Está prestes a resolver-se uma das necessidades do plantel: a posição de ala/extremo esquerdo.

O escolhido é Maxi Araújo, um uruguaio que deu nas vistas na recente Copa América, e que desde então tem sido apontado como reforço de vários clubes, entre eles o Barcelona.

Capaz de fazer todo o corredor esquerdo, o internacional uruguaio que foi escolhido por Bielsa para envergar a camisola celeste (e ser titular na selecção do Uruguai é cartão de visita, actualmente, pois não estamos a falar de Trinidad e Tobago, embora possamos lá ir se for para descobrir um Dwight Yorke) tem 24 anos, joga no Toluca, para onde foi Paulinho há umas semanas, e chegará a Alvalade numa verba entre os 9 e os 12 milhões de euros (falta definir objectivos e essas cenas que estão na moda, como por exemplo descontar as tranches do Paulinho que ainda faltem pagar).

O que é que eu conheço do Araújo? O que vi na Copa América e o que, entretanto, fui ver à net, e sou gajo para vos dizer que esta contratação vai além da questão da ala: este gajo pode perfeitamente fazer a posição do Pote, tendo em conta a capacidade de ocupar posições mais interiores, e isso é uma óptima notícia, porque nem o Pote nem o Gyokeres vão aguentar jogar e jogar e jogar.

Isso não significa que seja um extremo de fugir à linha, bem pelo contrário: a capacidade de mudar de velocidade assim que recebe a bola, sendo muito forte na aceleração, sem problema se a redonda for para o pé menos fixe, permitem-lhe dar a profundidade que, neste momento, o Sporting apenas parece conseguir com Nuno Santos (engraçado, pois mesmo estando do lado do seu pé natural, Geny acaba por ter pouca tendência de ir à linha de fundo).

Alguns números do rapaz que merecem atenção

 

 

A chegada de Maxi, levanta ainda várias questões interessantes no que toca à arrumação do plantel. Vamos a elas!

. Esgaio estará definitivamente da saída para as arábias?
. se pensarmos que Maxi se junta a Nuno Santos para fazer a ala canhota, isso significa que Matheus Reis se assume cada vez mais como central do lado esquerdo, sendo a sobre de Inácio? (se vendem o Gonçalo é que estamos fodidos)
. será que isto significa que Quenda vai derivar para a direita, disputando o lugar com Geny? E, caso isso aconteça, será que Fresneda se assume cada vez mais como central do lado direito, disputando a posição com Quaresma? (peço desculpa, mas infelizmente já nem conto com St Juste)

Posto isto, contratação muito interessante por ser feita antes da possível explosão do valor de mercado (pode valorizar-se muito por cá e na selecção, nos próximos anos), pelas várias posições que pode ocupar, e pelo efeito polivalência que provoca no plantel.

Falta (urgentemente) um avançado.