É que baterem recordes de receita já não é novidade, porque fazem isso, dizem eles, desde que chegaram, com excepção do ano da pandemia – e é uma coisa positiva, sem duvida, e não é a única.
O que tem sido complicado perceber é que com tanto recorde de receita, nem têm abatido a divida, e ainda precisam de antecipar receita para comprar as VMOCs e não só. Acho estranho, e difícil de explicar, que em 6 anos não tenham conseguido juntar 5M€ por ano para as VMOCs… É que pagar com antecipação de receitas – que tem um custo – tu também fazias e todos sabemos que o teu forte não são as contas…
Recordes mas continuas a procurar financiamento através de EOs, e a aumentar o valor do mesmo. Mas é “bom financiamento”.
E os recordes de receitas e números de sócios também não pinta o quadro todo. É ires ver a média de assistência em Alvalade para perceber que nenhum dos dois significa mais pessoas no estádio.
Mas mesmo chegando aos 12 milhões de quotizações, um valor recorde para nós, estamos ainda muito longe dos lampiões que só no ano passada declararam receber 19, um valor quase 60 por cento superior ao nosso
Daí que seja importante que ao exigir mais, consigamos também dar mais. Ainda para mais, sabendo que este valor vai para o clube, para as nossas modalidades, etc etc
Sermos sócios e fazer com que os nossos familiares e amigos também o sejam.
Só assim conseguiremos um Sporting mais forte.
Primeiramente peço desculpa por partilhar este comentário feito a dias pelo tasqueiro Álvaro Antunes, mas como hoje seria dia de AG, nada como aproveitar um “Cantiho” fresco para uma opinião com a qual me revejo a 100%.
Álvaro Dias Antunes
24 Junho, 2024 at 23:03
“A realidade associativa do SCP clube é simplesmente vergonhosa!
Eu sinto vergonha por termos anunciada para dia 30 de Junho uma AG de Contas que está organizada de forma tão anti-democrática e ANTI-ASSOCIATIVA, que as últimas AGs de Contas dos rivais (quer toupeiras, quer fruteiros) são um Hino à Democracia POR COMPARAÇÃO!!??
Como sócio, recebi um e-mail de “lembrete” com o seguinte texto:
«Informamos que, no dia 30 de Junho de 2024, terá lugar a Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal no Pavilhão João Rocha, com:
• Abertura de portas: 09h30
• Início da Assembleia Geral:
• 10h00 caso se reúna o quórum necessário (1.ª Chamada)
• 10h30 independentemente do n.º de Sócios presentes (2.ª Chamada)
• Abertura das Urnas de Voto: 10h30
• Encerramento das filas para Votação: 18h30
Podem aceder à Assembleia todos os Sócios que, no gozo dos seus direitos, tenham a quota de Maio de 2024 regularizada. A quota poderá ser regularizada no dia da Assembleia, no Centro de Atendimento na Loja Verde do Estádio José Alvalade.
(…)
A Assembleia Geral terá a seguinte Ordem de Trabalhos:
Ponto Um – Apreciação e votação do orçamento dos rendimentos, gastos e investimentos do Sporting Clube de Portugal, para o exercício económico de 1 de Julho de 2024 a 30 de Junho de 2025, elaborado pelo Conselho Directivo, acompanhado do Plano de Actividades e do Parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar.
Ponto Dois – Apreciação e votação das contas consolidadas do Sporting Clube de Portugal referentes ao exercício económico de 1 de Julho de 2022 a 30 de Junho de 2023.
Os documentos respeitantes aos dois pontos, estão disponíveis para consulta no Centro de Atendimento, localizado na Loja Verde do Estádio José Alvalade, e podem ser consultados aqui, com acesso permitido apenas aos Sócios que cumpram os critérios mencionados supra.
No dia da Assembleia, para acederes ao recinto e votares, deves apresentar o teu cartão de Sócio (em formato físico ou em suporte digital) acompanhado de um documento identificativo com fotografia.
Contamos contigo, neste importante dia para o Clube.
Saudações Leoninas»
Ou seja: eu que sou sócio, na Ilha de Santa Maria, com 25 anos de associado, por acaso tenho as quotas pagas até março de 2025 , mas caso só as tivesse regularizadas até abril deste ano, para PARTICIPAR na AG de dia 30, teria de viajar de Stª Maria Açores para Lisboa, o mais tardar na 5ª Fª dia 26 e voltar para Stª Mª a 1 de Julho (eita, que participação tão cara!!: viagem de avião de ida e volta e 4 noites de hotel e no mínimo 10 refeições de restaurante). Mas nesta questão até acho que estamos em “igualdade” de situação com os lampiões e os morcões. Pena é que não saibam ou não queiram estar à frente e proporcionar condições credíveis para AGs comuns poderemser “integralmente” participadas à distância e votadas em simultaneo.
Só que querer isso no SCP, NESTE MOMENTO, pese toda a rtetórica propagandistica desta Direção pelo voto eletrónico à distância, está bem mais longe do que nos outros 2 Clubes. Porque, NESTE MOMENTO, a própria paricipação em AG do SCP é MUITO MAIS CONDICIONADA que no SLB e no FCP porque o debate e esclarecimento de ideias é “para inglês ver”, uma vez que as urnas de voto abrem ANTES DE COMEÇAR QUQLQUER DEBATE!! … abrem EM SIMULTÂNEO COM OS PUTATIVOS “ESCLARECIMENTOS” DA PRÓPRIA DIREÇÃO (isto para o Ponto 1, porque – paradoxo dos paradoxos – quando o PMAG der voz à Direção para “esclarecer” o ponto 2 já as urnas estarão abertas há muito tempo).
(É como a CNE abrir votações para a AR, sem que tenha havido qualquer período de debete e propaganda.)
O mais esclarecedor é, todavia, muitos sportinguistas, “rasgarem as vestes” contra o atentado à liberdade e democracia associativas que foram as agressões de um bando de energúmenos dos Super Dragões para tentar impedir o debate da oposição na AG de Contas do FCP, mas ficarem “cegos, surdos e mudos! quando quem esvazia o debate e o esclarecimento em TODAS as AGs do SCP são os seus próprios Órgãos Sociais, PMAG à cabeça.
Um abraço e suadações leoninas
p.s.: Putin e Lukasnhenko não serão tão eficientes a “calar” oposições”
Segundamente, a tristeza que é perceber que aos poucos assistimos a descaracterização de um Clube onde durante mais de um século os sócios foram chamados a decidir os seu destino sem estarem sujeitos a esquemas e interpretações estatutárias próprias para fugir à esclarecimentos e vozes discordantes…
Bem Varandas a proteger o sócio desinformado. Se validarem o fecho de modalidades e a contração de mais dívidas sempre podem dizer que não sabiam. Se bem que isto para contrair divida os sócios mandam 0.
Miguel, se conhecesse um mínimo do básico do associativismo democrático, saberia que existem:
1) AGs Ordinárias (que se realizam OBRIGATORIAMENTE e periodica-mente, em prazos e sobre assuntos previstos definidos a priori nos Estatutos) e AGs Extraordinárias (que se realizam não periodicamente para debater assuntos e em datas não definidas a priori nos Estatutos;
2) Todas as AGs (Ordinárias e Extraordinárias) são AGs Comuns, com excepção das AGs ELEITORAIS;
3) As AGs ELEITORAIS (se realizadas dentro dos períodos de término de prazo completo de mandato) são Ordinárias; se convocadas interrompendo esse prazo são Extraordinárias;
4) Mas, em qualquer dos casos do parágrafo anterior, todas as AGs ELEITORAIS são as únicas NÃO COMUNS. Repito as únicas!
E sabe o Miguel porquê?
Porque são as únicas EXCLUSIVAMENTE DEDICADAS ÀS VOTAÇÕES! Porque são AS ÚNICAS em que TODO O DEBATE de esclarecimento é feito até às 24H do dia anterior à AG!
O que significa que, em todas as AGs Comuns (ou seja em TODAS AS AGs NÃO ELEITORAIS), para além do dever do PMAG de DIFUNDIR atempadamente a TODOS OS SÓCIOS toda a documentação a deliberar, e da possibilidade (eu diria da vantagem democrática) em se promover o debate o mais amplo possível sobre esses documentos nos media do Clube,(e.g. Sporting TV, Jornal Sporting, website), cada ponto da Ordem de Trabalhos da AG e cada assunto a deliberação deve ser objeto de debate SEGUIDO de votação. Por isso se chama Ordem de TRABALHOS (!!); e por isso essas AGs são Comuns não Eleitorais: porque elas são convocadas não apenas para os Sócios votarem, mas para debaterem sobre as deliberações a que os convocam.
Para além disso, permita expressar a minha opinião de que o pressuposto « (…) Não precisas de ir a uma AG para estares informado», além de partir do princípio que lhe forneceram (e atempadamente toda a informação, parte também do princípio que essa informação é verdadeira e INCONTESTÁVEL.
Mas o pior é que esse seu pressuposto, NA MINHA OPINIÃO, denuncia uma atitude de sobranceira superioridade inteletual, por partir do principiuo que todos os outros sócios têm uma capacidade de absorção, acesso a informação e compreensão de todos os assuntos do Clube, óu que não possuem qualquer direito de pretender conhecer qualquer contraditório às versões oficias da “Voz do Dono”.
Ora, a marca do cãozinho do gramafone até podia aceder-nos muito boa música … mas, pelo menos eu, enquanto sócio, reclamo o DIREITO a poder ter acesso a TODAS (ou ao máximo possível) de opiniões de outros Sportinguistas, porque serão SEMPRE úteis para ajudar a melhorar o meu DEVER de escrutínio.
Pois, Álvaro, o Miguel não conhece o básico… Nem o básico do associativismo, nem do democrático… Os outros é que conhecem!
A questão afinal é qual mesmo?
É estar informado?
Se é estar informado, não é obrigatório estar numa AG – onde a Direcção se elogia e promove, e onde a oposição bota abaixo e critica! Estar informado é seguir a vida do clube – ou do que seja – no dia-a-dia e saber o que se passa!
Depois, Álvaro, o que eu defendo não impede o que tu defendes. Podes passar o dia na AG a ouvir toda a gente. Não há problema nenhum nisso, se é isso que tu queres.
O que tu defendes é que impede pessoas como eu de fazerem o que querem, porque as obriga a ouvir horas a fio de conversa da treta – que é mais de 50% do que se passa nas AGs – que não mudam o meu sentido de voto de pessoa informada previamente.
E vocês acham democrático obrigar uma pessoa a ficar fechada 8 horas num pavilhão a ouvir cenas e acham anti-democrático que uma pessoa possa escolher se vai, vota e sai ou se vai, ouve, vota e sai.
Pois é, o Miguel não percebe o básico do democrático mas vocês percebem…
Se a questão é estar informado – e se não é, então diz-me qual é mesmo a questão, sff – para se votar, isso então tem de servir para tudo o que se vota. Tens de arranjar um método que garanta que a pessoa antes de votar está informada e sabe o que vai votar – e estar 8 horas preso numa AG a ouvir propaganda e contra propaganda não garante essa informação, por mais que vocês queiram que garanta.
Para mim, que pelos vistos não percebo nada de associativismo e do que é democrata ou deixa de ser, um adulto educado tem a obrigação de estar informado das coisas e se não está, o problema é dele.
Não podes obrigar as pessoas a ter conhecimento, ponto.
É por isso que uns têm e ouros não têm.
É por isso que uns usam bem o conhecimento e outros não o usam.
Agora, Álvaro, achares que vais obrigar uma pessoa a ter conhecimento, principalmente nos dias de hoje, é pior que pensares que o Coelhinho da Páscoa existe. Não é possível – nem acho que seja o correcto fazer, porque as pessoas também têm o direito de ser burras, se é isso que querem!
Votaram +-1200 sócios achas que todos votaram com pleno conhecimento dos pontos que foram discutidos? Claro que não, se 100 sócios sabiam o que ia ser discutido de uma ponta à outra já são muitos. Num sistema democrático, achas que foram mais aqueles que votaram sim porque o Sporting foi campeão ou que votaram sim porque o Orçamento está realmente bem pensado e porque concordam a 100% com as despesas projectadas?
Debater antes do voto não só é algo que devia de ser apanágio naquele que se diz o Clube mais democrático do pais, mas também porque é uma maneira de elucidar quem não tem qualquer tipo de conhecimento profundo do que vai votar.
E provavelmente muitos desses 1200 gostaríam de ouvir a opinião de outros sócios mais esclarecidos para perceber o que estava em causa, mas como aquilo agora é um toca a entrar votar e ir para o café, e para solicitar esclarecimentos é preciso saber o que se quer ver esclarecido (e muitos nem sabem como questionar pois não têm conhecimentos contabilísticos) ficam-se pelo votar e ir para casa na esperança de terem feito tudo direitinho.
Democrácia à Sporting, um exemplo e modelo para o Mundo desportivo, só que não…
Devemos sempre partir do principio que pelo menos 50% das pessoas que votam não sabem no que votam, ou porque não percebem totalmente a “linguagem”, como eu, ou porque simplesmente não têm tempo/disponibilidade para estar a par do conteúdo do que se vai votar. Só esses 50% já deviam de valer a pena que se façam as coisas de outra maneira.
Não concordo com vocês – o que não é novidade neste assunto porque estou farto de dar aqui a minha opinião!
Não vejo nada de anti-democrático no facto das pessoas não terem de ouvir a propaganda da Direcção, ou a propaganda da oposição.
Quem quer, ouve.
Quem não quer, não ouve.
Nada é mais democrático do que isto.
Para mim é parvo ter de ouvir uma Direcção a elogiar-se, como é parvo ter de estar horas a fio num pavilhão a ouvir gajos a falar que, na maioria, nem sabem falar, nem sabem do que falam.
Não vos vejo a defender que quem vota para a AR tem de ouvir obrigatoriamente a campanha eleitoral, os debates todos e o diabo a sete. Porquê? Porque quem quer ouve, quem não quer não ouve, e as pessoas votam em quem querem na mesma, enganados pelo que ouviram ou não, e é assim a democracia.
Na minha opinião, as pessoas devem estar minimamente informadas sobre o que acontece – seja no Sporting, seja no país, seja no mundo – e devem ter isso sempre presente.
Eu comecei a ir às AGs quando o Bruno de Carvalho foi eleito – nunca fui antes, o que hoje acho um erro, mas a vida é como é!
Fui a todas as AG do Bruno, e tenho ido a todas do Frederico, e esta é a 1ª que falho.
NUNCA, em AG alguma, vi qualquer relevância no que lá foi dito para o meu voto. Nunca! Em 2 ou 3 das ultimas, entrei. votei e saí, mas nas outras fiquei sempre a ouvir e até ouve uma onde fui questionar a Direcção em certas coisas – das quais não obtive resposta! Tive até oportunidade de falar pessoalmente com pessoas dos órgãos sociais, naquela fase onde já ninguém está a falar e onde só se está a votar, o que até foi mais relevante do que tudo o que ouvi de qualquer elemento de qualquer órgão social do clube no palanque!
Eu não digo que não deva haver debate – que isto fique clarinho aqui.
O que digo é que as pessoas devem poder escolher se querem ficar a debater ou a ouvir debater, ou não querem! E as pessoas devem poder decidir o que querem fazer, e não serem obrigadas a fazer de determinada maneira, quando acham que isso vale zero para a sua decisão de voto.
Portanto, e para mim, não é anti-democrático as pessoas poderem começar a votar quando a AG começa e não devem ser obrigadas a ouvir o debate – o que implicaria que o debate só começasse depois de todas as pessoas terem entrado, que as pessoas estivessem todo o tempo na AG até ao fim do debate, e que depois é que toda a gente ia votar. E, obviamente, isto implicaria que quando começasse o debate, fechassem as portas e quem está, está, e quem não está, estivesse.
E isto é absolutamente estúpido.
Nem entendo como um ser adulto e educado pode pensar que isto é viável e como é isto que defendem! Porque se não é isto que defendem, o que defendem é tão anti-democrático como o que dizem que é anti-democrático.
Ou é anti-democrático entrar às 11h, votar e sair às 11h15, mas já não é anti-democrático entrar às 17h, votar e sair às 17h15?
Além disso, se as AGs já têm presente/a votar uma minoria muito minoria dos sócios nestas condições, em que dão a escolha aos sócios de ficarem e ouvir ou simplesmente votar, o que imaginam que seria com o que propõem, que é simplesmente fechar as pessoas num pavilhão das 10h às 18h30 para poderem votar?
É preciso um bocadinho de bom senso, meus amigos!
“Miguel, já sabemos a tua opinião. Podes triplicar ou quadruplicar os caracteres.”
Também já sabemos a tua e a do Álvaro.
E?
Isto é um argumento?
“O esclarecimento pode não alterar o teu sentido de voto mas só podes falar por ti.”
Eu só falo por mim, como tu só falas por ti.
Por isso, eu defendo que possa haver abertura para as 2 coisas.
Quem quer, fica e esclarece-se – vamos pensar que sim.
Quem não quer, entra, vota e sai.
A minha solução não impede as pessoas de ficarem e esclarecem-se.
A tua solução obriga quem quer votar sem ter de ouvir propaganda a estar 8 horas fechado para nada.
“Comparar uma AG de um Clube com eleições políticas ou com uma AG de condomínio é comparar coisas incomparáveis.”
Mas são incomparáveis porquê?
O que está aqui em causa nem são as AGs. É as pessoas serem ou estarem esclarecidas ou não.
Se queres obrigar um sócio a estar a ouvir um debate de ideias e argumentos numa AG dum clube, o que raio te faz não defender isso para o voto para a AR, ou para presidente, ou o que quer que seja em tudo o que implique votar A ou votar B?
“Por essa ordem de ideias a AG da SAD tinha as mesmas regras das AG do Clube. Têm? Pois, lá não cagam nos associados…
No geral têm.
Em lado nenhum cagam mais nos associados do que na SAD e nas AGs da SAD – e até me admira teres essa opinião quando estás aqui farto de dizer o contrário disso. Se não cagassem nos associados não tinhas 3 gajos a votar por 130 mil… Perguntavas aos 130 mil como queriam votar nas AGs da SAD…
Desculpa lá, mas este teu comentário nem parece teu… Tudo ao lado!
Eu e tu sabemos perfeitamente que 90% ou mais das pessoas não percebem um chavo de um orçamento de condomínio quanto mais um orçamento ou relatório & contas de um Clube como o Sporting.
A diferença para os rivais é que eles nunca nesta vida permitiriam que a fórmula AG do Sporting fosse adotada sem que houvesse uma revolta nacional.
Por incrivel que pareça lá ainda respeitam e temem os sócios, e como vimos por este dias, são insultados como aconteceu com Rui Costa e Pinto da Costa (eu também já fui enquanto dirigente e nunca mandei beijinhos ou desrespeitei um sócio). Ouvem, comem e calam.
Aquilo que esta Direcção fez foi passar um atestado de estúpidos e preguiçosos aos Sportinguistas para quem está tudo bem desde que a bola entre (como tu muitas vezes aqui referes) que não só aceitam o tratamento, como agradecem.
Mas o facto de uma grande maioria ser acomodada não significa que possam tomar todos por igual e acharem-se no direito de alterar algo que sempre foi feito como uma AG participada em que quem prefere estar na praia à ouvir os seus consócios, concorde-se ou não, sempre tem o remédio de não pôr lá os pés.
Já agora podes dar a tua opinião às contas consolidadas do Clube?
Se chegou a mil votantes (e não acredito que tenha chagado) foi por haver homenagem à Manuel Fernandes.
Mas se a aprovação do Plano e das Contas não chegar aos 98%, com tanto gajo esclarecido…
Mas isso nada tem a ver com o teu comentário inicial.
Concordo que a maioria das pessoas nem uma AG dum condomínio entendem, e muito menos as contas. Infelizmente esta é a realidade. Nem percebem o que é um orçamento e a diferença que existe entre um orçamento e as contas reais depois… Isto só mostra a literacia financeira das pessoas roça o zero… Estas merdas deixam-me estupefacto com certas pessoas – sou administrador do prédio onde vivo e tenho de ir às AG de outro prédio onde tenho outro apartamento e certas coisas que se dizem são absolutamente inacreditáveis!
Agora, JHC, não é numa AG do Sporting que as pessoas se informam de tudo o que é necessário para votar as coisas em consciência, tal como não é vendo a campanha eleitoral ou vendo os telejornais – onde toda a informação é desvirtuada conforme dá jeito – que as pessoas têm toda a informação relevante para estarem informadas do que é o quê.
O mundo é um livro aberto, e hoje com a internet, e algum cuidado, podes ter um conhecimento mínimo para seres uma pessoas informada qb! O mundo mostra-te o que funciona e o que não funciona!
E isto serve para tudo.
Esta cena que está a acontecer ao FCPorto só é surpresa para os acéfalos, para aqueles que nunca ligaram a porra nenhuma a não ser aos títulos.
Mas tu tens aqui na Tasca 2 exemplos perfeitos de tasqueiros – tens mais mas eu aponto estes 2 porque são os que comento e debato mais – que são o Chico – para quem ganhar um titulo num mandato garante o voto na Direcção, diz ele – e o J. – que fala de tudo menos de contas e nunca responde a essas questões – que, não colocando em causa o seu sportinguismo, são adeptos que descuidam uma parte importante da informação/conhecimento – como aconteceu durante décadas com os adeptos do FCPorto – e que eu acho que nunca será estarem um dia inteiro numa AG do Sporting que os vai fazer entender tudo o que nunca quiseram saber. Aliás, nestes 2 casos, acredito que já saibam como vão votar antes de lá meterem os pés e duvido que alguma vez tenham mudado de opinião por aquilo que lá foi dito.
“Aquilo que esta Direcção fez foi passar um atestado de estúpidos e preguiçosos aos Sportinguistas…”
Meu caro JHC, a Direcção não precisa fazer isso! Os próprios passam-se esse atestado! 😀 😀 😀
Não estou a par das contas consolidadas do Clube.
Ainda não me debrucei sobre isso que tenho tido muito que fazer ultimamente… Mas a ideia geral que tenho não é boa, e basta precisarem de antecipar receita para comprarem as VMOCs quando batem recordes de facturação todos os anos para se perceber que a coisa não pode estar famosa… Mas no Benfic@ também não está, e no FCPorto está muito pior. Quem se endireitar primeiro, terá uma vantagem sobre os outros muito grande…
Para mim a questão, como princípio LEGAL, nem é argumentável.
TRATA-SE DE CUMPRIR COM AQUILO QUE O CÓDIGO CIVIL DETERMINA PARA O FUNCIONAMENTO DAS ASSOCIAÇÕES. E JÁ AGORA COM OS ESTATUTOS DO CLUBE. QUE, COMO OS DE QUALQUER OUTRA ASSOCIAÇÃO LEGALMENTE REGISTADA, TÊM DE OBEDECER A ESSA “LEI GERAL”, RAZÃO POR QUE TÊM DE SER VALIDADOS EM CARTÓRIO.
Por isso, à pergunta do Miguel «Se queres obrigar um sócio a estar a ouvir um debate de ideias e argumentos numa AG dum clube, O QUE RAIO TE FAZ NÃO DFENDER ISSO para o voto para a AR, ou presidente, ou o que quer que seja em tudo o que implique votar A ou votar B?”, a minha resposta é: porque, NUMA ASSOCIAÇÃO, OS ESTATUTOS E A LEI OBRIGAM A ISSO.
As “exemplares” comparações que o Miguel faz de uma AG COMUM com as ELEIÇÕES para a AR o para o PR não cabem nem colam porque estas só são comparáveis, nas Associações, coma s ELEIÇÕES para os seus Órgãos Sociais, as quais decorrem em Assemleias Gerais Eleitorais (NÃO COMUNS, portanto) SEGUINDO EXATAMENTE OS MESMOS PRINCÍPIOS das ELEIÇÕES E VOTAÇÕES PARA A AR, O PR, AS AUTARQUIAS, AS REGIONAIS, AS EUROPEIAS e o diabo a quatro.
O Miguel que deixe de confundir as AGs Comuns com as AGs Eleitorais.
E quando o Miguel afirma « Em lado nenhum cagam mais nos associados do que na SAD e nas AGs da SAD – e até me admira teres essa opinião quando estás aqui farto de dizer o contrário disso. Se não cagassem nos associados não tinhas 3 gajos a votar por 130 mil… Perguntavas aos 130 mil como queriam votar nas AGs da SAD…” está a fazer outra grande confusão (se bem que ela até tenha sido “permitida” por uma gaffe do JHC ao referir-se a associados da SAD se queria referir aos accionistas, que são os únicos que podem participar nas suas AGs). Por um AG da SAD ser uma AG de accionistas, esta não tem de saber qual a opinião dos Sócios do SCP; estes estarão lá “representados” por elementos da sua Direcção como accionista maioritário SCP (com o nº de votos correspondente às acções que Clube possui – e não ao seu nº de sócios). LOGO, A QUEM COMPETE GARANTIR QU OS VOTOS DO ACCIONISTA SCP CLUBE, REFLETEM A VONTADE, MAIORITÁRIA OU PROPORCIONAL, DOS SÓCIOS DO CLUBE ACCIONISTA MAIORITÁRIO DA SAD, SÃO OSREPRESENTANTES DO CLUBE NESSA SAD.
É DELES E SÓ DELES QUE OS SÓCIOS DO SCP SE PODEM QUEIXAR DE ESTAR OU NÃO DEVIDAMENTE REPRESENTADOS.
sl
A diferença é que tens debates extensivos durante toda a campanha eleitoral coisa que no Sporting não tem.
Tu não podes partir do principio, claramente errado pelo nosso histórico, de que quem vota está tão informado como tu estás, aliás devias de partir exatamente do principio oposto tendo em conta toda a tua visão sobre a ignorância das massas.
As boas práticas deviam de começar a ser feitas agora principalmente se o objetivo é realmente vir a trazer o voto eletrónico e ter 100mil pessoas a votar. Discutir numa AG é dar oportunidade a quem pensa diferente de se expressar e ao mesmo tempo dar oportunidade ao Presidente e CD para se defenderem e demonstrar o seu ponto de vista. Isto influencia qualquer tipo de pessoa principalmente quem não está informado. Tu que és tão critico do facto de não pagarem dividas, não gostavas que essa pergunta fosse exposta e que mais pessoas tivessem acesso a esse facto e à resposta que daí viria? Quanto ao tempo, se as coisas forem bem feitas, não me acredito que depois de dar umas 2 ou 3h para se discutir, não dê para toda a gente votar dentro do espaço de 1-2h.
Sinceramente não percebo como é que alguém que tem opiniões tão fortes em relação ao que se passa na sociedade, depois dentro do Sporting acha que é completamente diferente.
Quantos dos 1200 que ontem votaram tinham a perfeita noção dos Planos e das Contas quando depositaram o seu voto?
Quantos desses 1200 votantes teríam conhecimento mínimo sobre as contas para colocarem uma qualquer questão à Direção?
Quantos desses 1200 não gostaríam de ouvir outros sócios antes de votar?
Quantos desses 1200 foram consultados sobre o actual modelo de AG?
Numa sociedade cada vez mais manipulada e acéfala, o Sporting que deveria ser um promotor da alteração de mentalidades no País, ser um modelo para os jovens de boas práticas, de debate, de associativismo, é o primeiro a promover a estupidificação dos seus…
Muita gente vota porque o Sporting ganha, tal como muita gente antes votou para se fechar modalidade x e y para que o Sporting continuasse a lutar para ganhar. Se naquela altura houvessem vozes dissidentes que explicassem aos sócios que foram votar que as coisas não deviam de ser assim ou que chegaram àquele ponto por incompetência, talvez nunca teríamos levado com o JEB ou depois com o Godinho.
Temos um track record de merda no que toca a cheques brancos, mas depois ao mesmo tempo fazemos tudo e mais alguma coisa para que seja mais fácil passar cheques brancos. Não há escrutínio, não há discussão não há nada. Quem manda manda, explica como quer, facilita a vida a quem quer votar e por isso fica mais complicado filtrar o que saí cá para fora, porque para quê ficar a ouvir quando posso entrar votar e sair? E com o Voto Eletrónico a coisa só vai piorar, porque vão aumentar exponencialmente os casos de pessoas que votam sem saber para que é, e duvido que estes gajos se dediquem a criar uma plataforma para que os sócios espalhados pelo país possam assistir à AG (talvez seja preciso fazer uma pequena mudança nos Estatutos) e ao mesmo tempo participar na mesma.
A Espanha é a seleção do Euro Juntamente com a Áustria com mais trabalho de treinador. É mais como equipa do que a soma das partes, tem 3-4 jogadores de nível mundial mas muitas zonas com jogadores que não sendo maus não tem o nível das soluções de outras equipas. Mas com a França Portugal e Inglaterra a jogarem sem treinador podem ganhar isto.
Eu já fiz o exercício de substituir os jogadores da Espanha pelos nossos.
Cucurella por Mateus Nunes, Williams por Rafael Leão, Yamal por Bernardo, CR7 por Morata, e por aí fora.
A diferença? A velocidade com que jogam e a qualidade de execução…
Trocam a bola a preceito. Excelente timing de passe. Bons movimentos colectivos que demonstram efectivo trabalho no treino…
Jogam curto em progressão, jogam longo na profundidade… Apresentam um futebol muito variado, jogam por dentro, por fora … Se for contra blocos muito baixos têm jogadores com excelente meia distância…
Enfim… São, até ao momento a melhor equipa do torneio… O pior é que vem aí a Alemanha…
NOTICIA DO JORNAL “RECORD” AO FIM DO DIA 30 JUNHO DE 2024
Sócios dos leões deram sinal positivo à direção de Frederico Varandas
…
Na Assembleia Geral deste domingo, que decorreu no Pavilhão João Rocha, os sócios aprovaram por larga margem os dois pontos em cima da mesa colocados pela Mesa da Assembleia Geral. Com uma votação de cerca de 93% em ambos os casos, os associados dos verdes e brancos votaram favoravelmente ao orçamento para 2024/25, além da contas consolidadas de 2022/23. Na casa das modalidades dos leões, marcaram presença 1.252 sócios votantes do clube, o que equivaleu a um total de 7667 votos.
No que diz respeito ao ponto 1 na ordem de trabalhos, relativo ao orçamento de 2024/25, este parâmetro foi aprovado com 94,55%, o que correspondeu a 1.170 votantes, com 7.230 sócios a votarem favoravelmente.
Em relação às contas consolidadas de 2022/23, este segundo ponto foi igualmente aprovado, mas por 94,03%, com 1.250 votantes a favor a representar um total de 7.199 votos.
As portas do Pavilhão João Rocha abriram-se por volta das 11h30, já depois de um atraso inicial devido à cerimónia que antecedeu a saída da urna de Manuel Fernandes para o funeral do antigo avançado e glória do Sporting. O camisola 9 mereceu mesmo um minuto de silêncio e um voto de louvor no arranque da ordem dos trabalhos.
A Mesa da Assembleia Geral do Sporting apresentou os documentos que também mereceram discussão entre os associados a Direção dos verdes e brancos ao longo do dia. De recordar que no documento apresentado tendo em vista o orçamento está previsto que o clube gaste mais de 27M€ em 2024/25, além de perspetivar receitas superiores a 28M€, o que levará a um resultado positivo concreto de 133 mil euros, um valor em consonância com o que tem sido revelado.
Por Record
Com Recordes de Bilhética +12 M€, quotizações + 12 M€ recordes de vendas das mais lindas camisolas de sempre, Recordes sem fim de NUMERO DE SÓCIOS; Unanimidade nas AG’s !
BOM …!
É ESTE ANO QUE VAMOS GANHAR CAMPEONATO NACIONAL, TACA DE PORTUGAL E A LIGA DOS CAMPEÕES … certinho … de certeza absoluta !
O Grande Sporting Clube de Portugal foi o JUSTÍSSIMO CAMPEÃO NACIONAL DE FUTEBOL DE 11 sênior masculino !
Pois bem …
desde os canais de televisão passando pelos pasquins dos jornais até à Radio só se ouve falar dos jogadores do Benfica, do clube SL Benfica, da melhore SELEÇÃO DE SEMPRE Repleta de jogadores do Benfica .
A nós já nos venderam o plantel COMPLETO … para aí duas ou três vezes !
Por aqui se vê o nosso peso e falta de controlo da comunicação !
Aparentemente e … ” de facto ” na imprensa … QUEM FOI CAMPEÃO FOI O SL BENFICA
Bom dia, é o que temos, é lidar, eu faço a minha parte, nem um cêntimo directamente para a comunicação social, indirectamente via impostos sou obrigado a contribuir….
Há muitos anos que se sabe da MÁXIMA, de que o que é de facto importante é o que se passa e é VEICULADO, FALADO E ESCRITO NA COMUNICAÇÃO SOCIAL ! …
O RESTO NÃO EXISTE !
HÁ MUITOS ANOS QUE OS NOSSOS ADVERSÁRIOS PERCEBERAM ESTA MÁXIMA !
ELES TÊM ESPECIALISTAS NOS DEPARTAMENTOS DE COMUNICAÇÃO DOS SEUS CLUBES QUE DEDICAM A TRATAR BEM A IMAGEM DELES E DENIGRIREM A DOS SEUS ADVERSÁRIOS.
Eles são …JORNALISTAS , NARRADORES, COMENTADORES (AS) DE PROGRAMAS, ENTREVISTAS A JOGADORES (AS) ENTREVISTA A EX. JOGADORES DO BENFICA …ENFIM UM INFINDÁVEL MANANCIAL DE RECURSOS QUE ELES EMPREGAM PARA O SEU OBJECTIVO ENGRANDECER O SL BENFICA !
Hoje em Dia eles conseguem passar a imagem de FEIO, TRISTEZA, AMARGURA, LUTO, MORTE E IRRELEVÂNCIA do Sporting Clube de Portugal !…
com a nossa ANUÊNCIA e Colaboração ATIVA
Ao contrário do SL BENFICA que é a de ALEGRIA, FESTEJO, RELEVÂNCIA, ORGULHO E VIDA AIRADA !…
Para eles …. até quando perdem são os maiores !
NÓS SOMOS OS TRISTES E POBRES DO OUTRO LADO DA SEGUNDA CIRCULAR !
É muito triste ver os poucos Sportinguistas que passam ou têm tempo de antena ou espaço nos jornais, PASSAREM UMA FALSA MODÉSTIA, MESQUINHA E DEPLORÁVEL FALTA DE ORGULHO, FALTA DE AFIRMAÇÃO DA GRANDEZA E IMPORTÂNCIA DO NOSSO CLUBE !
NÃO HÁ … UMA CERIMÔNIA DE ATRIBUIÇÃO DE MEDALHAS DE MÉRITO OLÍMPICO PROMOVIDA PELO NOSSO CLUBE A ATLETAS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL QUE SEJA TRANSMITIDA E RETRANSMITIDA NOS CANAIS DE TELEVISÃO !
Nós somos só enterros e morte de alguém relevante do nosso clube …. e tudo isto não é por acaso ! …. É MUITO FACILITADO E PROMOVIDO PELOS DEPARTAMENTOS DE COMUNICAÇÃO DOS CLUBES NOSSOS ADVERSÁRIOS !
SERÁ QUE OS “NOSSOS” ILUSTRES DIRIGENTES TÃO INTELECTUALMENTE DESENVOLVIDOS NÃO ENXERGAM TUDO ISTO ?
PARABÉNS A TODOS OS SPORTINGUISTAS E EM TODO O MUNDO !
GOSTO DE SER UM SPORTINGUISTA ORGULHOSO DE O SER … MAS SEMPRE CONSCIENTE !
E por isso acho que ter de vender três ou quatro jogadores sem relevância para o nosso treinador par pagar o central Debast revela muito do actual “estado da arte ” !
Parece-me que NÃO nadamos num MAR de dinheiro, que nos querem impingir à força e
nos querem fazer acreditar !
Os nossos dirigentes podem pintar os quadros cor-de-rosa que quiserem e auto promoverem-se , assim como à sua gestão de recordes, unanimes por unicidade e não por unanimidade como devia ser nas AG’s, como quiserem !… mas os factos desmentem-nos !…infelizmente para mim !
Esperemos que esta preparação da pré época não se revele um verdadeiro desastre no futuro com escolhas de jogadores de segundo plano !
Hoje também arrancam os trabalhos da nova época e deveríamos ter já hoje a alternativa ao único Ponta de lança existente ( até ver …) a ver vamos se ele também não sai ….E NADA!
Acho que falta tanto ao Rodrigo para ser bom que nem sei o que dizer mais. Teria de vir com muito mais fisico e rápido de Inglaterra para que talvez viesse a poder fazer algo de engraçado. Mas faltava-lhe tanta consistência e agressividade quando saiu que não sei se meia dúzia de minutos em 6m mudaram o que quer que fosse.
Durante a infância, nas manhãs de sábados que eram passadas com o meu pai em tertúlias no baeta da terra, frequentado principalmente por Sportinguistas e alguns lampiões.
Pergunta do dia: A federação já renovou com o Martinez? Hoje parece-me ser o dia perfeito para o fazer… Assim a “modos que” para dar tranquilidade à equipa…
Fico verdadeiramente ESPANTADO com a quantidade de seleccionadores italianos que por aí andam … Tendo em conta, sobretudo, a qualidade do futebol apresentado pelas equipas que dirigem …
Futebol ‘semi-cattenaccio’ … Bloco baixo ou muito baixo … Enfim, a antítese do futebol … Prestações miseráveis …
É que o ‘hype’ vem por causa do Ancelotti, só que Ancelotti só há um …
30 Junho, 2024 at 17:29
110 mil sócios pagantes , record no clube…. Receita de quase 12 milhões de receitas.
Estimam 13 milhões para este ano.
Eu acho que ainda superam!!!
30 Junho, 2024 at 17:35
E as dividas, têm pago?
É que baterem recordes de receita já não é novidade, porque fazem isso, dizem eles, desde que chegaram, com excepção do ano da pandemia – e é uma coisa positiva, sem duvida, e não é a única.
O que tem sido complicado perceber é que com tanto recorde de receita, nem têm abatido a divida, e ainda precisam de antecipar receita para comprar as VMOCs e não só. Acho estranho, e difícil de explicar, que em 6 anos não tenham conseguido juntar 5M€ por ano para as VMOCs… É que pagar com antecipação de receitas – que tem um custo – tu também fazias e todos sabemos que o teu forte não são as contas…
30 Junho, 2024 at 19:55
Recordes mas continuas a procurar financiamento através de EOs, e a aumentar o valor do mesmo. Mas é “bom financiamento”.
E os recordes de receitas e números de sócios também não pinta o quadro todo. É ires ver a média de assistência em Alvalade para perceber que nenhum dos dois significa mais pessoas no estádio.
30 Junho, 2024 at 19:44
Tu e os records…
Z
30 Junho, 2024 at 17:36
Inglaterra a perder com a Eslováquia e a não jogar patavina…
30 Junho, 2024 at 18:05
Falam também na inauguração de um centre de optimização desportiva no pavilhão João Rocha…. Deve ser nas instalações da antiga loja verde
30 Junho, 2024 at 18:23
Tu é que necessitas de “optimização” ao cérebro …
Talvez uma lobotomia te auxilie, tenho dúvidas, mas …
1 Julho, 2024 at 10:05
Ahahahaha 😀
1 Julho, 2024 at 11:34
LOL
1 Julho, 2024 at 18:41
O j chupa e engole, ao som deste rock n’ rolle…
30 Junho, 2024 at 18:24
Itália e Inglaterra … Os maiores FLOPS deste Europeu?!?
30 Junho, 2024 at 19:01
Inglaterra empatou no último minuto dos descontos… 1-1 por Bellingham…
Prolongamento…
30 Junho, 2024 at 19:31
A Sérvia também FLOPOU …
30 Junho, 2024 at 19:03
Mas mesmo chegando aos 12 milhões de quotizações, um valor recorde para nós, estamos ainda muito longe dos lampiões que só no ano passada declararam receber 19, um valor quase 60 por cento superior ao nosso
Daí que seja importante que ao exigir mais, consigamos também dar mais. Ainda para mais, sabendo que este valor vai para o clube, para as nossas modalidades, etc etc
Sermos sócios e fazer com que os nossos familiares e amigos também o sejam.
Só assim conseguiremos um Sporting mais forte.
30 Junho, 2024 at 19:35
Contas não é mesmo o teu forte…
30 Junho, 2024 at 19:19
Primeiramente peço desculpa por partilhar este comentário feito a dias pelo tasqueiro Álvaro Antunes, mas como hoje seria dia de AG, nada como aproveitar um “Cantiho” fresco para uma opinião com a qual me revejo a 100%.
Álvaro Dias Antunes
24 Junho, 2024 at 23:03
“A realidade associativa do SCP clube é simplesmente vergonhosa!
Eu sinto vergonha por termos anunciada para dia 30 de Junho uma AG de Contas que está organizada de forma tão anti-democrática e ANTI-ASSOCIATIVA, que as últimas AGs de Contas dos rivais (quer toupeiras, quer fruteiros) são um Hino à Democracia POR COMPARAÇÃO!!??
Como sócio, recebi um e-mail de “lembrete” com o seguinte texto:
«Informamos que, no dia 30 de Junho de 2024, terá lugar a Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal no Pavilhão João Rocha, com:
• Abertura de portas: 09h30
• Início da Assembleia Geral:
• 10h00 caso se reúna o quórum necessário (1.ª Chamada)
• 10h30 independentemente do n.º de Sócios presentes (2.ª Chamada)
• Abertura das Urnas de Voto: 10h30
• Encerramento das filas para Votação: 18h30
Podem aceder à Assembleia todos os Sócios que, no gozo dos seus direitos, tenham a quota de Maio de 2024 regularizada. A quota poderá ser regularizada no dia da Assembleia, no Centro de Atendimento na Loja Verde do Estádio José Alvalade.
(…)
A Assembleia Geral terá a seguinte Ordem de Trabalhos:
Ponto Um – Apreciação e votação do orçamento dos rendimentos, gastos e investimentos do Sporting Clube de Portugal, para o exercício económico de 1 de Julho de 2024 a 30 de Junho de 2025, elaborado pelo Conselho Directivo, acompanhado do Plano de Actividades e do Parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar.
Ponto Dois – Apreciação e votação das contas consolidadas do Sporting Clube de Portugal referentes ao exercício económico de 1 de Julho de 2022 a 30 de Junho de 2023.
Os documentos respeitantes aos dois pontos, estão disponíveis para consulta no Centro de Atendimento, localizado na Loja Verde do Estádio José Alvalade, e podem ser consultados aqui, com acesso permitido apenas aos Sócios que cumpram os critérios mencionados supra.
No dia da Assembleia, para acederes ao recinto e votares, deves apresentar o teu cartão de Sócio (em formato físico ou em suporte digital) acompanhado de um documento identificativo com fotografia.
Contamos contigo, neste importante dia para o Clube.
Saudações Leoninas»
Ou seja: eu que sou sócio, na Ilha de Santa Maria, com 25 anos de associado, por acaso tenho as quotas pagas até março de 2025 , mas caso só as tivesse regularizadas até abril deste ano, para PARTICIPAR na AG de dia 30, teria de viajar de Stª Maria Açores para Lisboa, o mais tardar na 5ª Fª dia 26 e voltar para Stª Mª a 1 de Julho (eita, que participação tão cara!!: viagem de avião de ida e volta e 4 noites de hotel e no mínimo 10 refeições de restaurante). Mas nesta questão até acho que estamos em “igualdade” de situação com os lampiões e os morcões. Pena é que não saibam ou não queiram estar à frente e proporcionar condições credíveis para AGs comuns poderemser “integralmente” participadas à distância e votadas em simultaneo.
Só que querer isso no SCP, NESTE MOMENTO, pese toda a rtetórica propagandistica desta Direção pelo voto eletrónico à distância, está bem mais longe do que nos outros 2 Clubes. Porque, NESTE MOMENTO, a própria paricipação em AG do SCP é MUITO MAIS CONDICIONADA que no SLB e no FCP porque o debate e esclarecimento de ideias é “para inglês ver”, uma vez que as urnas de voto abrem ANTES DE COMEÇAR QUQLQUER DEBATE!! … abrem EM SIMULTÂNEO COM OS PUTATIVOS “ESCLARECIMENTOS” DA PRÓPRIA DIREÇÃO (isto para o Ponto 1, porque – paradoxo dos paradoxos – quando o PMAG der voz à Direção para “esclarecer” o ponto 2 já as urnas estarão abertas há muito tempo).
(É como a CNE abrir votações para a AR, sem que tenha havido qualquer período de debete e propaganda.)
O mais esclarecedor é, todavia, muitos sportinguistas, “rasgarem as vestes” contra o atentado à liberdade e democracia associativas que foram as agressões de um bando de energúmenos dos Super Dragões para tentar impedir o debate da oposição na AG de Contas do FCP, mas ficarem “cegos, surdos e mudos! quando quem esvazia o debate e o esclarecimento em TODAS as AGs do SCP são os seus próprios Órgãos Sociais, PMAG à cabeça.
Um abraço e suadações leoninas
p.s.: Putin e Lukasnhenko não serão tão eficientes a “calar” oposições”
Segundamente, a tristeza que é perceber que aos poucos assistimos a descaracterização de um Clube onde durante mais de um século os sócios foram chamados a decidir os seu destino sem estarem sujeitos a esquemas e interpretações estatutárias próprias para fugir à esclarecimentos e vozes discordantes…
30 Junho, 2024 at 19:50
Bem Varandas a proteger o sócio desinformado. Se validarem o fecho de modalidades e a contração de mais dívidas sempre podem dizer que não sabiam. Se bem que isto para contrair divida os sócios mandam 0.
30 Junho, 2024 at 19:58
Não precisas de ir a uma AG para estares informado.
Precisas de ir a uma AG para votar. E isto são duas coisas muito diferentes que que não se devem confundir!
30 Junho, 2024 at 20:15
Para já precisas ir a uma AG.
Daqui a algum tempo nem precisarás.
Eles estão a “trabalhar” para nos poupar esse trabalho…
30 Junho, 2024 at 20:17
Um Sporting em que a nossa participação se resume a comprar camisolas e assinar de cruz?
Podem ficar com ele. Bom proveito…
1 Julho, 2024 at 0:29
Miguel, se conhecesse um mínimo do básico do associativismo democrático, saberia que existem:
1) AGs Ordinárias (que se realizam OBRIGATORIAMENTE e periodica-mente, em prazos e sobre assuntos previstos definidos a priori nos Estatutos) e AGs Extraordinárias (que se realizam não periodicamente para debater assuntos e em datas não definidas a priori nos Estatutos;
2) Todas as AGs (Ordinárias e Extraordinárias) são AGs Comuns, com excepção das AGs ELEITORAIS;
3) As AGs ELEITORAIS (se realizadas dentro dos períodos de término de prazo completo de mandato) são Ordinárias; se convocadas interrompendo esse prazo são Extraordinárias;
4) Mas, em qualquer dos casos do parágrafo anterior, todas as AGs ELEITORAIS são as únicas NÃO COMUNS. Repito as únicas!
E sabe o Miguel porquê?
Porque são as únicas EXCLUSIVAMENTE DEDICADAS ÀS VOTAÇÕES! Porque são AS ÚNICAS em que TODO O DEBATE de esclarecimento é feito até às 24H do dia anterior à AG!
O que significa que, em todas as AGs Comuns (ou seja em TODAS AS AGs NÃO ELEITORAIS), para além do dever do PMAG de DIFUNDIR atempadamente a TODOS OS SÓCIOS toda a documentação a deliberar, e da possibilidade (eu diria da vantagem democrática) em se promover o debate o mais amplo possível sobre esses documentos nos media do Clube,(e.g. Sporting TV, Jornal Sporting, website), cada ponto da Ordem de Trabalhos da AG e cada assunto a deliberação deve ser objeto de debate SEGUIDO de votação. Por isso se chama Ordem de TRABALHOS (!!); e por isso essas AGs são Comuns não Eleitorais: porque elas são convocadas não apenas para os Sócios votarem, mas para debaterem sobre as deliberações a que os convocam.
Para além disso, permita expressar a minha opinião de que o pressuposto « (…) Não precisas de ir a uma AG para estares informado», além de partir do princípio que lhe forneceram (e atempadamente toda a informação, parte também do princípio que essa informação é verdadeira e INCONTESTÁVEL.
Mas o pior é que esse seu pressuposto, NA MINHA OPINIÃO, denuncia uma atitude de sobranceira superioridade inteletual, por partir do principiuo que todos os outros sócios têm uma capacidade de absorção, acesso a informação e compreensão de todos os assuntos do Clube, óu que não possuem qualquer direito de pretender conhecer qualquer contraditório às versões oficias da “Voz do Dono”.
Ora, a marca do cãozinho do gramafone até podia aceder-nos muito boa música … mas, pelo menos eu, enquanto sócio, reclamo o DIREITO a poder ter acesso a TODAS (ou ao máximo possível) de opiniões de outros Sportinguistas, porque serão SEMPRE úteis para ajudar a melhorar o meu DEVER de escrutínio.
Um abraço e saudações
1 Julho, 2024 at 9:53
Pois, Álvaro, o Miguel não conhece o básico… Nem o básico do associativismo, nem do democrático… Os outros é que conhecem!
A questão afinal é qual mesmo?
É estar informado?
Se é estar informado, não é obrigatório estar numa AG – onde a Direcção se elogia e promove, e onde a oposição bota abaixo e critica! Estar informado é seguir a vida do clube – ou do que seja – no dia-a-dia e saber o que se passa!
Depois, Álvaro, o que eu defendo não impede o que tu defendes. Podes passar o dia na AG a ouvir toda a gente. Não há problema nenhum nisso, se é isso que tu queres.
O que tu defendes é que impede pessoas como eu de fazerem o que querem, porque as obriga a ouvir horas a fio de conversa da treta – que é mais de 50% do que se passa nas AGs – que não mudam o meu sentido de voto de pessoa informada previamente.
E vocês acham democrático obrigar uma pessoa a ficar fechada 8 horas num pavilhão a ouvir cenas e acham anti-democrático que uma pessoa possa escolher se vai, vota e sai ou se vai, ouve, vota e sai.
Pois é, o Miguel não percebe o básico do democrático mas vocês percebem…
Se a questão é estar informado – e se não é, então diz-me qual é mesmo a questão, sff – para se votar, isso então tem de servir para tudo o que se vota. Tens de arranjar um método que garanta que a pessoa antes de votar está informada e sabe o que vai votar – e estar 8 horas preso numa AG a ouvir propaganda e contra propaganda não garante essa informação, por mais que vocês queiram que garanta.
Para mim, que pelos vistos não percebo nada de associativismo e do que é democrata ou deixa de ser, um adulto educado tem a obrigação de estar informado das coisas e se não está, o problema é dele.
Não podes obrigar as pessoas a ter conhecimento, ponto.
É por isso que uns têm e ouros não têm.
É por isso que uns usam bem o conhecimento e outros não o usam.
Agora, Álvaro, achares que vais obrigar uma pessoa a ter conhecimento, principalmente nos dias de hoje, é pior que pensares que o Coelhinho da Páscoa existe. Não é possível – nem acho que seja o correcto fazer, porque as pessoas também têm o direito de ser burras, se é isso que querem!
1 Julho, 2024 at 10:24
Votaram +-1200 sócios achas que todos votaram com pleno conhecimento dos pontos que foram discutidos? Claro que não, se 100 sócios sabiam o que ia ser discutido de uma ponta à outra já são muitos. Num sistema democrático, achas que foram mais aqueles que votaram sim porque o Sporting foi campeão ou que votaram sim porque o Orçamento está realmente bem pensado e porque concordam a 100% com as despesas projectadas?
Debater antes do voto não só é algo que devia de ser apanágio naquele que se diz o Clube mais democrático do pais, mas também porque é uma maneira de elucidar quem não tem qualquer tipo de conhecimento profundo do que vai votar.
1 Julho, 2024 at 11:20
E provavelmente muitos desses 1200 gostaríam de ouvir a opinião de outros sócios mais esclarecidos para perceber o que estava em causa, mas como aquilo agora é um toca a entrar votar e ir para o café, e para solicitar esclarecimentos é preciso saber o que se quer ver esclarecido (e muitos nem sabem como questionar pois não têm conhecimentos contabilísticos) ficam-se pelo votar e ir para casa na esperança de terem feito tudo direitinho.
Democrácia à Sporting, um exemplo e modelo para o Mundo desportivo, só que não…
1 Julho, 2024 at 11:23
Bom dia.
Ou o modelo do mundo atual aplicado também ao novo Sporting…
SL
1 Julho, 2024 at 12:29
Devemos sempre partir do principio que pelo menos 50% das pessoas que votam não sabem no que votam, ou porque não percebem totalmente a “linguagem”, como eu, ou porque simplesmente não têm tempo/disponibilidade para estar a par do conteúdo do que se vai votar. Só esses 50% já deviam de valer a pena que se façam as coisas de outra maneira.
30 Junho, 2024 at 19:56
Não concordo com vocês – o que não é novidade neste assunto porque estou farto de dar aqui a minha opinião!
Não vejo nada de anti-democrático no facto das pessoas não terem de ouvir a propaganda da Direcção, ou a propaganda da oposição.
Quem quer, ouve.
Quem não quer, não ouve.
Nada é mais democrático do que isto.
Para mim é parvo ter de ouvir uma Direcção a elogiar-se, como é parvo ter de estar horas a fio num pavilhão a ouvir gajos a falar que, na maioria, nem sabem falar, nem sabem do que falam.
Não vos vejo a defender que quem vota para a AR tem de ouvir obrigatoriamente a campanha eleitoral, os debates todos e o diabo a sete. Porquê? Porque quem quer ouve, quem não quer não ouve, e as pessoas votam em quem querem na mesma, enganados pelo que ouviram ou não, e é assim a democracia.
Na minha opinião, as pessoas devem estar minimamente informadas sobre o que acontece – seja no Sporting, seja no país, seja no mundo – e devem ter isso sempre presente.
Eu comecei a ir às AGs quando o Bruno de Carvalho foi eleito – nunca fui antes, o que hoje acho um erro, mas a vida é como é!
Fui a todas as AG do Bruno, e tenho ido a todas do Frederico, e esta é a 1ª que falho.
NUNCA, em AG alguma, vi qualquer relevância no que lá foi dito para o meu voto. Nunca! Em 2 ou 3 das ultimas, entrei. votei e saí, mas nas outras fiquei sempre a ouvir e até ouve uma onde fui questionar a Direcção em certas coisas – das quais não obtive resposta! Tive até oportunidade de falar pessoalmente com pessoas dos órgãos sociais, naquela fase onde já ninguém está a falar e onde só se está a votar, o que até foi mais relevante do que tudo o que ouvi de qualquer elemento de qualquer órgão social do clube no palanque!
Eu não digo que não deva haver debate – que isto fique clarinho aqui.
O que digo é que as pessoas devem poder escolher se querem ficar a debater ou a ouvir debater, ou não querem! E as pessoas devem poder decidir o que querem fazer, e não serem obrigadas a fazer de determinada maneira, quando acham que isso vale zero para a sua decisão de voto.
Portanto, e para mim, não é anti-democrático as pessoas poderem começar a votar quando a AG começa e não devem ser obrigadas a ouvir o debate – o que implicaria que o debate só começasse depois de todas as pessoas terem entrado, que as pessoas estivessem todo o tempo na AG até ao fim do debate, e que depois é que toda a gente ia votar. E, obviamente, isto implicaria que quando começasse o debate, fechassem as portas e quem está, está, e quem não está, estivesse.
E isto é absolutamente estúpido.
Nem entendo como um ser adulto e educado pode pensar que isto é viável e como é isto que defendem! Porque se não é isto que defendem, o que defendem é tão anti-democrático como o que dizem que é anti-democrático.
Ou é anti-democrático entrar às 11h, votar e sair às 11h15, mas já não é anti-democrático entrar às 17h, votar e sair às 17h15?
Além disso, se as AGs já têm presente/a votar uma minoria muito minoria dos sócios nestas condições, em que dão a escolha aos sócios de ficarem e ouvir ou simplesmente votar, o que imaginam que seria com o que propõem, que é simplesmente fechar as pessoas num pavilhão das 10h às 18h30 para poderem votar?
É preciso um bocadinho de bom senso, meus amigos!
30 Junho, 2024 at 20:12
Miguel, já sabemos a tua opinião. Podes triplicar ou quadruplicar os caracteres.
O esclarecimento pode não alterar o teu sentido de voto mas só podes falar por ti.
Comparar uma AG de um Clube com eleições políticas ou com uma AG de condomínio é comparar coisas incomparáveis.
Por essa ordem de ideias a AG da SAD tinha as mesmas regras das AG do Clube. Têm? Pois, lá não cagam nos associados…
30 Junho, 2024 at 21:02
“Miguel, já sabemos a tua opinião. Podes triplicar ou quadruplicar os caracteres.”
Também já sabemos a tua e a do Álvaro.
E?
Isto é um argumento?
“O esclarecimento pode não alterar o teu sentido de voto mas só podes falar por ti.”
Eu só falo por mim, como tu só falas por ti.
Por isso, eu defendo que possa haver abertura para as 2 coisas.
Quem quer, fica e esclarece-se – vamos pensar que sim.
Quem não quer, entra, vota e sai.
A minha solução não impede as pessoas de ficarem e esclarecem-se.
A tua solução obriga quem quer votar sem ter de ouvir propaganda a estar 8 horas fechado para nada.
“Comparar uma AG de um Clube com eleições políticas ou com uma AG de condomínio é comparar coisas incomparáveis.”
Mas são incomparáveis porquê?
O que está aqui em causa nem são as AGs. É as pessoas serem ou estarem esclarecidas ou não.
Se queres obrigar um sócio a estar a ouvir um debate de ideias e argumentos numa AG dum clube, o que raio te faz não defender isso para o voto para a AR, ou para presidente, ou o que quer que seja em tudo o que implique votar A ou votar B?
“Por essa ordem de ideias a AG da SAD tinha as mesmas regras das AG do Clube. Têm? Pois, lá não cagam nos associados…
No geral têm.
Em lado nenhum cagam mais nos associados do que na SAD e nas AGs da SAD – e até me admira teres essa opinião quando estás aqui farto de dizer o contrário disso. Se não cagassem nos associados não tinhas 3 gajos a votar por 130 mil… Perguntavas aos 130 mil como queriam votar nas AGs da SAD…
Desculpa lá, mas este teu comentário nem parece teu… Tudo ao lado!
30 Junho, 2024 at 21:36
Eu e tu sabemos perfeitamente que 90% ou mais das pessoas não percebem um chavo de um orçamento de condomínio quanto mais um orçamento ou relatório & contas de um Clube como o Sporting.
A diferença para os rivais é que eles nunca nesta vida permitiriam que a fórmula AG do Sporting fosse adotada sem que houvesse uma revolta nacional.
Por incrivel que pareça lá ainda respeitam e temem os sócios, e como vimos por este dias, são insultados como aconteceu com Rui Costa e Pinto da Costa (eu também já fui enquanto dirigente e nunca mandei beijinhos ou desrespeitei um sócio). Ouvem, comem e calam.
Aquilo que esta Direcção fez foi passar um atestado de estúpidos e preguiçosos aos Sportinguistas para quem está tudo bem desde que a bola entre (como tu muitas vezes aqui referes) que não só aceitam o tratamento, como agradecem.
Mas o facto de uma grande maioria ser acomodada não significa que possam tomar todos por igual e acharem-se no direito de alterar algo que sempre foi feito como uma AG participada em que quem prefere estar na praia à ouvir os seus consócios, concorde-se ou não, sempre tem o remédio de não pôr lá os pés.
Já agora podes dar a tua opinião às contas consolidadas do Clube?
30 Junho, 2024 at 21:50
Quantos sócios votantes hoje? São representativos?
30 Junho, 2024 at 22:14
Se chegou a mil votantes (e não acredito que tenha chagado) foi por haver homenagem à Manuel Fernandes.
Mas se a aprovação do Plano e das Contas não chegar aos 98%, com tanto gajo esclarecido…
1 Julho, 2024 at 0:24
1252 sócios presentes…
30 Junho, 2024 at 23:50
JHC, não discordo do que dizes agora.
Mas isso nada tem a ver com o teu comentário inicial.
Concordo que a maioria das pessoas nem uma AG dum condomínio entendem, e muito menos as contas. Infelizmente esta é a realidade. Nem percebem o que é um orçamento e a diferença que existe entre um orçamento e as contas reais depois… Isto só mostra a literacia financeira das pessoas roça o zero… Estas merdas deixam-me estupefacto com certas pessoas – sou administrador do prédio onde vivo e tenho de ir às AG de outro prédio onde tenho outro apartamento e certas coisas que se dizem são absolutamente inacreditáveis!
Agora, JHC, não é numa AG do Sporting que as pessoas se informam de tudo o que é necessário para votar as coisas em consciência, tal como não é vendo a campanha eleitoral ou vendo os telejornais – onde toda a informação é desvirtuada conforme dá jeito – que as pessoas têm toda a informação relevante para estarem informadas do que é o quê.
O mundo é um livro aberto, e hoje com a internet, e algum cuidado, podes ter um conhecimento mínimo para seres uma pessoas informada qb! O mundo mostra-te o que funciona e o que não funciona!
E isto serve para tudo.
Esta cena que está a acontecer ao FCPorto só é surpresa para os acéfalos, para aqueles que nunca ligaram a porra nenhuma a não ser aos títulos.
Mas tu tens aqui na Tasca 2 exemplos perfeitos de tasqueiros – tens mais mas eu aponto estes 2 porque são os que comento e debato mais – que são o Chico – para quem ganhar um titulo num mandato garante o voto na Direcção, diz ele – e o J. – que fala de tudo menos de contas e nunca responde a essas questões – que, não colocando em causa o seu sportinguismo, são adeptos que descuidam uma parte importante da informação/conhecimento – como aconteceu durante décadas com os adeptos do FCPorto – e que eu acho que nunca será estarem um dia inteiro numa AG do Sporting que os vai fazer entender tudo o que nunca quiseram saber. Aliás, nestes 2 casos, acredito que já saibam como vão votar antes de lá meterem os pés e duvido que alguma vez tenham mudado de opinião por aquilo que lá foi dito.
“Aquilo que esta Direcção fez foi passar um atestado de estúpidos e preguiçosos aos Sportinguistas…”
Meu caro JHC, a Direcção não precisa fazer isso! Os próprios passam-se esse atestado! 😀 😀 😀
Não estou a par das contas consolidadas do Clube.
Ainda não me debrucei sobre isso que tenho tido muito que fazer ultimamente… Mas a ideia geral que tenho não é boa, e basta precisarem de antecipar receita para comprarem as VMOCs quando batem recordes de facturação todos os anos para se perceber que a coisa não pode estar famosa… Mas no Benfic@ também não está, e no FCPorto está muito pior. Quem se endireitar primeiro, terá uma vantagem sobre os outros muito grande…
1 Julho, 2024 at 1:00
Para mim a questão, como princípio LEGAL, nem é argumentável.
TRATA-SE DE CUMPRIR COM AQUILO QUE O CÓDIGO CIVIL DETERMINA PARA O FUNCIONAMENTO DAS ASSOCIAÇÕES. E JÁ AGORA COM OS ESTATUTOS DO CLUBE. QUE, COMO OS DE QUALQUER OUTRA ASSOCIAÇÃO LEGALMENTE REGISTADA, TÊM DE OBEDECER A ESSA “LEI GERAL”, RAZÃO POR QUE TÊM DE SER VALIDADOS EM CARTÓRIO.
Por isso, à pergunta do Miguel «Se queres obrigar um sócio a estar a ouvir um debate de ideias e argumentos numa AG dum clube, O QUE RAIO TE FAZ NÃO DFENDER ISSO para o voto para a AR, ou presidente, ou o que quer que seja em tudo o que implique votar A ou votar B?”, a minha resposta é: porque, NUMA ASSOCIAÇÃO, OS ESTATUTOS E A LEI OBRIGAM A ISSO.
As “exemplares” comparações que o Miguel faz de uma AG COMUM com as ELEIÇÕES para a AR o para o PR não cabem nem colam porque estas só são comparáveis, nas Associações, coma s ELEIÇÕES para os seus Órgãos Sociais, as quais decorrem em Assemleias Gerais Eleitorais (NÃO COMUNS, portanto) SEGUINDO EXATAMENTE OS MESMOS PRINCÍPIOS das ELEIÇÕES E VOTAÇÕES PARA A AR, O PR, AS AUTARQUIAS, AS REGIONAIS, AS EUROPEIAS e o diabo a quatro.
O Miguel que deixe de confundir as AGs Comuns com as AGs Eleitorais.
E quando o Miguel afirma « Em lado nenhum cagam mais nos associados do que na SAD e nas AGs da SAD – e até me admira teres essa opinião quando estás aqui farto de dizer o contrário disso. Se não cagassem nos associados não tinhas 3 gajos a votar por 130 mil… Perguntavas aos 130 mil como queriam votar nas AGs da SAD…” está a fazer outra grande confusão (se bem que ela até tenha sido “permitida” por uma gaffe do JHC ao referir-se a associados da SAD se queria referir aos accionistas, que são os únicos que podem participar nas suas AGs). Por um AG da SAD ser uma AG de accionistas, esta não tem de saber qual a opinião dos Sócios do SCP; estes estarão lá “representados” por elementos da sua Direcção como accionista maioritário SCP (com o nº de votos correspondente às acções que Clube possui – e não ao seu nº de sócios). LOGO, A QUEM COMPETE GARANTIR QU OS VOTOS DO ACCIONISTA SCP CLUBE, REFLETEM A VONTADE, MAIORITÁRIA OU PROPORCIONAL, DOS SÓCIOS DO CLUBE ACCIONISTA MAIORITÁRIO DA SAD, SÃO OSREPRESENTANTES DO CLUBE NESSA SAD.
É DELES E SÓ DELES QUE OS SÓCIOS DO SCP SE PODEM QUEIXAR DE ESTAR OU NÃO DEVIDAMENTE REPRESENTADOS.
sl
1 Julho, 2024 at 9:56
Só para não me repetir, não concordo…
1 Julho, 2024 at 10:33
A diferença é que tens debates extensivos durante toda a campanha eleitoral coisa que no Sporting não tem.
Tu não podes partir do principio, claramente errado pelo nosso histórico, de que quem vota está tão informado como tu estás, aliás devias de partir exatamente do principio oposto tendo em conta toda a tua visão sobre a ignorância das massas.
As boas práticas deviam de começar a ser feitas agora principalmente se o objetivo é realmente vir a trazer o voto eletrónico e ter 100mil pessoas a votar. Discutir numa AG é dar oportunidade a quem pensa diferente de se expressar e ao mesmo tempo dar oportunidade ao Presidente e CD para se defenderem e demonstrar o seu ponto de vista. Isto influencia qualquer tipo de pessoa principalmente quem não está informado. Tu que és tão critico do facto de não pagarem dividas, não gostavas que essa pergunta fosse exposta e que mais pessoas tivessem acesso a esse facto e à resposta que daí viria? Quanto ao tempo, se as coisas forem bem feitas, não me acredito que depois de dar umas 2 ou 3h para se discutir, não dê para toda a gente votar dentro do espaço de 1-2h.
Sinceramente não percebo como é que alguém que tem opiniões tão fortes em relação ao que se passa na sociedade, depois dentro do Sporting acha que é completamente diferente.
1 Julho, 2024 at 11:42
Quantos dos 1200 que ontem votaram tinham a perfeita noção dos Planos e das Contas quando depositaram o seu voto?
Quantos desses 1200 votantes teríam conhecimento mínimo sobre as contas para colocarem uma qualquer questão à Direção?
Quantos desses 1200 não gostaríam de ouvir outros sócios antes de votar?
Quantos desses 1200 foram consultados sobre o actual modelo de AG?
Numa sociedade cada vez mais manipulada e acéfala, o Sporting que deveria ser um promotor da alteração de mentalidades no País, ser um modelo para os jovens de boas práticas, de debate, de associativismo, é o primeiro a promover a estupidificação dos seus…
1 Julho, 2024 at 12:36
Muita gente vota porque o Sporting ganha, tal como muita gente antes votou para se fechar modalidade x e y para que o Sporting continuasse a lutar para ganhar. Se naquela altura houvessem vozes dissidentes que explicassem aos sócios que foram votar que as coisas não deviam de ser assim ou que chegaram àquele ponto por incompetência, talvez nunca teríamos levado com o JEB ou depois com o Godinho.
Temos um track record de merda no que toca a cheques brancos, mas depois ao mesmo tempo fazemos tudo e mais alguma coisa para que seja mais fácil passar cheques brancos. Não há escrutínio, não há discussão não há nada. Quem manda manda, explica como quer, facilita a vida a quem quer votar e por isso fica mais complicado filtrar o que saí cá para fora, porque para quê ficar a ouvir quando posso entrar votar e sair? E com o Voto Eletrónico a coisa só vai piorar, porque vão aumentar exponencialmente os casos de pessoas que votam sem saber para que é, e duvido que estes gajos se dediquem a criar uma plataforma para que os sócios espalhados pelo país possam assistir à AG (talvez seja preciso fazer uma pequena mudança nos Estatutos) e ao mesmo tempo participar na mesma.
1 Julho, 2024 at 16:21
Nem mais
30 Junho, 2024 at 19:31
Inglaterra vira o resultado e agora … a 5′ do fim do prolongamento …
Inglaterra 2 Eslováquia 1
30 Junho, 2024 at 20:01
Uma pena.
30 Junho, 2024 at 20:01
Kika vai para o Barcelona por 0,5M€ mais uns pozinhos em objectivos…
Venda da Kika mais entrada do Benfic@ na WCL já lhes vale mais de 1M€…
30 Junho, 2024 at 21:07
Este 7 da Geórgia é genial…
30 Junho, 2024 at 21:15
O Nápoles só vende o Kravadona por 130 milhões o PSG bem anda atrás.
30 Junho, 2024 at 21:17
Jogador fabuloso!!!
30 Junho, 2024 at 21:17
Espanha a sofrer o 0-1 no terrível contra ataque georgiano… Mais um auto golo …
De resto um amasso que só a excelente exibição do GR georgiano permitiu ir 1-1 pro intervalo.
No reatar da partida, veio o 2-1 mas a Espanha não recuou, bem pelo contrário…
30 Junho, 2024 at 21:20
Prevêem se mais goles…
30 Junho, 2024 at 21:30
A Espanha é a seleção do Euro Juntamente com a Áustria com mais trabalho de treinador. É mais como equipa do que a soma das partes, tem 3-4 jogadores de nível mundial mas muitas zonas com jogadores que não sendo maus não tem o nível das soluções de outras equipas. Mas com a França Portugal e Inglaterra a jogarem sem treinador podem ganhar isto.
30 Junho, 2024 at 21:43
Eu já fiz o exercício de substituir os jogadores da Espanha pelos nossos.
Cucurella por Mateus Nunes, Williams por Rafael Leão, Yamal por Bernardo, CR7 por Morata, e por aí fora.
A diferença? A velocidade com que jogam e a qualidade de execução…
30 Junho, 2024 at 22:02
Trocam a bola a preceito. Excelente timing de passe. Bons movimentos colectivos que demonstram efectivo trabalho no treino…
Jogam curto em progressão, jogam longo na profundidade… Apresentam um futebol muito variado, jogam por dentro, por fora … Se for contra blocos muito baixos têm jogadores com excelente meia distância…
Enfim… São, até ao momento a melhor equipa do torneio… O pior é que vem aí a Alemanha…
Final antecipada nos 4os final …
30 Junho, 2024 at 21:35
3-1 pra Espanha…
E se calhar não fica por aqui…
30 Junho, 2024 at 22:02
E não ficou …
Foram 4-1, mas podia bem ter ficado 6 ou 7-1 …
30 Junho, 2024 at 23:08
NOTICIA DO JORNAL “RECORD” AO FIM DO DIA 30 JUNHO DE 2024
Sócios dos leões deram sinal positivo à direção de Frederico Varandas
…
Na Assembleia Geral deste domingo, que decorreu no Pavilhão João Rocha, os sócios aprovaram por larga margem os dois pontos em cima da mesa colocados pela Mesa da Assembleia Geral. Com uma votação de cerca de 93% em ambos os casos, os associados dos verdes e brancos votaram favoravelmente ao orçamento para 2024/25, além da contas consolidadas de 2022/23. Na casa das modalidades dos leões, marcaram presença 1.252 sócios votantes do clube, o que equivaleu a um total de 7667 votos.
No que diz respeito ao ponto 1 na ordem de trabalhos, relativo ao orçamento de 2024/25, este parâmetro foi aprovado com 94,55%, o que correspondeu a 1.170 votantes, com 7.230 sócios a votarem favoravelmente.
Em relação às contas consolidadas de 2022/23, este segundo ponto foi igualmente aprovado, mas por 94,03%, com 1.250 votantes a favor a representar um total de 7.199 votos.
As portas do Pavilhão João Rocha abriram-se por volta das 11h30, já depois de um atraso inicial devido à cerimónia que antecedeu a saída da urna de Manuel Fernandes para o funeral do antigo avançado e glória do Sporting. O camisola 9 mereceu mesmo um minuto de silêncio e um voto de louvor no arranque da ordem dos trabalhos.
A Mesa da Assembleia Geral do Sporting apresentou os documentos que também mereceram discussão entre os associados a Direção dos verdes e brancos ao longo do dia. De recordar que no documento apresentado tendo em vista o orçamento está previsto que o clube gaste mais de 27M€ em 2024/25, além de perspetivar receitas superiores a 28M€, o que levará a um resultado positivo concreto de 133 mil euros, um valor em consonância com o que tem sido revelado.
Por Record
Com Recordes de Bilhética +12 M€, quotizações + 12 M€ recordes de vendas das mais lindas camisolas de sempre, Recordes sem fim de NUMERO DE SÓCIOS; Unanimidade nas AG’s !
BOM …!
É ESTE ANO QUE VAMOS GANHAR CAMPEONATO NACIONAL, TACA DE PORTUGAL E A LIGA DOS CAMPEÕES … certinho … de certeza absoluta !
30 Junho, 2024 at 23:53
🙂
1 Julho, 2024 at 0:12
Com uns retoques, pode acontecer, no Futsal…..
1 Julho, 2024 at 0:14
🙂
30 Junho, 2024 at 23:56
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/fatawu-aponta-o-dedo-a-ruben-amorim-as-vezes-nao-esteve-la-a-oportunidade?ref=HP_DestaquesPrincipais
É também a minha opinião.
Tivemos um excelente jovem jogador no clube e não fizemos tudo para o aproveitar…
1 Julho, 2024 at 0:10
Outros valores (€€€) mais altos se levantaram…
30 Junho, 2024 at 23:58
https://www.record.pt/futebol/futsal/detalhe/treinador-do-jimbee-rejeitou-abordagem-do-benfica-adiantam-espanhois?ref=HP_3BucketDestaquesPrincipais
Começo a pensar que ninguém quer vir para cá por causa do Sporting… 🙂
1 Julho, 2024 at 0:15
Os 2 treinadores das equipas espanholas ns próxima champions….
Ouvi um zumbido, que estão a tentar o do Joinville….
1 Julho, 2024 at 0:23
Sim, era um dos que falavam…
1 Julho, 2024 at 9:26
https://www.zerozero.pt/noticias/cassiano-klein-revela-contactos-com-benfica-mas-avisa-deixei-claro-que-tenho-contrato-/645109
Pelos vistos….diria que este também não tem muita vontade em ir para lá….
1 Julho, 2024 at 1:10
Parabéns Grande Sporting!!!
1 Julho, 2024 at 6:15
Bom dua Tasca
O Grande Sporting Clube de Portugal foi o JUSTÍSSIMO CAMPEÃO NACIONAL DE FUTEBOL DE 11 sênior masculino !
Pois bem …
desde os canais de televisão passando pelos pasquins dos jornais até à Radio só se ouve falar dos jogadores do Benfica, do clube SL Benfica, da melhore SELEÇÃO DE SEMPRE Repleta de jogadores do Benfica .
A nós já nos venderam o plantel COMPLETO … para aí duas ou três vezes !
Por aqui se vê o nosso peso e falta de controlo da comunicação !
Aparentemente e … ” de facto ” na imprensa … QUEM FOI CAMPEÃO FOI O SL BENFICA
Temos ainda muito pouco para festejar !
1 Julho, 2024 at 6:27
Bom dia, é o que temos, é lidar, eu faço a minha parte, nem um cêntimo directamente para a comunicação social, indirectamente via impostos sou obrigado a contribuir….
1 Julho, 2024 at 6:55
Meu caro amigo
Há muitos anos que se sabe da MÁXIMA, de que o que é de facto importante é o que se passa e é VEICULADO, FALADO E ESCRITO NA COMUNICAÇÃO SOCIAL ! …
O RESTO NÃO EXISTE !
HÁ MUITOS ANOS QUE OS NOSSOS ADVERSÁRIOS PERCEBERAM ESTA MÁXIMA !
ELES TÊM ESPECIALISTAS NOS DEPARTAMENTOS DE COMUNICAÇÃO DOS SEUS CLUBES QUE DEDICAM A TRATAR BEM A IMAGEM DELES E DENIGRIREM A DOS SEUS ADVERSÁRIOS.
Eles são …JORNALISTAS , NARRADORES, COMENTADORES (AS) DE PROGRAMAS, ENTREVISTAS A JOGADORES (AS) ENTREVISTA A EX. JOGADORES DO BENFICA …ENFIM UM INFINDÁVEL MANANCIAL DE RECURSOS QUE ELES EMPREGAM PARA O SEU OBJECTIVO ENGRANDECER O SL BENFICA !
Hoje em Dia eles conseguem passar a imagem de FEIO, TRISTEZA, AMARGURA, LUTO, MORTE E IRRELEVÂNCIA do Sporting Clube de Portugal !…
com a nossa ANUÊNCIA e Colaboração ATIVA
Ao contrário do SL BENFICA que é a de ALEGRIA, FESTEJO, RELEVÂNCIA, ORGULHO E VIDA AIRADA !…
Para eles …. até quando perdem são os maiores !
NÓS SOMOS OS TRISTES E POBRES DO OUTRO LADO DA SEGUNDA CIRCULAR !
Não arrepiem caminho que eu não quero… NÃO !!!
1 Julho, 2024 at 7:17
É muito triste ver os poucos Sportinguistas que passam ou têm tempo de antena ou espaço nos jornais, PASSAREM UMA FALSA MODÉSTIA, MESQUINHA E DEPLORÁVEL FALTA DE ORGULHO, FALTA DE AFIRMAÇÃO DA GRANDEZA E IMPORTÂNCIA DO NOSSO CLUBE !
NÃO HÁ … UMA CERIMÔNIA DE ATRIBUIÇÃO DE MEDALHAS DE MÉRITO OLÍMPICO PROMOVIDA PELO NOSSO CLUBE A ATLETAS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL QUE SEJA TRANSMITIDA E RETRANSMITIDA NOS CANAIS DE TELEVISÃO !
Nós somos só enterros e morte de alguém relevante do nosso clube …. e tudo isto não é por acaso ! …. É MUITO FACILITADO E PROMOVIDO PELOS DEPARTAMENTOS DE COMUNICAÇÃO DOS CLUBES NOSSOS ADVERSÁRIOS !
SERÁ QUE OS “NOSSOS” ILUSTRES DIRIGENTES TÃO INTELECTUALMENTE DESENVOLVIDOS NÃO ENXERGAM TUDO ISTO ?
Tantos anos nas universidades para dar nisto !
FODA-SE !
1 Julho, 2024 at 7:21
Hoje É o Nosso aniversário!
Parabens a tod@s!!!
Vai haver gala?
Z
1 Julho, 2024 at 7:45
TASCA
PARABÉNS A TODOS OS SPORTINGUISTAS E EM TODO O MUNDO !
GOSTO DE SER UM SPORTINGUISTA ORGULHOSO DE O SER … MAS SEMPRE CONSCIENTE !
E por isso acho que ter de vender três ou quatro jogadores sem relevância para o nosso treinador par pagar o central Debast revela muito do actual “estado da arte ” !
Parece-me que NÃO nadamos num MAR de dinheiro, que nos querem impingir à força e
nos querem fazer acreditar !
Os nossos dirigentes podem pintar os quadros cor-de-rosa que quiserem e auto promoverem-se , assim como à sua gestão de recordes, unanimes por unicidade e não por unanimidade como devia ser nas AG’s, como quiserem !… mas os factos desmentem-nos !…infelizmente para mim !
Esperemos que esta preparação da pré época não se revele um verdadeiro desastre no futuro com escolhas de jogadores de segundo plano !
Bem Hajam !
Disse !…
1 Julho, 2024 at 8:44
Hoje também arrancam os trabalhos da nova época e deveríamos ter já hoje a alternativa ao único Ponta de lança existente ( até ver …) a ver vamos se ele também não sai ….E NADA!
1 Julho, 2024 at 9:47
Detalhes, tudo diz bom dia e tal…
Rodrigo Ribeiro passa reto, nadinha.
Arrogância, rei na barriga?
Ou nada?
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/ai-esta-o-sporting-de-volta-ao-trabalho-siga-tudo-ao-minuto?ref=HP_DestaquesPrincipais
1 Julho, 2024 at 10:38
Acho que falta tanto ao Rodrigo para ser bom que nem sei o que dizer mais. Teria de vir com muito mais fisico e rápido de Inglaterra para que talvez viesse a poder fazer algo de engraçado. Mas faltava-lhe tanta consistência e agressividade quando saiu que não sei se meia dúzia de minutos em 6m mudaram o que quer que fosse.
1 Julho, 2024 at 10:52
Aqui faltou respeito.
Bom dia, princípio básico em ambiente trabalho.
1 Julho, 2024 at 10:04
Bom dia,
Cumprindo um dever patriótico hoje é dia de apoiar a Eslovénia.
Boas Férias!
1 Julho, 2024 at 10:11
Bom dia!
Pergunta do dia:
Uma AG em que 1200 aprovam o orçamento já é representativa? Não é preciso repetir?
Ehehehe e ainda dizemos que os rabolhos é que são burros e comem a palha toda que lhes dão 😀
1 Julho, 2024 at 11:01
Durante a infância, nas manhãs de sábados que eram passadas com o meu pai em tertúlias no baeta da terra, frequentado principalmente por Sportinguistas e alguns lampiões.
VIVA O SPORTING POPULAR.
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
1 Julho, 2024 at 11:03
não era aqui…
1 Julho, 2024 at 11:40
Enquanto não abre o OT de hoje…
Pergunta do dia: A federação já renovou com o Martinez? Hoje parece-me ser o dia perfeito para o fazer… Assim a “modos que” para dar tranquilidade à equipa…
🙂
Z
1 Julho, 2024 at 16:58
Venha daí esse FRA-BEL!…
Z
1 Julho, 2024 at 18:21
Muito fraco …
A Bélgica com este seleccionador … Só com uma vaca do tamanho da India se safa …
1 Julho, 2024 at 18:30
A França joga muito devagar … Quer é transições. Com equipas que defendem em bloco baixo … É sempre isto …
Jogo muito pobre …
1 Julho, 2024 at 18:31
arbitragem tendenciosa para os gauleses …
1 Julho, 2024 at 18:37
Levaram 3 amarelos primeiro…
Z
1 Julho, 2024 at 18:38
E o Rabiot já não vao jogar contra a Eslovénia… 😉
Z
1 Julho, 2024 at 18:18
Fico verdadeiramente ESPANTADO com a quantidade de seleccionadores italianos que por aí andam … Tendo em conta, sobretudo, a qualidade do futebol apresentado pelas equipas que dirigem …
Futebol ‘semi-cattenaccio’ … Bloco baixo ou muito baixo … Enfim, a antítese do futebol … Prestações miseráveis …
É que o ‘hype’ vem por causa do Ancelotti, só que Ancelotti só há um …
1 Julho, 2024 at 18:39
..Eu também acho que há treinadores espanhois a mais…
🙂
Z
1 Julho, 2024 at 18:41
Epah… Estas do DeBryune costumam entrar…
Z