Bom dia. A crónica do que aconteceu ontem à noite será servida durante a próxima madrugada. Já comecei a escrever, mas prefiro arrefecer mais a cabeça com os ares da serra da Freita
O Sporting acabará finalmente por afastar os maluquinhos das claques e os saloios do Norte e voltará a ser aquilo que realmente quer ser: um clube de merendeiros, compadres dos lampiões.
Gostava de entender melhor estás variações táticas apresentadas…
Teria que rever o jogo, mas fdx… : (
A ideia que me deu foi que estávamos muito tempo a jogar em 4-4-2. Mas com jogadores para jogar em 3-4-3.
Ora… Uma coisa evidente para todos, acho eu, é que jogar com 3 centrais é muito diferente de jogar com 2. E jogar com 3 centrais mas 1 deles na verdade é lateral se calhar não é uma decisão muito inteligente. Até porque me parece que os centrais precisam de características pouco diferentes a jogar a 3 ou a 2. E os nossos estão habituados a jogar a 3.
Ontem quem é que controlou a profundidade, quem é que fez as dobras, quem é que definiu a minha do fora de jogo? Seria o central do meio (debast) mas na verdade não houve nenhum central ao meio…
Acho que foi muito por causa desta confusão geral que acabámos por sofrer os golos. (Tirando o primeiro que é oferta do debast e o último que é oferta do kova)
Se reparares quem fazia de central era o Morita, a linha de 4 era Inácio encostado à esquerda, Morita, Debast e depois o Quaresma encostado à direita. No meio estava o Morten e o Pote, o Quenda à direita e o Geny á esquerda. Gyo e Trincão na frente.
Tivemos muita dificuldade quando o Porto pressionava, e depois estávamos sempre em desvantagem atrás, é assim que nascem o 2o e 3o golo. O Porto parecia ter sempre muito mais jogadores, o Pote tinha de se desdobrar entre o apoio defensivo e estar na frente para ajudar a marcar golo. O Morita e o Morten não pareciam não saber onde ter de estar, e nunca foram capazes de aliviar uma bola, o Morten então acaba por oferecer 2 golos.
O melhor jogo do Sporting contra o Porto nos últimos 12 meses foi em Alvalade num claro 3-4-3 em que ganhámos por 2-0 mas a vitória nunca esteve em questão. Tivemos bola, fomos claramente superiores, e defensivamente fomos quase perfeitos. A equipa está mais confortável no 3-4-3 e é a única tática que o Amorim sabe de trás para a frente. O 4-4-2 pode funcionar contra equipas pequenas, como no ano passado, mas nunca irá funcionar contra os rivais ou equipas mais fortes. Duvido que ele jogue com esse esquema tático na CL por exemplo.
É este tipo de invenções que me fazem imensa confusão. O futebol tem que ser simples. O mais simples possível.
O essencial é rotinas e coordenação. Porque ter um 11 talhado para um 3-4-3 mas depois trocar todos os jogadores de posição para um 4-4-2 bem estranho?
O Inácio em vez de ser central à esquerda passa a ter que fazer o corredor e deixa de colocar passes verticais. O morita em vez de combinar de primeira no meio campo e dar velocidade, passa a ter que organizar o jogo a partir de trás, o trincão em vez de combinar com o quenda na ala passa a ter que andar perdido no campo, daí ter sido uma completa nulidade, o quaresma a fazer o corredor direito também… O pote longe da baliza… Tirou os bonecos todos do sítio. Futebol moderno, perdeu um 3-0.
Ele quer sair do 3-4-3 á força, mas depois parece querer integrar a versatilidade e o equilíbrio do 3-4-3 num 4-4-2 sem ter jogadores capazes de o fazer.
Eu pessoalmente não entendo esta necessidade de sair do esquema tático, o Ancelloti anda a mamar títulos há 20 anos sempre em 4-3-3 ou 4-5-1, muda uma ou outra nunce mas há jogos em que dá para olhar para o Real agora e ver o Milan de 2005/06. O Amorim leva 2 anos a tentar criar uma coisa completamente diferente e a única coisa que consegue fazer é uma merda mal amanhada cheia de desequilíbrios. O ano passado minava a ala esquerda que tinha apenas um jogador, este ano mina as duas que estão sempre em completa desvantagem numérica.
Se ele quer por um segundo avançado, o RR não fazia melhor figura que o trincão?
E se o pote vem recuar para o meio campo, porque é que não é o morita ou o Bragança a fazer isso?
E se o morita baixa para central, porque é que não é o Inácio a fazer isso?
Mas o Inácio já está na lateral a fazer de geny, que por sua vez está adiantado a tentar fazer de pote…
Esta tática e o que se pede aos jogadores é uma coisa sem sentido nenhum e é por isso que dá a ideia que a partir da vantagem andavam todos perdidos no campo. Principalmente na defesa
É como digo, eu acho que ele quer uma tática mais maleável onde toda a gente tenha mais do que uma função, o que ele não percebe é que não tem jogadores para isso.
As coisas foram muito más e perdeu-se um troféu que se devia ter ganho, mas como em tudo na vida, o que interessa é o futuro, vamos a ver o que nos reservam as cenas dos próximos capítulos, dentro e fora do campo. O Sporting necessita urgentemente de completar o seu plantel e de fazer as correções devidas de jogo dentro da equipa. É difícil sermos positivos neste momento, mas é na hora da derrota que se vê de que fibra somos feitos e isto é parra todos staff técnico, jogadores, direção e adeptos. O que for soará.
Ontem há um lance paradigmático deste Sporting que me leve a não gostar nada do sonso que temos como treinador. Estamos a vencer por tres com o Porto nas cordas, o Quenda está livre com a bola na direita, pode avançar e criar perigo (os gajos do Porto nesta altura tremiam por todos os lados) e temos um treinador e jogadores aos gritos a dizer-lhe para passar a bola para os centrais !?!. Este treinador corta a criatividade dos nossos melhores jogadores, é muito mau no banco e demasiado cauteloso quando se vê a ganhar…o que torna o jogo bastante previsível e monótono. As vezes corre bem, outras como ontem, com equipas melhores, corre mal…
Depois do 3-0 este rabolho amendoim conseguiu bater mais um recorde. Retirou profundidade, kiki-kaka com fartura, com n passes pro lado e para trás. Depois do 3-2 … É que começou a pensar em substituições…
Fez tudo mal. Não soube, mais uma vez, segurar o resultado… Demonstrou que não sabe ler o jogo … Ficou completamente desorientado… Em suma…
É um indivíduo que se tem em muito maior conta do que aquilo que vale. Presunçoso, disfarçudo, rabolho… Ontem percebeu se perfeitamente que para ele o SCP vencer troféus não é a prioridade. Pior, continua a gozar á força toda com o universo leonino.
Olha da minha parte, ganharam um adversário… Ora vamos lá desenterrar o machado…
Já o tinha dito na semana antes do ladrão na época anterior… por muitas voltas que possamos dar, ele é lampião. Será sempre lampião. Por muito profissional que possa ser, é lampião. A sobranceria, a arrogância, a teimosia… é transmitida.
A prova disto tudo é que continuamos a achar que ter jogadores sem vontade e sem carácter é o caminho certo para o clube. Que o Trincão é jogador para a seleção assim como o Pote, que temos melhores jogadores do que os outros porque têm putos da B e o crl…
Esta forma de pensar é exactamente o que o porto procura para este ano. Eles têm uma coisa que nós nunca haveremos de ter porque somos um clube muito heterogéneo: vontade de vencer, garra, raça… parece que temos vergonha.
Vergonha senti eu, no jogo com o Chaves na última época, de ver um jogo numa bancada com gente amorfa, calada, fria, sem vontade… parecia que estava num cinema… e o Sporting são estas pessoas. Pessoas que aplaudem o novo equipamento para tentar abafar os assobios. Pessoas que assobiam a pirotecnia (e que festival voltou a acontecer ontem) porque preferem ter o estádio calado, sem apoio, com LEDs de DJs para puxar pelo público.
Paguei, como pago sempre porque eu não faço parte do grupo dos merendeiros, para estar aqui uma vez mais sem voz. Dei tudo. Há quem não tenha dado e também sei que nunca dará.
Se dessem metade do que demos nas bancadas, nunca na vida teria acontecido o que aconteceu.
Lá está, por alguma razão o benfica leva 5 múltiplas vezes do porto. Porque têm esta atitudezinha que cada vez mais vamos tendo.
“Um jogador que falha 10 golos e não desiste continua a tentar sem se esconder tem resiliência poder de encaixe e carácter que é exatamente o que falta a esta equipa….”
Frase tirada de um comentário do TenhamOrgulho, do pós.jogo de ontem.
Isto para mim define o que faltou ontem.
Querer, CARÁCTER…
Tanto bateram no Paulinho, que ontem faltaram, os Paulinho’s em campo…
Inadmissível o que se passou ontem.
1-0 ou 2-0, ainda se “podia” admitir uma reviravolta, afinal o 2-0 é o resultado mais perigoso do futebol.
AGORA 3-0? Um jogo em que entramos mal e fomos eficazes, ou seja, podíamos ganhar “vida”, mas não, aquela exibição na 2º parte e prolongamento, é algo que nunca pensei que acontece-se.
Faltam reforços é óbvio, mas esta merda é mais profunda que reforços.
Tem sido um problema na ERA Amorim, não tem capacidade de gerir em jogos “grandes” a partir do banco.
O que é foi dito no balneário? Não entendo um desleixo em tão poucos minutos.
Erros individuais vão acontecer o ano todo, mas o que se passou ontem, vai além disso.
Perdemos contra uma equipa com Zé Pedro’s, putos vindos da B, com baixas importantes…
Em jogos mata-mata é preciso muito mais, do que ser “regular”.
Central, DE e avançado.
Mas podem vir estes 3, que SE continuam a ter estes facilitismos, vai ser difícil conquistar algo mais.
Esquece nem sequer é por mal, é muito football manager e pouco balneário, nem fazem a mínima ideia do que é que faz uma grande equipa, nem ao verem o caso do PSG que falha estrondosamente o acesso á final da CL ano após ano embora tenham um plantel que é só craques…
Eu aprendi essa lição muito cedo, com o xico o “quebra retretes” (nem perguntem) era eu um puto cagão no 10 ano de desporto, federado de judo e natação bom a andebol safava-me em futebol e depois havia lá um gajo todo dinãmico, dois anos mais velho que embora nem de perto fosse o nosso melhor jogador, era a “cola” da nossa equipa, o que nos acalmava, organizava e quando as coisas corriam mal era o primeiro a dar o exemplo e ir pra cima deles, muitos jogos ganhamos por causa dele, muitas eliminatórias dos torneios de verão de futebol de salão (pois, sou cota sim) passamos por causa dele…
E em várias equipas, de várias modalidades, por aonde passei, aconteceram situações parecidas ou iguais e isso põe um gajo a pensar ou não?
Ontem tive vergonha da nossa equipa (o que é muito raro) não por terem perdido, mas pela forma como perderam e sim acredito firmemente que com o Paulinho e o Neto, mesmo que estivessem no banco aquilo nunca teria acontecido, nunca…Porque com eles nunca aconteceu e isso são factos, o resto é o pessoal a falar e a frustração também que aliás eu também sinto e por isso mesmo vou fazer um intervalo e desligar um bocadinho porque esta equipa (ainda) não merece o meu respeito e dedicação, vou aos jogos de Alvalade porque tenho GB, falo lá com o pessoal e depois desligo de tudo, até estes gajos merecerem o meu empenho!!!
Ainda estou para ver o que é que o Paulinho podia dar à equipa que a equipa não teve ontem. Não tem velocidade, não sabe defender, tem 1 posição em campo, não tem técnica para agarrar na bola e transportar, não tem jogo aéreo, não finaliza bem.
Esta falácia de que perdemos porque o Paulinho ou o Coates saíram, principalmente o Paulinho ultrapassa-me. O Sporting chega ao 3-0 quase sem saber como, depois a coisa apertou a tática mostrou ser uma merda, e o Amorim mostrou andar aos papeis. A culpa começa e acaba no gajo que partiu para a Supertaça a tentar inventar um sistema de jogo e nuances táticas que retiram qualidade aos jogadores.
O Paulinho não tem capacidade de agarrar meter a equipa ás costas e mostrar o caminho. Nunca teve, aliás nos 4 anos do Sporting o que o Paulinho fez foi sempre o contrário, sempre que a equipa precisou dele, que ele assumisse o jogo e marcasse 1 golo a cada duas oportunidades ele nunca lá esteve. A malta sofrer de nostalgia pelo Paulinho é algo que não faz sentido.
Quando o sistema tático cria buracos como criou ontem e adiciona um peso extra aos jogadores que deixam de poder errar claro que se tem de falar de tática, porque o maior culpado de ontem foi o homem que se recusou a fazer substituições e ajustes táticos.
Liderança: dentro de campo é inexistente. O Huljmand ainda não tem ascendente sobre o grupo como tinham Coates ou Neto. O esgaio é uma figura nula.
Responsabilidade: amanhã é outro dia. Não se dá a cara pelos os erros de ontem. O sentido de Responsabilidade normalmente parte de cada um de nós. Quando não a têm, acaba por dar merda mais cedo ou mais tarde. Só é perdoável se após um erro crasso, se faça de tudo para remediar.
Querer: esta é evidente. Há jogadores que não têm querer. Acham que já são melhores por jogarem no “campeão”. Quando não somos exigentes com nós mesmos, não atingimos qualquer objetivo.
Ambição: por acharem que já alcançaram o suficiente, já nada os motiva.
Vontade e garra: dois conceitos que andam de mãos dadas. Auto-explicativos.
Estofo: é consequência da vontade e da garra. A experiência ajuda, mais que não seja para exigir aos outros o mesmo nível de garra, vontade, ambição, responsabilidade e querer.
Respeito: o Sporting não tem respeito pelos seus adeptos. Esta relação que deveria vir de cima, ou seja, o clube ser o elo de ligação, o veículo da relação entre adeptos e jogadores, não existe. Este respeito existe nos desportos em que o atletas ignoram completamente a vontade da direção e se aproximam dos adeptos por decisão própria. No futebol há um gatekeep entre nós e os jogadores e como tal a ligação é ténue. É ocasional. É quando lhes corre bem, a eles jogadores de futebol. Os adeptos são do Sporting, mas o Sporting não quer saber dos seus adeptos.
Mudando isto, acho que os jogadores entenderão finalmente o que é ter respeito pelo clube que representam.
Ganhar não é o suficiente. É preciso mais. Eu não ambiciono o respeito dos outros clubes ou adeptos, só quero o respeito dos meus pares. E esse não existe.
Não discordo, mas o Paulinho não dá nada disso. Já para não falar que 90% disso devia de vir do banco e não veio. O Amorim tem muitos jogos assim, em que a coisa começa a correr mal e ele nada na maionese
Eu sempre disse: o paulinho tem uma personalidade de merda dentro de campo. Quezilento, algumas fitas, reclama, bastantes vezes não se sacrificava para não se cansar muito.
No entanto, tinha ascendente sobre o grupo e acredito que era um gajo que motivava os colegas. Mais que não seja por falhar tanto e estes o quererem ajudar a levantar-se após as críticas. Neste sentido acho que perderam um propósito.
O que eles ainda não entenderam é que esta merda não pode acontecer, não podemos ter pernetas no grupo que nos motivem a ajudar e unir os esforços.
Eles têm de fazer isso pelo clube que representam e num mundo ideal (não no nosso, mundo Sporting), quem faz pelo clube, faz necessariamente pelos adeptos. Há uma quebra aqui… não há uma ligação umbilical clube+adeptos.
Mais do que tática ou técnica, quero é ver os jogadores a darem tudo em campo, quero ver os jogadores com raça e coragem, sem medo do choque, sem medo de serem feliz. E não são nada disto. Já no ano passado, raramente o foram. Quando foram sentia que estava mesmo realizado.
Aquela frase de “o Paulinho deixava sempre tudo em campo” era pejorativa para o Paulinho, não era um elogio. Ele raramente tinha alguma coisa para dar em campo.
fomos para intervalo com o resultado mais perigoso do futebol ainda assim – diferença de 2 golos.
Mas é como dizes, faltou carácter à equipa e faltou Coates/Nuno Santos e Paulinho mesmo tendo apenas 2 golos de diferença ao intervalo.
Das duas uma ou se defendia com unhas e dentes essa diferença de 2 colocando um Palhinha (temos algum jogador com estas caracteristicas?!) à frente da defesa na segunda parte ou então entrava ou central para jogar com 3 fixos atrás.
Acredito piamente que o Liverpool o quisesse. Mas também do que ouvi o Amorim chegou lá e pediu 10M e o Arne Slot fez uma grande época e recebe metade…
Este comentário nem parece teu, ou de alguém que mete o Amorim no pico do Everest…
“AGORA 3-0? Um jogo em que entramos mal e fomos eficazes, ou seja, podíamos ganhar “vida”, mas não, aquela exibição na 2º parte e prolongamento, é algo que nunca pensei que acontece-se.
Faltam reforços é óbvio, mas esta merda é mais profunda que reforços.
Tem sido um problema na ERA Amorim, não tem capacidade de gerir em jogos “grandes” a partir do banco.
O que é foi dito no balneário? Não entendo um desleixo em tão poucos minutos.
Erros individuais vão acontecer o ano todo, mas o que se passou ontem, vai além disso.”
Então o Amorim agora não tem capacidade de gerir os jogos do banco?
Isso é o que alguns aqui apontam desde sempre e que tu refutavas.
Lá está, “as opiniões são como as vaginas e quem quiser dá-las, dá-las!” O fodido é que o tempo traz sempre a verdade à superfície, nem que demore – o que nem é o caso!
No resto, e até nisto, concordo contigo!
Ou tu concordas comigo e com muita gente aqui na Tasca, finalmente!
Isto é dito por Duarte Gomes ex árbitro e lampião dos pés à cabeça, no jornal A Bola
64′ Os lances de “fora de jogo por interferência” são sempre subjetivos e de interpretação muito difícil. É importante que isso fique bastante claro. Dito isto, segundo golo do FC Porto: Martim Fernandes, em posição de fora de jogo, deslocou-se na direção de Catamo e entrou deliberadamente em contacto físico com ele, desequilibrando-o (quase caíu) e impedindo-o de tentar disputar o lance com Gonçalo Borges. Na minha opinião essa ação podia ser analisada de duas formas: com punição por fora de jogo (ainda que Borges não tenha passado a bola mas tocado-a para si mesmo, o impacto em quem a poderia disputar foi claro) ou até com falta atacante via lei 12 (pelo bloqueio físico evidente de um jogador sobre outro). Certo, certo é que o golo não devia ter sido validado.
Os apitadores têm sempre um critério, ser contra o Sporting.
Em Alvalade no jogo com o Porto, marcam uma falta em que viram o Quaresma tocar num jogador do Porto e depois foi centrar e deu o segundo golo
Aqui o jogador do Porto está fora de jogo atropela o nosso jogador e não se passa nada. Enfim , temos que jogar mais e ser contra tudo e todos
Logicamente, mas também foi conjuntamente com tudo o que aqui foi dito e está a ser bem debatido um facto do jogo. O segundo golo que teve grande interferência no jogo devia ter sido anulado
Estive ontem no estádio a ver o jogo e ainda estou aziado. Com este plantel não vamos lá, faltam pelo menos três reforços e o campeonato está aí á porta.
Piores em campo: Trincão Geny e Morten. Trincão passou completamente ao lado do jogo (culpa do treinador); Geny não fez uma (estava sempre em inferioridade por culpa do treinador, mas foi daqueles jogos em que estava demasiado trapalhão); Morten ofereceu 2 golos.
Enkova e Deubast têm de melhorar… mas faltou o Seba para mandar dois gritos…
Temos puto para a fazer época incrivel mas num dos golos devia ter fechado melhor
Quando podíamos ter mais um título e um rival directo ainda com mais dúvidas…conseguimos fazer tudo mal.Incrivel como estamos sempre a fazê lo! É o nosso ADN.
Quando devíamos ter um plantel com mais opções, temos um cheio de dúvidas. Não acredito que a direção não soubesse da saída de Coates há algum tempo, e por isso a sua não “substituição” é de amadores.
E começar uma época com um único PL, tendo este sido operado há 1 mês e com 2 semanas de treino é só ridículo. Amorim acha que ele vai resolver os 50 jogos da época??
Isto também é típico nosso, é o terror, o desastre…
O homem tem um frango, já fica marcado.
Também não gostei nada do que vi ontem depois do 3-0, mas vamos dar tempo aos reforços, onde espero que cheguem mais 2 ou 3.
Para mim não tem a ver “só” com o lance do 4 golo.
Ainda não vi nada dele a não ser “pinta”.
Teve uma boa defesa ontem mas todas as outras defesas que fez neste jogo e em outros eram defesas relativamente fáceis.
O Israel por exemplo nos jogos que fez no ano passado manteve-nos em jogo várias vezes com defesas quase impossíveis. Só contra o DiMaria foram 3 ou 4… Ya, se calhar joga pior com os pés que este, mas a primeira função de um redes TEM DE SER defender. Para jogar bem com os pés estão mais dez gajos em campo…
Esta merda não é rocket science, nem fisica quantica…
Sobre o redes acho que ontem já tinha escrito qualquer coisa… Não foi pelo lance do golo…Acho que o ressalto é suficiente para o trair… e claro como a bola entra no unico buraquilnho possivel…parece frango… Se defendesse já era uma grande defesa…
Mas do resto que vi, não gostei nada, e é-me dificil explicar, mas ali quauquer coisa que não bete muito certo. Isto para nem entrar na discussão de que com este sistema de jogo ridicul (que muitas vezes penalizou o Adán) o nosso GR tem que ser mesmo muito bom com os pés… Este não é esse tipo de GR… Claro que para o Rubão isso não interssa uma piça… Não é ele que se adapta aos jogadores que tem…São os jogadores que se adaptam ao seu sistema se sonho.
É frango pá… A bola vem bem devagar, sem força, vem mesmo para o sitio onde ele está e ele está apenas 1 passo à frente da linha de golo. Tem 1.93m, ou o que é. Só tinha que dar um passo atrás e saltar para agarrar a bola. Assim ficou estático, saltou e nem chegou à trave, onde a bola passou (entre o braço dele e a trave)
É um peru de todo o tamanho…acho que é daqueles golos sofridos que define um GR. A bola vem devagar, o gajo está quase em cima da baliza e em qq momento mexe os pés para ajustar ao lance…sem desculpas!!
Cuidado com as opiniões definitivas. É um jogo difícil de avaliar: fizemos merda da grossa mas também chegámos a 3-0 com o FCP.
É importante perceber (e o Amorim tem de ser o primeiro a perceber) que o que aconteceu ontem é muito grave (não tão grave como o 3-6 do Queiroz ou o 1-3 do Peseiro mas anda lá perto) e é histórico pelos piores motivos.
O Porto jogou sem Pêpê, Evanilson e Conceição! Imaginem o Sporting sem o Pote e sem o Gyokeres.
Temos um problema na baliza: contratámos um guarda-redes que comete erros técnicos básicos.
Debast tem qualidades raras para a idade, mas vai aprender on the job.
Nos últimos jogos grandes, a equipa tremeu sempre: ontem, com o Porto 2-2 no Dragão e com o Benfica 2-1 no jogo do título e na segunda mão da taça (em que fomos engolidos durante largos períodos).
Finalmente, a questão dos reforços: mais uma vez, a turma do malhão é que tinha razão. É gritante que faltam pelos 3 jogadores: um ala esquerdo, um atacante, um central.
Estou estupido da vida… Afinal não era gozo do TenhamOrgulho… há pessoal que acha MESMO que com o Paulinho tinhamos ganho o jogo. Há pessoal que acha que ele marcou o numero de golos suficiente para justificar a sua contratação milionária, quando qualquer avançado do Sporting se arrisca obviamente a marcar muitos golos… Olhem O Quenda estava lá dentro ontem e marcou… Só para dar um exemplo..
O Paulinho foi das maiores merdas que aconteceram ao Sporting pelo custo de oportunidade que representou durante 4 anos! Só com a chegada o Gyokeres é que realmente voltámos a ser minimamente competitivos (para consumo interno). O valor enterrado nesse monte de merda impediu-nos (e em conjugação com a teimosia do Rubão – obrigou-nos) a jogar coxos no ataque durante 3 anos!
Obviamente que o problema ontém não foi a falta do Paulinho mas sim a puta de confusão que este sistema gerou… Onde mais uma vez as saidas de bola atrás funcionaram ainda pior do que antes (épocas anteriores)… A bola praticamente não chegava jogável à frente, quantas vezes vimos o Geny sozinho com metro e metros livres e sem podermos aproeitar? Alguém percebeu qual era o papel do Trincão ? Depois dizem mal dele e o caralho… Mas a bola chegava-lhe aos pés?!
E sim, quem faz 40 jogos por ano pelo Sporting vai sempre marcar golos. Até o Tiuí nos deu uma Taça de Portugal e uma vez vi um sul americano a marcar 4 super golos ao Nacional da Madeira!
O RR se tivesse tido o lugar do Paulinho nestes últimos 4 anos, tenho a certeza que não tinha feito pior. Com a agravante que não custou o que o Paulinho custou, nem em transferência nem em salários, é muito mais novo, tem margem de progressão.
Não só o RR. O Pedro Mendes, o Pedro Marques… Qualquer um faria no mínimo dos mínimos igualmente mau ao que fez o Paulinho. “E se corre bem?” com os putos tínhamos mais possibilidades de fazer mais vedas altas que permitiriam colmatar falhas gritantes no plantel. (Ala esquerdo é urgente!)
Tens toda a razão, mas nuca viste ninguém defender de forma tão doentia o Tiuí e o Bueno… Além de que mais uma vez se falarmos em custo de oportunidade…
Sim, eu sei. E ter o Amorim a dizer que o Paulinho era criticado por ter vindo do Braga. Eu concordo contigo. Fiz as pazes com isso depois do título e da festa do título. Acho que é importante ter figuras como o Paulinho e o Neto no plantel, agora, obviamente, o Paulinho nunca seria um titular do Sporting, muito menos por 20 e tal milhões de euros.
Muita gente já se esqueceu, o que faz um título, que a direcção de BILTRES continua refém de um treinador.
Faça a merda que fizer… Lá está ele, sorridente, a inventar desculpas… Acho curioso é o falar na 3@ pessoa sobre os problemas da equipa como se ele, o rabolho amendoim, não tivesse qualquer tipo de responsabilidade.
O Debast vai ser aproveitável.
Não tenham dúvidas, ontem não lhe saiu bem o jogo, até porque andou ali em indefinições de lugar com Quaresma, uma vezes estava um ao meio, outras vezes estava o outro, esta também não percebi.
Quem não me enche mesmo as medidas é Kovacevic, para me dar a volta à opinião que tenho agora dele, vai ter que dar muito ao chinelo. Não lhe consigo encontrar alguma coisa boa. Maximiano não queres vir pra cá? Ou o Rui Silva também não ? Um deles dava um jeitao.
Mas RA ,deve ser mais um que não vai deixar cair. E depois, quem cai somos nós.
É que Kovacevic à dias teve um senão numa saída a um erro do Diamonde que me tinha deixado com a pulga atrás da orelha, mas fechei os olhos.
Passados uns dias, ontem fez o que fez, ainda por cima num lance fácil para um g.r. normal, para mais com ele com altura grande e sofrer um golo perto da trave por cima dele. Em poucos dias duas, para não falar em ter poucos reflexos nalguns lances de ontem, houve uma que seguiu a bola com os olhos, vá lá que foi ao lado, nem esboçou a tentativa de lá ir.
Um g.r. bom DÁ PONTOS, como se costuma dizer.
Ontem não vi o jogo estava numa festa, por isso não vou comentar o jogo em si, mas dizer que este resultado já era esperado por mim.
Ganha a equipa que mais quer ganhar, que mais precisa de ganhar, especialmente quando tem do outro lado um clube de gente sem grande ambição, cheio de basofia e descontração, que vive da vitória e da glória passada em vez de se focar na próxima vitória que é a mais importante.
Enquanto está atitude não for corrigida, vamos continuar com os “azares” e a treta do Karma e do destino.
Vi por aqui na tasca, o reflexo do que essa atitude do clube, frases do género, o Porto está fraco, eles não jogam nada, temos os melhores centrais a jogar em Portugal (um deles até chegou há 3 semanas), Diamonde vale 80M, o Hjul 90M, Gyo 120M, etc, são todos os maiores do mundo, ao melhor estilo lampião da basofia e do heliocentrismo, achamque o mundo gira à volta do Sporting, quando 99% das pessoas que seguem futebol no mundo nem sequer seguem a liga portuguesa que é uma belíssima merda.
Para terminar digo só, que parece não haver qualquer noção da exigência desta época que aí vem, que tem tudo para causar muitos dissabores em vez de ser uma época de oportunidade e afirmação. Esta preparação e planeamento são de um amadorismo gritante, desde a direção até ao treinador.
Eu não discordo que é um FCP desfalcado e sem grandes estrelas, mas olhar para a final e dizer que vamos jogar contra uma equipa fraca é o primeiro passo para perder. Vencer é principalmente uma questão de atitude e foco, antes do jogo o adversário nunca deve ser visto como fraco.
Eu percebo o que dizes. Mas não deixa de ser um bocado tanga. Temos que ser competentes e fazer o nosso trabalho em todos os jogos e todos os jogos são para ganhar, independentemente de ser este porto, o estrela da amadora ou o Chelsea. Claro que depois isto traduz-se em o treinador montar a equipa e escolher determinados jogadores para fazer determinadas funções, de acordo com o que o adversário apresenta.
Agora, dizer que entrámos em campo a acharmos que éramos os maiores e foi por isso que perdemos, não me parece de todo uma razão plausível.
Sim, somos melhores que este porto. Em todas as posições.
E sim, este porto é fraco. Já o ano passado era, ou não ficariam a 20+ pontos do primeiro lugar (que curiosamente fomos nós). E não se reforçaram.
“Agora, dizer que entrámos em campo a acharmos que éramos os maiores e foi por isso que perdemos, não me parece de todo uma razão plausível.”
Eu digo de outra forma.
Entraste em campo a ser pressionado. Não levaste logo um golo de chapelada numa cagada do Debast, porque o gajo do Porto tirou mal as medidas à baliza.
De seguida marcas 2 golos nas primeiras duas oportunidades, e consegues criar mais oportunidades até fazer o terceiro. A partir daí achámos sim que eramos os maiores, e foi por isso que perdemos.
Ah, e os gajos da bancada que mandaram foguetes e fumos a meio da primeira parte bem os podem meter na peida. Anos deste clube e nao aprendem absolutamente nada…
Cuidado que Amorim disse após o jogo que Debast esteve bem e é craque.
Agora terá terapia de grupo para limpar a cabeça e para a semana já será jogador para 100M.
Provavelmente até já teremos hoje ofertas do City ou do Real…
O Debast jogou muito melhor que o Diomande. A malta fixou-se no golo, mas o Debast tem lá 3 cortes muito importantes e de qualidade, e a sair a jogar é muito melhor que o Diomande. O Diomande em 10min estava amarelado e pronto para ir para a rua, já para não falar do facto de que não ganhou um lance.
Lá está, eu acho que num 3-4-3 só tínhamos a ganhar porque tanto o Debast como o Inácio têm muita qualidade no passe, principalmente naquele vertical. Agora, há que perceber que o gajo tem 20anos, e o primeiro jogo oficial dele na liga é contra o rival.
Outra vez de acordo, caro Rodrigo. Mas enfim nós é que somos do contra. Penso que estamos no momento de pensar se queremos repetir o Verão de 2022/2023, em que perdemos tudo.. antes de a época começar. Se é esse o objectivo, estamos no bom caminho.
Um Clube que apanha-se a vencer uma final por 3-0 aos 30 minutos, contra outra equipa sem os seus principais jogadores e em que nenhum presente teria lugar na nossa equipa com exceção do guarda-redes (que ainda assim mamou todas as que foram para lá), e que chega ao final do jogo a perder o título e a sentir a falta de um jogador como Paulinho, pode fechar já esta época e começar a preparar a próxima.
O Ruben diz que “ha jogos que nao têm explicacao”.
Estava a espera que a explicacao do Stalley fosse “azar” como tem sido hábito. Felizmente que desta vez viu bem o que aconteceu em campo.
O J. já sei que a explicacao dele é que a “turma do malhão” não apoia o suficiente.
A minha explicação é mais simples: uma equipa quis vencer, outra achou que já estava ganho e que era só “controlar”. E essa postura começa no treinador. Um treinador faz alterações para refrescar a equipa e para ir a procura do resultado, o outro faz a primeira alteracao aos 82 minutos já com o Porto completamente por cima no jogo.
Nao vou aqui comentar táticas, há quem saiba mais do que eu para isso, agora há um conjunto de coisas para mim que são claras, e que algumas não são de agora.
– É rarissimo o Sporting ter mentalidade competitiva a sério em jogos grandes. Contem lá desde que o Amorim cá está, quantos jogos grandes já estivemos a vencer, alguns até por dois golos ou mais, e que acabámos por nao vencer. Se fosse uma ou outra vez eu diria que seria azar. Infelizmente é um padrão, é recorrente. Pensava que tivessemos virado de vez essa pagina com o 2-0 ao porto no ano passado em Alvalade, e depois com os jogos contra o Benfica. Não virámos, voltámos ao mesmo.
– Trincao, nem tenho palavras. 82 minutos em campo de uma absoluta nulidade. Praticamente jogamos com menos um jogador. A culpa nao é dele, é de quem o deixa lá os 82 minutos.
– A equipa dá o estoiro fisico aos 60 minutos, e o treinador nada faz. Leva duas batatas do Porto, e depois de dar o estoiro fisico da o estoiro mental. O treinador, nada. Só aos 82 minutos é que pensa em mudar algo.
– Esta equipa é completamente dependente do Gyokeres. Tire-se o Gyokeres, e é de uma falta de mentalidade e mediocridade absurda. É rezar a todos os santinhos para que nao se vá embora ou que nao se lesione.
– Os reforços, aparentam ser uma bela merda, sinceramente. Não vi nada do Debast que me enchesse o olho, muito pelo contrário: vi duas casas, uma que ia dando golo logo no inicio, e uma que deu mesmo golo. O redes, nem sei que dizer daquele golo sofrido, parece que perdeu a noção de onde estava a bola. Prefiro fazer a época toda com o Israel a titular.
– Sem ser Gyokeres, Morten, e Nuno Santos, poucos jogadores há com mentalidade para vencer jogos destes.
– Precisamos MESMO de reforçar o ataque.
Finalmente uma palavra para o Quenda. Gostei muito do que vi. Foi pena a equipa e treinador, com a sua atitude competitiva de merda, especialmente na segunda parte, ter estragado aquela que seria uma historia muito bonita, que era a estreia com um golo.
Nos jogos do Amorim como treinador contra o Benfica:
12 J, 5V, 3E, 4D
Dos 7 jogos que não ganhamos, em 4 estivemos a frente do marcador. Num deles por 2 golos de vantagem, e em dois outros jogos estivemos duas vezes em vantagem e acabamos por empatar 2-2.
Contra o Porto:
12J, 2V, 5E, 5D
Dos 10 jogos que não ganhamos, em 5 estivemos a frente do marcador, num jogo por 2 golos (empate 2-2) e noutro por 3 golos (ontem).
Se fosse algo que acontece de vez em quando, podia falar-se em azar. Mas isto não é azar, é recorrente.
Alguma vez alguém acredita que se fosse ao contrário Porto ou Benfica deixavam escapar estas vantagens?
Os únicos jogos destes todos (24) em que fomos dar a volta a um resultado desfavorável foi o 2-2 no dragao no ano passado e dois da taça da liga (final contra lamps e meias contra porto). Acho que isto diz muito da nossa mentalidade nestes jogos…
Essa estatística devia ser apresentada ao mister.
E essa estatística mostra que sempre se recua e não se disputa o jogo pelo jogo.
Á portuguesa e não á inglesa ou espanhola (vide final do campeonato da europa) podia-se ás vezes aprender qualquer coisa.
Ainda nos confrontos europeus até podia compreender, porque são contra equipas mais poderosas, agora a nível interno, mesmo contra um rival que o nível deverá ser o mesmo ?
Mas á portuguesa é que é bom.
O Morte fez um jogo horrível, capaz de ter sido o pior com a nossa camisola. Fez um jogo bem pior que o Debast, culpado direto em 2 golos.
Quanto aos números do Amorim são a prova de que os campeonatos são ganhos contra os pequenos. 4 anos foi campeão 2x com %negativa contra os rivais.
Mas tens de dar o salto para o próximo patamar, que é vencer mais jogos importantes com frequência. Em particular jogos em que entramos a ganhar, as vezes até por mais que um golo de diferença.
Eu pensava que tivessem dado esse salto em definitivo no ano passado com o 2-0 ao Porto, o 2-1 ao Benfica e os dois jogos contra o Benfica para a taça. Pensei que o jogo da final da taça tivesse sido só um percalço provocado pela expulsao do St Juste.
Afinal parece que não demos esse salto e nem sei se iremos dar com o Ruben Amorim a frente.
Pode ter sido tudo pode não ter sido nada. Acho que é muito cedo para tirar conclusões definitivas nesta altura. A equipa vai mudar muito a maneira como joga, pelo menos na 4a jornada aposto que não joga com esta tática.
Foi uma masterclass do muy querido rabolho Amorim…
Pensou que estava ganho e quando os sinais apareceram, cagou e andou… porque não queria “matar” os seus neo-queridos!!!
Ele depois do “episódio voo daqui para fora” não fui mais o mesmo… os que lhe lambem os tomates aqui no burgo fazem dele um Deus, e ele teve consciência da sua insignificância e pequenez ao nível europeu/mundial… no momento que foi fazer exigências ao West Ham, sim West Ham e eles lhe deram com a porta na fuça… ele tomou consciência que o único lugar que lhe lambem os tomates com ele gosta é aqui na Rabolholândia…
Agora tomou mais um um banho de humildade, a ver se é desta que apreende alguma coisa, mas tenho as minhas sérias dúvidas, sendo rabolho como é, tenho pena do filho sportinguista dele, muita pena mesmo, coitado do jovem leão…
Agora ganha uns joguinhos no tugão, na quarta jornada leva na peida novamente… e depois com o mercado a fechar e com o Gyokeres a querer bazar para o ordenado de 8 milhões limpos e com uma proposta de 75 milhões mais bónus, ele só pode vender… vem o grego a 30 milhões… e depois ele entra em depressão e de repente estamos a 12 pontos dos primeiros no fim de setembro… pois é onde eu já vi este filme…
Bom fim de semana e semana que vem… quinta ainda chora e sexta está tudo bem…
Perde-se um jogo desta maneira e temos o Amorim a falar da derrota com o LASK e dos passes interiores que o Debast acertou. Nunca vou entender isto e gostava mesmo de perceber se ele acredita que há algum ganho neste discurso.
É continuar.
Insistir no Esgaio, porque tem raça.
Insistir no Edwards, porque custou dinheiro e “porque oferece coisas que mains ninguém” (palavras do mestre).
Insistir num centro de defesa composto por jovens, em que são todos jeitosos, mas nenhum me enche as medidas. Ser defesa central é uma posição muito específica, talvez até a mais específica de todas.
Insistir em St. Juste, quando já todos percebemos que..
Insistir em fazer negócios tarde e a más horas – haver um troféu pelo meio é irrelevante.
Insistir em não ter banco ofensivo. Não é ter jogadores para fazer número.
Insistir em Fresneda – o que é foi aquilo, ontem?
Insistir em achar que Trincão é um super jogador.
Insistir em contratar projectos de jogador.
Insistir em não mexer na equipa, a partir do banco.
Resultado: o score da equipa frente a Porto e Benfica é uma miséria. Jogos a eliminar é uma miséria. A Europa é apenas q.b. Salvam-nos os dois títulos de campeão, que são muitíssimo importantes, ninguém diz o contrário. Mas é este o “track record” do “melhor treinador do mundo” e de uma “direcção incrível”. Há quem esteja satisfeito. Eu não estou.
Há uma coisa que vejo no Amorim: incapacidade de acertar nos jogos grandes. Nunca será escolha de clubes de primeira linha europeia, se assim continuar.
Depois, as declarações. Boas para papalvos. É um gajo porreiro, o genro ideal para muitas sogras – concordo, mas não me enche as medidas.
Ontem, o nosso clube falhou miseravelmente. Na Taça já havia acontecido o mesmo, na minha subjectiva interpretação da dinâmica do jogo. É demasiado, para ser azar, acaso, o árbitro, etc.
Ao ilustre Dr. Varandas, digo o seguinte: o poder vem e vai. Se quer fazer história, entrar na História, tem que fazer muito melhor. O Villas-Boas em poucos meses come-lhe as papas na cabeça. O Rui Costa luta pela sobrevivência, sem olhar a meios. Não arrepie caminho e vai ver o seu “Sporting 2.0.” a ir pelo cano abaixo.
Adoro as camisolas pretas. Rimam bem com velórios, funerais, etc. Boa ideia de Marketing.
Nem tudo é mau. Acho que hoje a generalidade da malta que achava o Porto mais fraco a semana passada deixou de achar. As equipas vão olhar para o Porto com muito mais respeito e vai ser mais difícil surpreender. Para nós foi uma merda, para o Campeonato talvez não tenha sido mal.
O Paulinho foi embora e foi muito bem.
Marcou 15 golos que ajudaram sim senhor, mas o Sporting tem de voltar a folha, o Paulinho deu 15 golos porque o Gyokeres o libertou muitas vezes.
Paulinho era fraco como PdL pra um Sporting, não tenhamos quaisquer dúvidas e ainda bem que se foi.
Ficamos-lhes agradecidos pela vontade e pelo esforço, mas não podemos ficar a pensar num jogador que prá dimensão do Sporting era poucochinho.
Nova página sff, é o que a estrutura tem que pensar.
Outra das coisas que eu acho, é que, realmente RA tem se safado no Sporting até porque já alcançou dois títulos e nos retirou um da youth league, saldo positivo.
Mas verdade seja dita, RA tem muitas dificuldades em ler jogos e fazer as substituições corretas e aonde se nota mais é nos jogos a doer.
Agora que tem dois títulos nacionais tem, é uma verdade indesmentível. Nos jogos com pequenos, é mais fácil ou nota-se menos porque são adversários mais acessíveis e fáceis de dar a volta.
Tenho notado, desde que está no Sporting, que tem uma dificuldade muito grande em acertar com as substituições, este o maior calcanhar de aquiles como treinador.
E já aqui o tinha dito e volto a dizê-lo, este sistema de 3 centrais e da forma como RA quer que se jogue e que se saia a jogar, penaliza e sobrecarrega muito qualquer g.r. e faz tremer muito as defesas e os g.r.
Prós adeptos o coração está sempre nas mãos e prós jogadores deve ser um stress enorme com medo de perderem a bola numa zona qud é perigosa, disse-o na época passada por causa do Adan, e disse que, qualquer que viesse iria sofrer com o mesmo, e vai continuar a ser
Estava 3-1. O FCP, tinha marcado um golo fortuito, mas sem ideias, sem tempo para pensar, o Sporting, mais perto do quarto. Eis que as nossas claques, resolvem ajudar o FCP. Aqueles 3 minutos que Vítor Bruno teve para falar com a equipa, mudaram o mindset do FCP. Isso aliado aos nossos erros individuais, dá o resultado final.
A culpa é das claques? Foi antes do intervalo que a pirotecnia parou o jogo e já estava 3-1. O Sporting não matou o jogo quando voltou do intervalo. Concedeu 2 golos seguidos e não teve a mentalidade correta para ir atrás do resultado. Não quis ganhar. Quis empurrar o jogo para prolongamento com a esperança de reequilibrar o jogo.
A culpa é sempre de quem não tem qualquer interferência real com o jogo jogado, é incrível.
Houve jogos em que fiquei indignado com o árbitro. Houve jogos em que fiquei danado com o treinador. Houve jogos em que fiquei incrédulo com o azar.
Hoje sinto um bocadinho de tudo isso, mas pela primeira vez, sinto vergonha! Vergonha do que se conseguiu fazer ontem. Mais que perder, foi perder depois de uma vantagem de 3 golos! Já me tinha sentido fodido da vida. Levar 5 dos lampiões também numa supertaça há uns anos, ser goleado pelo Lask Linz, etc. Há jogos que correm mesmo mal. Mas todos eles, correram mal quando estávamos em igualdade. Agora, em vantagem de 3 golos, contra uma equipa totalmente instável e sem 3 titulares? Acontecer isto sendo nós uma equipa muito mais rotinada?
Vergonha é algo novo que senti ao ver o jogo de ontem!
O que pode significar isto?
– que mesmo estando a ganhar por 3-0 a nossa equipa nunca estará descansada?
– que mesmo estando a perder por 3-0 os adversários devem sempre acreditar?
– que o Porto vai entrar na época a pensar que é muito melhor do que é?
– que nós vamos começar a época a pensar que somos piores do que somos?
– que não temos estaleca para estas andanças, em que há decisões no próprio jogo?
Pontos de desacordo com muitos tasqueiros:
– Não queria que o Amorim saísse. Desculpem, mas não! Que ele é um teimoso do caralho, que se encolhe em momentos destes e muitas vezes não vê o óbvio, estamos de acordo. Mas não vai ser por este jogo. Que abra os olhos e ganhe as 3 competições nacionais onde vai estar este ano! Sem inventar!!
– O Debast e o Kovacevic tiveram falhas. Mas não os vou queimar por um jogo. Não vamos andar aqui a dizer “Volta Adán estás perdoado” e esquecer o que essa joia de moço fez em Marselha, pois não? Calma pessoal. Vamos ver mais um pouco.
Inclusive o Debast chega e em vez de ser integrado num sistema implementado e rotinado, é posto numa espécie de tática-sistemó-coiso que não consigo entender!
Ontem tivemos tudo para ter uma tarde excelente:
– ganhar um troféu
– ganhar a um rival por muitos
– deixar o rival a duvidar de si
– demonstrar que estamos mais fortes
– ter a imprensa a falar no novo “diamante” de alvalade
– passar uma semana com alegria e ânsia que chegue sexta
Mas nada disso aconteceu. Aconteceu inclusive o seu oposto!
Que isto sirva, pelo menos, como um grande abre olhos! E em vez de andar nos treinos a contar 20 toquezinhos a ver quem paga o jantar e com um sorriso na cara, que treinem como se fossem para combates, com uma vontade do caralho e concentrados. É assim que têm de encarar os jogos.
LASK Linz, época do 4 lugar, Alverca para a taça de Portugal, jogos a ganhar por 2-0 aos tripeiros e lamps que acabas por empatar, a vergonha de ontem… É só abre olhos… Mas os olhos abrem pouco ou nada.
Eu tb não quero que o Amorim saia, o que quero é que o gajo deixe de inventar, e que já agora se deixe das suas merdas de “ou vem este jogador ou não vem nenhum”, porque precisamos de reforçar a equipa, temos um mês para o fazer por causa de teimosias, e não podemos estar ad eternum a espera de um jogador só. Arranjem planos alternativos, que é para isso que são pagos…
Infelizmente este nosso clube nunca abre os olhos, porque a motivação às nossas equipas desde à muito não é feita como deve ser.
Basta fazermos um, dois, três joguinhos bons e não há ninguém que lhes diga que tem que ser o normal é obrigatório que o seja.
Por isso, temos destas desilusões, a irresponsabilizacao das pessoas que dirigem, treinam e jogam.
O clube existe pra competir no verdadeiro sentido da palavra, não para passear favoritismos
Mas eu acrescentaria que, no geral, falta a muito jogador uma vontade competitiva de ganhar que qualquer puto do FCPorto tem de sobra…
(quase) Qualquer gajo do FCPorto é competitivo, seja bom tecnicamente ou mediano!
Nós, para encontrar gajos competitivos, a 100%, é uma dificuldade… Basta ver que o Gyokeres é o gajo mais competitivo da equipa, seguido do Hjulmand e do Nuno Santos, e depois é uma dificuldade para se perceber quem vem a seguir, ou se vem alguém… Talvez o Morita também seja competitivo qb… O resto…
Temos aqui 4 gajos, que equilibram com os outros 4 que defendem com os olhos: Geny, Quenda, Pote e Trincão. 4 que dão tudo e 4 que jogam com a bola no pé, de resto “assistem ao jogo sem pagar bilhete”!
Nos dias de hoje ter uma primadona na equipa já é fodido, e aceita-se quando essa primadona pega na bola e resolve jogos sozinho. Ter 4, que raramente resolvem, é a morte de qualquer equipa se jogam em modo primadona os 4 ao mesmo tempo!
Sou o primeiro a reconhecer, que o Sporting neste momento tem mais qualidade individual que o porto, até nos leva ás vezes a pensar que iremos ganhar sem dificuldade, mas de que nos serve isso se depois lá dentro não existe intensidade, compromisso, garra, ou chamem-lhe o que quiserem, para utilizar essa maior qualidade ? a parte preparatória mental, para esta equipa é constantemente mal preparada para os jogos.
O porto, com menos qualidade individual, por duas vezes, ganhou ao Sporting, uma prá taça de Portugal cujo presidente fez o trabalho psicológico que era para ser feito pelo Conceição no balneário, o presidente do Sporting poupou-lhe esse trabalho, a segunda vez agora, em que RA não soube retirar aos jogadores o favoritismo que tinham ( porque entre rivais nunca há favoritismo) e num intervalo do jogo, também não soube por a equipa com os pés na terra, num jogo sempre difícil, para mais vendo RA da garra e humildade que a equipa opositora tinha empregue na primeira parte.
Disse aqui ao intervalo com 3-1 no resultado, o jogo está longe de estar ganho e o porto não vai desistir e não desistiu, mas RA viu isso ? mentalizou ou falou com a equipa nesse pormenor importantíssimo ? a equipa veio jogar recuada, talvez tenha falado sobre estratégia, a estratégia habitual nos portugueses de defender e aproveitar os erros do adversário nas suas costas, mas não falou (penso eu) ou motivou para os segundos 45 minutos. Lógicamente que o porto veio com tudo e o Sporting recuou, parecia com medo e estava a ganhar 3-1.
O disputar metro a metro palmo a palmo era importante, e o porto disputou centímetro a centímetro.
A equipa com mais qualidade e com menos postura perdeu e a com menos qualidade e mais postura ganhou, o desporto é isto. E irá ser a imagem de marca da equipa do porto esta época.
Kova: Fica muito mal na fotografia de três dos quatro golos. No primeiro, podia ter tentado socar a bola (embora arriscasse falta) mas foi apanhado de surpresa. No terceiro, fica a olhar, e no quarto é traído pela trajectória da bola (mas podia ter lá chegado, como tinha chegado minutos antes.) No segundo, é vítima da confusão de centrais à sua frente. 4/10
Quaresma: Exibição dedicada a quem o quer a lateral direito e fala mal do Fresneda e Esgaio. Nenhum desses dois (nem Geny) andaria a jogar às fintas na quina da grande área numa zona onde também anda Galeno, mesmo a pedir para este lhe roubar a bola (o que aconteceu diversas vezes, com os outros elementos da defesa a terem de se esforçar e sair de posição para compensar.) Acaba o jogo a central…ESQUERDO, no lugar do melhor em campo, para a entrada de Fresneda, quando deveria ter sido ele a sair. 4/10
Debast: Teve o seu ‘momento Vinagre’. Há que ver se lhe é dada segunda oportunidade ou se segue o mesmo rumo do ‘outro’ loiro oxigenado. A diferença é que o Vinagre andava no Famalicão e este era titular do Anderlech há várias épocas, pelo que melhor, deve ser… Mas teve um jogo tenebroso após o primeiro erro, o que denota fragilidade mental. Nota ainda para dizer que, num jogo/troféu como este, teria tido muito mais lógica colocar alguém que conhecesse tão bem as especificidades do futebol português e desta rivalidade como os outros dois centrais – ou seja, Diomandé. Erro de ‘casting’ do Amorim NESTE JOGO, mas tem muito tempo para nos calar a todos. 3/10
Inácio: Apresentou a candidatura a patrão da equipa, calando quem diz que não o pode ser por ter apenas 22 anos. Exibição irrepreensível, sem as habituais fífias, sempre a apagar fogos e a corrigir fífias dos outros três, ao lado de Morita. Incompreensível a substituição quando Quaresma ainda lá andava. 8/10
Geny: Já se sabia que à esquerda era pouco influente…mas além de oferecer pouco à parte um ou outro passe ou desequilíbrio, foi perigosamente trapalhão e ‘fuço’, perdendo tantas ou mais bolas quanto o colega do outro lado. Não tínhamos melhor, mas foi outro com uma noite para esquecer. 3/10
Morita: Excelente tanto a terceiro central como a ‘seis’, ajudando Inácio e Hjulmand a tentar colocar serenidade no jogo. Nenhum dos três o conseguiu, mas não foi culpa deles… 7.5/10
Hjulmand: Mais lutador e de ‘choque’ do que Morita, mas teve também acção importante na destruição de jogo. Também não foi por ele que a ‘coisa’ se desmoronou. Foi capitão. 710
Geovany Quenda: Marcou ‘aquele’ golo e tentou desequilibrar, mas passou largos períodos do jogo desaparecido, e também teve várias perdas de bola. Interessante o duelo com o outro ‘puto’, Martim. 6/10.
Trincão: Entrou bem, com bons pormenores. Após o colapso, ‘perdeu-se’ na luta e nas corridas, tentando perceber que posição deveria ocupar no esquema sem nunca o conseguir. Poderia ter ficado em campo mais tempo. 6/10
Pote: Formou com Inácio, Morita e Gyokeres o lote dos mais inconformados. Aproveitou bem a ‘oferenda’ do sueco para deixar a sua marca no jogo, e tentou dinamizar a zona interior direita. 7/10.
Gyokeres: Entrou igual a si mesmo, utilizando a força e velocidade para ‘aterrorizar’ a defesa portista, assistindo dois golos e falhando por pouco outro, num momento que se viria a revelar importante. Depois, desapareceu enquanto perigo efectivo, surgindo apenas numa ou outra movimentação, e escolhendo sempre flectir para a linha por oposição ao remate, numa opção estranha, quase como se lhe tivesse sido pedido para ‘fazer de Paulinho’. O problema é que na área não havia ninguém para quem cruzar nesses momentos… No final, com desespero nos olhos, tentava carregar a equipa para a área, como sempre faz, mas já era demasiado tarde… 6.5/10
SUBS:
Diomandé: Sim, é grande e ‘tosco’, mas a verdade é que a sua entrada acalmou um pouco uma defesa atarantada e histriónica. Deveria ter sido opção de início, pois conhece o adversário e as implicações do troféu. 6/10
Edwards: Entrou para desequilibrar, e fez o expectável, aplicando velocidade e finta curta e imprimindo alguma velocidade e técnica a um jogo cada vez mais ‘trapalhão’. O problema continua a ser a inexplicável incapacidade de fazer a opção correcta no momento de definir, bem espelhada no lance em que não assiste Gyokeres para ganhar posição de remate e, de frente para Diogo Costa e com dois defesas fora do caminho, escolhe então sim passar para o sueco junto à linha – quando Gyokeres já pensara o mesmo que toda a gente e saíra do lance… Ainda assim, foi dos poucos que se viu no prolongamento. 5/10
Bragança: Entrou para tentar dar verticalidade ao jogo do Sporting e cumpriu, embora não tivesse conseguido mudar o rumo dos acontecimentos. 5/10.
Fresneda: Fez o que lhe era pedido, sem grandes erros, mas já era tarde… 5/10
Mateus Fernandes: Muito semelhante a Bragança. Tentou um remate, mas não teve sorte. 5/10.
No geral, a ‘confusão’ táctica, o aparente desnorte de Amorim (que em certos momentos pareceu sabotagem calculada) e algumas exibições de pesadelo no sector defensivo ajudaram a mudar o rumo de uma narrativa que parecia terminada à meia-hora de jogo.
” Quaresma exibição dedicada a quem o quer a lateral “.
Quaresma a lateral disfarça melhor os maus posicionamentos e te melhores descidas pelo corredor e não existe tanto rigor e concentração no posicionamento.
Quaresma, nunca na vida há-de ser um central de pedra e cal no Sporting, nunca, para mais sendo uma cabra tonta.
Não se esqueçam do que o Opinião diz, e assumo, nunca na vida há-de ser um central de pedra e cal no Sporting
Mas se gostam dele, tudo bem.
Eu acho que, estando a lateral, ele achou que devia fazer o que o Geny faz e sair a jogar, etc. Vai daí, rodriguinhos à entrada da área SEMPRE que teve a bola, como os putos a exibirem-se aos colegas no pátio da escola. Só que há sempre quem tente (e consiga) tirar a bola a um ‘fuço’…
Quando se fala de que Quaresma não é sério, acho que também passa por aqui. A Supertaça não é um treino, nem a PlayStation. Há que jogar, e não brincar. Irritou-me imenso essa atitude dele. Nem o Quenda se comportou assim, e tem menos cinco anos – é LITERALMENTE adolescente, LITERALMENTE um puto…coisa que Quaresma tem de deixar de ser. Inácio tem a mesma idade, Debast menos dois anos, Diomandé menos três, mas todos parecem pais dele…
off off topic, para desanuviar: alguém reparou no equipamento técnico do staff dos JO de Paris? É praticamente igual a uma camisola alternativa que tivemos da Macron.
Vou aqui falar e lembrar de um pormenor técnico, dito por mim, antes da chegada de Gyokeres.
Lembram-se ? antes de Gyokeres chegar que eu aqui falei, na forma de jogar da equipa do Sporting, e disse, que Gyokeres tinha características muito boas de finalização simples e práticas mas que quando estivesse um mês ou dois no Sporting essas características podiam ir-se desvanecendo e jogar em pról da equipa e não da finalização simples e prática que Gyokeres tinha na altura ?
Pois bem.
Ontem, Gyokeres teve o 4º golo nos pés em frente ao Diogo Costa, lembram-se desse lance ? E Gyokeres em vez de rematar de primeira que o sabe fazer bem, foi dominar a bola bailou e queria um colega para a poder passar para esse colega finalizar, não apareceu ninguém e o lance foi-se, num lance que era para rematar de primeira e tentar o golo. Até as características de Gyokeres têm sido algo modificadas.
Também vi. Não foi a primeira no jogo. Parecia mais um falso extremo que a referência ofensiva. Pergunto-me se o Gyokeres estará com uma crise de confiança ou concentração, por causa da lesão, ou por estar com a cabeça ente Sporting e Arsenal…
Esse lance, parece-me, ele queria dar apenas um toque para receber a bola e depois rematar. Mas o batatal onde se jogou fez com que recebesse mal a bola, para fora, em vez de no enquadramento da baliza… E depois desse toque já foi tarde
No jogo de ontem só faltou o que eu e muitos temiam, em silêncio: o traquejo do patrão. As boas dinâmicas e a qualidade de jogo continuam lá. Mas como alguém já notou, mudar o patrão da defesa e o redes de uma assentada, parece coisa pouca mas não é.
Debast tem pinta de craque, mas sabendo o que sei hoje, talvez tivesse dado a titularidade a Diomande para este jogo. Precisa de tempo. Já quanto a kova, estou um pouco mais intranquilo. Parece-me um guarda redes-vulgar. E como a alternativa é um gajo com menos qualidade ainda poderemos ter um problema sério por resolver na baliza. Espero estar enganado
As derrotas tem o ponto positivo de nos fazer refletir e corrigir coisas. Espero ter ficado claro que o Sporting não pode ambicionar a nada sério só com Gyokeres. Seja Ioannidis ou outro qualquer, tem de vir alguém. Por favor, que não se cometa o mesmo erro de 21/22.
Sobre o jogo, apesar da forma na verdade mesmo após os 3-0 não estava eufórico pois aquilo foi quase cada tiro cada melro… com o resultado final tb não fico depressivo pois considero que a melhor aquisição foi manter amorim … se a direcção não foder a equipa até final do mês mesmo com poucas soluções poderemos lutar pelos títulos internos e fazer uma razoável campanha europeia.
4 Agosto, 2024 at 9:14
Bom dia. A crónica do que aconteceu ontem à noite será servida durante a próxima madrugada. Já comecei a escrever, mas prefiro arrefecer mais a cabeça com os ares da serra da Freita
4 Agosto, 2024 at 9:31
Bom dia,
aconselho almoço no Pedrogão, para amenizar a coisa.
Perdemos um troféu de forma inexplicável, dando bolas extra ao adversário.
4 Agosto, 2024 at 9:24
“Funcionários do Sporting já tinham acrescentado supertaça no autocarro e tiveram que apagar…. ”
Fds cada vez mais parecidos…
4 Agosto, 2024 at 9:33
Por vezes os foguetes rebentam nas mãos, mas quem aos 25m não previa a nossa 10.
4 Agosto, 2024 at 9:44
Sintomático.
O Sporting acabará finalmente por afastar os maluquinhos das claques e os saloios do Norte e voltará a ser aquilo que realmente quer ser: um clube de merendeiros, compadres dos lampiões.
4 Agosto, 2024 at 11:00
Mesmo…
4 Agosto, 2024 at 9:45
Gostava de entender melhor estás variações táticas apresentadas…
Teria que rever o jogo, mas fdx… : (
A ideia que me deu foi que estávamos muito tempo a jogar em 4-4-2. Mas com jogadores para jogar em 3-4-3.
Ora… Uma coisa evidente para todos, acho eu, é que jogar com 3 centrais é muito diferente de jogar com 2. E jogar com 3 centrais mas 1 deles na verdade é lateral se calhar não é uma decisão muito inteligente. Até porque me parece que os centrais precisam de características pouco diferentes a jogar a 3 ou a 2. E os nossos estão habituados a jogar a 3.
Ontem quem é que controlou a profundidade, quem é que fez as dobras, quem é que definiu a minha do fora de jogo? Seria o central do meio (debast) mas na verdade não houve nenhum central ao meio…
Acho que foi muito por causa desta confusão geral que acabámos por sofrer os golos. (Tirando o primeiro que é oferta do debast e o último que é oferta do kova)
4 Agosto, 2024 at 10:17
Se reparares quem fazia de central era o Morita, a linha de 4 era Inácio encostado à esquerda, Morita, Debast e depois o Quaresma encostado à direita. No meio estava o Morten e o Pote, o Quenda à direita e o Geny á esquerda. Gyo e Trincão na frente.
Tivemos muita dificuldade quando o Porto pressionava, e depois estávamos sempre em desvantagem atrás, é assim que nascem o 2o e 3o golo. O Porto parecia ter sempre muito mais jogadores, o Pote tinha de se desdobrar entre o apoio defensivo e estar na frente para ajudar a marcar golo. O Morita e o Morten não pareciam não saber onde ter de estar, e nunca foram capazes de aliviar uma bola, o Morten então acaba por oferecer 2 golos.
O melhor jogo do Sporting contra o Porto nos últimos 12 meses foi em Alvalade num claro 3-4-3 em que ganhámos por 2-0 mas a vitória nunca esteve em questão. Tivemos bola, fomos claramente superiores, e defensivamente fomos quase perfeitos. A equipa está mais confortável no 3-4-3 e é a única tática que o Amorim sabe de trás para a frente. O 4-4-2 pode funcionar contra equipas pequenas, como no ano passado, mas nunca irá funcionar contra os rivais ou equipas mais fortes. Duvido que ele jogue com esse esquema tático na CL por exemplo.
4 Agosto, 2024 at 10:27
É este tipo de invenções que me fazem imensa confusão. O futebol tem que ser simples. O mais simples possível.
O essencial é rotinas e coordenação. Porque ter um 11 talhado para um 3-4-3 mas depois trocar todos os jogadores de posição para um 4-4-2 bem estranho?
O Inácio em vez de ser central à esquerda passa a ter que fazer o corredor e deixa de colocar passes verticais. O morita em vez de combinar de primeira no meio campo e dar velocidade, passa a ter que organizar o jogo a partir de trás, o trincão em vez de combinar com o quenda na ala passa a ter que andar perdido no campo, daí ter sido uma completa nulidade, o quaresma a fazer o corredor direito também… O pote longe da baliza… Tirou os bonecos todos do sítio. Futebol moderno, perdeu um 3-0.
4 Agosto, 2024 at 10:34
Ele quer sair do 3-4-3 á força, mas depois parece querer integrar a versatilidade e o equilíbrio do 3-4-3 num 4-4-2 sem ter jogadores capazes de o fazer.
Eu pessoalmente não entendo esta necessidade de sair do esquema tático, o Ancelloti anda a mamar títulos há 20 anos sempre em 4-3-3 ou 4-5-1, muda uma ou outra nunce mas há jogos em que dá para olhar para o Real agora e ver o Milan de 2005/06. O Amorim leva 2 anos a tentar criar uma coisa completamente diferente e a única coisa que consegue fazer é uma merda mal amanhada cheia de desequilíbrios. O ano passado minava a ala esquerda que tinha apenas um jogador, este ano mina as duas que estão sempre em completa desvantagem numérica.
4 Agosto, 2024 at 11:03
Se ele quer por um segundo avançado, o RR não fazia melhor figura que o trincão?
E se o pote vem recuar para o meio campo, porque é que não é o morita ou o Bragança a fazer isso?
E se o morita baixa para central, porque é que não é o Inácio a fazer isso?
Mas o Inácio já está na lateral a fazer de geny, que por sua vez está adiantado a tentar fazer de pote…
Esta tática e o que se pede aos jogadores é uma coisa sem sentido nenhum e é por isso que dá a ideia que a partir da vantagem andavam todos perdidos no campo. Principalmente na defesa
4 Agosto, 2024 at 11:06
É como digo, eu acho que ele quer uma tática mais maleável onde toda a gente tenha mais do que uma função, o que ele não percebe é que não tem jogadores para isso.
4 Agosto, 2024 at 11:08
Nem ele, como jogador, iria algum dia ficar confortável com isso…
4 Agosto, 2024 at 17:49
O rr melhor que o Trincão? Paracetamol é o melhor para a febre…..
4 Agosto, 2024 at 17:53
Um é extremo, outro é avançado. Qual é que fará melhor o papel de avançado?
4 Agosto, 2024 at 19:56
No nosso sistema, ou pelo menos no sistema do ano passado?
4 Agosto, 2024 at 9:53
As coisas foram muito más e perdeu-se um troféu que se devia ter ganho, mas como em tudo na vida, o que interessa é o futuro, vamos a ver o que nos reservam as cenas dos próximos capítulos, dentro e fora do campo. O Sporting necessita urgentemente de completar o seu plantel e de fazer as correções devidas de jogo dentro da equipa. É difícil sermos positivos neste momento, mas é na hora da derrota que se vê de que fibra somos feitos e isto é parra todos staff técnico, jogadores, direção e adeptos. O que for soará.
4 Agosto, 2024 at 9:58
Ontem há um lance paradigmático deste Sporting que me leve a não gostar nada do sonso que temos como treinador. Estamos a vencer por tres com o Porto nas cordas, o Quenda está livre com a bola na direita, pode avançar e criar perigo (os gajos do Porto nesta altura tremiam por todos os lados) e temos um treinador e jogadores aos gritos a dizer-lhe para passar a bola para os centrais !?!. Este treinador corta a criatividade dos nossos melhores jogadores, é muito mau no banco e demasiado cauteloso quando se vê a ganhar…o que torna o jogo bastante previsível e monótono. As vezes corre bem, outras como ontem, com equipas melhores, corre mal…
4 Agosto, 2024 at 10:23
Sem dúvida nenhuma.
Depois do 3-0 este rabolho amendoim conseguiu bater mais um recorde. Retirou profundidade, kiki-kaka com fartura, com n passes pro lado e para trás. Depois do 3-2 … É que começou a pensar em substituições…
Fez tudo mal. Não soube, mais uma vez, segurar o resultado… Demonstrou que não sabe ler o jogo … Ficou completamente desorientado… Em suma…
É um indivíduo que se tem em muito maior conta do que aquilo que vale. Presunçoso, disfarçudo, rabolho… Ontem percebeu se perfeitamente que para ele o SCP vencer troféus não é a prioridade. Pior, continua a gozar á força toda com o universo leonino.
Olha da minha parte, ganharam um adversário… Ora vamos lá desenterrar o machado…
RUA CHULOS!!!
4 Agosto, 2024 at 10:38
Já o tinha dito na semana antes do ladrão na época anterior… por muitas voltas que possamos dar, ele é lampião. Será sempre lampião. Por muito profissional que possa ser, é lampião. A sobranceria, a arrogância, a teimosia… é transmitida.
A prova disto tudo é que continuamos a achar que ter jogadores sem vontade e sem carácter é o caminho certo para o clube. Que o Trincão é jogador para a seleção assim como o Pote, que temos melhores jogadores do que os outros porque têm putos da B e o crl…
Esta forma de pensar é exactamente o que o porto procura para este ano. Eles têm uma coisa que nós nunca haveremos de ter porque somos um clube muito heterogéneo: vontade de vencer, garra, raça… parece que temos vergonha.
Vergonha senti eu, no jogo com o Chaves na última época, de ver um jogo numa bancada com gente amorfa, calada, fria, sem vontade… parecia que estava num cinema… e o Sporting são estas pessoas. Pessoas que aplaudem o novo equipamento para tentar abafar os assobios. Pessoas que assobiam a pirotecnia (e que festival voltou a acontecer ontem) porque preferem ter o estádio calado, sem apoio, com LEDs de DJs para puxar pelo público.
Paguei, como pago sempre porque eu não faço parte do grupo dos merendeiros, para estar aqui uma vez mais sem voz. Dei tudo. Há quem não tenha dado e também sei que nunca dará.
Se dessem metade do que demos nas bancadas, nunca na vida teria acontecido o que aconteceu.
Lá está, por alguma razão o benfica leva 5 múltiplas vezes do porto. Porque têm esta atitudezinha que cada vez mais vamos tendo.
4 Agosto, 2024 at 10:20
“Um jogador que falha 10 golos e não desiste continua a tentar sem se esconder tem resiliência poder de encaixe e carácter que é exatamente o que falta a esta equipa….”
Frase tirada de um comentário do TenhamOrgulho, do pós.jogo de ontem.
Isto para mim define o que faltou ontem.
Querer, CARÁCTER…
Tanto bateram no Paulinho, que ontem faltaram, os Paulinho’s em campo…
Inadmissível o que se passou ontem.
1-0 ou 2-0, ainda se “podia” admitir uma reviravolta, afinal o 2-0 é o resultado mais perigoso do futebol.
AGORA 3-0? Um jogo em que entramos mal e fomos eficazes, ou seja, podíamos ganhar “vida”, mas não, aquela exibição na 2º parte e prolongamento, é algo que nunca pensei que acontece-se.
Faltam reforços é óbvio, mas esta merda é mais profunda que reforços.
Tem sido um problema na ERA Amorim, não tem capacidade de gerir em jogos “grandes” a partir do banco.
O que é foi dito no balneário? Não entendo um desleixo em tão poucos minutos.
Erros individuais vão acontecer o ano todo, mas o que se passou ontem, vai além disso.
Perdemos contra uma equipa com Zé Pedro’s, putos vindos da B, com baixas importantes…
Em jogos mata-mata é preciso muito mais, do que ser “regular”.
Central, DE e avançado.
Mas podem vir estes 3, que SE continuam a ter estes facilitismos, vai ser difícil conquistar algo mais.
4 Agosto, 2024 at 10:29
Um ponta de lança que falha 10 golos fáceis não tem lugar no Sporting, por muito carácter que tenha. Isto não é discutível.
4 Agosto, 2024 at 10:36
O ano passado carregou bem em MUITOS jogos difíceis.
Para mim nem é discutível, que jogadores como o Paulinho fazem falta no plantel.
E espero bem não vir chorar essa falta durante o ano.
O que passou ontem, vai além de táticas ou reforços.
4 Agosto, 2024 at 12:42
Claro que entre ter um Paulinho que tem e teve a sua utilidade e não haver rigorosamente ninguém…
Saem 3 centrais, um deles fulcral em varios aspectos e entra 1 com potencial e apenas 20 anos…
Sai Adán porque Israel não tem nível para o Sporting e afinal vem um pior…
Planeamento e scouting de merda. Não há milagres.
4 Agosto, 2024 at 20:12
Esquece nem sequer é por mal, é muito football manager e pouco balneário, nem fazem a mínima ideia do que é que faz uma grande equipa, nem ao verem o caso do PSG que falha estrondosamente o acesso á final da CL ano após ano embora tenham um plantel que é só craques…
Eu aprendi essa lição muito cedo, com o xico o “quebra retretes” (nem perguntem) era eu um puto cagão no 10 ano de desporto, federado de judo e natação bom a andebol safava-me em futebol e depois havia lá um gajo todo dinãmico, dois anos mais velho que embora nem de perto fosse o nosso melhor jogador, era a “cola” da nossa equipa, o que nos acalmava, organizava e quando as coisas corriam mal era o primeiro a dar o exemplo e ir pra cima deles, muitos jogos ganhamos por causa dele, muitas eliminatórias dos torneios de verão de futebol de salão (pois, sou cota sim) passamos por causa dele…
E em várias equipas, de várias modalidades, por aonde passei, aconteceram situações parecidas ou iguais e isso põe um gajo a pensar ou não?
Ontem tive vergonha da nossa equipa (o que é muito raro) não por terem perdido, mas pela forma como perderam e sim acredito firmemente que com o Paulinho e o Neto, mesmo que estivessem no banco aquilo nunca teria acontecido, nunca…Porque com eles nunca aconteceu e isso são factos, o resto é o pessoal a falar e a frustração também que aliás eu também sinto e por isso mesmo vou fazer um intervalo e desligar um bocadinho porque esta equipa (ainda) não merece o meu respeito e dedicação, vou aos jogos de Alvalade porque tenho GB, falo lá com o pessoal e depois desligo de tudo, até estes gajos merecerem o meu empenho!!!
SL
4 Agosto, 2024 at 20:35
Perdias na mesma, aconteceu futebol….
Na segunda parte, estavamos mais perto do 4-1, do que o 3-2.
Agora, quando o Porto faz 4-3, pouco mais se jogou…e nós temos vergonha? de fazer o mesmo….
Fora do contexto, não acredito que Kovacevic e Debast só valham o que mostraram ontem….
4 Agosto, 2024 at 10:39
Ainda estou para ver o que é que o Paulinho podia dar à equipa que a equipa não teve ontem. Não tem velocidade, não sabe defender, tem 1 posição em campo, não tem técnica para agarrar na bola e transportar, não tem jogo aéreo, não finaliza bem.
Esta falácia de que perdemos porque o Paulinho ou o Coates saíram, principalmente o Paulinho ultrapassa-me. O Sporting chega ao 3-0 quase sem saber como, depois a coisa apertou a tática mostrou ser uma merda, e o Amorim mostrou andar aos papeis. A culpa começa e acaba no gajo que partiu para a Supertaça a tentar inventar um sistema de jogo e nuances táticas que retiram qualidade aos jogadores.
4 Agosto, 2024 at 10:48
O Paulinho tinha uma coisa que ontem faltou garra e caracter, comia a relva.
Ontem existiu um facilitismo enorme de todos.
Escrever sobre tácticas com 3-0, para mim nem faz sentido.
Mas cada um tem a sua opinião.
4 Agosto, 2024 at 10:55
Eu não sei o que é que o Paulinho comia, mas não o tornava um bom jogador. Muito menos um jogador suficientemente bom para vestir a verde e branca.
O Paulinho, em 80% das vezes que pisou o campo com a nossa camisola vestida, prejudicou mais a equipa do que ajudou.
4 Agosto, 2024 at 10:58
É isso.
Continuem a discutir tácticas.
Futebol é muito mais que 4-3-3, ou não?
Ontem estamos com 3-0 e o treinador junto com os jogadores, conseguem levar este jogo para 4-3.
4 Agosto, 2024 at 11:05
Mas se tivéssemos o Paulinho em campo ou o neto no banco o treinador já não ia por os pés pelas mãos e foder a equipa toda e o jogo…
Se calhar é dar o lugar de treinador ao Paulinho ou ao neto…
4 Agosto, 2024 at 11:12
Se tiveres jogadores com qualidade juntando com o carácter/garra de um Paulinho, nunca perdes um jogo destes.
4 Agosto, 2024 at 11:11
O Paulinho não tem capacidade de agarrar meter a equipa ás costas e mostrar o caminho. Nunca teve, aliás nos 4 anos do Sporting o que o Paulinho fez foi sempre o contrário, sempre que a equipa precisou dele, que ele assumisse o jogo e marcasse 1 golo a cada duas oportunidades ele nunca lá esteve. A malta sofrer de nostalgia pelo Paulinho é algo que não faz sentido.
Quando o sistema tático cria buracos como criou ontem e adiciona um peso extra aos jogadores que deixam de poder errar claro que se tem de falar de tática, porque o maior culpado de ontem foi o homem que se recusou a fazer substituições e ajustes táticos.
4 Agosto, 2024 at 11:16
Eu tou a sofrer por ver 11 jogadores mais o treinador, num jogo com 3-0, conseguem, perder ainda 4-3.
O que é falhou naquelas cabeçinhas?
4 Agosto, 2024 at 12:30
Liderança. Responsabilidade. Querer. Ambição. Vontade. Garra. Estofo. Respeito.
Liderança: dentro de campo é inexistente. O Huljmand ainda não tem ascendente sobre o grupo como tinham Coates ou Neto. O esgaio é uma figura nula.
Responsabilidade: amanhã é outro dia. Não se dá a cara pelos os erros de ontem. O sentido de Responsabilidade normalmente parte de cada um de nós. Quando não a têm, acaba por dar merda mais cedo ou mais tarde. Só é perdoável se após um erro crasso, se faça de tudo para remediar.
Querer: esta é evidente. Há jogadores que não têm querer. Acham que já são melhores por jogarem no “campeão”. Quando não somos exigentes com nós mesmos, não atingimos qualquer objetivo.
Ambição: por acharem que já alcançaram o suficiente, já nada os motiva.
Vontade e garra: dois conceitos que andam de mãos dadas. Auto-explicativos.
Estofo: é consequência da vontade e da garra. A experiência ajuda, mais que não seja para exigir aos outros o mesmo nível de garra, vontade, ambição, responsabilidade e querer.
Respeito: o Sporting não tem respeito pelos seus adeptos. Esta relação que deveria vir de cima, ou seja, o clube ser o elo de ligação, o veículo da relação entre adeptos e jogadores, não existe. Este respeito existe nos desportos em que o atletas ignoram completamente a vontade da direção e se aproximam dos adeptos por decisão própria. No futebol há um gatekeep entre nós e os jogadores e como tal a ligação é ténue. É ocasional. É quando lhes corre bem, a eles jogadores de futebol. Os adeptos são do Sporting, mas o Sporting não quer saber dos seus adeptos.
Mudando isto, acho que os jogadores entenderão finalmente o que é ter respeito pelo clube que representam.
Ganhar não é o suficiente. É preciso mais. Eu não ambiciono o respeito dos outros clubes ou adeptos, só quero o respeito dos meus pares. E esse não existe.
4 Agosto, 2024 at 12:40
Muito bem.
Infelizmente, não há NET em Boston e os J’s desta vida estão escondidos nalguma gruta…
4 Agosto, 2024 at 12:52
Tudo isso!
4 Agosto, 2024 at 13:36
Não discordo, mas o Paulinho não dá nada disso. Já para não falar que 90% disso devia de vir do banco e não veio. O Amorim tem muitos jogos assim, em que a coisa começa a correr mal e ele nada na maionese
4 Agosto, 2024 at 14:46
Eu sempre disse: o paulinho tem uma personalidade de merda dentro de campo. Quezilento, algumas fitas, reclama, bastantes vezes não se sacrificava para não se cansar muito.
No entanto, tinha ascendente sobre o grupo e acredito que era um gajo que motivava os colegas. Mais que não seja por falhar tanto e estes o quererem ajudar a levantar-se após as críticas. Neste sentido acho que perderam um propósito.
O que eles ainda não entenderam é que esta merda não pode acontecer, não podemos ter pernetas no grupo que nos motivem a ajudar e unir os esforços.
Eles têm de fazer isso pelo clube que representam e num mundo ideal (não no nosso, mundo Sporting), quem faz pelo clube, faz necessariamente pelos adeptos. Há uma quebra aqui… não há uma ligação umbilical clube+adeptos.
Mais do que tática ou técnica, quero é ver os jogadores a darem tudo em campo, quero ver os jogadores com raça e coragem, sem medo do choque, sem medo de serem feliz. E não são nada disto. Já no ano passado, raramente o foram. Quando foram sentia que estava mesmo realizado.
4 Agosto, 2024 at 12:43
Epa… dsc la mas nao comia assim tanto a relva 🙂 era bem mole
4 Agosto, 2024 at 12:50
Se não comia é porque não queria. Qualquer encosto estava deitado no relvado…
4 Agosto, 2024 at 12:55
Aquela frase de “o Paulinho deixava sempre tudo em campo” era pejorativa para o Paulinho, não era um elogio. Ele raramente tinha alguma coisa para dar em campo.
4 Agosto, 2024 at 11:12
Fdx Stalley, finalmente estou de acordo contigo!!
4 Agosto, 2024 at 11:15
Mas concordo mais com o Fix!
4 Agosto, 2024 at 11:21
Epa até que enfim que vês o que está a vista de toda a gente já há muito tempo, e que por vezes é abafado pelos resultados.
Confesso que achei que fosses dizer, como de costume, que tinha sido só “azar”…
4 Agosto, 2024 at 11:24
fomos para intervalo com o resultado mais perigoso do futebol ainda assim – diferença de 2 golos.
Mas é como dizes, faltou carácter à equipa e faltou Coates/Nuno Santos e Paulinho mesmo tendo apenas 2 golos de diferença ao intervalo.
Das duas uma ou se defendia com unhas e dentes essa diferença de 2 colocando um Palhinha (temos algum jogador com estas caracteristicas?!) à frente da defesa na segunda parte ou então entrava ou central para jogar com 3 fixos atrás.
Que tenham aprendido a lição.
4 Agosto, 2024 at 11:55
Por alguma razão só o West Ham queria contratar Amorim…
4 Agosto, 2024 at 13:39
Acredito piamente que o Liverpool o quisesse. Mas também do que ouvi o Amorim chegou lá e pediu 10M e o Arne Slot fez uma grande época e recebe metade…
4 Agosto, 2024 at 14:04
Claro.
4 Agosto, 2024 at 14:14
Este comentário nem parece teu, ou de alguém que mete o Amorim no pico do Everest…
“AGORA 3-0? Um jogo em que entramos mal e fomos eficazes, ou seja, podíamos ganhar “vida”, mas não, aquela exibição na 2º parte e prolongamento, é algo que nunca pensei que acontece-se.
Faltam reforços é óbvio, mas esta merda é mais profunda que reforços.
Tem sido um problema na ERA Amorim, não tem capacidade de gerir em jogos “grandes” a partir do banco.
O que é foi dito no balneário? Não entendo um desleixo em tão poucos minutos.
Erros individuais vão acontecer o ano todo, mas o que se passou ontem, vai além disso.”
Então o Amorim agora não tem capacidade de gerir os jogos do banco?
Isso é o que alguns aqui apontam desde sempre e que tu refutavas.
Lá está, “as opiniões são como as vaginas e quem quiser dá-las, dá-las!” O fodido é que o tempo traz sempre a verdade à superfície, nem que demore – o que nem é o caso!
No resto, e até nisto, concordo contigo!
Ou tu concordas comigo e com muita gente aqui na Tasca, finalmente!
4 Agosto, 2024 at 10:29
Eu tenho sérias dúvidas que este rabolho amendoim, depois de sair do SCP, alguma vez aufira sequer metade daquilo que o SCP lhe paga por época.
Ontem, mesmo prós cépticos e rabolho amendoim lovers, ficou bem patente a valente merda que é este treinador…
RUA CHULO!
4 Agosto, 2024 at 10:32
Isto é dito por Duarte Gomes ex árbitro e lampião dos pés à cabeça, no jornal A Bola
64′ Os lances de “fora de jogo por interferência” são sempre subjetivos e de interpretação muito difícil. É importante que isso fique bastante claro. Dito isto, segundo golo do FC Porto: Martim Fernandes, em posição de fora de jogo, deslocou-se na direção de Catamo e entrou deliberadamente em contacto físico com ele, desequilibrando-o (quase caíu) e impedindo-o de tentar disputar o lance com Gonçalo Borges. Na minha opinião essa ação podia ser analisada de duas formas: com punição por fora de jogo (ainda que Borges não tenha passado a bola mas tocado-a para si mesmo, o impacto em quem a poderia disputar foi claro) ou até com falta atacante via lei 12 (pelo bloqueio físico evidente de um jogador sobre outro). Certo, certo é que o golo não devia ter sido validado.
Os apitadores têm sempre um critério, ser contra o Sporting.
Em Alvalade no jogo com o Porto, marcam uma falta em que viram o Quaresma tocar num jogador do Porto e depois foi centrar e deu o segundo golo
Aqui o jogador do Porto está fora de jogo atropela o nosso jogador e não se passa nada. Enfim , temos que jogar mais e ser contra tudo e todos
4 Agosto, 2024 at 11:24
Nem se atrevam a falar do árbitro num jogo que estamos a ganhar 3-0 aos 25 minutos e perdemos 3-4…
Não pode haver deculpas
4 Agosto, 2024 at 12:13
Logicamente, mas também foi conjuntamente com tudo o que aqui foi dito e está a ser bem debatido um facto do jogo. O segundo golo que teve grande interferência no jogo devia ter sido anulado
4 Agosto, 2024 at 10:34
Estive ontem no estádio a ver o jogo e ainda estou aziado. Com este plantel não vamos lá, faltam pelo menos três reforços e o campeonato está aí á porta.
4 Agosto, 2024 at 10:37
Eu continuo com a ideia de sempre. Gyokeres disfarça tanta tanta coisa.
4 Agosto, 2024 at 11:59
É que não tenhas quaisquer dúvidas…
Ontem enquanto teve pernas foram “só” duas assistencias…
4 Agosto, 2024 at 10:42
Piores em campo: Trincão Geny e Morten. Trincão passou completamente ao lado do jogo (culpa do treinador); Geny não fez uma (estava sempre em inferioridade por culpa do treinador, mas foi daqueles jogos em que estava demasiado trapalhão); Morten ofereceu 2 golos.
4 Agosto, 2024 at 10:44
Enkova e Deubast têm de melhorar… mas faltou o Seba para mandar dois gritos…
Temos puto para a fazer época incrivel mas num dos golos devia ter fechado melhor
4 Agosto, 2024 at 10:45
Tou pior do que estragado. Fdx.
4 Agosto, 2024 at 11:06
Vergonhoso!
Quando podíamos ter mais um título e um rival directo ainda com mais dúvidas…conseguimos fazer tudo mal.Incrivel como estamos sempre a fazê lo! É o nosso ADN.
Quando devíamos ter um plantel com mais opções, temos um cheio de dúvidas. Não acredito que a direção não soubesse da saída de Coates há algum tempo, e por isso a sua não “substituição” é de amadores.
E começar uma época com um único PL, tendo este sido operado há 1 mês e com 2 semanas de treino é só ridículo. Amorim acha que ele vai resolver os 50 jogos da época??
4 Agosto, 2024 at 11:15
Ah…e continuem a acreditar em Trincoes!!
4 Agosto, 2024 at 11:09
Para ter um guarda redes destes preferia mil vezes ter lá o Calai. Não só é melhor, como se errar pelo menos foi formado por nós e é bem jovem.
4 Agosto, 2024 at 11:13
Verdade!
Aquele 4 golo é patético!!
4 Agosto, 2024 at 11:27
Isto também é típico nosso, é o terror, o desastre…
O homem tem um frango, já fica marcado.
Também não gostei nada do que vi ontem depois do 3-0, mas vamos dar tempo aos reforços, onde espero que cheguem mais 2 ou 3.
4 Agosto, 2024 at 11:46
Depois avisa aí quando o tempo acabar…
Parece que o do Paulinho acabou este ano.
Z
4 Agosto, 2024 at 12:04
Para mim não tem a ver “só” com o lance do 4 golo.
Ainda não vi nada dele a não ser “pinta”.
Teve uma boa defesa ontem mas todas as outras defesas que fez neste jogo e em outros eram defesas relativamente fáceis.
O Israel por exemplo nos jogos que fez no ano passado manteve-nos em jogo várias vezes com defesas quase impossíveis. Só contra o DiMaria foram 3 ou 4… Ya, se calhar joga pior com os pés que este, mas a primeira função de um redes TEM DE SER defender. Para jogar bem com os pés estão mais dez gajos em campo…
Esta merda não é rocket science, nem fisica quantica…
4 Agosto, 2024 at 12:12
Mas o Israel também já custou pontos. Fez algumas boas defesas por instinto, mas dá 0 confiança à defesa.
Este é confiançudo pa crl! Mas se vai continuar a ir buscar lá dentro bolas destas depressa perde o lugar…
4 Agosto, 2024 at 12:33
Prefiro um gajo que cometa erros mas que trabalhe como o Israel, do que este pintas, que me parece que só tem mesmo a pinta.
4 Agosto, 2024 at 11:53
Sobre o redes acho que ontem já tinha escrito qualquer coisa… Não foi pelo lance do golo…Acho que o ressalto é suficiente para o trair… e claro como a bola entra no unico buraquilnho possivel…parece frango… Se defendesse já era uma grande defesa…
Mas do resto que vi, não gostei nada, e é-me dificil explicar, mas ali quauquer coisa que não bete muito certo. Isto para nem entrar na discussão de que com este sistema de jogo ridicul (que muitas vezes penalizou o Adán) o nosso GR tem que ser mesmo muito bom com os pés… Este não é esse tipo de GR… Claro que para o Rubão isso não interssa uma piça… Não é ele que se adapta aos jogadores que tem…São os jogadores que se adaptam ao seu sistema se sonho.
Z
4 Agosto, 2024 at 11:59
É frango pá… A bola vem bem devagar, sem força, vem mesmo para o sitio onde ele está e ele está apenas 1 passo à frente da linha de golo. Tem 1.93m, ou o que é. Só tinha que dar um passo atrás e saltar para agarrar a bola. Assim ficou estático, saltou e nem chegou à trave, onde a bola passou (entre o braço dele e a trave)
4 Agosto, 2024 at 12:07
É um peru de todo o tamanho…acho que é daqueles golos sofridos que define um GR. A bola vem devagar, o gajo está quase em cima da baliza e em qq momento mexe os pés para ajustar ao lance…sem desculpas!!
Para mim está apresentado! Assuma o erro e siga
4 Agosto, 2024 at 12:14
Pronto opiniões…
Z
4 Agosto, 2024 at 11:27
Cuidado com as opiniões definitivas. É um jogo difícil de avaliar: fizemos merda da grossa mas também chegámos a 3-0 com o FCP.
É importante perceber (e o Amorim tem de ser o primeiro a perceber) que o que aconteceu ontem é muito grave (não tão grave como o 3-6 do Queiroz ou o 1-3 do Peseiro mas anda lá perto) e é histórico pelos piores motivos.
O Porto jogou sem Pêpê, Evanilson e Conceição! Imaginem o Sporting sem o Pote e sem o Gyokeres.
Temos um problema na baliza: contratámos um guarda-redes que comete erros técnicos básicos.
Debast tem qualidades raras para a idade, mas vai aprender on the job.
Nos últimos jogos grandes, a equipa tremeu sempre: ontem, com o Porto 2-2 no Dragão e com o Benfica 2-1 no jogo do título e na segunda mão da taça (em que fomos engolidos durante largos períodos).
Finalmente, a questão dos reforços: mais uma vez, a turma do malhão é que tinha razão. É gritante que faltam pelos 3 jogadores: um ala esquerdo, um atacante, um central.
4 Agosto, 2024 at 11:32
Bom dia…
Estou estupido da vida… Afinal não era gozo do TenhamOrgulho… há pessoal que acha MESMO que com o Paulinho tinhamos ganho o jogo. Há pessoal que acha que ele marcou o numero de golos suficiente para justificar a sua contratação milionária, quando qualquer avançado do Sporting se arrisca obviamente a marcar muitos golos… Olhem O Quenda estava lá dentro ontem e marcou… Só para dar um exemplo..
O Paulinho foi das maiores merdas que aconteceram ao Sporting pelo custo de oportunidade que representou durante 4 anos! Só com a chegada o Gyokeres é que realmente voltámos a ser minimamente competitivos (para consumo interno). O valor enterrado nesse monte de merda impediu-nos (e em conjugação com a teimosia do Rubão – obrigou-nos) a jogar coxos no ataque durante 3 anos!
Obviamente que o problema ontém não foi a falta do Paulinho mas sim a puta de confusão que este sistema gerou… Onde mais uma vez as saidas de bola atrás funcionaram ainda pior do que antes (épocas anteriores)… A bola praticamente não chegava jogável à frente, quantas vezes vimos o Geny sozinho com metro e metros livres e sem podermos aproeitar? Alguém percebeu qual era o papel do Trincão ? Depois dizem mal dele e o caralho… Mas a bola chegava-lhe aos pés?!
Continuem a bater palminhas!
Z
4 Agosto, 2024 at 11:36
O Paulinho seria útil como suplente.
E sim, quem faz 40 jogos por ano pelo Sporting vai sempre marcar golos. Até o Tiuí nos deu uma Taça de Portugal e uma vez vi um sul americano a marcar 4 super golos ao Nacional da Madeira!
4 Agosto, 2024 at 11:44
O RR se tivesse tido o lugar do Paulinho nestes últimos 4 anos, tenho a certeza que não tinha feito pior. Com a agravante que não custou o que o Paulinho custou, nem em transferência nem em salários, é muito mais novo, tem margem de progressão.
Não só o RR. O Pedro Mendes, o Pedro Marques… Qualquer um faria no mínimo dos mínimos igualmente mau ao que fez o Paulinho. “E se corre bem?” com os putos tínhamos mais possibilidades de fazer mais vedas altas que permitiriam colmatar falhas gritantes no plantel. (Ala esquerdo é urgente!)
4 Agosto, 2024 at 11:45
O Tiago Tomás, que saiu por causa dele…
Z
4 Agosto, 2024 at 11:44
Tens toda a razão, mas nuca viste ninguém defender de forma tão doentia o Tiuí e o Bueno… Além de que mais uma vez se falarmos em custo de oportunidade…
Z
4 Agosto, 2024 at 11:52
Sim, eu sei. E ter o Amorim a dizer que o Paulinho era criticado por ter vindo do Braga. Eu concordo contigo. Fiz as pazes com isso depois do título e da festa do título. Acho que é importante ter figuras como o Paulinho e o Neto no plantel, agora, obviamente, o Paulinho nunca seria um titular do Sporting, muito menos por 20 e tal milhões de euros.
4 Agosto, 2024 at 12:17
Muita gente já se esqueceu, o que faz um título, que a direcção de BILTRES continua refém de um treinador.
Faça a merda que fizer… Lá está ele, sorridente, a inventar desculpas… Acho curioso é o falar na 3@ pessoa sobre os problemas da equipa como se ele, o rabolho amendoim, não tivesse qualquer tipo de responsabilidade.
São tácticas …
4 Agosto, 2024 at 11:50
O Debast vai ser aproveitável.
Não tenham dúvidas, ontem não lhe saiu bem o jogo, até porque andou ali em indefinições de lugar com Quaresma, uma vezes estava um ao meio, outras vezes estava o outro, esta também não percebi.
Quem não me enche mesmo as medidas é Kovacevic, para me dar a volta à opinião que tenho agora dele, vai ter que dar muito ao chinelo. Não lhe consigo encontrar alguma coisa boa. Maximiano não queres vir pra cá? Ou o Rui Silva também não ? Um deles dava um jeitao.
Mas RA ,deve ser mais um que não vai deixar cair. E depois, quem cai somos nós.
4 Agosto, 2024 at 11:59
É que Kovacevic à dias teve um senão numa saída a um erro do Diamonde que me tinha deixado com a pulga atrás da orelha, mas fechei os olhos.
Passados uns dias, ontem fez o que fez, ainda por cima num lance fácil para um g.r. normal, para mais com ele com altura grande e sofrer um golo perto da trave por cima dele. Em poucos dias duas, para não falar em ter poucos reflexos nalguns lances de ontem, houve uma que seguiu a bola com os olhos, vá lá que foi ao lado, nem esboçou a tentativa de lá ir.
Um g.r. bom DÁ PONTOS, como se costuma dizer.
4 Agosto, 2024 at 11:55
Mamámos 4 golos do FC Porto depois de termos metido 3
E os indefectíveis estão a chorar pelo Paulinho
Para quê? Guarda-redes?
Não me gozem…
4 Agosto, 2024 at 12:06
Como não Amar?!
🙂
Z
4 Agosto, 2024 at 12:19
E a táctica?!?
Os Amorim lovers papam tudo…
4 Agosto, 2024 at 12:00
Ontem não vi o jogo estava numa festa, por isso não vou comentar o jogo em si, mas dizer que este resultado já era esperado por mim.
Ganha a equipa que mais quer ganhar, que mais precisa de ganhar, especialmente quando tem do outro lado um clube de gente sem grande ambição, cheio de basofia e descontração, que vive da vitória e da glória passada em vez de se focar na próxima vitória que é a mais importante.
Enquanto está atitude não for corrigida, vamos continuar com os “azares” e a treta do Karma e do destino.
Vi por aqui na tasca, o reflexo do que essa atitude do clube, frases do género, o Porto está fraco, eles não jogam nada, temos os melhores centrais a jogar em Portugal (um deles até chegou há 3 semanas), Diamonde vale 80M, o Hjul 90M, Gyo 120M, etc, são todos os maiores do mundo, ao melhor estilo lampião da basofia e do heliocentrismo, achamque o mundo gira à volta do Sporting, quando 99% das pessoas que seguem futebol no mundo nem sequer seguem a liga portuguesa que é uma belíssima merda.
Para terminar digo só, que parece não haver qualquer noção da exigência desta época que aí vem, que tem tudo para causar muitos dissabores em vez de ser uma época de oportunidade e afirmação. Esta preparação e planeamento são de um amadorismo gritante, desde a direção até ao treinador.
4 Agosto, 2024 at 12:06
Pá, perdemos contra uma equipa que tem na defesa nada mais nada menos que nomes como zé pedro, Martim, Octávio e João Mário.
E que para agitar o jogo mete o Vasco.
Não me fodam. Este jogo era para fazer aquilo que sabemos fazer e golear um rival que está a passar mal por todas as condicionantes fora do campo.
Numa situação análoga, há uns anos com o keizerball depois do episódio da academia fomos jogar contra um rival direto e levámos 5.
Perdemos este jogo por completa incompetência nossa. Este porto é uma nulidade. Não tem equipa para lutar pelo título. Nós devíamos ter
4 Agosto, 2024 at 12:11
Eu não discordo que é um FCP desfalcado e sem grandes estrelas, mas olhar para a final e dizer que vamos jogar contra uma equipa fraca é o primeiro passo para perder. Vencer é principalmente uma questão de atitude e foco, antes do jogo o adversário nunca deve ser visto como fraco.
4 Agosto, 2024 at 12:17
Eu percebo o que dizes. Mas não deixa de ser um bocado tanga. Temos que ser competentes e fazer o nosso trabalho em todos os jogos e todos os jogos são para ganhar, independentemente de ser este porto, o estrela da amadora ou o Chelsea. Claro que depois isto traduz-se em o treinador montar a equipa e escolher determinados jogadores para fazer determinadas funções, de acordo com o que o adversário apresenta.
Agora, dizer que entrámos em campo a acharmos que éramos os maiores e foi por isso que perdemos, não me parece de todo uma razão plausível.
Sim, somos melhores que este porto. Em todas as posições.
E sim, este porto é fraco. Já o ano passado era, ou não ficariam a 20+ pontos do primeiro lugar (que curiosamente fomos nós). E não se reforçaram.
4 Agosto, 2024 at 12:30
“Agora, dizer que entrámos em campo a acharmos que éramos os maiores e foi por isso que perdemos, não me parece de todo uma razão plausível.”
Eu digo de outra forma.
Entraste em campo a ser pressionado. Não levaste logo um golo de chapelada numa cagada do Debast, porque o gajo do Porto tirou mal as medidas à baliza.
De seguida marcas 2 golos nas primeiras duas oportunidades, e consegues criar mais oportunidades até fazer o terceiro. A partir daí achámos sim que eramos os maiores, e foi por isso que perdemos.
Ah, e os gajos da bancada que mandaram foguetes e fumos a meio da primeira parte bem os podem meter na peida. Anos deste clube e nao aprendem absolutamente nada…
4 Agosto, 2024 at 14:52
No fundo, demos uma de Portugal na final do Euro 2004 – e deu no mesmo…
4 Agosto, 2024 at 12:22
Cuidado que Amorim disse após o jogo que Debast esteve bem e é craque.
Agora terá terapia de grupo para limpar a cabeça e para a semana já será jogador para 100M.
Provavelmente até já teremos hoje ofertas do City ou do Real…
4 Agosto, 2024 at 12:23
Mas verdade seja dita que Diomandè não é muito melhor.
Muito vamos chorar Coates que já veio dizer que não poderia recusar a oportunidade de acabar a carreira no Uruguai, no clube do coração…
4 Agosto, 2024 at 14:50
O Debast jogou muito melhor que o Diomande. A malta fixou-se no golo, mas o Debast tem lá 3 cortes muito importantes e de qualidade, e a sair a jogar é muito melhor que o Diomande. O Diomande em 10min estava amarelado e pronto para ir para a rua, já para não falar do facto de que não ganhou um lance.
Lá está, eu acho que num 3-4-3 só tínhamos a ganhar porque tanto o Debast como o Inácio têm muita qualidade no passe, principalmente naquele vertical. Agora, há que perceber que o gajo tem 20anos, e o primeiro jogo oficial dele na liga é contra o rival.
4 Agosto, 2024 at 14:53
Por isso mesmo devia ter jogado de início o Diomandé, que sabe o que é um derby e o que é uma Supertaça, e o clima destes jogos, etc.
4 Agosto, 2024 at 20:20
Sabe? Se era para entrar como entrou ontem, com muitos erros num curto espaço de tempo e quezilento o melhor foi ter jogado os 20min que jogou.
4 Agosto, 2024 at 12:45
Outra vez de acordo, caro Rodrigo. Mas enfim nós é que somos do contra. Penso que estamos no momento de pensar se queremos repetir o Verão de 2022/2023, em que perdemos tudo.. antes de a época começar. Se é esse o objectivo, estamos no bom caminho.
4 Agosto, 2024 at 12:18
Um Clube que apanha-se a vencer uma final por 3-0 aos 30 minutos, contra outra equipa sem os seus principais jogadores e em que nenhum presente teria lugar na nossa equipa com exceção do guarda-redes (que ainda assim mamou todas as que foram para lá), e que chega ao final do jogo a perder o título e a sentir a falta de um jogador como Paulinho, pode fechar já esta época e começar a preparar a próxima.
Venha de lá 2025/2026…
4 Agosto, 2024 at 12:22
Ou o treinador muda muita coisa para abordar os próximos jogos ou o mais certo é estarmos a lutar por mais um quarto lugar.
4 Agosto, 2024 at 14:55
O pessoal aqui anos a suspirar pelo Iván Jaime e Fran Navarro, e agora não têm lugar…
Eu acho que o Nico González até teria…e talvez o Galeno. Quanto ao resto, concordo.
4 Agosto, 2024 at 12:23
Bom(?) dia.
O Ruben diz que “ha jogos que nao têm explicacao”.
Estava a espera que a explicacao do Stalley fosse “azar” como tem sido hábito. Felizmente que desta vez viu bem o que aconteceu em campo.
O J. já sei que a explicacao dele é que a “turma do malhão” não apoia o suficiente.
A minha explicação é mais simples: uma equipa quis vencer, outra achou que já estava ganho e que era só “controlar”. E essa postura começa no treinador. Um treinador faz alterações para refrescar a equipa e para ir a procura do resultado, o outro faz a primeira alteracao aos 82 minutos já com o Porto completamente por cima no jogo.
Nao vou aqui comentar táticas, há quem saiba mais do que eu para isso, agora há um conjunto de coisas para mim que são claras, e que algumas não são de agora.
– É rarissimo o Sporting ter mentalidade competitiva a sério em jogos grandes. Contem lá desde que o Amorim cá está, quantos jogos grandes já estivemos a vencer, alguns até por dois golos ou mais, e que acabámos por nao vencer. Se fosse uma ou outra vez eu diria que seria azar. Infelizmente é um padrão, é recorrente. Pensava que tivessemos virado de vez essa pagina com o 2-0 ao porto no ano passado em Alvalade, e depois com os jogos contra o Benfica. Não virámos, voltámos ao mesmo.
– Trincao, nem tenho palavras. 82 minutos em campo de uma absoluta nulidade. Praticamente jogamos com menos um jogador. A culpa nao é dele, é de quem o deixa lá os 82 minutos.
– A equipa dá o estoiro fisico aos 60 minutos, e o treinador nada faz. Leva duas batatas do Porto, e depois de dar o estoiro fisico da o estoiro mental. O treinador, nada. Só aos 82 minutos é que pensa em mudar algo.
– Esta equipa é completamente dependente do Gyokeres. Tire-se o Gyokeres, e é de uma falta de mentalidade e mediocridade absurda. É rezar a todos os santinhos para que nao se vá embora ou que nao se lesione.
– Os reforços, aparentam ser uma bela merda, sinceramente. Não vi nada do Debast que me enchesse o olho, muito pelo contrário: vi duas casas, uma que ia dando golo logo no inicio, e uma que deu mesmo golo. O redes, nem sei que dizer daquele golo sofrido, parece que perdeu a noção de onde estava a bola. Prefiro fazer a época toda com o Israel a titular.
– Sem ser Gyokeres, Morten, e Nuno Santos, poucos jogadores há com mentalidade para vencer jogos destes.
– Precisamos MESMO de reforçar o ataque.
Finalmente uma palavra para o Quenda. Gostei muito do que vi. Foi pena a equipa e treinador, com a sua atitude competitiva de merda, especialmente na segunda parte, ter estragado aquela que seria uma historia muito bonita, que era a estreia com um golo.
4 Agosto, 2024 at 12:32
Segundo o Sporting Táctico no Twitter, são 15 jogos com o Porto com Amorim e só 2 vitórias para nós.
4 Agosto, 2024 at 12:35
E desses 15 estiveste a ganhar bastantes…
4 Agosto, 2024 at 12:39
Os jogos com o Benfica no ano passado também mostraram largos períodos do jogo em que trememos inexplicavelmente.
4 Agosto, 2024 at 14:09
Nos jogos do Amorim como treinador contra o Benfica:
12 J, 5V, 3E, 4D
Dos 7 jogos que não ganhamos, em 4 estivemos a frente do marcador. Num deles por 2 golos de vantagem, e em dois outros jogos estivemos duas vezes em vantagem e acabamos por empatar 2-2.
Contra o Porto:
12J, 2V, 5E, 5D
Dos 10 jogos que não ganhamos, em 5 estivemos a frente do marcador, num jogo por 2 golos (empate 2-2) e noutro por 3 golos (ontem).
Se fosse algo que acontece de vez em quando, podia falar-se em azar. Mas isto não é azar, é recorrente.
Alguma vez alguém acredita que se fosse ao contrário Porto ou Benfica deixavam escapar estas vantagens?
Os únicos jogos destes todos (24) em que fomos dar a volta a um resultado desfavorável foi o 2-2 no dragao no ano passado e dois da taça da liga (final contra lamps e meias contra porto). Acho que isto diz muito da nossa mentalidade nestes jogos…
4 Agosto, 2024 at 14:15
Mentalidade e estratégia. Sempre que pode, ele recua a equipa e manda passar a bola aos centrais.
4 Agosto, 2024 at 20:53
Essa estatística devia ser apresentada ao mister.
E essa estatística mostra que sempre se recua e não se disputa o jogo pelo jogo.
Á portuguesa e não á inglesa ou espanhola (vide final do campeonato da europa) podia-se ás vezes aprender qualquer coisa.
Ainda nos confrontos europeus até podia compreender, porque são contra equipas mais poderosas, agora a nível interno, mesmo contra um rival que o nível deverá ser o mesmo ?
Mas á portuguesa é que é bom.
4 Agosto, 2024 at 12:39
Qualquer jogo grande é um problema para o Sporing do Rubão… Às vezes lá cai um para o nosso lado…
Z
4 Agosto, 2024 at 12:45
O Sporting Tático que guarde essas estatisticas de fantasia.
Esses números são irreais perante tantos recordes de pontos e vitórias, e camisolas e gameboxes…
4 Agosto, 2024 at 14:56
O Morte fez um jogo horrível, capaz de ter sido o pior com a nossa camisola. Fez um jogo bem pior que o Debast, culpado direto em 2 golos.
Quanto aos números do Amorim são a prova de que os campeonatos são ganhos contra os pequenos. 4 anos foi campeão 2x com %negativa contra os rivais.
4 Agosto, 2024 at 15:19
Mas tens de dar o salto para o próximo patamar, que é vencer mais jogos importantes com frequência. Em particular jogos em que entramos a ganhar, as vezes até por mais que um golo de diferença.
Eu pensava que tivessem dado esse salto em definitivo no ano passado com o 2-0 ao Porto, o 2-1 ao Benfica e os dois jogos contra o Benfica para a taça. Pensei que o jogo da final da taça tivesse sido só um percalço provocado pela expulsao do St Juste.
Afinal parece que não demos esse salto e nem sei se iremos dar com o Ruben Amorim a frente.
4 Agosto, 2024 at 20:19
Pode ter sido tudo pode não ter sido nada. Acho que é muito cedo para tirar conclusões definitivas nesta altura. A equipa vai mudar muito a maneira como joga, pelo menos na 4a jornada aposto que não joga com esta tática.
4 Agosto, 2024 at 21:38
Mas voces acham que ganhar ao porto ainda é uma questão de tática?
Metm uma coisa na cabeça: nos ganhamos-lhes muito poucas vezes porque eles querem vencer mais que nos.
Podes apresentar a tatica que quiseres, pode ser genial, se os jogadores e treinador não derem tudo para vencer o jogo como da o Porto, não ganhas.
4 Agosto, 2024 at 12:29
Humilhação é pouco para o que aconteceu ontem.
4 Agosto, 2024 at 12:47
Eles jogaram sem Pepe, Francisco, Wendel, Evanilson.
Nós jogamos sem Paulinho…
4 Agosto, 2024 at 12:47
Foi uma masterclass do muy querido rabolho Amorim…
Pensou que estava ganho e quando os sinais apareceram, cagou e andou… porque não queria “matar” os seus neo-queridos!!!
Ele depois do “episódio voo daqui para fora” não fui mais o mesmo… os que lhe lambem os tomates aqui no burgo fazem dele um Deus, e ele teve consciência da sua insignificância e pequenez ao nível europeu/mundial… no momento que foi fazer exigências ao West Ham, sim West Ham e eles lhe deram com a porta na fuça… ele tomou consciência que o único lugar que lhe lambem os tomates com ele gosta é aqui na Rabolholândia…
Agora tomou mais um um banho de humildade, a ver se é desta que apreende alguma coisa, mas tenho as minhas sérias dúvidas, sendo rabolho como é, tenho pena do filho sportinguista dele, muita pena mesmo, coitado do jovem leão…
Agora ganha uns joguinhos no tugão, na quarta jornada leva na peida novamente… e depois com o mercado a fechar e com o Gyokeres a querer bazar para o ordenado de 8 milhões limpos e com uma proposta de 75 milhões mais bónus, ele só pode vender… vem o grego a 30 milhões… e depois ele entra em depressão e de repente estamos a 12 pontos dos primeiros no fim de setembro… pois é onde eu já vi este filme…
Bom fim de semana e semana que vem… quinta ainda chora e sexta está tudo bem…
4 Agosto, 2024 at 16:22
Concordo e subscrevo integralmente.
4 Agosto, 2024 at 12:50
Perde-se um jogo desta maneira e temos o Amorim a falar da derrota com o LASK e dos passes interiores que o Debast acertou. Nunca vou entender isto e gostava mesmo de perceber se ele acredita que há algum ganho neste discurso.
4 Agosto, 2024 at 16:24
Desculpas estafadas…
Mas, pelos vistos, há quem goste.
Já eu, e muitos que comungam da minha forma de ver o SCP, terminamos toda e qualquer tolerância para este rabolho amendoim.
RUA CHULO!
4 Agosto, 2024 at 13:01
É continuar.
Insistir no Esgaio, porque tem raça.
Insistir no Edwards, porque custou dinheiro e “porque oferece coisas que mains ninguém” (palavras do mestre).
Insistir num centro de defesa composto por jovens, em que são todos jeitosos, mas nenhum me enche as medidas. Ser defesa central é uma posição muito específica, talvez até a mais específica de todas.
Insistir em St. Juste, quando já todos percebemos que..
Insistir em fazer negócios tarde e a más horas – haver um troféu pelo meio é irrelevante.
Insistir em não ter banco ofensivo. Não é ter jogadores para fazer número.
Insistir em Fresneda – o que é foi aquilo, ontem?
Insistir em achar que Trincão é um super jogador.
Insistir em contratar projectos de jogador.
Insistir em não mexer na equipa, a partir do banco.
Resultado: o score da equipa frente a Porto e Benfica é uma miséria. Jogos a eliminar é uma miséria. A Europa é apenas q.b. Salvam-nos os dois títulos de campeão, que são muitíssimo importantes, ninguém diz o contrário. Mas é este o “track record” do “melhor treinador do mundo” e de uma “direcção incrível”. Há quem esteja satisfeito. Eu não estou.
Há uma coisa que vejo no Amorim: incapacidade de acertar nos jogos grandes. Nunca será escolha de clubes de primeira linha europeia, se assim continuar.
Depois, as declarações. Boas para papalvos. É um gajo porreiro, o genro ideal para muitas sogras – concordo, mas não me enche as medidas.
Ontem, o nosso clube falhou miseravelmente. Na Taça já havia acontecido o mesmo, na minha subjectiva interpretação da dinâmica do jogo. É demasiado, para ser azar, acaso, o árbitro, etc.
Ao ilustre Dr. Varandas, digo o seguinte: o poder vem e vai. Se quer fazer história, entrar na História, tem que fazer muito melhor. O Villas-Boas em poucos meses come-lhe as papas na cabeça. O Rui Costa luta pela sobrevivência, sem olhar a meios. Não arrepie caminho e vai ver o seu “Sporting 2.0.” a ir pelo cano abaixo.
Adoro as camisolas pretas. Rimam bem com velórios, funerais, etc. Boa ideia de Marketing.
4 Agosto, 2024 at 15:31
+1
4 Agosto, 2024 at 16:26
+1906
Só acrescentar que o que se viu ontem é para lá de vergonhoso…
4 Agosto, 2024 at 13:43
Nem tudo é mau. Acho que hoje a generalidade da malta que achava o Porto mais fraco a semana passada deixou de achar. As equipas vão olhar para o Porto com muito mais respeito e vai ser mais difícil surpreender. Para nós foi uma merda, para o Campeonato talvez não tenha sido mal.
4 Agosto, 2024 at 16:27
A sério?!?
Gostas de ser bombo da festa?!?
4 Agosto, 2024 at 13:43
O Paulinho foi embora e foi muito bem.
Marcou 15 golos que ajudaram sim senhor, mas o Sporting tem de voltar a folha, o Paulinho deu 15 golos porque o Gyokeres o libertou muitas vezes.
Paulinho era fraco como PdL pra um Sporting, não tenhamos quaisquer dúvidas e ainda bem que se foi.
Ficamos-lhes agradecidos pela vontade e pelo esforço, mas não podemos ficar a pensar num jogador que prá dimensão do Sporting era poucochinho.
Nova página sff, é o que a estrutura tem que pensar.
4 Agosto, 2024 at 16:29
Qual estrutura?!?
A mesma que em mais de dois meses não conseguiu contratar mais um avançado pro plantel?!?
Essa estrutura não existe. Existe um bandido que detém um catálogo e que põe e dispõe nas transferências leoninas …
O palerma que se diz presidente do SCP só diz ámen e assina os documentos…
4 Agosto, 2024 at 13:58
Outra das coisas que eu acho, é que, realmente RA tem se safado no Sporting até porque já alcançou dois títulos e nos retirou um da youth league, saldo positivo.
Mas verdade seja dita, RA tem muitas dificuldades em ler jogos e fazer as substituições corretas e aonde se nota mais é nos jogos a doer.
Agora que tem dois títulos nacionais tem, é uma verdade indesmentível. Nos jogos com pequenos, é mais fácil ou nota-se menos porque são adversários mais acessíveis e fáceis de dar a volta.
Tenho notado, desde que está no Sporting, que tem uma dificuldade muito grande em acertar com as substituições, este o maior calcanhar de aquiles como treinador.
E já aqui o tinha dito e volto a dizê-lo, este sistema de 3 centrais e da forma como RA quer que se jogue e que se saia a jogar, penaliza e sobrecarrega muito qualquer g.r. e faz tremer muito as defesas e os g.r.
Prós adeptos o coração está sempre nas mãos e prós jogadores deve ser um stress enorme com medo de perderem a bola numa zona qud é perigosa, disse-o na época passada por causa do Adan, e disse que, qualquer que viesse iria sofrer com o mesmo, e vai continuar a ser
4 Agosto, 2024 at 14:00
Estava 3-1. O FCP, tinha marcado um golo fortuito, mas sem ideias, sem tempo para pensar, o Sporting, mais perto do quarto. Eis que as nossas claques, resolvem ajudar o FCP. Aqueles 3 minutos que Vítor Bruno teve para falar com a equipa, mudaram o mindset do FCP. Isso aliado aos nossos erros individuais, dá o resultado final.
4 Agosto, 2024 at 14:17
A culpa é das claques? Foi antes do intervalo que a pirotecnia parou o jogo e já estava 3-1. O Sporting não matou o jogo quando voltou do intervalo. Concedeu 2 golos seguidos e não teve a mentalidade correta para ir atrás do resultado. Não quis ganhar. Quis empurrar o jogo para prolongamento com a esperança de reequilibrar o jogo.
A culpa é sempre de quem não tem qualquer interferência real com o jogo jogado, é incrível.
4 Agosto, 2024 at 14:21
É as claques, é o neto e o paulinho…
Agora do treinador é que não! Esse génio da lampada
4 Agosto, 2024 at 14:21
Subscrevo!
4 Agosto, 2024 at 14:25
Houve jogos em que fiquei indignado com o árbitro. Houve jogos em que fiquei danado com o treinador. Houve jogos em que fiquei incrédulo com o azar.
Hoje sinto um bocadinho de tudo isso, mas pela primeira vez, sinto vergonha! Vergonha do que se conseguiu fazer ontem. Mais que perder, foi perder depois de uma vantagem de 3 golos! Já me tinha sentido fodido da vida. Levar 5 dos lampiões também numa supertaça há uns anos, ser goleado pelo Lask Linz, etc. Há jogos que correm mesmo mal. Mas todos eles, correram mal quando estávamos em igualdade. Agora, em vantagem de 3 golos, contra uma equipa totalmente instável e sem 3 titulares? Acontecer isto sendo nós uma equipa muito mais rotinada?
Vergonha é algo novo que senti ao ver o jogo de ontem!
O que pode significar isto?
– que mesmo estando a ganhar por 3-0 a nossa equipa nunca estará descansada?
– que mesmo estando a perder por 3-0 os adversários devem sempre acreditar?
– que o Porto vai entrar na época a pensar que é muito melhor do que é?
– que nós vamos começar a época a pensar que somos piores do que somos?
– que não temos estaleca para estas andanças, em que há decisões no próprio jogo?
Pontos de desacordo com muitos tasqueiros:
– Não queria que o Amorim saísse. Desculpem, mas não! Que ele é um teimoso do caralho, que se encolhe em momentos destes e muitas vezes não vê o óbvio, estamos de acordo. Mas não vai ser por este jogo. Que abra os olhos e ganhe as 3 competições nacionais onde vai estar este ano! Sem inventar!!
– O Debast e o Kovacevic tiveram falhas. Mas não os vou queimar por um jogo. Não vamos andar aqui a dizer “Volta Adán estás perdoado” e esquecer o que essa joia de moço fez em Marselha, pois não? Calma pessoal. Vamos ver mais um pouco.
Inclusive o Debast chega e em vez de ser integrado num sistema implementado e rotinado, é posto numa espécie de tática-sistemó-coiso que não consigo entender!
Ontem tivemos tudo para ter uma tarde excelente:
– ganhar um troféu
– ganhar a um rival por muitos
– deixar o rival a duvidar de si
– demonstrar que estamos mais fortes
– ter a imprensa a falar no novo “diamante” de alvalade
– passar uma semana com alegria e ânsia que chegue sexta
Mas nada disso aconteceu. Aconteceu inclusive o seu oposto!
Que isto sirva, pelo menos, como um grande abre olhos! E em vez de andar nos treinos a contar 20 toquezinhos a ver quem paga o jantar e com um sorriso na cara, que treinem como se fossem para combates, com uma vontade do caralho e concentrados. É assim que têm de encarar os jogos.
4 Agosto, 2024 at 15:24
Grande comentário copo de 3. Subscrevo 100%
4 Agosto, 2024 at 15:27
Quantos abre olhos já tiveste ultimamente?
LASK Linz, época do 4 lugar, Alverca para a taça de Portugal, jogos a ganhar por 2-0 aos tripeiros e lamps que acabas por empatar, a vergonha de ontem… É só abre olhos… Mas os olhos abrem pouco ou nada.
Eu tb não quero que o Amorim saia, o que quero é que o gajo deixe de inventar, e que já agora se deixe das suas merdas de “ou vem este jogador ou não vem nenhum”, porque precisamos de reforçar a equipa, temos um mês para o fazer por causa de teimosias, e não podemos estar ad eternum a espera de um jogador só. Arranjem planos alternativos, que é para isso que são pagos…
4 Agosto, 2024 at 16:01
Infelizmente este nosso clube nunca abre os olhos, porque a motivação às nossas equipas desde à muito não é feita como deve ser.
Basta fazermos um, dois, três joguinhos bons e não há ninguém que lhes diga que tem que ser o normal é obrigatório que o seja.
Por isso, temos destas desilusões, a irresponsabilizacao das pessoas que dirigem, treinam e jogam.
O clube existe pra competir no verdadeiro sentido da palavra, não para passear favoritismos
4 Agosto, 2024 at 16:33
Um treinador que está á 4 anos e meio numa equipa e apresenta o que se viu ontem…
Pura e simplesmente NÃO SERVE.
4 Agosto, 2024 at 16:51
Bom comentário!
Mas eu acrescentaria que, no geral, falta a muito jogador uma vontade competitiva de ganhar que qualquer puto do FCPorto tem de sobra…
(quase) Qualquer gajo do FCPorto é competitivo, seja bom tecnicamente ou mediano!
Nós, para encontrar gajos competitivos, a 100%, é uma dificuldade… Basta ver que o Gyokeres é o gajo mais competitivo da equipa, seguido do Hjulmand e do Nuno Santos, e depois é uma dificuldade para se perceber quem vem a seguir, ou se vem alguém… Talvez o Morita também seja competitivo qb… O resto…
Temos aqui 4 gajos, que equilibram com os outros 4 que defendem com os olhos: Geny, Quenda, Pote e Trincão. 4 que dão tudo e 4 que jogam com a bola no pé, de resto “assistem ao jogo sem pagar bilhete”!
Nos dias de hoje ter uma primadona na equipa já é fodido, e aceita-se quando essa primadona pega na bola e resolve jogos sozinho. Ter 4, que raramente resolvem, é a morte de qualquer equipa se jogam em modo primadona os 4 ao mesmo tempo!
4 Agosto, 2024 at 14:30
Sou o primeiro a reconhecer, que o Sporting neste momento tem mais qualidade individual que o porto, até nos leva ás vezes a pensar que iremos ganhar sem dificuldade, mas de que nos serve isso se depois lá dentro não existe intensidade, compromisso, garra, ou chamem-lhe o que quiserem, para utilizar essa maior qualidade ? a parte preparatória mental, para esta equipa é constantemente mal preparada para os jogos.
O porto, com menos qualidade individual, por duas vezes, ganhou ao Sporting, uma prá taça de Portugal cujo presidente fez o trabalho psicológico que era para ser feito pelo Conceição no balneário, o presidente do Sporting poupou-lhe esse trabalho, a segunda vez agora, em que RA não soube retirar aos jogadores o favoritismo que tinham ( porque entre rivais nunca há favoritismo) e num intervalo do jogo, também não soube por a equipa com os pés na terra, num jogo sempre difícil, para mais vendo RA da garra e humildade que a equipa opositora tinha empregue na primeira parte.
Disse aqui ao intervalo com 3-1 no resultado, o jogo está longe de estar ganho e o porto não vai desistir e não desistiu, mas RA viu isso ? mentalizou ou falou com a equipa nesse pormenor importantíssimo ? a equipa veio jogar recuada, talvez tenha falado sobre estratégia, a estratégia habitual nos portugueses de defender e aproveitar os erros do adversário nas suas costas, mas não falou (penso eu) ou motivou para os segundos 45 minutos. Lógicamente que o porto veio com tudo e o Sporting recuou, parecia com medo e estava a ganhar 3-1.
O disputar metro a metro palmo a palmo era importante, e o porto disputou centímetro a centímetro.
A equipa com mais qualidade e com menos postura perdeu e a com menos qualidade e mais postura ganhou, o desporto é isto. E irá ser a imagem de marca da equipa do porto esta época.
4 Agosto, 2024 at 14:36
Agora mais a frio.
Kova: Fica muito mal na fotografia de três dos quatro golos. No primeiro, podia ter tentado socar a bola (embora arriscasse falta) mas foi apanhado de surpresa. No terceiro, fica a olhar, e no quarto é traído pela trajectória da bola (mas podia ter lá chegado, como tinha chegado minutos antes.) No segundo, é vítima da confusão de centrais à sua frente. 4/10
Quaresma: Exibição dedicada a quem o quer a lateral direito e fala mal do Fresneda e Esgaio. Nenhum desses dois (nem Geny) andaria a jogar às fintas na quina da grande área numa zona onde também anda Galeno, mesmo a pedir para este lhe roubar a bola (o que aconteceu diversas vezes, com os outros elementos da defesa a terem de se esforçar e sair de posição para compensar.) Acaba o jogo a central…ESQUERDO, no lugar do melhor em campo, para a entrada de Fresneda, quando deveria ter sido ele a sair. 4/10
Debast: Teve o seu ‘momento Vinagre’. Há que ver se lhe é dada segunda oportunidade ou se segue o mesmo rumo do ‘outro’ loiro oxigenado. A diferença é que o Vinagre andava no Famalicão e este era titular do Anderlech há várias épocas, pelo que melhor, deve ser… Mas teve um jogo tenebroso após o primeiro erro, o que denota fragilidade mental. Nota ainda para dizer que, num jogo/troféu como este, teria tido muito mais lógica colocar alguém que conhecesse tão bem as especificidades do futebol português e desta rivalidade como os outros dois centrais – ou seja, Diomandé. Erro de ‘casting’ do Amorim NESTE JOGO, mas tem muito tempo para nos calar a todos. 3/10
Inácio: Apresentou a candidatura a patrão da equipa, calando quem diz que não o pode ser por ter apenas 22 anos. Exibição irrepreensível, sem as habituais fífias, sempre a apagar fogos e a corrigir fífias dos outros três, ao lado de Morita. Incompreensível a substituição quando Quaresma ainda lá andava. 8/10
Geny: Já se sabia que à esquerda era pouco influente…mas além de oferecer pouco à parte um ou outro passe ou desequilíbrio, foi perigosamente trapalhão e ‘fuço’, perdendo tantas ou mais bolas quanto o colega do outro lado. Não tínhamos melhor, mas foi outro com uma noite para esquecer. 3/10
Morita: Excelente tanto a terceiro central como a ‘seis’, ajudando Inácio e Hjulmand a tentar colocar serenidade no jogo. Nenhum dos três o conseguiu, mas não foi culpa deles… 7.5/10
Hjulmand: Mais lutador e de ‘choque’ do que Morita, mas teve também acção importante na destruição de jogo. Também não foi por ele que a ‘coisa’ se desmoronou. Foi capitão. 710
Geovany Quenda: Marcou ‘aquele’ golo e tentou desequilibrar, mas passou largos períodos do jogo desaparecido, e também teve várias perdas de bola. Interessante o duelo com o outro ‘puto’, Martim. 6/10.
Trincão: Entrou bem, com bons pormenores. Após o colapso, ‘perdeu-se’ na luta e nas corridas, tentando perceber que posição deveria ocupar no esquema sem nunca o conseguir. Poderia ter ficado em campo mais tempo. 6/10
Pote: Formou com Inácio, Morita e Gyokeres o lote dos mais inconformados. Aproveitou bem a ‘oferenda’ do sueco para deixar a sua marca no jogo, e tentou dinamizar a zona interior direita. 7/10.
Gyokeres: Entrou igual a si mesmo, utilizando a força e velocidade para ‘aterrorizar’ a defesa portista, assistindo dois golos e falhando por pouco outro, num momento que se viria a revelar importante. Depois, desapareceu enquanto perigo efectivo, surgindo apenas numa ou outra movimentação, e escolhendo sempre flectir para a linha por oposição ao remate, numa opção estranha, quase como se lhe tivesse sido pedido para ‘fazer de Paulinho’. O problema é que na área não havia ninguém para quem cruzar nesses momentos… No final, com desespero nos olhos, tentava carregar a equipa para a área, como sempre faz, mas já era demasiado tarde… 6.5/10
SUBS:
Diomandé: Sim, é grande e ‘tosco’, mas a verdade é que a sua entrada acalmou um pouco uma defesa atarantada e histriónica. Deveria ter sido opção de início, pois conhece o adversário e as implicações do troféu. 6/10
Edwards: Entrou para desequilibrar, e fez o expectável, aplicando velocidade e finta curta e imprimindo alguma velocidade e técnica a um jogo cada vez mais ‘trapalhão’. O problema continua a ser a inexplicável incapacidade de fazer a opção correcta no momento de definir, bem espelhada no lance em que não assiste Gyokeres para ganhar posição de remate e, de frente para Diogo Costa e com dois defesas fora do caminho, escolhe então sim passar para o sueco junto à linha – quando Gyokeres já pensara o mesmo que toda a gente e saíra do lance… Ainda assim, foi dos poucos que se viu no prolongamento. 5/10
Bragança: Entrou para tentar dar verticalidade ao jogo do Sporting e cumpriu, embora não tivesse conseguido mudar o rumo dos acontecimentos. 5/10.
Fresneda: Fez o que lhe era pedido, sem grandes erros, mas já era tarde… 5/10
Mateus Fernandes: Muito semelhante a Bragança. Tentou um remate, mas não teve sorte. 5/10.
No geral, a ‘confusão’ táctica, o aparente desnorte de Amorim (que em certos momentos pareceu sabotagem calculada) e algumas exibições de pesadelo no sector defensivo ajudaram a mudar o rumo de uma narrativa que parecia terminada à meia-hora de jogo.
4 Agosto, 2024 at 14:53
” Quaresma exibição dedicada a quem o quer a lateral “.
Quaresma a lateral disfarça melhor os maus posicionamentos e te melhores descidas pelo corredor e não existe tanto rigor e concentração no posicionamento.
Quaresma, nunca na vida há-de ser um central de pedra e cal no Sporting, nunca, para mais sendo uma cabra tonta.
Não se esqueçam do que o Opinião diz, e assumo, nunca na vida há-de ser um central de pedra e cal no Sporting
Mas se gostam dele, tudo bem.
4 Agosto, 2024 at 14:56
E se forem ver, a minha equipa para ontem, tinha o Diamond como central direito.
Não foi verdade ?
Foi .
4 Agosto, 2024 at 15:02
Eu acho que, estando a lateral, ele achou que devia fazer o que o Geny faz e sair a jogar, etc. Vai daí, rodriguinhos à entrada da área SEMPRE que teve a bola, como os putos a exibirem-se aos colegas no pátio da escola. Só que há sempre quem tente (e consiga) tirar a bola a um ‘fuço’…
Quando se fala de que Quaresma não é sério, acho que também passa por aqui. A Supertaça não é um treino, nem a PlayStation. Há que jogar, e não brincar. Irritou-me imenso essa atitude dele. Nem o Quenda se comportou assim, e tem menos cinco anos – é LITERALMENTE adolescente, LITERALMENTE um puto…coisa que Quaresma tem de deixar de ser. Inácio tem a mesma idade, Debast menos dois anos, Diomandé menos três, mas todos parecem pais dele…
4 Agosto, 2024 at 15:18
Subscrevo.
Por isso é que digo que ele é uma cabra tonta.
4 Agosto, 2024 at 14:38
off off topic, para desanuviar: alguém reparou no equipamento técnico do staff dos JO de Paris? É praticamente igual a uma camisola alternativa que tivemos da Macron.
4 Agosto, 2024 at 14:44
Vou aqui falar e lembrar de um pormenor técnico, dito por mim, antes da chegada de Gyokeres.
Lembram-se ? antes de Gyokeres chegar que eu aqui falei, na forma de jogar da equipa do Sporting, e disse, que Gyokeres tinha características muito boas de finalização simples e práticas mas que quando estivesse um mês ou dois no Sporting essas características podiam ir-se desvanecendo e jogar em pról da equipa e não da finalização simples e prática que Gyokeres tinha na altura ?
Pois bem.
Ontem, Gyokeres teve o 4º golo nos pés em frente ao Diogo Costa, lembram-se desse lance ? E Gyokeres em vez de rematar de primeira que o sabe fazer bem, foi dominar a bola bailou e queria um colega para a poder passar para esse colega finalizar, não apareceu ninguém e o lance foi-se, num lance que era para rematar de primeira e tentar o golo. Até as características de Gyokeres têm sido algo modificadas.
4 Agosto, 2024 at 15:04
Também vi. Não foi a primeira no jogo. Parecia mais um falso extremo que a referência ofensiva. Pergunto-me se o Gyokeres estará com uma crise de confiança ou concentração, por causa da lesão, ou por estar com a cabeça ente Sporting e Arsenal…
4 Agosto, 2024 at 15:18
Esse lance, parece-me, ele queria dar apenas um toque para receber a bola e depois rematar. Mas o batatal onde se jogou fez com que recebesse mal a bola, para fora, em vez de no enquadramento da baliza… E depois desse toque já foi tarde
4 Agosto, 2024 at 16:48
Foi mais isso, Modeler. Mas seria a machadada final no jogo. Depois disso, foi o descalabro completo do Sporting.
4 Agosto, 2024 at 14:46
No jogo de ontem só faltou o que eu e muitos temiam, em silêncio: o traquejo do patrão. As boas dinâmicas e a qualidade de jogo continuam lá. Mas como alguém já notou, mudar o patrão da defesa e o redes de uma assentada, parece coisa pouca mas não é.
Debast tem pinta de craque, mas sabendo o que sei hoje, talvez tivesse dado a titularidade a Diomande para este jogo. Precisa de tempo. Já quanto a kova, estou um pouco mais intranquilo. Parece-me um guarda redes-vulgar. E como a alternativa é um gajo com menos qualidade ainda poderemos ter um problema sério por resolver na baliza. Espero estar enganado
As derrotas tem o ponto positivo de nos fazer refletir e corrigir coisas. Espero ter ficado claro que o Sporting não pode ambicionar a nada sério só com Gyokeres. Seja Ioannidis ou outro qualquer, tem de vir alguém. Por favor, que não se cometa o mesmo erro de 21/22.
4 Agosto, 2024 at 15:35
O Israel não tem menos qualidade que o Kova, e ainda o vai demonstrar este ano.
O Kova foi um barrete descomunal.
Normalmente não faço apreciaçoes tão cedo na época a jogadores que acabaram de chegar, mas é o meu feeling em relação ao Kova.
4 Agosto, 2024 at 17:38
Infelizmente tb é o meu
4 Agosto, 2024 at 15:01
Sobre o jogo, apesar da forma na verdade mesmo após os 3-0 não estava eufórico pois aquilo foi quase cada tiro cada melro… com o resultado final tb não fico depressivo pois considero que a melhor aquisição foi manter amorim … se a direcção não foder a equipa até final do mês mesmo com poucas soluções poderemos lutar pelos títulos internos e fazer uma razoável campanha europeia.
4 Agosto, 2024 at 15:36
Lutar pelos títulos internos sim.
Razoável campanha europeia, só com este plantel, tenho sérias dúvidas.
5 Agosto, 2024 at 0:00
Vós sonhais… mesmo relativamente a títulos internos.