Um dia cumprirás o destino do fundador: ser um clube DESPORTIVO de e para as massas e não uma coutada de maçons, gestores de banca rota e escória elegante que o usam para bailaricos, tachos e poleiros e outros interesses próprios em que o clube é a última das prioridades.
PARABÉNS a todos nós Sportinguistas!
A minha paixão pelo Sporting nasceu com o meu pai, ouvir os relatos da equipa maravilha de hóquei em patins na segunda parte da década de 70, ouvir o meu pai falar de Joaquim Agostinho, de Carlos Lopes e depois as primeiras idas ao futebol, a Alvalade em 1979 quando fomos campeões, ao Jamor em 1982 ver a final da taça com os 4-0 ao braga…
Sporting Sempre
Felizmente o meu pai era Sportinguista, louco por Yazalde, depois Manuel Fernandes e Jordão, sempre se esforçou para me passar a mim e ao meu irmão essa loucura. Acresce a isso tive a felicidade, ao contrário de muitos outros, de ser criança e ver o Sporting campeão 2x. Não tive um Yazalde, mas tive um Rui Jorge, que apesar de não ser a mesma coisa, era um jogador que quase todos os jogos me deliciava com os pequenos detalhes, principalmente o facto de ter um primeiro toque fenomenal. Depois apanhei a explosão da Academia e isso acabou por cimentar o meu fascínio pelo Sporting.
Parabéns, que para o ano possa o Sporting ser de novo presenteado com outro Campeonato.
O meu pai era benfiquista ferrenho. Mas eu tb nasci sob o signo do Leao (em Agosto) e adorava leoes em muito pequeno (ainda hoje gosto), por isso a escolha acabou por ser natural.
Ia fazer 8 anos quando o Sporting foi campeão pela primeira vez. Também sou Leão, e o meu primeiro peluche foi um leão bem grande que ainda tenho ali no armário. O meu pai apesar de trabalhar 6 dias por semana, nunca deixou pressionar ao máximo para que eu fosse sportinguista. Depois quando o meu irmão chegou ficou com o trabalho facilitado, se bem que ele é bem mais doente do que eu lol.
Eu tb tinha um leao, mas de tamanho normal.
Aos 8 anos (primeira epoca em que vi futebol com alguma atencao) tive a sorte de ‘apanhar’ a equipa com Figo, Balakov, Iordanov, o ‘mauzao’ Naybet, etc. Ainda hoje uma equipa top 5 das que vi jogar (em primeiro lugar esta a do Boloni de Ronaldo, Quaresma, Niculae, JVP e Jardel, depois a do Campeonato na epoca anterior, depois a do Paulo Bento com Moutinho, Veloso, Liedson, etc., e essa talvez seja a quarta de sempre.)
Durante a infância, nas manhãs de sábados que eram passadas com o meu pai em tertúlias no baeta da terra, frequentado principalmente por Sportinguistas e alguns lampiões.
Quis o acaso, ou o destino, que celebrasse o meu próprio aniversário neste mesmo dia. Assim, festejo a dobrar – mesmo quando nos anos em que o nosso clube nos dá poucas alegrias. Parabéns, Sporting Clube de Portugal, parabéns a todos nós, os que já partiram, os que ainda cá estão, os que virão. Os que, desde o dia 0, ajudaram a fazer nascer, crescer, desenvolver este clube único, seja em que papel tiver sido. Todos, cada qual à sua maneira, contribuíram e contribuem para fazer do “leão” um leão excelentíssimo! Esforço, dedicação, devoção e glória. Viva o Sporting!
Meu caro amigo Cherba, mas claro que me lembro !… como se fosse hoje !
Estávamos em 1972 e eu com sete anos , domingo à noite a ver a televisão a preto e branco, pagina de desporto após o telejornal e antes do programa do Vitorino Nemésio ( Escaravelho envenenado ) quando aparece o resumo do SCP 4 – Atlético 1 e eu fiquei de boca aberta a ver o Fraguito a driblar meio mundo para fazer um passe para o Chico Faria ou … já o Yazalde marcar !
Lembro-me que foi para a cama a seguir sonhar com aquelas findas do Fraguito !
A partir desse momento passei a ser Sportinguista e mais um Leão indomável !
Sou Sportinguista numa família onde 98% dos membros são benfiquistas. Eu sou do Sporting porque um vizinho me deu uma camisola do Sporting (na altura da Faxe). E também porque quando era miúdo usava o cabelo como o Cadete. E, talvez por isso, se tornou um ídolo. Mais tarde, já com outra consciência, li muito sobre a nossa história, os nossos valores, as nossas conquistas… E percebi que mais do que Eu ser do Sporting, o Sporting é parte de mim.
Bom dia
Todos nós SPORTINGUISTA DE ALMA E CORAÇÃO estamos de parabéns.
Li algumas alusões a Rodrigo Ribeiro, digo que o aprecio e espero que consiga singrar no Sporting.
Aproveito para chamar toda a vossa atenção para o seu irmão, MARTIM RIBEIRO, 14 anos, (que jogador!) será seguramente o nosso ídolo pelos muitos golos que irá continuar a marcar, este é como o algodão…
SL
118 anos….hei-de lá chegar com dentes, e uma vontade férrea de comer um cozido à portuguesa, bem regado, e um majestoso pão de rala, depois a sesta, depois uma visita ao harém das minhas leoas.
Depois, acordo e escuto o Max, é para hoje? joga senão adormecemos.
Nascido sob o signo do Leao, em Agosto, sempre gostei de leoes (e, curiosamente, da cor verde, embora a preferida fosse sempre o preto, mesmo em bebe.) Dai a gravitar para o nosso simbolo, foi um processo natural.
Nasci em 76, Açoriano Terceirense, o meu pai da Força Aérea também Terceirense e a minha mãe Lisboeta. Em pouco tempo viemos para o continente, a minha mãe antiga atleta da ginástica do benfica, o meu avô pai da minha mãe antigo membro da direção da slb ou seja ferrenhos benfiquistas. O meu pai Sportinguista mas não ligava grande coisa mas eu sempre disse que era do Sporting! Mais vezes me levavam ao estádio da luz, ver o benfica Sporting do que a Alvalade mas sempre Sportinguista!
Regressámos à Terceira em 86 e fui para a 4ª classe para aí a meio do ano e eram todos do slb mas obviamente mantive o meu SPORTINGUISMO!!!
No tempo que tenho de vida foram conquistados pelo Sporting 8 campeonatos (+ de uma dezena de Taças de Portugal) de futebol, centenas de campeonatos nas mais diversas modalidades, milhares de outros títulos nacionais e internacionais.
O “bichinho” foi passado pelo tio materno, homem educado e de valores.
Apesar de só recordar de 6 campeonatos (vivia fora de Portugal) o campeonato que guardarei sempre como o mais saboroso é o de 1999/2000 por ter sido conquistado em pleno reinado de Pinto da Costa/Valentim Loureiro/Adriano Pinto. Quem viveu esse período sabe o significado de ganhar aquele Campeonato.
Não recordo de Guilherme Medeiros e Manuel Nazareth, e portanto o “meu” primeiro presidente foi João Rocha.
Depois de João Rocha apenas conheci mais um presidente capaz de colocar o Sporting e o orgulho sportinguista nos patamares exigidos pela nossa centenária e grandiosa História, sem refúgio à desculpas de pequeninos, lutando e denunciando os poderes instalados.
Alguém que como JR respeitou os sócios e a identidade do Clube, exponenciando valores como o associativismo, o ecletismo e a inclusão, sem pôr em causa a sua sobrevivência financeira, e a isso ainda acrescentando valor e património.
Chegados à 2024, com o fim de ciclo de Papas e toupeiras, com inovações tecnológicas e profissionalização de “padres”, estamos hoje mais preparados para recuperar 5 décadas de atraso por culpa alheia, mas muito também por responsabilidade própria.
Avô e pai pegaram-me a doença desde o berço. Infância passada em França, acompanhava os jogos por TVCabo. Os jogos ainda davam em canal aberto,
(futebol espetáculo era na TVI) primeira vez em Alvalade contra a udinese em 2005. Desde então já vi uns 20 jogos do Sporting, quem me dera que fossem mais e nas mais variadas modalidades.
Eu tento sempre por um pouco de Sporting na minha vida pessoal e profissional. Resiliência e honra – embora não ter este característica seja mais recompensador no mundo atual – são as pedras basilares do que eu sou.
Detesto lampiões. Não é um sentimento bonito de carregar e, em determinados contextos, é difícil de não deixar extravazar esse sentimento. Mas acho que também faz parte da essência do que é ser Sporting. Tantas vezes tentámos ser amigos deles e outras tantas nos apunhalaram nas costas. Ao crescer, multiplicamos os anti-corpos contra esses fulanos.
Ainda tenho muito Sporting para viver. O sentimento nunca mudará, passe quem passar pelo clube, a bola entre ou não, ganhemos ou não títulos.
Eu nasci já verde e branco do coração! O SCP era o clube do coração do meu pai, que foi jogador da CUF…
Foi o meu pai que me levou pela mão, no final dos anos 70 do século passado, ao velhinho Estádio de Alvalade pela primeira vez … Depois foi um crescendo, vi jogos e jogos em Alvalade, por esse país fora … Finais da Taça no Jamor … Enfim, tantas e tantas memórias … Carrego comigo o bilhete dos miticos 7-1 a esses rabolhos ranhosos. Fiz parte da Torcida Verde … Da Juve Leo … Enfim …
Sempre com Esforço, Dedicação, Devoção e Glória no coração!
Já era do Sporting, quase todos na minha família eram, mas o “bichinho” de ir aos jogos foi o meu tio que me pegou ao levar pela primeira vez a Alvalade quando tinha 7 anos no ano de 81/82 em que fomos campeões. Estive no jogo de consagração do título e a partir daí nunca mais deixei de ir a Alvalade, uns anos mais vezes outros menos, mas sempre que posso vou.
1 Julho, 2024 at 10:04
Parabéns ao Sporting Clube de Portugal!
Um dia cumprirás o destino do fundador: ser um clube DESPORTIVO de e para as massas e não uma coutada de maçons, gestores de banca rota e escória elegante que o usam para bailaricos, tachos e poleiros e outros interesses próprios em que o clube é a última das prioridades.
VIVA O SPORTING!
1 Julho, 2024 at 10:06
PARABÉNS a todos nós Sportinguistas!
A minha paixão pelo Sporting nasceu com o meu pai, ouvir os relatos da equipa maravilha de hóquei em patins na segunda parte da década de 70, ouvir o meu pai falar de Joaquim Agostinho, de Carlos Lopes e depois as primeiras idas ao futebol, a Alvalade em 1979 quando fomos campeões, ao Jamor em 1982 ver a final da taça com os 4-0 ao braga…
Sporting Sempre
1 Julho, 2024 at 10:09
Um ano para recordar.
Parabéns.
1 Julho, 2024 at 10:46
Felizmente o meu pai era Sportinguista, louco por Yazalde, depois Manuel Fernandes e Jordão, sempre se esforçou para me passar a mim e ao meu irmão essa loucura. Acresce a isso tive a felicidade, ao contrário de muitos outros, de ser criança e ver o Sporting campeão 2x. Não tive um Yazalde, mas tive um Rui Jorge, que apesar de não ser a mesma coisa, era um jogador que quase todos os jogos me deliciava com os pequenos detalhes, principalmente o facto de ter um primeiro toque fenomenal. Depois apanhei a explosão da Academia e isso acabou por cimentar o meu fascínio pelo Sporting.
Parabéns, que para o ano possa o Sporting ser de novo presenteado com outro Campeonato.
1 Julho, 2024 at 10:57
“Felizmente o meu era Sportinguista…”
Igual.
Só agradece.
SL!
1 Julho, 2024 at 11:07
Somos da mesma idade, ou serei talvez um pouco mais velho… Tinha 14 anos para 15 no primeiro campeonato, 16 para 17 no segundo.
1 Julho, 2024 at 11:31
Outro aqui.
Nascido em 1986.
A história é comum.
Muito ouvi o meu pai falar do Yazalde, Agostinho, Manuel Fernandes e Jordão.
SL
1 Julho, 2024 at 12:23
Eu sou de 1985. Seis meses depois do CR7 lol
O meu pai era benfiquista ferrenho. Mas eu tb nasci sob o signo do Leao (em Agosto) e adorava leoes em muito pequeno (ainda hoje gosto), por isso a escolha acabou por ser natural.
1 Julho, 2024 at 12:55
Ia fazer 8 anos quando o Sporting foi campeão pela primeira vez. Também sou Leão, e o meu primeiro peluche foi um leão bem grande que ainda tenho ali no armário. O meu pai apesar de trabalhar 6 dias por semana, nunca deixou pressionar ao máximo para que eu fosse sportinguista. Depois quando o meu irmão chegou ficou com o trabalho facilitado, se bem que ele é bem mais doente do que eu lol.
1 Julho, 2024 at 14:11
Eu tb tinha um leao, mas de tamanho normal.
Aos 8 anos (primeira epoca em que vi futebol com alguma atencao) tive a sorte de ‘apanhar’ a equipa com Figo, Balakov, Iordanov, o ‘mauzao’ Naybet, etc. Ainda hoje uma equipa top 5 das que vi jogar (em primeiro lugar esta a do Boloni de Ronaldo, Quaresma, Niculae, JVP e Jardel, depois a do Campeonato na epoca anterior, depois a do Paulo Bento com Moutinho, Veloso, Liedson, etc., e essa talvez seja a quarta de sempre.)
1 Julho, 2024 at 10:53
Ganda Sporting.
E estamos com um clube em plena forma
Venha mais uma excelente época SFF!!!
1 Julho, 2024 at 10:58
Parabéns Sporting!
Parabéns a todos nós que sofremos por este amor.
“Passar, este amor esta paixão …”
1 Julho, 2024 at 11:02
Durante a infância, nas manhãs de sábados que eram passadas com o meu pai em tertúlias no baeta da terra, frequentado principalmente por Sportinguistas e alguns lampiões.
VIVA O SPORTING POPULAR.
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
1 Julho, 2024 at 11:13
Parabéns pró maior do mundo e arredores.
Granda Sporting.
Nunca mais é dia 03 de agosto…
SL
1 Julho, 2024 at 11:33
Quis o acaso, ou o destino, que celebrasse o meu próprio aniversário neste mesmo dia. Assim, festejo a dobrar – mesmo quando nos anos em que o nosso clube nos dá poucas alegrias. Parabéns, Sporting Clube de Portugal, parabéns a todos nós, os que já partiram, os que ainda cá estão, os que virão. Os que, desde o dia 0, ajudaram a fazer nascer, crescer, desenvolver este clube único, seja em que papel tiver sido. Todos, cada qual à sua maneira, contribuíram e contribuem para fazer do “leão” um leão excelentíssimo! Esforço, dedicação, devoção e glória. Viva o Sporting!
1 Julho, 2024 at 12:42
Parabéns a ti!
1 Julho, 2024 at 13:10
Parabéns Sniper!
1 Julho, 2024 at 13:45
Parabéns, Sniper!
1 Julho, 2024 at 14:12
Parabens! Curiosamente, a minha irma – que nao liga a futebol – tambem faz hoje.
1 Julho, 2024 at 15:49
Muitos parabéns para ti!
Que continues sempre certeiro.
SL
2 Julho, 2024 at 13:42
Obrigado a todos, aqui em cima!
1 Julho, 2024 at 11:33
Parabéns Sporting! Parabéns Tasqueiros!
Z
1 Julho, 2024 at 11:35
@Cherba já abrias o off-topic de hoje para não conspurcar o nosso aniversário com o jogo da selecção…
🙂
Z
1 Julho, 2024 at 12:43
Pois…
Isto já anda pior que o SNS…
1 Julho, 2024 at 12:56
tens o de ontem, com as datas actualizadas 🙂
1 Julho, 2024 at 16:39
Thks!
🙂
Z
1 Julho, 2024 at 11:47
Spooooooooooorting!
1 Julho, 2024 at 11:53
Este Clube, nasceu mesmo no DIA 1 DE JULHO DE 1906, não aldrabou a data do seu nascimento como os outros…..
1 Julho, 2024 at 12:44
Felizmente.
Os batoteiros até a data da fundação aldrabaram!
1 Julho, 2024 at 12:19
Bom Dia Tasca
PARABÉNS SPORTINGUISTAS !
Meu caro amigo Cherba, mas claro que me lembro !… como se fosse hoje !
Estávamos em 1972 e eu com sete anos , domingo à noite a ver a televisão a preto e branco, pagina de desporto após o telejornal e antes do programa do Vitorino Nemésio ( Escaravelho envenenado ) quando aparece o resumo do SCP 4 – Atlético 1 e eu fiquei de boca aberta a ver o Fraguito a driblar meio mundo para fazer um passe para o Chico Faria ou … já o Yazalde marcar !
Lembro-me que foi para a cama a seguir sonhar com aquelas findas do Fraguito !
A partir desse momento passei a ser Sportinguista e mais um Leão indomável !
Estou a ficar velho !
Abraço caro amigo !
1 Julho, 2024 at 12:27
Cherba
Acho que … salvo erro jogava no CF Atlético o Candeias que pelo nome bizarro eu fixei !
E eu colecionava os cromos todos !
1 Julho, 2024 at 12:33
Agora lembrei-me do comentário do saudoso Rui Tovar que Foi o seguinte :
” – E aqui ficou o Cadeias às avessas com as fintas do Fraguito !…”
Ah…Ah…Ah…
1 Julho, 2024 at 12:39
Sou Sportinguista numa família onde 98% dos membros são benfiquistas. Eu sou do Sporting porque um vizinho me deu uma camisola do Sporting (na altura da Faxe). E também porque quando era miúdo usava o cabelo como o Cadete. E, talvez por isso, se tornou um ídolo. Mais tarde, já com outra consciência, li muito sobre a nossa história, os nossos valores, as nossas conquistas… E percebi que mais do que Eu ser do Sporting, o Sporting é parte de mim.
1 Julho, 2024 at 12:48
Bom dia
Todos nós SPORTINGUISTA DE ALMA E CORAÇÃO estamos de parabéns.
Li algumas alusões a Rodrigo Ribeiro, digo que o aprecio e espero que consiga singrar no Sporting.
Aproveito para chamar toda a vossa atenção para o seu irmão, MARTIM RIBEIRO, 14 anos, (que jogador!) será seguramente o nosso ídolo pelos muitos golos que irá continuar a marcar, este é como o algodão…
SL
1 Julho, 2024 at 12:51
Cherba
Alguém disse um dia do Fraguito ( Menino do Rio de janeiro ) … Esta coisa única de ter o mundo a seus pés !… Delicioso !!!!
1 Julho, 2024 at 13:17
118 anos….hei-de lá chegar com dentes, e uma vontade férrea de comer um cozido à portuguesa, bem regado, e um majestoso pão de rala, depois a sesta, depois uma visita ao harém das minhas leoas.
Depois, acordo e escuto o Max, é para hoje? joga senão adormecemos.
1 Julho, 2024 at 14:00
Parabéns Sporting Clube de Portugal!
1 Julho, 2024 at 14:13
Nascido sob o signo do Leao, em Agosto, sempre gostei de leoes (e, curiosamente, da cor verde, embora a preferida fosse sempre o preto, mesmo em bebe.) Dai a gravitar para o nosso simbolo, foi um processo natural.
1 Julho, 2024 at 14:29
Nasci em 76, Açoriano Terceirense, o meu pai da Força Aérea também Terceirense e a minha mãe Lisboeta. Em pouco tempo viemos para o continente, a minha mãe antiga atleta da ginástica do benfica, o meu avô pai da minha mãe antigo membro da direção da slb ou seja ferrenhos benfiquistas. O meu pai Sportinguista mas não ligava grande coisa mas eu sempre disse que era do Sporting! Mais vezes me levavam ao estádio da luz, ver o benfica Sporting do que a Alvalade mas sempre Sportinguista!
Regressámos à Terceira em 86 e fui para a 4ª classe para aí a meio do ano e eram todos do slb mas obviamente mantive o meu SPORTINGUISMO!!!
1 Julho, 2024 at 14:44
Obrigado Avô.
SL,
1 Julho, 2024 at 15:45
No tempo que tenho de vida foram conquistados pelo Sporting 8 campeonatos (+ de uma dezena de Taças de Portugal) de futebol, centenas de campeonatos nas mais diversas modalidades, milhares de outros títulos nacionais e internacionais.
O “bichinho” foi passado pelo tio materno, homem educado e de valores.
Apesar de só recordar de 6 campeonatos (vivia fora de Portugal) o campeonato que guardarei sempre como o mais saboroso é o de 1999/2000 por ter sido conquistado em pleno reinado de Pinto da Costa/Valentim Loureiro/Adriano Pinto. Quem viveu esse período sabe o significado de ganhar aquele Campeonato.
Não recordo de Guilherme Medeiros e Manuel Nazareth, e portanto o “meu” primeiro presidente foi João Rocha.
Depois de João Rocha apenas conheci mais um presidente capaz de colocar o Sporting e o orgulho sportinguista nos patamares exigidos pela nossa centenária e grandiosa História, sem refúgio à desculpas de pequeninos, lutando e denunciando os poderes instalados.
Alguém que como JR respeitou os sócios e a identidade do Clube, exponenciando valores como o associativismo, o ecletismo e a inclusão, sem pôr em causa a sua sobrevivência financeira, e a isso ainda acrescentando valor e património.
Chegados à 2024, com o fim de ciclo de Papas e toupeiras, com inovações tecnológicas e profissionalização de “padres”, estamos hoje mais preparados para recuperar 5 décadas de atraso por culpa alheia, mas muito também por responsabilidade própria.
E como diria o saudoso Max,
Sporting Sempre!
1 Julho, 2024 at 17:03
Olha que supresa… não estava mesmo nada á espera
🙂
1 Julho, 2024 at 17:08
Oh parolo… Hoje vais à gala?
🙂
Z
1 Julho, 2024 at 16:38
Parabéns, amor málindo da minha vida!
Que nunca te falte a resiliência, teu maior atributo. Não é para todos.
PS – Ultimamente, pareço aqueles familiares afastados que só se veem em casamentos, festas de aniversário e funerais. Nunca mais começa a época…
1 Julho, 2024 at 17:50
Parabéns ao grande Sporting Clube de Portugal! 🙂
1 Julho, 2024 at 19:20
Avô e pai pegaram-me a doença desde o berço. Infância passada em França, acompanhava os jogos por TVCabo. Os jogos ainda davam em canal aberto,
(futebol espetáculo era na TVI) primeira vez em Alvalade contra a udinese em 2005. Desde então já vi uns 20 jogos do Sporting, quem me dera que fossem mais e nas mais variadas modalidades.
Eu tento sempre por um pouco de Sporting na minha vida pessoal e profissional. Resiliência e honra – embora não ter este característica seja mais recompensador no mundo atual – são as pedras basilares do que eu sou.
Detesto lampiões. Não é um sentimento bonito de carregar e, em determinados contextos, é difícil de não deixar extravazar esse sentimento. Mas acho que também faz parte da essência do que é ser Sporting. Tantas vezes tentámos ser amigos deles e outras tantas nos apunhalaram nas costas. Ao crescer, multiplicamos os anti-corpos contra esses fulanos.
Ainda tenho muito Sporting para viver. O sentimento nunca mudará, passe quem passar pelo clube, a bola entre ou não, ganhemos ou não títulos.
Somos mais do que um clube.
SPORTING SEMPRE.
1 Julho, 2024 at 19:28
Parabéns Sporting Clube de Portugal!
Eu nasci já verde e branco do coração! O SCP era o clube do coração do meu pai, que foi jogador da CUF…
Foi o meu pai que me levou pela mão, no final dos anos 70 do século passado, ao velhinho Estádio de Alvalade pela primeira vez … Depois foi um crescendo, vi jogos e jogos em Alvalade, por esse país fora … Finais da Taça no Jamor … Enfim, tantas e tantas memórias … Carrego comigo o bilhete dos miticos 7-1 a esses rabolhos ranhosos. Fiz parte da Torcida Verde … Da Juve Leo … Enfim …
Sempre com Esforço, Dedicação, Devoção e Glória no coração!
Vamos Sporting!!!
1 Julho, 2024 at 19:48
Já era do Sporting, quase todos na minha família eram, mas o “bichinho” de ir aos jogos foi o meu tio que me pegou ao levar pela primeira vez a Alvalade quando tinha 7 anos no ano de 81/82 em que fomos campeões. Estive no jogo de consagração do título e a partir daí nunca mais deixei de ir a Alvalade, uns anos mais vezes outros menos, mas sempre que posso vou.