões processuais*
5 Abril, 2024 at 13:51
Embora procedimental também exista.
Tem a ver com o procedimento em si, se é o modo próprio ou não de fazer.
Processual tem a ver com a elaboração do processo em si.
Neste caso do relatório a que me estava a referir são de facto questões processuais.
5 Abril, 2024 at 10:36
Claro!
Ora bem!
Mas isto até é geral. Estou a usar o puto Ceição como exemplo mas defendo isto para todos.
Mão pesada para reclamações com arbitro, comportamentos no banco e simulações. Isto para mim era tudo coisas que deviam ser castigadas nem que fosse depois do jogo. A merda disto é que os árbitros vão borrar a cueca e depois nunca fazem nada no próprio jogo…
5 Abril, 2024 at 10:59
É isso, se querem mudar os comportamentos a maneira mais fácil de o fazer é através de castigo. Na realidade as pessoas mudam muito pouco quando crescem. Um miúdo se faz merda um gajo tira-lhe os brinquedos e depois ele pensa duas vezes. Os adultos são iguais. Se fazes merda e levares 1/4 do salário de multa a seguir já pensas duas vezes. Agora se castigas um adulto como castigas um miúdo, o adulto vai continuar a fazer a mesma coisa. Por isso é que o comportamento dos bancos em Portugal passa por “cultural”, porque na realidade nunca ninguém fez nada, fingem que castigam, passam multas de 100e a gajos que ganham milhões e anda tudo a fingir. Igual para as simulações e faltinhas em campo. Cá fazem porque marcam, chegam á EPL (os que chegam) e já ficam de pé 90% das vezes.
5 Abril, 2024 at 12:50
Distribua lamparinas? Pela família do árbitro?
5 Abril, 2024 at 11:20
Expuspou 2 jogadores e não expulsou mais porque teve medo…o Otávio tinha que ser expulso,para não falar da pouca vergonha que fez o Wendell e o Pepe no fim do jogo..
Não foi este árbitro que vou 2 faltas do diomande contra o Arouca onde numa delas estava de costas?isso é que foi coragem..
5 Abril, 2024 at 13:21
É. Coragem selectiva…
5 Abril, 2024 at 17:21
Ora bem!
Seja como for na salganhada do relvado ( e eventualmente lá dentro se houver videos) eram os responsáveis pela “disciplina” de ligas e federações que se deviam jogar ao assunto e não carregar mais no a´rbitro. O árbitro, de facto, já tem muita merda para ver … e até era bom que padralhada não fosse responsável por muita coisa …
5 Abril, 2024 at 10:00
Não me lembro da última vez que alguém mandou 3 do Porto para a rua. E não foi por falta de oportunidade ou razão.
5 Abril, 2024 at 10:03
Exatamente….
5 Abril, 2024 at 10:31
Também não e é surpreendente.
Mas não é por causa disso que vou ignorar que não fez tudo o que devia.
Como disse ao TCdL, lá em cima, não percebo o conceito da meia coragem.
Ou se cumpre as regras ou não.
Se calhar nem devíamos estar a falar de coragem mas de seriedade no cumprimento da sua função. Não tem condições, não seja árbitro.
Tinha que ter expulsado o Otávio também.
Tinha que ter expulsado logo ali o Francisco Conceição por causa da postura recorrente do jogador que mesmo depois de ser castigado ainda insistiu no mesmo comportamento.
Tinha que ter colocado no relatório o que se passou, durante o jogo, no fim do jogo e ainda dentro do túnel.
Havia de ser alguém do Sporting…
Até quando adeptos dizem que o benfica é merda somos castigados.
5 Abril, 2024 at 19:59
Não é preciso pensar muito para me lembrar de varias situações de castigos ao Sporting por imagens…
O Nuno Santos a coçar os tomates… O Slimani e o “sumaríssimo” ou o que era…
E querendo, não faltam imagens de túneis ou mesmo dos corredores à porta dos balneários.
Não se lembram da rábula do Bruno de carvalho com o presidente do Arouca? Se cuspiu ou não cuspiu…
5 Abril, 2024 at 11:38
Não foram 3,foram 2 só.
E deviam ter sido mais como o Wendell e Pepê no fim do jogo ou o Otávio por uma agressão durante o jogo,clara.
6 Abril, 2024 at 16:59
Também não me lembro. E isso é que está mal.
Perde o que depois de 2 expulsos e o Penalty revertido aquilo lhe pese.
Mas não há desculpa para as cenas que todos assistimos não estejam no relatório.
É brincar com esta merda.
6 Abril, 2024 at 16:59
*Percebo que depois de 2 expulsos e o Penalty revertido aquilo lhe pese.
5 Abril, 2024 at 10:29
Impossível não ter ouvido ou não ter visto, pelo que omitir isso é falta de carácter e falta de coragem. Sim, expulsou 2 jogadores do Porto, mas não expulsou um outro que devia ter expulsado, e reverteu muito bem um penalti, porque o Tiago Martins lhe disse para reverter.
Um merdas, como aliás se viu em vários jogos nossos esta época, onde nos prejudicou claramente sempre!
5 Abril, 2024 at 10:40
Esta merda em Alvalade e era um berreiro que não se podia. Greves arbitrais e os sindicatos todos aos gritos.
É no estádio do Ladrão, tranquilidade.
E se fosse em carnide e nem imagens.
5 Abril, 2024 at 10:41
obviamente não foi no Ladrão, foi na Amoreira, “mas vocês sabem o que eu estou a falar”.
5 Abril, 2024 at 10:46
Obviamente.
Até o Marcelo era capaz de dizer uma ou outra coisa…
5 Abril, 2024 at 10:48
Isso é que sim! Isso é que me choca…
Se fosse o Sporting a fazer metade disto era uma semana infernal contra o Sporting…até greve faziam!
Mas e coragem dos senhores de gravata para fazerem isto ao Porto?!?!
Boa noite….
Lá está. O arbitro no campo teve o triplo da coragem que essa gente mostra…
5 Abril, 2024 at 10:55
Mas oh TCdL e porque é que o árbitro não o faz?
Não precisa dos homens de gravata.
Olha este teve a tal coragem….
“João Ferreira recusa arbitrar Beira-Mar-Sporting
Árbitro de Setúbal pediu escusa, por causa das críticas que o clube leonino tem lançado à arbitragem”.
5 Abril, 2024 at 11:00
Não teve não.
Esse não apareceu
5 Abril, 2024 at 11:04
Porque os árbitros devem ser protegidos…
E num jogo dificílimo como aquele que ele teve, ninguém o defender sabe no que dá.
O próximo que tiver naquela situação, caga-se todo porque não é protegido e o porco continua na mesma merda.
Se este teve coragem para ir até aqui é deixado a queimar, o próximo vai fazer muito menos.
É por isso que os árbitros sempre se sentiram à vontade para roubar o Sporting e sempre se cagaram contra lamps e porcos. Porque depois sempre foram protegidos quando foi com o Sporting e abandonados quando não foi…
E porque o arbitro tem de gerir o jogo e as emoções e tem de sair vivo do estádio e vai ter de entrar no estádio outras vezes….
5 Abril, 2024 at 15:50
Mas o problema é que para os “senhores de gravata” fazerem alguma coisa, as situações têm de constar nos relatórios dos árbitros. E se o árbitro não escreve nada no relatório, podem sempre escudar-se no “não está no relatório, não podemos agir”.
É uma estupidez? É. Nos dias que correm em que tudo está à vista de todos, não faz sentido, mas são as regras que existem, e não há vontade de as mudar, porque quem as pode mudar são os clubes, e não estou a ver os clubes, em particular alguns que beneficiam mais com isto, e os seus “clubes satelites” a quererem mudar alguma coisa.
Por isso a única forma de garantir que os tais “senhores de gravata” agem realmente é colocar as coisas nos relatórios.
5 Abril, 2024 at 17:25
evidentemente
5 Abril, 2024 at 17:26
o evidentemente é para o 2º parágrafo
5 Abril, 2024 at 11:02
Tiago,
os senhores de gavata só podem fazer isto (ou pior) ao Porto se aparecer no relatório.
O árbitro foi incompetente (porque é uma obrigação escrever no relatório o que acontece) e burro (porque, ao não escrever, fica com o ónus da responsabilidade de não haver consequências para os acontecimentos).
Se houvesse relatório e não acontecesse nada aí sim, seria falta de coragem dos senhores de gravata – sendo assim, é apenas mais um dia neste país de brincadeira.
5 Abril, 2024 at 11:07
Precisam do relatório para quê?
Nos anos 80 precisavam.
Hoje precisam porquê?!? Não viram? Não viu toda a gente? Se isto acontecesse em Inglaterra mesmo sem expulsões, achas que não era tudo castigado?!? Era tudo!
Porque são cobardes. Porque preferem atirar tudo para cima do arbitro…
Ele burro não foi. Já ficou com o peso todo do que fez, não quis piorar a situação dele…tem família, vai arbitrar novamente….o macaco está preso mas há muitos macacos…
5 Abril, 2024 at 11:14
Foda-se oh TCdL parece mesmo que o gajo foi obrigado a ser árbitro de futebol senão matavam a família ao rapaz.
Só quem nunca viu futebol em Portugal é que desconhece aos dias de hoje o que significa ser árbitro.
A coragem de ser árbitro e fazer cumprir as leis de jogo e com os regulamentos, nomeadamente escrever no relatório (Todas) as ocorrências, ocorre no momento em que decidem ser árbitros.
A partir daí devem cumprir com a sua função, caso contrário estão inclusive a promover o contrário daquilo que deviam, verdade desportiva.
Lutar na frente numa guerra, como os ucranianos, é que se pode equacionar mais ou menos coragem.
Para ser árbitro só vai quem quer. Ir na mesma para não desempenhar a sua função é só medíocre, não é ser-se corajoso.
5 Abril, 2024 at 11:33
Pimenta no cu dos outros…….
Sabe…e sabe o que era nos anos 90…….
Mas se queremos caminhar para melhor, temos muito que evoluir e uma parte dantesca dessa evolução é a estrutura acima dos árbitros. Como os forma, como os treina…e como os protege e defende.
Porque é que achas que na PL o comportamento dos jogadores e clubes com a arbitragem é completamente diferente da nossa?! É por haver menos erros?! Foda-se….nem por sombras! Ainda ontem o penalti que dá o empate ao Chelsea e de mijar a rir. E este ano os erros foram….garrafais!
Mas se alguém reclama mais com o arbitro, se há mais conversas durante a semana, etc…levam com uma coça que da próxima pensam 10 vezes antes disso. E não é o arbitro em si…esses fazem como cá. É de quem está acima….
E os de cá sabem…quando é o Sporting a fazer 1/10 do que estes fizeram….eles mostram que sabem….
Os adeptos ingleses não são menos ferrenhos que nós. Os árbitros ingleses não erram muito menos. Só que quem está acima dos árbitros protege-os muito mais. Para além de os conseguir fazer todos bem mais homogéneos na gestão do jogo (lá está…).
5 Abril, 2024 at 11:35
Temos um caminho gigante para fazer na arbitragem.
E não fazemos porque os clubes não querem e porque mesmo os adeptos não querem…..
É confortável ter a arbitragem como está para MUITA gente…..
5 Abril, 2024 at 11:49
Isso é outra conversa.
E nesse aspecto concordo totalmente contigo.
As entidades que deviam gerir melhor o futebol português estão-se a cagar para as coisas porque isso iria levar a uma mudança que eles não querem promover.
Agora não me digam que os árbitros são uns coitadinhos e já têm muita coragem quanto apitam algumas coisas contra benfica e porto.
Haverá muita gente que quer ir para árbitros e que porventura terá mais condições mentais de cumprir com a função.
Não têm condições mentais para cumprir com a função não vão para árbitros.
5 Abril, 2024 at 11:58
Concordo.
O Schmidt, se não fosse a teoria acerca do penalty e se calhar já estava a ser criticado.
“Ah mas se não fosse o penalty” é uma vitória moral, dá para esconder muita coisa e dá para aguentar o alemão mais uma semana.
É confortável para os adeptos, para o Rui Costa, e principalmente para o Schmidt.
5 Abril, 2024 at 17:30
Corrijeme se estou errado, Tiago, mas nos 90s os árbitros talvez não fossem profissionais, agora são! ganha graveto para assumir responsabilidades. Se neste momento tem q assumir responsabilidades q deviam ser de outros o problema é dele! quando recebe a massa, recebe por inteiro. Se tem problemas com a família não se mete nisto. Se se mete nisto não há cá histórias da fam´lia. Está com obrigaç~es q deviam ser de outros, mas aceitou-as.
5 Abril, 2024 at 17:30
corrije-me
5 Abril, 2024 at 21:56
Precisam do relatório porque faz parte das regras.
Os conselhos disciplinares baseiam-se em leis de Estado, com advogados nelas, que se regem por códigos deotológicos existentes.
Ou seja, para apresentares uma queixa tens de escrever a queixa; para te defenderes dessa queixa tens de o fazer também por escrito (primeiro) e depois presencialmente, usando outro tipo de provas como argumento (seja vídeo, testemunhas, etc.) – se não escreves nada no princípio, é como se não existisse.
E concordo.
Nem que seja porque, escrevendo qualquer coisa, essa coisa já não muda… é final, é imutável. É a base do resto. É como se a pessoa que o escreve estivesse, fisicamente, a relatar a coisa. Tudo o que não seja escrito é como se fosse um boato, um rumor, uma opinião e não tem fundamento jurídico / legal.
5 Abril, 2024 at 17:23
Ó Tiago, escreves isso (e bem, na minha opinião) e depois vens com o “joguem à bola” … há aí qualquer coisa q não bate certo…
5 Abril, 2024 at 17:30
Bate totalmente certo.
Os jogadores, treinadores e dirigentes devem concentrar-se em jogar à bola e fazer um bom trabalho e não estar dependente de um penalti mal marcado.
O que depois deve ser feito em relação à arbitragem não é reclamar com o arbitro X ou Y, a decisão X ou Y e andar a dizer que perdemos por causa de um erro. É em criar as melhores condições possíveis para os árbitros tomarem as melhores decisões possíveis o menos pressionados possivel.
O meu problema com a arbitragem não é com um penalti não marcado ou um amarelo mal dado. É muito mais profundo do que isso.
5 Abril, 2024 at 17:36
O meu também é mais profundo que isso do penalty. E mesmo por isso, como as arbitragens estão e percebendo que o Spporting é um mexilhão há décadas, pedir q se “jogue à bola” neste lamaçal à vista de todos é absolutamente injusto para os jogadores (e público) do SCP, tipo: poiis é pá, mas olha Joga à bola …
5 Abril, 2024 at 17:38
ou seja: bate complectamente errado…
reconheces q o SCP é prejudicado à brava mas olha, joguem à bola…
5 Abril, 2024 at 11:50
Á moda do Porto, bates até ganhares. Se estás a perder podes bater mais. Não é só no 11 de futebol. desde a AG deles que aquilo tomou uns caminhos … Até de Espanha vinham “ataques”. Todos os caso são da autoria e responsabilidade de pessoas muito leais a PdC. A estratégia é ser ofendido enquanto ganhas derbies e apresentas progressos financeiros.
A imprensa não lhe mexer é sinal de que também tem uma estratégia. Começou com o BdC. Depois foi o LFV. Agora chegou a hora do PdC. É preciso renovar elevando. A bola do mundo tiktok. Mais fotogenia.
No tópico: pedir lisura a um arbitro no Benfiquistao é lírico. O homem foi ate onde aguentou no jogo com a equipa do porto com ordens para avacalhar total. Quem quiser agora mandar uma multa que mande. Mas o árbitro, a sua família e o futuro de todos eles não está adequadamente protegido na nossa sociedade. Primeiro apanhas e depois processas. É baixa confiança, tens de ser esperto, e neste caso não falar em nada no relatório. O meu nome é Nobre mas sei onde estou.
5 Abril, 2024 at 17:16
no pais das framboesas , silencio total sobre schimt e no tunel , o ruizinho dos tuneis foi um ever se te avias , mas tambem não houve nada nos relatorios . Vamos perder este campeonato porque temos uma merda de presidente , comissionista e covarde , que se esconde atras de Amorim , que ja esta farto e vai bater com a porta , porque entende que ja pagou a divida de gratidão que tinha com o varangay e esta a ver que tão depressa não ha covid
5 Abril, 2024 at 20:57
Os árbitros ao branquearem estas coisas não se dão ao respeito mas depois querem que os respeitem os. Impossível, têm o que merecem.
5 Abril, 2024 at 21:16
Ainda hoje, acho que ASD, no jogo da primeira volta, expulsa G. Inácio muito à força, à força para mim, para ele foi fácil.
E com muita fita do jogador encarnado à mistura.
Sem isso, não teríamos perdido aquele jogo, de certeza.
Foi mais um, entre muitos jogos, a puxar pra cima os de vermelho e a puxar pra baixo outros os de verde.
5 Abril, 2024 at 21:26
É evidente, que eu e todo o mundo sportinguista, gostava de ganhar amanhã.
Mas amanhã, acima de tudo, gostava que ganhassem pelo Sporting (óbvio), mas também porque este plantel do Sporting merece ser feliz, porquê ?
Porque têm sido amigos, têm sido profissionais, têm sido ambiciosos, têm sido um grupo honesto, e nós adeptos, gostávamos que fossem felizes.
É evidente que a alegria deles, será também a nossa, mas eles, merecem muito, e inclusive têm respeitado as escolhas do seu treinador em prol da unidade e do objectivo final.
Por isso, apelei aqui, à dias, para o apoio incondicional à equipa durante 90 minutos, independentemente do resultado que se vá verificando.
Eles merecem.
E nós também.
6 Abril, 2024 at 1:08
Será que amanhã seremos felizes com o jogo a ser arbitrado pelo ASD????
Ando cá com uma desconfiança deste jogo e do árbitro que o vai dirigir!!!
Esse gajo trama sempre o Sporting, é o inimigo preferido dele!!!
Nunca me esqueço num jogo que expulsou o Gonçalo Inácio aos 18m !!!!!!!!!!!!!!!!!
SL
6 Abril, 2024 at 17:02
Inadmissível!!
Eles são pagos como profissionais e comportam-se como amadores.
Ninguém o obrigou a ser árbitro.
E também não aterrou aqui há 2 anos no Tugão sem saber ao que ia.
Repito, inadmissível que pelo menos não tenha colocado no relatório as cenas finais.