Esse é o problema do jogador português, vejam, só ainda têm 17 anos, e já jogam e muitas vezes hipotecam resultados ou títulos porque pensam que já têm nomes, e depois pumba, vá lá foram a tempo in extremis.
Mas é sem dúvida o calcanhar de aquiles do jogador português e latino.
Consequentemente depois vêem aqueles resultados surpresa.
Não é preciso psicologo, é ter uma reunião com o menino quando regressar do campeonato da europa de sub-17, quer seja ou não campeão europeu, e dar-lhe nas orelhas, e dizer-lhe, assim não, com aquele comportamento competitivo pró fraco, não calça tão depressa a treinar com os AA, reunião do seu treinador do escalão ou da equipa onde trabalha mais vezes e com o RA também.
Repito, mesmo que seja campeão europeu.
Foda-se…tivemos treinador nos sub23 1 anito… não foi mau….mas a estrutura do Sporting cansou-se disso e por isso decidiu promover um dos maiores incompetentes que vi a treinar na formação. E há vários candidatos….
Sub 17 conseguem apuramento para a final. É certamente a seleção de maior talento mais mal trabalhada que me lembro …. Aquilo é mesmo atirar jogadores lá para dentro e ver o que dá. Safa-se porque tem talento que nunca mais acaba….
St. Just veio a público pedir desculpa aos adeptos, pelo lance da final.
Por mim, está desculpado, acontece aos melhores.
Siga St. Just, há mais futuro a seguir.
E glórias para alcançar.
Claro, porque um tem uma idade, e outro tem outra.
E o St. Just é um jogador competitivo, não é preciso chamá-lo á razão, e o Que(n)da ainda anda nas nuvens, coisa que St. Just não anda.
O lance do St. Just é um lance, e a postura do Que(n)da são vários jogos.
É tudo muito diferente.
E para mim, o Quenda ainda vai a tempo, é só trazê-lo prá terra, o St. Just sabe o nível e as exigências da competição.
São coisas distintas.
Desculpar o Quenda e não chamá-lo á razão da sua postura, com a idade que tem, pensa que o vão desculpar mais vezes porque tem 17 anos, dar-lhe nas orelhas, é obrigado a pensar, que ser jogador profissional não é fácil e requer trabalho.
No meu tempo de jogador, os miúdos da formação limpavam os pitons dos seniores, e muitas vezes até treinavam com os pitons que os seniores já não queriam, nem tudo ao mar nem tudo á terra também, concordo, mas hoje em dia os meninos que têm qualidade são apaparicados demais, as notícias e os elogios, tornam-os mais fracos, sou contra isso de elogios aos da formação, porque têm uma fragilidade muito grande, e só quem aguenta as exigências do futebol profissional terá andamento para lá chegar.
Quando se empresta um jogador não é só para jogar mais vezes, é também para interiorizar as exigências de equipas menores e saberem ultrapassar obstáculos.
Palhinha, Adrien, os mais recentes, e muitos outros, foram experimentar comer o pão que o diabo amassou, quando voltaram, já vinham conscientes das exigências do futebol profissional e como era preciso trabalhar.
Quenda pode lá chegar, tem as condições técnicas para isso, mas ainda está muito longe e não pode ser apaparicado nem elogiado, tem que se lhe dizer, fizeste bem, mas ainda não chega, é preciso muito mais, mas aqui também reside e muito, como Aurélio Pereira disse um dia e bem, os miúdos hoje em dia com 7 ou 8 anos já têm empresários, que só prejudicam, e ás vezes são os próprios pais.
Quenda pode vir a ser bom jogador, mas ainda não o é.
Os putos da formação hoje em dia perdem a humildade muito depressa… Do nada acham-se craques, ou porque são falados aqui ou ali, ou porque ganham muito dinheiro, ou porque vão às selecções… Por isso muitos deles perdem-se… Não conseguem manter uma bitola alta e ir evoluindo, como é preciso…
E um jogo ? tudo bem.
Vários jogos, não é não, é nunca.
Lances ? toda a gente tem.
Um exemplo de tratamento de um jogador senior:
Toda a gente viu as asneiras do Adan contra o Marselha, foi factual.
Vimos o RA vir prá praça pública crucificar o Adan ? Nunca veio, pelo contrário, defendeu o seu jogador e disse, Adan já salvou o Sporting muitas vezes, ganha balneário desta forma. Vlachodimos teve um dia mau no Bessa, a reação de Schemidt foi crucificá-lo e atribuir-lhe a responsabilidade pela derrota, resultado ? ajudou que o balneário começou a olhá-lo de lado.
Formas diferentes de tratar um sénior na mesma posição de campo, g.r.
St. Just, teve um lance, e que foi até avaliado com várias prespetivas. Quem estará lembrado daquele sprint na LE contra o Arsenal (salvo erro) em que foi buscar um jogador de altíssimo nível quando este se preparava para rematar á baliza.
Pois, os lances extraordinários esquecemos depressa, os que enterram ficam gravados.
Há que ser equilibrado nas apreciações.
St. Just é um belissímo defesa, o mal dele têm sido as recaídas.
E há-de cometer mais erros.
Nem acho que o Vlachodimos tivesse um dia mau no Bessa… As declarações do treinador foram completamente desajustadas… o que é pior ainda!
A mim deu-me toda a sensação que o gajo estava à espera duma oportunidade para enterrar o gajo, há já um tempo, e aproveitou a derrota para o fazer…
JHC não estou zangado consigo, temos concordado em muitas coisas, e iremos continuar a concordar.
Este foi e é apenas o meu ponto de vista que até pode estar errado.
Um abraço para si.
🙂 Nem há razão para ficarmos zangados, Opinião.
Estava a reinar consigo.
O Quenda tem só 17 anos e precisa errar para aprender, e de quem o ajude a crescer corrigindo os erros e puxando por ele todo, e não apenas pelas orelhas.
Quando está em campo, tanto tempo, perdido e incapaz de fazer o que é capaz de fazer, quem precisa de um valente puxão de orelhas não é ele.
Felizmente fez as substituições e estas resultaram em cheio…
Quando o problema dum jogador é não ser competitivo, é indiferente ter 15 anos, 20 anos ou 25 anos… É um problema de atitude e não um problema de ter de errar para aprender ou de idade. É uma cena mental. Portanto, tens de tentar corrigir isso o mais cedo possível, por errar em lances é uma cena completamente diferente – e isso erram os gajos que têm atitude!
Ver o Quenda em campo é desesperante porque todos reconhecemos talento ao gajo – se não o reconhecêssemos ninguém desesperava… Era simplesmente um jogador sem futuro!
Basta ver hoje que o lado direito nunca funcionou bem, enquanto o Quenda esteve em campo, e mal o gajo saiu o jogo passou a ser todo encaminhado por aí e com sucesso chegou-se ao empate e depois à vitória.
Foi só tirar o gajo que estava ali a engonhar aquela merda, não por não ter talento, mas por uma falta de atitude gritante…
No primeiro jogo deste europeu Quenda esteve a maior parte do tempo alheado do jogo.
É verdade que também tem a ver com o próprio jogador, mas o responsável é o selecionador por ter visto algo para acrescentar à Seleção e depois não ter capacidade para o “rentabilizar”.
Estou a avaliar apenas o que vi destes jogos, e do que vi está mais para um Joelson que para um Rafael Leão (que também não é um grande exemplo de intensidade).
Temos uma super-ultra-mega estrutura profissional de formação que terá certamente alguém capaz de resolver essas lacunas competitivas. Digo eu…
E a propósito de Rafael Leão, padece do mesmo mal, a cabecinha.
Rafael Leão, se tivesse uma cabecinha boa, seria um belissímo jogador, assim, nunca passará de um jogador razoável.
Não tem espirito de sacrifício de jogador de alta competição, só joga bem, quando se vê espicaçado por alguma coisa ou por algum objetivo pessoal momentâneo.
Rafael Leão é aquele estilo de jogador que gosta de ser adorado, e quando lá chega, desce automaticamente de produção.
É difícil lidar-se com um jogador deste estilo.
E tem um potencial enorme, mas passa ao lado de uma grande carreira.
Estamos a falar do mesmo Rafael Leão, melhor jogador do Campeonato Italiano da época 2022/2023, Campeão Italiano 2021/2022, que custou 45M ao AC Milan, que tem o passe avaliado em 90M de euros, e actualmente com 24 anos é imprescindível para Martinez na Seleção Portuguesa?
Quem dera a milhões de jogadores passarem ao lado de uma carreira como Leão…
Atenção, eu se fosse selecionador, convocaria sempre o Rafael Leão.
Rafael Leão tem qualidade indesmentível.
Mas…………
Falta-lhe qualquer coisinha para ser um grande jogador, do pescoço para cima é complicado.
Tinha e tem todas as condições físicas e técnicas para suceder a um patamar próximo do Cristiano, atenção digo próximo, mas nunca vai lá chegar.
Logicamente que o Milan não o vai querer desvalorizar
A questão é que não está a passar ao lado de uma grande carreira quando és titular de uma das melhores equipas italianas e jogas numa das melhores Seleções Nacionais do Mundo!
Passar ao lado de uma carreira é como o Bruno Paz ou o Pedro Empis…
Vou defenir melhor.
Quando digo que passa ao lado de uma grande carreira, poderia andar pelo top10 dos atuais jogadores mundiais e não faz nem irá fazer parte.
Agora que é um jogador que tem qualidade, tem.
Mas não é um jogador deslumbrante em termos competitivos, nem dá segurança de entrega competitiva ao clube que apostar nele, se desse, já não estaria no Milan à muito tempo.
Por mim, fecho este capítulo.
Seja pelo problema do treinador, dos salários em atraso, ou outra coisa qq.
Desejo ao Porto aquilo que o Pinto da Costa nos desejava a nós, e tanto lutou para conseguir (e quase conseguiu), quando assumiu a presidência: que acabem, ou pelo menos que fiquem reduzidos a insignificantes.
A única origem que percebo é o SC a querer dinheiro e a única forma de conseguir receber sem ser demasiado evidente o que aconteceu é agora inventar um conflito qualquer…
De resto se o SC é que decide o futuro do SC, como ele disse, se ele vai sair porque quer e se não quer nada…qual é o problema dele do adjunto assumir?!
É o SC a ser o SC e a meter a família toda ao barulho…só mostra que parte importantíssima da limpeza que eles vão ter de fazer era despachar o SC. Muito mais problema do que solução.
Supostamente pelo que dizem num jantar o Bruno disse ao Sérgio Conceição que ia seguir carreira como treinador principal e ia deixar de ser o seu adjunto. Que o Antero tinha arranjado qualquer coisa no Catar.
Pelo que dizem também o SC reuniu-se com o Vilas Boas para terminar o assunto e dizer que não ia cobrar 1 cêntimo ao porto e ia à vida dele.
Quando o Conceição pergunta a titulo de curiosidade se já tinham encontrado treinador, o Vilas Boas disse que sim e que já tinham falado com o Bruno há cerca de 1 mês.
O Sérgio saiu porta fora fodido da vida e agora está a bater o pé a ver se sai com estrondo para foder quem supostamente o traiu.
Nem a propósito JHC.
Numa entrevista a Anceloti, este responde a uma pergunta sobre Rafael Leão.
E Anceloti diz, se Rafael Leão fosse meu jogador batia-lhe todos os dias.
O homem parece que adivinhou que estávamos a falar do Rafael Leão, ele há coisas do arco da velha.
“Batia-lhe todos os dias”, o chamado canito ao pé da rede.
Ah,ah,ah,.
Passou os primeiros jogos a ter de fazer a ala toda e depois a ter dificuldade em romper quando era preciso pernas para a frente.
Ainda por cima numa equipa completamente destruturada que vive de rasgos.
Ele tem muito que crescer, espero que tenha um bom ano na B e que consiga dar o salto para jogar com séniores.
Tem a palavra do João Pereira. Espero que esqueçam a ideia de o subir aos A, é claramente cedo demais…primeiro tem de fixar na B e “dominar” a liga 3. Quando isso acontecer poderá eventualmente subir.
Nos últimos anos houve 3 jogadores que isso aconteceu. Esteves, M. Fernandes e Essugo. Os 3 jogavam muito mais do que a liga 3 e dominavam completamente a 3 liga. Dos 3, só o empréstimo do Esteves correu mal porque lhe faltou cabeça. Os outros 2 foram os melhores empréstimos que tivemos porque estava claramente prontos e não andaram a dar saltos maiores do que as pernas.
No Sporting atual têm de meter esta merda na cabeça. Jogadores jovens para a equipa A, só os que joguem na B e na liga 3 com enorme facilidade e que carreguem a equipa. Se isso acontecer de forma sólida, podem subir ou ser emprestados na 1ª liga. Se não…têm de ser trabalhados na B até estarem nesse ponto ou serem dispensados. Andarem em saltos meio alucinados só tem estragado os putos…
Fase pré temporada e o melhor é ficar sossegado num canto e esperar que tudo corra bem.
Contratou-se um GR que do que vi contra nós parece ter condições.
Esperar para ver.
Supostamente já se contratou o Debast, Central para jogar pela direita. Considerado um dos melhores centrais da idade dele e com enorme potencial.
Esperar para ver.
Supostamente Diomande será para vender. Fala-se do Newcastle há bastante tempo e como são os novos ricos da Premier League, vamos ver se será por valores acima dos 40M como se fala.
Supostamente o Helas Verona quer acionar a opção de compra pelo Vinagre de 4M que nos custou 10M. É mau, mas neste momento considerando tudo, podia ser muito pior.
Supostamente turcos e árabes andam atrás do Paulinho e o Sporting estipulou 10M para o levarem. Tendo em consideração que custou, valor total, 23M e que temos apenas 70% do passe, mas também que vai fazer este ano 32 anos era de ceder por empréstimo para ficar com os 10M ao invés compra de 7M+3M para o braga.
Com a aquisição de um GR por 6M deu para muitos aqui entenderem que não é preciso gastar sempre na casa dos 20M.
Com esses 10M já se conseguia arranjar uma alternativa válida para o Pote no lado esquerdo.
Em relação ao Porto é ver a casa a arder.
Aquilo vai para lá um forrobodó.
Em relação ao benfica é ver o Rui Costa a meter-se num caminho de merda em que não quer dar parte fraca e vai perpetuar os problemas para o próximo ano.
Dito isto, sabendo como funciona o futebol em portugal, mesmo assim temos de ir com tudo e aproximar o mais possível da perfeição. Porque quem é do Sporting já sabe que nada nos é dado de forma tranquila. É preciso dar tudo.
Esqueci-me do grego que a vir será uma boa opção para poupar o Gyokeres em certos jogos e noutros tentar algo diferente, talvez com o grego a fazer de PL mais fixo já que supostamente não é tão móvel e o Gyokeres mais solto, não sei….
Vejo muita gente muito entusiasmada, alguns já meio preocupados…
Muita calma…andando e vendo. Neste momento não se percebe nada do que vai ser o Sporting, Benfica e Porto 2024/25. Quem vem, quem saí, que plantel estamos a fazer e a construir…
Há dias que parece que vamos fazer pequenos ajustes…
Nem mesmo jogadores que jogam bem noutros lados é sinónimo que vão ser cá.
Até mesmo gajos que estiveram cá o ano passado podem começar a jogar melhor ou pior.
Pela positiva por exemplo, temos o Quaresma que me surpreendeu e muito.
Futebol é mesmo isso.
Só quando a bola começar a rolar.
E um gajo quer mesmo é que comece….
Mas é dificil olhar para tudo o que está a acontecer para já, principalmente nos nossos rivais, fazendo bem o nosso trabalho, e não ficar com aquele sentimento que pode correr bem e sermos bi campeões.
Mas claro vamos com calma.
Não gosto de fanfarronices, sou até um dos que supostamente manda abaixo e malha, mas também tenho momentos de confiança desmesurada e romantizo as coisas como se vê 🙂
Espero que o Sporting não entre em modo lampiões no ano passado….
Também era tudo lindo, grandes craques a acrescentar a uma equipa campeã, Sporting sem champions e praticamente sem contratações, Porto em modo Porto enterrado sem dinheiro….
Primeiro porque temos o Amorim e eles tinham o Shaimit.
E isso faz toda a diferença.
Fui ler o que um jornalista holandês falou dele e já na altura relatava os mesmo problemas. Desorientação na construção do plantel, dificuldade em encontrar a equipa tipo, incapacidade em gerir o balneário e constante atribuição de culpas aos árbitros e outros fatores externos menos ao próprio.
Nunca achei que o benfica tivesse contratado grandes craques à exceção do Di Maria que foi de facto a peça mais importante do benfica deste ano a par to puto Neves e do Rafa.
O Arthur causou-me imensa confusão porque já tinha lido que era um jogador muito inconstante e foram dar o dinheirão que foram dar por ele….mas lá está só vendo.
Depois é aquilo que dizes, têm de ser criadas rotinas e isso demora muito tempo e tem sido o ponto forte do Sporting. Embora, digo eu, em alguns casos acho que há estabilidade a mais, concretamente na manutenção de jogadores que têm qualidade muito duvidosa.
Eu estou com esperança para o próximo ano…mas de um momento para o outro tudo pode mudar.
Que role a bola…
É possível viver bem nos 2 mundos.
Da critica e do elogio.
Quem critica também pode elogiar e que elogia também pode criticar.
Não são clubes VIP exclusivos.
Haja equilíbrio e bom senso.
Sendo que o meu bom senso pode não ser o mesmo que o teu.
É saber lidar.
Em relação à preparação para a próxima época é de facto bastante cedo ainda, mas já começamos a arrumar a casa em 2 sectores pelo menos. Defesa e GR.
Embora ainda haja muito a fazer na minha opinião, mas terá tudo a ver com a capacidade financeira e o que o mercado ditar.
É preciso ainda cortar com algumas “gorduras” que a equipa tem, nomeadamente Esgaio, acho que neste caso é consensual, e depois mais exclusivo da minha parte eu tentava, na medida do possível, aumentar a qualidade pelo lugar do Edwards e também diria do Trincão que mesmo fazendo a sua melhor época….enfim ficava como alternativa à tal solução pelo lugar do Edwards. O paulinho….32 anos…havendo mesmo propostas e ele querendo, eu trocava por outro, mesmo vindo o Grego.
A propósito do Europeu de Sub17, para dizer que a Itália tem uma equipa do caraças e, para mim, são amplamente favoritos a ganhar a competição – não que Portugal não tenha hipótese mas acho a Itália bem melhor!
O andamento dos italianos é 2 ou 3 mudanças acima do nosso normal e têm jogadores de uma qualidade muito grande. Depois a mentalidade deles é muito mais competitiva (do que a nossa).
Se Portugal fizer uma 1ª parte como fez contra a Sérvia, está lixado porque a Itália é bem melhor, bem mais objectiva e muito consistente!
Para mim vai ser muito complicado para a nossa mentalidade de brincas na areia defrontar uma Itália super competitiva e intensa. É uma equipa superior a qualquer uma que defrontámos até agora…
O puto Mora tem uma maneira de jogar que gosto muito.
Tenho algumas dificuldades em perceber se contra seniores se vai aguentar da mesma maneira.
Nestes escalões não se percebe muito bem. Mas quando chegar a altura de levarem com o choque dos graúdos…
Estes jogadores mais pequenos com o físico que têm só mesmo sendo sobre dotados tecnicamente.
No futebol de hoje cada vez parece haver menos espaço para jogadores mais “franzinos”.
O puto Mora joga na equipa B do FCPorto e é dos melhores jogadores. É um puto focado, intenso, trabalhador, tem muito talento, joga com velocidade que chegue e como tem centro de gravidade baixo isso ajuda. Além disso é um gajo que decide rápido e muitas vezes bem. O puto já se destacava nos iniciados onde era de longe o melhor jogador. Sendo juvenil já joga bastantes vezes na equipa B, porque tem pedalada para isso.
É aquilo que eu tenho dito, muitas vezes até por causa do FF, que quando és pequeno e mais franzino podes compensar esse handicap metendo velocidade no teu jogo – coisa que a esmagadora maioria das raparigas não faz!
Este puto, se não se afirmar na equipa principal do FCPorto vais ser uma surpresa para mim. Acho o gajo nitidamente diferenciado e é humilde o suficiente para trabalhar para se afirmar!
2 Junho, 2024 at 17:59
Acabou!
Bem, tenho de dar os parabéns ao treinador que soube mudar a equipa para fazer a reviravolta no resultado!
Tirou os conas de sabão todos e meteu gajos para correr e isso mudou o jogo!
2 Junho, 2024 at 18:17
Principalmente meteu gajos consequentes…
2 Junho, 2024 at 18:17
Exacto!
Tirou nomes e meteu jogadores…
2 Junho, 2024 at 18:49
Esse é o problema do jogador português, vejam, só ainda têm 17 anos, e já jogam e muitas vezes hipotecam resultados ou títulos porque pensam que já têm nomes, e depois pumba, vá lá foram a tempo in extremis.
Mas é sem dúvida o calcanhar de aquiles do jogador português e latino.
Consequentemente depois vêem aqueles resultados surpresa.
2 Junho, 2024 at 19:11
Quenda ? Com n ou sem n ?
Não é preciso psicologo, é ter uma reunião com o menino quando regressar do campeonato da europa de sub-17, quer seja ou não campeão europeu, e dar-lhe nas orelhas, e dizer-lhe, assim não, com aquele comportamento competitivo pró fraco, não calça tão depressa a treinar com os AA, reunião do seu treinador do escalão ou da equipa onde trabalha mais vezes e com o RA também.
Repito, mesmo que seja campeão europeu.
2 Junho, 2024 at 19:22
Eu colocava-o a caminhar descalço sobre carvão em brasa…
2 Junho, 2024 at 18:23
Foda-se…tivemos treinador nos sub23 1 anito… não foi mau….mas a estrutura do Sporting cansou-se disso e por isso decidiu promover um dos maiores incompetentes que vi a treinar na formação. E há vários candidatos….
Sub 17 conseguem apuramento para a final. É certamente a seleção de maior talento mais mal trabalhada que me lembro …. Aquilo é mesmo atirar jogadores lá para dentro e ver o que dá. Safa-se porque tem talento que nunca mais acaba….
2 Junho, 2024 at 18:28
É uma seleção muito completa.
Peca por vezes na falta de definição e eficácia, mas acho que também é da idade.
Há ali muita gente com futuro….
2 Junho, 2024 at 20:09
Quem foi o incompetente que foi promovido?
3 Junho, 2024 at 9:25
Pedro Coelho dos Juniores. Em vez de ir à vida dele por ser uma merda, vai subir aos sub23…
2 Junho, 2024 at 19:19
St. Just veio a público pedir desculpa aos adeptos, pelo lance da final.
Por mim, está desculpado, acontece aos melhores.
Siga St. Just, há mais futuro a seguir.
E glórias para alcançar.
2 Junho, 2024 at 19:24
Então pedoas o Juste que enterra a equipa e puxas as orelhas ao puto Quenda que vai a final do Europeu?
2 Junho, 2024 at 19:33
Claro, porque um tem uma idade, e outro tem outra.
E o St. Just é um jogador competitivo, não é preciso chamá-lo á razão, e o Que(n)da ainda anda nas nuvens, coisa que St. Just não anda.
O lance do St. Just é um lance, e a postura do Que(n)da são vários jogos.
É tudo muito diferente.
E para mim, o Quenda ainda vai a tempo, é só trazê-lo prá terra, o St. Just sabe o nível e as exigências da competição.
São coisas distintas.
Desculpar o Quenda e não chamá-lo á razão da sua postura, com a idade que tem, pensa que o vão desculpar mais vezes porque tem 17 anos, dar-lhe nas orelhas, é obrigado a pensar, que ser jogador profissional não é fácil e requer trabalho.
2 Junho, 2024 at 19:55
No meu tempo de jogador, os miúdos da formação limpavam os pitons dos seniores, e muitas vezes até treinavam com os pitons que os seniores já não queriam, nem tudo ao mar nem tudo á terra também, concordo, mas hoje em dia os meninos que têm qualidade são apaparicados demais, as notícias e os elogios, tornam-os mais fracos, sou contra isso de elogios aos da formação, porque têm uma fragilidade muito grande, e só quem aguenta as exigências do futebol profissional terá andamento para lá chegar.
Quando se empresta um jogador não é só para jogar mais vezes, é também para interiorizar as exigências de equipas menores e saberem ultrapassar obstáculos.
Palhinha, Adrien, os mais recentes, e muitos outros, foram experimentar comer o pão que o diabo amassou, quando voltaram, já vinham conscientes das exigências do futebol profissional e como era preciso trabalhar.
Quenda pode lá chegar, tem as condições técnicas para isso, mas ainda está muito longe e não pode ser apaparicado nem elogiado, tem que se lhe dizer, fizeste bem, mas ainda não chega, é preciso muito mais, mas aqui também reside e muito, como Aurélio Pereira disse um dia e bem, os miúdos hoje em dia com 7 ou 8 anos já têm empresários, que só prejudicam, e ás vezes são os próprios pais.
Quenda pode vir a ser bom jogador, mas ainda não o é.
2 Junho, 2024 at 20:22
Os putos da formação hoje em dia perdem a humildade muito depressa… Do nada acham-se craques, ou porque são falados aqui ou ali, ou porque ganham muito dinheiro, ou porque vão às selecções… Por isso muitos deles perdem-se… Não conseguem manter uma bitola alta e ir evoluindo, como é preciso…
2 Junho, 2024 at 19:49
Tomara o Quenda ter metade da atitude competitiva do St. Juste…
Um erro é uma coisa.
Andar a passear em campo 70 minutos é outra!
2 Junho, 2024 at 20:08
E um jogo ? tudo bem.
Vários jogos, não é não, é nunca.
Lances ? toda a gente tem.
Um exemplo de tratamento de um jogador senior:
Toda a gente viu as asneiras do Adan contra o Marselha, foi factual.
Vimos o RA vir prá praça pública crucificar o Adan ? Nunca veio, pelo contrário, defendeu o seu jogador e disse, Adan já salvou o Sporting muitas vezes, ganha balneário desta forma. Vlachodimos teve um dia mau no Bessa, a reação de Schemidt foi crucificá-lo e atribuir-lhe a responsabilidade pela derrota, resultado ? ajudou que o balneário começou a olhá-lo de lado.
Formas diferentes de tratar um sénior na mesma posição de campo, g.r.
St. Just, teve um lance, e que foi até avaliado com várias prespetivas. Quem estará lembrado daquele sprint na LE contra o Arsenal (salvo erro) em que foi buscar um jogador de altíssimo nível quando este se preparava para rematar á baliza.
Pois, os lances extraordinários esquecemos depressa, os que enterram ficam gravados.
Há que ser equilibrado nas apreciações.
St. Just é um belissímo defesa, o mal dele têm sido as recaídas.
E há-de cometer mais erros.
2 Junho, 2024 at 20:20
Nem acho que o Vlachodimos tivesse um dia mau no Bessa… As declarações do treinador foram completamente desajustadas… o que é pior ainda!
A mim deu-me toda a sensação que o gajo estava à espera duma oportunidade para enterrar o gajo, há já um tempo, e aproveitou a derrota para o fazer…
2 Junho, 2024 at 20:12
JHC não estou zangado consigo, temos concordado em muitas coisas, e iremos continuar a concordar.
Este foi e é apenas o meu ponto de vista que até pode estar errado.
Um abraço para si.
2 Junho, 2024 at 20:38
🙂 Nem há razão para ficarmos zangados, Opinião.
Estava a reinar consigo.
O Quenda tem só 17 anos e precisa errar para aprender, e de quem o ajude a crescer corrigindo os erros e puxando por ele todo, e não apenas pelas orelhas.
Quando está em campo, tanto tempo, perdido e incapaz de fazer o que é capaz de fazer, quem precisa de um valente puxão de orelhas não é ele.
Felizmente fez as substituições e estas resultaram em cheio…
2 Junho, 2024 at 20:57
OK.
2 Junho, 2024 at 22:09
Quando o problema dum jogador é não ser competitivo, é indiferente ter 15 anos, 20 anos ou 25 anos… É um problema de atitude e não um problema de ter de errar para aprender ou de idade. É uma cena mental. Portanto, tens de tentar corrigir isso o mais cedo possível, por errar em lances é uma cena completamente diferente – e isso erram os gajos que têm atitude!
Ver o Quenda em campo é desesperante porque todos reconhecemos talento ao gajo – se não o reconhecêssemos ninguém desesperava… Era simplesmente um jogador sem futuro!
Basta ver hoje que o lado direito nunca funcionou bem, enquanto o Quenda esteve em campo, e mal o gajo saiu o jogo passou a ser todo encaminhado por aí e com sucesso chegou-se ao empate e depois à vitória.
Foi só tirar o gajo que estava ali a engonhar aquela merda, não por não ter talento, mas por uma falta de atitude gritante…
2 Junho, 2024 at 22:27
No primeiro jogo deste europeu Quenda esteve a maior parte do tempo alheado do jogo.
É verdade que também tem a ver com o próprio jogador, mas o responsável é o selecionador por ter visto algo para acrescentar à Seleção e depois não ter capacidade para o “rentabilizar”.
Estou a avaliar apenas o que vi destes jogos, e do que vi está mais para um Joelson que para um Rafael Leão (que também não é um grande exemplo de intensidade).
Temos uma super-ultra-mega estrutura profissional de formação que terá certamente alguém capaz de resolver essas lacunas competitivas. Digo eu…
2 Junho, 2024 at 22:30
Ahah tudo se resume a este último parágrafo.
Mais palavras para quê?
2 Junho, 2024 at 22:38
Se percebestes o último parágrafo já estás de parabéns!
2 Junho, 2024 at 23:19
😀 😀 😀
Foste mau!
O J. acha o Quenda o supra sumo da formação!
2 Junho, 2024 at 22:51
Certo.
Concordo.
E a propósito de Rafael Leão, padece do mesmo mal, a cabecinha.
Rafael Leão, se tivesse uma cabecinha boa, seria um belissímo jogador, assim, nunca passará de um jogador razoável.
Não tem espirito de sacrifício de jogador de alta competição, só joga bem, quando se vê espicaçado por alguma coisa ou por algum objetivo pessoal momentâneo.
2 Junho, 2024 at 22:57
Rafael Leão é aquele estilo de jogador que gosta de ser adorado, e quando lá chega, desce automaticamente de produção.
É difícil lidar-se com um jogador deste estilo.
E tem um potencial enorme, mas passa ao lado de uma grande carreira.
2 Junho, 2024 at 23:10
Cada um nasce pró que nasce.
Exemplos de jogadores portugueses bons para a alta competição, com mentalidade própria de alta competição:
Bruno Fernandes
Bernardo Silva
Palhinha
Ruben Dias
Danilo Pereira
Bragança (aprendeu)
João Neves (até ver)
Dalot
Nuno Santos
Podem ter jogos menos conseguidos, mas jogam sempre concentrados e entregam-se fisícamente.
Ao mesmo tempo que desfrutam o que fazem.
Só citei estes, mas devo-me ter esquecido de alguns.
2 Junho, 2024 at 23:11
Estamos a falar do mesmo Rafael Leão, melhor jogador do Campeonato Italiano da época 2022/2023, Campeão Italiano 2021/2022, que custou 45M ao AC Milan, que tem o passe avaliado em 90M de euros, e actualmente com 24 anos é imprescindível para Martinez na Seleção Portuguesa?
Quem dera a milhões de jogadores passarem ao lado de uma carreira como Leão…
2 Junho, 2024 at 23:13
OK
2 Junho, 2024 at 23:21
Epá, ele podia ser muito melhor com o talento e a velocidade que tem.
A questão é essa!
Não é se o gajo é bom ou não…
2 Junho, 2024 at 23:23
Atenção, eu se fosse selecionador, convocaria sempre o Rafael Leão.
Rafael Leão tem qualidade indesmentível.
Mas…………
Falta-lhe qualquer coisinha para ser um grande jogador, do pescoço para cima é complicado.
Mas respeito opiniões contrárias.
2 Junho, 2024 at 23:23
Quem poderia fazer dele um grande jogador era Anceloti.
2 Junho, 2024 at 23:30
Tinha e tem todas as condições físicas e técnicas para suceder a um patamar próximo do Cristiano, atenção digo próximo, mas nunca vai lá chegar.
Logicamente que o Milan não o vai querer desvalorizar
3 Junho, 2024 at 0:10
Miguel, concordo contigo.
A questão é que não está a passar ao lado de uma grande carreira quando és titular de uma das melhores equipas italianas e jogas numa das melhores Seleções Nacionais do Mundo!
Passar ao lado de uma carreira é como o Bruno Paz ou o Pedro Empis…
3 Junho, 2024 at 0:29
Vou defenir melhor.
Quando digo que passa ao lado de uma grande carreira, poderia andar pelo top10 dos atuais jogadores mundiais e não faz nem irá fazer parte.
Agora que é um jogador que tem qualidade, tem.
Mas não é um jogador deslumbrante em termos competitivos, nem dá segurança de entrega competitiva ao clube que apostar nele, se desse, já não estaria no Milan à muito tempo.
Por mim, fecho este capítulo.
2 Junho, 2024 at 20:36
No playoff de manutenção na primeira liga portuguesa…
Árbitros, pinheiro no campo e ASD no var…
Pinheiro expulsa um jogador do AVS, mas ASD chama o e … Barracada…
2 Junho, 2024 at 20:40
Depois retira o vermelho… Nem amarelo… Houve agressões…
De seguida deu 8′ de descontos na 1@ parte…
Enfim…
2 Junho, 2024 at 20:58
Bom, a final do europeu sub 17 vai ser …
Portugal x Itália
Pelo que já vi deste europeu, a Itália parece me mais completa, mais objectiva … Vamos ver …
2 Junho, 2024 at 22:11
A Itália é fodida.
Vão para jogo com a atitude de merda que tiveram na 1ª parte com a Sérvia que vão ver o que é bom…
2 Junho, 2024 at 21:58
Do Tejo para baixo, só vai haver uma equipa na 1ª Liga (Farense).
Portimonense desceu.
2 Junho, 2024 at 22:10
🙂 O Portimonense pensei que fosse do Porto… 😀 😀 😀
2 Junho, 2024 at 22:30
E é verdade, tinham excelentes relações.
É o chamado baralho de cartas.
2 Junho, 2024 at 22:28
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/noticia-record-vladan-kovacevic-ja-esta-em-lisboa-para-assinar-pelo-sporting?ref=HP_DestaquesPrincipais
2 Junho, 2024 at 22:36
O Wolves quer despachar o Chiquinho para o Sporting por 4M.
Seria fabuloso ver Varandas contratar um jogador do seu GapTeam!!! 🙂
2 Junho, 2024 at 23:22
Não vejo nada de relevante nesse Chiquinho… Mas vejo um clone do Camacho…
2 Junho, 2024 at 23:53
+1
Será proveniente do caixote do lixo?
3 Junho, 2024 at 0:11
Deves andar distraído. 😉
3 Junho, 2024 at 0:11
Felizmente o Varandas não está 🙂
3 Junho, 2024 at 0:36
No contexto atual, o Varandas tem que ir engolindo uns sapos.
E é se quer.
E não será o último sapo, se vier, claro.
3 Junho, 2024 at 0:38
O chamado Chiquinho de Vinagre(te).
2 Junho, 2024 at 23:56
Está bonito esta cena do treinador no FCPorto… 🙂
É sentar, sacar das pipocas, e assistir… 🙂
3 Junho, 2024 at 11:33
Eu por mim quero mais é que rebentem…
Seja pelo problema do treinador, dos salários em atraso, ou outra coisa qq.
Desejo ao Porto aquilo que o Pinto da Costa nos desejava a nós, e tanto lutou para conseguir (e quase conseguiu), quando assumiu a presidência: que acabem, ou pelo menos que fiquem reduzidos a insignificantes.
3 Junho, 2024 at 11:46
Impressionante…
Nem sequer percebo bem a origem…aliás…
A única origem que percebo é o SC a querer dinheiro e a única forma de conseguir receber sem ser demasiado evidente o que aconteceu é agora inventar um conflito qualquer…
De resto se o SC é que decide o futuro do SC, como ele disse, se ele vai sair porque quer e se não quer nada…qual é o problema dele do adjunto assumir?!
É o SC a ser o SC e a meter a família toda ao barulho…só mostra que parte importantíssima da limpeza que eles vão ter de fazer era despachar o SC. Muito mais problema do que solução.
3 Junho, 2024 at 12:57
Supostamente pelo que dizem num jantar o Bruno disse ao Sérgio Conceição que ia seguir carreira como treinador principal e ia deixar de ser o seu adjunto. Que o Antero tinha arranjado qualquer coisa no Catar.
Pelo que dizem também o SC reuniu-se com o Vilas Boas para terminar o assunto e dizer que não ia cobrar 1 cêntimo ao porto e ia à vida dele.
Quando o Conceição pergunta a titulo de curiosidade se já tinham encontrado treinador, o Vilas Boas disse que sim e que já tinham falado com o Bruno há cerca de 1 mês.
O Sérgio saiu porta fora fodido da vida e agora está a bater o pé a ver se sai com estrondo para foder quem supostamente o traiu.
Espero que sirva para detonar o porto 🙂
3 Junho, 2024 at 0:20
Nem a propósito JHC.
Numa entrevista a Anceloti, este responde a uma pergunta sobre Rafael Leão.
E Anceloti diz, se Rafael Leão fosse meu jogador batia-lhe todos os dias.
O homem parece que adivinhou que estávamos a falar do Rafael Leão, ele há coisas do arco da velha.
“Batia-lhe todos os dias”, o chamado canito ao pé da rede.
Ah,ah,ah,.
3 Junho, 2024 at 9:39
O Quenda tem mais do que tempo para crescer.
Passou os primeiros jogos a ter de fazer a ala toda e depois a ter dificuldade em romper quando era preciso pernas para a frente.
Ainda por cima numa equipa completamente destruturada que vive de rasgos.
Ele tem muito que crescer, espero que tenha um bom ano na B e que consiga dar o salto para jogar com séniores.
Tem a palavra do João Pereira. Espero que esqueçam a ideia de o subir aos A, é claramente cedo demais…primeiro tem de fixar na B e “dominar” a liga 3. Quando isso acontecer poderá eventualmente subir.
Nos últimos anos houve 3 jogadores que isso aconteceu. Esteves, M. Fernandes e Essugo. Os 3 jogavam muito mais do que a liga 3 e dominavam completamente a 3 liga. Dos 3, só o empréstimo do Esteves correu mal porque lhe faltou cabeça. Os outros 2 foram os melhores empréstimos que tivemos porque estava claramente prontos e não andaram a dar saltos maiores do que as pernas.
No Sporting atual têm de meter esta merda na cabeça. Jogadores jovens para a equipa A, só os que joguem na B e na liga 3 com enorme facilidade e que carreguem a equipa. Se isso acontecer de forma sólida, podem subir ou ser emprestados na 1ª liga. Se não…têm de ser trabalhados na B até estarem nesse ponto ou serem dispensados. Andarem em saltos meio alucinados só tem estragado os putos…
3 Junho, 2024 at 9:59
Fase pré temporada e o melhor é ficar sossegado num canto e esperar que tudo corra bem.
Contratou-se um GR que do que vi contra nós parece ter condições.
Esperar para ver.
Supostamente já se contratou o Debast, Central para jogar pela direita. Considerado um dos melhores centrais da idade dele e com enorme potencial.
Esperar para ver.
Supostamente Diomande será para vender. Fala-se do Newcastle há bastante tempo e como são os novos ricos da Premier League, vamos ver se será por valores acima dos 40M como se fala.
Supostamente o Helas Verona quer acionar a opção de compra pelo Vinagre de 4M que nos custou 10M. É mau, mas neste momento considerando tudo, podia ser muito pior.
Supostamente turcos e árabes andam atrás do Paulinho e o Sporting estipulou 10M para o levarem. Tendo em consideração que custou, valor total, 23M e que temos apenas 70% do passe, mas também que vai fazer este ano 32 anos era de ceder por empréstimo para ficar com os 10M ao invés compra de 7M+3M para o braga.
Com a aquisição de um GR por 6M deu para muitos aqui entenderem que não é preciso gastar sempre na casa dos 20M.
Com esses 10M já se conseguia arranjar uma alternativa válida para o Pote no lado esquerdo.
Em relação ao Porto é ver a casa a arder.
Aquilo vai para lá um forrobodó.
Em relação ao benfica é ver o Rui Costa a meter-se num caminho de merda em que não quer dar parte fraca e vai perpetuar os problemas para o próximo ano.
Dito isto, sabendo como funciona o futebol em portugal, mesmo assim temos de ir com tudo e aproximar o mais possível da perfeição. Porque quem é do Sporting já sabe que nada nos é dado de forma tranquila. É preciso dar tudo.
3 Junho, 2024 at 10:01
Esqueci-me do grego que a vir será uma boa opção para poupar o Gyokeres em certos jogos e noutros tentar algo diferente, talvez com o grego a fazer de PL mais fixo já que supostamente não é tão móvel e o Gyokeres mais solto, não sei….
Mais uma vez é esperar para ver…
3 Junho, 2024 at 10:09
É muito cedo…
É ir andando e vendo.
Vejo muita gente muito entusiasmada, alguns já meio preocupados…
Muita calma…andando e vendo. Neste momento não se percebe nada do que vai ser o Sporting, Benfica e Porto 2024/25. Quem vem, quem saí, que plantel estamos a fazer e a construir…
Há dias que parece que vamos fazer pequenos ajustes…
Há dias que parece que vai sair uma revolução….
Com muita calma…
3 Junho, 2024 at 10:14
Ah pois.
Nem mesmo jogadores que jogam bem noutros lados é sinónimo que vão ser cá.
Até mesmo gajos que estiveram cá o ano passado podem começar a jogar melhor ou pior.
Pela positiva por exemplo, temos o Quaresma que me surpreendeu e muito.
Futebol é mesmo isso.
Só quando a bola começar a rolar.
E um gajo quer mesmo é que comece….
Mas é dificil olhar para tudo o que está a acontecer para já, principalmente nos nossos rivais, fazendo bem o nosso trabalho, e não ficar com aquele sentimento que pode correr bem e sermos bi campeões.
3 Junho, 2024 at 10:16
Mas claro vamos com calma.
Não gosto de fanfarronices, sou até um dos que supostamente manda abaixo e malha, mas também tenho momentos de confiança desmesurada e romantizo as coisas como se vê 🙂
3 Junho, 2024 at 10:39
Isso…
Mesmo contratando bem, é depois preciso perceber o encaixe, como fica a equipa, como lida com as mudanças, ideias de jogo, quem saí, etc…
Aprendi à muito tempo a não ficar de ponta com contratações ou pré-épocas….
3 Junho, 2024 at 10:43
Espero que o Sporting não entre em modo lampiões no ano passado….
Também era tudo lindo, grandes craques a acrescentar a uma equipa campeã, Sporting sem champions e praticamente sem contratações, Porto em modo Porto enterrado sem dinheiro….
E depois…foi o que foi…
3 Junho, 2024 at 11:14
Acho que isso não vai acontecer.
Primeiro porque temos o Amorim e eles tinham o Shaimit.
E isso faz toda a diferença.
Fui ler o que um jornalista holandês falou dele e já na altura relatava os mesmo problemas. Desorientação na construção do plantel, dificuldade em encontrar a equipa tipo, incapacidade em gerir o balneário e constante atribuição de culpas aos árbitros e outros fatores externos menos ao próprio.
Nunca achei que o benfica tivesse contratado grandes craques à exceção do Di Maria que foi de facto a peça mais importante do benfica deste ano a par to puto Neves e do Rafa.
O Arthur causou-me imensa confusão porque já tinha lido que era um jogador muito inconstante e foram dar o dinheirão que foram dar por ele….mas lá está só vendo.
Depois é aquilo que dizes, têm de ser criadas rotinas e isso demora muito tempo e tem sido o ponto forte do Sporting. Embora, digo eu, em alguns casos acho que há estabilidade a mais, concretamente na manutenção de jogadores que têm qualidade muito duvidosa.
Eu estou com esperança para o próximo ano…mas de um momento para o outro tudo pode mudar.
Que role a bola…
3 Junho, 2024 at 10:38
É cedo mas do que se sabe – e se diz pela CS – a coisa parece estar bem encaminhada e a ser feito um trabalho com cabeça.
Bom redes contratado!
Bom central contratado!
Bom avançado encaminhado…
Há quem fale, na CS, que já está um jogador vendido – que será o Diamondé!
Fala-se em sair o Edwards e na possibilidade de sair o Paulinho.
Se for assim, está tudo bem pensado e muito bem encaminhado… Quando é de criticar, critica-se, mas quando é de elogiar deve-se elogiar também.
3 Junho, 2024 at 11:08
Obviamente.
É possível viver bem nos 2 mundos.
Da critica e do elogio.
Quem critica também pode elogiar e que elogia também pode criticar.
Não são clubes VIP exclusivos.
Haja equilíbrio e bom senso.
Sendo que o meu bom senso pode não ser o mesmo que o teu.
É saber lidar.
Em relação à preparação para a próxima época é de facto bastante cedo ainda, mas já começamos a arrumar a casa em 2 sectores pelo menos. Defesa e GR.
Embora ainda haja muito a fazer na minha opinião, mas terá tudo a ver com a capacidade financeira e o que o mercado ditar.
É preciso ainda cortar com algumas “gorduras” que a equipa tem, nomeadamente Esgaio, acho que neste caso é consensual, e depois mais exclusivo da minha parte eu tentava, na medida do possível, aumentar a qualidade pelo lugar do Edwards e também diria do Trincão que mesmo fazendo a sua melhor época….enfim ficava como alternativa à tal solução pelo lugar do Edwards. O paulinho….32 anos…havendo mesmo propostas e ele querendo, eu trocava por outro, mesmo vindo o Grego.
3 Junho, 2024 at 12:55
🙂
A resposta era ao Tiago e não a ti…
Tudo o que é bom senso, mesmo que não seja igual ao meu, eu aceito na boa… Aceito e respeito, mesmo que não concorde. 🙂
De resto, concordo com o facto de concordares comigo… 😀 😀 😀
E também concordo com o teu comentário – que está em resposta também ao Tiago! Lá está, bom senso!
3 Junho, 2024 at 12:59
Não sei se era a mim ou não.
Eu quando comento é porque me interesso pelo assunto e meto-me na conversa e dou os meus 5 cêntimos.
Chamem-me inconveniente.
Mas numa Tasca acho que não há lugar a essas conices 🙂
3 Junho, 2024 at 13:05
Mas eu não me importo que comentes… Pensei é que tinhas pensado que estava a responder ao teu comentário… Só isso.
Toda a gente pode comentar os meu comentários, goste ou desgoste. Faz parte!
3 Junho, 2024 at 11:06
A propósito do Europeu de Sub17, para dizer que a Itália tem uma equipa do caraças e, para mim, são amplamente favoritos a ganhar a competição – não que Portugal não tenha hipótese mas acho a Itália bem melhor!
O andamento dos italianos é 2 ou 3 mudanças acima do nosso normal e têm jogadores de uma qualidade muito grande. Depois a mentalidade deles é muito mais competitiva (do que a nossa).
Se Portugal fizer uma 1ª parte como fez contra a Sérvia, está lixado porque a Itália é bem melhor, bem mais objectiva e muito consistente!
Para mim vai ser muito complicado para a nossa mentalidade de brincas na areia defrontar uma Itália super competitiva e intensa. É uma equipa superior a qualquer uma que defrontámos até agora…
3 Junho, 2024 at 11:18
O puto Mora tem uma maneira de jogar que gosto muito.
Tenho algumas dificuldades em perceber se contra seniores se vai aguentar da mesma maneira.
Nestes escalões não se percebe muito bem. Mas quando chegar a altura de levarem com o choque dos graúdos…
Estes jogadores mais pequenos com o físico que têm só mesmo sendo sobre dotados tecnicamente.
No futebol de hoje cada vez parece haver menos espaço para jogadores mais “franzinos”.
Pena ser do porto….
3 Junho, 2024 at 11:40
Joga na equipa B algumas vezes e não se tem saído nada mal.
Acho que é cedo para a A em definitivo mas com um bom treinador de putos, com tempo para se integrar e ir jogando e tal até podia dar já.
Acho-o mais preparado do que o Quenda apesar de jogar numa posição bem mais complicada…
3 Junho, 2024 at 13:03
Concordo!
3 Junho, 2024 at 13:03
O puto Mora joga na equipa B do FCPorto e é dos melhores jogadores. É um puto focado, intenso, trabalhador, tem muito talento, joga com velocidade que chegue e como tem centro de gravidade baixo isso ajuda. Além disso é um gajo que decide rápido e muitas vezes bem. O puto já se destacava nos iniciados onde era de longe o melhor jogador. Sendo juvenil já joga bastantes vezes na equipa B, porque tem pedalada para isso.
É aquilo que eu tenho dito, muitas vezes até por causa do FF, que quando és pequeno e mais franzino podes compensar esse handicap metendo velocidade no teu jogo – coisa que a esmagadora maioria das raparigas não faz!
Este puto, se não se afirmar na equipa principal do FCPorto vais ser uma surpresa para mim. Acho o gajo nitidamente diferenciado e é humilde o suficiente para trabalhar para se afirmar!
3 Junho, 2024 at 13:32
Vi 2 jogos e meio (o de ontem) da Itália e não vejo nem quantidade nem qualidade comparável a nossa.
Parece-me uma equipa perfeitamente ao nosso alcance.
Somos melhores tecnicamente e mais velozes. Estou bastante comfiante! 🙂