… este quadro é capaz de ficar engraçado.
(sobre as modalidades femininas, qualquer quadro destes terá zero símbolos com o Leão Rampante)
… este quadro é capaz de ficar engraçado.
(sobre as modalidades femininas, qualquer quadro destes terá zero símbolos com o Leão Rampante)
© 2024 A Tasca do Cherba — Powered by WordPress
Desenvolvido por Anders Noren — Cima ↑
3 Junho, 2024 at 17:01
Basquetebol feminino, campeão da II div…
3 Junho, 2024 at 17:02
Mas é como se fosse a 3ª…
3 Junho, 2024 at 17:18
Vale como se fosse da primeira. Eu contaria… 🙂
3 Junho, 2024 at 17:02
Para mim, um quadro destes tem de ter o Atletismo e também a vertente feminina…
Isto assim é uma cena a modos que “dá jeito”… Ou só o desporto masculino é que conta?
As principais modalidades são estas 6 mais o Atletismo, pelo que devem ser as 7 a contar, e tem de se ver a vertente masculina e a vertente feminina.
É a minha opinião…
3 Junho, 2024 at 18:21
Se formos pelo o que conta em Portugal, tens o futebol apenas e só.
O resto ninguém liga, se calhar o futebol feminino que tem mais destaque agora.
A tabela faz referencia ás principais modalidades de pavilhão.
3 Junho, 2024 at 21:37
Eu sei ao que a tabela referencia… Dei a minha opinião.
Nem vou argumentar que achar um sportinguista desvalorizar o atletismo, com os pergaminhos que tem no clube e as provas europeias ganhas, é só estúpido mas é o que é…
Nem vou argumentar que o Atletismo é visto em todo o mundo – será talvez a modalidade mais dos JO – e, por exemplo, Futsal e Hóquei não…
Mantenho a minha opinião, se não te importares… mas se o resto ninguém liga, a tabela nem faz sentido e décadas a ouvir falar nas modalidades e no clube eclético, afinal é só mesmo porque ganhamos pouco no futebol…
4 Junho, 2024 at 7:47
Esta tabela afinal não é uma “Big Picture”…fdx…
Z
4 Junho, 2024 at 15:01
Não gosto de me meter onde não sou chamado, mas preciso mesmo deixar uma questão: o que é o ecletismo?
Será ter uma equipa a disputar uma, outra e outra -muitas, muitas!- modalidades desportivas com as equipas, pobrezinhas delas, a ficarem-se pelo “o que é preciso é participar”, ou
será ter uma dezena de equipas a ganhar, ou próximo disso, as provas em que participam?
Como já deixei os 81 para trás, fui praticante e dirigente desportivo, fico um pouco surpreso com certas designações, agora que o que manda é o vil metal.
Veja lá, para mim é tão importante participar num campeonato da 3a. ou 4a divisões, como num da 1a.
Ganhar ,sim, é ótimo… se for possível, senão… tentar melhorar, que para o ano há mais
Viva o Sporting
3 Junho, 2024 at 18:11
De longe melhor que a época passada que terá sido a pior de sempre no que toca às modalidades.
Mas a tabela da época passada tinha o Futebol Feminino, não tinha?
3 Junho, 2024 at 18:50
Muitos que andam aqui a botar faladura nem sócios B são,mas querem competir com um clube rival que tem 233 milhões de receitas
3 Junho, 2024 at 19:35
Ou seja, para ti há os adeptos de primeira e de segunda, é isso? Se pagas quotas, podes fazer o que quiseres – se não pagas, pouco barulho.
Mesmo que tenham toda a razão do mundo.
É isso?
Do género: como não sou sócio do porto ou benfica, não posso dizer nada sobre a corrupção activa e passiva dos dois clubes. Mas se fosse sócio já podia.
Certo?
3 Junho, 2024 at 21:02
Tendo nós 3M de adeptos e 100 mil pagantes, significa que apenas 3% dos sportinguistas tem direito a falar sobre o clube, os outros 97% só servem ao clube para comprar mercandise e fazer festas bonitas pelo mundo fora.
3 Junho, 2024 at 22:37
😀
3 Junho, 2024 at 22:56
Uns são sócios, os outros são consumidores / público-alvo / clientes.
É o clube que temos… (ou no caso em concreto e segundo o Chico, é o clube que alguns têm porque pagam quotas. O resto não tem direito a ter clube nenhum).
4 Junho, 2024 at 11:21
Hienas…
4 Junho, 2024 at 11:29
Bananos…
4 Junho, 2024 at 7:29
Seja como for, se se chegar a fazer o tal almoço, pago o do Chico. Mas é mesmo só pelos serviços de vidência invertida prestados..
4 Junho, 2024 at 15:36
Chico, não vá por aí, porque:
1) desde há 7 décadas que o Benfica tem mais sócios e mais POTENCIAL de receitas e, no entanto, em mais de 90% dessas 7 décadas, não ficou à frente DESTA tabela;
2) 233 milhões de receitas em quê? tanto quanto sei o ass-hole-bê não apresenta ccontas consolidadas de Clube e SAD. Então esse númeero vem de onde?
3) tanto quanto sei as Receitas da Benfica SAD dificilmente atingem esses números e agora (desde 2016 em 5 ou 6) até têm sido muito próximas das da SPORTING SAD;
4) já as despesas quer de Benfica SAD quer do Benfica Clube são MUITO Maiores que as respetivas do Sporting
5) o que os balanços de SADs e Clubes refletem é uma muito menor dívida do Sporting com a diferença a crescer quase invariávelmente há 8 anos.
APESAR DE TUDO ISSO, MAIS UMA VEZ, O SPORTING HAVIA VOLTADO À HEGEMONIA DAS MODALIDADES DE PAVILHÃO, DESDE QUE FOI CUMPRIDA A PROMESSA DE 2 DÉCADAS DE O SPORTING VOLTAR A TER PAVILHÃO PRÓPRIO.
SE CONTARMOS COM TODOS OS DESPORTOS FEDERADOS INTERNACIONALMENTE O SPORTING É “SÓ” O 3º CLUBE COM MAIS TÍTULOS CONTINENTAIS E INTERCONTINENTAIS EM TODO O MUNDO (a larga distância do Barcelona, que tem quase o dobro dos títulos e a apenas 2 títulos do Real Madrid, após a conquista merengue da Champions este fim de semana).
Acresce ainda ao nosso ecletismo meramente desportivo/competitivo, o nosso ecletismo formativ7 DO 2º, Uo (natação, ginástica, disciplinas de luta/equilíbrio mental, modalidades integralmente amadoras, escalões de formação não profissionais), e o nosso ecletismo solidário e inclusivo (SOMOS O CLUBE DO MUNDO COM MAIS MODALIDADES DE DESPORTO ADAPTADO E PARALÍMPICO: 14 contra 7 de um Clube turco apenas dedicado a este tipo de modalidades desportivas).
Portanto, Chico: o investimento é importante; para haver investimento tem de haver capacidade de angariar receitas e rigor nas despesas.
O Sporting Clube tem nesta matéria, relativamente aos rivais, a vantagem de:
a) desde 2014-15, alocar 100% das quotas dos associados para as receitas do Clube e 0% para as receitas da SAD;
b) desde 2018-19, a Sporting SAD deixou de alocar ao Sporting Cliube “Fees” por utilização do Estádio, da Marca Sporting e da Sporting TV;
c) as receitas globais de bilhética do PJR continuam abaixo dos 50% e as gameboxes modalidades continuam a ser pouco atrativas;
d) além destas PRÉ-CONDIÇÓES há que haver qualidade e talento desportivos, técnicos e competitivos e uma boa gestão de recursos humanos [onde parece estarmos à frente do fifica e a par do Porto (este com a “vantagem” de ter menos modalidades para investir e de contar com parceiros de investimento “institucionais” – deveriam ser mais investigadas algumas “associações” e “benesses” de entidades institucionais públicas aos grandes Clubes desportivos)].
Perante isto: não basta dizer … “os outros têm mais adeptos e receitas”, “os outros investem mais que nós”, “nós gastamos em demasiadas Modalidades”.
Há que:
I – saber atrair muito mais adeptos e angariar muito mais sócios para, por essa via obter mais receitas directas; usar os Núcleos; tornar MUITO mais atrativo o associativismo mais distante de Lisboa; criar melhores condições e maior promoção para atrair público ao PJR; melhorar muito o marketing; manter e, se possível melhorar, a boa aposta no merchandising e alargar a rede de Lojas Verdes e criar Postos de Venda Fixos e Móveis; ser mais “agressivo” e eficiente na angariação de bons sponsors)
II – Não é sempre necessário onvestir mais que os outros. O ideal é mesmo saber ganhar com menor investimento: ser mais rigoroso no scouting e aquisições de atletas; ter um ótima política e uma eficaz rentabilização da Formação; ter muito boas equipas técnicas; respirar e transpirar a CULTURA e o COMPROMISSO SPORTING.
III – gastamos menos que os outros nas Modalidades profissionais; o termos Modalidades “a mais” ser um “despesismo” é um mito: basta consultar os realtórios de Contas do Clube para perceber que só as receitas de inscrições na Natação, na Ginãstica, nas Modalidades de Luta e nas Modalidades amadoras PAGAM as suas despesas
Um abraço e saudações leoninas
4 Junho, 2024 at 16:06
Caro Álvaro eles têm mais meios, abriram os olhos e investem á séria, podem não ganhar como agora no futsal não vão ganhar, mas que têm mais possibilidades têm. Eles acima de tudo só ligavam ao futebol, nós não. A partir de há uns anos para cá as modalidades passou a ser também importantes para eles, até na formação do futebol estamos a levar com eles forte e feio e só não vê isso quem não quer. Independentemente da organização, os meios financeiros são muito diferentes e com eles também se conseguem melhorar os resultados,, é aqui e em todo lado. É só ver o Real Madrid, Manchester City, Bayern, etc
4 Junho, 2024 at 17:46
” Eles acima de tudo só ligavam ao futebol, nós não.”
Peço desculpa Chico, mas não foste tu que disseste que, ganhando um campeonato (no futebol) por mandato, votarias em quem manda? Estás a falar de que eles ligavam ao futebol e tu não, quando várias vezes disseste o oposto?
Mas percebo-te: mesmo não fazendo puto ideia do que dizes tu pagas quotas, logo, tens direito a opinião.
Caga nos outros, principalmente nos que não são sócios!
4 Junho, 2024 at 18:04
O trabalho que teve o Álvaro, e mesmo assim…
4 Junho, 2024 at 18:14
JHC, o que eu quis dizer que como na vida, o dinheiro não é tudo mas ajuda muito. O Benfica há uns anos para cá quer arranhar os melhores seja na formação ou nas modalidades, eles não apostavam assim. Vou-te dar um caso verdadeiro que eu falei com o Aurélio Pereira Renato Sanches tinha tudo tratado para vir para o Sporting, chegou lá o Benfica e deu á mãe 10 000 EUR e levou-o. Aurélio estava desolado porque acreditava muito no miúdo. O Vieira alterou tudo e Aurélio que todos conheciam do mundo do futebol já estava em palpos de aranha, porque o dinheiro começou a prevalecer
4 Junho, 2024 at 18:30
Lá estás tu de novo no futebol.
Nem tudo na vida é futebol.
Exemplos concretos de outro desporto qualquer que isso tenha acontecido, tens?
4 Junho, 2024 at 18:29
Acredita, JHC.
Dá Deus nozes a quem não tem dentes…
Gabo a paciência (e conhecimento!) do Álvaro.
4 Junho, 2024 at 19:57
Há o antes do Vieira e o depois do Vieira
4 Junho, 2024 at 20:17
Foi a partir do momento em que Carlos Moia tomou conta das modalidades do
Benfica, também sendo presidente do maratona clube de Portugal que eles começaram a investir muito mais nas modalidades. No atletismo ele tinha aquilo tudo na mão levou os melhores para lá e no resto das modalidades foi diretor e ele que é amigo pessoal do Vieira começaram a canalizar verbas maiores para lá.
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/media-list/videos/2024/03/13/clube-120-anos-benfica-grande-entrevista-carlos-moia
5 Junho, 2024 at 16:15
Caro Chico, desculpe mas, mais uma vez está a partir de pressupostos sem fundamento.
« … Eles acima de tudo só ligavam ao futebol, nós não. A partir de há uns anos para cá as modalidades passou a ser também importantes para eles, … »
a) A primeira frase nunca foi verdadeira. O ass-hole-b [cuja data de fundação deveria ser 1908, resulta da fusão (exatamente em Setembro de 1908 do Sport Lisboa (2 fevereiro1904, em Belém e, contrariando o mito sem que Cosme Damião constasse da lista de Sócios fundadores ou dos eleitos para a Comissão Diretiva) , com o Grupo Sport Benfica (1906); ora o emblema do Sport Lisboa continha o atual lema (et pluribum unus), era encimado por uma águia e destacava no centro do seu corpo uma bola de futebol; já o GSB no seu emblema tinha uma roda de bicicleta, no centro da qual se destacava uma bola (“melão”) de rugby. A fusão dos 2 Clubes deveu-se à eminente insolvência do Sport Lisboa e agregou as 3 modalidades a que cedo se acrescentariam outras como o Atletismo, a Ginástica e o Voleibol.
b) A segunda frase acentua a incorreção da primeira: “Há alguns anos para cá … (sic) ” significa bastantes décadas (diria quase toda a História do Clube, com maior ou menor ênfase no número ou sucesso nas conquistas). Basta lenbrar que, ainda no final da década de 70 foi organizado por um jornal diário (não recordo se o o Diário de Notícias”, o “Século” ou o Jornal de Notícias) de grande expansão uma “competição de ecletismo” entre os chamados 3 grandes onde se pontuavam os troféus em várias Modalidades para atribuir uma que premiava 0 clube “Campeão” desportivo em Portugal. Foi no tempo de João Rocha, Pinto da Costa e creio que Fernando Martins e SCP ganhou com uma pontuação próxima da soma dos outros 2 e o FCP ficou em 2º muito próximo do SLB. Além disso, se houve clube cujo ecletismo se recompôs nos últimos 10 anos esse Clube foi o Sporting. Considerando só os Seniores, BdC herdou do Roquetismo 27 modalidades a definhar e deixou o Clube com 54 Modalidades e 7 Títulos internacionais; com FV foi mantido o mesmo número de Modalidades (encerrou 2 e abriu outras 2, sendo uma das novas de Pavilhão – o basket senior Masculino) e foram acrescidos outros 8 títulos internacionais ao espólio do nosso Museu.
Um abraço e saudações leoninas
5 Junho, 2024 at 16:57
Eheheh
Essa do “melão” no símbolo estou sempre a atirar aos meus amigos benfiquistas 🙂
E isso e a recordação do dia em que Cosme Damião orgulhosamente envergou a verde e branca…
5 Junho, 2024 at 17:04
Concordo com o Álvaro em absoluto que Bruno de Crvalho recuperou o ecletecismo do clube e fez o pavilhão uma obra maravilhosa, mas o ano que nós ganhamos as 4 modalidades de pavilhão mexeu com eles e eles começaram ainda a investir mais, não pensemos que continuavamos a ganhá-las sempre. No andebol o Porto estava em plena ascensão, no Voleibol ganhamos com um conjunto de jogadores que se foram buscar em final de carreira no último ponto do último set, no hóquei o nosso melhor jogador ( Pedro Gil ) estava em final de carreira. A única modalidade que nos dava mesmo mas mesmo a garantia de títulos era o futsal que hoje já não podemos dizer o mesmo. Todos sabem que o Quim Pauls que é o diretor do h´quei do Sporting e trabalhou no Barça, tentou tudo mas tudo para trazer para o ano o Alabart do Barcelona para a equipa do Sporting, onde vai ele parar ? O futsal do Sporting também tentou tudo para trazer o André Coelho do futsal do Barcelona para o Sporting, o nosso treinador chegou inclusive a falar com ele, onde vai ele agora parar ? É muito mais dificil para nós quando nºao temos os meios deles, neste momento depois das vendas astronómicas que eles fizeram no futebol Darwin Nunes, João Félix , Gonçalo Ramos etc, as coisas tornaram-se ainda mais complicadas, pois têm canalizado verbas elevadas para as modalidades. O grande mérito deles é o dinheiro que têm faturado no futebol, dá para tudo e mais alguma coisa.
Caro amigo, um abraço
5 Junho, 2024 at 19:54
« … O grande mérito deles é o dinheiro que têm faturado no futebol, dá para tudo e mais alguma coisa.»
Chico, o Benfica tem “faturado” bastante exatamente porque a maior parte das faturas devem estar entre aspas. Um caso que tornou isso evidente foi a transferência de Ivan Cavaleiro para o Mónaco: a venda foi “comunicada” pelo ass-hole-b à Bolsa de Valores lusa por 15M€ e o Mónaco comunicou a compra do mesmo negócio à congénere gaulesa por 3,5M€ (aliás, todas as vendas dos lampiões para o estrangeiro de uma série de jovens que quase nunca chegaram a calçar – lembrar que o treinador da época dizia que tinham de nascer 10 vezes – nesse ano e no anterior foram “faturados” a 15 M€); outro exemplo é o do João Felix, em que o fifica “fatura” tudo o que o Atlético registou na compra (que incluia quase 3M€ de juros do empréstimo contraído na banca para realizar o negócio e as comissões a intermediários).
Mas, Chico, nesta sua frase, o que é mais importante compreender é que mesmo declarando “faturar” todas essas fortunas, o passivo da SAD lampiónica não para de aumentar.
saudações leoninas
3 Junho, 2024 at 20:08
Se for por essa ordem de ideias, deveríamos ter também as modalidades olímpicas…
Natação, judo, ciclismo etc etc
Para mim, ganhamos os dois títulos mais importantes conquistados este ano por equipas portuguesas.
O campeonato nacional de futebol e uma Champions nas modalidades de pavilhão
3 Junho, 2024 at 21:40
Não dá para debater nada contigo…
Uma pena!
4 Junho, 2024 at 8:12
O tenis de mesa e o goalball….
4 Junho, 2024 at 14:11
O Padel! Esqueceste o Padel…
4 Junho, 2024 at 18:06
Sim, o Padel, a modalidade que fez regressar no mesmo dia em que inaugurou a Cidade Sporting com os cestos de basquetebol….
3 Junho, 2024 at 21:58
Estão brutos os gajos do braga. Eu vejo os muito bem fisicamente. Caso cheguem á final vão ser um osso muito duro de roer
3 Junho, 2024 at 22:16
Já temos adversário no Futsal.
Benfica B…
3 Junho, 2024 at 22:22
Estão muito fortes!! E nós a jogar como temos estado…
3 Junho, 2024 at 22:39
“Sp. Braga-Benfica, 5-1”
C’a brutos!
Afinal, o Joel Rocha é bom treinador… Estava era no clube errado.
3 Junho, 2024 at 22:42
🙂
3 Junho, 2024 at 22:48
O benfica… foda-se… tanto dinheiro estoiram para depois … gri gri gri gri gri gri
Devíamos era ir lá pescar alguns bons jogadores para renovar o plantel.
3 Junho, 2024 at 23:13
Fodias as nossas modalidades todas…
4 Junho, 2024 at 11:13
Salário?
O Sporting tem de renovar a equipa… já anda a fazer mais com menos há anos. Está numa altura em que investe ou vê outros clubes com projetos interessantes como o braga a aproximarem-se.
4 Junho, 2024 at 14:14
Fodias as modalidades todas porque os gajos vinham cá buscar muita gente… Têm muito mais dinheiro.
Tens de ter cuidado porque se te metes com quem muito mais dinheiro do que tu, podes trazer um ou dois mas depois perdes 10 ou 11… além de que inflacionas os ordenados todos…
Nunca se deve ir por aí.
Tens de ser competente a escolher fora dos rivais… O caminho é esse, e tem dado bom resultado.
3 Junho, 2024 at 23:45
Os braguilhas na final.
Mas convém ir com tudo. Boas perspectivas de adicionar mais um brasão verde ao quadro.
4 Junho, 2024 at 0:26
Vai ser jogo a jogo, e têm de ser de faca nos dentes. Na baliza a diferença é brutal, e eles têm o 5*4 com o Dudu super afinado. Mas acredito que vamos ganhar, pois somos o super gigante , palavras do Joel, que é um grande treinador.
4 Junho, 2024 at 8:09
Vamos ter que ir com tudo e mais alguma coisa, os lampiões do norte estão muito fortes e vamos ter de jogar contra duas equipas.
Se alguém pensa que são favas contadas está muito enganado. Precisamos que o PJR volte a fazer a sua magia para o factor casa nos levar ao triunfo.
Sporting Sempre
4 Junho, 2024 at 9:00
Que a taça de Portugal tenha servido de aviso, não podemos facilitar e temos de resolver no PJR.
E o braguilha lá construiu um pavilhão engraçado, não conhecia
4 Junho, 2024 at 9:05
Não é só o Pavilhão, é uma Cidade Desportiva com o que há de mais moderno.
4 Junho, 2024 at 10:44
É mais do que justo, jogos em pavilhões a sério, jogar no galinheiro é deprimente
4 Junho, 2024 at 11:09
Quem pagou?
4 Junho, 2024 at 11:12
Bom, quem recebeu é fácil…
4 Junho, 2024 at 11:19
O Paulinho 🙂
5 Junho, 2024 at 16:22
E o Esgaio!
Mas a 1ª tranche foi paga pelo Amorim!
SL
4 Junho, 2024 at 9:14
Não sou grande fã destes quadros…
Meter campeonato e supertaça no mesmo “pacote” é assim uma coisa mesmo surreal…
Taça da Liga…..nem se fala….
Para mim há 2 títulos e mesmo esses MUITO diferentes.
O que marca um bom trabalho ao longo da época é o campeonato. Ponto final. Quem ganha o campeonato é a melhor equipa ao longo do ano e isso é o mais importante, de longe. Sinceramente para mim, para avaliar o trabalho feito, é o único que interessa. A taça de Portugal é um “bombom”. A uma época sem campeonato, dá alguma cor à época, numa época com campeonato torna-a espetacular. Mas a base de tudo é o campeonato.
Isto no sentido de avaliar o trabalho realizado. Uma época com o campeonato é sempre positiva, uma época sem campeonato é sempre negativa.
4 Junho, 2024 at 9:36
Depende do campeonato realizado para mim.
4 Junho, 2024 at 9:54
Para o Sporting um bom campeonato é sempre ganhar.
Não há bons campeonatos sem ganhar.
4 Junho, 2024 at 10:33
Não concordo.
PB
JJ 15/16
RA 2 ano
Foram boas épocas.
4 Junho, 2024 at 10:52
Dessas para mim a unica boa é a do JJ porque eu acho que perdemos roubados.
A 2ª do Amorim é aceitável. Não boa. As do PB idem…
4 Junho, 2024 at 10:53
Aliás, para mim o maior problema da era Paulo Bento foi exatamente achar bom ficar em 2º.
Sendo que as do Paulo Bento tiveram a taça de Portugal, que dá algum brilho ao segundo lugar.
Mas não tornam uma boa época ao nivel de campeonato…
4 Junho, 2024 at 11:35
Para mim as do PB foram boas pelas Taças e utilização da formação, mas também pelas entradas na Champions atirando o Benfica para fora…
4 Junho, 2024 at 14:18
Mais roubado foi o titulo perdido pelo golo com a mão do gajo do Paços Ferreira… Mais obviamente gamado do que esse titulo não há nenhum porque ninguém desmente isso!
4 Junho, 2024 at 14:25
Rony.
Que puta de azia.
4 Junho, 2024 at 14:17
Também não concordo!
Todos os titulos contam, ainda que o Campeonato tenha uma dimensão que nenhum dos outros tem – provavelmente vale pelos 3 ou até mais. Mas todos contam.
4 Junho, 2024 at 9:42
Para mim um título europeu, sobrepõe -se até ao campeonato.
Se for uma Champions então….
Por exemplo, está equipa de hóquei, independentemente do que aconteça no campeonato, já fez uma grande época
4 Junho, 2024 at 9:53
Não preparas uma equipa e uma época para um titulo europeu. Pode acontecer mas não é sinal absoluto de bom trabalho na preparação da época.
Um campeonato é sempre sinal de uma época bem preparada. Que depois pode ser enriquecida por titulos europeus.
Posso dar-te aqui MUITOS exemplos de equipas que venceram títulos europeus e que tiveram épocas mal preparadas, mal planeadas e que correram mal.
Eu estou a avaliar no sentido de preparação da época. Se estamos a falar de avalição da época em si, sim…um titulo europeu para mim vale tanto como um campeonato. Mas…não atesta um trabalho bem feito. O campeonato sim…
5 Junho, 2024 at 17:37
Tiago, essa é uma OPINIÃO e, como tal, relativizável e contestável (tanto quanto a do J , ou mesmo a do Miguel).
Pode-se sempre dar exemplos que sustentam uma ou outra.
1) No Futebol do SCP, por exemplo, o ano de 1964 torna-se sempre o ano mais marcante enquanto assinalar o nosso único título europeu na Modalidade (e foi “apenas” uma Taça das Taças e não fomos campeões nesse ano).
2) No Hóquei, se é verdade que os últimos 2 títulos de Champions do SCP foram conquistados por equipas a jogar no melhor campeonato nacional da Europa, por um lado, não sei se os títulos europeus não vão, historicamente, pesar mais que os campeonatos conquistados ou perdidos nesses anos e, por outro lado, os títulos conquistados pela equipa maravilha de Ramalhete, Rendeiro, Sobrinho, Chana, Livramento foram conquistados em absoluto contraciclo ao domínio histórico dos Clubes espanhóis.
3) Voltando ao Futebol, poucos não espanhóis saberão quantos títulos nacionais tem o Real Madrid mas todo o mundo do futebol sabe que têm 15 títulos de campeões europeus (e poucos saberão quantos foram conquistados em ano que não foram campeões nacionais).
4) Durante os anos de predomínio total (europeu e mesmo Mundial) do fundo e Corta Mato masculino no Atletismo, em poucos anos fomos campeões nacionais absolutos, onde o domínio no masculino era benfiquista graças às disciplinas de velocidade, saltos e lançamentos. E o que era valorizado (não apenas no Sporting mas em todo o país) eram os inúmeros títulos e records internacionais de Lopes, Mamede, Castros, Aniceto Simões, Rafael Marques, Ezequiel Canário e outros.
Por outro lado há Campeonatos que se tornam históricos (quer pelo seu contexto, quer pela forma épica como foram obtidos):
no Futebol o de 1974, com o demolidor Hector Yazalde, o de 1982 com o trio maravilha Oliveira, Manuel Fernandes, Jordão o de 2000 pela quebra o jejum de 17 anos, o de 2021 por quebrar outro (jejum este de 18 anos) e o deste ano pela forma épica como foi conquistado, dominando em absoluto tendo partido como outsiders.
no Andebol, os dois pentas das equipas de Matos Moura dos anos 70 /80, o de 2017 e o de 2022;
no Vólei o de 2018 por assinalar um retorno que quebrou o domínio vermelho.
SL
4 Junho, 2024 at 14:20
No Hóquei isso não se aplica porque jogas o melhor campeonato do mundo de equipas em Hóquei…
Ganhar uma prova europeia no Hóquei não é a mesma coisa do que ganhar uma prova europeia noutra qualquer modalidade, onde é muito mais difícil ganhar!
4 Junho, 2024 at 10:02
Eu sempre tinha razão, o quadro da época passada incluia o Futebol Feminino.
https://atascadocherba.com/2023/06/05/conseguirao-o-andebol-o-basquetebol-e-o-futsal-equilibrar-o-quadro/
Só aí são +4 que foram para o outro lado…
4 Junho, 2024 at 11:10
Este ano é ainda mais fácil: Hegemonia no Fut Fem para a rabolhagem.
4 Junho, 2024 at 10:35
Perguntou-me se em vez de um Ioannidis, não seria preferível gastar as fichas num Mustang tipo Lookman, até perspectivando a continuidade do Paulinho…
4 Junho, 2024 at 11:20
É efectivamente o que Sporting precisa , um gajo diferenciado para as alas.
4 Junho, 2024 at 11:34
Há muito tempo…
Sempre fomos conhecidos pela qualidade de extremos que formávamos.
Não tem sido fácil encontrar um extremo que consiga furar defesas e afirmar-se na equipa principal.
Um bom extremo vale muitas vezes títulos.
O Edwards podia ser esse tal gajo mas é muito inconsistente…
O Trincão perde-se muitas vezes em rotundas, embora esteja melhor.
O Pote não é extremo.
4 Junho, 2024 at 11:42
Eu acho que falta um ala esquerdo para concorrer com o Nuno Santos mas o Lookman não é um ala. É um segundo avançado/avançado interior.
4 Junho, 2024 at 11:39
Eu gosto do Lookman mas num contexto de jogo fechado, o tipo de jogo que encontramos mais vezes…acho mais importante um PdL alternativo que nos permita jogar com 2 ou mesmo jogar com 1 mas que seja um PdL e não um Paulinho.
Se tivesse de escolher 1, ia para o PdL.
4 Junho, 2024 at 13:01
Certo, mas vejo isso como um “Lookman” oferece alternativas que neste momento não temos e que seja em complementaridade com Gyo, Paulinho ou até Pote, nos poderia ser mais útil do que pôr as fichas no m segundo PL.
4 Junho, 2024 at 14:53
Espero que não ponham as fixas todas no avançado.
É muito preciso mas também queria um ala esquerdo.
Um Lookman seria interessante para mim na saída do Paulinho. Um PdL para jogar na vez do Gyokeres ou com o Gyokeres para mim é mais prioritário. Se o Paulinho saísse, aí sim ia buscar um gajo com essas características, que fosse capaz de fazer 2º avançado.
4 Junho, 2024 at 14:26
A ideia que me deu é que quer jogar com 2 pontas e alas mais ofensivos – por isso o Paulinho é curto…
O Lookman é mais um extremo puro num sistema 4x3x3, que não deve encaixar no que o Amorim quer e deve custar mais que os 16/18 M€ que custa o Ioannidis.
O Amorim quer alas e não extremos, é o que me parece…
4 Junho, 2024 at 15:25
Também me parece que sim.
O que RA quer são alas e não extremos, mas o rapaz, ás vezes parece que não sabe bem o que tem, é que para mim, Edwards e Geny são pura e simplesmente extremos e não alas.
Daí ás vezes, a coisa não funcionar lá muito como ele quer, ou melhor, funciona, mas de vez em quando tem um Geny a defender mal e um Edwards também a desistir de vir atrás. Vê-se isso vulgarmente nestes dois.
Mas concordo, ele quer alas e não extremos.
5 Junho, 2024 at 18:02
Eu falei “num” e não no Lookman ou seja, um jogador com características similares, rápido, bom no 1×1, forte fisicamente, finalizador letal… Um Edwards, mas em bom…
4 Junho, 2024 at 10:48
A eliminação dos Rabolhos e respectiva exclusão da CL é uma belissíma forma de começar o dia.
4 Junho, 2024 at 12:25
Em suma:
1. futebol sénior masculino: upgrade ao onze, upgrade ao plantel, upgrade à ambição – manter o resto;
2. futebol sénior feminino: procurar parceiro / investidor / patrocinador, voltar a poder ganhar o título nacional, apostar em resultados na Champions, procurar novo/a treinador;
3. desporto feminino em geral: precisamos de um visão geral e de visões específicas, modalidade a modalidade. Começar um projecto sério e a sério, com resultados a médio prazo;
4. vólei masculino > o mesmo que futebol masculino, com adaptações;
5. andebol masculino > o mesmo que futebol masculino, com adaptações, mas decidir se queremos ser “player” com real ambição internacional – nesse caso, salto para o nível seguinte tem que ser pensado, financiado e executado;
6. atletismo masculino e feminino: não tenho conhecimento suficiente, mas parece-me estarmos em perda (posso estar errado);
7. futebol de formação: parece-me estarmos em perda, creio que é preciso ajustar várias coisas. Não podemos criar uma escola de perdedores, passe a expressão;
8. hóquei em patins masculino: novo projecto em curso; temos que ser capazes de ir buscar um ou outro craque feito, para além de jovens da formação e de reforços nacionais “in the making”. É preciso renovar a equipa, dar-lhe ainda mais consistência competitiva (este ano ainda podemos ser campeões e ganhámos a Champions, mas oscilámos muito);
9. basquetebol sénior masculino: mais um recomeço, parece o vólei. Recomeçámos bem este ciclo, mas perdemos a vantagem e, neste momento, nem sequer lutamos por títulos, consistentemente;
10. futsal masculino: precisamos de melhorar o plantel. Perdemos claramente qualidade, com entradas abaixo das saídas. Pode alterar-se, com a maturidade, digamos assim, mas parece-me conveniente irmos buscar 2 ou 3 jogadores de topo, claramente diferenciados;
11. futsal feminino: nem sei que dizer.
Claro que isto é um resumo pouco desenvolvido, mas dá uma ideia de onde estamos e da necessidade de uma visão, de uma estratégia, de novos rostos, aqui e ali. É um bom momento para o clube definir a visão para as modalidades séniores, masculinas e femininas, em Portugal e em termos internacionais (que modalidades queremos que levem longe/alto o nome do Sporting, lá fora?); para definir o plano para o desporto feminino; para revisitar o plano para a formação; de definir o plano olímpico; de definir o plano para o desporto adaptado; etc.
Nada disto é simples. Mas é tudo necessário. Que exista talento e competência a pensar em tudo isto e, depois, vontade, capacidade e disciplina para executar o programado.
Fica, essencialmente, como ponto de partida para um debate, aqui na Tasca.
4 Junho, 2024 at 14:29
Eu acho um bom resumo…
Dá para pegar nisto e desenvolver!
4 Junho, 2024 at 14:58
Em relação ao atletismo feminino embora o Miguel goste de fazer “bandeira” disso só perdemos porque as nossas especialistas, triplo, peso e mais uma que não me lembro estavam lesionadas todas ao mesmo tempo foi acidental
4 Junho, 2024 at 16:10
Não é só ao Atletismo que o Miguel se refere, TenhamOrgulho.
Eles nos últimos 7 anos perceberam o filão que havia, e a nossa ausência em quase todas as principais modalidades amadoras na vertente feminina.
Apostaram transversalmente mas tiveram imenso cuidado em capacitar também as femininas de forma a limpar tudo, com ou sem Sporting a competir.
Rui Costa afirmou no início desta época que o objetivo era ter todas as modalidades femininas campeãs na época de 2023/2024 e foi nítida a tristeza quando o Porto conquistou o Campeonato de Voleibol.
Como já escrevi em tempos, tenho um amigo benfiquista que envia-me mensagem a cada conquista vermelha (vingança pelo que eu fazia quando conquistávamos títulos no Rugby, Goalball ou Paintball) e já nem as abro ou respondo. Acredite, são mesmo muitos títulos.
Como não temos Andebol, Basquetebol, encerramos o Hóquei, no Futsal nem entre as 4 melhores equipas estamos, no Futebol Feminino fomos completamente atropelados desde que Varandas foi eleito, resta-nos o Voleibol que está mais próximo de chegar ao topo (sem contar com o Atletismo aonde, para já, ainda damos cartas).
Se não estamos atrás do rival no que respeita ao ecletismo, o mesmo não se pode dizer em relação à igualdade de género e à visão do que representa e pode ainda vir a representar o mercado feminino…
5 Junho, 2024 at 20:08
Muito bom comentário, JHC. E é como disse o Sniper é peciso definiruma visão global e um plano sustentado e prospetivo para o Desporto Feminino, até porque, parafraseando as palavras sábias de um tasqueiro, tem de haver « (…) VISÃO DO QUE REPRESENTA E PODE AINDA VIR A REPRESENTAR O MERCADO FEMININO».
Um abraço e saudações leoninas