De acordo com o Goal Point, o Sporting de Rúben Amorim soma e segue, na hora de apurar o quão mortífero é o “leão” no aproveitamento das probabilidades de golo que vai criando: já são MAIS 21 GOLOS marcados do que o expectável, um registo que “puveriza” a concorrência mais próxima nas principais Ligas europeias, apesar de todos eles somarem mais jornadas disputadas que o SCP.
Mas existem muitas outras notas interessantes, que mostram este Leão com apetite pela baliza adversária
14 Abril, 2024 at 11:07
Excelente trabalho, mas neste momento, só o título importa. Só consigo pensar nisso.
Terça. Terça. Terça. Terça.
14 Abril, 2024 at 11:45
Patrão; então e a crónica do Gil?
SL,
14 Abril, 2024 at 13:00
É só recordes esta equipa.
Que sonho!!!!
14 Abril, 2024 at 13:02
Pena que o aproveitamento das probabilidades de golo não tenha sido extensível à LE, poderíamos ainda lá estar, seriamos campeões à mesma e ainda disputar a final do caneco! Quem pensa pequenino nunca atinge a grandeza.
14 Abril, 2024 at 13:06
Ahahah
14 Abril, 2024 at 13:33
Quem é que pensa ou pensou pequenino?
O Amorim que pode chegar ao segundo campeonato em 4 anos, num clube que ganha de 20 em 20.
Ou a estrutura que tem dado a cada mercado condições ao treinador de trazer jogadores a “pedido”?
Quem nunca está contente, será o eterno infeliz.
Desfruta e agradece de ciclos como estes de pós-chegada de RAmorim.
14 Abril, 2024 at 16:54
Ficou a sensação de que quisemos dar aquilo á morte. E agora talvez fossemos nós a enterrar a época do Liverpool e com isso a ter klout com fartura. Não ajudaria a ganhar a Liga, pois a mentalidade em Portugal é de gestão de risco. Mais competições, mais lesões, mais derrotas, mais potenciais crises. Parece que jogar faz mal ao jogador.
O desempenho do Amorim convém ser explicado porque sem legendas parece algo que não é. No primeiro ano, não tinha Europa. No segundo, fez o melhor que podia e não chegou mas creio que todos consideramos uma época positiva. No terceiro, o Sporting não soube esperar o melhor momento para o Palhinha ou talvez não tenha tido opção. Tabata, Palhinha e MNunes na mesma janela foi demais. Com a UCL, entre esforço e desmoralização, começou tudo a correr mal cedo. O mister a insistir em só ter o Paulinho e um miúdo e a gente a assistir… Este ano, não há miúdos, temos 2 PL e fizemos bullseye em dois jogadores para o 11. Amorim há de sair quando sair mas creio que lhe falta comprovar que sabe ganhar uma Liga enquanto joga UCL e depois possivelmente a LE.
O Amorim trouxe consistência ao nosso jogo, treino, relação com a imprensa, nível competitivo, etc. O Amorim de hoje é muito melhor do que o inicial e mesmo assim todos conseguimos ver lhe defeitos na gestão do jogo. Os da gestão de plantel podem ser por carência de informação dos adeptos.
Cabe ao Sporting saber aprender e manter na casa as práticas que nos estão a ajudar tanto e que são tantas vezes impopulares. Da estabilidade do 343, ao plantel curto e sem muitos insatisfeitos, ao Core de jogadores portugueses mesmo que fracos para o Sporting, ao papel fundamental do patinho feio com tomates de aço, capaz de ser criticado todas as semanas e continuar a trabalhar, como o Paulinho e o Esgaio. No FM devem ser gajos com 17+ em work rate.
Temos ainda de agradecer que o nosso esquema seja tão próximo da realidade dos clubes a quem vendemos. Essa humildade tem dado muito retorno. Enquanto ganhamos ninguém fala de ADN nem de mística. Veremos se o clube sabe manter tudo o que foi criado, se aceita ter dogmas durante épocas mal sucedidas no caminho para o sucesso.
Espero, gostava que o Amorim ficasse para o bi dobradinha enquanto passávamos os grupos na Champions. Outro desafio que ele devia fazer aqui e não no próximo clube é a reconstrução de um Core sem perda de liderança ou autoridade. É mais fácil esticar o Coates, manter um Paulinho ou um Esgaio ou Neto, do que encontrar os próximos 3 ou 4 jogadores altamente identificados com o Sporting e a nossa Liga e que o clube consiga pagar. O Pote é óptimo para isto mas creio que vai valer mais do que o nosso tecto.
Se o Amorim entender esta perspectiva de aprendizagem para ele e para a sua equipa, a internacionalização vai ser muito mais sustentada e os seus clubes com mais facilidade lhe concederao períodos além dos 5 anos. E é assim que se faz história. É a ficar e a ganhar e ganhar.
Meti tudo na resposta ao Stalley.
14 Abril, 2024 at 17:56
Subscrevo!
15 Abril, 2024 at 7:45
É isto!
Z
14 Abril, 2024 at 17:48
20 em 20, é mesmo?
De 2000 a 2002, quantos anos vão?
Nessa altura até foi melhor do.que poderá ser agora, foram 2 títulos em 3.épocas.
Na ânsia de falarem bem do Amorim e do Varandas, até se “enganam”.
E sim, pensamos muito pequenino nas competições europeias, por isso é que nunca fazemos nada de.especial. a Atalanta não teve medo do Liverpool, acabou por ser feliz. Fossemos nós e ainda levavamos outra sova como o jogo em casa com o City.
14 Abril, 2024 at 17:55
E no fim a cantar “é dia de jogo”… somos diferentes….
15 Abril, 2024 at 9:31
Diz isso ao Klopp…
14 Abril, 2024 at 15:51
Seremos o campeão mais justo deste século…
Vejam bem a diferença que é ter o Gyokeres em vez do Paulinho na equipa do nosso clube! Custou ao Amorim a entender, mas mais vale tarde do que nunca!
E o Hjulmand faz uma enorme diferença também, e está cada vez melhor!
14 Abril, 2024 at 16:57
Tens ambos. O Paulinho é o segundo ou terceiro melhor marcador. O problema pode não ter sido o Paulinho em si mas a ausência de competição pelo seu lugar.
O Hjuldmand mas também o crescimento do Morita do Santa Clara para o Morita do Sporting campeão e do Japão. Tem dado mais do que se poderia pedir. Amorim compra bem, só precisamos descobrir quem é que compra os maus. São histórias para o pós Amorim… De onde veio o Sotiris? Ele quis o Fatawu? Se não, quem quis?
14 Abril, 2024 at 17:43
O Sotoris não foi escolha dela. Aceitou-o porque tinha acabado de perder o Matheus Nunes e não dava para ir à procura de alguém…
O Fatawu não foi escolha dele mas tinha potencial. Não o aproveitou porque não quis… Ou não soube!
15 Abril, 2024 at 7:46
Tudo o que é mau não é escolha do Amorim, já percebemos… Mas os bons têm dedo do Mister…
Z
15 Abril, 2024 at 11:04
Vamos fingir que o Paulinho não foi opção atacante no meio durante duas épocas, e jogou inclusive com Pote e Sarabia, num ano em que marcou apenas 11 golos. O problema é sim o Paulinho, o Paulinho não tem qualidade ou capacidade para ser “O” PdL de uma equipa grande. A coisa corre bem porque 1 o Gyo dá muito mobilidade ao ataque e 2 porque o Paulinho tem sabido aproveitar os espaços que aparecem, mas mesmo com os golos que marca está longe de ser o ideal, porque em vários jogos em que marca a sua prestação, tirando o golo, roça a mediocridade.
14 Abril, 2024 at 16:02
Isto prova duas coisas, primeiro o grande mérito do RA, segundo que o gajo que teve o melhor plantel dos últimos 30 anos*, tal como eu sempre disse, o Sporting do Jardel e JVP, nem era nada de especial como treinador, muito agradecido ao Boloni pelo titulo, mas com aqueles jogadores ele tinha a obrigação de fazer muito mais e melhor…
*Para mim o melhor plantel dos últimos 40 anos foi construído pelo Cintra e era o do Figo e Balakov
14 Abril, 2024 at 16:59
O do Amunike em ano de Mundial para o Queiroz?
14 Abril, 2024 at 17:43
Não faltava um redes de jeito nesse plantel?
14 Abril, 2024 at 17:54
Sim tal como agora mas a equipa do figo e Balakov teve bons redes o ivkovic acho eu também houve uns Costinhas e lemajiques, não eram maus eram apenas insuficientes
14 Abril, 2024 at 18:32
E boas arbitragens… hahahahaha comparativamente ao que o Amorim tem apanhado… Mel!
14 Abril, 2024 at 19:27
Sim foram dos maiores roubos que vi na vida
14 Abril, 2024 at 19:27
Costinha e Lemajic eram completamente insuficientes!
Perdemos um campeonato por causa deles.
14 Abril, 2024 at 22:20
Também gosto das estatísticas que comparam a qualidadade, comptetitividade e orçamentos das equipas desses campeonatos com as equipas do nosso campeonato…
15 Abril, 2024 at 2:42
Em 1998 o treinador (um qualquer ….ky) que era bom e pôs o Sporting a jogar, mas fomos roubados (que até houve luto), arbitragens vergonhosas, ele pegou em si e saiu do Sporting por ver o que era o Futebol Português.
Hoje em dia está na mesma, ou pior!!
SL
15 Abril, 2024 at 7:38
Acho que em 1998 era o Miro Jozic…
15 Abril, 2024 at 8:28
Correcto!
Eu acho que era pior naquela altura… mesmo.
Z
15 Abril, 2024 at 9:19
Achas…? Foda-se, aquilo é que era mesmo até fartar!!
15 Abril, 2024 at 13:46
Foda-se, reli por acaso e percebi q compreendi a tua afirmação ao contrário… tenho urgentemente q me abster de comentar sem ler em condições… sorry…
15 Abril, 2024 at 15:58
🙂
Z
15 Abril, 2024 at 9:09
*Mirko Jozic
15 Abril, 2024 at 9:52
Era mesmo.
Epah vocês tenham juizo…
Alguma vez nós na altura andávamos a discutir faltas a meio campo que depois dá golo?!?!? Ou cantos mal marcados?!
Porra…nessa altura estávamos a discutir mergulhos uns atrás dos outros que dão penaltis contra nós ou a favor deles, penaltis claros não marcados uns atrás dos outros (e não são daqueles duvidosos de hoje em dia…são claros), estávamos a discutir foras de jogo de metros marcados contra nós ou não marcados, agressões que dão vermelho para nós e nunca dão para os outros…
Sequer falar no que era na altura com o que é agora no mesmo comentário chega a ser ofensivo…
Nesse ano foi um assalto à mão armada.
Nessa altura e até ao VAR, a nossa possibilidade de ser campeões era quase nula. Hoje em dia basta fazermos bem o nosso trabalho para estar lá em cima…
Não é por acaso que os lampiões estão sempre a pedir para acabar com o VAR ou que agora os portistas estão doidos por coisas que eles achavam que eram de outra maneira…habituados a que tudo lhes fosse favorável…
Hoje em dia discute-se arbitragem como desculpa. Naquela altura tínhamos as pernas completamente cortadas…
15 Abril, 2024 at 9:45
Pior? Esqueçam lá isso!
Desde que apareceu o VAR e vieram à tona os casos do Benfica, que as nossas hipóteses são outras.
Quem viu artistas como Rola, Calheiros, Pratas, Isidoro, Coroado, Leirós, Lucílio, Paulo Costa, Rui Costa (este ainda por aí anda), Veiga Trigo, Martim dos Santos e vários outros, acha mesmo que os de agora são piores? Com escutas a tudo o que é celular e imprensa por todo o lado?
Alguma vez o Sporting passaria praticamente todo o campeonato na frente da tabela, sem ter carradas de expulsões e amarelos, grandes penalidades inventadas e outros roubos de igreja que eram à descarada no passado?
É claro que os artistas actuais também gostam de “criar”, mas hoje não há os aliciantes do passado, e o risco para a sua carreira é muito maior com o actual escrutínio.
Rui Costa não tem a influência que Vieira/DSO tinha, e Pinto da Costa já não consegue influenciar os poderes com frutas para dormir, rebuçados e cafés com leite.
Mesmo que o sistema tente readaptar-se nunca mais veremos os roubos de igreja do passado…
15 Abril, 2024 at 9:53
Qualquer aproximação ao que é hoje e era nesses tempos é pura coincidência….
Hoje em dia raramente vejo um arbitro e acho um ladrão. Acho que são uma granda merda mas ladrão como era nessa altura?! Nem perto…
15 Abril, 2024 at 15:17
Nem mais!
16 Abril, 2024 at 17:58
Mirko Josic !?
SL
15 Abril, 2024 at 9:34
É engraçado porque havia uns cientistas que diziam que o nosso problema no ano passado estava na defesa e não no ataque….
E que ficámos em 4º não pelo ataque mas pelos golos sofridos…
No primeiro ano do Amorim fomos campeões porque fomos uma defesa de betão.
Este ano se formos campeões, seremos por sermos um rolo compressor no ataque.
Curioso porque outros também diziam que o Amorim não evoluiu nada nestes anos e que o Amorim do primeiro ano é o Amorim do ultimo ano ou muito perto…
Hoje estou para amar… 😀
15 Abril, 2024 at 16:01
Imaginem que queríamos ter um novo Paulinho. Tuga, já batido, com qualidade relativa, é sempre relativo, mas que não fosse um desconhecido, com capacidade de trabalho e caráter para aguentar secas e possibilidade de ficar no banco… Quem compravamos hoje?
Só me vem á cabeça o Beto que esta no Everton e acho que ele ganha mais do que nos pagamos. Por isso teria ser um Beto mais barato. Ou tínhamos ficado com o Pedro Mendes mas ele nunca se faria o que o Paulinho era sem jogar…
A questão fica para Paulinho e Esgaio. mesmo perfil, para os próximos 4 anos. Quem?
15 Abril, 2024 at 16:28
Fala no Paulinho e depois vem-lhe á cabeça o Beto? Bem algo está mal nessa conclusão. O Paulinho é um gajo forte nos apoios, ponto. O Beto não tem nada em comum com o Paulinho. É mais rápido, é mais físico, é por isso é mais disponível e joga bem de cabeça. Acha que depois deste ano, com um PdL que dá largura e profundidade, o Amorim vai querer voltar a ter um PdL titular que não dá nada disso?
O Esgaio igual… O que é que o Esgaio deu nos últimos 2 anos além de golos às equipas adversárias? O quê? É fraco nas transições, é lento como a merda, é comido de todas as maneiras e feitios, não tem jogo aéreo. Como o Paulinho dá tudo, mas de que é que adianta dar tudo se o tudo não roça nem o suficiente.
O perfil que o Sporting deve procurar agora é Gyokeres para a frente, Porro para a Direita, Sarabia/Pote para interiores, Diomande/Inácio para a defesa, Morten para o meio campo. Os perfis são estes, o nível de qualidade é este. Para ter Esgaio e Paulinho, gastar o que se gasta, no caso do Esgaio qualquer gajo serve, no caso do Paulinho é preciso procurar algo diferente e mais versátil.
15 Abril, 2024 at 16:51
Sendo tão fácil criticar as capacidades de ambos, mas reconhecendo que com eles os dois podemos estar a caminho da melhor década de futebol do Sporting desde os anos 70… Creio que é conveniente começar a entender que desempenham um papel que não é no jogo jogado.
Há muitos casos de jogadores tecnicamente banais com carreiras incriveis. Por serem alguém que traz valor a equipa noutros parâmetros.
15 Abril, 2024 at 16:55
O Neto desempenha um papel para lá do jogo jogado.
O Paulinho e o Esgaio não. Desempenham um papel NO jogo jogado. Ocupam lugar, jogam muitos minutos, são jogadores muito importantes no campo.
15 Abril, 2024 at 19:27
As equipas que querem ganhar títulos devem ter como objetivo fazer melhor todos os anos. E o fazer melhor significa melhorar a qualidade geral do plantel. Para melhorar temos de nos focar nos mais fracos e os mais fracos são de longe o Esgaio e na frente o Paulinho.
Depois há que contextualizar a coisa. Se por um lado o João Paulo tem contribuido como nunca, por outro temos de ser frios e ver que a sua contribuição não é acaso, acontece porque por uma conjuntura bem favorável e porque em parte quando joga, joga com um jogador unico no campeonato, porque a titular no centro o Paulinho já demonstrou que qualidade para assumir as despesas do ataque não tem. E é isso que o Sporting precisa de um suplente, que quando o titular se lesione o suplente consiga carregar um pouco de peso e não falhar golos escandalosos.
Quanto ao Esgaio, tem 2200min e apenas 3 assistências. Medíocre era quando assinou para suplente, hoje o Esgaio não dá nada á equipa. Não tem lugar no Sporting. O Sporting será campeão apesar do Esgaio e não porque o Esgaio jogou. É ver o jogo com a Atalanta e perceber o que o Esgaio oferece, ao adversário
15 Abril, 2024 at 16:40
Já temos um Paulinho e um Esgaio, queres outros?!
15 Abril, 2024 at 16:45
Todos precisamos do interlocutor para haver comunicacao.
A minha descrição do papel de ambos devia ter estabelecido que não é pelo perfil técnico dos jogadores que ambos estão no Sporting. Isso foi o que o Amorim nos teve de dizer para poder ter o Paulinho. O esquema dos apoios e do trabalho invisível …
Se o papel que eles desempenham não for de base técnica ou de talento, mas por razões mais comportamentais ou de liderança, ambos estão desgastados, mais velhos e comprovadamente lesivos para o nosso melhor futebol… Por isso pergunto.
O Beto é o único PL português que eu acho que cabia no Sporting. Por isso pergunto.
15 Abril, 2024 at 16:50
O Sporting tem de contratar titulares. Tudo o que o Sporting contrate tem de ser ou para potenciar ou para titular.
Paulinhos, Artures, Esgaios, Rochinhas…porra…espero que tenhamos aprendido o suficiente para não querer nada disso.
Não podemos contratar gajos para fazer plantel. Para fazer plantel temos lá muitos….
15 Abril, 2024 at 16:54
Isso é verdade. Concordo contigo. Contratar é para o onze.
Reconheces a importância dos jogadores portugueses, já maduros, num plantel do Sporting?
Teríamos a capacidade de contratar os portugueses que nos fariam mais fortes?
Os patinhos feios servem para alguma coisa? Aqui estou a provocar porque eu sei que servem mas imagino que quase ninguém entenda o mesmo.
15 Abril, 2024 at 17:01
Se fizermos minimamente bem as coisas, esses jogadores serão o Nuno Santos, Bragança, Pote, etc…
O Paulinho também ficará mais uns anos, o Geny deve ficar também…temos MUITOS jogadores que podem ficar uns anos valentes no Sporting (por não terem qualidade para dar grandes saltos) e que melhor do que qualquer contratação, podem enquadrar e ser pedras basilares do plantel.
Não vejo necessidade nenhuma de contratar outros.
Só vejo necessidade de contratar titulares ou jovens com capacidades extraordinárias para potenciar. Nada mais. O resto temos ou fazemos em casa.
15 Abril, 2024 at 19:31
O Sporting não vai vender 11 jogadores todas as épocas. Por cada jogador que vende, outros irão assumir, e de preferência alguns da formação. Se o Bragança sair para o ano, no ano seguinte teremos o Mateus (se tudo correr bem), depois vira o Essugo e por aí fora. A isto se aliarmos contratações com perfil desejado e depois com personalidade de líder as coisas também se fazem.
Alguém acha que o Paulinho tem mais peso e influência que o Morten no plantel? A pergunta é completamente retórica
16 Abril, 2024 at 18:36
Depois das vossas respostas fico como estava. Não sabemos. Ninguém sabe apontar 6 nomes de jogadores portugueses que tivessem qualidade para o 11 e que nós pudéssemos pagar.
O problema dos jogadores formados é que normalmente tem ambições salariais acima das possibilidades do SCP, no entanto rara é a equipa de sucesso que o é sem manter 7 dos melhores ao longo de 10 anos. Mesmo que melhores queira dizer algo que não seja técnico ou de jogo jogado.
Obrigado a quem respondeu.
15 Abril, 2024 at 17:59
Em relação ao Beto, que está em Inglaterra?
Mais um aqui.
Era bem vindo, ó se era.
16 Abril, 2024 at 18:32
Parece me ter a cabeça certa num jogador com bastante valia. Na EPL é puxado para ele principalmente a jogar numa Everton, mas mesmo com os 8 pontos retirados vão manter. Vejo o a ser mais útil a equipas que passam muito tempo a atacar. Mas ainda não aconteceu…