É tempo de falar da saída do treinador Rui Costa, daqui em diante designado apenas por Rui.
Há algumas semanas escrevi sobre o momento que atravessava onde, intuía, que fosse um fim de ciclo. Não por vontade minha, mas porque os ventos pareciam soprar desse jeito. Parece que a coisa deu-se mesmo e, pelo seu próprio pé, como fazem os homens (não os ratos) anunciou que deixava de ser treinador do Sporting CP a partir desta época. A perfeição não existe e houve momentos em que a equipa ficou aquém das expetativas (se calhar dele próprio também). Apesar disso, o balanço é extremamente fantástico.
Para mim é uma grande tristeza porque os 7 anos dele no Sporting CP, são os mesmos que tenho aqui na Tasca (para completar o ramalhete contemporâneo devo escrever também os nomes do Lúcio Loureiro e da Sofia Reigoto). Vi, como todos os tasqueiros, o crescimento do voleibol feminino para patamares onde nenhuma outra equipa feminina de pavilhão do Sporting CP já esteve, seja em adeptos na bancada, interesse comercial, audiência digital, profissionalismo… Uma obra bonita que o Rui fez questão (e bem) de referir.
Ganhou bastante, num caminho de crescimento. O campeonato nacional da 3ª e 2ª divisão, as taças da Federação e a Taça de Portugal. Também o voleibol feminino se fez notar com os prémios Stromp da Fernanda Silva (ainda na 2ª divisão), da Sofia Reigoto ou Daniela Silva, ou pelos seus prémios individuais do Rugido de Leão ou o prémio de ‘Treinador do Ano’, troféu atribuído pela Associação Nacional de Treinadores. Apesar de tudo o que fez, claro que toda a gente ainda queria ganhar o campeonato nacional e encher completamente o PJR. Esteve quase a cumprir ambas! Faltou o quase, infelizmente.
Para além de tudo o disse, que já resume bem, queria complementar com 2 pontos de encerramento da sua passagem:
Carisma
Realmente é um treinador acarinhado por muitos sportinguistas. Acontece a quem tem carisma! Falou-nos sempre com clareza e frontalidade. Sempre assumindo as fraquezas, foi dizendo o que achava. Pelo que se percebe, não pactua com papagaios, por isso torna mais difícil a vida de uns quantos, sejam eles internos ou externos. É divertido ver que a quase regra de sair do Sporting CP a mal (parece até uma necessidade) não se está a aplicar neste caso. Felizmente ainda há memória.
Melhorou o voleibol feminino
Tantas vezes que defendeu o voleibol feminino! Seja o exagerado número de jogos no campeonato num curto espaço de tempo, seja a falta de árbitros de linha, seja o excesso de público no tempo do covid, seja as horas dos jogos da final 4 da taça, seja seja seja. Se as coisas estão melhores foi porque, muitas vezes sozinho, dizia publicamente o que era necessário mudar. Contra uma Federação viciada e monárquica defendeu mais do que apenas os interesses do seu Sporting CP.
Após o anúncio da saída notou-se estar praticamente só. Apenas eu, através do Twitter, dei eco às suas palavras. Nem atletas, nem Sporting TV, ninguém! Até o Porto Canal, em pavilhão adversário, no espaço na flash interview, quis dar eco a esta saída mostrando-se respeitosos pelo trabalho desenvolvido pelo Rui. No Sporting CP há medos escondidos e respeitos esquecidos. Há aí umas fracos(as) que vão dormir um bocadinho pior de noite pelo que andaram a cozinhar durante a época como, por exemplo, patrocínios boicotados para contratações.
Para terminar, digo-vos que a sua maior conquista ele não sabe que a teve – o meu primeiro jogo ao vivo do Sporting CP com o meu filhote foi de voleibol feminino. Agradeço, em meu nome, tudo o que fez pelo Sporting CP e pelo voleibol feminino. Fiz muitos amigos à pala das suas equipas. Foi um prazer, Rui!
24 Abril, 2024 at 9:39
Belo texto. Para quem não acompanha mas gosta de saber tudo o que se passa no nosso clube, excelente peça informativa. Obrigado ao autor, de quem desconheço a identidade.
24 Abril, 2024 at 11:02
o Cherba esqueceu-se do rodapé 🙂
24 Abril, 2024 at 9:39
Bom dia, tudo de bom para o “Rui”, fez-nos acreditar, é um Senhor.
Adrien, agradeço a ajuda no seguinte, porque razão não conseguimos manter a Fernanda, Ana Couto e Bruninha? Com a presença delas nas épocas seguintes não estariamos mais perto do sucesso?
24 Abril, 2024 at 10:58
Boas,
Parece-me que foi uma questão delas terem propostas melhores que a nossa e a lei do mercado funcionou, como normalmente.
24 Abril, 2024 at 15:14
No caso da Fernanda infelizmente nao foi . O Sporting correu com ela porque ela se recusou a diminuir o valor do seu contrato assinado anteriormente. Correram com ela e mesmo assim ficaram a dever-lhe dinheiro. Uma vergonha!!!. Foi fazer pontos para o Leixoes e agora no benfica…
25 Abril, 2024 at 10:09
Até estava a falar mais da Bruna e da Couto. No caso da Fernanda há sempre dois lados de cada historia. Abraço
24 Abril, 2024 at 9:43
Um exemplo de postura, obrigado por tudo o que deste ao nosso Sporting e que seja um sinal para o futuro.
SL
24 Abril, 2024 at 10:05
Obrigado Adrien por nos tornares mais proximos do voley.
E agora ? O que se segue ?
24 Abril, 2024 at 10:58
Creio que sai um Rui Pedro e entra outro Rui Pedro.
É o que se fala no caso do Sporting CP.
24 Abril, 2024 at 10:27
Este treinador é boa pessoa, houve coisas boas e menos boas. Já se sabe ou consta quem vai comandar a equipa para o ano ?
25 Abril, 2024 at 10:09
Creio que sai um Rui Pedro e entra outro Rui Pedro.
É o que se fala no caso do Sporting CP.
24 Abril, 2024 at 10:46
O Rui encarna totalmente aquilo em que acredito que deve ser o SPORTING Clube de Portugal. Um enorme respeito pelo clube (incluo os adeptos), pelo desporto que treina, pelos atletas!
Foi enquanto nosso treinador um grande ponto de desenvolvimento dentro de casa, mas também foi uma voz sempre activa e muitas vezes incómoda para as entidades que regulam o voleibol, sempre com uma visão de desenvolvimento da modalidade, justiça e promoção do desporto.
Foi um prazer tê-lo na nossa casa, espero que volte um dia, talvez noutras funções, para levar o voleibol do Sporting para outro nível, quer de competição quer da estrutura de formação!
Bem hajas Rui!
24 Abril, 2024 at 11:15
Respeito e gratidão.
SL
24 Abril, 2024 at 11:26
Um texto de despedida à altura do grandíssimo senhor Rui Costa!
Sinto a mesma frustração que senti quando não renovaram com Paulo Freitas.
Fica esse amargo de não termos conquistado o Campeonato Nacional de Voleibol Feminino no escalão maior. Foi uma das modalidades em que apostei que seríamos campeões esta época. Apesar disso os títulos e troféus conquistados são inesquecíveis.
Aqui viu-se trabalho, planeamento, competência, resiliência, superação, crescimento constante ao contrário do Voleibol Masculino onde a cada época compramos uma palete de jogadores.
Confesso que não sinto qualquer ligação à equipa masculina e interesse em acompanhar os jogos. Isso nunca aconteceu com as nossas Leoas graças à Rui Costa e a forma como construiu a modalidade.
Escrevi muitas vezes que para mim era a mais empolgante das modalidades do Sporting. Espero que isso não se altere.
E espero também que o plantel não seja desmantelado às sete pancadas, e que aquilo que de bom foi feito nestes anos seja atirado ao lixo.
O Rui é mais um dos que foram mais que treinadores enquanto aqui esteve, e um exemplo a todos o níveis.
Um enorme obrigado por todas as alegrias, e muitas felicidades!
Que um dia regresse à casa pois o Sporting necessita de profissionais deste gabarito.
E obrigado Adrien!
24 Abril, 2024 at 11:31
Tive a oportunidade de estar presente na meia final contra o FCP e apesar do excelente trabalho do nosso treinador e da nossa equipa, era visivel a diferença de “recursos” entra as duas equipas.
Foi um enorme percurso que a nossa equipa feminina fez em todos os anos e agora fica a faltar o próximo passo em continuar a dar mais recursos a esta equipa para que possa estar mais proxima de discutir o titulo, tal como aconteceu com o vólei masculino (este ano com uma bela equipa).
Obrigado Rui e esperamos que seja um até breve!!!
24 Abril, 2024 at 12:08
O meu grande agradecimento pelo que o grande Rui Costa fez pelo grande Sporting e pelo voleibol.
Para mim, serás sempre ALGUÉM digno de nota.
Muito Obrigado!
24 Abril, 2024 at 14:05
Os “desalinhados” que ainda sobrevivem no meio dos benzocas só o conseguem fazer se ganharem muito, de outra forma á primeira oportunidade são corridos, isto que foi escrito do voley podia ser escrito para o hoquei, ou para o basket dos dois primeiros anos…
Parece que se tiveres carisma e abafares as “mulas brancas” desta vida, o teu destino está traçado, acontece é que são esses gajos com carisma que têm a capacidade de montar projetos “de autor” que como já vimos é, não digo a única, mas se calhar a mais viável alternativa para concorrer com rivais que sistematicamente têm mais investimento que nós…
Há aqui um padrão que está á vista de quem queira ver…
De resto agradecer muito ao Prof Rui por tudo aquilo que nos deu, não só em campo como fora dele, é um homem de princípios, com espinha dorsal e se calhar isso em certos círculos não é lá muito bem aceite!!!
Obrigado por tudo o que nos deste Rui…
24 Abril, 2024 at 14:11
Serviço público como sempre do Adrien, grato por nos ter aproximado do voleibol do clube.
Sobre o Professor Rui Pedro Costa só posso elogiar todo o trabalho e dedicação mostrados, foi sempre um defensor do clube e da modalidade. Obrigado por tudo.
Sporting Sempre
24 Abril, 2024 at 21:49
Excelente entrevista.
Obrigado por tudo, Rui Pedro Costa.
Felicidades.
“Após o anúncio da saída notou-se estar praticamente só. Apenas eu, através do Twitter, dei eco às suas palavras. Nem atletas, nem Sporting TV, ninguém! Até o Porto Canal, em pavilhão adversário, no espaço na flash interview, quis dar eco a esta saída mostrando-se respeitosos pelo trabalho desenvolvido pelo Rui. No Sporting CP há medos escondidos e respeitos esquecidos. Há aí umas fracos(as) que vão dormir um bocadinho pior de noite pelo que andaram a cozinhar durante a época como, por exemplo, patrocínios boicotados para contratações.”
Tristeza do caralho…
24 Abril, 2024 at 22:42
Uma direção digna desse nome também vê-se nestas alturas e não apenas quando há troféus para a fotografia.
Longe, muito longe do que um grande Sporting merece…
24 Abril, 2024 at 23:06
Nem mais.
25 Abril, 2024 at 15:33
Yeep